http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

07 DE MAIO DE 2018

027ª SESSÃO SOLENE EM OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO EXCELENTÍSSIMO CORONEL NIVALDO CESAR RESTIVO, COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidência: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARIA CRISTINA DE CASTRO SILVEIRA

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao coronel Nivaldo Cesar restivo, por sua atuação no Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz saudações às autoridades presentes. Fala sobre a carreira do homenageado, ao qual tece elogios. Anuncia exibição de vídeo sobre a história do coronel Nivaldo Cesar Restivo.

 

4 - MARCELO VIEIRA SALLES

Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Discorre sobre experiências pessoais junto ao homenageado. Enaltece virtudes do coronel.

 

5 - PAULO ALÍPIO BRANCO VALENÇA

General de Brigada, neste ato representando o Sr. Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, comandante-geral do Comando Militar do Sudeste, faz saudações. Ressalta a qualidade da Polícia Militar e das Forças Armadas do estado de São Paulo. Presta homenagem ao coronel Nivaldo Cesar Restivo, em nome do Exército Brasileiro.

 

6 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao coronel e chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Sr. Nivaldo Cesar Restivo.

 

7 - NIVALDO CESAR RESTIVO

Chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Segurança Pública, faz saudações e agradecimentos. Felicita-se por sua carreira na Polícia Militar. Enaltece a colaboração de todos os servidores para a qualidade da instituição.

 

8 - MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO

Secretário de Estado de Segurança Pública de São Paulo, estende a homenagem desta solenidade a todos os bons policiais militares. Parabeniza o homenageado. Saúda seus familiares e demais presentes. Relaciona virtudes que distinguem, a seu ver, os coronéis Nivaldo Cesar Restivo e Marcelo Vieira Salles. Fala sobre desafios enfrentados pela Polícia Militar nos primeiros dias de atuação do novo comandante.

 

9 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a entrega de flores, em agradecimento à família do coronel Nivaldo Cesar Restivo, à sua mãe, Sra. Mafalda. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

* * *

                

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARIA CRISTINA DE CASTRO SILVEIRA - Solicito que se acomodem para darmos início à sessão solene com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao coronel Nivaldo Cesar Restivo, por sua atuação no Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Anunciamos para compor a Mesa o proponente desta sessão solene, deputado estadual Coronel Camilo. Convido para compor a Mesa o Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo; o general de Brigada Paulo Alípio Branco Valença, neste ato representando o comandante militar do Sudeste, o general do Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; o homenageado, coronel Nivaldo Cesar Restivo, chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública; coronel Marcelo Vieira Salles, comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Dr. Sérgio Turra Sobrane, secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública; Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert, delegado-geral em exercício da Polícia Civil. Podem se acomodar.

Com a palavra, o deputado estadual Coronel Camilo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Bom dia a todos, é uma alegria muito grande recebê-los aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, para um momento tão importante, para homenagearmos uma grande personalidade: o coronel Nivaldo.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, senhores e senhoras aqui presentes, esta sessão foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Cauê Macris, atendendo a uma solicitação deste deputado, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Coronel Nivaldo Cesar Restivo, por sua atuação no comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Para começarmos bem, convido a todos para que, de pé, possamos cantar o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º sargento Gleidson Azevedo.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Uma salva de palmas para a nossa Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º sargento Gleidson Azevedo. Muito obrigado a todos pela presença, e por abrilhantar nossa solenidade. (Palmas.)

Queria agradecer a todos que participam do evento, primeiramente ao nosso comandante maior, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Segurança Pública de São Paulo e um amigo da polícia; nosso general de Brigada Paulo Alípio Branco Valença, representando o comandante militar do Sudeste, o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; nosso homenageado, coronel Nivaldo Cesar Restivo, obrigado por sua grande atuação no comando desta gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo. Hoje é o chefe do nosso secretário de Segurança.

Meu comandante Marcelo Vieira Salles, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, muito obrigado por prestigiar o evento e fazer este reconhecimento ao nosso grande coronel Nivaldo. E na sua pessoa, cumprimento a todos os nossos comandantes presentes da Polícia Militar de São Paulo. Nosso fiel escudeiro do secretário, Dr. Sérgio Turra Sobrane, obrigado pela presença e por tudo que nos ajuda na Secretaria de Segurança. O Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert, delegado-geral em exercício da Polícia Civil. Muito obrigado à nossa coirmã, sempre juntos trabalhando.

Queria saudar também os pais do nosso homenageado, o coronel Nilson Jesus Restivo; a dona Mafalda Restivo, mãe; Nilson Jesus Restivo Junior, irmão; Vitor Duarte Restivo, sobrinho; Antônio Carlos, primo; Maria Lúcia Sangiorgio, prima; e outros familiares do coronel Nivaldo que estejam por aqui. Muito obrigado pela presença de todos.

Quero citar também as presenças do nosso capitão de Mar e Guerra, Alexandre Mota de Sousa, representando o comandante do 8º Distrito Naval, o almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro; do coronel Monari, representando o coronel José Roberto Rodrigues, secretário municipal de Segurança Urbana; do coronel Mauro Cézar dos Santos Ricciareli, subsecretário de Acompanhamento de Projetos Estratégicos; do tenente coronel Ronaldo Miguel Vieira, comandante do Regimento 9 de Julho, onde serviu por muito tempo o nosso comandante-geral; do Dr. Luis Fernando Camargo da Cunha Lima, delegado de Polícia e chefe de gabinete do delegado-geral; do Maurício José Lemos Freire, delegado de Polícia e chefe do Serviço Aerotático do Deic-Sat; do coronel Dimitrios Fyskatoris, superintendente da Cruz Azul; do nosso grande Ohans Banous Hanna, presidente do Conseg Perus-Anhanguera, sempre presente; do comendador Marcelo Pelegrine de Castro, representando os veteranos do Gate, coronel Wanderley Mascarenhas de Souza; do Marco Antônio Zanca, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos; e do Jânio Martins, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati.

Senhoras e senhores, sejam todos bem-vindos a esta singela, mas importante solenidade de reconhecimento ao coronel Nivaldo. A todos que estão aqui, integrantes do meu gabinete, na pessoa do coronel Antão, que estão prestigiando o evento, agradeço também a presença da minha mulher, Silvana Camilo.

Falar do Nivaldo é uma tarefa muito simples, porque desde que o conheço, tudo que presenciei do coronel Nivaldo foi só coisa boa. As ruins eu conto depois. O conheci mais detalhadamente como ajudante de ordens do secretário de Segurança, quando eu era comandante-geral. Já tinha ouvido falar dele pela passagem no Choque, e aliás, passou por quase todas as unidades. Só a Cavalaria que não deixaram você vir, mas não deu tempo. Você foi logo promovido, senão tenho certeza que também comandaria.

O Nivaldo foi um oficial exemplar em toda a sua carreira. Nos momentos em que o conheci, e olha que ele viveu momentos muito difíceis na Secretaria de Segurança, nunca deixou de executar a sua missão muito bem, sendo leal sempre ao Governo do Estado, à Secretaria de Segurança e ao Comando Geral da instituição. Para quem é ajudante de ordem, sabe que essa é uma missão muito difícil. De vez em quando você está no meio dos dois, e às vezes pode ter uma outra questão, e as duas instituições pensam um pouquinho diferente. Precisa ter uma pessoa com muito jogo de cintura.

O Nivaldo foi essa pessoa, ele preservou a função do ajudante de ordens. Ele era perfeito, não fazia questão de aparecer muito, mas quando o secretário olhava para trás, ele estava lá. E ajudou muito a Polícia Militar.

Fora isso, os seus comandos foram repletos de sucesso, seja no Choque, que ele comandou, depois o IV Comando, voltou para o primeiro, onde já tinha sido tenente e capitão. Passou pela Rota, por vários lugares importantes da nossa polícia, e depois comandou por um pequeno período de tempo o Trânsito. Depois foi comandar a Zona Sul, uma área muito difícil e carente, onde qualquer coisa que a polícia faça faz a diferença. Está aqui o Deufrânio que me acompanha no gabinete e trabalhou lá e sabe disso, é uma terra onde a polícia faz a diferença. O único braço do Estado na Zona Sul e Leste em alguns momentos é só a Polícia Militar. Depois veio para o Choque, fez um trabalho excepcional também no Choque, e vindo depois assumir o Comando Geral da instituição.

No Comando, acompanhei muito de perto, porque, como deputado, conversávamos com frequência sobre os projetos de lei para esta Casa, para ajudar os policiais e, consequentemente, a nossa população de São Paulo. Nivaldo, parabéns por tudo que você fez. Esta é uma pequena e singela homenagem a você, em reconhecimento a tudo que você fez pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e pela sociedade paulista. Tenho certeza de que vai continuar fazendo. Mas é por este período que você já foi tão importante para todos nós. E para conhecer um pouquinho mais da história do coronel Nivaldo, vamos assistir agora a um vídeo que vai passar um pouquinho da história do nosso coronel.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso comandante coronel Nivaldo pela excelente carreira nesta Polícia Militar de São Paulo. Vai continuar defendendo a farda que não sai, está grudada ali, de outro lugar. Gostaria agora de convidar o nosso comandante coronel Marcelo Vieira Salles, para fazer seu pronunciamento nesta solenidade em que homenageamos o coronel Nivaldo.

 

O SR. MARCELO VIEIRA SALLES - Senhoras e senhores, muito bom dia. Inicialmente, quero saudar o nosso presidente da sessão, Sua Excelência, Coronel PM Álvaro Batista Camilo, digno deputado estadual e presidente desta sessão, e eterno comandante-geral. E também sua esposa Silvana, na pessoa de quem saudamos todas as senhoras presentes.

Cumprimento o nosso general de Brigada Paulo Alípio Branco Valença, chefe de Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, neste ato representando o comandante militar do Sudeste, general de Exército Luis Eduardo Ramos Batista Pereira. Saúdo de maneira muito especial o nosso secretário de Segurança Pública, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, nosso sempre secretário, amigo e comandante; o Dr. Sérgio Turra Sobrane, procurador de Justiça de São Paulo e secretário-adjunto de Segurança, que tanto nos apoiou quando estávamos no comando do CPM V, nas questões daquela região tão complexa; o nosso delegado-geral de Polícia Civil, Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert, nosso amigo de muito tempo e morador de Sorocaba. É uma honra estar ao seu lado.

Cumprimento o homenageado desta manhã, nosso sempre comandante e veterano da Academia do Barro Branco, nosso amigo, meu comandante no policiamento do Choque, coronel Nivaldo Cesar Restivo, eterno comandante-geral e chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, para quem peço uma salva de palmas. (Palmas.) Cumprimento também os familiares do nosso comandante Nivaldo, seu pai, Nilson Jesus Restivo; sua amada mãe Mafalda Pecoraro Restivo; o primo, Antônio Carlos Sangiorgio; a prima, Maria Lúcia Sangiorgio; o irmão, Nilson Jesus Restivo Junior; e o sobrinho, Victor Duarte Restivo.

Saúdo o nosso eterno subcomandante PM e subsecretário de Acompanhamento de Projetos Estratégicos, amigo de mais de três décadas, nosso irmão Mauro Cézar dos Santos Ricciareli; o Dr. Mauricio José Lemos Freire, eterno delegado-geral da Polícia Civil do Estado; o nosso capitão de Mar e Guerra, Alexandre Mota de Souza, chefe do Estado Maior do 8º Distrito Naval, neste ato representando o vice-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval; o coronel Carlos Ricardo Gomes, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia, na pessoa de quem cumprimento todos os coronéis da Polícia Militar, oficiais e praças presentes.

Cumprimento o nosso coronel Dimitrios Fyskatoris, superintendente da Cruz Azul, instituição fundamental para os policiais militares do estado, que desenvolvem um papel preponderante há muitos anos. Quando vemos o coronel Dimitrios aqui e sua Cruz Azul, saudamos a memória do seu idealizador, Pedro de Campos. Muito obrigado por termos a Cruz Azul aqui conosco. Cumprimento o sargento Zanca, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos, em nome de quem saudamos todas as associações de policiais militares. O sargento é peça fundamental na instituição, ao lado dos tenentes, capitães, cabos, soldados, majores, tenentes e coronéis. Mas é o verdadeiro elo da tropa. Então, saudando o Zanca, saúdo todo este importante elo que nos ajuda a conduzir esta instituição. Muito obrigado por sua honrosa presença.

Senhoras e senhores, familiares, amigos, representantes de associações, imprensa, oficiais, praças, Camerata do Corpo Musical, sob comando do maestro Gleidson, vir aqui falar do coronel Nivaldo é uma tarefa muito fácil, sucedê-lo é muito difícil. Falar do coronel é muito fácil por conta de suas características inatas. Tive a honra de conhecê-lo em 1985, quando ele e o coronel Mauro eram do segundo ano do Curso de Formação de Oficiais em nossa sagrada academia. E sempre foi assim, sempre atencioso e muito zeloso com as coisas. Mas um amigo que tenho como referência.

As qualidades do senhor já foram testadas e aprovadas em vários momentos de sua carreira, seja no brilhante curso de formação de oficiais que o senhor fez, na sua atuação no segundo de Choque, como meu instrutor no Curso de Controle de Distúrbios Civis. Lembro do senhor capitão no primeiro de Choque, e tem até uma história interessante. Às vésperas da nossa promoção à capitão, não teria vaga no regimento. E o então capitão Nivaldo e o capitão Benedito, uns 15 dias antes da promoção falaram: “Salles, não tem vaga no regimento. Você vem trabalhar conosco no primeiro de Choque.” Eu lembro que eles tinham me dado até uma boina preta e um coturno com detalhe verde.

Acabei sendo promovido, o Valter foi para major, e acabou tendo uma vaga no regimento. Eu não fui para a Rota, e eles pegaram a bota e a boina de volta, do major zeloso na Secretaria de Segurança Pública, muito atento com as coisas da instituição, muito responsável, do tenente coronel dirigente, que foi comandante de uma das mais complexas e honrosas instituições, o nosso 1º Batalhão de Polícia de Choque. O senhor exerceu um comando pleno no IV de Choque, e hoje o comandante da Rota também está aqui, o coronel Araújo, que também honra esse papel que o senhor desenvolveu lá. E no final, tive a honra de ser seu comandado no Regimento 9 de Julho. Qualidades lhe sobram.

Como eu disse, poder falar do seu trabalho, da sua convivência e deste lado humano é fácil. O difícil é substituí-lo. Substituir o seu legado, a sua postura, a sua firmeza, a sua decisão, os indicadores hoje que a Secretaria de Segurança Pública, na pessoa do nosso secretário Mágino Alves Barbosa Filho, vem apresentando a São Paulo e ao Brasil, é uma missão que nos impõe uma série de responsabilidades.

Comandante, quero dizer que rezo todos os dias para tentar ser metade do que o senhor foi à frente desta instituição, com sua galhardia e, principalmente, com sua conduta impecável. Comandante, muito obrigado pelo exemplo e legado que o senhor deixa para nós da Polícia Militar, e principalmente para São Paulo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns pelas palavras ao nosso comandante, coronel Salles. Chamo agora para fazer uso da palavra, em nome do Exército Brasileiro e das nossas Forças Armadas, o nosso comandante general de Brigada, Paulo Alípio Branco Valença, representando o nosso general Ramos. Muito obrigado, a palavra é sua.

 

O SR. PAULO ALÍPIO BRANCO VALENÇA - Obrigado. Sr. Deputado Coronel Camilo, presidente desta sessão e responsável por esta homenagem, na pessoa de quem cumprimento todas as demais autoridades da Mesa respeitosamente. Cumprimento os familiares, convidados, demais autoridades, e, particularmente, os nossos guerreiros de Tobias, os de hoje, de ontem e sempre, que combatem diuturnamente nas ruas em prol do bem comum do nosso estado. O nosso comandante militar do Sudeste, general Ramos, se encontra em uma reunião do Alto Comando do Exército, e me designou para ter a honra de representá-lo nesta justa homenagem ao coronel Nivaldo.

Nós do Exército Brasileiro temos a verdadeira noção da importância do trabalho das forças de Segurança Pública, do trabalho das policiais. Porque ao longo do tempo temos sido demandados em ocasiões pontuais e temporárias ao auxiliar nesse serviço. Temos sido demandados em diversas unidades da Federação. Mas aqui no nosso estado de São Paulo não; pela excelência, pela competência, pelo profissionalismo e pela pujança do nosso estado e das nossas instituições. O coronel Nivaldo, mediante seu trabalho de liderança, de exemplo, de gestor, soube deixar a nossa polícia ainda mais reconhecida, querida e respeitada.

E nós não poderíamos deixar de manifestar o nosso reconhecimento por este trabalho e por esta polícia. Também é interessante enaltecer a iniciativa do deputado Coronel Camilo, porque as instituições trabalham juntas, e juntas se fortalecem. E esta homenagem fortalece amálgamas instituições, e nos deixa mais fortes. Uma brilhante iniciativa e uma justa homenagem a quem nós, do Exército Brasileiro, reconhecemos a importância e excelência. Muito obrigado a todos.  

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, o momento de gratidão é sempre importante. Nós devemos sempre agradecer. É muito fácil pedir, solicitar, criticar, mas nem sempre trabalhamos com a gratidão, que é o que vimos nas palavras do nosso comandante do Exército. É o que estamos fazendo aqui, reconhecendo o bom trabalho. Desta forma, vamos pedir ao nosso homenageado, o coronel Nivaldo Cesar Restivo, que assuma um posto aqui na frente da nossa Mesa, para receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. Convido a Mesa para que possamos descer e fazer a entrega ao nosso coronel Nivaldo.

 

* * *

 

- É feita a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Com muita satisfação e honra, entregamos o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao nosso comandante, coronel Nivaldo. E agora chegou a vez de ele falar um pouquinho para todos nós. Nosso eterno comandante-geral, a palavra é sua.

 

O SR. NIVALDO CESAR RESTIVO - Bom dia a todos e todas. Quero cumprimentar a Mesa, agradecer o proponente da sessão, nosso comandante-geral coronel Álvaro Batista Camilo, nosso deputado estadual. Sempre que vim aqui, algumas vezes começava dizendo parabéns ao senhor pela proposta. Hoje não posso fazer isto, porque vim só agradecer pela proposta. Muito obrigado por tudo que o senhor fez por mim e pela Polícia Militar de São Paulo. Quero cumprimentar o nosso general de Brigada Paulo Alípio Branco Valença, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, representando a mais alta autoridade militar do Estado de São Paulo: o general de Exército Ramos. Obrigado pela presença do glorioso Exército Brasileiro entre nós.

Cumprimento o meu amigo da Polícia Militar, o homem que, como eu disse sexta-feira, me ofereceu a maior oportunidade profissional da minha carreira, que é me tornar comandante-geral da Polícia Militar. Obrigado, Dr. Mágino, por esta fabulosa experiência que o senhor me proporcionou. Sou muito grato por isso, e não esquecerei jamais. Agradeço também ao nosso amigo, Dr. Sérgio Turra Sobrane, nosso secretário-adjunto, que fez alteração na agenda ontem à noite para estar aqui, alterou os compromissos que tinha na parte da manhã para estar presente. Obrigado.

Cumprimento o nosso comandante-geral, meu amigo coronel Marcelo Vieira Salles, pessoa que tive a honra de transmitir o comando da Polícia Militar de maneira formal na sexta-feira. Obrigado por toda a colaboração que você nos ofereceu desde os tempos de tenente, quando trabalhávamos juntos no Comando do Policiamento de Choque.

Quero cumprimentar o nosso amigo, Dr. Júlio Guebert, delegado-geral de Polícia. Já estamos em uma parceria há bastante tempo e desejamos muita sorte e felicidades na direção da nossa Polícia Civil, nos colocando à disposição para ajudar no que for preciso e necessário. Muito obrigado. Cumprimento meu amigo, coronel Mauro, que foi subcomandante da Polícia Militar na gestão que se encerrou semana passada. Não vou me alongar nos elogios, porque tenho feito isso cada vez que tenho a oportunidade de falar em público. Tenho enaltecido e agradecido a postura do meu amigo Mauro. Cumprimento também o capitão de Mar e Guerra, Alexandre Mota de Souza, que neste ato representa o nosso amigo vice-almirante Guerreiro, o mais paulista dos cariocas da Marinha do Brasil aqui em São Paulo. Leve a ele o nosso abraço e agradecimento.

Quero cumprimentar meu amigo, coronel Gomes, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa. Vejo ainda que o Dr. Maurício foi delegado-geral de Polícia, com quem tive a oportunidade de trabalhar quando era ajudante de ordem do secretário. Obrigado pela presença. O Dr. Mauricio está sempre prestigiando nossos eventos. Meu amigo Dimitrios Fyskatoris, superintendente da Cruz Azul de São Paulo, aspirante da turma de 86, ladeado pelo coronel Monari, que foi nosso diretor de logística na nossa gestão, e hoje presta um serviço junto à Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Quero agradecer ao meu amigo e chefe de gabinete do Coronel Camilo, o coronel Danilo Antão Fernandes, subcomandante da Polícia Militar. O Coronel Camilo sabe exatamente o que significa ter um subcomandante importante em nossa gestão. Ele e o coronel Mauro têm uma participação muito grande nisso tudo. Quero agradecer ao meu amigo, subtenente Zanca, que se comprometeu na semana passada a vir aqui, e na quarta-feira estivemos juntos almoçando. Já na quarta ele confirmou presença e aqui está. Muito obrigado, Zanca. Da mesma maneira, o nosso amigo, tenente Dirceu, um parceiro que tem nos auxiliado em várias demandas, de maneira anônima, mas sempre colaborando com as atividades da nossa querida Polícia Militar. Obrigado pelo grande apoio e por sua importante presença entre nós também.

Quero agradecer a presença dos nossos amigos da Polícia Civil do Estado de São Paulo, muito obrigado por terem vindo. Nossos coronéis Bucheroni, Marciano, Gianone, meu amigo Deufrânio, com quem tive a oportunidade de trabalhar no CPAM10. Durante este um ano de comando, já fizemos uso da palavra várias vezes, nenhuma tão difícil quanto esta. A mais difícil tinha sido na sexta-feira passada. Eu achei que tinha superado esta dificuldade, mas hoje veio que a de sexta-feira foi relativamente fácil, porque as palavras que ouvimos hoje aqui, as homenagens merecidas - acho que de maneira exagerada, mas que me comovem profundamente. Tive que pedir alguns acessórios para colocar no bolso e usá-los após a passagem do vídeo.

De maneira que estou muito feliz por ter encerrado um ciclo que considero vitorioso na nossa Polícia Militar, uma instituição que me ofereceu tudo aquilo que tenho hoje de família, amigos, bens materiais e imateriais. Tudo isto foi proporcionado pela Polícia Militar. Sou um devedor eterno daquilo que a instituição me ofereceu. Eu agradeço mais uma vez a possibilidade de estar aqui na Casa de Leis do Estado de São Paulo, um dos Poderes que sustentam a democracia em nosso estado. Coronel Camilo, muito obrigado por sua iniciativa. Realmente fico muito emocionado por estar aqui e ver que grande parte das pessoas que aqui estão, contribuíram para que eu chegasse onde cheguei.

Não seria o que sou hoje se não fosse esta tropa fardada que aqui está, usando camuflado, que, nos momentos críticos, sustentaram as nossas decisões. Não chegaria aqui não fosse pela tropa que usa o cinza bandeirante, que se empenhou, se doou e se entregou para permitir o pleno exercício do comando em nossa instituição. Só eles são os responsáveis verdadeiros por tudo isto que está acontecendo aqui.

Finalizando, queria agradecer a presença do meu primo Antônio Carlos, da minha prima Lúcia, do meu sobrinho Victor, meu irmão Nilson, minha mãe que só dá risada o tempo todo que nem eu, e meu pai que também é sargento veterano da Polícia Militar. Estão aqui representando todos da família. Infelizmente, não puderam vir todos, porque os afazeres acabaram inviabilizando. Tenho certeza que todos eles torceram muito e estão aqui aplaudindo e agradecendo por esta homenagem. Comandante, obrigado por tudo que o senhor fez pela Polícia Militar e pelo que fez particularmente à minha pessoa. E como diz o nosso comandante-geral coronel Salles: gratidão é dívida que não prescreve. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Estas foram as palavras do nosso homenageado. E sempre humilde, o coronel Nivaldo é um grande exemplo para todos nós.

Agora, passo a palavra para o nosso secretário de Segurança Pública, nosso amigo e da polícia, quem permitiu que o coronel Nivaldo assumisse o comando da instituição, e agora o leva para a Secretaria de Segurança. Dr. Mágino Alves, a palavra é sua.

 

O SR. MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO - Bom dia a todos e a todas. Quero, inicialmente, saudar nosso amigo, coronel PM Álvaro Batista Camilo, deputado que preside esta sessão. Parabenizá-lo pela propositura da homenagem ao coronel Nivaldo. É uma homenagem, na verdade, a todo bom policial militar. Porque a homenagem que se faz ao coronel Nivaldo se estende a todo homem e mulher que diuturnamente, como disse o general, saem às ruas prontos para entregar suas próprias vidas em benefício da população de São Paulo. Parabéns ao senhor, que sempre foi e é um grande amigo das nossas polícias, um incentivador das boas práticas de segurança pública no estado de São Paulo. Só podemos agradecer.

Faço este agradecimento também à dona Silvana, sua esposa, porque, por trás de uma grande figura como o senhor, sabemos que tem uma grande mulher. Saúdo o general de Brigada Paulo Alípio Branco Valença, chefe de Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, que neste ato representa o nosso amigo e general de Exército Ramos, comandante militar do Sudeste; o capitão de Mar e Guerra, Alexandre Mota de Souza, chefe do Estado Maior do 8º Distrito Naval, que neste ato representa o nosso amigo, o vice-almirante Guerreiro; o meu amigo, Dr. Sérgio Turra Sobrane, secretário-adjunto de Segurança Pública; e nosso amigo, coronel PM Marcelo Vieira Salles, comandante-geral da Polícia Militar.

Saúdo outro amigo muito especial, Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert, delegado-geral de Polícia, na pessoa de quem saúdo todos os delegados aqui presentes; o meu amigo, coronel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciareli, ex subcomandante da Polícia Militar, a quem denominei ao longo deste comando esteio da nossa PM, que hoje faz parte da nossa equipe, é subsecretário na Secretaria de Segurança Pública. Agradeço por sua lealdade e ao fato de você ter prontamente aceito o convite para integrar a nossa equipe. Vamos trabalhar pelo bem de São Paulo na Secretaria de Segurança Pública, para o bem das nossas polícias.

Saúdo o coronel PM Dimitrios Fyskatoris, superintendente da Cruz Azul, um grande amigo; todos os coronéis da Polícia Militar aqui presentes, na pessoa do coronel Ricardo Gomes, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa; os representantes das associações aqui presentes, em especial o nosso amigo, tenente Dirceu, e o subtenente Zanca; todos os oficiais e praças, os amigos que vieram aqui prestigiar esta belíssima e justa cerimônia. Por fim, saúdo o meu amigo, coronel PM Nivaldo Cesar Restivo, hoje chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, mas o nosso sempre comandante-geral da Polícia Militar; seus familiares, seu pai Nilson, dona Mafalda, o irmão Nilson, os primos Antônio Carlos e Maria Lúcia e o sobrinho Victor.

Falar um pouco a respeito do coronel Nivaldo é uma tarefa muito difícil, porque se deixassem, eu me estenderia hoje pela tarde, e iria atrapalhar os trabalhos da Casa de Leis. Resumir o que reconheço deste homem é muito difícil. O coronel Nivaldo, como disse o nosso deputado Coronel Camilo, é um oficial diferenciado e com características muito particulares. Todo mundo reconhece no coronel Nivaldo um oficial operacional, voltado à função primordial do combate à criminalidade. Mas nós que o conhecemos de forma mais detida, sabemos de outras qualidades do coronel Nivaldo. O Coronel Camilo lembrou de uma atuação do coronel Nivaldo, e isto é muito interessante. Deputado Camilo, o senhor vai notar o que vou falar e vai entender muito bem.

Eu conversava há algum tempo, no velório de um grande oficial da Polícia Militar, um ex-comandante-geral, tio do coronel Dimitrios, nosso coronel Viana. Eu conversava com seu irmão Abel, que estava falando de uma coisa que é ignorada pela maior parte das pessoas: a dificuldade que é ser ajudante de ordens, seja do governador, como nosso coronel Salles foi, seja do secretário de Segurança Pública. O ajudante de ordens é aquele que fala “não” para o coronel. Normalmente, ele é um capitão ou major, mas fecha a porta na cara do coronel. Se for ajudante de ordem do governador, fala “não” até para o comandante-geral.

Ninguém percebe exatamente o que é isso, porque, normalmente, quem exerce este tipo de função exerce porque tem, além dos predicados normais de um oficial respeitado, a facilidade no trato com as pessoas. Isto é fundamental. Esta é uma característica do coronel Nivaldo e do nosso comandante-geral, coronel Salles. São pessoas que nunca deixaram de ser oficiais operacionais que tanto a sociedade pede. Mas nunca deixaram de lado este aspecto de saber lidar com as pessoas. A prova disso são os vários companheiros que vemos aqui hoje, que vieram aqui brindar a homenagem ao coronel Nivaldo. Eu, particularmente, já assisti várias passagens de comando, mas nunca vi a academia tão cheia como na passagem do coronel Nivaldo para o coronel Salles. Prova disso que estou falando, das características pessoais desses dois homens.

Coronel Salles, tenho certeza que esta vai ser a nossa primeira discordância. O senhor não vai ter dificuldade nenhuma para suceder o coronel Nivaldo, o senhor tem um perfil muito parecido com o dele. O senhor com certeza conseguirá fazer um comando tão extraordinário, e esta expressão já ficou repetitiva. Toda vez que falei do comando do coronel Nivaldo, chamei este comando de extraordinário. Eu tenho certeza que o seu comando será extraordinário também, Salles, porque vocês têm o mesmo perfil e a mesma história de vida. Vocês têm o mesmo respeito pela instituição e pela sociedade, que é o que se exige de um bom comandante-geral, como foi o nosso comandante-geral Coronel Camilo.

Eu tenho certeza que nós, o povo de São Paulo, continuaremos sendo muito bem servidos. Não se preocupe com isso, mas em usar aquele presente que te dei semana passada. Aquele presente você não pode deixar de usar todos os dias, pelo menos até passar esta febre. Eu dei ao nosso comandante-geral um par de meias de lã, porque, em seu primeiro dia tivemos uma rebelião. Sem antes falar de uma crise com reféns em shopping. Passamos mais dois dias de mansidão e tivemos esta ocorrência muito triste do incêndio, e aí afora. E nosso comandante-geral aguentando firme e mostrando a que veio, mostrando que será sim um digno sucessor, tanto do Coronel Camilo, como do coronel Salles e tantos outros comandantes-gerais.

Agora, quero me dirigir ao sargento Nilson e à dona Mafalda. Da mesma forma que, ano passado, eu surpreendi a maior parte da Polícia Militar ao indicar o coronel Nivaldo para ser comandante- geral, e explicando ao governador Geraldo Alckmin que ele teria um tempo de permanência menor, e que para isso teríamos que alterar a legislação - no que novamente foi fundamental o nosso amigo Coronel Camilo, para aprovação da alteração que permitisse que o coronel Nivaldo permanecesse por mais tempo até a edição da lei no Comando da Polícia Militar. Agora, eu também vou tirar do convívio de vocês o coronel Nivaldo, que passou a ser meu chefe de gabinete. Mas tudo isto é prova da minha admiração pelo filho de vocês.

Minha palavra de agradecimento à família Restivo, à minha amiga Soraia, à dona Mafalda e o sargento Nilson, pela forma como estou tirando novamente do convívio de vocês o Nivaldo. Mas é para o bem de São Paulo e do povo de bem aqui da cidade. Desculpem-me, mas ele tem mais esta missão para executar. Nivaldo, parabéns e obrigado por tudo. Justíssima homenagem. Você foi sim um excepcional e extraordinário comandante-geral, e é um extraordinário homem, chefe de família e amigo. Por isso, peço, novamente, plagiando a inciativa do nosso coronel Salles, uma salva de palmas ao nosso coronel Nivaldo Cesar Restivo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Um momento muito agradável de reconhecimento e gratidão. Obrigado, coronel Nivaldo, por tudo que fez na nossa polícia, pelo exemplo de vida e por tudo que nos ensinou e continua ensinando. E para marcar este último momento da nossa homenagem e agradecer a quem mais merece, porque foi quem trouxe você ao mundo, pediria para a minha mulher Silvana que fizesse a entrega de flores para a dona Mafalda. Por favor, venha aqui na frente. Parabéns por este filho. Sr. Nilson, por favor, venha aqui na frente também.

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado à família Restivo, ao nosso sargento Nilson, dona Mafalda, aos familiares do coronel Nivaldo. Muito obrigado a todos vocês que prestigiaram um dos melhores eventos desta Casa, daqueles que agradecemos às pessoas. Obrigado, Nivaldo, por tudo que você fez, pela parceria, camaradagem, lealdade, pelo profissionalismo e por sua dedicação à Polícia Militar e ao povo de São Paulo. Sr. Nilson, nosso grande amigo, muito obrigado por seu filho. Dona Mafalda, muito obrigado pelo seu filho. A vocês parentes, muito obrigado por emprestarem ele à nossa Polícia Militar, e agora à nossa Secretaria de Segurança.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que abrilhantaram esta solenidade com suas presenças, para agradecer a esta pessoa extraordinária que é o Nivaldo. Muito obrigado, que Deus acompanhe e proteja sempre.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 18 minutos.

 

* * *