http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

11 DE ABRIL DE 2018

043ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidente: DOUTOR ULYSSES

 

Secretário: WELSON GASPARINI

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - DOUTOR ULYSSES

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita de alunos do Curso Superior de Tecnologia em Eventos da Fatec de Barueri e da Fatec de Itu, acompanhados pela professora Viviane Veiga Shibaki. Convoca sessão solene a ser realizada no dia 25 de maio, às 10 horas, para "Homenagem aos 60 Anos da Igreja Nazareno", por solicitação do deputado Carlos Bezerra Jr.

 

2 - CORONEL TELHADA

Exibe a capa de livro de autoria do deputado Vitor Sapienza, a respeito da vida política do parlamentar. Anuncia dados que comprovam o atraso de pagamento da remuneração de servidores públicos, em diversos estados da federação. Faz breve narrativa de ocorrências que culminaram com a morte de dois policiais militares do Pará. Defende a punição pelo cometimento de crimes, após julgamento em segunda instância. Clama ao governador do Estado que reajuste o salário do funcionalismo público.

 

3 - PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES

Dá boas-vindas aos alunos da Escola Estadual Professora Joana Motta, de São Caetano do Sul, acompanhados da professora Patrícia Adélia Malheiro.

 

4 - LUIZ CARLOS GONDIM

Exibe foto e comenta o deslizamento de terra ocorrido hoje, na Rodovia Mogi-Bertioga. Assevera que a Defesa Civil deve cuidar da causa de modo emergencial. Clama ao governador do Estado que receba parlamentares para tratar do assunto, em audiência. Informa que há o risco de soterramento de carro, no local. Discorre acerca da importância do comércio entre as duas cidades, afetado pelo incidente.

 

5 - WELSON GASPARINI

Defende a implantação do Aeroporto Internacional de Ribeirão Preto. Informa que cerca de 80 milhões de reais devem ser movimentados, em função do início das obras, a beneficiar 34 cidades da região metropolitana da citada cidade. Acrescenta que a demanda anual gira em torno de um milhão de passageiros, atualmente, e deve ser ampliada. Clama ao governador Márcio França que dê seguimento à política adotada pelo ex-governador Geraldo Alckmin, sobre o tema.

 

6 - CARLOS GIANNAZI

Manifesta apoio ao pleito de professores particulares, contra medidas adotadas pelo Sindicato de Estabelecimento de Ensino, por ofensa à convenção coletiva, garantidora de direitos trabalhistas. Responsabiliza a reforma trabalhista e a terceirização pela precarização das relações de trabalho. Anuncia que greve no setor é iminente. Informa que protocolara requerimento, na Comissão de Educação, para que o presidente do referido sindicato apresente-se nesta Casa, a fim de esclarecer o motivo das decisões tomadas.

 

7 - MARCOS MARTINS

Afirma que a bancada do PT vai a Curitiba prestar solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Informa que deve ser realizada, no dia 12 de abril, às 14 horas, nesta Casa, audiência pública em defesa da efetivação prática de lei que proíbe a exposição de pessoas ao benzeno, notadamente em postos de gasolina, após o acionamento do gatilho da bomba injetora. Critica a reforma trabalhista e a exploração internacional da Amazônia. Combate multinacional americana que engarrafa água brasileira para fins comerciais.

 

8 - WELSON GASPARINI

Clama aos secretários da Saúde e da Educação que instituam política pública, em escolas, capazes de promover a conscientização, principalmente de crianças, contra o consumo de tabaco. Informa que um bilhão de reais são gastos, anualmente, para tratar doenças decorrentes do vício. Compara o hábito de fumar ao suicídio. Critica a indústria do setor por adicionar substâncias de sabor nos cigarros.

 

9 - WELSON GASPARINI

Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.

 

10 - PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES

Defere o pedido e suspende a sessão às 15 horas e 16 minutos; reabrindo-a às 16h32min.

 

11 - ORLANDO BOLÇONE

Para questão de ordem, aponta necessidade de correção na redação do PL 199/18, solicitando que seja remetido de volta ao Executivo.

 

12 - PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES

Acolhe a questão de ordem, para respondê-la oportunamente.

 

13 - CARLOS GIANNAZI

Pelo art. 82, em nome do PSOL, enaltece a luta dos servidores municipais da Capital contra o projeto de reforma da Previdência proposto pelo ex-prefeito João Doria. Posiciona-se a respeito de apreciação que ocorrerá no STF que pode extinguir o registro de artistas para o exercício da profissão. Considera que, se extinta a obrigatoriedade de diploma ou certificado de capacitação, os trabalhadores deste setor serão prejudicados.

 

14 - CARLOS GIANNAZI

Pelo art. 82, em nome da Minoria, discorre sobre a decisão da Arsesp, que autoriza a Sabesp a cobrar mais caro pela tarifa do consumidor que reduzir o consumo de água, criticando a medida.

 

15 - PRESIDENTE DOUTOR ULYSESS

Saúda os professores presentes nas galerias.

 

16 - CÁSSIO NAVARRO

Para comunicação, comenta sua mudança para o PSDB, declarando-se orgulhoso em estar de volta ao partido.

 

ORDEM DO DIA

17 - PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES

Coloca em votação e declara aprovado requerimento, do deputado Carlos Bezerra Jr., para a constituição de comissão de representação, com a finalidade de participar, como palestrante, da "Reunião do Grupo de Interagência de Especialistas sobre a Implementação da Terceira Década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (2018-2027)", a ser realizada entre 17 e 23/04 do corrente, no Centro de Conferência da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, em Adis Abeba, Etiópia.

 

18 - PEDRO KAKÁ

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

19 - PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES

Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 12/04, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Doutor Ulysses.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – DOUTOR ULYSSES - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Welson Gasparini para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO – WELSON GASPARINI – PSDB - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, em nome de toda a Assembleia Legislativa, tem a grata satisfação de dar as boas-vindas aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Eventos da Fatec Barueri e da Fatec Itu. Estão acompanhados pela professora doutora Viviane Veiga Shibaki. Queremos saudá-los com uma salva de palmas. (Palmas.)

Esta Presidência, atendendo solicitação do nobre deputado Carlos Bezerra Jr., convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso I, letra “r”, do Regimento Interno, para uma sessão solene a realizar-se no dia 25 de maio de 2018, às 10 horas, com a finalidade de homenagear os 60 anos da Igreja Nazareno. 

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Sr. Presidente, Srs. Deputados, assessores, funcionários, senhores e senhoras que estão em nosso plenário, alunos e professores, sejam todos bem-vindos.

Sr. Presidente, antes de falar sobre Segurança Pública, queria agradecer ao deputado Vitor Sapienza, que me mandou um de seus livros. É um livro de autoria do deputado, chamado “Minha Experiência Legislativa”. Quero agradecer publicamente ao nosso sempre presidente, deputado Vitor Sapienza, pela consideração. Tenha a certeza de que darei uma lida no livro, pois certamente acrescentará alguma coisa para o nosso dia a dia.

Sr. Presidente, nós falamos em Segurança Pública e Segurança Pública tem a ver diretamente com os estados. Ontem, fizemos um levantamento juntamente com meu assessor e vimos que a maioria dos estados da federação está com problemas sérios de pagamento de seus funcionários.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, até ontem, tinha um problema na quitação dos salários deste mês.

O Rio de Janeiro ainda não pagou uma parte do 13º salário e a situação dos funcionários públicos continua enrolada. O 13º de 2017 não foi pago e o salário deve cair no dia 13 de abril, pois eles ainda não receberam.

Minas Gerais atrasou o salário também. É a sexta vez que registram atraso de salário, em oito meses. O 13º de 2017 foi parcelado em quatro vezes. A primeira parcela foi paga em janeiro e a quarta parcela deverá cair no dia 19 de abril. Vemos que a situação dos estados é terrível.

O Amapá também está com um problema sério de pagamentos. O 13º também foi parcelado e todos os salários estão sendo parcelados. É muito difícil.

Em Sergipe, 19 mil servidores ainda não tiveram os salários pagos no mês de abril. É uma situação muito difícil. A segunda parcela do 13º foi paga somente em março.

Vemos que, em todos os estados, há um problema muito sério de pagamento dos servidores. É necessário que entendamos que São Paulo está em uma situação difícil, mas ainda estamos com os salários em dia, o que é muito bom. Porém, precisamos que o Sr. Governador volte os seus olhos para o funcionalismo, para os professores, médicos, enfermeiros, policiais, para todos os servidores públicos que necessitam da atenção do Governo do Estado de São Paulo.

Morte de policiais: tivemos ontem duas mortes de policiais no estado do Pará. Vamos mostrar uma foto dos dois policiais mortos. O policial da direita tinha 49 anos, o cabo Ivaldo Joaquim Nunes da Silva. Ele foi morto na segunda-feira, dia 9 de abril, quando foi baleado no final da manhã e morreu no hospital, após ser socorrido. O cabo Ivaldo teve a arma roubada e foi morto por bandidos, na periferia de Belém. É uma situação complicada, seria o 18º policial morto. No mesmo dia morreu outro policial, o cabo da Polícia Militar, Hernani Rogério Silva da Costa, de 32 anos, que foi alvejado no bairro Quarenta Horas, na região metropolitana de Belém. Também morreu no hospital.

Com esses dois policiais, chega ao número de 19 PMs assassinados neste ano, no estado do Pará. É uma situação muito complicada, muito triste, porque vemos que diariamente estamos nesta tribuna falando de policiais militares, policiais civis, homens e mulheres da Administração Penitenciária e da Guarda Civil Metropolitana, que têm sido mortos, em serviço, de folga, na defesa da população. E nada é feito.

Vemos no Brasil uma pequena parte gritando por causa da prisão de criminosos políticos, que têm que ir para a cadeia, mesmo, seja quem for, seja de que partido for. Bandido tem que ir para a cadeia. Mas uma parte desse grupo não aceita a prisão do criminoso, e faz questão de dizer que é golpe. Golpe é o que eles querem fazer na Justiça, que já está difícil. Nossa Justiça praticamente valoriza a impunidade, valoriza o crime. É uma justiça que precisa ser revista. E as pessoas acham que quando um bandido é condenado em segunda instância, ainda querem dizer que esse bandido é inocente.

É muito triste isso para a democracia. E nós queremos uma Justiça mais forte, uma legislação mais forte, para que se puna realmente os criminosos. Que esses criminosos vão para a cadeia, que é seu lugar.

Que as forças de segurança sejam valorizadas, em todos os níveis: municipal, estadual e federal, todos os homens e mulheres que se sacrificam pela nossa sociedade. É preciso mudanças enérgicas no Brasil.

Apelo mais uma vez ao Sr. Governador do Estado de São Paulo, para que lembre do funcionalismo. Ele disse, numa entrevista recente, que ele pensaria com muita atenção no assunto “reajuste salarial” para o funcionalismo. Estamos já em abril, e seria de muito bom tom que houvesse um reajuste, para que essa classe tão sofrida e tão esquecida fosse valorizada. Professores, funcionários, médicos, enfermeiros, policiais, enfim, todos os homens e mulheres que trabalham no funcionalismo público estadual.

Sr. Governador, ajude-nos, pois somos nós que trabalhamos pelo estado de São Paulo. Nós, policiais, que protegemos a cidade, o estado, os professores que ensinam as crianças, os médicos e enfermeiros que socorrem a população quando alguém está doente ou ferido. É necessário, sim, que todo funcionário público seja valorizado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE -  DOUTOR ULYSSES - PV - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, em nome de toda a Assembleia, tem a grata satisfação de anunciar e dar as boas-vindas aos alunos da Escola Estadual Professora Joana Motta, da cidade de São Caetano do Sul, acompanhados da professora Patrícia Dela Magliri. Recebam as homenagens da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Tem a palavra o nobre deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PTB – SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, alunos da Fatec, professores de Barueri, de Itu, alunos da escola estadual de São Caetano do Sul, sejam bem-vindos a esta Casa.

Volto a falar da Mogi-Bertioga, a estrada SP-98, onde novamente aconteceu um deslizamento de terra, que ultrapassou o muro de arrimo. Está agora numa situação bastante delicada. Quero apresentar umas fotos. A terra desceu totalmente por cima da estrada. Vejam o tamanho da pedra que rolou.

Hoje, às sete horas da manhã, disseram que havia um Monza sob a terra. O muro de contenção foi derrubado. Vocês estão vendo as máquinas trabalhando ali. Essa é a quarta vez, em menos de dois meses que isso acontece nessa estrada. Como nós estamos numa mudança de Governo, eu não sei quem será o superintendente do DER, quem vai ficar com a Secretaria de Transportes. Sabemos que ali é um parque, e que para se mexer num parque de mata é preciso obter licença do governo federal, licença da Secretaria do Meio Ambiente. Mas o que não se pode é ficar sujeito a esse risco de, de repente, estar debaixo de um deslizamento como esse.

Essa é uma situação bastante delicada que estamos tendo. Por isso, quero pedir em nome de todos os deputados do Alto Tietê, em nome de toda a população do Alto Tietê e Bertioga para que o governador nos receba, para que a Defesa Civil faça, imediatamente, um trabalho ali, porque isso é uma emergência. Não podemos mais estar correndo o risco de uma pessoa ser soterrada num deslizamento desses.

Hoje, Bertioga depende totalmente do comércio de Mogi das Cruzes, do Alto Tietê e da zona leste de São Paulo.

Esse deslizamento aconteceu hoje às seis horas da manhã. Esse é o quarto deslizamento ocorrido no espaço de tempo de um mês e meio.

Eu, como deputado daquela região, como deputado do Alto Tietê, não posso deixar de pedir ao governador que nos receba urgentemente, para que a Defesa Civil possa tomar uma atitude juntamente com o Departamento de Engenharia, DER-10, mas não para somente parar de termos esse risco. A população fica amedrontada em utilizar aquela estrada; o comércio, então, nem se fala. Teve um cidadão que me disse o seguinte: “Gondim, por incrível que pareça, o meu caminhão tinha descido às cinco horas da manhã e isso aconteceu às seis horas da manhã”. Alguém, que ficou do lado de Bertioga, fez o seguinte comentário: “um carro passou na nossa frente e, portanto, não sei se ele conseguiu passar antes do deslizamento ou se ainda está lá embaixo daquela terra”.

Hoje, pela manhã, bombeiros andavam pelo local com cachorros treinados para farejar pessoas e ver se tinha alguém debaixo daquela terra, tinha o helicóptero Águia sobrevoando o local. Essas fotos foram feitas pelo drone do meu assessor. E nós estamos mandando essas fotos para o governador para dizer o seguinte: “Olha, governador, pelo amor de Deus, nós não podemos deixar a população correndo esse risco. Então, estou aqui pedindo encarecidamente para que seja feito um serviço de contenção com talude, pois existe a necessidade, existe a urgência e, portanto, nós precisamos executar essa obra”.

Portanto, não podemos mais ficar esperando a liberação da Secretaria do Meio  Ambiente, esperando a liberação do parque. A estrada está aí e nós não podemos mais permitir essa situação. Ou seja, que pessoas sejam mortas nessa estrada devido a esses deslizamentos de terra, que podem soterrar os usuários que nela trafegam.

Quantas pessoas vão a pé de Biritibuçu, em Mogi das Cruzes, para Bertioga. Existem aquelas caminhadas frequentes das pessoas que utilizam essa estrada para realizar caminhadas.

Portanto, apelo ao Governo do Estado que tome uma atitude o mais rápido possível. Sei que é um pepino que o Márcio França assume, mas nós estamos aqui para pedir as coisas boas e denunciarmos o que é ruim, fiscalizarmos o Governo, e vamos pedir essa audiência urgente com o governador Márcio França. Muito obrigado, Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas. 

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Tem a palavra o nobre deputado Welson Gasparini, pelo tempo regimental.    

           

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB -  Presidente, nobre deputado Doutor Ulysses;Srs. Deputados; Sras. Deputadas;  estudantes aqui presentes:  venho a esta tribuna, hoje, fazer um apelo ao governador Márcio França. Governador, vamos lutar com todas as forças para que,  no mais breve possível,  haja o início da implantação do Aeroporto Internacional de Ribeirão Preto.

Há muitos anos luto para isso se transformar em  realidade. É muito importante, é um momento histórico. Devemos comemorar não apenas pelo investimento de 80 milhões de reais que a cidade vai receber pelo desenvolvimento das obras mas por proporcionar,  para toda a região,  uma maior capacidade do Aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto. Trinta e quatro cidades da região metropolitana serão beneficiadas, mas não é apenas isso. Para se ter uma ideia da importância do aeroporto, temos hoje uma média anual de um milhão de passageiros nesse aeroporto. Então, calculem o que acontecerá com a implantação da sua internacionalização!!!

As obras preveem o reforço e alargamento da pista também para manobras de grandes aeronaves; ampliação de 100% no pátio de aeronaves; e ampliação do terminal de passageiros, de cinco mil para 20 mil metros bem como  reforma e ampliação da seção contra incêndios do Corpo de Bombeiros.

A reforma vai permitir que o aeroporto passe a receber grandes aeronaves e a operar como internacional de cargas e de passageiros. O armazém de cargas já há quase 10 anos está pronto. Vejam o  absurdo: há 10 anos se luta para a concretização do Aeroporto Internacional de Ribeirão Preto mas,  infelizmente aconteceu o anúncio, mas a realização ainda não aconteceu na sua integridade.

O Aeroporto de Ribeirão Preto opera em período integral, e recebeu um milhão e 100 mil passageiros no ano passado, tornando-se um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, com movimento superior a diversas capitais brasileiras. Esse aeroporto é o quarto maior do estado de São Paulo, só superado por São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Congonhas e Campinas/Viracopos. É o único que possui voos regulares comerciais no nordeste paulista, atendendo prioritariamente a região metropolitana de Ribeirão Preto. Esse aeroporto tem sua abrangência expandida até para outros estados, como a região sul de Minas Gerais, impactando aproximadamente quatro milhões de pessoas.

Governador Márcio França: nós confiamos que o senhor dará sequência às atividades desenvolvidas pelo governador Geraldo Alckmin,  conseguindo  convênio do governo federal com a Prefeitura de Ribeirão Preto para, somando as forças junto com o Governo do Estado de São Paulo, concretizar o projeto do aeroporto internacional de Ribeirão Preto. É o apelo que eu faço nesse instante. Vamos somar forças no sentido de ,  no  mais breve possível,  a região de Ribeirão Preto ter  o seu o aeroporto internacional.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Tem a palavra o nobre deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público presente, alunos, professores, telespectador da TV Assembleia que está nos assistindo agora, quero primeiramente manifestar o meu total apoio à luta dos professores das escolas particulares do estado de São Paulo.

Assim como tenho defendido intensamente aqui, os professores das escolas públicas do estado, da rede estadual e das redes municipais, nós estamos também apoiando integralmente, como sempre fizemos, a luta dos professores, dos profissionais da Educação das escolas particulares, que estão sendo atacados nos seus direitos trabalhistas por conta de uma ofensiva feita pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no estado de São Paulo.

É o sindicato patronal, é o sindicato dos donos das escolas particulares que está atacando os direitos, atacando a dignidade dos professores através do cancelamento, do desprezo e do desrespeito à convenção coletiva que foi construída durante 20 anos, a qual consagrou direitos trabalhistas, direitos e condições mínimas de trabalho para os profissionais da Educação das escolas particulares. Foi um grande avanço.

Agora, com essa reforma trabalhista do governo Temer, com a lei da terceirização que precarizou o trabalho em todo o Brasil, eles se aproveitam da situação para precarizar também ainda mais e fragilizar o trabalho dos professores das escolas particulares. É um verdadeiro atentado aos direitos e à dignidade dos professores e isso vai atingir com certeza a qualidade de ensino das escolas particulares.

Essas escolas particulares, que vendem para a opinião pública que oferecem qualidade. Então, essa suposta qualidade estará comprometida, ou seja, os donos das escolas particulares, através do seu sindicato, através da sua organização, que é o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, estão colocando em risco essa qualidade oferecida hoje pelos nossos professores, porque eles vão precarizar as relações de trabalho, o contrato, os direitos.

Eles querem reduzir o recesso, reduzir as férias, querem aumentar o horário da hora-aula, mas sem aumento salarial. Querem cortar as bolsas de estudos dos filhos dos professores. São várias medidas que atacam os professores, os profissionais da Educação. Então, os professores estão hoje em estado de greve. Não entraram em greve ainda, mas vão entrar. Se os donos, se o patronato, se os mercadores da Educação não recuarem desse ataque à convenção coletiva, que ataca os direitos trabalhistas dos professores, haverá uma greve geral das escolas particulares em todo o estado de São Paulo.

Por isso que eu vim aqui hoje falar sobre isso. O nosso total apoio aos professores, ao estado de greve. Se houver greve, nós estaremos juntos com os professores, apoiando a greve, mas, sobretudo, nós estamos aqui fazendo a defesa da convenção coletiva. A convenção coletiva tem que ser respeitada, porque ela foi estabelecida nos marcos legais com apoio da Justiça do Trabalho e agora eles estão se aproveitando, os donos das escolas particulares, sobretudo os donos das grandes escolas, dos grandes grupos econômicos que dominam essas escolas particulares estão se aproveitando da reforma trabalhista - da nefasta reforma trabalhista - para impor esses cortes e esses ataques aos nossos professores. Têm todo o nosso apoio.

Sr. Presidente, já protocolei um requerimento na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, da qual faço parte, exigindo a presença e convocando o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo.

Queremos que ele venha aqui explicar esses cortes e esses ataques aos direitos trabalhistas que foram conquistados, como eu disse, com muita luta, através da luta dos professores, do Sinpro (Sindicato dos Professores da Rede Particular) e da Fepesp, que é a Federação de Professores do Estado de São Paulo. A Fepesp e o Sinpro estão nessa luta e têm todo o nosso apoio.

Queremos a presença imediata do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, para que ele explique esse ataque aos direitos trabalhistas e aos professores, que vai prejudicar os alunos das escolas particulares. Os alunos serão prejudicados porque vão precarizar o trabalho dos professores e os direitos. Com isso haverá, com certeza, uma precarização da oferta da qualidade de ensino.

Por isso quero registrar, para concluir, Sr. Presidente. Primeiro, que estamos tomando providências pela Assembleia Legislativa, pela nossa Comissão de Educação. Hoje mesmo, falei com o presidente da Fepesp, Celso Napolitano, dessa nossa iniciativa. Vamos realizar audiência pública aqui em apoio aos professores. Já estive em algumas assembleias do Sinpro daqui de São Paulo. Participei de manifestação no Largo da Batata com os professores, sempre na defesa da convenção coletiva.

Vamos continuar essa luta. Peço o apoio de todos os deputados comprometidos com a Educação.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre deputado Marcos Martins, pelo tempo regimental.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, público, telespectadores da TV Assembleia, boa tarde.

Gostaríamos de trazer, primeiro, uma informação. E, segundo, falar sobre os fatos que estamos vivendo no Brasil de hoje: Vossas Excelências sabem que a nossa bancada, sua grande maioria, deve ter visitado ou visitará Curitiba para prestar homenagem ao Lula, pela injustiça obtida contra o Lula, contra a democracia e contra a soberania do País.

Eu pessoalmente, não poderei estar presente, porque teremos uma audiência pública aqui. Não sei se está lá no painel ainda, se é possível o Machado transmitir. É uma audiência pública que fala sobre o benzeno, que é uma lei aprovada, de nossa autoria, com muito sacrifício, porque tinha sido vetada pelo governador.

É um produto cancerígeno, e essa lei não trazia nenhum recurso contra o Estado, não custava nada, porque é exatamente o que tem nas bombas de combustíveis: respeitar o automático, a trava, o gatilho da bomba, para não evaporar, não contaminar as pessoas e o meio ambiente e não estragar os carros. É uma lei tão simples! Precisa ser preservada a saúde e o meio ambiente. Conseguimos derrubar esse veto e agora é lei.

Vamos fazer uma audiência amanhã, aqui no Auditório Teotônio Vilela, para discutirmos a aplicação dessa lei. Aqui é difícil aprovar uma lei - e depois nós temos que fiscalizar a aplicação dessa lei. São tantos obstáculos para defender a Saúde, o Meio Ambiente, a democracia - é tão difícil e aqui também nós temos os obstáculos.

Na Comissão de Saúde, nós tivemos várias dificuldades. Por isso, eu não estarei presente lá. Mas, estaremos acompanhando todo o desdobramento e eles levam o meu apoio, a minha solidariedade à luta contra esse desmonte do País realizado depois de um golpe que foi dado, aparentemente contra a Dilma, mas que hoje a população percebe na pele que é contra o povo, é contra os nossos direitos, é contra o direito do trabalho e a previdência. Querem transformar a previdência em uma previdência privada - é isso que está por trás - para obrigar aqueles que querem se aposentar a ter que pagar convênios privados para o futuro, sabe Deus como, e a próxima geração não ter o direito de se aposentar.

Esse é o desmonte que está aí contra a população: a entrega das terras brasileiras! A Amazônia sendo entregue para a exploração internacional, descaradamente! E cadê a nossa soberania?

Nós já temos um problema sério com relação à água. Eu não sei se vocês já observaram. Tem água que compramos em uma garrafinha de plástico - é uma água nossa, mas tem o nome de uma multinacional americana. Como se nós tivéssemos comprando água americana! Ou uma outra que é da Suíça. E eles tentam explorar a água aqui no Brasil a todo o custo.

Por esse desmonte, eu gostaria de registrar a minha solidariedade à luta que o Lula trava, mesmo preso, às suas ideias, aos seus pensamentos, às suas ações realizadas para melhorar esse Brasil, melhorar a previdência e o trabalho. O salário mínimo, pela primeira vez, teve um aumento real na vida por tudo isso. O que o Lula fez merece o nosso respeito e a nossa solidariedade. Essa luta vai se ampliar!

Não sei se deu para perceber que a própria mídia não tolera mais a prepotência - e existem jornalistas descontentes, que não aceitam mais, que estão rebeldes a esse quadro de coisas que estão sendo faladas para iludir a população. Nós sabemos que outros dirão “não” também. A própria mídia, os seus jornalistas, que são diferentes do dono da empresa, não concordam com esse desmonte e com esse monte de enganação da grande mídia fazendo com que a população acredite naquilo que interessa para eles que fizeram parte do golpe e, agora, querem que a população acredite naquilo que ajudaram a fazer.

Eu encerro o meu registro dizendo que nós temos audiência amanhã, 12 de abril, às 14 horas, para discutir os riscos do benzeno, que é um produto cancerígeno. A população precisa ter conhecimento e ajudar a cobrar a lei para funcionar.

Sr. Presidente, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Tem a palavra o nobre deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados:  venho a esta tribuna para fazer um apelo ao secretário estadual da Saúde e ao secretário estadual da Educação para  somarem forças visando um plano especial, principalmente junto às nossas escolas e jovens, deixando claro:  o cigarro é um grande mal para a vida de todos nós!

 O Brasil gasta mais de um bilhão de reais no tratamento de doenças  provocadas pelo vício do cigarro. No entanto, nós não vemos uma ação clara e objetiva no sentido de esclarecer perante a opinião pública a gravidade de consumir cigarro. Cigarro é um vício que causa doenças, principalmente o câncer. Ele causa câncer do estômago,  do esôfago,  na boca e em outras partes do corpo.

Sem dúvida alguma, o cigarro vem sendo motivo da morte de muitos brasileiros. Já houve um tempo - com as propagandas então feitas - em que se passava a imagem de que fumar era bonito. Hoje, graças a Deus, já há um conceito diferente: fumar é feio, é um absurdo, é um suicídio. Com isso, nós já temos algumas medidas. Em locais fechados, em restaurantes e em salões, por exemplo, não se pode fumar.

 Vemos, portanto, aquele  viciado sendo obrigado a sair daquele salão ou restaurante para ir fumar lá fora. Devemos  orientar,  principalmente as crianças e os jovens, para que a nova geração não se entregue a esse perigoso vício. Agora, como algumas campanhas tem diminuído um tanto o consumo do cigarro, as indústrias produtoras resolveram colocar no cigarro determinados produtos lhe dando um sabor agradável na boca, inclusive tendo perfume.

Com isso, fazem com que seja gostoso fumar. Além do vício, a pessoa sente prazer no uso do fumo. O que nós defendemos? Vamos às escolas, colocar cartazes nas classes para que os alunos, ao aprenderem português, aritmética, geografia e tantas outras matérias tenham também, através desses  cartazes, a informação e a formação de que o cigarro mata,  vicia e se transforma num verdadeiro suicídio a quem fuma.

Então,  eu  pediria para o secretário da Educação fazer,  junto aos diretores de escola e aos  professores, uma campanha muito séria de esclarecimento para os jovens sobre os riscos do  cigarro para a saúde da população brasileira.

E então, somando as forças da Secretaria da Saúde com a Secretaria da Educação, eu tenho  certeza: essas crianças e jovens, sendo bem esclarecidos sobre esta questão, quando chegarem em casa e tiverem um pai, uma mãe, um avô, uma avó ou alguém na família fumando, serão os primeiros a dizer-lhes que fumar é um vício causador de câncer e que  câncer mata!.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre deputado João Paulo Rillo e suspende a sessão até as 16 horas e 30 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 15 horas e 16 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 32 minutos, sob a Presidência do Sr. Doutor Ulysses.

 

* * *

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Sr. Presidente,  passo a ler questão de ordem, que estou protocolando, em relação ao Projeto de lei nº 199, de 2018, de autoria do Poder Executivo.

Exmo.

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo DD. Deputado Cauê Macris.

Tenho a honra de me dirigir a Vossa Excelência no sentido de levantar, questão de ordem, nos termos regimentais, em relação ao Projeto de Lei n°199 de 2018, de autoria do Poder Executivo pelos motivos seguintes:

O referido Projeto de Lei ao ser elaborado deixou de incluir em seu Artigo 5° o §1°e, incorrendo em vícios intransponíveis a nosso ver faz a citação deste mesmo parágrafo quando cita §2° deste mesmo artigo 5°

In Verbis

Artigo 5°- No âmbito dos serviços compreendidos em suas finalidades e campo de atuaçao constantes do Artigo 4° desta Lei, o Departamento de Estradas de Rodagem tem suas atribuições.

I,

II,

III,

IV,

V,

VI,

VII,

VIII,

IX,

X,

XI.

§2°-No exercício das atribuições previstas no §l°deste Artigo, o Departamento de Estradas de Rodagem observará as competências específicas da Autoridade Marítima.

A nosso ver citação absolutamente desconexa, pois o projeto não contempla em seu texto o §1º.           

Inobstante este vício na elaboração da propositura e outra de menos gravidade se justapõe e daí a necessidade de remeter ao Poder Executivo para reestudo da matéria tendo em vista a relevância e o mérito que este projeto envolve;

Isto posto levanto esta questão de ordem para que, antes que esta E. Casa inicie as discussões desta matéria nas Comissões Permanentes Requeiro, a esta Presidência considerando a sua atuação sempre diligente, que se devolva a origem sem análise de mérito para que os órgãos competentes possam sanear a referida propositura para não prejudicar a continuidade do processo legislativo.

 

Nestes Termos

P. E. Deferimento

 

Orlando Bolçone

Deputado Estadual

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Esta Presidência recebe a questão de ordem trazida por V. Exa. e a devolverá oportunamente.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, peço a palavra para falar pelo Art. 82, pela liderança do PSOL.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - O pedido de V. Exa. é regimental. Tem a palavra o nobre deputado Carlos Giannazi pelo Art. 82, pela liderança do PSOL.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, primeiramente gostaria de registrar as honrosas presenças das professoras, dos professores e dos servidores da Educação municipal nesta Casa. Acabamos de realizar um grande programa no estúdio da TV Alesp sobre a greve dos servidores municipais, que foi responsável pela derrota do Sampaprev.

Essa greve derrotou aquele projeto nefasto do ex-prefeito - graças a Deus - Doria, de destruição da Previdência municipal, que ia confiscar salários e privatizar, entregando a previdência dos nossos servidores municipais para o capital privado, para os bancos e para as empresas privadas. Esse projeto foi derrotado graças a um grande movimento que virou hoje símbolo de resistência no Brasil.

Estão presentes hoje nesta Casa a professora Luciana Xavier, a professora Luciene Cavalcanti, a professora Cristine Polonio e o educador do quadro de apoio, que também faz parte da Educação, Alexandre Kombi. Vocês fizeram parte da história da luta dos servidores municipais, derrotando uma proposta nefasta que, se fosse aprovada em São Paulo, poderia ser aprovada em vários municípios do Brasil. Graças à mobilização que vocês fizeram, houve essa grande vitória. E faço um alerta, porque se o Doria for eleito - e não será -, ele pretende implantar o Sampaprev também na rede estadual, destruindo o que resta da Previdência do estado. Então, é uma honra receber vocês aqui na Assembleia Legislativa. Parabéns pela mobilização de vocês.

Aproveito, nos poucos minutos que me restam na minha intervenção de hoje, para dizer que estive na Funarte na segunda-feira, participando de uma grande assembleia organizada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos do Estado de São Paulo. Eles estão numa grande luta contra uma ADPF que será julgada no Supremo Tribunal Federal no próximo dia 26. É uma ADPF contra a regulamentação da profissão de artista. Os propositores da ADPF estão se aproveitando, agora, da reforma trabalhista e da lei da terceirização - essas reformas nefastas aprovadas pelo governo Temer e seus aliados - para precarizar ainda mais a situação dos artistas do Brasil, acabando com a profissão.

Inclusive, há uma grande campanha, da qual tenho aqui um cartaz: “profissão artista”. Os artistas estão com um grande movimento para que a ADPF no 283 seja derrotada no STF, porque ela atenta contra a profissão, os direitos e a dignidade dos artistas brasileiros. Eles são os que vivem da arte; são os operários da cultura brasileira. Mas estão sendo ameaçados por essa ADPF, no bojo da destruição de direitos trabalhistas.

Os propositores da ADPF estão se aproveitando da reforma trabalhista para precarizar ainda mais a situação já precarizada dos contratos trabalhistas dos artistas brasileiros. Participei dessa assembleia, extremamente concorrida e lotada, com quase 1.000 pessoas, artistas. Faremos todo o esforço para que os ministros do STF entendam que essa profissão é importante e deve ser mantida regulamentada exatamente do jeito como está. Então, todo nosso apoio à regulamentação da profissão dos artistas, dos técnicos e dos músicos, que sempre defendemos aqui na Assembleia Legislativa.

Quero fazer o registro de que vamos acompanhar a questão. Nossa bancada do PSOL já está fazendo gestões, marcando uma audiência com os ministros para os próximos dias, no Supremo Tribunal Federal. Estamos dando à população, visibilidade e conhecimento em relação ao que vem acontecendo, como fiz agora com os professores das escolas particulares, que também estão sendo atacados no seu direito ao dissídio coletivo e na sua dignidade.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, peço a palavra para falar pelo Art. 82, pela vice-liderança da Minoria.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - O pedido de V. Exa. é regimental. Tem a palavra o nobre deputado Carlos Giannazi pelo Art. 82, pela vice-liderança da Minoria.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, eu não poderia deixar de registrar nossa indignação e revolta com essa decisão da Arsesp, ao aprovar uma resolução que é um verdadeiro absurdo, um dos maiores contrassensos da história do estado de São Paulo. A Arsesp, que em tese cuida da energia e saneamento do estado de São Paulo, está aprovando uma resolução para que a Sabesp aumente a tarifa de cobrança de água no estado de São Paulo para quem consumir menos água; ou seja, se você consumir menos água, você pagará mais! É um verdadeiro absurdo, um contrassenso.

Isso tudo, segundo ela, é para manter o equilíbrio econômico da empresa estatal, a Sabesp, sendo que metade dela foi privatizada, entregue à Bolsa de Valores de Nova Iorque. Eles estão fazendo isso justamente para que esses investidores, sobretudo os americanos, tenham lucro, para que eles não percam sua margem de lucro em cima de suas ações. Eles investem na Sabesp, na Bolsa de Valores, e querem lucro.

Então, a Arsesp, que é a agência reguladora, ao invés de se colocar a favor da população e da empresa, coloca-se ao lado dos investidores da Bolsa de Valores de Nova Iorque. É um verdadeiro contrassenso. Vamos reagir veementemente em São Paulo contra essa proposta. A pessoa que diminuir o consumo de água vai pagar mais! Essa é a resolução que está sendo aprovada pela Arsesp, autorizando a Sabesp a elevar o valor de cobrança da tarifa.

Nós acabamos de sair de uma crise hídrica em São Paulo, que só foi resolvida graças a São Pedro, à natureza, que devolveu as chuvas ao estado de São Paulo. Se não fosse isso, estaríamos em um caos ambiental, principalmente nos centros urbanos.

A incompetência dos governos tucanos - em todas as áreas, inclusive nessa - nos levou a toda essa situação. Os tucanos destruíram a Educação Pública, a Segurança Pública e a Cultura. A Saúde foi toda privatizada e degradada no estado de São Paulo. Se não fosse a natureza mandando chuva, estaríamos sem água em São Paulo, pois o governo não fez os investimentos e planejamentos devidos.

Agora, para beneficiar os investidores, estão aprovando essa resolução. Vamos contestá-la no Ministério Público, no Tribunal de Contas, na Justiça e nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa. Vamos organizar manifestações em todo o Estado para que isso não ocorra.

Já foi anunciado, a imprensa toda está divulgando. Já estamos recebendo moções de repúdio a essa decisão de várias câmaras municipais de todo o Estado. É surreal! Quem diminuir o consumo de água em sua casa vai ter uma elevação da tarifa! É um absurdo total! Isso só acontece no estado de São Paulo, no Tucanistão! Mas vamos reagir à altura. Espero que a Assembleia Legislativa não se curve a essa decisão e reaja veementemente.

Então, Sr. Presidente, essa é a posição do nosso mandato e também da bancada do PSOL. Espero que haja o apoio dos 94 deputados e deputadas, que, em tese, foram eleitos para defender a população e não o poderio econômico de investidores de Nova Iorque, que investem na Sabesp e têm altos lucros em cima de uma estatal que é pública e que não deveria nunca ter sido privatizada.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Esta Presidência, em nome de toda a Assembleia Legislativa, quer saudar e parabenizar os professores presentes e desejar-lhes sempre muito sucesso em sua nobre empreitada. Parabéns!

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero fazer uma comunicação breve para falar sobre minha mudança de sigla partidária. Muitas coisas aconteceram com muita velocidade e as pessoas têm perguntado sobre minha entrada no PSDB.

É com muita satisfação que retorno ao PSDB, partido de que sempre tive muito orgulho de fazer parte e em lutar.

Agradeço a todos os meus companheiros da sigla de que participei nos últimos anos, mas retorno, e com muita satisfação, ao PSDB, para dar continuidade a minha luta e trabalho, desde o tempo em que era vereador no município de Praia Grande, pelo PSDB. Fui reeleito presidente da Câmara, vim a ser deputado estadual pelo PSDB, com muito orgulho.

Quero agradecer a todos os companheiros, tanto da sigla passada quanto neste retorno a esse partido, que tem grandes líderes. Temos propósitos para nosso Estado e País.

Um forte abraço. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, vamos passar à Ordem do Dia.

                       

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, há sobre a mesa requerimento do nobre deputado Carlos Bezerra Jr., com número regimental de assinaturas, nos termos do Art. 35 do Regimento Interno, para a constituição de uma Comissão de Representação, com a finalidade de participar, como palestrante, da reunião do grupo Interagência de Especialistas, sobre a implementação da Terceira Década das Nações Unidas, para a erradicação da pobreza (2018-2027), a convite da Organização das Nações Unidas, a ser realizada entre 17 e 23 de abril do corrente ano, no Centro de Conferência da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, em Adis Abeba, Etiópia, sem ônus para este Poder.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o requerimento.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PODE - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - DOUTOR ULYSSES - PV - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 16 horas e 47 minutos.

 

* * *