http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

28 DE JUNHO DE 2018

037ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS e MARCO VINHOLI

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - CAUÊ MACRIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Dá conhecimento, coloca em votação e declara aprovado requerimento, do deputado Marco Vinholi, de alteração da Ordem do Dia. Encerra a discussão do PL 305/18. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de método de votação ao PL 305/18. Coloca em votação e declara aprovado o projeto, salvo emenda e substitutivo, ficando prejudicado o substitutivo nº 1. Coloca em votação e declara rejeitada a emenda nº 1.

 

2 - FELICIANO FILHO

Para comunicação, pede informações sobre a matéria em apreciação.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Presta esclarecimentos.

 

4 - MARCO VINHOLI

Assume a Presidência. Coloca em discussão o veto ao PL 442/07.

 

5 - FELICIANO FILHO

Discute o veto ao PL 442/07.

 

6 - FELICIANO FILHO

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

7 - PRESIDENTE MARCO VINHOLI

Defere o pedido e levanta a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB – Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Proposições em Regime de Urgência.

Há sobre a mesa requerimento de inversão assinado pelo nobre líder Marco Vinholi: “Requeiro, nos termos regimentais, que o item 7 - Projeto de lei nº 305 de 2018, do Tribunal de Justiça, passe a figurar como item 1, renumerando-se os demais.”

Em votação o requerimento do deputado Marco Vinholi. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 1 - Em discussão o Projeto de lei no 305, de 2018. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Há sobre a mesa requerimento de método de votação nos seguintes termos:

Item 1 do método de votação - Projeto, salvo emenda e substitutivo.

Item 2 do método de votação - Substitutivo no 01.

Item 3 do método de votação - Emenda no 01.

Em votação o requerimento. Aprovado.

Item 1 - Projeto, salvo emenda e substitutivo.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 2 - Substitutivo no 01. Fica prejudicado.

Item 3 - Emenda no 01.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitada.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PRP – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu gostaria de saber qual é essa emenda.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - É um projeto do Executivo que trata do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em relação à redistribuição da taxa judiciária.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PRP - Muito obrigado.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Marco Vinholi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCO VINHOLI - PSDB - Item 2 - Veto - Discussão e votação - Projeto de lei nº 442, de 2007 (Autógrafo nº 30057), vetado totalmente, de autoria da deputada Ana do Carmo. Autoriza o Poder Executivo a implantar nos quadros funcionais das escolas estaduais um profissional na área de psicologia e um na área de assistência social (Artigo 28, § 6º da Constituição do Estado).

Para discutir a favor, tem a palavra o nobre deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PRP - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, membros desta Casa, telespectadores da TV Assembleia. Eu vou ser rápido, Sr. Presidente.

Vim hoje a esta Casa para cumprir aquilo que foi combinado na última terça-feira, que seria trancar a pauta, ou seja, não votar nada enquanto não se votar o PL 31, de acordo com a manifestação de vários líderes que estiveram aqui. Eles se revoltaram com a atitude de alguns deputados que foram ali e tiraram foto, disseram que apoiavam o projeto, colocaram em rede social e, no final, nos traíram.

Ficaram aqui naquela discussão, fazendo vencer o tempo, igual num jogo de futebol. A pessoa não tinha jogo, viu que iria perder no voto. Aí, a pessoa chuta a bola para fora, cai no campo, fica fazendo aquela cera. É uma atitude repugnante, que nos revoltou a todos, inclusive a vários deputados desta Casa, aos quais parabenizo e agradeço pelo apoio.

Eu disse há pouco - e queria enfatizar novamente - que essa questão das pessoas contrárias ao PL 31 realmente só está beneficiando a alguns poucos pecuaristas.

E o segundo motivo que me traz hoje a esta Casa - eu estava longe e viajei muito para chegar aqui - é para garantir e apoiar o projeto do TJ. Acho que o Tribunal de Justiça merece todo o nosso apoio e consideração. Aliás, as nossas últimas instâncias são o Ministério Público, a Polícia Federal e a Justiça. Com tudo que tem acontecido no Brasil, acho que temos de valorizar essas três instituições e lhes dar muita força, para que possamos melhorar a vida da sociedade através da moralização e do entendimento. Que essa prática absurda e obscura que tem acontecido seja ceifada da nossa sociedade.

Quero dizer, mais uma vez, que reconheço o trabalho, o empenho e a hombridade da maioria dos deputados desta Casa, que trabalham sob a luz, que vêm discutir ao sol, não ficam escondidos debaixo da mesa, na sombra e no escuro dos corredores. Quero chamar mais uma vez a atenção da sociedade para que olhe bem em quem votou, analise bem, acompanhe a vida do seu deputado, o que ele está fazendo, se está trabalhando em prol da sociedade ou em prol de alguns grupos.

Fiquem atentos, porque seu voto é muito importante. Acho que quem não acompanha seu deputado não pode, depois, reclamar. O deputado tem que ser acompanhado muito de perto, porque o voto vale muito.

Quero agradecer e parabenizar o Tribunal de Justiça. E quero, ainda, dizer que vim aqui para defender o acordo e garantir o apoio ao TJ. Muito obrigado.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PRP - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCO VINHOLI - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 34 minutos.

           

* * *