http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

29 DE MAIO DE 2018

026ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Encerra a discussão e coloca em votação o PL 757/11.

 

2 - CAMPOS MACHADO

Encaminha a votação do PL 757/11, em nome do PTB.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Coloca em votação e declara aprovado o PL 757/11, restando rejeitado o veto. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovados os PLs 661/15 e 390/17, restando rejeitados os vetos. Encerra a discussão do PL 881/17. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de método de votação ao PL 881/17. Coloca em votação e declara aprovado o PL 881/17, salvo emendas e as emendas nºs 2, 6 e 10.

 

4 - JOÃO PAULO RILLO

Registra voto contrário ao projeto. Informa que irá apresentar declaração de voto.

 

5 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Coloca em votação e declara rejeitadas as demais emendas, englobadamente.

 

6 - MARCO VINHOLI

Declara voto favorável ao projeto e contrário às emendas.

 

7 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 1014/17, restando rejeitado o veto.

 

8 - GILMACI SANTOS

Para comunicação, agradece o líder do Governo Carlos Cezar e os demais líderes pela derrubada do veto do projeto de sua autoria.

 

9 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 61/04, salvo emendas. Coloca em votação e declara aprovada a emenda nº 1.

 

10 - MARCO VINHOLI

Para comunicação, parabeniza esta Casa por estar aprovando projetos importantes, apesar da grande paralisação no País. Comemora a aprovação do projeto do governador Geraldo Alckmin, que institui novos procedimentos para o Arquivo Público do Estado. Ressalta que estes procedimentos trarão mais informação e maior transparência para a população. Diz ser esta uma grande ação para a sociedade paulista. Saúda o PRB pelo projeto aprovado. Menciona o apoio deste partido ao candidato João Doria.

 

11 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Proposição em Regime de Urgência.

Item 1 - Veto - Discussão e votação - Projeto de lei nº 757, de 2011, (Autógrafo nº 29637), vetado totalmente, de autoria da deputada Leci Brandão. Altera a Lei nº 14.187, de 2010, que dispõe sobre penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação racial. Pareceres nºs 259 e 260, de 2012, respectivamente, de relatores especiais pelas Comissões de Justiça e Redação e de Administração Pública, favoráveis ao projeto. (Artigo 28, § 6º da Constituição do Estado).

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pela liderança do PTB.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para encaminhar a votação pela liderança do PTB, tem a palavra o nobre deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - O Sr. Presidente, meu amigo deputado Cauê Macris, tenho que reconhecer, já tive dezenas de divergências com ele, mas tem sido um grande presidente. Já modernizou a Casa e trabalha no sentido de dar aos parlamentares todos os instrumentos necessários para que possam exercer seus mandatos. Mas, meu caro presidente, venho a esta tribuna de maneira rápida para fazer um elogio, um reconhecimento, ao governador Márcio França.

Sou obrigado, desta tribuna, a reverenciá-lo pela sua extrema sensibilidade política e humana. Nesse episódio referente aos caminhoneiros, deputado João Paulo Rillo, o destino me reservou uma participação. Como  presidente do Sindicato dos Caminhoneiros, também presidente da Federação dos Caminhoneiros do Estado de São Paulo e vice-presidente da Confederação, Norival de Almeida Silva, pediu ele que marcasse uma audiência com o governador Márcio França. Imediatamente, o governador marcou para domingo, às 8 horas da manhã.

Fomos lá, o governador ouviu as reivindicações do presidente do Sindicato dos Caminhoneiros, deu-lhe toda atenção possível. Durante 40 minutos, as lideranças dos caminhoneiros do Estado de São Paulo apresentaram ao Sr. Governador as suas razões, e o desejo de que a greve fosse paralisada o quanto antes. Diziam eles, que as questões eram paulistas, e que os Presidentes de Sindicatos do Estado estavam solidários às propostas apresentadas.

Qual não foi a minha surpresa quando, na segunda-feira de manhã, o nosso governador Márcio França me ligou dizendo que queria ouvir novamente as lideranças dos caminhoneiros e que levassem  propostas.

Levamos... Aliás, para ser mais preciso, levei até o Palácio dos Bandeirantes  o presidente do sindicato e da federação levou e eu acompanhei. Porque o presidente da federação e do sindicato, nada mais é e nada menos é do que o presidente do PTB sindical. Eu tinha a obrigação partidária de acompanhá-lo.

De imediato, o nosso governador Márcio França, em uma reunião que contou com a presença de vários secretários de Estado, decidiu: a instalação de seis postos de parada nas estradas estaduais, além dos quatro previstos para serem construídos no Rodoanel Mário Covas; estudo para obter o crédito de ICMS para caminhoneiros autônomos na compra de óleo diesel para a renovação da frota; apoio do Governo do Estado junto à bancada de senadores para a aprovação do PLC 121, que institui a política de frete mínimo no transporte rodoviário de carga; e mais duas medidas para estudo.

Comecei a sentir, deputado Davi Zaia... Vossa Excelência é vice-líder do Governo e de vez em quando não assina requerimentos de colegas. Faz ouvidos de mercador. Quero lhe afiançar, deputado Davi Zaia, daqui da tribuna, o meu reconhecimento pelo grande trabalho que Márcio França fez e está fazendo para acabar com a greve de caminhoneiros.

Conversou de igual para igual, deputado Vaz de Lima. Já viram o deputado Vaz de Lima com o seu sorriso característico? Como não acreditar no que estou dizendo? Deputado Vaz de Lima, o que Márcio França fez foi, simplesmente, conversar com os caminhoneiros de igual para igual, entrar no coração do caminhoneiro - não apenas na música do Roberto Carlos, não - sentir o caminhoneiro e entender o seu drama, a sua história, o seu sofrimento e as suas angústias.

Recebeu no âmbito do estado de São Paulo. Atendeu reivindicações básicas, deputado Carlos Cezar. É por isso que, nesta noite, vim aqui para fazer justiça. É a primeira vez que me refiro, nesta Casa, a Márcio França. Quero render, ao nosso governador, as minhas mais sinceras homenagens. Não tem por que mudar de rota. Ou porque quero benesses? Não quero não. Quando conversei com Márcio França em apoio ao seu governo, fui logo dizendo que o PTB não precisava de nada, e V. Exa. sabe disso.

O meu apoio é um apoio porque acredito nele, na sua história, na sua simplicidade e na sua humildade. É preciso que se diga aqui. A V. Exa. peço que transmita ao governador, como líder do Governo: ele está sendo o grande responsável pela pacificação dos caminhoneiros aqui no estado de São Paulo. Em breve teremos grandes soluções, sem usar a força, sem colocar a Polícia Militar, sem bater, sem prender, só no diálogo.

Por isso, deputado Carlos Cezar, V. Exa., como líder do Governo, leve ao nosso governador o meu reconhecimento pela sua sensibilidade. Nenhum político pode governar um estado como São Paulo se não tiver sensibilidade política. E ele tem. Não me digam que ele foi prefeito apenas de São Vicente, não! Se ele foi prefeito de São Vicente, não sei se ele foi bom ou mal. Só sei dizer que ele está sendo um bom governador.

O que me importa, neste momento, é que ele está sendo um bom governador. E, se está sendo um bom governador, merece o apoio do PTB, um partido que tem, hoje, 76 prefeitos, 600 vereadores, 22 departamentos.

E nós estamos na rua, para lutar pela sua vitória sem esconder o rosto, mostrando a cara. Vejo essa alegria do deputado Vaz de Lima. Talvez V. Exa., deputado Vaz de Lima, com seus cabelos brancos da cor da lua, enevoados pelo tempo e pelos ventos que vêm do noroeste, não perceba que V. Exa., conversando com o presidente, atrapalha o meu pronunciamento.

Sabe, deputado Carlos Cezar, será que só porque eu vim à tribuna elogiar o governador Márcio França o deputado Vaz de Lima ficou contristado? Será, porque eu vim aqui dizer a verdade, reconhecer o valor de um homem, fazer justiça ao seu trabalho?

Um homem que apareceu de calça jeans e camisa. Eu até imaginei que ele estava trajado de caminhoneiro. Mas não era, não. Ele não é demagogo. Fiz questão de olhá-lo de todas as maneiras e procurar sentir se ele estava sendo verdadeiro ou não. Estava sendo profundamente verdadeiro.

Tem tanta gente aí que não é verdadeira. Vejo alguns deputados que apoiam outro candidato sorrindo, imaginando o que é que o Campos Machado está fazendo. O meu candidato é que é bom, não mente. Não mente.

Em atenção ao meu amigo e irmão Cauê, eu vou parar. Não era a minha vontade. Vou parar. Vou parar e vou encerrar por aqui, deputado Cauê Macris, porque eu já estava entrando numa estrada mais perigosa.

Deixo aqui registrado o meu carinho, o meu apoio, a minha compreensão e, principalmente, as minhas felicitações a um homem que veio do interior e está sabendo governar este Estado seguindo a orientação do meu candidato e futuro presidente da República, o Dr. Geraldo Alckmin.

Muito obrigado, Sr. Presidente e Srs. Deputados.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem favoráveis ao projeto e contrários ao veto permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto, rejeitado o veto.

Item 2 - Veto - Discussão e votação - Projeto de lei nº 661, de 2015, (Autógrafo nº 32101), vetado totalmente, de autoria do deputado André do Prado. Dispõe sobre o exercício da profissão de podólogo no âmbito do Estado. (Artigo 28, § 6º da Constituição do Estado).

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem favoráveis ao projeto e contrários ao veto permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto, rejeitado o veto.

Item 3 - Veto - Discussão e votação - Projeto de lei nº 390, de 2017, (Autógrafo nº 32125), vetado parcialmente, de autoria do deputado Gilmaci Santos e outros. Institui no âmbito dos estabelecimentos carcerários das Comarcas do Estado, a possibilidade de remição de pena pela leitura. (Artigo 28, § 6º da Constituição do Estado).

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem favoráveis ao projeto e contrários ao veto permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto, rejeitado o veto.

Item 4 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 881, de 2017, de autoria do Sr. Governador. Institui, na Secretaria de Governo, o Fundo Especial de Despesa da Unidade do Arquivo Público do Estado - FEARQ. Com 16 emendas. Parecer nº 1411, de 2017, da Comissão de Justiça e Redação, favorável ao projeto e contrário às emendas. (Artigo 26 da Constituição do Estado).

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, há sobre a mesa requerimento de método de votação para o Projeto de lei 881, de 2017, na seguinte conformidade:

Item 1 - Projeto, salvo emendas;

Item 2 - Emendas nºs 2, 6 e 10;

Item 3 - Demais emendas, englobadamente.

Em votação o requerimento do método de votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o requerimento.

Item 1 - Em votação o projeto, salvo emendas. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto.

Item 2 - Em votação as emendas 2, 6 e 10. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovadas.

Tem a palavra o nobre deputado João Paulo Rillo.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PSOL - Sr. Presidente, apenas registro meu voto contrário.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Lembrando que as emendas 2, 6 e 10 são de autoria de Vossa Excelência. O projeto já foi aprovado no item 1.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PSOL - Apenas isto: estou registrando voto contrário ao projeto e vou fazer uma declaração de voto.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito.

Item 3, demais emendas, englobadamente. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Sr. Presidente, gostaria de declarar voto favorável ao projeto e contrário às emendas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrada a declaração de voto do deputado Marco Vinholi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Item 5 - Veto - Discussão e votação do Projeto de lei nº 1014, de 2017, (Autógrafo nº 32181), vetado totalmente, de autoria do deputado Gil Lancaster. Autoriza o Poder Executivo a receber doações de vidros blindados para viaturas policiais, civil e militar do Estado. (Artigo 28, § 6º da Constituição do Estado).

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis ao projeto e contrários ao veto permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto e rejeitado o veto.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - PARA COMUNICAÇÃO - Gostaria de agradecer ao líder do Governo, deputado Carlos Cezar, e a todos os demais líderes. Hoje deliberamos no Colégio de Líderes que derrubaríamos esse veto ao Projeto de lei nº 390, de 2017.

Agradeço, assim, mais uma vez, ao deputado Carlos Cezar, assim como ao governador, por essa compreensão. Assim como a todos os deputados e deputadas desta Casa por nos permitirem derrubar esse veto hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Proposição em Regime de Tramitação Ordinária.

Discussão e votação do Projeto de lei nº 61, de 2004, de autoria do deputado Aldo Demarchi. Obriga as empresas montadoras de motocicletas a instalarem hastes metálicas protetoras contra linhas de pipas, nos guidões dos veículos de sua produção. Com emenda. Pareceres nºs 1138, 1139 e 1140, de 2007, respectivamente, das Comissões de Justiça, de Transportes e de Finanças, favoráveis ao projeto e à emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto salvo emendas. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda nº 1, com pareceres favoráveis. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Saúdo o Parlamento Paulista que, mesmo frente a esta grande paralisação, está produzindo e aprovando importantes projetos de lei nesta noite.

Esse projeto é do governador Geraldo Alckmin, foi aprovado hoje e institui novos procedimentos no Arquivo Público do Estado. O que é isso? Mais informação à população do estado de São Paulo através do ordenamento novo, que possibilita que os serviços do Arquivo Público do Estado de São Paulo sejam ampliados. Um golaço do governador Geraldo Alckmin. Esse Parlamento faz uma grande ação a toda a sociedade paulista hoje, ao aumentar os serviços de informação e de transparência.

Aproveito para saudar a bancada do PRB desta Casa, que acaba de aprovar um projeto importante. O grande Partido Republicano Brasileiro que, amanhã, anuncia apoio ao nosso candidato ao Governo, João Doria. Agradeço a vocês, sejam muito bem vindos. Esse grande partido, representado neste parlamento por cinco brilhantes deputados, por oito deputados federais, 13 prefeitos no estado de São Paulo e centenas de vereadores e de vice-prefeitos. Parabéns a vocês e sejam muito bem vindos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência a dá por encerrada.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 52 minutos.

 

* * *