http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

06 DE ABRIL DE 2018

 

019ª SESSÃO SOLENE pela ENTREGA DO PRÊMIO INEZITA BARROSO  2ª EDIÇÃO

 

Presidentes: BETH SAHÃO e MARCOS MARTINS

 

RESUMO

1 - BETH SAHÃO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE BETH SAHÃO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido desta deputada, na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar "Entrega do Prêmio Inezita Barroso - 2ª edição". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece a presença de todos. Fala sobre a relevância de Inezita Barroso para a música popular. Tece elogios ao deputado Marcos Martins pelo empenho para a realização deste evento. Saúda os deputados estaduais presentes. Anuncia apresentação da canção "Perto do Coração" pela cantora Jussimara Lins.

 

4 - LUPÉRCIO FERRAZ

Entrega placa comemorativa a Jussimara Lins. Faz agradecimentos à cantora pela participação nesta solenidade. Exalta sua carreira artística.

 

5 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de placas do Prêmio Inezita Barroso - 2ª edição. Lê biografia resumida de Luiz Antonio Vieira. Anuncia a entrega de placa ao homenageado, pela deputada estadual Rita Passos.

 

6 - RITA PASSOS

Deputada estadual, demonstra sua alegria por ter-lhe sido concedida a premiação.

 

7 - LUIZ ANTONIO VIEIRA

Homenageado, tece agradecimentos pela homenagem recebida. Faz apresentação musical.

 

8 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê biografia resumida de Tião Ribeiro. Anuncia a entrega de placa ao homenageado pela deputada estadual Rita Passos.

 

9 - RITA PASSOS

Deputada estadual, faz agradecimentos aos parlamentares participantes deste evento. Discorre sobre as atividades do Projeto Cultura Pura, liderado pelo homenageado.

 

10 - TIÃO RIBEIRO

Homenageado, ressalta as dificuldades do trabalho com cultura no Brasil. Recita versos em homenagem a Inezita Barroso. Fala sobre a participação, no Projeto Cultura Viva, de Mateus Lima, cuja apresentação musical anuncia.

 

11 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê biografia resumida de José Fortuna, em memória. Anuncia a entrega de placa de homenagem às filhas do músico, Iara e Marlene Fortuna, pela deputada estadual Beth Sahão, na direção dos trabalhos.

 

12 - PRESIDENTE BETH SAHÃO

Destaca a relevância da produção artística do homenageado. Frisa a importância desta premiação para a valorização da cultura popular.

 

13 - IARA FORTUNA

Filha de José Fortuna, fala sobre a amizade entre seu pai e Inezita Barroso. Explora o significado da palavra caipira, relacionado ao desbravamento. Recita poema de autoria de seu pai, "Violeiro".

 

14 - MARLENE FORTUNA

Filha de José Fortuna, demonstra gratidão pelo reconhecimento da obra de seu pai, cuja relevância exalta.

 

15 - PRESIDENTE BETH SAHÃO

Anuncia apresentação da cantora Jussimara Lins, com a canção "Índia", de autoria de José Fortuna.

 

16 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê biografia resumida de Tião Mineiro. Anuncia a entrega de placa ao homenageado pelos Srs. Mário Cesar Melo Silva, coordenador de Cultura de Campinas, e Davi Zaia, deputado estadual.

 

17 - MARCOS MARTINS

Assume a Presidência.

 

18 - DAVI ZAIA

Deputado estadual, discorre acerca da importância da atuação, na cidade de Campinas, do homenageado.

 

19 - TIÃO MINEIRO

Homenageado, fala sobre a valorização da música caipira. Disserta a respeito de sua relação com a cidade de São Paulo. Agradece o produtor musical João Arruda. Faz apresentação musical.

 

20 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê biografia resumida de José Francisco de Paula Lica. Anuncia a entrega de placa ao homenageado pelo Sr. Davi Zaia, deputado estadual e a Sra. Pollyana Gama, deputada federal.

 

21 - DAVI ZAIA

Deputado estadual, fala sobre relações de sua família com o Mestre Lica e sobre a diversidade de admiradores do músico.

 

22 - POLLYANA GAMA

Deputada federal, faz agradecimentos gerais.

 

23 - JOSÉ FRANCISCO DE PAULA LICA

Homenageado, tece agradecimentos.

 

24 - LUPÉRCIO FERRAZ

Agradece a artista por sua participação nesta solenidade.

 

25 - LEILA MOREIRA

Cantora, anuncia apresentação musical com as canção "Boiadeiro Errante".

 

26 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê histórico resumido do Coral Sertanejo do Clube da Viola de Bauru. Anuncia a entrega de placa de homenagem ao grupo à Sra. Nair Castro, pelo deputado estadual Marcos Martins, na direção dos trabalhos.

 

27 - PRESIDENTE MARCOS MARTINS

Fala sobre as dificuldades enfrentadas nesta Casa para instituição desta solenidade. Faz saudações. Explicita a existência de grande quantidade de indicados para a premiação. Destaca a relevância, para a música caipira, do Coral Sertanejo do Clube da Viola de Bauru, frisando a maioria feminina do conjunto.

 

28 - NAIR CASTRO

Regente do coral, dedica o prêmio a todos os participantes do conjunto vocal. Tece comentários sobre sua relação com a música caipira. Anuncia apresentação musical da dupla Suka e Miranda, com a canção "Meu sertão".

 

29 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê histórico resumido do Programa Laços da Terra. Anuncia a entrega de placa de homenagem ao grupo ao Sr. Ricardo Gripa, pelo deputado estadual Welson Gasparini.

 

30 - WELSON GASPARINI

Deputado estadual, fala a respeito da dupla caipira formada por seus dois filhos. Recita poesia em homenagem à cultura sertaneja.

 

31 - RICARDO GRIPA

Apresentador do Programa Laços da Terra, faz elogios ao deputado Welson Gasparini. Expõe as características do programa que, adita, busca a preservação da cultura caipira.

 

32 - SUKA E MIRANDA

Dupla sertaneja, faz apresentação musical, com a canção "A moda da mula preta".

 

33 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê histórico resumido da Orquestra Penapolense de Música Raiz. Anuncia a entrega de placa de homenagem ao grupo ao Sr. Élcio Luiz Nazari, pelo deputado estadual Itamar Borges.

 

34 - ITAMAR BORGES

Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Parabeniza os premiados desta solenidade, estendendo a homenagem a todos os músicos caipiras. Cumprimenta os representantes da Orquestra Penapolense de Música Raiz.

35 - ÉLCIO LUIZ NAZARI

Representante da Orquestra Penapolense de Música Raiz, tece agradecimentos.

 

36 - OLMAIR RILLO

Presidente do Conselho de Cultura de Penápolis, saúda os presentes. Faz convite para visita ao município de Penápolis, cidade de Cora Coralina.

 

37 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê biografia resumida de Valdemar Alves dos Reis. Anuncia a entrega de placa ao homenageado, pelo deputado estadual Marcos Martins, na direção dos trabalhos.

 

38 - PRESIDENTE MARCOS MARTINS

Defende a preservação da música caipira.

 

39 - VALDEMAR ALVES DOS REIS

Homenageado, tece agradecimentos. Recita poema sobre a cultura sertaneja. Fala sobre sua relação com a cidade de São José do Rio Preto.

 

40 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, informa que a última homenageada da solenidade, a Cia. Cênica de São José do Rio Preto, indicada pelo deputado estadual João Paulo Rillo, não pudera comparecer ao evento em função de impedimentos de última hora e que, dessa forma, receberia posteriormente a placa de homenagem das mãos do parlamentar. Anuncia apresentação musical da cantora Jussimara Lins, com a canção "O que tem a rosa".

 

41 - PRESIDENTE MARCOS MARTINS

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Beth Sahão.   

  

                                                           * * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO – Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de realizar a cerimônia de Entrega do Prêmio Inezita Barroso - 2ª edição. Este prêmio foi uma iniciativa do deputado Marcos Martins, conforme a Resolução 910, de 05 de julho de 2016, e regulamentada pelo Ato da Mesa 42, de 20 de dezembro de 2016.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado dia 07 de abril às 21 horas, e, pela TV NET canal sete, pela TV Digital canal 61.2 e pela TV Vivo canal nove.

Convidamos para compor a Mesa, a deputada estadual Beth Sahão; o deputado estadual Marcos Martins; o deputado estadual Welson Gasparini. deputada estadual Rita Passos; o deputado estadual Davi Zaia e o deputado estadual Itamar Borges.

Com a palavra, a deputada estadual Beth Sahão.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT -  Bom dia a todos e todas, é um prazer recebê-los aqui.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, essa sessão solene foi convocada pela presidente desta Casa de Leis, deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação desta deputada, com a finalidade de realizar a cerimônia de Entrega do Prêmio Inezita Barroso - 2ª Edição.

Convido a todos os presentes neste momento para que, de pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Coral Masculino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Éder.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Eu não só cumprimento como quanto agradeço o Coral Masculino da Polícia Militar, e em especial a regência do subtenente Éder, e de todos os componentes, parabéns, é uma pena essa regra de não podermos aplaudir, mas vamos dar uma salva de palmas a eles que interpretaram de uma forma tão bonita o nosso tão lindo Hino Nacional. (Palmas.)

Eu quero agradecer aqui e ressaltar a presença do Jânio Martins, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati, e da segunda tenente Beatriz, representando o almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval. A Januaria Lúcia Vercinio, representando a Casa dos Violeiros de Osasco. O Olmair Rillo, presidente do Conselho de Cultura. E o Adalgiso Nascimento, Ziza, vereador em Penápolis. E o Luiz Colevati, secretário municipal de Cultura de Penápolis. Cezar Sulini, regente da Orquestra de Penápolis. Élcio Luiz Lazari, presidente da Orquestra de Música Raiz em Penápolis.

Elizer João de Souza, presidente da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, e Waldivino dos Santos Rocha, presidente da Associação dos Expostos e Intoxicados por Mercúrio Metálico, todos eles certamente muito amigos do deputado Marcos Martins, que é o autor desta lei. E também aqui a presença do Guaraci Júnior; Nair Castro e todo o Clube de Viola de Bauru.

Então mais uma vez, agradeço a presença de todos vocês, lembrando que esta é a Segunda Edição do Prêmio Inezita Barroso, que foi uma grande cantora, uma grande intérprete da nossa música e que até pouco tempo atrás estava conosco. No passado ela foi homenageada também aqui. Também destacando a presença dos deputados, e, do autor desta lei, deputado Marcos Martins, que foi lutador para que este prêmio pudesse ser implementado, e, primeiro no projeto de lei que ele apresentou para que esta lei pudesse ser aprovada,  ele foi aprovado e se transformou em lei.

Em seguida para ele poder ser implementado, porque para se fazer este evento se precisam de recursos, e então ele lutou muito aqui na Casa, buscando recursos para que pudéssemos fazer, e conseguimos no ano passado, sobretudo, pelo empenho dele e de outros deputados que igualmente sempre prestigiam este evento, como o deputado Welson Gasparini,  como o deputado Davi Zaia, a deputada Rita Passos, e o deputado Itamar Borges a quem eu agradeço.

E neste momento vamos ouvir, já iniciando propriamente dita a nossa cerimônia, vamos ouvir a primeira apresentação, com a cantora Jussimara Lins, com a canção “Perto do Coração”.

 

A SRA. JUSSIMARA LINS - Vou fazer a abertura deste evento cantando com muito amor e carinho a todos vocês e nossa grande Inezita que se foi, mas que eu tenho certeza de que onde ela está, estará feliz com esses eventos que fazem na Terra para ela. E eu vou cantar uma canção de Raul Torres, que fiz regravação desta música, e, também a nossa grande Inezita, que regravou e que cantava muito em seus programas e seus eventos, tem dois músicos aqui da Orquestra de Viola de Bauru, Clube da Viola, e que vão me dar uma grande força aqui.

 

                                                           * * *

 

- É feita a apresentação musical.

           

                                                           * * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Jussimara, fica aí um pouco por favor, que o Lupércio Ferraz vai entregar um mimo, convido a ele para entregar, cadê ele?

 

A SRA. JUSSIMARA LINS - Muito obrigada.

 

O SR. LUPÉRCIO FERRAZ - Eu queria agradecer a Jussimara pela pronta participação, esteve no primeiro e não houve oportunidade de cantar porque já estava um pessoal aí, ela veio, ficou e fez parte. E neste ela veio para abrir e depois vai cantar de novo, mas, eu quero agradecer muito é uma das vozes possantes da música sertaneja e que cantou muito tempo com Juliana Andrade no programa da Inezita, quantas vezes esteve lá e prontamente.

E veio para cá cantar com o coração, está lançando CD amanhã e está cheia de ensaios e veio aqui prontamente, muito obrigada, receba da Assembleia Legislativa o nosso muito obrigado. Deus abençoe.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito bem, eu queria também convidar aqui para a Mesa da deputada federal Pollyana Gama, que é esposa do nosso deputado da Casa, Davi Zaia, por favor, para compor a nossa Mesa. Quero citar a presença ainda do Mestre Lica (José Francisco de Paula Lica) de Taubaté e agradecê-lo; Bob Vieira (Luis Antonio Vieira), de Itapetininga; o Programa Laços de Terra, de Ribeirão Preto; Valdemar Alves dos Reis, de Araçatuba; a Companhia Cênica de São José do Rio Preto; o Tião Ribeiro e o Projeto Cultura Pura, de Salto; e o Sebastião Vitor Rosa (Tião Mineiro) de Campinas.

Agora então vamos dar início as homenagens aos nossos homenageados, não é? A entrega de homenagens para os indicados.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O primeiro homenageado da manhã é Luis Antonio Vieira, ou Bob Vieira, que nasceu em São Miguel Arcanjo em 04 de dezembro de 1960, e mudou-se para Itapetininga aos cinco anos de idade, permanecendo até o término dos estudos no Instituto de Educação Peixoto Gomide, e depois estudou no Conservatório de Tatuí e Escola de Música de Itapetinga.

E formou-se em educação musical pela Ufscar e atualmente está cursando pedagogia na Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tem 57 anos de idade e mais de 30 anos de atividades culturais, e publicou os livretos “Poesia Ponte Minha” e “S.O.S Viola Caipira”; publicou o livro “Brincando com Rimas”; e o CD “Violas com Rimas”, vencedor do edital Prêmio Funarte de Música Brasileira.

Participou da coletânea “Sete Vozes de Cantar Poesia”, e escreveu a coluna “Causos de Caipira” semanalmente no jornal “Correio de Itapetininga”. Escreveu a coluna “Causos, Mentiras e Verdades”, na revista do Sindicato Rural de Itapetinga. E apresentou o programa “Gente Boa” na TVI canal comunitário NET.

Apresentou o programa “Toque de Viola” na Rádio Globo Itapetinga. Apresentou o programa “Repórter Caipira” na SPSul TV, e faz apresentações em escolas e entidades, tocando viola e contando causos caipiras há mais de 25 anos. É coordenador da Orquestra de Viola Caipira Ted Vieira, e participou do programa “Viola Minha Viola”, na TV Cultura. E recebeu a Medalha de Honra “Ted Vieira”, na Câmara Municipal de Itapetininga em São Paulo, em reconhecimento por seus trabalhos em prol da música, literatura e cultura caipira.

Convidamos a deputada Rita Passos, para fazer a entrega da placa ao Luis Antonio Vieira.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD – Bom dia a todos e todas, muita alegria aqui nessa homenagem ao Bob Vieira, e muitos outros que serão homenageados nesta manhã, a música caipira faz parte da nossa identidade e ela não pode morrer, e eu fico muito feliz em ter indicado o Bob Vieira ter sido aprovado. E não vou falar sobre ele porque já foi feita uma breve biografia e já viram que ele é uma pessoa extremamente empenhada em divulgar a música caipira. Muito obrigada Bob, estou muito feliz em ter indicado o senhor, e que continue esse trabalho lindo e que faça com que as crianças também, esse público alvo dê essa continuidade do seu trabalho, e viva a Inezita Barroso!

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - As palavras de agradecimento do homenageado.

 

O SR. LUIZ ANTONIO VIEIRA - Bom, eu quero agradecer a todos por esta homenagem nesta Assembleia Legislativa e especialmente a deputada Rita Passos, que descobriu que eu estava fazendo esse trabalho na minha cidade de Itapetininga, e fez essa indicação que foi aprovada aqui pela Comissão de Educação e Cultura. Então, isso é um reconhecimento por um trabalho que eu venho fazendo há bastante tempo e já de valorizar a nossa cultura caipira e que preserva nela muitos valores importantes que precisamos sempre resgatar para podermos ir em frente com a nossa humanidade.

Eu quero agradecer demais a presença de todos, eu estou muito feliz em receber um prêmio muito importante e principalmente por ser a Inezita Barroso que é a rainha do nosso folclore e da nossa cultura caipira. Eu quero deixar o meu abraço a todos os outros homenageados e que todos se sintam homenageados quem lida com a cultura caipira, este é um momento muito especial. Muito obrigado a todos.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Parabéns. Antes de passar para o nosso segundo homenageado, quero também citar a presença do Mário Cezar Melo Silva, coordenador de cultura da Secretaria de Cultura de Campinas.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Pergunto se o meu homenageado pode dar uma canjinha aqui?

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Canjinha, palhinha. Eu estou apenas fazendo essa restrição em função de que no período da tarde este espaço será ocupado pela transferência de governo, então não vamos poder como na primeira edição termos tanta liberdade em nosso tempo.

 

O SR. LUIZ ANTONIO VIEIRA -Vou cantar a primeira parte de uma música que tenho certeza de que todos conhecem e que é de um compositor muito importante de Itapetinga. Os senhores vão reconhecer essa música que é do compositor Ted Vieira.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito bem. Queria também falar da presença do Vivaldo Santos Filho, representando o deputado Marco Vinholi. Bem, agora nosso segundo homenageado desta manhã.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO -Gostaríamos de chamar o segundo homenageado da deputada Rita Passos, o Tião Ribeiro do Projeto Cultura Pura. Tião Ribeiro nasceu em 1959, em Brumado na Bahia. Ainda bebê a família se mudou para Nova Olímpia, no Paraná, onde morou até a sua maioridade, e mudou-se para a capital paranaense onde permaneceu mais um ano, e logo em seguida chegou em Salto, São Paulo.

E, em 1978, portanto, há 40 anos, e nessa cidade por quase 30 anos trabalhou em diversas empresas, passando por funções como operário, segurança fiscal, e representante comercial. Desde criança convivia com a arte, pois tinha um irmão que era músico, cantor e compositor. E ao longo de toda a sua vida, sempre se envolveu em trabalhos artísticos em prol de sua comunidade e de sua igreja, até que em 12 de outubro de 2006, após realizar um curso municipal de cultura e turismo, Sebastião Ribeiro, conhecido por Tião Ribeiro, formou o Projeto Cultura Pura, na cidade de Salto em São Paulo.

Ao longo destes 11 anos, o objetivo do projeto tem sido cumprido: lutar pela música sertaneja de raiz e resgatar antigas tradições, entre elas, as Folias de Reis que são tocadas com viola caipira, violão, cavaquinho e entre outros instrumentos. Incentivar e aprender a tradição, principalmente as crianças, através de treinamentos, aulas instrumentais de viola caipira, violão, canto, entre outros instrumentos musicais. Há vários anos o Projeto Cultura Pura realiza na cidade de Salto o show “Caravana Sertaneja” e em diversos bairros da cidade.

E Tião Ribeiro está à frente da Folia de Reis há sete anos. Um exemplo deste trabalho é o garoto cantor, Mateus Limas Pontes, de 13 anos, que toca viola caipira, cavaquinho e canta moda sertaneja raiz, além de também participar das Folias de Reis há cinco anos. Graças ao trabalho de descobrir e incentivar novos talentos, o Projeto Cultura Pura está na revista “Selo Social” de Salto, no ano de 2016. Foi matéria na revista “Campo e Cidade”, no ano de 2017, circulando na cidade de Itu e região. O Projeto Cultura Pura, também incentiva outras atividades culturais, como dança, leitura e poesia.

E foi indicado pelo jornal “Tapera” da cidade de Salto, com destaque no ano de 2017 e também nesse ano foi indicado pela deputada estadual Rita Passos, para ganhar o Prêmio Inezita Barroso, por incentivar a cultura sertaneja e os novos talentos, além de resgatar as tradições, entre elas, a Folia de Reis. Parabéns Tião Ribeiro.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Mais uma vez quero agradecer a toda a Comissão da Educação e Cultura que aprovaram o meu homenageado e a minha apresentação do nome do Tião Ribeiro e dizer que eu estou muito feliz, e, agradecer também a todos os deputados aqui, o deputado Davi Zaia e sua esposa, a deputada federal. Ao Welson Gasparini, Beth Sahão, Marcos Martins, Itamar Borges, e dizer que a música caipira vocês estão vendo que ela está por todo lugar.

E a missão do deputado é buscar de fato esses personagens e artistas para que eles possam continuar com esse trabalho lindo de divulgação da música caipira e como já foi lido, a biografia e resumo do Tião Ribeiro, vocês viram que tem o Projeto Cultura Pura, e, é um trabalho feito com muitas pessoas, muitas crianças, adolescentes e jovens, e o Mateus é essa figura maravilhosa que veio aqui junto prestigiar esse trabalho da “Cultura Pura”.

E vocês estão vindo que ao mando e ao comando, do nosso Tião temos agora Mateus que pode mostrar todo o ensinamento que ele está tendo junto a esse projeto. Muito obrigada e que Deus abençoe. Vamos ver se não é ele ano que vem que venha receber o projeto, o título.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. TIÃO RIBEIRO - Muito obrigado a deputada Rita Passos pelas palavras e especialmente eu estou muito agradecido e grato a essa indicação ao Projeto Cultura Pura que começou na cidade de Salto sempre com muita dificuldade. Não é fácil fazer cultura no Brasil, e temos que reconhecer isso, mas, com algumas parcerias que temos obtido na cidade, estamos lá há 11 anos. E está o exemplo do garoto que é de periferia de um bairro muito humilde da cidade de Salto, e que nós estamos incentivando ele há cerca de seis anos na Folia de Reis, e ele faz parte dos eventos do Projeto Cultura Pura, nas praças e nos bairros de Salto que é o garoto Mateus Lima. E, então, deputada Rita Passos, muito obrigado mais uma vez, e também agradecer a assessoria da deputada pelo apoio que tem dado e junto a essa premiação e a todos os envolvidos.

E então eu só queria falar um versinho deputada, para já chamar o Mateus: “Desde a infância eu sempre ouvia falar do boi tinhoso, e quero ver hoje o sertanejo que não se lembra da Inezita Barroso”. Com vocês Mateus Lima. Chico Mineiro.

 

O SR. MATEUS LIMA - Bom dia a todos, quero agradecer a presença, e por eu estar aqui com o Tião Ribeiro, Rita Passos, uma homenagem a Inezita Barroso, e eu vou cantar “Chico Mineiro”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito bem. Vamos lá.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado in memoriam, é o compositor e cantor José Fortuna. José Fortuna nasceu na cidade de Itápolis no estado de São Paulo, no dia 02 de outubro de 1923, compôs a sua primeira música no dia 26 de setembro de 1942, mas, desde cedo ainda criança em suas andanças com o pai pela lavoura já escrevia versos com pedaços de madeira no chão de terra por onde caminhava.

E sua primeira música gravada foi a “Moda das Flores”, no dia 04 de abril de 1944, por Torres e Florêncio e desde então nunca mais parou. Nos próximos 40 anos ele comporia e gravaria perto de duas mil músicas, algumas com mais de 50 regravações, e um de seus maiores sucessos foi a versão da “Guarania Índia”, composta 60 anos, do “Outro Lado de Meu Primeiro Amor”, e também versão de José Fortuna, e gravados originalmente por Cascatinha e Inhana, no ano de 1952, músicas que chegaram a vender na ocasião mais de um milhão de cópias, essas duas composições foram regravadas por dezenas de duplas sertanejas e como também por interpretes da música popular brasileira.

Entretanto, José Fortuna não foi na sua essência um compositor de guaranias somente, mas, sim, de uma grande versatilidade de estilos musicais, e, outros de seus grandes sucessos foram as músicas, “Lembrança”, “Paineira Velha”, “Berrante de Ouro”, “Cheiro de Relva”, “Terra Tombada”, “Selo de Sangue”, “Rosto Molhado”, “24 horas de amor”, “Esteio de Aroeira”, “A Mão do Tempo”, “O Ipê e o Prisioneiro”, “Vai e Vem do Carreiro”, todas com várias regravações.

Paralelamente as suas atividades como compositor, José Fortuna manteve um trio do qual pertencia também seu irmão Euclides Fortuna, o Pitangueira, formando com Zé do Fole, o trio “Os Maracanãs”. Eles gravaram mais de 40 LPs e dezenas de discos, ainda em 78 rotações. E como também muitos compartem a música de José Fortuna. Apresentaram-se em todas as emissoras da capital e do interior. E curiosamente foi o trio que inaugurou o canal cinco, hoje “Rede Globo de Televisão”, no ano de 1950.

Além de compositor, José Fortuna também foi autor e escritor de 42 peças. E atuava também como ator de destaca em todas as suas criações teatrais e sua companhia teatral acabou por receber inúmeros prêmios e troféus, tornando-se assim conhecidos dentro do universo da música sertaneja como os reis do teatro. E após o encerramento das atividades com sua companhia teatral, por volta de 1975, passa então a se dedicar com maior afinco a composição.

E é a época dos grandes festivais de música sertaneja promovidos pela rádio “Record”. E em que ele começa a trabalhar em parceria com o Carlos Cézar. Participa então seguidamente de mais de 20 festivais e obtendo sempre as primeiras colocações, principalmente na capital, onde nos anos de 1979, 1980 e 1981 venceu-os consecutivamente. Em um deles, no ano de 1979 obteve os três primeiros lugares, com as músicas, “Riozinho”, em primeiro lugar, “Berrante de Ouro”, em segundo”, e, “Brasil Viola”, em terceiro.

E em 1981, também no festival da rádio “Record”, concorrendo com mais de dez mil composições obteve o primeiro lugar com a música, “O Vai e Vem do Carreiro”, além de ganhar juntamente com Carlos Cézar os troféus de melhor letra, melodia, orquestração, interpretação e arranjo. E ainda em 1979, a Secretaria do Trabalho do Estado de São Paulo, oficializou o Hino do Trabalhador Brasileiro, de José Fortuna e Carlos Cézar. E o fato curioso e acontecido em sua vida, foi quando da inauguração da cidade de Brasília, ocasião em que José Fortuna teve o prazer de receber das mãos do então presidente da República Juscelino Kubitscheck de Oliveira, um cartão de congratulações e mérito de sua composição sob o céu de Brasília, tida como Hino Inaugural de Brasília.

O rádio também foi outra de suas grandes paixões, foi radialista durante toda a sua vida artística e apresentou o programa “José Fortuna”, em quase todas as rádios da capital: Tupi, Piratininga, Gazeta, Jornal, Record, Nove de Julho, São Paulo, Comenta, Nacional, Difusora, Globo, Morada do Sol, e etecetera. Ao longo de sua vida teve o prazer de receber inúmeros troféus, títulos e congratulações como a sala “José Fortuna” no museu na cidade de Itápolis.

Bem como a avenida José Fortuna, naquela mesma cidade, inaugurada por ele apenas 20 dias antes do seu falecimento e outras cidades que homenagearam dando o seu nome a algumas praças e ruas. José Fortuna faleceu no dia 10 de novembro de 1983, em sua casa, na cidade de São Paulo. Deixou perto de 900 obras musicais inéditas que foram sendo musicadas e gravadas por seus diversos parceiros, dentre estes destacando-se com maior afinco “Paraíso”, coautor juntamente com José Fortuna, de inúmeras obras musicais, tais como “O Ipê e o Prisioneiro”, “Avenida Boiadeiro”, “Atalho”, “Raízes do Amor”.

Sendo também o responsável pela administração de todo o repertório atual de José Fortuna. O compositor está sepultado no cemitério do Morumbi na capital e em sua campa há uma estrofe de um poema seu musicado, que se intitula o “Silêncio do Berranteiro”.

Convidamos a deputada estadual Beth Sahão para fazer a entrega da placa para suas filhas, Iara e Marlene Fortuna.

           

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Ok. Muito obrigada, esse currículo extenso merece mesmo o reconhecimento e o aplauso de todos nós por uma pessoa que tanto contribuiu com a cultura popular e não só com ela, mas com a música popular brasileira e nas suas mais diferentes manifestações das artes, tanto é verdade, que ele participou da inauguração de Brasília.

E, participou da abertura do canal cinco, hoje a “Rede Globo de Televisão”, e enfim, teve uma atuação muito diversificada o que justifica demais esse extenso currículo. A filha dele aqui, a Marlene está dizendo que ele teve mais de 2.500 composições e não é pouca coisa, é uma produção muito importante e que merece ser reavivada. Temos no Brasil o dever de buscarmos sempre não esquecermos dos nossos grandes artistas, os nossos grandes talentos, seja nas artes, nas ciências, seja no mundo da economia, da política ou o que for.

Pessoas que contribuem e que trazem a sua contribuição precisam sempre ser reverenciadas e sempre, permanentemente serem lembradas. E esse prêmio Inezita Barroso é uma grande oportunidade para que isso possa ocorrer. Quero agradecer a presença de muita gente de Itápolis aqui que estão inclusive moradores da avenida José Fortuna. E então, isso é muito interessante, a população de lá ficou muito feliz, o prefeito elaborou um decreto, e a Câmara também, recebemos o ofício de cumprimentos.

Portanto, parabéns as duas, esse título em memória, mas quero que recebam aqui das nossas mãos o Prêmio Inezita Barroso em homenagem ao pai de vocês, um grande artista.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

* * *

 

A SRA. IARA FORTUNA - Muito obrigada, bom dia a todos. Todos os homenageados de maneira justíssima, queria lembrar dessa fantástica iniciativa do deputado Marcos Martins, e da deputada Beth Sahão, lembrando de José Fortuna. Queria só fazer uma lembrança interessante, já que o prêmio é Inezita Barroso. Mas, ela foi muito amiga de José Fortuna, e eu me lembro de uma noite em nossa casa, ela que era cultíssima, grande folclorista, lembrou do significado da palavra caipira, e então ela nos dizia “caipira é uma palavra tupi que significa cortador de mato”, e ela dizia que isso se referia a maneira como os indígenas viam os primeiros exploradores e desbravadores do Brasil, pessoal que entrou Brasil a dentro e transformou ele no que é hoje.

E então hoje temos aqui não desbravadores, mas, mantenedores através da arte dessa grande cultura que é a música raiz, e José Fortuna não está mais entre nós há 30 e tantos, mas, se estivesse aqui, ele diria certamente, um poema muito curtinho, chamado violeiro, e eu queria dizer para vocês essas palavras, se ele estivesse aqui ele diria isso.

“Soldado da poesia, galo índio do terreiro, mensageiro da saudade, tudo isto é o violeiro. Sua bandeira é a viola, madeira fria que encerra o canto triste saindo, do peito quente da terra. Violeiro, sol da noite, na garganta traz mensagem, é grito de liberdade, de caminho e de passagem é quem faz de sua vida, a vida de quem procura, ilha deserta nos mares, estrelas em noite escura. Violeiro, voz de aço, como as cordas da viola, peito firme como a rocha, cascavel quando se enrola. Mas, entende a voz dos anjos, e o cantar dos passarinhos, entende o chorar da brisa, quando chega de mansinho. Aqui estou meus velhos companheiros, olhem para cima para me ver passando em meu cavalo, raio de luar pelo estradão de estrelas galopando. O meu berrante hoje são trombetas que os anjos tocam chamando a boiada de nuvens brancas no sertão do espaço vindo ao curral azul da madrugada”. Muito obrigada.

 

A SRA. MARLENE FORTUNA - Estou bastante emocionada e muito grata por este evento e mais gratidão ainda eu tenho por vocês terem lembrado do nome de meu pai que com seus muitos versos, muitos delas, e minha irmã presenciamos como eles nasceram, a gestação deles. E foi muito maravilhoso ter vivido este momento, e, ele espargiu, espalhou por todo este país, pelo mundo talvez, com seus versos, sensibilidade, poesia, e emoção que é algo que neste momento da história estamos precisando muito. Muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito bem, a Marlene e a Iara, que certamente herdaram uma boa parte do talento do pai. E agora vamos ficar com uma palhinha breve da nossa cantora que já foi homenageada nesta manhã.

 

A SRA. JUSSIMARA LINS - Sim. Me chamaram aqui porque desse legado que ele deixou, vamos todos cantar um pedacinho de uma das canções de José Fortuna.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado é o Sebastião Vitor Rosa. O Tião Mineiro que é violeiro, cantor, compositor e mestre, embaixador de Folia de Reis da Companhia de Reis, Ases do Brasil, formada há mais de 20 anos em Campinas. É líder comunitário do bairro Vila Brandina e tem o título de cidadão campineiro em 2004.

Reconhecido como importante mestre embaixador e promotor da cultura caipira na cidade, nascido em Boa Esperança, em Minas Gerais, aprendeu com seu pai as mais variadas tradições da cultura caipira e em 2009 foi escolhido pelo Ministério da Cultura como mestre griô da cidade de Campinas. Guardião das tradições, e, lançou em 2013 o CD “Acordar Com os Passarinhos”, “Fique” de 2012, gravado e dirigido por João Arruda, uma viagem no tempo e no espaço da alegria, do encantamento e do sagrado.

Suas músicas nos fazem silenciar, e, é justamente isso que Tião Mineiro com seu sorriso maroto e discurso firme nos ensina a fé, a amizade e a solidariedade. E integra o projeto “Roda Mestres”, com o violeiro e compositor, produtor musical João Arruda, Sinhá Rosária, cantora e compositora de samba de bumbo e João , compositor e cantor e poeta baiano. Tião também já atuou como radialista, gravou em 1990 um disco de vinil com seu parceiro Timburi e integra há 30 anos a equipe sertaneja Rui Gouveia. Formada por músicos tradicionais da cidade. E a Folia de Reis é uma herança que herdei de meu avô, quando meu pai morreu, mudei o nome para companhia Ases do Brasil, que era o nome do meu trio que veio tocando essa história, na época de reis não damos conta da quantidade de convites que chegam”, conta Tião, que, com o avô e o pai aprendeu as mais variadas tradições da cultura caipira.

E, em Campinas, cidade que escolheu como morada, atua como mestre e embaixador e violeiro da Companhia Ases do Brasil, além de cuidar do Projeto Plantando Paz na Terra, uma hora comunitária que mantem em seu rancho na Vila Brandina. “Tenho uma família grande e nunca tinha feito nada para agradar minha mulher, então fiz uma música para ela e para minhas filhas”, diz Tião. Segundo ele, fala da mulher e das oito filhas, o tema que dá nome álbum “Acordar com os passarinhos” tem um apelo ambiental, muita gente faz maldade com os passarinhos, a ideia é alertar que é importante cuidar deles e da natureza.

Convidamos o deputado Davi Zaia para fazer a homenagem ao Tião Mineiro. 

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Chamo também o coordenador de cultura de Campinas para participar desta entrega e pedir licença ao deputado Davi Zaia e seu homenageado, a todos os senhores, cumprimentá-los e agradecer a presença. Mas eu vou passar a Presidência para o deputado Marcos Martins, nada mais justo, que é o autor da lei, e vocês com certeza vão continuar tendo esta manhã de alegria e de homenagens. Muito obrigada e um bom dia a todos vocês.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Marcos Martins.

 

* * *

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Bom dia a todos, satisfação em entregar aqui para o Tião Mineiro esse Prêmio Inezita Barroso, porque o Tião tem uma longa tradição lá em Campinas, é uma lenda, lá na Vila Brandina, não só pelo seu trabalho social, mas trabalho musical e toda as partes culturais, Folia de Reis, e então é uma satisfação muito grande e eu que cheguei em Campinas em 1974, caipira vindo de Cordeirópolis, terra do João Pacífico, pude acompanhar algumas vezes na Vila Brandina a atuação do Tião.

E agora a oportunidade pela indicação dos nossos representantes da Secretaria da Cultura de Campinas esta justa homenagem. Parabéns Tião, é uma satisfação, está aqui seu prêmio.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. TIÃO MINEIRO - Meus queridos amigos aqui da Mesa, Davi Zaia e todos os seus familiares, todos os senhores deputados e deputadas, eu só tenho a agradecer a cada um de vocês por esta iniciativa que está fazendo hoje e que já fez outras vezes mais, porque agora eu tenho certeza de que a nossa raiz e nossa música sertaneja não vão morrer.

Essa raiz que, José Fortuna, João Pacífico, Tonico e Tinoco, todos os todos os outros mais, plantaram não vai morrer, ela vai brotar a cada vez mais no coração, na mente, na voz das crianças igual aquele que acabou de cantar. E então eu fiz uma homenagem Sr. Deputado, para São Paulo e Campinas, porque São Paulo me deu tudo. Sou imigrante, e eu vim para o estado de São Paulo para a sobrevivência e me deu tudo. E o que ele me deu foi essa coisa que eu tento levar para a frente junto com aquele moço que é meu produtor musical, João Arruda, que está presente.

E então eu vou apresentar para vocês a homenagem que eu fiz, Sr. Deputado.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado é José Francisco de Paula Lica, solicito que o deputado Davi Zaia permaneça para recebê-lo. José Francisco de Paula Lica, Mestre Lica, professor José Francisco de Paula Lica, nasceu em São Luiz do Paraitinga em 18 de novembro de 1945, filho de agricultores, seu envolvimento com a música já na infância acontecia em meio as cantorias, quintais em volta das fogueiras, festas juninas, as noitadas das Folias de Reis, os encontros nas quermesses que aconteciam na casa de sua avó dona Nina Moreira.

Viveu sua infância e sua adolescência em Taubaté em meio a regiões muito culturais da cidade, como, por exemplo, da rua Imaculada, palco das figueiras. E também na parte alta da cidade participou de vários grupos musicais conhecidos na época como regionais que certamente trouxeram influências em sua formação musical e em especial pela participação ativa nas festas de diversas comunidades e bairros rurais de Taubaté. Durante sua trajetória musical, além de lecionar, participou de diversos festivais de música, destacando-se entre eles, no Festival de Música Folclórica, em Taubaté; Festival de Música Sertaneja, em Jacareí; Festival de Música Sertaneja, em Natividade da Serra, além de festivais de marchinhas carnavalescas de São Luiz do Paraitinga.

Formou o grupo de violões com alunos da Escola Fêgo Camargo, totalizando um grupo de 15 instrumentos e realizando apresentações em diversas cidades no Vale do Paraíba. E em 1995, iniciou uma pesquisa de viola caipira usando como base o Acervo Folclórico da Região do Vale do Paraíba. Todas as suas experiências de infância vivenciadas na música e ainda seus conhecimentos da música erudita que contribuíram para que formasse o grupo de violas e violões de Taubaté.

E com a proposta de reunir o violão, viola, violino, cavaquinho e ornamentado na pulsação da percussão e preenchimento das vozes. Formou o Grupo Musical Chorinho do Vale, com o propósito de divulgar o choro, esse estilo tipicamente brasileiro, e, muitas vezes esquecido além de rememorar o samba e as serestas que já não se ouve mais.

Criou Itaboaté Mirim, que tinha como objetivo além de semear o espírito de Itaboaté, e ser um nascedouro de talentos mirins, também oferecer uma oportunidade de conhecimento e de divulgação da música entre as crianças do bairro, orientando-as e direcionando-as no caminho da arte e do bem. Atualmente, além dos grupos musicais que coordena, continua lecionando violão clássico popular, cavaquinho e viola caipira. Parabéns ao José Francisco de Paula Lica.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Eu queria convidar a deputada Pollyana Gama, deputada federal que é de Taubaté responsável por eu ter conhecido o Mestre Lica para participar da entrega desta homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

A SRA. POLLYANA GAMA - Bom, primeiramente tem que agradecer a vida, e a Deus pela oportunidade de nascer em uma família, da Amersia e do Rogério que fizeram a ponte para que eu conhecesse o Mestre Lica, e foi uma ponte tão bem feita, que é uma coisa assim, um carinho tão grande que quando nos casamos, eu e Davi, eu queria oferecer a família do Davi que vinha a Taubaté pela primeira vez, um presente, e, o presente foi o Mestre Lica, e a Orquestra de Viola, e, realmente o nosso casamento eu sei que foi abençoado por várias razões.

E uma delas pela música que nos conduziu ali, não é, mestre? E então essa homenagem é mais do que merecida e divulgar essa homenagem hoje rendeu inúmeras mensagens nas redes sociais de felicitações e de ex-alunos seus, da comunidade que reconhece o seu trabalho e de toda a sua família, de todos os amigos, vários que estão aqui e que merecem também os nossos cumprimentos, aplausos, porque o Mestre Lica também reconhece o valor dessa coletividade toda.

Muito obrigada, e, agradeço ao deputado Davi Zaia pela indicação.

 

O SR. JOSÉ FRANCISCO DE PAULA LICA - Bom dia a todos, a alegria muito grande e uma felicidade muito grande, estou até meio sem palavras para expressar esse sentimento. É muita honra para mim receber esta premiação, e eu quero agradecer primeiramente a Deus, a Nossa Senhora Aparecida, e quero agradecer a minha família que está aqui hoje, minha filha e meu filho, e, meus amigos que vieram comigo e que estão aqui e aqueles que não puderam, mas que fazem parte desta premiação.

Gostaria de agradecer ao Davi Zaia, Pollyana e a todos os deputados da Casa, porque realmente eu sei que essa felicidade é de todos vocês. A Pollyana eu conheço desde menina, porque o pai dela foi meu grande amigo, e, eu ia em aniversário na casa da Pollyana. Então é muito grande a minha alegria em estar aqui, e, coisas que acontecem em nossa vida que não cabe a agradecer. Muito obrigado a todos. Agora, nós saímos... Lupércio, se puder entregar um mimo a cantora Leila.

 

O SR. LUPÉRCIO FERRAZ - Em nome da Assembleia Legislativa, Leila Moreira, cantora, filha do compadre Moreira, que muitas vezes se apresentou também na Inezita, o humor sertanejo e caipira e ela segue a carreira de cantora, mas é uma grande professora também e faz um trabalho de valorização da nossa cultura. E então Leila, se sinta agraciada, um muito obrigado da Assembleia Legislativa por estar nesse segundo prêmio da Inezita Barroso e nos dê uma aula com sua voz.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Agora cante.

 

A SRA. LEILA MOREIRA - Bom dia a todos, quero agradecer a Jussimara Lins, grande cantora e parceira, que vai me acompanhar e fazer um refrãozinho para mim. E que vocês se sintam à vontade para cantarem comigo uma música que a Inezita Barroso amava de Ted Vieira, “Boiadeiro Berrante”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A próxima homenagem será concedida ao Coral Sertanejo do Clube da Viola de Bauru. Quem receberá em nome do Coral Sertanejo é Janair Castro, solicito que ela se posicione e que o deputado Marcos Martins fará a homenagem.

Eu vou ler o currículo do Coral. O Coral Sertanejo é parte integrante do Clube da Viola de Bauru, Associação dos Artistas Sertanejos de Bauru, fundado em 20 de janeiro de 1990, com o intuito de preservar e manter viva a música sertaneja raiz, o que faz até a presente data.

O Clube da Viola de Bauru, é constituído por associados artistas sertanejos, seus familiares e admiradores. E tem 12 duplas sertanejas, grupo de catira, coral sertanejo com 33 componentes, dentre eles, cinco tocadores. E com a finalidade de inserir-se no campo social por meio da Cultura, o Clube da Viola tem encampado projetos como Casas de Caboclos, consistente na realização de apresentação musical, inclusive no setor rural, onde os participantes fazem doações de gêneros alimentícios as entidades assistenciais.

E em sua totalidade o Coral Sertanejo é composto por pessoas da terceira idade, sob a regência da Sra. Nair Castro. E enquanto coral essencialmente sertanejo, é o único no Estado de São Paulo, e já se apresentou em diversas cidades paulistas e inclusive na capital com um repertório bem variado dentro da proposta de defender a música sertaneja de raiz, participa de vários eventos sociais e filantrópicos em Bauru e outras cidades do estado de São Paulo, como Marília, Guarantã, Tupã, Guaiçara, Botucatu e outros.

E destacando sua participação no Festival do Folclore de Olímpia, na festa do Rodeio de Barretos e nos encontros do poeta brasileiro em Campinas, parabéns ao Coral Sertanejo do Clube da Viola de Bauru.

Convidamos o deputado a fazer a entrega da placa.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE -  MARCOS MARTINS - PT - Primeiro foi a entrega porque é extremamente importante que nós primeiro valorizemos Inezita Barroso, o que não foi fácil, aqui na Assembleia Legislativa para aprovar um projeto é muito difícil. E tivemos muitas dificuldades, e está no segundo troféu, e para concretizar isso ainda temos dificuldade. E eu queria agradecer a comissão que se empenhou, a toda a nossa equipe, e também cumprimentar a todos os violeiros deste estado de São Paulo em nome da Casa dos Violeiros de Osasco, capital da viola, um abraço fraterno a todos.

Vejam vocês um coral basicamente de mulheres, depois eu vou pedir que a Nair Castro fale um pouquinho sobre esse coral, uma homenagem a Inezita, por ter valorizado e continuado o trabalho de Inezita Barroso. Isso vale a todos que estão premiados, que foram lembrados aqui para neste momento superarmos as dificuldades que nós temos para preservar a raiz caipira e a raiz brasileira no estado de São Paulo.

Quero homenagear, e essa lembrança deste troféu foi uma lei aprovada nesta Casa, e que agora todos os anos devem ser apresentados. O início foi de muita dificuldade, e hoje tem até disputa para apresentar números, pessoas para serem homenageadas, teve gente apresentando até três. E isso é uma disputa quase impossível diante da disputa existente dentro da quantidade de pessoas que são importantes, mas é uma seleção e não dá para ser todo mundo.

Eu gostaria de pedir para que a Nair falasse um pouquinho em nome de todo o coral. Você está recebendo em nome de todas elas e eles, essa homenagem legítima, e mais do que isso, justa para o que já fazem e o que farão.

 

A SRA. NAIR CASTRO - Agradeço ao Marcos Martins, e eu vou citar também o nome do Ismael, que nos ajuda e que é sócio do clube e nos ajudou neste prêmio, obrigada pelo seu carinho em ter lembrado do Clube da Viola. Ele vem trabalhando em prol da música sertaneja raiz, e não fazemos nada sozinhos, estamos dividindo este prêmio com o grupo todo que está aqui - e ainda faltam cinco por motivos de saúde que não estão conosco -, mas nos sentimos muito felizes. É um prêmio que faz com que nós continuemos trabalhando, empenhando, e continuemos defendendo a música sertaneja raiz.

Eu sou nova no pedaço, mas, eu me apaixonei, primeiro pelo grande violeiro que está ali, o José da Barca que é meu marido. Ele me ensinou a amar a música sertaneja raiz. Eu sou da capital e eu fui morar no interior e foi muito bom.

Obrigada Marcos pela lembrança, a Casa, a Mesa, e obrigada a todos vocês, principalmente ao meu grupo que faz com que nós possamos estar aqui hoje, obrigada a todos. E a sua Suka e Miranda que também é uma dupla do Clube da Viola de Bauru que vai cantar logo em seguida uma música. Eu vou até lá.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE -  MARCOS MARTINS - PT - Nós gostaríamos de pedir ao Coral para que permaneça um pouco porque eu vou descer para que se registre a nossa presença. Aproveito a oportunidade de que como a Inezita faleceu no dia 08 de março, no Dia Internacional da Mulher, então, eu gostaria de cumprimentar a todas as mulheres pela minha esposa, Sueli que está me acompanhando também e o pai dela também é violeiro e canta muito bem. Muito obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A próxima homenagem será concedida ao Programa Laços da Terra. A história do programa tem início no ano de 2004, na Rede Record, de Ribeirão Preto. O programa nasceu da ideia de resgatar e cultivar a cultura que fez e faz história pelo sertão paulista e Brasil, trazendo ao grande público da TV aberta a música caipira e bem como manteve viva essa cultura entrevistando artistas sertanejos, mostrando sua arte e produzindo matérias diversas com artistas sertanejos.

E o objetivo do programa é divulgar e manter viva a cultura do mundo sertanejo para todas essas pessoas resgatando tradições e valorizando conceitos que jamais podem ser esquecidos. E o apresentador Ricardo Gripa, é cantor, empresário e diretor do Programa Laços da Terra, programa independente que teve início em 2004 e em 2018 completa 600 episódios exibidos.

Ricardo Gripa também viaja a todo o Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, conhecendo culturas e regionalidades, e trazendo esses costumes para a TV aberta, atingindo um grande público nacional pela Rede Família de Televisão, e, preservando assim a nossa cultura. Já passaram pelo programa grandes cantores, como Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Almir Sater, Tião do Carro, César e Paulinho e muitos outros.

Ricardo Gripa também organiza festivais de culinária, a Queima do Alho que é hoje é patrimônio imaterial da cultura caipira brasileira. Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho do Programa Laços da Terra. Convidamos Ricardo Gripa para receber sua placa de homenagem do Programa Laços da Terra, e quem vai entregar o prêmio é o deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Eu estou muito emocionado em participar desta solenidade, principalmente porque meus filhos Maurício e Marcelo durante muito tempo, uma dupla sertaneja que andou por esse Brasil todo. Era para ter um trio, mas eu sou desafinado, não deu certo e saiu a dupla.

Mas, face a minha emoção e já falamos do Ricardo Gripa a importância do Programa Laços da Terra, mas, eu gostaria de homenageá-lo e a todos vocês, que estão aqui pela cultura do sertanejo em nosso país. E eu aprendi uma poesia que vou falar um pouco para vocês, rapidamente, mas vou falar: “Da cidade de Limeira, muitos anos passados, vivia Juca Mané, moço simples, muito dado, era uma bela figura, pelos homens respeitado, mas desde que mundo é mundo, veja só moço como é, toda a história que se conta vai se ver, tem no meio uma mulher. Pois essa também tem uma, o verdadeiro Lúcifer, pois sendo mulher casada foi gostar do Juca Mané, e o Juca, não deu confiança, era um moço de boa-fé.

Mas, essa mulher tão perversa já fez trama com o marido, falou tanto que tirou do homem o sentido. Os dois homens se encontram na rua da estação o Pedro disse para o Juca: ‘Juca, vim tirar satisfação, Juca eu fui um homem traído, e com sangue eu quero lavar a honra de um bom marido’. E por mais que o Juca pedisse, o Pedro não teve clemência e o pobre do Juca morreu ali mesmo, clamando a sua inocência. O Juca era mesmo inocente, ficou tudo bem aprovado, e o Pedro, morreu de remorso e a mulher pagou o seu pecado, hoje ela é um trapo velho que vive de deu em deu e é um Judá peregrinando e pedindo perdão ao céu”.

Desculpem, mas me deu vontade de homenagear a todos os senhores, mostrando a importância da cultura sertaneja. E, o Ricardo Gripa tive a honra de indica-lo para essa homenagem do troféu Inezita Barroso porque ele é um idealista e um competente nessa missão tão importante da cultura sertaneja, parabéns.

 

O SR. RICARDO GRIPA - Quero agradecer a Deus e a minha família aqui presente, realmente é uma emoção subir aqui e ficamos com a voz embargada, não é Mestre Lica? E a coisa fica mais difícil, mas eu disse para as pessoas que eu tenho, alguns anjos da guarda em minha vida, e um deles é o deputado Welson Gasparini, e, quando eu fiz 11 ou 12 anos, eu não me recordo, ele me entregou meu diploma de primário, de peixe abade, e hoje eu estou com 48 anos e ele me agracia com um prêmio desses, e, que vem consagrar o Programa Laços da Terra, porque realmente fazemos o que amamos, trazemos a cultura caipira do paulista.

Essa coisa do Ted Vieira, do Tião Carreiro e dos grandes cantores e compositores que marcaram a música da história sertaneja e nós trazemos isso e mostramos para o grande público, às vezes estamos no programa e algumas duplas novas vem me questionar: “Por que o senhor não leva o sertanejo universitário para cantar no Laços da Terra?” Porque eu raramente faço isso, e minha resposta é que eu “sou preservador dos grandes mestres, para eles aprenderem o que é a música sertaneja”. E porque a música sertaneja que vimos aqui ela tem poesia, tem letra e tem conteúdo e o que vemos hoje em dia é uma coisa vazia que só pensa no dinheiro, vários e eu quero parabenizar esse moço que é um lutador, não é pessoa que visa dinheiro, é como nós, cuida da cultura por amor.

E assim como o deputado Welson Gasparini está com a raiz sertaneja no coração e não aguentou de paixão e declamou, eu nem sabia desse lado dele, e eu acho muito bonito, porque eu tenho a oportunidade em todos os domingos de falar para o Brasil inteiro, nosso canal é pequeno e modesto, mas falamos para o Brasil inteiro e a nossa mensagem é que todos vocês aqui e todos que são homenageados tem lugar na mídia brasileira, apesar de não sermos tão valorizados quanto deveríamos.

Então, o Programa Laços da Terra é isso, e eu quero agradecer a todos, e, quem quiser ver isso, estamos filmando e vamos passar na web, tem no laçosdaterra.com.br, tem muitos programas lá, e grandes artistas, muita gente que já foi e que vamos continuar, enquanto tivermos forças, vamos continuar preservando essa cultura caipira. Muito obrigado a todos.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

A SRA. - Bom dia a todos, eu quero dizer que nós também, Suka e Miranda, nos sentimos honrados em participar desse momento histórico da premiação do Inezita Barroso, e também como foi dito anteriormente somos integrantes do Clube da Viola de Bauru, parabéns companheiros, os senhores foram brilhantes, e, como dizia Inezita, nossa saudosa, vamos cantar uma moda de Raul Torres, todos conhecem, quem quiser nos ajudar no coral, eu tenho certeza de que todos conhecem, vamos lá, meninos.

 

O SR. - “A Moda da Mula Preta”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE -  MARCOS MARTINS - PT - Parabéns.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A penúltima homenagem desta manhã será concedida pela Orquestra Penapolense de Música Raiz. Nascida em nas tradições caipiras e sertanejas do interior paulista, Penápolis tem hoje uma preciosidade musical, a Orquestra Penapolense de Música Raiz. E criada em 2003, a partir de um projeto do Departamento de Cultura Municipal, a orquestra atualmente tem 15 membros.

A orquestra tem em seu estatuto, o objetivo de formação de novos músicos, os instrumentos musicais, como viola, violão, sanfona e cavaquinho, além de vocal. E a orquestra tem o intuito de formar pessoas interessadas em defender a música raiz para que ela não termine, atualmente, a orquestra conta com viola, violão, baixo, bateria, sanfona e um grupo de vozes femininas. Com a formação focada no casal viola e violão, instrumentos diferentes, mas capazes de grande harmonia quando tocados juntos, realizam diversas apresentações por toda a região, e além do mais, a orquestra desenvolve um importante trabalho de resgate da beleza de ritmos tradicionais e genuinamente brasileiros, como a moda atuada e o cateretê.

A população penapolense e da região tem a orquestra como orgulho em seu patrimônio pois prestam um trabalho de preservação e de resgate cultural da música sertaneja raiz e de maneira intensa e que mantem viva a cultura e as tradições do estado de São Paulo. A orquestra é presidida por Edson Saraiva Moreno, e faz suas reuniões e ensaios às terças-feiras, no auditório do Museu Municipal do Folclore de Penápolis.

Convidamos o Sr. Élcio Luiz Nazari para receber sua homenagem nas mãos do deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Bom dia pessoal, presidente e deputado Marcos Martins, quero parabenizá-lo mais uma vez pela iniciativa. Sim, perdemos Inezita Barroso, e por propor esta homenagem, e consequentemente estimular a preservação da música caipira da nossa cultura. Quero cumprimentar ao deputado Welson Gasparini e ao deputado Davi Zaia, deputada federal Pollyana, Rita Passos, Beth Sahão, todos que participam deste momento, e parabenizar a todos os homenageados, e alguém esteve aqui e falou que aqui estão os dez homenageados.

Porém, esta homenagem se estende a todos que atuam na preservação, na valorização, na música raiz e caipira. E aqui em especial eu fico feliz de na condição de deputado desta Casa e da região, em trazer uma orquestra da nossa região, a Orquestra Penapolense de Música Raiz que tem um trabalho fantástico há 16 anos na cidade, estimulando com o apoio da prefeitura. O prefeito Sérgio e vice-prefeito Feltrin, aqui trazidos pelo vereador Ziza, que eu quero agradecer o cumprimento e ao secretário Luiz Colevatti, nosso secretário da Cultura, pelo nosso maestro e regente Cézar, e também o Élcio que preside a nossa orquestra e acompanhado do Olmair Rillo que é do Conselho Municipal. Eu queria parabenizá-los e dizer que todos fazem um trabalho fantástico, estimulando, fortalecendo e levando hoje todos os componentes - todos gostariam de estar aqui-, e os que puderam vir vieram não só apenas para receber, mas para deixar o registro e agradecimento. Parabéns, é uma honra e orgulho.

O orgulho que vocês passam para a população penapolense por trabalharem, divulgarem, se apresentarem com a cultura caipira, e vocês também orgulham a Assembleia Legislativa e a todos nós que estamos aqui e que defendemos essa bandeira. Parabéns e que Deus possa abençoá-los e iluminá-los e que as ações culturais possam estimulá-los a continuarem nessa missão. Obrigado e parabéns à Orquestra Caipira de Música Raiz de Penápolis.

 

O SR. PRESIDENTE -  MARCOS MARTINS - PT -  Com a palavra o Sr. Élcio, presidente da diretoria da Orquestra, e do Olmair que quer deixar uma mensagem breve.

 

O SR. ÉLCIO LUIZ NAZARI - Bom, em nome da Orquestra Penapolense de Música Raiz, quero dizer que estamos muito felizes por estarmos recebendo este prêmio hoje aqui na Assembleia Legislativa. E, agradecer que um prêmio tão importante para a música raiz e que vai, com certeza, fortalecer mais em Penápolis, o pessoal que gosta da música, e, e cantam a música raiz. Agradeço ao nosso deputado que indicou e que estamos hoje aqui recebendo este prêmio.

Quero agradecer à Comissão Organizadora e todos que organizaram este evento, aos deputados que dão apoio à música sertaneja e, então, de coração o meu muito obrigado a todos.

 

O SR. OLMAIR RILLO - Muito bom dia a todos, depois de tudo que nós ouvimos e presenciamos, fica muito difícil dizermos alguma coisa, pois há tanta coisa para se dizer e por se agradecer e que por mais que disséssemos e agradecêssemos, com certeza, agradeceríamos muito pouco. E o silêncio como em determinas situações acaba falando mais alto.

Mas, alguma coisa tem de ser dita, e o que temos que dizer aqui é que em Penápolis se sentem extremamente agradecidos pelo prêmio recebido. Quero deixar aqui um convite, data vênia Sr. Presidente, para que todos visitem Penápolis, e, procurem ir preparados, como tudo nessa vida, mas, vão preparados, porque ao transitarem pelas ruas onde pisou Cora Coralina, uma das nossas maiores poetisas, haverão de sentir com absoluta certeza um gélido arrepio percorrer os seus corpos e um cheiro muito gostoso de poesia no ar.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado é Valdemar Alves dos Reis, indicação da deputada Leci Brandão. Valdemar Alves dos Reis, natural de Araçatuba, São Paulo, filho de Antônio Alves dos Reis e Eulina Rodrigues dos Reis. Reside em São José do Rio Preto há 29 anos e é oriundo da zona rural do Oeste Paulista de São Paulo, onde viveu toda a infância e juventude.

Aos 13 anos de idade, na escola viu despertar a sua sensibilidade poética quando a professora solicitou algumas trovas para o Dia das Mães. Para a surpresa todas as três trovas vencedoras foram de Valdemar Reis, que daí por diante passou a escrever versos e poesias para declamar, inspirados em grandes autores como Ted Vieira, Dino Franco, José Fortuna e outros. Valdemar Reis passou a direcionar suas poesias e versos para a métrica sertaneja.

E o autor gravou a primeira música em Mato Grosso, e, Matias em 1980, e a dupla estava no auge e logo gravou com Dino Franco e Mouraí, João Mauro Mulato e Douradinho, o “Meu Reino Encantado”, que já era considerada uma obra de destaque na época, e, como autor, sem nome na mídia, o sucesso começou a aumentar no final da década de 1980. E, hoje o autor conta com mais de 500 obras gravadas, e gravou cinco CDs com suas obras nas vozes de diversos interpretes.

Convidamos o deputado Marcos Martins, e, em nome de deputada Leci Brandão que fará a entrega da placa de homenagem.

 

O SR. PRESIDENTE -  MARCOS MARTINS - PT - Para que sejam registrados aqui, e em nome de Leci Brandão que foi a deputada que prestou esta indicação, mas são todos os caipiras, todos os sertanejos que lhe cumprimentam pelo trabalho, e, em nome de Leci Brandão, parabéns a todos preservando o que é nosso, porque o que é lá de fora vem muito aqui, e, engole o nosso, mas, temos que preservar o que é nosso ao custo sacríficio, mas preservar. Parabéns, a todos, parabéns ao nosso amigo em nome de Leci Brandão. Dê uma palavrinha.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. VALDEMAR ALVES DOS REIS - Eu gostaria de agradecer a deputada Leci Brandão que me indicou; de agradecer ao professor Luiz Felizene e a família que aqui me trouxe e me encaminhou até aqui; o deputado Itamar Borges que é da minha região lá de São José do Rio Preto; o deputado autor desse projeto que é o Marcos Martins; a deputada Beth Sahão, que me mandou o documento, e uma das pessoas que cooperou com este evento, e ao deputado Marcos Martins que foi o criador deste prêmio.

E a todos aqueles que direta ou indiretamente lutaram para que este evento pudesse ser realizado, todos os deputados que votaram a favor deste projeto, eu quero agradecer de coração, quero deixar um abraço àquela senhora que eu esqueci o nome, a Isabel e ao professor Felizene, e ao autor Valtair Bertoli e a todos os compositores e autores, cantores que estão aqui presentes. Quero agradecer também aquela moça que vai me acompanhar em um poema que eu vou fazer agora.

Este poema quero oferecer a todos os senhores indistintamente, vamos tentar fazer, não sei se eu recordo, mas, é mais ou menos assim, uma história minha mesmo gente.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A última homenagem é indicada pelo deputado João Paulo Rillo...

 

O SR. VALDEMAR ALVES DOS REIS - ... Eu queria dizer ainda, me dá licença um minutinho, que eu sou filho de Araçatuba, mas que eu sou cidadão honorário de São José do Rio Preto e moro lá há 30 anos. Obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A última homenagem é para a Companhia Cênica de São José do Rio Preto, indicação do deputado João Paulo Rillo e por impedimento de última hora eles não puderam comparecer, sendo assim, a placa de homenagem será entregue posteriormente pela assessoria do deputado João Paulo Rillo.

Gostaria de pedir que a cantora Jussimara Lins, se posicionasse à frente para fazer a última apresentação com a música “O Que Tem a Rosa”. E, em seguida o deputado Marcos Martins tem a palavra.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS MARTINS - PT - Muito bem. Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, à Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Inezita Barroso vive, está presente conosco, parabéns a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 24 minutos.

 

* * *