http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

04 DE JUNHO DE 2018

036ª SESSÃO SOLENE EM OUTORGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SENHOR LUIZ GONZAGA BERTELLI, PRESIDENTE EMÉRITO DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE

 

Presidência: WELSON GASPARINI

 

RESUMO

1 - WELSON GASPARINI

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE WELSON GASPARINI

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Senhor Luiz Gonzaga Bertelli, presidente emérito do Centro de Integração Empresa - Escola, em reconhecimento aos 21 anos de dedicação ao CIEE". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa. Cumprimenta o homenageado, sua esposa e as autoridades presentes. Informa que Luiz Gonzaga Bertelli e sua esposa comemoram 50 anos de casados em 2018.

 

4 - JUSTINO MAGNO ARAÚJO

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ter sido colega do homenageado na Faculdade de Direito da PUC, na turma de 1964. Afirma que Luiz Gonzaga Bertelli tem um talento considerado poliedro, por ter várias faces. Lembra ter sido Luiz o orador da turma. Menciona a participação de Bertelli no CIEE e no Proálcool, que diz ter ajudado a criar no Brasil. Destaca a participação dele em diversas academias e em vários trabalhos sobre história. Esclarece que Bertelli é sempre atento a diversas faces da cultura no País. Cumprimenta o homenageado, em nome da turma da Faculdade Paulista de Direito.

 

5 - ANTONIO JACINTO CALEIRO PALMA

Presidente do Conselho de Administração do CIEE, lembra sua chegada a São Paulo, vindo de Franca, quando procurou o CIEE para um estágio. Afirma que foi o homenageado quem fez com que o CIEE se tornasse a maior ONG do Brasil. Informa que o CIEE tem dois grandes projetos: estágio e aprendiz. Ressalta que o desafio da entidade é conseguir estágio para os três milhões de jovens que estão na fila. Menciona que há, hoje, 400 mil jovens fazendo estágio com o auxílio do CIEE. Pede que o Governo mantenha as isenções de impostos, estabelecidas pela Constituição Federal. Diz ser um grande prazer estar todo este período no CIEE. Esclarece que Luiz Gonzaga Bertelli é responsável pelo CIEE ser o que é hoje. Discorre sobre a gestão do deputado Welson Gasparini quando prefeito de Ribeirão Preto. Parabeniza o deputado pela homenagem prestada. Destaca que o CIEE é fruto de muito trabalho e dedicação do homenageado. Considera a ONG o grande amor de Luiz Gonzaga Bertelli, juntamente com a sua família. Agradece o CIEE.

 

6 - ROBERTO VALLIM BELLOCCHI

Desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, diz ter sido calouro de Luiz Gonzaga Bertelli na Faculdade de Direito da PUC. Destaca a importância do CIEE. Lembra que o homenageado foi um dos marcaram a historia da Faculdade de Direito da PUC. Esclarece que Luiz colaborou com o Tribunal de Justiça, colocando diversos estagiários do CIEE para auxiliar a demanda do tribunal. Considera que o homenageado cumpriu via CIEE o que o Estado não cumpriu. Cumprimenta todas as autoridades e os presentes na solenidade.

 

7 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, lê o currículo do homenageado.

 

8 - PRESIDENTE WELSON GASPARINI

Realiza a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente emérito do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE.

 

9 - LUIZ GONZAGA BERTELLI

Presidente emérito do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, agradece o deputado estadual Welson Gasparini pela homenagem recebida. Discorre sobre a trajetória do deputado Welson Gasparini e o início de sua carreira política. Diz ser o mesmo um homem íntegro, com visão a frente do seu tempo, que visa o bem estar coletivo e a justiça social. Agradece o presidente Cauê Macris e todos os outros deputados desta Casa. Reflete sobre o Poder Legislativo, desde a sua criação até hoje. Cita as atribuições deste Parlamento. Lembra a instalação do Legislativo no Pateo do Collegio e o seu primeiro presidente. Afirma que esta Casa pratica diariamente a democracia, com o objetivo de promover o bem comum e criar efetivas condições para o desenvolvimento social harmônico e igualitário. Esclarece que o colar de honra ao mérito tem como base a cruz de Malta, que considera um dos símbolos dos cristãos. Fala sobre a história de Malta e sua religiosidade. Agradece o deputado Welson Gasparini, os integrantes da Mesa e seus amigos e familiares presentes. Destaca a importância das empresas filantrópicas. Relata que o CIEE foi fundada há 54 anos por empresários e educadores, que buscavam a capacitação dos jovens como uma solução para inserí-los no mercado de trabalho. Considera que o estágio abre, para milhões de jovens, o caminho para o primeiro emprego ou negócio próprio, além da bolsa que possibilita aos menos favorecidos manterem-se nas faculdades e ajudarem em suas casas. Registra a criação de cursos de capacitação profissional, cursos presenciais e a distancia, para enfrentar os desafios e os processos seletivos na busca de empregos. Diz que o estágio e a aprendizagem têm reflexos positivos nas famílias dos jovens. Afirma que tanto a manutenção do filho na escola, quanto a qualificação do jovem melhora a auto-estima, com perspectivas de um futuro melhor. Agradece a presença de todos.

 

10 - WILSON JOÃO ZAMPIERI

Conselheiro do Conselho Superior de Estudos Avançados - Consea - da Fiesp, representando Paulo Skaf, presidente da Fiesp, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser admirador das realizações de Luiz Gonzaga Bertelli. Demonstra a gratidão da Fiesp, pelo conjunto de sua obra. Afirma estar honrado em representar o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que não pode participar desta solenidade. Destaca que a Fiesp e esta Casa congratulam-se pela entrega do Colar de Honra ao Mérito ao homenageado. Informa ser o mesmo ativo diretor e conselheiro diligente da Fiesp. Lembra que Luiz Gonzaga Bertelli é também consultor de empresas e foi um dos pioneiros do Proálcool, programa de substituição dos combustíveis veiculares por álcool, financiado pelo Governo brasileiro. Parabeniza Luiz Gonzaga Bertelli. Afirma que suas ações enchem todos de orgulho.

 

11 - PRESIDENTE WELSON GASPARINI

Diz estar emocionado pela sua iniciativa de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo para uma pessoa tão importante na vida de São Paulo. Lembra a atuação de Luiz Gonzaga Bertelli como presidente emérito do CIEE, presidente da Academia Paulista de História, entre outras. Afirma ser o mesmo cidadão paulistano, goianense, campinense, da cidade de Dois Córregos, entre outros títulos. Cita várias medalhas recebidas pelo homenageado. Elogia a atuação de Luiz Gonzaga Bertelli como educador, historiador e letrista, tornando-se imortal na Academia Paulista de História, Academia de Medicina de São Paulo, Academia Cristã de Letras, Academia Paulista de Educação e na Academia Paulista de Letras Jurídicas. Menciona livros e obras escritas também por ele. Descreve sua emoção em ser autor desta homenagem. Afirma que Luiz Gonzaga Bertelli merece muito mais do que esta homenagem. Disse ser o mesmo um exemplo para o País, em época em que nos falta tantos exemplos. Considera que Luiz Gonzaga possui quatro virtudes essenciais para um líder: honestidade, capacidade, idealismo e coragem. Ressalta é necessária coragem para exercer a liderança neste País e dirigir entidades. Parabeniza Luiz Gonzaga Bertelli. Esclarece que foi uma honra para esta Casa ter concedido este Colar de Honra ao Mérito. Destaca que São Paulo e o Brasil precisam de líderes como ele. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Welson Gasparini.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de prestar homenagem ao Sr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente emérito do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE.

Comunicamos aos presentes que esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia nove de junho, às 21 horas, pela NET - canal 7; TV Digital - canal 61.2; e pela TV Vivo - canal 9.

Convidamos para compor a Mesa o deputado estadual Welson Gasparini; Luiz Gonzaga Bertelli, presidente emérito do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE; Antonio Jacinto Caleiro Palma, presidente do Conselho de Administração do CIEE; desembargador Roberto Vallim Bellocchi, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; desembargador Justino Magno Araújo, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; e Wilson João Zampieri, conselheiro do Conselho Superior de Estudos Avançados - Consea, da Fiesp, representando o Sr. Paulo Skaf, presidente da Fiesp.

Com a palavra, deputado estadual Welson Gasparini.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear o Sr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente emérito do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente emérito do Centro de Integração Empresa - Escola, em reconhecimento aos 21 anos de dedicação ao CIEE e outras atividades sociais de grande importância.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Queremos saudar os membros desta Mesa: o homenageado, Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente emérito do Centro de Integração Empresa Escola CIEE; Antonio Jacinto Caleiro Palma, presidente do Conselho de Administração do CIEE; desembargador Roberto Vallim Bellocchi, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; desembargador Justino Magno Araújo, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; e Wilson João Zampieri, conselheiro do Conselho Superior de Estudos Avançados - Consea, da Fiesp, representando o Sr. Paulo Skaf, presidente da Fiesp. Saudamos todos os integrantes desta Mesa.

Gostaria também de citar entre os presentes, e faço um registro especial à esposa do homenageado, Sra. Maria Regina Bertelli. Ela e o homenageado estão comemorando, este ano, 50 anos de casados. Parabéns. Saúdo o filho, Luiz Gonzaga Bertelli Junior, a filha Ana Luiza Bertelli e o neto Henrique Bertelli Floriano.

Saúdo a Zuleika Bastos Cordeiro, representando o deputado estadual Itamar Borges; o jornalista João Natale Neto, diretor da Academia Paulista de História; Pedro Krepel, diretor do Departamento de Infraestrutura da Fiesp-Ciesp; Orlando de Almeida Filho, ex-secretário municipal de Habitação e Controle Urbano de São Paulo; Roberto Ordini, vice-presidente da ACSP - Associação Comercial de São Paulo; Gigi Cavalieri, presidente da ADCE - Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas; Francy Reis da Silva Patrício, diretora científica da ABMM - Associação Brasileira de Mulheres Médicas. Saúdo também os padres Carlos Artur e Carlos Eduardo, da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A todos, os nossos agradecimentos pela presença nesta importante solenidade.

Desejo dar a palavra agora ao desembargador Justino Magno Araújo, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Vossa Excelência tem a palavra.

 

O SR. JUSTINO MAGNO ARAÚJO - Cumprimento o Sr. Presidente desta sessão e demais autoridades que acompanham esta ilustre Mesa, e ilustre homenageado, colega Dr. Luiz Gonzaga Bertelli. Farei uma breve saudação, apenas para mencionar que sou seu colega da turma de 64 da Faculdade Paulista de Direito, da qual fizeram parte ilustres colegas. Eu mencionaria aqui presentes as ilustres colegas, inclusive a colega Lis, que sempre foi uma das melhores alunas da PUC, que também estão hoje aqui para homenageá-lo. Queria também lembrar que o colega Luiz Gonzaga Bertelli tem um talento poliédrico, de várias faces.

Ele foi o orador da nossa turma, e depois de formado, passou a pertencer ao CIEE, que estava então se formando àquela época. Então, ele também é um dos fundadores do CIEE, além de ser seu presidente emérito por muitos anos. Depois disso, ele também trabalhou no Proálcool, em Piracicaba, na época em que esse programa estava sendo instalado no Brasil. Ele também deu essa excelente contribuição para que o Proálcool fosse criado no País e tivesse essa expansão que tem até hoje. Então, é um homem de muito talento, que pertence a várias academias, inclusive sendo presidente da Academia Paulista de História, com vários trabalhos na área. É uma pessoa que sempre esteve atento a todas as faces da cultura em nosso País, e, por isso, está sendo merecidamente homenageado.

Em nome da nossa turma da Faculdade Paulista de Direito, queria transmitir a ele as nossas congratulações por esta merecida homenagem. Era o que eu tinha para dizer. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Dando sequência a esta homenagem, passamos a palavra ao presidente do Conselho de Administração do CIEE, Antonio Jacinto Caleiro Palma.

 

O SR. ANTONIO JACINTO CALEIRO PALMA - Saúdo os amigos, senhoras e senhores, deputado Welson Gasparini, da nossa vizinha Ribeirão Preto. Eu sou de Franca, e quando vim para São Paulo, em 1964, não tinha quem indicasse para estágio, e procurei o CIEE, que estava se formando, como disse o apresentador, meu amigo e conselheiro do CIEE, inclusive, o Bertelli foi um dos fundadores. E eu acabei me engajando no CIEE e conheci o Bertelli 22 anos atrás. Eu tive junto com meus amigos a feliz ideia de convidar o Bertelli para ser o presidente. Era uma entidade pequena, já tinha algum tempo de vida, mas foi o Bertelli, nesses 21 anos, que fez com que o CIEE se tornasse a maior ONG do Brasil.

Hoje, o CIEE tem 2.800 empregados e está em 350 cidades do Brasil. É a maior organização não governamental do País. Nós temos dois grandes projetos: o estágio e o aprendiz. Lutamos por esta meninada que está aí. Nosso desafio não são os atuais 400 mil jovens fazendo estágio e aprendiz neste momento, mas os três milhões que estão na fila, esperando para fazer. Tornei-me presidente do Conselho de Administração do CIEE sucedendo o Bertelli, o que é uma responsabilidade muito grande, porque o Bertelli fez com que o CIEE fosse isso que acabei de falar. E os problemas são muitos. Existe um certo viés de algumas autoridades que acham que as entidades sem fins lucrativos, por não pagarem impostos, são “pilantrópicas” - como eles usam depreciativamente.

É uma luta grande. O que nós pedimos para o governo é que ele não nos atrapalhe, porque não recebemos nenhum cruzeiro do governo de receita. Apenas pedimos que nos dê as isenções e imunidades por força da Constituição Federal. Não é a favor, está escrito na Constituição. Então, meu querido amigo Bertelli, convivemos esses 20 e tantos anos, e é um prazer imenso. Estou vendo a Regina aqui, o Junior, a Ana Luiza, o Neto, a família inteira, com quem convivi muito nesse período todo. Queria dizer que é um prazer imenso estar com você nesse período tão grande de CIEE. Você, sem dúvida, é o responsável por esse sucesso. O CIEE deve muito a você, que fez com que ele crescesse, aumentasse e tivesse muito mais estagiários e aprendizes.

Deputado, acho que esta homenagem que veio do senhor, nosso querido de Ribeirão Preto, conheço sua vida política de muito tempo, por estar ao lado de Franca, o senhor foi dos bons tempos de Ribeirão Preto. Nós passamos por uma fase meio difícil, por um está preso como prefeito, e a outra também presa, mas é outra Ribeirão Preto. A da sua época querida, do Chopp do Pinguim, onde íamos muito, tinha uma imagem muito bonita, que ficou um pouco estragada. Mas não há bem que sempre dure, e nem mal que nunca acabe, não é, deputado? Agora tenho conhecimento de que o atual prefeito é o Duarte, também de uma família que prezo muito. Ele vai colocar Ribeirão Preto, uma potência, quem não conhece, junto com Campinas e Rio Preto são as maiores cidades do interior paulista.

Parabéns pela homenagem que o senhor fez ao meu querido amigo Bertelli, merecidamente. Ele fez com que o CIEE, a maior ONG do Brasil hoje, fosse o que é nesses 22 anos, com muito trabalho e dedicação. É o amor da vida dele - a Regina, os filhos e o CIEE. E eu espero que você continue firme e forte. Esta homenagem é muito justa. Em nome do CIEE agradeço também por ser o atual presidente do Conselho de Administração. Estamos às ordens lá, deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - O presidente do Conselho de Administração do CIEE, Antonio Jacinto Caleiro Palma, só esqueceu de falar que Franca é uma grande cidade, como Ribeirão Preto e outras do estado. É uma cidade que também tem história.

Vamos dar sequência a esta solenidade, passando a palavra agora ao desembargador Roberto Vallim Bellochi, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

 

O SR. ROBERTO VALLIM BELLOCHI - Caminha-se devagar para não tropeçar. Estou aqui talvez nem representando o Tribunal de Justiça, porque o Dr. Justino Magno Araújo já falou em nome do tribunal. Tivemos uma vida maravilhosa, a partir da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A nossa amizade data, exatamente como diz o Dr. Justino, de 1964. Eu fui calouro do Dr. Bertelli, do Dr. Justino, da Dra. Lis, medalha de ouro nos cinco anos de faculdade, e outros presentes. Nora do professor Rui Barbosa Nogueira, esposa de um dos grandes nomes, Paulo, enfim, não é um ambiente da católica, mas um ambiente coletivo.

Dr. Bertelli, quero fazer um registro. Está presente o professor Kiyoshi Harada, um grande tributarista. Já foi falado sobre a importância do CIEE, e, para mim, o Dr. Bertelli nasceu com o CIEE, ou o CIEE nasceu com o Dr. Bertelli, com todo respeito a origens talvez um pouco diferentes. Tem uma família exemplar e não é de hoje; tive o prazer de conhecer a família hoje, graças a um filho que não me avisou antes. Mas, deixando de lado este pequeno e modesto introito, mas sincero, me dirijo agora ao Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, um modelo de cavalheirismo, e não é de hoje.

Na Faculdade de Direito, foram anos difíceis, de 1964 para a frente. Era o Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, Dr. Mário Carneiro e o Dr. Fernando Menezes, homens que marcaram a história da Faculdade de Direito naquela época. Mas acho que marcam até hoje. Não se poderia fazer diferente.

Quando estava na Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, por falta de funcionários, má vontade do Estado, como sempre, não é novidade, um contato com o Dr. Bertelli e ele admitiu no Tribunal de Justiça, por contratação, não sei quantos, mas inúmeros estagiários. O Tribunal deve isso ao Dr. Luiz Gonzaga Bertelli. E eu gostaria que os que me sucederam não se esquecessem desse passado, porque se o Estado não cumpre a sua tarefa com concursos públicos, o Dr. Bertelli cumpriu, cumpre e cumprirá.

Que ele seja feliz com toda a sua família. E a todos os presentes, a minha homenagem, aos da Mesa mais ainda. Enfim, a Católica acho que fala mais alto no coração de todos. Muito obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Gostaríamos de ler agora o resumo do currículo do Sr. Luiz Gonzaga Bertelli. Filho de Antônio Bertelli e Zulmira Maria Lurdes Cera Bertelli, nasceu em 12 de fevereiro de 1935, no município paulista de Dois Córregos, onde realizou seus estudos no Colégio Estadual José Alves de Mira. É ex-presidente executivo e do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, onde executou intenso trabalho por 53 anos, voluntário e profissionalmente. Hoje, ocupa o cargo de presidente emérito. É advogado formado pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, na turma de 1964.

É jornalista e consultor de empresas, diretor e conselheiro da Fiesp/Ciesp, membro do Conselho Superior da Associação Comercial de São Paulo, e coordenador do Conselho de Infraestrutura da ACSP. Presidente da Academia Paulista de História - APL, e consultor nas áreas de Infraestrutura, Energia e Combustíveis. Foi professor da Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, conselheiro do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT, e presidente, vice-presidente e diretor de diversas entidades de classe, bem como de indústrias de equipamentos para produção de energia, açúcar e álcool. É membro do Instituto dos Advogados do Brasil em razão da publicação de inúmeros trabalhos no campo das ciências jurídicas.

Convidamos o deputado Welson Gasparini para fazer a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente emérito do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Com a palavra, o Dr. Luiz Gonzaga Bertelli.

 

O SR. LUIZ GONZAGA BERTELLI - Minhas queridas amigas, meus queridos amigos. São tantas figuras amigas a declinarmos as presenças hoje, que certamente eu omitiria alguns nomes nesta menção de abertura do nosso pronunciamento. Com muita emoção, eu agradeço ao destacado deputado estadual, dileto e sincero amigo, Welson Gasparini, pela distinção a mim conferida com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. O Welson Gasparini é nascido em Batatais, no nosso interior paulista, já se encontra no terceiro e profícuo mandato de parlamentar estadual. Jornalista e advogado, iniciou sua atividade profissional como repórter do extinto Diário de Negócios, e, mais tarde, foi locutor e repórter da ZYR-79.

Da área de comunicação para a política, ele teve um estreito período de passagem. Em 1958, com consagradora votação, é eleito vereador pelo antigo Partido Democrata Cristão - PDC, criado pelos nossos saudosos estadistas e professores André Franco Montoro e Queiroz Filho. A população de Ribeirão Preto, perto de 700 mil habitantes, reconheceu muito prematuramente em Welson Gasparini a figura modelar e ideal para o seu principal Executivo do município. É consagrado então, em 2005, nas urnas, como prefeito da grande, moderna e progressista cidade de Ribeirão Preto. Nos dias atuais encontra-se no seu terceiro mandato legiferante, sempre escolhido com expressivos sufrágios dos seus votantes. Há dias, recebi a notícia de que abrirá lamentavelmente o seu direito incontestável de reeleger-se, passando a apoiar a eleição do seu querido filho Maurício Gasparini, hoje vereador em seu segundo exercício na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Quem conhece o Welson Gasparini, homem singular, probo e íntegro, com visão à frente do seu tempo, que tem como obstinação o bem estar coletivo e a justiça social, saberá avaliar a enorme falta para a verdadeira política, para a qual tanto contribuiu com energia inesgotável. Com tal procedimento, indubitavelmente, teremos, na política brasileira e do estado de Piratininga, um vácuo espaço e lacuna dificilmente a serem preenchidos. Confessou-me tomar a decisão compartilhada com sua família, mas que continuará obstante e acompanhando de perto o desenvolvimento da política, de nossa tão sofrida Nação, e do seu querido município Ribeirão Preto, em defesa da democracia cristã na famosa fórmula de Abraham Lincoln: governo do povo, pelo povo e para o povo.

Evocando Mário da Silva Brito, sempre mencionava que a família deve ser nosso sustentáculo e a célula mater da sociedade. Daí rendermos, meu querido deputado estadual Welson Gasparini, quatro vezes prefeito municipal de Ribeirão Preto e deputado federal, responsável direto pela proposta de outorga do Colar de Honra que me foi conferido hoje. A minha eterna gratidão, extensiva ao presidente desta Casa Legislativa, o deputado Cauê Macris, e difusamente a todos os dedicados legisladores do nosso estado de São Paulo.

Meus queridos amigos, minhas senhoras e meus senhores, o Poder Legislativo do estado de São Paulo foi criado nos idos de 1834, por força do Ato Adicional à Constituição do Império. À época, o País vivia sua primeira experiência federativa da Nação, em função do caráter descentralizador que marcou a fase inicial das regências. O federalismo encerra a ideia de união de todos os estados brasileiros, e o vocábulo vem do latim “foedus”, que significa união, cooperação e aliança, simultaneamente o ideal de liberdade e autonomia. Não obstante, a experiência histórica da República Federativa do Brasil não tem sido o desejado obstáculo para o Brasil se tornar cada vez mais concentrador, e de impedir a crescente totalização dos poderes no âmbito do aludido estado com um Poder Púbico cada vez mais monopolizante e onipresente.

Com o advento da República, as Assembleias Legislativas das províncias brasileiras, passaram a receber o nome de Assembleias Legislativas estaduais. Hoje, o Parlamento paulista, órgão de representação da coletividade de nosso pujante estado, o maior da Federação brasileira, exerce, exclusivamente, entre outras funções primordiais, julgar as contas do governador do Tribunal de Justiça, de apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo, receber a denúncia e promover o respectivo processo, no caso de crime de responsabilidade do governador do estado. Integram 94 deputados estaduais eleitos para um mandato de quatro anos.

A antiga Assembleia Legislativa da Província de São Paulo foi instaurada no dia dois de fevereiro de 1835, no prédio do Pateo do Collegio. Era constituída por 36 membros, sendo Nicolau Vergueiro o seu primeiro presidente. Em 1879, foi transferida para o Largo de São Gonçalo, atual Praça João Mendes. Hoje, ela se encontra aqui no Ibirapuera, ao lado do mausoléu dos nossos heroicos combatentes de 32 que, em nove de julho, iremos homenagear. Nesta Casa Legislativa, diariamente, é praticada a democracia. O sistema político não nasceu das pranchetas dos cientistas políticos, como podem imaginar, e nem de um lampejo genial de um determinado estadista ou monarca. Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeitos; a verdadeira democracia nasceu por exclusão, depois que todos os outros regimes fracassaram em suas reais intenções de garantir os direitos individuais e o bem comum dos povos.

Churchill asseverou, certa feita, que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos. Como diria Alceu Amoroso Lima e Tristão de Ataíde, a democracia é um regime de convivência, jamais de exclusão. Mas é esta liberdade com o meio de chegar à ordem mediante eleições livres e honestas. “Bonum commune”, expressão latina, e Santo Tomaz de Aquino, doutor da igreja, expressa em várias passagens em sua fantástica obra. E assim é, porque quem procura o bem comum da sociedade, procura também o próprio bem. A promoção do bem comum incumbe ao estado e ao governo, cabem-lhes suprir carências e corrigir deficiências, ademais, de criar efetivas condições para um desenvolvimento social, harmônico e igualitário.

Dessa forma, repudiamos o materialismo e sua concepção marxista, em que o Estado e nossa religião cristã são alienados. Daí a expressão de que a religião é o ópio do povo, que será um slogan da atividade revolucionária. O instrumental marxista é apontado como único de plena eficácia, inclusive pelos teólogos da libertação. Causa grande admiração, porém, que estes teólogos não tenham olhares para a realidade história da opressão a que os regimes socialistas e comunistas sempre sujeitaram os povos que dominaram. Reitero a minha incomensurável gratidão pela benevolente honraria proporcionada. Como diria Cervantes, do Dom Quixote de La Mancha, um dos pecados que mais ofendem a Deus é não agradecer os benefícios que recebemos.

No Colar de Honra que acabo de receber, há uma cruz de Malta estampada em sua medalha. Esta cruz é um símbolo guerreiro dos cristãos de coragem e das virtudes do cristianismo. Malta é um arquipélago formado por ilhas no Mar Mediterrâneo, uma república democrática parlamentar com chefe de governo, primeiro ministro e um chefe de Estado presidente, cujo papel é, principalmente, representativo. Em Malta, naufragou o apóstolo São Paulo, quando vinha preso a caminho de Roma, dado então os primeiros cristão convertidos naquela ilha. Malta, historicamente, tornou-se o posto avançado dos cristãos na luta contra os mouros, população em sua quase totalidade católica.

Malta ganhou sua independência do Reino Unido em 1964, e ali habitam em torno de 400 mil pessoas. É o país mais religioso da Europa. A cruz é o objeto mais precioso e adorado de todos os objetos mencionados na Sagrada Escritura. Ela tornou-se o símbolo mais familiar e mais querido do cristianismo, o símbolo mais simples e eloquente, e um amor heroico e invencível, desinteressado para com Deus e os homens. O desejo de implantar a cruz de Cristo em outras terras deu aos primeiros descobridores portugueses a coragem sobre-humana necessária para viagens tão arriscadas, inclusive o descobrimento do Brasil.

Na Bandeira da Ordem de Cristo, instituição portuguesa de caráter religioso e militar que patrocinou as grandes navegações dos séculos 15 e 16, encontra-se a Cruz de Maltam, bem como na bandeira real de Portugal, que tremulava nos navios de Pedro Alvares Cabral. No círculo central em azul da atual bandeira do Brasil, que representa a esfera celeste, está simbolizado igualmente as mencionadas viagens marítimas dos portugueses, bem como a história do cristianismo e a mãe de Jesus, padroeira do Brasil e de Portugal. A cruz de Cristo é o sinal, portanto, da redenção, de auxílio e proteção. Que ela continue, meu caro deputado Welson Gasparini e autoridades presentes, amigos, meus familiares, a inspirar os nossos legisladores desta Assembleia estadual, em seus dignificantes trabalhos em prol do desenvolvimento sustentável dos paulistas.

Recebo hoje, com emoção, uma homenagem tão dignificante, que aturde desprevenido caipira de Dois Córregos, bisneto, neto e filho de modestos imigrantes italianos que no interior paulista se radicaram, em 1891. A aceitação desta láurea concedida pelo Legislativo estadual de São Paulo há um tácito compromisso de não deslustrá-la. Agradeço de coração ao deputado Welson Gasparini, aos caríssimos integrantes da Mesa dos trabalhos, aos amigos presentes, parentes, e agora Sua Eminência, o Reverendíssimo Dom Odilo, que nos honra sumamente com sua presença. Muito obrigado.

Agradeço, especialmente, à minha querida esposa, Maria Regina, inseparável e fiel companheira de mais de 54 anos de convivência, à minha amorosa filha Ana Luiza, ao meu estimado filho Luiz Gonzaga Bertelli Junior, e ao meu neto Henrique Bertelli, pela honrosa presença nesta emocionante solenidade. E também à minha assistente Irailde Silva, que ajudou na organização desta solenidade de tanta evocação. Tudo falei, deputado Welson Gasparini, para um agradecimento deste Legislativo com a bênção e proteção divina dos nossos padroeiros intercessores São José de Anchieta, Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor e Santo Antônio de Pádua.

São santos da Igreja Católica que se colocaram inteiramente a serviço do bem comum, da evangelização dos mais pobres e marginalizados, dedicando-se inteiramente à sua obra missionária. E por falarmos do bem comum, permita-nos também mencionarmos as instituições assistenciais ou filantrópicas prestigiadas por este Legislativo estadual, como já foi mencionado pelo meu sucessor na Presidência do Conselho de Administração do CIEE, o ilustre professor da Fundação Getúlio Vargas, Antonio Jacinto Caleiro Palma.

As instituições assistenciais ou filantrópicas nasceram em meados do século 20 para atuar na redução de carência em espaços sociais marcados pela ausência de ações do Poder Público e da iniciativa privada. Com o passar do tempo, a importância das filantrópicas cresceu principalmente nas áreas de vulnerabilidade social, onde o Poder Público não consegue ainda atender às necessidades da demanda de Educação, Saúde e Assistência Social. Foi neste bojo que nasceu, como mencionou o professor Antonio Palma, o CIEE, fundado há 54 anos por empresários e educadores que enxergaram no estágio e na capacitação dos jovens a solução para inserí-los no mercado de trabalho e complementar o seu aprendizado acadêmico. Como revelam as pesquisas independentes, o estágio abriu e continua abrindo, para milhões de jovens, um caminho para o primeiro emprego ou para um negócio próprio, com a vantagem de assegurar aos estudantes uma renda mensal na forma de bolsa, que possibilita aos menos favorecidos, milhões deles, se manterem na faculdade e ainda contribuir para o orçamento familiar.

Ao perceber as carências pelas quais passava boa parte dos estudantes, a instituição criou cursos de capacitação presenciais para desenvolver aptidões, orientar na escolha de carreira e qualificar melhores estagiários, e, mais recentemente, os aprendizes, possibilitando que o jovem a partir dos 14 anos possa ingressar no mercado de trabalho. No desenvolvimento desse trabalho, surgiu uma série de serviços, todos eles gratuitos, oferecidos aos estudantes. É o alentado caso da programação de cursos presenciais e à distância, palestras, seminários, oficinas, entre outras atividades que ajudam os jovens a enfrentar com maior competência os desafios dos processos seletivos e do desempenho das futuras atividades laborais.

O acompanhamento da trajetória de milhões de casos revela ainda que, tanto o estágio quanto a aprendizagem, contando com esta eficaz rede de apoio e estímulo à formação cidadã profissional, produz reflexos altamente positivos também na família dos jovens beneficiários, em especial entre os mais vulneráveis e carentes. Isso porque a manutenção do filho na escola, em paralelo à sua qualificação para o trabalho e a obtenção de uma renda mensal, se traduz em melhora da autoestima, em acesso a novos conhecimentos e em perspectivas de um futuro melhor e mais sustentável para toda a família, entre tantos outros benefícios.

Meus queridos amigos, novamente agradeço sumamente pela presença de todos. Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - É com muita satisfação que registramos também a presença do cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que nos honra com sua presença. Muito obrigado, cardeal. O Wilson José Zampieri é conselheiro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp, e está representando o presidente Paulo Skaf. Ele pede para falar algumas palavras também. Por favor.

 

O SR. WILSON JOSÉ ZAMPIERI - Exmo. Sr. Deputado Welson Gasparini, presidente desta solenidade, em nome de quem saúdo a todas as autoridades e convidados aqui presentes. Estimado amigo, Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, homenageado deste evento, minha admiração por suas realizações e a gratidão da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, pelo conjunto de sua obra como professor universitário, advogado, jornalista e consultor de empresas.

Estou muito honrado por representar o presidente de nossa Fiesp, o Paulo Skaf, que lamenta não poder participar desta solenidade. Assim, a Fiesp, irmanada à Alesp, congratula-se com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo para o Dr. Luiz Gonzaga Bertelli, ativo diretor e dirigente conselheiro da Fiesp, porque premiar e reconhecer o trabalho competente e voluntário de seus cidadãos é preciso. Os oradores que me antecederam já mostraram as valiosas habilidades e virtudes do nosso homenageado. Porém, quero lembrar aqui a faceta do consultor de empresas Bertelli, do seu lado empreendedor.

Vale a pena relembrar que na década de 70 tornou-se um dos pioneiros do Proálcool - Programa Nacional do Álcool, um programa de substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados do petróleo por álcool, financiado pelo governo brasileiro a partir de 1975, devido à crise do petróleo em 1973. Era o que eu queria comentar. Parabéns professor Bertelli, suas ações nos enchem de orgulho. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Dando sequência a esta solenidade, vou usar da palavra. Estou muito emocionado por ter tido esta iniciativa de apresentar ao presidente da Assembleia e colegas deputados a proposta de outorga do Colar de Honra ao Mérito a esta pessoa tão importante na vida de São Paulo e do Brasil, o Luiz Gonzaga Bertelli.

Ainda que rapidamente, vou lembrar que Luiz Gonzaga Bertelli é presidente emérito do Centro de Integração Empresa Escola - CIEE; presidente da Academia Paulista de História; membro do Conselho Superior da Associação Comercial de São Paulo; diretor do Departamento de Infraestrutura da Fiesp; conselheiro do Conselho Superior de Infraestrutura do Coinfra e do Agronegócio da Fiesp; consultor de empresas do setor petrolífero e de produção de açúcar e álcool; presidente emérito da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial; diretor da União dos Juristas Católicos; membro do Instituto dos Advogados de São Paulo; membro da Academia Cristã de Letras; membro da Academia Paulista de Educação.

Eu poderia falar ainda de outras atividades, mas quero destacar alguns dos títulos que Luiz Gonzaga Bertelli já tem: Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, do Ministério do Trabalho; título de Cidadão Paulistano, goiano, campinense, emérito de Dois Córregos; título de Notório Saber em Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero; título de Oblato Redentorista da Congregação do Santíssimo Redentor; diploma e Medalha Amado de Assis da Academia Brasileira de Letras; Medalha Anchieta, da Câmara Municipal de São Paulo; economista do ano de 2009, concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil; Medalha Lauro Ribas Braga, do Rotary Club de São Paulo; Colar Carlos de Souza Nazaré, da Associação Comercial de São Paulo; Medalha da Constituição da Assembleia Legislativa de São Paulo; Medalha do Mérito Marechal Osório, da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército; Colar Visconde de Porto Seguro; Medalha João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras.

Eu poderia citar outros títulos ainda, mas gostaria de dizer que, em virtude de sua grande atuação como educador, historiador e beletrista, nosso homenageado conseguiu a imortalidade em cinco sodalícios: Academia Paulista de História, titular da cadeira número 21; Academia de Medicina de São Paulo, membro honorário; Academia Cristã de Letras, titular e ocupante da cadeira 32; Academia Paulista de Educação, titular da cadeira 31; Academia Paulista de Letras Jurídica, titular da cadeira 74. Eu poderia ainda dizer dos livros, das obras que nosso homenageado Luiz Gonzaga Bertelli deu para os intelectuais e pessoas que gostam de saber várias obras. São todas essas. Se eu fosse ler todas, é impressionante.

Fiz isso no final, ao dizer de minhas palavras, porque quero dizer da emoção que sinto em ser o autor desta homenagem. Sem dúvida alguma, Luiz Gonzaga Bertelli merece muito mais do que esta homenagem, mas o nosso reconhecimento por ser um exemplo para o País nessa época em que falta tantos exemplos em todas as atividades não é só na política, mas nos meios empresariais e educacionais. Nós precisamos de líderes que tenham quatro virtudes fundamentais, insisto muito nisso. E ao dar o título ao Luiz Gonzaga Bertelli, vi que ele faz jus a esta homenagem por ter essas quatro qualidades fundamentais: a honestidade, a capacidade, o idealismo e a coragem.

Honestidade: está mais do que provado por sua história que é uma pessoa honesta e exemplo nesse setor. Capacidade: todos os títulos que tem, os cargos que exerceu e exerce demonstram sua capacidade. Idealismo: as forças morais, intelectuais, éticas e espirituais que a pessoa tem e que conduz a sua ação na vida pública - ele é um idealista. E, finalmente, coragem: porque hoje, para exercer liderança neste País, para presidir entidades como ele preside, por estar à frente de grandes movimentos culturais, sociais e políticos. Ele merece o nosso reconhecimento por ser um homem de coragem, honestidade, capacidade e idealismo.

Parabéns Luiz Gonzaga Bertelli, é uma honra para a Assembleia Legislativa de São Paulo ter lhe concedido esse Colar. Que Deus dirija sempre a sua caminhada. São Paulo e o Brasil precisam de líderes como você. Muito obrigado a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço às autoridades, minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Era para estar aqui a Banda da Polícia Militar, mas o comandante nos pediu desculpas porque o Brasil está numa fase em que os policiais militares foram todos convocados para atividades de muita importância. Mas mandaram um abraço ao homenageado.

Está encerrada a sessão. Agradeço pela presença de todos vocês. Muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 38 minutos.

 

* * *