http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

10 DE ABRIL DE 2018

016ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de preferência para apreciação do PL 1148/17. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o substitutivo ao PL 1148/17, restando prejudicado o PL 1148/17. Realiza leitura de nomes dos municípios beneficiados pela proposição aprovada.

 

2 - BETH SAHÃO

Para comunicação, parabeniza os prefeitos presentes e os parlamentares que aprovaram o projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios, considerando tal feito uma construção coletiva desta Casa.

 

3 - PAULO CORREA JR

Para comunicação, saúda todos os beneficiados, em especial a cidade de Cubatão, pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

4 - JOÃO CARAMEZ

Para comunicação, cumprimenta todos os responsáveis, em particular a Amitesp - Associação dos Municípios de Interesse Turístico -, pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios, afirmando que se trata de proposição que promoverá o desenvolvimento econômico.

 

5 - MARCO VINHOLI

Para comunicação, parabeniza o ex-governador Geraldo Alckmin e os parlamentares desta Casa pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

6 - GILMACI SANTOS

Para comunicação, saúda prefeitos, as populações de cidades beneficiadas e parlamentares pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

7 - HÉLIO NISHIMOTO

Para comunicação, cumprimenta todos os prefeitos das localidades beneficiadas pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios, na pessoa da Sra. Daniela, presidente da Amitesp - Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo.

 

8 - CHICO SARDELLI

Para comunicação, parabeniza os prefeitos presentes, o ex-governador Geraldo Alckmin, o governador Márcio França e os parlamentares desta Casa pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

9 - CARLOS CEZAR

Para comunicação, saúda a Sra. Daniela, presidente da Amitesp - Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin, o governador Márcio França, ex-secretário de Turismo no Estado e todos os que se empenharam na aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

10 - ED THOMAS

Para comunicação, faz saudação especial ao prefeito Júlio, à Câmara de Vereadores, à população e aos trabalhadores da Prefeitura de Panorama pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

11 - FERNANDO CAPEZ

Para comunicação, elogia a atuação do presidente Cauê Macris na condução do processo que culminou com a aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios. Saúda o prefeito de Bofete, Dirceo de Melo.

 

12 - ADILSON ROSSI

Para comunicação, parabeniza os responsáveis pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios, em especial o prefeito de Itatiba, Sr. Douglas Augusto.

 

13 - ITAMAR BORGES

Para comunicação, saúda, na condição de presidente da Comissão de Atividades Econômicas desta Casa, diversas autoridades que julga responsáveis pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

14 - CAIO FRANÇA

Para comunicação, parabeniza a todos os que colaboraram para aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

15 - GILENO GOMES

Para comunicação, cumprimenta os prefeitos presentes e os parlamentares que aprovaram o projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

16 - RAFAEL SILVA

Para comunicação, discorre sobre o processo de aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios. Saúda os prefeitos presentes, em especial o de Miguelópolis, Sr. Naim Miguel Neto.

 

17 - GILMAR GIMENES

Para comunicação, saúda o ex-governador Geraldo Alckmin, o governador Márcio França, ex-secretário de Turismo no Estado e os parlamentares desta Casa pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios. Parabeniza o município de Fernandópolis.

 

18 - CÁSSIO NAVARRO

Para comunicação, cumprimenta todos os deputados que colaboraram para aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

19 - ANDRÉ DO PRADO

Para comunicação, discorre sobre a importância da aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios, parabenizando os que ajudaram neste processo.

 

20 - JUNIOR APRILLANTI

Para comunicação, parabeniza os prefeitos presentes e todos os que lutaram pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

21 - CÉLIA LEÃO

Para comunicação, elogia a atuação desta Casa e de todas as personalidades que atuaram pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios.

 

22 - RITA PASSOS

Para comunicação, parabeniza os prefeitos presentes e os parlamentares que trabalharam pela aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios, considerando a atividade importante para o desenvolvimento econômico.

 

23 - ANA DO CARMO

Para comunicação, cumprimenta o prefeito de Bofete, Sr. Dirceo de Melo.

 

24 - RODRIGO MORAES

Para comunicação, saúda os prefeitos presentes e os parlamentares que participaram na aprovação do projeto que classifica como de interesse turístico diversos municípios, discorrendo sobre o papel do setor no desenvolvimento econômico.

 

25 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado requerimento, de autoria da deputada Beth Sahão, para não realização de sessão ordinária em 17/04. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Proposição em Regime de Urgência.

Discussão e votação - Projeto de lei nº 687, de 2015. ANEXO: PROJETO DE LEI Nº 1148, DE 2017, DE AUTORIA COLETIVA DOS DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA. Parecer da Reunião Conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Atividades Econômicas, favorável na forma do substitutivo apresentado que classifica como de Interesse Turístico os Municípios de Apiaí, Barbosa, Bofete, Boituva, Cachoeira Paulista, Cesário Lange, Cubatão, Estiva Gerbi, Fernandópolis, Igaratá, Iporanga, Itaoca, Itapira, Itápolis, Itapura, Itararé, Itatiba, Ituverava, Jacareí, Jacupiranga, Jales, Laranjal Paulista, Mendonça, Miguelópolis, Mineiros do Tietê, Miracatu, Monteiro Lobato, Orlândia, Ouroeste, Panorama, Paraibuna, Pardinho, Patrocínio Paulista, Paulo de Faria, Pedrinhas Paulista, Piracaia, Piratininga, Queluz, Ribeirão Grande, São José do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sertãozinho, Sete Barras, Sud Menucci, Torrinha e Ubarana. (Anexos também os Projetos de lei nºs 689, 691, 707, 732, 747, 748, 749, 825, 865, 868, 926, 1143, 1144 e 1461, de 2015; 81, 899, 921, 922, 923 e 942, de 2016; e 29, 135, 154, 234, 262, 304, 320, 348, 360, 374, 375, 378, 398, 409, 410, 436, 450, 476, 537, 560, 564, 759, 765, 804, 828 e 860, de 2017).

Srs. Deputados e Sras. Deputadas, há sobre a mesa o seguinte requerimento:

- requerimento solicitando preferência para a votação do Projeto de lei no 1.148, de 2017.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em discussão o Projeto de lei no 1.148, de 2017. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo apresentado pelo Congresso de Comissões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Atividades Econômicas. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o substitutivo. Prejudicado o Projeto de lei no 1.148, de 2017, e as demais proposituras em anexo.

Parabéns aos 46 novos municípios de interesse turístico e aos prefeitos. (Manifestação nas galerias.) Vale lembrar que os municípios são: Apiaí, Barbosa, Bofete, Boituva, Cachoeira Paulista, Cesário Lange, Cubatão, Estiva Gerbi, Fernandópolis, Igaratá, Iporanga, Itaoca, Itápolis, Itirapina, Itapura, Itararé, Itatiba, Ituverava, Jacareí, Jacupiranga, Jales, Laranjal Paulista, Mendonça, Miguelópolis, Mineiros do Tietê, Miracatu, Monteiro Lobato, Orlândia, Ouroeste, Panorama, Paraibuna, Pardinho, Patrocínio Paulista, Paulo de Faria, Pedrinhas Paulista, Piracaia, Piratininga, Queluz, Ribeirão Grande, São José do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sertãozinho, Sete Barras, Sud Mennucci, Torrinha e Ubarana. Esses são os quarenta e seis.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só lembrando e corrigindo... Por um erro meu, deixamos por último o melhor: a nobre terra do deputado Barros Munhoz, Itapira, consta do projeto. (Palmas.) Essa foi só para deixar o Barros nervoso.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, gostaria apenas de cumprimentar os prefeitos aqui presentes e todos os deputados, em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores, até porque esse é um projeto de autoria coletiva.

Acho que isso é importante, pois socializa o projeto. Todos os deputados e deputadas desta Casa são coautores do projeto. Portanto, sobretudo em um momento em que estamos vivendo grandes dificuldades econômicas, esses recursos são um aporte adicional para vocês. Acho que ajuda muito. Não é nenhuma fortuna, mas ajuda bastante.

Portanto, nossa bancada estará sempre à disposição quando se tratar de projetos que visam os interesses dos municípios paulistas. Eu não poderia deixar de registrar isso. Mais uma vez, cumprimento todos os deputados e deputadas, pois houve um esforço de cada um na elaboração desse projeto e na sua consequente aprovação.

Obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, queria parabenizar todos os prefeitos que conquistaram o título de Município de Interesse Turístico.

Em especial, gostaria de cumprimentar a minha querida cidade de Cubatão. Cumprimento o prefeito Ademário e o Tico Barbosa, que deu início a isso lá atrás. Depois, com sua administração, o prefeito veio... Por meio da Câmara, agradeço também à vereadora Érika Verçosa, que tomou a frente e encaminhou. Em todos os procedimentos que foram necessários, a prefeitura e toda a sua administração estiveram juntas e à frente para que isso se tornasse realidade.

Parabéns aos deputados. Independentemente de qualquer coisa, do trabalho que foi feito, da dedicação, desde 2015, quando esse projeto foi apresentado por mim, hoje ele é de autoria coletiva. Isso não é questão de dizer: “Olha, esse é um mérito meu ou daquele outro”. O que importa é que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo consolidou isso.

Parabéns aos municípios, que merecem e têm esse direito. Parabéns a todos. Parabéns, Cubatão! Nós trabalhamos por Cubatão.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, inicialmente, quero cumprimentar V. Exa. pela maneira como recebeu os prefeitos hoje, em seu gabinete. Foi um grande marco. Trinta e um prefeitos estiveram presentes falando com o presidente, que se prontificou a levar ao Colégio de Líderes. Quero cumprimentar todos os líderes de todas as bancadas, que, de forma unânime, aprovaram a pauta deste projeto na reunião desta noite.

Cumprimento os prefeitos que, organizadamente, vieram até aqui e mostraram sua força. Em particular, quero cumprimentar a Amitesp, Associação dos Municípios de Interesse Turístico. Faço um apelo para que todos os prefeitos de municípios de interesse turístico se filiem à Amitesp, para que se organizem cada vez mais. Hoje, vocês viram que a força faz a diferença.

Quero dizer que esse projeto foi o grande paradigma da Assembleia Legislativa de São Paulo. Foi um marco divisório. Temos a Assembleia Legislativa antes da Lei nº 1.261, de 2015, e depois dela. É um projeto que trata de desenvolvimento, geração de emprego e geração de renda. Então, quero cumprimentar todos os deputados. Realmente é um esforço de todos nós, uma luta que foi travada durante quatro anos, exaustivamente discutida, debatida, não só com os deputados desta Casa, mas sobretudo com a sociedade civil organizada.

Parabéns à Assembleia de São Paulo. Parabéns, deputados, parabéns, deputado presidente Cauê Macris, parabéns, prefeitos e prefeitas do nosso estado de São Paulo.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Cumprimento todos os municípios hoje agraciados com o MIT, sobretudo cumprimentar nosso governador Geraldo Alckmin, que foi o grande precursor desse projeto, através do secretário Fabricio Cobra, que se empenhou com toda a sua equipe, para que chegassem esses MITs aqui.

Cumprimento em nome da bancada do PSDB, em nome dos parlamentares que lutaram tanto para termos esses MITs aprovados. Em nome de vocês, que têm agora uma vitória para seus municípios, contem com esta Casa. Parabenizo também o deputado Cauê Macris, nosso presidente, que hoje, conforme tinha sido combinado, pautou esse importante projeto e fez que virasse realidade, concluindo esses MITs.

Obrigado, governador Geraldo Alckmin. Obrigado, Assembleia Legislativa. Parabéns a vocês.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, parabenizo V. Exa. por ter cumprido esse acordo, pautado esse projeto. Saúdo todos os prefeitos na pessoa da Daniela, que é presidente da associação.

É uma alegria para nós participar deste momento na Assembleia Legislativa, em que um projeto como esse é aprovado. A partir de agora, mais de 17 milhões de reais estão chegando, para que os senhores possam trabalhar os seus municípios, municípios que estão com dificuldade financeira. Tenho certeza de que esse dinheiro chega em boa hora. Tenho certeza de que vocês farão muito pelos municípios.

Parabéns aos senhores prefeitos, parabéns à população das cidades, parabéns a todos os deputados que participaram desse momento histórico da Assembleia Legislativa.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, que momento feliz estamos vivendo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esse pedido dos Municípios de Interesse Turístico já está aqui desde o ano passado, esse grupo de 45 municípios.

Ficamos muito satisfeitos em ver V. Exa. pautando nesta noite, quando muitos prefeitos estão aqui interessados na votação desse projeto, o que acabamos de fazer. Quero cumprimentar V. Exa. e todos os deputados, porque é muito importante para os municípios terem esse recurso, para darem um incremento para a área de Turismo de seus municípios. Têm muito a crescer, e sabemos que o Turismo no Brasil é um dos melhores caminhos para a geração de renda, de emprego. Por isso, nós devemos comemorar muito este dia.

Cumprimento todos os prefeitos, e na pessoa da Daniela, que é presidente da Amitesp - Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, e é a prefeita de Monteiro Lobato. Todos os que são prefeitos têm agora essa missão de incrementar com esse recurso, o turismo em seus municípios, e desenvolver mais ainda todo o nosso estado de São Paulo.

O Vitão, prefeito de Paraibuna, que tive a honra de protocolar o projeto da cidade, mas todos os municípios hoje contemplados, vocês merecem, e vocês farão um bom trabalho para o nosso estado de São Paulo.

Deus abençoe a todos. Muito obrigado.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu também aproveito a oportunidade, em nome da presidente Daniela e da Claudinha, as duas prefeitas nossas que muito nos honram pelo seu trabalho, representando o estado de São Paulo.

Parabéns a todos os prefeitos que lutaram por este momento. Lembro aqui do nosso querido ex-governador Geraldo Alckmin, que também contribuiu com esse projeto, não tenho dúvida nenhuma, e também ao nosso governador atual, Márcio França, que, tenho certeza absoluta, não medirá esforços para podermos continuar, e para que outros municípios também tenham a possibilidade de ter o título do MIT - Município de Interesse Turístico.

Parabéns a todos os nossos parlamentares, que tiveram a sensibilidade de apoiar, desde o primeiro momento. Parabéns, prefeitos, parabéns aos municípios, parabéns à Assembleia. 

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, cumprimento V. Exa., por pautar no dia de hoje esse projeto tão importante, como já foi combinado um tempo atrás. Cumprimento a nossa querida presidente da Amitesp, a prefeita Daniela, prefeita do nosso partido, do PSB, da cidade de Monteiro Lobato. Quero cumprimentar a prefeita Claudinha, o prefeito Dinho, de Cesário Lange, da nossa vizinha cidade Cesario Langes, e nesse momento importante que passa por muitas mãos, desde o nosso ex-governador Geraldo Alckmin, que nomeou no estado de São Paulo o primeiro secretário de Turismo no Estado, que foi Márcio França. Na época, tínhamos apenas 70 estâncias. Hoje, temos 70 estâncias turísticas, mas temos mais 66 municípios de interesse turístico somado a esses 46 municípios. Então, foi um trabalho inovador que ele trouxe para trazer desenvolvimento para o turismo, para os municípios, incrementar as ações dos municípios gerando emprego, renda e trabalho. Tenho certeza de que hoje, como governador, terá a alegria de sancionar esses 46 municípios. Faremos uma grande festa no dia em que verdadeiramente os municípios começarem a receber os recursos e poderem implementar ações efetivas em cada uma dessas cidades.

Quero parabenizar a todos os prefeitos que se empenharam, mobilizaram-se, estiveram aqui hoje no Colégio de Líderes. E quero desejar a todos sucesso. Parabéns, que Deus abençoe cada um de vocês.

Parabéns, presidente. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Obrigado.

Só lembrando que o acordo que fizemos no Colégio de Líderes com os prefeitos e com todos os municípios de interesse turístico foi cumprido à risca por todos os parlamentares, conforme tínhamos combinado. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. ED THOMAS - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero agradecer a nossa querida deputada Célia Leão, que é nossa cinegrafista neste instante, junto com o deputado Caramez, com quem tive a alegria de participar da primeira reunião sobre a Frente de Turismo. E lembrar o então secretário de Turismo do Estado, Márcio França. De lá também partiu, com certeza, esse grande projeto que estamos estabelecendo, com justiça, aos municípios do estado de São Paulo.

Quero dar um abraço na Daniela, na Claudia, nos prefeitos, de forma geral.

Quero fazer uma menção especial à cidade de Panorama, Flor do Rio Paraná, uma das mais belas cidades, prefeito Julio, Câmara de Vereadores, população, trabalhadores da Prefeitura, a toda equipe que trabalhou. Panorama, hoje, é município de interesse turístico. E eu cumpri com minha obrigação prazerosa de reconhecer que ela realmente tem um turismo muito, mas muito forte.

Parabéns a todos. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, queria, em primeiro lugar, agradecer a V. Exa., excelente presidente desta Casa, que colocou em boa hora para votação este projeto. Já havia uma aspiração desses municípios. Os prefeitos, por diversas vezes, dirigiram-se até a Assembleia Legislativa, compareceram ao Colégio de Líderes, percorreram todos os gabinetes dos deputados. Zelosos, deixaram muitas vezes as suas cidades em dias de difícil acesso a São Paulo, enfrentando trânsito, o congestionamento da marginal na chegada à cidade de São Paulo, mas jamais desistiram. E viram em V. Exa. e nos deputados desta Casa companheiros leais que se preocuparam com o futuro e com o interesse desses municípios, hoje aprovados como municípios de interesse turístico.

Lembro, Excelência, que quando presidente desta Casa, pautei o projeto criando a classificação de municípios de interesse turístico. E V. Exa., que me sucede com tanta competência, com tanta determinação, para meu orgulho, coloca completando essa tarefa, hoje, premiando todos esses prefeitos.

Quero dirigir uma palavra especial, com carinho ao prefeito de Bofete, Dirceo de Melo, um prefeito obstinado, que lutou muito pelo seu município, que veio para cá por diversas vezes, que pediu que eu subscrevesse o projeto para que Bofete fosse classificada como município de interesse turístico. Bofete é uma cidade que, com sua paisagem europeia, poderia estar colocada na Suíça e estaria, com certeza, reconhecida como estância turística, e não apenas como município de interesse turístico.

Dirceo de Melo, parabéns a você, parabéns por sua luta, parabéns pelo reconhecimento de hoje. Está aqui também o Júlio César Gomes, irmão de um grande colega meu, o professor Luiz Flávio Gomes, meu amigo, companheiro. O Julio César, de Sud Mennucci, também, um guerreiro, batalhador, fico feliz de ter dado a minha contribuição para Sud Mennucci. Julio, que Deus abençoe você, seu irmão, sua família. Quero cumprimentar o Dr. Naim, de Miguelópolis. Estou para fazer uma visita a sua cidade, saborear aquela culinária libanesa maravilhosa e fico muito feliz.

Quero cumprimentar os prefeitos, a Daniela, de Monteiro Lobato, o Vitão, de Paraibuna, em nome de todo o Vale do Paraíba. Trago um carinho especial do Bilili e do Vito Ardito para vocês. Cumprimentar, enfim, todos os demais prefeitos, de Laranjal Paulista, todos aqueles que foram hoje agraciados aqui. Perdoem-me se esqueci de alguém, se não fiz a menção, mas, de coração, é um grande momento para esta Casa e para os municípios de vocês. Parabéns!

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Gostaria, primeiramente, de cumprimentar V. Exa., parabenizá-lo pela sensibilidade de pautar este projeto no dia de hoje, trazendo alegria a estes tantos prefeitos que visitam a nossa Casa. Cumprimento, também, a prefeita Daniela, gostaria de parabenizá-la pelo seu esforço na aprovação deste projeto e de outros municípios que ainda estão por vir.

Quero aproveitar a oportunidade para cumprimentar o prefeito da minha cidade, prefeito Douglas Augusto, da cidade de Itatiba, que hoje foi contemplada como cidade de interesse turístico. Quero agradecê-lo pelo esforço que fez junto com a Secretaria de Turismo de Itatiba, ao secretário Washington Bortolossi, que trabalhou muito preparando toda a documentação para que este projeto pudesse ser colocado na listagem de hoje.

Portanto, é um dia especial. Eu acho que os prefeitos que foram contemplados, as cidades que foram contempladas, saem daqui com uma nova luz, com uma nova esperança. Quero dizer também que nós temos que ressaltar o esforço do então secretário Márcio França, que era secretário do Turismo do estado de São Paulo. Hoje, é o nosso governador, que deu a sua importantíssima parcela de contribuição para a criação deste projeto e para a aprovação dele.

Parabéns, presidente. Parabéns a todos os deputados desta Casa que em um esforço conjunto fizeram valer uma vez mais o trabalho desta Casa, o desempenho de cada um dos deputados. Parabéns aos prefeitos. Parabéns a minha cidade de Itatiba.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Por justiça quero parabenizar o prefeito Luciano, de Apiaí, que esteve aqui e com todo o direito também teve esta grande vitória. Parabéns!

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - PARA COMUNICAÇÃO - Presidente, eu quero, na condição de presidente da Comissão de Atividades Econômicas desta Casa, mas, mais ainda, na condição de parlamentar, de ex-prefeito de uma estância turística, falar da minha satisfação. Aqui, se fosse parabenizar, teria que citar diversos nomes. Então, me permitam parabenizar aqui a história do começo, o início de tudo isso.

Caramez, quero saudá-lo, parabenizar V. Exa., que é um baluarte, que liderou. Eu tive o privilégio de estar ao seu lado. Comentava isso com o André do Prado hoje, com o Sebastião Santos, tantos momentos em que estivemos juntos e com todos os deputados apoiando. Parabéns por esse trabalho desde o início. Aqui, o deputado Adilson foi muito feliz ao citar o governador Márcio França.

Nós acompanhamos de perto o governador Márcio França. Ele é o idealizador. Ele é o sonhador disso que está acontecendo hoje. Ele sonhou, propôs, idealizou e a coisa caminhou, ele deu apoio. O governador Geraldo Alckmin, sensível que foi, apoiou e deu as possibilidades para que pudéssemos estar aqui e hoje quis o destino que o Márcio França fosse o governador para dar sequência nesse importante processo.

Nessa continuidade, presidente Cauê, quero destacar o seu trabalho. Como presidente da Casa, foi muito feliz quando trouxe, chamou a todos, encontrou um consenso que as iniciativas sim seriam individuais, mas que a finalização seria de um projeto coletivo. E não só isso, mas a sensibilidade de mostrar a importância.

Quero parabenizar a deputada Célia Leão, presidente da Frente Parlamentar do Turismo, por aprovar mais do que os 140 municípios, porque se passarmos dos 140 municípios não há problema. Se tivermos lá na frente 200, 250, a Secretaria Estadual de Turismo vai fazer anualmente ou a cada dois, três anos, o ranking e os 140 primeiros municípios colocados vão estar dentro desse processo.

Portanto, é uma conquista histórica e eu quero parabenizar o presidente Cauê Macris e cumprimentar todos os deputados desta Casa, que foram muito felizes: o Caio, que está aqui, líder do PSB; o Carlos Cezar; o Barros Munhoz, que foi líder do governo. Por fim, quero cumprimentar os prefeitos. Para não me estender muito, quero parabenizar a prefeita Daniela, presidente da Amitesp. Parabéns pela sua liderança e pelo seu trabalho.

Essa conquista tem tudo isso o que eu falei aqui, mas tem muito de vocês, prefeitos, vereadores, líderes municipais, técnicos. O movimento e o trabalho de vocês foram fundamentais para sensibilizar e para trazer esse momento especial de conquista. A conquista é de cada um dos senhores, é dos seus municípios e é de toda a população. Quem ganha são os municípios, o estado, o turismo, o emprego, o desenvolvimento e a geração de renda.

Um grande abraço e parabéns a todos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB – PARA COMUNICAÇÃO - Quero saudar, primeiro, V. Exa. por ter cumprido com o acordo firmado previamente com as bancadas. Quero agradecer as bancadas que colaboraram e, de maneira unânime, aprovaram esse projeto.

Tive a oportunidade de votar na criação dos municípios de interesse turístico, quando V. Exa. era líder do governo. Então, eu queria cumprimentar a todos que ajudaram a chegar nesse momento e queria saudar todos os prefeitos e as equipes das prefeituras. Eu sei do esforço dos secretários, dos diretores e dos poucos turismólogos que existem nas prefeituras. Não é fácil conseguir montar um conselho municipal, um plano diretor, um inventário turístico. Eu sei que foi um trabalho muito grande de todos eles.

Em nome da Dani, minha querida amiga prefeita de Monteiro Lobato, eu queria saudar todos os prefeitos, parabenizando vocês e todas as equipes que conseguiram tirar do papel esse sonho de muita gente, que vai garantir os 600 mil reais por ano, que é muito importante, mas, mais do que tudo, a valorização da cidade, fazer com que o clima na cidade possa ser favorável ao turismo, que é um grande gerador de riqueza, de renda e de empregos.

Parabéns a todos. Viva a Assembleia Legislativa.

 

O SR. GILENO GOMES - PROS - PARA COMUNICAÇÃO - Eu queria parabenizar todos os prefeitos presentes: Daniela, Valau, Garatá, Silvino... Uma luta antiga que tinha um compromisso de pautar e votar hoje esse projeto.

Os deputados receberam hoje os 31 prefeitos que vieram em uma ansiedade de aprovar. Isso é muito importante para todos os municípios porque traz recursos do governo para investir, gerando emprego e renda.

Quero parabenizar a todos. Um projeto que foi coletivo, de autoria de todos os deputados. Parabenizar todos os prefeitos e todas as equipes de cada cidade que vêm lutando e trabalhando para que, hoje, esse projeto fosse aprovado.

Parabéns a todos os prefeitos, parabéns presidente, todos os deputados e todos os que estão presentes e vieram prestigiar essa votação. Deus abençoe a todos.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, a Assembleia Legislativa está conseguindo uma grande vitória. A aprovação desses municípios no MIT - Municípios de Interesse Turístico - é um passo importante para que o estado de São Paulo comece a cuidar de uma indústria que não polui, uma indústria que traz o desenvolvimento, que é a indústria do turismo.

Esta Casa abraçou todos os projetos que passaram a ser de autoria de todos os deputados. Nós sabemos que o deputado indicou os municípios, ele selecionou o município X e Y. Existem alguns fatores que, também, não representam apenas festas, mas alguns deslizes. Quando o deslize é pequeno é sinal que a pessoa que promoveu o deslize pode promover um grande também, que pode ser mais interessante.

Eu acho desagradável e uma falta de respeito, por exemplo, o deputado indicar o município X, porque entende que ele merece e tem condições, e, de repente, o prefeito da cidade - ou qualquer coisa parecida - diz: “não, eu vou passar isso daqui para o outro deputado”. É a mesma coisa quando acontece um concurso público, e o agente, que tem o poder nas mãos, diz que o primeiro colocado não é do seu agrado e, por gostar mais do outro, informa que irá colocá-lo. Isso também é sujeira, e cada sujeira tem uma característica. No entanto, todas as sujeiras são falta de caráter.

Sr. Presidente, uma coisa negativa não pode ofuscar uma festa tão bonita como esta. Quero deixar claro que irei mostrar dentro de cada município, porque a população tem a obrigação de conhecer uma questão do homem público. Quero cumprimentar todos os prefeitos presentes, na pessoa do Dr. Naim. Ele é uma figura maravilhosa de Miguelópolis. Em seu nome, cumprimento todos os prefeitos que estão presentes e aqueles que estão ausentes. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. GILMAR GIMENES - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Parabéns ao nosso presidente Cauê Macris por ter pautado hoje este projeto de lei. Quero parabenizar o secretário de Turismo da época, Sr. Márcio França, que hoje é o nosso governador.

Quero parabenizar o governador Geraldo Alckmin por ter dado andamento a este projeto, bem como todos os secretários de Turismo que se sucederam. Parabenizo ainda os 94 deputados desta Casa, que trabalharam para que tudo isso acontecesse, em especial aqueles deputados que colocavam obstáculos nos últimos quatro meses. Atendendo aos nossos apelos e aos dos prefeitos, eles permitiram que este projeto de lei fosse colocado em votação hoje.

Quero parabenizar, em especial, a minha Fernandópolis, que patrocinei neste projeto de lei. Parabenizo ainda todos os 46 prefeitos que estão presentes, as suas cidades e todas as suas equipes por termos conseguido hoje colocar mais 46 municípios como Municípios de Interesse Turístico.

Muito obrigado. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, neste momento, gostaria de parabenizar todos os prefeitos que estão presentes na Assembleia Legislativa. Afinal, MIT foi muito discutido nesta Casa. Não posso deixar de ressaltar o esforço de cada líder e do nosso presidente Cauê Macris, que fez um belo trabalho e que teve a coragem de pautar mais 46 municípios hoje.

É um movimento que gera todo um esforço do Estado para poder atender todas as regiões. Tivemos a oportunidade de indicar municípios e de travar discussões acaloradas. Foram aprovados municípios do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Alta Paulista, Pontal e até do litoral. Cubatão também foi aprovado. Sem dúvida, será um movimento do Turismo em todo o estado de São Paulo. 

Quero parabenizar ainda todos os deputados que tiveram a compreensão de não querer levar o título para si próprio. Tive embates com alguns deputados. Tenho certeza de que cada um também teve. No entanto, eles tiveram a grandeza de dividir e fazer uma assinatura coletiva, em benefício daqueles que realmente precisam da ajuda para fomentar o Turismo no seu município. Por isso, quero parabenizar a atitude de cada deputado que se juntou para fazer este grande projeto. Estão todos de parabéns. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, para mim, hoje é um dia de muita alegria. Fico feliz por estar neste plenário e aprovar esses 46 municípios que passam a integrar, com os 20 municípios já aprovados, os Municípios de Interesse Turístico.

Temos que ressaltar a importância e o trabalho dos diversos segmentos do Governo, começando pela nossa Casa. Em 2013, tive o prazer de fazer parte da frente parlamentar que defendia a criação dos Municípios de Interesse Turístico, capitaneada pelos deputados João Caramez, Célia Leão, Itamar Borges, Sebastião Santos, Orlando Bolçone, Ed Thomas e outros dois deputados.

Enfim, lá atrás, em 2013, nós montamos essa frente parlamentar, em discussão com toda a sociedade, com os prefeitos, definindo como nós nos organizaríamos para poder, realmente, ter privilégio e poder dar esse benefício tão importante para os municípios de interesse turístico.

Afinal, sabíamos que era quase que impossível os municípios virarem estâncias turísticas. Você poder acrescentar, como vamos fazer hoje, 66 municípios como interesse turístico, que é um grande passo para depois virar estância turística. Naquele momento, foi um avanço muito grande.

Hoje, Sr. Presidente, fico muito feliz, porque V. Exa., 30 dias atrás, fez o acordo no Colégio de Líderes, onde ficou determinado que no dia 10 de abril nós pautaríamos esse projeto, em conjunto com todos os deputados, na Ordem do Dia, em sessão extraordinária.

Vossa Excelência cumpriu o que tratou, ouvindo aí todos os prefeitos hoje pela manhã, pude perceber, no Colégio de Líderes. Ouviu a todos e cumpriu assim com a sua palavra. Isso é importantíssimo para o pleno andamento do nosso plenário da nossa Assembleia Legislativa.

Quero também parabenizar e agradecer, como já foi dito, o governador, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio França, que lá atrás foi o precursor disso tudo, que acreditou nesse projeto, que anunciou isso em um evento da Associação Paulista de Municípios, lá na Praia Grande.

Realmente, parecia que era uma coisa impossível, mas isso foi se consolidando, e o nosso governador Geraldo Alckmin, com a sensibilidade que tem, viu a importância desse projeto e conseguiu, realmente, colocar para dentro do Governo. Puxou para ele a importância desse projeto, para que mais municípios pudessem  participar desse bolo todo.

O potencial no estado de São Paulo é muito grande, nós sabemos, de todos os municípios. Então, hoje tenho a felicidade de estar aqui também, como padrinho. Hoje estão sendo aprovadas as cidades de Jacareí, Miracatu - do nosso prefeito Zigomar, dos vereadores Tiemi, Vinícius, Pablo e  Moisés, muito felizes.

Foi aprovada a cidade de Sete Barras, do prefeito Dean.  Estão presentes o prefeito Frederico, da cidade de Itaoca, a prefeita de Jacupiranga, a Débora Volpini, e o vice-prefeito, Leandro Volpini.

Também estamos muito felizes por termos aprovado a cidade de Juquiá, Paraibuna, Igaratá, Monteiro Lobato, Apiaí e Iporanga. São sete cidades que menciono do Vale do Ribeira e quatro do Vale do Paraíba.

Sabemos da importância disso, para as cidades maiores. Mas sabemos que em cidades como Itaoca, Monteiro Lobato, cidades menores, a importância desse recurso vai ser fundamental para que as elas possam fazer suas obras de infraestrutura, para potencializar o turismo e desenvolvimento dessas cidades.

Muito obrigado. Parabéns a todos os deputados por essa coragem. Estou muito feliz, porque o Gilmaci falou para mim um dia, quando eu comecei nesta Casa: “quando você  inicia nesta Casa, você tem direito a um veto por ano, não é aprovação de um projeto”.

Hoje, estamos aqui, com o apoio de todos os deputados, aprovando 46 municípios de interesse turístico, com um projeto de autoria de todos os deputados, o que é um grande avanço para esta Casa e, principalmente, para o avanço do estado de São Paulo.

Obrigado a todos. Parabéns a todos os municípios.

O SR. JUNIOR APRILLANTI - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Primeiramente, boa noite a todos, em especial aos prefeitos que estão aqui, dos municípios que foram contemplados. Prefeitos, prefeitas, vereadores, vice-prefeitos, secretários, parabéns pela mobilização de vocês.

Eu sei que muitos estão desde o ano passado - até antes - batalhando por isso, e às vezes a Casa tem seu tempo, tem os seus interesses, as suas necessidades. O nobre deputado Cauê Macris, como presidente, assumiu o compromisso de pautar esse tema hoje, 10 de abril, e a Casa entendeu, todos os deputados entenderam, e hoje são mais 46 municípios que viraram municípios de interesse turístico.

Eu queria agradecer o apoio de todos os deputados, porque a minha região, o conglomerado urbano de Jundiaí, já teve três municípios contemplados no ano passado. Hoje, não há nenhum município da minha região, a não ser Itatiba, que é próxima de Jundiaí, mas eu sei o que isso significa para vocês.

Parabéns pela luta, parabéns pela mobilização. Eu costumo dizer que as coisas acontecem na gestão pública quando nós nos unimos e nos mobilizamos. Parabéns à Daniela, prefeita de Monteiro Lobato, pela iniciativa, juntamente com os demais prefeitos.

Quero agradecer também a todos os deputados que compreenderam a situação e a necessidade. São mais recursos, gerando empregos, gerando serviços e oportunidades nas cidades do estado de São Paulo.

Obrigado a todos. Sucesso! Parabéns!

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO – Venho, com muita alegria, na condição de presidir a CCJ, nossa Comissão de Constituição e Justiça, pela qual passaram todos os MITs enquanto projetos. Não só eu na Presidência, mas todos os membros da CCJ trabalharam muito para que os MITs pudessem ser analisados, avaliados, aprovados e depois ter dado seguimento para que chegasse hoje ao plenário da Assembleia.

Na verdade, eu só quero me somar à fala de todos os deputados e todas as deputadas presentes. As coisas não acontecem por acaso. É a ação da mão humana que faz, é a ação da mão humana que transforma, é a ação da mão humana que realiza. Mesmo Deus estando presente, abençoando e perdoando, somos nós que fazemos. E essa ação da mão humana hoje se registra aqui nas pessoas dos prefeitos e das prefeitas, essa ação da mão humana se registra no trabalho de V. Exa., presidente Cauê, não só pela inteligência, mas pela dedicação ao Parlamento de São Paulo e pelo apoio de todos os deputados.

Os deputados foram muito felizes em dizer sobre a autoria de todos os deputados, independente da questão político-partidária, da coloração partidária, todos nós reconhecemos o valor dos municípios. São 645 municípios. Setenta deles já são estâncias e 140 serão municípios de interesse turístico, podendo até aumentar ao longo da caminhada desse novo projeto.

A minha fala é com muita alegria. Quero dizer que este é um Parlamento que trabalha, um Parlamento que trabalha muito, 24 horas por dia. Mesmo quando as portas estão fechadas, os deputados de todos os partidos estão nas suas bases trabalhando, atendendo a população, seja na Educação, na Saúde, no Turismo, na Cultura, ou na Segurança Pública.

Prefeita Daniela, prefeitos e prefeitas, nós ficamos muito felizes de recebê-los num momento de tanta alegria, de tanta felicidade e, mais do que isso, de vitória. Eu só quero encerrar dizendo que de todos os nomes - e todos são importantes -, queria registrar o de Jarbas Favoretto, que é um senhor de mais idade que tem trabalhado no turismo de São Paulo há mais de 50 anos. Tudo isso que acontece hoje tem a mão de muita gente, inclusive a dele.

Portanto, parabéns aos deputados. Muito obrigada pela oportunidade de participar dessa grande vitória, dessa grande tarefa. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - PARA COMUNICAÇÃO - Também quero cumprimentar todos os prefeitos que saem desta Casa com essa vitória de ver aprovada a sua cidade como de interesse turístico. Quero cumprimentar e agradecer a todos os deputados que assinaram. Foram os 94 deputados que assinaram. Quero dizer também que o turismo é muito importante, porque o turismo gera emprego. Muitas vezes, em uma empresa tem os maquinários, e vai diminuindo a mão de obra. O que acontece com o turismo é justamente o contrário. É a mão de obra cada vez mais necessária para o turismo.

Venho também falar em nome do meu marido, Herculano, deputado federal, que é um defensor do Turismo, em Brasília. Quando ele foi prefeito, por três vezes foi presidente da Aprecesp. Foi naquela época que o nosso governador Geraldo Alckmin implantou esse projeto de estender para mais cidades, para que elas também recebam percentual a mais durante o ano para fomentar o turismo. Eu agradeço-o imensamente por essa ideia, a todos que colaboraram com esse projeto.

Desejo a vocês que Deus os abençoe. Tenho certeza de que cada cidade tem um potencial muito grande de turismo. Que nós possamos ter não só o turismo interno, mas, também, o turismo de estrangeiros, porque o nosso país é lindo, é muito bonito. O estado de São Paulo está mostrando ao Brasil como se faz política, como se trabalha na questão do turismo. Neste momento, em meu nome, Rita Passos, e em nome do meu marido, Herculano, que é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, e também já foi, nesta legislatura, presidente da Comissão do Turismo. Quero desejar a todos vocês um ótimo mandato nessa questão do turismo, que vocês tenham ideias fantásticas para mostrar para toda a população que o estado de São Paulo sabe trabalhar, e muito bem, na área do turismo. Que Deus os abençoe.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero cumprimentar todos os prefeitos em nome do prefeito Dirceu e dizer que sou cidadã bofetense e me orgulho muito disso. Há mais de 15 anos tenho uma presença bastante marcante naquela cidade. Lá eu tive a oportunidade de ter muitos amigos, independentemente da política. Eu considero muito a amizade e o carinho com que aquele pessoal me recebe.

Então, em nome do Dirceu, eu quero cumprimentar a todos e dar um abraço nas duas prefeitas. É tão difícil a participação da mulher, então quero dar os parabéns a elas, de coração. Isso é pouco, diante do que os municípios merecem, mas é uma ajuda, um avanço, e sei que vocês vão aplicar esse dinheiro com muito carinho e muita sabedoria, como vêm fazendo. Parabéns e contem sempre com a bancada do Partido dos Trabalhadores, especialmente com a deputada Ana do Carmo. Um abraço e parabéns a toda esta Casa.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero também deixar registrados os meus agradecimentos a V. Exa., cumprimentando todos os prefeitos e prefeitas presentes por este importante projeto que aprovamos hoje. Sabemos que os MITs são projetos importantes para os municípios, principalmente para os pequenos municípios que têm uma grande atuação turística, mas não tinham isso nos registros para que pudessem receber recursos e fazer esses investimentos.

Quero cumprimentar esta Casa e todos os deputados, que de forma unânime aprovaram esse projeto. Tive a indicação, juntamente com outros pares, da cidade de Barbosa. Quero cumprimentar o vice-prefeito Dedinha e o Valdecir, que é vereador no município.

No ano passado nós também aprovamos alguns MITs, como o da cidade de Cabreúva, e por isso quero deixar um abraço para o prefeito Henrique Martin. Quero também cumprimentar todos os municípios e agradecer a presença de todos. O que move esta Casa é a presença dos prefeitos, dos vereadores, das lideranças, das pessoas, porque esta é a Casa do Povo. Quero cumprimentá-los e agradecer a todos os deputados. Parabéns, que Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Proposição que independe de parecer, mas depende da deliberação do plenário. Discussão e votação do Requerimento nº 831, de 2018, de autoria da deputada Beth Sahão e outros, que propõe a não realização de sessão ordinária no dia 17 de abril de 2018.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência a dá por encerrada.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 08 minutos.

           

* * *