http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

12 DE MARÇO DE 2018

009ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 

Presidentes: MARIA LÚCIA AMARY e CÉLIA LEÃO

 

RESUMO

 

1 - MARIA LÚCIA AMARY

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e as demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, atendendo solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia Internacional da Mulher". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", interpretado pela cantora Teresa Baddini.

 

4 - LECI BRANDÃO

Deputada estadual,enaltece a trajetória política da deputada Maria Lúcia Amary. Esclarece que seu mandato se preocupa com a falta de acesso e inclusão social para a população afrodescendente. Elogia Alessandra de Cássia Laurindo, Aline Pellegrino e Antonia Andrea Souza, suas homenageadas nesta noite. Defende que as mulheres possam ocupar cada mais espaços na vida política do País.

 

5 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de placas em homenagem a mulheres que se destacaram em diversos segmentos, tendo convidado a deputada estadual Leci Brandão para fazer a entrega da placa às homenageadas, Sras. Alessandra de Cássia Laurindo, Aline Pellegrino e Antonia Andrea.

 

6 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Anuncia apresentação musical com as canções "Mulher Brasileira", de Benito di Paula, e "Mulher", de Erasmo Carlos, interpretada por Teresa Baddini.

 

7 - CÉLIA LEÃO

Deputada estadual, agradece e enaltece o presentes. Tece considerações elogiosas direcionadas às mulheres. Valoriza a conquista de direitos femininos. Destaca a atuação de suas homenageadas, Kátia Boulos, Natividade Mantovi Furlan e Silvia Regina Brandasile.

 

8 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de placas em homenagem a mulheres que se destacaram em diversos segmentos, tendo convidado a deputada estadual Célia Leão para fazer a entrega da placa às homenageadas Dra. Silvia Regina Brandasile, Sra. Natividade Mantovi Furlan e Dra. Kátia Boulos.

 

9 - CÉLIA LEÃO

Assume a Presidência. Enaltece a atuação política da deputada Maria Lúcia Amary.

 

10 - MARIA LÚCIA AMARY

Elogia as deputadas presentes nesta solenidade, Célia Leão e Leci Brandão. Comemora os avanços conquistados em relação aos direitos femininos. Defende a igualdade de gêneros.

 

11 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de placas em homenagem a mulheres que se destacaram em diversos segmentos, tendo convidado a deputada estadual Maria Lúcia Amary para fazer a entrega da placa às homenageadas Sras. Márcia Cristina Rodrigues, Ondina T. Maneli Rodrigues e Dra. Izilda das Eiras Tâmega.

 

12 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Anuncia apresentação musical com a canção "Maria Maria", interpretada por Teresa Baddini.

 

13 - MARIA LÚCIA AMARY

Faz agradecimentos gerais.

 

14 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Destaca a força e a coragem das mulheres. Discorre sobre a importância da atuação feminina na vida política. Considera que os parlamentares representam milhões de paulistas. Pede igualdade entre mulheres e homens. Anuncia apresentação musical com a canção "Mulher Brasileira", de Benito di Paula, interpretada pela cantora Teresa Baddini. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Maria Lúcia Amary.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Vamos dar início a sessão solene desta noite. Gostaríamos que todos se acomodassem, por favor. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 17 de março, às 22 horas e 30 minutos pela NET, canal 7; pela TV Vivo, canal 9; e TV Digital, canal 61.2. Convido para compor a Mesa a deputada estadual Maria Lúcia Amary, deputada estadual Leci Brandão e a deputada estadual Célia Leão.

Com a palavra, a deputada estadual Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores deputados, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado Cauê Macris, atendendo solicitação desta deputada, com a finalidade de comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Convido a todos os presentes a ouvirem, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, entoado pela cantora Teresa Baddini.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Agradecemos as presenças de: Alexandre Curiati, representando o deputado Antonio Salim Curiati; Lili Marques, secretária da Habitação, representando a prefeita de Araçariguama, Lili Aymar, muito obrigada pela sua presença; Rosemeire Solidade da Silva Matheus, vice-presidente da OAB, subseção de Tatuapé; Andrea Maria Cavalheiro Decker, presidente da Comissão da Mulher Advogada; Ana Maria Lanatovitz, conselheira estadual da Condição Feminina, representando a presidente do Conselho da Condição Feminina, Mariazinha.

Passamos agora a palavra à deputada Leci Brandão. Antes disso, eu queria agradecer muito à deputada Leci Brandão, que é uma das grandes deputadas desta Casa, e representa o estado de São Paulo com muito orgulho, dedicação e ética, comprometida e grande parceira, e, ainda, canta maravilhosamente bem. Então, eu queria agradecer mais uma vez, a senhora está sempre presente naquelas questões ligadas à questão da mulher, e não temos partido político, temos um objetivo, e nosso foco são as mulheres de São Paulo. Muito obrigada, Leci.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deus abençoe e proteja, ilumine a todas e todos que aqui estão. Minha querida e nobre deputada Maria Lúcia Amary, eu quero agradecer profundamente a oportunidade de participar deste evento maravilhoso, e quero também reafirmar que nós somos apenas dez deputadas nesta Casa, entre 94, e eu fico muito feliz em saber que, embora eu seja uma deputada da chamada oposição, nós aqui não temos situação de oposição, nós temos compromisso com o povo do estado de São Paulo, e porque não dizer, com o povo brasileiro.

Vossa Excelência sempre me deu oportunidade aqui para poder fortalecer as nossas ideias, eu acho que todas as pessoas sabem que viemos de um caminho artístico, eu sempre digo para todos que eu sou uma artista de 43 anos de carreira, e estou deputada desde 2010, fui eleita e comecei o meu trabalho em 2011. Durante todo esse tempo, o que eu tenho recebido aqui é a compreensão, o carinho e o respeito de todos os parlamentares, mas especialmente de V. Exa., afinal de contas, tínhamos gabinetes próximos, juntamente com sua equipe maravilhosa, a nos ajudar, nos receber, nos incentivar.

Eu queria apenas ler alguma coisa aqui rapidamente, porque as pessoas sabem que a nossa população brasileira tem algumas marcas, e uma das marcas é a falta de acesso e a falta de inclusão para a população afrodescendente. Eu fico muito honrada porque o povo de São Paulo promoveu um fato histórico na minha vida: ser a segunda mulher negra a entrar nesta Casa Parlamentar. A primeira foi a Dra. Theodosina, nos anos 70, e chegamos aqui em 2010. Foi o povo de São Paulo que colocou esta carioca de Madureira nesta Casa Parlamentar, e por isso eu tenho um profundo agradecimento ao povo deste estado, que recuperou a minha autoestima e transformou a minha vida, muito embora eu seja uma pessoa que não passou por nenhuma universidade, mas eles têm me ajudado bastante e têm me incentivado, e nós temos construído aqui um caminho extremamente respeitado, é muito bom que as pessoas saibam disso.

As mulheres que eu estou homenageando têm uma história de luta, são mulheres que têm responsabilidade, compromisso, e que sempre fizeram alguma coisa muito importante para o povo do estado de São Paulo. Eu homenageio aqui a Alessandra de Castro Laurindo, que é uma moça de Araraquara que foi, inclusive, assessora da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial. Muito obrigada por ter aceito o nosso convite.

A minha querida Aline Pellegrino, que é da Fundação Feminina Paulista de Futebol, e uma pessoa que tem uma atuação muito importante e muito respeitada, muito reconhecida; a Antônia Andrea Souza, que, por problemas do temporal que caiu, está a caminho. Portanto, eu quero agradecer a Deus e agradecer ao povo do estado de São Paulo por esta oportunidade, e dizer a todas as mulheres que estão aqui: precisamos ocupar mais espaços no poder deste País. Não podemos mais entender e aceitar que, em todos os espaços parlamentares, o número de mulheres seja sempre um número mínimo. Nós somos inteligentes, capazes, fortes, e, acima de tudo, somos unidas. Muito obrigada, Sra. Presidente.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Vamos dar início às homenagens com entrega de placas. Cada deputada brindou algumas mulheres que se destacaram em diversos seguimentos. Para fazer a entrega, convidamos a deputada Leci Brandão para se posicionar à frente, juntamente com suas homenageadas: Alessandra de Cássia Laurindo, formada em Ciências Sociais pela Unesp, especializada em Gestão Pública. Foi a primeira presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial de sua cidade, contribuindo com o coletivo para que ações como uma instituição do feriado de 20 de novembro, a semana cultural e o baile do Carmo ganhassem força. Foi coordenadora de políticas de igualdade racial da cidade de Araraquara, de 2009 a 2016, e secretária de Direitos Humanos e Cidadania. Atua priorizando a visibilidade da mulher negra em vários projetos e programas.

Aline Pellegrino, formada em Educação Física, e pós-graduada na Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal, as ciências, o esporte e a metodologia do treinamento. É atleta profissional de futebol feminino de 1997 a 2013, com passagem na seleção brasileira, onde conquistou, entre vários outros prêmios individuais e coletivos, a medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas, e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos no Rio, em 2007. Foi coordenadora de futebol feminino na Federação Paulista de Futebol, em julho de 2016; supervisora técnica da equipe de futebol feminino do Corinthians Audax, em janeiro de 2016; coordenadora do futebol adulto, Esporte Clube Sírio de 2015; técnica da equipe profissional de futebol feminino, de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, em 2013.

Antonia Andrea Souza, comunicóloga, pós-graduada em Comunicação e Marketing, especialista na arte de contar histórias, abordagens performáticas, literárias e poéticas. Mediadora de leitura, oficineira e palestrante, professora em vários cursos de pós-graduação e escritora de quatro livros publicados. Diretora de relações institucionais de um grupo de mulheres, pastora evangélica da igreja presbiteriana, presidente da Amesol - Associação Mulheres em Sol Maior, que reúne mulheres formadoras de opinião em todos os seguimentos, fundadora dos coletivos de contadores de histórias, línguas encantadas e encantantes, e contadora do reino, coordenadora-geral do Centro Cultural e Municipal de Santo Amaro.

Parabéns às homenageadas da deputada.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placas. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Parabéns às homenageadas. Queria citar também a presença do vereador Luiz Henrique Cirilo, da Câmara Municipal de Campinas.

Ouviremos agora as canções “Mulher Brasileira”, de Benito di Paula, e “Mulher”, de Erasmo Carlos, interpretada por Teresa Baddini e Vicente Dionísio.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Muito obrigada, Teresa Baddini, que veio de Sorocaba especialmente para abrilhantar esta noite.

Gostaria de passar agora a palavra à minha querida amiga, deputada Célia Leão, que é minha amiga desde 1994. Ela, com oito mandatos, um de vereadora, e sete como deputada estadual, é um exemplo de ética, de determinação e de competência. É um orgulho para o estado de São Paulo, representando a região de Campinas. Com a palavra a deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, minha querida presidente em exercício. Neste momento, deputada Maria Lúcia Amary, gostaria de dizer da alegria em poder estar e continuar sempre aqui nesta Casa, em uma noite absolutamente especial, porque é uma noite de sessão solene neste plenário que, normalmente, é usado 100% do tempo pelos 94 deputados e deputadas que compõem o Parlamento de São Paulo, e somos dez mulheres, como já foi dito pela minha querida Leci Brandão. Então, este plenário é onde se fazem os debates do estado de São Paulo, do orçamento, do plano plurianual, dos diversos projetos, o debate com sociedade, os problemas, as soluções, mas, hoje, é uma noite em que ele se abre para uma noite lúdica. Temos a cantora, bonita, que, além de voz, tem alma e canta uma música cuja letra faz parte de nossa vida. Então, minha deputada Maria Lúcia Amary, eu queria dizer da alegria em poder participar desta sessão solene.

Eu sei que você é a fã número um da Leci Brandão, mas eu sou a zero. Ela é um show de mulher, canta e encanta, quem é brasileiro tem futebol e carnaval no sangue, samba, essas coisas que são do nosso povo, da nossa raça, do Brasil. E a Leci Brandão, aqui dentro da Casa, nós a pegamos e abraçamos, beijamos e cheiramos, tiramos fotos, com uma cantora famosa e importante.

Eu queria dizer da alegria de receber cada um de vocês, de ver, aqui na plateia, presidente Maria Lúcia Amary, homens presentes. Eu fico muito feliz de ver em uma sessão solene de mulheres ou de homenagem às mulheres, uma noite em que se fala das mulheres. Eu faço uma brincadeira, mas ela é absolutamente, além de respeitosa e carinhosa, verdadeira. Eu gosto de ver homens na plateia no momento em que falamos, porque nós mulheres já sabemos que somos ótimas, eles é que precisam ouvir.

Saber que as mulheres são maravilhosas, isto não é só carinho, a Leci acabou de homenagear mulheres maravilhosas e que têm trajetórias e histórias, têm luta e resultados. Então, para nós, é uma noite que, de fato, fica nos Anais da Casa, transmitida pela TV Assembleia, que passa agora, ao vivo, e que depois repete a programação e fica nas Webs, nas TVs, nos sites, e, mais do que isso, fica na alma do povo brasileiro que pode conhecer em São Paulo a força da mulher.

Quando pensamos esta sessão através da ideia da deputada Maria Lúcia Amary que, aliás, é uma mulher fantástica, nós tínhamos a possibilidade de convidar três grandes mulheres, cada uma de nós, e obviamente que o conhecimento que temos das grandes mulheres do Brasil, de São Paulo e da minha cidade de Campinas, certamente não são somente três mulheres. Mas a Maria Lúcia Amary falou para mim: “Celinha, escolhe aquelas mulheres que são fantásticas e que têm história, que são exemplo.

Ela me disse ainda: “Escolha as mulheres que são fora da curva.” E de verdade, Maria Lúcia, eu não precisei pensar muito e nem usar muito do tempo, na verdade, eu não escolhi mulheres que estão fora da curva, eu escolhi mulheres que nem passam na curva, porque elas estão distantes disso, e são estas homenagens que temos que fazer em vida, porque a nossa Constituição Federal garante isto. Podemos dar denominação de pontes, viadutos, praças, ruas, estradas, avenidas, etc. Isto é importante, é comum o brasileiro fazer isso, dar nomes das pessoas que já faleceram, e eu acho que isto é bom, não sou contra não, fica marcado na história.

Uma criança passa e vê “Avenida Pedro Álvares Cabral”, e quem foi? Eu acho que é importante ter, mas não tem nada que se iguale a poder homenagear pessoas que estão conosco, que podemos abraçar, beijar, tirar fotos, fazer quadros, botar nos sites, mas, mais do que isso, que podemos guardar na alma a grandeza do trabalho.

O currículo de vocês já foi lido, e, daqui a pouco, vão ler o currículo dessas jovens meninas que nós convidamos em Campinas para receber a homenagem. Eu vou botar os óculos para poder olhar para elas sem perder o foco. Quando falamos de uma Nati Furlan, é uma moça bonita, destemida, aguerrida, e que cuida do social. Ela, o marido e os filhos. Cuida da roupa da criança, da fome, da família que a criança não tem. Cuida de quase mil crianças nas entidades de Campinas, na verdade. Nati, cuide da alma das crianças, pois cuidar delas é cuidar do adulto, é cuidar da sociedade. E não podemos deixar de lado Sr. Furlan, o senhor tem que agradecer todos dias pela mulher que escolheu o senhor. Não foi escolhida, a senhora é quem escolheu, Nati. Ele é um homem que também faz a diferença em Campinas, mas esta mulher faz a diferença na vida de quase mil crianças.

Quando eu olho uma Kátia Boulos, que parece uma moça comum, e ela o é, toma banho, passa perfume, pinta o cabelo, mas é mais do que isso. Ela, hoje, cuida de 200 mil advogadas do estado de São Paulo, é presidente da Comissão das Mulheres Advogadas do Estado de São Paulo, e não cuida só das mulheres, mas dos homens também, que são mais de 400 mil advogados. Então, quem cuida de 400 mil homens e mulheres, que cuidam e defendem a vida no mundo jurídico, cuida de tudo. E eu não poderia pensar em outra que não a Kátia Boulos do jurídico, que não é só minha, é de todos nós. Maria Lúcia é jurista, e tem a Kátia Boulos no coração. E tinha que pensar em mais uma mulher, e eu não precisei nem pensar, é só lembrar de alguém que faz uma coisa que quem é de Campinas conhece. Pode parecer maluco, e é, mas também é verdade.

Ela vendeu uma máquina de escrever e com o dinheiro dela, fundou o hospital, e outro dia ela me chamou lá e falou assim: “Está vendo ali aquele prédio?” E eu olhei pela janela. “Aqui vai ser aquele Departamento de Oncologia, ali vai ser, no terceiro andar, a fisioterapia, e ali vai ser a parte da piscina.” E eu pensei comigo: “Será que a Dra. Silvia Brandasile pirou de vez?” Porque eu olhei e não vi nada, era um terreno baldio.

Então, eu entendi a Dra. Silvia. Ela olha onde não se tem nada e acredita no que vai fazer, e ela constrói. Hoje, a Dra. Silivia Brandalise me dá até emoção. Ela cuida da vida de milhares de crianças de São Paulo, do Brasil e do mundo, na questão da oncologia, e briga com homens grandes porque ela é maior que eles, e ela prova que tem razão. Ela cuida da vida.

Há poucos anos atrás ela me dizia que a chance de cura do câncer infantil era de 30%, a de óbito 70 por cento. Outro dia ela me disse: “Se eu tenho os dados mais recentes, a chance de cura do câncer hoje é de 70%, e os óbitos diminuíram para 30 por cento”. Então Lúcia e minha querida presidente, homenagear estas mulheres como a Leci e a senhora Maria Lúcia, é homenagear diretamente a vida da sociedade, eu não estou fazendo carinho. Não me deram papel para ler, não li nenhum, me dê papel para ler e eu fico analfabeta em três segundos, porque falo aquilo que acredito.

Dizem que a boca fala do que o coração está cheio, então não estou fazendo só carinho, que também tenho por vocês, mas eu estou falando aquilo em que acredito, as mulheres que estão neste plenário, todas, as que vieram convidadas, as que estão homenageadas e essas deputadas, são pessoas que cuidam da sociedade, que fazem a diferença. Por isso é uma honra para mim poder descer e dar um beijo, um abraço, e um carinho simples de um quadro e uma flor, dizer a vocês que são fantásticas e precisamos de mulheres como vocês. Muito obrigada e uma salva de palmas às mulheres, às deputadas, e principalmente à deputada Leci e à Maria Lúcia.(Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO -Convidamos para vir à frente a deputada Célia Leão, junto de suas homenageadas, que são: Dra. Silvia Regina Brandalise, graduada em medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1967, e doutorada em pediatria pela Universidade Estadual de Campinas, FCM Unicamp em 1973. É especialista em hematologia e oncologia pediátrica. Foi coordenadora de vários grupos de pesquisas e serviços nesta área no Brasil e nas Américas, sendo atualmente presidente do Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini.

Sra. Natividade Mantovi Furlan, formada em letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bauru, atual Universidade Sagrado Coração de Bauru, há mais de 20 anos realiza trabalhos voluntários e sociais na cidade de Campinas, integra o grupo de voluntárias Maria Teresa, cujo o trabalho é direcionado a auxiliar a paróquia e creche Menino Jesus de Praga. Atua também ao lado do marido na Casa Maria de Nazaré, uma instituição que atende 800 crianças carentes de Campinas.

Dra. Kátia Boulos, advogada e consultora em direito de família e sucessões. Graduada e pós-graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, USP, conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, desde 2013. Presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo, desde 2014. Parabéns às homenageadas da deputada Célia Leão.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placas. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Neste momento eu passo a Presidência dos trabalhos à deputada Célia Leão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Célia Leão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Com a honra de presidir parte desta sessão solene em homenagem às mulheres do estado de São Paulo, brasileiras que nasceram aqui e que nasceram pelo Brasil, e hoje são reconhecidas pelo trabalho, talento, coragem na vida que empreendem, que não é fácil. Brincamos, rimos, tiramos fotos, mas sabemos que o trabalho da mulher é um pouco da história da Margaret Thatcher, deputada Maria Lúcia Amary, há quem concorde ou discorde da Dama de Ferro, não vem ao caso. Mas é só uma frase que ela falou em certa feita, hoje mudou um pouco, mas é absolutamente verdadeira, a Margaret Thatcher falou que: “Espera-se que as mulheres façam o dobro na metade do tempo e sem mérito algum”.

O sem mérito algum já mudou, mas que se espera que elas façam o dobro na metade do tempo ainda é verdade, e pior, elas conseguem. Então neste momento, eu não queria fazer carinho, mas falar a verdade, uma mulher que ainda muito jovem foi vereadora, presidente da Câmara de Sorocaba, uma grande advogada, mestre e doutora, foi primeira-dama da cidade. O nome eu nem gosto muito, primeira-dama, mas é o nome que se usa, na verdade ela foi mulher de luta, não ficava em ar-condicionado, ia para a rua batalhar, trabalhar, cuidar das pessoas, ela só era, entre aspas, esposa do prefeito.

Mas como esposa do prefeito, eu vou arriscar dizer, com todo o respeito às pessoas, fez mais ou igual ao prefeito, a cidade de Sorocaba hoje tem a alma dela, a mão e a história dela, a caminhada dela. Se não bastasse, ela foi deputada estadual, e muito bem votada, com mil votos, uma mulher fantástica. No Parlamento foi a primeira vice-presidente e assumiu a Presidência neste Parlamento diversas vezes, e se não bastasse ser a primeira - ainda não dava para ser a presidente -, hoje é a segunda vice-presidente da Casa.

Eu quero chamar a minha querida deputada Maria Lúcia Amary para fazer a sua fala da tribuna oficial desta Casa, e para homenagear às suas convidadas, e dizer que é a loira mais linda que eu conheço, inteligente, essa história de que loira tem que ser inteligente mesmo, uma mulher fantástica. E diz Leci Brandão, eu ouvi na faculdade e é verdade, a grandeza de um homem está em sua simplicidade, normalmente se fala no masculino.

Mas hoje tudo é para as mulheres, é o gênero que marca e foca, a grandeza da mulher está em sua simplicidade, com toda a grandeza que a deputada tem, a simplicidade dela é maior. Tenha certeza, Maria Lúcia, que a senhora faz a diferença neste Parlamento, na sua cidade, e por onde passa. Então eu queria uma salva de palmas para a Maria Lúcia assumir a tribuna agora, para fazer sua fala e sua homenagem às suas convidadas. Sorocaba que sinta orgulho e que continue trabalhando para esta moça continuar aqui dentro, está bom? (Palmas.)

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Nossa, falar depois de V. Exa. ter falado tudo isso? Muito obrigada Célia Leão, é uma pessoa muito querida e um exemplo de superação, de vida, desde que eu cheguei nesta Casa, eu acho que a deputada Célia sempre foi uma mestra para todos nós, não pela idade, mas pela capacidade dela, pelo exemplo que ela nos dá. Uma mulher forte e firme, que faz toda diferença, como também a deputada Leci Brandão, chegou a esta Casa com humildade, simplicidade, sendo companheira e parceira, sempre foi um prazer ter a senhora e sua equipe ao lado da minha, trabalhando em conjunto e em parceria.

Nós mulheres fazemos a diferença na questão da união, estamos sempre juntas, preocupadas com a questão da mulher no estado de São Paulo, então eu queria dar um boa noite a todos e todas, esta é uma noite extremamente especial para todas nós, tendo as nossas deputadas aqui participando, a deputada Célia Leão e a deputada Leci Brandão, é uma data que reforça a importância do papel da mulher e da condição feminina em nossa sociedade como um todo.

O objetivo desse dia oito de março que comemoramos, e continuamos a comemorar na semana, é de promover a discussão e a reflexão sobre os direitos femininos, e principalmente conscientizar a população no sentido de acabarmos com o preconceito, a desvalorização e a violência contra a mulher. É sabido que as conquistas femininas se consolidam todos os dias, as mulheres têm posição de destaque em todas as áreas, muitos avanços nós conquistamos, mas a nossa luta precisa continuar, para que possamos reforçar os avanços que conquistamos, e avançarmos ainda mais na questão da igualdade de gênero.

Estas três mulheres que serão homenageadas hoje são exemplos disso, são elas: a médica obstetra Dra. Izilda das Eiras Tâmega, professora da Faculdade de Medicina da PUC de São Paulo e de Sorocaba, e fundadora da Liga de Pediatria da instituição. É um prazer muito grande estar homenageando a senhora, como um exemplo da nossa cidade de Sorocaba. A advogada Márcia Cristina Rodrigues, presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, entidade sem fins lucrativos da cidade de Sorocaba que busca com empenho, dedicação e amor de voluntários e colaboradores dar apoio, esperança e conhecimento a todos que passam por esse momento delicado de suas vidas. Agradecendo também a presença do senhor seu pai, do Sr. Aécio Rodrigues, uma pessoa muito influente em nossa cidade, que foi presidente da Fundação Ubaldino de Amaral, e que está aqui orgulhoso homenageando sua filha com justo merecimento.

A costureira aposentada, dona Ondina T. Maneli Rodrigues, que é um orgulho para todas nós, mais de 40 anos trabalhando, fundadora da Farmácia Comunitária de Sorocaba, que funciona em um cômodo onde funcionava o seu ateliê de costura. Fornece uma infinidade de remédios gratuitamente, mediante receita médica às pessoas de Sorocaba e de diversas cidades da nossa região, que não têm condição de comprá-los. Dona Ondina, se eu não me engano, já fez 84 anos e está aqui recebendo esta justa homenagem, porque todos nós de Sorocaba temos profundo orgulho da senhora, quando eu trabalhava no Fundo Social de Solidariedade, a senhora sempre foi parceira, nos recebendo e ajudando a contribuir com a questão social.

A política é um instrumento que servimos para fazer a transformação social, quando temos voluntárias e estamos aqui trabalhando em prol de uma comunidade, a sociedade toda vem ao chamamento de cada um de nós, porque a responsabilidade social que temos nos une e nos faz mais fortes e verdadeiras, com mais vontade de lutar. Estas três mulheres foram escolhidas por se destacarem em suas profissões e atividades sociais a serem desenvolvidas em nossa cidade, recebendo esta homenagem elas representarão muito bem a todas as mulheres da nossa cidade de Sorocaba. Eu também tenho muita honra de poder homenageá-las pela contribuição que as senhoras deram, Dr. Izilda, Dona Ondina e a Márcia Rodrigues.

Finalmente, eu queria agradecer a estas brilhantes e exemplos de deputadas que são a deputada Leci Brandão e a Célia Leão, que fazem a diferença e têm contribuindo muito pelo estado de São Paulo.

No momento em que o País questiona e discute a questão da ética, do compromisso com o voto popular, nós temos aqui na mesa duas representantes que são o orgulho de São Paulo, porque representam com muita responsabilidade as mulheres do estado de São Paulo, muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Podemos aplaudir a deputada Maria Lúcia Amary, que agora desce para fazer a justa homenagens às suas convidadas. Serão lidos os currículos das três convidadas. Por favor, deputada Maria Lúcia.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Sra. Márcia Cristina Rodrigues, formada pela Faculdade de Direito de Sorocaba em 1981, é sócia proprietária da Comida Sociedade Anônima em Sorocaba, São Paulo. Auditora do programa Qualidade Total, e integrante da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, da loja maçônica Perseverança, de Sorocaba. É presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, de 2014 a 2016, que tem o foco voltado aos esclarecimentos e informações sobre as condutas de prevenção do câncer de mama e câncer ginecológico.

Ondina T. Maneli Rodrigues, 84 anos, é costureira aposentada e atende voluntariamente em média, 800 pessoas por mês no Voluntária Social Ondina Maneli, criada por ela nos fundos de sua casa, na Vila Porcel, em Sorocaba. O cômodo onde funcionava o seu ateliê de costura, há 35 anos, abriga hoje uma infinidade de remédios que são fornecidos gratuitamente mediante receita médica às pessoas de Sorocaba e de diversas cidades da região, que não têm condições de comprá-los. Graças às doações de médicos e de pessoas que não necessitam mais fazer o uso dos medicamentos, a farmácia comunitária possui desde analgésicos para dor de cabeça, até remédios usados em tratamentos contra o câncer.

Dra. Izilda das Eiras Tâmega, graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutorado pela Unicamp, professora assistente da PUC de São Paulo, na disciplina de pediatria da Faculdade de Medicina de Sorocaba. Coordenadora-geral da Liga de Pediatras da Faculdade de Medicina de Sorocaba, coordena a atividade do projeto ABC Criança, junto à liga de pediatria, há 20 anos, com atendimento de crianças carentes, dentro e fora do município de Sorocaba. Coordenou de 2010 a 2014, a Liga Brasileira de Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, parabéns às homenageadas da deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Podemos aplaudir as homenageadas da deputada Maria Lúcia Amary, e a própria deputada Maria Lúcia Amary também, que quase no encerramento da nossa sessão faz essa justa e bonita homenagem às mulheres da sua região de Sorocaba. Uma salva de palmas, parabéns a todas.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placas. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Dando continuidade a esta sessão solene do dia oito de março, que na verdade é do mês de março todo e de todos os meses do ano, a vida inteira tem que ser assim, vamos ouvir mais uma música, ela veio de Sorocaba, não é? Eu não sabia. Sorocaba está com tudo, parabéns, querida.

Vamos ouvir a canção “Maria Maria”, interpretada por Teresa Baddini.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns, uma salva de palmas à nossa Teresa Baddini, parabéns, querida pela sua performance e ainda tem mais, para encerrar a noite ela volta, não é assim que vai embora não. Mas eu queria antes de fazer o encerramento desta sessão, passar a palavra para a deputada Maria Lúcia Amary, por favor, deputada.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Bom, queria só mais uma vez agradecer às mulheres todas que vieram de Sorocaba, e nossa ex-prefeita, Dra. Edite, a ex-secretária da Educação, Teresinha Delcídio, ex-secretária do Conselho da Mulher, a Dagmar, e a ex-vereadora Neusa Maldonado, e todas as outras mulheres, para não ser injusta e não cometer nenhum esquecimento. Todas vocês que vieram de Sorocaba e que enfrentaram a chuva na estrada para estar aqui homenageando estas três valorosas mulheres da nossa cidade, muito obrigada, e a minha equipe e a equipe das duas deputadas também, que me ajudaram a poder organizar, muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, deputada, Maria Lúcia Amary, uma salva de palmas a ela, que preside esta sessão e nos passou de forma absolutamente delicada e carinhosa. E já chegando ao final, eu vou pedir licença às minhas duas grandes guerreiras, Maria Lúcia e Leci Brandão, mas eu olho este auditório recheado de gente importante no sentido da vida, gente grande, no sentido da vida também, e eu bato o olho e vejo o vereador Cirilo, o empresário Furlan, a Dra. Silvia Brandalise, que é uma mulher que cobra muito, com justiça e com determinação, olhando para ela eu não posso sair hoje deste Parlamento sem registrar algumas coisas muito rápidas, mas importantes, deputadas.

Porque estamos em um Parlamento onde o chão é sagrado, e certa feita aqui nesta tribuna eu dizia de um tema, não importa qual, eu dizia que é um chão sagrado, e um deputado na mesma hora me perguntou: “Mas deputada Célia Leão, chão sagrado não é chão de igreja?” E eu respondi a ele com todo o respeito: “Também, chão de igreja é chão sagrado.” Mas para mim e para nós, Leci e Maria Lúcia, eu sei disso, esse chão também é sagrado.

Porque para virmos para cá, nós viemos com o que mais sagrado na vida das pessoas, que poderia ser um pedacinho de papel, ou digitalizar um número em um computador, nós viemos aqui em nome de uma palavrinha que é mágica, a esperança, mas mais do que isso, uma palavra que é sagrada, a confiança. Então quando viemos para cá como parlamentares, homens e mulheres, nós viemos aqui hoje representando 46 milhões de brasileiros e estrangeiros que moram em São Paulo. Eu quero pedir perdão, junto com a Leci e com a Maria Lúcia, a cada um dos convidados e convidadas aqui, pelas coisas que temos assistido na TV, lido nos jornais, ouvido nas rádios e vivido nas ruas.

São situações que nos constrangem, nos dão vergonha. Dra. Silvia, nós pedimos desculpas, embora não tenhamos culpa de forma direta, mas somos responsáveis também, a política não é isso que temos assistido na televisão, a política é uma coisa bonita, de Deus, é uma coisa sagrada sim, é uma coisa do bem, de justiça. A política serve para transformar a vida das pessoas para melhor, o dia que ela não servir para isso, todos nós perderemos nosso tempo. Mas eu posso olhar nos olhinhos de vocês, com olhar terno e bravo desta moça aqui, com o olhar seguro, e dizer que a política tem servido sim o tempo todo para mudar a vida das pessoas, e para melhor.

Então, a política é uma coisa bonita, nesta Casa aqui estamos há muitos anos, eu de forma particular, estou aqui daqui a pouco há 28 anos. A minha vida e minha família, deputada Maria Lúcia, que tem muito compromisso com a minha família e que tem me ajudado muito nisso, em Sorocaba inclusive, onde os meus filhos estudaram, eu já passei quase 30 anos da minha vida fora de casa, 30 anos fazendo campanha, fazendo política junto com essas mulheres e outras, e se voltasse o tempo, como diz o bom caipira, eu faria tudo outra vez.

A mulher da minha casa fica na rua há 30 anos, a mãe dos meus filhos fica na rua há 30 anos, a minha família entendeu, Cirilo, porque mesmo estando fora de casa, Dra. Silvia, se fizermos uma política decente, da dignidade que a senhora cobra, das mudanças que têm que acontecer, da pouca vergonha que tem de acabar. Temos lutado todos os dias, a política é para fazermos isso, não é só homenagear as mulheres com uma música linda, com a Teresa que canta, com deputadas grandiosas, não falo por mim, com uma Casa que é bonita para se fazer as leis do estado de São Paulo, a política de fato cuida da vida das pessoas, então, deputada Maria Lúcia, eu fiquei muito honrada em ser convidada por V. Exa., que é minha amiga, e que chamamos de você.

De poder, Leci, em nome da Casa, fazer o encerramento desta sessão, para dizer a cada um de vocês, amigos e amigas, que são senhoras e senhores, doutoras e doutores, não importa, são seres humanos, filhos de Deus, eu quero encerrar com isso, aqui tem todos os tipos de mulheres, eu encerro dizendo que todos nós em duas situações, indistintamente de forma inequívoca, somos iguais, primeiro no artigo 5º da Constituição Federal, somos iguais perante a lei. E depois, cada um com a sua religião, em fé no mesmo Deus que sempre é o mesmo Deus, somos iguais perante Deus.

Se nesses momentos da lei e da fé nós somos iguais, não há por que discriminar mulheres, minha querida Maria Lúcia, não há o que dizer de mulheres negras ou brancas, mulher normal ou mulher com deficiência, mulher gorda ou magra, morena ou loira, mulher é mulher, já foi cantado aqui.

Então, esta sessão tem mais do que a beleza, as flores, o quadro, a música, o lúdico, esta sessão tem para marcar nos Anais desta Casa, da Assembleia Legislativa de São Paulo, que é a maior Assembleia Legislativa da América Latina, com 94 deputados de 22 partidos, e que representa os 46 milhões de brasileiros e estrangeiros que moram em São Paulo.

Esta Assembleia Legislativa está aqui para garantir que a nossa luta transforme de fato em justiça, através da igualdade. Não existe outro jeito, só se tem um caminho para promovermos a justiça. Todo mundo fala em justiça o tempo todo, na medicina, na engenharia, na igreja, o padre, na padaria, no boteco, no futebol. Todo mundo fala em justiça, tem que ter justiça, mas só se tem um caminho, não são dois, só tem um, para garantirmos a justiça, deputada Maria Lúcia, e a senhora sabe disso. A justiça nós só vamos garantir a todos no dia que de fato, na prática, promovermos a igualdade, e esta sessão de homenagens é para a promoção da igualdade da mulher.

Portanto, parabéns a todas que foram homenageadas, porque merecem. Olhem-se no espelho hoje à noite, antes de dormir e escovar os dentes, podem olhar e falar: “Eu sou ótima, eu sou maravilhosa, eu posso e já fiz a transformação e vou continuar fazendo.” E os homens podem falar juntos, porque os homens têm metade da alma feminina, pois são ótimos, está certo?

E assim, com esse carinho, esse amor e respeito e reconhecendo o talento de todas vocês, e de todos que vieram aqui homenagear a estas mulheres, estamos encerrando os trabalhos. Parabéns, deputadas Maria Lúcia e Leci Brandão, continue cantando e encantando, eu te vi desfilando aqui em São Paulo, toda linda formosa em cima do carro alegórico, a senhora é fantástica, lá como sambista e aqui como grande mulher em defesa do povo, e das mulheres também, mas especialmente da mulher negra, continue nessa defesa.

Do mais, só digo a vocês que eu só não fico em pé para aplaudir vocês porque não dá, mas a minha alma está em pé, uma salva de palmas a todos vocês que estão aqui, parabéns pela noite. Estão encerrados os nossos trabalhos, mas ainda vamos ter mais uma música muito bonita, cantada pela nossa querida Teresa, “Mulher Brasileira”, de Benito di Paula, não tinha música melhor. Uma de salva de palmas a Teresa também, esta sessão solene que se encerra agora. Muito obrigado a todos e todas. (Palmas.)

 

A SRA. TERESA BADDINI - Desculpa quebrar o protocolo, mas preciso falar, eu quero agradecer imensamente à deputada Maria Lúcia, que com todo o carinho fez o convite a mim, e o qual eu recebi com muita honra, e esta canção eu quero dedicar à melhor sambista que podemos conhecer. Esta canção é a sua alma Leci, eu a amo, adoro seu trabalho, muito obrigada.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns, uma salva de palmas à nossa linda e maravilhosa cantora, parabéns de coração. Eu queria convidar a todas homenageadas, por favor, se desloquem aqui na frente, vamos fazer uma foto oficial para ficar nos Anais da Casa, e mais do que isso, no coração de todos nós. Já vamos descer, para enfileiradas fazermos a foto, muito obrigada.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 19 minutos.

 

* * *