http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

28 DE MAIO DE 2018

034ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE TURCA NO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidência: CARLÃO PIGNATARI

 

RESUMO

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 28/05/2018 - 34ª SESSÃO SOLENE - COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE TURCA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Presidência: CARLÃO PIGNATARI

 

1 - CARLÃO PIGNATARI

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - CARLÃO PIGNATARI

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia da Comunidade Turca em São Paulo". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - FERNANDO CAPEZ

Comenta viagem à Turquia, que realizou juntamente com o deputado Carlão Pignatari a convite do Centro Cultural Brasil - Turquia. Elogia o trabalho social realizado neste país. Comenta perseguições políticas sofridas pelo centro cultural, em São Paulo. Enaltece o trabalho realizado pelo Sr. Mustafa Goktepe, presidente da instituição.

 

5 - ANA HELENA CURTI

Presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil - Turquia, cumprimenta os presentes. Comemora lei, aprovada nesta Casa, que instituiu o Dia da Comunidade Turca em São Paulo. Destaca a importância do centro cultural em promover a arte e cultura a serviço dos direitos humanos.

 

6 - MUSTAFA GOKTEPE

Presidente do Centro Cultural Brasil - Turquia, comenta ausências ocorridas em razão de crise de combustível no Brasil. Faz histórico do Centro Cultural Brasil - Turquia. Defende a instauração de uma cultura de paz e harmonia. Destaca a realização de atividades artísticas culturais promovidas pelo CCBT. Comenta conflitos políticos que estão ocorrendo na Turquia atualmente.

 

7 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia o início da 4ª Edição da Entrega de Prêmios do Centro Cultural Brasil-Turquia, tendo convidado o deputado estadual Fernando Capez para realizar a entrega do prêmio ao Sr. José Carlos Oliveira, superintendente do INSS do Estado de São Paulo, membro do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo.

 

8 - JOSÉ CARLOS OLIVEIRA

Superintendente do INSS do Estado de São Paulo, membro do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo, cumprimenta os presentes. Manifesta seu apoio à comunidade turca no Brasil. Afirma se orgulhar da aprovação de projeto de lei municipal que incorporou ao calendário oficial o Dia da Turquia. Tece comentários sobre a situação política atual na Turquia.

 

9 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a ausência dos homenageados Rossana Valéria de Souza e Silva, diretora executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Convida o deputado estadual Carlão Pignatari para realizar a entrega do prêmio do Centro Cultural Brasil-Turquia ao Sr. Sérgio Fausto, superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, membro do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo.

 

10 - SÉRGIO FAUSTO

Superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, membro do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo, comenta sua ancestralidade turca. Critica interferências do Consulado da Turquia impedindo que os turcos que vivem no Brasil exerçam seus direitos. Destaca o papel do CCBT em denunciar tais atos.

 

11 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Comenta interferências do Consulado Turco em situações políticas recentes no Brasil. Defende as liberdades democráticas.

 

12 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de Cerimônias, convida Sra. Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil - Turquia, para realizar a entrega do prêmio do Centro Cultural Brasil-Turquia ao Sr.Adriano Carneiro Giglio, chefe de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, membro do Conselho Consultivo do CCBT no Rio de Janeiro.

 

13 - ADRIANO CARNEIRO GIGLIO

Chefe de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e membro do Conselho Consultivo do CCBT no Rio de Janeiro, discorre sobre projeto piloto realizado em conjunto com o CCBT no Rio de Janeiro a fim de criar colégios interculturais, em que os alunos estudam línguas e aspectos culturais de outros países, como a Turquia. Elogia a parceria do centro cultural com o governo do Rio de Janeiro. Enaltece o povo turco. Agradece a homenagem.

 

14 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlão Pignatari.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Turca em São Paulo, uma iniciativa do deputado Carlão Pignatari, conforme a Lei Estadual nº 15.989, de 10 de novembro de 2015.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Alesp no sábado, dia 02 de junho, às 21 horas e 30 minutos, pela NET, no canal 7,  pela TV Digital, no canal 61.2 e pela TV Vivo, no canal 9.

Anunciamos para compor a Mesa o proponente desta sessão solene, o deputado estadual Carlão Pignatari, o deputado estadual Fernando Capez, o Sr. Mustafa Goktepe, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, a Sra. Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, o Sr. José Carlos Oliveira, superintendente do INSS do estado de São Paulo e membro do Conselho Consultivo do Centro Cultural do Centro Cultural do Brasil-Turquia, em São Paulo, o Sr. Sérgio Fausto, superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, membro do Conselho Consultivo do CCBT, em São Paulo e o Sr. Adriano Carneiro Giglio, chefe de Planejamento e Eestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, membro do Conselho Consultivo do CCBT, no Rio de Janeiro.

Com a palavra, o deputado estadual Carlão Pignatari.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos muito bem-vindos à Assembleia Legislativa de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Turca em São Paulo,  conforme a Lei Estadual nº 15.989, de 10 de novembro de 2015.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, o deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Turca em São Paulo.

Convido a todos os presentes para que, em posição de respeito, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Quero cumprimentar o deputado Fernando Capez, o Mustafa, presidente do CCBT, a Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia,  o Sr. José Carlos Oliveira, superintendente do INSS do estado de São Paulo, o Sr. Sérgio Fausto, superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, membro do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo e o Sr. Adriano Carneiro Giglio, chefe de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, membro do Conselho Consultivo do CCBT, no Rio de Janeiro.

Primeiramente, eu quero pedir desculpas a todos. Por um erro da nossa assessoria, não colocaram no som da Casa o Hino da Turquia. Recebemos um e-mail do cônsul proibindo, mas quem manda nesta Casa são os deputados, e não o cônsul da Turquia.

Infelizmente, eu não estava aqui, estava no interior hoje de manhã, então não conseguimos fazer com que todos nós pudéssemos ouvir, então eu peço desculpas em meu nome, do deputado Cauê Macris e de todos os deputados desta Casa.

Eu vou passar a palavra ao nosso querido amigo, ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito boa noite a todos. Eu queria cumprimentar ao meu grande amigo, companheiro, deputado Carlão Pignatari. Quando eu fui exercer o mandato de presidente da Assembleia Legislativa, no biênio de 2015 e 2016, ele foi meu grande aliado, meu braço direito. Fomos juntos até a Turquia e viajamos a convite do CCTB, e lá pudemos testemunhar a maravilha do trabalho social desempenhado e todas as dificuldades que eles enfrentavam naquele momento, inclusive de perseguição política. Chegamos a nos insurgir contra a situação que a estava submetido o Centro Cultural Brasil-Turquia e Turquia-Brasil.

Carlão, parabéns. Pudemos votar este projeto de lei, e agora fica eternizada esta data na Assembleia Legislativa. Quero cumprimentar também o Mustafa, grande amigo e companheiro, e lamentar por eu não tenho tido a oportunidade de ir ao seu restaurante na Rua Augusta, onde se serve talvez o melhor dos pratos não só típicos da Turquia, mas de toda aquela região, um doce fantástico. O senhor está de parabéns, pelo trabalho que realiza e pelo grande ser humano que é.

Oliveira, amigo nosso e companheiro, parabéns pelo posto assumido. Quero cumprimentar a Ana Helena, o Sérgio Fausto, o Adriano Giglio. Aqui na Assembleia Legislativa os senhores têm amigos. A principal Casa Legislativa, principal Parlamento estadual do País, o segundo maior Parlamento depois do Congresso Nacional, com 94 deputados, reconhece e apoia o trabalho dos senhores. Estaremos sempre ao seu lado em todos os momentos, mesmo nas dificuldades.

O Winston Churchill dizia que o otimista vê em cada dificuldade uma nova oportunidade. E os senhores sabem que fazem um trabalho social maravilhoso, mas que sofre e sofria interferências políticas fortes, prejudicando vocês. Quando se faz tudo certo e, em razão disso, começa a crescer, é aí que vem o que menos se espera, que são as ações traiçoeiras, a infâmia, a postura inescrupulosa de quem nada tem a perder e só cresce mediante a destruição alheia. Não vamos deixar que isso aconteça com vocês. Somos fortes, unidos e estaremos sempre juntos.

Parabéns, Carlão, por esta bela sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Gostaria de passar a palavra à Sra. Ana Helena Curti, que chegou aqui depois de todo o problema de combustível, mas conseguiu chegar. Ela é presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia.

 

A SRA. ANA HELENA CURTI - Eu acho que não sou a única que conseguiu chegar. Em primeiro lugar, eu queria agradecer, porque sei que hoje não foi um dia fácil para a cidade, embora com um trânsito tranquilo e dando a impressão de que é a melhor cidade do mundo. Mas é um preço bastante alto. Eu queria agradecer novamente às pessoas da Mesa e ao CCBT, pelo acolhimento para a criação deste dia que julgamos de grande importância.

O CCBT, que é o Centro Cultural Brasil-Turquia, acabou compondo um conselho porque entendeu que a cultura seria a melhor ferramenta e a melhor forma de combater as injustiças e os problemas de direitos humanos, as questões sociais e as questões de desigualdade. Todos nos colocamos à disposição do Centro Cultural Brasil-Turquia e estamos apoiando este dia porque entendemos que a situação não é fácil e o desafio é bastante grande. Eu acho que o Centro Cultural tem um trabalho a fazer: levantar a bandeira da arte e da cultura à serviço da igualdade e dos direitos humanos.

Muitíssimo obrigada e boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Passo a palavra agora ao Sr. Mustafa Goktepe, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, instituição que incentivou a iniciativa desta comemoração e que é o parceiro da celebração desta importante data para todos nós.

 

O SR. MUSTAFA GOKTEPE - Boa noite. Obrigado. Sr. Deputado Carlão Pignatari; presidente Capez; querida amiga e presidente do Conselho, Ana Helena; Sr. Oliveira; Sr. Adriano; e Sr. Sérgio Fausto. Agradeço aos amigos da comunidade turca, aos amigos brasileiros, aos conselheiros consultivos do CCBT e a todos os apoiadores do CCBT e da comunidade turca aqui presentes.

Realmente, hoje não é um dia comum. Todos estamos sofrendo com problemas que o País vem enfrentando há uma semana, foi um grande problema de deslocamento para muitos amigos. Muitos mandaram mensagem pedindo desculpa pela ausência, inclusive um dos premiados viria de Brasília e não conseguiu vir, devido ao cancelamento de voos. E outros amigos também pediram desculpas. Portanto, entendemos a importância da presença de todos aqui, em um momento tão complicado.

Esta é a terceira comemoração do Dia da Comunidade Turca na Assembleia Legislativa. Começamos as atividades na Câmara Municipal, com a iniciativa do José Carlos Oliveira, amigo nosso e hoje superintendente do INSS no estado de São Paulo,

e depois começamos conhecendo o Sr. Carlão e o Sr. Capez, que abriram as portas desta Casa para termos uma atividade como se tinha na Câmara.

Esta é a terceira comemoração, mas a quarta edição da premiação anual do CCBT que vamos realizar hoje. No ano passado, fizemos a terceira premiação com um grande evento aqui. Justamente esta premiação se baseia em destacar as pessoas e instituições que fazem a promoção do bem à sociedade turca-brasileira e a aproximação cultural das sociedades.

O CCBT, como muitos conhecem, é uma instituição brasileira fundada por turcos e brasileiros. Com muito orgulho, presido essa instituição desde 2011, trabalhando em parceria com instituições brasileiras importantíssimas, tanto universidades como instituições culturais, fazendo grandes eventos e atividades, sempre promovendo uma cultura de paz, intercâmbio, convivência harmoniosa e valores universais.

Os problemas que o Brasil vem tendo realmente são muito similares aos que a Turquia vem passando. Ela está passando por algo muito complicado, e desejamos tanto o apoio moral quanto espiritual para que as coisas melhorem lá, para que a Turquia volte a ser um país com democracia e um exemplo de convivência das diferenças, onde liberdades fundamentais e direitos humanos sejam garantidos. Pedimos que isso aconteça em breve e que essa perseguição sofrida por parte da comunidade turca aqui também acabe.

O CCBT vem trabalhando com todas as atividades para conseguir essa promoção de cultura de paz. Suas atividades, inclusive grandes festivais, conferências, atividades de instituições culturais e viagens sempre demonstram isso. Em consequência de problemas financeiros, estamos levando adiante aquilo que conseguimos, como atividades educacionais nas universidades, parcerias com instituições culturais, organização de eventos e seminários.

Achamos esta homenagem na Casa Legislativa paulista muito importante, pois é onde o povo é representado. Portanto, eu agradeço tanto aos anfitriões quanto à comunidade que apoiou e fez isto acontecer e se tornar possível. Muito obrigado a todos pelo apoio e pela colaboração.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Daremos início à 4ª Edição de Entrega de Prêmios do Centro Cultural Brasil-Turquia.

O Centro Cultural Brasil-Turquia começou a realizar a entrega de prêmios em 2015, na sessão solene pelo Dia da Turquia e da Comunidade Turca, na Câmara Municipal de São Paulo, para homenagear as instituições e personalidades que contribuem para promover o diálogo, a compreensão, o respeito, o entendimento intercultural, a coesão social e a aproximação dos países e povos.

A escolha dos nomes foi feita através da escolha dos conselheiros e da diretoria do Centro Cultural Brasil-Turquia. Em 2015, os premiados foram: a Universidade de São Paulo, o SESC, a autora Glória Perez e o ex-jogador de futebol Alex de Souza. Em 2016, os premiados foram: a Faculdade Casper Líbero, o Museu da Língua Portuguesa, a TV Bandeirantes, o jornalista Guga Chacra, e o ex-jogador e técnico de futebol Zico.

Em 2017, na premiação que foi realizada aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os premiados foram: a curadora Ana Helena Curti, o professor Peter Demant (USP), a Dra. Clarita Costa Maia, o embaixador Luís Henrique, o professor Fernando Altemeyer Júnior (PUC), a professora Vanessa Braga (Unifesp e FAAP), a Unicamp, e a estudante Mikaela Akemi.

Neste momento, daremos início à entrega dos prêmios da CCBT deste ano. Convidamos o deputado estadual Fernando Capez para entregar o primeiro prêmio. Ele é deputado estadual e foi presidente da Assembleia Legislativa de 15 de março de 2015 a 15 de março de 2017.

O primeiro prêmio do CCBT de 2018 vai para o Sr. José Carlos Oliveira, superintendente do INSS do estado de São Paulo, administrador de empresas, autor da lei do Dia da Turquia na Câmara Municipal de São Paulo, com a iniciativa do CCBT, e membro do Conselho Consultivo do CCBT em São Paulo.

Ele foi escolhido para receber o prêmio anual do CCBT em homenagem à sua atenção e carinho com a comunidade turca, sua atuação em prol da integração e sucesso desta comunidade, suas iniciativas e colaborações pela convivência harmoniosa da sociedade turco-brasileira.

 

* * *

 

- É feita a entrega de prêmio.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o deputado Fernando Capez e o Sr. José Carlos Oliveira para irem à tribuna para suas palavras.

 

O SR. JOSÉ CARLOS OLIVEIRA - Boa noite a todos e a todas. Prezado deputado Carlão Pignatari, Fernando Capez, meus amigos, tivemos o prazer de estarmos juntos na Turquia, fizemos uma viagem maravilhosa e inesquecível. Mustafa, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, ao Adriano, membro do Conselho Consultivo, também homenageado nesta noite.

Eu gostaria de utilizar o meu tempo para, única e exclusivamente, falar que eu continuo com vocês. Sinto-me parte da família turca, eu sei que ela é uma comunidade muito pequena no Brasil, mas o que eu puder fazer, como homem público e gestor. Na época em que eu tive o prazer de conhecer o Mustafa Goktepe, foi fazer o Dia da Comunidade Turca, na Câmara Municipal.

Eu me orgulho do feito. Não costumava fazer e colocar projetos de lei de comemorações a dias de absolutamente nada, mas eu me curvei e acabei fazendo o Dia da Turquia, porque queria que ela tivesse a possibilidade e o espaço de utilizar uma vitrine como é a Câmara Municipal de São Paulo. E, hoje, faz parte do calendário municipal o Dia da Turquia que é dia 29 de maio.

Eu tenho orgulho de ter feito este dia e de ser filho do povo turco aqui de São Paulo, aqui no Brasil. Contem comigo no que eu puder fazer para que esta comunidade cresça e seja próspera, como já é. Eu tenho presenciado, depois do que ocorreu na Turquia, que os turcos daqui, pertencentes ao Centro Cultural Brasil-Turquia e do Movimento Hizmet, têm uma única filosofia, que é levar a educação aonde não há educação.

Contem comigo, estou à disposição. Hoje, estou à frente do INSS do estado de São Paulo, me orgulho em estar aqui esta noite e agradeço de coração o convite e a premiação. Muito obrigado e boa noite.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O segundo prêmio do CCTB vai para a professora Rossana Valéria de Souza e Silva, ela que é diretora-executiva do Grupo Coimbra das Universidades Brasileiras, professora da Universidade de Brasília e doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Tem pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Paris 8.

Escolhida para receber o prêmio anual do CCBT em homenagem a seus trabalhos pela internacionalização das universidades brasileiras, através de convênios e projetos com dezenas de universidades estrangeiras à frente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Devido aos problemas de abastecimento, o voo da professora Rossana foi cancelado. Por isso, ela não estará aqui agora. O troféu dela será entregue em Brasília.

O próximo prêmio do CCBT vai para a Caritas Arquidiocesana de São Paulo. A Caritas é uma entidade de promoção e atuação social, defesa dos direitos humanos e desenvolvimento sustentável e solidário. A instituição foi escolhida para receber o prêmio anual do CCBT em homenagem aos seus trabalhos com os refugiados vindos de diversas partes do mundo.

Devido aos problemas de transporte, não foi possível a participação de um representante da Caritas. O troféu será entregue posteriormente.

Neste momento, convidamos o deputado Carlão Pignatari para entregar o próximo prêmio. Carlão Pignatari é empresário, deputado estadual e autor da lei estadual da Comunidade Turca no estado de São Paulo. O próximo prêmio do CCBT vai para o Sr. Sérgio Fausto, superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, cientista político, codiretor da plataforma democrática e codiretor da coleção “O Estado da Democracia na América Latina”.

Foi escolhido para receber o prêmio anual do CCBT em homenagem ao seu esforço para incrementar as atividades das pessoas e das instituições para maior conhecimento, convivência e integração da sociedade turca e brasileira. Esse prêmio homenageia também os imigrantes vindos da Turquia há algumas décadas, e que hoje são cidadãos muito bem-sucedidos no Brasil.

Os antepassados do Sérgio Fausto vieram de Urla, na região do mar Egeu da Turquia.  Por favor, deputado, faça a entrega ao Sr. Sérgio Fausto. Os senhores podem se dirigir à tribuna, por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega de prêmio.

 

* * *

 

O SR. SÉRGIO FAUSTO - Boa noite a todos, obrigado pela presença e muito obrigado pelo prêmio que me deixa feliz, obrigado pelo acolhimento da Assembleia Legislativa de São Paulo. Como foi dito anteriormente, um pedaço da minha família tem raízes na Turquia: judeus turcos que deixaram a Turquia em 1923, nascidos em Urla, um pequeno vilarejo no litoral, muito perto de İzmir, que eu tive o prazer de conhecer, graças ao convite do CCBT.

Então, tem um significado especial receber este prêmio. Um pedaço da minha família veio da Turquia e foi muito bem acolhido aqui no Brasil, e eu sou fruto deste acontecimento que tem hoje quase um século.

De alguma maneira, posso me colocar na posição de vocês que chegaram ao Brasil, alguns recentemente e muitos em situações que não são as mais favoráveis para o processo de imigração.

E é por esta razão que, sempre quando sou chamado pela direção do CCBT, pelo Mustafa, pelo Yussuf, a interceder em favor da comunidade turca em São Paulo, ligada ao Movimento Hizmet, eu me sinto com uma sensação de obrigação de ajudar, porque, em algum momento, a minha família foi acolhida no Brasil.

Das coisas que mais me indignam e que vem ocorrendo, infelizmente, com alguma frequência no Brasil, é o fato de que representantes do atual governo turco, por intermédio das suas representações diplomáticas - tanto da Embaixada em Brasília tanto do Consulado em São Paulo - têm interferido no funcionamento normal e corriqueiro, na liberdade que é consagrada pela Constituição Brasileira, para que os turcos aqui exerçam os seus direitos.

Eu acho isso absolutamente inadmissível, e, como brasileiros, não podemos aceitar este tipo de interferência, pela qual eles já foram alertados, por autoridades brasileiras, mas ainda assim insistem.

Portanto, eu queria dizer que o CCBT, o CCTB - podemos até brincar com a inversão das duas letras iniciais dos dois países - deve contar com os brasileiros que estão próximos para a palavra correta, que seria denunciar uma intromissão indevida e inteiramente incompatível com o caráter democrático do Brasil.

Eu faço isso com o sentimento de cidadão brasileiro e com o compromisso especial pelo fato de que tenho uma ligação afetiva e sentimental com a Turquia e a comunidade turca.

Então, é por esta razão que eu queria registrar, mais uma vez, a minha alegria por receber este prêmio, e apenas dizer obrigado a todos vocês.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Tem a palavra o deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Eu não falaria agora. Falaria somente ao fim, mas, ouvindo as palavras tão bem colocadas pelo Sérgio, que é superintendente do Instituto Fernando Henrique, o que para mim é um dos maiores orgulhos que temos em nome de política em nosso País, que foi mandado embora deste País, porque não deixaram ele falar, junto com o Collor, o Serra, e com várias pessoas.

Os representantes de um país que, em 2015, eu tive uma honra enorme de conhecer - de ver as suas belezas e como o Movimento Hizmet tratava a educação e o trabalho naquele país - fizeram uma pressão enorme, a ponto de receber um e-mail na Assembleia Legislativa dizendo que não poderíamos tocar o Hino Turco aqui hoje.

Mas, pode tocar, porque quem manda aqui não são os representantes da Turquia, somos nós de São Paulo - fomos eleitos pelo povo paulista para defender a todos. Então, eu acho que isso é muito importante, e que passemos e digamos a vocês que estamos do lado das pessoas que querem o bem.

Se eu não puder, um dia, ajudar alguém, atrapalhar eu não vou. Eu acho que é isso que temos de fazer, e, infelizmente, não é isto que está acontecendo. O embaixador fez uma inserção sobre a deputada Bruna Furlan, que é uma deputada federal do meu partido, tentando fazer com que não realizássemos esta sessão hoje - o que é inadmissível.

Inadmissível pela democracia brasileira, que é o nosso povo que quer. O povo turco quer que façamos sim, que defendamos os direitos e deveres de cada um; é por isso que eu fiz questão. Parabéns pelas suas palavras. Não sabia que tinha esta descendência de um lugar tão bonito como é o país em que vocês moravam ou em que moram até hoje. Eu sei que, no coração de cada um, tem esse lindo país, que é a Turquia.

Parabéns a todos.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos agora a Sra. Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, para entregar o último prêmio da noite.

Ana Helena Curti é fundadora e professora da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado, FAAP, e presidente do Conselho Consultivo do CCBT.

O próximo prêmio do CCBT vai para o Sr. Adriano Carneiro Giglio, chefe de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, sociólogo, professor, gestor público, coordenador do Projeto Dupla Escola, especialista em educação. Escolhido para receber o prêmio anual do CCBT em homenagem aos trabalhos frente ao Projeto Dupla Escola, da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, em uma escola estadual em Duque de Caxias que faz parte desse projeto, onde mais de 250 alunos estão tendo acesso a uma educação trilíngue de qualidade intercultural.

Convidamos o Adriano Carneiro para receber seu prêmio. Convidamos a Ana e o Sr. Adriano, se quiser dar algumas palavras.

 

* * *

 

- É feita a entrega de prêmio.

 

* * *

 

O SR. ADRIANO CARNEIRO GIGLIO - Boa noite a todos os presentes, à Mesa e aos deputados, homenageados de hoje e conselheiros. É uma honra ter sido lembrado, fiquei de fato muito tocado pela lembrança do CCBT, o nosso relacionamento remonta ao ano de 2013 mais ou menos. Naquela oportunidade, a Secretaria do Estado e da Educação do Rio de Janeiro iniciava um projeto ambicioso para expandir o horário integral nas escolas do Rio de Janeiro. Uma linha de ação para manter os alunos nos períodos da manhã e da tarde nas escolas era incrementar a grade curricular para a introdução de idiomas e de outros conhecimentos que pudessem se associar aos idiomas.

Foi o que chamamos de “colégios interculturais”. Hoje, o Rio de Janeiro possui seis colégios interculturais com parcerias de países ou de órgãos, associações e outros projetos que chamamos de pilotos. Com o CCBT, iniciamos um projeto piloto no bairro de Copacabana, em um colégio com uma formação técnica na área de hospedagem e hotelaria. Iniciamos o curso de idiomas e de cultura turca, para avaliar qual seria a receptividade dos alunos e a disposição do nosso parceiro, que era o CCBT.

E, para a surpresa de todos, foi um êxito e os alunos mantiveram todas as atividades realizadas. O parceiro se mostrou muito atento e atencioso à comunidade escolar. O público que atendemos é de jovens de camadas menos favorecidas ou vulneráveis da sociedade fluminense, e eles se mostraram encantados em conhecer a cultura turca, os hábitos, a linguagem, e tiveram alguns momentos de recreação, uma famosa pelada no Aterro do Flamengo entre professores turcos e alunos fez um sucesso.

Estendemos o projeto a um colégio que foi reinaugurado em Jardim Gramacho, na cidade metropolitana de Duque de Caxias, e como foi citado hoje, quase 300 alunos frequentam esta escola em horário integral. É um prédio naquele modelo Ciep, não sei se em São Paulo tem a imagem dessa edificação, uma arquitetura específica.

O colégio está revigorado com piscina, biblioteca, os alunos estudando a língua turca, inglês, por isso que foi citado que é trilíngue. O inglês aproxima um pouco a distância entre os extremos. Tem sido um sucesso, os alunos estão se matriculando, as famílias procuram e disputam as vagas, porque sabem que ali existe um coletivo de pessoas muito dedicadas ao bem estar deles.

Este coletivo é formado pelos parceiros CCBT, que nos colocam como professores de física, de idioma, de culturas e história turca, e nós também colocamos os nossos professores lá, e tem sido um êxito, um sucesso, e é uma referência de qualidade naquela região. A procura no período de matrícula passa de sete candidatos por vaga e não é prova, é inscrição e por georreferenciamento. Nós tentamos atender as pessoas mais próximas à escola.

Então, é um sucesso e uma alegria poder testemunhar isto para os senhores, e saber da importância e do legado que já foi deixado aqui por um povo tão amistoso e tão preocupado em criar este ambiente fraterno e humano de entendimento mútuo, de educação e cultura, como foi citado.

É isso, eu só tenho a agradecer pela homenagem. Eu parabenizo a todos os homenageados e aos presentes. Obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Com a palavra, o deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convidamos a todos para comparecer à abertura da exposição preparada pelo CCBT no espaço V Centenário, sob o título “Arte Hebreu, Espelho da Água” da artista turca Güzin, onde acontecerá um coquetel turco. Vamos encerrar com o Hino da Turquia.

É encerrada a sessão.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional da Turquia.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 48 minutos.

 

* * *