http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

09 DE MARÇO DE 2018

007ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DA IGREJA COGIC NO BRASIL

 

Presidente: PEDRO KAKÁ

 

RESUMO

 

1 - PEDRO KAKÁ

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - PAULO ASSIS

Mestre de cerimônias e pastor, anuncia a composição da Mesa e as demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE PEDRO KAKÁ

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, atendendo solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Comemoração do aniversário de 32 anos da Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - ALDO BEZERRA

Pastor e superintendente do 1º Distrito da Cogic, lê resumo histórico da Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil.

 

5 - ALEXANDRE MARIANO

Pastor, realiza uma oração.

 

6 - ALEXANDRE BORGES

Pastor, faz leitura bíblica do Antigo Testamento.

 

7 - ENEAS FRANCISCO

Superintendente, lê texto bíblico do Novo Testamento.

 

8 - PAULO ASSIS

Mestre de cerimônias e pastor, lê mensagem enviada pelo bispo auxiliar Robson Laureano Paiva. Anuncia apresentação musical do Coral da Juventude sob a regência de Wandy, com a música "Eu voarei". Anuncia homenagem póstuma, com um minuto de silêncio, aos fundadores da Cogic no Brasil pastor Rubens Santos e bispo Samuel Moore, e ao bispo auxiliar Adams Willians. Comunica apresentação musical do Mass Choir, sob a regência de Lucas Augusto, com a música "Win Win".

 

9 - RINALDI DIGILIO

Vereador à Câmara de São Paulo, elogia a iniciativa do deputado Pedro Kaká de homenagear a Igreja Cogic. Destaca que uma das peculiaridades dessa igreja é realizar a pregação por meio musical. Ressalta a importância da religião para as pessoas em momentos difíceis do País. Menciona lei, de sua autoria, que inseriu no calendário do município de São Paulo o Dia da Cogic.

 

10 - PAULO ASSIS

Mestre de cerimônias e pastor, comunica a participação musical do Coral de Mulheres, sob a regência da missionária Bruna Pisani, com a música "Ninguém é como Jesus". Anuncia homenagem, com entrega de diplomas de honra ao mérito, a membros da Cogic e outras autoridades que participaram da fundação da igreja. Anuncia apresentação musical do Coral Resgate para a Vida, sob a regência de Gustavo Mariano, com a música "Por tudo que me envolve o Senhor"; e, em seguida, o solo sermônico do cantor Julio César, com a música "Mais que tudo te amarei".

 

11 - IVO MARIANO

Bispo auxiliar da Cogic Brasil, agradece ao presidente Cauê Macris e ao deputado Pedro Kaká por tornar possível a realização deste evento, o qual considera memorável. Transmite uma mensagem eclesiástica. Tece considerações acerca das incumbências da Cogic. Exalta a distribuição de unidades da igreja pelo mundo, bem como seu número de membros. Discorre sobre o significado da evangelização e como o evangelho salvou sua vida.

 

12 - RONALDO NASCIMENTO

Pastor e superintendente da 3ª Região Eclesiástica da Cogic Brasil, realiza uma benção apostólica.

 

13 - PRESIDENTE PEDRO KAKÁ

Agradece a Deus por esta comunhão. Elogia o vereador Rinaldi Digilio pela criação da lei que instituiu o Dia da Cogic no município de São Paulo. Destaca a importância da política em prol da justiça social. Presta homenagem a sua esposa, grávida de seu filho. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Pedro Kaká.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para a sessão solene com a finalidade de comemorar o aniversário de 32 anos da Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia dia 11 de março, domingo, às 21 horas pela NET - canal 7; TV Vivo - canal 9 e pela TV Digital - canal 61.2.

Anunciamos para compor a Mesa principal desta sessão solene, e gostaria que vocês me ajudassem a recebê-lo com muita alegria, o deputado estadual Pedro Kaká; bispo Ivo Mariano, auxiliar da Cogic Brasil; Jecé Dornela dos Santos, esposa do fundador Rubens dos Santos, em memória, fundador da Cogic Brasil; pastor Ronaldo Nascimento, superintendente da 3ª Região Eclesiástica da Cogic Brasil.

Com a palavra, o deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO KAKÁ - PODE - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o aniversário de 32 anos da Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Todos podem se assentar, por gentileza. Em nome do nosso bispo jurisdicional, Dr. Terence Rhone, queremos cumprimentar todos os pastores e autoridades presentes, membros da Cogic e convidados.

Convido agora para a leitura do resumo histórico da Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil, o superintendente do 1º Distrito da Cogic, pastor Aldo Bezerra.

 

O SR. ALDO BEZERRA - Boa noite a todos. A Igreja de Deus em Cristo - Cogic, sigla em inglês, está presente em 87 países, e possui seis milhões e meio de membros no mundo. Charles Harrison Mason, fundador e organizador da Cogic. O nome Igreja de Deus em Cristo foi revelado ao bispo Charles Mason, com base na passagem bíblica em I Tessalonicenses, capítulo dois, versículo 14: “Pois vós irmãos têm sido feitos imitadores da igreja de Deus em Cristo, que estão na Judeia, pois têm sofrido dos seus concidadãos, assim como os judeus”.

A Cogic existe há 111 anos, organizada desde 1907, e hoje presidida pelo apóstolo chefe, bispo presidente Charles E. Blake, sétimo na sucessão. Sua sede internacional fica em Memphis, TN, Estados Unidos, na Rua Mason, que leva o sobrenome do bispo fundador. Sobre a Cogic no Brasil, o pastor Rubens dos Santos era um leitor da história dos negros americanos, e conheceu a Igreja de Deus em Cristo por meio da leitura de um livro sobre a Cogic. Em viagem aos Estados Unidos, seu voo ficou retido no aeroporto por aproximadamente uma hora, o pastor que o auxiliou e recebeu nos Estados Unidos foi o bispo Samuel Moore, que serviu a jurisdição do Brasil até sua passagem para o Senhor, em 2012.

Em seis de março de 1986, o pastor Rubens dos Santos inicia as atividades da primeira Cogic em São Paulo, que posteriormente é estabelecida pelo bispo Samuel Moore, no Templo do Amor, atualmente pastoreada pelo superintendente Aldo Bezerra. Hoje a Cogic é presidida pelo prelado jurisdicional, bispo Terence Rhone e seus dois bispos auxiliares, Ivo Mariano e Robson Paiva. A igreja é organizada em três regiões eclesiásticas e dez distritos, sua sede jurisdicional é a Cogic 3 Resgate Para a Vida, situada na Rua Manoel João Pereira, 220, Vila Matilde, São Paulo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Convidamos para compor a Mesa o Exmo. Vereador Rinaldi Digilio.

Convidamos o pastor Alexandre Mariano, para fazer uma oração.

 

O SR. ALEXANDRE MARIANO - Boa noite a todos, a paz do Senhor Jesus. Quero pedir por gentileza para que se coloquem de pé, para orarmos.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Convidamos para leitura bíblica do Antigo Testamento, o pastor Alexandre Borges.

 

O SR. ALEXANDRE BORGES - Boa noite, a paz do Senhor a todos. Queria convidar todos aqueles que têm sua Bíblia Sagrada, que abram no Salmo 150, palavra essa que tem como título o grande louvor do universo:

“Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no seu majestoso firmamento.

Louvai-o por seus grandes feitos; louvai-o por sua infinita grandeza.

Louvai-o ao som de trombetas; louvai-o com a harpas e cítaras.

Louvai-o com tamborins e a danças, louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.

Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com altissonantes trombetas.

Que todos os seres vivos louvem ao Eterno. Louvado seja o Senhor.” Aleluia.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Convidamos para leitura bíblica do Novo Testamento, o superintendente Eneas Francisco.

 

O SR. ENEAS FRANCISCO - Boa noite a todos. A leitura que faremos está registrada na Primeira Carta do apóstolo Paulo, aos tessalonicenses, capítulo dois, versículos 13 e 14:

“Pelo o que também damos, sem cessar graças a Deus, pois havendo recebido de nós a palavra da pregação, a recebestes não como palavras de homens, mas segundo é na verdade, como palavra de Deus, a qual também opera em vós o que crestes, porque vós irmãos havei sido feitos imitadores das igrejas de Deus em Cristo, que estão na Judeia, por quanto também padecestes de vossos próprios concidadãos, o mesmo que os judeus fizeram a eles”. Deus os abençoe.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Neste momento quero fazer a leitura de uma mensagem enviada pelo bispo auxiliar Robson Laureano Paiva. Solicito a todos que se sentem, por gentileza.

“Bispo Ivo e todos os superintendentes, pastores, missionários e demais membros da Cogic Brasil. Irmãos e amigos, infelizmente não poderei estar em São Paulo hoje, peço desde já perdão por minha ausência, mas quero através dessa, agradecer ao deputado Kaká, aos demais deputados pela iniciativa, e dizer que, como membro da Igreja de Deus em Cristo há mais de 25 anos, fico feliz e contente com o reconhecimento dado à nossa denominação Cogic. Um forte abraço a todos, e que Deus em Cristo os abençoe grandemente”.

Neste momento teremos a participação musical do Coral da Juventude, sob a regência de Wandy, com a música “Eu voarei”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Acusamos a presença do 3º sargento Sales, PM reverendo e presidente da CristoPol do Brasil.

Gostaria de convidar a todos para ficarmos em pé. Faremos neste momento uma homenagem póstuma aos nossos fundadores, pastor Rubens dos Santos e bispo Samuel Moore, e também ao bispo auxiliar Adams Willians, que serviu à Igreja de Deus em Cristo no Brasil. Pedimos a todos um minuto de silêncio.

 

* * *

 

- É respeitado um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Muito obrigado a todos, podem tomar vossos assentos, por gentileza. Neste momento teremos a participação musical de Mass Choir, sob a regência de Lucas Augusto, com a música “Win Win”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Com a palavra, o vereador Rinaldi Digilio, autor da Lei 16.751, que instituiu o dia seis de março como Dia Municipal da Cogic no município de São Paulo.

 

O SR. RINALDI DIGILIO - A paz esteja convosco. É uma grande alegria estar num dia tão importante, como é o dia de hoje, na Assembleia Legislativa. Quero saudar o presidente desta Mesa, nobre deputado Pedro Kaká. É tão bom saber que existem pessoas como o nobre deputado, que tem um coração a nível de Reino de Deus, um coração de honra para poder enxergar na igreja de Cristo como o lugar que prepara e recebe, a habitação de Deus na cidade de São Paulo. Parabéns, nobre deputado Pedro Kaká, por esta importante celebração no dia de hoje.

Quero também, na pessoa do bispo Ivo Mariano, saudar o bispo mundial Charles Blaker; o bispo jurisdicional do Brasil, Terence Rhone; os bispos auxiliares Ivo Mariano e Robson Paiva; e também não poderia deixar de mencionar aqui um dos fundadores da Igreja Cogic no Brasil, pastor Rubens dos Santos, na pessoa de sua esposa Jecé Dornellas, que Deus abençoe. Estou muito feliz de estar aqui, porque a Igreja Cogic é única e diferenciada. Qual igreja em que o pastor prega cantando, ou canta pregando? Não existe uma igreja assim hoje no Brasil, apenas a Cogic tem essa unção.

São 32 anos da Igreja Cogic promovendo habitação de Deus em nosso País, promover habitação de Deus é trazer o céu na Terra. Muitas pessoas falam assim: “Nós queremos ir para o céu, chegar ao céu”, mas esse não é o propósito da igreja, o propósito da igreja é trazer o céu para a terra, e a Igreja de Deus em Cristo tem trazido o céu para a terra. Pensando nisso, primeira coisa que fiz, porque também sou marinheiro de primeira viagem, um vereador de primeira legislatura, a primeira coisa que senti em meu coração foi honrar a Igreja Cogic. Porque não é a igreja que precisa do Estado, mas o Estado que precisa da igreja, porque quando o Estado falta, é a igreja que está lá para ajudar quem mais precisa. No momento mais difícil, quando o Estado falta, no momento das perdas, das dificuldades, quem mais ajuda é a igreja do Senhor. É no momento da internação para dependência química, da cesta básica, da dor, do luto, da traição, é no momento da crise familiar. É a igreja do Senhor Jesus que está lá.

É a fé que remove as montanhas, é a fé que nos faz transpor todas as nossas dificuldades, foi pensando nisso que, ano passado, instituímos a Lei 295/2017, numa das maiores cidades do mundo, com 12 milhões de munícipes. Nós conseguimos ter o Dia Municipal da Igreja Cogic na cidade de São Paulo, esse é um marco espiritual. Eu já vou terminar, porque vocês sabem que pastor gosta de pregar, e aqui não é momento de pregar, não estou como vereador, mas como pastor. Mas Deus gosta de marcos, a Igreja Cogic tem esse poder de criar portais celestiais, é um lugar onde ele abre uma conexão com o céu. Deus gosta de marcos; foi assim com Jacó, com Abraão, em toda a Bíblia ele fala: “Vá e volta, vai lá, vai a lugares onde falei contigo, vai a lugares assim”.

É por isso que foi feita essa lei, porque a Igreja Cogic é um marco de Deus na cidade de São Paulo. Que Deus abençoe a todos vocês. Nobre deputado, Deus te levantou nesta Casa para tremular a bandeira da Cogic. Continue firme e forte nessa missão, porque poucos entendem e respeitam a igreja como sendo a coluna da verdade. O senhor tem olhado a Igreja Cogic com respeito e admiração, são pessoas como o senhor que nós precisamos aqui. Deus abençoe vocês, em nome de Jesus.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Gostaria de convidar a todos para saudarmos filhos e familiares do nosso fundador, pastor Rubens dos Santos. Acusamos a presença do pastor Roger Willians e sua esposa, Maria Rubia, podem aplaudir o Senhor por suas vidas. Acusamos a presença da Telma Luiza, pode aplaudir Deus pela vida dela. Citamos ainda, mesmo na ausência, Marcos Vinicius e Aida Maria, filhos do nosso saudoso pastor Rubens dos Santos. Gostaria que mesmo na ausência, você aplaudisse a Deus pela vida deles.

Neste momento teremos a participação musical do Coral de Mulheres, sob a regência da missionária Bruna Pisani, com a música “Ninguém é como Jesus”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Neste momento queremos homenagear algumas pessoas, e dentre elas, fundadores e cofundadores da igreja, e autoridades. Convido o bispo Ivo Mariano para fazer a entrega do Diploma de Honra ao Mérito.

A Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil, confere ao vereador Rinaldi Digilio o Diploma de Honra ao Mérito pelo apoio a esta igreja, e pela autoria da Lei 16.751, que inseriu no calendário municipal o dia seis de março como Dia da Igreja de Deus em Cristo, por ocasião das comemorações dos 32 anos de fundação da Cogic no Brasil.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - A Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil confere ao deputado Pedro Kaká o Diploma de Honra ao Mérito pelo apoio a esta igreja, e a realização nesta data, da sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo, em comemoração aos 32 anos de fundação da Igreja de Deus em Cristo no Brasil.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Convidamos o superintendente Ronaldo Nascimento, para representar o bispo auxiliar Robson Paiva. A Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil confere ao bispo o Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos serviços eclesiásticos prestados a esta igreja, por ocasião das comemorações de 32 anos de fundação da Igreja de Deus em Cristo no Brasil.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Convidamos o superintendente Eneas Francisco, para representar o bispo jurisdicional Terence Rhone. A Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil confere ao bispo jurisdicional Terence Rhone o Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos serviços eclesiásticos prestados a esta igreja, por ocasião das comemorações de 32 anos de fundação da Igreja de Deus em Cristo no Brasil.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Este é um momento especial da nossa honraria nesta sessão solene. Neste momento queremos honrar aqueles que participaram do processo fundatório da Igreja de Deus em Cristo no Brasil. Convido para vir à tribuna o superintendente Aldo Bezerra. A Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil confere ao superintendente o Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento por sua participação como cofundador dessa igreja, por ocasião das comemorações de 32 anos de fundação da Igreja de Deus em Cristo no Brasil.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Convido a missionária Graça Silva. A Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil confere à missionaria o Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento por sua participação como cofundadora dessa igreja, por ocasião das comemorações de 32 anos de fundação da Igreja de Deus em Cristo no Brasil.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Gostaria que todos ficassem em pé, por gentileza. Já está aqui na tribuna a mãe Jecé dos Santos. A Cogic - Igreja de Deus em Cristo no Brasil confere à mãe o Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento por sua participação como cofundadora desta igreja, por ocasião das comemorações de 32 anos de fundação da Igreja de Deus em Cristo no Brasil. Convido para aplaudirem calorosamente a mãe Jecé, esposa do pastor Rubens dos Santos, fundador da Igreja de Deus em Cristo no Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Vamos aplaudir mais uma vez, eles que participaram da fundação desta igreja, que comemora 32 anos. Convido a todos para tomarem assento.

 Neste momento teremos a apresentação musical do Coral Resgate Para Vida, sob a regência de Gustavo Mariano, com a música “Envolve-me”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Neste momento com a palavra, logo após o solo sermônico, o bispo auxiliar da jurisdição do Brasil, Ivo Mariano.

Ouviremos agora o cantor Júlio César, com a música “Mais que tudo te amarei”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. IVO MARIANO - A paz do Senhor, irmãos. Noite memorável de significado, júbilo, felicidade por esta oportunidade de comemorarmos nossos 32 anos de Cogic no Brasil, neste estado de graça e benção de Deus em nossa vida. Nós queremos, primeiramente em nome de Jesus Cristo, em nome de toda a família aqui presente do saudoso e em memória, Rubens dos Santos, em nome de todo o nosso ministério da Igreja de Deus em Cristo, desde nosso bispo jurisdicional, Dr. Terence Rhone, e por que não nosso bispo internacional Charles E. Blake.

E todo o colégio ministerial que coopera com nosso bispo jurisdicional, Dr. Terence Rhone, minha pessoa, bem como a do bispo Paiva, do Rio de Janeiro, e todos os nossos superintendentes e pastores, missionárias, diáconos, cooperadores, todos os nossos ministérios, também em especial o ministério de música, que nesta noite tem deslumbrado e manifestado toda a alegria no cântico que tem apresentado ao Senhor. Em nome de toda a nossa igreja e todos os santos da Igreja de Deus em Cristo, queremos agradecer o presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, que liberou esta sessão solene a nós nesta noite.

Queremos agradecer ao deputado Pedro Kaká, que é mais do que um deputado para nós, é um irmão, um amigo, que veio possibilitar através de sua pessoa, e do seu gabinete maravilhoso, que esse evento fosse bem-sucedido. Companheiros, nosso chefe de gabinete, pastor Everaldo, a pessoa do Carlos, que minuciosamente se empenhou detalhadamente, e todos os demais companheiros e assessores desse gabinete que tornaram isto possível. Posso acreditar, pela expressão do rosto dos irmãos e toda a celebração já feita aqui, que este evento já está bem mais que bem-sucedido. Posso ouvir um amém?

Quero então agradecer a Deus, honrando cada um desses nomes que nós citamos aqui nesta noite, em especial citar também o nome do nosso nobre vereador Rinaldo Digilio, que tornou lei o Dia da Cogic no município de São Paulo. Essa conquista vinda pela Câmara Municipal de São Paulo, e pela Assembleia Legislativa através do nosso deputado Pedro Kaká, diz que Deus está confirmando de sobremaneira gloriosa a Igreja de Deus em Cristo neste País. Está mostrando, dizendo: “Mostra tua cara”, e nós, para a glória de Deus, estamos adorando e celebrando nesta noite tudo isso, neste grande culto de ações de graça. É culto de ações de graça!

Toque no seu irmão e diga: “É culto de ações de graça”, alegria. O Salmo 100 diz: “Celebrai ao Senhor, todos os moradores da terra”, é festa. Eu dizia ao deputado que este dia é memorável, e que a Cogic não esquecerá dele de maneira alguma, não se esquecerá do nobre vereador Rinaldo e do nobre deputado Pedro Kaká. Não nos esqueceremos da irmã Dornelles e irmã Jecé, do nosso pastor Rubens Santos, jamais. Graças a esses fundamentos estamos aqui hoje, celebrando.

Agradeço já antecipadamente toda a equipe que se empenhou, ao Cerimonial da Alesp, que amorosamente se empenhou conosco, a técnica, todos. Deus seja louvado pela vida de cada um de vocês, amém. Vamos aplaudir o nome do Senhor. Queria falar mais bonito, mas se falar vou acabar chorando, já chorei e já agradeci, é muita emoção, desenrola. Louvado seja o nome do Senhor. Mas nestes minutos que temos, e não são muitos, quero considerar um texto da palavra de Deus com os irmãos, uma vez que me é franqueada a palavra na ausência do nosso bispo Robson, que por motivos íntimos e outros de trabalho, não pôde estar.

No evangelho de São Marcos, capítulo 16, Jesus diz assim: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. Digam comigo: “Quem crê no evangelho será salvo”. Muito obrigado. Vamos aplaudir ao Senhor, podem se sentar.

Isso aqui é a Alesp, mas a Alesp em estado de graça, é a Alesp que neste recinto se tornou igreja. A Alesp permitiu se tornar igreja aqui hoje, isso tem que ser notado e dado glórias a Deus. Então, antes de tudo, você é aqui igreja. Diga para seu irmão: “Você é igreja, você tem liberdade para dar glória, para louvar, para adorar”. Aleluias, glória.

O texto que nós lemos fala da suprema missão da igreja de Jesus Cristo, mas também retrata a significação do evangelho. Jesus dá a missão dizendo: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho”, essa é a responsabilidade da igreja do nosso Senhor e salvador Jesus. Essa é a responsabilidade da chamada e da vocação da Cogic, desde sua fundação como a primeira igreja pentecostal da renovação carismática da Rua Zuza, a partir de 1906, e formalizada em 1907. Desde então, como igreja pentecostal, a Igreja de Deus em Cristo assumiu a responsabilidade de obedecer essa ordem do nosso Senhor Jesus, assumiu a responsabilidade de evangelizar o mundo e todas as criaturas da face da Terra.

Mas não podemos dizer que essa tarefa foi concluída, estamos em 87 anos do mundo, ô vocação bem dita. Nós alcançamos, pela graça de Deus, poder e promoção do pentecoste, do poder do Espírito Santo, já a casa de mais de seis milhões de membros. Não é gloria nossa, mas glória de Jesus, é glória do Evangelho. O que estamos fazendo é um cumprimento de vocação, tanto quanto outras igrejas no mundo estão cumprindo a mesma vocação. Mas cabe a nós cogiquianos do Brasil levarmos a sério essa incumbência, e assumirmos como nosso bispo fundador Mason, a tarefa de obedecer a grande condição da evangelização do mundo.

Posso ouvir um amém? Evangelizar para algumas pessoas é proselitar, ser retrógrado, para algumas pessoas pode ser um ato de ignorante. Pense nos religiosos, pense nos intelectuais. Evangelizar para alguns pode ser muita coisa negativa, mas nós já ouvimos nas palavras sábias do vereador nesta noite, o significado do que é evangelizar, está explícito nesse texto que lemos, o significado de evangelizar. Evangelizar é acima de tudo, salvar. Se eu fosse você, dava glória a Deus. Evangelizar é salvar criaturas, redimir, restaurar.

É por isso que Jesus diz que não há salvação para o mundo, e me entenda quando digo salvação, é em todo o contexto social, político e especialmente espiritual. Não há salvação para o mundo fora do evangelho. O livro de Atos começa dizendo, em 4:12: “Porque em cima no céu e embaixo na terra, não há outro nome pelo qual importa que o homem seja salvo.” E nós cumprimentamos dizendo: “A não ser pelo nome de Jesus”. Diga comigo: “A não ser pelo nome de Jesus”, esse é o nome que salva. No Evangelho, Paulo falando sobre isso, diz no capítulo um de Romano, verso 17: “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, porque o Evangelho de Jesus Cristo é poder de Deus”. Note bem como Paulo define o Evangelho, ele é poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê.

Quero dizer uma coisa para vocês, posso falar? O Evangelho se resume, em sua natureza, na palavra de Cristo. Sabe onde está a salvação, a perdição? A perdição do mundo e do homem, tanto quanto a salvação do mundo e do homem dependem da natureza da palavra que ele está ouvindo, da natureza da palavra na qual ele está acreditando. Fala-se tanto hoje das fake news, das palavras e mensagens, das propagandas e postagens mentirosas que causam danos políticos em nações superpotentes, danos morais na vida daquelas pessoas simples, danos à sociedade, a palavra da mentira.

Jesus está dizendo aqui: “Prega a palavra, não a da mentira, a minha palavra, porque eu sou o caminho, eu sou a verdade, eu sou a vida”. Se nós queremos mudar ou destruir o mundo, não é simplesmente pelas armas. Sejam elas de que natureza e poder forem, antes das armas vem uma palavra, antes de qualquer ação humana, existe uma palavra. Nós podemos dar testemunhos aqui nesta noite, podemos colocar o microfone na boca de cada um de vocês e dizer: “Como é que você chegou a estar nesse estado de vida moral e espiritual que você se encontra hoje? O que é que foi que mudou você?”.

Eu podia dar o meu testemunho, dizer que aos 13 anos de idade a minha família fez de tudo para me restaurar, me reestabelecer na sociedade. Eu já tinha 13 anos, e nessa idade não tinha psicólogo, psiquiatra. Aos 13 anos não tinha remédio, polícia, juizado que fosse capaz de me transformar. Quantos aqui nessas condições, talvez um tanto inferior ou maior ainda do que a minha, em que a sociedade nada pôde fazer por meio científico, mas no dia em que essa criatura ouviu o Evangelho de Jesus Cristo, ou no dia em que essa palavra da verdade foi ao seu consciente e subconsciente, no dia em que esse Evangelho foi ao seu coração, ele recebeu poder para sair da droga, do vício da bebida, das imoralidades. E quantos receberam poder para sair do crime, da marginalidade, porque ouviram e creram, quem crê no Evangelho, será salvo.

Salvação não é meramente sair de um estado de perigo para um estado de seguranç, salvação é a ação que a palavra exerce para transformar a velha criatura em nova criatura, para transformar o pecador em justificado, os incrédulos em crentes, e toda essa ação vai se resumir em salvação. Poderíamos dizer muito mais, ir além e considerar a ciência da palavra. O Evangelho de João começa dizendo: “Em princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.” Todas as coisas foram feitas por Ele. Você tem glória aí? E sem Ele, nada do que foi feito se fez. E o que foi que Ele fez e faz? É aquilo que Êxodo um e dois define: “E disse Deus, aja e ouve. E viu Deus que tudo aquilo que Ele havia feito era bom”. É isso que o Evangelho faz e é.

O que o Evangelho é? É o verbo de Deus que cria todas as coisas boas no universo e na vida humana, é o verbo que criou e continua criando. Não há poder científico humano, por mais avançado que estejamos, que seja capaz de transformar uma consciência velha em uma nova criatura. Só aquele que lá no princípio disse: “Façamos o homem conforme nossa imagem e semelhança.” E tendo Ele feito Adão, soprou Ele em suas narinas e viu Deus, que havia feito o homem à sua imagem e semelhança.

Você pode levantar a sua mão para o céu e glorificar o nome de Jesus, tirar um glória a Deus. Em sua salvação, na nossa salvação não somos nada mais, nada menos do que transformados à imagem e semelhança de Deus. Pelo verbo criador, hoje essencializado no Evangelho que salva, que cura, que liberta, que restaura, que perdoa, que faz tudo novo para a glória de Deus, e para a salvação daqueles que acreditam. É noite de celebrar, de agradecer por essa obra do Evangelho em nossa vida, essa obra desse ministério Cogic, alcançamos a graça de Deus.

Podemos ficar de pé e levantar as mãos para o céu. Podemos em instantes mínimos refletir a bondade de Deus em nossa alma, e poder tirar da alma, do coração o melhor glória a Deus que temos, porque podemos dizer nessa noite que fomos salvos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Solicitamos a todos que tomem assento, já estamos partindo para o final desta sessão solene. Convidamos para a benção apostólica, o superintendente Ronaldo Nascimento.

 

O SR. RONALDO NASCIMENTO - Graça e paz a todos, amém. Diga comigo, obrigado pelo Teu amor. Obrigado pela graça redentora. Obrigado pelo cuidado e conforto do Espírito Santos. Que o amor de Deus e a graça redentora de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a doce constelação do Espírito Santo de Deus, seja com essa igreja e esse povo, com cada família aqui representada nesta noite, hoje e sempre enquanto aguardamos a volta do Senhor Jesus, nosso Salvador, em concordância diga amém. Deus abençoe sua vida em nome de Jesus.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - PAULO ASSIS - Atenção, a sessão não terminou ainda. Antes do encerramento oficial, de passarmos a palavra ao presidente, uma instrução aos pastores e missionárias. Logo após o encerramento pelo presidente, faremos fotos oficiais, então peço que em primeiro lugar as missionárias tomem lugar aqui na tribuna, atrás da Mesa, e logo em seguida os pastores e superintendentes. Amém.

Passo a palavra para o encerramento, deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO KAKÁ - PODE - Primeiramente quero agradecer a Deus por este momento e oportunidade, por esta comunhão, e também agradecer aqui ao pastor Ronaldo, o superintendente da 3ª Região Eclesiástica da Cogic Brasil; a dona Jecé Dornelles dos Santos, esposa do pastor Rubens dos Santos, fundador da Cogic Brasil, e que tenho certeza que está assistindo toda essa cerimônia com muita alegria.

A este jovem pastor que hoje representa, como vereador na Câmara Municipal de São Paulo, e que foi autor de forma bastante inteligente, de homenagear pelo seu projeto de lei que transformou-se em lei. Nós precisamos, dentro da Casa de Leis, de pessoas como Vossa Excelência, tenho certa dificuldade de chamar o bispo Ivo Mariano, porque desde o meu primeiro encontro com ele, vi uma pessoa, sobretudo de coração e amor. Eu me sinto muito honrado de tê-lo conhecido. A Assembleia do Estado de São Paulo, esta que é a Casa de Leis, que se diz e de fato é a maior Casa de Leis do Brasil.

E neste momento, neste dia, com muita propriedade, o Rinaldi falou: “Hoje é um marco”. Esta Casa tem a honra de recebê-los, e a satisfação. Eu que represento com mais 93 deputados, nos sentimos honrados. A Assembleia do Estado de São Paulo a partir de hoje, onde se faz leis, foi abençoada, o que é um marco. Esse norte é o que todos os senhores pregam, é nesta Casa que temos que fazer as leis com amor. Que consigamos fazer a justiça social, fazer com que essa sociedade e todos nós estejamos inseridos, que não haja nenhum excluído, que a política seja feita com P maiúsculo, em que os objetivos do coletivo sejam sempre o norte de todos aqueles que nesta Casa assumem um posto.

Esta oportunidade, este momento, esta festa é mais do que nunca, um ensinamento. É um banho, porque sem aquilo que o bispo Ivo Mariano disse, sem ter no Evangelho e em Jesus o nosso caminho, não existe salvação para nada. Sou novo nesta Casa, embora não seja tão novo nas experiências de vida, mas o suficiente para dizer aqui que assim que eu cheguei, sempre falei para os meus assessores que me assistem, nós estamos aqui para fazer o melhor mandato, para que guiados por Deus, consigamos cumprir os nossos desígnios.

Como nesta Casa tudo tem um protocolo, inclusive a pontualidade, com singelas palavras vou encerrando aqui. Uma vez que aqui estamos todos em família, e meu chefe de gabinete está pedindo para quebrar um protocolo da Casa, vou homenagear a minha mulher, que já é mãe do Marco Antônio, que logo está por vir. Ele está feliz e pulando no ventre sagrado com essa alegria, toda essa festiva. Glória a Deus, eu te amo, amor.

Quebrado esse protocolo, como presidente, quero agradecer todas as autoridades, minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das assessorias policiais Militar e Civil, bem como todos aqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta sessão. Meu muito obrigado, e que Deus abençoe a todos.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 55 minutos.

 

* * *