http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

16 DE MARÇO DE 2018

011ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA ESTADUAL DAS FILHAS DE JÓ

 

Presidente: LUIZ CARLOS GONDIM

 

RESUMO

 

1 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa. Lê breve histórico das Filhas de .

 

3 - PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM

Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, em "Homenagem ao Dia Estadual das Filhas de ", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa. Solicita que se faça um minuto de silêncio em memória da vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro, e de seu motorista, Anderson Gomes, mortos em 14/03. Enaltece o trabalho realizado pelas Filhas de . Afirma que esta solenidade é uma festa da organização.

 

4 - BEATRIZ FROIS CARVALHO

Integrante do Bethel nº 24 Horus de São Paulo, declara-se honrada por falar em nome das Filhas de . Comenta que participar da ordem era um sonho seu. Discorre sobre os propósitos e ideais que as Filhas de devem perseguir. Agradece pela homenagem prestada à organização.

 

5 - PAULA FERNANDA PRADO

Integrante da Maioridade do Bethel nº 10 de Mogi das Cruzes, fala sobre a experiência de pertencer às Filhas de . Comenta as atribuições das que atingem a maioridade e passam a supervisionar as novas integrantes da ordem.

 

6 - DANIELLE PALERMO

Honorável rainha do Bethel nº 19 de Campinas, discorre sobre as responsabilidades de quem ocupa o cargo de honorável rainha dentro das Filhas de . Afirma que todas as integrantes da entidade devem sempre buscar o aperfeiçoamento pessoal. Ressalta a importância que a ordem tem em sua vida.

 

7 - PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM

Anuncia a exibição de um vídeo institucional das Filhas de de São Paulo.

 

8 - RILDO GORAYB

Membro do Conselho Guardião do Bethel nº 9 de Campinas, descreve as atividades e a dedicação dos guardiões da ordem das Filhas de . Enfatiza o trabalho de buscar garotas que tenham o perfil adequado à entidade. Observa que os guardiões agem como embaixadores da ordem. Faz histórico das Filhas de e dos preceitos que regem sua atuação.

 

9 - LARA PEREIRA

Miss Filha de do estado de São Paulo, alude à importância da figura de para a ordem. Ressalta os objetivos da entidade, com destaque para o crescimento espiritual de suas integrantes. Comenta que a escolha da Miss Filha de é feita por um concurso onde se avaliam os conhecimentos.

 

10 - CECÍLIA AMSTALDEN JUNQUEIRA

Honorável rainha do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo, faz reflexão sobre o funcionamento da ordem das Filhas de ao longo dos anos. Informa que o Bethel Jurisdicional tem o papel de unificar as várias filiais da ordem e facilitar a circulação de informações, possibilitando a realização de diversos projetos.

 

11 - ALDA MARIA RODRIGUES DE ARAÚJO

Guardiã jurisdicional, representando o Conselho Jurisdicional do Estado de São Paulo, afirma que há muitos motivos para a comemoração do Dia Estadual das Filhas de , entre eles, o crescimento numérico e a modernização da ordem. Fala sobre projetos da entidade para São Paulo. Enfatiza a necessidade de manter fidelidade aos princípios que norteiam a atuação das Filhas de . Transmite mensagens de autoridades da organização. Cita os demais guardiões jurisdicionais presentes. Faz agradecimentos a todos os que colaboram com as Filhas de em suas atividades. Presta homenagem ao deputado Luiz Carlos Gondim e à Sra. Carina. Anuncia apresentação musical de uma integrante das Filhas de .

 

12 - PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM

Declara seu orgulho por presidir esta solenidade. Frisa a justeza da homenagem às Filhas de . Comenta a situação política do País. Parabeniza as Filhas de por seu trabalho em prol da sociedade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Vamos dar início à sessão solene em homenagem ao Dia Estadual das Filhas de .

Convidamos para compor a Mesa o deputado estadual Luiz Carlos Gondim; a miss Filha de , Lara Pereira; honorável rainha de Bethel Jurisdicional, Cecília Amstalden Junqueira; a guardiã jurisdicional Alda Araújo; o secretário estadual de entidades paramaçônicas, GOP, Luciano do Rio; secretário de entidades paramaçônicas do GOP, Caio Cesar de Oliveira.

Podem se sentar, por favor. Vou ler um breve texto sobre as Filhas de . As Filhas de Internacional é uma organização criada em 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no estado de Nebraska, Estados Unidos, pela Sra. Ethel T. Wead Mick, e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de : “Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de , e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos”. Tem o objetivo de reunir moças de dez a 20 anos para o desenvolvimento espiritual e moral, para desenvolver a liderança, buscar conhecimento, ensinar o amor a Deus, amar ao País, respeito à sua bandeira, amor ao lar e à família, e reverência aos ensinamentos das Escrituras Sagradas.

A organização está presente atualmente em cinco países: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Filipinas e Brasil, sendo que neste contém mais de 50% de todos os membros do mundo, somando mais de seis mil Filhas de ativas, distribuídas em mais de 250 betheis, presentes em 26 estados de nossa República Federativa. O primeiro Bethel no Brasil foi trazido pelo ilustre maçom Alberto Mansur, instalado na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1993. O primeiro Bethel no estado de São Paulo foi instalado em 1998, na cidade de São José do Rio Preto. Atualmente temos 27 betheis ativos, além de um Conselho Guardião Jurisdicional e um Bethel Jurisdicional.

Os benefícios de uma organização como as Filhas de em uma sociedade são inestimáveis. Através de suas atividades de aprimoramento do ser humano, e na realização de campanhas filantrópicas e de conscientização social, as Filhas de se destacam não só pelas ações que realizam, mas também pelo legado no seu meio, tornando-se líderes do futuro e atuando diretamente em suas comunidades.

Por esta razão, com o propósito de incentivar o trabalho desta organização, foi instituído, por meio da Lei nº 13.838, de 2009, de autoria do então deputado estadual Bruno Covas, o Dia da Ordem das Filhas de , a ser comemorado anualmente em nove de março. E por que o dia nove de março? Foi neste dia que nasceu a nossa fundadora, carinhosamente chamada de Mãe Mick, no ano de 1881, na cidade de Atlantic, Iowa, filha de William Henry Wead e Elizabeth Wead, a mais nova dos filhos do casal. Sua mãe, religiosa, lia todas as noites trechos da Bíblia, fazendo sempre referência ao livro de , e Ethel alimentava a esperança de que tendo uma filha, esta seria justa como uma filha de , fato este que influenciou no futuro a criação da Ordem. Portanto, todos os betheis do mundo inteiro celebram neste dia o aniversário de mãe Mick, fundadora das Filhas de Internacional.

Com a palavra, o deputado estadual, Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Boa noite a todos.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Cauê Macris, por solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear o Dia Estadual das Filhas de , projeto este do Bruno Covas, que nós temos orgulho de estar apresentando hoje, nesta sessão solene. Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Em respeito à democracia, em respeito às Filhas de , eu solicito a todos um minuto de silêncio pelo passamento da vereadora Marielle e de seu motorista, Anderson Gomes.

 

* * *

 

- É respeitado um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Continuando os nossos trabalhos, aqui nós registramos e agradecemos a presença das seguintes autoridades: Maurício Mirando, secretário de Relações Institucionais do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, da Ordem DeMolay; Carlos Falci, secretário Estadual de Informática do Grande Oriente de São Paulo; André Marcondes, guardião associado à Jurisdicional de São Paulo; Haroldo Ikuta, vice-presidente e diretor de Esporte da Associação Paulista de Imprensa; Idelfonso Neves Publio, tesoureiro do Amal Shriners; e Alexandre Barros, potentado do Amal Shriners.

Senhoras e senhores, esta festa é das Filhas de . É uma grande festa, uma festa de respeito pelo trabalho, pelo comportamento, por tudo que essas meninas, moças e senhoras fazem pela sociedade brasileira, pela família brasileira, por Deus.

 Eu vou dar continuidade ao trabalho e quero comunicar a todos que esta sessão solene está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no domingo que vem, dia 18 de março, às 22 horas pela Net, canal sete, pela TV Digital, canal 61.2 e pela TV Vivo, canal nove. Como não há deputados, vereadores ou senadores neste momento, nós passamos a palavra à Beatriz Frois Carvalho, membro do Bethel número 24 - Horus, de São Paulo, em nome das Filhas de .

 

A SRA. BEATRIZ FROIS CARVALHO - Excelentíssimo deputado estadual Luiz Carlos Gondim; casal guardião jurisdicional, Tia Alda e Tio André, por meio de quem cumprimento a todos os tios, tias, pais e demais convidados; minhas irmãs, boa noite. Há coisas na vida que não se repetem. Ser eleita para falar em nome das Filhas de é uma delas. Alegria profunda que senti quando fui escolhida, foi um momento único. Se há uma coisa legal da nossa idade, é o sonhar, e um dia eu sonhei em ser filha de , e hoje estou aqui falando em nome de todas vocês. Alguém já disse: “Sonhos não foram feitos apenas para serem sonhados, mas para serem vividos e também realizados”, e eu realizei um dos meus, estando aqui hoje, mas creio que o sonho que todas nós devemos ter, é de nos tornarmos a melhor filha de que possamos ser. Por isso, convido todas vocês a relembrarem nosso primeiro dia, quando prometemos cumprir todos os deveres designados a uma boa filha, irmã, amiga e também cidadã.

A promessa feita deve ser cumprida. As Filhas de , Kézia, Jemima e Keren-Happuck foram um presente de Deus, por isso, são conhecidas como as mulheres mais justas e formosas de toda a Terra. Vamos então pensar nos significados das palavras, justas, formosas e presentes de Deus. Nós temos o título de Filhas de . Como tais, devemos procurar atingir o ideal bíblico, ou seja, devemos nos tornar as mulheres mais justas, mais dignas, mais corretas de toda a sociedade, algo humanamente difícil de ser feito, mas importante para ser perseguido. A formosura das Filhas de não está na sua beleza física, mas sim na beleza de seu caráter. Já receber o título de presente de Deus é uma grande honra, afinal, Deus é Deus e não permite um adjetivo único, mas todos eles.

Em todo o Bethel temos o conselho guardião, que são como os nossos pais. Sabemos que devemos respeitá-los, um como ao outro. Respeitar a quem tem muito a nos ensinar, é respeitar o nosso próprio futuro, mas o respeito não se confunde com aceitar sem questionar e, sim, com argumentação, positividade, convicção. Pois dizer o que pensamos de forma clara, sem ofensas e agressão é, antes de tudo, sabedoria. Ser agradável, educada, saber se portar bem em qualquer lugar, tratar as pessoas com discrição e respeito são deveres não só para as Filhas de , mas para qualquer pessoa. Sabemos que o comportamento adequado é, antes de tudo, uma questão de educação. Nós temos a obrigação de nos comportarmos bem, pois temos o privilégio de ter acesso à educação, à informação, somos parte de uma organização que nos proporciona relacionarmos com diversas pessoas em diversos lugares.

Ter um bom relacionamento social não quer dizer ter muitos amigos, porém, devemos buscar sempre a harmonia nos lugares em que estivermos. Sabemos que não somos perfeitas e não devemos julgar as pessoas sem o devido fundamento, devemos procurar suas razões, olhar seu ponto de vista e, aí sim, tirarmos nossas próprias conclusões. Somos adolescentes, e muitas vezes nos deixamos levar por certas coisas que depois vemos que não acrescentam muito, como ter a roupa de marca, sair para todas as festas, ou algo assim. Muitas vezes ganhamos experiência e maturidade quando descobrimos o que realmente vale a pena em nossa vida, podemos sair, podemos namorar, podemos querer andar arrumadinha, mas isso não é tudo na vida. Existem outras coisas, coisas muito mais importantes. Existe a pessoa que você é, o que cada um é na sua essência. É isso que devemos buscar, a pessoa que fica escondida sob as roupas, sob o celular, sob as luzes das festas, sob o silêncio de sua timidez. Uma menina, por ser filha de , não é perfeita, e muitas vezes erra como qualquer outra. A nossa fundadora, Ethel Theresa Wead Mick sabia disso, e que não seria uma tarefa fácil, mesmo assim seguiu em frente e nunca desistiu.

Hoje estamos aqui, muitas vezes passamos por momentos difíceis, e isso faz parte da vida. Porém, antes de julgar os outros, devemos procurar a solução para nós mesmas, como tolerância e paciência. Conhecemos os nossos preceitos, mas como já disse Gandhi, antes de arrumar o mundo, devemos ser capazes de arrumar nossas próprias gavetas, e eu acrescentaria nosso quarto, nossa mochila, nossa vida. Enfim, como filhas de , estamos sempre procurando aprender e melhorar como pessoas, para a família e para a comunidade. Por isso estamos aqui hoje, e agradecemos ter um dia reconhecido pelo que fazemos e pelo estado.

Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Continuando com nosso trabalho, gostaria de cumprimentar todos os irmãos presentes, de todas as potências, todas as cunhadas, todos os pais e mães das sobrinhas, que são Filhas de . É muito importante estar junto com vocês transmitindo esse amor, essa seriedade, em um trabalho tão lindo que é este em homenagem às Filhas de . Eu convido, agora, a Paula Fernanda Prado, membro da Maioridade do Bethel 10 de Mogi das Cruzes. Estou puxando para minha cidade, que fala em nome dos membros da maioridade da Ordem.

 

A SRA. PAULA FERNANDA PRADO - Excelentíssimo deputado estadual, Sr. Luiz Carlos Gondim; casal guardião jurisdicional, tia Alda e tio André, por meio de quem cumprimento a todos os tios, tias, pais e demais convidados; minhas irmãs, boa noite. Ao completarmos 20 anos, não usamos mais o robe, nem participamos das cerimônias, o que acaba deixando um grande vazio em muitas meninas. Quando ativa é tudo divertido, mas aí chega aquele dia que nunca esperamos, a maioridade. Antes da iniciação, sempre há aqueles sentimentos de medo, dúvida e incertezas, porém, com o tempo estes sentimentos são transformados em certezas, pois ao chegar ao Bethel você sempre encontra as suas companheiras, as suas irmãs, que sempre estarão com você dentro e fora do templo.

Após chegarmos à maioridade, aqueles sentimentos que sentimos durante a iniciação retornam de uma forma um pouco diferente, nós não sentimos mais dúvidas quanto à Ordem, mas sim a preocupação em deixar o nosso Bethel nas mãos das meninas que agora insistem em nos chamar de tias. O que pude perceber neste pouco tempo como membro de maioridade é algo indescritível, tais como a felicidade de minhas irmãs ao me verem nas cerimônias e o quanto elas são capazes de levar o Bethel, e como tia delas dá muito orgulho ver o progresso de cada uma dentro da Ordem. Claro, o orgulho dos tios e a confiança deles para que um dia nos tornemos membros do conselho. Infelizmente o meu tempo como filha de ativa acabou, porém é impossível deixar de lembrar cada instante vivido dentro do Bethel, independentemente se somos Filhas de ativas ou membros de maioridade. Sempre vamos continuar errando, aprendendo, rindo, chorando, e isso só nos faz querer continuar a frequentar o Bethel, mesmo que sem o robe. Se tornar membros de maioridade em um lugar cheio de ensinamentos que agregam valores em nossas vidas, nos faz acreditar que o mundo pode, sim, ser um lugar muito bom. Por fim, vocês minhas irmãs, lembrem-se, o nosso papel dentro desta Ordem é algo de extrema importância, porque são vocês que vão inspirar aquelas que apenas começaram a trilhar o caminho das Filhas de . Sintam sempre orgulho de si mesmas ao dizer: “Eu sou membro de maioridade deste Bethel”.

Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Esta presidência concede a palavra à Danielle Palermo, honorável rainha do Bethel número 19, de Campinas, em nome das honoráveis rainhas.

 

A SRA. DANIELLE PALERMO - Excelentíssimo deputado Luiz Carlos Gondim, autoridade pela qual eu cumprimento a todos os presentes, boa noite. Meu nome é Danielle Vieira Palermo, iniciei no ano de 2015 e sou a atual honorável rainha do Bethel número 29, de Campinas. Hoje venho falar em nome das minhas irmãs, honoráveis rainhas do estado de São Paulo. Quando somos eleitas para o cargo de honorável rainha, é inexplicável a emoção ao ver a confiança que as nossas irmãs depositam em nós para guiá-las durante a gestão. Preparar a ritualística, planejar atividades, promover filantropias são apenas algumas das diversas responsabilidades de uma honorável rainha. Porém, tudo isso não pode ser feito individualmente, mas coletivamente.

A comunicação com as irmãs e o Conselho Guardião é vital para o crescimento do Bethel, sabendo ouvir sugestões e conselhos dos membros. Distribuir funções, incentivar a criatividade e o estudo são maneiras de todas trabalharem juntas, mantendo sempre a união e a solidariedade. Não é a capa e a coroa que fazem uma honorável rainha, mas sua humildade, gentileza e seu amor pela Ordem. Ser honorável rainha é auxiliar as irmãs, aconselhando-as a seguirem por seus caminhos, encorajá-las a buscarem os mais altos ideais de vida. É ter orgulho de tudo que já foi feito e tudo que ainda podemos fazer pela evolução do nosso Bethel. Além de muitos ensinamentos preciosos, nós, honoráveis rainhas, passamos por um constante processo de aprendizagem durante a gestão, e aprender a lidar e superar as nossas limitações são as mais valiosas lições que podemos receber e transmitir para as demais irmãs.

A verdade é que como Filhas de , devemos sempre buscar o aperfeiçoamento pessoal enquanto mulheres. Ser uma boa líder não é necessariamente aquela que faz as melhores coisas, mas é aquela que incentiva as pessoas a fazerem as melhores coisas. As Filhas de Internacional nos proporcionam experiências que enriquecem o nosso caráter e nos fazem crescer no aspecto social, moral e espiritual. Aprendemos que ser justas é fazer o bem, a irmandade é um dos princípios fundamentais na Ordem, não apenas em nossos betheis, mas em todo o mundo. Conhecer jovens garotas de vários estados e países é uma dádiva que marca nossos corações e auxilia para que nunca nos esqueçamos de que estamos unidas pelos mais lindos laços desta grande família.

Nós não estamos divididas, somos apenas uma parte deste lindo sonho criado pela nossa amada fundadora, Ethel T. Wead Mick. A Ordem é uma parte fundamental em minha vida, onde tive a oportunidade de praticar, todos os dias, a paciência, a fé, sentir emoções únicas e orgulho de fazer parte desta linda família. Desejo que possamos sempre desfrutar da união e amizade que cultivamos, e se um dia nos distanciarmos, que possa o Senhor estar entre nós enquanto estivermos separadas uma das outras. Parabéns, irmãs.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Falou bem, parabéns. Neste instante, assistiremos um vídeo institucional das Filhas de de São Paulo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Queria também agradecer a todos os funcionários da Assembleia, à minha assessoria. É uma festa muito bem organizada, que todas as Filhas de merecem. Eu convido, agora, para fazer uso da palavra, o Rildo Gorayb, membro do Conselho Guardião do Bethel nove, de Campinas.

 

O SR. RILDO GORAYB - Boa noite a todos, senhoras, senhores, tios, tias, filhas, irmãos e cunhadas. Boa noite, Sr. Presidente da Mesa, excelentíssimo deputado Luiz Carlos Gondim, onde cumprimento os demais membros da Mesa. Hoje fico feliz e honrado em estar representando todos os betheis do estado de São Paulo, esta data tão importante, motivadora a todos os tios, tias, enfim, nós que nos dedicamos de corpo e alma ao futuro dessas filhas, onde damos direcionamento, respeito e liderança. Eu que estou representando todos os guardiões dos betheis do estado de São Paulo, sei como é prazeroso acompanhar as filhas em todas as suas jornadas dentro do Bethel. Muitas vezes buscamos, levamos, nos eventos sociais, quantas vezes aconselhamos e somos confidentes e psicólogos. Nós, guardiões, que abrimos e fechamos os betheis, fazemos todas as organizações para que o Bethel, naquele dia de ritualística, com a benção do Pai Celestial, fazemos que tudo ocorra na mais perfeita ordem possível, além do que, nós guardiões, somos os embaixadores e divulgadores da Ordem, onde estamos sempre atentos a buscar meninas no perfil para iniciar conosco no Bethel. Temos que ter sempre a sensibilidade de ver tudo que está ao nosso redor, para que nada saia do prumo, da ética e princípios da Ordem.

Guardiões, que muitas das vezes são questionados, ou até mesmo criticados, mas sempre estão avante e sorridentes para todos. Que o Pai Celestial sempre ilumine e abençoe os guardiões de um Bethel, eles são os pais e esteios de um Bethel. Enfim, em nome de todos os betheis do estado de São Paulo, gostaria de solicitar uma salva de palmas a eles. Este é um dos maiores agradecimentos e gratidão que esperam, assim como os artistas de palco. Ficam, no mínimo, um ano em cena, ou até mesmo os mais abnegados ficam de seis a sete gestões à frente de um Bethel. Que alegria e satisfação em comandar esta juventude maravilhosa, que carinhosamente a chamamos de filhas. São, não obstante, denominada Filhas de Internacional, essas jovens, com idade de dez a 20 anos que se entregam em um ambiente sadio, dentro de um templo sagrado que chamamos de Bethel. Hoje contamos com 27 betheis em todo o estado de São Paulo, são elas em aproximadamente 450 meninas.

Quero fazer um agradecimento ao tio e irmão, deputado Luiz Carlos Gondim, que apoia com esta homenagem a data nove de março, sendo a data comemorativa das Filhas de Internacional do Estado de São Paulo, onde merece também nossa salva de palmas. Uma história resumida das Filhas de , haja visto que o nosso Cerimonial já deu algumas palavras aí. A Ordem foi fundada em 1920, pela senhora Ethel T. W. Mick, a mãe Mick, em Omaha, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos, tendo como princípio e propósito um, o de reunir meninas com parentesco maçônico ou não, para construção de seu caráter através do desenvolvimento espiritual e moral, destacando os ensinamentos voltados à reverência a Deus e às Escrituras Sagradas. Dois, lealdade à bandeira, ao país em que se encontrem. Três, respeito e amor para com os pais e guardiões.

A Ordem Internacional das Filhas de foi organizada com o consentimento de J. B. Fradenburg, grão-mestre da grande Loja Maçônica de Nebraska, Estados Unidos da América, e da ordem internacional Estrela do Oriente, por sua diligente senhora Ana J. Davis, e seu grande patrono, irmão James E. Bedner, para trabalhar obedecendo os seguintes landmarks: um, ser reconhecida como Ordem das Filhas de , dois, ser uma sociedade composta por moças em evolução que acreditem em Deus, e possuam parentesco maçônico. Três, o local de reuniões chama-se Bethel, que é um lugar sagrado. Quatro, os ensinamentos a serem baseados no livro de , com referência especial ao capítulo 42, versículo 15. Cinco, ser ensinado em três épocas, e não graus. Seis, ter como lema: a virtude é uma qualidade que enobrece uma mulher. Sete, seus símbolos, a Bíblia Sagrada, a cornucópia da fartura e o lírio do vale. Oito, todos os membros guardiões e visitantes devem prestar juramento baseado na honra. Nove, ser uma organização democrática com o direito de apelar à autoridade suprema, com todos os membros e guardiões sujeitos às leis da Ordem. Dez, ter um supremo conselho protetor com constituição e leis em conformidade com as landmarks da Ordem, governando conselhos e protetores subordinados a membros do Bethel. Rildo Gorayb, sou guardião associado do B9 Campinas, onde agradeço a oportunidade de estar aqui.

Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Passo a palavra à Lara Pereira, Miss Filha de do estado de São Paulo.

 

A Sra. Lara Pereira - Excelentíssimo deputado estadual Luiz Carlos Gondim, em nome de quem eu cumprimento a todos os presentes nesta Casa hoje. Meu nome é Lara Berton Pereira da Silva, eu estou como miss filha de do estado de São Paulo 2017/2018 e sou membro do Bethel 02, de Assis. é o personagem mais antigo da Bíblia. De acordo com a tradução, teria vivido na terra de Uz, local que até hoje não foi identificado ao certo pela ausência de evidências, e pelo fato da narrativa bíblica do mesmo se apresentar mais como uma poesia épica do que um relato factual. Mas para nós, Filhas de , essa história é tão verdadeira e profunda, que mesmo as evidências mais convictas de que ele não existiu, não mudariam a nossa crença de que um homem crente, temente a Deus existiu, que ele é o nosso pai e nos deixou a sua força e herança. Através de sua história, foi fundada uma ordem discreta com fundamentos e filosofias religiosas, inspirada na fé de um homem bondoso.

As Filhas de Internacional foi fundada no ano de 1920, pela nossa Mãe Mick, em Omaha, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Nossa fundadora, compreendendo a importância dos ensinamentos recebidos pela sua mãe, de religião cristã, desde a infância, especialmente as belas lições encontradas no livro de , decidiu dedicar parte do seu tempo e do seu talento ao propósito de se tornar possível a todas as moças compartilharem desses raros privilégios que ela possuía.

Então foi fundada a nossa Ordem, com o objetivo de unir jovens mulheres de dez a 20 anos para construção do seu caráter, através do desenvolvimento espiritual e moral, destacando os ensinamentos voltados à reverência a Deus, às Escrituras Sagradas. Além disso, nosso crescimento espiritual também vem do ato de ajudar ao próximo, doarmos nosso tempo, nosso amor, carinho, para as pessoas que precisam disso. É muito mais do que levar algo material, é levar algo sentimental para alguém, independentemente da situação e do lugar. Nossa organização se expandiu e foi muito além dos Estados Unidos, alcançando países como Brasil, contando com mais de cinco mil membros, Filipinas, Canadá e Austrália. O primeiro Bethel foi instalado em 1993 na cidade do Rio de Janeiro, quando a Ordem foi trazida pelo tio Alberto Mansur. Muito difícil conceituar o que é realmente ser uma filha de . No meu entendimento, ser filha de é você sempre se lembrar de quatro palavrinhas mágicas que são: amor, companheirismo, verdade e respeito.

Desejo que essas palavras sejam a base de todos os betheis, para que haja sempre harmonia em todos os trabalhos que vocês forem realizar. Em outro entendimento, ser filha de é se doar inteiramente a uma causa que não é sua, mas que você se esforça e dá o seu máximo para realizá-la. É você conseguir enxergar em seu semelhante todos os defeitos e erros e, mesmo assim, continuar amando sem julgá-lo. Desejo que vocês consigam enxergar todas essas nossas virtudes, e nosso privilégio de sermos membros de uma organização com uma ideologia tão linda.

Nesta data comemorativa eu venho a agradecer, primeiramente, a todas as pessoas que se esforçaram para fazer do sonho de fundar uma Ordem como as Filhas de realidade. Em especial, à nossa mãe Mick, que comemorou em nossos corações mais um aniversário no dia nove de março, também foi comemorado em nosso Estado o Dia das Filhas de . Agradeço a todas as pessoas presentes nesta comemoração hoje. O meu coração se enche de orgulho em ver no olho de cada irmã, tio, tia, e amigos da Ordem o quão especial ele é para cada um de vocês. Que nossos trabalhos e harmonia toquem o coração de cada um. Para finalizar, quero recitar a frase de um dos livros da saga Harry Potter, que diz: “A felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais difíceis, se você lembrar-se de ascender a luz”, ou seja, nós, Filhas de , temos uma luz especial dentro do nosso coração, e que ela deve sempre estar acesa para iluminar o caminho de outras pessoas.

Eu desejo que essa luz nunca se apague, e que vocês a mantenham acesa com todos os ensinamentos que a Ordem nos traz, e o meu mais profundo pedido é que todas as Filhas de se tornem grandes mulheres, grandes líderes, e que se inspirem em mulheres especiais, que mudaram a nossa história, e que vocês conquistem seus lugares ao sol e nunca deixem alguém falar que você não é capaz. Sejam amor, espalhem a bondade por onde passarem. É esse o meu mais profundo desejo. Um mundo hoje, onde nós, mulheres, somos muito criticadas, onde a Ordem, às vezes, passa por dificuldades. Eu desejo que vocês sejam mulheres fortes, que sejam verdadeiras líderes. Gostaria de quebrar um pouco o protocolo e explicar sobre a função da miss e como nós somos escolhidas.

A Miss Filha de é escolhida através de um concurso, apesar do nome miss, por beleza fugiria muito aos princípios que nos é passado, então é escolhida através de um concurso de conhecimento sobre a Ordem, onde nós passamos por algumas etapas. Este ano foi em São Paulo, e nós temos a miss filha de , que sou eu, e a miss simpatia, que é a Taísa do B14, e nós lançamos duas filantropias este ano, que é a filantropia da campanha dos cofrinhos, que cada Bethel ficaria responsável por preencher um cofrinho para ser depositado na conta da casa do maçom, lá de Barretos, João Barone. E a outra filantropia é para ajudar as mulheres que estão em tratamento de quimioterapia, que é a campanha de doação de cabelo. Se vocês tiverem interesse em doar seus cabelos para ajudar essas mulheres, nós estaremos recolhendo eles nas visitas, e vocês podem mandar para o endereço que está na página da miss.

Gostaria de ressaltar sobre a segunda edição dos jogos estaduais das Filhas de . As inscrições estarão abertas até o dia 23 de março, os jogos serão dia sete de abril, lá na cidade de Bauru. Nós escolhemos este lugar porque é no centro do Estado, e vamos contar com alojamento também, este ano. Eu espero todos vocês, porque eu e a Taísa estamos preparando com muito carinho e espero, realmente, do fundo do meu coração, que vocês compareçam. Eu deixo aqui o meu abraço enorme para todo mundo, um beijo no coração de cada pessoa que está aqui hoje e que Deus ilumine sempre vocês, e que possa o Senhor estar entre nós enquanto estivermos separadas uma das outras.

Muito obrigada. Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - A Presidência concede a palavra à Cecília Amstalden Junqueira, honorável rainha do Bethel Jurisdicional do estado de São Paulo

 

A Sra. Cecília Amstalden Junqueira - Excelentíssimo Sr. Deputado estadual Luiz Carlos Gondim, em nome de quem saúdo as demais autoridades aqui presentes. Boa noite a todos. Fui designada a discursar aqui, hoje, em nome do Bethel Jurisdicional do estado de São Paulo, mas antes de chegar ao ponto principal deste discurso, gostaria de fazer uma breve reflexão. O BJ, em sua abreviação, foi fundado em 2012 no Copabe de São Paulo. Quem aqui iniciou na Ordem antes de 2012? E quem iniciou na Ordem depois? A maioria. Alguém, assim como eu, iniciou antes ou um pouco depois de 2002? Bom, quem tem pelo menos dez anos nas Filhas de , provavelmente deve se lembrar de como era frequentar o Bethel naquela época.

O calendário era impresso e entregue individualmente para os membros, as comunicações eram trocadas via e-mail, e informações sobre as atividades eram repassadas através de telefonemas, pois nem todas as meninas tinham internet ou e-mail. A musicista precisava gravar CDs para tocar as músicas no CD Player da Loja, e acho que nem vem ao caso lembrar das fitas cassete. A secretária escrevia suas atas com papel e caneta, e após as reuniões públicas ficávamos ansiosamente esperando as meninas e tios postarem as fotos no falecido Orkut, que tiraram com suas câmeras digitais para atualizar o flogão do Bethel.

Com o passar dos anos as coisas foram evoluindo, a musicista passou a usar o seu computador, algumas até tablet têm, a secretária está sempre acompanhada do seu laptop. Grupos no Facebook e WhatsApp foram criados para uma comunicação mais rápida e informal, e as fotos agora são tiradas por milhões de celulares e compartilhadas instantaneamente. Há dez anos, ninguém entendia direito como era a suprema sessão ou quem era o supremo time.

A primeira vez que vi como concurso de miss Filha de Internacional funcionava, foi quando a irmã Aline Busnardo conquistou o título e se tornou a primeira Miss Filha de Internacional brasileira. Lembro de todos vibrando através do grupo de e-mails nacional, esperando ansiosamente por alguém enviar o vídeo da coroação. Nos últimos tempos, até transmissão ao vivo desse concurso nós já pudemos assistir. Com base em todas essas mudanças, percebam o quanto nossa Ordem evoluiu ao longo dos anos. Não estou aqui para comparar qual época era melhor, temos que viver o dia de hoje e nos adaptar às mudanças que presenciamos ao longo desta trajetória. Mas muitos devem estar se perguntando: “O que tudo isso tem a ver com Bethel Jurisdicional?” Pois bem, o fato de estarmos cercados de mudanças explica bem essa relação.

O BJ, assim como o Conselho Guardião Jurisdicional, é fruto do avanço que a Ordem teve no estado de São Paulo. Com o crescimento do número de membros, precisávamos pensar em uma maneira de nos unirmos e aproximar os betheis, e em como levar cada vez mais conhecimento para eles. A constituição diz que um dos principais objetivos deste comitê do conselho jurisdicional é promover o interesse, bem estar e crescimento da Ordem. Apesar das oficiais do BJ serem compostas por filhas de entre 18 e 25 anos de diversos betheis do estado, a constituição reforça que todos os membros ativos da jurisdição devem ser membros do Bethel Jurisdicional, ou seja, o BJ é de todos vocês e para vocês. Designamos para cada Bethel uma representante oficial, responsável por garantir que as informações estão chegando até vocês. Vale reforçar que todo o entrosamento e comunicação que fazemos se dá graças à internet, nossa companheira de todas as horas. É ela o principal canal de comunicação com as representantes e com os diversos projetos que propomos ao longo do ano, sempre incentivando a participação de todos.

Estes projetos são pensados de acordo com as necessidades levantadas, com a intenção de promover o crescimento e bem estar de todos. Para concluir este discurso, gostaria de reforçar que o Bethel Jurisdicional não está aqui para impor regras, ser absoluto ou fiscalizar. Assim como nossa Ordem cresceu ao longo de todos esses anos, queremos mostrar o quanto o nosso estado também se desenvolveu. No dia nove de março não comemoramos apenas o aniversário da Mãe Mick, nossa fundadora, comemoramos também a força das Filhas de no estado de São Paulo. Afinal, como diz o ditado, juntos somos mais fortes.

Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Esta Presidência concede a palavra a Alda Maria Rodrigues de Araújo, guardiã jurisdicional, representando o Conselho Jurisdicional do Estado de São Paulo.

 

A Sra. Alda Maria Rodrigues de Araújo - Excelentíssimo Sr. Deputado Luiz Carlos Gondim que preside nesta noite, através do qual cumprimento todas as autoridades civis, maçônicas, paramoçônicas aqui presentes. Ilustres convidados, queridos tios, amadas filhas, boa noite. É uma imensa alegria podermos estar mais uma vez aqui reunidos para celebrarmos data tão significativa para nossa Ordem. Aliás, não falta, neste momento, bons motivos para comemorarmos. Como bem mencionado pela honorável rainha jurisdicional, querida filha Cecília Amstalden Junqueira, a Ordem está crescendo vertiginosamente no Brasil, se modernizando, se adequando ao nosso tempo, ao modo de vida e à realidade atual. No entanto, mantém inalterados, e cada dia mais firmes, seus princípios basilares, sua essência, seus landmarks, imprescindíveis à consecução dos trabalhos propostos e ao objetivo final pretendido.

E neste sentido, também tem atuado o Conselho Guardião Jurisdicional de São Paulo, desde a sua fundação, pois através da dedicação extremada de seus membros, não tem medido esforços no sentido de integrar e promover a Ordem em nosso Estado. A par disto, e reconhecendo os trabalhos desenvolvidos, o Supremo Conselho Guardião nos propôs um desafio, e nós o aceitamos. Muito em breve será instalado no estado de São Paulo um grande conselho guardião e, quiçá, também um grande Bethel. Com certeza esta significativa alteração em nossa estrutura organizacional trará imensuráveis benefícios aos betheis e às Filhas de da jurisdição, um novo horizonte para São Paulo se vislumbra. Mas como dito, não podemos jamais nos afastar de nossos propósitos fundamentais, de nossos pilares de sustentação.

Frente a esta acepção, transmito a vocês, agora, a mensagem que nos foi deixada por nosso querido supremo deputado assistente, tio Lorival Longato Junqueira, que também ocupa atualmente o cargo de guardião tesoureiro jurisdicional, o qual, por razões alheias à sua vontade, infelizmente não pôde estar presente nesta ocasião.

Diz o tio: “Nesta noite gostaria de pedir aos betheis que fiquem unidos e que cresçam, com novas iniciações. De nada adiantam as vaidades e orgulho, é muito importante viver em harmonia, principalmente os adultos. Se eu tiver que escolher uma palavra-chave, esta palavra chama-se união, união entre as filhas e os adultos, sem imposição de preferências pessoais e mesquinhas. O Bethel é para as filhas e não para os adultos, os adultos assessoram, aconselham, mas as filhas são quem conduzem, quem fazem acontecer, tudo dentro da mais perfeita harmonia. Finalizando, envio um abraço afetuoso a todos os tios, tias e filhas, que o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, abençoe a todos. E um grande abraço especial ao querido deputado Luiz Carlos Gondim”.

Como todos sabem, na última semana recebemos em São Paulo a visita da nossa querida suprema deputada Marcia Ijacua, filha de destacada, grande líder, mulher, mãe e avó exemplar, foi um privilégio poder usufruir dos seus conhecimentos através dos treinamentos que nos proporcionou. Como não se apaixonar pela Marcia? Com sua simplicidade, seu carinho e sua amizade afetuosa, conquistou a todos nós.

Infelizmente, a Marcia não pôde prorrogar sua estadia no Brasil para participar desta sessão solene, porém, nos solicitou que seja transmitida a seguinte mensagem: “É com grande honra que felicito a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o deputado Luiz Carlos Gondim, por reconhecer o valor significativo das Filhas de Internacional, uma organização que se dedica a incentivar jovens mulheres a desenvolverem habilidades fundamentais para a vida, que as levarão ao sucesso em seus empreendimentos quando adultas. Serem reconhecidas pelo governo é realmente gratificante, e por isso adiciono minhas palavras a aquelas expressas pelos seus líderes. Têm sido uma alegria, para mim, orientar e apoiar os membros desta organização em cinco países, nos últimos 25 anos. As filhas de São Paulo são verdadeiramente um grande exemplo do que esta organização pode oferecer de melhor. Obrigada por reconhecer, sua excelência”.

Estas são as palavras da Marcia. Aproveitando a ocasião, gostaria de apresentar a todos os membros do Conselho Guardião Jurisdicional aqui presentes. Peço, por favor, que se levantem à medida que forem nominados. Tio André Marcondes, guardião associado jurisdicional. Tia Valéria Amstalden Junqueira, vice guardiã jurisdicional. Filha Fabiana de Luna, secretária jurisdicional. Tia Gisela Silva, presidente do comitê do Bethel Jurisdicional. Tio José Luiz Schmith Soto, membro do comitê do Bethel Jurisdicional. Tia Elisabeth Soto, comitê de filantropia. Tio Danilo Simões, comitê de relações fraternais. Tio Fernando de Lácio, comitê de promoção, e tio José Ricardo Horme, comitê de finanças. Muito obrigada, tios e filhas.

Bem sabemos, é impossível realizar tudo sozinhos, razão pela qual lhes asseguro com veemência, nada disto teria sido possível não fosse o envolvimento e a colaboração, além de nós, de muitas outras pessoas, para as quais, em nome do Conselho Guardião Jurisdicional, externo nesta oportunidade nossos mais sinceros agradecimentos.

Muito obrigada, Tio Carlos Fasten e tia Itagira, do B24, por terem hospedado a Marcia Ijacua. Muito obrigada ao Grande Oriente de São Paulo pelo habitual e incondicional apoio. Em especial, muito obrigada, tio Luciano Rio, secretário estadual de entidades paramaçônicas do GOSP, por nos ter cedido nos dias oito e nove de março uma sala e toda a infraestrutura necessária para realizarmos nossas reuniões com a suprema deputada.

Muito obrigada, deputado, tio Luiz Carlos Gondim, por nos permitir o uso de uma sala e toda a infraestrutura desta Assembleia Legislativa, nos dias dez e 11 de março, quando foram realizadas pela Márcia Ijacua reuniões e treinamentos com os guardiões do estado, bem como por nos proporcionar esta magnífica sessão solene de exaltação às Filhas de internacional.

Assim sendo, nesta noite de festa e de muita alegria, de outra forma não poderia encerrar minhas manifestações se não dizendo, parabéns filhas queridas, vocês são o farol a iluminar nossas vidas, vocês são a luz a clarear o mundo. Tenham em mim todos os sonhos do mundo. Filha de não sonha só. Muito obrigada.

Gostaria de pedia à Ceci, por favor, para entregar um mimo par ao deputado Luiz Carlos Gondim, e para a Carina. Obrigada, Carina, muito obrigada por tudo. Obrigada. Muito obrigada, deputado. E agora, compartilharemos com todos vocês uma das músicas mais bonitas da nossa Ordem, que normalmente encerra as nossas reuniões, quem irá nos presentear com esta música é a querida filha Luara, membro do Bethel Jurisdicional do estado de São Paulo.

Por favor, Lu.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Parabéns, não errou. Agradeço a presença dos membros da Ordem da Estrela do Oriente. Vou só falar um pouquinho, só esse tantinho aqui.

Bem, é um orgulho muito grande fazer esta festa para as Filhas de . Ano passado, meu irmão André, meu irmão Rubens, Zé Carlos, que é o meu venerável, me pegaram de surpresa e disseram assim: “Poxa vida, não vamos ter homenagem das Filhas de ”, eu digo: “Não, vamos marcar para semana que vem”, “Mas como você faz?”, “Carina, arranja uma sala. Vai todo mundo buscar uma sala, temos que fazer uma homenagem para as Filhas de ”. Por quê? Um projeto com esse tamanho, criado pelo irmão Bruno Covas, não poderia ficar esquecido. O Capez fez com muito carinho durante dois anos, e o ano passado nós não conseguimos comemorar e passamos para abril, se não me engano, depois para maio.

Nós íamos marcar muito em cima, e aquilo me chamou atenção. Por quê? Primeiro, eu peguei a Bíblia e disse assim: “Vou ler , de ponta a ponta, ninguém vai saber mais de do que eu”. Tinham umas palavras que eu não entendia, Bethel, o que é um Bethel? O que essas meninas fazem? Aquilo me chamou atenção. Eu digo, meu Deus do céu, como sempre nós queremos sempre ver a luz, e vocês estão vendo a luz. A mãe Mick fez vocês verem a luz e vocês têm que desfrutar da luz, isso chamou atenção naquele momento. Eu tive uma ajuda da tia Gisela, me orientou em tudo, e eu terminei fazendo uma reunião que saiu, tinha que sair. Mas hoje ela vem com muita honra, com muita pompa, com muito respeito, respeito à maçonaria, a quem não é maçom, respeito às cunhadas, às tias, respeito a vocês, meninas, que realmente têm e estão vendo essa luz, que vocês tenham um caminho para andar e mostrar como se pode constituir um Brasil.

Quando eu pedi permissão e perguntei se era bom fazermos uma homenagem à Marielle, uma das meninas disse assim: “Elas estão muito comovidas com o que está acontecendo no País”. Porque não é só armar, não é só tratar da educação, não é só: “Eu sou médico”, tratar da saúde. A democracia é um todo, tudo é uma política, política de saúde, de educação, alimentar, tudo é política, política socioeconômica, e vocês estão vendo essa luz e estão buscando o lado social, fraterno. É isso que desejamos para os nossos filhos. Se Deus quiser, e Deus vai querer, o próximo ano estaremos juntos novamente aqui homenageando vocês, porque vocês merecem, porque vocês estão ampliando o número de pessoas para ver essa luz, para seguir os passos de e das Filhas de . Que Deus abençoe a todos vocês.

Muito obrigado.

Aqui tem um roteiro para encerramento. Realmente, eu fiquei emocionado porque ficamos conhecendo mais, participando. A parte da maçonaria são bem rígidos os meninos e as meninas, é muito legal.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos os que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente sessão. Que Deus abençoe a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 28 minutos.

 

* * *