http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

11 DE DEZEMBRO DE 2017

087ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PELOS SEUS 186 ANOS DE EXISTÊNCIA

 

Presidentes: CAUÊ MACRIS e CORONEL TELHADA

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que convocara a presente sessão solene para "Homanagem à Polícia Militar do Estado de São Paulo pelos seus 186 Anos de Existência", por solicitação do deputado Coronel Telhada. Convida os presentes para, de pé, ouvirem o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre a relevância da instituição para a sociedade. Enaltece os valores defendidos pela corporação. Exemplifica atividades realizadas por policiais militares.

 

4 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência. Agradece a presença do presidente Cauê Macris. Justifica a ausência de autoridades convidadas.

 

5 - FERNANDO CAPEZ

Deputado estadual, saúda os presentes. Lembra o pioneirismo do combate à violência entre torcidas de times de futebol. Elogia a competência e a perícia da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ressalta a relevância das Forças Armadas. Faz breve relato das origens da corporação policial, em período de instabilidade do País. Acrescenta que fora criada com o propósito de defender o território nacional. Critica o desatualizado Código Penal vigente. Lembra comendas a homenagear profissionais da Segurança Pública. Defende a valorização salarial e o período diferenciado de contribuição para policiais militares femininos.

 

6 - CARLÃO PIGNATARI

Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Agradece à instituição pelo serviço prestado à sociedade. Ressalta o compromisso dos mais de 100 mil profissionais da Polícia Militar, no Estado. Justifica a ausência do deputado estadual Delegado Olim. Manifesta contentamento por participar de solenidades de formaturas de novos policiais militares.

 

7 - CORONEL CAMILO

Deputado estadual, parabeniza o deputado Coronel Telhada pela iniciativa da solenidade. Saúda os presentes. Agradece à corporação. Afirma sentir-se privilegiado por ter comandado a instituição. Lembra parto realizado por policial, no Parque do Ibirapuera. Ratifica o compromisso do seu mandato parlamentar em defender a dignidade dos policiais militares. Clama ao Governo do Estado que valorize a remuneração dos profissionais da categoria.

 

8 - JÚLIO ANTONIO DE FREITAS GONÇALVES

Coronel superintendente da Cruz Azul, saúda os presentes. Agradece ao deputado Coronel Telhada pela propositura da solenidade. Manifesta-se honrado por ser membro da instituição. Afirma satisfação por dirigir a Cruz Azul, órgão destinado a promover assistência em saúde e em educação, a familiares de policiais militares. Tece considerações sobre o evento "Minha Escola é o Canal".

 

9 - EDUARDO DINIZ

General da 2ª Divisão do Exército, a representar João Camilo Pires de Campos, comandante do Comando Militar do Sudeste, saúda os presentes. Sente-se honrado por assumir a tribuna deste Parlamento. Agradece a consideração e o respeito desta Casa, dedicados à Polícia Militar. Tece considerações sobre parceria do Exército com a instituição policial. Valoriza a iniciativa do deputado Coronel Telhada em propor a solenidade. Parabeniza a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

10 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Anuncia a apresentação de vídeo institucional.

 

11 - NIVALDO CÉSAR RESTIVO

Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Agradece ao deputado Coronel Telhada pela iniciativa da solenidade. Lembra participação em evento no qual a 2ª Divisão do Exército homenageara a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Tece considerações sobre atividades que foram exercidas pela instituição, inclusive fora das fronteiras do País. Manifesta contentamento por testemunhar, cotidianamente, o valor da corporação. Afirma que sente-se estimulado a prestar um serviço de qualidade para a população. Parabeniza a Polícia Militar do Estado de São Paulo pelo seu aniversário.

 

12 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Convida os presentes para cantarem "A Canção da Polícia Militar". Faz agradecimentos gerais. Aduz que apesar da crise vivenciada pelo País, há representação política da instituição nos Poderes constituídos. Informa o apoio de deputados estaduais em causas que defendem a instituição policial. Lembra o juramento de sacrificar a própria vida, em benefício de terceiro. Afirma que a aprovação do PLC 04 permitiu a manutenção de cerca de 1.800 policiais, na Polícia Militar. Argumenta que há intenso trânsito da instituição neste Parlamento. Enaltece que a corporação é movida pela disciplina e pela hierarquia. Critica movimentos que pleiteiam desestabilizar a instituição. Acrescenta que objetiva sensibilizar o Governo do Estado a valorizar o funcionalismo público, especialmente a Polícia Militar. Clama pela união na instituição. Lamenta pronunciamento de deputado estadual que elogiou Carlos Lamarca. Valoriza a segurança, a integridade e o civismo defendidos pelos "vigias da lei". Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Vamos dar início à sessão solene com a finalidade de homenagear a Polícia Militar do Estado de São Paulo pelos seus 186 anos de existência.

Convidamos para compor a Mesa o deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o deputado estadual Coronel Telhada, proponente desta sessão solene; o deputado estadual Coronel Camilo; o general de Divisão Eduardo Diniz, comandante da 2ª Divisão do Exército, representando o general de Exército João Camilo Pires de Campos, comandante do Comando Militar do Sudeste; o coronel PM Nivaldo César Restivo, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Julio Antonio de Freitas Gonçalves, superintendente da Cruz Azul; o deputado estadual Fernando Capez; o deputado estadual Delegado Olim; o deputado estadual Carlão Pignatari.

Tem a palavra o nobre deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Bom dia a todas, bom dia a todos, é um prazer muito grande recebê-los, mais uma vez, aqui no nosso Legislativo.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente, atendendo a solicitação do deputado Coronel Telhada, com a finalidade de homenagear a Polícia Militar do Estado de São Paulo pelos seus 186 anos de existência.

Convido a todos para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda Regimental de Música do CPA/M-8, sob a regência do 1º sargento Cristiano Vaz Coelho.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Gostaria de nominar as autoridades presentes na Mesa iniciando pelos deputados Coronel Telhada, Coronel Camilo, Carlão Pignatari e o nosso ex-presidente, sempre presidente, deputado Fernando Capez.

Quero também saudar o general de Divisão Eduardo Diniz, comandante da 2ª Divisão do Exército, neste ato representando o general João Camilo Pires de Campos, comandante militar do Sudeste; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo coronel PM Nivaldo César Restivo; o coronel Julio Antonio de Freitas Gonçalves, superintendente da Cruz Azul, e demais autoridades.

Temos por tradição aqui na Assembleia que para todo evento festivo e comemorativo o presidente da Casa sempre faz a abertura e depois passa o comando dos trabalhos ao deputado que solicitou o evento. Neste caso, então, vamos passar ao deputado Coronel Telhada. Eu só gostaria, antes, de dizer algumas palavras.

Em primeiro lugar, até porque estamos num momento em que as instituições estão cada vez mais desacreditadas, quero dizer que ver a PM completar 186 anos nos enche de orgulho.

A PM de São Paulo, Coronel Telhada, Coronel Camilo, dois grandes batalhadores da PM nesta Casa de Leis, é a melhor do Brasil e ela tem algo que está em falta nos dias de hoje: valores. Sempre tenho registrado isso em todos os eventos da Polícia: os valores passados a cada um dos policiais militares que atuam no nosso estado.

Vemos esses homens e mulheres muitas vezes arriscando suas vidas, fazendo partos, comprando até bolo para comemorar aniversário de crianças nas periferias.

Em comum na história de todos os policiais militares o que enxergamos sempre é a dedicação de cada um. Então, meus amigos, em um resumo muito breve eu gostaria de dizer que a ação da gloriosa Polícia Militar pode ser exemplificada em duas palavras principais, que são os valores e a dedicação de cada um desses homens. Vocês são o símbolo daquilo que dá certo. Vocês são o reflexo da nossa sociedade que valoriza a ordem, que é uma coisa extremamente importante a ser registrada nos dias de hoje.

O ex-presidente Kennedy dizia que o conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento. Essa fala é uma fala que nos deixa uma reflexão muito grande e vocês, claro, mais do que ninguém, fazem esse contraponto a esse conformismo que muitas vezes atinge uma parcela da nossa sociedade. Continuem orgulhando São Paulo. Continuem orgulhando a cada um de nós. Os paulistas precisam muito de vocês. Parabéns, Polícia Militar, e neste momento passo a palavra e também a condução dos nossos trabalhos ao deputado Coronel Telhada.

Parabéns a toda a Polícia Militar.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Agradeço a presença do nosso presidente, deputado Cauê Macris, que fez questão de abrir a nossa sessão solene, é uma honra ele poder estar aqui, porque o presidente normalmente não abre todas sessões solenes. Em prestígio à Polícia Militar ele fez questão de estar presente me apoiando e ao Coronel Camilo, que somos os proponentes desta sessão. Nas sessões referentes à Polícia Militar, às entidades, nós sempre trabalhamos juntos. Não só nas sessões, mas também em todas as atividades, contando sempre com o apoio do deputado Carlão Pignatari, presente aqui também, o deputado Fernando Capez, e outros deputados como o Delegado Olim e Gil Lancaster.

Temos um grupo aqui que apoia muito a Polícia Militar. Agradeço a presença e participação do deputado Cauê Macris. Antes de prosseguirmos, queria fazer notória a presença de mais algumas autoridades além das autoridades à Mesa: coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, nosso subcomandante PM. Mauro, muito obrigado pela presença. Coronel PM Fábio Pelegrini. Obrigado pela presença. O Pelegrini está no Centro de Comunicação Social da Polícia Militar. O coronel Nelson Guilharducci. Obrigado. O Guilharducci é o DP, diretor de pessoal da Polícia Militar.

Meu amigo, que foi meu comandante de companhia na Rota e depois comandou o COE por muitos anos, um grande oficial da Polícia Militar, o coronel Arivaldo Sérgio Salgado. Ele está na Aopm hoje. O nosso amigo também, chefe da Assessoria Policial Militar da Alesp, coronel Carlos Ricardo Gomes. Gomes, obrigado pela presença. O meu também comandante da Rota, o nosso amigo, hoje presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, o coronel Antonio Chiari. Coronel, muito obrigado pela presença.

O tenente Dirceu Cardoso Gonçalves, presidente da Aspomil. Dirceu, muito obrigado. O soldado Antonio Figueiredo Sobrinho, presidente em exercício da Apmdfesp. O coronel Dimitrios, coordenador operacional da Polícia Militar. Obrigado pela presença. O professor José Carlos de Barros Lima, diretor do Colégio Santo Ivo e um grande incentivador da história do MMDC, da Revolução de 1932. Seja bem-vindo. O nosso amigo também, Augusto Diniz Junior, representando o nosso amigo, deputado federal Guilherme Mussi; Sr. Janio Martins, representando o nosso amigo, o decano desta Casa, deputado Antonio Salim Curiati; a todos os senhores e as senhoras presentes. Permita-me saudar os demais em nome do meu filho, 1º tenente Telhada, que está representando o comandante do COI, major Carvalho. Muito obrigado pela presença, filho.

Algumas pessoas que não puderam estar presentes fizeram questão de enviar mensagem, agradecendo a todos e cumprimentando a Polícia Militar: deputado estadual João Caramez, deputado Aldo Demarchi, deputado Celino Cardoso, deputado Celso Nascimento, deputado Enio Tatto, deputado Márcio Camargo, deputado Paulo Correa Jr, Sr. Rodrigo Garcia, secretário da Habitação, e o Sr. David Uip, secretário estadual de Saúde.

Estamos numa sessão solene que foi autorizada e assinada por todos os deputados desta Casa. Além do presidente, todos os deputados são colaboradores desta sessão, que foi solicitada por mim, com o apoio, sempre, do Coronel Camilo. Nós estamos aqui homenageando os 186 anos da Polícia Militar.

Aos senhores presentes, comunicamos que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 16, às 21 horas pela NET, Canal 7, pela TV Digital, Canal 61.2, e pela TV Vivo, Canal 9.

Vamos abrir a palavra aos senhores presentes à Mesa. Quero, em primeiro lugar, convidar para que fizesse o uso da palavra o nosso amigo, que foi presidente desta Casa, o deputado estadual, procurador de Justiça, o deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bom dia. Gostaria de cumprimentar a todos os presentes na pessoa dos integrantes da Mesa: meu amigo Coronel Telhada; Sr. Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, herói da Polícia Militar; Coronel Camilo, que foi um excepcional comandante-geral dessa Corporação, trouxe grandes e inovadoras ideias como a Operação Delegada, e uma série de outras questões importantes, deixando sua marca e sua história. É um orgulho tê-los nesta Assembleia, que eu presidi, como autênticos representantes dessa Corporação que nós, tanto, respeitamos. Coronel Nivaldo Restivo, comandante-geral da Polícia Militar que conheci como tenente no 2º Batalhão de Choque, quando era um jovem promotor e quando iniciamos um trabalho importante de combate à violência das torcidas organizadas de futebol. Foi um trabalho pioneiro, quando ninguém sabia se iam ou não nos matar. Depois vimos que não íamos, mas antes de iniciarmos o trabalho é sempre importante, e, se não fosse a Polícia Militar, a Segurança de São Paulo não teria sido restabelecida nos estádios, como hoje, em comparação àquela época. Pude também, Nivaldo, observar a extrema competência e perícia dessa instituição. Eu não sabia. A Polícia Militar do Estado de São Paulo exporta conhecimento, tecnologia e técnicas de atuação e abordagem para todo mundo. Foi o que percebi nessa área específica de prevenção de tumultos e proteção dos estádios. Vinham policiais do mundo inteiro, de países ditos de Primeiro Mundo, aprenderem com a nossa Polícia Militar. Por essa razão, quando o presidente Cauê Macris disse que a Polícia Militar do Estado de São Paulo é a melhor do Brasil, faz apenas um reconhecimento objetivo. Estamos definindo, descrevendo, e não enaltecendo e elogiando, porque assim o é, e esta é a verdade. Só que eu aumentaria esse espectro. Talvez seja a melhor polícia da América latina, sem dúvida alguma, e uma das melhores do mundo.

Quero cumprimentar o general do Exército, Eduardo Diniz. Sempre realizamos as sessões solenes das Forças Armadas. Não há país civilizado que não tenha, nas suas Forças Armadas, um patrimônio cívico e moral, motivo de enorme orgulho para a nação. Temos orgulho do nosso Exército, sim. Muito orgulho. Meu irmão serviu a Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Na época tínhamos que fazer uma opção. Meu pai queria que eu fizesse a Academia de Polícia Militar do Barro Branco e ele a Espcex (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) e depois a Academia Militar das Agulhas Negras. Depois fomos para a área do Direito: eu para o Ministério Público e ele para a Magistratura. Continuamos servindo, ainda que sem farda. Temos o espírito, sem dúvida alguma, do militar.

Também queria cumprimentar o coronel Júlio Antônio de Freitas Gonçalves, superintendente da Cruz Azul, e o meu amigo deputado Carlão Pignatari. Grande Carlão, homem franco, liderou o nosso partido. É uma pessoa pela qual tenho enorme respeito.

São rápidas as palavras, pedi para falar antes do Carlão porque a nossa agenda é sequencial e temos vários eventos ao mesmo tempo. Mas eu não poderia deixar de comparecer aqui, para deixar uma palavra de agradecimento à Polícia Militar, que está completando 186 anos. Ela foi criada em um período de enorme instabilidade institucional. Precisamos lembrar isso. Não pode passar despercebida a história dessa corporação que tem, na estética e na disciplina, os seus pilares de sustentação.

Dom Pedro I tinha acabado de abdicar, foi o famoso sete de abril. O Brasil tinha o sucessor, o herdeiro natural do trono, com cinco anos de idade. Era governado por uma Regência Trina. Quando o ministro da Justiça - o regente Feijó - cria a Guarda Nacional, ele substitui, pelas Guardas Municipais, uma Guarda de caráter nacional. Por que foi assim criada a nossa Polícia Militar? Para proteger a vasta extensão do território nacional.

Não fosse essa criação (e hoje pouco se lembra disso quando se fala da Polícia Militar) o Brasil seria, talvez, dividido em inúmeras republiquetas pela América do Sul. Pequenas, porque muitas foram as revoltas que sacudiram a integridade da nossa unidade territorial: a Balaiada no Maranhão, a Sabinada na Bahia, a Cabanagem no Pará, a Farroupilha - uma verdadeira guerra de secessão - no Sul, a Revolta dos Malês, a Revolta dos Cabanos.

Quem estava lá? Os seus antecessores, lutando e garantindo a integridade de nossa nação. Hoje os senhores fazem essa luta. É uma luta adaptada, uma luta diferente, mas é uma luta no verdadeiro campo de batalha, na arena em que se desenvolve o combate ao crime.

É lá que se encontra a Polícia Militar: trombando com organizações criminosas que atuam sem horário de expediente, que não param no final de semana, que não têm formalidade e nem um Código de Processo Penal desatualizado para punir aqueles que os traem.

Está aí a polícia. É um número enorme de policiais que são tombados no dia a dia. Fizemos várias sessões aqui. É da minha autoria a criação da lei estadual que cria o Dia do Herói Policial Militar, onde entregamos as comendas - foi uma triste cerimônia, importante, mas triste aos familiares, às viúvas, aos filhos, aos viúvos dos policiais e das policiais que são mortos.

Por essa razão, toda oportunidade que temos de deixar registrada a nossa homenagem, nós fazemos. O que nós, deputados, temos que fazer aqui, é lutar para que vocês tenham um reconhecimento remuneratório, um reconhecimento como carreira, o reconhecimento das policiais militares que, segundo a Constituição, têm direito, sim, de ter um período diferenciado, um período de contribuição menor. E vamos continuar fazendo isso.

Vocês têm aqui três policiais militares, o Telhada, o Camilo e o Gil Lancaster, mas podem ter certeza de que muitos dos deputados daqui os apoiam.

Encerro com a frase que usamos em 1995, quando um projeto estúpido quis aquartelar a polícia e tirá-la das ruas. Aí, então, foi cunhado o lema - eu era professor do Caes na época : “Somos muitos, não somos alguns, e somos muitos porque não apenas os que ostentam hoje a farda da Polícia Militar envergam sua história, mas todos nós que a amamos e lutamos por ela”.

Parabéns, Telhada. Uma grande sessão a todos! Parabéns, Camilo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Agradeço ao deputado Fernando Capez e convido para suas considerações o deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Bom dia a todos.

Depois de uma aula de história do professor Fernando Capez, cumprimento o Coronel Telhada, esse grande amigo e companheiro da nossa bancada aqui na Assembleia Legislativa, assim como o nosso bom amigo, comandante-geral Coronel Camilo, que introduziu a modernidade e uma nova fase na Polícia Militar. Parabéns, Coronel Camilo.

Cumprimento, também, o general; o superintendente da Cruz Azul; o coronel Restivo, hoje comandante da Polícia Militar, essa importante força militar do estado de São Paulo; e todos os presentes.

Vejo que, como deputado estadual e cidadão de São Paulo, temos que dizer muitas coisas, principalmente, muito obrigado a todos da Polícia Militar, que presta um grande serviço. Sou do interior de São Paulo e, lá, vemos nas médias cidades, nas grandes cidades e nessa selva de pedra, que é São Paulo, a importância de sermos protegidos por uma grande força como a Polícia Militar desde 1831, há 186 anos.

Eu estive há pouco tempo em um evento da Rota, que é de 1891. Aí você percebe a antiguidade e o compromisso dessa força policial para São Paulo. Mais de 100 mil homens guardando todos nós. Parabéns, Telhada. Acho que temos que reconhecer muito mais os policiais militares. Digo, em nome do Delegado Olim, que temos um amigo em comum que teve um mal súbito nesse fim de semana, está na UTI e o horário de visita é somente às dez horas da manhã. Por isso ele não pôde estar aqui, mas ele gostaria de estar presente para cumprimentar todos vocês.

Parabéns. Sou deputado estadual há sete anos, todas as vezes que pude fui às formaturas. Para mim, o evento mais bonito que existe é a formatura dos policiais militares, daqueles jovens, meninos e meninas, com uma vontade enorme de defender seu estado. Continue assim, coronel, dando essa força a essa grande corporação, parabéns a todos da Polícia Militar. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Obrigado, Carlão. Após as considerações do deputado Carlão Pignatari, convido para suas palavras o meu amigo, o deputado estadual Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Bom dia, senhores. Bom dia, senhoras. Quero agradecer ao Coronel Telhada por estar participando de uma solenidade tão importante. Parabéns pela iniciativa, Coronel Telhada.

Parabéns pela grande parceria nesta Casa. É uma parceria de todos os dias. Todos os dias, estamos neste plenário defendendo o cidadão de bem, aquele que faz a coisa certa. Digo para vocês que não é tão fácil. O Coronel Telhada é incansável e está virando o presidente emérito, porque todos os dias é S. Exa. quem preside as sessões nesta Casa, as sessões da tarde. Os deputados se revezam, mas S. Exa. tem estado constantemente na Presidência. Parabéns pela iniciativa.

Cumprimento, também, o nosso comandante, o nosso general Eduardo Diniz. Obrigado pela grande parceria do Exército com a nossa Polícia Militar. Sei que é assim no Brasil todo, mas sinto o carinho que o Exército Brasileiro tem pela Polícia Militar de São Paulo. Como comandante, participávamos de vários eventos com o Exército Brasileiro. Ajudou-nos nos momentos difíceis, principalmente com a criação do Gabinete de Gestão Integrada do Sudeste, que continua ativo até hoje. Muito obrigado.

Saúdo, também, meu amigo, o coronel Nivaldo César Restivo, o nosso comandante, que está à frente da sua tropa e tem uma visão institucional muito grande. Parabéns por tudo o que tem sido feito no seu comando. Parabéns por estar à frente da tropa. Vejo-o sempre. Já era operacional, desde tenente. Continua. Não perdeu. Isso é muito importante. Estar junto com a tropa é muito importante.

Deputado Carlão Pignatari, muito obrigado pela grande parceria. Carlão Pignatari nos ajudou muito. Foi o relator do Orçamento. Não vou dizer quanto, mas ele ajudou com alguns milhões à nossa Polícia Militar, nos orçamentos em que foi relator. Então, agradeço. Ajudou muito. Um dinheirinho a mais sempre é importante. Estamos tentando isso novamente com o relator, neste ano. Não está tão fácil. Com o Carlão era mais fácil conversar, mas vamos tentar trazer um pouquinho mais de orçamento e recursos para essa grande instituição. Obrigado, Carlão.

Cumprimento o nosso amigo, meu veterano de Academia, o coronel Freitas. Muito obrigado. Parabéns, também, pelo trabalho à frente da Cruz Azul, em união com a Caixa Beneficente e o coronel Henrique.

Cumprimento o coronel Mauro, nosso subcomandante, e na sua pessoa todos os nossos demais amigos que já foram citados.

Assim como o nosso grande professor nesta Casa, Carlão Pignatari, quero deixar, aqui, também, meu muito obrigado. Muito obrigado à Polícia Militar de São Paulo. Muito obrigado aos nossos policiais militares. Muito obrigado a essa gente que faz a diferença ao povo de São Paulo.

Como comandante-geral - e, agora, o coronel Nivaldo está sentindo isso -, é um privilégio. Para mim, foi o maior privilégio da minha vida comandar a Polícia Militar de São Paulo e sei que o é para qualquer coronel que faça isso, porque é muita gente boa. São tantos os fatos diários que chegam ao conhecimento do Comando, que dá orgulho de pertencer à polícia de São Paulo.

Não precisamos ir longe. Temos, aqui dentro, a figura do Figueiredo, que deu a própria integridade física para salvar as pessoas. Ontem, uma policial do trânsito fez um parto em frente à Assembleia, nas comemorações do Natal. Ou seja, não precisamos ir muito longe para pegar o grande trabalho feito pela Polícia Militar de São Paulo. Isso só nos dá orgulho.

Então, ficam as palavras de agradecimento. Muito obrigado a vocês. Muito obrigado a você, policial militar, que, por acaso, esteja acompanhando isso da sua casa, que esteja vendo esta solenidade, também, pela TV. Fica aqui o registro do nosso muito obrigado. Muito obrigado desta Casa de Leis. Tenho certeza de que falo em nome do Coronel Telhada, do nosso presidente Capez e de todos os deputados, por sermos, sem sombra de dúvida, a melhor polícia da América Latina e uma das melhores do mundo - concordando com o nosso deputado Fernando Capez.

Fica, aqui, também, um compromisso. É um compromisso meu, do Coronel Telhada e de todos os nossos deputados, de lutar pela dignidade dos nossos policiais militares. Estamos num embate muito forte com o Governo do Estado de São Paulo pelo reajuste dos nossos policiais, pelo reconhecimento desse grande trabalho, até para familiares de policiais que não estão mais aqui entre nós.

Portanto, é necessário esse reconhecimento do estado de São Paulo e do nosso governador Geraldo Alckmin. Parabenizar a polícia nós parabenizamos sempre. A população de São Paulo reconhece esse bom trabalho: fala isso constantemente, agradece aos nossos policiais. Só está faltando um pouco desse reconhecimento pelo governador do estado de São Paulo. Então, fica aqui nosso compromisso de estar sempre lutando pela dignidade de todos vocês. É a nossa dignidade, da família policial militar.

Se nós tivermos uma boa polícia, o cidadão de bem está protegido. Vou repetir: se tivermos uma polícia boa, bem reconhecida e trabalhando bem, tudo funciona bem, porque tudo funciona em ordem. E é de ordem que precisamos neste país. Parabéns, Coronel Telhada; parabéns à Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Agradeço ao Coronel Camilo pelas palavras.

Convido, para suas considerações, nosso amigo de muitos anos e nosso veterano na academia, o coronel Julio Antonio de Freitas Gonçalves, hoje superintendente da Cruz Azul.

 

O SR. JULIO ANTONIO DE FREITAS GONÇALVES - Bom dia a todos. Primeiramente, quero agradecer pela oportunidade e pelo desafio de falar depois de três deputados. Isso não é fácil para este veterano. Inicio cumprimentando V. Exa. pela propositura desta sessão especial em homenagem à Polícia Militar. Cumprimento nosso deputado e eterno comandante Coronel Camilo, bem como o deputado Carlão Pignatari, que há um tempo esteve na Cruz Azul tomando um café conosco, o que nos dá muita alegria.

Cumprimento, ainda, o general Eduardo Diniz, é uma satisfação ladear a Mesa com o senhor. Gostaria de cumprimentar também nosso comandante-geral, Nivaldo; e nosso subcomandante, coronel Mauro, na pessoa de quem cumprimento a todos os colegas coronéis aqui presente. Cumprimento a todas as senhoras e senhores oficiais e praças aqui presentes.

Falar, neste momento, da Polícia Militar, é uma honra muito grande para mim. Estou dentro da Polícia Militar, instituição que tem várias entidades vinculadas. Tenho a oportunidade e satisfação de estar dirigindo, com vários colegas... Inclusive, sob a presidência do Conselho de Administração, está nosso coordenador operacional, coronel Dimitrios. Temos a satisfação de estar dirigindo essa entidade, que tem um vínculo histórico e administrativo com a Polícia Militar e que tem um papel muito específico: assistência à saúde e educação à família policial militar.

Estar fazendo isso é um privilégio muito grande também, Coronel Camilo. Vossa Excelência falou no privilégio de comandar a polícia; mas isto também é um privilégio, guardadas as devidas proporções. Um hospital onde nascem 1.800 crianças por ano e um colégio em que... Me permitam só um detalhezinho sobre um tipo de assistência. Nem todo mundo sabe, mas isso é um orgulho bastante grande. Temos perto de 12 mil alunos, sete mil deles da família policial militar, e 157 deles filhos de policiais militares falecidos em serviço.

Desde sempre - ou seja, o colégio faz 40 anos em fevereiro próximo, daqui 2 meses -, desde sempre foi assim. A família é acolhida no colégio e para esses alunos, desde o infantil até o ensino médio, a Cruz Azul e o Colégio da Polícia Militar oferecem ensino gratuito, mais uniforme e mais o material escolar. Não cobram absolutamente nada dessa família, cujo líder entregou a vida no exercício da função. É um orgulho muito grande.

De outro lado, também, a participação da Cruz Azul. Nós fomos convidados, o Colégio da Polícia Militar foi convidado a participar de um evento que está sendo finalizado aqui ao lado, no auditório Franco Montoro. É um evento é chamado “Minha Escola é o Canal”, promovido pela Secretaria da Educação em todas as escolas públicas do estado, e o Colégio da Polícia Militar foi convidado a participar.

Este evento é um concurso entre todas as unidades da rede pública e mais as nossas 12 unidades, para produzir um vídeo, no Youtube, para enaltecer os respectivos patronos das unidades.

A nossa unidade de Sorocaba, a mais recente que nós temos, fez um vídeo do seu patrono, Pedro Dias de Campos, que foi comandante-geral da nossa polícia entre 1924 a 1926, e que fundou a Cruz Azul.

A Cruz Azul também tem movimentos históricos bastante significativos. Eu disse que o colégio faz 40 anos daqui dois meses, e a Cruz Azul fez 92 anos em julho deste ano, 2017.

Então, eu reitero os cumprimentos aos nossos dois deputados - me permitam - “nossos” dois deputados, porque são da nossa Casa, pela propositura da sessão especial. Cumprimento a Polícia Militar, e também estou junto nesse abraço a todos os integrantes da Polícia Militar.

Muito obrigado a todos. Obrigado pela oportunidade.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Agradeço as palavras do coronel Freitas. Obrigado, Freitas. Eu quero convidar, para suas considerações, nosso amigo, general de divisão, Eduardo Diniz, comandante da 2ª Divisão de Exército, hoje representando também nosso amigo, general de Exército, João Camilo Pires de Campos, comandante do Comando Militar do Sudeste.

General, por gentileza.

 

O SR. EDUARDO DINIZ - Nobre Deputado Coronel Telhada, deputado Coronel Camilo, deputado Carlão Pignatari, coronel Freitas, meu amigo coronel Nivaldo, minhas senhoras, meus senhores e os nossos valorosos membros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, é uma grande satisfação, e posso dizer um privilégio ocupar este parlatório, neste importante evento realizado hoje.

Essa satisfação pode ser caracterizada por três fatos. O primeiro deles, pela consideração, respeito, pelo trabalho da nossa polícia. Nós, membros das Forças Armadas, conhecemos todo o Brasil, conhecemos as suas instituições, sabemos um pouco sobre segurança e, com certeza, podemos afirmar a qualidade dessa polícia. Qualidade que, diferente do que se diz, é atestada pelo trabalho voltado para a proteção do cidadão de bem - e isso é o que essa polícia faz.

Outro aspecto que nos traz satisfação é, com certeza, a grande parceria que temos com essa polícia ao longo de toda a história do Brasil e, mais recentemente, no que diz respeito à realização de grandes eventos em que pudemos, de forma bastante clara e leal, trabalhar juntos e realizar essas atividades da melhor forma possível. É uma parceria no nosso dia a dia, nas nossas atividades e nos nossos exercícios. Se não pudéssemos contar com a polícia, a coisa ficaria muito difícil - e a polícia está sempre do nosso lado.

Por último, como cidadão brasileiro, participar de uma atividade como essa nos traz satisfação porque, no momento em que o país desacredita nas instituições de segurança, é muito bom ver uma Assembleia Legislativa, que representa o povo, realizando uma homenagem como esta. Como cidadão brasileiro, eu fico muito feliz.

O Exército Brasileiro confia e acredita muito na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nossos parabéns à Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE – CORONEL TELHADA - PSDB - Agradeço as palavras do Sr. General Eduardo Diniz, antes de passar a palavra ao coronel Nivaldo, nós temos um vídeo de, aproximadamente, três minutos.

Eu vou passar o vídeo antes e, posteriormente, ouviremos as palavras do nosso comandante-geral coronel Nivaldo César Restivo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Quero convidar para fazer as suas considerações o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, meu amigo, coronel PM Nivaldo César Restivo.

 

O SR. NIVALDO CÉSAR RESTIVO - Muito bom dia a todos, bom dia a todas. Quero iniciar a minha fala parabenizando a feliz iniciativa do nosso amigo, hoje deputado, sempre coronel da Polícia Militar e eterno comandante do 1º Batalhão de Choque, Rota, deputado Coronel Telhada. Muito obrigado pela oportunidade. Meus cumprimentos pela iniciativa. Muito obrigado.

Agradeço também a presença do nosso eterno comandante-geral, deputado Coronel Camilo. Posso repetir mais uma vez, comandante? A cada oportunidade eu falarei que a pessoa em quem busco inspiração para bem conduzir os destinos da nossa Polícia Militar é o senhor, que carrega exemplos diários, que facilitam muito a nossa vida.

Nosso amigo, general Eduardo Diniz, que é o comandante da 2ª Divisão de Exército, representando o comandante do Comando Militar do Sudeste, general Campos. Quero complementar a parceria a que o senhor se referiu na tribuna dizendo que, recentemente, a 2ª Divisão de Exército fez uma homenagem à Polícia Militar, oportunidade em que, no pátio interno do Comando Militar do Sudeste, tivemos uma formatura com as unidades da 2ª DE. Dentre a tropa formada, havia um pelotão da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A tropa do glorioso Exército Brasileiro entoou, de maneira muito vibrante, a Canção da Polícia Militar, e o estandarte da nossa Polícia Militar desfilou no pátio interno do Comando Militar do Sudeste. General, por isso somos todos muito gratos e reconhecemos a importância dessa parceria, dessa integração.

Nosso amigo, coronel Freitas, superintendente da Cruz Azul em São Paulo, é responsável por gerir a parte educacional e de saúde da nossa família policial militar. Muito obrigado pela presença. Meu amigo, coronel Mauro, que é subcomandante da Polícia Militar. Em seu nome, Mauro, estendo os cumprimentos a todos os oficiais e praças presentes.

Aproveito para agradecer ao nosso presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, coronel Antonio Chiari, que está acompanhado do coronel Salgado. Agradeço ao nosso amigo Dirceu, presidente da Aspomil, cujo filho faz parte do efetivo da Assessoria Policial Militar. O senhor é sempre muito bem-vindo, Dirceu. Obrigado. O Figueiredo é o presidente em exercício da APMDFESP e está acompanhado do Wladimir e do Pytel. Obrigado.

Entendemos as dificuldades que têm, e tê-los aqui é motivo de muito orgulho para nós. Muito obrigado pelas presenças; sargento Vaz, maestro da nossa fração de Tropa Musical do CPA/M-8, sempre prestigiando aqui. Obrigado pela presença. Estenda os cumprimentos aos nossos policiais do CPA/M-8; e os nossos lanceiros do Regimento de Cavalaria Nove de Julho.

Coronel Freitas, se fica difícil falar depois de dois deputados, o que dizer falar depois de dois deputados, um general e outro superintendente da Cruz Azul. Fica um pouco mais difícil. Mas falar da Polícia Militar é fácil, porque é uma instituição que é unanimidade, uma instituição que está à beira de completar os seus 186 anos. É uma instituição que participou de inúmeras atuações.

No estado de São Paulo, ela teve atuação que extrapolou a divisa do Estado; teve atuação que extrapolou a fronteira do País, tudo muito bem representado em nossas 18 estrelas que compõem o escudo da Polícia Militar. E o que temos em comum, nessas atuações, é que sempre foi uma atuação da polícia voltada à proteção de direitos, voltada ao fortalecimento da democracia, voltada à defesa da população, quer seja a população local, quer seja a população um pouco mais distante.

É isso que nosso ministro da Justiça, Diogo Antônio Feijó, esperava quando autorizou a criação de uma instituição dessa magnitude. É isso que o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar fez quando, há 186 anos, deu início a nossa gloriosa Polícia Militar.

Sinto-me muito honrado de poder, a cada dia, constatar, testemunhar o valor da nossa tropa, o valor de uma instituição centenária, quase bicentenária, muitas vezes não reconhecida. Poucas pessoas falam bem da nossa instituição, muitas pessoas falam mal de nossa instituição, mas para falar bem precisa ter coragem. As pessoas que falam mal não têm coragem de falar bem, apesar de saber que temos inúmeros exemplos, incontáveis exemplos que permitiriam, a cada uma dessas pessoas, falar bem. Isso não nos abate, pelo contrário nos estimula a oferecer, cada vez mais, um serviço de qualidade para nossa população. Tenho a convicção de que isso só é possível com trabalho dedicado de cada um dos nossos valorosos homens e mulheres que compõem a nossa instituição.

Então - repito -, sou muito grato por poder fazer parte dessa família. Cada um dos senhores e senhoras tem o meu respeito, tem a minha admiração, tem a minha gratidão por tudo que fazem por São Paulo.

Muito obrigado, e parabéns pelo aniversário da nossa querida Polícia Militar. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Agradeço as palavras do nosso comandante-geral, e quero, neste momento, convidar a todos os presentes, que em posição de respeito, cantemos juntos a Canção da Polícia Militar do Estado de São Paulo, letra de Guilherme de Almeida, o grande Guilherme de Almeida, o poeta da revolução, e música do Major PM Alcides Jácomo Degobbi. Nossa banda, hoje, está regida pelo Sr. 1º sargento Cristiano Vaz Coelho.

 

* * *

 

- É entoada a Canção da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Uma salva de palmas à nossa banda e à nossa Polícia Militar.(Palmas.)

Senhoras e senhores, meus amigos e minhas amigas, quero agradecer a presença de todos, não só das autoridades, mas de todos que abrilhantaram o nosso evento. O Brasil passa por uma nova fase, por uma transformação. É um momento histórico muito difícil. É lógico que a nossa Polícia Militar acaba participando ativamente, sofrendo ativamente devido ao momento que passamos.

Em contrapartida, politicamente, nunca tivemos tanta representação como estamos tendo nos últimos dias. Temos dois deputados federais, o Major Olímpio e o Capitão Augusto, incansáveis e batalhadores, lá em Brasília, na Câmara dos Deputados. Diariamente, acompanhamos o seu trabalho. Eles não puderam estar presentes devido a outros compromissos, mas têm trabalhado forte pela nossa Polícia Militar.

Nesta Casa, eu e o deputado Coronel Camilo sempre fazemos questão de dizer que somos policiais militares e estamos deputados. O deputado Gil Lancaster também foi policial militar por sete anos. Há ainda o deputado Delegado Olim, que está conosco em todas as causas. Além dos deputados Fernando Capez e Carlão Pignatari, ainda há vários outros deputados que são colaboradores da Polícia Militar.

Praticamente todas as ações e projetos referentes à Polícia Militar que entraram durante o tempo que estamos aqui, desde o dia 15 de março de 2015, tiveram o apoio maciço dos 94 deputados. Aqueles deputados que são contra nós ideologicamente, no momento da votação, têm reconhecido o valor da Polícia Militar.

Muitas vezes, a Polícia Militar não percebe a força que tem nesta Casa. A Polícia Militar, como instituição, ainda não se apercebeu do gigantismo de que é formada. Precisamos assumir esse gigantismo, esse lado político, essa representatividade que temos. A Polícia Militar, nos seus 186 anos que está completando no dia 15 de dezembro, sempre trabalhou muito pela população, sempre se expôs, sempre se sacrificou.

Nós, militares, temos o juramento de, se necessário, sacrificar a nossa própria vida em prol de outras pessoas que nem conhecemos, e sempre fizemos isso. No entanto, sempre nos esquecemos de nós mesmos, da nossa corporação, do nosso homem, da nossa mulher, do nosso soldado, do nosso polícia. É o momento de percebermos que temos sim condições de continuar atendendo muito bem a população, lutando 24 horas por ela, mas também cuidarmos de nós, professor José Carlos. É isso que nós temos feito aqui incansavelmente, o Coronel Camilo e eu, entre outros deputados, batalhado, apresentado propostas, lutado por vantagens, procurado até regularizar coisas que não havia. Um exemplo claro aqui é a lei de ingresso na Polícia Militar, que não havia. Hoje, há uma lei de ingresso que veio a esta Casa e foi proposta, e em uma semana passou com várias emendas do Coronel Camilo e minha, que graças a ela conseguimos hoje ter uma lei de ingresso, o PLC nº 04, inclusive mudando a idade para aposentadoria compulsória da Polícia Militar.

Com isso, Coronel Camilo, eu tenho um documento oficial mostrando que só com essa nossa aprovação do PLC nº 04, 1.800 policiais deixaram de ser obrigados a ir embora da polícia, tendo a opção de permanecer na Polícia Militar.

São pequenas vitórias que nós conseguimos - das muitas que conseguiremos - e que, às vezes, não são percebidas pelo nosso pessoal. Então, é importante que os senhores e as senhoras entendam que esta Casa é de vocês. Nunca, desde a nossa assunção aqui, houve tanta participação, tanta atividade da Polícia Militar dentro desta Casa como no nosso mandato aqui, com respeito a todos os demais deputados que por aqui passaram. Quando nós estávamos na Câmara Municipal, pudemos observar que também houve uma participação muito forte da Polícia Militar. Hoje há uma participação e um trânsito, muito grande e muito forte, da Polícia Militar nesta Casa.

Eu queria concitá-los a todos aqui, eu sempre falo isso, coronel Nivaldo, nosso comandante-geral, porque é uma coisa que me incomoda muito, algumas posturas que eu tenho visto na Polícia - apesar de ser um dia de festa, mas sempre vale a pena lembrar - da disciplina e da hierarquia. Eu entendo que todos nós aqui policiais militares, sem exceção, do soldado mais jovem ao coronel mais antigo, na ativa ou na reserva, todos nós aqui somos voluntários, todos nós nos sacrificamos para envergar essa farda, todos nós prestamos exames, até às vezes brigamos com familiares, coronel Freitas, para ingressar na Polícia Militar.

Então, nós temos o dever sagrado de lembrar que somos policiais militares, movidos à hierarquia e disciplina. Eu tenho visto alguns movimentos que muito têm me incomodado. Movimentos afrontando a disciplina, movimentos afrontando o Comando. Isso não deve ocorrer no nosso meio. Aliás, essa é uma técnica que já vem sendo usada há muitos anos, general Diniz, no sentido de instabilizar a tropa, instabilizar uma corporação de 186 anos. Muitas vezes o que a esquerda tentou em armas nos anos 70, mas não conseguiu realizar, hoje nós vemos, através de um aparelho de celular, movimentos que tentam a mesma coisa, a instabilidade da nossa corporação. E o pior, Coronel Camilo, nós vemos muitos colegas embarcando nessa indisciplina, achando que estão fazendo um bem para a corporação. O comandante-geral falou pouco das pessoas que nos criticam e o Coronel Camilo também lembrou que aqueles que nos criticam, e nos criticam muito, no momento de aflição eles vão ligar para o 190 para serem socorridos. Num momento de necessidade eles podem ligar para todo mundo, mas é o 190 que vai encostar lá um soldado, masculino ou feminino, lá nos rincões de São Paulo, é um policial militar que vai encostar e tentar resolver o problema dele, muitas vezes demorando ou não, mas sempre vai sobrar para a Polícia Militar resolver esse problema.

Então, é isso que nós temos que entender. Nós, policiais militares, pertencemos a uma corporação, uma santa corporação. A nossa profissão é um sacerdócio, e nós temos que valorizar isso. Nós temos tentado isso, tenho certeza, diariamente sensibilizar o governo na valorização da polícia, não é fácil.

Mas não é só com relação à Polícia, mas é com relação a todo funcionalismo. O governo, infelizmente, não tem a sua atenção voltada ao funcionalismo, em especial à Polícia Militar, que nos 645 municípios do estado de São Paulo representa também o governo. Mas eles não têm essa sensibilidade. Mas nós vamos mudar essa triste realidade. Vamos mudar essa realidade trabalhando, representando e levando a nossa corporação para onde for necessário, mas, para isso, tanto o Coronel Camilo quanto eu precisamos muito do apoio da nossa polícia, da nossa tropa, dos nossos oficiais, dos nossos praças.

Problema sempre haverá. Até na família, entre irmãos, às vezes nós temos problemas, então, em uma corporação com 130, 140 mil homens e mulheres da ativa e da reserva, nós teremos problemas, brigas, etc. Isso faz parte, mas nós temos que entender que, se nós nos desunirmos, perderemos essa briga.

Vejo deputados aqui que vieram defender Lamarca. Rafael, meu filho, você que está no COE hoje... Vieram defender Lamarca aqui, dizer que era um herói da nação. Infelizmente, um traidor que matou um tenente nosso amarrado, amordaçado, dentro de uma caverna, é visto por alguns como sendo herói da nação. Infelizmente, Coronel Camilo, V. Exa. tem visto também membros da nossa corporação abraçando esses deputados, achando que esses deputados trarão algum benefício para nós. Não percebem que o que esses deputados querem, justamente por sua ideologia, é a extinção da nossa corporação.

Depois das Forças Armadas, representadas aqui pelo nosso general Diniz, nos estados quem segura o problema da desordem total, do caos total, são as Polícias Militares. A hora que eles conseguirem desestruturar as Polícias Militares e as Forças Armadas, está feito o cenário necessário para uma tomada comunista, uma tomada esquerdista total no nosso país. Quem conhece um pouquinho de história, estuda um pouquinho, sabe o que isso representa.

Mas, enquanto nós estivermos aqui, hoje, nesta trincheira política - nós não estamos mais na trincheira onde os senhores estão, envergando a farda -, gostaríamos muito de estar aí ainda, sempre que podemos, usamos farda em nossos eventos, mas hoje nós estamos em uma trincheira política, general.

Enquanto estivermos nessa trincheira, sendo criticados ou não, nós lutaremos pela nossa Polícia Militar, nós lutaremos pelas nossas Forças Armadas, nós lutaremos pelas Guardas Municipais, nós lutaremos pelo estado de São Paulo, pela população, pela segurança, pela integridade das famílias, das escolas, do civismo, enfim, da Segurança do Estado brasileiro.

Por isso, hoje, nesta comemoração dos 186 anos - faltam três dias para os 186 anos da Polícia Militar -, estejam conosco nesta luta, nos ajudem. No ano que vem teremos eleição. Que venham mais candidatos, façam mais candidatos. O melhor jeito de vencer essa luta é pelo voto, não é pelo derramamento de sangue que muitos estão conclamando por aí.

 Quem está com conclamando o derramamento de sangue, na hora em que for derramado o sangue, vai ficar sentado atrás da televisão, assistindo. São vocês aqui que vão derramar o sangue, e nós não queremos isso. Nós queremos uma vitória, uma vitória real. Dentro da democracia, como é que se tem uma vitória real? No voto, na campanha, da legalidade.

Nós temos a pecha de ser legalistas. No nosso hino está escrito isso, fala em legalidade. Então, senhores, estejam conosco nessa luta. Eu tenho certeza e o Coronel Camilo também tem, posso dizer em nome dele, de que nós seremos vencedores se continuarmos unidos, fazendo sempre de nossa Polícia, como diz o nosso hino: “vigias da lei e paulistas por mercê de Deus”. Contamos com todos os senhores nessa luta. Agradeço a presença de todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades; à minha equipe, minha assessoria, em nome do coronel José Paulo, meu chefe de gabinete; a todos os meus assessores aqui presentes; aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, da Assessoria Policial Militar, na figura do coronel Gomes, e da Assessoria Policial Civil, bem como a todos os senhores e senhoras que, com sua presença, colaboraram para o êxito desta solenidade. Mais uma vez, agradeço a presença de todos, que Deus os abençoe. Brasil acima de tudo.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 34 minutos.

 

* * *