http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

06 DE ABRIL DE 2018

 

020ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MENINAS DO ARCO ÍRIS

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene para "Comemoração do Dia das Meninas do Arco-Íris", por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - CLEUDE APARECIDA DE CASTRO DUTRA CUNHA

Digna grande matriarca da Ordem da Estrela do Oriente, saúda os presentes. Elogia as homenageadas. Tece considerações filosóficas sobre o arco-íris. Faz referência ao desenvolvimento infantil e ao processo de transformação em um ser adulto. Valoriza a fidelidade como a mais elevada manifestação do caráter. Acrescenta que no pote de ouro há valores, sentimentos e princípios, como o amor, a esperança e a sabedoria. Enaltece o trabalho realizado em assembleias da Ordem. Manifesta gratidão pelo apoio financeiro ao projeto de construção da Casa das Estrela, instituição beneficente a favor do tratamento de pacientes com câncer, em Barretos.

 

3 - ROSALI PAPST MORETTI

Grande mãe da Ordem do Arco-Íris Para Meninas, cumprimenta os presentes. Afirma que a presente solenidade incentiva a continuidade do grupo de jovens homenageadas. Valoriza a intenção de formar líderes e cidadãs do bem. Acrescenta que discursa em nome de todas as mães conselheiras. Agradece à maçonaria, e a este Parlamento, pelo acolhimento.

 

4 - KELLY CRISTINA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Grande ilustre preceptora da Jurisdição de São Paulo, saúda os presentes. Faz breve relato histórico sobre o início da participação de jovens na maçonaria, há 96 anos. Valoriza a família maçônica, orientada por princípios e virtudes. Manifesta-se honrada por representar a Jurisdição, composta por mais de mil membros. Ressalta a atividade voluntária em prol de desconhecidos. Argumenta que a inspiração da Ordem é servir e motivar. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Informa a exibição de vídeo institucional em homenagem às Assembleias da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Elogia o conteúdo do vídeo exibido. Enaltece o trabalho realizado por Clóvis Messias, por estimular o crescimento da Ordem. Defende o ingresso de mais meninas na entidade. Informa que estudara em colégio jesuíta, onde aprendera os males produzidos pelo egoísmo. Lista autoridades que enviaram cumprimentos às homenageadas.

 

6 - CÁSSIA MARIA TIENGO MARONO

Suprema delegada da Ordem do Arco-Íris Para Meninas, saúda os presentes. Enaltece o presente momento, destinado à confraternização e à valorização da Ordem homenageada. Afirma sentir-se privilegiada por ser membro da entidade. Ressalta a troca de experiências e o auxílio no enfrentamento de dificuldades. Agradeceu às mães conselheiras e aos presidentes pelo empenho em participar da solenidade. Aconselha as meninas homenageadas a cultivarem a justiça, o caráter, e a dignidade.

 

7 - DENISE APARECIDA HONORATO DE MORAIS

Suprema delegada da Ordem do Arco-Íris Para Meninas, cumprimenta os presentes. Afirma que representa os Estados Unidos da América. Discorre acerca do empoderamento da dignidade feminina em escolas, igrejas, e lares. Defende a honestidade, a justiça, a sabedoria, a fidelidade, o patriotismo, e a verdade. Informa que Bruno Covas e Márcio França, recém-empossados prefeito de São Paulo e governador do Estado, respectivamente, são maçons. Clama a Deus proteção à família maçônica. Anuncia a entrega de homenagem à Presidência e a Clovis Messias. Destaca que em breve deve ser instituído intercâmbio de meninas do Brasil e da Bolívia.

 

8 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Lê teor do certificado recebido. Comenta passagem bíblica a respeito do arco-íris. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sessão solene com a finalidade de comemor o Dia das Meninas do Arco-Íris.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemor o Dia das Meninas do Arco-Íris.

Para compor a Mesa, chamamos Kelly Cristina Rodrigues de Oliveira, grande ilustre preceptora da Jurisdição de São Paulo. Uma salva de palmas para a Kelly, energia. Quando presidi a primeira sessão solene, a Kelly tinha 14 anos. Vejam hoje, atingindo seus objetivos. Parabéns. (Palmas.)

Denise Aparecida Honorato de Morais, Suprema Delegada da Ordem do Arco-Íris para Meninas; Cássia Maria Tiengo Marono, Suprema Delegada da Ordem do Arco-Íris para Meninas; Sandra de Melo Bertozo Corralo, grande matriarca adjunta do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Armando da Silva Filho, grande secretário das entidades paramaçônicas da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Luiz Carlos Marono, presidente do Grande Conselho da Grande Assembleia do Estado de São Paulo, da Ordem do Arco-Íris para Meninas; Cleude Aparecida Dutra Cunha, digna grande matriarca da Ordem da Estrela do Oriente.

Letícia Camin, past grande ilustre preceptora da Jurisdição de São Paulo; Ivonete de Fátima de Paula Martins, grande secretária do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Marcos José da Silva, coordenador regional do Grande Oriente de São Paulo; Roque Cortes Pereira, secretário de Relações Públicas do Grande Oriente de São Paulo; André Vicente Ricco Lucato, grande secretário adjunto das entidades paramaçônicas do Grande Oriente Paulista; Virgínia Caldas, past grande ilustre preceptora; Luciano Rios, secretário estadual de paramaçônicas, representando o grão-mestre estadual do Grande Oriente de São Paulo, Kamel Aref Saab. Uma salva de palmas para todos. (Palmas.)

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Apenas uma curiosidade, estamos com muitas jovens aqui. De acordo com o livro de Cerimonial, nós não nos voltamos à bandeira na hora da execução do hino, porque é um dos símbolos da Nação, e a bandeira também. Não existe hierarquia entre os símbolos, só se volta para a bandeira durante o Hino Nacional em cerimônias militares, em que a bandeira se encontra atrás dos dirigentes da cerimônia. Eles se voltam, e todos juntos cantam olhando para a bandeira. Sessão solene também é cultura. Vamos prosseguir.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia oito de abril, às 21 horas pela NET - canal 7; Vivo - canal 9; e pela TV Digital Aberta - canal 61.2.

Neste momento, com muita honra, concedo a palavra à Sra. Cleude Aparecida de Castro Dutra Cunha, digna grande matriarca da Ordem da Estrelado Oriente. Peço que o Cerimonial a conduza ao parlatório oficial da Casa, privativo dos deputados, mas que hoje, se rende engalanado a esta sessão e a esta Ordem tão importante para nossa sociedade. Tenha a palavra.

 

* * *

 

A SRA. CLEUDE APARECIDA DE CASTRO DUTRA CUNHA - Exmo. Sr. Deputado Fernando Capez, em nome de quem cumprimento todas as autoridades parlamentares aqui presentes, e agradeço mais uma vez pela oportunidade concedida à Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, em comemorar seu dia nesta Casa de Leis.

Suprema Delegada para os Estados Unidos, irmã Denise Morais; Suprema Delegada para o Brasil, irmã Cássia Marono; grande mãe conselheira da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, Rosali Moretti, em nome das quais cumprimento todas as autoridades e conselheiros dessa conceituada Ordem. Sobrinha Kelly Cristina, ilustre grande preceptora, em nome da qual cumprimento todas as meninas aqui presentes. Irmãos e irmãs da Ordem da Estrela do Oriente e convidados, boa noite.

Olhando para vocês meninas, coloridas e de sorrisos harmoniosos, irradiando luz e alegria, meu coração se enche de esperança e otimismo por um mundo mais humanizado e justo. Lembrando-me da infância de muitos adultos aqui presentes, o primeiro arco colorido que vimos era maravilhoso e nos encantava. Os idosos quando indagados sobre tal arco, diziam que era mistério. Quando crescemos, nos bancos escolares aprendemos academicamente tal fenômeno, e passamos a contemplá-lo. Passando algum tempo, conheci um novo arco, o arco-íris filosófico. O ser humano só pode admirá-lo através do coração e das virtudes.

Nesta noite, vocês estão sendo homenageadas por representarem esse arco-íris filosófico e humano. As cores aparecem sempre juntas e unidas, mesmo com as diferenças de tonalidades, formam um arco da solidariedade e amor, uma mistura de sensações, onde cada uma fortalece a premissa da Ordem, fazer o bem sem ver a quem.

Durante o desenvolvimento físico, emocional e espiritual, passamos por diferentes momentos até chegarmos ao amadurecimento. Quando bebês e crianças, ao longo das estradas, somos conduzidas por nossos pais, quando adolescentes, além de nossos pais, temos amigos e grupos que às vezes falam mais alto. E ao longo desse caminho vocês se deparam com a Ordem Internacional do Arco-Íris, onde conhecem pessoas que num momento eram estranhas, e com o passar do tempo se tornam membros da família, um irmão ou irmã que nunca pensaram que um dia poderiam existir, além de estudarem sobre a verdadeira dignidade feminina.

Hoje juntas, têm como principal objetivo cultivar o bem, estar na comunidade e se engajar em aspirações mais altas que as conduzam a outro caminho, cheio de conflitos, discussões e labuta, conhecido como a vida adulta. Vocês ficarão velhas, e os passos se tornarão ainda mais firmes, neste momento, nós Estrela do Oriente, estaremos aqui para recebê-las em nossa família estrelar.

Na Ordem vocês também aprendem que a fidelidade é a mais elevada manifestação de força e caráter de uma pessoa, que o orgulho à Pátria é essencial para o cidadão, e que como brasileiras, vocês devem honrar seu País. Nela vocês conquistam amizades, construídas com base na confiança e companheirismo, que serão levadas por toda a vida. É isso que acredito que vocês continuarão fazendo, caminhando nos princípios do Pai maior, não se deixando corromper pela ganância e poder.

Construa suas experiências vivendo com dignidade e prazer, buscando constantemente o grande e maravilhoso pote de ouro que existe no fim do arco-íris. O conteúdo do pote de ouro não é o mesmo dos filmes ou desenhos, um pote que transbordando moedas de ouro. O pote está repleto de valores, sentimentos e princípios, entre eles o amor, a esperança e a sabedoria.

Vocês, queridas meninas, têm acompanhado nosso trabalho e nossa jornada pelas assembleias, capítulos e lojas maçônicas em busca de doações. Por isso, quero aproveitar para agradecer imensamente a todas que, através dos trabalhos realizados nas assembleias sob orientação dos conselheiros, têm conseguido apoiar financeiramente nosso projeto maior, que é a construção da Fundação da Casa das Estrelas, um centro de apoio a pacientes com câncer em Barretos, que tem por objetivo a gestão e administração da assistência de forma beneficente a pacientes que se submetem a tratamento do câncer junto ao Hospital do Amor, em Barretos.

Nosso intuito e dedicação é para que muitas pessoas consigam ter uma estadia tranquila, humanizada e segura, enquanto cuidam da saúde. O projeto caminha na fase de acabamento, mas ainda estamos recebendo doações de empresas, pessoas físicas, instituições e quem mais puder colaborar para o acabamento.

Nesta noite festiva, encerro a minha homenagem reflexiva e de agradecimento, deixando aqui registrada a minha alegria em compartilhar deste momento tão especial, e dizer que precisamos de muito mais gente cantando, assim continuaremos construindo uma história de conquistas, em nome do amor e da partilha, sem mesmo conhecermos a quem ajudamos e alegramos, com força, esperança e fé. Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sábias palavras, preciosa lição.

Esta Presidência solicita ao Cerimonial que acompanhe ao parlatório a Sra. Rosali Papst Moretti, grande mãe da Ordem do Arco-Íris para Meninas, a fim de que faça seu pronunciamento. Uma salva de palmas para ela. (Palmas.)

Para você que está nos assistindo agora na televisão, é uma sessão solene que homenageia o Dia das Meninas do Arco-Íris, uma entidade voltada à formação do caráter do jovem, com base nos princípios da disciplina, da hierarquia, da solidariedade, do respeito, do patriotismo, do amor, entre outros. Por isso a Assembleia homenageia em sessão solene. Estamos com o plenário repleto de jovens.

 

A SRA. RASALI PAPST MORETTI - Ilustríssimo deputado Fernando Capez, no qual cumprimento todas as autoridades desta Casa. Grandes secretários das paramaçônicas, irmã Armando e Luciano; digna matriarca da Ordem da Estrela do Orienta, irmã Cleude Cunha; Suprema Delegada internacional, irmã Denise Honorato Morais; Suprema Delegada nacional, irmã Cássia Marono; grande ilustre preceptora e grande filha Kelly Cristina; minhas queridas filhas, grandes oficiais e membros das assembleias jurisdicionadas, mães conselheiras, presidentes dos conselhos, pais e convidados.

Deputado Fernando Capez, o senhor não tem ideia de como esta homenagem nos é importante, pois o reconhecimento às paramaçônicas, e hoje em especial à Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, nos incentiva a seguir, pois nossa Ordem se dedica em formar líderes, e principalmente pessoas do bem, verdadeiros diamantes que fazem a diferença na sociedade com suas atitudes e atividades diversas.

Como grande mãe conselheira, falo em nome de todas as mães conselheiras, mães membros do conselho, mães de sangue e mães de estrelas que também as tratam como mães. Não há alegria maior para o coração de uma mãe do que ver suas filhas sendo homenageadas.

Agradeço à Maçonaria, pois sem ela não estaríamos aqui, e a esta Casa de Leis, que como uma mãe, sempre abre seus braços para nos acolher e apoiar. Deus lhes paguem por este momento marcante na vida de nossas filhas queridas. Boa noite. 

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem Rosali, parabéns. Vocês fazem voluntariamente e com muito mais eficiência e competência, o que o Poder Público deveria fazer. Por isso esta Casa é quem se sente homenageada por fazer esta sessão solene, nós é que somos devedores de vocês. Parabéns, nossa eterna gratidão.

Peço agora ao Cerimonial que acompanhe a Sra. Kelly Cristina Rodrigues de Oliveira, grande ilustre preceptora da Jurisdição de São Paulo, que um dia esteve sentada aí, assistindo a sessão, e hoje está no parlatório falando. Como digo aos meus alunos, hoje vocês assistem a aula de um mestre, e num futuro muito próximo vocês é que estarão falando para gerações futuras. Acreditem e trabalhem, porque o trabalho é recompensado.

 

A SRA. KELLY CRISTINA RODRIGUES DE OLIVEIRA - Boa noite, querido deputado Fernando Capez, pessoa na qual cumprimento todos os presentes, e minhas queridas irmãs.

Há exatos 96 anos, um senhor de 45 anos acreditou que jovens que não tinham nenhum vínculo com a Maçonaria deveriam ter a oportunidade de ter acesso a uma abundante fonte de conhecimento, princípios e virtudes, que chamamos de família maçônica. Eu espero profundamente que, aonde quer que o tio William esteja, ele saiba quantas vidas ele influenciou desde o dia seis de abril de 1922 até hoje. Eu peço que hoje nós não nos classifiquemos como assembleias, mas sim como uma família, acima de tudo e qualquer coisa que impeça nossa união.

Me sinto honrada por estar representando esta Jurisdição, que hoje contempla mais de mil membros. Membros esses que utilizam todos os recursos possíveis da Ordem para aprenderem a ser pessoas cada vez melhores. Nós sabemos que líderes é o que nós somos, porque nos dias de hoje com toda a maldade, assim como a águia, nós sobrevoamos acima dos acontecimentos mundanos, e continuamos a trabalhar o nosso espírito. Eu digo muito que somos pequenas andorinhas, porque sobrevoamos anonimamente por aí, amando vários desconhecidos e fazendo por eles o que está ao nosso alcance, até porque é na pequenez que se realiza os grandes atos.

Quantas pessoas nós já não inspiramos com a nossa postura e nossos atos? Quantas pessoas já não influenciamos de maneira positiva com uma palavra, um carinho ou até mesmo com nosso amor? Amor que hoje nos une, amor por uma Ordem que nos inspira e nos motiva, que vende o que é invendável. Ela vende o que todos procuram, mas não encontram nos mercados, ela vende sonhos, nos ajuda a continuar escrevendo a nossa história, nos motivando e inspirando. Acima de tudo isso, ela nos dá uma família que oferece tudo que for necessário para nos preparar para o mundo profano. Nós nos doamos de uma maneira que nos enriquece. Nos enriquece como pessoas, mulheres e Meninas do Arco-Íris, nos doamos umas pelas outras.

Sabemos que, como líderes, temos o dever de servir, essa é a nossa maior recompensa. Acredito que aconteça muito com vocês também, a Ordem vai tomando conta do nosso ser, ela nos envolve e nos molda de maneira que nos preenche, e de repente começamos a duvidar se o que temos em nossas veias é sangue ou arco-íris, porque domingo temos benemerência, sábado contamos os dias para ver nossas irmãs. Ela toma conta de nós de uma maneira que nos apaixonamos umas pelas outras, e por tudo aquilo que ela fez para nós.

Hoje a Ordem faz parte do meu ser, mas o que me deixa mais honrada em dizer para vocês, é porque tem cada uma de vocês por trás dela, que a engrandece. Eu repito que é um prazer imensurável estar aqui para servi-las, ao lado das grandes oficiais maravilhosas da gestão de 2018. Muito obrigada pela presença de todos, tios, irmãs, tias. Parabéns à Ordem, e para nós também, que exercemos tanto trabalho para florescer lindamente com tanta dedicação. Vocês estão colorindo o plenário de uma maneira que vocês colorem a minha vida, e de tantas que estão como ilustres preceptoras e têm o prazer de direcionar as assembleias, assim como eu tenho o prazer de estar no cargo em que estou.

Queria pedir que por gentileza colocassem o nosso vídeo, a respeito das benemerências que realizamos com tanto amor, e que nos ajuda tanto a crescer dentro dessa Ordem também.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Atenção, meu querido telespectador que está nos assistindo. Esse vídeo que vocês viram aqui, tudo isso que foi arrecadado, livros, utensílios importantes para pessoas portadoras de deficiência, alimentos, sabem quem fez? Foi a entidade que tem essas meninas. São mais ou menos 1.200 meninas espalhadas pelo País, organizadas em assembleias de 30, 40 meninas, fazendo o bem, exercitando a solidariedade. É por isso que elas estão sendo homenageadas aqui. Fazendo com muita fé e carinho, repito, mais do que o Poder Público faz, e com muito mais eficiência. Por isso elas são homenageadas aqui.

Queria chamar o Clóvis Messias. Por determinação regimental, sou proibido de sair desta cadeira. O Clóvis me foi apresentado por um jovem deputado estadual chamado Bruno Covas, que hoje assumiu a função de prefeito da cidade de São Paulo. Quando esse jovem foi candidato a deputado federal e continuei na Assembleia, o Bruno Covas e o Clóvis Messias me passaram esta incumbência em 2011, desde então viemos fazendo esta sessão. Eu tenho um orgulho, sinto que é algo que temos que estimular mais.

Quero que surjam muitas assembleias como a de vocês, que esta Ordem cresça e tenha cada vez mais meninas. Eu estudei no Colégio Jesuíta São Luis, e lá me ensinaram uma coisa, o maior pecado do mundo é o egoísmo, a fonte de todos os males. Do egoísmo vem o ódio, a ganância, a inveja e todas as ações destrutivas. Vocês estão sendo educadas para agirem no sentido exatamente oposto ao do egoísmo, para agirem na solidariedade.

Hoje muitas vezes fazer sucesso te expõe a riscos. Você estudar, se destacar, crescer, ter sucesso profissional numa sociedade em que faltam escrúpulos, muitas vezes isso te expõe a riscos. Não é esse o mundo que nós queremos, não é esse mundo que aguarda vocês, porque vocês vão mudar esse mundo, com certeza. Temos muita fé na geração de vocês. Obrigado Clóvis Messias por ter me dado a oportunidade de sempre presidir sessões para essas meninas, e entidades como essa.

Olha quem cumprimentou vocês aqui, até no último dia, que foi hoje, o prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, está cumprimentando e parabenizando vocês pelo trabalho. O secretário de Estado da Saúde, importante médico e professor, o Dr. David Uip; o secretário de Estado da Fazenda, professor Hélcio Tokeshi; o secretário de Planejamento e Gestão, professor Marcos Monteiro; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz Paulo Prazak; o desembargador Wilson Fernandes, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que fica na Rua da Consolação; o deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia que me sucedeu; os deputados estaduais Adilson Rossi, Coronel Camilo e Rogerio Nogueira. Estão prestigiadíssimas. 

Peço agora ao Cerimonial que conduza ao parlatório a Sra. Cássia Maria Tiengo Marono, Suprema Delegada da Ordem do Arco-Íris Para Meninas.

 

A SRA. CÁSSIA MARIA TIENGO MARONO - Boa noite a todos. Meu querido deputado Fernando Capez, pessoa na qual agradeço a todos os membros desta Casa, por sempre nos abrirem as portas e nos receberem com tanto carinho. Meus queridos secretários e representantes das potências maçônicas, minha querida irmã Cleude, digna grande matriarca da Ordem da Estrela do Oriente, minhas meninas lindas e maravilhosas que amo tanto.

Hoje é o dia de vocês, é um momento especial para que possamos nos confraternizar, e acima de tudo, pararmos para pensar um pouquinho sobre o valor que esta Ordem tem em nossas vidas, o valor que isso vai trazer para o futuro de vocês. Vocês realmente são pessoas privilegiadas, por fazerem parte desta Ordem, e nós, mais privilegiadas ainda, por fazermos parte do mundo de vocês, por vocês nos deixarem fazer parte desse mundo e ajudá-las a enfrentar as dificuldades que possam ter na vida, assim como vocês também nos ensinam, porque ninguém sabe tudo e ninguém sabe nada. É uma troca de experiências, e com isso crescemos cada vez mais.

 Eu agradeço de todo o coração às mães conselheiras e presidentes, que se empenharam com maior carinho para virem hoje aqui, para trazerem vocês, para que este plenário ficasse tão lindo e colorido como está hoje, porque vocês realmente enriquecem as nossas vidas e corações, são aquele arco-íris que surge após uma chuva, às vezes até uma tempestade, sempre para nos alegrar, fortalecer e nos fazer crescer cada vez mais. O futuro não pensem nunca em ter, pensem em ser, ser alguém que faça a diferença na sociedade, alguém digno, justo e de caráter. Que vocês possam ser grandes líderes, de coração puro, isso é o mais importante, é aquilo que a humanidade precisa.

Um beijo enorme no coração de todos, e minha gratidão a todas as assembleias aqui presentes que vieram nos prestigiar nesta noite tão maravilhosa, para que possamos nos confraternizar como uma grande família que somos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E agora a Presidência concede a palavra à Sra. Denise Aparecida Honorato de Morais, Suprema Delegada da Ordem do Arco-Íris Para Meninas.

 

A SRA. DENISE APARECIDA HONORATO DE MORAIS - Vocês devem estar perguntando porquê viemos as duas, a tia não teve a paciência de esperar. É porque estamos trabalhando juntinhas, eu e a tia Cássia: eu representando os Estados Unidos, e ela tomando conta de vocês no nacional. Faço as saudações da tia Cássia, e já feitas, vou aproveitá-las.

Meninas, a tia vai usar uma palavra que está muito na moda, o empoderamento. O que a tia quer é que neste dia de hoje, no Dia Internacional do Arco-Íris para Meninas, vocês tenham empoderamento da dignidade feminina. Que em suas escolas e igrejas, em seus lares, na sua comunidade, não tenham vergonha de serem honestas, justas, enaltecendo a natureza e o amor, a amizade, a fidelidade, o patriotismo. É tudo aquilo que pregamos nas Ordens. Não tenham medo de serem diferentes.

A tia fala isso porque nós aqui, vocês e nós tias, tios, familiares, precisamos manter esta Ordem. O futuro de uma nação se faz com pessoas como vocês, que prezam o caráter, a honestidade e a verdade. Estamos aqui não trabalhando somente para ter esses rostos e sorrisos lindos, mas pensando em algo muito maior, pensando no futuro do Brasil. Como já foi dito aqui, hoje está sendo empossado o prefeito desta enorme e magnífica cidade de São Paulo, que é um tio maçom. Ele é novinho, o Sr. Bruno Covas. O governador do estado de São Paulo também é um tio maçom, e está sendo empossado hoje, o Sr. Márcio França. Estivemos com o tio Ronaldo, grão-mestre, que foi na posse.

A nossa responsabilidade aumenta duplamente, vocês também fazem parte dessa família. O trabalho que eles vão fazer, vão fazer de um lado, e nós fazemos do outro, e vocês também vão cobrá-los, porque é uma família inteira, a Maçonaria é uma grande família. Então peço a Deus que proteja toda essa família maravilhosa, toda a Maçonaria que nos apoia, e todas as pessoas que trabalham conosco, que nos enaltecem e valorizam.

O fato de manterem esta homenagem a vocês nos valoriza e nos motiva a trabalhar, a manter e dizer que isso vale a pena. A tia sempre pregou que a Arco-Íris seria a maior escola de liderança do Brasil, mas quem faz esta Ordem são vocês. Então quem vai fazer o sucesso da Ordem são vocês, estamos nos pilares e no apoio, mas a Ordem é de vocês.

Que Deus as proteja e abençoe esta Ordem, e a todos nós, para que possamos continuar trabalhando, mantendo-a e fazendo-a crescer cada vez mais. Meu muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, maravilha.

 

A SRA. DENISE APARECIDA HONORATO DE MORAIS - Como o País está passando por toda uma dificuldade geral, dificuldades financeiras, acho que para não trazer algo que fosse fora das possibilidades das meninas, elas trouxeram um simples certificado. Nele está a nossa mensagem, o coração das meninas, nada material. O dinheiro não paga o orgulho que temos de sermos brasileiras, e estarmos aqui lutando por uma nação.

Eu gostaria que a Kelly, nossa linda e grande ilustre preceptora entregasse o certificado. A tia Rosali vai te ajudar.

 

* * *

 

- É entregue uma homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - É para mim? Muito obrigado.

 

A SRA. - E também ao nosso querido Clóvis, que tanto nos apoiou para que isso acontecesse, nos ajudando e orientando.

 

* * *

 

- É entregue uma homenagem.

 

* * *

 

A SRA. DENISE APARECIDA HONORATO DE MORAIS - Meninas, como um último recado, fazendo jus por a tia ser internacional, vamos organizar, após nossa grande assembleia, um intercâmbio. Começando pelo próprio Brasil e pelas meninas da Bolívia, vamos citar as regras e já trazer esta novidade na grande assembleia. Um intercâmbio entre as assembleias Arco-Íris Internacionais.

 

A SRA. - Meninas, eu só queria fazer uma pergunta. Tem rainbow aí?

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, parabéns. Bonito, grande exemplo. Você que está nos assistindo aqui deve estar morrendo de curiosidade para ver o que está escrito aqui, então vou ler para vocês. Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, esta Ordem tem as assembleias que fazem todas essas ações, essa caridade, tantas coisas boas, formam meninas de caráter para o futuro.

“Deputado Fernando Capez, a vida é construída por atitudes, que contribuem na formação da juventude de hoje para serem os líderes de amanhã”. Se hoje vocês estão aqui perseverando com trabalho, com comportamento e procedimento, é certo que num futuro muito próximo estarão em posições importantes, ou aqui mesmo falando para as futuras gerações. Eles me agradecem, “obrigado pelo apoio às nossas meninas”, à Kelly Cristina Oliveira, grande ilustre preceptora, a Rosali Moretti, grande mãe conselheira, e a Cássia Tiengo Marono, Suprema Delegada. Está aqui. Parabéns a vocês, muito obrigado pela homenagem.

Estávamos aqui quebrando a cabeça, por que uma Ordem tão importante, que faz coisas tão bonitas, forma essas meninas com mentalidade saudável, se chama “Ordem do Arco-Íris”? Recebi da minha assessoria, que já consultou as responsáveis pela Ordem, a Bíblia Sagrada. Estou no livro de Gênesis, primeiro livro de Pentateuco, no capítulo nove, versos 11 a 17. Vou ler para vocês: “Eu faço a seguinte aliança com vocês: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio, e nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra. Como sinal dessa aliança de Deus conosco, como sinal dessa aliança que estou fazendo para sempre com vocês e todos os animais, vou colocar meu arco nas nuvens.

O arco-íris será o sinal da aliança que faço com o mundo. Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e todos os seres vivos. E assim não haverá outro dilúvio para destruir os seres vivos. Quando o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei, e lembrarei da aliança que fiz para sempre com todos os seres vivos que há no mundo. O arco-íris é o sinal da aliança que faço com todos os seres vivos que vivem na Terra”.

Vocês certamente estão numa missão abençoada por Deus. Essa aliança de Deus com os seres vivos, vocês têm a missão de propagar essa aliança também de ser vivo para ser vivo, para que todos juntos atuemos com esperança na busca do pote de ouro. E o que é esse pote de ouro se não alcançar a felicidade suprema, fazendo a felicidade do próximo? Quem tem um coração repleto de amor, não sente tristeza por não possuir o alheio, Mas faz da alegria do outro a própria felicidade.

Por isso que esta sessão é tão importante. Simples, sem aquela formalidade que compõe as sessões solenes, mas humana, repleta de emoção e sentimento. Deus abençoe vocês meninas e aquelas pessoas que são responsáveis por esta Ordem. Parabéns pelo trabalho que vocês realizam.

Estava um dia no Jardim Botânico com a minha filhinha Maria Eduarda, pequenininha na época. Ela pediu um sorvete e começou a tomar com uma vontade, e de repente ela falou: “Papai, já acabou?” O que é bom passa rápido, e assim foi esta sessão solene.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, eu peço sempre a todos os meus integrantes, assessores e amigos virem prestigiar as sessões solenes, mas nem todos vêm.

Então vamos falar o nome de quem veio, até para estimular os que costumam faltar para virem na próxima. Quero agradecer a Delmíndia Costa, essa moça sorridente com ou sem motivo; a Fabinha, integrante da nossa equipe; o Cláudio; o Rogério Catalano, pastor; o Rogério, filho da dona Anita e grande assessor; o Zé Carlos da Igreja Anglicana; o Pascoal da Catedral Anglicana; o Toninho Câmara que faz um lindo trabalho em Guarulhos; o Hugo Prono; o Marcos Pitter; o Bruno de Cotia. o Luís Nascimento; Daniel Thozi e Clóvis Messias.

Agradeço aos funcionários dos serviço de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Assembleia, das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido todos para uma confraternização agora, no Salão Waldemar Lopes Ferraz.

Está encerrada a sessão. Boa noite.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 09 minutos.

 

* * *