http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

11 DE JUNHO DE 2018

039ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidência: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Homenagem ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Destaca sua alegria em comemorar o Dia do Bombeiro nesta solenidade. Lembra que os bombeiros atendem diversos tipos de ocorrências, desde as mais graves até as mais simples. Parabeniza o Corpo de Bombeiros. Menciona caso de incêndio, ocorrido ontem, que mostrou o empenho do Corpo de Bombeiros. Pede que o comandante transmita os parabéns a toda sua tropa, de 9045 bombeiros no estado de São Paulo. Anuncia a apresentação de um vídeo institucional e menciona já ter sido do Corpo de Bombeiros em 1983.

 

4 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, lê um breve resumo do incêndio ocorrido no Largo do Paissandu.

 

5 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Presta homenagem, com entrega de certificado de agradecimento, pelos relevantes serviços prestados à Sociedade Paulista e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, aos representantes da Cptran, 1º BPTran, CPChq, 7º BPM/M e 45º BPM/M; à diversos adestradores e seus cães do Corpo de Bombeiros, com entrega de certificado; e a diversos integrantes da equipe do sargento Diego, que teve uma atuação destacada no incêndio ocorrido no prédio do Largo Paissandu, com entrega da Medalha da Constituição da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e certificado.

 

6 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo com fotos da atuação dos bombeiros durante o incêndio do Largo do Paissandu.

 

7 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Presta homenagem, juntamente com a Associação Comercial de São Paulo - Distrital Pinheiros, com entrega do troféu Marco da Paz e o diploma de "Mensageiros da Paz" para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, representado pelo coronel PM Eduardo Rodrigues Rocha, comandante da instituição.

 

8 - EDUARDO RODRIGUES ROCHA

Coronel PM, comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, agradece a oportunidade desta homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa que o Corpo de Bombeiros completou 138 anos de existência e que sua criação foi motivada por uma tragédia: o incêndio na biblioteca da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Diz que a instituição teve o seu início nesta Casa, há 138 anos. Lembra que o projeto de criação do Corpo de Bombeiros foi aprovado em 27/02/80 e em 10/03 a lei foi promulgada. Reverencia o Legislativo paulista. Destaca a importância desta Casa para o Corpo de Bombeiros. Menciona que a instituição é formada por 9045 homens e mulheres, que velam pela vida dos paulistas. Lista algumas das grandes tragédias ocorridas em São Paulo, como o incêndio dos edifícios Andraus e Joelma, a queda do voo JJ 3054 da TAM, o incêndio no Memorial da América Latina e no Museu da Língua Brasileira. Cita o Código Estadual de Emergências, aprovado nesta Casa. Afirma que o Corpo de Bombeiros atua em função do trabalho de todos esses homens e mulheres, assim como da legislação vigente. Discorre sobre as legislações referentes ao Corpo de Bombeiros, aprovadas por esta Casa, e as regulamentações necessárias por meio de decretos. Agradece esta Casa por permitir grandes conquistas à instituição. Esclarece que os bombeiros têm orgulho de defender a vida humana. Comenta os números envolvendo o recente incêndio e desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu. Presta sua homenagem aos que participaram da ocorrência e que já foram hoje homenageados e a todos os integrantes das diversas instituições do estado de São Paulo envolvidas neste trabalho. Faz um agradecimento especial a esta Casa pelo apoio dado aos bombeiros do estado de São Paulo, ao comandante da Polícia Militar Marcelo Vieira Salles, a todos os deputados, em especial o deputado Coronel Camilo, que considera como eterno e brilhante comandante da PM. Afirma que a sociedade paulista pode sempre contar com o Corpo de Bombeiros da PM do Estado de São Paulo.

 

9 - MARCELO VIEIRA SALLES

Coronel PM, comandante-geral da Polícia Militar, diz estar honrado em estar em um evento para homenagear homens e mulheres destemidos, que trabalham diariamente na defesa dos paulistas. Cumprimenta o deputado Coronel Camilo e todas as autoridades presentes. Diz não ser fácil a missão de comandar a Polícia Militar. Menciona que está há um ano no comando. Lembra que a instituição é responsável pelo sustento de sua família há 52 anos. Discorre sobre sua atuação ao receber a notícia do desabamento do edifício do Largo Paissandu. Informa que o Corpo Musical é a unidade mais antiga da Polícia Militar. Pede que ninguém se esqueça do Corpo Musical da PM. Ressalta que seu primeiro ano de comando foi extremamente agitado, com eventos muito importantes como a rebelião na Penitenciária de Lucélia, com defensores públicos mantidos reféns, a escolta de 1800 presos para outros estabelecimentos prisionais, o incêndio no Largo do Paissandu, roubo no Parque do Ibirapuera, criminosos portando fuzis e pessoas reféns e a greve de caminhoneiros. Menciona as várias entrevistas dadas durante esta greve para divulgar e levar tranquilidade para a população. Agradece todos os bombeiros policiais militares. Ressalta que os mesmos fazem a diferença no estado de São Paulo e que nunca iremos pagar tudo o que fazem pela população paulista.

 

10 - SERGIO TURRA SOBRANE

Secretário adjunto de Segurança Pública, representando o governador Márcio França, demonstra sua satisfação em participar desta cerimônia. Cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a atuação do comandante-geral da Polícia Militar Marcelo Vieira Salles. Parabeniza Eduardo Rodrigues Rocha pela sua atuação no início do comando do Corpo de Bombeiros, em razão de diversos eventos ocorridos na capital paulista e pela liderança dos mais de nove mil bombeiros. Faz um cumprimento especial, em nome do governador e do secretário de Segurança Pública, aos homenageados nesta solenidade. Afirma que todos se empenharam para minimizar o sofrimento alheio. Destaca o empenho dos integrantes do Corpo de Bombeiros durante os 13 dias da ocorrência do Largo do Paissandu. Ressalta que a tragédia poderia ter sido ainda maior se não fosse a atuação dos bombeiros. Cumprimenta os integrantes da equipe do sargento Diego em nome do Governo de São Paulo. Cita o recente exemplo da greve dos caminhoneiros e a integração com outros órgãos públicos, com o objetivo de minimizar o sofrimento da população. Ressalta que o Corpo de Bombeiros visa preservar a ordem pública e a vida, mantendo a ordem na sociedade democrática. Afirma ser a polícia um instrumento necessário para a democracia no País. Parabeniza todos os presentes.

 

11 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Diz ser a polícia necessária em qualquer democracia. Afirma que a Polícia Militar é o sustentáculo da democracia neste País. Convida os presentes a entoarem a Canção do Bombeiro, executada também pela Seção de Banda do Corpo Musical da PM do Estado de São Paulo. Diz ser a homenagem ao Corpo de Bombeiros um momento de muita alegria. Faz um agradecimento em nome desta Casa e de todos os deputados. Parabeniza o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.


* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 16, às 21 horas, pela NET, canal sete, pela TV aberta, canal 61.2 e pela TV Vivo Digital, canal nove.

Anunciamos para compor a Mesa: o deputado estadual Coronel Camilo, proponente da presente sessão solene; Dr. Sérgio Turra Sobrane, secretário adjunto de Segurança Pública, neste ato representando o governador Márcio França; coronel Marcelo Vieira Salles, comandante-geral da Polícia Militar; coronel Eduardo Rodrigues Rocha, comandante do Corpo de Bombeiros; coronel Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC. Por favor, podem se sentar.

Com a palavra o presidente da sessão, nobre deputado estadual Coronel Camilo.

 

O SR. PRESIDENTE -  CORONEL CAMILO - PSD -  Bom dia a todos, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta homenagem que para nós é um orgulho muito grande, em poder homenagear pessoas que fazem a diferença na vida das outras pessoas.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, o deputado Cauê Macris, atendendo à minha solicitação, com a finalidade de homenagear o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

As sessões solenes sempre são convocadas pelo presidente e aprovadas por todos os deputados, desta vez não foi diferente, por unanimidade os deputados aprovaram esta homenagem ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, e também alguns outros integrantes da Polícia do trânsito e do Policiamento, na realidade aqueles que representam todo mundo que trabalhou na ocorrência do Paissandu.

Para começarmos bem, vamos cantar o Hino Nacional Brasileiro. Convido a todos os presentes para que, em posição de respeito, cantemos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente Elizeu Dias da Silva.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, queria fazer uma reverência à nossa Mesa, e depois, durante a solenidade, vamos citando os demais participantes, as personalidades que estão aqui. Queria cumprimentar o nosso secretário adjunto de Segurança Pública, o Dr. Sérgio Turra Sobrane, muito obrigado por estar aqui prestigiando o nosso Corpo de Bombeiros, nossa Polícia Militar, e também por tudo que tem feito junto ao nosso amigo e secretário Mágino, os dois fazem a diferença e estão ajudando muito a polícia de São Paulo.

Também quero agradecer ao meu amigo coronel Marcelo Vieira Salles, nosso comandante-geral que está fazendo a diferença em pouco tempo, disse para que veio. Começou com problemas sérios, soube enfrentar, levar a bom termo e a polícia de São Paulo deu um exemplo para o Brasil inteiro, seja no caso do Paissandu, na greve dos caminhoneiros ou em rebeliões que aconteceram, no dia a dia das ocorrências policiais, com tudo que aconteceu, São Paulo estava sempre bem protegida, graças à polícia de São Paulo e sua equipe, agradeço a todos, ao coronel Viana, ao subcomandante Alencar. Alencar, por favor, sente-se aqui, nosso subcomandante.

Graças a eles, à Polícia Militar de São Paulo e essa equipe de comando, nós enfrentamos mais uma crise muito bem. Parabéns comandante, conte sempre com esta Casa de Leis. Coronel Eduardo Rodrigues Rocha, nosso comandante do Corpo de Bombeiros, muito sucesso e parabéns por tudo que esses homens fizeram, não só no dia a dia, vamos homenageá-los, mas deixar bem claro, comandante, que estamos homenageando aqueles que participaram na ocorrência do Paissandu.

Sabemos que diariamente, como aconteceu ontem, o bombeiro está trabalhando e muitas vezes não é percebido pela população, às vezes uma ou outra ocorrência que ganha mais destaque, sabemos desse grande trabalho. Então essa é uma homenagem na sua pessoa, como ao Corpo de Bombeiros, e a esses que vieram representar, saibam que é para todo o Corpo de Bombeiros, nós trouxemos só como um simbolismo dessa ocorrência, mas é para todo o nosso Corpo de Bombeiros, muito obrigado.

Coronel Ventura, Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32, meu comandante, obrigado pela sua insistente campanha nacional, e já podemos dizer mundial, porque saiu do Brasil para reconhecer os nossos valores e reverenciar um grande movimento do estado de São Paulo e do Brasil, que foi o Movimento de 32, que mudou este País. Parabéns pela sua garra, seu trabalho, conte sempre conosco, o que pudermos ajudar nesse trabalho incansável de melhorar nossos jovens e internalizar valores, obrigado, comandante.

Pessoal, vou falar um pouquinho do nosso Corpo de Bombeiros, rapidamente. Nós estamos reunidos para comemorar o Dia do Corpo de Bombeiros, que na realidade é dia 02 de julho, um pouco antecipado, mas para nós podermos usar este espaço principal da Casa e fazermos esta homenagem, fizemos na data de hoje, 11 de junho. O bombeiro atende a várias ocorrências de incêndios, acidentes e retiradas de vítimas de enchentes, partos, resgates de animais em córregos, em diversos locais. O bombeiro vai desde uma ocorrência grave, como a que assistimos, até como mostram em muitos desenhos, tirar o gatinho de cima da árvore, não é Eduardo? Então o nosso Corpo de Bombeiros está de parabéns.

Nós também queremos deixar registrado que esta Casa de Leis, coronel Eduardo, sempre está reconhecendo essa dedicação do Corpo de Bombeiros, fizemos o empenho, eu e os demais deputados, para aprovarmos o projeto que cria o Fundo de Bombeiros, transferindo recursos para o nosso Corpo de Bombeiros, tenho certeza de que isso vai ajudar muito o nosso Corpo de Bombeiros também. Muito obrigado por darem essa ideia e por estarem desenvolvendo esse grande trabalho. Então comandante, sinta-se homenageado e transmita isso a toda a sua tropa, de alguma forma faça chegar aos 9.045 bombeiros do estado de São Paulo.

Queria também agradecer a presença de algumas pessoas, ao coronel Alexandre Gaspar Gasparian, comandante do Choque; coronel José Marcelo Macedo Costa, comandante do CPTran, muito obrigado; ao coronel Genivaldo, do 45º, a quem também vamos fazer uma homenagem, que trabalhou comigo no M1, uma área difícil, crítica. Ao tenente coronel Alexandre Cesar Prates, comandante do BPTran; ao major interino Douglas Kiryu, comandante do 7º; ao coronel Telmo, muito obrigado, tenho um carinho muito especial por essa área um, não é fácil, junto com o Genivaldo, essa área é complicada. Obrigado.

Ao coronel Max Mena, muito obrigado pela presença e o grande trabalho; coronel Alberto Rodrigues da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros do interior, muito obrigado comandante; coronel Mauro Lopes dos Santos, subcomandante do Corpo de Bombeiros, muito obrigado comandante; tenente e coronel Barreira, representando o 6º GB; José Francisco Luz, comandante do Comando do Estado-Maior do Exército Constitucionalista de 32, muito obrigado pela presença. Depois eu irei citar as demais autoridades.

Para conhecermos um pouco melhor os importantes serviços dessa corporação, vamos assistir agora a um vídeo institucional do nosso Corpo de Bombeiros, é só um agradecimento, todo o trabalho já conhecemos, é um agradecimento a esses heróis do fogo que serão homenageados hoje.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso Corpo de Bombeiros. Senhoras e senhores, eu integrei o Corpo de Bombeiros lá atrás, naquela última foto de 1983, faz um pouco de tempo, trabalhamos no 2º Grupamento de Incêndio com muito orgulho, eu aprendi muito e não canso de falar isso, toda a parte de valorização que o nosso comandante está fazendo é excepcional. Eu trouxe o nosso então major Ariovaldo Bonjorno, do Segundo Grupamento de Incêndios, foi com ele que eu aprendi, dando sequência ao que aprendi com meu pai, a trabalhar pelas pessoas.

Queria agradecer a presença do coronel Gomes, nosso chefe da Assistência da Polícia Militar, obrigado por tudo que faz por nós e pela presença; coronel D'Addio que está representando o coronel Chiari, da Associação dos Oficiais, muito obrigado; coronel José Paulo Marcolino, representando o nosso deputado, um grande batalhador desta Casa, o Coronel Telhada, queria cumprimentar também na pessoa do Alencar, eu já citei todos os coronéis da ativa presentes para caso não tenhamos citado.

Também queria cumprimentar ao Dr. Maurício Freire, nosso sempre delegado-geral da Polícia Civil, um grande parceiro; ao coronel Arruda, nosso batalhador pelos Consegs, que acredita muito na comunidade, um grande professor em minha vida. Também queria agradecer ao tenente e coronel Maurício de Araújo, comandante do 12º. Flávio Gonzales Urbano, diretor do Sindilojas de São Paulo. Ao Zanca, da Associação de Subtenentes e Sargentos, muito obrigado, agradeço na sua pessoa e do coronel D'Addio e todas as nossas associações que ajudam muito nessa luta diária pela família policial militar, obrigado.

Robert Hein, queria que o senhor ficasse em pé. Temos a presença de um bombeiro honorário de Nova Iorque, vindo diretamente dos Estados Unidos, parabéns pelo seu trabalho e por tudo que faz aqui em São Paulo. Robert Hein além de ser bombeiro honorário de Nova Iorque, trabalhou muito nos idos de 2000 e 2003 na Secretaria de Segurança, para que criássemos uma fundação de polícia para ajudar a família policial militar, não desistiu até hoje. A fundação ainda não saiu Dr. Robert, como queríamos, mas qualquer dia ela sairá.

O bombeiro já se criou em São Paulo, ele já tem a fundação que ajuda o Corpo de Bombeiros, fica uma sugestão ao nosso comandante-geral, uma Fundação da Polícia Militar de São Paulo para frente, que é uma forma de ajudar nossa Polícia Militar. Robert, obrigado pela sua presença. Queria saudar a minha amiga Ivani Boscolo, do nosso partido, hoje representando a Ação Comercial, que também fará uma homenagem ao nosso Corpo de Bombeiros; diretora e vice-superintendente da Ação Comercial de São Paulo, o Hospital Pinheiros, Marlene Papa Martins, do Conseg 21, 4ª Cia, muito obrigado; Joseph Hanna Fares Riachi, da Santa Ifigênia, obrigado por esse trabalho forte dos lojistas junto com a Polícia Militar.

Quero cumprimentar também o nosso amigo José Alarico Rebouças, obrigado, é um batalhador do Centro, alguém que ajudou muito a nossa Polícia Militar, parabéns pelo campus que foi transformado em utilidade pública, essa escola de jovens, parabéns pelo trabalho; Miriam Tanaka, presidente do Conseg de Pinheiros, muito obrigado pela presença.  Celso Cavallini, do nosso Conseg do Portal do Morumbi, que está sempre trabalhando nas redes sociais, e a todos os nossos amigos dos Consegs.

A nossa homenagem também está muito abençoada hoje, estamos com a presença do nosso padre Villano, muito obrigado padre João Benedicto Villano, capelão da Polícia Militar hoje na reserva, obrigado pela sua presença; quero cumprimentar ao Jânio Martins, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati, professor e decano da nossa Casa, obrigado pela presença.

A todos os senhores muito obrigado, aqueles que também prestigiam esta solenidade, e por acaso não citamos, muito obrigado pela presença. É um momento muito importante, é muito gratificante recebê-los nesta homenagem ao nosso Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar. Para registrar nosso agradecimento, escolhemos apenas uma das inúmeras ocorrências que o Corpo de Bombeiros atende diariamente, vamos homenagear a todos os bombeiros e patrulheiros também que trabalharam no incêndio do Paissandu, e os cães serão homenageados através de seus adestradores, que participaram daquele evento.

Para prosseguirmos as homenagens, peço à mestre de cerimônias que faça a leitura de um breve histórico da ocorrência, e na sequência chame os homenageados. Muito obrigado.

 

 A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - A ocorrência do Edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo Paissandu, centro de São Paulo, teve início na madrugada de primeiro de maio de 2018, e  término no dia 13 de maio. Segundo informações de populares, o quinto andar foi o inicial do incêndio, mas rapidamente mais de três andares foram tomados pelas chamas, e quando as primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram para iniciar o combate, grande parte do prédio já possuía focos de incêndio.

Devido à precariedade de conservação do edifício e a ocupação irregular do prédio, a existência da grande quantidade de material e combustível em seu interior, e a falta de sistemas e equipamentos de segurança contra incêndios, o fogo se alastrou muito rápido por todo o edifício, tornando-o em um incêndio de grande proporção em um curto espaço de tempo. Por conta da grande quantidade de calor gerada pelo incêndio no edifício, ele irradiou calor para os prédios em frente, iniciando dessa forma outro incêndio.

As equipes estavam atuando no combate e evacuação do edifício, bem como empenhados na busca e salvamento dos prédios adjacentes. Após mais ou menos uma hora e meia de incêndio, durante a tentativa de salvamento de uma vítima que estava pendurada no para-raios, o edifício desabou e todo o prédio veio ao solo em segundos, nesse momento as equipes se reordenaram para verificar possíveis vítimas desse desabamento e combater os incêndios nos prédios vizinhos.

O trabalho de combate e extinção do incêndio continuaria incessante e concomitante com as buscas das sete supostas vítimas desaparecidas, sendo encontradas quatro após quatro dias de ocorrência. O SCO, Sistema de Comando em Operações de Emergência, foi instalado desde o seu início, com o objetivo de estruturar o atendimento envolvendo todas as forças de trabalho, bem como as de apoio, para dar melhor reposta ao que a situação exigia.

Após as primeiras 48 horas do desabamento, iniciou-se o uso de máquinas pesadas para acelerar e facilitar as buscas, permanecendo nesse ritmo de trabalho por 13 dias ininterruptos, 24 horas por dia. O Corpo de Bombeiros contou com o efetivo diário de 70 a 90 profissionais, 20 viaturas e cinco cães durante o período. Essa ocorrência recebeu a colaboração do CP Choque, do CPtran, 1º BPTran, 7º BPM, e também do 45º BPM/Muito, que também serão homenageados.

Solicito que se coloquem à frente da Mesa principal para que recebam das mãos do Coronel Camilo o certificado de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade paulista e à Polícia Militar do Estado de São Paulo, os seguintes policiais militares: coronel PM José Marcelo Macedo Costa, comandante do CPTran, por favor, coronel.

 

                                                           * * *

 

- É entregue a homenagem.

 

                                                           * * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Coronel Alexandre Gaspar Gasparian, comandante do CPChoque.

 

                                                           * * *

 

- É entregue a homenagem.

 

                                                           * * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Tenente e coronel Alexandre Cesar Prates, comandante do 1º BPtran.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Tenente e coronel Genivaldo Antônio, comandante do 45º BPM/M.

 

                                                           * * *

 

- É entregue a homenagem.

 

                                                           * * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido também o major Douglas Haruki Kiryu, comandante interino do 7º BPM/M.

                                                           * * *

 

- É entregue a homenagem.

 

                                                           * * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, esses comandantes representam uma tropa que esteve lá, foi muita gente que participou, é através deles que estamos cumprimentando a todos aqueles que chegaram. Parabéns aos nossos patrulheiros do 45º e do 7º batalhão, não tivemos um problema maior e um número maior de vítimas porque essas tropas chegaram rapidamente e ajudaram a evacuar o prédio e a tirar as famílias.

Tivemos, infelizmente, sete mortos até agora, pelo que é conhecido, e evitou-se um mal maior porque chegaram primeiro e já tomaram providências para evacuar não só esse, como também o prédio da frente, que também foi atingido depois pelo fogo. Vamos homenagear merecidamente as tropas que esses comandantes conduzem e pedimos que façam chegar a todos os patrulheiros.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Solicito aos homenageados que retornem aos seus lugares. Ninguém faz nada sozinho, foi um conjunto de 500 a mil pessoas, bombeiros, policiais e civis que fizeram a diferença e evitaram o mal maior no Paissandu. Dessa grande equipe, destacamos um amigo especial que muito ajudou naquele dia fatídico: os cães farejadores do Corpo de Bombeiros, um exemplo desse pioneirismo e constante aprimoramento dessa grande corporação.

Convido os adestradores e seus cães do Copo de Bombeiros para receberem o certificado das mãos do Coronel Camilo e das demais autoridades: o 2º Sargento PM Clóvis Benedito de Souza, e a cadela Hope, da raça pastor belga de Malinois.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - O 3º sargento PM Ricardo Oliveira dos Santos, que neste ato está sendo representado pelo soldado PM Daniel Turcati Carlin, com a cadela Moli, raça pastor belga de Malinois.

 

                                                           * * *

 

- É entregue a homenagem.

 

                                                           * * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Cabo PM Fabrício Miranda de Assunção, com a cadela Vasty, raça pastor belga de Malinois.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Cabo Gerson Aparecido Henrique Ferreira, com a cadela Sarah, raça labrador.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - E finalmente o soldado Gabriel Soares, com a cadela filhote e ainda em treino Wiki, da raça labrador.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Neste momento vamos homenagear a equipe do sargento Diego, que teve uma atuação destacada no incêndio ocorrido no Largo do Paissandu, e cuja a coragem, técnica e sagacidade ao adentrarem um prédio vizinho, permitiram a abordagem da vítima do incêndio, que só não escapou com vida devido ao colapso da estrutura. As atitudes desses bravos soldados do fogo merecem nosso aplauso e reconhecimento, pois provaram o quanto são comprometidos, abnegados e identificados com a missão de salvar vidas.

Convido para que se coloquem à frente da Mesa principal para serem homenageados com a entrega da Medalha da Constituição da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo os integrantes da equipe do sargento Diego: 3º Sargento PM, Diego Pereira da Silva Santos; 3º Sargento PM Caio Salgado Corá; Soldado PM Ésio Lemes Beirigo; Soldado PM Everton Henrique dos Santos de Freitas e soldado e PM Luciano Fernandes da Silva Costa.

 

                                                           * * *

 

- São entregues as Medalhas da Constituição da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

                                                           * * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Gostaria de convidar os familiares da equipe, por favor, venham à frente. Eu peço aos homenageados que permaneçam aqui ao centro para tirarem uma foto, por favor. Solicito aos homenageados e às autoridades que, por favor, retornem aos seus lugares.

Neste instante assistiremos ao vídeo com as fotos de Alberto Takaoka, do incêndio do Largo do Paissandu, uma homenagem do deputado Coronel Camilo.

 

                                                           * * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

                                                           * * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Mais uma vez, parabéns ao nosso Corpo de Bombeiros. Neste instante o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo receberá duas homenagens, uma do Coronel Camilo, para que seja representante de toda esta Casa de Leis, comandante, e de toda a gratidão que temos pelo Corpo de Bombeiros, e a outra da Associação Comercial de São Paulo, que fez questão de estar presente para entregar um símbolo que é da própria Associação Comercial há muito tempo, um Marco da Paz.

Convido a Ivani Boscolo para que venha aqui, para que possamos homenagear o nosso Corpo de Bombeiros. Comandante, peço que fique aqui ao centro.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Um momento de muita satisfação poder homenagear a essa grande instituição que é o Corpo de Bombeiros.

Agora para falar sobre essa grande corporação que faz diferença na vida das pessoas, eu convido o seu comandante, o coronel Eduardo Rodrigues Rocha, para que faça o uso da palavra.

 

O SR. EDUARDO RODRIGUES ROCHA - Bom dia a todos e a todas, eu gostaria inicialmente de agradecer a oportunidade em minhas homenagens ao deputado estadual Coronel Alvaro Batista Camilo, desta Assembleia Legislativa; ao Dr. Sérgio Turra Sobrane, secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, neste ato representando o governador do Estado; nosso amigo coronel Marcelo Vieira Salles, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Quero cumprimentar o coronel Fernando de Alencar Medeiros, nosso subcomandante, e o coronel Carlos Ricardo Gomes, chefe da Assessoria Policial Militar da Alesp. Um bom dia.

Ao coronel Alexandre Gaspar Gasparian, comandante do Policiamento de Choque; coronel Fabio Luis Pelegrini, comandante-chefe; coronel PM José Marcelo Macedo Costa, comandante do CPTran, coronel PM Temístocles Telmo Ferreira Araújo, comandante do Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPA/M-1); nosso coronel Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32; coronel D'Addio, neste ato representando o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar.

O Dr. Maurício Freire, delegado da Divisão de Operações Especiais, representando a nossa Polícia Civil, muito obrigado pela presença; o capitão do Exército, Fagner Pereira de Araújo, neste ato representando o Comando Militar do Sudeste, o general Ramos. Obrigado pela presença. Dona Ivani Boscolo, diretora e vice-superintendente da Associação Comercial de São Paulo, da distrital de Pinheiros. Meus amigos bombeiros de farda, de alma, de serviço, senhoras e senhores, demais autoridades já nominadas, me permitam fazer a leitura para não esquecer nenhuma palavra neste momento.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo no último dia 10 de março completou 138 anos de existência. A criação do Corpo de Bombeiros foi motivada por uma tragédia que abalou a capital da então província, um incêndio no dia 15 de fevereiro de 1880, no Largo do São Francisco, que atingiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do convento.

Houve uma grande comoção social por conta do ocorrido, a sociedade exigiu do Poder Público providências, e nesta tribuna foi gestado o Corpo de Bombeiros, 138 anos atrás. Poucos dias depois do incêndio no Largo do São Francisco, o deputado provincial Ferreira Braga subiu a esta tribuna e em um inflamado discurso defendeu veementemente a criação do Corpo de Bombeiros, e destaco alguns trechos de seu discurso: “É admirável, Sr. Presidente, vergonhoso mesmo, me permitam a franqueza, que em uma cidade tão importante como São Paulo, tão rica e tão populosa, que não exista um Corpo de Bombeiros perfeitamente organizado. Tem-se gasto grossas somas com aformoseamento da cidade, e não se cura de dar organização regular ao Corpo de Bombeiros. Munindo-se a capital do material preciso para a extinção de incêndios, urge, pois, cuidarmos do futuro e habilitarmos o governo com a cota precisa para se manter um Corpo de Bombeiros anexo ao de urbanos”.

Em 27 de fevereiro de 1880 o projeto proposto pelo deputado Ferreira Braga foi aprovado nesta Casa e em 10 de março promulgada a lei de sua criação. Com essa passagem histórica faço a minha reverência ao Legislativo paulista e aos nobres deputados, rememorando a importância desta Casa para o Corpo de Bombeiros desde as suas origens. O Corpo de Bombeiros é uma instituição querida e reconhecida pela população, com 97% de índice de confiabilidade da sociedade entre as profissões.

Somos uma instituição composta por 9.045 homens e mulheres, que velam diuturnamente pelos paulistas. Estamos ao lado do povo paulista há mais de um século, atuando em grandes tragédias como o incêndio do Clube 28 de Setembro, em 1953, no centro de São Paulo; a enchente em Caraguatatuba, em 1967, que foi determinante para a criação do sistema de defesa civil estadual; e os tristes incêndios dos edifícios Andraus e Joelma, nos anos 70, que marcaram a cidade de São Paulo.

Os incêndios do Edifício Grande Avenida, da Vila Socó, em Cubatão e do edifício Cesp, nos anos 80; a queda do Fokker 100 e a explosão do Shopping Center de Osasco, nos anos 90. Mais recentemente a tragédia com o voo JJ3054, em Congonhas, e os incêndios do Memorial da América Latina, do Museu da Língua Portuguesa, da Localfrio e da Ultracargo. Atender a essas emergências só foi possível por conta do apoio e da atuação desta Casa. Ainda mais importante, se não ocorreram muitas outras tragédias, é porque elas foram evitadas pelo importantíssimo papel desempenhado pelos nobres deputados, na aprovação das leis estaduais que trataram da segurança e das verificações de áreas de risco no estado de São Paulo, notadamente da Lei Complementar nº 1.257 de 2015, o Código Estadual de Emergências, preservando assim incontáveis vidas.

Todos os dias somos acionados para milhares de ocorrências em todo o Estado, foram mais de 530 mil ocorrências em 2017. Se temos os meios para atuar, e muitas dessas ocorrências eram restritas a espaços limitados, que tiveram consequências mínimas, isso se deve primordialmente ao trabalho desses homens e mulheres aqui presentes, que representam todo o nosso contingente, e à legislação vigente, que tem a colaboração de novos parlamentares. Conforme relatei, tivemos em janeiro de 2015 uma grande conquista para a população de São Paulo, a edição da Lei Complementar nº 1.257, conhecida como o Código Estadual de Emergências.

No Código, após a sua edição, dependiam de regulamentação o Sistema de Atendimento de Emergências do Estado de São Paulo, o Fundo Estadual de Segurança Contra Incêndios e Emergências - Fesie e o novo Regulamento de Segurança contra Incêndio das Edificações e Áreas de Risco, nele incluso o exercício do poder de fiscalização. As duas primeiras regulamentações foram levadas a efeito por meio dos Decretos estaduais nº 63.058/17, e nº 63.276/18. Carece de regulamentação apenas o novo Regulamento de Segurança contra Incêndio das Edificações e Áreas de Risco no estado de São Paulo.

O primeiro decreto permite que um contingente de bombeiros públicos civis, servidores municipais ou voluntários sejam incorporados em nossa força de resposta operacional, desde que devidamente credenciados pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com os parâmetros que estarão previamente estabelecidos pela instituição, podendo integrar assim o Sistema de Atendimento de Emergências no Estado de São Paulo.

O segundo decreto regulamentou o Fundo Estadual de Segurança Contra Incêndios e Emergências, o Fesie, o qual assegurará meios para o reequipamento, modernização e o aperfeiçoamento dos serviços de bombeiros, bem como a universalização dos conhecimentos do ensino e da pesquisa na área de segurança contra incêndios e emergências. Esses recursos somados aos já existentes, proporcionarão a melhoria nas condições de trabalho do Corpo de Bombeiros.

Reitero nesta oportunidade meu agradecimento a esta Casa Legislativa por nos permitir essas grandes conquistas. Parafraseando o que disse em 1913 o chefe do Corpo de Bombeiros de Nova Iorque, nós, bombeiros, somos os defensores da arte que embeleza o mundo. Temos orgulho por nos esforçarmos para salvar a vida humana, criação do próprio Deus. Nesse pronunciamento não poderia me furtar de citar a recente ocorrência que causou comoção em nossa sociedade brasileira, o incêndio seguido do desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, para o qual rendo minhas homenagens a todos os já homenageados na manhã de hoje.

Mesmo com todo o empenho dos nossos homens e mulheres que colocaram as suas vidas em risco, tivemos nessa ocorrência sete pessoas desaparecidas, sendo quatro corpos localizados após dias de intenso trabalho. Houve ainda a perda de um patrimônio histórico da cidade, com a queda de edifício, que se tornará um ícone da arquitetura de São Paulo. Foram 13 dias de trabalho, do dia primeiro ao dia 13 de maio, visando confortar as famílias dos desaparecidos, dar dignidade a aqueles que partiram e preservar as edificações do entorno, minimizando o tanto quanto possível as suas perdas materiais, e restaurar a normalidade na cidade, aliviando a dor das pessoas e permitindo dessa forma que retomassem as suas vidas, retornando o quanto antes às suas rotinas.

Por dia foram entre 70 e 90 profissionais do Corpo de Bombeiros, 20 viaturas e cinco cães. No atendimento dessa emergência devo destacar a importância da integração entre os diversos órgãos públicos e reconhecer o importante papel desempenhado por todos os seus integrantes, aos quais rendo minhas homenagens e meu profundo agradecimento, passando a citá-los: a Secretaria de Segurança Pública, na pessoa do Dr. Mágino Alves Barbosa Filho; o Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, nas pessoas do nosso comandante-geral, o coronel Marcelo Vieira Salles, e de nossos subcomandantes, o coronel Fernando Alencar Medeiros.

A Coordenadoria Operacional da Polícia Militar, representada pelo coronel Marcelo José Rabello Viana; o Comando de Policiamento da Capital, representado pelo coronel Francisco Alves Cangerana e o coronel Homero de Giorge Cerqueira; o Comando de Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPA/M-1), área centro da Capital, representado pelo coronel PM Temístocles Telmo Ferreira Araújo; o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, representado pelo coronel Fábio Luiz Pelegrini; o Comando de Policiamento de Trânsito, representado pelo coronel José Marcelo Macedo Costa; e o Comando de Policiamento de Choque, representado pelo coronel PM Alexandre Gaspar Gasparian.

A Diretoria de Saúde da Polícia Militar, na pessoa do coronel e médico Cezar Angelo Galletti Júnior; o Centro de Inteligência da Polícia Militar, na pessoa do coronel PM João Silva Soares Castilho; a Assessoria Policial Militar da Prefeitura Municipal de São Paulo, representada pelo coronel PM Walter Nyakas Junior; a Casa Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, representada pela coronel Helena dos Santos Reis; o superintendente da Polícia Técnico-Científica, o Dr. Ivan Dieb Miziara.

A Prefeitura Municipal de São Paulo, na pessoa do Sr. Prefeito Bruno Covas; a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, na pessoa do coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira e sua Defesa Civil Municipal; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Paulo. Embora nominados seus respectivos chefes e comandantes, eu rendo minhas homenagens a todos os seus integrantes, policiais militares anônimos, que trabalharam muito para o desempenho favorável e satisfatório dessa ocorrência.

Neste momento gostaria de aproveitar o ensejo para agradecer o incondicional apoio recebido de todos os bombeiros e bombeiras deste Estado, profissionais vocacionados para servirem a sociedade protegendo-a, ainda que com sacrifícios supremos. Aos amigos, coronel Mauro Lopes dos Santos, nosso subcomandante e comandante Max Mena, comandante dos Bombeiros Metropolitanos, coronel Luiz Alberto Rodrigues da Silva, comandante dos Bombeiros do Interior; coronel PM Valdir Pavão, comandante da Escola Superior de Bombeiros, e do coronel Eduardo Henrique Briciug Martinez, coordenador operacional do Corpo de Bombeiros, meu muito obrigado, uma vez que colaboram muito na condução dessa magnífica instituição.

Meu agradecimento especial ao Exmo. Sr. Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o coronel Marcelo Vieira Salles, pela confiança em mim depositada ao me designar comandante do Corpo de Bombeiros, o que muito me honra. Agradeço a todos os nobres deputados pelo apoio às demandas do Corpo de Bombeiros e da população do Estado. Já caminhando para o encerramento desse meu pronunciamento, gostaria de agradecer ao Exmo. Sr. Deputado Coronel Alvaro Batista Camilo, eterno e brilhante comandante-geral da Polícia Militar, bombeiro de formação e de coração. Agradeço sinceramente pela iniciativa desta homenagem aos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros.

Para finalizar, gostaria de externar à sociedade paulista que ela pode sempre contar com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, estaremos sempre preparados para protegê-la, mesmo que com o sacrifício da própria vida. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao coronel Eduardo, pelas suas palavras ao nosso Corpo de Bombeiros.

Chamo também para falar ao nosso Corpo de Bombeiros e dar uma homenagem à Polícia Militar, o Sr. Cel. PM Marcelo Vieira Salles, comandante-geral da gloriosa Polícia de São Paulo.

 

O SR. MARCELO VIEIRA SALLES - Senhoras e senhores, muito bom dia. É uma honra poder estar aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em um evento em que homenageamos homens e mulheres, destemidos bombeiros de São Paulo, que no seu trabalho diário entregam suas vidas na defesa dos brasileiros de São Paulo.

Antes de iniciar o meu pronunciamento, eu gostaria de pedir que ficássemos em pé para que fizéssemos um minuto de silêncio em homenagem ao 1º sargento Rogério de Oliveira Alves, do 6º Batalhão da Polícia Metropolitana, morto ontem por facínoras em frente à sua casa, e que tentavam subtrair sua motocicleta.

 

* * *

 

- É respeitado um minuto de silêncio.

 

* * *

 

Os senhores podem se acomodar. Quero cumprimentar o nosso anfitrião, nosso eterno comandante-geral e amigo, nosso deputado estadual Coronel Alvaro Batista Camilo, um grande amigo de mais de 30 anos, e cumprimentar o nosso comandante, secretário adjunto de Segurança Pública, o Dr. Sérgio Turra Sobrane, nosso amigo e procurador de Justiça do brilhoso Ministério Público Bandeirante, neste ato representando Sua Excelência, o governador do Estado de São Paulo, o Dr. Márcio França.

Quero cumprimentar o nosso deputado estadual, Coronel Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, também um grande amigo; cumprimento o meu braço direito e esquerdo, nosso subcomandante da Polícia Militar e meu amigo, coronel Fernando Alencar Medeiros, cujas as características principais são o preparo, a lealdade e a descrição. Muito obrigado Alencar, por ter entrado conosco e aceitado o convite de ser o nosso subcomandante nessa luta diária.

Quero cumprimentar de maneira muito especial o meu amigo e irmão, o coronel Eduardo Rodrigues Rocha, comandante dessa instituição centenária chamada de Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Eduardo, parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo, é uma honra marchar ao seu lado. Quero cumprimentar de maneira muito especial o meu amigo coronel Max Mena, dispensa comentários, o oficial forjado a altas temperaturas, um oficial extremamente operacional, amigo leal, te agradeço demais por poder contar com o teu trabalho, o teu preparo e com a tua liderança no Corpo de Bombeiros, ao lado do Heitor, do Mauro Lopes e do Silva, do Briciug, do Pavão. É uma honra, meu amigo, tê-lo conosco.

Quero cumprimentar o coronel Mauro Lopes, amigo e irmão, também subcomandante do Corpo de Bombeiros e uma das primeiras pessoas com quem falei quando assumi o Comando da Polícia, e pedi para que ele ficasse. Eu tive o cuidado de ligar para cada coronel mais antigo, porque eu tenho um ano somente de coronel, essa missão não é fácil. O Coronel Camilo tinha me dito, e o coronel Antão também “Se prepare”, mas é um pouco mais do que o que os senhores falaram, não é fácil. Mas é muito interessante poder modestamente me somar com a instituição que traz o meu sustento há 51 anos. Meu pai é subtenente do Corpo de Bombeiros, como há 51 anos, é daqui que o meu sustento vem. Coronel Mauro, muito obrigado pela sua sensibilidade em ter aceitado o nosso convite de continuar, eu fico muito honrado.

Eu quero cumprimentar o comandante Luiz Alberto Rodrigues da Silva, do Vale do Paraíba, nosso comandante dos Bombeiros do Interior, meu amigo de 33 anos; meu amigo coronel Pavão, também comandante de uma das melhores escolas do mundo. Sem nenhum ufanismo ou vaidade, a Escola Superior de Bombeiros é um exemplo para todo mundo, de técnicas e muito do que devemos a essa estrutura que a Polícia Militar tem, nós devemos ao ensino que a instituição se debruça, que tem uma atenção especial a exemplo do que é a nossa escola. Pavão, muito obrigado por continuar dirigindo os trabalhos dessa casa de ensino com o mesmo padrão de tantos anos.

Quero cumprimentar o meu amigo o coronel Gomes, Ricardo Gomes, chefe da Assessoria Militar, faz um trabalho belíssimo de acompanhamento na Assembleia Legislativa, de assessoria. Muitas das vitórias que aqui temos devemos a esse jeito discreto e muito pontual, muito sério, muito obrigado, comandante. Eu quero cumprimentar o nosso coronel Gasparian, meu amigo da nossa turma de Academia e comandando o Choque, cuja tropa teve um papel excepcional no controle da região, depois desse grave evento que tivemos no Largo do Paissandu.

Também quero cumprimentar um grande amigo, coronel Fabio Luis Pelegrini, nosso chefe do Centro de Comunicação Social, que traduzem em imagens, palavras e textos as agruras, desafios, e as vitórias da instituição junto à imprensa, nos mais diversos seguimentos. Quero cumprimentar o meu amigo e irmão, coronel José Marcelo Macedo Costa, comandante dos Bombeiros, uma das primeiras escolhas que fizemos quando assumimos o comando. Ele tem uma experiência muito grande na Polícia Rodoviária, foi aspirante e tenente do Trânsito, hoje como coronel, empresta o seu preparo ao CPTran e a São Paulo.

Eu quero cumprimentar de maneira muito especial o coronel Temístocles Telmo Ferreira Araújo, pelo trabalho do CPA/M-1, e do Comando de Áreas do Centro, nesse evento específico do Largo do Paissandu, que foi determinante. O Coronel Camilo muito bem narrou que se não fosse o trabalho da viatura e da equipe de RP, do tenente que chegou na evacuação daquelas pessoas, os resultados seriam terríveis, e devemos muito disso ao preparo e coragem, e à disposição da tropa do CPA/M-1.

Eu pediria que o coronel Telmo, coronel Genivaldo e o major Kiryu ficassem de pé, para que recebam uma salva de palmas. (Palmas.) Quando chegamos naquela madrugada - eu estava dormindo com o telefone ao lado da cabeceira,  agora virou regra -, e tocou o telefone, quem me ligou foi o coronel Ricardo Vieira Peixoto, comandante do 2º GB, e ele falou: “Comandante, incêndio de grandes proporções.” Eu falei: “Poxa vida, complicado, como vamos fazer? Estamos deslocando?” E ele me mandou um vídeo; na hora eu já levantei e eu comecei a me trocar.

Eu acho que eu tinha uns três dias de comandante-geral, e minha mulher falou: “Mas tem que ir nisso também?” E eu falei: “Eu tenho que ir.” Peguei o carro dela e, no meio da Radial Leste, falando ainda com o Ricardo, me narraram que o prédio tinha desabado, e a informação que tínhamos era de que poderiam ter bombeiros embaixo ou em cima, que era a equipe do Diego. Aquilo foi aterrador, a sensação terrível, em imaginar que seis companheiros teriam perdido a vida ali. Fomos correndo para o QG, eu e o Alencar, pegamos a viatura do Rancho, que era a única disponível com o policial da guarda que atende o Rancho e o Copom, fomos para aquele sítio e vimos aquela situação. Chegando lá eu encontrei o coronel Max Mena, que falou: “Salão, temos a notícia de uma pessoa lá em cima, que estava sendo resgatada e morreu, pendurada em um cabo solteiro junto ao sargento Diego e sua equipe, e talvez uma senhora com gêmeos.”

Era a primeira notícia, aquilo me tocou demais, porque são famílias muito humildes, simples, e aí vamos a um problema social terrível que nós paulistas temos a obrigação de olhar. Temos de olhar seja no trabalho da instituição, nesta Casa de Leis, na Prefeitura Municipal, que fez um belíssimo trabalho também, temos de olhar por essa situação crítica no estado de São Paulo, e o Max Mena me falou, a imprensa e alguns veículos já narrando a possibilidade de ter 110 famílias no prédio, lembra Max? Falamos: “Temos que falar com a imprensa agora, Alencar, para tentar dirimir essa dúvida.”  Falamos que tínhamos notícia em princípio de apenas uma morte, para podermos dar tranquilidade à cidade de São Paulo e ao Brasil, já estávamos todos com a primeira notícia que estava sendo veiculada.

Quero agradecer bastante ao trabalho de todos os senhores e senhoras, cumprimento o nosso coronel Prates, do CPTran também, um companheiro antigo que fez um trabalho belíssimo com sua tropa; cumprimento o coronel Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade de Veteranos de 32, um homem que traz a verdadeira memória desse evento espetacular que está no DNA dos paulistas, que é a defesa de São Paulo.

Eu quero cumprimentar o meu amigo e sempre conselheiro, coronel Danilo Antão Fernandes, chefe de gabinete do Coronel Camilo e eterno subcomandante, um amigo leal, se tiver algumas dificuldades, algumas dúvidas, é com ele que eu me socorro. Coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, meu professor, meu amigo também, grande historiador, e autor do Hino da Canção do Eterno Regimento, unidade que eu tive a honra de servir por tanto tempo.

Quero cumprimentar de maneira muito especial o coronel Padre João Villano, que está aqui. Como disse o Coronel Camilo, ele que deu o curso de noivos para mim e a Márcia, dizendo: “Dura 24 anos um casamento.” Eu acho que o curso funcionou, pelo menos ao que indica. Obrigado padre, ter o senhor aqui é uma honra muito grande. Quero cumprimentar o nosso Dr. Maurício José Lemos Freire, delegado de polícia, e eterno delegado-geral, sempre muito amigo e muito cordato.

Cumprimento o coronel D'Addio, da nossa Associação, representando o nosso coronel Chiari, uma associação aguerrida; quero cumprimentar o subtenente Marco Antônio Zanca, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, na pessoa de quem eu cumprimento as demais associações. Tê-lo aqui, Zanca, também é uma honra muito grande, estamos eu, o Alencar e todo o Alto Comando em um processo de atenção muito especial à figura do sargento.

Sargento é o primeiro comandante, o primeiro que atende ao nosso cabo e soldado, o primeiro conselheiro, primeiro amigo, então não poderia deixar de citá-lo sem citar essa categoria e esse extrato da instituição importantíssimo, que é o primeiro a apoiar o cabo e soldado na sua primeira ocorrência. Tê-lo aqui é uma honra, também uma honra muito grande podermos estar aqui com os sargentos do Corpo de Bombeiros, tenham os senhores o meu maior respeito.

Cumprimento a Dra. Ivani Boscolo, diretora e vice-presidente da Distrital de Pinheiros, a Associação Comercial, que fez essa homenagem aos bombeiros, muito obrigado pelo reconhecimento a esses homens e mulheres; ao capitão Fagner Pereira de Araújo, neste ato representando Sua Excelência, o general Ramos, comandante militar do Sudeste. Quero cumprimentar o Joseph Hanna Fares Riachi, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Ifigênia, centro, muito interessante e sempre nos prestigiando; o meu amigo Celso Neves Cavallini, presidente do Conseg do Portal do Morumb,i que ainda ontem, 23 horas da noite, falávamos ao telefone, estamos sempre conversando, é uma pessoa preocupada com a Segurança Pública, especialmente na Zona Oeste.

O meu amigo também, o Pedro Barrico, presidente do Conseg da Raposo Tavares, que me ajudou muito no Conseg da Zona Oeste quando eu comandava lá, muito obrigado; e a Sra. Marlene Papa Martins, do Conseg da Vila Prudente, também é uma honra muito grande tê-la aqui, muito obrigado. São as forças vivas que nos ajudam a tentar conduzir da melhor forma os destinos da Segurança Pública e da Polícia Militar. Cumprimento ao Sílvio Luiz da Rocha, Confra Brasil, representando a memória dos 343 bombeiros vítimas dos ataques às Torres Gêmeas no ano de 2001.

Cumprimento ao Sr. Robert Hein, bombeiro e membro honorário de Nova Iorque, também presente, uma instituição respeitadíssima que são os bombeiros americanos; cumprimento aos homenageados do 1º GB, da Vila Mariana, e à equipe do sargento Diego, que está com suas filhas e seu filho; o 3º sargento Caio Fonseca Corá, ao seu lado o soldado Ésio Lemes Beirigo; o soldado Everton Henrique Santos Freitas; o soldado Luciano Fernandes da Silva Costa; o 2º sargento Clóvis Benedito de Souza, com a cadela Hope. Falamos no dia que estava mais sujo lá, ele e a Hope cansados. O soldado Daniel Turcati Carlin, com a cadela Moli, representando o sargento PM Ricardo; o cabo PM Fabrício Miranda de Assunção, com a cadela Vasty. Ela deu um toque que está presente. O soldado Gabriel Soares, com a cadela Wiki; o cabo Gerson Aparecido Henrique Ferreira, com a cadela Sarah.

O subtenente Elizeu Dias da Silva, do nosso Corpo Musical, que sempre abrilhanta as nossas festas, maestro da Seção de Banda do Corpo Musical. O Corpo Musical é a unidade mais antiga da Polícia Militar, é de 1957. O Comando-Geral é efêmero e temporário, mas nunca esqueçam do Corpo Musical, que é a unidade mais antiga, formada por homens e mulheres muito importantes, é a única coisa que eu peço aos senhores, nunca esqueçam da primeira unidade da Polícia Militar, que é o Corpo Musical.

Cumprimento ao coronel Genivaldo Antônio, do 45º M, e do major Kiryu, do 7º. Homenageados e oficiais, praças, representantes das associações, senhoras e senhores, nesse curto espaço de tempo em que assumimos o comando da instituição, foi um comando extremamente agitado.

Temos alguns eventos muito importantes, e dentre os quais as rebeliões na cadeia de Lucélia. No primeiro dia de comando do Alencar, três defensores públicos mantidos como reféns, 1.800 internos e escurecendo, negociação, o Gate do CP Choque foi lá negociar, mandamos o nosso avião para lá e uma companhia de Choque até terminar a rebelião, todos os reféns foram liberados, e tínhamos outro desafio, a escolta de mais de 1.800 presos para os demais estabelecimentos prisionais. Foi quase uma semana.

Terminado isso, tivemos esse grave evento que foi o incêndio e a queda do prédio do Largo do Paissandu. Naquele dia, duas horas da manhã, duas e pouco, eu e o Alencar já estávamos lá ao lado do Max Mena, do Mauro Lopes, do Eduardo, e de tantos bombeiros presentes para ver aquele desafio. Saímos de lá uma hora da tarde. De lá fomos para o enterro do cabo Matias, do 8º Batalhão de Campinas, que foi morto em Diadema.

Saindo de lá era umas cinco horas da tarde, ligaram dizendo que estava tendo um roubo no dia  1º de maio, no Parque do Ibirapuera, onde tinham haviam pego uma viatura da Guarda Civil e mantendo pessoas reféns com fuzis. Aí o Gate e a Rota foram lá e negociaram, ninguém foi morto, todos salvos, vítimas resgatadas e nenhum tiro disparado. Aí eu fui para casa, eram umas oito horas da noite, e a minha mulher falou: “Nossa!” Eu troquei de roupa, tomei banho, e fui comer uma comida, um arroz com carne moída, aí liga o coronel Alencar, o subcomandante disse: “Salles, está no QAP?” que quer dizer “Está atento?” Eu falei: “Estou.” E aí minha mulher ouviu a conversa e eu falei: “Mas caiu um avião?” E ela disse: “Isso é demais!

Nós namoramos desde o segundo CP, desde os 18 anos, e ela falou: “Não acaba isso, é sempre assim?” Não era, graças a Deus, as coisas acalmaram e veio uma pequena greve de caminhoneiros, em que ficamos quatro dias no QG. Mas a Polícia Militar deu, juntamente com o Corpo de Bombeiros, a resposta na grave crise, e mostra nas palavras de um jornalista que me ligou, demos várias entrevistas por intermédio do nosso coronel Pelegrini, que fez um trabalho fantástico também para divulgar e levar tranquilidade para a população.

O jornalista ao final já em off, como diz o coronel Arruda, que é jornalista e conhece bem essa área, nos confidenciou: “Comandante, a Polícia Militar nesse evento foi muito mais do que polícia”. Então eu preciso trazer esse testemunho e agradecer a cada um dos senhores e das senhoras, bombeiros e policiais militares, os senhores fazem a diferença no estado de São Paulo. Muito obrigado, em meu nome e do coronel Alencar, em nome do Alto Comando da instituição, nós devemos aos senhores, nunca iremos pagar o que os senhores fazem por São Paulo e pelo Brasil, gratidão é dívida que não prescreve, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Belas as palavras do nosso comandante-geral, que mostra um pouco o que é o dia a dia da nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo, que está diuturnamente, não dorme. Tudo bem que ele exagerou um pouco, não precisava tanta coisa em tão pouco tempo, mas o secretário Dr. Mágino disse que comprou uma meia de lã e deu ao nosso comandante, porque vai ser pé frio assim aonde Judas perdeu as botas; uma sequência, agora parou e acalmou. Isso serve para mostrar a todos nós, cidadãos paulistas e brasileiros, como é a nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo, sejam os bombeiros, no Trânsito, na Rodoviária, na Ambiental, no shopping, na rádio patrulha, como é importante a ação da nossa Polícia Militar na defesa e proteção dos cidadãos. Obrigado pelas palavras.

Chamo agora para fazer o uso da palavra e encerrando as falas o nosso secretário adjunto, o Dr. Sérgio Turra Sobrane, representando o governador, o Dr. Márcio França. Secretário, a palavra é sua.

 

O SR. SERGIO TURRA SOBRANE - Muito obrigado e bom dia a todos, é uma satisfação participar desta cerimônia. Eu gostaria de iniciar os meus cumprimentos ao presidente desta homenagem dedicada ao Corpo de Bombeiros, nosso deputado estadual Alvaro Batista Camilo, eterno comandante-geral da Polícia Militar e intenso defensor das causas da Segurança Pública neste Parlamento Estadual.

Quero cumprimentar o coronel PM, comandante-geral da Polícia Militar, nosso amigo Marcelo Vieira Salles, e só dizer o seguinte, hoje não vou fazer aquela brincadeira, só vou dizer o trechinho de uma música famosa que diz que: “Deus dá o frio conforme o cobertor.” Então se prepare, os desafios vêm para quem tem competência para enfrentá-los, e o senhor demonstrou nesse início do seu comando que teve competência em todos os eventos que apareceram, tem se saído muito bem e esperamos, obviamente, que não surjam outros desastres para que a sua competência fique provada. Mas de antemão podemos assegurar que Deus reconhece sua competência e está te dando o frio porque tem cobertor ainda para se agasalhar, pelo menos a meia que já ganhou.

Quero cumprimentar o nosso subcomandante da Polícia Militar, o Fernando Alencar Medeiros, a nossa satisfação em vê-lo aqui; comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Eduardo Rodrigues Rocha, é uma satisfação tê-lo aqui, gostaria de parabenizá-lo Eduardo, pelo início do comando intenso, se o do coronel Salles foi intenso, o seu também tem sido, em razão dos eventos que têm ocorrido aqui na nossa capital e cidade de São Paulo. Gostaria de parabenizá-lo também pela liderança desses mais de 29 mil homens e mulheres que dedicam a sua vida para salvar vidas e preservá-las em nosso Estado.

Nosso amigo, coronel PM Mauro Lopes Santos, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, é uma satisfação reencontrá-lo; cumprimento também o coronel PM Max Mena, comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano, saiu para telefonar. Uma satisfação encontrá-lo aqui. Coronel PM Carlos Ricardo Gomes, chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa, uma satisfação revê-lo também, quero parabenizá-lo pelo trabalho que vem desempenhando na Assistência Militar do Parlamento paulista.

Dr. Maurício José Lemos Freire, no linguajar da Polícia Militar ele é eterno delegado-geral de polícia, parabéns, é um prazer reencontrá-lo aqui; quero cumprimentar também o coronel Mário Fonseca Ventura, presidente da Sociedade de 32; o capitão Fagner Pereira Araújo, adjunto de Inteligência do Exército Brasileiro, representando aqui o general de Exército Ramos, comandante militar do Sudeste. Aproveito para cumprimentar também todas as demais autoridades e pessoas mencionadas e já nominadas pelos que me antecederam nesta fala, aos demais oficiais e praças da Polícia Militar, familiares, amigos e representantes de associações e dos Consegs.

 Minhas senhoras e meus senhores, gostaria de iniciar a fala trazendo um cumprimento especial para os homenageados, cumprimento que eu trago do nosso secretário da Segurança Pública, e também do nosso governador do Estado de São Paulo, Márcio França, que esteve no dia 13 de maio no encerramento das atividades do Corpo de Bombeiros,  no local aonde se ocorreu o evento. Ali já pronunciou os seus cumprimentos a todos aqueles que se empenharam e trabalharam para minimizar o sofrimento alheio neste evento tão triste.

Estamos homenageando o trabalho daqueles que se empenharam, essas pessoas representam aqui todos os demais policiais militares do Corpo de Bombeiros que trabalharam intensamente no período de 13 dias, mais de mil homens envolvidos nessa operação, se somarmos todos os homens que se dedicaram no dia a dia e que conseguiram minimizar uma das tragédias importantes aqui da Capital, ou seja, a tragédia poderia ter sido maior se os nossos homens preparados do Corpo de Bombeiros de São Paulo e também da Polícia Militar não tivessem socorrido a tempo todas as pessoas e evacuado o prédio a tempo. Posso até dizer que há um risco de imprecisão, mas se a estrutura do prédio estivesse se sustentado, muito provavelmente não teríamos a perda de vidas na quantidade em que tivemos.

A homenagem então vai ao agradecimento aos coronéis: José Marcelo Macedo Costa, comandante do CPTran; coronel Alexandre Gaspar Gasparian do CP Choque; coronel Temístocles Telmo Ferreira de Araújo, comandante do CPA/M1 e também aos demais homenageados do 1ºGrupamento de Bombeiros do Ipiranga. 2º sargento Clóvis Benedito de Souza, com a cadela Hope; soldado e PM Daniel Turcati com a cadela Moli, ainda em treinamento; e o soldado Ricardo Oliveira dos Santos com... Faltou o dado do cachorro do soldado, bom ele foi homenageado hoje aqui. O cabo PM Fabrício Miranda de Assunção, com a cadela Vasty e a Wiki com o soldado Gabriel Soares. O cabo Gerson Aparecido Henrique Ferreira com a cadela, Sarah, da raça labrador.

Quero cumprimentar também aos demais homenageados do 1º Grupamento de Bombeiros da Vila Mariana, a equipe do 3º sargento Diego Pereira da Silva Santos e o 3º sargento PM Caio Salgado Corá, soldado PM Ésio Lemes Beirigo; soldado PM Everton Henrique Santos de Freitas; soldado PM Luciano Fernandes da Costa. Então a todos que foram homenageados e que receberam suas medalhas, certificados, recebam do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Segurança Pública as nossas homenagens e nossos cumprimentos pelo trabalho realizado.

Sabemos que o trabalho foi árduo, foi duro, mas os senhores conseguiram vencer com grande preparo, é isso que se destaca na Polícia Militar do Estado de São Paulo, e também em nosso Corpo de Bombeiros. Temos homens totalmente preparados para o enfrentamento de qualquer situação que possa ocorrer. O exemplo recente, lembrado pelo coronel Salles, foi exatamente a greve dos caminhoneiros, algo inusitado e que praticamente parou o País, mas no Estado de São Paulo o empenho da Polícia Militar compartilhando as informações e a atuação com outros órgãos públicos conseguiu minimizar todo o sofrimento da população.

Esse é o objetivo principal, essa é a finalidade precípua da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, preservar a ordem pública e a vida, e manter a ordem na sociedade democrática, por isso devemos sempre lembrar que a polícia é um instrumento necessário para a afirmação da democracia em nosso País. Parabéns a todos, um bom dia e que Deus proteja a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Gostaria de repetir essa frase do nosso secretário, muito sábia: “A polícia é necessária em qualquer sociedade democrática.” E a Polícia Militar de São Paulo, e falo isso até pelas polícias militares do Brasil, eu tive a oportunidade de conhecer a maioria delas, como comandante do Conselho Nacional dos Comandantes, a Polícia Militar garante o sustentáculo da democracia neste País. Tenham certeza disso.

Agora um momento de alegria e homenagem, vamos cantar a Canção do Bombeiro, e mais uma vez contar com o auxílio da Seção de Banda do Corpo Musical da PM do Estado de São Paulo.

 

                                               * * *

 

- É entoada a canção.

 

                                               * * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso Corpo de Bombeiros, parabéns mais uma vez ao Eliseu, maestro, e a nossa Banda da Polícia Militar. Senhoras e senhores, foi um momento de muita alegria poder homenagear essa grande instituição do Corpo de Bombeiros, que levem a todos os senhores e senhoras do Corpo de Bombeiros, da nossa Polícia Militar, do centro de São Paulo, e de todo o Estado, o nosso agradecimento. O agradecimento desta Casa de Leis em meu nome e em nome de todos os deputados pelo grande trabalho feito. Ao comandante-geral, muito obrigado e parabéns à nossa Polícia Militar, ao Eduardo, parabéns ao nosso Corpo de Bombeiros.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, ao coronel Antão, coronel Pinhata, coronel Giannoni, coronel Marciano, coronel Maria e a todos da minha equipe que ajudaram a construir este grande evento em reconhecimento a tão especial corporação, que é o nosso Corpo de Bombeiros. Agradeço à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Declaro encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 59 minutos.

 

* * *