http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

05 DE FEVEREIRO DE 2018

001ª SESSÃO SOLENE EM CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SENHOR ODÍLIO BERGAMINI

Presidente: CLÉLIA GOMES

RESUMO

1 - CLÉLIA GOMES

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento desta deputada, com a finalidade de realizar "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Odílio Quirino Bergamini". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz agradecimentos gerais e, em seguida, nomeia as demais autoridades presentes.

2 - GILENO GOMES

Deputado estadual, faz agradecimentos gerais. Destaca a trajetória do homenageado, Sr. Odílio Quirino Bergamini. Menciona a humildade e generosidade do empresário.

3 - PRESIDENTE CLÉLIA GOMES

Enaltece a figura e o trabalho empresarial e filantrópico do homenageado. Anuncia a apresentação de vídeo institucional em homenagem ao Sr. Odílio Quirino Bergamini.

4 - CLÁUDIO HUMBERTO CORREA

Diretor comercial da Rede Bergamini, destaca diversas qualidades do Sr. Odílio Quirino Bergamini, como a humildade e a bondade. Lembra de histórias ocorridas na rede de supermercados Bergamini que demonstram seu espírito filantrópico. Agradece a oportunidade de trabalhar junto ao homenageado. Realiza homenagem ao Sr. Odílio Bergamini em nome de todos os funcionários da rede de mercados.

5 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê biografia do homenageado e destaca os principais marcos de sua trajetória profissional.

6 - PRESIDENTE CLÉLIA GOMES

Presta homenagem, com entrega do Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo, ao Sr.Odílio Quirino Bergamini.

7 - ODÍLIO QUIRINO BERGAMINI

Empresário do ramo de supermercados, agradece a realização desta solenidade. Cumprimenta os presentes. Elogia a trajetória política da deputada Clélia Gomes. Diz estar disposto a realizar novas parcerias com a parlamentar em benefício da população da zona norte de São Paulo.

8 - PRESIDENTE CLÉLIA GOMES

Lembra a parceria entre seu mandato e o supermercado Bergamini, para a realização de mutirão de exames de mamografia, que ocorreu no estacionamento do estabelecimento comercial. Enaltece a conduta do homenageado em sua vida pessoal e profissional. Declara-se honrada em presidir esta sessão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.


 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Clélia Gomes.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO -  Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de prestar homenagem ao Sr. Odílio Quirino Bergamini.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia dez de fevereiro, às 21 horas, pela NET - canal 7; pela TV Digital - canal 61.2 - e pela TV Vivo - canal 9.

Convidamos para compor a Mesa a deputada estadual Clélia Gomes; o Sr. Odílio Quirino Bergamini; o deputado estadual Gileno Gomes; o Sr. Claudio Humberto Correa, diretor comercial da Rede Bergamini; a tenente coronel Ana Cláudia; e o cantor Mococa. Podem sentar-se, por favor.

Com a palavra, a proponente desta sessão solene, deputada estadual Clélia Gomes.

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Boa noite a todos e a todas.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação desta deputada, com a finalidade de homenagear o Sr. Odílio Quirino Bergamini, outorgando-lhe o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, em reconhecimento ao seu espírito empreendedor e filantrópico.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro sargento Gleidson.

 

* * *

 

            - É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Agradecemos a Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Quero agradecer a presença do Sr. Thiago Guerra, representando o prefeito regional Alexandre Pires, de Jaçanã/Tremembé; capitão tenente Alberto Marques de Hollanda Junior, representando Antônio Carlos Soares Guerreiro, vice-almirante; a Eliana Guarda do Programa de Participação Comunitária da Sabesp de Santana; Mário Graf, representando o deputado Campos Machado; o segundo sargento da PM, Gleidson Azevedo, maestro da Camerata; Marcelo Rodrigues, representando o deputado Salim Curiati; e a todos da Mesa por estarem aqui.

Com a palavra, nosso deputado Gileno Gomes.

 

O SR. GILENO GOMES - PSL - Boa noite. Primeiramente agradeço a Deus pela oportunidade de estarmos aqui nesta noite de segunda-feira, um dia muito importante e merecido. Fiz questão de estar aqui presente nesta homenagem do Colar de Honra ao Mérito para o Sr. Odílio, uma pessoa que já tivemos a oportunidade de participar junto em várias reuniões da APAS - Associação Paulista de Supermercados. Estamos sempre acompanhando não só em Guarulhos, mas na Zona Norte, e a APAS do estado de São Paulo. Estamos sempre presentes, é um segmento que representa muito nosso País. É um segmento que vem sempre crescendo.

Parabenizo a Clélia, uma deputada que vem mostrando seu trabalho e representatividade não só na Zona Norte, mas no estado de São Paulo. É uma das mulheres deputadas aqui da Assembleia Legislativa, a maior da América Latina, em um estado com 45 milhões e cem mil habitantes. Se dividido, é quase um milhão de habitantes para cada deputado representar. Olha a responsabilidade e compromisso. Como somos vizinhos em Guarulhos, na Zona Norte, estamos sempre próximos um do outro. A Clélia é da região do Jardim Brasil. Na realidade, morei naquela região, na Vila Constância. Vim de Feira de Santana da Bahia e fui morar de favor na casa da minha avó ali na divisa do Jardim Brasil com a Vila Constância, no Jaçanã.

Na realidade, mesmo em 70 quando fomos morar em Guarulhos, quando meu pai comprou um terreno no Jardim Moreira, acabamos mudando para lá, o Bergamini da Roland Garros, minha mãe saía de Guarulhos para fazer compra lá. Tive a oportunidade de visitar o Sr. Odílio no Bergamini, almoçar com ele. É uma satisfação quando estamos perto do senhor. É humilde, trabalhou e cresceu com muita luta. Sabemos das batalhas para chegar aonde chegou, esta homenagem foi muito merecida. Parabéns ao senhor, uma pessoa de luta. E a todos aqueles que são funcionários e são próximos do senhor. Nessa vida não chegamos a lugar nenhum sozinho. Para mim é uma satisfação estar hoje aqui nesta homenagem merecida. Parabéns, Deus abençoe.

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Dando continuidade, quero agradecer o Sr. Odílio Quirino Bergamini, empresário do ramo de supermercados e ao deputado Gileno, que está sempre comigo em minhas empreitadas. Vivemos nos esbarrando e trombando na Zona Norte. Estamos sempre juntos, Guarulhos está muito próxima.

Ao Cláudio, por todo carinho e por você sempre estar conosco. Ele é diretor comercial da Rede Bergamini. Muito obrigado pelo sempre respeito e carinho comigo e nosso trabalho. À tenente coronel Ana Cláudia, é sempre bom ter uma mulher na Mesa junto conosco. Eu digo que a política é muito machista, tem muito homem. A polícia também. Quando vemos uma mulher conosco, ficamos satisfeitas. Ao cantor Mococa, é um prazer conhecê-lo e saber que estou em uma Mesa tão importante para o Sr. Odílio e para todos nós.

Dando continuidade, assistiremos agora ao vídeo que resume a trajetória pessoal e profissional do nosso homenageado, Sr. Odílio Quirino Bergamini.

 

* * *

 

            - É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Com a palavra, Sr.  Cláudio Humberto Correa, diretor comercial da Rede Bergamini.

 

O SR. CLÁUDIO HUMBERTO CORREA - Boa noite a todos. É uma satisfação imensa estar aqui, podendo falar um pouco e homenagear o Odílio Bergamini, uma pessoa fantástica. Eu pensei em resumir ele em cinco qualidades, e dar um exemplo de cada uma.

Primeiro: o trabalho. Ele é uma pessoa que chegou aonde chegou, as pessoas falam em sorte, mas tem sorte quem trabalha muito. Então sempre trabalhou muito desde o começo. Eu não estava presente, estou no grupo há 16 anos, mas sabemos da sua história. Mas mesmo hoje, depois de 46 anos, se procurar o Sr. Odílio Bergamini em uma segunda oito e meia da noite, onde ele está? No supermercado trabalhando. Se procurar no domingo, sete horas da noite, estará no supermercado trabalhando. E ainda acha tempo para ir para organizar e cuidar das fazendas. O trabalho é uma das grandes virtudes dele.

Segundo: a humildade. Ele é uma pessoa extremamente humilde. Temos muitos funcionários aqui e amigos que sabem da humildade dessa pessoa. Uma coisa me marcou muito. Estou há 16 anos na empresa, e outra qualidade dele é a bondade.

Eu estava pensando em casa com minha esposa e ela falou: “Vamos pedir emprego para o tio”. Porque morava no interior. Eu cheguei: “Sr. Odílio, estamos pensando em casar, preciso de emprego”. Ele disse: “Mas vai morar onde?”. Eu morava lá em Riversul, onde tem as fazendas. Eu falei: “Tenho um primo e uma prima que ofereceram lugar para eu morar”. Que é o Dinho e a Vânia, que estão aqui. “Então pode começar amanhã”. A bondade de ele dar um emprego.

A terceira é humildade, porque todos que o conhecem sabem que esse sucesso que ele teve não mudou a pessoa que ele é. Continua sendo a mesma pessoa humilde de sempre. Depois de oito anos na empresa, ele me chamou em um domingo à noite e falou: “Claudinho, quer me ajudar? Quer trabalhar mais próximo de mim?” Que é no cargo que estou hoje. Eu falei: “É um prazer”. Mas nem sabia o que eu ia fazer. E ele me disse assim: “Só nunca perca sua humildade”. Ou seja, além dele ser uma pessoa humilde, cobra que as pessoas ao seu redor também sejam humildes. Espero estar no caminho certo. Deus me ajude. É uma pessoa extremamente humilde.

A quarta é uma pessoa com um coração, uma caridade que eu nunca vi igual. Em um belo de um dia, uma cliente deixou uma sugestão no supermercado. Temos um papel de sugestão. A cliente ao invés de pedir um Omo que faltou na gôndola, um feijão que faltou, não. Ela pediu uma cadeira de rodas, porque o filho tinha um problema. Era uma cadeira cara, dessas com motor. Aí fui à sala dele, talvez o senhor não se lembre porque já faz uns sete, oito anos, e falei: “Seu Odílio, a cliente está pedindo isso”. Na mesma hora ele disse: “Claudinho, liga para ela, pega o número da conta e vê quanto é”. São coisas que marcam, porque não é todo mundo que faz isso. É um exemplo pequeno da caridade desse homem.

E um último, o coração dele não tem tamanho, é da capacidade de perdoar. Tem uma história que me emocionou. Tinha um funcionário que saiu da empresa e sempre estava lá, íamos à outra loja e o funcionário pedia emprego. Eu disse: “Vê lá com o RH”. Ia ver com eles e o RH bloqueava, porque ele tinha saído da empresa não de maneira correta. Aí outro dia ele parou o seu Odílio de novo na loja, e disse: “Estou precisando de emprego”. E aí ele me perguntou o que mesmo aconteceu com ele. Eu disse: “Ele fez isso e isso”. E continuou assim. E em uma terceira vez, ele pediu ao seu Odílio e ele me falou: “Claudinho, por que não posso dar emprego para esse homem?”. E eu falei: “Você pode a hora que quiser, tio, faz o que seu coração manda”. Então uma pessoa que foi desonesta com ele, mesmo assim ele perdoou, deu o emprego e a pessoa está lá conosco.

Essas são as cinco virtudes que eu gostaria de passar. É um homem trabalhador, de coração maior do mundo, caridoso e humilde. Esse é o Odílio Bergamini, para quem não conhece. É um prazer trabalhar com o senhor. Em nome de todos os funcionários aqui, peço para a Patrícia, sobrinha dele, entregar uma homenagem para o senhor. Em nome de toda a empresa Bergamini.

 

* * *

 

            - É feita a homenagem.

 

* * *

  

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Neste momento daremos início a homenagem ao Sr. Odílio Quirino Bergamini.

Filho de imigrantes italianos nasceu em 17 de abril de 1952, na cidade de Martinópolis, interior do estado. Sua trajetória na capital paulista iniciou-se em 1968, ao percorrer cerca de 540 quilômetros com o irmão e desembarcar no Jaçanã, tradicional bairro da Zona Norte de São Paulo. Nesse mesmo ano começou a trabalhar como funcionário no comércio da família Gouveia, que posteriormente se tornaria seus sogros.

Em 1971 abriu o primeiro comércio próprio, um empório na cidade de Guarulhos. Dois anos se passaram e na Avenida Edu Chaves, na Zona Norte, fundou o primeiro supermercado que levaria o sobrenome Bergamini, onde trabalharia com a venda em atacado e varejo. A partir daí inicia-se a atuação no ramo de supermercados, que resultou, em 2001, na realização de um grande sonho. A rede inauguraria seu maior empreendimento no bairro Jaçanã, o Hipermercado Bergamini, com oito mil metros quadrados, com cerca de dois mil empregos diretos e três mil indiretos.

Odílio não se limitou apenas à gestão dos supermercados. Expandiu a atuação da Rede Bergamini para a produção pecuária, agrícola e hortícola. Investiu em alta tecnologia nas fazendas Bergamini e, atualmente, conta com uma estrutura de ponta para produção, controle e comercialização de produtos próprios na Rede Bergamini. Com mais de 46 anos de história, a rede é referência para todo o estado, e um grande fomentador da economia na Zona Norte de São Paulo. Os supermercados priorizam a qualidade no atendimento aos clientes e melhores preços, além de realizar trabalhos sociais e cooperar com ações de cidadania na região.

No escritório, um mezanino no Hipercard Bergamini, Odílio verifica de perto o andamento dos negócios. Frequentemente é comum encontrá-lo nos corredores. O grande empreendedor é um homem simples e inteligente, que mantém suas raízes firmes e fé intocável. Em outubro do último ano cedeu um espaço do estacionamento do Hiper Bergamini para receber a carreta de mamografia do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, trazida à Zona Norte por intermédio da deputada estadual Clélia Gomes. Mais de 750 exames de mamografia foram realizados durante a ação.

Por toda sua história, a deputada concede ao Sr. Odílio Bergamini o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Este Colar objetiva prestar homenagem pública e solene àqueles que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado de São Paulo. Neste momento, convidamos a deputada Clélia Gomes para fazer a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Odílio Quirino Bergamini, enaltecendo sua trajetória pessoal e profissional, um exemplo para todos nós.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÍLVIA - Com a palavra, o Sr. Odílio Quirino Bergamini. Por favor.

 

O SR. ODÍLIO QUIRINO BERGAMINI - Boa noite a todos. Vamos agradecer a Deus por estarmos aqui hoje, esses amigos maravilhosos que estão aqui me homenageando, a deputada Clélia Gomes. É uma emoção muito grande. É a primeira vez que participo de uma solenidade dessas, e fico muito feliz por isso. Muito obrigado, de coração mesmo, a todos vocês que estão aqui. Eu falo que temos uma equipe. Não uso a palavra funcionário, mas uma equipe. Divido esta homenagem com todos eles, e que transmitam a todos que estão trabalhando.

A Clélia eu nem tenho palavras para falar sobre ela. É uma deputada fantástica. Ela levou para nós o exame dos seios, fez de tudo para colocar a carreta lá. Ficamos muito felizes com isso. Entramos com parceria quando você precisar da Bergamini, é só procurar que estamos à disposição. E ao Claudinho, não tenho palavras para o que você falou aqui. Está de parabéns. Acho que ele acabou completando tudo que eu deveria falar. Eu não posso homenagear eu mesmo. Então muito obrigado pelas palavras. Que Deus abençoe todos vocês. Tenham uma linda volta para casa. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Agora é minha vez de falar. Sou muito emotiva, Sr. Odílio, até porque sua história é muito linda. E de uma forma ou de outra, o senhor faz parte da minha. Eu vi o começo da sua história quando passou no vídeo, na Mercearia Bergamini, depois foi o Mercado Bergamini, ali na Roland Garros. Eu tinha mais ou menos seis anos quando minha mãe me levou naquele mercado. Eu via naquele mercado tanta coisa, era uma necessidade, uma dificuldade na vida, que quando vi tudo aquilo, falei: “Meu Deus tem muita comida aqui”. Um tempo muito difícil para os meus pais, e minha mãe estava fazendo compra. Eu lembro até hoje que essas compras eram entregues em casa em um caminhão.

Eu olhei e fiquei fascinada, Gileno, porque a nossa dificuldade era muito grande. Hoje como deputada, graças a Deus não me falta nada. Mas o que é melhor é que 47 anos depois estou homenageando uma pessoa que fez parte da minha vida. Que me fez acreditar que não poderia me faltar nada se eu trabalhasse. Porque eu acreditava, quando via aquelas prateleiras, que aquela pessoa que tinha colocado toda aquela comida ali, trabalhou muito para tudo aquilo, ela tinha feito muito. Mas eu pensava que ela só pensava em comida, porque eu nunca tinha visto tanta comida junto.

Então hoje para mim é uma honra muito grande, depois de 47 anos, homenagear o senhor, e mostrar para todos que aqui estão que podemos tudo. Eu era uma menina que não tinha um décimo do que tinha ali dentro daquele Bergamini, e nem poderia comprar um décimo do que tinha ali. Mas trabalhando, chegamos onde queremos. Quando temos caráter, podemos trabalhar da melhor forma, podemos colocar a cara para bater e não ter vergonha, porque você tem caráter, sabe do seu real valor como ser humano. E a humildade que vejo no seu trabalho para com a nossa sociedade e nosso povo.

Dois mil empregos geram renda, suas lojas geram empregos e dão dignidade à nossa sociedade, ao nosso povo. Um povo principalmente sofrido, que falta tudo, e o senhor sabe. E com um pouco do seu trabalho, junto com o meu trabalho, com o do Gileno, do Coronel Camilo, e de muitos outros políticos que vivem lá, fazemos a diferença. Para mim é uma honra entregar este Colar para o senhor. É uma honra estar homenageando um homem que de uma forma ou outra fez parte da minha vida. Conversei com o Márcio e ele falou: “Traduzo o Sr. Odílio em três palavras: trabalho, caráter e humildade”. E eu falei para ele: “Que coincidência, são três palavras que existem dentro do meu gabinete”.

Trabalhamos dia e noite para ter uma sociedade melhor. Caráter, somos políticos e como o quadro político hoje está muito feio, ninguém quer saber de política, e nós fazemos uma política inversa e boa, de coração. E quando você coloca seu coração para falar, você é humilde. Essa é a terceira palavra, a humildade. Sr. Odílio, se eu acredito um pouco nessas três características, a partir de hoje tenho certeza que estou no caminho certo. Porque vejo o carinho dessas pessoas pelo senhor e dos seus funcionários, equipe Clélia Gomes, nós estamos no caminho. Muito obrigada por nos ensinar a sermos diferentes, ou nos ensinar o que é ser certo. Muito obrigada. Que Deus abençoe o senhor não só hoje, mas todos os dias da sua vida.

Eu tenho que agradecer, porque 750 mamografias foram feitas, e o Sr. Odílio não nos cobrou nada para ficarmos no estacionamento do hipermercado. Hoje parabenizo o senhor e vou aplaudi-lo por essas 750 pessoas, por esses dois mil empregos, por esses mil amigos que o senhor tem, porque tenho certeza que o carinho que eles têm pelo senhor, hoje comigo, vem crescendo muito mais. Se antes eu o respeitava, hoje tenho uma consideração muito maior. E vou dizer para todos ouvirem, quando crescer quero ser que nem o senhor.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa, à TV Legislativa, às Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 44 minutos.

 

* * *