http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

23 DE FEVEREIRO DE 2017

 

03ª SESSÃO SOLENE PARA CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS

 

Presidente: ANDRÉ SOARES

 

RESUMO

1 - ANDRÉ SOARES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE ANDRÉ SOARES

Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, para realizar a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao maestro João Carlos Martins", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - JOSÉ LUIZ PENNA

Secretário estadual da Cultura de São Paulo, enfatiza a justeza da homenagem ao maestro João Carlos Martins. Parabeniza o deputado André Soares, pela iniciativa de realizar esta solenidade. Considera que um evento como este, ao premiar a cultura e a inteligência, sinaliza ao País que nem tudo está perdido. Faz elogio ao trabalho social feito por João Carlos Martins.

 

5 - RICARDO DA SILVA HAYDU

Presidente da Fundação Bachiana, faz histórico de sua amizade e de sua parceria profissional com João Carlos Martins. Manifesta seu orgulho por presidir a Fundação Bachiana e acompanhar o crescimento de sua orquestra. Discorre sobre a importância das ações sociais promovidas pela entidade. Considera o homenageado um gênio.

 

6 - PAULO LOURENÇO

Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, elogia o trabalho filantrópico de João Carlos Martins, bem como sua atividade como educador. Destaca a importância da Fundação Bachiana para a democratização do acesso à cultura. Afirma que o pai do homenageado foi, também, uma pessoa notável. Avalia que o exemplo de vida de João Carlos Martins oferece esperança a todos.

 

7 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, faz leitura de resumo da trajetória de João Carlos Martins e anuncia a exibição do trailer do filme "João, o Maestro".

 

8 - PRESIDENTE ANDRÉ SOARES

Realiza a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao maestro João Carlos Martins.

 

9 - JOÃO CARLOS MARTINS

Maestro, agradece pela homenagem recebida. Diz sempre considerar cada dia como o mais importante de sua vida. Expressa seu desejo de deixar um legado musical ao País. Descreve projeto de criação de orquestras ao redor do Brasil. Enaltece a interpretação do "Hino Nacional" feita pela Camerata da Polícia Militar. Declara que os músicos têm a missão de humanizar a sociedade.

 

10 - PRESIDENTE ANDRÉ SOARES

Anuncia apresentação musical do ator mirim Davi Campolongo, parte do elenco do filme "João, o Maestro".

 

11 - JOÃO CARLOS MARTINS

Maestro, elogia a apresentação de Davi Campolongo. Ressalta que o garoto começara a estudar piano havia pouco tempo, já demonstrando grande talento.

 

12 - PRESIDENTE ANDRÉ SOARES

Destaca a justeza da homenagem prestada ao maestro João Carlos Martins. Afirma que sua vida é um exemplo para todos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. André Soares.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de prestar homenagem ao maestro João Carlos Martins.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 25 de fevereiro, às 21 horas; pela NET - canal 7; TV Digital - canal 61.2; e pela TV Vivo - canal 9.

Convidamos para compor a Mesa o deputado estadual André Soares; o maestro João Carlos Martins; José Luiz Penna, secretário da Cultura do         Estado de São Paulo; Paulo Lourenço, cônsul-geral de Portugal, neste ato representando todos os cônsules aqui presentes; Ricardo da Silva Haydu, presidente da Fundação Bachiana.

Com a palavra, o proponente desta sessão solene, o deputado estadual André Soares.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ SOARES - DEM - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear o maestro João Carlos Martins, outorgando-lhe o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, em reconhecimento à sua enorme contribuição ao País.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º sargento Gleidson Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Agradecemos a Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Na presença do maestro João Carlos Martins, agradeço a presença do Sr. José Luiz Penna, secretário estadual da Cultura de São Paulo; Paulo Lourenço, cônsul-geral de Portugal, representando todos os cônsules aqui presentes; Ricardo da Silva Haydu, presidente da Fundação Bachiana, em nome de quem cumprimento todos os conselheiros presentes; Carlos Eduardo Martins, filho do nosso querido maestro João Carlos Martins.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Gostaríamos de agradecer também as presenças da tenente Natália Ferreira, representando o Comando da 2ª Região Militar do Exército; a 2ª tenente Marcella Motta, neste ato representando o Almirante Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval; Marília Barbour, secretária-adjunta da Cultura, neste ato representando o secretário municipal da Cultura, André Sturm; Andrea Feliponi Garcia, assessora parlamentar, representando o deputado estadual Itamar Borges, líder do PMDB nesta Casa; Luis Gerardo Hernández Madrigal, cônsul-adjunto do México; Mário Antônio Turnaturi, chanceler do Consulado da República de San Marino; Sra. Flávia Paone, do Consulado-Geral da República de San Marino.

Agradecemos as presenças de Sebastian Barnet Fuchs, cônsul alemão para Assuntos Culturais, do Consulado-Geral da Alemanha; Klaus Hofstadler, cônsul-geral da Áustria; Gabriel Rivera, cônsul-adjunto da Argentina; Peter Johansson, vice-cônsul da Suécia; Elizeu Lima, cônsul-geral da República de Fiji; Perrine Warme Janville, adido de Cooperação e de Ação Cultural do Consulado-Geral da França; Luiz Pierre Edmond, cônsul e chefe da área comercial do Consulado-Geral do Canadá; Veronica Barahona, cônsulesa-geral do Equador; Balázs József, cônsul cultural da Hungria; André Bukowski, cônsul honorário da Polônia; Stylianos Hourmouziadis cônsul-geral da Grécia; Ricardo Cateb Cury, cônsul-geral de Mianmar.

Venceslau Soligo, conselheiro diplomata do Consulado de Malta; Guilherme de Karam Curi, cônsul honorário do Gabão; Sr. Marcos Mendonça, presidente da TV Cultura; e o Sr. Alcineu Garcia Villela Junior, diretor de assuntos institucionais da Vivo Telefônica. Com a palavra, o deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ SOARES - DEM - Agradeço ao Cerimonial. Vou quebrar um pouco a ordem dos depoimentos, devido agenda do secretário de Cultura, José Luiz Penna. Ele falará agora e depois daremos andamento aos demais.

 

O SR. JOSÉ LUIZ PENNA - Bom dia a todos. Este ato é de suma importância para esta Casa de Leis. Acho que ajuda a repor a política no lugar que deve estar, que é no lugar que ajuda o País a crescer. Saúdo especialmente o deputado André Soares pela iniciativa. Acho que o mandato do deputado e esta Casa, para falar em uma linguagem bem popular, marca um gol de placa. Porque homenagear o maestro João Carlos Martins é sinalizar para o Brasil que nem tudo está perdido. Nesse momento da vida brasileira, em que uma vaga de obscurantismo e de violência nos assola, a reação possível, contundente é justamente premiar a inteligência, a cultura e a sensibilidade.

E nada simboliza mais essa vontade de repor o País nos trilhos, do que uma homenagem ao maestro João Carlos Martins, nosso decano da resistência pela inteligência, pela vontade de fazer do País a pátria dos nossos sonhos. Porque ele não é só um talento musical reconhecido mundialmente. Ele também é um homem de gestos firmes no sentido de amparar a juventude, de mostrar para os desfavorecidos que temos condições de ter uma vida melhor. Um trabalho social da maior profundidade. Quero parabenizar a todos, ao deputado André Soares, a esta Casa de Leis, que na vida democrática - e é preciso que lembremos que esse momento não pode resvalar para uma experiência autoritária de novo. Eu sei que vivemos o momento mais longo da abertura política na história do País, mas está muito longe de termos uma democracia implantada e fundamentada. Porque democracia não pode e não deve conviver com essa diferença absurda econômica que nós assistimos no País hoje.

Também não podemos conviver com esse fantasma da crescente intolerância, que não está em nosso horizonte mítico. A intolerância religiosa, sexual, social, não pode estar em nosso convívio. Precisamos reagir afirmando a democracia, afirmando um País tolerante, a vantagem da inteligência, da sensibilidade, da cultura, para qual a nossa gente é talhada. Viva João Carlos Martins. Viva esse ato importante para todo o País. Muito obrigado. Bom dia.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ SOARES - DEM - Registro a manifestação da deputada Célia Leão, que não pôde estar presente, mas manda um abraço e deseja sucesso à sessão solene e ao maestro. Registro também a presença do Sr. Claudio Basil, representando o deputado Fernando Capez.

Com a palavra, Ricardo da Silva Haydu, presidente da Fundação Bachiana.

 

O SR. RICARDO DA SILVA HAYDU - Senhoras e senhores, um bom dia. Membros da Mesa, meu amigo João Carlos Martins, posso dizer que além de meu amigo, há 55 anos, perdido em Nova Iorque, esse amigo que hoje inclusive posso chamar de irmão, como nos chamamos, me acolheu. Digo isso porque chegarei mais tarde. Há sete anos sou presidente da Fundação Bachiana Filarmônica. Venho acompanhando o trabalho que esse meu irmão está fazendo durante esses sete anos, é algo não diria só maravilhoso, mas grandioso.

Você acompanhar uma orquestra durante todo esse tempo  e vendo-a crescer, o que esse homem faz é algo de muito orgulho. Cresceu de tal forma que hoje podemos dizer que é uma das melhores orquestras do Brasil. Chamar João Carlos de gênio, não tenho dúvida nenhuma, todos nós sabemos que é gênio. Um homem gênio que consegue fazer dessa música, da Fundação Bachiana, das escolas que ele tem formado, dos alunos que tem feito, dos músicos que tem acolhido, porque João Carlos acolhe quem tem alguma necessidade e acolhe realmente.

Gênio por reger a 9ª Sinfonia de Beethoven, coro e orquestra de cor, por não poder virar as páginas da música. Isso sim eu considero gênio. Mas também nos esquecemos de uma parte: do que João já passou com o acidente em suas mãos, que nós todos conhecemos. As operações que João Carlos fez, dezenas, do que sofreu, podemos dizer que é homem. E esse é homem com H maiúsculo. Parabéns João.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ SOARES - DEM - Gostaria de convidar o cônsul Ricardo Cury, de Mianmar, para compor a Mesa.

Com a palavra, Paulo Lourenço, cônsul-geral de Portugal.

 

O SR. PAULO LOURENÇO - Muito bom dia a todos. Sr. Deputado André Soares, na pessoa de quem cumprimento a Mesa. Queridíssimo maestro João Carlos Martins, fui amavelmente convidado para dirigir, em nome dos colegas do Corpo Consular aqui presente, algumas palavras sobre o agraciado. Faço com muito gosto, não só pela admiração que mantenho pessoal e institucionalmente pela figura do homenageado, mas também por respeito a esta nobre Casa, e por deferência para com meus queridos colegas do Corpo Consular aqui presentes.

Serei, em todo caso, muito breve. Aqui um paradoxo que é de que por um lado o maestro João Carlos Martins dispensa apresentações e, por outro lado, também é que sua biografia é humanamente tão rica, que parece desafiar a própria imaginação. Todos aqui sabem do grande maestro e intérprete de Bach e não só, que ele é. Todos sabem do educador, do filantropo, do trajeto extraordinário de dedicação, fé e superação que é sua vida, às vezes desafiando a própria ficção.

Mas eu queria destacar apenas dois aspectos que me parecem mais impressionantes: impressiona-me que o maestro João Carlos Martins tenha buscado justamente as provações e os desafios que a vida lhe colocou e força para corresponder e retribuir à sociedade o que ela lhe deu. Por isso é impossível não distinguir aqui o filantropo, o homem que através de sua ação e de sua generosidade e entrega tem feito tanto pela integração social, pela democratização do acesso à cultura. Esse era o primeiro aspecto que eu gostaria de salientar. O segundo, com clemência dos meus colegas do Corpo Consular, não posso deixar de deferir, é o fato de que o maestro João Carlos Martins, que eu próprio tive o privilégio de entregar em 2014 o grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, uma das maiores condecorações da República Portuguesa. Não posso deixar de mencionar  o fato de eu também ser um luso-ascendente e um luso-brasileiro, filho de um homem também por si só extraordinário, que foi seu pai, natural de Braga. Há pouco, em conversa com o maestro, falávamos de como essa saga das mãos que tanto marca sua vida, mas também tanto o exalta, é uma saga que não começou com o maestro João Carlos Martins, mas com seu pai.

O pai do João Carlos Martins é, para mim, uma figura absolutamente extraordinária. Como pessoa não consigo disfarçar minha admiração e, como cônsul-geral, o meu orgulho. Julgo e interpreto fielmente o sentir dos meus colegas do Corpo Consular aqui presentes. E digo que a história de vida e contribuição cívica do maestro João Carlos Martins, desse grande paulista, brasileiro e, por que não luso-brasileiro, para a sociedade e para o Brasil, torna-o inteiramente merecedor desta justa homenagem. Oportuna iniciativa do deputado André Soares, não apenas por seu passado e história, que são inspiradores, mas talvez mais pela esperança que o exemplo da sua vida oferece às novas gerações.

Celebrar o maestro João Carlos Martins é celebrar a própria vida. Muitos parabéns ao deputado André Soares e ao maestro João Carlos Martins. Muito obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Vamos dar início à homenagem ao maestro João Carlos Martins. Sentimo-nos extremamente honrados na manhã de hoje, por fazer parte deste momento único e inesquecível para a Assembleia Legislativa.

Conforme a norma em vigor, esta distinção somente é entregue às pessoas que tenham atuado em prol do desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado. Todos nós sabemos da carreira brilhante de João Carlos Martins como pianista, reconhecida em todo o planeta. O maestro ocupa um raro no lugar no cenário musical internacional, tendo sido considerado um dos maiores interpretes de Bach do século XX.

Por sua história de resiliência e perseverança, já recebeu incontáveis homenagens. Um prodígio que não aceitava desistir, nem mesmo quando acidentes limitavam o movimento de suas mãos. O que poucos sabem é que o homenageado teve fundamental importância na proteção do patrimônio cultural de São Paulo. Foi ele, então secretário da Cultura, o responsável pelo tombamento do prédio onde está localizado o Teatro Oficina, no Bexiga, reformado por Lina Bo Bardi, arquiteta que projetou o Sesc Pompeia e o Masp. A Pinacoteca do Estado e o Teatro Brasileiro de Comédia tiveram, por suas mãos, o mesmo destino, marcando um período em que a defesa do patrimônio público era uma prioridade.

No entanto, sua contribuição a São Paulo não se restringiria somente à música e à gestão pública. Seu amor pelo esporte também trouxe significativos benefícios ao nosso estado, afinal, foi empresário do ex-campeão mundial de boxe, Éder Jofre, então com 37 anos, ajudando-o a conquistar, uma vez mais, o título que um dia havia sido dele.

E o que dizer de sua ligação com a Associação Portuguesa de Desportos? Consagrado, João Carlos Martins leva a Portuguesa para todos os lugares. O time está sempre em suas conversas e entrevistas.

É exatamente por tudo isso que gostaríamos de agradecer pelo que esse cidadão fez e faz pelo estado de São Paulo e dizer que a única maneira que encontramos para homenagear essa história de luta e vitória foi a de entregar-lhe, nesta ocasião, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Assistiremos agora o trailer do filme sobre a vida do maestro João Carlos Martins.

 

 * * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Neste momento convidamos o deputado André Soares para fazer a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao maestro João Carlos Martins, em reconhecimento à sua trajetória pessoal e profissional que é exemplo para todos nós.

 

 * * *

 

- É feita a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Com a palavra, o maestro João Carlos Martins.

 

O SR. JOÃO CARLOS MARTINS - Na minha carreira, como pianista e agora como maestro, na qual realizei cerca de seis mil apresentações, podia ser uma apresentação no Carnegie Hall ou em uma comunidade como Paraisópolis, sempre digo antes do concerto: “Este é o concerto mais importante da nossa vida”. No que diz respeito a homenagens, fui homenageado pelo meu querido cônsul de Portugal e recebi, graças a Deus, algumas homenagens ao redor do mundo.

Sempre digo que esta é a homenagem mais importante da minha vida. Então hoje é o dia mais importante da minha vida, que é minha regra da trajetória da esperança para continuar uma trajetória até o apagar das luzes, onde se Deus quiser, eu possa, conforme prometi para o meu pai de Portugal, da pequena cidade de Braga, há 25 anos, que iria através da música tentar deixar um legado no Brasil.

Quem sou eu perto de Villa-Lobos, mas é o sonho de Villa-Lobos que, graças a Deus, hoje, estou procurando realizar. Um sonho que deve se concretizar em cinco anos, de ter mil orquestras no Brasil. Já estamos com 67 depois de oito meses. Aliás, no Globo Play Fantástico vocês podem me ver regendo 20 orquestras pelo telão. E no fim do ano, se Deus quiser, a partir do dia três, o programa “Orquestrando São Paulo”, se transformará em “Orquestrando Brasil”. Esse é meu sonho para daqui cinco anos, deixar um legado mostrando quantas pessoas podem, através do universo fantástico da música clássica, encontrar seu caminho.

Aliás, aproveito para dizer, cadê nosso regente do Hino Nacional? Já vi nosso hino ser assassinado muitas vezes. E hoje vi nosso hino ser interpretado por esses maravilhosos músicos, com uma interpretação que só o maestro, porque o som de uma orquestra é o som do maestro. E o som do maestro procurou fazer música desde a primeira nota do hino até o final. Essa é a missão de nós músicos aqui, através da música transmitir emoção. Parabéns a vocês. 

Finalmente, digo que, quando o deputado André Soares pensou em fazer esta homenagem, pensei que seria muita coisa para uma pessoa que não almejou tantas emoções na vida, mas que acabou transformando sua vida na palavra emoção. Por isso que ontem à noite eu estava tocando em Brasília, aliás, saiu até no Jornal Nacional, na despedida do meu sobrinho como presidente do TST. Talvez uma das últimas vezes que pude tocar piano, pelo processo degenerativo que continua.

Eu dizia ontem que um músico é um missionário. Ele tem sua missão como de uma pessoa que nasceu para procurar humanizar uma sociedade. E assim sendo, com esse projeto, vários maestros do Brasil estão tendo o reconhecimento em suas cidades, pelo trabalho feito através da música, de inclusão social.

Quero agradecer o conselho da Fundação Bachiana, que norteia as atividades da fundação, que todo final do ano recebe praticamente um selo dourado do Ministério Público, conforme nosso Dr. Francisco pôde comprovar. A única coisa que posso dizer para você, André, é  mil vezes obrigado. Mil vezes obrigado pela presença de vocês do Corpo Consular, e mil vezes obrigado pelas palavras. Eu diria que sou praticamente um luso-brasileiro, tão português quanto brasileiro. Muito obrigado pelo meu cônsul de Portugal. Assim sendo, quero agradecer a presença de vocês e dizer que dessa vez, pela primeira vez, apareço em uma cerimônia sem tocar. Mas, graças a Deus, porque as mãos estão daquele jeito. E assim sendo, hoje passa a ser um dia que ficará marcado na minha vida eternamente. Muito obrigado a vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ SOARES - DEM - Temos uma homenagem para o maestro, além do Colar. Nós convidamos o ator mirim Davi Campolongo, que interpretou o maestro João Carlos Martins quando jovem na grande arte, no filme “João, o Maestro”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. JOÃO CARLOS MARTINS - Quero só dizer uma coisa: há um ano e oito meses, 50 crianças fizeram o concurso para ver quem iria representar este velho maestro na infância. E o escolhido foi o Davi, como ator. E ele não tocava piano. Ele simplesmente teria que imitar as minhas mãos como pianista, dublando gravações minhas. Mas ganhou a música com essa família maravilhosa que ele tem na Praia Grande, e arrumei uma professora para ele. Hoje posso dizer que depois de um ano e sete meses de estudo tocando assim, essa sim é uma pessoa que tem o dom de Deus e a genialidade. Parabéns, Davi.

Faz de conta que aqui é o piano. Eu só aparecia nas gravações do filme quando alguém ia tocar, para fazer a sincronização das minhas gravações. E o meu gestual, quando era uma coisa triste tocando, como que pedi para você fazer?

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ SOARES - DEM - Na batalha da vida só vencem os fortes e um homem forte sempre determina o seu destino. Essa extensa história altamente qualificada, exemplo de competência, cidadania e profissionalismo é um exemplo para todos nós. E comprovadamente digna de tamanha honraria. Parabéns, maestro João Carlos Martins.

  Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial,  da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 25 minutos.

 

* * *