http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

04 DE MAIO DE 2018

056ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: MARCO VINHOLI

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - MARCO VINHOLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca sessão solene a ser realizada em 18/06, às 10h, para "Celebração em memória aos 50 anos da morte do Sargento do Exército Brasileiro Mário Kozel Filho", por solicitação do deputado Coronel Telhada. Parabeniza as cidades de Bebedouro, Catiguá e Santa Cruz da Conceição por seus aniversários. Felicita-se pela criação de comissão que deve gerar melhorias na Rodovia da Laranja. Reivindica apreciação, por esta Casa, do PLC 11/18 e da PEC 5/16, em segundo turno. Comunica reunião, hoje, com o ex-prefeito João Doria e outras autoridades políticas, para debate de demandas públicas. Critica proposta de desvinculação entre a Agência de Desenvolvimento Paulista e a Secretaria da Fazenda do Estado. Defende o uso não político desse banco de fomento. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 07/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização de sessões solenes: para "Comemoração do Dia do Psicanalista", hoje, às 20h; e para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Coronel Nivaldo Cesar Restivo, por sua atuação no Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo", dia 07/05, às 10h. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Marco Vinholi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – MARCO VINHOLI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCO VINHOLI - PSDB - (PRONUNCIA-SE DA PRESIDÊNCIA) - Esta Presidência, atendendo à solicitação do nobre deputado Coronel Telhada, convoca V. Exas., nos termos do Regimento Interno, para uma sessão solene, a realizar-se dia 18 de junho de 2018, às 10 horas, em memória aos 50 anos da morte do sargento do Exército Brasileiro Mário Kozel Filho.

Hoje quero deixar aqui algumas palavras breves, desta Presidência. Quero começar cumprimentando alguns municípios que fizeram aniversário ontem, queridos municípios, nos quais eu tenho uma boa atuação.

Nossa querida Bebedouro, fazendo seus 134 anos, o município de Catiguá, vizinho da nossa Catanduva, um município muito querido da região, e Santa Cruz da Conceição, da prefeita Patrícia, do vereador Marco e de tantos amigos.

Queria também dizer que hoje, no “Diário Oficial”, pudemos verificar a criação de uma comissão, após 20 anos que foi feita a concessão da “rodovia da laranja”, que liga a minha Catanduva a Bebedouro, finalizando o período dessas concepções, para receber de volta a estrada para o estado de São Paulo e, muito provavelmente, depois, fazendo uma nova concessão.

Então, quero saudar a comissão que vai participar disso. Tradicionalmente esse tipo de comissão tem a presença de parlamentares desta Casa. Por conta do período eleitoral, não é permitido que parlamentares possam fazer parte da comissão e disputem a sua reeleição, mas quero dizer que nós vamos acompanhar muito de perto essa transmissão da estrada de volta para estado de São Paulo, para que possamos ter antes esse retorno, todas as melhorias que a região precisa e que devem ser feitas ali no entorno da nossa “rodovia da laranja”.

Isso vai ser um expediente novo no estado de São Paulo, esse retorno das estradas, após 20 anos, e vamos acompanhar muito de perto como é que vai ser feito esse processo.

Queria também dizer do nosso empenho, a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa reivindica que, na semana que vem, possamos ter o PLC 11 na pauta, podendo dar o justo reajuste, a justíssima mudança na carreira dos profissionais da área da agricultura e do desenvolvimento social. Essas carreiras precisam disso e esperam que possamos ter esse retorno em breve.

Quero dizer àqueles que nos acompanham que, na semana que vem, vamos apresentar ao Colégio de Líderes essa importante pauta, juntamente com a PEC 5, que já foi aprovada em primeiro turno. Esperamos que, na semana que vem, ela possa ser aprovada em segundo turno.

Queria também dizer que hoje, na parte da noite, a partir das 18 horas, estaremos com João Doria no município de Barueri. O prefeito Furlan, juntamente com a deputada federal Bruna Furlan e prefeitos de toda a região farão um grande evento para receber o João Doria, para que ele possa dialogar com a população sobre as demandas da região oeste de São Paulo. Estamos muito felizes por conta desse evento.

Tenho também uma preocupação: anteontem, estive neste plenário falando um pouco sobre a mudança do banco de fomento paulista, o Desenvolve SP, para a Secretaria de Planejamento, saindo da Secretaria de Finanças.

Sabemos o quão preocupante isso é. Tivemos um histórico no Brasil recente, desde 64, com a Lei nº 4.595, que delimitou o Conselho Monetário Nacional; depois, nos anos 80, houve uma grande crise nos bancos estaduais por conta dessa interferência política que aconteceu. Todos os estados sofreram com isso e São Paulo não foi diferente.

Na época, foi implementado o Proer para salvar esses bancos, que tinham uma grande dívida por conta dessa utilização política que foi feita deles. Em 2001, a Resolução nº 2.828 criou os bancos de fomento em todo o País. Cada estado pode ter um. Em São Paulo, implementamos, depois de finalizada a Nossa Caixa, o nosso banco Desenvolve SP. Nos estados da Nação, todos os bancos de fomento são vinculados à Secretaria da Fazenda. Nos 16 estados em que existem bancos de fomento, a vinculação se dá com a Secretaria da Fazenda. A Secretaria da Fazenda está no capital societário do banco.

Então, estamos questionando. Vou aprofundar um pouco essa explanação. É uma preocupação que temos sobre o uso político desse banco público neste momento. Vimos o que aconteceu com o BNDES por conta disso, toda a queda no rating dos bancos por conta dessa intervenção mal feita nacionalmente.

E temos uma grande preocupação. Há duas agências de rating que medem o banco Desenvolve SP: uma é a Fitch, a outra é a Moody’s. Nós nos preocupamos muito com que, com essa intervenção política, possamos ter uma queda no rating, causando um menor potencial para o fomento do estado de São Paulo.

A outra preocupação que temos é com a queda do financiamento para as empresas que geram emprego no estado de São Paulo. É uma preocupação muito grande. Todos os sinais que temos, neste momento, são de que financiamentos como o que foi feito, por exemplo, na minha Catanduva, na indústria Frucamp, em que foram investidos 20 milhões de reais pelo Governo do Estado, por meio do banco Desenvolve SP, poderiam cessar neste momento, que é um momento fundamental para a geração de empregos.

Hoje, protocolamos um requerimento de informação por conta disso e fizemos um convite para que o secretário da Fazenda, Dr. Helcio Tokeshi, possa vir a esta Casa para fazer uma explanação sobre os motivos dessa mudança, sobre sua concordância com essa transferência e, sobretudo, sobre o que se pretende fazer com o banco de fomento do estado de São Paulo. É uma grande preocupação. O estado de São Paulo foi levado com muita luta até este momento e esperamos que esse legado possa ser respeitado.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, finalizada a minha fala e havendo acordo entre as lideranças, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de segunda-feira, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os ainda da sessão solene a realizar-se hoje, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o Dia do Psicanalista, e da sessão solene a realizar-se na segunda-feira, às 10 horas, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao coronel Nivaldo César Restivo, por sua atuação no Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 39 minutos.

           

* * *