http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

04 DE MAIO DE 2018

025ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA ESTADUAL DO TRABALHADOR DA SAÚDE

 

Presidência: RAFAEL SILVA e DAVIA ZAIA

 

RESUMO 

1 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - SIRLENE NOGUEIRA

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE RAFAEL SILVA

Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, em "Comemoração ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos.

 

4 - SIRLENE NOGUEIRA

Mestre de cerimônias, convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.

 

5 - JEFFERSON CAPRONI

Tesoureiro do Coren-SP, destaca a justeza de prestar homenagem aos trabalhadores da Saúde. Afirma que os servidores da área merecem reconhecimento e valorização por parte do Poder Público.

 

6 - CLAUDINEI DA ROCHA

Vereador da Câmara Municipal de Franca, expressa sua alegria por participar desta solenidade. Parabeniza os trabalhadores da Saúde, pela homenagem recebida.

 

7 - PRESIDENTE RAFAEL SILVA

Tece comentários sobre a trajetória política de seu filho, o vereador Ricardo Silva. Faz elogio às manifestações dos oradores anteriores.

 

8 - RICARDO SILVA

Vereador da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, considera que a vida é feita de possibilidades. Diz admirar os trabalhadores da Saúde. Presta apoio às lutas dos servidores da área.

 

9 - ALEXANDRE AUGUSTO FERREIRA

Ex-prefeito de Franca, fala sobre sua carreira como médico veterinário. Avalia que o objetivo primordial das políticas públicas de Saúde é a melhoria da qualidade de vida da população. Lamenta que, a seu ver, o Poder Público não valorize satisfatoriamente os servidores da área, sobre cujo dia-a-dia discorre.

 

10 - CANINDÉ PEGADO

Secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores, faz considerações sobre como a conjuntura política afeta os servidores da Saúde. Enfatiza a importância de eleger representantes da classe trabalhadora para o Legislativo. Relata situação pessoal que, a seu ver, demonstra a relevância do profissional de Saúde para a sociedade.

 

11 - DAVI ZAIA

Deputado estadual, ressalta a necessidade de reconhecer o trabalho dos profissionais da Saúde e atender às demandas da categoria. Parabeniza os servidores da área, pela homenagem recebida.

 

12 - EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA

Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, comenta a atual situação política do Brasil, que, a seu ver, é prejudicial aos interesses dos trabalhadores. Destaca a justeza da homenagem aos servidores da Saúde, os quais, acrescenta, fazem um bom trabalho, mesmo sofrendo com a falta de recursos. Cita projetos na área da Saúde, empreendidos pela Federação. Faz reflexão sobre as eleições majoritárias deste ano, ressaltando a importância do Poder Legislativo. Enfatiza a urgência de dar à juventude maior esperança quanto ao futuro do País.

 

13 - DAVI ZAIA

Assume a Presidência.

 

14 - SIRLENE NOGUEIRA

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens a trabalhadores da área da Saúde, de diversas regiões do estado de São Paulo.

 

15 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência.

 

16 - SIRLENE NOGUEIRA

Mestre de cerimônias, lê mensagem de agradecimento da esposa do enfermeiro Sílvio Donizete Nunes, que foi homenageado postumamente.

 

17 - PRESIDENTE RAFAEL SILVA

Reconhece o trabalho do enfermeiro Sílvio Donizete Nunes. Concorda com o pronunciamento do presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Edison Laércio de Oliveira. Expressa sua esperança de que o Brasil passe por transformações positivas. Faz comentário sobre o pensamento de Maquiavel. Argumenta que só um povo consciente pode mudar uma nação e escolher o seu próprio destino. Diz que esta solenidade tem por objetivo reconhecer o valor do trabalho dos profissionais da Saúde. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Bom dia, senhoras e senhores, autoridades aqui presentes, muito obrigada pela presença de todos, daremos início agora à sessão solene que tem por finalidade comemorar e homenagear o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Os senhores são os representantes daqueles mais de um milhão de profissionais que servem a população de São Paulo.

Para formar a Mesa já temos aqui o nosso deputado Rafael Silva e eu gostaria de convidar o presidente da Federação Paulista da Saúde, o Sr. Edison Laércio de Oliveira. Convido também à Mesa o deputado estadual Davi Zaia. Representando o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, o Dr. Marco Antônio Zago, eu gostaria de convidar o Dr. Haino Burmester.

Também é nosso convidado à Mesa central o secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores, a UGT, Canindé Pegado. Convidamos ainda o Ricardo Silva, que é vereador por Ribeirão Preto e coordenador do PSB naquela região. Também convidamos o Jefferson Caproni, que é o tesoureiro e representa, nesta solenidade, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo.

Queremos que tome assento à Mesa central o vereador por Franca, Claudinei da Rocha. Também nossa convidada, a Sra. Samantha di Khali, que é vice-presidente do Partido da Mulher Brasileira, PMB. Convidamos o ex-prefeito de Franca, o Sr. Alexandre Augusto Ferreira, para que tome assento à Mesa, por favor. Representando todos os diretores da Federação, convidamos o Luiz Vergara, que é diretor de Comunicação da entidade.

Estando a Mesa formada, eu passo a palavra ao deputado Rafael Silva.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Obrigado, Sirlene.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, a pedido deste deputado para comemorar o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, que é um dia muito importante. Esta solenidade se repete ao longo dos anos, como um reconhecimento pelo valor dessa categoria.

Passo a palavra de novo à Sirlene para que convoque a todos a ficarmos de pé, para que ouçamos o Hino Nacional.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Antes, eu gostaria de comunicar a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia 05 de maio, às 21 horas pela NET canal 07, pela TV Vivo, no canal 66, analógico e 185 digital. Também pela TV Digital aberta através do canal 61.2.

Convido a todos os presentes para que, de pé, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.

 

* * *

 

- É feita a reprodução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Eu passo agora a palavra ao deputado Rafael Silva, para a sua abertura. 

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Esta sessão solene é oficial desta Casa e constará nos Anais da história da Assembleia Legislativa, inclusive com registro total no “Diário Oficial” do Estado de São Paulo.

Agora, nós vamos convidar, para a nossa alegria, as pessoas que usarão a palavra.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Eu gostaria de registrar a presença do César Vilela, que neste ato representa o deputado Adilson Rossi, e também do Reinaldo Dalur, presidente do Sindicato da Saúde de São José de Rio Preto e de todos os demais presidentes.

Para fazer o uso da palavra, gostaria de convidar o Sr. Jefferson Caproni, representante do Coren São Paulo.

 

O SR. JEFFERSON CAPRONI - Bom dia a todas e todos. Cumprimento a Mesa em nome do presidente da solenidade, o deputado Rafael. Cumprimento também o nosso presidente da federação, Edison, todos os demais membros da Mesa, todas as nossas autoridades sindicais que aqui estão presentes e também os nossos profissionais de Saúde. É com muita honra que eu estou aqui representando o Conselho de Enfermagem em nome dos nossos 42 conselheiros.

Também gostaria de mencionar o nome da nossa conselheira Regiane, que é do município de Campinas, e da Adriana, que é do município de Campinas e que hoje contempla também o nosso estado, representando a nossa enfermagem de São Paulo.

É muito bom estar aqui neste dia tão especial, que é a representação e a solenidade dos nossos profissionais de Saúde. Imaginem cada trabalhador, cada trabalhadora que está aqui e que representa cada membro da sociedade, da nossa população brasileira. E são muito importantes. Esses trabalhadores são os pilares da Saúde, são os pilares da sociedade que, com muita dignidade, hoje estão aqui.

Eu vejo aquela faixa que fala: “Falta de reconhecimento não pode mais ser um problema da Saúde”. Isso significa que a enfermagem e os trabalhadores da Saúde hoje estão clamando por reconhecimento, por valorização e eu tenho certeza de que esta Casa representa toda a nossa sociedade e que os nossos profissionais de Saúde são os pilares da nossa representatividade.

Eu agradeço ao Edison, o nosso presidente, por esse reconhecimento e essa valorização também, porque sem a enfermagem e sem a Saúde não há vida.

Muito obrigado em nome do Conselho de Enfermagem.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Convidamos para fazer uso da palavra o vereador por Franca, Claudinei da Rocha.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Agradecemos as palavras do Jefferson, representando o Coren. A importância desse órgão para a Saúde do estado de São Paulo todo mundo já conhece e sabe.

Obrigado, Jefferson, pela participação.

 

O SR. CLAUDINEI DA ROCHA - Bom dia a todos e a todas. Em nome do presidente, Sr. Rafael Silva, eu quero cumprimentar aqui a todas as autoridades. Em nome do meu amigo Vergara, que é um dos batalhadores da Saúde ali na cidade de Franca, quero cumprimentar a todos os que se fazem presentes.

Para mim é uma alegria estar aqui mais uma vez participando desta sessão solene e quero agradecer o convite. É o terceiro ano que me deram a honra de participar, juntamente com todos que trabalham na área da Saúde.

Eu quero também deixar os meus cumprimentos ao presidente da federação, o Sr. Edison Laércio; à presidente do Sindicato da Saúde de Franca, Elaine Amaral, nossa amiga e que tem feito um trabalho excelente em nossa cidade; ao ex-prefeito de Franca, o Dr. Alexandre, que foi um diferencial em quatro anos trabalhando e se dedicando principalmente à área da Saúde; também ao deputado estadual Davi Zaia, que tive a honra de conhecer, e ao vereador da cidade de Ribeirão Preto, Ricardo Silva. É uma honra conhecê-lo. Cumprimento também os demais políticos que se fazem presentes, que muitas vezes não conhecemos.

Só quero, nesta oportunidade, deixar os meus parabéns, principalmente às pessoas que serão homenageadas nesta manhã e a todos que estão envolvidos na área da Saúde. Que Deus continue abençoando a todos. É uma alegria estar mais uma vez fazendo parte desta sessão solene que honrará aquelas pessoas que merecem esta honra. Muito obrigado a todos.

 

            O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Agradecemos a participação do vereador Claudinei da Rocha, de Franca, que também se faz presente e apoia todas as iniciativas que possam e que venham a homenagear os trabalhadores da Saúde. Obrigado, Claudinei.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Nós convidamos então, para fazer o uso da palavra, o vereador de Ribeirão Preto Ricardo Silva, e que é também coordenador do PSB naquela região.

Concedo a palavra ao Sr. Ricardo Silva, vereador da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Bom, o Ricardo, para quem não sabe, é meu filho. Foi candidato a prefeito de Ribeirão Preto e foi para o segundo turno. Ele não gosta que comentemos, mas ele estava em primeiro lugar em todas as pesquisas e aí, de repente...

Ele fala que o tempo de Deus é diferente do nosso tempo. Ele entendeu que essa mudança que houve é alguma coisa que estava escrita. Ele entende que, por ser jovem, vai ter muitas oportunidades. Então, repito, Ricardo foi para o segundo turno. Eu só falo porque tem muita gente da região que acompanhou a eleição.

O Ricardo saiu de cabeça erguida e aceitou com muita dignidade todo o resultado e, inclusive, nem discute os problemas que aconteceram. O Ricardo, vereador e meu filho, tem 32 anos, é jovem e tem muito pela frente, tem muita coisa para fazer e tem muito para trabalhar ainda, se Deus quiser.

 

O SR. RICARDO SILVA - Obrigado, pai. Bom dia a todos. Está muito fraco, pessoal, bom dia.

 

TODOS - Bom dia.

 

O SR. RICARDO SILVA - Primeiro, é uma alegria muito grande estar aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Como meu pai disse, disputei a prefeitura em Ribeirão Preto e fui para o segundo turno. Foi uma eleição muito disputada, muito difícil. O candidato contra quem eu disputei detinha a estrutura toda do estado, era o candidato, na época, do governador. Então, foi uma luta muito difícil, mas uma luta que valeu a pena.

Valeu a pena porque aprendi muito e a vida é feita de aprendizado e de ensinamentos. Albert Camus, um escritor francês, disse que “a juventude é uma soma de possibilidades”. Eu digo que não apenas a juventude é uma soma de possibilidades, a nossa vida é uma soma de possibilidades.

Quando vejo a luta de cada um de vocês, senhoras e senhores, que atuam na Saúde do nosso estado, em hospitais, em postos, unidades de Saúde, hospitais filantrópicos, particulares, quando vejo a luta de vocês, fico a imaginar as dificuldades do dia a dia, porque não é fácil.

Eu sei que muitos de vocês, talvez a totalidade ou quase ela, têm dois serviços. Estou certo ou errado? Três trabalhos! Faz jornada tripla, bico aqui, bico ali. O brasileiro tem essa característica de trabalhar bastante e de produzir muito, mas infelizmente temos governos que não reconhecem esse suor, esse trabalho.

Por isso, presidente Edison, eu digo ao senhor que admiro a sua luta; meu amigo Vergara, em nome de quem eu cumprimento toda a Mesa de meu pai; Davi Zaia, Canindé Pegado, representante também do secretário estadual da Saúde, eu admiro muito a luta de vocês, presidente.

Em Ribeirão Preto, sou oficial de Justiça de carreira. Estou no serviço público diário. A gente sabe as dificuldades, tanto de quem trabalha no serviço público quanto de quem trabalha na iniciativa privada. Exerci o mandato de vereador em Ribeirão Preto e aí disputei as eleições, portanto eu estou de volta ao Tribunal de Justiça. Digo a vocês que podem contar com o nosso apoio todos os anos, e também o do meu pai, Rafael.

Eu o acompanho muito e quando eu falei que “a juventude é uma soma de possibilidades, a nossa vida é uma soma de possibilidades”... Meu pai perdeu a visão, pessoal, já faz 32 anos, ou 33, e ele nunca teve um problema de visão. Aconteceu, ele teve um tratamento errado, ele nem gosta de falar muito sobre isso, mas é importante que todos saibam que a nossa vida tem contingências e situações que não esperamos. Quando ele tinha 40 anos de idade, ele perdeu a visão e depois para recuperar e voltar à vida sem visão não foi fácil. Ele ficou um ano praticamente em depressão, em orações, e teve lá suas respostas que não vamos comentar aqui também, respostas de quem tem fé. E assim saiu para ser vereador e foi deputado. E o único deputado cego do País, hoje, é o Rafael, é o meu pai.

Portanto, a luta que vocês travam no dia a dia é uma luta que - podem ter a convicção e eu falo isso com a maior certeza do mundo - tem um propósito. Sigam na luta e contem conosco sempre. É para vocês, pessoal, que estão aqui, ano a ano, nessa luta, nessa data comemorativa de muita alegria, mas uma data que marca uma luta que vários de vocês têm, é para vocês que eu, neste momento, finalizo minhas palavras.

Uma salva de palmas. Parabéns, pessoal. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Esta Presidência agradece a participação do Ricardo Silva, que é advogado, formado em filosofia, pós-graduado em sociologia. E ele acredita, não é, Canindé? Nós acreditamos neste País ainda. Davi Zaia acredita, Edison Laércio de Oliveira acredita, Haino acredita e todos aqui presentes acreditam.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA -Convidamos para fazer o uso da palavra o Alexandre Augusto Ferreira, ex-prefeito de Franca.

 

O SR. ALEXANDRE AUGUSTO FERREIRA - Muito bom dia a todos e todas. É um prazer muito grande virmos a esta plenária, neste local, para falar a respeito do trabalho que é feito por todos vocês e por nós na Saúde.

Eu queria parabenizar o deputado Rafael Silva por ter feito a proposta de estarmos aqui hoje; o Davi Zaia, grande amigo e deputado também; presidente Edison de Oliveira, é um prazer ver o senhor por aqui também; Canindé, é um prazer conhecê-lo, secretário-geral; o Jefferson, que nos sucedeu aqui, do Coren.

Cito também o Claudinei da Rocha, meu grande amigo vereador em Franca; Luiz Vergara, grande companheiro e trabalhador incansável da Saúde Pública do município de Franca, para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida; o Ricardo Silva, amigo e vereador lá de Ribeirão Preto; o Dr. Haino, que aqui representa o secretário de estado da Saúde. Parabenizo a Elaine, presidente do sindicato lá em Franca, e a Sílvia, que vem aqui representar o Sílvio, meu colega de tantos anos de prefeitura.

Eu sou um trabalhador da Saúde há 27 anos. São 27 anos da minha vida que foram dedicados à Saúde Pública. Sou médico veterinário por formação e fiz mestrado em Promoção de Saúde, especialização em Controle de Zoonoses e de Gestão de Serviços Públicos de Saúde.

Dei aula na FAAP, no curso de Gerentes de Cidade, em Ribeirão Preto e São Paulo, falando de políticas públicas. Hoje, sou docente do sexto ano do curso de medicina da Universidade de Franca, falando também de gestão e políticas públicas de Saúde, buscando um objetivo primordial de melhorar a vida das pessoas, melhorar a qualidade de vida das pessoas, fazer com que elas, quando chegam a nossos serviços, sejam bem atendidas, acolhidas, com atendimento humanizado, com atendimento decente e com uma oferta e acesso ao serviço de Saúde com qualidade e excelência, que busque a melhoria da condição de vida dessas pessoas que nos procuram.

Agora eu vou dizer uma coisa a vocês. O trabalhador da Saúde talvez seja o trabalhador que mais sente a pressão do dia a dia do trabalho. Lá não tem depois, lá na ponta não pode ser: “Vamos esperar um pouco”. Não pode: “Aguarda um pouquinho que eu vou voltar”.

Vocês, como eu, sofrem o dia a dia da pressão da família e do medo da perda daquele ente e daquela pessoa que está ao nosso lado, que veio ali para ser atendido e que precisa de nós. É muito ruim trabalhar e não poder oferecer um serviço de qualidade que nós somos capazes, porque somos impossibilitados em função de uma estrutura ruim de trabalho, de uma condição ruim, de um salário não condizente com aquilo que fazemos e, principalmente, por falta de respeito de quem gerencia os nossos serviços para conosco, trabalhadores da Saúde.

Quando fui prefeito, uma das coisas que gostaríamos de fazer era aumentar o salário. Quem já foi gestor de serviço público sabe que ou você aumenta o de todo mundo, ou não aumenta o de ninguém. Criamos um cartão alimentação, que deu à época 25% de aumento no salário de quem ganhava menos; por incrível que pareça, muita gente na Saúde.

E é o lugar que mais tem pressão, que mais passa por agonias, porém sabe disso. A dificuldade que é você atender, saber que aquele paciente precisa de uma ação rápida e eficiente e você não tem como oferecer a ele porque a estrutura não te dá, porque a condição física de onde você está não te oferece. Porque a condição econômica ou administrativa do serviço a que você está ligado não te dá condição de oferecer um melhor tratamento para o paciente que está na sua frente.

Você tem que conversar com a família, sem dizer isso para eles. Principalmente, conversar com o paciente e dizer para ele: “Você vai melhorar”. Segurar na mão do paciente, dizendo: “Você vai melhorar”. Isso eu não estou só falando em ações eletivas, vamos dizer assim, mas eu estou falando de emergência mesmo, urgência de rua.

Quantas pessoas passaram por agonia porque precisavam de uma condição para atender aquele paciente que está no chão, que está acidentado de moto ou de carro, que caiu da própria altura ou da queda de um andaime, ou um acidente de trabalho e que nós, buscando uma solução para ele, pensamos: “Se tivesse tal equipamento seria muito melhor para ele”.

Mas quem está na administração e não é da Saúde não pensa assim. Essa é a nossa luta: fazer com que os políticos, as pessoas que não estão ligadas umbilicalmente, visceralmente à Saúde, pensem a Saúde de uma maneira mais respeitosa, mais humanizada. Mas, principalmente, pensem na Saúde onde existem trabalhadores decentes, corretos, que querem fazer o seu trabalho da melhor maneira possível e nós temos que apoiá-los para isso.

Muito obrigado a todos vocês, obrigado a todos.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Obrigada, Dr. Alexandre.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Nossos agradecimentos ao ex-prefeito Alexandre, de Franca, que também conhece muito bem o problema da Saúde e dos trabalhadores desta área no estado de São Paulo e no Brasil.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Agora, passamos a palavra ao Sr. Canindé Pegado, secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores, a UGT.

 

O SR. CANINDÉ PEGADO - Meus amigos e minhas amigas, bom dia a todos. Sei que muitos viajaram muitos quilômetros, acordaram muito cedo para conseguir estar aqui participando desta solenidade. Saibam vocês o seguinte: vocês fazendo esse esforço para virem aqui e participarem de um evento como este, podem ficar sossegados que estão ajudando a mudar o País.

Eu quero cumprimentar todos os meus companheiros de Mesa, o companheiro grande - e eu já sei agora qual é a sua idade, Rafael, a partir do discurso que o seu filho fez aqui, o senhor deve ter 72 anos -, grande parlamentar e grande amigo. Há décadas que nos conhecemos, sempre firme na defesa dos interesses da população e sempre atuando com os interesses do nosso estado e grande amigo dos trabalhadores da Saúde.

Cumprimento também o deputado Davi Zaia, vice-presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores, grande dirigente sindical, grande deputado, grande parlamentar na defesa dos interesses do nosso estado. Cumprimento também os demais companheiros: o coordenador-geral da Secretaria da Saúde, Dr. Haino; os vereadores Ricardo, Claudinei, Caproni do Coren, a Samantha do PMD e o Dr. Alexandre. Eu pensei que o senhor fosse prefeito; não é discurso de ex-prefeito não. Parabéns pela sua atuação.

Saúdo meu grande amigo Vergara, de Comunicação dessa federação. A todos os senhores aqui, a todos os sindicatos filiados da federação, trago um abraço do Ricardo Patah, que é o presidente nacional da UGT e se encontra em viagem, está fora do País. Mas com certeza estaria aqui participando também desta homenagem, desta sessão solene em homenagem ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde em 12 de maio.

Eu sei que aqui todos nós estamos enfrentando desafios enormes em função da conjuntura nacional que está expondo os trabalhadores às ações tomadas ultimamente pelo Congresso Nacional e pelo Governo. São ações que realmente estão indo na contramão da história da classe trabalhadora. Nós precisamos, neste ano eleitoral, estar muito atentos para o que vamos decidir. O processo de decisão política do País passa justamente pela eleição de fiéis representantes da classe trabalhadora. Então, vamos ter cuidado em quem nós vamos votar neste ano para não passar pelo sufoco que estamos passando na atual circunstância da situação.

Eu quero cumprimentar a todos os nossos companheiros da área da Saúde, sabendo que essa é uma categoria que eu considero a mais importante das nossas atividades.  Qualquer um de nós, qualquer cidadão, direta ou indiretamente, precisou ou está precisando de um atendimento na área da Saúde. O trabalhador da Saúde é realmente aquele em quem confiamos e de quem, num primeiro momento, necessitamos. Podemos não ter nenhum familiar próximo, mas é justamente com um profissional da Saúde que interagimos inicialmente. Daí, vira justamente aquela confiança importante para acreditarmos que estamos sendo bem cuidados e tratados, confiando em tudo o que se faz.

Em tudo o que vocês fazem, colocamos total confiança; e não se questiona. Eu estou vivendo um exemplo na minha casa com meu pai, que tem 96 anos. Ele foi acometido por um AVC isquêmico muito forte, muito intenso, que pegou o hemisfério direito completo no cérebro. Ele está realmente acamado há dois anos, vive com “home care” em minha casa, e eu nunca tinha tido, Edison, essa noção da importância do trabalhador e do profissional da Saúde dentro de casa.

Ele passa, praticamente, a fazer parte da família. Quer dizer, em 24 horas, são quatro enfermeiros, além de cuidadores. Mas já são dois anos dessa maneira, e não temos o que discutir; não há outra maneira, realmente, a não ser a de valorizar e confiar. Acreditar que você se você estiver ausente, estiver nas suas atividades, e se os filhos trabalharem fora de casa ou alguma coisa assim, você entrega às mãos dos profissionais a saúde do seu pai. Nesse caso, o meu pai tem 96 de idade e ele é lúcido, não fala, é “traqueostomizado” já há dois anos, mas compreende e ouve tudo.

Aquela interação é fantástica. Eu vou a Natal praticamente todos os meses, pois ele vive lá, e eu pego um feriado e aproveito para ir visitá-lo. Mas, sinceramente, eu queria que vocês soubessem - e quero dar esse testemunho na verdade - do quanto nós não entendemos a importância do profissional da Saúde. Porque às vezes no local, no hospital, em algum momento, no posto de saúde você passa e conversa rapidamente, e pronto.  Mas, no momento em que você tem essa situação e passa por algo assim, de conviver diretamente com as pessoas, nós começamos a dar muito mais valor ainda à pessoa humana, além dos profissionais que são os trabalhadores da Saúde.

Então, minha gente, eu estou dando esse depoimento porque acho que vale a pena. Às vezes, as pessoas não gostam de tocar nisso, mas eu fui incentivado pelo vereador, o filho do Rafael, que disse: “o pai dele não quer que conte essas coisas”. Mas eu vou contar.

Vale a pena realmente, para compreendermos as situações objetivas e concretas, o mundo real em que convivemos. Então, esse dia ainda é pouco para vocês, é uma homenagem importantíssima, mas para nós, todos os dias são Dia do Trabalhador da Saúde. Parabéns a todos vocês, queremos que vocês se sintam supervalorizados e deem todo o apoio, toda a contribuição, toda a participação e valorizem a sua entidade sindical nesses momentos difíceis, porque, mais do que nunca, as nossas entidades também precisam da participação e do exército dos profissionais da Saúde para que possamos defender melhor e, cada vez mais, os direitos de todos os trabalhadores. Muito obrigado e tenham um bom dia.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Canindé Pegado é um amigo antigo, embora sejamos jovens. Eu sou jovem e ele é muito jovem, o pai dele tem 96 anos e é jovem ainda, porque tem ciência do que acontece. Agora, vocês percebem a sensibilidade do Canindé Pegado, secretário-geral da UGT, que tem formação na área de filosofia também. Ele tem um nível bem elevado e conhece bem o ser humano.

Através deste sentimento que ele tem, ele valoriza o trabalhador. Secretário da União Geral dos Trabalhadores, obrigado pela presença e pelas palavras.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Gostaríamos de passar a palavra agora ao deputado estadual Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - Bom dia a todos. É um prazer estar aqui mais uma vez com vocês. Cumprimento o deputado Rafael Silva, que propõe e mantém, em uma parceria com o Edison na federação, a realização desta sessão já por muitos anos, uma sessão solene das mais importantes. É uma sessão solene muito participativa e sempre com a presença dos trabalhadores da Saúde e de seus sindicatos presentes.

Então, parabéns Rafael por esta iniciativa, pelo trabalho que desenvolve aqui nesta Casa e pelo carinho com que o senhor trata a categoria dos profissionais de Saúde. Parabéns ao Edison, que coordena e, cumprimentando-o, cumprimento a todos os dirigentes sindicais e presidentes dos sindicatos, diretores que estão aqui e os trabalhadores da Saúde pelo trabalho incansável que é feito na defesa dos trabalhadores.

Eu quero cumprimentar o Pegado da UGT; os vereadores Claudemir e Ricardo Silva; o Dr. Haino, que representa o secretário de Saúde; e o Alexandre, ex-prefeito da cidade de Franca. Cumprimento a todos os senhores. Temos participado desta solenidade a convite do Rafael Silva, que ontem me ligou à noite dizendo: “Olha, amanhã temos um compromisso”. E eu disse a ele: “O compromisso está na agenda e eu faço questão de estar lá presente para, junto com o senhor, homenagear os trabalhadores e profissionais da Saúde”.

Aqui já se falou da importância do trabalho de cada um de vocês e da luta permanente pelo reconhecimento do trabalho. Esse reconhecimento tem que se dar através dos direitos que são garantidos, das condições de trabalho que precisam ser melhoradas e efetivadas. O estado de São Paulo tem, na participação dos trabalhadores e da iniciativa privada - que são o que os sindicatos representam -, cada vez um contingente maior cuidando da saúde da população do nosso estado. São Paulo tem, na parceria com as entidades de Saúde, cada vez mais um caminho para tocar a Saúde do nosso estado.

Vocês são aqueles que, lá na ponta, dão dignidade e concretude a isso que é cuidar das pessoas, dos pacientes que precisam de um atendimento. Então, a nossa presença aqui hoje, Rafael, é para registrar esta justa homenagem que o povo de São Paulo, através da Assembleia Legislativa, presta aos profissionais de Saúde.

Contem sempre com o nosso apoio e com a nossa dedicação. Estamos aqui para representá-los e, acima de tudo, para fazer com que os senhores possam ter a justa recompensa por esse trabalho importante que prestam a toda população de São Paulo. Um grande abraço a todos, obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - O grande companheiro e deputado Davi Zaia tinha um compromisso em Taubaté, e falou: “Rafael, eu vou cancelar o compromisso para estar presente na sessão”. Aliás, em todos os anos ele está presente aqui. o Edison sabe e é testemunha disso, o Vergara também. O pessoal sabe que o Davi Zaia sempre participou e vai participar por mais uns 30 ou 40 anos; e eu quero estar junto aqui também.

O Davi Zaia realmente é da área sindical, ele tem a sensibilidade de valorizar quem trabalha. Então, quero registrar o nosso agradecimento a ele por essa participação e pelo interesse que ele tem em defender os trabalhadores. Obrigado, Davi. 

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Agora, vamos ouvir a palavra do Sr. Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Bom dia a todas e a todos. Deputado Rafael Silva, eu estava pensando no que dizer neste ano de 2018. Talvez eu queira voltar a 2012, porque era muito melhor do que hoje. O inconsciente acaba realmente levando aos lugares e datas mais saudáveis do que esses em que estamos vivendo.

Cheguei à conclusão de que deveria me dirigir a todos e a todas de uma forma simples e objetiva e que atinja realmente a todos, de uma forma como a de uma pessoa como o deputado Rafael, que tem a preocupação, todo início de ano, de ligar para mim e para o Vergara e dizer: “Olha, não podemos esquecer de homenagear os trabalhadores da Saúde”.

De onde este homem tira essa sensibilidade? De não ter visão? Não, eu tenho a certeza absoluta de que ele enxerga muito mais do que muita gente neste País. E eu lhe respondi: “Deputado, calma, vamos ver se vamos estar vivos até lá ainda, vamos resolver e conversar lá em cima um pouco e ver como vamos trabalhar isso”. Porque a pancada que nós levamos no ano de 2017 ainda não cicatrizou. Quando eu falo que nós levamos, eu digo o movimento sindical, o movimento trabalhista e os trabalhadores. É que eles não acordaram ainda, eles não sabem o que vem, o que virá e o que está acontecendo.

Mas, antes de dar sequência, eu quero saudar a Mesa, e o faço na pessoa da Samantha, a vice-presidente do PMB, que nos honra com sua presença aqui e que é a única mulher na Mesa, com exceção da Sirlene que está em pé. Mas no plenário 78% são mulheres, guerreiras, pessoas preocupadas não só com a vida de outros, mas com a vida de um todo.

O que importa, deputado Rafael, é que chegamos ao mês de maio, chegamos à data e à comemoração que a grande maioria dos trabalhadores da Saúde do estado de São Paulo espera. Viajam 14 e 16 horas para se fazerem presentes aqui.

Ao chegar, eu brinquei com as pessoas que existe uma campanha chamada “O Brasil Que Eu Quero”. Essa é uma campanha midiática, de interesse e de querer saber o que eu não vou fazer pelo Brasil que eu quero. Essa campanha está em evidência, não para implantar aquilo desejado pelas pessoas que realmente aparecem no vídeo da Rede Globo para dizerem o que querem. É só esperar e ver o que vai acontecer com aquilo que eu quero que aconteça e que está gravado no vídeo da Rede Globo.

Eu perguntei para algumas pessoas, usando a mesma midiática: “o que será que vocês pensam ou pensariam se aqui estivessem sentados, em uma dessas cadeiras?”. É isso que às vezes pensamos ao sairmos da cidade de Prudente, de Araçatuba, de Dracena e das mais longevas, como Rio Preto, e viajarmos todo esse tempo para chegarmos aqui e nos sentirmos realmente homenageados por uma pessoa como o deputado Rafael Silva. Uma pessoa do povo e que honra a investidura política; uma pessoa que não tem uma coisa que o faça envergonhar a si e a outros.

Mas sei que vocês chegam aqui deixando lá companheiros e companheiras que se sentem também homenageados com a presença de vocês. E aqui, hoje, vamos homenagear um representante de cada sindicato. Uma pessoa que vai levar consigo, e dentro de si também, a responsabilidade de estar representando a todos.

 Vejo, nesta homenagem e nesta representação, a esposa do companheiro Sílvio. Ele, que é enfermeiro, uma pessoa que além de ter feito tudo o que fez por sua cidade e pelos profissionais, fez aquilo que mais de um ser humano deveria fazer: dividir o conhecimento, entregar-se. Sílvio foi um dos professores, deputado, do projeto de Educação na Saúde realizado por essa federação de 1998 até 2000, se eu não me equivoquei com datas. Um dos melhores e maiores projetos educacionais feitos neste País para as pessoas que precisavam.

Não eram projetos de 15 dias, eram projetos de anos, de 18 meses. A diretoria da federação teve uma briga incansável com o órgão que hoje senta ao nosso lado, com o Coren. A briga foi violenta, e queríamos fazer uma coisa que a burocracia impedia. Hoje sentamos juntos para conversar, entender e buscar soluções para os problemas da enfermagem e dos trabalhadores da Saúde. Isso é crescer, isso é junção. E o que estamos fazendo aqui hoje? Juntando pessoas preocupadas com o sistema de Saúde, que só não está pior pela preocupação que nós temos em nos manter ativos e atuantes. Aqui está a representação do secretário de estado da Saúde. Com certeza absoluta, ele sabe que só não está pior pelo brilhantismo dos profissionais de Saúde, sejam os da área privada ou da área pública.

Se está pior na mídia, é porque faltam muitos recursos que às vezes são desviados pelos canais que todos estão tendo a oportunidade de ver. Hoje, deputado, é um dia de festa, mas também um dia em que tem de ser feita a reflexão correta. Nós temos aqui, no ano de 2018, um dos maiores eventos que este País pode ter e deverá aproveitar. Eu tenho a certeza de que, no meio de vocês, alguém deve ter pensado que é a Copa do Mundo. Muito pelo contrário, esse é um engano, isso é que atrapalha.

Vamos nos preocupar com a Copa do Mundo e vamos nos esquecer do que vem depois? Que é quando estarão em jogo as nossas vidas e tudo aquilo que pensamos de melhor para o nosso país. Parentes, se fala em juventude... O Ricardo tocou nisso - é uma juventude. Alguém já começou e, dentro, nós presenciamos muito disso. Aí fora não, mas nós presenciamos o suicídio de jovens da escola privada particular.

Jovens que não têm mais interesse em viver e estão tirando a sua própria vida, porque estão descrentes do País em que vivem. E aqueles que têm oportunidade de ir embora, vão, o que também é outro problema. Quem vai ficar para assumir o que estão deixando por nós? O deputado Rafael disse que nós acreditamos no Brasil, juntamente com o Davi Zaia; que nós acreditamos. Só que só nós acreditarmos não adianta, temos de fazer pessoas que estão nascendo acreditarem também.

Mas, como acreditar em um Congresso Nacional desse naipe? É por isso que o evento mais importante do ano de 2018 não é a Copa do Mundo e nem o time do Corinthians. É saber que nós vamos ter que escolher um Congresso Nacional, do qual, este ano, serão dois terços do Senado. Boa parte daqueles que estão lá estão preparados para saírem algemados no final desse ano ou do ano que vem, e vão correr atrás dos senhores e das senhoras, a torto e a direito, pedindo para ficar lá.

E os senhores e as senhoras e todos nós aqui vamos estar preocupados em eleger quem? O presidente da República, que não manda nada, muito pelo contrário, se sujeita a um Congresso daquele porte. Há de se ter um Congresso forte para não se vender e não se comprar. E assim talvez tenhamos algo diferente em 2019, senão nós vamos nos arrastar. O ano de 2018 não acabou ainda. Depois das eleições, se todos ajudarem - e não é só Deus, são todos -, nós renovaremos aquele Congresso em, no mínimo, 60%. E também não adianta renovar pelo fato de ser novo só, porque às vezes trocam-se algumas coisas e piora.

Temos que analisar, temos que conhecer, temos que viver. Porque se for para ficar pior, fica-se com o que está lá; pelo menos já conhecemos e sabemos o preço. Agora, vamos colocar pessoas com decência, com coerência, com vontade de trabalhar para que possamos ter realmente o País e o Brasil que queremos. Qual é o Brasil que a Rede Globo quer? As reformas que estão sendo feitas são carimbadas, têm pedidos - é o capital. Eu disse que os trabalhadores ainda não sabem o que vai acontecer, porque a grande maioria ficou supercontente e incentivada pela mídia: “agora eu não pago mais sindicato”. Legal, não paga? Então fecha e vocês vão negociar com o patrão. Vão sentar lá com o dono da Amil que, aliás, é multinacional, e falar: “Nós queremos não ter jornada, manter cesta básica, aumento, salário decente e condições de trabalho”. E ele vai falar: “É? Você quer? Há vários ali fora que não querem nada disso, só querem entrar aqui dentro”. Porque eles não estão preocupados em prestar um serviço à sociedade que seja decente e humanizado; estão preocupados em encher os bolsos. É assim que é feita a estrutura de Saúde neste País.

Senhoras e senhores, quero agradecer a todos que deixaram os seus lares, suas cidades e suas famílias para aqui se fazerem presentes e serem homenageados. Isso sim nos enche de alegria. Isso sim faz com que nós saiamos daqui e retornemos aos nossos lares com o semblante mais aberto e tranquilo.

Agradeço a todo o gabinete do deputado Rafael, a todos, aos colaboradores e profissionais da Assembleia pelo acolhimento, como sempre profissional. E agradeço ao companheiro Vergara, meu dileto amigo que realmente nos ajuda nessa caminhada.

Agradeço a todos os diretores dos sindicatos que aqui comparecem, a toda a diretoria da Federação e ao meu companheiro Canindé Pegado, sempre conosco. E agradeço, em especial, à assessora da Federação, Sirlene Nogueira, por estar ao nosso lado ajudando a cada vez mais elevar o nome dos trabalhadores da Saúde do estado de São Paulo. Muito obrigado e um bom retorno a todos.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Deputado, eu gostaria de pedir a sua permissão para registrar um agradecimento ao Jânio Martins, que representa, nesta sessão, o deputado estadual Antonio Salim Curiati. E também um agradecimento a todos os representantes de entidades aqui presentes e às caravanas que representam todo o estado de São Paulo. Eu vou citar algumas regiões, não são cidades, porque eu sei que há várias, muitas mesmo. Se eu me esquecer de alguma, vocês podem me lembrar.

Então, eu gostaria de agradecer às caravanas que vieram de Jaú, de Presidente Prudente, Araçatuba, Rio Claro, Santos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Campinas, além de Americana, Amparo, Araraquara, Araras, Dracena, Itapira, Itu, Jundiaí, Limeira, Marília, São João da Boavista e Tupã. Todos vocês representam os milhares - mais de um milhão, na verdade - de trabalhadores da Saúde existentes no estado de São Paulo.

Feito isso, eu gostaria de solicitar para assumir a Presidência desta Mesa o deputado Davi Zaia, para que o nosso nobre deputado Rafael Silva possa fazer a homenagem aos profissionais da Saúde nesta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Eu estava falando com a Sirlene olhando para lá, e o Ricardo falou: “Pai, ela está do lado esquerdo”. Mas, é que eu não enxergo. E aqui tem a caixa de som aqui e lá e o cego fica perdido: “Aonde que está a Sirlene? Agora eu descobri, está do meu lado esquerdo”. Então, o grande Davi vai assumir a Presidência e eu vou lá para baixo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Davi Zaia.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - A homenagem será feita a um profissional da Saúde escolhido por 11 sindicatos, regionais, está bem? Então, quando eu chamar o nome do homenageado, eu solicito que o representante sindical venha junto com ele para receber a homenagem. O primeiro homenageado desta sessão solene é o Sr. Renato Cordeiro de Lima, que representa a região de Presidente Prudente.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - O próximo homenageado é da região de Jaú, o Sr. André Luiz Alves Bueno. 

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - A profissional da Saúde que representa a região de Araçatuba é a Sra. Neusa Correia da Silva.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - A profissional Alinéia Simonato Dias, representa os profissionais da Saúde da região de Rio Claro.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Os trabalhadores da região de Santos, da Baixada Santista escolheram o Sr. José Gomes da Silva, para ser homenageado nesta sessão solene, entretanto, por motivo de saúde não pôde comparecer. E, neste ato, ele está representado por sua filha, Loanda Cardoso Tavares.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - A região de Franca escolheu fazer uma homenagem póstuma ao enfermeiro Sílvio Donizete Nunes, um grande companheiro que atuou por 30 anos no Hospital do Coração, um estabelecimento ligado à Casa de Saúde de Franca.

Ele também trabalhou na Prefeitura Municipal daquela cidade e foi ainda coordenador e professor do Projeto Educação na Saúde naquela região e deu uma grande contribuição a todos nós, a todos do estado.

Era uma pessoa e um profissional ímpar, muito respeitado e, para homenageá-lo neste ato, convidamos a sua esposa, a Silvia Cristina de Oliveira, para receber a homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Representando a região de Ribeirão Preto, nós convidamos para receber esta homenagem a Ana Maria Ferreira da Silva.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - A região de São José do Rio Preto vai ser representada, nesta sessão solene, pelo profissional da Saúde Gilberto Antonio Pinheiro.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Representando a região de São José dos Campos, convidamos a profissional da Saúde Maria Lúcia da Silva Gomes para receber as homenagens.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Para representar a base de Campinas foi escolhido, para esta homenagem, o profissional da Saúde José Carlos de Carvalho.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - E, por último, representando a região de Sorocaba, convidamos para receber a homenagem a profissional Monica Afonso Guzzardi Silva.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Bem, feitas as homenagens, devolvo a Presidência dos trabalhos ao deputado Rafael Silva, que cumpre assim, mais uma vez, com seu compromisso com os profissionais da Saúde. Parabéns ao deputado e a todos os homenageados que aqui tiveram registrada a sua participação e contribuição.

Aos profissionais da Saúde e a todos os sindicatos, obrigado.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Deputado, quebrando mais uma vez o protocolo, eu gostaria somente de ler para todos a mensagem que a esposa do enfermeiro Sílvio pediu para transmitir a todos vocês: “Amigos, agradecemos a todos em nome do Sílvio por esta homenagem. Profissional que por tantos anos fez da enfermagem a sua profissão, honrando o seu juramento e tratando todos com muito amor, carinho, respeito, profissionalismo e dedicação. Recebam o nosso muito obrigado, nosso abraço e nossa imensa gratidão.

Família do enfermeiro Sílvio Nunes”.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - A esposa do enfermeiro Sílvio estava muito emocionada e não é para menos, uma pessoa como ele se vai muito cedo, mas aquilo que meu filho Ricardo fala sempre: “Não conhecemos o tempo de Deus, temos o nosso tempo e Deus tem o tempo dele”. Tempo que muitas vezes não entendemos. Davi Zaia se retirou porque tem compromisso, ele tem muitos compromissos, inclusive teve que faltar a um para estar presente e agora tem outro. Ele participa sempre desta sessão solene

Edison Laércio de Oliveira, eu tenho acompanhado há muitos anos o seu trabalho, a sua dedicação e preocupação com tudo que acontece neste País. O senhor colocou muito bem que, nos últimos anos, ao invés de melhorar a nossa realidade, isso tudo piorou. O senhor ali de repente trocou 2018 por 2012 e falou que: “Talvez fosse melhor voltarmos atrás”. Era ruim, mas hoje está pior.

Porém, eu tenho uma esperança, depois disso tudo que está acontecendo no Brasil, de que nós poderemos ter transformações e de que isso tudo vai servir como mensagem, como foi colocado de reflexão. O Canindé colocou muito bem essa reflexão, nós precisamos dela. Ontem foi dia 03 de maio e nessa data, em 1469, nasceu Nicolau Maquiavel. Ele tem uma obra chamada “O Príncipe” e tem muitas coisas que ele escreveu, mas essa fala da necessidade de o governante ter cinco virtudes: ser piedoso, fiel, humanitário, íntegro e religioso.

Porém, ele fala: “Que não as tenha. Se as tiver não governa, mas que isso não saia da sua boca”. Ou seja, ele entendia que para governar tem que enganar a população, tem que fingir essas cinco virtudes para estar bem com todos. Mas, a realidade que ele colocou é outra, Maquiavel foi mal visto durante muito tempo por quê? Gente, parece que ele queria que realmente os governantes não fossem bons? Ou seja, que eles pelo menos enganassem as pessoas?

Porém, existe a dúvida: será que ele não escreveu essa obra para poder alertar as pessoas de que isso existe na vida pública e para que cada um tenha consciência daquilo que representa um governante quando assume o poder? E ele fala que esse governante tem que agradar os poderosos, porque eles o ajudam a ficar ali, no comando de uma nação. Ele fala que se tiver que trair, que traiam os fracos então.  Interessante, não é?

Deve-se trair o povo e não a elite. Mas, por que isso? Porque ele entendia, naquele tempo, que as pessoas não tinham a consciência necessária e poderiam ser manipuladas, será que só naquele tempo? Será que as nações que não têm a consciência devida também não repetem hoje aquilo que acontecia no passado?

Repetem. O que muda uma nação, Edison, Canindé Pegado, Dr. Haino, é a consciência das pessoas, um povo consciente. O próprio René Descartes falou, ele que nasceu em 1596: “Quando se tem um indivíduo consciente e outro, vai ter um povo consciente que não aceita ser enganado e nem escravizado”.

Então esta sessão solene aqui Edison, Vergara, Sirlene e todo mundo aqui presente, é para homenagear o trabalhador da Saúde, eu nem digo homenagear, é para reconhecer o valor dessas pessoas. No ano passado eu passei por alguns problemas de saúde também e senti, no trabalhador dessa área, o carinho, o amor. Essas pessoas muitas vezes têm doentes dentro de casa, mas saem para trabalhar e cuidar de um doente que elas nem conhecem.

Quem trabalha na Saúde tem vocação, se não tiver não fica. Essa vocação de levar ali uma palavra amiga e um atendimento que demonstra o coração de quem está trabalhando no setor. Essas pessoas, Edison, e o senhor falou muito bem, não são valorizadas como deveriam ser. Vieram caravanas lá de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto e muitas cidades.

Então, o nosso reconhecimento, eu nem digo homenagem, esse reconhecimento é muito mais do que isso e nós, através desta solenidade, demonstramos que os senhores realmente são valorosos.

Este País deveria mudar sim essa estrutura podre que existe e prejudica o trabalhador, prejudica as pessoas mais humildes. O Brasil está pagando dívidas da Venezuela, que tem um bandido administrando, e o governo brasileiro: “Não, eu pago a dívida”. E vai pagar.

A Câmara Federal aprovou ontem mais de um bilhão de reais. São mil milhões e tem outras dívidas mais que o Brasil vai pagar, mas por quê? Se queriam favorecer uma empreiteira, é lógico que ganharam um dinheiro com isso. Ganharam aqui, e o governante lá de fora ganhou também.

As coisas estão acontecendo e não fico contente em ver acontecendo essas coisas feias não. Eu entendo que essas coisas que estão sendo colocadas para as pessoas verem e enxergarem, elas poderão fazer o povo pensar. O Edison falou: “Não é a Copa do Mundo o evento mais importante”. Não, o evento mais importante vem depois. E nós, através do exercício da reflexão, vamos crescer e o povo vai crescer. Existe um pensamento que diz: “A informação é a matéria prima da consciência, aquilo que se usa para fabricar alguma coisa”.

E com a informação nós vamos fabricar consciências e um povo consciente que sabe escolher o seu destino, sabe escolher. E entendemos, Edison, o seu trabalho e o trabalho que a federação faz para conscientizar, para levar uma palavra amiga, e reconhecemos isso tudo, de verdade. Esta sessão solene é oficial da Assembleia Legislativa e eu vou pedir para a Sirlene falar onde é que está sendo transmitida ao vivo e onde vai ser reapresentada amanhã. Sirlene, a senhora pode?

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Vai ser retransmitida amanhã, dia 05 de maio, às 21 horas pela NET, canal sete. Também pela TV Vivo, no canal 66, analógico, e 185 Digital, além da transmissão pela TV Digital aberta, no canal 61.2.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Amanhã qual é o horário mesmo?

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SIRLENE NOGUEIRA - Às 21 horas.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Gente, eu agradeço ao Canindé Pegado pela sua presença, ao Davi Zaia, que esteve conosco até agora também, ao Dr. Haino, ao Edison Laércio de Oliveira e também ao pessoal que fez parte da Mesa. Edison, o senhor representa essa categoria valorosa e esses trabalhadores que colocam o amor acima de tudo, e representa com muita dignidade.

Eu tenho conversado muito com o senhor e sei que o senhor fica triste, assim como demonstrou hoje na Tribuna, por ver a realidade deste País. Porém, vamos sonhar e vamos esperar que essa realidade e tudo isso sirva para acordarmos e para o povo entender que essas coisas existem. Entendendo, estaremos a um passo das mudanças. Que Deus ilumine a todos e tendo encerrado os assuntos que deveriam ser tratados, declaro encerrada a presente sessão. Obrigado pela presença de todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 19 minutos.

 

* * *