http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

26 DE FEVEREIRO DE 2018

 

04ª SESSÃO SOLENE PARA CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO JORNALISTA CESAR NETO

 

Presidente: ROBERTO MASSAFERA

 

RESUMO

1 - ROBERTO MASSAFERA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 – IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao jornalista Cesar Neto". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Diz ser o jornalismo de Cesar Neto sério, honesto e necessário para o mundo atual. Ressalta que este é o momento de transição da comunicação, com a internet e as redes sociais. Considera o cenário positivo, já que todas as notícias são rapidamente divulgadas. Divide os jornalistas em duas classes: uma das pessoas honestas e éticas, que divulgam o que sabem e outra daqueles que distorcem as notícias, divulgando falsidades. Afirma que a classe política está satisfeita com a transparência, mas temeroso com algumas condutas. Destaca que Cesar Neto é ético, claro, transparente e fala sempre a verdade. Diz ser esta homenagem ao jornalista muito justa. Lê o currículo do homenageado. Parabeniza Cesar Neto pelo seu trabalho.

 

4 - CORONEL CAMILO

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser a imprensa fundamental. Destaca a importância de pessoas leais e amigas na imprensa. Lembra de seu primeiro encontro com Cesar Neto. Afirma que ninguém fica tanto tempo fazendo uma coluna diária se não for bom. Parabeniza Cesar Neto pelo seu trabalho. Diz ser um prazer poder falar dele em uma homenagem como esta. Pede que o jornalista continue levando a melhor notícia para todos.

 

5 - VITOR SAPIENZA

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Afirma que a vida de Cesar Neto é ligada a dele nesta Casa. Lembra que era o primeiro suplente desta Casa, assumindo o cargo em primeiro de fevereiro de 1993 e tornando-se presidente 45 dias depois. Menciona a frase usada por Cesar Neto em sua coluna "De suplente a presidente". Destaca diversas coberturas realizadas por ele. Afirma que a imprensa do estado de São Paulo ignora a presença da Assembleia Legislativa e que a mesma destaca somente os problemas e não ajuda nas soluções. Menciona as dificuldades criadas pela imprensa a Polícia Militar, que destaca somente os problemas. Afirma ser Cesar Neto o último romântico na imprensa. Agradece a oportunidade de participar deste evento.

 

6 - PEDRO KAKÁ

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o deputado Roberto Massafera pela homenagem a Cesar Neto. Diz conhecer Cesar Neto há 12 meses, quando assumiu o seu mandato nesta Casa. Afirma que o mesmo escreve com a alma. Destaca a inteligência, clareza, forma simples e objetiva com que o jornalista escreve, trazendo para os leitores um grande aprendizado. Ressalta que ele cumpre o papel importante de transmitir a verdade e levar a informação. Concorda com o deputado Coronel Camilo, que ninguém permanece escrevendo uma coluna diária durante 25 anos sem competência. Parabeniza o jornalista pelo trabalho desenvolvido. Agradece a oportunidade de participar desta sessão solene.

 

7 - EDSON FERRARINI

Ex-deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Relata que acompanha o trabalho de Cesar Neto nestes 25 anos, desde quando lançou sua primeira coluna. Afirma que o mesmo se destaca pela simplicidade, e pela maneira honrada e digna com que escreve. Ressalta que o mesmo está presente em todos os eventos. Considera esta uma justa homenagem. Parabeniza o deputado Roberto Massafera pela homenagem. Diz que o livro que será lançado por Cesar Neto sobre os partidos brasileiros será, com certeza, um sucesso. Parabeniza o jornalista pelo seu trabalho e pela homenagem.

 

8 - JORGE DAMIÃO DE ALMEIDA

Secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, saúda as autoridades presentes. Faz uma saudação especial ao homenageado Cesar Neto, que disse conhecer muito tempo, mesmo antes de tornar-se jornalista. Diz ser o mesmo autêntico. Pede que o mesmo continue com o seu jeito. Parabeniza Cesar Neto pelo trabalho desenvolvido e pede uma salva de palmas ao homenageado.

 

9 - SÉRGIO REDÓ

Presidente da Associação Paulista de Imprensa, afirma que nenhuma democracia sobrevive sem um Poder Legislativo forte. Cumprimenta o deputado Roberto Massafera pela iniciativa desta sessão solene. Ressalta que Cesar Neto merece receber o Colar de Honra ao Mérito. Destaca os seus valores morais e éticos, sendo um dos colegas mais assíduos, que sempre fala a verdade e não tem papas na língua. Discorre sobre a fundação da Associação Paulista de Imprensa, e seus presidentes antecessores, que disse se confundem com a história do Brasil. Comenta sobre o atual momento político do Brasil. Afirma que se quisermos um país forte, precisamos de uma sociedade forte, objetivos e disciplina. Saúda as autoridades presentes. Considera que esta homenagem marca a história e a trajetória de Cesar Neto. Solicita que todos tenham bom senso, e que sempre a oportunidade do recomeço deve ser dada. Pede que Cesar Neto continue com a força para lutar por uma imprensa livre, direta e independente.

 

10 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê o currículo do homenageado e anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, pelos 25 anos de publicação diária de sua coluna política na Alesp, ao jornalista Cesar Neto.

 

11 - CESAR NETO

Jornalista, agradece o deputado Roberto Massafera pela homenagem prestada. Afirma que a homenagem recebida é para cada um que está aqui e também para aqueles que não puderam estar presentes. Agradece aos presentes. Diz que sem eles a sua coluna não duraria nada. Destaca o trabalho, a amizade verdadeira, o respeito, a divergência e a crítica. Destaca que cada um dos presentes faz parte desta história. Considera Vitor Sapienza o maior presidente desta Casa no século XX. Parabeniza Jorge Machado pelos 20 anos de TV Alesp. Faz agradecimento especial ao deputado estadual Pedro Kaká. Cumprimenta as autoridades presentes.

 

12 - SÉRGIO REDÓ

Presidente da Associação Paulista de Imprensa, afirma que a palavra amor foi suprimida da bandeira brasileira. Diz que com amor se faz tudo. Presta homenagem a imprensa.

 

13 - PRESIDENTE ROBERTO MASSAFERA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Roberto Massafera.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Sessão solene com a finalidade de conceder o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao jornalista Cesar Neto.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia, dia três de março, sábado, às 21 horas pela NET - canal 7; pela TV Vivo - canal 9; e pela TV Digital - canal 61.2.

Convidamos para compor a Mesa da sessão solene o deputado estadual Roberto Massafera; o jornalista Cesar Neto; os deputados estaduais Coronel Camilo, Pedro Kaká e Vitor Sapienza; Jorge Damião de Almeida, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

Com a palavra, o deputado Roberto Massafera.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Bom dia, senhoras e senhores. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para esta sessão solene com a finalidade de conceder o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao jornalista Cesar Neto.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, para conceder o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao jornalista Cesar Neto.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Haroldo Maciel.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que nos honra com sua presença. Muito obrigado.

Queria também agradecer a presença do Pedro Coelho, representando o vice-governador do Estado de São Paulo; tenente Cibelle, representando a Marinha do Brasil, o vice-almirante Guerreiro; Eliseu Trovão, representando o deputado estadual Cezinha de Madureira; Rinaldi Digilio, vereador de São Paulo; João Jorge, vereador de São Paulo e líder do governo; André Santos, vereador de São Paulo; Nazeli Cabral, representando o vereador Rodrigo Cobart; João Gomes, representando o vereador Caio Miranda Carneiro; Cândido Spinola Alvarenga Jr., representando o deputado Delegado Olim; Silvio Tavares, representando o deputado Milton Vieira; Reinaldo Bressani, vice-presidente da API - Associação Paulista de Imprensa.

Alexandre Curiati, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; Octávio Muniz, representando o vereador Mário Covas Neto; Hélio Moisés, representando o vereador Eliseu Gabriel; Cláudio Auricchio Turi, vice-presidente, diretor e secretário-geral da Associação Paulista de Imprensa; Mohamad Said Mourad, vice-presidente institucional de Turismo, Gastronomia e Lazer da Associação dos Ex-Vereadores de São Paulo; René Luiz Moda, representando a Procuradoria da Alesp; David Santos, ouvidor adjunto da Câmara Municipal de São Paulo.

Célio Gomes de Andrade, chefe de gabinete do vereador Camilo Cristófaro, e delegado da Polícia Civil; Eduardo Gobetti, delegado chefe da Assessoria Policial Civil da Alesp; Paulo Roberto Bonjorno, coordenador do NAE. Capitão PM Pontes, representando o chefe da Assessoria Militar desta Casa, o coronel PM Gomes; Rodrigo Del Nero, secretário-geral parlamentar da Alesp; Jackson Santos, representando o deputado estadual Abelardo Camarinha; nosso sempre deputado estadual, coronel Ferrarini, que nos honra com sua presença.

Considero esta homenagem ao Cesar Neto, a informação é que ele está aqui há uns 25 anos, com seu trabalho - e estou por aqui há uns 12 -. É um trabalho honesto e simples, a maneira como ele faz o jornalismo e a divulgação, acho que o jornalismo sério e honesto de hoje é o que precisamos. Antigamente tínhamos nossa mídia através das grandes revistas, Manchete, Cruzeiro, Voz do Brasil, TV Tupi, e depois, com a evolução, hoje somos dominados pela grande mídia, a TV Globo, SBT, revista Veja, Isto é. Mas este momento é de transição na comunicação, temos a inserção da mídia social, da internet, que está transfigurando a comunicação.

Acho que é positivo, porque todas as notícias são divulgadas, ficamos sabendo de tudo, mas dividimos em duas classes, não de notícias, mas as pessoas que fazem a notícia. Aquelas que são honestas, que têm ética, que divulgam o que sabem e veem, e aquelas que distorcem, talvez até acrescentando alguma mentira. Hoje, principalmente a classe política, como eu, está satisfeita com a transparência, mas ao mesmo tempo um pouco temerosa com algumas pessoas que fazem o jornalismo. Por isso essa homenagem ao Cesar Neto, uma pessoa que sempre teve a mesma linha de conduta ao longo dos 12 anos que te conheço, sempre teve uma linha, uma ética, uma norma, fala sempre a verdade. Acho que é por isso que nós políticos temos que lutar, pela transparência, divulgação, comunicação, por toda a mídia social, mas com pessoas que sejam claras, transparentes e sempre falem a verdade. Por isso esta homenagem é muito justa a você, Cesar.

Vou ler seu currículo rapidamente, para que todos saibam. Você nasceu em São Paulo, graduou-se pela FIAM, é jornalista profissional desde 1990. Começou a publicação de sua coluna em 1992, imprimindo o Diário Oficial do Município de São Paulo por 20 anos. Todo seu currículo, tudo isso que você tem, é maravilhoso como jornalista. Você sempre foi um bom jornalista, porque sempre divulgou as notícias de maneira transparente e buscando a verdade, por isso queria dizer que você está de parabéns. Esta homenagem que estamos prestando a você é muito justa.

Agora passo a palavra aos deputados presentes. Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, bom dia. Nosso presidente Massafera, parabéns pela iniciativa, por homenagear esse repórter, que já vamos falar um pouquinho mais, é um grande prazer estar aqui. Cumprimento a nossa Mesa; nosso sempre presidente Vitor Sapienza, nosso amigo deputado Kaká; Jorge Damião, secretário de Esportes; meu comandante e instrutor da academia, coronel Ferrarini, e na sua pessoa, todos que estão aqui nos assistindo, coronéis, vereadores, representantes da nossa Marinha do Brasil. Muito obrigado por estarem aqui neste momento.

Não basta ser, é necessário parecer, já falou Cícero, ou escreveu que César disse isso, então a imprensa é fundamental. Trabalhei muito com a imprensa quando estive à frente de grandes instituições no estado, seja em São Paulo ou no Brasil, na Presidência do Conselho Nacional dos Comandantes, sabemos da importância da imprensa. Sabemos mais ainda da importância de alguém da imprensa que seja leal, amigo, que além de ter essas características faladas por nosso presidente Massafera, alguém que seja cônsul de sua responsabilidade social, é isso que eu tenho na mente quando falo do nosso homenageado de hoje, Cesar Neto.

Não sei se ele se lembra disso, mas vim aqui como comandante-geral, tinha uma notícia que não poderia ser dada naquele momento, porque poderia prejudicar tudo que seria feito dali para frente. Era uma notícia que ele teve conhecimento por suas fontes, pelo meio político, e acabou segurando-a a meu pedido na época, correndo risco até de perder o furo de reportagem. É isso que me traz à mente, Cesar. Parabéns por seu grande trabalho, por estar tanto tempo fazendo uma coluna diária, ninguém fica esse tempo todo fazendo isso se não for bom, se não tiver conteúdo, se principalmente não demonstrar e não escrever o que as pessoas também gostam de ler. Parabéns por seu trabalho, conte sempre comigo, meu gabinete está sempre aberto.

É uma honra para a Assembleia Legislativa poder falar de você numa homenagem em que você recebe o Colar de Honra ao Mérito, merecidamente. Que Deus te proteja, continue assim, legal, honesto, trabalhador, e levando a melhor notícia para todos nós, políticos e população de São Paulo. Que Deus o proteja. Abraço a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Agora com a palavra o nobre deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Caro presidente Massafera, através do qual saúdo todas as autoridades presentes a fim de evitar uma possível omissão. A vida do Cesar na Assembleia, de certa forma, está muito ligada à minha. O Cesar engatinhava aqui dentro quando assumi a Presidência da Assembleia, ambos assustados. Eu, em segundo mandato, assumindo a Casa, numa época romântica da Assembleia, mesmo porque hoje, vou fazer uma comparação com Roberto Carlos, que é o último romântico, entendo que o Cesar também é o último romântico da imprensa, que ainda faz cobertura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Lembro bem quando o Cesar me procurou e disse o seguinte: “Vitor, sei que você é jejuno ”, mesmo porque ele é autor de uma frase que para mim representa muito. Para vocês terem uma ideia, fruto de uma série de coisas, eu era o primeiro suplente da Assembleia. Assumi como efetivo no dia primeiro de fevereiro de 1993, e 45 dias depois ganhei a eleição por unanimidade como presidente desta Casa. Ele usou a frase “de suplente a presidente”, coisa que até hoje ninguém conseguiu mudar. Dentro desse contexto, lembro muito bem das diversas coberturas dele. Hoje, com toda a sinceridade, a Assembleia publica a sinopse dos jornais da Capital e do interior, me delicio vendo a cobertura que é feita pela imprensa do interior.

A imprensa do Estado ignora a existência da Assembleia Legislativa, fruto de uma série de coisas idênticas ao que está acontecendo em Brasília, idêntico o despreparo de parte da nossa imprensa, que só vê problemas, não vê solução, vide o que eles tentam fazer com nossa Polícia Militar. Não fiz academia, mas quero dizer o seguinte, ela é fruto de uma imprensa despreparada, que ao invés de possibilitar aquilo que se faz de positivo em nosso País, procura criar cada vez mais dificuldades. Sinto muito em fazer uma afirmativa, mas Cesar, você é o último romântico. Seja feliz. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Com a palavra, deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PODE - Quero cumprimentar meu amigo Roberto Massafera, por sua iniciativa de prestigiar essa pessoa que conheci há 12 meses, logo mais falarei o que penso.

Mas antes, quero cumprimentar o Coronel Camilo, um grande defensor das causas, sobretudo da nossa segurança; Vitor Sapienza, que conheço como de suplente a presidente, sou seu fã, um aprendiz. Vossa Excelência tem grandes conhecimentos, não só na área que atuou, como também fez muito pelo estado de São Paulo. O secretário Jorge Damião, que desempenha um papel muito importante, quero fazer um cumprimento porque estou conhecendo. E cumprimento todas as autoridades aqui presentes, seja do município de São Paulo, e outros mais que estão aqui.

Conheço Cesar Neto há apenas 12 meses, o Vitor Sapienza disse que ele escreve de forma romântica, e aí não quero descredenciar, mas complementar a fala. No meu olhar, eu diria que ele escreve com a alma. O pouco que o conheci, com sua inteligência e clareza, sua pitada de forma bastante simples e objetiva, mas de uma grandeza que traz para todos aqueles leitores, e principalmente na área política, um aprendizado. Parecem pequenas as frases que o Cesar coloca, mas ele realmente cumpre um papel importante, que a imprensa brasileira tem em seu desígnio, transmitir a verdade, levar informação, fazer críticas construtivas, direcionando os nossos, e eu estou agora na condição de político há 12 meses, venho tentar fazer algo para nossa sociedade.

E você Cesar Neto, 25 anos não são 25 dias. Como disse muito bem, ninguém fica 25 anos aqui sem competência, então tudo isso já é suficiente para mostrar a importância pelo qual e por que ele merece ser homenageado. Por isso, meus parabéns, é seu dia de reconhecimento oficial nesta Casa, de forma justa e merecedora. Que Deus continue lhe guiando como sempre, meu muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Queria agradecer a presença do Manuel Nascimento, secretário estadual do PSC, neste ato representando o deputado federal Gilberto Nascimento. Agora temos a honra de convidar para que use a palavra, o nosso sempre deputado estadual, coronel Edson Ferrarini.

 

O SR. EDSON FERRARINI - É uma satisfação saudar todos os senhores, este presidente amigo, Roberto Massafera; meu querido amigo Kaká; deputado Vitor Sapienza; o sempre comandante-geral, Coronel Camilo, com uma passagem brilhante pela Polícia Militar; o nosso secretário de Esportes do Município, Jorge Damião. Saudar o Cesar Neto é muito importante, porque acompanho sua vida nesses longos 25 anos que ele tem, desde 1992 quando lançou sua primeira coluna, o Cesar Neto começa a se destacar por sua simplicidade, pela maneira objetiva que faz sua coluna. Mas o importante é a maneira honrada e digna com que ele escreve, ele não complica. É um trabalhador braçal do jornalismo, está presente em todos os momentos, comparece em todas as sessões.

Por isso esta homenagem é justa, é muito justo entregar a ele o Colar de Honra ao Mérito Legislativo aqui na Assembleia Legislativa. Parabéns, deputado Massafera. E sem dúvida alguma, quando ele lançar seu livro sobre os partidos políticos brasileiros, será um sucesso, pela competência e maneira objetiva com que ele faz tudo aquilo onde trabalha e escreve. Então parabéns a você Cesar, foi um orgulho estar aqui para abraçá-lo. Muito obrigado a todos os senhores.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Com a palavra, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Jorge Damião de Almeida.

 

O SR. JORGE DAMIÃO DE ALMEIDA - Bom dia a todos e a todas. Queria fazer uma saudação especial ao nosso presidente Massafera pela iniciativa, aos deputados Coronel Camilo, Pedro Kaká, vi o Ramalho passando por aqui também, um abraço a ele; Vitor Sapienza, nosso professor em simpatia, que em todos os lugares está sempre com esse sorriso e felicidade. Prometo que não vou falar de nenhum outro assunto aqui, viu Vitor? Estou proibido de falar de outros assuntos aqui. Queria fazer uma saudação especial ao meu presidente do PSDB, vereador João Jorge, também não vou falar de futebol aqui, prometo. Aos vereadores Rinaldi e André Santos, que também estão aqui nos prestigiando.

Queria fazer uma saudação especial ao nosso amigo Cesar, eu o conheço há muito tempo, acho que ele nem era jornalista ainda, quando tive meu primeiro contato. Filho do Odival Signorini, que foi um grande cronista esportivo aqui na cidade de São Paulo. Eu o chamo de autêntico, ele é isso, inclusive me fez perder uma aposta esta semana, posso contar? Ele é tão autêntico que a discussão semana passada era: será que ele vai de bermuda na homenagem ou não? Eu apostei que sim e perdi um almoço. Só uma brincadeira, mas é uma referência que fazemos a ele.

Em 92, eu estava nesta Casa onde ele trabalhou, e há dez dias estávamos com nosso prefeito João Doria, quando você fez o convite, e ele me pediu para trazer esse abraço. Falamos muito sobre sua carreira, sobre seu desenvolvimento no jornalismo. Como pessoa de imprensa que também sou, minha vida inteira trabalhei no segmento, queria fazer esta saudação e dizer para você o seguinte: continue desse seu jeito, é ele que trouxe durante todo esse tempo. Quantos jornalistas importantes não passaram nesses 25 anos? E você está aqui nesses 25 anos. Parabéns. Queria pedir uma grande salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Queria convidar o Sérgio Redó, presidente da Associação Paulista de Imprensa, para fazer parte da nossa Mesa. Passo a palavra para que ele também faça seu pronunciamento.

 

O SR. SÉRGIO REDÓ - Bom dia a todos. É uma satisfação estarmos aqui, neste que é um dos mais importantes locais, onde se decide o destino deste Estado. Por mais que os colegas, em sua grande maioria jornalistas, possam criticar - e até com justa razão - o Poder Legislativo do nosso País, por inúmeros motivos, dos quais inclusive estamos insistindo, mas sem sombra de dúvida, democracia nenhuma do mundo sobrevive sem um partido e um Poder Legislativo forte. Em razão disso quero inicialmente cumprimentar o deputado Roberto Massafera, pela brilhante iniciativa que teve.

Quero dizer que nosso querido amigo homenageado com o importante Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, Cesar Neto, sem sombra de dúvida o merece. Não só pelo seu trabalho, por sua determinação, pelos valores morais e éticos que cultua, mas principalmente porque é um dos colegas mais assíduos. E às vezes, tenho conversado muito com ele, já que o tema é em função até da personalidade do homenageado, conforme foi dito aqui pelo meu orador antecessor, mas ele é um homem que fala a verdade, não tem papas na língua. Inclusive até já me deixou constrangido algumas vezes, porque na presença de algum amigo, até alguém muito importante, uma grande autoridade que estávamos recebendo lá na Associação Paulista de Imprensa, ele virou para o cara na hora do cumprimento e, “não, eu já conheço esse mau-caráter”. É um negócio meio maluco, mas ele é assim.

E no fundo quero dizer o seguinte, eu acho que hoje, se temos um País que está vivendo toda essa crise, é porque sempre nós que fazemos parte, particularmente eu, eleito como presidente da Associação Paulista de Imprensa - que este ano está fazendo 85 anos -, uma das mais importantes entidades deste País, que já teve na sua presidência com Guilherme Almeida, José Maria Lisboa, Cásper Líbero, Monteiro Lobato, Assis Chateaubriand, homens que confundem sua biografia com a história deste País, em razão do trabalho, da determinação, e todo o projeto de liberdade de expressão, que lá atrás foi sustentado. E a API inclusive nasceu em razão da Revolução de 32, por isso nasceu no dia primeiro de maio de 1933.

O então jornalista, advogado, heraldista, é dele a autoria, aliás, aqui, por questões óbvias, só tem a bandeira do Brasil, e o pavilhão do estado de São Paulo. Mas a bandeira da cidade de São Paulo, o “Non Ducor Duco – não serei conduzido, conduzirei” - é de Guilherme de Almeida, inclusive o brasão, e é da bandeira de Niterói, e inúmeros outros brasões, e outra, é considerado o príncipe dos poetas. Então nós temos uma rica história, isso tudo em virtude do jornalismo. Não fossem jornalistas de caráter, de posição, sérios, como é o nosso querido homenageado de hoje, em razão de 25 anos de sua coluna, e de um grande veículo, o jornal “O Dia”, que hoje assenta todos seus pensamentos e ideias. E em virtude disso nós estamos hoje vivendo, graças a Deus, essa oxigenação, essa limpeza.

E vai permanecer, porque nesta Casa, e quero até cumprimentar, óbvio que tenho grandes amigos que não se fazem presentes nesta Mesa, mas os deputados que agora estão aqui sentados ladeando você Cesar, sem nenhuma sombra de dúvida fazem parte da reserva moral deste País. Portanto, esta Casa que há quatro anos nos conferiu um título em razão de comemorarmos 80 anos, foi de então autoria do presidente da Casa, deputado estadual Fernando Capez. Na verdade, temos hoje que entender que é fundamental um processo legítimo e extremamente compreensível, na medida em que estamos vivendo toda essa crise político-partidária, como nunca na história deste País. E modéstia à parte, conhecemos um pouco, o próprio Cesar sabe disso, porque temos comentado muito.

Mas é através de jornalistas do seu quilate, da sua envergadura, que nós temos a oportunidade de refazer tudo isso. Eu pedi ao nosso ilustre vice-presidente, e também conselheiro da nossa Associação Paulista de Imprensa, não menos honroso o seu passado, a sua história digna, nosso ilustre deputado Edson Ferrarini, que tanto tem lutado por algumas bandeiras, que hoje fazem parte do escárnio deste País, que é o que estamos vendo no Rio de Janeiro e São Paulo. Inclusive a ponto de, particularmente aqui, não veio partidariamente, até porque nem votei nele, mas relembrar o prefeito João Doria, quando no início fez um trabalho com objetivo de resolver o problema da Cracolândia. Não resolveu, mas encaminhou uma boa solução.

Até porque as soluções deste País não dependem dos governantes, mas de nós, membros das entidades de classe constituídas e organizadas, e depende também da sociedade. Nós temos que parar com essa coisa de que tudo depende do governo, do político, depende de nós. Como dizia Abraham Lincoln: “Se nós quisermos um país forte, primeiro temos que ter uma sociedade forte.” E para a sociedade ser forte, precisa contemplar valores, disciplina e objetivos. Infelizmente essas coisas estão começando a recrudescer, e acho que é fundamental.

Quero também saudar o nosso ilustre deputado Coronel Camilo, pelo trabalho brilhante que fez à frente da Polícia Militar, e que vem fazendo nesta Casa; nosso deputado Pedro Kaká, e o Jorge Damião, secretário municipal de Esportes e Turismo da cidade, em nome de quem cumprimento todos os gestores desta administração. Deixei por último meu querido amigo Vitor Sapienza, queria saber se o senhor já votou no nosso candidato, o deputado a senador, Fernando Mauro Trezza, nosso vice-presidente da API, que está nos apoiando muito nessa candidatura importante do parlamento italiano, onde a América do Sul haverá de escolher quatro deputados federais e dois senadores.

Mas particularmente, meu querido Cesar, não podíamos deixar de reivindicar em nome de tão grande amigo, a possibilidade de todos compreenderem esse processo, até por estarmos numa das mais importantes Casas Legislativas deste País. E já concluindo, penso que essa homenagem é indelével, e marca sobremaneira a sua história e toda sua trajetória. Mas também deixo aqui mais um alento que sempre tenho lhe dito, a ponderação, o bom senso. Tudo que pudermos fazer para aproximar as pessoas, em que pese todos os seus erros e desatinos, é sempre melhor, nós temos que dar sempre a oportunidade do recomeço, da reconciliação. E nós estamos vivendo num País dessa natureza, precisamos que cada um de nós tenha essa consciência.

Quero cumprimentar todos os colegas da nossa Associação Paulista de Imprensa que aqui se fazem presentes, em nome do professor José Alfredo Machado de Assis, que também tem uma grande história através do seu pai, Dr. Eneas Machado de Assis. O Dr. José Alfredo é nosso diretor-executivo, que carrega o piano todos os dias, em seu nome, cumprimento todos os nossos colegas que aqui se fazem presentes, principalmente a imprensa e nossa TV Assembleia, que também foi uma luta nossa, há 20 anos, para que pudéssemos ter os canais públicos, através da transmissão, inclusive com o próprio Fernando Mauri e tantos outros companheiros que lutaram por isso.Vejo que esse conjunto unido tem uma expressão.

E quero cumprimentar mais uma vez o deputado Roberto Massafera, presidente desta sessão e autor de toda a recomendação, e que esta Casa acolheu por unanimidade, reconhecendo na pessoa do nosso querido Cesar Neto um importante jornalista, um grande profissional e amigo. Que Deus o abençoe e você continue com essa força. Que possamos, mais e mais, lutar por uma imprensa livre, direta e independente. Muito obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Dando início à homenagem ao jornalista Cesar Neto, passamos a ler um breve currículo do homenageado.

Cesar Neto nasceu na cidade de São Paulo e graduou-se pela FIAM. Jornalista profissional desde 1990, iniciou a publicação da Coluna Cesar Neto em 1992, no tradicionalíssimo jornal “O Dia”, que em abril de 2018 completa 85 anos de história. Inclusive imprimindo o “Diário Oficial de São Paulo” por cerca de 20 anos.

Em 1994 a Coluna Cesar Neto começou a fazer parte dos clippings, recortes de jornais diários das casas políticas paulistanas e paulistas, hoje um dos grandes clippings de mercado. Em 1995 a Coluna Cesar Neto foi incluída na sessão paulista dos livros dos principais colunistas brasileiros, da Editora Poente. Em 1996 o jornalista recebeu a maior honraria da Câmara Municipal de São Paulo, a Medalha Anchieta. Ainda em 96, foi um dos pioneiros a ter site próprio na internet www.cesarneto.com. Em 1997 foi eleito dirigente do Comitê de Imprensa, órgão externo da Prefeitura de São Paulo. Em 1999 passou a publicar versão mensal da Coluna Cesar Neto, na Revista Justiça e Poder, da Editora Século Dourado. Fato que agregou à coluna leitores do meio jurídico.

Em 2006 foi eleito dirigente na Associação dos Cronistas de Política de São Paulo, cuja sede do órgão externo, comitê e sala de imprensa está na Alesp desde 1947, fundada por jornalistas durante a Assembleia Constituinte Paulista. A Coluna Cesar Neto foi se tornando uma tribuna das liberdades possíveis entre comunicação, sociedade e instituições. Em tempo, o jornalista está escrevendo seu primeiro livro, cujo tema central foca nos partidos políticos brasileiros.

Neste momento, convidamos o deputado Roberto Massafera para fazer a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao jornalista Cesar Neto, pelos 25 anos de publicação diária de sua coluna de política na Alesp.

 

* * *

 

- É feita a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Com a palavra, o jornalista Cesar Neto.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Antes da sua fala, queria agradecer a presença do Demetrius Moura, que representa o deputado estadual Marco Vinholi, e o José Carlos Bernardes, que representa o deputado Campos Machado. Muito obrigado pelas presenças.

Com a palavra, nosso nobre homenageado, Cesar Neto.

 

O SR. CESAR NETO - Antes de qualquer palavra, meu duplo agradecimento. Primeiro a alguém que vem do interior, de Araraquara, de quem falo muito pouco diariamente. Chego a ser injusto com a maioria dos deputados do interior, da Grande São Paulo e do litoral, por falar tão pouco sobre eles. É possível que eu corrija esse pequeno pecado daqui para frente, com um tópico específico para vocês. A outra coisa que não posso deixar de dizer é que esta homenagem não é para mim, mas para um pouco de cada um de vocês que aqui estão. Assim como na Câmara Municipal de São Paulo, para a qual me encaminhei em seguida, foram os deputados, e aqui está o Vitor, os jornalistas, e aqui está o Jorge Damião, que antes de qualquer coisa é jornalista, que me receberam, abrigaram, e literalmente me ensinaram.

Ninguém passaria por São Paulo indo ao Palácio dos Bandeirantes, inclusive autoridades internacionais, sem dar uma entrevista coletiva na nossa sala de imprensa, em nosso comitê de imprensa, o único que restou das quatro Casas, infelizmente, único que ainda existe e tem sede, desde 1947, quando da constituinte estadual, fundado por jornalistas. Solon Borges dos Reis, Murilo Antunes Alves, José Carlos, o Tico-Tico, e o Monnerat, são verdadeiramente uma escola de jornalismo. Ninguém ousaria começar a se tornar editor, ainda que não fosse de uma coluna. Infelizmente quase 100% se não morreu o jornalista, morreu a coluna ou morreu o jornal. Ninguém, sem passar por um comitê de imprensa, assim como na Câmara dos Vereadores de São Paulo, e aqui estão queridos amigos vereadores, para só então se tornar.

Então o agradecimento a vocês como um todo. Verdadeiramente, sem vocês ela não duraria dois anos e meio. Hoje dois meses e meio, porque deleta-se por um botão a história da vida, seja sua, minha, de qualquer um de nós. É para vocês, eu recebo a homenagem com muita honra, mas repasso para cada um de vocês, inclusive os que não puderam estar presentes e mandaram queridos representantes, inclusive jornalistas. Estou vendo o Tata Muniz, representando o vereador Mário Covas, cronista esportivo. É isso, mais do que isso, tolice. É trabalho, amizade verdadeira, carinho, respeito. É até divergência, crítica, às vezes negativa, mas é vida, verdadeiramente é vida. Cada um de vocês, de alguma forma, faz parte dessa história. Só muda o tempo.

O Vitor, maior presidente que esta Casa já teve no século 20, sem dúvida, até por aquela história, você vem de uma suplência e vira presidente. Jorge Machado, pelos 20 anos dessa TV Assembleia, 20 anos que espero que sejam respeitados, considerados e mantidos, e a todas as lideranças, volto a dizer, tudo que estou dizendo também vale para a Câmara Municipal de São Paulo e seus vereadores. Temos até o João Jorge, em primeiro ano de mandato já virando presidente municipal do partido, primeiro mês do segundo ano do primeiro mandato, já vira líder do governo. Quer dizer, são histórias que vão se complementando.

E quero fechar pedindo licença a todos, para parar com citações, porque vocês sabem que a injustiça caminha ao lado, e fazer uma última, para alguém que num momento em que a comunidade nipônica míngua na representação que já teve, tanto aqui como na Câmara Municipal de São Paulo, os dois maiores parlamentos do Brasil, cada um na sua, em nome de tantas outras comunidades, mas em nome dessa, uma vez que o Pedro está presente, demonstrar o seguinte: cada um traz para a política aquilo que já era na sociedade, ninguém aprende a ser bom ou mau na política, cada um já era na sociedade aquilo que traz. No jornalismo também, e eu diria até em especial, todo o restante vai se agregando ou não.

Agradeço muito a todos, em especial aqueles que de vez em quando, “faltou isso, aquilo, aqui foi demais”. Vai acontecer, e é ao vivo. Fala para vocês alguém que, a maioria aqui sabe, nunca teve celular, e não é nessa altura da vida que vai enfiar um inferno, eu gosto de dormir à noite. Nunca tive, e não precisou, porque é ao vivo. Cada um que me recebe, que percebe o que estou fazendo, pode não gostar, tem todo o direito, mas se precisar falar, vai ser ao vivo, é isso. Agradeço e digo que vocês, como um todo, podem sim representar o que existe de melhor na política. A política é isso também, é sermos, antes de tudo, gente. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Queria agradecer também a presença do Renato Cury, diretor da Sport Models; Roberto Nóbrega, vice-presidente da API e presidente da Bola Brasil Mulher; e Leandro Gimenez, representando o vereador Claudinho de Souza.

Somente para encerrar esta homenagem merecida a um grande jornalista, queria aproveitar a presença do Sérgio Redó, presidente da Associação Paulista de Imprensa, e o Jorge Damião, que também é jornalista. Lembrando que o Sérgio fez a tradução da bandeira paulista para nós, que está em latim, “não somos conduzidos, conduzimos”. Queria fazer uma proposta aos jornalistas, na bandeira brasileira está escrito “Ordem e Progresso”. Mas na verdade, nós temos o princípio, o meio e o fim. Na bandeira brasileira Benjamin Constant fez a proposta de escrever o amor como princípio, a ordem como meio e o progresso como fim. De alguma maneira, a palavra amor foi suprimida de nossa bandeira, eu diria a vocês que faz falta, porque com amor como princípio se faz tudo. Fica aqui esta homenagem a você e à imprensa que representa, que lutemos para voltar a colocar em nossa bandeira a palavra amor.

 

O SR. - Presidente, quebrando um pouco o protocolo, sei que a cerimônia é formal. Só para agregar dentro de suas palavras, é uma excelente ideia para nós da Associação Paulista de Imprensa, que estamos comemorando 85 anos, defendermos essa bandeira, acho importantíssimo. Aliás, já foi proposta no Congresso Nacional, mas podendo, estando em São Paulo, ostentarmos esse projeto e levarmos adiante. É mais uma grande ideia de V. Exa., não só a homenagem prestada ao nosso ilustre homenageado de hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Obrigado. Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, contribuíram para o êxito desta sessão. Muito obrigado.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 30 minutos.

 

* * *