http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

06 DE DEZEMBRO DE 2017

 

085ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM Aos 50 anos do cooperativismo da Saúde Unimed no Brasil, juntamente com os 22 anos da fundação unimed e os 19 anos da central nacional unimed.

 

Presidente: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que convocara a presente sessão solene, por sua determinação, com a finalidade de realizar "Homenagem aos 50 anos do cooperativismo da Saúde Unimed no Brasil, juntamente com os 22 anos da Fundação Unimed e os 19 anos da Central Nacional Unimed". Saúda as autoridades. Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Camerata da Polícia Militar.

 

4 - WELSON GASPARINI

Deputado estadual, destaca a importância da atuação da Unimed em Ribeirão Preto. Defende o desenvolvimento do cooperativismo. Parabeniza a empresa pela data comemorativa.

 

5 - DAVI ZAIA

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Frisa a qualidade dos serviços prestados pela Unimed em diversas regiões brasileiras. Elogia o cooperativismo.

 

6 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anuncia exibição de vídeo institucional acerca dos 50 anos da Unimed.

 

7 - EDIVALDO DEL GRANDE

Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo - Ocesp, agradece o presidente Cauê Macris pela iniciativa desta solenidade. Saúda os presentes. Elenca dados acerca dos serviços prestados pela Unimed e de suas relações com o cooperativismo médico. Cumprimenta a instituição pela homenagem. Faz elogios a parlamentares que atuam na melhoria da vida das pessoas.

 

8 - ITAMAR BORGES

Deputado estadual, enaltece o trabalho realizado pelo presidente Cauê Macris e por esta Casa. Parabeniza a Unimed.

 

9 - EUDES DE FREITAS AQUINO

Presidente da Fundação Unimed, fala sobre as relações dos parlamentares e outras autoridades presentes com o cooperativismo e a Unimed. Faz saudações. Reflete sobre os valores adotados pela instituição homenageada ao longo de seus 50 anos, destacando a prioridade à prevenção. Aponta o compromisso social da empresa.

 

10 - ALEXANDRE AUGUSTO RUSCHI FILHO

Presidente da Central Nacional Unimed, cumprimenta as autoridades presentes. Lembra o médico Edmundo Castilho, fundador do sistema cooperativista da Unimed. Felicita-se pelo reconhecimento público e internacional do modelo de gestão da instituição. Discorre a respeito do histórico, valores e estrutura da Unimed e de suas relações com a história do cooperativismo no Brasil. Frisa contribuições da empresa para a saúde no País. Salienta o alto grau de satisfação dos clientes com o atendimento da Unimed. Elenca problemas enfrentados pelas operadoras de saúde brasileiras. Afirma o compromisso da instituição homenageada com a população do País.

 

11 - ORESTES PULLIN

Presidente da Unimed do Brasil, faz agradecimentos a esta Casa, pela homenagem, e aos representantes da Unimed, pelo trabalho realizado. Discursa sobre o significado político da fundação da Unimed. Lista dados do atendimento prestado pela empresa. Realça a relevância da saúde suplementar no Brasil e da Unimed, nesse universo. Louva as contribuições do cooperativismo para o País.

 

12 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Comenta a valorização, por seu avô, da Unimed. Fala sobre seu histórico familiar e parlamentar. Discorre acerca de debate, nesta Casa, a respeito do sistema cooperativista. Lamenta a atualidade política do Brasil. Exalta a característica empreendedora, segundo ele, do brasileiro. Defende que os agentes públicos facilitem o desenvolvimento dessa especificidade. Fala sobre a relevância dos controles externos e internos para o combate à corrupção. Faz críticas à má gestão do dinheiro público. Enfatiza a importância da participação da sociedade civil organizada. Parabeniza a Unimed por sua atuação nesse contexto.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os 50 anos do Cooperativismo da Saúde Unimed no Brasil, juntamente com os 22 anos da Fundação Unimed e os 19 anos da Central Nacional Unimed.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia nove de dezembro, às 22 horas e 30 minutos pela NET, canal 7; TV Digital, canal 61.2; e pela TV Vivo, canal 9.

Convidamos para compor a Mesa: o deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; os deputados estaduais Davi Zaia, coordenador da Frencop - Frente de Cooperativismo; Welson Gasparini, membro da Frencop; o Dr. Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil; Dr. Eudes de Freitas Aquino, presidente da Fundação Unimed; Dr. Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed; e o Sr. Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo - Ocesp.

 Com a palavra, o deputado estadual Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Bom dia a todas e a todos. É um prazer muito grande recebê-los em nosso Legislativo paulista.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente, com a finalidade de fazer homenagem aos 50 anos do Cooperativismo da Saúde Unimed no Brasil, juntamente com os 22 anos da Fundação Unimed e os 19 anos da Central Nacional Unimed.

Eu gostaria de agradecer pela presença de todos os representantes aqui na Mesa, ao deputado Davi Zaia, presidente da Frencop; ao meu amigo, deputado Welson Gasparini, membro da Frente e deputado atuante pelo cooperativismo; ao presidente da Unimed Brasil, Dr. Orestes Pullin; Dr. Eudes de Freitas, presidente da Fundação Nacional Unimed, tivemos a oportunidade, recentemente, de recebê-lo para fazer um pouco do trabalho da Fundação no estado e no Brasil; Dr. Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional da Unimed e ao Sr. Edivaldo, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo - Ocesp, neste ato representando Márcio Freitas, presidente da OCB - Organização das Cooperativas do Brasil. É um prazer muito grande, em nome deles, quero saudar a todos os presentes aqui no dia de hoje.

Gostaria de convidar todos para que, em pé e em posição de respeito, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do segundo sargento, Gleidson Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Mais uma vez saúdo a Polícia Militar, que gentilmente atende ao pedido do nosso Legislativo em nossas audiências e sessões solenes. Muito obrigado, em nome do 2º sargento Gleidson Azevedo.

Gostaria, neste momento, de nomear as demais autoridades aqui presentes: Sr. Paulo César Ferreira de Oliveira, representando o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Sr. Arnaldo Jardim; ao Sr. Alexandre Augusto Ruschi Filho, diretor presidente da Central Nacional Unimed; ao Sr. Pedro José de Oliveira Melo, presidente da Federação Equatorial Unimed; ao Sr. José Abel Ximenes, presidente da Federação da Unimeds dos estados de Tocantins e Distrito Federal; ao Sr. Fernando Augusto, presidente da Federação da Unimed do Mato Grosso do Sul; ao Sr. Onofre Cezário Souza Filho, presidente do Sistema ICB do Mato Grosso e também diretor da OCB Nacional; ao Sr. Antonio Abraão, diretor de Atenção à Saúde da Central Nacional Unimed; ao Sr. Paulo Cesar Januzzi, diretor-técnico operacional da Central Nacional Unimed; ao Sr. Américo Utumi, assessor da Presidência do Sistema Ocesp; ao Sr. Alfredo Xavier, representando, neste ato, o deputado estadual Hélio Nishimoto; e ao Sr. Jânio Martins, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati. Tendo mais autoridades, em breve também registraremos.

Neste momento, eu gostaria de conceder a palavra ao deputado Welson Gasparini, para que possa fazer a sua saudação a todos os presentes.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Excelentíssimo Sr. Presidente, deputado Cauê Macris, integrantes da Mesa, minhas senhoras e meus senhores. É com grande alegria que participo desta solenidade. Eu acompanho com muito interesse os trabalhos da Unimed, e não poderia deixar de estar aqui presente para trazer o meu abraço e o reconhecimento da importância da ação de vocês nesta área da saúde.

Eu sou da cidade de Ribeirão Preto, onde a Unimed exerce um papel muito importante, inclusive entregou à população o prédio do Hospital da Unimed, que é uma beleza. Parabéns, nós precisamos realmente que o cooperativismo, que significa união das pessoas do bem, possa se desenvolver cada vez mais, principalmente neste setor tão importante como é o da saúde. Parabéns à Unimed. Um abraço.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento, concedo a palavra ao coordenador da Frente pelo Cooperativismo no nosso Legislativo, o deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Bom dia a todos. Cumprimento o presidente Cauê Macris, que propôs e convocou esta importante sessão solene, para comemorar os 50 anos da Unimed; o deputado Welson Gasparini, também participante ativo em defesa do cooperativismo; Dr. Orestes Pullin, Presidente da Unimed do Brasil; Dr. Eudes de Aquino, presidente da Fundação Unimed; Dr. Alexandre Ruschi, da Central Nacional Unimed; o Edivaldo Del Grande, da Ocesp no nosso estado de São Paulo; o Dr. Américo Utumi, que é um ícone do nosso cooperativismo; e os meus amigos bancários, o Dejair e o Fogolin, que estão aqui, que também participam ativamente da Ocesp, cada um representando ramos diferentes do cooperativismo. Além do ramo Saúde, o cooperativismo tem vários ramos e vem se expandindo nos últimos anos como uma forma de organização importante. A Unimed é pioneira nisto, tem uma representação nacional e tem aquilo que é a característica do cooperativos.

Nós temos muitas organizações que se preocupam em estar apenas nos grandes centros, onde você tem grandes volumes de negócios. O cooperativismo é diferente, ele está onde estão as pessoas. No estado de São Paulo, andamos e vemos a Unimed em todos os cantos, nos grandes e pequenos municípios, que está lá para fazer um atendimento de qualidade para a população. É assim também com os outros ramos do cooperativismo.

Portanto, a nossa presença aqui hoje, deputado Cauê Macris, é para parabenizá-lo por esta importante iniciativa de fazer esta sessão solene. É a forma da população de São Paulo homenagear a Unimed, mas homenagear também o cooperativismo. Parabenizo a todos os que fazem do cooperativismo esta forma de juntar agentes econômicos para ter capacidade de prestar um bom atendimento à nossa população do estado de São Paulo. Parabéns, e sucesso ao cooperativismo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradeço ao deputado Davi Zaia. Nós temos um vídeo feito pela Unimed dos seus 50 anos, e eu gostaria que exibissem o vídeo antes de darmos continuidade as falas dos membros da Mesa.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento, eu gostaria de conceder a palavra ao Sr. Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo.

 

O SR. EDIVALDO DEL GRANDE - Bom dia a todos. Eu queria destacar a presença e a oportunidade que você está dando ao movimento cooperativista, homenageando o cooperativismo Unimediano. Nós estivemos juntos, você nos visitou na nossa casa como deputado, mas não era ainda o presidente. Tivemos a oportunidade, quando você assumiu a Presidência da Casa, de estar aqui te cumprimentando, e queria destacar esta sensibilidade que você tem com o movimento cooperativista.

Deputado Itamar, é um sempre um prazer imenso vê-lo. Queria cumprimentar o meu amigo Orestes; o Dr. Eudes, que além de amigo e Unimediado, foi também nosso diretor na Ocesp; o Alexandre Ruschi; e fazer um cumprimento especial ao meu Conselho. Hoje, nós tínhamos reunião do Conselho e fizemos a parte uma reunião, deliberando algumas coisas e, principalmente, para participar deste evento, que é muito importante. Destaco este evento como muito importante para o Movimento Cooperativista de São Paulo e do Brasil.

Segundo o IBGE, de cada dez empresas que surgem no Brasil, seis fecham antes de completar cinco anos. Portanto, estamos aqui diante de um caso exponencial. Os 50 anos do sistema Unimed vêm comprovar que o cooperativismo médico é um grande sucesso; mais do que isso, hoje a Unimed é uma potência, referência mundial que representa 38% do mercado de saúde brasileiro suplementar.

Se o setor de saúde é um dos grandes desafios do Brasil, imagine se não existisse o sistema Unimed, deputado? Nos últimos anos, nós do sistema Ocesp temos contribuído para melhorar a gestão e aprimorar o modelo assistencial das Unimeds. Implementamos vários programas de capacitação para personalizar a gestão cooperativista e para preparar não apenas os funcionários das cooperativas, mas também os médicos cooperados. Hoje, temos ferramentas de diagnóstico capazes de mostrar o nível de qualidade da gestão de cada cooperativa. Levamos dirigentes das Unimeds para conhecer, no exterior, outros modelos de assistência à saúde, com os dirigentes construímos um modelo assistencial baseado na atenção primária à saúde com foco no paciente, modelo que migra do atendimento curativo para o preventivo.

Isto quer dizer que os custos das Unimeds vão diminuir, a remuneração e as condições de vida dos médicos vão melhorar e a satisfação dos pacientes vai aumentar. Tenho orgulho de fazer parte disto tudo, ajudando a Unimed a aprimorar o seu modelo, a sua gestão, e dar um salto de qualidade para preservar a importância do cooperativismo médico às futuras gerações.

Parabéns ao sistema Unimed pelo cinqüentenário, parabéns também aos 22 anos da Fundação Unimed e aos 19 anos da CNU e ao deputado Cauê, mais uma vez, por estar realizando este evento.

É importante destacar, eu queria aproveitar este instante para destacar a presença dos nossos deputados aqui, Itamar, Davi e Welson; destacar também a presença do Onofre, que é o nosso presidente da Organização das Cooperativas do Mato Grosso; e queria colocar uma coisa muito importante, Cauê.

Nós estamos vivendo um momento muito crítico na política nacional, um momento em que as coisas nem sempre ficam muito claras, momentos que, por algum motivo, algumas pessoas acabam denegrindo a classe política. Mas quero afirmar que eu sempre estou muito ligado à classe política, e tem gente ruim, deputados ruins, mas tem muita gente boa, fazendo muita coisa boa para o nosso País e para o nosso estado. Por isto, gostaria de cumprimentá-lo, pela deferência a Unimed, mas gostaria de cumprimentar a todos estes deputados da nossa Frente que estão aqui, e aos que não estão efetivamente, como Arnaldo, e eu poderia citar uma série de outros parlamentares que nos ajudam e fazem a diferença, que fazem uma ajuda muito importante para melhorar a vida de pessoas.

O cooperativismo melhora a vida de pessoas, paralelamente nós elegemos os nossos parlamentares para melhorar a vida também das nossas pessoas, não podemos colocar todos na mesma vala. Parabéns a estes parlamentares que estão aqui hoje e aqueles que fazem a diferença e um trabalho muito sério junto ao nosso País. Gente, parabéns à Unimed e a você pela iniciativa, Cauê. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradeço à palavra do Edivaldo, presidente da Organização das Cooperativas - Ocesp, no nosso estado de São Paulo. Chegou aqui também o deputado Itamar Borges, a quem eu quero dar a oportunidade de utilizar a palavra para fazer a sua saudação no nosso evento.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Bom dia. Presidente Cauê, parabéns pela sua iniciativa. O presidente Cauê, este jovem, revelação da política de São Paulo, jovem deputado que, apenas no seu segundo mandato, já liderou a maior bancada desta Casa. Foi líder do Governo e preside esta Casa, portanto. Eu costumo dizer que esta Casa tem o privilégio e o Cauê a honra de ser o primeiro filho que presidiu a Assembleia, depois que o pai presidiu. É a primeira vez na história que o pai foi presidente da Assembleia e o filho é hoje o presidente, tão jovem e com tanta eficiência, competência, procurando fazer desta Casa um exemplo daquilo que deve se fazer com a política, com a gestão pública e com o Legislativo atuante e eficiente, de resultado, de apoio às boas causas do estado e também de fiscalização, acompanhamento e de cobrança por melhorias.

Esta Casa está dando um exemplo para o Brasil, e o Cauê nos orgulha como presidente desta Casa, pela forma que conduz com a sua equipe e com o apoio de todos nós. Eu costumo brincar que ele teve 99% dos votos na sua eleição e realmente está fazendo jus a isto, porque está fazendo uma bela gestão, com transparência, eficiência nos gastos, redução de custos e uma série de situações necessárias para se ajustar a este novo tempo da política. Ele se antecipou. Parabéns, presidente Cauê. Quero parabenizá-lo também por esta iniciativa.

A Unimed, eu que sou beneficiário, foi o meu primeiro convênio, e é, até hoje, de toda a minha família. Independente disto, eu tenho um respeito e um carinho especiais, sempre acreditando neste projeto. Eu, com muita alegria, faço parte, junto com o Welson Gasparini e tantos outros colegas, desta Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo. Parabéns, Del Grande, pela sua gestão e pelo seu trabalho, pela forma como conduz. Parabéns ao presidente da Unimed, Dr. Orestes e ao Dr. Eudes, da Fundação. Cumprimentando-os, cumprimento a todos os demais componentes da Mesa, todos os presentes que vieram aqui prestigiar, nesta manhã, esta solenidade.

Repito, deputado Cauê Macris, que esta iniciativa é uma forma da maior Casa do povo deste estado - só não é a maior do Brasil porque tem o Congresso Nacional, que é referência federal, mas de estado é a maior - fazer jus a esta grandeza, ao abrir suas portas, por uma iniciativa do presidente deputado Cauê Macris, para reconhecer publicamente o valor da Unimed. Esta iniciativa do presidente Cauê é uma iniciativa de chamar a Unimed e dizer: “Obrigado pelo que fazem, parabéns pelo exemplo que dão, e esta Casa apoia, reconhece e valoriza o seu trabalho.

Portanto, Cauê, você coloca a Casa para dizer que não só reconhece o que a Unimed fez até agora, o que o cooperativismo na saúde fez , e todas as instituições agregadas, mas que esta Casa faz o seu gesto e o seu reconhecimento, em nome do povo de São Paulo e em nome da Assembleia Legislativa. Parabéns pela iniciativa, parabéns por promover este encontro. Parabéns à Unimed e a todos os que fazem parte da diretoria, da família e da cooperativa Unimed em São Paulo e no Brasil. Bom dia a todos, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento, ouviremos o presidente da Fundação Unimed, o Sr. Eudes de Freitas Aquino.

 

O SR. EUDES DE FREITAS AQUINO - Bom dia a todos. Cumprimento a Mesa, uma Mesa essencialmente cooperativista, poucas vezes eu vi uma como esta. O Cauê tem toda uma tradição de vínculo com o cooperativismo – ele é de Americana, para quem não sabe – e sempre teve um relacionamento muito próximo, até fraternal, com o nosso colega ausente, Rafael Moliterno. Eu creio que esta relação surgiu de uma maneira espontânea e natural, um envolvimento e respeito ao cooperativismo de saúde Unimed e ao cooperativismo de modo geral, nos seus 13 ramos de atividades.

O Cauê foi vereador e está no seu segundo mandato de deputado, mas tem uma vinculação muito forte com o movimento Unimed. O Zaia também, que precisou se ausentar, sempre foi um deputado muito presente no cooperativismo, não só o paulista. O Itamar acabou de confessar ser cliente da Unimed. Itamar, você não é beneficiário, você é um protegido na Unimed, é assim que nós consideramos. O Gasparini eu conheço de longa data, de Ribeirão Preto, somente quatro vezes prefeito, foi vereador antes, mas quatro vezes prefeito de Ribeirão e deputado federal, está no quarto mandato de deputado estadual. Política para ele, como ele acabou de falar, é um vício que ele não larga. Ainda bem, porque em Ribeirão ele tem ajudado muito o movimento Unimed. Del Grande, que não precisa de menção, é uma figura expressiva do cooperativismo paulista. O Alexandre, nosso companheiro de dia a dia, e o Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil, também com larga experiência no cooperativismo, não só do Paraná, mas em todo o Brasil.

Nós temos uma Mesa cooperativista, nunca me senti tão à vontade, mas eu gostaria de saudar a todos vocês que estão aqui, em nome do cooperativismo, principalmente Unimed, e relembrar os Srs. Deputados que estes 50 anos não foram uma trajetória muito sinuosa. Foi uma linha de vida, na maioria das vezes, retilínea. Porque ela envolveu trabalho, obstinação, dedicação e, sobretudo, crença no poder transformador que o cooperativismo exerce nas cidades onde ele atua e nas regiões em que se faz presente.

Com 50 anos, o cooperativismo começou no estado de São Paulo, em Santos, em 1967, com 50 anos completos agora, na terceira semana de dezembro. Ele se propunha, no começo, a ser uma entidade de prestação de serviços médicos, no sentido de tratar doenças. Esta era a finalidade principal dos planos de saúde. Ao longo da evolução, ele se modernizou, se atualizou, e acompanhou toda a evolução da medicina. Viu as mudanças e as tendências da prática médica, notadamente na área de tecnologia, e intuiu há tempo, creio eu, que a prevenção era muito mais importante que o simples fato de cuidar de doenças. Cuidar de doenças e doentes, todos nós médicos fazemos, nós somos treinados para isto, mas as mudanças demográficas em todo o mundo incluem proporções diferentes, nos fizeram enxergar também que a prevenção era um fator importante, paralela ao exercício e a arte de curar dos médicos, deveria acompanhar e ser exacerbado.

Prevenir primeiro e depois curar, quando esta prevenção eventualmente não tenha encontrado abrigo no organismo daquela pessoa. Este papel, atualização, modernização, esta forma particular, pessoal, humana, de ver os seus protegidos, é o escopo da medicina Unimed. Estes 50 anos, como toda data simbólica, faz uma retrospectiva de toda a linha de vida. Eu acho que o futuro, da forma como nós conduzimos estes 50 anos, será bastante promissor, eu não tenho dúvida nenhuma disso.

Importante também destacar que esta sessão comemorativa da iniciativa do Cauê, com quem nós buscamos uma parceria através de uma entidade que funciona aqui ao lado do prédio da Assembleia, o IEL - Instituto de Estudos Legislativos, tem um significado muito importante porque, além de se concretizar a parceria, ele mostra que a Unimed se volta para o lado social através da Fundação, do treinamento, qualificação e formação de pessoas, em qualquer área do conhecimento, não só na área médica. Mostra que a Central Nacional de Médicos, nosso braço operativo nacional, mostra que a Unimed do Brasil, nosso esteio institucional, têm interesse e fazem soluções do dia a dia nesta interação, em busca de firmar uma identidade junto à sociedade civil. Uma solenidade como esta, proposta pela Cauê, é mais um passo nesta afirmação de identidade e de importância. Muito obrigado. Obrigado, Cauê.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento, o Dr. Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed. Tenha a palavra.

 

O SR. ALEXANDRE AUGUSTO RUSCHI FILHO - Muito bom dia a todas e a todos. Eu quero saudar V. Exa. Sr. Deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, fazendo um registro pessoal. É uma alegria imensa ver um jovem liderar uma Casa desta importância. Isto nos enche de esperança e de uma enorme expectativa positiva de que nós haveremos de encontrar um melhor caminho na política para este País. Ao saudá-lo, em nome de toda a diretoria e da Central Nacional Unimed aqui presente, eu estendo o meu cumprimento e agradecimento aos demais parlamentares, autoridades, colegas e companheiros, dirigentes das Unimeds presentes nesta solenidade. Eu saúdo o presidente da Unimed do Brasil, Dr. Orestes Pullin, em nome de quem saúdo os demais companheiros de lideranças cooperativistas presentes nesta sessão solene, em especial os nossos colaboradores aqui presentes.

Sinto-me honrado pela oportunidade de me dirigir a tão relevante grupo de lideranças, nesta cerimônia que evoca os 50 anos da Unimed, os 22 anos da Fundação Unimed e os 19 anos da Central Nacional Unimed. Primeiramente, gostaria de lembrar e reverenciar a importância do Dr. Edmundo Castilho, médico e fundador da primeira Unimed, em dezembro de 1967. Em um conturbado período político de nossa história, o Dr. Castilho teve a clarividência, e até a ousadia, de unir os médicos da Unimed – União de Médicos, para valorização dos profissionais da medicina.

O cooperativismo foi uma escolha magistral, porque é um sistema justo, no qual os ganhos são proporcionais à produção, mantidos os preceitos democráticos da livre associação. O crescimento da marca se deu pela adesão dos médicos de todo o Brasil, que perceberam o contexto humanitário e igualitário desta proposta. Graças a tal percepção, levamos a medicina suplementar a todos os rincões deste Brasil. O conceito associativo estimulou a interoperação, a transparência e a governança cooperativa. O modelo de gestão das cooperativas Unimed é mundialmente respeitado, somos a maior cooperativa de trabalho médico do mundo.

A propósito, nos orgulhamos de constituir este sistema cooperativo e de sermos consideramos um exemplo por organizações como o IHCG – Organização Internacional das Cooperativas de Saúde. O Brasil, portanto, também pode se orgulhar de ter excelência no cooperativismo, no agronegócio e na medicina. A Unimed cresceu e se consolidou porque seus cooperados e dirigentes souberam atender à demanda dos brasileiros pela saúde suplementar. Como enfatizar que a Unimed é a verdadeira defensora dos direitos do consumidor na medicina? Pois um quarto de nossos beneficiários tem plano de saúde individuais ou familiares.

 Embora haja uma série de entraves à oferta destes tipos de produtos e planos, principalmente de ordem regulatória e financeira, não nos esquivamos de nosso compromisso com os cidadãos brasileiros. Voltemos à história da marca. O próprio crescimento da Unimed suscitou a criação de novas estâncias nacionais para organizar melhor o cooperativismo médico, como foi o caso da Unimed do Brasil, a Confederação Nacional da marca em 1975 e da Fundação Unimed em 1995, com nosso braço em educação cooperativista. Em 1998, foi fundada a Central Nacional Unimed para ser operadora nacional da marca. Foi uma sábia decisão que desburocratizou a contratação de planos de saúde empresariais com abrangência nacional. O cliente trata com a Central Nacional Unimed, que, por sua vez, monta a infraestrutura de atendimento com as Unimeds locais e regionais. A Central Nacional Unimed começou suas atividades com menos de 50 colaboradores e alguns milhares de vidas em carteira.

Hoje, somos 1.415 colaboradores, 326 cooperativas associadas e 1 milhão e meio de beneficiários. Quem avalia a operadora nacional é o nosso mercado. Nos últimos 11 anos, integramos o “Guia das 150 melhores empresas para você trabalhar”; estreamos em 2004 no “Guia Exame das melhores e maiores empresas”, no septuagésimo décimo lugar; na mais recente edição deste ano, ficamos em centésimo vigésimo lugar, um salto de 588 posições. Mais recentemente, tivemos a satisfação se sermos incluídos no “Guia Exame de sustentabilidade” de 2017. Somos umas das 75 empresas do Guia, com destaque para o nosso programa “Unimed Ativa”, que desenvolve atividades para melhorar o condicionamento físico e a saúde de quem tem mais de 60 anos e que promove a capacitação de cuidadores para reduzir o custo da assistência à saúde.

Este reconhecimento indica que estamos no caminho certo, mas queremos sempre saber mais sobre as percepções que os clientes têm de nós. Por isto, contratamos uma empresa de pesquisa recentemente, para saber a opinião dos clientes sobre a nossa operadora. Nove em cada dez clientes disseram estar satisfeitos com a Central Nacional Unimed, elogiaram aspectos como: facilidade na marcação de consultas, agilidade nas autorizações, qualidade do atendimento e da rede credenciada e canais de comunicações disponíveis por 24 horas.

 Sei que tal retorno destoa do que costumam dizer das operadoras de planos de saúde, mas os mitos negativos da saúde suplementar muitas vezes excedem a realidade. Mitos que não coadunam com os nossos números de entidades isentas, como a Rede Nacional de Procons. Refiro-me aos dados de atendimento do Sindec- Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, alimentado por mais de 400 Procons. Muito bem, neste relatório mais recente, há um ranking de atendimentos por tema. Somente 1.28% se refere a planos de saúde em geral, somando a assistência médica e odontológica. Devemos considerar que apenas em planos de assistência médicas, com 647 milhões de beneficiários.

Este ano, temos trabalhado intensamente pela migração dos cuidados fragmentados com a saúde, que predominam no mercado, para a atenção integral a saúde. É um modelo em que o paciente e o médico de referência estabelecem um vínculo duradouro ao longo da vida. Trata-se de uma assistência mais racional, sem sobreposição de consultas, exames e procedimentos. Quem define o encaminhamento eventual do paciente ao especialista é o seu médico, que conhece o seu histórico. Este modelo ajudará as operadoras a reduzir a sinistralidade, ou seja, o custo da assistência, a fim de viabilizar planos de saúde mais compatíveis com a renda médica dos brasileiros.

Lembro que somos uma área das mais reguladas da economia, excessivamente regulada com exigências em cascata que encarecem nossa atividade. Quanto maiores as exigências, maiores os custos e os preços. Quando se discute a necessidade de um plano de saúde mais acessível, nossa experiência permite afirmar que só seria possível desinchando-se as regras da saúde suplementar brasileira. Também padecemos de uma absurda judicialização, em que os juízes concedem tratamentos que não constam nos contratos. Maior longevidade, redução da natalidade e, consequente, aumento do percentual dos idosos, são grandes desafios para a saúde pública e privada brasileira. Oito em cada dez pessoas com idade igual ou superior a 60 anos têm uma ou mais doenças crônicas. O custo do atendimento à saúde do idoso se multiplica à medida da longevidade.

Estamos investindo em ações preventivas de saúde, mas isto não bastará. Teremos de discutir com a sociedade como equilibrar as receitas e as despesas em um atendimento aos idosos. Não há uma resposta simples, óbvia e imediata, mas o tema é por demais importante para ser postergado.

Enfim, ilustres parlamentares, estamos honrados com esta sessão solene, com esta homenagem que reconhece os esforços na Unimed em favor da qualidade de vida de milhões de brasileiros. Acreditamos na força de trabalho que realizamos, acreditamos no cooperativismo médico e no desenvolvimento do País, temos esperança de que superaremos os obstáculos da nossa atividade com criatividade, trabalho, inovação e investimento. A Unimed já fez muito, mas tem muito mais a fazer pelo Brasil e pelos brasileiros. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradeço pelas palavras do presidente da Central Unimed do Brasil, o Dr. Alexandre Ruschi.

Neste momento, concedo a palavra ao presidente da Unimed do Brasil, Dr. Orestes Pullin.

 

O SR. ORESTES PULLIN - Bom dia a todos, eu queria, em um primeiro momento, saudar o ilustre deputado Cauê Macri, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e os demais deputados presentes e que passaram por esta Mesa: Welson Gasparini, Davi Zaia e o Itamar Borges. É um momento muito especial brasileiro na questão de acreditar que a política seja o caminho para a solução das demandas, hoje imensas, da sociedade, inclusive demandas da saúde.

É com grande satisfação que nós vemos pessoas jovens, imbuídas do bom propósito e certamente, deputado, eu acho que é um exemplo a todos e uma honra receber uma homenagem desta Casa, por vocês, por um grupo de pessoas que realmente fazem a diferença neste País. O Brasil acredita muito em vocês e eu gostaria de colocar que a comunidade Unimediana está muito agradecida por esta homenagem que hoje estamos recebendo.

Queria saudar também, de forma especial, os nossos colegas. Eu começo com o Del Grande. Em boa parte do que nós estamos fazendo no Brasil, de mudança de modelo assistencial, que foi falado pelo Alexandre, certamente a participação do Del Grande foi essencial. O cooperativismo de São Paulo, através do Ocesp de São Paulo, promoveu inúmeras viagens de conhecimento de técnicos e de dirigentes das cooperativas de saúde. Posso dizer que, hoje, são mais de 50 núcleos de desenvolvimento de modelos de atenção primária, de mudança de modelos com a aplicação de atenção primária. Isto realmente é um número bastante relevante. Muito obrigado, Del Grande. Quero fazer isto de forma pública, na Casa do povo aqui de São Paulo.

Agradeço ao Eudes, ao Alexandre, pelo companheirismo e pela persistência. Cada um dentro da sua organização, para que o sistema continue firme e forte, como sempre esteve neste País. Como representante da Unimed Brasil, Confederação Nacional das Cooperativas Médicas, e em nome das 347 cooperativas que integram o que nós chamamos de Sistema Unimed, agradeço pela homenagem que esta Casa Legislativa nos presta na celebração dos 50 anos de Sistema Unimed, 22 anos da Fundação Unimed e 19 anos da Central Nacional.

A primeira cooperativa nasceu em Santos, aqui no estado de São Paulo, em 1967. Nasceu em plena ditadura militar, é bom nós dizermos isso. Fruto da vontade de um grupo de médicos de contrapor ao mercantilismo rasteiro que, naquela época, colocava em risco a atividade médica responsável e ética em nosso País. Quero aqui, deste grupo inicial, destacar o nome do Dr. Edmundo Castilho, mas eu também não poderia deixar de citar o nome do primeiro presidente da Unimed Santos, Sr. José Luiz Camargo, hoje com 88 anos e ainda atuando na Unimed Santos, dentro da Santa Casa de Santos. É realmente um orgulho para nós.

A partir daí o sistema cresceu, e chegamos aos números atuais. São 19 milhões de clientes, 9% da população brasileira são clientes das cooperativas Unimed, deputado. Estas cooperativas estão presentes em 84% do território nacional, desde os maiores centros aos mais longínquos recantos deste País. Os recursos financeiros que a sociedade transfere para as cooperativas ficam nas regiões onde elas estão, fixam os médicos nas cidades e ajudam a financiar toda a infraestrutura de saúde brasileira. Hoje foi dito pelo deputado de Ribeirão Preto da inauguração do hospital, são 114 hospitais do Sistema Unimed colocados à disposição da sociedade brasileira. Além disso, o recurso que estas cooperativas repassam para mais de três mil hospitais, ela ajuda de forma muito firme na manutenção da infraestrutura de saúde do País. Não dá para imaginar, hoje, como estaria a atenção à saúde dos médicos e a situação dos médicos. São 114 mil médicos que atuam nas suas cooperativas.

A saúde suplementar no Brasil é responsável pela atenção a 47 milhões de brasileiros e as Unimeds, portanto, atendem a 38% da população brasileira. Hoje, 55% do financiamento de saúde neste País vêm da iniciativa privada; 45% vêm do setor público. Temos um espaço enorme de discussão conjunta, setor público e setor privado, na busca de soluções que afetem a toda população brasileira. Nestes 50 anos de existência, temos muita história para contar. Nascemos na ditadura militar, passamos por inúmeras crises, tanto externas quanto crises internas e políticas, nossas e de algumas cooperativas. Entretanto, as cooperativas estão cada vez mais se desenvolvendo e se aprimorando, investindo em qualificação. Como exemplo, o trabalho que a Fundação Unimed vem fazendo, como nos investimentos em infraestrutura, na construção de hospitais. Como eu já disse, são 114 hospitais próprios. Estão se modernizando e dando uma cara ao sistema em diversas regiões, e o exemplo é o excelente trabalho que a própria Central Nacional vem realizando ao longo deste tempo.

Todas estão reunidas para dar sustentabilidade futura ao cooperativismo de saúde, trabalhando fortemente na mudança do modelo assistencial hoje praticada no Brasil e investindo em inserir a atenção primária de alta qualidade na cadeia assistencial, mais qualidade e segurança assistenciais, assistência à saúde mais adequada aos nossos novos desafios de mudança de perfil etária, de perfil epidemiológico da população, de perfil tecnológico dos tratamentos, de tecnologia de forma muito acelerada no meio das pessoas se conectarem e interagirem.

Agradeço, de forma muito especial, ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o nobre deputado Cauê Macris, pela homenagem. O povo paulistano, que, com o seu dinamismo, tanto progresso trouxe ao Brasil, deve se orgulhar da marca Unimed que aqui nasceu e que hoje completa 50 anos. A marca do maior sistema de cooperativas de saúde do mundo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Eu gostaria de pedir licença a todos para me manifestar, gostaria de falar algumas palavras. Primeiro, digo que eu sou do interior do estado de São Paulo. Sou de uma cidade que se chama Americana, próxima à Região Metropolitana de Campinas, e venho de uma família simples, humilde. Meu avô veio da Itália para Araraquara, e depois não conseguiu emprego, acabou indo para Americana, uma cidade muito pequenininha, e se tornou calheiro - colocava calha nas casas. Casou com a minha avó, que também é oriunda de Pirassununga, também no nosso estado de São Paulo. Conheceu-a em Americana, porque a família também veio procurar emprego. Naquele momento, a crise era muito grave e era muito difícil para todos. A cidade de Americana tinha uma predominância têxtil, que fez com que muitas pessoas acabassem migrando para a nossa região.

Meu avô, calheiro, se gabava muito para toda a nossa família, e um dos grandes orgulhos que ele tinha, depois de ter conseguido prosperar um pouco e montar a sua pequena empresa, era de poder pagar um convênio médico para toda a família. Esse convênio era a Unimed. Um dos grandes orgulhos do meu avô para a minha família era poder pagar um convênio médico para os seus filhos, netos, e desde o seu falecimento, ele sempre falou que ele fazia questão que a empresa dele pagasse o estudo de todos os filhos e netos, e o convênio médico de todos os filhos e todos os netos. Assim o fez, e virou uma tradição. Foi quando eu, particularmente ainda muito jovem, criança, conheci a Unimed, onde eu comecei a saber o que era, naquele momento não entendia ainda muito sobre o que é o sistema, sobre o que é o cooperativismo, mas viemos oriundos de uma família, onde um dos grandes orgulhos da família era o meu avô poder pagar um convênio médico de qualidade para todos os seus filhos e os seus netos, que era, naquele momento, a Unimed.

Logo depois, eu cresci em Americana e acabei me tornando vereador na cidade, muito jovem ainda - como disse o próprio deputado Itamar, e naquele momento, um dos grandes incentivadores, o Emerson Assis, que é presidente em Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa, um dos grandes incentivadores da minha entrada na vida pública foi o Rafael Moliterno, que sempre me incentivou, porque ele era um grande incentivador do jovem participar do processo político. Eu, claro, venho de uma família onde tenho um pai que é deputado federal e já é um representante do povo, e o Rafael me contou um pouco mais sobre a Unimed naquele momento. Eu comecei a conhecer um pouco mais do trabalho que a Unimed realizava na nossa região.

Um pouco mais para frente, já deputado, nós nos deparamos com um problema aqui na Assembleia - naquele momento eu era líder do governador Geraldo Alkmin aqui na Assembleia, deve fazer uns dois anos, mais ou menos, onde surgiu um projeto de lei que tramitava aqui no Legislativo, que falava sobre a questão da necessidade ser ou não ser afiliado ao Ocesp, dentro do sistema do cooperativismo. Foi aí que a Frente Parlamentar - o Davi Zaia, o deputado Gasparini, o deputado Itamar e tanto outros deputados - me convenceu e achou que seria importante nós podermos conhecer um pouco mais do sistema cooperativista.

Foi quando eu tive a oportunidade de ir à Ocesp conhecer o que era o sistema cooperativista, e confesso a vocês que fiquei encantado pela organização. Estamos vivendo um momento muito difícil no Brasil, uma situação em que, infelizmente, os nossos agentes públicos, a maioria deles, acabaram colocando o nosso Brasil, por conta daqueles que defendem os seus interesses próprios e não os interesses coletivos, e deixo uma reflexão para todos vocês.

 Eu estive recentemente assistindo a uma palestra de um dos grandes publicitários brasileiros, Nizan Guanaes, pela Rede Jovem Pan, e ele falou uma coisa que me chamou muito a atenção, e eu tenho falado muito isto, em todos os meus pronunciamentos. Ele começou a palestra dizendo o seguinte: “Menos Brasília e mais Brasil.” O que significa menos Brasília e mais Brasil? Vale uma reflexão de cada um de nós, sobre o que isto quer dizer, onde ele quiser chegar com esta fala? Eu fiz a minha reflexão e cheguei à seguinte conclusão: o Brasil é feito por empreendedores, por um povo de bem, trabalhador, por pessoas que se juntam para montar um negócio, dentro do sistema de cooperativa, um ajudando ao outro. O Brasil hoje só é o Brasil por conta das pessoas e dos empreendedores de bem, que lutam diariamente para fazer a diferença, e não por conta do sistema.

Nós temos um sistema que fica colocando regras e mais regras para cada um daqueles que querem crescer, nós temos um sistema que, ao invés de ajudar o cidadão que quer crescer, coloca dificuldade e obstáculo. O papel do agente público não é dificultar a vida das pessoas, é facilitar a vida das pessoas. Infelizmente, a maioria dos nossos agentes públicos, não dá para generalizar, tem dificultado e não facilitado a vida das pessoas. E nós colocamos diversos desafios.

O primeiro deles é o de buscar bons relacionamentos com aqueles que querem empreender, que querem gerar empregos e ajudar a nossa sociedade. O segundo, buscar quais são os principais problemas. O Brasil tem dois grandes problemas: o primeiro é a corrupção, que é clara e evidente para todos nós, e nós precisamos fortalecer os instrumentos de controle, seja interno ou externo, para conseguir combater o processo de corrupção. No controle externo, o Ministério Público, o próprio Legislativo, a Polícia Federal. Nos controles internos, aqui na Assembleia, eu apresentei um projeto criando a Controladoria-Geral do Legislativo, para poder analisar qual é a qualidade dos gastos públicos do Poder Legislativo também, e cada um dos seus setores tem que ter esse tipo de trabalho do controle interno em relação ao combate à corrupção.

Agora, tão grave quanto a corrupção, é a má gestão pública, porque a hora que você gasta mal o dinheiro, você também investe errado e joga o dinheiro fora, que é grave como a corrupção. Nós temos um grande desafio para o Brasil, e nós precisamos da sociedade civil organizada. Nós não vamos chegar a lugar nenhum se não tivermos a participação da sociedade civil organizada, e a Unimed é um grande exemplo do que é ser Brasil, do que é ter a participação da sociedade civil organizada, do que é ter um grande trabalho. Daí, então, esta homenagem do Legislativo estadual em relação à Unimed, ao cooperativismo, que há pessoas de bem que trabalham para conseguir fazer e ser diferenciais no nosso estado e no nosso País. Quero cumprimentar pelos 50 anos da Unimed, a cada um daqueles que fazem parte desta história, e dizer que o Legislativo estadual e o maior estado da Federação reconhece o trabalho na Unimed no nosso estado de São Paulo e no nosso País. Muito obrigado a todos pela participação e a presença.

Esgotado o objetivo da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 26 minutos.

 

* * *