http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

23 DE MARÇO DE 2018

016ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO DIA DA ORDEM DEMOLAY

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva desta Casa convocara a presente sessão solene, por solicitação deste deputado, para "Comemoração do Dia da Ordem Demolay". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo a respeito da Ordem Demolay.

 

2 - GUILHERME CARDOSO

Mestre conselheiro nacional da Ordem DeMolay, declara-se orgulhoso em fazer parte da instituição. Lembra os ideais da irmandade. Saúda a jurisdição paulista da Ordem DeMolay.

 

3 - SÉRGIO FERNANDES

Grande mestre estadual adjunto da Ordem DeMolay, discorre sobre a história da instituição em São Paulo. Exalta as atividades e os ideais da irmandade. Agradece a todos os presentes.

 

4 - DANIEL BOCCA MANCINI

Mestre conselheiro adjunto da Ordem DeMolay, destaca as virtudes dos integrantes da irmandade. Lista ações de interesse público realizadas pela instituição. Pede vida longa a Ordem DeMolay.

 

5 - CESAR PICOLO

Grande mestre estadual da Ordem DeMolay, saúda as atividades da irmandade. Pede que o Poder Público reconheça a Ordem DeMolay como instituição de utilidade pública.

 

6 - BRUNO PICOLO

Mestre conselheiro estadual da Ordem DeMolay, exalta os membros da instituição a terem orgulho de seu trabalho. Pede que os integrantes da irmandade façam diferença na sociedade através da prática do bem.

 

7 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Cita fatos históricos da Ordem DeMolay em São Paulo. Discorre sobre projeto de lei nesta Casa, de sua autoria, que declara a utilidade pública da instituição. Defende a aprovação da proposição em função da relevância da Ordem DeMolay para a sociedade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, esta é uma sessão solene, sendo assim, obedece à rígida forma sacramental, nos termos do Regimento Interno desta Casa. As sessões solenes só podem ser solicitadas por deputados com mandato em exercício nesta Casa, e somente podem ser convocadas pelo presidente da Casa, após percorrerem vários órgãos internos e serem apreciadas pelo Colégio de Líderes e todos os partidos políticos desta Casa. Esta sessão solene foi autorizada pela unanimidade dos líderes desta Casa, e, assim, convocada pelo presidente e deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Ordem DeMolay.

Vamos compor a Mesa principal dos trabalhos. Chamamos o Sr. Bruno Picolo, mestre e conselheiro estadual, uma salva de palmas. (Palmas.) Cesar Picolo, grande mestre estadual; Daniel Bocca Mancini, mestre conselheiro-adjunto; e Sérgio Fernandes, grande mestre estadual.

Agradecemos a presença de Marcelo Mucci Franchi, neste ato representando o vice-prefeito e, em breve, prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas. Vamos lembrar que, no mandato de 2007 a 2010, o então deputado estadual Bruno Covas era o responsável por todas as sessões solenes em nome da Ordem da DeMolay. No mandato subsequente, ele foi para o Congresso Nacional, e eu continuei como deputado estadual, então ele me passou este honroso encargo. Eu me sinto homenageado em poder fazer esta sessão tão importante, de uma ordem que ensina valores como ética, trabalho, solidariedade, disciplina, respeito à hierarquia e amor ao próximo, portanto, continuem e contem sempre com o nosso apoio, os senhores são um bem para a sociedade.

Anunciamos também as presenças de: Fábio Tadao Tanimoto, representando o deputado estadual Welson Gasparini, que muito gentilmente, em uma oportunidade que eu não pude presidir a sessão solene, o fez com muita galhardia e classe; irmão Luciano Alfredo Vianna do Rio, secretário estadual das Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo, representando Kamel Saab, grão-mestre estadual do GOSP.; Sapientíssimo Clóvis Messias, meu particular amigo, portador da Medalha Dom Pedro, a Cruz da Perfeição Maçônica e assessor do grão-mestre estadual Kamel Saab, também um dos principais responsáveis por tudo que está acontecendo aqui; irmão Armando da Silva Filho, grande secretário das Entidades Paramaçônicas, representando o Ronaldo Fernandes, grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Guilherme Cardoso, mestre e conselheiro nacional; Maurício Alexandre Miranda de Souza, secretário de Relações Institucionais do Grande Capítulo do estado de São Paulo na Ordem DeMolay; Rodrigo Cesar Cardoso, ex-grande mestre nacional da Ordem DeMolay; Fábio Okamoto, presidente da Associação DeMolay Alumini 9 de Julho; Erick Cypriano, diretor da ZMB Prop Mark; Thiago Rapsys, presidente da Comissão de Comunicação da Ordem DeMolay; Gustavo Lessa, presidente da Comissão Nacional de Filantropia da Ordem DeMolay; Marco Mancini, oficial-executivo da Ordem DeMolay da Oitava Região; e Sandra Maria Cardoso de Menezes da Silva, membro do Grande Capítulo das Estrelas Oriente do estado de São Paulo.Uma calorosa salva de palmas a todos que prestigiam este evento. (Palmas.)

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a melhor do Brasil.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia neste domingo, 25 de março, data da nossa primeira Constituição, a Constituição Imperial de 25 de março de 1824, às 22 horas e 30 minutos. Quem tem a NET, se o sinal não cair, como de costume, é o canal 7; pela TV Vivo, canal 9; e TV Digital, 61.2.

Neste momento, vamos assistir ao vídeo da Ordem DeMolay, vamos conhecer mais e admirar o trabalho deles.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Aqueles que estão nos assistindo agora, é importante que tomem conhecimento de que a Ordem DeMolay faz com mais agilidade e competência o que o Poder Público deveria fazer, e por esta razão, é obrigação de todos nós que detemos uma parcela do Poder do Estado colaborar para que a Ordem DeMolay continue alcançando cada vez mais jovens.

Passo a palavra a Guilherme Cardoso, mestre conselheiro nacional, peço que use o parlatório oficial, de uso privativo dos deputados, mas que hoje, engalanado, se rende ao trabalho da Ordem DeMolay.

 

O SR. GUILHERME CARDOSO - Sr. Fernando Capez, em seu nome agradeço e cumprimento a todos os deputados e a todas as pessoas que hoje prestigiam a Ordem que eu e todos esses meninos tanto amamos. Nosso querido tio Cesar Picolo, grande mestre estadual da Ordem DeMolay de São Paulo, em seu nome eu cumprimento cada maçom que hoje está aqui presente nos prestigiando. Bruno Picolo, mestre e conselheiro estadual da Ordem DeMolay, que hoje nos representa e também à nossa Ordem nesta Casa Legislativa, em seu nome eu cumprimento a cada DeMolay aqui presente.

Para mim, é uma grande honra estar aqui presente, meus irmãos, e ver o futuro do nosso País sentado nestas cadeiras, ver o prestígio que a sociedade dedica à nossa Ordem é algo que muito me anima e me deixa contente de estar aqui hoje, representando o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, instituição que há 33 anos realiza grandes trabalhos de cunho social e de cunho filantrópico em prol destes que serão as pessoas que, daqui alguns anos, estarão sentadas de verdade nestas cadeiras.

São meninos que, desde o começo de suas jornadas dentro da Ordem DeMolay, são criados sob virtudes que realmente acontecem fora das nossas reuniões: amor filial; reverência pelas coisas sagradas; respeito à crença religiosa de cada um; cortesia; companheirismo de tratarmos com igualdade os nossos pares, uma relação de amigos e de irmãos; fidelidade a toda a causa que nos for confiada; pureza de todo o pensamento de palavras e de ação; e mais do que isso, por estarmos em uma Casa Legislativa, o patriotismo, virtude que completa todas as virtudes da Ordem DeMolay.

Nos é dito que a nossa sociedade precisa da juventude, e quando adentramos as fileiras dos Capítulos, muita confiança é depositada sobre cada um de nós, de sermos sim a ferramenta de mudanças e de renovação que o nosso País tanto precisa. Senhores deputados e pessoas que nos acompanham, é senso comum que o País precisa da juventude mais do que nunca, passamos por um momento de muita escuridão, onde o tumulto está sim em nosso País.    Quando a confiança, a justiça e a fraternidade, por exemplo, não são consideradas as qualidades mais virtuosas, também nos é dito, em uma cerimônia da Ordem DeMolay, que cada um desses meninos, diante de toda esta escuridão, traz dentro do seu coração uma pequena chama, um facho que lhes guia através da escuridão.

O que nos é pedido, senhores, é que temos essa chama altiva em nossos corações. Que possamos penetrar nas profundezas da alma das pessoas e acender a chama que lá está apagada. Este é o objetivo da Ordem DeMolay, é para isto que estes meninos saem todos os dias de Casa, aos sábados e domingos, abandonando suas famílias para aprenderem e futuramente serem grandes advogados, grandes pessoas para a nossa sociedade, e, quem sabe, políticos que realmente conseguirão fazer a mudança que o nosso País precisa. É por isso que estes homens dedicam e prestam homenagem a cada um de vocês, meus irmãos.

Nós sim somos o futuro da nossa Pátria. Nós que estaremos sentados nestas cadeiras futuramente. Em nome do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, instituição que rege e regulamenta a Ordem DeMolay neste País, 33 anos, de forma ininterrupta, eu deixo aqui meu muito obrigado ao estado de São Paulo, principalmente ao Grande Capítulo deste estado, que foi, consequentemente, o primeiro Grande Capítulo da nossa nação, e que hoje conta com mais de três mil DeMolays ativos regulares, e conta com mais de 100 Capítulos. Com certeza, sem os senhores, o nosso Supremo Conselho não teria a grandeza que tem hoje em território nacional.

Os senhores sim podem bater no peito e dizer: “Somos a maior jurisdição DeMolay no mundo.” São Paulo carrega esta responsabilidade e faz jus a ela em todos os seus projetos e em todas as suas atividades. Em nome da instituição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, de coração, agradeço a cada um, DeMolays, DeMolays sêniors, maçons, e, principalmente, as nossas famílias, que muitas vezes perguntam quando que vamos parar em casa no final de semana, mas fiquem tranquilos, que o lugar desses meninos estarem, até completarem a sua idade da maioridade, é nas fileiras da Ordem DeMolay.

Muito obrigado pela oportunidade em estar aqui representando o nosso Supremo Conselho, muito obrigado ao Grande Capítulo deste estado, e vida longa à Ordem DeMolay. Boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Passamos a palavra agora ao grande mestre estadual adjunto da Ordem DeMolay, Sr. Sérgio Fernandes, que falará sobre o início do centenário da Ordem DeMolay.

 

O SR. SÉRGIO FERNANDES - Cumprimento o deputado Fernando Capez, presidente desta solene sessão; meu sobrinho, Guilherme Cardoso, mestre e conselheiro nacional; o sobrinho Bruno Picolo, mestre e conselheiro estadual, através  de quem eu cumprimento a todos os DeMolays presentes; e meu querido irmão e grande mestre estadual adjunto, Cesar Picolo, através de quem eu cumprimento a todos os meus irmãos maçons aqui presentes. Autoridades maçônicas e convidados, boa noite nação DeMolay paulista, chamo de nação pois, graças aos esforços de homens dedicados e abdicados da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, ela vem crescendo e se fortalecendo a cada ano como a maior jurisdição DeMolay do mundo.

Esta nação é composta por maçons, homens livres e de bons costumes, e por milhares de jovens entre 12 e 21 anos, que semanalmente ajoelham-se no mesmo altar perante o livro sagrado, escoltados por sete velas representativas de nossas virtudes, e pela bandeira de nossa pátria, lembrando-nos de nosso compromisso para com o Brasil.

Em 1919, nosso irmão maçom Frank Sherman Land tomou a iniciativa de fundar esta Ordem que ampara e prepara os jovens em sua idade experimental para a maioridade, jovens esses que se tornam, a cada dia, líderes para edificar uma sociedade melhor e mais justa. Então, nada mais justo do que comemorarmos tal magnífica data, relembrando diversos momentos importantes que a Ordem DeMolay já passou em nosso solo brasileiro, trazidos pelo irmão maçom Alberto Mansur.

Tantas conquistas, tantas glórias e tantas vitórias merecem ser lembradas e exaltadas, para que toda a nação bandeirante possa ter conhecimento de tudo que se passou na maior jurisdição DeMolay do mundo, do nosso estado de São Paulo. Por isso, convido a todos para que, a partir de hoje, até março do próximo ano, relembremos e participemos do projeto centenário da Ordem DeMolay no estado de São Paulo. E vida longa, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Passo a palavra ao mestre conselheiro adjunto da Ordem DeMolay, Sr. Daniel Bocca Mancini, que falará ao nosso telespectador sobre as ações filantrópicas da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo. Agradecendo também ao Sérgio Fernandes pelas suas palavras.

 

O SR. DANIEL BOCCA MANCINI - Excelentíssimo Sr. Presidente da sessão, deputado estadual Fernando Capez, peço vênia para cumprimentar a todos os membros da Mesa da presente sessão. Cumprimento também a todos os convidados, tios maçons e, principalmente, todos os DeMolays que fazem parte desse grande celeiro de líderes e bons cidadãos em nome de nosso estado.

Meus irmãos, ocupo hoje a tribuna desta honrada Casa Legislativa do Estado de São Paulo como um bom jovem, assim como os mais de três mil membros da Ordem DeMolay paulista, e um jovem que sonha, que tem projetos para uma vida melhor, e, acima de tudo, que acredita e tem convicção que nós podemos fazer a diferença.

Nestes quase 100 anos de história que completaremos em 2019, a Ordem DeMolay só exemplifica esses sonhos que carregamos dentro de nossos corações. Carregamos isso de uma maneira tão intensa e tão sincera que, diariamente, somos chamados a defender e lutar incansavelmente para que o bem, o justo e o moral prevaleçam em nosso meio. Nessa grande caminhada de sonhos e anseios, nós caímos, nos machucamos, mas nos levantamos cada vez mais fortes, e seguimos adiante, deixando claro que desistir nunca é uma opção, e que, acima de tudo, o nosso grande diferencial são as nossas sete virtudes que, a cada semana, cintilam seus raios com maior força em nossos mais de 110 capítulos espalhados pelas terras bandeirantes.

Nesse meio todo, existe algo que nos revigora e que nos motiva a viajar centenas de quilômetros por todo o estado de São Paulo, algo que é capaz de transcender os limites do individualismo, colocando à prova a parte de nossas cerimônias que diz: “Provemos a todos os homens que as nossas cerimônias não são fórmulas vazias.” Os trabalhos filantrópicos em nosso estado só deixam nítido que estamos no caminho certo. Graças ao empenho da Ordem DeMolay paulista, o Brasil entrou para o cadastro internacional de doadores de medula óssea, contando com o empenho empregado por centenas de jovens maçons nos anos de 2009 a 2012.

Continuamos nos superando, idealizando, no interior de São Paulo, na cidade de Ibitinga, a maior campanha de filantropia hoje existente em território nacional, incentivada pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, e o arrastão da solidariedade foi um grande marco em nossa história, onde todo o nosso potencial foi empregado em favor das pessoas e instituições que necessitam, realizando uma grande arrecadação de alimentos não perecíveis e destinados a quem de fato precisa. Mais uma vez seguimos adiante, dessa vez, trabalhando em favor das crianças, batalhando em uma campanha que carrega em seu nome a corrida contra o tempo, corrida em favor da vida, corrida em favor de diagnosticar e conscientizar sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, com a campanha “Passos que Salvam”, salvando crianças e famílias não só do estado, mas de todo o nosso País. 

Acreditamos veementemente que as escolas públicas são a única possibilidade de sucesso para uma sociedade. Através disso, iniciamos, no ano de 2014, através do irmão Felipe Rui Rocha, idealizador dos projetos que melhor destacam a importância do ensino público em nosso País, o projeto “Abrace uma Escola”, que consiste no insistente apoio da Ordem DeMolay a estas fontes de liberdade intelectual, através de visitas, reformas, doações ou apoios.

Ao término dessa grande jornada, temos a oportunidade de compartilhar com vocês as lições de companheirismo em cada lar e lugar que estivemos. Que o grande legado seja a virtude do companheirismo, capaz de transformar as turbulências mais intensas em verdadeiros portos seguros, e a fidelidade aos nossos princípios, pautados no amor ao próximo e no apoio à sociedade, principalmente às escolas públicas, que são os alicerces de grandeza do nosso País.

Eu gostaria de encerrar parafraseando um grande astrofísico de nossa história, Carl Sagan, que dizia: “Diante da vastidão do tempo, da imensidão do universo, é um prazer para mim dividir o mesmo planeta e a mesma época que cada um de vocês.” Viva Alberto Mansur, viva a ordem DeMolay paulista, viva o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, e viva cada jovem que faz os nossos esforços serem motivos de toda a Nação. Muito obrigado, vida longa à Ordem DeMolay, e boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, parabéns. Passamos agora a palavra a Cesar Picolo, grande mestre estadual que discursará sobre o título de utilidade pública da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo. Enquanto isso, anunciamos que enviaram missivas cumprimentando-nos pela sessão solene: o deputado estadual Itamar Borges; o deputado Welson Gasparini, que se fez presente como um político representante; o secretário da Habitação, Nelson Luiz Baeta Neves Filho; da Educação, José Renato Nalini; da Fazenda, Helcio Tokeshi; de Planejamento e Gestão, Marcos Monteiro; o deputado João Caramez; o presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris; e o procurador-geral Walter Paulo Sabella.

 

O SR. CESAR PICOLO - Excelentíssimo Sr. Deputado, Fernando Capez, presidente desta sessão solene, na pessoa de quem eu cumprimento a todas as autoridades presentes hoje; meu querido e amado irmão, Sérgio Fernandes, parceiro e família, na pessoa de quem eu peço vênia para cumprimentar a todos os irmãos maçons; Bruno Picolo, mestre conselheiro estadual, na pessoa de quem eu me autorizo a cumprimentar a todos os meus sobrinhos e a família da Ordem DeMolay no estado de São Paulo.

São dez anos que a Ordem DeMolay celebra nesta Casa o reconhecimento formal de um trabalho sério, abnegado, mas, acima de tudo, dedicado e feito com muito amor. São dez anos onde a juventude cidadã vem mostrar para a sociedade que é possível sim a construção da sociedade do futuro que tanto almejamos, balizado em valores que são éticos, que são justos e que são fraternos.

Nesses dez anos, a Ordem DeMolay construiu uma imagem de seriedade, de acreditação, mas, acima de tudo, de irmãos que se consagram em favor daquele que é mais necessitado, e é por isso que o Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Sr. Presidente, teve a honra de, no ano de 2018, protocolar um pedido inédito em toda a Ordem DeMolay, um pedido de reconhecimento para que as autoridades públicas consagrem o trabalho de mais de 35 mil DeMolays, que se ajoelharam sob os altares da boa cidadania e realizaram trabalhos memoráveis.

É desta forma que, hoje, a Ordem DeMolay tem em tramitação, nesta Casa, um pedido de utilidade pública para consagrar este trabalho, para que ele seja perene e eternizado no coração da sociedade paulista e cada vez mais leve respeitabilidade e uma seriedade inédita no coração da Ordem DeMolay, para que continue praticando os seus bons trabalhos.

Parabéns à Ordem DeMolay, este é o reconhecimento de um trabalho que realizaram por mais de 30 anos no estado de São Paulo e que agora vem à baila do Poder Público, para ser consagrado. Que o nosso grande idealizador, o Gilberto Mansur, possa nos honrar em breve com este título inédito, que mais uma vez demonstra o que é e quais são os valores que a Ordem DeMolay processa. Vida longa à Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, vida longa ao Grande Capítulo, vida longa ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay, e parabéns à Ordem DeMolay do Estado de São Paulo, por dez anos de reconhecimento público nesta Casa. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Com a palavra, Bruno Picolo, mestre conselheiro estadual que discorrerá sobre o anuário do GC, de São Paulo, de 2017.

 

O SR. BRUNO PICOLO - Excelentíssimo Sr. Deputado Fernando Capez, presidente desta sessão solene, irmão Guilherme Cardoso, e irmão Daniel Bocca Mancini, conselheiro nacional e mestre conselheiro estadual adjunto, nas pessoas das quais eu cumprimento a todos os meus irmãos DeMolays aqui, tio Cesar Picolo, grande mestre estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, em cuja figura eu cumprimento a todas as autoridades maçônicas aqui presentes.

Meus irmãos, neste dia comemoramos o Dia da Ordem DeMolay, mas não só é um momento de celebração, é um momento de recordar todo o trabalho que temos feito dentro dos nossos capítulos, nas reuniões ritualísticas, onde aperfeiçoamos o nosso caráter como cidadãos conscientes e futuros líderes desta sociedade que está por vir. Ajudamos a sociedade civil através do arrastão da solidariedade, da arrecadação de alimentos e no cadastramento de medula óssea para salvar cada vez mais vidas, e hoje eu venho fazer um pedido a todos os senhores: continuem fazendo os bons trabalhos dentro de seus capítulos. Continuem com a chama dentro dos senhores, e continuem sempre tentando alcançar as profundezas mais recônditas do coração das pessoas.

É com este orgulho que nós, DeMolays, com muito amor, fazemos a mudança em nossa sociedade. Carreguem este orgulho de pertencer à Ordem DeMolay e ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay, é por meio deste orgulho que nós, do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, anunciamos agora o Anuário Social de 2017, contendo os trabalhos de todos os Capítulos do estado de São Paulo, e de como funciona a Ordem DeMolay em solo bandeirante. Tenham muito orgulho disso, meus irmãos, aqui não só nós DeMolays saberemos o que fazemos, mas também toda a sociedade civil terá ciência de nosso trabalho. Queria agradecer a pessoa do Erick Cypriano, que teve a responsabilidade de fazer esse anuário acontecer.

Nós somos os futuros líderes desta Nação, e se não acreditarmos em nosso próprio trabalho, realmente, nós falharemos com o nosso propósito, então peço que vocês continuem fazendo o bem por amar fazer bem ao próximo. Muito obrigado pela atenção, tenham uma ótima semana todos. Agora eu queria entregar um exemplar do Anuário Social e nosso Grande Capítulo do ano passado ao deputado Fernando Capez, muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E as palmas calorosas. Por que a Assembleia Legislativa de São Paulo? O segundo maior Parlamento da América Latina, maior que o Congresso Nacional da Argentina e que o Congresso Nacional do México, por que a Assembleia Legislativa do estado mais populoso e importante do País, com seus 94 deputados, homenageia em sessões solenes a Ordem DeMolay há dez anos?

A Ordem DeMolay é a maior organização de jovens do mundo, e já iniciou quase três milhões de jovens entre 12 e 21 anos em todo o mundo. Professa a esses jovens valores como a crença em Deus, o patriotismo, a solidariedade, o respeito, servir ao próximo, e tantas outras qualidades importantes, como a virtude do amor filial. No dia 18 de março deste ano de 2019, completará 100 anos de sua fundação, como foi dito aqui, nos Estados Unidos da América, em Kansas City.

Vamos começar agora, em 18 de março, o ano do centenário. Então, para nós comemorarmos este ano do centenário, nós atendemos a um pedido da Ordem DeMolay e apresentamos um projeto de lei sobre o qual vamos dar conhecimento agora à sociedade. Informando que, na segunda-feira, às 18 horas, na Câmara Municipal, será apresentada uma das 33 medidas que a Ordem DeMolay propõe para uma sociedade justa e perfeita.

Para a celebração do início das festividades do centenário, e, eu apresentei o Projeto de lei nº 88, de 2018, que está em tramitação, e declara de utilidade pública a Associação Beneficente Grande Capítulo do Estado de São Paulo, da Ordem DeMolay, com sede na capital.

Essa lei entra em vigor na data da sua publicação, e a Associação Beneficente Grande Capítulo do Estado de São Paulo, da Ordem DeMolay, foi fundada em 17 de abril de 2004, inscrita com CNPJ, tem sede social na rua 15 de novembro, número 184, conjunto 1506, centro de São Paulo. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos ou econômicos, sem fins políticos ou religiosos, e qualificável como de interesse público e pessoa jurídica de direito privado voltada à filantropia.

Os princípios da associação estabelecidas no estatuto são: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. E a entidade tem por objetivo formar cidadãos melhores por meio do aperfeiçoamento moral, intelectual, ético e social dos seus membros; a prática da benemerência; promover e estimular a discussão de assuntos de interesse da sociedade em geral; cooperar e manter relação amistosa com as demais organizações civis da sociedade; pugnar em favor dos direitos e interesses de seus membros; incentivar os homens a servir aos seus semelhantes sem o objetivo de obtenção de benefícios pessoais, políticos ou financeiros; estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos no comércio, indústria, profissões, nos serviços públicos e nos empreendimentos particulares; primar pela manutenção de uma única Ordem DeMolay no Brasil; desenvolver a Ordem DeMolay no Brasil; buscar parcerias público-privadas; desenvolver e executar projetos em benefício da sociedade civil nas áreas da Educação, Cultura, Cidadania, Saúde, Meio Ambiente, entre outras de interesse social; fortalecer o caráter dos seus membros e a manutenção dos laços de união entre seus membros; cumprir e fazer cumprir seus princípios.

Em várias áreas essa associação está compromissada, dentre elas se destaca na área da Saúde, que se destina a produções como a doação de recursos humanos para atividades voluntárias, em apoio a entidades de atuação na área de Saúde, como visitações e outras ações desenvolvidas com o propósito de doar tempo e conhecimento para valorizar a vida do próximo. Salienta-se a arrecadação de fundo monetário para o Hospital do Câncer de Barretos, e é necessário fazer menção também à campanha “Passos que Salvam”, em conscientização dos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil.

Na área da Cultura, os associados promoveram doações de livros a várias escolas. E na área de preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável, os membros associados atuam em ações pontuais, como plantio de árvores, conscientização sobre a importância de árvores e a implantação dos projetos “Guardiões da Natureza” e “Cabe Uma Árvore Aqui”.

Por essa justificativa, solicitei o concurso dos meus pares, os demais 93 deputados, para que esse projeto seja aprovado na Assembleia Legislativa, e com isso se transforme em lei. Protocolado o Projeto de lei nº 88, de 2018, aguarda, portanto, a sua aprovação. E com a sua relevância, a partir do momento em que esse projeto é transformado em lei, e é reconhecida a utilidade pública da associação, por conseguinte, ela passará a receber recursos públicos para as suas ações sociais. Fazendo o bom uso desses recursos, conseguirá implementar com mais agilidade e eficiência aquilo que o Poder Público, com toda a sua lentidão, não consegue implementar. Por isso, é um grande momento que está prestes a acontecer, e que abre as festividades do centenário. Parabéns a vocês, jovens da Ordem DeMolay, vocês são um exemplo para a nação.

Que esta Ordem frutifique, cresça ainda mais, e que atraia mais jovens que possam divulgar cada vez mais para outros jovens o estímulo para que ingressem nesta Ordem, e, com isso, não tenham vergonha de atender a princípios como hierarquia e respeito, disciplina, ordem, trabalho, solidariedade, temas que estão infelizmente démodé em uma sociedade cada vez mais agressiva, individualista, oportunista e sem escrúpulos. Com certeza, apostamos nos senhores, que são a grande esperança desta Nação.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 09 minutos.

 

* * *