http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

13 DE ABRIL DE 2018

22ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE COMEMORAR OS 20 ANOS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO JARDIM AUGUSTA - ADJA

 

Presidente: ADILSON ROSSI

 

RESUMO

1 - ADILSON ROSSI

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação deste deputado, para "Celebração dos 20 Anos da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Adja". Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - MOISÉS FONSECA

Pastor, faz oração.

 

3 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia exibição de vídeo sobre a história da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Adja. Informa apresentação musical, realizada pela Orquestra da Adja.

 

4 - ADERALDO LOBATO

Pastor, realiza leitura bíblica.

 

5 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia apresentação musical, pela Orquestra da Adja.

 

6 - MOISÉS RODRIGUES

Pastor, deseja prosperidade à Igreja Assembleia de Deus - Ministério Adja. Agradece a todos pela presença.

 

7 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Cita parábola bíblica. Anuncia apresentação musical do grupo Adja Kids.

 

8 - PHILIPE CÂMARA

Pastor, declara-se gratificado em participar desta cerimônia. Saúda os 20 anos da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Adja. Parabeniza os integrantes da instituição.

 

9 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia apresentação musical do grupo Adja Jovens.

 

10 - SAMUEL RODRIGUES

Pastor e presidente da Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado de São Paulo e Estados Limítrofes, agradece a Deus pelos 20 anos da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Adja. Realiza oração.

 

11 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia apresentação musical do grupo Irmã da União Feminina Adja.

 

12 - ANTONIO DE LISBOA FILHO

Pastor e presidente da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Adja, enaltece a prosperidade da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Adja. Lê versículo bíblico. Pede benção à vida de todos os membros da Mesa desta cerimônia.

 

13 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia apresentação de louvor musical, realizado pelo pastor Cláudio Lisboa e por Solange Lisboa.

 

14 - CARLOS ROBERTO SILVA

Pastor e presidente da Comadespe - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e outros, saúda os presentes à cerimônia. Lê trecho da Bíblia. Discorre sobre o alcance da Assembleia de Deus na sociedade. Prega o crescimento da instituição. Destaca a importância do trabalho social da Assembleia de Deus.

 

15 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Homenageia a Igreja Assembleia de Deus - Ministério Jardim Augusta (Adja), com entrega de placa alusiva ao evento ao presidente da instituição, pastor Antonio de Lisboa Filho. Convida o público a entoar, de pé, o "Hino Oficial da Adja". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Adilson Rossi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Boa noite a todos. Sob a proteção de Deus iniciamos nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Meus queridos irmãos e irmãs, aqueles que nos assistem pela TV Assembleia, estamos iniciando esta sessão solene, convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar os 20 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Jardim Augusta - ADJA.

Gostaria de informar a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 15 de abril, às 21 horas; pela NET - canal 7; TV Vivo - canal 9; e pela TV Digital Aberta - canal 61.2. Portanto, quem quiser assistir a esta sessão solene, poderá fazê-lo através desses canais aqui citados.

Eu gostaria de deixar registrado aqui a satisfação que tenho em presidir esta sessão e não apenas isso, mas ter aqui na minha companhia, compondo esta Mesa, meu querido pastor Moisés Rodrigues, presidente fundador da Cieadespel; pastor Samuel Rodrigues, presidente da Cieadespel; pastor Carlos Roberto Silva, presidente da Comadespe e da Assembleia de Deus na cidade de Cubatão, meu pastor; tenho a minha direita o pastor Antônio de Lisboa Filho, presidente da Assembleia de Deus Ministério Jardim Augusta; ao lado dele o pastor Cláudio Lisboa, vice-presidente da Assembleia de Deus Ministério Jardim Augusta.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Gostaria de convidar, neste momento, o pastor Moisés Fonseca para que nos apresente a Deus em oração. Pode usar a tribuna. Vamos fazer essa oração ao Senhor. Embora estejamos realizando uma sessão solene, isso na verdade é um culto de agradecimento, de louvor e adoração a Deus pelos 20 anos de vitórias, bênçãos e conquistas que o Senhor tem dado à Assembleia de Deus - Ministério Jardim Augusta.

 

O SR. MOISÉS FONSECA - Graças a Deus. Saúdo a todos com a doce e gloriosa paz do Senhor Jesus. Vamos nos colocar em pé e elevar a Deus em uma oração, agradecendo a Ele por estarmos reunidos neste dia de alegria e de festa. Oremos ao Senhor.

 

* * *

 

- É feita uma oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Neste momento vamos assistir a um vídeo que mostra uma parte da história da Assembleia de Deus - Ministério ADJA. É um vídeo bastante resumido, porque se a história fosse contada em detalhes, nós gastaríamos aqui horas a fio, assistindo e recebendo informações do que Deus tem feito ao longo desses 20 anos. Portanto, creio ser uma pequena amostra, apenas para avivar a memória daqueles que já estão caminhando nesse ministério ao longo desses 20 anos, para que relembrem momentos importantes. E aqueles que talvez não os tenha vivido possa, através desse vídeo, vivê-los. Vamos atenciosamente e reverentemente assistir ao vídeo.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Assistimos a uma pequena retrospectiva desses 20 anos da ADJA, algumas fotos que com certeza avivaram a memória de alguns irmãos que acompanham essa trajetória ao longo dos 20 anos. Agora com alegria, vamos ouvir a Orquestra da ADJA, que vai executar sua primeira música.

Mas, quero registrar com alegria a presença do pastor Philipe Câmara, um amigo nosso, um homem de Deus, um jovem pastor que vem desenvolvendo um bonito trabalho na cidade de São José dos Campos e em todo o estado de São Paulo. Ele certamente representa o pastor Samuel Câmara, presidente da CADB. É uma alegria tê-lo conosco, Deus o abençoe. Você com certeza veio abrilhantar nossa sessão. Vamos ouvir nossos músicos servindo a Deus nesta sessão solene. Não fiquem quietos do jeito que estão, esta é uma sessão solene, mas também um culto de adoração a Deus. Aqui temos liberdade para adorar a Deus. Esta é a chamada Casa do Povo, mas nesta noite é a Casa de Deus. Temos liberdade para oferecer ao Senhor a nossa gratidão.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Gostaria de pedir permissão aos meus parceiros de Mesa. Temos todas essas fichas e são muitas, como vocês podem ver. Essa é a lista dos pastores e obreiros que fazem parte do Ministério da ADJA. Vou pedir permissão para não citar o nome de todos, até para remirmos o tempo. Mas gostaria que eles se identificassem aqui, para que todos nós pudéssemos ter uma ideia dos obreiros que compõem esse importante e próspero ministério.

Por isso vou pedir a todos os pastores da ADJA, todos os presbíteros e obreiros evangelistas que, por gentileza, se coloquem em pé para que possamos identificá-los. Também os que vieram de Cubatão com o pastor Carlos, os que estão acompanhando, pastor Samuel.

 Esses são os valorosos obreiros do Senhor, aqueles que foram chamados por Deus para uma missão específica e especial, porque não é somente específica. Ser chamado por Deus e comissionado por Ele para realizarmos um trabalho na expansão do seu reino na Terra, é um privilégio que desfrutamos. Vou pedir que eles sejam saudados hoje, com uma forte salva de palmas, porque são merecedores dessa honra e respeito que denotamos a eles. Muito obrigado, meus amados. Deus abençoe a todos.

Quero também, com alegria, registrar aqui a presença de autoridades. O capitão Laudo Natel, também um obreiro da ADJA e presidente do conselho jurídico; o tenente Ferreira, representando o vice-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, do 8º Distrito Naval. Convido o pastor Aderaldo Lobato para que venha nos conduzir em uma leitura bíblica.

 

O SR. ADERALDO LOBATO - A paz do Senhor a todos os irmãos. À Mesa Diretora também. É com muita alegria e satisfação que estamos reunidos aqui em nome do Senhor. E, revendo essa pequena retrospectiva, nos passa um filme. Eu gostaria de deixar aqui uma palavra bíblica que se encontra em Ato dos Apóstolos, capítulo 2, verso 42.

 

* * *

 

- É feita uma leitura bíblica.

 

* * *

 

O SR. ADERALDO LOBATO - Essa passagem bíblica nos remete também um pouquinho da história da ADJA. Glorifico a Deus por essa igreja, e por toda a nossa diretoria, o nosso pastor presidente, e a todos os homens, mulheres e crianças que fazem parte dessa grande igreja. Tenho certeza que ela nasceu humilde, como muitas Assembleias de Deus nasceram em uma casa, em pequenos lugares, mas até aqui nos ajudou para pregar o Evangelho. Estamos comemorando 20 anos e o tema que temos deste ano é continuar semeando boas novas de salvação. Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Vamos ouvir novamente à Orquestra da ADJA.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Vamos ouvir uma palavra do pastor Moisés Rodrigues. Quero dar apenas uma informação. Vejo muitos jovens na galeria, e vocês podem ficar à vontade caso queiram ocupar os degraus dessas escadas. Podem se sentar. Não é confortável, mas creio que é melhor do que ficar em pé. Vocês têm liberdade para isso, não se acanhem. Vocês jovens são destemidos, fiquem à vontade, esta é a Casa de vocês.

 

O SR. MOISÉS RODRIGUES - Caríssimo pastor Adilson Rossi, deputado estadual e presidente desta Mesa solene, me dirigindo ao irmão, cumprimento os demais componentes da Mesa nesta sessão solene. Quero cumprimentar todos os irmãos com a paz do Senhor. Os senhores não podem imaginar a alegria e satisfação que temos de estar aqui com os senhores nesta noite, nos alegrando com os irmãos, pelo 20º aniversário de fundação da Assembleia de Deus - Ministério Jardim Augusta. Nós viemos acompanhando essa que é uma igreja da Cieadespel, a nossa convenção, e vimos o crescimento, como ela tem prosperado.

O versículo que o pastor Aderaldo leu diz assim: “E aquela igreja primitiva caiu na graça do povo”. A igreja ADJA caiu na graça do povo e por isso tem sido abençoada e frutífera naquela região da nossa capital, estamos felizes por isso. Desejamos do fundo da nossa alma e do nosso coração que a prosperidade não pare aqui. E não vindo o Senhor para buscar a sua igreja, que a ADJA possa crescer e prosperar cada dia mais e ser uma benção nas mãos do Senhor nessa capital. Digo essas palavras trazendo os cumprimentos e votos do pastor Edvaldo José Gonzaga de Melo, da Assembleia de Deus - ADNA - em Cuiabá, e do pastor Paulo Levy de Souza Rodrigues, presidente da Assembleia de Deus na Vila dos Remédios. Estou representando-os com muita alegria, e manifestando o prazer que eles têm em saber que Deus levantou essa igreja. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - O Ministério de Jesus Cristo foi marcado por ocasiões interessantes, importantes e algumas até curiosas. Certo dia algumas crianças quiseram acompanhar Jesus e aqueles que estavam mais perto dele entenderam que não era o momento e talvez nem o lugar certo para que aquelas crianças fizessem parte daquele grupo que comumente acompanhava Jesus. E Jesus os repreendeu dizendo: “Deixe que venham as crianças, não as impeçais, porque delas o Pai suscita o perfeito louvor”. É da boca desses pequeninos que o louvor perfeito é oferecido ao nosso Deus.

E vamos, com total satisfação, ouvir agora o grupo ADJA Kids, que vai louvar a Deus. Acredito que alguns de nós viajaremos um pouquinho pelo tempo, eu principalmente, porque me lembro que quando pequeno, com cinco anos de idade, foi a primeira vez que cantei na igreja, e precisei subir em uma  cadeira para que as pessoas pudessem me ver. Hoje digo que uma dúzia de cadeiras já não me esconde mais, pastor Carlos. Então da boca dessas crianças, Deus levanta o perfeito louvor. Vamos não somente ouvi-las, mas celebrar o Senhor com elas. Portanto, a oportunidade está com vocês, crianças.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Que Deus abençoe os nossos pequeninos. O meu louvor exala esperança. Que o nosso louvor nesta noite exale esperança para a nossa Nação, para o nosso estado e para a nossa gente. Esperança para esta Casa, onde são debatidas questões primordiais para a boa conduta do nosso estado, para o benefício do cidadão de São Paulo. Que a presença de vocês aqui exale essa esperança neste lugar. E que, a partir desta noite, esta Casa viva momentos especiais com a benção que vocês estão deixando neste lugar. Deus abençoe nossas crianças.

Eu gostaria de ouvir com muita alegria, uma palavra pelo pastor Philipe Câmara.

 

O SR. PHILIPE CÂMARA - Meus irmãos, a paz do Senhor a todos. Que honra podermos chegar a esta Casa de Leis. Cumprimento o deputado Adilson Rossi pela propositura desta sessão. Às vezes eu diria que não temos a compreensão do que é estar neste local. Desta Casa emanam leis e orçamentos, e se debate uma nação que é São Paulo. Muitos países do mundo não são o que é o estado de São Paulo. E poder chegar aqui hoje e ver essa orquestra tocar: “Quando a angelical trombeta nesse mundo estrugir, o seu nome ouvirei Jesus chamar”. Ouvir essas crianças cantar, é porque realmente o Senhor é bom e está conosco neste lugar.

Parabéns deputado Adilson, pela propositura desta Mesa. Pastores Moisés e Samuel, nossos irmãos da Cieadespel, pastores Carlos e Antônio Lisboa, que honra e alegria poder estar aqui com os irmãos. Todas essas irmãs preciosas e queridas da ADJA, quero cumprimentá-las em nome da missionária Gislaine. Trago um abraço da minha mãe, que pediu para agradecer às cartas e mensagens sempre em época do aniversário. Deus abençoe. E cumprimento os obreiros em nome do pastor Cláudio que está aqui embaixo, querido irmão e amigo.

São 20 anos de história da ADJA e pude acompanhar pelo menos os últimos nove. Participei da primeira ESLADJA, como o rebanho e a igreja cresceram. Eu lembro que o pastor Toninho sempre foi uma pessoa muito aguerrida e missionária. De vez em quando nos cruzávamos por aí, ele estava em Pernambuco, em Alagoas, comprando ônibus, fazendo obra missionária pelo Paraná.

Esse espírito missionário de vocês sempre cativou muito o nosso coração, de maneira que hoje venho de São José dos Campos, prestar minha continência à essa querida igreja, por esses 20 anos que vocês celebram. Eu trago o abraço, talvez para mim um pouco pesado de representar, da nossa igreja mãe, em Belém do Pará, que esse ano completa 107 anos, representando meu pai, que está em Espírito Santo, em Cachoeira do Itapemirim. Mas ele falou: “Não importa o que tiver em São José dos Campos, libere a agenda e corre lá para dar um abraço nesses queridos irmãos”.

E, hoje, quero transmitir a cada um de vocês um abraço da igreja em Belém. Se você recebe, faça assim bem apertado e diga: “Eu recebo”. Posso levar de volta um abraço para Belém do Pará? Tomando carona naquilo que foi dito aqui mais cedo pelos pastores Aderaldo e Moisés, quando Paulo se reportou a Timóteo ele disse: “Eu vejo em ti uma fé sem fingimento, a mesma fé que vi habitar na avó Lóide e em sua mãe Eunice. Estou certo que também habita em ti”.

Conhecendo a ADJA, essas irmãs e irmãos, sempre que temos a oportunidade de estarmos juntos, vejo características dessa fé sem fingimento, nessa igreja. Dessa alegria, desse vigor, lembro da época daquela sanfona, aqueles cultos, aquela festa toda.

O pastor Adilson disse que estamos muito quietos aqui hoje, mas é porque não estamos acostumados a sentar nesses ambientes importantes, nessas cadeiras acolchoadas. Mas daqui a pouco o espírito desce e fazemos uma festa neste lugar, como essa igreja sabe fazer muito bem. Mas venho aqui parabenizá-los. Parabéns, e que Deus os abençoe. Que essa igreja possa cumprir uma belíssima missão, como tem feito por 20 anos, semeando boas novas.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Vamos ouvir nossos jovens louvando a Deus e mostrando para todos aqueles que certamente irão assistir ao vídeo desta sessão solene que a Assembleia de Deus, embora complete 107 anos, é uma igreja jovem. Os jovens estão aqui representando a obra que a igreja tem realizado na Terra, em especial, representando a ala jovem da ADJA. Tenho certeza, pastor Toninho, que não estão todos os jovens aqui, mas uma pequena parte que representam o todo. Portanto, louvem a Deus com alegria. Vamos celebrar com vocês, enquanto adoram ao Senhor através dessa canção.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Glória a Deus. Que Deus possa continuar abençoando esses jovens e que o senhor sempre receba esse louvor perfeito que vocês oferecem a Ele. Vamos ouvir com alegria, uma palavra pelo pastor Samuel Rodrigues, presidente da Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado de São Paulo e Estados Limítrofes.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - Exmo. Sr. Presidente desta sessão solene, pastor e deputado Adilson Rossi, autoridades civis, militares e eclesiásticas aqui representadas pelos pastores que já foram apresentados. Quero cumprimentá-los com a paz do Senhor. Nesta saudação incluo a igreja do meu Deus que está aqui presente. Crianças, jovens, adultos que oferecem durante esta cerimônia solene, seu culto de louvor e adoração a Deus. Pastor Antônio Lisboa, trago o abraço da minha esposa que não pôde estar aqui, mas pediu para representá-la.

Trago também o abraço da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Jandira, as considerações e abraços do pastor Alexandre Augusto Rodrigues, seu presidente. Trago também o abraço da mesa diretora da Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado de São Paulo e Estados Limítrofes, que tem a alegria e privilégio de ter essa Igreja Assembleia de Deus Jardim Augusta como uma de suas filiadas, e seu pastor presidente, como membro da Mesa Diretora desta convenção. Eu louvo a Deus por este momento extraordinário, porque ele escolheu este lugar, nesta noite, para que pudéssemos vir aqui agradecer ao Senhor pelos 20 anos.

Parece que foi ontem, mas já se passaram 20 anos. E muitos pensam que já é uma igreja adulta, mas ainda há muito o que crescer. Quero deixar aqui um texto, não vou tomar muito tempo porque as horas avançam. No livro do Apocalipse, capítulo 3, verso 8. Esse texto foi destinado a uma igreja e quero hoje transportá-lo para a igreja do Jardim Augusta.

 

* * *

 

- É feita uma leitura bíblica.

 

* * *

O SR. SAMUEL RODRIGUES - Parabéns Assembleia de Deus Jardim Augusta, e Sr. Presidente. Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Vamos ouvir agora as nossas irmãs da União Feminina ADJA, que vão cantar o hino “Eu Só Vim te Adorar”. Quantos vieram para uma sessão solene nesta noite, digam amém. Quantos vieram para adorar a Deus nesta sessão solene, digam Glória a Jesus. São mais os adoradores, que os frequentadores de uma simples sessão solene. Deus abençoe, irmãs. Cantem e louvem a Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Glória a Deus porque eles estão aqui nesta sessão. Queridos, vamos com alegria ouvir o pastor Antônio de Lisboa Filho, presidente da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Jardim Augusta. O senhor tem a palavra, pastor Toninho, como o chamamos carinhosa e respeitosamente.

 

O SR. ANTÔNIO DE LISBOA FILHO - Quero cumprimentar o presidente da Mesa, pastor e deputado Adilson Rossi, todos os membros que compõem a Mesa, todos os pastores e membros da diretoria, dirigentes de congregações, pastores regionais, todas as irmãs, jovens e crianças, obreiros, orquestra, músicos. Cumprimento a todos com a paz do Senhor Jesus. Não vou me demorar, até porque o coração fica apertado. Há 12 anos nós tínhamos isso como algo bem distante de nós. Doze anos se passaram e Deus nos fez prosperar e chegar até aqui. O que tenho a dizer a vocês é que o Deus que nos trouxe até aqui, nos levará mais adiante.

Há uma promessa e fiel é aquele que prometeu o qual também fará. Aleluia. Ele falou, Ele cumprirá a sua palavra. Não há homem e nem filho de homem que se arrependa do que tenha prometido. Eu separei um versículo e é com ele que cumprimento a todos. Agradeço a Deus por tudo que o Senhor tem feito. Salmo 126, versículo 3.

 

* * *

 

- É feita uma leitura bíblica.

 

* * *

 

O SR. ANTÔNIO DE LISBOA FILHO - Nenhum de nós, começo por este que vos fala, na ADJA, ao menos imagina que chegamos aqui porque há em nós merecimento ou condição, mas Deus tem cooperado conosco e nos feito fazer proezas em seu nome. Quero animar o coração de vocês, 20 anos semeando boas novas e crendo que o Senhor fará muito mais do que fez nesses 20 anos. Através de cada um de nós, o pastor Adilson Rossi disse que, ouvindo as crianças, o ministério tem vida longa através delas, dos jovens e eu louvo a Deus por ter feito coisas lindas.

Quero apenas mencionar, encerrando nossas palavras, que Deus tem nos feito crescer. Somos uma igreja missionária e estamos em muitos lugares. Muitos distantes, lugares de muita dificuldade. Nós chamamos de recanto, de povoados, mas Deus tem nos presenteado com histórias. Passou aqui Porto Firme, uma igreja que tem 42 anos, membro e filha de uma igreja mãe, que tem 20. Jabaquara tem quase 40 anos, também pertencente à ADJA.

Deus tem aproximado e ligado, feito alianças. Hoje estamos aqui celebrando os 20 anos nesta Casa de Leis, mas amanhã Deus acrescenta à família ADJA mais uma família. Eu queria pedir aos pastores Salvador e Reginaldo que se coloquem de pé. O pastor Salvador é o presidente e pastor Reginaldo é o dirigente do Trabalho. Eles nos procuraram, e conversamos bastante. Na última reunião ficou acertado que amanhã, uma igreja que celebra 19 anos, está entregando os trabalhos para a ADJA. A partir amanhã a Jardim Itapema é ADJA. Aleluia. Glória seja dada ao nome de Jesus. Com isso, Deus está dizendo para nós o que Ele quer fazer e vai continuar fazendo, bendito seja o nome do Senhor.

Deus abençoe meus companheiros, o pastor Adilson Rossi por esta proposta e homenagem que presta a toda família ADJA no Brasil. Deus abençoe meu presidente, pastor Samuel Rodrigues. Quero louvar a Deus pela vida dos pastores Moisés e Carlos, este que aceitou o convite. O povo amou te ouvir aqui nos 106 anos da nossa Assembleia de Deus. Quero agradecer ao pastor Philipe, leve o abraço ao pastor Samuel Câmara e toda a igreja mãe em Belém do Pará. Deus abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Pastor Toninho, a honra e o privilégio é todo meu de poder ter apresentado, nesta Casa, a propositura para a realização desta sessão solene. Eu louvo a Deus pela oportunidade que a ADJA está me dando. O benefício que recebo com a presença de vocês aqui é algo que não pode ser calculado, algo muito grande. Louvo a Deus pela amizade e voto de confiança que o senhor me deu, permitindo que nós propuséssemos este momento especial, não para que vocês apenas conhecessem a Assembleia Legislativa, mas para que utilizassem este espaço para uma noite especial. Tenho certeza que essa noite ficará gravada nos Anais da história desta Casa. E devo isso ao meu amigo, pastor Toninho, e toda ADJA. Muito obrigado.

Vamos ouvir o pastor Cláudio e a irmã Solange, que louvarão a Deus. Quero ouvi-los com alegria e adorar a Deus com vocês. São 20 anos semeando boas novas, a semente já prosperou, já frutificou e floresceu. E outras ainda vão gerar frutos bons.

 

O SR. CLÁUDIO LISBOA - Meus irmãos e minhas irmãs, a paz do Senhor Jesus. Cumprimento o presidente da Mesa, pastor e deputado Adilson Rossi, a todos meus irmãos, pastores e, nosso presidente, pastor Toninho. Deus faz coisas maravilhosas. Me apego muito nas palavras do meu presidente, quando ele diz que o Deus que nos trouxe até aqui é o mesmo que nos levará mais adiante. Glória a Deus. Vamos entoar um louvor a Deus, que diz que vou louvar a Ele, seja onde for, até na Casa de Leis do estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Como é bom poder sentir que Deus existe e é real. Nós não temos dúvida disso. Neste momento passo a palavra ao pastor Carlos Roberto, presidente da Comadespe - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e outros. Foi a pessoa escolhida e convidada pelo pastor Toninho para nos entregar uma porção da palavra de Deus.

Antes do pastor Carlos tomar a palavra, gostaria apenas de destacar aqui um grupo de irmãos da ADJA, acho que o que veio de mais longe hoje, os nossos irmãos de Guaxupé, de Minas Gerais, fiquem de pé. Eles trouxeram até a bandeira do município. Deus abençoe vocês e a cidade de Guaxupé, o estado de Minas Gerais. Que vocês sejam verdadeiramente uma luz naquele estado, para levar sempre as boas novas do Evangelho de Cristo. Deus abençoe a recompensa e esforço de vocês, meus queridos irmãos que vêm de tão longe para celebrar conosco nesta noite. Pastor Carlos.

 

O SR. CARLOS ROBERTO SILVA - Sr. Presidente, deputado Adilson Rossi, nosso amigo, irmão e companheiro que preside esta sessão; pastor Toninho, presidente da igreja aniversariante; pastor Philipe, que bom estar contigo aqui; pastor Moisés Rodrigues; e pastor, meu amigo Samuel Rodrigues, presidente da Cieadespel, na pessoa de quem cumprimento todos os companheiros pastores e os que me acompanham, pastor Daniel Antunes e o evangelista Almir Junior. Trago a saudação de toda a diretoria da Comadespe - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e outros, ao pastor Antônio de Lisboa e toda a Igreja Assembleia de Deus Jardim Augusta.

Cumprimento também da Assembleia de Deus de Cubatão, em especial da minha esposa, irmã Sarah Virgínia, coordenadora da Ufadec - União Feminina da Assembleia de Deus do Ministério de Cubatão e presidente da Comadespe Feminina. Cumprimento todas essas irmãs presentes, que cantaram maravilhosamente bem. E o evangelista Almir, nosso líder geral de jovens, que trouxe aqui também como homenagem da igreja de Cubatão, para toda essa juventude maravilhosa que acabou de cantar. Meus amados e queridos irmãos, quero deixar um texto para nossa meditação, bem conhecido. No livro Evangelho de Mateus, capítulos 16 e 17.

 

* * *

 

- É feita uma leitura bíblica.

 

* * *

 

O SR. CARLOS ROBERTO SILVA - Amados e queridos irmãos, muitas pessoas podem se perguntar do por quê, em uma Casa de Leis, onde se faz leis, como já ouvimos aqui, que representa a sociedade como um todo, dessa propositura do deputado e também pastor Adilson Rossi, para comemorar os 20 anos da Assembleia de Deus Jardim Augusta. O mundo não consegue entender que aqui é a Casa do Povo. Portanto, para todo o povo. Então, também é desse povo do “glória a Deus” e do “aleluia”.

Outrora, éramos conhecidos como o povinho da vila, do bairro, do gueto, da favela, da região ribeirinha e continuamos sendo, graças a Deus. Mas também somos da capital, dos bairros nobres, dos condomínios, das Câmaras Municipais, das Assembleias Legislativas, do Senado, da Câmara dos Deputados. Sabe por quê? Porque esse é o povo de Deus que cabe em qualquer lugar. Você pode glorificar a Deus por isso, amado. Meu sobrenome é Silva, não é Zagalo, mas caberia aqui um: “Vão ter que nos engolir”. Preste atenção, a ADJA é uma personalidade jurídica, uma instituição, tem um CNPJ? Não. Temos vários CNPJs, são muitas igrejas, são muitas instituições e clubes de futebol, bares, lojas comerciais.

É porque a igreja, como instituição, contém dentro dela a igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Essa celebração não é por causa da ADJA como instituição, ou pelo endereço, pelo número de congregações ou templos próprios que tem. Mas porque aqui dentro está a igreja de Jesus Cristo. Então é importante a igreja de Cubatão, de São José dos Campos, a mãe em Belém do Pará com 107 anos, a de Jandira, todas as igrejas, não porque somos importantes, mas porque é a igreja de Jesus Cristo. Olhe para cá. Quando você compra uma joia e pegamos aquela caixa com tanto cuidado, não é pela caixa, mas por causa da joia que está lá dentro.

Você pode me ajudar a pregar para a pessoa que está ao seu lado, fala que dentro dessa caixa tem a igreja de Cristo. E por causa disso, ninguém pode parar a ADJA, pastor Lisboa. Diz a Bíblia, Jesus para Pedro: “Eu edifiquei a minha igreja”. Então não é de ninguém. O pastor só dirige, o presidente só preside, mas estamos tomando conta daquilo que não é nosso. E quando tomamos conta daquilo que não é nosso, o cuidado é muito maior, porque a igreja é Dele, para Ele, para a glória Dele, para que o nome Dele seja glorificado. Você pode adorar o nome do dono da igreja. Glória ao Senhor.

E quando viemos aqui na Assembleia Legislativa, Ele vem junto conosco. Por isso, você pode dar glórias ao Senhor, porque Ele mesmo diz: “Onde tiver dois ou três unidos em meu nome, ali estarei”. Então Ele está aqui hoje. Amados, quando o texto diz: “As portas do inferno não prevalecerão”. Portas existem para barrar e limitar. Daqui você não pode passar mais. Se você chegar e tiver uma porta, agora só com licença, se ela se abrir. Mas diz a palavra do Senhor, que se as portas do inferno não prevalecem contra a igreja, nenhuma porta poderá parar essa igreja. Aperte a mão do seu irmão e digam: “Ninguém poderá nos deter”.

Pastor Lisboa, hoje estamos celebrando 20 anos e mais igrejas e almas estão se agregando. Isso quer dizer que as portas não estão prevalecendo. E vou dizer mais, vou profetizar, vai chegar mais. O pastor Philipe falou uma coisa aqui que emocionou o meu coração, o viés missionário da igreja. A Assembleia de Deus é o que é, porque foi criada com viés missionário. E a Igreja Assembleia de Deus que deixa de ser missionária, se castra a si mesma, fica estéril. Mas se a igreja continuar e acreditar no viés missionário, acreditar que ela está aqui para ganhar almas, produzir mais igrejas e continuar crescendo, nós não podemos ficar entre quatro paredes olhando um para o outro e contentes esperando Jesus voltar.

Ele vai voltar. E não posso esquecer do 16 da arpa cristã, que todo bom assembleiano sabe: “Posso tendo as mãos vazias, com o Senhor me encontrar, nada fiz e vão-se os dias, que Ele possa apresentar”. É tempo de trabalhar, de pregar, de continuar abrindo pontos de pregação e recebendo novas igrejas, quanto mais igrejas, melhor. Meus amados e queridos irmãos, as portas do inferno não prevalecerão. Para Deus, nós cumprimos nosso papel de pregar o Evangelho, falar do amor de Deus. Quero deixar o seu coração bem tranquilo, porque Jesus nunca mandou ninguém salvar, ele mandou pregar. Pregue dentro e fora do tempo, é o que disse o apóstolo Paulo. A nossa missão é pregar.

Mas a igreja cumpre um papel muito forte, o da oração. Digam comigo, oração. Eu vibro quando vejo as irmãs contando, as que frequentam os círculos de oração. As pessoas não ligam para Deus, não querem saber de Deus. Ah, quando o calo aperta, quando tem um parente nas últimas no hospital, quando falta o emprego, tocam a ligar para os crentes e irmãzinhas do círculo de oração. Eles dizem: “Eu não oro, mas sei que a oração vale, eu sei que a oração daquela irmãzinha tem poder”. Mandam bilhete e enviam mensagem até pelo WhatsApp, e a igreja vai cumprindo seu papel, curando os enfermos. Alguém diria: “Mas quem cura é Jesus”. Não. Jesus mandou a igreja curar em nome dele.

Imaginem vocês, com todo o problema que temos hoje no procedimento de Saúde da nossa nação, se não tivéssemos a igreja. Quantas pessoas são curadas e, não precisa ser o pastor presidente, mas qualquer irmã ou irmão, qualquer novo convertido estender a mão e falar: “É em nome de Jesus que te abençoo, receba a cura”. “É me dado todo o poder no céu e na Terra”. Então em nome de Jesus, pessoas são curadas. Aleluia. “E em meu nome, expulsarão os demônios, falarão novas línguas e curarão, imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão”. Irmão, nem delegado, deputado só se for crente, nem investigador, nem militar, nem ninguém, mas só um crente lavado e remido pelo sangue de Jesus pode fazer isso, estender as mãos e falar: “Seja curado pelo poder do nome de Jesus Cristo, filho de Deus”.

Mais do que isso meus amados, curar as pessoas, libertação, pessoas oprimidas por demônios, só a igreja tem poder, em nome de Jesus, de expulsar. O trabalho social, qual igreja nessa nação, qual congregação da ADJA, que pelo menos duas ou três vezes por mês ou semana, não tem lá uma campanha do quilo? Às vezes não tem um CNPJ, um estatuto, mas estão lá os irmãos juntando arroz, feijão, açúcar, sal, e dando para o necessitado, coisa que o Estado não tem como e não pode fazer. Mas a igreja do Senhor Jesus faz. Glórias ao Senhor.

Ao ouvir essa orquestra tocar, quantos músicos já saíram daqui? Há poucos dias eu estava em uma festividade e um grande maestro da nossa nação e, por que não dizer do mundo, o Roberto Farias, estava sendo homenageado como um grande maestro. Fui convidado para aquele evento e, como o maestro saiu da nossa igreja, onde ele aprendeu as primeiras notas, eu disse assim: “Quero me reportar a um menino que estudava música embaixo da galeria da igreja”. Porque naquele tempo nossa igreja não tinha estrutura e nem salas. Acabava o culto e o maestro ficava embaixo da galeria, vinha um por um dos meninos e ele ensinava o velho ABC musical.

Nós aprendíamos, começávamos decorando o que era a música, a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som. Hoje nem sei se existe mais, mas começava com o ABC. Ele aprendeu ali com o velho Benedito Rosalino de Carvalho, que ensinava música embaixo da galeria da igreja, porque era a sala que tínhamos. Não sabíamos que de um daqueles meninos, sairia um maestro nacional e de nível internacional. Começou dentro da Igreja Assembleia de Deus.

Quero dizer para você que na área social, no campo da saudação espiritual, na música e em tantas outras coisas, a igreja tem ajudado essa nação. A igreja tem cumprido seu papel social. Mas não porque ela é em si mesma, mas porque é embaixadora e procuradora, ela é representante. E essa representação, o poder não é nosso, mas do nosso chefe, é de quem manda aqui, e de quem saudou, de quem transformou. E só servimos a Ele. Quem é grato ao Senhor por tudo que ele fez aqui? Quero terminar minhas palavras dizendo agora para a ADJA, como Assembleia de Deus. O que eu disse até agora é para a igreja, que está dentro de todas as igrejas, mas agora quero falar para a ADJA.

Fui muito abençoado por Deus de estar com vocês aqui. Eu disse para o nosso presidente, o deputado Adilson, que parece que estou em Cubatão. Estou ficando muito bem, acho que vou voltar para o Jardim Augusta, porque vocês são muito alegres com o povo de Cubatão. Eu vibrei, cantei com vocês aqui nesta noite. Sem demérito e nem crítica para ninguém, mas vocês são a Assembleia de Deus de direito e de fato. Vocês têm cara, cheiro, som, obreiro, músico, círculo de oração, juventude, crianças de Assembleia de Deus.

Alguém poderia dizer, talvez assistindo pela televisão: “Você é apaixonado pela Assembleia de Deus? Não idolatra a Assembleia de Deus”. Mas eu nasci nela, já pentecostal. Eu termino dizendo que todas as igrejas são maravilhosas, sabemos que Deus é amor e temos certeza que Cristo é a resposta, não temos dúvida de que toda igreja é uma verdadeira casa da benção, tenho convicção de que todos nós renascemos em Cristo. Mas quando Jesus voltar, vai juntar todo mundo e ser uma grande Assembleia de Deus. Parabéns ADJA.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Deus abençoe o pastor Carlos Roberto Silva pelas sábias e inspiradoras palavras nesta noite. Estamos caminhando para a primeira metade da sessão solene. Pensaram que eu ia falar que é o final ? Daqui a pouquinho terminamos. Quero só repetir a informação que dei no início desta sessão, de que esta noite está sendo gravada pela TV Assembleia e será transmitida no próximo domingo, dia 15 de abril. Digo isso, porque aquelas pessoas que não puderam vir, não tiveram condições, informem a elas que poderão assistir a este evento no próximo domingo. E mesmo os que vieram, poderão assistir e reviver esses momentos maravilhosos e preciosos que vivemos aqui.

Eu sei que nove horas de domingo devemos estar na igreja, mas coloque a sua TV para gravar o programa e, depois chegar em casa de um culto abençoado, assistiremos à sessão e seremos abençoados novamente. Guardem essas informações.

Neste momento quero passar às mãos do pastor Toninho, esta simples placa comemorativa por esses 20 anos da ADJA. “Aquele que leva a preciosa semente andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo seus molhos”. Salmo 125, verso 6. Ao seu pastor presidente, Antônio de Lisboa Filho, aos seus membros e participantes dessa bonita história, meu respeito e admiração pela coragem, disposição e amor à obra de Deus.

Passo às mãos do pastor Toninho essa placa. Tenho certeza que ela ficará guardada em seu escritório, exposta na sua estante. É uma homenagem que faço a todos vocês membros da ADJA. Essa é a homenagem da Assembleia Legislativa, que represento nessa noite. Não é uma homenagem apenas do deputado Adilson Rossi, mas dos 94 deputados que compõem esta Assembleia. Entendam vocês a importância que a ADJA tem para nossa cidade e nosso estado. Vocês são tão importantes, a ponto de 94 deputados prestar a vocês esta homenagem, pelos 20 anos de trajetória e vitória. Parabéns à ADJA e pastor Toninho, a todos os obreiros desse tão abençoado ministério.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. ANTÔNIO DE LISBOA FILHO - Também em nome de toda a família ADJA espalhada pelo Brasil, me foi feita uma pergunta: “Quantos vocês são?”. Somos muitos. Eu quero passar às mãos do deputado, pastor Adilson Rossi, esta simples homenagem, em forma de gratidão pelo carinho manifestado à nossa igreja e ministério.

 

* * *

 

- É feita uma homenagem.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Vou aproveitar que estamos todos em pé, acho que é um momento especial para cantarmos o Hino Oficial da ADJA. Não vou cantar, porque não conheço a melodia, mas vou murmurar aqui. Vamos louvar a Deus todos juntos, com o hino em nossos telões.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Oficial da ADJA.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece aqueles que formaram esta Mesa comigo: pastores Moisés Rodrigues, Samuel Rodrigues, Carlos Roberto Silva, Antônio de Lisboa Filho, Philipe Câmara e demais pastores que se fizeram presentes aqui. Quero agradecer aos funcionários desta Casa, em especial àqueles que bondosamente e cuidadosamente nos ajudaram com o serviço de Som, da Taquigrafia, do serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que colaboraram para o êxito desta sessão.

Agradeço os deputados que aprovaram nossa propositura, minha assessoria e equipe, que sempre fazem um trabalho impecável, sempre prontas para prestar os melhores serviços. Sabem que sou um chefe chato e exigente, mas vocês são maravilhosos e maravilhosas. Que Deus abençoe vocês por estarem até agora aqui, me acompanhando nesta sessão. Que Deus possa recompensá-los. Quando realizamos algum trabalho aqui, minha assessoria sempre está pronta para prestar um serviço de excelência. Mas quando se trata de sessões solenes como esta, em que trazemos aqui o povo de Deus, parece que o empenho é redobrado e muito maior. Sou muito agradecido pelo trabalho que vocês realizam. Isso é para vocês.

Encerrando nossa sessão solene, com uma total quebra de protocolo, até porque em culto não seguimos roteiro, por mais que queiramos, gostaria de encerrar esta sessão com um gesto de todos aqueles que estão aqui presentes. Ouvimos manifestações inteligentes, palavras e hinos que tocaram nosso coração, pessoas usando a tribuna e mesmo aqueles que cantaram, vocês da orquestra que abrilhantaram esta festa de maneira magnífica - vamos depois convidá-los para outras sessões, é muito bom recebê-los aqui. Maestro Deus o abençoe - percebam que todas essas pessoas foram aplaudidas justamente, pelas manifestações sábias e bonitas, pelas apresentações feitas de maneira saudável, bonita, e até porque foram oferecidas ao nosso Deus.

Gostaríamos que encerrássemos esta sessão aplaudindo alguém que é mais do que especial aqui, a razão da nossa existência, da nossa fé, de estarmos aqui. É a razão de não termos chegado apenas até este momento, mas prosseguirmos a partir dele. Por Ele existimos, para Ele vivemos. Portanto, a Ele a honra, a glória e a adoração para sempre. Estou me referindo à pessoa bendita de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, gostaríamos que encerrássemos esta sessão aplaudindo Jesus Cristo.

Está encerrada a sessão.

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 03 minutos.

 

* * *