http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

09 DE JUNHO DE 2018

038ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM ÀS ENTIDADES ANTIALCOÓLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidência: LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

 

RESUMO

1 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - LAINE AMORIM

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, atendendo solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos, em "Homenagem às Entidades Antialcoólicas do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Solicita um minuto de silêncio para pedir a Deus pelos enfermos. Destaca o valor do trabalho voluntário prestado à sociedade pelos membros das entidades homenageadas nesta solenidade, a quem parabeniza. Adiciona que o resgate de dependentes de álcool e drogas reflete positivamente no ciclo de convivência do indivíduo e também na sociedade. Chama atenção para o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas e suas consequências no Brasil. Menciona que lutara para que não fosse aprovado projeto de lei que liberava a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol no estado de São Paulo. Ressalta a importância do fortalecimento dos núcleos antialcoólicos através do financiamento do Estado. Frisa a necessidade de realização de trabalho preventivo contra a dependência química.

 

4 - HÉLIO RODRIGUES

Diretor de Relações Internacionais do Sindicato dos Químicos de São Paulo e diretor de Relações Institucionais da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, faz cumprimentos gerais. Elogia o trabalho parlamentar desenvolvido pelo deputado Luiz Fernando Lula da Silva. Menciona que a criação da Conaecad se deu durante audiência pública realizada nesta Casa. Frisa a importância do trabalho cotidiano desenvolvido nos núcleos de prevenção ao álcool e outras drogas. Menciona a intenção da criação de projeto de lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para gestantes, porém considera necessário o debate do assunto com a sociedade.

 

5 - ADALBERTO DIAS

Professor e chefe de gabinete deputado federal Paulo Teixeira, agradece aos membros das entidades antialcoólicas pelo trabalho de apoio e resgate de dependentes de álcool. Enaltece o deputado Luiz Fernando Lula da Silva por defender a categoria.

 

6 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Faz reflexão sobre os possíveis mecanismos de apoio às entidades antialcoólicas. Destaca a necessidade da criação de legislação para a prevenção do alcoolismo. Presta homenagem aos Núcleos das Entidades do Estado de São Paulo de Prevenção ao Álcool e Outras Drogas, com a entrega de diplomas e placas aos seus respectivos coordenadores.

 

7 - JOSÉ RAILTON RODRIGUES DE ANDRADE

Presidente da Confederação Nacional das Entidades Antialcoólicas e de Combate a Outras Drogas - Conaecad, agradece a presença de todos. Cita a necessidade de discussão de políticas públicas em prol das entidades antialcoólicas com o deputado Luiz Fernando Lula da Silva.

 

8 - CARLOS CAMARGO GOMES

Diretor da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, afirma que deve providenciar as alterações de placas entregues com falhas. Pede desculpas pelo ocorrido. Menciona, em nome da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, que é favorável a medidas que dificultem o consumo de álcool e drogas.

 

9 - JOSÉ RAILTON RODRIGUES DE ANDRADE

Presidente da Confederação Nacional das Entidades Antialcoólicas e de Combate a Outras Drogas - Conaecad, faz entrega de presentes ao deputado Luiz Fernando Lula da Silva.

 

10 - PRESIDENTE LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA

Coloca-se à disposição da categoria. Defende medidas de combate ao alcoolismo na gravidez. Destaca a importância do posicionamento dos núcleos sobre esse assunto. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Fernando Lula da Silva.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM – Caso alguém seja homenageado e esteja na galeria, os homenageados desta sessão solene devem permanecer na parte de baixo do plenário. Muito obrigada. Senhoras e senhores, boa tarde. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para a sessão solene com a finalidade de homenagear os núcleos das entidades do Estado de São Paulo de prevenção ao álcool e outras drogas.

Esta sessão solene está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Web e pela TV Alesp, canal sete, da NET. Anunciamos, para compor a Mesa principal desta sessão solene, o deputado estadual e 1º secretário desta Casa, Luiz Fernando Teixeira; o diretor de Relações Internacionais dos Sindicatos dos Químicos de São Paulo e diretor de Relações Institucionais da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, Sr. Hélio Rodrigues; presidente da Confederação Nacional das Entidades Antialcoólicas e de Combate a Outras Drogas - Conaecad, José Railton Rodrigues de Andrade; e professor Adalberto, chefe de gabinete do deputado federal Paulo Teixeira. Com a palavra, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Boa tarde a todas e todos.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores, como já dito pela Laine, nossa mestre de cerimônias, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado com a finalidade de homenagear os núcleos das entidades do Estado de São Paulo de combate ao álcool e outras drogas.

Queria, neste momento, convidar a todos e todas presentes para que, em posição de respeito, ouçamos ao Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 2º sargento Ivan.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT – Quero, neste momento, parabenizar a Camerata da Polícia Militar de São Paulo e agradecer sempre pela presteza dos senhores que, sempre quando convidados, estão aqui conosco. Saúdo a todos os componentes na figura do maestro e 2º sargento Ivan, muito obrigado. Queria convidar a todos e todas, para em pé, guardarmos um minuto de silêncio para pedir a Deus por nossos irmãos enfermos.

 

* * *

 

- É respeitado um minuto de silêncio.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Que Deus possa abençoar cada vida neste estado e País, no mundo. Que esses irmãos possam encontrar núcleos como esses que estão aqui para que, efetivamente, possam obter o que muitos aqui o tiveram, que é a cura, e que possam ter uma vida feliz e tranquila. Quero, neste momento, saudar a todos os membros dos núcleos das entidades do estado de São Paulo de prevenção ao álcool e outras drogas, representados pela Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo. Eu quero pedir uma salva de palmas. Também à Agrupação de Recuperação Antialcoólica e Drogas e à Associação de Recuperação dos Alcoólatras - ARA.

Uma salva de palmas ao Centro de Reabilitação Renovação Cristã; Curados Para Amar; à Família Brasileira; ao de Recuperação Antialcoólico e Antidrogas da Família Brasileira;  ao Grupo de Recuperação;  ao Instituto Fraternal de Laborterapia; à Legião Antialcoólica de São Bernardo do Campo. Uma salva de palmas ao Resgate do Alcoolismo e Drogas - R.A.D; à União Antialcoólica Brasileira; ao GRAAF. Alguma entidade deixou de ser citada, que esteja aqui presente?.  

Uma salva de palmas à Irmandade Antialcoólica de Taboão da Serra; à Família Antialcoólica Nacional. Quero pedir uma salva de palmas à Fraternidade Antialcoólica e de Drogas de Santo André. Mais alguma entidade que tenhamos omitido? Quero cumprimentar a todos e todas pelo valoroso trabalho que prestam à nossa sociedade através dos seus núcleos, que estão diariamente em locais cedidos pela comunidade e por igrejas locais e prestam um trabalho voluntário.

Um trabalho árduo e cheio de obstáculos, mas que a cada primeira visita de um novo companheiro lhes resgata a força e a coragem para prosseguir. Tratando-se de uma doença crônica, o alcoolismo, assim como a dependência química de outras drogas, precisa de cuidados para o resto da vida. Embora a luta seja individual, muitas pessoas têm alcançado, nesses núcleos, o apoio significativo para uma mudança de vida e o resgate de sua própria cidadania, muitas vezes perdida pelo vício.

Muitas famílias são destruídas pela dependência de seus entes queridos e são resgatadas através desse trabalho que reflete não apenas no indivíduo, mas em todo o seu ciclo de convivência e na própria sociedade. Minha intenção, nesse dia, é promover para todo o estado de São Paulo o reconhecimento da Assembleia Legislativa ao importante papel que vocês desempenham em uma sociedade onde o Poder Público, prefeituras, estado e a União tem abandonado seus cidadãos em suas necessidades mais básicas, incluindo a Saúde.

Muitas vezes são esses núcleos que vão oferecer o apoio que o estado deveria, por princípios, proporcionar. O trabalho que os senhores desenvolvem na prevenção ao flagelo do alcoolismo, da dependência de drogas e no resgate dos nossos irmãos abandonados,  em muitas esferas, é louvável e digno de todo o nosso respeito. Mais do que como cidadão e parlamentar, eu me regozijo na condição de cristão, desse trabalho que tem em sua essência o fundamento cristão maior: o amor ao próximo.

Destaco a palavra: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito - Efésios 5:18”. Mais uma vez, quero parabenizar cada um de vocês, a cada núcleo aqui representado, e aqueles que não estão aqui, por cada irmão que deixou de viver para si e passa a viver pelo próximo, buscando resgatar aquele que tinha se entregado, a sua vida e de sua família, seu emprego ao álcool, uma droga que, infelizmente, em nosso País é legal.

Sem controle, aqui no Brasil, no estado e na cidade de São Paulo, assim como em qualquer cidade do nosso País, qualquer cidadão vai e toma quanto quer. Leva para casa, toma no bar e muitos tomam o dia todo na praça, deixam seus empregos, sua família, seus filhos, aquilo que é o bem maior, e que todos nós sabemos, a desgraça que essa porcaria do álcool tem trazido à nossa sociedade.

Eu tenho lutado nesta Casa de Leis. No final do ano eu não deixei ser aprovado e trabalhei nos bastidores para que não se liberasse a droga do álcool em nossos estádios. Com a desculpa que, com isso, as empresas de álcool, a AMBEV, cachaças e outras mais, pudessem ser patrocinadoras do esporte, paixão nacional e queriam liberar o consumo de bebida alcoólica, que é proibido por lei no estado de São Paulo, dentro dos estádios.

Nós entramos e nos desgastamos, até porque eu fui dirigente de clubes, fui presidente do São Bernardo Futebol Clube, mas eu prefiro que, se tiver de escolher o futebol e a vida, eu sou pela vida. Então, nós, dentro desta Casa, temos lutado radicalmente contra o consumo do álcool, uma vida livre do cigarro e uma vida livre das drogas. O álcool é uma das piores drogas e em nosso País é liberada, cada um consome o que quer, quanto quer.

Tenho me posicionado radicalmente contra a liberação de qualquer tipo de droga, porque o álcool nos mostra a desgraça que é isso. Se estiver à disposição, qualquer pessoa pode pegar. Então eu prefiro que, de fato, o nosso estado repreenda e reprima o tráfico, e vou dizer mais, que pudéssemos nós voltar anos atrás. Eu tenho certeza de que muitos aqui não teriam caído.

Eu fui cumprimentar um dos nossos homenageados de hoje e fiz um elogio, eu falei a ele: “Que mulher bonita”. E ele falou: “Ela não é mais mulher de bêbado”. Então eu quero agradecer a todos que estão aqui e que se recuperaram, ao nosso Deus, que tem dado força, porque nós sabemos o quanto é difícil - eu fui fumante e foi um sacrifício muito grande deixar o vício do cigarro - eu sei o que sofri e sei o que cada adicto sofre quando trabalha para se livrar de qualquer vício. Eu quero terminar a minha fala, antes de passar a essas autoridades, aos irmãos que estão aqui, peço uma salva de palmas pela existência dos senhores. Deus abençoe a cada uma das entidades que estão aqui e, aos senhores, que têm feito diferença em nossa sociedade. Os senhores têm recuperado aqueles que o estado não recupera.

Nós temos visto na Cracolândia, nossos governos não sabem como agir com os viciados. Chegamos a ver, por muito pouco tempo, a prefeitura jogando água gelada em cima de viciados ao invés de dar o acolhimento que essas entidades que aqui estão dão, a força moral, o aconselhamento e a forma que dividem com cada adicto o problema dele. Eu quero, como um parlamentar do estado de São Paulo, em um mandato concedido pelo povo de São Paulo, que confiava que eu viesse aqui não para ser um deputado, mas que eu viesse aqui para fazer a diferença.

Quisera eu, e todos nós, que todos os políticos, não um ou outro, fizessem a diferença. O nosso mundo seria muito justo, seria muito melhor. Quero finalizar dizendo do meu compromisso com essa luta. Ao Hélio Rodrigues, um irmão que eu conquistei na caminhada, eu quero dizer que o senhor também é meu irmão e veio junto. Quando o Hélio me convocou para essa caminhada que eu entrei de cabeça e quero junto com vocês construir um fortalecimento e reconhecimento.

O reconhecimento que o estado nos auxilie com nossas estruturas, porque muitos dos nossos núcleos, muitas vezes, têm de ser fechados porque não tem como funcionar. Nós precisamos fazer mais e para isso, precisamos de financiamento do estado. Nós fazemos para ele uma obrigação, como é feito com as creches? A prefeitura paga as despesas das creches e, inclusive, por criança cuidada. Nós não estamos cobrando nada do estado, mas não é possível que a prefeitura, os estados e a União não nos auxiliem na elaboração de materiais, no pagamento de algumas despesas, porque se fizéssemos um trabalho preventivo.

Quando eu falava para a televisão eu dizia para eles o seguinte: “A prevenção é muito mais barata do que a correção”. E, por último, quando a pessoa já é alcoólatra, muitas vezes perdemos aquela pessoa e antes disso a sua família se desintegra, seu trabalho é prejudicado, muitos atropelam, matam, causam acidentes, mas não são bandidos, são doentes, adictos. Os senhores conhecem esse problema na raiz e têm sido graças a Deus, aos anjos da guarda que Deus levantou para que possamos cuidar da nossa sociedade.

Eu quero dar uma salva de palmas aos senhores, Deus abençoe e muito obrigado, em nome do estado de São Paulo. Em nome da Assembleia Legislativa, saúdo a cada uma e cada um dos senhores. Quero passar a palavra, agora, ao diretor de Relações Internacionais do Sindicato dos Químicos de São Paulo, diretor de Relações Institucionais da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, meu amigo e irmão, Hélio Rodrigues.

 

O SR. HÉLIO RODRIGUES - Boa tarde companheiros e companheiras. Quero saudar, e primeiro agradecer a Deus, por mais um dia de total abstinência de álcool e quaisquer outras drogas. Saúdo os companheiros que são membros da direção do meu sindicato, tem ali a companheira Sílvia e o companheiro Neto, o companheiro Railton, companheiro Deusdete. Estou esquecendo de algum? O importante é que os senhores estão aqui para presenciar o trabalho que esse sindicato tem sempre apoiado.

Na Zona Sul, só para que tenham ideia, nós realizamos a 22ª Semana Antialcoólica e dessas 22 semanas de debate sobre o alcoolismo, 17 foram feitas na Ada Negri, que é a sede do sindicato e sub-sede do Sindicato dos Químicos na Zona Sul, onde temos o companheiro Deusdete, que é o coordenador, e foi uma pessoa muito importante nesse processo e ajudou para que a semana acontecesse. É muito importante que os senhores estejam aqui presenciando a grandeza que é o apoio que os senhores dão para as ações que realizamos com as entidades antialcoólicas.

Parabenizo a Mesa e o companheiro Tim Maia, representando o chefe de gabinete do deputado federal Paulo Teixeira, que também é irmão do Luiz Fernando, e que é uma coisa só de família parece. O Tim Maia foi subprefeito de São Miguel e é um companheiro que tem nos ajudado bastante e a sua presença é muito importante aqui hoje. Ele me falou: “Eu não estava vestido à altura”. E eu falei: “Problema seu, não meu, eu estou”. Mas, Tim, não é a vestimenta que importa e, sim, a disposição de ajudar e trabalhar pelo próximo.

Quero agradecer ao Railton, que coordena a Conaecad. Eu quero falar um pouco dessa história e agradecer demais a esse grande parceiro que tem se colocado ao longo desses últimos anos, que é o deputado Luiz Fernando, que tem feito um mandato muito comprometido com as minorias e com questões importantes, como a da drogadição na conscientização dos efeitos do álcool e das drogas. O Luiz Fernando lançou uma frente parlamentar importantíssima essa semana, que é a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Portadores de Epilepsia.

Sabemos que o consumo abusivo do álcool leva à epilepsia, isso conversando com o Dr. Lee, que é uma referência mundial sobre epilepsia e, coincidentemente, aqui está a minha família que não me deixa negar, eu tive esse problema na minha juventude. Eu tive crises de epilepsia, como o deputado já me conhece, eu sempre gostei de falar ataques, mas são crises. Aqui, então, a importância do seu mandato trabalhando a questão dos direitos dos trabalhadores.

O Luiz Fernando foi coautor de um livro que fizemos de uma crítica à reforma trabalhista, feita por esse governo golpista, que retirou todos os direitos dos trabalhadores. O Luiz Fernando foi um parceiro lançando uma Frente Parlamentar em defesa dos direitos dos trabalhadores. Então, aqui quero prestar as minhas homenagens, eu vou parar de ficar puxando o saco do deputado porque estamos nos vendo todos os dias, e todos os dias eu faço a mesma fala e agradeço.

Deputado, está vendo aquela moça de branco lá em cima, para ela ficar com vergonha agora? Aquela é minha irmã, a Dra. Maria, que é médica, e estávamos em Ferraz de Vasconcelos essa semana fazendo uma atividade com o Luiz Fernando e com o Paulo Teixeira, também muito importante. Eu vou falar um pouco da Conaecad, essa atividade, que foi ela quem coordenou. Fizemos várias reuniões com a presidência do Railton e todos os companheiros que estavam representando as suas entidades.

Qualquer erro que tenha sido cometido ou qualquer falha, ela é da Conaecad, porque fomos nós que preparamos e o deputado, com toda a sua presteza, está nos proporcionando esta sessão solene. Eu quero falar que há dois anos, deputado, fizemos uma audiência pública em um sábado, que foi no auditório Kobayashi, e hoje estamos no principal auditório da Casa, aonde ficam os deputados, para vocês verem que já estamos avançando.

Daquela audiência pública decidimos a criação da Conaecad, que é a entidade que o Railton preside hoje e que tem o Carlos como secretário de finanças, é isso? Mas dinheiro, até agora, nada. Então, cada entidade indicou os seus membros para que fizessem parte da Conaecad pela Associação Antialcoólica. Estou como suplente, o Rubens e o Carlos como secretário de Finanças. Sem dinheiro, mas é o nosso secretário de Finanças.

Nos registramos diante dessa entidade, ela é legalmente reconhecida hoje, estamos retirando o CNPJ, estamos fazendo os trabalhos e o auxílio às outras entidades. Essa audiência pública e esta sessão solene é fruto desse debate, dessa construção que nós, com muita dedicação, construímos,  acreditando muito já no que o senhor tem feito, que possa nos representar nesta Casa durante esse processo e existência. Por isso que estamos sempre celebrando a cada dia mais a nossa parceria, porque isso aqui é parceria. E, homenageio os núcleos, deputado. Eu pertenço ao núcleo do antigo Vila Sônia, do São Benedito, onde todas as reuniões são todas as terças-feiras, a partir das oito horas. Está aqui o companheiro Odilon Borges que é da nossa direção.

Esses núcleos, deputado, são todos os dias, milhares de núcleos que são abertos esperando de primeira vez, que é a pessoa mais importante. Nós vamos lá todos os dias tomar os nossos remédios, que é para assistir as reuniões, falar dos nossos problemas e a faixa que temos aqui: “Evite o primeiro gole”, que é o lema da nossa e de todas as entidades que estão aqui. Por isso é que estamos muito confiantes nessa parceria, pelo histórico que o deputado tem, pela luta que ele vem travando ao longo da sua militância e desse primeiro mandato como deputado.

Já foi vereador, mas é a primeira vez que ele é deputado estadual. Então entregamos toda a nossa confiança. Essas pessoas, quando falamos de políticas, deputado, todos têm um pé atrás. Porque todos os políticos querem tirar proveito das entidades, querem pegar votos e depois viram as costas, querem dar um chaveirinho e depois somem. Mas falamos que não íamos mais aceitar isso. Nós iríamos nos relacionar com aqueles que realmente fizessem parte da nossa luta.

Então, é por isso que viemos hoje.  É difícil tirar esse pessoal para estar aqui hoje, deputado. Por isso, que tem de ser em um sábado, porque em dia de semana eles estão nos núcleos, abrindo-os para esperar o companheiro de primeira vez. Eles vêm aqui hoje e tem gente que tem reunião e irá sair daqui para ir. Porque aqui é uma militância muito séria, muito árdua. É uma militância totalmente voluntária e aqui estamos procurando sim o reconhecimento, como bem o deputado falou, do estado.

O estado tem de reconhecer a luta das nossas entidades na prevenção do álcool e outras drogas. Eu quero, para finalizar deputado, agradecer a oportunidade que o senhor, gentilmente, está nos proporcionando, não só com esta sessão solene, mas com a questão do projeto que vamos lançar aqui hoje e que é um projeto de iniciativa popular, que vamos coletar assinaturas para discutir a questão do alcoolismo em qualquer idade, mas principalmente o alcoolismo na gravidez.

Nós pedimos que o deputado entrasse com um projeto de lei nesta Casa, proibindo a venda de bebidas alcoólicas às gestantes em bares e restaurantes. Em uma conversa que eu tive com o deputado, eu fiz uma reflexão de que conversando com os companheiros da Conaecad e das outras entidades, que esse projeto deveria ser mais discutido na sociedade e por nós. Temos a condição de fazer esse debate porque temos experiência de vida. É uma questão que militamos todos os dias, se esse projeto de lei fosse seguir a tramitação normal, esse projeto ia estar com o seu andamento nos tirando do debate com a sociedade. Porque queremos fazer esse debate.

Eu pedi ao deputado que ele retirasse o projeto porque as entidades estavam pedindo a ele, e que nos deixasse fazer essa campanha que estamos fazendo hoje aqui, porque queremos fazer uma campanha que nos dê condição de fazer o debate com a sociedade sobre a questão do álcool durante toda a sua vida, mas também queremos discutir a questão do álcool na gravidez, que é um instrumento para nós, deputado, muito importante para podermos discutir mais com a sociedade.

Não dá para chegar em um bar e falar ao cidadão que ele é alcoólatra, ele acabará batendo em você. Tem que chegar e tentar convencer as pessoas, não é isso? Dizer: “Está abusando”. E o cara para reconhecer que toma uma a mais, é o cara que bebe no final de semana. Tem uns que citam a bíblia: “Porque Jesus falava...”. Quando Jesus falava em beber vinho, era uma bebida fermentada que, naquela época, não tinha nem 2% de álcool.

As pessoas querem só fazer o discurso que os facilitem o consumo. Esse projeto, deputado, nos dá a condição de fazer o debate. Porque entre todas as drogas que fazem mal na gestação, o álcool, quando comparado com a cocaína, tem um dano muito maior. Depois de meia hora que a mãe consumiu a bebida, a mesma quantidade de álcool na corrente sanguínea da mãe, é a mesma no feto. Então, essa é a discussão e nós vamos levar um abaixo-assinado para que cada núcleo nos ajude.

Os senhores estão comprometidos com esse projeto ou não? Não escutei direito. É isso aí, precisamos nos comprometer e fazer esse debate na sociedade. Então, deputado, para encerrar, porque dirigente quando começa a falar vai embora. Começa a falar repetitivo e não percebemos, vou falar igual ao deputado, para encerrar pela décima vez, muito obrigado pela compreensão que o senhor teve, porque estava em suas mãos fazer esse gesto que o senhor fez, de confiança, e que pudemos fazer esse debate.

Muito obrigado a cada um que se deslocou da sua região, que saiu da sua zona de conforto e que veio aqui prestigiar o nosso trabalho. Por isso que bem colocado pelo presidente Carlos, da Associação Antialcoólica, eu não quero que façam uma sessão solene me fazendo referências aos presidentes. Eu quero que falem dos núcleos. É onde acontece a nossa ação cotidianamente. Deputado, muito obrigado, e a cada um dos senhores que estão aqui. Vamos para a nossa sessão solene. Obrigado a todos e todas.

 

 O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Queríamos ouvir uma breve palavra do representante do mandato, o deputado Paulo Teixeira que, juntamente com o Hélio, assumiu o compromisso de auxiliar nessa caminhada em nível federal. Ele já é deputado federal e está no terceiro mandato dele como deputado federal e indo para o quarto. Foi deputado estadual e vereador na capital, secretário de habitação.

O Hélio o convocou para essa caminhada, mas quando marcamos ele já tinha uma agenda marcada em Belo Horizonte. Eu queria que o senhor trouxesse sua breve saudação e quando se fala com políticos, tem de falar breve saudação, senão ele vai embora e os homenageados serão eles. Não somos nós.

 

O SR. ADALBERTO DIAS - Com certeza, deputado. Quero cumprimentar a Mesa, o Hélio, o nosso presidente, José Railton, nosso deputado estadual Luiz Fernando e, principalmente, todos vocês dos núcleos, que trabalham no dia a dia. Eu fui pego de surpresa para vir à Mesa e falar. Mas, muito rapidamente, nós só temos uma coisa a dizer: “Obrigado”. Obrigado pelo trabalho que os senhores desenvolvem. Eu falo assim e fico até emocionado porque eu estava lembrando que o meu pai consumiu álcool até os 50 anos. Hoje, ele tem 82. E nós ficávamos apreensivos, era uma, duas, três vezes por mês.

Mas, ficávamos apreensivos em que dia ele iria chegar alcoolizado. Isso nos deixa fazer uma reflexão e dizer aos senhores que talvez se ele tivesse conhecido essa organização antes, talvez esse pensamento não tivesse em nossa cabeça e de nossa família. Muito obrigado pelos senhores existirem e pelo núcleo. Por cada núcleo.

Só para encerrar agora, com muita rapidez. Tem a delação premiada e quero fazer uma confissão premiada. Quero confessar que eu não votei no Luiz Fernando, nesse deputado. Mas, eu quero confessar também que ele já faz e muito por merecer o meu voto e de milhares de pessoas desse estado. Porque só pessoas que tem sensibilidade como ele para fazer uma atividade dessa para proporcionar ao estado de São Paulo, pela TV, e possa enxergar o trabalho que os senhores desenvolvem. Um trabalho de formiguinha que, muitas vezes, não é divulgado porque não pode aparecer. Mas tem uma pessoa como o nosso deputado Luiz Fernando Teixeira que desenvolve esse trabalho e que acredita no trabalho que os senhores fazem. Parabéns, deputado.

E com essa delação quero dizer ao senhor que estamos juntos nessa nova caminhada. E não terá delação no próximo mandato, porque não vai acontecer esse crime. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Obrigado. Olha quantas testemunhas eu tenho. Além disso a televisão está gravando. Não vamos ouvir ainda o Railton, presidente da entidade que congrega a todas, porque antes dizem o seguinte, que a pessoa mais importante fala por último. Então daqui a pouco o Railton trará sua mensagem. Quero dizer da minha parceria, que precisamos trabalhar e ver como podemos canalizar esforços através de legislações e de dinheiro também para que possamos fazer mais ações, através de uma emenda parlamentar, como poderemos instrumentalizar, já que o governo não faz políticas públicas.

Fazemos muito trabalho da recuperação, mas precisamos trabalhar para fazermos um trabalho forte de prevenção. Instrumentalizar mais a recuperação. Eu queria que o senhor cobrasse do nosso mandato, que o senhor, junto com a sua diretoria, sentássemos para fazermos reuniões de trabalho e para pensarmos alguns projetos de leis. Eu estou recebendo aqui do Tim Maia, esse irmãozinho, um compromisso do mandato do deputado Paulo Teixeira de estar mandando emendas parlamentares.

O que é esse negócio de emenda parlamentar? O deputado estadual tem direito de mandar emendas parlamentares para as cidades, para entidades e, da mesma forma, o deputado federal tem o direito e o presidente da República é obrigado a pagar as emendas do deputado federal e o governador é obrigado a pagar as emendas do estadual. Tim, eu já quero agradecer, em nome de todas as entidades, o compromisso que o senhor está fazendo em nome do deputado Paulo Teixeira de ajudar, inclusive financeiramente, e também através de legislações que possam de uma forma direta e, muitas vezes, de uma forma indireta, de ações que os nossos mandatos podem estar pensando e realizando para que nós compliquemos, dificultemos o alcoolismo em qualquer condição e situação.

Eu quero, neste momento, dar início às homenagens aos núcleos das entidades do estado de São Paulo de prevenção ao álcool e outras drogas através da entrega de diplomas e placas. Eu solicito que, ao serem chamados, aproximem-se. A nossa mestre de cerimônias vai falar e chamar os nomes e vamos nos posicionar aqui à direita, o Railton, o Hélio e eu, para que possamos estar entregando essas homenagens aos senhores.

Ela falando o nome, que as pessoas possam estar se aproximando, é isso? Acho que vamos ali.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o presidente do Centro de Reabilitação e Renovação Cristã.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Miguel Lazaro do Carmo, do Núcleo Zona Sul.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o presidente do Grupo de Recuperação. 

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Djalma Gonçalves dos Santos, do Núcleo Parque das Nações.   

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

O SR. - O Sr. Paulo Vitor Machado.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Acho que fica mais fácil chamar pelo nome.

 

O SR. - Para chamar para receber a placa do Grupo de Homenagens, eu quero chamar o Sr. Reginaldo Dantas, por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

O SR. - Os companheiros que fazem parte e que queiram tirar essa foto, venham rapidamente.

 

A  SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Valter Garcia Nogueira, do Núcleo Mauá, do Grupo Curados Para Amar.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Todos os membros do núcleo também podem se aproximar para a foto. Convidamos a Sra. Maria Silva Santos, coordenadora do Núcleo Rio Grande da Serra, da Associação de Recuperação dos Alcoólatras. E a todos os membros do núcleo para a foto com a Mesa principal.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Marcos Antônio Marinho, do Núcleo Santo André e da Associação de Recuperação dos Alcoólatras. Os demais membros do Núcleo Santo André também estão convidados para a foto.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Fernando Ferreira, do Núcleo Mauá, da Associação de Recuperação dos Alcoólatras e demais membros do Núcleo Mauá.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Antônio Olavo dos Reis Neto, do Núcleo Jardim de Abril, da União Antialcoólica Brasileira. Os demais membros do núcleo também estão convidados para a foto.  

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Washington Luiz de Freitas, do Núcleo Jardim de Abril, da União Antialcoólica Brasileira.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Benedito Clementino de Oliveira, do Núcleo Vila Oratório, da Agrupação e Recuperação Antialcoólica e de Drogas. Os demais membros do grupo também estão convidados para a foto.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos a Sra. Renata de Macedo Andrade, do Núcleo CPA. Os demais membros do núcleo também estão convidados.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Cláudio Rosa Leano do Núcleo Vilela e demais membros do Núcleo Vilela.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos a Sra. Aparecida Cruz Silva Prats, do Núcleo Pirani. Os demais membros do grupo também estão convidados.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Sivaldo Silva Prats, também do Núcleo Pirani.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

 A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Luiz Antônio Madureira de Moraes, do Núcleo Santa Emília, do Grupo de Recuperação Antialcoólico e Antidrogas de Família.  

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Hélio Luiz de Freitas, do Núcleo São Domingos. Os demais membros do núcleo também estão convidados para a foto. Também do Núcleo São Domingos, o Sr. Laércio Augusto Martins.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Hélio Luiz de Freitas, do Núcleo São Domingos.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Carlos César dos Anjos, do Núcleo Centro do Instituto Fraternal de Laborterapia. Convidamos a todos os membros do Núcleo Centro para que se aproximem da Mesa.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Petrúcio Bispo de Lira, do Núcleo Osasco, do Instituto Fraternal de Laborterapia e a todos os membros do núcleo.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Sílvio Domingos Peliciano e o Sr. Adão Nonato de Oliveira, do Núcleo Conselheiro.    

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Edvaldo Manuel, do Núcleo Jardim Antártica da Associação Família Brasileira. Os demais membros do núcleo também estão convidados a se aproximarem da Mesa.    

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Jorge Soares, do Núcleo Morro Grande, e a Sra. Claudete Soares da Silva, do Núcleo Morro Grande e da Associação Família Brasileira. Os demais membros do núcleo presentes podem se aproximar da Mesa.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Luiz Alves, do Núcleo Pedra Branca e demais membros do núcleo.  

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Osvaldo Gonçalves de Oliveira, do Núcleo Ladeira Rosa. E os demais membros do núcleo presentes.

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. João Batista de Faria, do Núcleo Jaraguá. Os demais membros do núcleo podem se aproximar.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Valdir Mota Souza, do Núcleo Carumbé. Demais membros do Núcleo Carumbé podem se aproximar.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. José Lúcio Alves, do Núcleo Parada de Taipas. Os demais membros também podem se aproximar.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Antônio Maria Neto, do Núcleo Vila Dionísia.  

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Antônio Maria Neto, do Núcleo Vila Dionísia. E os demais membros do Núcleo Vila Dionísia.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Carlos Apolinário Siqueira, do Núcleo Vila Guarani, e demais membros do Núcleo da Vila Guarani.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Antenor Andrade, do Núcleo Aparecidinha, e demais membros do núcleo.

 

* * *

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos a Sra. Denise Soares da Silva Arcos e o Sr. José Valdevino Silvério, do Núcleo Santo Expedito. Os demais membros do núcleo podem se aproximar.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Francisco José Arcos, do Núcleo Base Matriz, e todos os membros do núcleo que aqui estão presentes.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Miguel Lázaro do Carmo, do Núcleo Zona Sul do Centro de Reabilitação e Renovação Cristã. Demais membros do núcleo podem se aproximar.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Djalma Gonçalves dos Santos, do Núcleo Parques das Nações, do Grupo de Recuperação. Os demais membros do núcleo estão convidados para a foto.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Homenagearemos agora a Associação Antialcoólica do estado de São Paulo, na pessoa do seu presidente, o Sr. Carlos Camargo Gomes.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Joarez de Souza Neves, do Núcleo CIC Norte.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Gentil Barbosa de Brito, do Núcleo Santa Cruz. Os demais membros do núcleo podem se aproximar.

 

* * *

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - A partir de agora, todos os homenageados são da Associação Antialcoólica do estado de São Paulo, e todos os membros do núcleo chamados estão convidados a se aproximarem. Convidamos o Sr. Nelson Aparecido Bertolino, do Núcleo Jardim Primavera.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. José Andrade, do Núcleo Vila Guilherme.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. José Benedito, do Núcleo Casa Verde Alta.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos a Sra. Cleuseli Schina Santos, do Núcleo Vila Sabrina.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Orlando Camargo, do Núcleo Vila Mazzei.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Lourival Marques da Silva, do Núcleo Santa Zita.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos a Sra. Ruth Marcelina da Silva, do Núcleo Parque Peruche.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Joaci de Carvalho Barbosa, do Núcleo Rainha Santa Isabel. 

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos a Sra. Oberlânia Aparecida Quadros, do Núcleo Vila Rosa.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Marcelo Tadeu dos Santos, do Núcleo Vila Nova Cachoeirinha.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. João Ivaldo Xavier de Freitas, do Núcleo Vila Albertina. 

 

* * *

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Carlos Alberto Reis, do Núcleo Parque Edu Chaves.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Hélio Carlos dos Santos, do Núcleo Nossa Senhora do Rosário. 

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. José Pedro de Santana, do Núcleo Vila Souza.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Afonso Rocha Lemos, do Núcleo Embu das Artes. 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Ricardo Gomes, do Núcleo São Benedito.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Antônio Rodrigues dos Santos, do Núcleo Parque Pirajussara. 

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Agenor Pereira do Nascimento, do Núcleo Barro Branco. 

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Manoel Messias Félix dos Santos, do Núcleo Jardim Umarizal.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Júlio Bernardo dos Santos, do Núcleo Vila São José. 

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Armando Batista de Melo, do Núcleo Jardim Pirajussara.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Marcos Jorge da Silva, do Núcleo Artur Alvim.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Ademir Santos Baldo, do Núcleo Vila Nhocuné.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Claudenor Pereira, do Núcleo Bom Pastor.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos ao Sr. João Ferraz, do Núcleo Jardim Nove de Julho.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Luiz Pereira da Silva, do Núcleo Parque Boa Esperança.

 

* * *

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Juarez Fernandes, do Núcleo Bom Jesus das Oliveiras.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Antônio José Rocha, do Núcleo Pinheiros.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. José Alves da Silva, do Núcleo Vila Jaraguá.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Antônio da Paz, do Núcleo Jardim João XXIII.

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. José Messias Honório da Silva, do Núcleo Vila Bonilha.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Edson Calmona, Núcleo São Caetano.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM – Convidamos o Sr. Ademar Vicente de Paula Filho, do Núcleo de Ribeirão Pires.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Gerson dos Santos, do Núcleo Santo André.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. José da Silva Brito, do Núcleo Rudge Ramos.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. José Radael, do Núcleo Mauá.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM – Convidamos o Sr. Cauê Alves de Sá, do Núcleo Torres de Tibagi.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Júlio Soares, do Núcleo Vila Rosália.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Roberto Nascimento dos Santos, do Núcleo Santo Alberto.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Paulino Batista Neto, do Núcleo Cocaia. 

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Reinaldo Ferreira, do Núcleo Matriz de Guarulhos.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Germino Domingues Corrêa, do Núcleo Cipó Guaçu.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos a Sra. Roquelane Marques, do Núcleo Mairiporã.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Fernando Martins dos Santos, do Núcleo Suzano.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Severino José de Araújo, do Núcleo Jardim Munhoz Júnior.

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Carlos Alberto Martins, do Núcleo Jardim D’Ávila.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Geraldo Cândido Pereira, do Núcleo Jardim Helena Maria.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Jonas Nilson da Mata, do Núcleo Centro.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. Antônio Manoel de Moraes Batista, da Legião de Osasco.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Chamamos um representante da Legião de São Bernardo do Campo, o Sr. Raimundo.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Agora será prestada uma homenagem à Confederação Nacional das Entidades Antialcoólicas e de Combate a Outras Drogas, o Conaecad.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Por favor, se aproxime um membro do Núcleo Carrão, Sr. Luiz e Dona Deise.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o Sr. João Gerônimo, do Núcleo Penha.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma e placa.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Com a palavra, para o prosseguimento dos trabalhos, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT - Vários erros aconteceram com as placas, o pessoal entregou as placas ontem, e muitas delas, que foram corretas para eles, foram entregues erradas. Teve um problema com certificados também, e é um problema, porque isso veio em cima da hora. Mas todos serão corrigidos, e enviaremos corretamente o quanto antes. Eu queria convidar para fazer uso da palavra o presidente da Confederação Nacional das Entidades Antialcoólicas e de Combate a Outras Drogas - Conaecad, o irmãozinho, José Railton Rodrigues de Andrade.

 

O SR. JOSÉ RAILTON RODRIGUES DE ANDRADE - Boa tarde a todos. Como o deputado falou, já ficamos íntimos e somos irmãos. Eu vou cumprimentá-lo depois. Quero agradecer a cada um de vocês, pessoal. Eu sei o empenho que tiveram para estar conosco, e não é fácil, em uma tarde de sábado, se reunirem aqui. Quero dar parabéns a todos os senhores, o trabalho já sabemos. Eu conheço o trabalho há 29 anos e chegamos nesse trabalho em 1989, eu e minha família.

Esse trabalho de formiguinha é que dá resultados, aonde se vê um pai de família sentado pode ter certeza de que há uma família levantada por trás deles. Uma família recuperada, como é a minha. Como o senhor me deixou liberto de dizer que o senhor se tornou um parceiro entre nós, com certeza nós te agradecemos e sabemos do empenho e da sua iniciativa. Pode ter certeza de que esse é um pessoal de cobrança, e que merece ser reconhecido.

Muitas verbas sabemos que são jogadas nas mãos de salafrários e essas entidades poderiam estar mandando, tendo aonde levar aquela pessoa, jogar na rua e internar, isso poderia ser deliberado por muitas entidades e não temos ninguém que encare isso conosco. Deputado Luiz Fernando, a partir de hoje o senhor se torna um parceiro conosco da Conaecad. As políticas públicas podem ter certeza de que iremos discutir a todo o tempo.

Agradecemos com todo o coração e a todos vocês. Uma salva de palmas a todos nós.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT – Antes de partir para as considerações finais eu queria convidar ao Sr. Carlos, da Associação Antialcoólica, que vai dirigir breves palavras a cada um de nós.

 

O SR. CARLOS CAMARGO GOMES – Uma boa tarde a todos. Muito obrigado pela presença de todos os senhores. O pessoal da Associação Antialcoólica, e me desculpem, é o primeiro grande evento que essa diretoria participa e que ela ajuda a coordenar. Quero pedir desculpa aos núcleos. Tiveram alguns que as placas foram feitas erradas. Teve núcleo que não foi feita a placa.

Mas vamos providenciar essas placas, e eu irei pessoalmente em cada núcleo levá-las, onde se teve esse erro. Acho que todos estão sujeitos a falhas e não temos experiência nesse setor ainda. Estamos engatinhando. Eu quero agradecer a presença de todos vocês, muito obrigado à família antialcoólica pela presença de todos. E os que não foram chamados aqui na frente, me desculpem. Foi uma falha nossa.

Mas no próximo evento que formos realizar eu garanto aos senhores que será melhor, mais bem organizado. Quero agradecer ao deputado pelo apoio em combate ao álcool e às drogas. Muito obrigado por nos deixar tocar esse projeto da proibição de vendas de bebidas alcoólicas das mulheres grávidas. Eu acho que qualquer lei e qualquer empecilho que dificultem a venda do álcool e das drogas a Associação Antialcoólica é plenamente a favor.

Muito obrigado por nos deixarem fazer parte dessa homenagem. Era muito fácil vir aqui à frente e receber um diploma em nome da Associação Antialcoólica, mas é o que eu digo, a Associação Antialcoólica são todos os senhores que estão aqui nessa tarde e que nos representam, que fazem o trabalho recebendo a pessoa de primeira vez. Porque o presidente da entidade não tem esse poder de estar em todos os núcleos recebendo aquela pessoa. Obrigado e boa tarde a todos.

 

O SR. JOSÉ RAILTON RODRIGUES DE ANDRADE - Deputado Luiz Fernando, acabei esquecendo e vou entregar duas lembranças, essa é do pessoal da Família Brasileira da Zona Norte e essa é da nossa entidade, Agrupação e Recuperação Antialcoólica e de Drogas. Receba com carinho. Esse é do pessoal da Vila Formosa, do R.A.D.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ FERNANDO LULA DA SILVA - PT – Queria agradecer a essas homenagens e as anteriores que recebi, os mimos de cada um dos núcleos. Queria encerrar dizendo o seguinte, Deus abençoe a vocês, contem com o meu mandato. Vamos trabalhar, e eu vou dar trabalho aos senhores. Eu conversei com o deputado Hélio Rodrigues, eu estou profetizando, pessoalmente a respeito de alguns encaminhamentos que precisamos dar e eu queria fazer o enfrentamento desta questão do alcoolismo na gravidez. Os estragos são muito grandes, o governo deveria fazer campanhas informativas, e não o faz. Se for o caso, nós iremos fazer.

Combinei com o Hélio de fazermos e chamarmos algumas audiências públicas, em mais de um lugar. Queremos ouvir a Capital, mas queremos ouvir a Baixada Santista, no interior, talvez na região de Campinas, e podermos tirar junto com os parceiros, porque quem sabe como recuperar um alcoólatra, alguém que vive com o vício do álcool, são os senhores. E é aos senhores que temos de ouvir, é com os senhores que temos de debater. A ideia é que chamemos também a sociedade aqui na Assembleia Legislativa e que os senhores tenham ciência disso.

Vamos estar fazendo juntos isso e a ideia é que nós possamos, inclusive ao ouvir outras opiniões, que possamos, com técnica e conhecimento profundo, rebater essas opiniões e que possamos construir caminhos e o que toda a forma de vício nós vamos combater. Quero agradecer a participação de cada um dos senhores, quero pedir desculpas pelas falhas que apresentamos hoje, especialmente porque é um número muito grande de homenageados e as pessoas que contratamos para fazer, seja o certificado ou as placas, apresentaram ontem, ao final da tarde, com um monte de erros e aí não se tinha mais jeito de corrigir um monte de falhas. Mas como foi dito agora, vamos reparar isso. Muito obrigado e que Deus os abençoe.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, Taquigrafia, Atas, Cerimonial, Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. A sessão está encerrada.

Quero aproveitar e convidar a todos para um coquetel que será oferecido no Salão dos Espelhos, que é contíguo ao plenário, só sair por trás. Quero agradecer, antes de encerrar, a participação e colaboração, organização do Hélio Rodrigues, que abraçou e tocou isso. Tudo que deu certo foi ele que fez, tudo que deu errado foi a Luzia. Eu queria te pedir, Luzia, não erre mais.

Mas quero agradecer ao Hélio por todo o empenho e dedicação. Muito obrigado aos senhores, está encerrada a sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 17 horas e 53 minutos.

 

* * *