http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

07 DE MAIO DE 2018

028ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE

 

Presidência: CAUÊ MACRIS e ITAMAR BORGES

 

RESUMO

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Itamar Borges, com a finalidade de comemorar o "Dia do Profissional da Contabilidade". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz saudações às autoridades presentes.

 

4 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência. Anuncia exibição de vídeo para comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade. Saúda os integrantes da Mesa principal, bem como as entidades participantes do evento. Comemora a aprovação da Lei 15693/15, de sua autoria, que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora, matéria que contou com o apoio dos profissionais da contabilidade desde sua elaboração. Tece comentários sobre o PL 1012/17, de sua autoria, que dispõe sobre o tratamento diferenciado, favorecido e simplificado às microempresas e às empresas de pequeno porte. Destaca a importância do trabalho exercido pela classe contábil.

 

5 - EDIR SALES

Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, cumprimenta os presentes. Menciona as comemorações à categoria, realizadas neste ano. Ressalta o trabalho desempenhado pelos contabilistas, que considera de suma importância. Destaca o papel desempenhado por Márcio Shimomoto na presidência do Sescon-Sp e da Aescon-Sp. Faz reflexões sobre o futuro da classe contábil, sua empregabilidade e a garantia de um futuro promissor para seus profissionais.

 

6 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes e as associações contábeis aqui representadas. Cita dificuldades enfrentadas pelos profissionais da contabilidade, especialmente em relação a regras criadas pela Receita Federal. Considera que a classe contábil está bem representada em todas as esferas legislativas.

 

7 - CARLOS AUGUSTO PIRES

Presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon, saúda os presentes. Enaltece os princípios contábeis da transparência e tratamento íntegro de tudo o que é público. Destaca que há um pressuposto ético inerente à atividade contábil e essencial no relacionamento do profissional da contabilidade com a Administração pública e privada. Enfatiza a contribuição dos profissionais da contabilidade para que Brasil seja um país cada vez melhor.

 

8 - MARIO ELMIR BERTI

Presidente da Fenacon, cumprimenta os presentes. Reconhece a importância e a função social da profissão de contabilista. Defende a implantação de projeto de proteção ao profissional da contabilidade. Agradece o apoio e a dedicação de seus diretores e o deputado Itamar Borges pela homenagem.

 

9 - MÁRCIO SHIMOMOTO

Presidente do Sescon-Sp e da Aescon-Sp, agradece a iniciativa desta homenagem. Enaltece a contribuição do deputado federal Arnaldo Faria de Sá, do deputado estadual Itamar Borges e da vereadora Edir Sales à causa dos profissionais contabilistas. Reflete sobre a importância da educação empreendedora no País. Comenta o caminho percorrido pela categoria para chegar até aqui, homenageando seus antecessores. Considera que a sofisticação da inteligência fiscal brasileira exige cada vez mais dos contabilistas. Tece comentários sobre novas tecnologias que envolvem a profissão e o aprimoramento contínuo demandado pelos profissionais. Discorre sobre a importância de uma reforma tributária no País.

 

10 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens, pelo deputado Itamar Borges a diversas entidades e associações contábeis. Anuncia a entrega de homenagem, pelo Sr. Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sescon-Sp e da Aescon-Sp, ao deputado estadual Itamar Borges.

 

11 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade. Convidamos para compor a Mesa os Excelentíssimos Senhores: deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, acompanhando pelo deputado estadual Itamar Borges, proponente desta sessão e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal.

Chamamos também o Sr. Márcio Shimomoto, presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP; deputado federal, contabilista, Arnaldo Faria de Sá; vereadora Edir Sales, da Câmara Municipal de São Paulo; Sr. Mario Elmir Berti, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacom.

Compõem a extensão da Mesa as seguintes autoridades: o Sr. Zulmir Ivânio Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade, neste ato representado pelo Sr. Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, conselheiro do CFC; e o Sr. Francisco Antônio Maldonado Santana, presidente do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, órgão nacional; a Sra. Márcia Ruiz Alcazar, presidente do CRC-São Paulo - Conselho Regional de Contabilidade, neste ato representada pelo Sr. José Donizete Valentina, vice-presidente de administração e finanças; o Sr. Carlos Augusto Pires, presidente do Ibracon, 5ª sessão regional, neste ato representando as entidades congraçadas; Sr. Manoel de Oliveira Maia, presidente da Fecontesp – Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; o Sr. Antônio Gênio Sequinato, presidente do SIindcont – Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; o Sr. Edmir Lopes de Carvalho, presidente da Anefac – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade; o Sr. Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC – Academia Paulista de Contabilidade; e o deputado Hatiro Shimomoto.

Abrindo esta sessão, com a palavra, o Sr. Presidente Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Boa noite a todas e todos. Em primeiro lugar, quero agradecer a todos os senhores pela presença aqui em nossa sede do Legislativo.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, membros da Mesa, deputado Itamar Borges, proponente desta sessão solene; Márcio Massao, presidente do Sescon e também da Aescon de São Paulo; deputado federal Arnaldo Faria de Sá; Edir Sales, vereadora aqui da cidade de São Paulo e ex-deputada desta Casa; Mario Elmir Berti, presidente da Fenacon, em nome de quem cumprimento a todos os presentes, é um prazer muito grande tê-los todos conosco.

Esta sessão solene foi convocada por mim, como presidente da Assembleia Legislativa, atendendo à solicitação do deputado Itamar Borges, com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade.

Neste momento, gostaria de convidar a todos para que, de pé, em posição de respeito, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida também pela TV Assembleia no dia 12 de maio, às 21 horas, no canal 7 da NET; e também pela TV Vivo, no canal 9; e pela TV Digital aberta, no canal 61.2.

Neste momento, eu gostaria, como de costume e de tradição desta Casa, passar a condução dos nossos trabalhos ao deputado Itamar Borges.

Temos como costume o presidente fazer a convocação das sessões solenes, porém, quem tocam as sessões solenes são os autores da sessão. Neste caso, o deputado Itamar Borges. Mas não pude, pelo respeito que esta Casa de Leis tem pelos contabilistas, deixar de vir fazer a abertura oficial desta tão importante comemoração. Então, neste momento, passo a Presidência dos trabalhos ao deputado Itamar Borges. Uma ótima noite a todos vocês.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Boa noite a todas e todos. Agrademos o nosso presidente Cauê Macris, que vem não só com muita competência presidir esta Casa, mas também dá a oportunidade, com o apoio dos colegas, de promover encontros como este, que já viraram uma tradição entre nós, neste evento de comemoração do profissional da contabilidade. Parabéns ao nosso presidente em gestão pelo trabalho, pela condução desta Casa, e parabéns a esta Casa pela iniciativa, mais uma vez, de fazer o seu papel de reconhecer a importância de valorizar e homenagear o profissional da contabilidade.

Quero, rapidamente, aqui registrar alguns pedidos de justificativa encaminhados para a organização desta solenidade, justificando a impossibilidade de estarem presentes. Temos a justificativa do presidente da República, Michel Temer; do governador Márcio França; do prefeito de São Paulo, Bruno Covas; do secretário da Fazenda, Helcio Tokeshi; do secretário da Saúde, Marco Zago; do Gianpaolo Poggio Smanio, procurador-geral de Justiça; da senadora Marta; do senador Airton Sandoval; do deputado Baleia Rossi; deputado Jorge Caruso; Jooji Hato; Léo Oliveira; João Caramez; Barros Munhoz; Coronel Telhada; Estevam Galvão; Aldo Demarchi; Cássio Navarro; Milton Vieira; Sr. Guilherme Afif Domingos, diretor e presidente do Sebrae; Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo.

Abram Szajman, presidente da Federação de Comércio de Bens e Serviços do Estado de São Paulo; Marco da Costa, presidente da OAB; Sr. Pedro Zidoi Sdoia, presidente da Associação Brasileira de Comércio Farmacêutico; Sr. Vahan Agopyan, reitor da Universidade de São Paulo; Sr. José Guilherme Antunes de Vasconcelos, superintendente regional em São Paulo e editor fiscal da receita federal.

 Chega aqui para nós, no meio da tarde, uma justificativa que eu quero ler aos senhores e senhoras: “Com pesar, justificamos a ausência da presidente Márcia Ruiz Alcazar na homenagem ao profissional da contabilidade a ser realizada hoje, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em virtude do falecimento do seu tio, o Sr. João Alcazar Filho. Informamos ainda que o velório está sendo realizado no Cemitério Jardim da Colina, localizado na Rua Jardim da Colina, 265, Jardim Petroni, em São Bernardo do Campo. O sepultamento ocorrerá às 16 horas”. Justificativas de ausências todas registradas.

Eu peço licença a todos para exibir um pequeno vídeo que fizemos no Dia do Profissional da Contabilidade, contando um pouco do trabalho realizado por nosso mandato e pela frente parlamentar em parceria com o Sescon e com todas as entidades congraçadas da contabilidade e com todos, em especial os nossos contadores, profissionais da contabilidade. Peço que seja feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Eu quero cumprimentar o Sr. Antônio Gênio Sequinato, presidente do Sindcont – Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; o Carlos Augusto Pires, do Ibracon, Sr. Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC; Manoel de Oliveira Maia, da Fecontesp; o Francisco Antonio Maldonado, do Ibracon; José Donizete Valentina, vice-presidente de administração e finanças, representando aqui a Márcia Alcazar, nosso CRC representado também; o Edmir Lopes de Carvalho, da Anefac; o Mário Elmir Berti; o Joaquim Monteiro de Carvalho, representando o Zulmir Ivanio Venda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade; e o Paschoal Naddeo, presidente da Apejesp.

É claro que temos que citar também a presença do nosso sempre deputado desta Casa e pioneiro na defesa do profissional da contabilidade, da criação do Dia do Profissional da Contabilidade, o nosso queridíssimo amigo Hatiro Shimomoto.

Quero, minhas senhoras e senhores, saudar aqui esta Mesa, saudando o nosso parceiro na organização e representando aqui as entidades do nosso estado e da contabilidade, o nosso presidente do Sescon, Aescon, Márcio Shimomoto. Quero cumprimentar e saudar ao Arnaldo Faria de Sá, este parceiro, amigo, líder, defensor, batalhador. Arnaldo, realmente é uma honra estar ao seu lado e aprender contigo o quanto é importante esta defesa. Parabéns pela sua luta e pelas conquistas todas. Com certeza, cada uma dessas seja no Estado e também na esfera federal teve a sua presença em todos os momentos.

É um grande prazer, novamente, receber a classe contábil aqui na Assembleia Legislativa, para poder comemorar juntos o Dia do Profissional da Contabilidade. Esta Casa de Leis, do povo paulista, está sempre de portas abertas para todas as senhoras e senhores aqui presentes. Nossa sessão solene se tornou uma das mais tradicionais desta Casa, reconhecida pelos funcionários e meus colegas deputados, e, principalmente pela classe contábil de todo o nosso estado. Quem não está aqui, com certeza através das entidades, através do convite que recebeu ou da divulgação do acontecimento da sessão solene. O sucesso alcançado por este nosso evento só é possível pela participação anual de todos os senhores e o apoio das entidades congraçadas da contabilidade.

A solenidade deste ano é ainda mais especial, afinal de contas, estamos encerrando mais um ciclo. Quando começamos o primeiro, em 2011, quando assumi o meu primeiro mandato como deputado estadual aqui nesta Casa, logo ali me aproximei dos profissionais da contabilidade, dos empresários e representantes do setor. Foi uma grata surpresa, porque encontrei uma categoria unida e falo muito isso, do dia a dia, tenho um contato bastante presente, com o Silvério Pestana, nosso consultor; com o Marcelo, que é superintendente; com o Márcio e nossos presidentes.

Com os senhores e as entidades que representam, construímos uma parceria sólida. Foram anos de muito trabalho, de muitas lutas, muitos desafios e, felizmente, muitas conquistas para os profissionais da contabilidade, para os empreendedores, para o desenvolvimento econômico do nosso estado.

Esta é a maior qualidade dos profissionais da contabilidade, não lutam tão somente pela categoria ou por demandas próprias, os senhores acreditam e trabalham pela melhora do ambiente empreendedor, pelo avanço do empreendedorismo e, em última instância, pelo desenvolvimento do nosso estado e do nosso País. Por isso, é uma grande honra tê-los como parceiros de nossos mandatos, parceiros da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, cada um que aqui se faz presente, e muitos que não puderam vir, mas que também são parceiros.

Este vídeo que passamos anteriormente abordou grande parte deste trabalho e desta parceria. Por isso, quero me ater agora somente a dois pontos importantes do que desenvolvemos nos últimos anos, para não me estender muito. Primeiro, falar sobre a lei que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora, uma legislação pioneira, implantada somente no estado de São Paulo, e que contou com o apoio e o know-how dos profissionais da contabilidade desde o início de sua elaboração. A partir desta lei, estão sendo desenvolvidas atividades para a formação de professores, criação de novas metodologias, feiras de inovação e empreendedorismo para os três milhões e 700 alunos, 300 mil professores em aproximadamente cinco mil escolas da rede pública estadual.

Outro assunto importante que gostaria de abordar é o Projeto de lei 1.012 de 2017, de nossa autoria e também de outros diversos deputados, que buscam instituir o tratamento exemplificado e diferenciado às micro e pequenas empresas pela Administração Pública, nas contratações realizadas pela Administração Pública no estado de São Paulo. O projeto foi criado dentro do âmbito da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, com o apoio e participação das entidades representativas da contabilidade, assim como diversas outras entidades parceiras. Ele está em tramitação na Assembleia Legislativa, e recentemente recebeu um parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e terá que ser aprovado por mais duas comissões antes de ficar pronto para apreciação dos demais deputados.

Quero também ressaltar que, recentemente, aprovamos o projeto nos conformes e que esta Casa se prepara, inclusive, nesta semana ou na próxima, para derrubar alguns vetos que foram feitos e que mudaram um pouco a característica, mas que já há um acordo desta Casa de devolver toda a amplitude e condição do projeto para que ele possa realmente atingir a ponta, tanto na Secretaria da Fazenda como na atividade profissional da contabilidade e no relacionamento com as empresas da melhor forma possível.

Eu sei que o presidente e muitas entidades aqui presentes ajudaram na construção desde o primeiro dia deste projeto que se tornou lei, e que, com certeza, vem em boa hora, para ajudar não só na melhoria do ambiente interno da própria Secretaria da Fazenda, mas como no relacionamento direto e da agilização e simplificação dos trabalhos. Também, antes de encerrar, eu quero aqui novamente ressaltar o meu respeito e admiração pelos profissionais da contabilidade e as entidades que os representam em nosso estado: a Sescon, Aescon, SRC, Conselho Federal, Sindicont, Fecontesp, Apejesp, Anefac, Fenacon, Ibracon. Se faltou alguma, me desculpem, mas todos os parceiros da construção deste importante trabalho, fica aqui então a cada um dos senhores e das senhoras, a cada uma das entidades e aos profissionais da contabilidade, o meu cumprimento e os meus parabéns pelo Dia do Profissional da Contabilidade.

Muito obrigado a todos, um grande abraço e parabéns. Na sequência, esta Presidência concede a palavra à nossa vereadora de São Paulo, Edir Sales.

 

A SRA. EDIR SALES - Boa noite a todos. Eu gosto de sempre falar aqui, para matar as saudades de quando eu fui deputada nesta Casa Legislativa.

Quero cumprimentar o Itamar, nosso querido amigo, que já foi vereador em Santa Fé do Sul três vezes, foi um grande prefeito, e hoje é um grande deputado, já por alguns mandatos e defendendo sempre a classe contábil, ele que é o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e também do Combate à Guerra Fiscal. Parabenizo-o pela sessão, a terceira comemorando esta classe que mais trabalha e que também festeja. Fizemos a primeira sessão na Câmara Municipal no dia 09 de abril, a segunda no Sindcont, e a terceira agora, para encerrar com chave de ouro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Eu quero cumprimentar o meu querido amigo, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, muito bem colocado já pelo nosso querido amigo Itamar, e agradecer por todo o trabalho que V. Exa. tem feito. Quero dizer também que o presidente do Sescon que aqui está, o Márcio Shimomoto, tem feito um grande trabalho à frente do Sescon e Aescon, que hoje também está sendo um grande parceiro desta solenidade marcante aqui na Assembleia Legislativa.

Eu quero aqui, em nome do nosso querido amigo Domingos, cumprimentar a todos as entidades congraçadas, entidades estas que foram homenageadas em nossa primeira solenidade na Câmara Municipal de São Paulo, e que nós fizemos questão de homenagear a todas as entidades já mencionadas pelo nosso querido deputado Itamar Borges. Todos já sabem que, tradicionalmente, participamos não somente nas comemorações e eventos, como também da vida dos contabilistas da cidade de São Paulo, e hoje estamos aqui, na Casa do Povo Paulista, a maior Assembleia Legislativa da América Latina, como a Câmara Municipal de São Paulo é maior Casa Legislativa Municipal da América Latina, a Assembleia Legislativa também o é.

Nós queremos lembrar que as comemorações desta data magna são de fundamental importância, pois é nestes momentos que paramos para lembrar dos feitos que realizamos durante o último ano. Quando se fala em classe contábil, sempre temos muitas coisas para lembrar.

Na comemoração de 69 anos do Sescon, eu lembro muito bem do nosso amigo Márcio ressaltando em seu discurso que vivemos tempos de mudanças, tempos de adaptação ao novo. Eu vou além, sem medo de errar, que falar em portabilidade é falar do novo, seja na tecnologia que evoluiu e daquela ficha antiga, tríplice, máquinas de datilografar, cópias com carbono, gelatina para uma das profissões que mais se aproveita da era digital, principalmente para reduzir a imensa quantidade de papel que ficavam nos arquivos. Mesmo quando a tecnologia não mudava, o profissional da contabilidade não podia ficar parado. E foi se reiventando cada vez mais, e não faltou pessimismo ao longo do tempo, dizendo que a profissão “despachante contábil” iria acabar.

Mas, imaginem vocês, que esta profissão é o futuro e será de todas as classes, de todas as entidades públicas, particulares ou municipais. A eles, só posso dizer uma coisa: o empresário que hoje quer ser bem sucedido precisa de muitos profissionais da contabilidade em sua equipe. O avanço do empreendedorismo não tem mais espaço para amadores, e os profissionais da contabilidade estão preparados para atender esta demanda com ética e transparência. É por isso que, hoje, esta categoria tem cada vez mais empregabilidade e garantia de um futuro promissor.

Para mim, tem sido uma honra caminhar ao lado desta classe tão unida, tão importante, lutando pela valorização e defesa das prerrogativas profissionais e dando todo o apoio ao projeto das sociedades que une profissionais, e que tem muito a avançar ainda.

A classe contábil deve se sentir muito orgulhosa, pois sempre foi muito bem representada na Assembleia Legislativa, com o nosso querido deputado Itamar Borges e com nossa querida deputada Célia Leão, que hoje não está, mas ela recebe o nosso abraço. Também com o nosso querido deputado federal, o Arnaldo Faria de Sá. Toda esta evolução profissional só foi possível graças ao congraçamento de diversas entidades no estado de São Paulo aqui presentes na noite de hoje. Esta união também precisa ser valorizada, pois cada um representa uma engrenagem que faz parte desta grande máquina que se tornou a contabilidade paulista.

Ter uma data para celebrar é, sem dúvida, uma grande emoção, porém, mais importante do que isso é que cada um de vocês estejam preparados para as mudanças que virão, participando ativamente das lutas e contribuindo para a transformação da categoria. Contem sempre com o nosso trabalho, e que Deus abençoe a todos, que possamos realmente caminhar sempre em harmonia por uma cidade melhor, um estado e uma Nação. Muito obrigada, que Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado, vereadora e sempre deputada desta Casa, Edir Sales, mais uma vez agradecendo a importante participação.

Concedo a palavra a este grande líder nosso e também profissional da contabilidade e deputado federal, nosso patrono e grande parceiro na luta na Câmara Federal, Sr. Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Falo a todos os presentes e quero cumprimentar ao Itamar Borges que preside brilhantemente estes trabalhos, presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo. Constantemente o vejo em Brasília, como se fosse um deputado federal trabalhando por esta luta extremamente importante e, sem dúvida nenhuma, esteve marcante. Eu quero cumprimentar a vereadora Edir Sales, que faz um brilhante trabalho e, sem dúvida nenhuma, eu tive a oportunidade de estar naquele primeiro evento, lá na Câmara Municipal, ainda que com a agenda complicada, mas passei lá e dei um abraço em todos os senhores e eu vi a grande presença naquele evento.

Um abraço ao Márcio Shimomoto, nosso presidente do Sescon e Aescon, que tem feito um brilhante trabalho; ao Márcio Elmir Berti, nosso presidente da Fenacon, que também, lá em Brasília, tem feito uma pressão muito grande na luta de aprovação de matérias de interesse, não só da contabilidade, mas micro e pequenas empresas que são aquelas patrocinadas por todos nós; ao Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, que representa nosso Conselho Federal de Contabilidade; e ao José Denizete de Valentina, que representa o nosso Conselho Regional de Contabilidade.

Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação, tivemos o prazer de estar na sexta-feira em Santos comemorando o Dia da Contabilidade, e o Maia estava lá, representando a todos os senhores, então um abraço também ao Antonio Eugênio Cecchinato, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. No evento do Sindicato, eu não pude estar presente, porque eu estava em Brasília.

Um abraço ao Domingos Orestes, presidente da Academia Paulista de Contabilidade, que já foi o nosso presidente do CRC também; ao Edmir Lopes Carvalho, presidente da Anefac; ao Carlos Augusto Pires, presidente do Ibracon; as Paschoal Rizzi da Apejesp; e ao Francisco Antonio Maldonado Sant'Anna, presidente do Ibracon.

Sem dúvida nenhuma, é importante esta comemoração. Se não fôssemos nós, certamente o governo não teria a oportunidade de arrecadar os tributos que arrecada na esfera municipal, estadual e federal, e o trabalho é muito importante por parte dos profissionais da contabilidade. Porém, sempre encontramos alguma dificuldade, principalmente no relacionamento com a Receita Federal, haja vista a última declaração de imposto de renda, o absurdo de se ter que ir atrás do IPTU, o registro de imóveis, disso e daquilo, mas é o trabalho deles fazerem isso, e a Receita Federal diz: “Não, nós queremos cruzar dados.” Ora, cruzem dados onde quiserem, mas não nos obriguem a fazer o trabalho que é da Receita Federal.

Lamentavelmente, eles sabem que a Receita faz pouco caso de nós. A questão do reajuste da tabela do imposto de renda de pessoa física é o maior absurdo que se tem aí. Há quanto tempo se reajusta a tabela? Sabemos nós que todas as pessoas nos cobram o que está acontecendo. Nós sabemos o que está acontecendo: é uma omissão proposital para poder aumentar a arrecadação. Então, continuamos lutando em relação a isso. Aliás, a Receita Federal estava dentro do Congresso Nacional tentando impedir a derrubada do veto do Refis da micro e pequena empresa, trabalharam iguais uns doidos para a derrubada do veto, então tínhamos o compromisso de derrubar o veto, e derrubamos do Refis nas micro e pequenas empresas, que são aquelas que interessam a nós, profissionais da contabilidade.

A grande empresa tem o seu corpo de contabilidade própria, as empresas rurais têm as suas contabilidades próprias, as prefeituras têm a sua contabilidade própria, mas a micro e pequena empresa depende de nós, profissionais nos escritórios de contabilidade, e foi duro derrubar este veto. Nós encontramos uma saída, e qual foi ela? Baixar a instrução normativa pelo comitê e gestor do Simples, porque a Receita é obrigada a engolir. E engoliu mesmo, não queriam de jeito nenhum reabrir o processo, como está reaberto até 09 de julho, e o senhor lembra, inclusive, da nossa luta pela questão da multa da GFIP, já tinha um acordo da Receita para fazer isto, e ela está atrapalhando a votação do projeto do deputado Laércio Oliveira, na Comissão de Constituição e Justiça, para resolver de vez esta questão, que é um absurdo e que acaba prejudicando muito a classe contábil como um todo.

Mas, é claro que aqui não é hora de ficar lamentando, é hora de viver este momento alegre e importante da classe contábil. Eu tenho certeza de que a luta é extremamente importante, e esta parceria que os senhores tem na Câmara Municipal com a Edir, na Assembleia Legislativa com o Itamar, e no Congresso Nacional comigo, estaremos lutando, porque, sem dúvida nenhuma, a força das entidades congraçadas e o conjunto das entidades contábeis é muito maior do que a Receita Federal pode pensar que é.

Vamos continuar lutando. Eu me lembro de uma vez que o governador Alckmin foi assinar uma lei lá no Sescon, e eu falei: “Governador, não adianta o senhor assinar se não tiver uma Portaria taxada pela Secretaria da Fazenda, não vai resolver nada.” Sabemos que, se a Secretaria não acata, não adianta a lei, é um absurdo, mas, infelizmente é o que acontece, e até o hoje o governador me fala: “Já tem aquela Portaria? E eu respondo: “Tem, governador, mas tem porque o senhor pediu, senão não teria até hoje”.

É assim mesmo, sabemos que há dificuldades e nem sempre o cliente sente esta nossa dificuldade. Às vezes, nós é que não temos o empenho que tem de ser feito. Mas, sem dúvida nenhuma, como eu sempre disse, eu sou contabilista e estou deputado, e assim estou aqui para dar um abraço em todos os senhores. Parabéns.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns e muito obrigado ao nosso querido amigo e parceiro, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá. Tenha a certeza absoluta de que o profissional da contabilidade, as entidades contábeis e o povo deste estado precisam continuar tendo o senhor no Congresso Nacional ainda por muitas oportunidades. Sucesso na empreitada.

Esta Presidência concede agora a palavra ao Sr. Carlos Augusto Pires, presidente do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, para falar em nome das entidades congraçadas.

Com a palavra, Carlos Augusto Pires, presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon - São Paulo.

 

O SR. CARLOS AUGUSTO PIRES - Excelentíssimo Deputado Itamar Borges, a quem agradecemos a proposição desta honrosa homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aos profissionais da contabilidade, em seu nome cumprimento a todas as autoridades presentes. Meu caro amigo Márcio Shimomoto, presidente do Sescon e da Aescon, na sua pessoa saúdo aos presidentes e diretores de nossas entidades congraçadas, das quais eu tenho a honra de ser o porta-voz nesta cerimônia, representando a 5ª SeçãoRegional do Ibracon.

Senhoras e senhores, boa noite. O Dia do Profissional da Contabilidade homenageia com imensa justiça uma categoria cujo o trabalho tem crescente significado para a sociedade, uma atividade cuja a importância aumenta na mesma proporção em que os brasileiros exigem maior rigor no suprimento das leis e regulamentos, transparência e o tratamento íntegro de tudo o que é público. Temos recebido cada vez mais reconhecimento da população e das instituições, o que implica, em contrapartida, em maior responsabilidade perante a Nação. Por isso o pressuposto ético inerente à nossa atividade deve constituir um valor indestrutível no nosso relacionamento com a Administração pública e privada. Nós, contadores e auditores, podemos e devemos ajudar o nosso País a alcançar um patamar mais elevado de credibilidade. Isto resultará em investimentos, nos pequenos, médios e grandes empresários e do capital externo, bem como reforçará a confiança da classe trabalhadora.

Assim, comemoramos, com muito orgulho, o Dia do Profissional da Contabilidade, mas também com muita consciência quanto ao nosso papel e as expectativas dos brasileiros. Temos muito a contribuir com o nosso trabalho, movidos pela crença nos princípios e valores em nossa profissão, para que o Brasil seja um País cada vez melhor.

Parabéns a todos os profissionais da contabilidade. Muito obrigado e boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado ao nosso Carlos Augusto Pires.

 Na sequência, passamos a palavra ao nosso presidente da Fenacon, o Sr. Mario Elmir Berti. Também registro aqui a representação do deputado Walter Ihoshi, nosso deputado federal na Câmara dos Deputados, aqui o seu assessor parlamentar José Matsuo Kanashiro. Com a palavra, Mario Elmir Berti.

 

O SR. MARIO ELMIR BERTI - Boa noite. Quero cumprimentar o Exmo. Deputado Estadual Itamar Borges, ele que tem sido o precursor em nos homenagear, por muito tempo. Aproveito para dizer, meu caro deputado Itamar, que o senhor, junto com a nobre vereadora Edir e o nobre digníssimo deputado federal Arnaldo Faria de Sá, compõe o trio de amigos contabilistas. Portanto, desde já agradeço, em nome de todo o sistema que aqui estou representando, por toda esta deferência para o profissional da contabilidade.

Meu caro amigo Márcio, presidente da Sescon de São Paulo, eu quero, em seu nome, cumprimentar a todas as demais autoridades e personalidades não menos importantes e já mencionadas. Caros amigos contabilistas, senhoras e senhores, primeiro eu quero agradecer pela oportunidade de aqui estarmos, nesta importante homenagem que se faz, enaltecendo esta iniciativa, e eu digo sem falsa modéstia que merecemos sim estas homenagens.

Quando recebemos uma homenagem, um reconhecimento, um elogio, dizemos: “É bondade sua, são seus olhos, eu não mereço.” Mas, no fundo, estamos querendo dizer: “Diga mais.” Porque é muito gostoso ser reconhecido, é muito agradável ter o reconhecimento por aquilo que se faz, e nós fazemos da nossa profissão uma verdadeira religião. Portanto, vocês todos e eu, sem a falsa modéstia, me incluo nisso de dizer que merecemos sim esta justa homenagem.

A vereadora Edir já comentou de como evoluiu a profissão contábil, e eu me lembro, eu não passei por isso, mas eu acho que o Edezio deve ter passado por isso quando foi contador de uma empresa e tinha uma salinha escura nos fundos, e lá era apenas para registrar fatos e notas fiscais, não se tinha muita importância, contador era apenas um mal necessário, e felizmente esta história vem mudando.

Hoje, somos reconhecidos, nosso papel e nossa importância. É bem verdade que a tecnologia trouxe facilidades, mas trouxe também novas obrigações e nos permitiu evoluir. Na verdade, a necessidade de reciclar a todo momento, e nós estamos dando respostas a isto, deixamos de ser meros lançadores para passarmos a ser verdadeiros assessores dos empreendimentos. Eu não estou falando, é claro, de departamento de operações estruturadas, eu estou falando da verdadeira contabilidade.

Estas operações estruturadas e estes controles que estão sendo descobertos a cada momento são vulgarmente chamados de contabilidades. Isto não é contabilidade. A contabilidade, como ciência, é aquela que serve para dar parâmetros aos nossos clientes, aos nossos empresários, para que eles tenham necessidade de tomar decisões, não para esconder fatos e criar situações. Infelizmente, elas existem. É verdade que, às vezes, nós ouvimos isto muitas vezes, que o contabilista é mais ou menos como um mordomo nas histórias, sempre tem que ter um culpado e o contabilista é o mordomo da história.

Todavia, eu creio e acredito que isto está mudando, e não tem sido incomum nossos escritórios serem invadidos às seis horas da manhã por policiais que, sem nenhum escrúpulo, invadem nossas empresas e confiscam nossos equipamentos sem nenhuma explicação, sem que tenhamos direito de qualquer defesa, nós estamos trabalhando muito por isso.

Aliás, estamos, dentro do Conselho Federal de Contabilidade, participando de um projeto de proteção ao profissional da contabilidade, assim como os profissionais de direito tem e nós não. Isto às vezes até impede a própria continuidade do nosso negócio, o que eu estou dizendo aqui, vamos deixar bem claro, é que eu não estou defendendo o mau profissional, aquele que geralmente tem culpa no cartório, mas a coisa que se generaliza. Quando há estas invasões, em princípio, somos culpados, mas depois temos que provar a inocência.

Queremos o respeito, porque também temos os nossos direitos. Respeito, aliás, que estamos vendo aqui, nesta oportunidade, por isso temos muito o que agradecer. Enfim, a nossa profissão está cada vez mais exigida, e por conta disso, mais respeitada. Até tenho para comigo que é a profissão na crista da onda.

Quem eram as grandes fortunas do mundo? Eram as grandes corporações, indústrias automobilísticas, como por exemplo: Ford, Volkswagen, Mercedes, as empresas de comércio Macro, Carrefour, por aí. Quem são as grandes fortunas de hoje? Microsoft, Facebook. E o que estas empresas de tecnologia vendem? Informação e solução, vamos fazer uma analogia. O que nós da contabilidade vendemos? Informação e solução. Portanto, dá para se dizer que estamos sim na crista da onda. É bem verdade que não basta estar na crista da onda para termos sucesso. É preciso se preparar, mas eu falo, sem medo de errar, que quem se preparar vai ter sucesso.

Nós estamos vivendo em um país de muitas turbulências. Até um dia desses, falando com o presidente do Sebrae, o Afif Domingos, ele disse: “O brasileiro anda mal humorado.” E eu concordo com ele. Como ser diferente em um país onde somos obrigados a botar o Exército brasileiro para cuidar da insegurança em uma cidade maravilhosa como é o Rio de Janeiro? Como é que eu posso não ter mau humor se eu não tenho segurança para sair? Hoje eu é que tenho que viver atrás das grades para ter segurança. Como é que eu posso ter bom humor ao ver que um juiz - e nada contra ele, até porque é da minha cidade, que cumpre com o seu dever e nada mais do que isso, e é tido como herói nacional? Ele merece todos os elogios, mas não precisaria ser dessa forma. Se todos concluíssem o seu dever não precisaríamos ter uma exceção.

Fico triste ao ver, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal, que deveria ser o último reduto de defesa da Constituição, fazendo e tomando decisões hoje de um jeito e amanhã de outro, dependendo de quem está sendo julgado e isso me entristece, porque me sinto inseguro. Da mesma forma, eu me sinto inseguro quando eu vejo a situação da burocracia e da carga tributária, quando se fala em junção de PIS/Cofins, quando se fala em reforma tributária, eu tenho alguns tipos de medo.

Não existe reforma tributária sem aumento da carga, e eu sempre penso assim, eles não vão conseguir deixar pior do que já está. Pois vem alguém e consegue. Então, reforma tributári,a para mim, é uma coisa assustadora. E ainda mais, como estamos esquecendo o escândalo de ontem com o novo escândalo de hoje, um vai sobrepondo ao outro. As operações que não têm mais nem apelido que cheguem, de tantas operações para resolver e trazer à tona estas situações vergonhosas e vexatórias do nosso País.

Mas, por outro lado, nós, profissionais da contabilidade, temos o dever e a obrigação de ajudar neste processo de reconstrução do País. Temos as ferramentas para isso, e eu acredito piamente nisso, se cada um de nós fizer a sua parte, com certeza podemos fazer deste um País melhor. Usando hoje o que faz a Rede Globo, que País quer para você? O País que eu quero para mim, eu resumiria em uma única frase: “Deixem-nos trabalhar”. Um grande abraço e fiquem com Deus.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado, presidente Mario Berti. Parabéns também pela bela palavra deixada para todos nós.

Neste momento, esta Presidência, fechando os pronunciamentos, concede a palavra ao senhor presidente do Sescon e Aescon de São Paulo, o Sr. Márcio Massao Shimomoto.

Na sequência teremos homenagens às nossas entidades congraçadas e aqui presentes.

 

O SR. MÁRCIO SHIMOMOTO - Muito obrigado, boa noite a todos e todas. Eu quero cumprimentar o nosso deputado Itamar Borges, agradecendo pela proposição da homenagem nesta Casa Legislativa; o presidente Cauê Macris, que abriu a sessão; e todos os deputados que permitiram que os contabilistas fossem os profissionais de contabilidade em homenagem a esta noite.

Quero agradecer o nosso sempre deputado federal Arnaldo Faria de Sá, um homem reeleito tantas vezes. Por que uma pessoa que se reelege oito vezes? É porque faz alguma coisa para o seu público. Eu me lembro que, uma vez, quando eu fui falar com o deputado Arnaldo Faria de Sá no escritório dele, foi para pedir o apoio à derrubada do veto do Refis, e de alguns outros projetos também, como o projeto que temos hoje e que está tramitando lá, que é a penhora administrativa, e eu fui falar: “Deputado, preciso conversar com o senhor, poderia me receber?” Eu fui lá, e ele falou: “Tudo bem, vamos.” Ele tem um escritório grande, senta na frente e atende o público lá mesmo. É um homem do povo, e eu acho que é por isso que o senhor tem essas reeleições tantas vezes. Muito obrigado pelo seu apoio à nossa classe, a qual o senhor também pertence, como a nossa vereadora, Edir Sales, que também constantemente nos ajuda, tem cinco mandatos.

São todos deputados e políticos que algum motivo têm para estarem sempre sendo reeleitos. Ela nos apoia muito em todas as iniciativas, o que nos aflige muito, tanto os contadores, os auditores, a questão de uniprofissionais, etc.

Há uma insegurança muito grande e precisamos fazer uma lei mais transparente e segura para todos nós sabermos e possamos saber onde é que podemos estar enquadrados, porque a grande dúvida é esta, nós estamos enquadrados em um dia, e a prefeitura interpreta de uma outra forma, e aí, no momento seguinte, estamos enquadrados com cinco anos de passivo. E isto nos causa muita insegurança.

A vereadora tem sempre nos apoiado e tem sempre nos ajudado nesta questão dos uniprofissionais, muito obrigado. O deputado Itamar Borges, não precisamos nem comentar, não é deputado, quantas legislaturas?

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Seis, três de prefeito, uma de vereador e a segunda de deputado.

 

O SR. MÁRCIO SHIMOMOTO – Então, são todas pessoas com experiências e representativas, estamos apoiando o deputado agora na questão da educação empreendedora.

Quando eu fui em um lançamento da educação empreendedora, estava falando assim: “Eu sou formado em administração de empresas também.” Quando eu estudei administração, nós não éramos treinados e educados a sermos empreendedores, empresários, estamos aprendendo a ser empregados. O que falta no País hoje, para que possamos melhorar essa situação de empresas que fecham nos primeiros cinco anos, é uma educação empreendedora.

A pessoa precisa conhecer princípios de empreendedorismo para que possa ter uma sobrevida e gerar realmente empregos e riqueza neste País. E a educação empreendedora vem para colocar no currículo dos alunos dos ensinos fundamental e médio uma educação empreendedora, com princípios de fluxo de caixa, princípios de utilização do dinheiro, das entidades, separar dinheiro do particular e da empresa. Este tipo de princípio é muito importante para que possamos realmente contribuir com a educação.

Em outras questões no estado de São Paulo, o deputado Itamar Borges sempre tem nos ajudado. Ao nosso sempre querido presidente da Fenacon, faltam dois meses para terminar o seu mandato, fez um excelente mandato, sempre com uma grande cooperação com o estado de São Paulo, trabalhamos sempre muito junto a ele na questão federal, utilizando muitas vezes o deputado Arnaldo Faria de Sá, que a Fenacon pediu o apoio e prontamente, o Arnaldo Faria de Sá, e também utilizando a Frente Parlamentar que o deputado Itamar Borges tem, e onde ele tem uma ligação com as frentes parlamentares lá na Câmara Federal, no Congresso Nacional, conseguimos muito apoio para que pudéssemos tocar para a frente os nossos projetos através do pedido da Fenacon e que ele sempre nos faz por São Paulo também.

Muito obrigado pela presença e pelas palavras, Berti. Quero também cumprimentar a todos os presidentes das entidades congraçadas que estiveram aqui presentes, sendo representado pelo Antônio Carlos Pires. Todos nós estamos sempre unidos e é um exemplo para o Brasil a união que a classe contábil tem aqui no estado de São Paulo. Eu acredito piamente que, onde há união, há crescimento e fortalecimento. O estado de São Paulo hoje é este exemplo.

Nós crescemos e somos fortes, porque somos unidos. Quero cumprimentar também, não posso deixar de cumprimentar os nossos ex-presidentes do Sescon e Aescon, nosso querido amigo José Serafim Abrantes, meu pai Hatiro Shimomoto, que está aqui, e temos que sempre ser muito gratos às pessoas que construíram as entidades contábeis, se estamos hoje representativos, com voz no Senado, na Câmara, na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal, é porque alguém lá atrás trabalhou para construir este relacionamento e estas entidades.

Então, eu quero agradecer a todos estes presidentes e a todas as entidades da nossa classe por este trabalho e dedicação, porque sabemos que, cada um na sua época, com suas dificuldades, cresceram e nos ajudaram a crescer, e estamos hoje onde estamos graças a essas pessoas. Muito obrigado.

Presidentes, este é o sétimo ano consecutivo que fazemos esta homenagem aqui na Assembleia Legislativa, este evento já entrou realmente para a agenda anual da contabilidade. A primeira comemoração desta data foi feita também na nossa cidade de São Paulo. Foi aqui que se iniciou o dia 25 de abril. Foi no ano de 1926 que o senador João Lira, no dia 25 de abril, em uma homenagem prestada pelo Sindicato dos Contabilistas daquela época, disse: “Trabalhemos, pois bem, unidos, convencidos do nosso triunfo, e desde já consideremos o dia 25 de abril o Dia do Contabilista brasileiro.”

Foi aí que surgiu o Dia do Profissional da Contabilidade aqui na cidade de São Paulo. Acredito eu que no dia 25, naquela época, ele não sabia que a declaração do imposto de renda da pessoa física ia vencer ao final do mês de abril, senão, talvez, fosse posta outra data. Mas, naquela época, em 25 de abril ele escolheu e hoje comemoramos o Dia do Profissional da Contabilidade exatamente em um dos dias mais atribulados da nossa profissão.

De lá para cá, o mundo mudou, o Brasil mudou, e a economia mudou. As formas de relacionamento mudaram, e nós temos Facebook, mídias sociais, às vezes os jovens pouco se falam, mas se escrevem, e neste mundo ele veio modificando, mas o importante papel do profissional contábil e do agente do desenvolvimento permanece inalterado, ou ainda melhorou ainda mais. Hoje, a sofisticação da inteligência fiscal brasileira, que exige dos contribuintes cada vez mais qualidade e profissionalização, bem como a conscientização dos empresários a respeito da eficácia da contabilidade como um instrumento de gestão e de suporte estratégico aos seus negócios, teve evidenciado a nossa atividade, e é colocada em lugar de destaque, como já foi salientado aqui, como o seguimento que mais cresce. Não é mais a indústria e o comércio, é a área de serviço, onde estamos inseridos e vendemos realmente, como foi dito, soluções, na mesma velocidade deste conhecimento.

Com a burocracia, a constante insegurança jurídica que temos que lidar diariamente, e com o alto número de obrigações acessórias, as novas tecnologias e tantos outros, tem sido exigido dos contabilistas e dos profissionais da contabilidade o aprimoramento constante e busca contínua por novos conhecimentos. Às vezes eu falo em faculdades, e nas faculdades eu falo: “Se vocês acham que, terminando a faculdade, vocês encerraram os seus estudos, sinto informar, mas vocês estão enganados. É aí que vão começar os estudos. É aí que vai se começar a entender na prática. As profissões mudam tão rapidamente hoje que, no decorrer de cinco anos, uma profissão pode deixar de existir, ou podem ser criadas tantas outras, e a nossa profissão está modificando e não temos mais condições de estarmos estagnados e parados, sem ter uma educação continuada.”

Por isso, hoje, a Sescon tem seminários internacionais para trazer os conhecimentos de fora, desks internacionais para fazermos relacionamento entre empresários brasileiros e estrangeiros para que possamos conhecer o mundo que estamos inseridos e adaptar a contabilidade para este novo mundo.

O apoio ao desenvolvimento das empresas, especialmente das pequenas, é um dos nossos desafios mais nobres, e que aliás, o dividimos com as esferas públicas. O compartilhamento deste desafio nos aproxima desta Casa de Leis, pois sabemos que, juntos, podemos contribuir de forma efetiva para o crescimento das empresas, para a competitividade, e para a geração de empregos e renda. As entidades congraçadas e contábeis têm aberto um canal de diálogo importante com este Parlamento, sempre visando o trabalho conjunto e o desenvolvimento sustentável do nosso Estado.

Nossas lutas não se restringem à defesa e valorização da categoria contábil, mas contemplam projetos de natureza nacional, como a redução da carga tributária e da burocracia em nosso País. Hoje, acreditamos e participamos de vários debates públicos para termos uma reforma tributária. Já não acredito mais que é possível uma reforma tributária neste País. Enquanto tivermos o Estado, esse formato federativo onde cada estado briga por sua arrecadação, é mais provável que tenhamos uma simplificação e uma desburocratização do que uma reforma total conforme o previsto. O ideal seria a reforma total, mas não temos condição, hoje, de fazer essa reforma total. Um grande exemplo é o voto de confiança dado à classe contábil na Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, presidida tão brilhantemente pelo deputado e amigo Itamar Borges.

Portanto, quero aqui agradecer ao deputado Itamar por esta homenagem, e também pela parceria de sempre do deputado presidente desta Casa, Cauê Macris, com a extensão a todos os demais parlamentares. Toda a classe contábil fica imensamente grata por este reconhecimento do Legislativo paulista, lembrando que este agradecimento fazemos não apenas em nome das lideranças que estão aqui esta noite, mas também em nome dos mais de 150 mil profissionais deste estado.

Então, em nome destes profissionais, agradecemos esta homenagem e afirmamos que esta Casa pode sempre contar com o Sescon e o Aescon de São Paulo, e as entidades contábeis em todos os projetos que visam a justiça social, o desenvolvimento das empresas e do País. Boa noite a todos, e, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado, presidente Márcio Massao Shimomoto, que é parceiro da realização desta sessão solene, agradecendo a toda a diretoria do Sescon, aos funcionários, colaboradores, Marcelo e toda a sua equipe, e é claro, todas as entidades contábeis e profissionais que são parceiras e que aqui se fazem presentes.

Vamos realizar, na sequência, as homenagens. Serão entregues, individualmente, as homenagens, e após a entrega, nós, no encerramento da sessão solene, desceremos para fazer um registro.

Portanto, a sequência será desta forma, já caminhando para o encerramento da nossa sessão solene.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado, nobre deputado Itamar Borges, presidente desta sessão solene, antecedendo a entrega das homenagens, quero aqui também registrar e agradecer as presenças dos senhores: Paschoal Rizzi Naddeo, que é o presidente da Apejesp; Hamilton de Brito Júnior, presidente do Sinfac - São Paulo, aqui representado pelo 1º vice-presidente, o Marcus Jair Garutti; José Serafim Abrantes, que foi o nosso secretário do CRC São Paulo na gestão de 1994 e 1995, do CFC em 1998 e 1999, 2000 e 2001, e do Sescon e Aescon - São Paulo na gestão de 1987 e 1990. 

Neste momento, como já mencionado pelo deputado Itamar Borges, nós daremos início à entrega das homenagens pelo deputado Itamar Borges, que é o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, acompanhado pelos demais parlamentares e autoridades presentes nesta sessão solene.

Iniciamos a entrega de homenagem pelo deputado Itamar Borges, à Fenancon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, na figura do seu presidente Mario Elmir Berti.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns à Fenacon, muito obrigado ao presidente Mario Elmir Berti. Vamos fazer aqui o registro oficial.

A seguir será homenageado o CFC - Conselho Federal de Contabilidade, na figura do presidente Zulmir Ivânio Breda, representado neste evento pelo Sr. Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho. Vamos encaminhando para receber a homenagem, o Sr. Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, conselheiro do CFC, o Conselho Federal de Contabilidade.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Próxima homenagem pelo deputado Itamar Borges ao Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Seção Regional, na figura do seu presidente Carlos Augusto Pires. Parabéns ao Ibracon, 5ª Seção Regional.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Próxima homenagem ao Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - agora o Nacional, chamamos o presidente Francisco Maldonado Sant'Anna. Parabéns, ao Ibracon Nacional, muito obrigado ao presidente Francisco Maldonado Sant'Anna.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A seguir, a homenagem será entregue ao CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, na figura da presidente Marcia Ruiz Alcazar, representada pelo vice-presidente administrativo José Donizete Valentina. Parabéns ao nosso CRC, Conselho Regional de Contabilidade. Muito obrigado ao vice-presidente José Donizete Valentina.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Próxima homenagem à Fecontesp - Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, na figura do presidente Manoel de Oliveira Maia. Sendo homenageada neste momento a Fecontesp, muito obrigado ao presidente Manoel de Oliveira Maia. Muito obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Próxima homenagem será entregue ao Sindicont - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, chamamos o seu presidente Antonio Eugênio Cecchinato. Parabéns ao Sindicont de São Paulo, agradecendo ao presidente Antonio Eugênio Cecchinato. Muito obrigado.

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Próxima entidade congraçada a ser homenageada, a Apejesp - Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, na figura do presidente Paschoal Rizzi Naddeo, que recebe a sua homenagem. Obrigado, ao presidente Paschoal Rizzi Naddeo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Dando continuidade às homenagens, chamamos agora a Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, na figura do presidente Edmir Lopes de Carvalho. Muito obrigado ao presidente Edmir Lopes de Carvalho.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Próxima homenagem será entregue ao Sescon-SP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Anuncia a entrega de homenagem pelo deputado Itamar Borges à APC - Academia Paulista de Contabilidade, chamamos o presidente Domingos Orestes Chiomento. Agradecemos ao seu presidente, parabéns.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A próxima homenagem será entregue ao Sescon e à Aescon de São Paulo, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis das Empresas de Assessoramento e Perícias e Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo. Recebe o presidente Márcio Massao Shimomoto. Parabéns ao Sescon e à Aescon São Paulo. Muito obrigado ao presidente Márcio Massao Shimomoto.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A próxima homenagem nós, antecedendo a entrega faremos a leitura da placa:

“A classe contábil tem a satisfação renovada a cada ano, ao celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade no maior Parlamento estadual do País, oportunidade que conquistamos graças ao seu carinho, apoio e reconhecimento á nossa entidade. Um evento que já entrou para a agenda anual das entidades congraçadas da contabilidade, e que simboliza a parceria que firmamos na última década em favor da melhoria do ambiente empreendedor e dos contribuintes.

Agradecemos, portanto, esta honra, e aproveitamos para renovar a disposição da classe contábil para todas as causas em benefício do empreendedorismo e dos cidadãos. Atenciosamente, entidades congraçadas da contabilidade, Academia Paulista de Contabilidade, Aescon - São Paulo, Apejesp, Anefac, CFC e CRC - São Paulo, Fecontesp, Fenacon, Ibracon - 5ª sessão regional, Ibracon Nacional, Sescon São Paulo, e Sindcont – São Paulo”.

Homenagem que, neste momento, será entregue ao deputado Itamar Borges que é o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, pelo presidente Márcio Massao Shimomoto, aqui representando todas as entidades congraçadas da contabilidade paulista. Parabéns, novamente, agradecendo ao deputado Itamar Borges e toda a sua equipe pelo acolhimento aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Muito obrigado. Neste momento, retorno a palavra ao deputado Itamar Borges.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado pela homenagem. Quero pedir para tirar uma foto ao lado de todas as entidades como já combinamos, aqui embaixo. Mas, mais uma vez, queremos agradecer a presença de cada um dos senhores e das senhoras aqui na nossa sessão solene.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial e da Imprensa, à TV Legislativa, às Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 33 minutos.

 

* * *