http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

18 DE MAIO DE 2018

032ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAÇÃO DO ANO DA BÍBLIA NO BRASIL

 

Presidência: LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

 

RESUMO

1 - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Saúda as autoridades presentes. Fala a respeito do significado da data comemorada nesta solenidade. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Comemoração do Ano da Bíblia no Brasil". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre suas crenças acerca da participação de lideranças religiosas na vida política.

 

4 - MOISÉS RODRIGUES

Pastor, faz oração.

 

5 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Destaca a relevância história e religiosa da Bíblia. Explicita aspectos do percurso da atuação das instituições protestantes no Brasil e na América Latina. Fala sobre as relações entre o leitor brasileiro e as escrituras bíblicas. Frisa a importância do pastor do século XVII, João Ferreira de Almeida, como tradutor da Bíblia para os países lusófonos. Apresenta dados do alcance mundial do livro. Fala a respeito de plataformas digitais e suportes acessíveis que disponibilizam a Bíblia. Defende a divulgação da obra nos diversos meios de conhecimento.

 

6 - MÁRIO ROST

Gerente de Desenvolvimento Institucional da Sociedade Bíblica do Brasil e pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, faz cumprimentos. Salienta a relevância da Bíblia, a seu ver, como fonte de esperança para crianças, jovens, idosos e pessoas pobres e enfermas e de transformação íntima para toda a sociedade. Alegra-se pela ampla disseminação dos textos bíblicos no Brasil. Destaca a importância da Sociedade Bíblica do Brasil junto às igrejas para a divulgação da mensagem bíblica. Faz convite para a participação de todos nas atividades do Ano da Bíblia no Brasil.

 

7 - ERASMO DUARTE

Bispo da Igreja Sara Nossa Terra, saúda os presentes. Discorre sobre quatro pilares da Bíblia. Apresenta informações a respeito de características e do alcance da obra. Situa as palavras de Jesus contidas nos textos bíblicos como forma de comunicação de Deus com os seres humanos, segundo ele. Cita trechos da Bíblia acerca de seu próprio conteúdo. Conta histórias que fazem referência à importância das Escrituras Bíblicas.

 

8 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, convida a vereadora Elian Santana, de Santo André, o vereador Israel Mendonça, de Rio Grande da Serra, e o Sr. Hélio Rodrigues, diretor do Sindicato dos Químicos de São Paulo, para comporem a Mesa extensora desta sessão.

 

9 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Destaca o trabalho realizado por esses representantes públicos. Anuncia apresentação musical do quarteto Adoração.

 

10 - SAMUEL RODRIGUES

Pastor da Igreja Assembleia de Deus de Jandira, faz cumprimentos. Discorre sobre suas experiências pessoais com a leitura da bíblia. Defende o estudo dos ensinamentos contidos nessa obra e sua aplicação na vida cotidiana. Tece agradecimentos ao deputado Luiz Fernando Lula da Silva pela realização desta solenidade.

 

11 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Destaca a relevância, a seu ver, do conhecimento bíblico por pessoas atuantes na política institucional.

 

12 - ELIAN SANTANA

Vereadora de Santo André, saúda o deputado Luiz Fernando Lula da Silva. Fala sobre projetos de lei, de sua autoria, que visam à divulgação da Bíblia. Discorre a respeito da misericórdia divina.

 

13 - TIAGO ESCOBAR DE AZEVEDO

Reverendo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, fala sobre experiências pessoais com a leitura da bíblia. Analisa a importância do Ano da Bíblia no Brasil. Faz votos de bênçãos divinas a todos os presentes.

 

14 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Anuncia homenagem a igrejas presentes nesta solenidade, com a entrega de certificados a seus representantes.

 

15 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, enumera os representantes homenageados.

 

16 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Parabeniza todos os atuantes nas igrejas evangélicas homenageadas, destacando o papel social dessas pessoas e instituições.

 

17 - ROBERVAL HERMÍNIO

Pastor, faz oração.

 

18 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Anuncia homenagem a igrejas presentes nesta solenidade, com a entrega de certificados aos representantes que enumera. Anuncia a apresentação do Quarteto Adoração, ao qual faz agradecimentos. Tece considerações acerca da responsabilidade social desta Casal, da política e de todas as pessoas que ocupam posições de autoridade pública e religiosa. Compara a falibilidade dos representantes públicos e os julgamentos da população sobre suas atitudes com aquelas narradas nas histórias bíblicas. Reitera seu ponto de vista a respeito da importância da presença de religiosos na política. Enumera problemas públicos do estado de São Paulo, sobretudo em relação aos direitos das crianças e adolescentes, com destaque para educação. Discorre sobre a coerência entre sua posição como evangélico e petista. Fala sobre sua postura política, apesar da maldade existente no mundo. Destaca que todos os partidos políticos defendem, segundo ele, pautas como a legalização do aborto. Acentua que o PT faz opção pelas pessoas mais humildes. Lembra apoio da igreja cristã alemã à guerra promovida por Hitler. Frisa a necessidade de não se calar diante de injustiças sociais, sobretudo em relação a condenações, prisões e assassinatos de inocentes. Enfatiza que apenas 20 dos 94 deputados desta Casa priorizam as pessoas com maior necessidade no campo dos direitos sociais.

 

19 - TIAGO ESCOBAR DE AZEVEDO

Reverendo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, faz oração.

 

20 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Recebe homenagem do Quarteto Adoração.

 

21 - WELERSON SOUZA

Integrante do Quarteto Adoração, tece agradecimentos e elogios ao deputado Luiz Fernando Lula da Silva.

 

22 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Fernando Lula da Silva.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Boa noite senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para a sessão solene em Homenagem ao Ano da Bíblia no Brasil.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 20, às 21 horas, pela NET, canal 7, pela TV Vivo, canal 9 e pela TV Digital, canal 61.2.

Anunciamos para compor a Mesa Principal o deputado estadual Luiz Fernando Lula da Silva, proponente dessa sessão solene, o reverendo Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da Sociedade Bíblica do Brasil e pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, o bispo Erasmo Duarte, da Igreja Sara Nossa Terra, o pastor Samuel Rodrigues, da Igreja Assembleia de Deus de Jandira, ligada à Cieadespel e o reverendo Tiago Escobar de Azevedo, da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

Com a palavra, o deputado estadual Luiz Fernando Lula da Silva, 1º secretário da Alesp e proponente desta sessão solene. 

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Eu queria saudar a todas e todos. Reverendo Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da Sociedade Bíblica do Brasil e pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil; meu amigo, irmão, mentor, bispo Erasmo Duarte, da Igreja Sara Nossa Terra; esse irmão, presidente da Cieadespel por muito tempo, pastor Samuel Rodrigues - vê-lo forte depois de se livrar de um câncer é só por Deus. Uma salva de palmas à vida do pastor Samuel, ele é uma prova viva do poder do nosso Deus. (Palmas.)

Quero saudar o reverendo Tiago Escobar de Azevedo, da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Saúdo meu irmão em Cristo, vereador de Rio Grande da Serra e secretário municipal, Israel Mendonça. Saúdo o Davi Carlos de Souza, que representa hoje aqui o vereador de São Bernardo do Campo, Rafael Demarchi. Queria saudar a cada uma e cada um de vocês.

Hoje é um dia especial, em que nós nos reunimos para saudar o livro mais antigo deste País, palavra viva, mais traduzido para todas as línguas, que norteia a nossa vida, a palavra do nosso Deus, em comemoração deste ano da Bíblia.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras bispas, bispos, capelães, reverendos, reverendas, pastores, pastoras, missionárias, diáconos, minhas irmãs e meus irmãos, esta sessão solene, como já dito, foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Ano da Bíblia no Brasil, projeto lançado em 10 de dezembro de 2017, no Museu da Bíblia, em Barueri, São Paulo, pela Sociedade Bíblica do Brasil - SBB, que este ano completa 70 anos.

Cumprimento mais uma vez todos que dividem a Mesa conosco. Quero convidar a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Eu vejo algumas pessoas aqui na frente ainda sem ter tomado assento, existem vários lugares vazios nas laterais também. Queria saudar todas minhas irmãs e irmãos em Cristo, vocês não sabem o sonho que eu tenho de um dia, quisera Deus, colocar homens e mulheres de Deus nesta Casa, ocupando todos os lugares.

Eu acho que vamos ter uma sociedade mais justa a partir do momento em que as nossas igrejas também se preocuparem em formar líderes, para que possam entrar na política e serem sal e luz na política. Nós somos poucos hoje na política, só vamos ver a sociedade que Cristo prega, o amor, a compaixão pelo próximo, no dia em que homens e mulheres de Deus estiverem ocupando todos os lugares, nas Câmaras de Vereadores, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Federal, no Senado. Com certeza, nós vamos ter uma sociedade muito melhor.

Neste momento, para abrirmos esta sessão, eu queria convidar o pastor Moisés Rodrigues para se dirigir ao púlpito, vamos fazer uma oração de ação de graças ao nosso Deus, para que possamos iniciar com galhardia esta sessão. Queria pedir a todos para que ficassem de pé.

 

O SR. MOISÉS RODRIGUES - Pai glorioso e eterno, no nome do teu filho Jesus Cristo nos reunimos nesta noite, nesta Casa, para elevarmos a nossa voz ao precioso trono da tua graça, para agradecermos, Senhor, pelo privilégio glorioso inaudito que nos é concedido de nos lembrarmos da tua palavra. A tua palavra está escrita para guiar os nossos passos e nos conduzir em tua direção, Senhor, de uma maneira reta, consagrada e abençoada. 

Damos-te graça, Senhor, pelo deputado que teve o interesse de, nesta noite, nos reunirmos aqui para glorificar o teu nome e agradecer pela tua palavra, a tua palavra que é vida, que edifica, que conforta, que eleva ao sentimento de salvação e libertação, Senhor. Te agradecemos pela poderosa influência da tua palavra em nossas vidas.

Portanto, Senhor, neste instante, quando aqui estamos reunidos, só podemos manifestar o nosso preito de gratidão e a nossa adoração ao teu santo e glorioso nome, pelo beneplácito celestial em nosso benefício. Para a glória do nome de Jesus, nós oramos e agradecemos. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Com o objetivo de destacar a Bíblia Sagrada, 2018 foi instituído como o Ano da Bíblia no Brasil, o projeto foi lançado em 10 de dezembro de 2017, no Museu da Bíblia, em Barueri (SP), pela Sociedade Bíblica do Brasil - SBB, cujo foco é promover o maior best seller de todos os tempos. O livro mais lido, mais traduzido e distribuído de todos os tempos traz uma mensagem de esperança a todos os cristãos. Seguir um plano de leitura da Bíblia é fundamental para manter uma igreja fiel e motivada, para que ela abra as portas para mais e mais pessoas.

O teólogo suíço Karl Barth dizia: “Deus se revela de três formas: de forma suprema em Cristo, de forma geral pela Bíblia e de forma direta através da pregação baseada na Bíblia, a palavra de Deus”. De modo simplificado, sem Bíblia não há cristianismo genuíno. Hebreu, 4:12, nos diz: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, penetra até a divisão da alma, do espírito e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Falar sobre a importância da Bíblia para o cristão é dissertar sobre o óbvio. É dever de todo o cristão não somente ler e estudar a Bíblia, mas, acima de tudo, amá-la e vivê-la. Ela é o manual de conduta dos cristãos e deve nortear sua vida e seus sonhos. Mesmo tendo sido escrita por mais de 40 escritores, por um período de mais de 1500 anos, sua verdade e relevância para os dias de hoje não mudou.

A Bíblia é a única fonte objetiva de toda a revelação que Deus nos deu, a respeito de si mesmo e de seu plano para a humanidade. No Brasil, entre a chegada dos primeiros exemplares da Bíblia, em 1814, e a chegada do primeiro missionário protestante permanente, em 1855, há um espaço de 41 anos. Isso significa que as escrituras sagradas precederam a implantação das primeiras igrejas evangélicas brasileiras.

Naquele tempo, a Igreja Romana não via com bons olhos o trabalho das sociedades bíblicas e de seus colportores, pessoas que se ocupavam da circulação da Bíblia por motivação missionária. Os protestantes pensavam e agiam de maneira diferente, cada fiel deveria possuir seu próprio exemplar da Bíblia e conhecer o seu conteúdo, na certeza de que ela é a única regra de fé e prática.

A partir de 1818, a distribuição de Bíblias na América Latina passou a ser feita por meio de agentes das duas sociedades bíblicas existentes, a Britânica e a Americana. O primeiro deles foi o pastor batista escocês James Thomson. Foi ele quem introduziu a palavra de Deus na Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Porto Rico, Haiti, Cuba, México e várias ilhas das Antilhas. Não se sabe se ele esteve no Brasil.

O pastor metodista americano Daniel Parish Kidder foi o primeiro correspondente da Sociedade Bíblica Americana a se fixar no Brasil. Com a idade de 22 anos, já casado, ele percorreu o País de norte a sul. Kidder era destemido e criativo, em uma de suas viagens a São Paulo, propôs à Assembleia Legislativa da Imperial Província de São Paulo o uso da Bíblia nas escolas primárias de toda a província, e se comprometeu a doar doze exemplares para cada escola, caso a proposta fosse aprovada.

Ao longo dos últimos séculos, as Sagradas Escrituras encontraram muita dificuldade para se fixar no Brasil. Foram barreiras políticas, comerciais, uma boa dose de intolerância religiosa e até mesmo uma guerra, que só foram superadas graças ao esforço e às iniciativas de pessoas tementes a Deus e grupos cristãos que entenderam a necessidade de oferecer ao povo brasileiro os mais preciosos textos que a humanidade já produziu.

Logo nas primeiras páginas da maioria das Bíblias disponíveis no País, o nome de uma dessas pessoas nem sempre chama a atenção, entre outras informações como os créditos da publicadora e a data da edição. Embora não seja nenhum personagem bíblico, João Ferreira de Almeida, pastor reformado de nacionalidade portuguesa que viveu no século 17, tem uma importância enorme para a fé dos povos lusófonos. Foi ele que, entre os anos de 1644 e 1691, dedicou quase meio século de sua vida ao trabalho de tradução das Sagradas Escrituras para a língua lusitana.

Passados 350 anos, milhões de cristãos brasileiros têm em suas mãos a genuína Palavra de Deus em sua língua, com toda a riqueza de estilos das diversas transformações feitas ao longo dos tempos, graças a Deus, é claro, mas também a Almeida, pois foi a partir do trabalho realizado em condições precárias, num tempo no qual a linguística ainda não existia como ciência e, ainda por cima, realizado em um contexto de perseguição à fé reformada, que o ministro português construiu seu precioso legado.

Hoje o Brasil é celebrado como o maior produtor mundial da Bíblia Sagrada, todos os anos saem das gráficas, das editoras nacionais, cerca de 8 milhões de exemplares completos das sagradas escrituras. Com tecnologia moderna, esse mercado cresce sem parar e já movimenta bilhões de reais, todos os anos. As editoras evangélicas, responsáveis por cerca de 70% da distribuição, têm se empenhado em oferecer ao público edições cada vez mais elaboradas. As Bíblias modernas trazem comentários, estudos, mapas, diagramas, índices remissivos e inúmeros outros recursos que tornam a leitura da palavra de deus um prazer para os olhos e o espírito, e pensar que tudo começou com um pastor debruçado décadas a fio sobre sua escrivaninha, à luz de velas, movido unicamente pela certeza de que se a fé vem pelo ouvir era preciso que a palavra de Deus pudesse ser lida na bela língua de Camões.

A Bíblia atravessou os mais diferentes formatos, do papiro à era digital, em uma demonstração clara da perenidade e atualidade da palavra de Deus. Primeira obra de grande porte a ser produzida pela prensa de Gutenberg, a Bíblia continua sendo o livro mais impresso em todo o mundo, ao longo de cinco séculos. Considerada um tesouro da humanidade, a Bíblia completa já foi traduzida para 648 línguas, entre as 6.887 faladas no mundo, de acordo com dados de 2016. O Novo Testamento é encontrado em 1.432 línguas, e trechos da Bíblia em 1.142 idiomas. Embora ainda restem mais de 3.222 línguas faladas por pequenos grupos, totalizando mais de 250 milhões de pessoas que não possuem um só trecho da Bíblia traduzido, é relevante a importância do Livro Sagrado para pessoas das mais diversas etnias, em todos os pontos do planeta.

Mais recentemente, a Bíblia passou a ser disponibilizada em formato eletrônico, podendo ser acessada por meio de smartphones e leitores digitais. Um exemplo é o aplicativo Bíblia Plus, desenvolvido pelas Sociedades Bíblicas Unidas, por meio do qual são oferecidas, gratuitamente, traduções bíblicas em diferentes línguas. Desde 2002, a Bíblia completa está disponível em Braile, tornando-se acessível também a esse segmento da população. Outros públicos contemplados com edições especiais do texto bíblico são as pessoas com deficiência auditiva e comunidades indígenas e de imigração.

“Da mesma forma como vamos até o berço tão somente para encontrar um bebê, também recorremos às Escrituras apenas para encontrar Cristo” - Martinho Lutero. Sem Bíblia, o cristianismo é apenas uma religiosidade vazia, mas quando desenvolvemos nossa fé com base nas Escrituras, então somos livres. Se quisermos viver vidas dignas do nome de cristãos, então não podemos viver sem respirar o ar abençoado da palavra de Deus. Nos dias atuais, quando a fé cristã tem sido ferozmente atacada e testada, é importante destacar a importância do cristianismo na conquista dos avanços políticos, sociais, humanitários, científicos, educacionais e culturais.

A Bíblia tem sido inspiração para grandes escritores, artistas, cientistas, políticos e educadores, contrariamente a aqueles que buscam enfraquecer ou destruir a influência cristã, o conhecimento da palavra tem trazido avanço e liberdade para todos que creem. A palavra de Deus nunca ficará ultrapassada, suplantada ou necessitando de melhorias. Mudam as culturas, as leis, as gerações vêm e vão, mas a palavra de Deus é tão relevante hoje quanto o era quando começou a ser escrita. Nem todas as Escrituras necessariamente se aplicam explicitamente a nós hoje, mas todas contêm verdade que podemos e devemos aplicar em nossas vidas. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

Eu queria, neste momento, convidar o reverendo Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da Sociedade Bíblica do Brasil e pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, para usar a palavra.

 

O SR. MÁRIO ROST - Muito estimado e Excelentíssimo Deputado Luiz Fernando, que não é de hoje que tem se mostrado um grande amigo da Bíblia e de quem a promove, obrigado por esta sessão. Agradeço também aos colegas pastores na Mesa. É sempre uma honra representar a Sociedade Bíblica em uma reunião de pessoas que amam a Bíblia e estão interessados em fazer com que ela seja ainda mais conhecida. Se a Bíblia faltar em uma cidade, em um estado, em uma sociedade, quem mais sofre são as crianças, os jovens, os pobres e os idosos. Por isso, neste ano da Bíblia o tema é trabalhado e chama à reflexão sobre a Bíblia como o livro da esperança, na esperança de que a mensagem da Bíblia devolva às nossas crianças o direito de nascer, o direito de viver, que nossos jovens tenham perspectiva para sua vida, que os pobres sejam respeitados e amados como Jesus ensinou, olhando para os famintos, os sedentos, os enfermos, os presos, os solitários.

A Bíblia está presente no Brasil. Acontece aqui, de fato, uma das maiores operações de produção e distribuição da Bíblia. Podemos dizer que nos últimos anos, uma em cada quatro Bíblias existentes no mundo foi entregue no Brasil. Isso nos enche de alegria, mas também nos deve fazer olhar não para o negócio, mas para a missão que tem uma entidade e igrejas que pregam e ensinam a Bíblia.

Muitas vezes, nosso diretor-executivo empossado na última quarta-feira, Dr. Erni Seibert, tem dito que o negócio atrapalha a missão. Isso pode acontecer também na igreja, que o negócio do Evangelho atrapalhe o próprio Evangelho, por isso, o ano da Bíblia é um chamamento à reflexão, a humildemente reconhecermos que a palavra de Deus só está entregue, só alcança seu objetivo depois da tradução, da produção, da distribuição, de chegar às mãos das pessoas, quando ela chega ao coração, porque essa palavra é poderosa, como lembrou o deputado, para entrar dentro de nós, separar a alma e o espírito, juntas e medulas, ela penetra no mais íntimo do ser humano e provoca aí a transformação que Deus quer.

Nesta oportunidade a Sociedade Bíblica quer cumprimentar todas lideranças de igrejas, de ministérios que aqui estão, e conclamá-los a participar da celebração do Ano da Bíblia. Não há um programa oficial, mas as igrejas podem tomar a iniciativa, como teve o nobre deputado, de fazer o que está ao seu alcance para testemunhar o valor, a importância que a palavra de Deus tem nas nossas vidas e na existência das nossas organizações. De sua parte, a Sociedade Bíblica quer servir às igrejas, estar ao lado das igrejas na evangelização, na divulgação dessa mensagem transformadora.

Ao final desta sessão, todos vocês receberão, a pedido do deputado, a Revista Bíblia do Brasil, com todo o conteúdo a respeito da proposta de celebração do Ano da Bíblia no Brasil em 2018. Deus abençoe a sua iniciativa, Deus lhe recompense pelo seu amor à palavra, Deus abençoe as igrejas e a palavra em nosso meio. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Eu queria agora convidar para fazer o uso da palavra o bispo Erasmo Duarte, da Igreja Sara Nossa Terra.

 

O SR. ERASMO DUARTE - Boa noite a todos. Quero cumprimentar o nosso querido deputado Luiz Fernando, guerreiro na nossa Assembleia, tão importante e necessário, e que, em nome de Jesus, vai continuar aqui. Quero cumprimentar o pastor Mário - me sinto honrado de tê-lo conosco, fazer parte desta Mesa com sua presença, representando a Sociedade Bíblica -; o pastor Samuel Rodrigues, representando a Assembleia de Deus; o reverendo Thiago Escobar, representando a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Eu sou o mais novo desta Mesa, acho que estou empatando com o deputado.

Me sinto honrado de uma maneira que eu não posso descrever, por compor a Mesa e por me dirigir a esse pelotão tão importante da Terra, que são os homens de Deus, os que carregam a palavra, a melhor companhia do mundo é alguém que traz o Espírito Santo no seu coração e a palavra de Deus também. Esse é o ambiente mais rico, mais impressionante, mais frutífero que poderíamos ter juntos neste momento tão importante desta solenidade.

Eu vou falar pouco tempo, sei que aqui há muitos teólogos, pastores muito mais qualificados, com muito mais conteúdo. Quando eu fui convidado pela equipe organizadora, eles justificaram o convite dizendo que eles sabem que eu sou um homem apaixonado pela Bíblia, isso eu sou. Não conheço tanto, não sou tão profundo quanto muitos são, mas eu realmente amo profundamente a palavra do Senhor.

Deus nos deu, entre os incontáveis presentes, quatro que eu gostaria de destacar aqui, e os quatro aqui estão. O primeiro se chama Espírito Santo, que habita em nós, nos ensina, nos leva a conversão. O segundo é o sangue precioso de Jesus, que nós não podemos ver, mas está sobre todos nós aqui neste lugar. Terceiro, é a palavra viva de Deus, que está em nossas mãos, em nosso coração, e o quarto é a igreja, que está representada por esse pelotão, por esse exército de líderes.

Para introduzir o assunto, eu organizei alguns slides só trazendo alguns fatos e curiosidades sobre a Bíblia. Eu não sei quem está comandando a exposição, mas eu vou pedir que passando aos poucos. A Bíblia, como já foi dito aqui, é o livro mais vendido do mundo, eu tentei procurar essa informação, alguns dizem dois bilhões, outros três, há quem diga cinco bilhões de unidade vendidas ao longo da história, realmente é o best seller dos best sellers. São 66 livros compilados, cerca de 40 autores, por mais de 1.600 anos, sobrenaturalmente harmoniosa, porque Deus é o verdadeiro autor, Deus usou aqueles homens, foram instrumentos dele, mas de fato o autor - que é comprovado pela unicidade, pela harmonia da Bíblia - é o nosso Deus, o que quer falar com a criação. Amém.

Maior Salmo da Bíblia é o 119, todos já conhecem, Deus dedicou o maior trecho da Bíblia à sua própria palavra. Ali é uma síntese, que a Bíblia é uma confluência em Jesus. O Antigo Testamento aponta para Jesus e o Novo Testamento também, Jesus é o ponto central de toda a Bíblia. Se alguém tivesse que resumir a Bíblia em um único nome, seria Jesus. Jesus é a expressão absoluta de tudo que Deus quer falar com o ser humano, e a Bíblia inteira aponta para Jesus. Amém.

A Bíblia não é um livro científico, é um manual de relacionamento entre Deus e os homens, ela não se propõe a responder questões científicas, ainda que muita coisa em harmonia com a ciência dentro da palavra do nosso Deus. A Bíblia é o único livro que precisa ser lido na presença do autor, para que aquele livro tenha efeito em você. A Bíblia é uma exceção, só é eficaz na vida do leitor se ele estiver lendo na presença do autor dela, que é o nosso grande Deus. Amém.

Ali são alguns flash da história. Se você procurar na internet, vai achar com facilidade. A tribo em Papua, Nova Guiné, recebendo a Bíblia em seu idioma pela primeira vez, tem todo um ritual naquela tribo, eles choram, estão emocionados porque a Bíblia foi levada no idioma deles. O líder deles está fazendo aquela apresentação. No próximo slide, tem um outro exemplo, um vídeo em que você vai encontrar cristãos chineses recebendo a Bíblia pela primeira vez, eles estão celebrando. Faz tão parte da nossa vida, isso mexe um pouco conosco quando você os vê beijando a Bíblia, se emocionando por poder possuir uma unidade da palavra do nosso Deus.

Aqui, uma curiosidade apenas, a maior Bíblia do mundo, dois metros e meio de largura por um de altura - talvez já tenha sido superado esse recorde. A menor Bíblia impressa em papel tem cinco milímetros apenas, muito bonitinha. Ali, uma microbíblia, o Antigo Testamento apenas, com 1,2 milhões de caracteres em hebraico, esculpidas em um chip. São curiosidades, já que nosso assunto é esse livro impresso, desde Gutemberg até hoje, preenchendo o nosso planeta, trazendo a mensagem do nosso Deus. Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Nós, pastores, com certeza já usamos aquela ilustração, de quando você compra um eletrônico, sempre vem na caixa o manual do fabricante que ninguém lê. Normalmente a pessoa vai, mete na tomada, liga de qualquer jeito, acaba queimando o eletrônico, porque ele não seguiu a regra pré-estabelecida por quem sabe muito bem como funciona, que é o fabricante. A Bíblia é o manual do fabricante, que nos deixou uma diretriz, um guia, uma maneira de conduzir a vida, de sermos seres humanos, de sermos esposos, pais, filhos, profissionais, tudo está na Bíblia. A Bíblia, de fato, é o manual do fabricante, que nos orienta, que nos ensina.

Eu gostaria de destacar que Jesus é chamado de verbo de Deus. Poxa, Jesus poderia ser chamado de o amor de Deus, está certo, ele é o amor de Deus. Jesus poderia ser chamado de a Santidade de Deus, porque ele é santo, mas Deus atribuiu a Jesus essa expressão, chamando de verbo de Deus, porque a fala, a comunicação de Deus tem um lugar primordial na criação. Jesus é a palavra viva que se misturou com os homens, porque Deus quer falar com os homens. Você abre a Bíblia em Genesis: “disse Deus, e houve tal coisa, e viu Deus que era bom”. Depois, “disse Deus e viu Deus que era bom”, Sempre que Deus está dizendo alguma coisa, alguma coisa boa acontece. Aí chega o capítulo três, disse: a serpente, pronto, estragou.

Quando uma outra voz entrou no universo de Deus, universo da criação, a história se deformou, e até hoje existe uma competição de vozes na criação. O maligno tem instrumentos diversos para falar ao coração dos homens, competindo com Deus, com o Criador, um lugar no coração dos homens, nunca uma palavra ingênua em si. A palavra move os homens, desloca o ser humano, inclina corações, a palavra dita é muito importante. Deus não se deixou ficar sem testemunho, enviou o seu Filho amado, e desde os seus primeiros ungidos até os últimos apóstolos, a Bíblia se compôs e Deus deixou em nossas mãos essa riqueza, esse patrimônio eterno que permanecerá para sempre. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão, diz o Senhor. Amém?

A Bíblia diz que o universo foi criado pela palavra de Deus, Hebreus 11:3. A Bíblia diz que o universo é sustentado pela palavra de Deus, Hebreus 1:3. A Bíblia fala que a espada do espírito é a palavra de Deus, é a única arma ofensiva na armadura, de Efésio 6. Todas as outras são defensivas, capacete, escudo, couraça, tudo mais é defensivo, a única arma ofensiva é a espada, a palavra do Senhor que está em nossa mão, um cristão sem a palavra está completamente sujeito a ataque, ele não tem como nem se defender, muito menos atacar. Jesus, na tentação de Mateus 4, rebateu cada tentação falando, está escrito, está escrito, quem não sabe dizer o que está escrito, está perdido. Nós precisamos saber o que a palavra de Deus traz na nossa batalha espiritual, como argumento, como defesa, “conhecereis a verdade e a verdade os libertará”. O deputado Luiz Fernando acabou de citar que a palavra é a verdade de Deus, ela entra no espírito, na mente humana e o liberta definitivamente.

Eu gostaria de encerrar citando alguns exemplos. Um cidadão que viveu muitos anos escravo do álcool, um dia se converteu de maneira sobrenatural. Foi transformado, se tornou um apaixonado por Jesus, e um dos críticos da fé, um dos céticos, parou e falou: “Você acredita de verdade que Jesus transformou água em vinho?” Ele falou: “Olha, eu não sei muito como é que Deus fez isso, não sei detalhes, mas eu sei que na minha casa ele transformou a cachaça em pão, em comida na mesa dos meus filhos. Eu sei o que essa Palavra fez em mim, eu não sei muito a teoria do que você está tentando argumentar, mas eu provei essa Palavra, ela me transformou para sempre”.

Eu vi uma ilustração, se não me engano foi de algum agente da Sociedade Bíblica, ele contava um testemunho de que em uma cidade do interior, um rapaz decidiu dar cabo da vida. Angustiado, destruído, saiu de casa com a decisão de se suicidar. Desorientado como todo suicida, foi para um lado, para outro, passou em uma praça onde havia ambulantes vendendo coisas. Ele sentou ali, pensando na vida, planejando como ia liquidá-la.

Ali ao lado tinha um cidadão vendendo cocadas atraentes. Bom, para quem vai morrer, não custa nada comer uma cocadinha. Ele comprou a cocada, e aquele cidadão que estava vendendo a cocada tinha ganhado um Novo Testamento, mas era um cara muito irreverente, desprezou completamente, estava faltando guardanapo de papel, ele começou a tirar as páginas e servir como guardanapo.

O cidadão que ia se suicidar pegou a cocada, comeu, mexeu com o papel, reparou no que estava escrito, começou a ler e aquilo começou a mexer no coração dele. Ele leu com uma fome de saber como continuava aquilo, então falou: “Já sei, vou comprar mais uma cocada”. Ele leu mais uma folhinha do Novo Testamento, foi continuando a leitura, e eu não preciso dizer que ele desistiu de se suicidar, porque a palavra de Deus o alcançou no momento mais trágico da sua vida. Deus é poderoso para usar o que ele quiser usar, como ele quiser usar.

Há um mês a China fechou a possibilidade de compra pela internet da Bíblia, isso é recente. A China é um exemplo de oposição à palavra de Deus, e a União Soviética na época foi muito perseguidora da palavra. Alguém disse que nesses países, quando uma Bíblia conseguia atravessar a fronteira e caía no meio daquele povo que se reunia escondido, o povo não pensava duas vezes, ia desfolhando, uma página para cada irmão, e cada um levava para casa, lia mil vezes, decorava e ficava fácil de pregar. O pastor falava: “O irmão que está com João capítulo 8, por favor, fique de pé”. Aí o irmão, que já sabia de cor, porque aquela era página dele, se levantava e recitava a palavra, porque tudo o que ele tinha era uma página que ele decorou de maneira tão apaixonada.

Queridos, nós não podemos menosprezar essa riqueza, esse patrimônio que nós temos, a Palavra do nosso Deus. Eu me cobro muito, Senhor, preciso meditar mais na Palavra, lê-la mais, amar mais, conhecê-la mais. Eu me sinto desafiado, este evento me desafia. É muito bom falar da Palavra, muito bom celebrar a importância dela. Eu sei que todos nós, homens e mulheres de Deus que estão aqui hoje, sentem esse desejo no coração. Senhor, quero me aproximar um pouco mais da sua Palavra, quero pregá-la com um pouco mais de fidelidade - ajuda-me nisso, Senhor.

Eu vou encerrar lembrando a história daquele menino chamado Samuel. O Senhor ouve, Deus ouviu Ana, por isso Samuel existiu. Deus ouve aquele que antes o ouve, ele quer ser ouvido para então nos ouvir. A Bíblia diz em 1 Samuel 3 que a palavra de Deus era muito escassa, porque não havia ouvidos para a voz de Deus. Deus não fala com quem não quer ouvi-lo, não desperdiça o patrimônio, a riqueza do reino Dele. Jesus ensinou “não lanceis pérolas aos porcos”. Deus não desperdiça a grandiosidade da sua palavra, por isso a palavra de Deus era rara, mas o capítulo 3, que começa com uma palavra escassa e rara, termina dizendo que Deus falava por Samuel constantemente.

Deus precisa de alguém que ame a sua palavra e que a carregue pela Terra. Nós temos esse privilégio e vamos fazê-la chegar aos confins desta Nação e para outros países, em nome de Jesus. Que o senhor nos abençoe. Amém.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Nós convidamos a vereadora Elian Santana, de Santo André; o vereador Israel Mendonça, de Rio Grande da Serra; e Hélio Rodrigues, diretor do Sindicato dos Químicos de São Paulo, para compor a Mesa extensora dos trabalhos, por favor.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Vereadora Elian Santana, vereadora em Santo André, evangélica, tem feito a diferença naquela Casa; vereador Israel, em Rio Grande da Serra, hoje secretário, tem sido luz na política da cidade. Quero dizer que é uma honra tê-los. Elian, você está aqui até para enfeitar esta Mesa, porque eu olhei ao lado, nós somos feios. Podemos ser homens de Deus, mas somos feios. Uma vereadora bonita como você engrandece, é uma honra tê-la aqui.

Eu queria convidar agora um grupo de que eu virei fã. Tenho todos os CDs dele no meu carro, o pessoal enjoa porque só ouve esse CD, é o Quarteto Adoração. Queria convidar o Elerson Souza, o Daniel Oliveira, o Manoel Júnior e o Eduardo Moreira para se perfilarem aqui na frente. Eles vão cantar dois louvores: “Tocou-me” e “Dias de Elias”.

 

O SR. - Boa noite a todos, que a graça do nosso Deus esta noite esteja conosco. É uma alegria estarmos aqui esta noite, para adorarmos a um Deus que deixou para nós essa palavra que está sendo enaltecida aqui esta noite. Queremos agradecer a oportunidade e parabenizar o deputado Luiz Fernando, que Deus possa abençoar esta iniciativa que é tão importante para a nossa Nação.

Ele disse que é fã do Quarteto Adoração, irmãos, nós somos apenas servos. Este é o nosso desejo, servir a Deus, cooperar com aquilo a que ele nos chamou. Nossos louvores estão dentro desta palavra, a Bíblia Sagrada. O que nós cantamos é aquilo que está lá, e nós não podemos sair. “Tocou-me”, um dia Jesus tocou nossos corações.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. - Somos um ministério evangélico e somos da cidade de Uberaba, lá no Triângulo Mineiro. É sempre uma alegria poder cantar e falar desse Deus que mudou a nossa vida. Estes são dias, como diz esse louvor, dias de Elias, dias difíceis, mas dias de anunciarmos a palavra do Senhor.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Agradeço a esses levitas, eu os conheci em São Bernardo, em eventos do Conselho de Pastores. Nós estávamos lá para decidir quem é que íamos trazer para fazer o louvor. Eu sempre tentei fazer esse grave, mas nunca consegui. Pastor, eu vou continuar tentando, por isso vou continuar estudando bastante para poder fazê-lo. Vou chegar lá.

Eu queria convidar agora o pastor Samuel Rodrigues, da Assembleia de Deus de Jandira, ligado à Cieadespel. Ele foi presidente do Conselho das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo, mas, mais do que isso, eu tive a honra de tê-lo como meu assessor por um longo tempo. Eu queria convidá-lo, pastor, para que pudesse fazer uso da palavra.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - Excelentíssimo Sr. Deputado Luiz Fernando, digno presidente desta sessão solene, demais eclesiásticos aqui presentes e a todos os demais irmãos e amigos, boa noite. Eu me sinto muito feliz, estou agradecido a Deus por ter sido lembrado para estar aqui, nesta reunião tão importante. Eu, que sou filho de pastor, nasci nos fundos da igreja, na cidade de Araraquara - e não vou dizer quando, que é para não ficarem sabendo quantos anos eu tenho. Aprendi desde pequeno, na tenra idade, a ler e a entender a palavra de Deus, e essa experiência de vida tem feito com que estejamos em pé até o dia de hoje. Confiar no que Deus nos proporciona, confiar nas suas promessas. Se nós formos dizer aqui sobre as promessas de Deus na Bíblia Sagrada, aí sim, nossa sessão ia lá pelas tantas.

Eu comentava alguns momentos atrás com a Imprensa aqui da Casa que a Bíblia Sagrada é o livro que tem respostas para todas as perguntas, e também as soluções. É uma pena que as nossas autoridades constituídas não se dedicam ao hábito de ler a palavra de Deus, porque, se tivessem feito isso até aqui, muita coisa teria sido mudada. A nossa regra de fé, nossa primeira constituição, o primeiro parâmetro para nossa vida, é a Bíblia Sagrada. Eu não sou um estudioso da Bíblia, pois eu sou pastor de igreja, nem sempre sobra tempo para estar estudando, mas nós fomos ensinados desde pequenos a ler a palavra de Deus.

Poderíamos aqui discorrer sobre todos os benefícios que a Bíblia traz a cada cidadão, mas eu posso lhes garantir que, se não lermos, se não colocarmos em prática, se não aplicarmos à nossa vida, ela não gera esses benefícios sozinha, é preciso que nós possamos abrir o nosso coração. Eu tinha um amigo que eu sempre visitava, e me chamava a atenção, quando eu chegava à casa dele, que havia uma Bíblia muito bonita em cima de um móvel muito bonito, aberta no Salmo 91. Um dia eu não aguentei e perguntei para ele: “Você lê esse texto?” Porque a Bíblia já estava com as páginas amareladas ali. Ele tinha um comércio na cidade do interior e me disse: “A correria da vida não me permite”. Eu falei: “Então não tem nenhuma utilidade o livro aberto aí sobre a mesa.” E ele disse: “Eu não tinha pensado nisso”. Ele passou a ler a Bíblia e a entender outras coisas, e disse: “Eu nunca imaginei que tinha isso na Bíblia”.

Eu quero parabenizar aqui a Sociedade Bíblica do Brasil pelo trabalho extraordinário que faz. Eu sou macaco de auditório da Sociedade Bíblica do Brasil, porque o trabalho não é fácil, mas se desdobram para fazê-lo. Se a criança quer ler a Bíblia, nós temos Bíblia para as crianças. Se o cidadão quer se aperfeiçoar e estudar, nós temos Bíblias de estudo. Se a pessoa está em uma idade igual a minha, em que já não enxerga mais, nós temos Bíblias com letras grandes. Só não põe em prática na sua vida quem não quiser. Este ano, quando nós comemoramos o ano da Bíblia, que possamos não só divulgar, mas levar àqueles que possuem a sua Bíblia para lê-la, pois é só assim que ela vai fazer efeito na minha, na sua, na nossa vida.

Portanto, eu quero parabenizar aqui o deputado. Nós já nos conhecemos há muito tempo, eu sei que ele tem uma preocupação muito grande com isso, já participamos disso algumas vezes, e é louvável da sua parte. O que mais nos preocupa, e isso tem sido ajudado pela sua atitude de trazer este momento para reverenciarmos neste ano, é que, se nós não fizermos a nossa parte, ela não vai produzir o efeito que nós queremos. A Sociedade Bíblica vai trabalhar, as demais editoras vão se esforçar, mas, se não lerem a Bíblia... portanto, leiam a Bíblia. No Apocalipse diz para guardar as palavras dessa lei no coração, ensinar. A Bíblia diz: “Ensine o menino no caminho que deve andar e, quando for grande, jamais se desviará”.

Que Deus abençoe a sua vida, muito obrigado deputado, pela oportunidade que me dá de estar aqui. Eu não imaginava estar aqui, há dois anos passamos por momentos difíceis, mas eu continuo confiando nas promessas, que são tantas que estão na nossa Bíblia Sagrada.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Eu vejo aqui ao fundo, chegou atrasado o meu querido amigo bispo Domingos. Certa feita, no meu escritório, ele dizia o seguinte: “O papel do político é o papel de rei, do governo; o papel do pastor é o papel de levar o rebanho, de cuidar do rebanho, uma coisa difícil quando se mistura com a outra”. Mas eu quero confessar a vocês a importância de pessoas na política que conheçam de fato a palavra de Deus. Aqui não é um lugar para falarmos, mas o que se fala de política na Bíblia é uma coisa muito importante. Deus levantou e tirou reis, levantou profetas, Isaías, e o que ele falou de política são palavras extremamente importantes.

Eu cobro muito, até dos nossos irmãos evangélicos. Ao entrarmos na política, nós, que conhecemos a responsabilidade de representarmos o reino na política do mundo, nós temos que ser sal, ser luz. Eu não poderia deixar, por mais que ela não queira, de dar uma oportunidade de falar para esta irmã que é evangélica, que tem sido luz e sal em Santo André. Por mais que você diga que não, Elian, você já está convocada e queríamos te ouvir.

 

A SRA. ELIAN SANTANA - Excelentíssimo Deputado Luiz Fernando, presidente desta sessão; pastores que compõem a Mesa; público aqui presente, é muito bom usar este microfone e poder cumprimentá-los com a gloriosa paz do Senhor Jesus. Deputado, eu quero parabenizá-lo por sua conduta ética e moral, porque o senhor tem sido luz nas trevas, tem sido sal aqui nesta Casa. Nesta Casa, em meio a tantos embates políticos, viemos para uma reunião como esta, em que o pastor que estava ministrando quando eu cheguei falou que aqui há cinco coisas presentes, entre elas o Espírito Santo. De fato ele está entre nós, porque você está aqui. Então, deputado, eu louvo a Deus por sua vida, por esta noite, por esta solenidade.

Em Santo André, eu pude apresentar o projeto de lei instituindo a Semana da Bíblia, e agora aprovamos uma praça com o nome da Bíblia na nossa cidade, para que o nome do Senhor seja exaltado e glorificado. A Bíblia é nossa bússola, é nosso manual de vida. Nós que somos cristãos, quando ficamos sem ler a Bíblia Sagrada, sentimos que algo está errado, está faltando alguma coisa. É muito bom nós termos esse amparo na Bíblia, que sempre tem uma palavra para a hora certa, independentemente da circunstância que nós estivermos passando.

Eu deixo aqui o Salmo 23, versículo 6, que diz: “Certamente, a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida”. Então, irmãos, nós não precisamos sair correndo atrás das bênçãos e da bondade e misericórdia do Senhor; ela nos alcança onde nós estivermos, independente do dia, da hora, da situação. Tenha certeza de que elas o seguem por onde você for.

Que Deus continue abençoando-o, deputado; que Deus continue abençoando a cada um dos irmãos que estão aqui. E, se Deus quiser, ano que vem quero estar aqui, comemorando mais uma vez o Dia da Bíblia. Deus abençoe, irmãos, e vamos trabalhar muito para que o deputado Luiz Fernando continue no mandato, exercendo a função de um servo de Deus, de um cristão que faz a diferença na vida pública. Deus abençoe a cada um, muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Eu queria agora convidar o reverendo Tiago Escobar de Azevedo, da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, para, antes das nossas homenagens aos pastores, fazer o uso da palavra.

 

O SR. TIAGO ESCOBAR DE AZEVEDO - Cumprimentamos a todos, com a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo. Cumprimento o deputado Luiz Fernando por mais este evento de que venho participar; É uma alegria, porque um servo de Deus tem se destacado nesta Casa, colocando sempre à frente o Evangelho, a palavra de Deus. Em outras ocasiões, também pudemos participar de eventos onde Deus era o principal na nossa celebração. Nós agradecemos por mais uma vez estarmos juntos. É um dia especial para todos nós. Poderíamos ser chamados de Bíblia, pois nós a carregamos sempre aos domingos ou durante a semana para os lugares aonde vamos.

Neste dia, nós podemos celebrar o Ano da Bíblia no Brasil, e sabemos que estamos cercados de bonitas histórias. Eu só queria deixar uma palavra, que é a seguinte: meu pai aprendeu a ler com a Bíblia, então desde a infância eu sabia da importância dela. E, em casa, foi até a alfabetização do meu irmão e também da minha mãe, mas ela lia outros textos também. Meu pai é que gostava de ler praticamente só a Bíblia, e todos os dias de manhã ele fazia nosso culto devocional, tinha um texto para trazer a todos nós.

Eu cresci aprendendo a Bíblia como regra de fé e prática, também como palavra de Deus para instruir em todas as situações, quer seja na aprendizagem da vida moderna, quer seja na aprendizagem dos valores éticos, morais, espirituais - isso que nós temos como guia de todos nós.

Que Deus nos abençoe e que faça com que todas as nossas vidas sejam dirigidas por esta palavra de Deus. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Eu peguei o reverendo de surpresa.

 Como é uma sessão com o pessoal da Casa, com Ata, eu tenho que transferir agora a Presidência. Nós homenagearemos, neste momento, representantes de diversas igrejas presentes nesta solenidade, pelos relevantes serviços prestados na proclamação da palavra de Deus para a salvação das almas e crescimento do reino de Deus.

Nós vamos chamar esses nomes e eu vou fazer a entrega desse certificado a cada um dos pastores que aqui estão.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Adelino Vieira da Silva, da igreja Ebenézer.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, os pastores Adriano e Xane Araújo, da comunidade Casa do Pai.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Alexandre Cavalcanti Almeida, da Assembleia de Deus Ministério SBC.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a missionária Ângela dos Santos Silva, da Assembleia de Deus Ministério Palavra e Vida.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o capelão Antônio Marques dos Santos, da Unipas, União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a capelã Carla Antônia da Silva Farias, da Associação Alcançando Vidas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o capelão Cícero Duarte da Silva Neto, da Unipas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a capelã Carla Antônia da Silva Farias, da Associação Alcançando Vidas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Daniel de Jesus Santos Pereira, da Assembleia de Deus A Missão de Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Daniel Silva, da Assembleia de Deus do Avivamento.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o missionário Davi Aristão, da Igreja Missão Apostólica Adoradores de Avivamento.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, os pastores Domingos e Miriam Azevedo, da Igreja Ebenézer.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Douglas Costa das Neves, da Assembleia de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o juiz Edegar de Sousa Castro, juiz de direito da 3ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Edinei Ajea, da Renovo em Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o capelão Élcio Assis da Silva, da Igreja O Brasil para Cristo. O capelão Élcio traduziu o Evangelho para o tupi-guarani.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a pastora Elineia Gomes de Jesus, da Igreja Apenas um Toque de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, os bispos Erasmo e Claudia Duarte, da Igreja Sara Nossa Terra.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, os pastores Felipe e Renata Vieira, da Igreja Sara Nossa Terra.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Francisnei Ferreira Freire, da Igreja Assembleia de Deus Ministério dos Santos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Gilson Jacinto, da Igreja O Brasil para Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o diácono Gustavo de Lima Matos Vieira, da Igreja Evangélica da Promessa de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Ivan Conceição Silva, da Assembleia de Deus Ministério Agindo no Tempo Certo de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Itamar Benito da Silva, da Assembleia de Deus Comunidade da Família.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o capelão Jailton José Macena Lopes, da Unipas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o reverendo Jair Alves, da Igreja Metodista.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o missionário Jeconias Ferreira, da Igreja Apenas um Toque de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, os pastores Jeremias e Débora Moura, da Igreja Sara Nossa Terra.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor João Batista Vieira Andrade, da Assembleia de Deus Brás.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor José Alves dos Santos, do Ministério Água.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o capelão Sr. José Carlos Siqueira, da Assembleia de Deus Shekinah Adonai.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. José dos Santos Pereira Lima, da Igreja Cristã Senhor Justiça Nossa.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. José Adeildo da Silva, da Assembleia de Deus Ministério Palavra e Vida.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. José Reis de Lima Pereira, da Igreja Brasil Para Cristo Heliópolis.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a capelã Sra. Leila Soile Navarro, da Unipas - União Nacional.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a missionária Sra. Lourença Velasco, da Igreja Apenas um Toque de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a pastora Sra. Luciana Duarte Siqueira Santos, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Grande Mandamento.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Manoel Luiz Silva dos Santos, da Assembleia de Deus Coluna da Verdade.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Marcelo Alexandre, da Igreja Assembleia de Deus Ministério dos Santos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o capelão Sr. Marcelo Pereira da Silva, da Igreja O Brasil Para Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o capelão Sr. Marcos Ferreira de Moraes, da Igreja O Brasil Para Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a missionária Sra. Maria de Fátima Libarino, da Igreja Apenas um Toque de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a diaconisa Sra. Maria de Lourdes Rodrigues, da Igreja Evangélica da Promessa de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a missionária Sra. Marisa Galvão, da Igreja Apenas um Toque de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a capelã Sra. Marta Alves Praxedes, da Unipas - União Nacional.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Marques de Oliveira Braga de Souza, da Assembleia de Deus Ministério Verdadeira Palavra.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a capelã Sra. Mônica Cristina Caetano Ermídio da Silva, da Igreja O Brasil Para Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Obadias de Oliveira, da Assembleia de Deus Missões para as Nações.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Osias de Paulo de Oliveira, da Igreja Viva Jesus Ferraz.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Paulo Dimas, da Igreja Ebenézer.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Reginaldo Gomes dos Santos, da Igreja Internacional Renovo em Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o evangelista Sr. Reginaldo Pereira dos Santos, da Igreja Pentecostal Pingo de Fogo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, os pastores Srs. Roberval e Solange dos Santos, da Igreja Pentecostal Betel.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, os pastores Srs. Rogério e Angélica Fontelas, da Igreja Família de Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o capelão Sr. Ronaldo Andrade Silva, da Igreja Assembleia de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Ronaldo da Silva Martins, da Assembleia de Deus Ministério Ipiranga.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, os pastores Roque e Maria Angélica Santos, da Igreja Ebenézer.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a pastora Sra. Rosania Gomes Silva Cruz, da Igreja Internacional do Grande Avivamento.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a capelã Sra. Salete Modesto Guariroba Santos, da Assembleia de Deus Shekinah Adonai.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Sérgio Roberto Moreira, da Assembleia de Deus, em Santo André.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o capelão Sr. Silas de Farias da Silva, da Igreja Alcançando Vidas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o capelão Sunem Santos Praxedes da Unipas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o reverendo Sr. Thiago Escobar de Azevedo, da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a capelã Sra. Vera Lúcia de Souza Gomes dos Santos, da Assembleia de Deus Shekinah Adonai.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o missionário Sr. Vagner Velasco, da Igreja Apenas um Toque de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o Sr. Vagner dos Santos Ribeiro, pastor titular da Igreja Metodista e presidente do Conselho de Pastores de São Caetano do Sul.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a capelã Sra. Zenaide de Souza Siqueira, da Assembleia de Deus Shekinah Adonai.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Gilvan dos Santos Lima, da Sociedade Bíblica do Brasil.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Marcos Vinícius de Oliveira, da Igreja Apenas um Toque de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o missionário Sr. Elias Souza Quirino, da Igreja Apenas um Toque de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Flávio da Silva Pereira, da Igreja Apenas um Toque de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Gideão de Souza Santos, da Assembleia de Deus Shekinah Adonai

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o presbítero Sr. Gilvan Mendonça, da Igreja Casa de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a pastora Sra. Maria Concebida Silva, da Assembleia de Deus Ministério de Santos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Rubelei Aparecido da Silva, da Igreja Apocalipse 3.7 no Brasil.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a pastora Sra. Juliana Gomes da Silva, da Igreja Apocalipse 3.7 no Brasil.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Marcos Oliveira, do Cenáculo do Avivamento.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a pastora Sra. Sebastiana Maria Osório, da Assembleia de Deus Pentecostal da Vinda do Senhor.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a pastora Sra. Rosa Brandão, da Igreja Missão Apostólica Adoradores do Avivamento.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, os diáconos Srs. Eduardo e Fernanda, da Igreja Sara Nossa Terra Jardim Casa Grande.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Marcelo Alexandre, da Assembleia de Deus Ministério de Santos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Carlos Divan, da Assembleia de Deus Ministérios Agir no Tempo de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a missionária Sra. Bruna Regina da Silva, da Igreja Sara Nossa Terra.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Francisco Osório Neto, da Assembleia de Deus Pentecostal A Vinda do Senhor.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o diácono Sr. Fábio Henrique de Campelo Oliveira da Assembleia de Deus A Missão de Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, os diáconos Srs. Rute e Gilson da Assembleia de Deus Santo André.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Evangelista Waberlúcio Oliveira de Souza, da Assembleia de Deus Missão de Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a diaconisa Sra. Cícera Maria da Cunha de Souza, da Assembleia de Deus a Missão de Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a diaconisa Sra. Cleusa dos Santos, da Assembleia de Deus A Missão de Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a pastora Sra. Miriam Salete Salvador, da Igreja Povo de Deus.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos, neste momento, a pastora Sra. Valéria de Oliveira, da Igreja Assembleia de Deus A Missão de Cristo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Com a palavra o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Ainda bem que tem fim. Gostaria de parabenizar todo os pastores, pastoras, bispos, diáconos, capelões, capelãs, todos os reverendos - agradecer vocês e enaltecer o papel que os nossos pastores e as nossas igrejas desempenham.

Eu sou muito grato pela vida de vocês. São pessoas que deixam de viver para si para viver para Deus, ganhar almas, num mundo em que o ser humano é muito difícil. Nós não podemos contar com gratidão, com absolutamente nada. Quem toca uma igreja sabe a dificuldade que é o pastoreio, o dia a dia do Ministério. Eu louvo a Deus pela vida de cada um de vocês.

Eu queria convidar um grande amigo, irmão, representando o Copal - Conselho de Pastores de São Bernardo, o pastor Roberval Hermínio. Eu gostaria que o senhor se dirigisse ao púlpito para fazer uma oração pela vida dos pastores e pastoras, dos homens e mulheres de Deus, que somos atacados diuturnamente, e pedir ao nosso Deus que abençoe grandemente.

Quero citar a presença do meu irmãozinho Hélio Rodrigues, não estava passando bem e foi embora, mas eu pedi para chamá-lo de volta. Com a palavra, o pastor Sr. Roberval.

 

O SR. ROBERVAL HERMÍNIO - Quero agradecer a Deus por essa oportunidade. Agradeço o nobre deputado, nosso irmão amado, na presença de todos aqui. É uma honra para nós celebrarmos, mais uma vez, a Bíblia e a palavra do Senhor. Eu gostaria de ler três versículos, do Salmo 19, do 7 ao 11, que diz assim: “A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas, são mais desejáveis do que ouro, do que muito ouro puro. São mais doces que o mel, do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido, a grande recompensa é em obedecer-lhe”.

Oremos.

 

* * *

 

- É feita oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Dizem que o que fica por último é melhor. Eu não estou dizendo que a assessoria errou, estou dizendo que vai ser uma homenagem especial. Eu quero convidar para subir aqui o jovem pastor novo. Está começando agora. Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Moisés Rodrigues. É o mais jovem dentre todos nós aqui.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Samuel, meu assessor de Guarulhos. Queria te fazer uma homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Homenagearemos, neste momento, o pastor Sr. Júnior.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Homenagearemos, neste momento, o capelão e diácono Sr. Epaminondas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Homenagearemos, neste momento, a Sra. Eunice e o Sr. Alex.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Homenagearemos, neste momento, a Sra. Liandra.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT – Convido, mais uma vez, esse quarteto maravilhoso para executar dois louvores: “Jerusalém” e “Aleluia”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Glórias a nosso Deus, esse foi o Quarteto Adoração. Agradeço muito ao Wellerson Souza, Daniel Oliveira, Manoel Júnior e Eduardo Moreira. Eu continuo dizendo ao baixo: eu vou conseguir, tenho fé e vou treinar.

Esta é uma Casa política, eu não sei se a igreja de Cristo tem a dimensão do que um político decide. Hoje, há muitas famílias morando embaixo da ponte e em locais inapropriados. Há uma violência crescente em nosso país, um grande desemprego. Injustiças são cometidas a cada minuto nas ruas e nos tribunais. Não sei se a igreja sabe que quem ocasiona tudo isso são os políticos. Não sei se nossos homens e mulheres de Deus, chamados para falar da palavra e da verdade que liberta, têm a verdadeira dimensão do quão importante é a política neste mundo.

Perdoem-me, irmãs e irmãos, mas eu vejo irmãos opinando sem conhecer profundamente a política. É mais ou menos como aquele que não conhece a Palavra querer discuti-la. Eu vejo irmãos e irmãs julgando partido A, B, C, esquecendo-se, muitas vezes, de que a Palavra diz que esse reino jaz do maligno. Nós não vamos ter um partido que seja perfeito. Perfeito foi Cristo, e mesmo o nosso Deus foi julgado nesse mundo. Ele foi humilhado e não cometeu um único pecado. Já era previsto, Isaías já previa a morte que Cristo teria, a sua desfiguração. Nosso Deus foi julgado, condenado, sacrificado e, na época, a igreja aplaudiu.

Eu digo isso, meus irmãos, não para discutir ideologia. É para discutir política. O momento que o Brasil vive é um momento em que nunca se precisou tanto da igreja, mas não de críticas. Eu tive a oportunidade de conhecer a palavra de Deus. Hoje, se tenho uma posição na política, tenho por conta da Palavra. Estou aqui porque creio que esteja atendendo a um chamado do nosso Deus. Eu deixei de viver para mim, para minha família. Acabei com meus negócios, tenho na política um sacerdócio. Vejo muitos pastores dizendo que nós não devemos nos meter com política. Não é isso que eu vejo na palavra de Deus.

O próprio Mateus, em 25:31, no momento final da volta de Cristo e do julgamento, vai dizer: “o que fizerdes aos menores dos meus”. Há interpretações que dizem que os menores dos meus é a igreja; outras dizem que são os menores dos nossos, nosso povo mais humilde. A política é quem define se quem tem sede vai ter água, se quem tem frio vai ter coberta, se uma família vai ter ou não casa, é o gestor, assim como nós tocamos nossa igreja e definimos que vamos trocar o aparelho de som, vamos colocar um sistema de vídeo, vamos melhorar o altar, vamos para um templo maior.

 Assim como o gestor da igreja, é o político que define onde quer e vai gastar o dinheiro público, se vai priorizar a área da Habitação, se vai priorizar a Saúde para o nosso povo mais pobre, a Educação das nossas crianças e jovens, ou se vai fazer o que o Governo do Estado de São Paulo faz há 20 anos. Se uma criança, um filho do trabalhador vai para a escola e não aprende nada, você sabe o que os professores são obrigados a fazer? Eles são obrigados a aprovar. Se no ano passado ele não aprendeu nada, sabe o que vai acontecer com esse jovem de novo? Ele vai ser aprovado de novo. Hoje, nossas periferias não têm um projeto social, não têm uma educação decente e digna. As nossas crianças são cooptadas por aqueles que dão oportunidade para elas. Se ele não aprendeu a pensar, sequer vai ter o conhecimento da Palavra que comemoramos hoje.

Eu queria aproveitar este momento e colocar uma reflexão para cada um de nós: será que nós estamos, de fato, fazendo a interferência que deveríamos fazer? Está certo isso? Porque nesta Casa, hoje, não há nenhuma única pessoa que não seja autoridade. A única autoridade que é passageira aqui sou eu, meu mandato acaba. Ali eu deixo de ser autoridade, mas a autoridade dos bispos, dos pastores, e dos reverendos foi concedida por Deus, não pelo povo. Será que nós, autoridades, estamos fazendo o que Pilatos fez no momento do julgamento de Cristo em relação aos nossos irmãos mais humildes neste país? Ou será que não é nossa obrigação de fato? Eu estou levantando uma reflexão e gostaria de pedir a cada pastor, diácono, reverendo, capelão, bispo e todos os homens e mulheres de Deus que possamos refletir.

Hoje, vivo uma situação muito triste, porque Deus me colocou para trabalhar ao lado de uma população extremamente injustiçada, abandonada. É a miséria da miséria da miséria. Certa vez, o bispo Robson Rodovalho me fez uma pergunta. Acho que todos aqui vão se espantar. Esse que vos fala é um deputado estadual do PT. “Mas um evangélico do PT?”  E para o PT, mais um petista evangélico? Ele me falou: “Luiz, você vai continuar no PT?” Eu virei ao bispo e falei: “Indique-me um partido em que não exista qualquer problema de corrupção ou de qualquer ordem”. Para nós da igreja, há alguns assuntos que são muito caros. Na questão do aborto, por exemplo, nós cristãos entendemos que a vida é desde a concepção. E aí algumas pessoas que não conhecem a política dizem que o PT defende, que todos os partidos defendem.

Irmãos e irmãs, nós estamos em um mundo, e esse mundo jaz do maligno. Não é isso que a Palavra diz, que devemos esperar um mundo perfeito. O perfeito virá quando nós estivermos na eternidade com o nosso Deus. Eu fiz essa pergunta para o meu bispo e disse: “Se o senhor me der um partido perfeito, incólume, que não defenda essas questões, eu topo ir, mas eu gostaria de um partido que fizesse a opção pelos mais humildes”. Eu sou de classe média alta e não preciso de Saúde pública, tenho convênio, e meus filhos também têm. Não preciso de Educação pública, porque Deus permite que eu leve meus filhos para um lugar em que vão aprender, onde não se ensina matemática ou português para nossos filhos, porque eles não são obrigados a estudar para passar. Em Goiás, não é diferente. Se você não estudar e não passar, repete de ano.

Pediram para um pastor, que é amigo meu, abrir uma igreja na Paraíba. Chegando lá, a diretora da escola, depois de dois meses, o chamou e disse: “Nós vamos ter que voltar os seus filhos para a quinta série”. Era o primeiro ano do ginásio, hoje já mudou o número dessa série. Aí ele falou: “Mas como?”. Ela falou: “Seus filhos não acompanham e não conseguem acompanhar a educação. Eles não sabem fazer conta, não sabem raciocinar, não sabem história, geografia, não sabem nada”. Esses dois meninos saíram de São Bernardo do Campo, uma das cidades mais ricas do País. Saíram do estado de São Paulo, o estado mais rico do Brasil, só que o Estado fez uma opção de não educar as nossas crianças.

Aí eu pergunto para vocês, igreja: quem é que vai dar oportunidade para essa criança, para o filho do trabalhador? Sabe quem tem dado? O crime, o tráfico. Nas periferias, é isso que acontece. Hoje, estamos perdendo muitos filhos das nossas igrejas, os pastores sabem do que estou falando. Grande parcela aqui é de pastores de comunidades carentes, e sabem o que estou dizendo. Por isso, queria aproveitar esse ensejo, Deus me incomodou para falar e fazer uma reflexão. Essas injustiças que o Estado comete com essas pessoas, sobretudo com aqueles que são mais humildes, não são de hoje, mas de sempre.

Não podemos nos esquecer de que Hitler matava judeus, e os nossos crentes, cristãos, aplaudiam. O pensador de Hitler, o cara da comunicação, disse aos alemães e à igreja alemã, evangélica e católica que o problema da Alemanha e do mundo eram os judeus. Assim, um anticristo saiu a matar milhões de judeus, e a igreja aplaudia. Estou falando com meus líderes, irmãos em Cristo, estamos falando em um momento que celebramos a palavra de Deus.

Será que nós não estamos silentes frente às injustiças que estão sendo cometidas? Não vou dizer que é por João ou contra o Manoel. Não estou levantando a bola de que o problema é com o Lula ou qualquer outra pessoa. Estou dizendo que os nossos irmãos mais humildes estão sendo presos inocentemente. Eles estão sendo condenados e mortos inocentemente. Eles não têm a igreja para alcançá-los, mas sim um Estado que vem oprimindo, abandonando e tornando o mundo muito injusto.

Eu temo muito quando chegar à presença do nosso Pai e Ele me perguntar: “O que é que você fez?” Na palavra de Deus, Jesus nos conta a parábola dos talentos. A situação era outra. Eu temo isso. Na política, eu sou sal e luz. Luto com muito respeito e habilidade, porque senão os poderosos o engolem. É verdade que, nesta Casa, são 94 deputados. Há 20 deputados que defendem os mais humildes, que lutam para que nosso Estado priorize Habitação e Saúde para quem não tem, e Transporte público decente. Não estamos pedindo carro para ninguém. Para atender interesses de empresários, a prefeitura de uma capital está tirando linhas da nossa periferia, porque a linha não é lucrativa. São os grandes acordos que acontecem nas nossas cidades, no nosso Estado e no nosso país.

Eu não ia falar nada disso, mas o Espírito Santo me incomodou, e estou falando isso para vocês. Para finalizar, quero convidar o nosso reverendo Tiago para nos dar a benção apostólica.

 

O SR. TIAGO ESCOBAR DE AZEVEDO - Antes da benção, gostaria de falar para os irmãos a benção de Moisés que está do capítulo 28 de Deuteronômio: “Se ouvirdes a voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito serás quando entrares e bendito serás quando saíres”. Oremos, fiquem de pé.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós, que levante sobre nós o seu rosto e nos dê a paz. A graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, nosso pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam profundamente em nossas vidas, hoje e por todo sempre. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Antes de finalizar, esse grupo de louvor que eu gosto demais me disse que queria me fazer uma homenagem. Como poucas vezes sou homenageado, quando falam isso, eu falo que quero sim.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. WELERSON SOUZA - Quero agradecer, em nome do Quarteto Adoração, à pessoa do deputado. Quero falar da nossa alegria, felicidade e do privilégio de ministrar louvores nesta Casa onde são regidas leis, onde acontecem coisas muito importantes para o estado de São Paulo. Para nós, é um privilégio, e queremos agradecer em nome de Jesus por isso. Que Deus abençoe o deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Quero agradecer ao meu irmão, bispo e conselheiro, Erasmo Duarte. Agradeço ao reverendo Mário Rost e ao pastor Samuel Rodrigues. Ele me disse que, toda vez que vai louvar a Deus, não levanta a mão com medo de Deus puxar, porque ele quase esteve lá. Agradeço ao reverendo Tiago. Fizemos com ele uma celebração muito importante sobre a Reforma Protestante, com seminários durante toda a semana na Casa.

Agradeço à minha querida irmã, vereadora Elian Santana, agradeço pela seriedade com que V. Exa. conduz a política. Agradeço ao meu irmão, vereador e diácono, Israel Mendonça, secretário de Serviços Sociais na cidade de Rio Grande da Serra. Agradeço a uma liderança muito importante que tem feito a diferença no meu mandato, Hélio Rodrigues, que é o presidente do meu partido em São Bernardo do Campo. Agradeço ainda à Marisa, irmã em Cristo, e a cada um de vocês.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece a todos os presentes, à minha assessoria que tem me ajudado demais, e aos pastores e pastoras. É na multidão dos conselhos que o rei acerta, e eu louvo a Deus pela vida de cada um de vocês. Quero agradecer aos funcionários da Casa, dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Assembleia e das assessorias policiais Civil e Militar que prestam serviço nesta Casa, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta presente sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 23 horas e 10 minutos.

 

* * *