http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

29 DE MAIO DE 2018

035ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE TURCA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que convocara a presente sessão solene, por sua determinação, para "Comemoração do Dia da Comunidade Turca". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz cumprimentos. Anuncia exibição de vídeo produzido pelo Consulado da Turquia, acerca do país. Anuncia apresentação musical do violonista Çagdas Ustuntas.

 

4 - ALI KAYA SAVUT

Embaixador da Turquia no Brasil, descreve histórico e características das relações diplomáticas, comerciais e turísticas entre Brasil e Turquia. Faz agradecimentos.

 

5 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Tece elogios à pronúncia da língua portuguesa do embaixador. Discorre acerca das boas relações entre o país homenageado e o Brasil, destacando o turismo. Frisa a relevância da comunidade turca em São Paulo. Faz saudações e agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Turca.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia, no domingo, dia 03 de junho, às 21 horas, pela NET canal sete; TV Vivo canal nove, e TV Digital canal 61.2.

Convidamos para compor a Mesa o deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o Sr. Ali Kaya Savut, embaixador da Turquia no Brasil; e o Sr. Serkan Gedik, cônsul-geral da Turquia em São Paulo.

Com a palavra, o deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Bom dia a todos e a todas. Quero primeiro dizer da alegria de poder recebê-los em nossa sede do Legislativo Paulista.

 Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Turca, que é realizado exatamente no dia de hoje, 29 de maio.

Convido todos os presentes para que, em posição de respeito, ouçamos o Hino Nacional da Turquia e, em seguida, o Hino Nacional Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar de São Paulo, a quem, de antemão, eu já agradeço por sempre atender o nosso convite.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional da Turquia.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Gostaria, neste momento, de agradecer ao Sr. Ali Kaya Savut, embaixador da Turquia no Brasil, e ao Serkan Gedik, cônsul-geral da Turquia em São Paulo. Cumprimento os presentes, Nick Swallow, cônsul-geral da Nova Zelândia em São Paulo; Hugo Andrade Gravanita, cônsul-geral de Portugal em São Paulo; Ângela Garcia, coordenadora de Relações Internacionais de São Paulo; Arthur Martinho, vice-presidente do Ibrei; e Beatriz Rocha, diretora de Desenvolvimento Internacional do Ibrei.

Neste momento, eu gostaria de convidar a todos para que possamos assistir a um vídeo fornecido pelo Consulado da Turquia.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento, gostaria de convidar para uma apresentação musical o violonista Çagdas Ustuntas, que tocará músicas folclóricas turcas, entre elas o Kâtibim.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradecemos ao artista Çagdas Ustuntas, que nos presenteou com essas belas músicas.

Neste momento, eu gostaria de convidar o nosso embaixador da Turquia, o Sr. Ali Kaya Savut, para que possa utilizar a palavra. Convido-o para que utilize a tribuna. Enquanto ele se dirige à tribuna, quero agradecer a presença da Ana Paula Fava, neste ato representando o governador Márcio França, ela que é assessora especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo.

 

O SR. ALI KAYA SAVUT - Prezado deputado Cauê Macris, caro cônsul-geral Serkan Gedik, ilustres convidados e autoridades presentes, senhoras e senhores, é a primeira vez que eu estou na Assembleia Legislativa de São Paulo para celebrar o Dia da Turquia, mas espero que se torne uma tradição nos próximos anos. É sempre um prazer estar nessa cidade vibrante para encontrar a comunidade turca daqui, que talvez não seja muito grande, mas definitivamente é muito dinâmica.

Senhoras e senhores, eu gostaria de voltar no tempo para me referir previamente ao início dos laços turcos e brasileiros. De acordo com pesquisas recentes, nos arquivos otomanos e do Itamarati, diplomatas foram designados pelo governo brasileiro para Istambul e vice-versa já em 1850. Nossos laços no século XIX foram quando, em 1876, o imperador do Brasil, Dom Pedro II, e a imperatriz Teresa Cristina viajaram para Istambul, capital do Império Otomano, onde ficaram por quatro meses. É importante ressaltar que entre 1950 e 1940, mais de 100 mil cidadãos otomanos migraram para o Brasil.

Uma visão histórica não estaria completa sem voltar um pouco mais no tempo para mencionar que a cidade de São Paulo homenageia o apóstolo São Paulo de Tarso, nascido no século V depois de Cristo, na cidade histórica de Tarso, no sul da Turquia, perto da costa do Mediterrâneo. Senhoras e senhores, a cidade de São Paulo desempenha um papel central em nossos laços econômicos.

Os voos da Turkish Airlines entre Istambul e São Paulo foram inaugurados em 2009 e, no ano passado, foram adicionados voos de carga regulares, o que contribuiu para o aumento do nosso comércio bilateral. O Conselho Empresarial Turco-Brasileiro foi estabelecido em 2006 com a participação da Fiesp. Regularmente, realizamos no conselho de negócios em São Paulo e na impressionante sede da Fiesp.

Deve-se notar que o nosso volume de comércio bilateral totalizou três bilhões de dólares no ano passado. Esse nível representa uma recuperação importante após um período de declínio contínuo durante os últimos anos. Os principais itens que compramos do Brasil são minério de ferro, algodão, café e, desde o ano passado, gado vivo. O produto que mais exportamos para o Brasil são peças de reposição e acessórios para veículos automotores. Nosso objetivo é redobrar o volume de comércio em um futuro próximo e torná-lo mais equilibrado.

Senhoras e senhores, estamos contentes em observar que todos os anos um número crescente de turistas brasileiros viaja para a Turquia. Seus destinos favoritos são a Capadócia e Éfeso, ambos locais históricos do cristianismo. Acreditamos, firmemente, que o bem-estar de nosso relacionamento depende da familiarização entre os povos.

Antes de concluir, gostaria de expressar o nosso agradecimento à Assembleia Legislativa de São Paulo por sua colaboração na organização deste evento e pela calorosa hospitalidade que nos ofereceram. Obrigado pela atenção.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Antes de dar continuidade à nossa homenagem, quero cumprimentar o embaixador da Turquia no Brasil, Ali Kaya Savut, e dizer que ele tem um ótimo português. Nós estávamos conversando agora há pouco. Ele, no dia a dia, pesa muito em entender nossa língua, conversa a maior parte do tempo em inglês. Mas, fez uma belíssima fala lendo em português. Já o cumprimento aqui por isso também, ele que está há um ano no Brasil. A nossa língua não é simples de compreender, quem conhece o português a fundo sabe da dificuldade que é aprender nossa língua. Quero cumprimentar também o Ricardo Cury, cônsul-geral honorário de Myanmar, no Brasil.

Antes de dar por encerrada a nossa sessão, que é curta, mas não menos importante, quero apenas dirigir algumas palavras aos representantes da comunidade turca daqui, desejando a minha alegria e satisfação hoje, em um dia atípico para nós, brasileiros. Estamos vivendo um momento difícil e de dificuldades em todo o Brasil, mas não poderíamos deixar de lembrar dessa data importante e dessa boa relação que tem o Brasil com a Turquia.

Nós temos, ao longo do tempo, recebido o cônsul, que tem estado conosco constantemente e recebido as boas parcerias comerciais que têm sido estabelecidas, além da discussão do turismo. Nós popularizamos principalmente no Brasil a relação com a Turquia depois de uma novela que uma das grandes emissoras nossas do Brasil fez, popularizando muito mais os belos destinos da Turquia. Eu conversava, inclusive, com o embaixador e não tive a oportunidade ainda, mas irei em breve conhecer também essas belas paisagens que temos e bons destinos turísticos da Turquia. São Paulo, que é a maior cidade brasileira, é onde temos a maior parte da concentração da população turca que mora no Brasil.

Temos a felicidade em ter essa boa relação, que estendemos com todos os países do mundo. A maioria deles são comemorados os dias na Assembleia Legislativa e não são todos que eu consigo estar presente. Até conversamos a respeito disso, como temos muitos países no mundo, o cônsul esteve aqui conosco e falou da importância de podermos realizar este ato solene, nesta homenagem ao Dia da Turquia. Fico muito feliz em poder recebê-los na sede do nosso Legislativo. Que continuemos essa boa relação entre o Brasil, o estado de São Paulo e a Turquia.

Todos sempre são muito bem-vindos. Coloco-me à disposição do embaixador para tornarmos esta homenagem algo sistemático, ano a ano, para essa boa relação. Agradeço a participação de cada um.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Muito obrigado e um ótimo dia a todos.

Está encerrada a sessão.

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 21 minutos.

 

* * *