http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

9 DE ABRIL DE 2018

21ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE HOMENAGEAR OS 50 ANOS DOS VENCEDORES POR CRISTO E JOVENS DA VERDADE

 

Presidente: VAZ DE LIMA

 

RESUMO

1 - VAZ DE LIMA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE VAZ DE LIMA

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, para "Homenagem aos 50 Anos dos Vencedores por Cristo e Jovens da Verdade", por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - ROBERTO DE LUCENA

Deputado federal, saúda os presentes. Parabeniza o deputado Vaz de Lima pela iniciativa da solenidade. Informa que a Igreja Jesus para Cristo e a Câmara dos Deputados cumprimentam as entidades homenageadas. Considera a adoração e o louvor mecanismos de conquista de almas para Jesus. Afirma-se filho de pastor e neto de diácono. Aduz que o trabalho missionário busca a excelência de obreiros. Narra breve relato do início de seu magistério. Faz louvor em defesa da vida do pastor Jaime Kemp.

 

5 - CARLOS BEZERRA JR.

Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Afirma que a solenidade reveste-se de simbolismo. Enaltece o legado espiritual das entidades homenageadas. Aduz que das funções parlamentares, talvez a mais complexa é a de homenagear. Assevera que o registro da solenidade, nos Anais desta Casa, promove o apontamento de exemplos, de referencias e de caminhos a serem seguidos. Reconhece-se fruto da influência do ministério. Enaltece a inovação na linguagem musical evangélica. Faz agradecimentos aos homenageados.

 

6 - PRESIDENTE VAZ DE LIMA

Anuncia as exibições dos vídeos institucionais intitulados "Jovens da Verdade da Estrada" e "Conheça o Acampamento Jovens da Verdade".

 

7 - JASIEL BOTELHO

Reverendo e presidente do Jovens da Verdade, saúda os presentes. Manifesta-se emocionado por participar da solenidade. Afirma que aqui estão os "Dinossauros da Verdade". Atribui especial valor à lei, naturalmente legislada, e à graça, o equivalente divino. Rememora que fora contra a ditadura da opressão e do erro. Lembra o consumo do LSD, no País, em mesma época, combatido pelo acampamento. Faz referências a músicas de hinos e de corais influenciadas pelos ritmos de Roberto Carlos. Aduziu que há certa dificuldade em receber honrarias. Mostra-se grato pela homenagem. Acrescentou que sua origem é nordestina e que fora muito bem recebido pelo povo paulista.

 

8 - PRESIDENTE VAZ DE LIMA

Anuncia a reprodução das músicas "Ergo as Minhas Mãos"; "Hei, Preste Atenção"; e o "Hino dos Jovens da Verdade". Anuncia a exibição do vídeo "Vencedores por Cristo Desde 1968".

 

9 - UASSYR VEROTTI FERREIRA

Presidente do Vencedores por Cristo, cumprimenta os presentes. Manifesta-se emocionado pelo recebimento da homenagem. Afirma que dedica-se a honrar pessoas. Valoriza membros envolvidos nos bastidores da instituição.

 

10 - JAIME KEMP

Pastor fundador do Vencedores Por Cristo, saúda os presentes. Informa que estivera em seminário com dez horas de duração, em Santa Catarina. Lembra que quando chegara ao Brasil, o País contava com cerca de 4 milhões de evangélicos, mas que atualmente é a expressão de fé de aproximadamente 52 milhões de pessoas. Afirma que há 51 anos vive no Brasil. Discorre acerca da introdução de instrumentos musicais nos cultos. Assevera que todo louvor é destinado a Deus. Comenta o treinamento de cerca de seiscentas pessoas, com o intuito de propagar o Evangelho a partir da música. Agradece ao deputado Vaz de Lima pela iniciativa da solenidade.

 

11 - PRESIDENTE VAZ DE LIMA

Anuncia o louvor "Vencedores por Cristo" e a interpretação das músicas "Teus Altares" e "Música nas Estrelas".

 

12 - LUCITÂNIA EGG VEROTTI

Missionária do Vencedores Por Cristo, saúda os presentes. Manifesta sentir-se privilegiada por participar da solenidade. Comemora os 50 anos da entidade. Discorre acerca de sua mudança de Minas Gerais para São Paulo, com o intuito de estudar Teologia. Acrescenta que o grupo homenageado favorecera o exercício de seu magistério, desde seu ingresso. Conclui que sua missão é incentivar a realização de sonhos, amparada pela leitura e estudo da Bíblia. Enaltece o valor da família.

 

13 - PRESIDENTE VAZ DE LIMA

Anuncia o louvor "Salmo 96", realizado por Nelson Bomilcar. Informa a entrega de placa ao Sr. Jasiel Botelho e ao Sr. Uassyr Verotti Ferreira. Comenta o surgimento da intenção de homenagear os grupos. Tece considerações sobre o despertar de sua atividade ministerial, após conhecer a segunda equipe de "Vencedores Por Cristo", em São José do Rio Preto, em 1969. Estabelece relação entre o exercício do pastoreio e o ingresso na política, em Bebedouro, nos idos de 1976. Atribui à citada entidade a graça de ter conhecido sua esposa.

 

14 - IVANI VAZ DE LIMA

Esposa do deputado Vaz de Lima, saúda os presentes. Afirma que a presente solenidade abençoa esta Casa. Informa que há oito pastores e três missionários presbiterianos, em sua família. Comenta atividades exercidas na Terceira Igreja do Brás. Lembra estudos bíblicos em Cianorte, e seu retorno em razão de um incêndio. Cita presença habitual, por três anos, no grupo das Carmelitas. Noticia que em 1969, em pregação em praça pública, conhecera Vaz de Lima, seu marido. Reflete sobre como Deus age na escuridão. Acrescenta que o estado de São Paulo agradece os inúmeros frutos gerados pelo trabalho do "Vencedores por Cristo" e do "Jovens da Verdade". Aduz que a transformação na vida de pessoas ilustra a presença da luz de Jesus.

 

15 - PRESIDENTE VAZ DE LIMA

Anuncia benção apostólica, realizada pelo pastor Sérgio Leoto. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Vaz de Lima.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Neste momento daremos início à sessão solene com a finalidade de homenagear os 50 Anos dos Vencedores por Cristo e Jovens da Verdade.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 14 de abril, às 21 horas, pela NET - canal 7; TV Vivo - canal 9; e pela TV Digital - canal 61.2.

Convido para compor a Mesa o deputado estadual Vaz de Lima; o deputado federal Roberto de Lucena; o reverendo Jasiel Botelho, presidente do Jovens da Verdade; Uassyr Verotti Ferreira, presidente do Vencedores por Cristo; Dr. Luiz Caseira, vice-presidente do Vencedores por Cristo; presbítero Azor Ferreira, conselheiro emérito do Jovens da Verdade. Podem sentar, por favor.

Com a palavra, o deputado estadual Vaz de Lima.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Trata-se de uma sessão solene, então temos que fazer toda esta formalidade, porque tem Ata, está registrado. Esta sessão foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear os 50 Anos dos Vencedores por Cristo e do Jovens da Verdade, ambos surgiram em 1968.

Convido a todos para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Além dos integrantes da Mesa que já foram nominados, estão conosco o vereador de Arujá, onde fica a sede do Jovens da Verdade, Luiz Fernando, é uma alegria tê-lo aqui. Alexandre Abreu, líder da Banda dos Vencedores por Cristo; Lucitânia Egg Verotti, missionária dos Vencedores por Cristo; Ivone Botelho, que tolera esse homem há tanto tempo, missionária do Jovens da Verdade.

 Sérgio Leoto, ex-missionário do Vencedores por Cristo; André Lima Botelho, vice-presidente do Jovens da Verdade; reverendo Uassyr Pereira, presidente da Sociedade Bíblica; pastor Valdo Romão, ex-secretário geral da Convenção Batista do Estado de São Paulo; nosso ícone, pastor Jaime Kemp e a esposa Judith Kemp, fundadores do Vencedores por Cristo, assim como o Jasiel e outros fundaram o Jovens da Verdade.

Com muita alegria estamos recebendo aqui, ainda que por passagem rápida, mas fez questão de estar conosco, uma pessoa muito especial para nós, para mim pessoalmente, meu grande amigo e companheiro, o reverendo Roberto de Lucena, deputado federal outra vez, fomos deputados federais na outra legislatura, quando eu estava em Brasília. Já foi presidente da Igreja O Brasil Para Cristo, que todos nós conhecemos bem.

Vou dar palavra para ele, e em seguida já vou liberá-lo para ir embora, porque ele tem voo em Guarulhos, e não pode perder, porque já tem compromisso amanhã logo cedo em Brasília. Desde já te dou um abraço, e te libero para ir embora, muito obrigado por ter vindo. O Roberto é pastor de Arujá, e o irmão foi vice-prefeito em Santa Isabel, cidade próxima. Ele vai fazer seu pronunciamento e já vamos liberá-lo, porque já fez bastante em estar aqui nos prestigiando. Obrigado, meu irmão.

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Quero cumprimentar com muita satisfação e honra o ilustre deputado estadual Vaz de Lima, que já presidiu esta Casa, e que é na vida pública um verdadeiro José de Arimateia, um homem que honra este parlamento, a fé evangélica e a confiança dos amigos. Quero parabenizar o deputado Vaz de Lima pela iniciativa desta oportunidade, tendo proposto a Mesa ao Colegiado de Líderes, esta sessão solene que homenageia de maneira justa a história do Jovens da Verdade e do Vencedores por Cristo. Quero pedir a todos os presentes um aplauso com muita justeza à V. Exa., por tudo que representa para todos nós.

Quero saudar com satisfação o reverendo Jasiel Botelho, meu amigo de longa data, meu irmão e companheiro; o reverendo Uassyr Verotti Ferreira, presidente do Vencedores por Cristo; Dr. Luiz Caseira, vice-presidente do Vencedores por Cristo; o presbítero Azor Ferreira. Gostaria de tomar a liberdade de, em nome da Dr. Ivanir Vaz de Lima e também da Ivone, cumprimentar todas as mulheres aqui presentes.

Presidente, muito rapidamente nesta saudação que V. Exa. por generosidade me permite fazer, quero trazer primeiro o abraço a estas duas instituições, a Jovens da Verdade e a Vencedores por Cristo. Um abraço da Igreja O Brasil Para Cristo, que completou 62 anos de fundação com um trabalho voltado à evangelização deste País, que é exatamente o sonho que envolveu os pioneiros dos movimentos que homenageamos nesta noite. Quero também trazer a saudação da Câmara dos Deputados à V. Exa., e também aos homenageados desta noite.

Jovens da Verdade e Vencedores por Cristo são como asas de um mesmo pássaro, são parte de um mesmo sonho, que influenciou toda uma geração. Influenciou na busca da excelência, do louvor e da adoração na igreja, rompendo com um estilo e estigmas, e abrindo as portas de uma nova dimensão de adoração e de louvor, associados à fome da evangelização, à busca da conquista das almas para o reino do Senhor Jesus.

Jovens da Verdade em Arujá, sou de Santa Isabel e filho de pastor, sou pastor há 32 anos, meu pai foi pastor por 40 anos e neto de diáconos. Sou da terceira geração de obreiros da Igreja O Brasil Para Cristo. Se no Brasil é inegável a influência dos Jovens da Verdade, nossa região foi influenciada de maneira muito intensa e forte por todo o trabalho missionário, pela busca da excelência na formação de obreiros e missionários, no compromisso com o reino de Deus. Portanto, quero louvar a Deus, porque honrar e homenagear aqui os Jovens da Verdade e Vencedores por Cristo, é voltar num momento muito rico da minha juventude, do início do ministério, lembrar-me daquilo que vivemos e foi ministrado é trazer à memória aquilo que nos traz esperança.

Por isso, Vencedores por Cristo, quero que vocês recebam minhas homenagens, e o reconhecimento e respeito da Igreja O Brasil Para Cristo. Jovens da Verdade, da minha querida Arujá, que em nome do Jasiel e da Ivone, toda a diretora, vocês recebam o meu aplauso, o nosso reconhecimento e respeito. Eu não poderia finalizar minhas palavras sem também louvar a Deus pela vida do pastor Jaime Kemp e sua esposa Judith, que nesse mesmo período em que Deus levantou Jovens da Verdade, também o trouxe para o Brasil, e fez com que voltado para outra área da igreja eles fossem, naquele momento e até hoje, a bênção para a família e para a igreja evangélica brasileira.

Quero finalizar minhas palavras agradecendo a generosidade de Vossa Excelência, muito obrigado. Parabéns Jovens da Verdade e Vencedores por Cristo. Parabéns deputado Vaz de Lima pela iniciativa. Que Deus vos abençoe. Que Deus abençoe São Paulo e o Brasil, meu muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Boa viagem. Chegou agora aqui também o deputado Carlos Bezerra Jr. Já o comuniquei que é sua vez de falar, então vou dar a palavra para ele, depois ele pode vir se sentar à Mesa. Nosso irmão da Comunidade da Graça.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Muito boa noite a todos e a todas. Gostaria de cumprimentar especialmente o presidente desta sessão, colega de bancada e amigo, irmão, e sempre presidente desta Casa, o deputado Vaz de Lima. Cumprimentá-lo pela oportunidade de propor esta sessão, que se reveste de simbolismo, pelo reconhecimento a um ministério, ao trabalho que vai para muito além de um homem ou uma equipe, que formou e influenciou gerações de pastores e pastoras, missionários e missionárias, jovens, líderes evangélicos, que influenciam todo o País nestes 50 anos de ministério. Aliás, quem diria Carlos, 50 anos de ministério do Jasiel, e ele não envelhece.

Eu queria cumprimentar especialmente o amigo precioso, querido e amado por mim, minha família e meu pai, que aprendi a amá-lo e respeitá-lo desde a infância, Jasiel Botelho. E ao cumprimentá-lo, reconheço seu legado espiritual, seu trabalho e o do ministério Jovens da Verdade. Queria cumprimentar, para não me estender nesta longa nominata, o Jasiel e o Uassyrzinho, em nome de quem cumprimento todos os presentes, e cumprimento as mulheres na pessoa da amiga querida, Ivanir Vaz de Lima, que também tem um belíssimo trabalho político. Cumprimento todos vocês na pessoa de outro amigo precioso e especial, o pastor Carlos Bregantin, que está aqui nesta noite, pastor por quem tenho carinho, apreço e imenso respeito.

Uma brevíssima palavra de saudação. Mesmo gripado e com toda a correria desses dias, não podia deixar de passar aqui, de estar nesta homenagem e reconhecimento. Eu costumo dizer que, como parlamentares, temos três funções básicas entre tantas do nosso trabalho: legislarmos, fiscalizarmos as ações do Executivo e homenageá-los. Vou dizer uma coisa para você Jasiel, o Vaz com a experiência longa que tem de tantos anos de contribuição sabe disso. Acho que a tarefa mais complexa é homenagear, para quem, como nós, como o Vaz e tantos outros, leva a sério a homenagem, o reconhecimento, porque quando homenageamos alguém no espaço do Legislativo, isso entra para os Anais da história, é feito um registro histórico.

Daqui 30, 40, 50 anos as pessoas vão passar por aqui e vão ver quem homenageava quem, como homenageava. É uma imensa responsabilidade para quem faz isso com critério, porque quando você homenageia alguém num espaço deste, que é a Casa do povo paulista, você aponta exemplos e caminhos a serem seguidos, referências. Você faz reconhecimentos, mas aponta caminhos, e vou dizer uma coisa, no momento em que vivemos em um País de tanta carência de referências, de exemplos, nada mais justo, Vaz, do que fazer o que você fez aqui nesta noite, reconhecer o ministério Jovens da Verdade e Vencedores por Cristo, de homens e mulheres de Deus que legaram tanto espiritualmente o nosso Estado.

Vim aqui exatamente por causa disso, porque também me considero um fruto da influência do ministério de vocês, seja ele musical, a grande revolução e inovação foi na linguagem musical e cultural evangélica, proporcionada pelo movimento Vencedores por Cristo. Nós mesmos na nossa Comunidade da Graça, temos alguém que também foi influenciado, o Ademar de Campos. Olhamos para vocês, e tantos de vocês em tantas igrejas e movimentos pelo País todo, seguem influenciando, as músicas seguem sendo cantadas, se imortalizaram.

Mas também vemos, Jasiel, a contribuição do JV. Eu tenho uma ligação afetiva, porque me lembro de quando eu tinha três, quatro, cinco anos e ia lá com meu pai, que não saía de lá. Nos fazia passar um frio que vou te falar, nos levava no acampamento, e ficávamos finais de semana. Eu me lembro daquela efervescência, daquela inovação e grande contribuição, eu ainda era garoto, fui crescendo. Me lembro da emoção, depois de muitos anos distante do JV, quando a convite do seu filho, o Marquinhos, um dos amigos mais queridos que tenho, um menino precioso que trabalhou comigo, tem um ministério brilhante, fui lá falar. Me lembro da emoção de falar naquele lugar, tive o privilégio de ouvir e receber tanto, de repente eu tinha a oportunidade de falar.

O mais encantador foi perceber que ali a mesma essência permanecia viva, a essência do evangelho simples, transformador, subversivo e revolucionário de Jesus de Nazaré. Eu não podia, depois de ter vivido tudo isso e ter sido influenciado por isso, depois de ter recebido isso na minha própria família, deixar de vir aqui nesta noite e deixar meu testemunho vivo.

Digo, em nome desta Casa, como deputado, Jasiel, Uassyrzinho, irmãos e irmãs, muito obrigado, em meu nome, como cristão e cidadão. Vocês orgulham a história do Evangelho de Jesus nesta Pátria. Muito obrigado, em nome dos mais de 130 mil paulistas que represento nesta Casa, Deus os abençoe, e que brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que eles vendo isso tudo, as boas obras, o testemunho e tudo que vocês fizeram, glorifiquem o pai de vocês que está no céu. Deus os abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Convido o deputado para sentar conosco na Mesa, estou ladeado dos dois presentes, mais um deputado, o vice-presidente.

Vamos assistir agora a dois vídeos institucionais, um do Jovens da Verdade da Estada, e depois o Conheça o Acampamento Jovens da Verdade.

 

* * *

 

- São exibidos os vídeos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vamos dar a palavra para o reverendo Jasiel Botelho.

 

O SR. JASIEL BOTELHO - Boa noite. Nem acredito que estou aqui hoje à noite, eu escrevi o que ia falar, mas rasguei e joguei fora, porque a emoção está muito grande, já estamos comemorando há duas semanas, secou as lágrimas de choro. Não esperávamos, chegou de surpresa esses 50 anos. Aquela coisa toda, vocês já estão cansados de ouvir, então vamos pular essa parte.

Nós Jovens da Verdade, que não somos mais jovens, aqui estão os dinossauros da verdade, poucos são jovens. Queria que ficassem em pé os dinossauros da verdade, só para vocês verem, foram eles que fundaram o Jovens da Verdade. São todos avós, já casados, daqui a pouco cantarão aqui, vocês vão ver. Obrigado, podem sentar.

Eu perguntei ao deputado Vaz de Lima, e são 94 deputados aqui. Esta é uma Casa de Leis, naturalmente vocês têm aqui as reuniões para fazer as leis, para tornar nossa sociedade mais justa. Interessante, porque também trabalhamos com a lei. O Jovens da Verdade entende essa questão da lei, a sociedade precisa de lei, mas trabalhamos com a graça. Claro que os deputados talvez não entendam tanto isso que vou falar aqui, mas creio que todos aqui, a maioria pelo menos, vai entender o que quero compartilhar com vocês nesta homenagem.

Trabalhamos com a graça, e é muito importante dizer isso, porque sabemos que a sociedade precisa da lei, e a lei, pelo menos nestes dias, está bem representada e foi cumprida. Está todo mundo, pelo menos uma boa parte dos brasileiros, felizes com isso. Vocês sabem o que estou falando, então a lei está em alta. Sempre que encontro um policial, faço questão de cumprimentar e dizer: “Parabéns”, a Polícia Federal está em alta, isso é muito importante.

Quero dizer para vocês deputados, Vaz de Lima e outros, que a lei está em alta, e vocês precisam aproveitar, mas a sociedade também precisa de graça. É aí que entrou não só o Jovens da Verdade e o Vencedores por Cristo,mas também o Palavras da Vida, ABU, tantas organizações, e as igrejas evangélicas em geral. Nós entramos com a graça, que é a lei de Deus. Perguntaram para Jesus: “Mestre, resuma qual é a lei de Deus, como você resume?” E Jesus disse: “Amar a Deus sob todas as coisas e ao próximo”. Essa é a lei de Deus, que é a graça, é onde entramos.

Quando começamos em 68, estávamos em pleno regime militar, eu lembro de colegas meus, estudantes, jovens que foram à luta contra o regime militar, e o Jovens da Verdade também foi à luta, não necessariamente contra o regime, mas contra a ditadura da opressão, do pecado e do erro. Naquela época estava chegando ao Brasil as drogas, o LSD, a cocaína, com o movimento hippie que começou nos Estados Unidos, e veio para cá a casa de recuperação, influenciado pelo David Wilkerson. Nós tínhamos acabado de comprar nosso acampamento. O desafio da juventude naquela época eram drogas, sexo e rock and roll, começamos essa luta contra as drogas, não contra o rock, e a questão da pureza sexual. Era a nossa pregação.

Uma coisa interessante de lembrar é que, mesmo sob o regime militar, onde era proibido fazer ajuntamento na cidade sem a devida autorização, nós do Jovens da Verdade, eu não lembro os Vencedores, porque os Vencedores eram os primos ricos. Chegou um tal de Jaime Kemp, com propostas e uma música top. Nós, primos pobres, começamos com músicas bem simples, influenciados não pelo rock, mas por aquela turma do Roberto Carlos. Nós só tínhamos músicas de hinos e corais, havia um pouquinho da música pentecostal, mas como íamos cantar? Éramos tão presbiterianos. Tivemos que criar uma música brasileira, acho que essa foi uma das grandes contribuições, claro que o Vencedores contribuiu com a música top, nós éramos mais pobres.

É interessante que, em pleno regime militar, fizemos durante 15 anos ao ar livre no centro de São Paulo, no Largo da Misericórdia. Toda terça e quinta fizemos, e foi uma experiência fantástica, milhares se decidiram e tornaram-se pastores, é bom que se diga isso. Como o deputado falou, temos um pouco de dificuldade com esse negócio de honra e agradecimento, porque aprendemos com o Amílcar Ovídio Borba, que louvor só a Deus. Hoje sabemos que quem honra, honra, mas temos uma certa dificuldade de receber qualquer honra, porque ficamos com aquele sentimento que estamos roubando a honra que deve ser somente de Deus.

Queria dizer a esta Casa de Leis que nós estamos muito agradecidos, não esperávamos que chegasse a 50 anos, estamos todos velhos. Eu agradeço a Deus por estar vivo, porque alguns dos nossos já foram embora, e Deus já me chamou várias vezes, mas ando meio surdo, eu e o Azor. Ele está com 85 anos, e eu com 70. Mas agradecemos a Deus por estarmos vivos e vendo isso. Obrigado Vaz de Lima e Carlos Alberto, isso faz bem ao coração, estar nesta Casa de Leis.

Nós agradecemos muito a São Paulo, todos nós, por ter nos recebido tão bem, a missão aqui cresceu, e provavelmente esta Casa contribuiu para nos dar essa prosperidade, neste estado e nesta cidade, que nos recebeu tão bem. Sou nordestino, mas fui tão bem recebido. Minha esposa é de Goiás, e tantos Jovens da Verdade aqui são de outros estados, chegamos aqui e fomos muito bem recebidos por esses paulistas. Quando cheguei recebi muito bullying porque era do Nordeste, mas hoje me sinto paulista já.

Que Deus abençoe vocês também. Que tenham um coração que traga leis mais justas para nós, mas as que vocês têm feito já nos protegem e deixam orgulhosos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vamos quebrar um pouco a conversa e vamos cantar.

 

* * *

 

- São reproduzidas as músicas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Muito bom. Agora saindo de cena os Jovens da Verdade, vamos para Vencedores por Cristo. Vamos fazer uma viagem nesta história. Começaremos assistindo ao vídeo Vencedores por Cristo Desde 1968, e depois ouviremos a palavra do Uassyr, do pastor Jaime Kemp, seguindo em nossa programação, vamos cantar também. Primeiro o vídeo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB -  Vamos chamar à tribuna o Sr. Uassyr Verotti Ferreira, atual presidente do Vencedores por Cristo, juntamente com o pastor Jaime Kemp, o primeiro deles todos. Eles vão compartilhar este momento juntos, e depois entraremos no momento do louvor do Vencedores, com algumas músicas.

 

O SR. UASSYR VEROTTI FERREIRA - Boa noite a todos. É uma emoção muito grande estar aqui, vocês nem imaginam como está meu coração, a mil por hora, pelo local, por esta cerimônia tão especial para nós. Quero agradecer pelo privilégio deputado, por esta homenagem que estamos recebendo.

Como vocês viram na história, assumi o último momento na liderança de vencedores. Quando cheguei os caminhos já estavam abertos, então foi muito mais fácil e prazeroso trabalhar depois que muitos passaram por trás, mas hoje é um dia de honrar pessoas também, que ajudaram a fazer a missão. Eu queria lembrar de duas pessoas que estão aqui, que eram dos bastidores, a Lídia Rosina e a Leonilda Sider, queria que elas levantassem. Essas meninas seguraram rojão muitas vezes nos Vencedores, e temos uma palavra de gratidão para vocês. Eu queria chamar o Jaime aqui, porque é nosso fundador. É um privilégio poder seguir esse caminho.

 

O SR. JAIME KEMP - Boa noite, em nome de Jesus. Minha voz está fraca, porque estava em Santa Catarina nesse fim de semana, e o seminário de dez horas desgastou, mas estou aqui e me sinto honrado, com minha esposa, por podermos passar esses momentos com vocês, pensando primeiramente naquilo que Deus tem feito na vida do Jovens da Verdade e Vencedores por Cristo.

Primeiramente queria agradecer ao Jasiel e à Ivone, que têm sido amigos, o Jovens da Verdade e o Vencedores por Cristo começaram praticamente juntos, e temos caminhado em alguns projetos juntos. Louvamos a Deus pela vida desse casal. Também queria lembrar especialmente o Uassyr e a Lucitânia, atuais diretores do Vencedores por Cristo, pelos muitos anos que eles vêm trabalhando, eu sei porque meu escritório fica perto do Vencedores por Cristo, e muitas vezes temos chorado, compartilhado e orado juntos sobre nossos ministérios e as dificuldades que enfrentamos. Muito obrigado pelo muito trabalho de vocês, são muito especiais.

Em três dias, eu e a Judith vamos completar 51 anos aqui no Brasil, quero que vocês entendam quanto amor nós sentimos pelo Brasil. É óbvio que muitas mudanças têm acontecido nesses 50 anos, quando chegamos ao Brasil, a igreja tinha três, quatro milhões no máximo. Hoje as últimas estatísticas são de aproximadamente 52,2 milhões de evangélicos no País, louvai ao Senhor por isso, é uma coisa tremenda. Ficamos honrados de pensar que talvez Deus tenha nos usado para participar desse evangelismo e crescimento da igreja.

Três coisas que quero destacar: num dos primeiros anos, sofremos com os preconceitos sobre instrumentos. A igreja naquela época tinha seu hinário, os presbiterianos, batistas, etc, o órgão e o piano no máximo, no louvor da igreja. Aí que vem Vencedores por Cristo logo de cara com banjo, guitarra, baixo, isso assustou alguns pastores e congregações. Nos primeiros anos nós sofremos um pouquinho, mas graças a Deus hoje parece ser permitido ter uma orquestra na sua igreja e não há problema nenhum.

A segunda coisa que quero destacar é a música, porque quando Jaime Kemp chegou, treinado na área de música, logo percebi que os brasileiros estão cheios de música. Chegamos em 67, há 51 anos, logo o primeiro conjunto Vencedores por Cristo, aquela coisa na frente, mas logo caiu a ficha que os brasileiros são muito capazes de fazer sua música e seu louvor.

Então a partir da terceira equipe que foi para o Rio Grande do Sul mudamos a posição, todo mundo com banjo, guitarra, baixo, e tivemos algumas dificuldades. Mas daí para frente produzimos, como já foi mostrado no filme, vários compositores brasileiros. Hoje muito da música que a igreja brasileira canta, é desses compositores, todo louvor vai para o nosso Deus. É sempre um perigo falar alguma coisa que tenha acontecido, e esquecer de dar glória a Deus, então quero deixar muito claro que foi Deus que fez tudo isso.

E a terceira coisa, e talvez mais importante, entre as 63 equipes que têm viajado pelo País e internacionalmente, temos treinado 600 pessoas. Dessas, mais umas 250 estão no ministério em tempo integral - missionários, músicos, pastores, etc. Então esse foi nosso alvo principal, discipular, treinar jovens para servirem em suas igrejas. Muitos brasileiros quando olham para os Vencedores, pensam que é música, na verdade usamos música para, através dela, comunicar o evangelho, nosso testemunho, mas atrás disso foi a visão de treinar. Foi há exatamente 50 anos atrás, no mês de abril, que o primeiro conjunto de Vencedores por Cristo, com 16 pessoas, estava treinando. Todo fim de semana saímos para Minas Gerais e Espírito Santo, agora se passaram 50 anos. Estamos com uma equipe de 63 e vamos para Portugal, e Deus abençoe ricamente isso, os portugueses estão babando com a música brasileira.

Eu queria agradecer ao deputado Vaz de Lima, pela iniciativa de humanizar esse grupo, e agradecer a Deus pelo ministério Jovens da Verdade. Eu tive a oportunidade de ministrar no acampamento deles, e aos poucos continuam ajudando o Vencedores por Cristo através desses anos. Eu até sonhei em pegar os filhos e netos dos originais e levar uma equipe para a Angola, Portugal e Moçambique, com essa pequena idade de 78 anos que tenho. Muito obrigado Brasil, vocês estão no nosso coração, nós amamos o povo brasileiro e agradecemos, porque levantamos vários ministérios nessa época, incluindo o Vencedores por Cristo. Deus abençoe vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vamos ao louvor dos Vencedores.

 

O SR. ALEXANDRE ABREU - Meu nome é Alexandre Abreu, e faço parte dessa nova geração do ministério Vencedores por Cristo, já integro o ministério há 20 anos. Fazer parte dessa história é um privilégio muito grande e, sobretudo, estar aqui nesta noite podendo participar desta homenagem, estou com o coração extremamente grato. Obrigado a Deus e todos os presentes, e a todos que organizaram esta linda homenagem. Queria apresentar rapidamente: Crisliane Belato, no teclado Felipe Moraes; Ismael na guitarra; Alejandro na bateria e Gilson Barbosa no contrabaixo.

Eu aprendi e decorei muitos versículos bíblicos por meio das canções do ministério Vencedores por Cristo, e acredito que muitos aqui também. Eu queria convidar vocês a cantar comigo essa canção que Jorge Camargo compôs, baseada no Salmo 84.

 

* * *

 

- É executado o louvor.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vamos ouvir agora a nossa menina, Lucitânia.

 

A SRA. LUCITÂNIA EGG VEROTTI - Boa noite. Me sinto privilegiada de estar aqui com vocês, e principalmente como uma voz feminina. Muito obrigada deputado por este convite, este privilégio que o senhor nos dá, para estarmos aqui nesta comemoração. Eu sou muito festeira e gosto de comemorar as coisas, e 50 anos nós não fazemos todos os dias. Precisamos ter oportunidades, e 50 anos precisa de história para contar, não é de um dia para o outro.

Queria contar um pouco da minha história na missão Vencedores por Cristo. Sou mineira de Belo Horizonte, e aos 15 anos Deus me resgatou de uma situação bem difícil da minha vida, eu pude entregar minha vida a ele, e conheci Deus através da Palavra. Fui ensinada a ler a Palavra, começando pelo Evangelho de João, e ali pude conhecer Jesus, e aceitá-lo como meu salvador pessoal. Comecei a congregar numa igreja em Belo Horizonte, e em 1980 uma equipe de Vencedores por Cristo foi participar na minha igreja. A 32ª equipe foi lançar o LP, naquela época, fiquei encantada com aquele grupo, no meu coração eu tinha esse desejo de participar de uma equipe como essa.

Fui criada no meio da música, cantando muito samba e bossa nova com meu pai, roda de samba em família, fazendo serenatas. Então sempre gostei muito de música, e quando vi aquele conjunto chegando, falei: “Eu quero isso para minha vida”. A equipe saiu de Belo Horizonte, escrevi uma cartinha para os Vencedores, pedindo uma oportunidade de participar de uma equipe, e para minha surpresa, fui aceita. Nas férias seguintes, fui viajar com uma dessas equipes de treinamento. Viajei por um mês aos finais de semana, para o treinamento, e depois um mês inteiro pela viagem missionária, e no terceiro mês a equipe participava das igrejas dos membros, devolvendo os membros para aquela igreja como uma pessoa treinada.

Naquela equipe eu senti o toque de Deus, e gostaria de estar no ministério, mas como sair de Belo Horizonte? Minha casa com nove filhos, meus pais super- tradicionais, como falar que vou estudar em outra cidade? E naquela época não havia o curso de teologia em Belo Horizonte, eu tinha que vir para São Paulo, e não foi fácil sair de casa, foi com a bênção dos meus pais, mas parecia que eu estava indo para um enterro.

Vim para São Paulo, vim para a faculdade teológica correr atrás dos meus sonhos, porque queria fazer teologia, e naquela época uma mulher fazia teologia para quê? Não será pastora, não terá espaço, mas fui correr atrás do meu sonho. Graças a Deus o ministério de Vencedores abriu todo o espaço para eu exercer meus dons e talentos, foi um ministério que escancarou as portas. Ali eu tive meu seminário prático, e pude falar de Jesus, eu pude estudar a Bíblia, preparar estudos bíblicos, tinha espaço para falar da palavra de Deus, aquilo que eu mais amava fazer.

Os anos foram passando, e logo em seguida Vencedores nos convidou para passar um tempo ali. Nesse tempo eu já conheci o Uassyr na equipe, depois nos casamos, e o Vencedores nos convidou para que pudéssemos passar um tempo ali. O Uassyr trabalhava na Rede Globo, eu trabalhava no Centro Cultural São Paulo, e nós decidimos passar um tempo junto à missão, esse tempo dura até hoje. Não conseguimos sair do ministério e deixar a nossa paixão de falar de Jesus, de exercitar e colocar em prática o dom que Deus colocou em nosso coração. Hoje aos 60 anos, minha função é falar sobre sonhos, porque se você tem sonhos, não deixe de sonhar. O meu sonho foi realizado, o sonho que a princípio estava muito distante.

Deus me tirou de Belo Horizonte e me trouxe para São Paulo, e dessa mesma forma que o Jasiel falou, essa cidade me acolheu de tal forma. Deus me deu e tem me dado o privilégio de trabalhar e estar ao lado de pessoas competentes e de caráter, pessoas que querem estudar a palavra de Deus profundamente. O meu chamado é discipulado, o que eu mais gosto é de sentar e estudar a Bíblia com outra mulher ou com um casal, pessoas que estejam a fim de estudar a palavra de Deus.

E a música em minha vida, que lá atrás eu fazia como mais festas de família, se tornou algo que se profissionalizou, algo que eu nunca poderia imaginar que iria acontecer. Graças a Deus também pude usar a música de forma profissional, eu amo cantar e falar da palavra de Deus, amo estudar a Bíblia e orar com pessoas, sei que Deus me chamou para este ministério. Eu tenho certeza que se você tem um sonho, vá atrás dele, porque Deus vai realizar o seu sonho, não se sinta velha demais, corra atrás do seu sonho, porque Deus vai te ajudar a realizá-lo.

Como missão no Vencedores por Cristo, tenho só a agradecer a esse ministério, que abriu as portas para mim, meu marido, minha filha Mariana, meu filho Bruno, desde cedo eles viajaram conosco e participaram desse ministério. Através dele, Deus trouxe o sustento e nos deu condições de viver uma vida digna e diferenciada, como filhas e filhos de Deus. Que Deus abençoe a vocês.

Deputado, muito obrigada pelo privilégio de estarmos aqui. Obrigada Jaime e Judith, por terem deixado o País de vocês e dedicado tempo aqui no Brasil. Obrigada aos ex-missionários, que sempre dedicaram tempo aqui conosco. Obrigada Uassyr, meu marido, que nunca me segurou, sempre me deixou voar e realizar meus sonhos, porque se temos um marido que segura, nós não andamos. Meninas, escolham bem seus maridos, porque senão você não vai caminhar. Muito obrigada e Deus abençoe a cada um.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Viu como vale a pena? Agora vamos ter um louvor pelo Nelson Bomilcar, e em seguida vou prestar uma homenagem, entregar uma plaquinha para o Jasiel e outra para o Uassyr, para registrar este momento, aí vamos partindo para o encerramento, um para o JV e outro para o VPC. Vamos primeiro ouvir o louvor pelo Salmo 96 e, em seguida, faço a cerimônia bem rapidinha e vamos encaminhando para o encerramento.

 

O SR. NELSON BOMILCAR - Nesses 50 anos de ministério, mais de 600 pessoas integraram o Vencedores. Eu costumo dizer que nós não somos vencedores, mas estamos vencedores. As pessoas passam, mas o ministério continua, e aquelas que já não estão entre nós, deixaram um legado e contribuíram de forma ímpar com o louvor. Queria convidar os ex-VPCs que estão aqui para participar desta canção conosco.

 

* * *

 

- É executado o louvor.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene no dia nove de abril de 2018, homenageia o Jovens da Verdade pelos relevantes serviços prestados em seus 50 anos de trajetória. O que é nascido de Deus, vence o mundo. Essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o filho de Deus. Vou entregar para o Jasiel, junto com a Ivone, depois vou fazer o mesmo com o Vencedores.

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - O texto é o mesmo, mas onde se lê Jovens da Verdade, leia-se Vencedores por Cristo. Uma placa para ficar o registro aqui para a história.

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - A rigor eu deveria ir para a tribuna, mas vou passar para a minha mulher, a Ivani, você vai contar a história. Nós temos uma história, para nós a mais bonita de todas, claro. Ela vai falar um pouco dessa história, mas queria lembrar por que surgiu esta homenagem. O Paulo de Tarso, meu assessor, que também é da igreja, o Antônio Carlos, surgiu a história de homenagearmos os Vencedores. À noite lá em casa, porque moro aqui e em São José do Rio Preto, comento com a Ivani e vamos fazer uma pesquisa na internet, e descobrimos que o Jovens da Verdade também fazia 50 anos, o Paulo deu a primeira ideia, e depois burilamos esta cerimônia. Queria agradecer toda a minha equipe por isso, que tem feito bastante, vamos bater palma, porque não é fácil organizar isso.

Por que Vencedores por Cristo? Eu nasci na igreja, meus pais entraram pelos anos de 1920, vamos fazer cem anos de presbiterianismo, já sou a vida inteira e a Ivani também. Em 1969 eles passaram por São José do Rio Preto, e eu lá integrado na igreja, não posso dizer que me converti, já estava lá e vivia direitinho, mas passaram por São José a segunda equipe de Vencedores por Cristo, o Jaime nela em 68 e depois 69. Aos Vencedores por Cristo devo o chamado para o ministério, foi naquela época, em julho de 69, que me despertei para a vida ministerial.

Aí venho para São Paulo para estudar num seminário, e encontro com a Ivani, ela contará um pouco dessa história do nosso relacionamento com o Jovens da Verdade. Estudando no seminário, eu tinha dois amigos que ajudaram a fundar com o Jasiel o Jovens da Verdade, eles moravam e estudavam comigo no seminário, e moravam no mesmo pensionato. Josafás Vasconcelos e Thiago Escobar de Azevedo, foram eles que me levaram para conhecer o Jovens da Verdade, devo ao Jovens da Verdade aquilo que ela vai dizer daqui a pouco. A nossa história se confunde com Vencedor por Cristo e Jovens da Verdade.

Fui por 20 anos pastor de igreja local, e num determinado momento acabei atendendo ao apelo e entrando na vida pública, como o Carlos Alberto fez, e todos fazem. A Ivani também, com muita vocação política. Aliás, digo que nossa vocação política começou antes de eu assumir o pastorado. Eu seria pastor em Bebedouro, e lá era em um ônibus, nós éramos novos casados, entramos lá para conhecer a igreja onde eu iria pastorear, estava escrito em todos os muros um nome, HA Bastos, Hélio de Almeida Bastos, e eu disse para a Ivani: “Algo me diz que minha vida vai se cruzar com a dessa pessoa”, dentro do ônibus.

Depois fui descobrir que ele era filho da Igreja Presbiteriana, onde fui pastorear, e já não estava mais lá, a família tinha ido para a Igreja Cristã do Brasil. Ele se tornou o prefeito da cidade, e eu coordenei a campanha com a Ivani. Ganhamos a eleição que estava perdida, e me tornei chefe de gabinete do prefeito. Eu tinha ido para a cidade para ser pastor, professor e diretor da Faculdade de Filosofia, e acabei entrando na política lá, em 1976, com a Ivani junto como secretária de Assistência. Depois a Ivani foi secretária em Rio Preto, e o equivalente à presidente da Sabesp lá, que é uma autarquia. Tem um belíssimo trabalho neste momento de crise hídrica. Foi vice-prefeita da cidade e candidata à prefeita, tem uma tremenda vocação política.

Eu só tenho a agradecer a Deus por ter cruzado nossas vidas e nos dado o Alex, a Natália, o João Gabriel, a Júlia, a Dani, minha nora, a Mari, meu genro, delegado da Polícia Federal, e tenho muito a agradecer a Deus, por ter me encontrado com vocês, Vencedores por Cristo e Jovens da Verdade. Nós somos frutos de tudo isso, a Deus toda a honra e toda a glória. Com você, Ivani.

 

A SRA. IVANI VAZ DE LIMA - Acho que ele já falou bastante, não farei saudações, vou cortar esse protocolo. Só gostaria de mandar um abraço para o Carlos Bezerra, nosso companheiro de luta, e dizer de alguma forma, olha só o Jasiel, o pastor e amigo Jaime, os frutos para onde foram. Hoje, nós temos muitos comandando e cuidando de cidades, de pessoas, ajudando a transformar as leis deste País.

Quando meu marido falou que ia fazer aqui a homenagem, fiquei feliz porque descobrimos que o JV também tinha, e minha história é muito mais JV, eu falei: “Que bom, mais uma vez a Assembleia vai ser abençoada”. Porque quando pisamos aqui, estendemos as mãos, cantamos e oramos, os anjos do Senhor que já passeiam aqui, ficam mais fortes nas vozes de quem senta nestas cadeiras.

Que Deus abençoe amanhã e depois, durante o período de trabalho, que o anjo possa estar acampando aqui e abençoando cada parlamentar, para que ele possa representar realmente a justiça e o reino de Deus. Uma alegria, eu era da Terceira Igreja do Brás, e aqui está minha prima, fiquei feliz de ver a Sonia, amiga querida. Nós cantávamos, era uma igreja diferenciada já. Acho que já somos da terceira geração de presbiterianos, meu neto é da quinta, então é uma turma grande, só na nossa família tem oito pastores e três missionários. Mas na Terceira Igreja fazíamos algumas coisas, e participavamos muito do Palavra da Vida, que era o que mais existia naquela época para nós jovens, então íamos aos acampamentos.

Na época eu senti um chamado mais forte, e fui estudar durante um período muito pequeno em Cianorte, eu tinha 16 anos. Fiquei um ano no Instituto Bíblico de Cianorte, pegou fogo. Voltei de lá radiante, feliz, Deus havia mostrado para mim que tinha uma obra. Eu vim orando, do Paraná para cá, voltei para São Paulo pensando: “Para onde o Senhor me quer? Onde posso ir?” Engraçado, chego à nossa igreja, mas é aquilo que você falou, Jasiel, a tradicional igreja, um hino, um coral, e aquilo ardia em mim.

Quando fiquei sabendo que havia um grupo que se reunia nas carmelitas lá fui eu, e não saí até 1971. Foram três anos no Jovens da Verdade, meu nome lá não era Ivani, mas Mônica. Eu não batia em ninguém, não tinha coelhinho, mas por causa do dentinho que eu tinha para a frente. No Jovens da Verdade, porque éramos realmente os primos pobres, cantávamos com todas aquelas coisas que lembrávamos, e fazíamos as vozes, não tinha nem ensaio direito, saíamos na fé e na coragem e pregávamos na praça.

Em 69, eu pregando na praça com gesso no pé, uma chuva, vestida de marrom e preto, meu marido apareceu, olhou para mim e disse: “Nossa, não está combinando nada.” Mas ele ficou impactado com a pregação, e não esqueceu mais de mim, depois conto onde encontrei com ele de novo. Mas no JV fazíamos algumas coisas que quebravam todas as rotinas. Quero lembrar da equipe que participei, do falecido Toninho, íamos em grupo na igreja, que era bem presbiteriana, e orávamos muito: “Senhor, ajuda para que não sejamos expulsos no meio do culto, ajuda para que seus anjos falem e a gente possa entregar a mensagem para os jovens”.

Nós chegávamos e encontrávamos os jovens ansiosos para ver aquele grupo novo, quebrando um pouco daquilo que era tradicional nas igrejas, vou contar um fato para mostrar como éramos audaciosos. Jasiel, não sei se vai lembrar disso, você não estava nesse dia na equipe, mas nós chegamos numa igreja tradicional, começamos a pregar, e acabou a luz, não tinha celular para acender, nada disso, mas o Toninho falou: “Vamos continuar o culto mesmo no escuro”, e nós cantando. A luz vinha e sumia, ele começou a pregar como Deus age, na escuridão, como a luz do Senhor, que aparece quando você está na escuridão.

Ele foi usando tudo aquilo, e nós no cantinho orando: “Senhor, abençoa.” E de repente ele chegou no momento de fazer o apelo, a luz acendeu e a igreja estava cheia. Ele começou: “Quem sentiu que precisa de Deus para iluminar seu caminho...” A luz apagou: “Vem até à frente.” Nós ouvimos um barulhão, eu falei: “Está todo mundo indo embora.” E ficamos aflitos com o barulho. A luz volta e a igreja inteira estava na frente, dobrando os joelhos e chorando. Eu fiquei feliz, a equipe toda: “Aleluia!” Aí o Toninho disse assim: “Vocês não entenderam nada, pode ir todo mundo sentar”. Todo mundo foi sentar, obedeceram, e a luz não apagou, ele disse: “Quem quer vir para a luz, é para vir mesmo, é para deixar isso, aquilo, seguir o caminho.” Ele pegou pesado: “Quem quer e entendeu, pode vir que a luz está acesa.” E a igreja inteira foi novamente, nunca mais vi um apelo daquele jeito.

Era assim que o JV agia, quebrando barreiras e histórias, mudando a vida, e isso foi tão importante que quando encontrei meu marido mais uma vez, num acampamento, usaram o da Terceira Igreja em Mairiporã, no acampamento que os Jovens da Verdade pediram emprestado. Eu não namorava, já estava fazendo quase 18 anos e estava sempre pregando, trabalhando, e minhas primas já me chamavam de titia. Nós tínhamos muitos jovens na terceira, e eu orei, falei: “Senhor, o primeiro que me pedir nesse acampamento eu vou aceitar nem que seja por uma semana, para dizer que não fico para titia”.

Sentei lá e veio o Geraldo, um amigo meu que depois estudou engenharia, ele veio bonitinho, moço, e eu pensei: “Aleluia Senhor, está vindo um moço bonitinho”. Ele começou a me fazer aquelas coisas, falar dos olhos, meu marido baixa na hora: “Moço, dá licença, preciso falar com essa moça.” Sentou do meu lado e disse: “Eu te vi pregando, você é a mulher certa para mim, eu vou para o interior ser pastor lá, você topa ir comigo? Eu pensei: “Jesus, eu prometi que o primeiro que falasse eu diria sim.” E eu falei: “Sim, eu topo.” E na hora abrimos a palavra de Deus, onde diz: “Onde te mandar, você vai e vou estar contigo, vou te abençoar, não temas”. E aí nós seguimos o nosso caminho.

Digo que o Jovens da Verdade, os hinos dos Vencedores, a Palavra da Vida mudaram muito o modo de sermos cristão na época, e também pastor e esposa de pastor. As igrejas por onde passamos, Deus nos abençoou, saíamos da igreja felizes, porque às vezes começava um culto com dois, e terminava o ano com a igreja lotada. Por nossa causa? Não, mas porque Deus glorifica e se manifesta quando dizemos: “Me usa, Senhor, faça de mim a diferença, mostra através de mim o teu reino e a tua glória.” E graças a Deus isso aconteceu na minha vida e na do meu marido, que foi pastor por 20 anos. Depois ficou mais pesado ficar pastor e estar no ministério político, Deus abriu outra porta para que ele pudesse ser.

Até um amigo chegou: “Ivani, que profissão difícil, hein?” Ele é concursado na Secretaria da Fazenda, fiscal de renda, pastor e político, três coisas difíceis. Eu falei: “Não, três coisas onde você tem que mostrar que é”. Então agradeço, porque nesse tempo todo Deus fez isso conosco, não fez só comigo. Eu vejo na vida da Sonia, de cada um aqui, que de alguma forma esse ministério foi para nós a porta de entrada para receber de Deus a missão que temos até hoje, mesmo carregando os problemas, tendo que resolver nos Vencedores por Cristo, eu acredito que você estava lá, porque Deus tinha te colocado, assim como colocou cada um de nós.

Por isso esta noite o estado de São Paulo agradece os inúmeros frutos que não podemos contar, desses grupos que transformaram a vida de jovens e adolescentes, e que hoje estão espalhados pelo Brasil todo. Meu grande amigo Asaf distribuindo louvor, gente fora do País, porque um dia ousamos a acreditar que podíamos ser instrumentos na mão de Deus. Que Deus continue nos usando, obrigada bem, porque você fez uma coisa que me deixou muito feliz. Trouxemos aqui hoje a história de vencedores, de jovens de cristo, jovens que testemunham a verdade, a palavra, a luz, o nosso Senhor, e mostramos que isso não morreu, não somos só dinossauros. Nós deixamos uma posteridade, para trás uma história e para frente um futuro.

O meu neto João Gabriel vai tocar no primeiro acampamento, como banda oficial. E ele disse: “Não vou sozinho.”Está namorando e já converteu a namorada, que está fazendo profissão de fé e vai também. Isso é fruto de um trabalho que não vai cessar nunca, enquanto acreditarmos que somos e seremos até morrermos, instrumentos na mão de Deus. Que Deus nos abençoe, que esta Casa possa estar radiante amanhã com a luz que cada um deixa do Senhor Jesus. Que Deus continue abençoando cada um de vocês.

O estado de São Paulo agradece ao Jovens da Verdade e ao Vencedores por Cristo por formar cidadãos, não só do Senhor Jesus, mas que lutam pela justiça e pelo reino de Deus, que é justiça, amor, prosperidade e verdade. Muito obrigada Jasiel, eu tenho um quadro seu, por tudo aquilo que você fez. À Ivone, que segurou as pontas e é sempre calma. Obrigada Jaime, minha querida. Deus continue abençoando a vida dos que estão hoje e dos que virão, porque nós não vamos morrer, vamos continuar através dos nossos filhos, dos netos e bisnetos. Glória seja dada ao nosso rei Jesus. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vamos encerrar esta parte mais espiritual, mas depois oficialmente. Vamos convidar o pastor Sérgio Leoto para fazer uma oração, e depois impetrar a benção apostólica. Vamos ficar em pé. Depois vocês têm que esperar um minuto, para eu encerrar a sessão. Obrigado a todos, não vou nominar mais ninguém. Obrigado Carlos Alberto, por ter ficado o tempo todo; o Jasiel está lembrando que tem muitos pastores, vejo o Reinaldo de Osasco, Carlos aqui, Israel, Marcos Napoli, Bregantim, Marcos Botelho.

Agradeço a todos, acho que foi um momento legal e bom que Deus nos deu para estarmos aqui, ao mesmo tempo homenageando Vencedores e Jovens pela Verdade, e também um momento de trazermos para esta Casa graça, alegria, paz, e acima de tudo de abençoarmos o povo de São Paulo, através desta que é a Casa que representa a população. Vamos ficar em pé e encerraremos em seguida.

 

O SR. SÉRGIO LEOTO - Vou fazer somente a oração da bênção e invocar as bênçãos de Deus sobre nós. Que todos esses testemunhos aqui, todas essas vidas que falaram, que foram arrebatadas da mão do diabo, que hoje são pessoas transformadas. Quantos foram tirados das drogas e do suicídio? E vocês, nós fazemos parte de um grupo que Deus usou para isso, precisamos que essa revolução continue em nossas igrejas cristãs, porque sinto que a santificação está indo por água abaixo. Na nossa época, o que nos fez fazermos uma verdadeira revolução foi a busca por santidade, que nós reenfatizemos santificação aos nossos netos e filhos. Amém, vamos orar.

 

* * *

 

- É feita uma oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 02 minutos.

 

* * *