http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

17 DE JULHO DE 2018

043ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: MARIA LÚCIA AMARY

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - MARIA LÚCIA AMARY

Assume a Presidência e abre a sessão. Coloca em votação o PL 215/18, salvo emendas.

 

2 - MARCO VINHOLI

Encaminha a votação do PL 215/18, em nome do PSDB.

 

3 - CAIO FRANÇA

Para comunicação, manifesta-se favoravelmente ao posicionamento do deputado Marco Vinholi em relação ao PL 215/18.

 

4 - WELLINGTON MOURA

Encaminha a votação do PL 215/18, em nome do PRB.

 

5 - CAIO FRANÇA

Para comunicação, faz comentários sobre o PL 215/18.

 

6 - ESTEVAM GALVÃO

Para comunicação, manifesta-se favoravelmente à aprovação do PL 215/18.

 

7 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Coloca em votação e declara aprovado o PL 215/18, salvo emendas.

 

8 - MARCO VINHOLI

Requer verificação de votação.

 

9 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Defere o pedido. Determina que seja feita a chamada de verificação de votação.

 

10 - GILMACI SANTOS

Para comunicação, questiona acordo firmado entre os líderes favoravelmente à aprovação deste projeto.

 

11 - MARCO VINHOLI

Para comunicação, declara-se contrário ao PL 215/18.

 

12 - WELLINGTON MOURA

Para comunicação, pede ao deputado Marco Vinholi que retire seu pedido de verificação de votação.

 

13 - ESTEVAM GALVÃO

Para comunicação, apela ao deputado Marco Vinholi para que retire seu pedido de verificação de votação.

 

14 - ENIO LULA TATTO

Para comunicação, faz críticas à postura do PSDB em obstruir os trabalhos nesta Ordem do Dia.

 

15 - JOÃO CARAMEZ

Para comunicação, critica o PSDB pela obstrução à votação do PL 215/18.

 

16 - ROGÉRIO NOGUEIRA

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do DEM.

 

17 - RAUL MARCELO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PSOL.

 

18 - CORONEL CAMILO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PSD.

 

19 - BETH LULA SAHÃO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PT.

 

20 - LECI BRANDÃO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PCdoB.

 

21 - JORGE CARUSO

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do MDB.

 

22 - GILMACI SANTOS

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PRB.

 

23 - ORLANDO BOLÇONE

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PSB.

 

24 - EDSON GIRIBONI

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PV.

 

25 - MARCO VINHOLI

Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PSDB.

 

26 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Registra as manifestações. Anuncia o resultado da verificação de votação, que não atinge quórum regimental, ficando adiada a votação.

 

27 - GILMACI SANTOS

Para questão de ordem, questiona se o PL 215/18 continua como item I da Ordem do Dia da sessão ordinária.

 

28 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Responde o deputado Gilmaci Santos a respeito da Ordem do Dia desta sessão.

 

29 - MARCO VINHOLI

Para comunicação, manifesta sua desaprovação ao PL 215/18.

 

30 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Suspende a sessão por um minuto por conveniência da ordem às 21h07min; reabrindo-a às 21h09min.

 

31 - BETH LULA SAHÃO

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

32 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Anota o pedido.

 

33 - JOÃO CARAMEZ

Para comunicação, responde ao pronunciamento do deputado Marco Vinholi. Lamenta o não cumprimento de compromissos assumidos no Colégio de Líderes.

 

34 - MARCO VINHOLI

Para comunicação, faz esclarecimento em relação ao discurso do deputado João Caramez.

 

35 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Defere o pedido da deputada Beth Sahão. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Maria Lúcia Amary.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE – MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                          

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Proposições em Regime de Urgência:

1 - Votação adiada - Projeto de lei nº 553, de 2005, de autoria do deputado Jonas Donizette. Proíbe a venda de bebidas com qualquer teor alcoólico pelos postos de combustíveis e pelas lojas de conveniência neles instaladas ou a eles conjugadas. Parecer nº 1220, de 2007, de relator especial pela Comissão de Justiça, favorável. Parecer nº 1221, de 2007, de relator especial pela Comissão de Saúde, favorável com emenda. Parecer nº 1222, de 2007, da Comissão de Finanças, favorável ao projeto e à emenda. Emenda ao Projeto de lei nº 215, de 2018, apresentada nos termos do inciso II do artigo 175 do Regimento Interno. Parecer nº 952, de 2018, da Reunião Conjunta das Comissões de Justiça e Redação, de Saúde e de Finanças, favorável à emenda. (Em anexo os Projetos de lei nºs 323 e 359, de 2011, 1014, de 2014, e 215, de 2018). Aprovado requerimento de preferência ao Projeto de lei nº 215, de 2018. 

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pela liderança do PSDB.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Para encaminhar a votação pela liderança do PSDB, tem a palavra o nobre deputado Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Boa noite. O pessoal do PL 31 saiu, mas chegou o pessoal do HU que estava em menor número. Eles estão aqui, firmes e fortes, como têm estado todas as semanas. Quero falar para vocês que a presidenta Analice Fernandes colocou o veto amanhã no congresso de comissões. Então, amanhã, o veto será discutido no congresso de comissões e quiçá aprovado. Que ele entre neste plenário para que consigamos derrubar o veto amanhã. Parabéns a vocês pela luta que têm enfrentado em torno do hospital universitário.

Mais cedo, o deputado Edson Giriboni falou. Queria fazer o mesmo registro sobre a grande injustiça que foi cometida contra ele hoje, através de fake news. O deputado Edson Giriboni é um deputado sério e responsável, tem um trabalho importante no Parlamento paulista. Por meio de fake news, colocaram que ele teria feito um projeto que não tem nenhuma relação com ele. Pelo contrário, é antagônico à sua postura na Casa.

Entrando no projeto do deputado Wellington Moura, desde o Colégio de Líderes, eu tenho falado. Não obstruí, porque entendia que não era a maioria da minha bancada que pensava dessa forma, então, eu não tinha o direito, como líder, de fazê-lo. Aqui em plenário, desde o início, deixei claro que iria fazê-lo. Tenho uma grande discordância em torno desse projeto. Eu avalio que, cada vez mais, esta Casa tenta proibir direitos individuais, legislar sobre questões como essa... Ainda mais tendo em vista que eu não classifico como coerente.

A pessoa vai sair... Nós estamos discutindo aqui a proibição do consumo de bebida no pátio do posto de combustível. Primeiro, o projeto era em todo o posto de combustível. Então, você imagine só. Ele compra uma cerveja na loja de conveniência e não poderia consumir lá dentro. Tem uma temakeria, tem um comércio dentro do posto. Ele compra, mas não poderia consumir lá dentro.

Fora a questão dos empregos gerados, também a questão da liberdade individual para isso. Veja bem, passando para a proibição do consumo no posto de combustível, o que irá acontecer? Esse jovem vai comprar gasolina e vai até a calçada consumir a bebida.

Não vejo sentido algum em proibir a pessoa de consumir no pátio, porque ele vai dar um passo, chegar à calçada e poder consumir, uma vez que no Brasil é permitido consumir bebida alcoólica na rua.

Ora, entendo toda a questão. Em Brasília, vi iniciativas também nesse sentido, que  estão tramitando. Vi estados e municípios que fizeram a proibição. Outros voltaram atrás. Eu queria rapidamente citar o município que fez e voltou atrás essa proibição.

A Câmara de Londrina aprovou o projeto que limita o consumo em todos os locais públicos. Então, isso tem sido discutido em todo o País. Lá em Londrina, definiram que em qualquer local público não poderia haver o consumo de bebida alcoólica.

Proibição em espaços como ruas e praças, das 22 horas às 8 horas da manhã. Em Londrina não se pode mais consumir em qualquer espaço público, rua, parque, seja o que for, das 22 horas da noite às 8 horas da manhã.

Fizeram lá uma opção por isso. A multa é de até 500 reais para quem infringir essa norma no município de Londrina. Já estivemos em Porto Alegre. A Câmara Municipal, que tinha aprovado um projeto que proibia o consumo nos postos de gasolina, voltou atrás. Agora, por autoria do vereador Valter Nagelstein, foi revogada a lei que proibia, desde 2006, o consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina, estacionamentos e similares.

De acordo com o vereador, é responsabilidade do Parlamento rever o ato. Vez ou outra, descumpre seu próprio objetivo, sendo que no País é permitida a bebida nas ruas.

Eu aqui então deixo muito claro meu posicionamento. Tenho sido cobrado, e quando converso com as pessoas sobre esse assunto, sobre esse projeto de lei... Entendo a questão, deputado Wellington Moura, de querer melhorar a Segurança Pública em torno dos postos de gasolina.

Sabemos que muitos postos de gasolina tem se tornado até pontos de drogas. Sabemos de tudo que vem acontecendo, que tem acometido principalmente a nossa juventude paulista, mas limitar uma liberdade individual, que é esse consumo, sendo que ele pode atravessar a rua e beber no boteco da frente, isso me parece completamente excessivo.

Em países como nos Estados Unidos, você pode beber na rua, mas você tem que colocar um saquinho, para dar o bom exemplo, e não demonstrar você está consumindo uma bebida alcoólica na rua.

Então, temos que avançar sim na discussão da bebida alcoólica no nosso País, no estado de São Paulo, mas proibir uma liberdade individual como essa me parece, no mínimo, abusivo. Esta Casa tem a responsabilidade de, se tantas vezes não ajuda a população, no mínimo, não atrapalhar com projetos que coíbem esse tipo de liberdade individual.

Quero também aproveitar esse tempo. Eu pego aqui sempre esse informativo da Divisão de Acervo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo. Não sei quem é que produz esse material aqui na Casa, mas é sempre muito bem feito.

Na última edição, uma homenagem ao deputado Carlos de Souza Nazareth, que, com apenas 33 anos, em 1932, assumiu a Presidência da Associação Comercial do Estado de São Paulo. Com o fim do movimento de 32, foi preso e deportado para Portugal.

Voltou depois ao Brasil, dois anos depois, e se tornou deputado, com 224 mil votos, no Partido Constitucionalista. Esse grande deputado aqui do estado de São Paulo foi o responsável pela arrecadação naquele momento, e eles arrecadaram o ouro, muitas vezes de anéis da população aqui do estado de São Paulo, para fazer o movimento de 32. Depois de terminado o movimento, eles davam, para quem entregava a sua aliança, um anel de latão simbólico do movimento. Depois que acabou o Movimento de 32, algum recurso ainda ficou com eles. A Associação Comercial de São Paulo era responsável por esses recursos e, através deles, foi feita a Santa Casa, com o dinheiro que sobrou da tesouraria do movimento constitucionalista.

Então, o deputado Carlos de Souza Nazareth, grande responsável por arrecadar e fazer toda a tesouraria do movimento, também foi o responsável por um dos maiores símbolos do movimento aqui no estado de São Paulo. A frase dita era: “ouro para o bem de São Paulo”. E hoje ainda é um dos maiores símbolos daquela revolução. O prédio possui 13 andares, que correspondem às 13 listras da bandeira paulista, representando um grande marco na história do estado de São Paulo.

Então, deputado Wellington Moura, eu queria registrar, com muito respeito, meu voto contrário ao seu projeto. E que nós possamos discutir sempre a questão das liberdades individuais e do quanto esta Casa tem a responsabilidade de não as limitar fora do que nos cabe.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Sra. Presidente, eu gostaria de indicar o nobre deputado Wellington Moura para encaminhar o Projeto de lei no 215.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - O pedido de V. Exa. é regimental. Tem a palavra o nobre deputado Wellington Moura.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB – PARA COMUNICAÇÃO - Obrigado, deputado Wellington Moura. Eu, nos últimos tempos, não tenho concordado muito com as posições do deputado Marco Vinholi. Temos divergido muito, mas nessa última explanação dele em relação ao projeto... Respeito muito o deputado Wellington Moura. Nós conversamos sobre o projeto e chegamos a uma tentativa de emenda para poder melhorá-los. Mas, mesmo assim, entendo que as liberdades individuais têm que ser preservadas.

Estamos num momento difícil do País. Hoje, diversos postos de gasolina estão ampliando a sua área de extensão. Há muitos postos que possuem restaurantes, bares e afins no entorno, que não têm a ver com a atividade final do posto, mas que têm sido um atrativo para o comércio local e para os jovens também. Por isso, respeitando muito a opinião e o projeto do deputado Wellington Moura, eu queria, neste momento, concordar com as colocações do deputado Marco Vinholi.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sra. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público aqui presente. Antes de falar sobre o meu Projeto de lei no 215, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos postos de combustível, quero mostrar o vídeo de uma reportagem sobre o que está acontecendo hoje, nos postos, em relação ao consumo de bebida alcoólica.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

Eu gostaria de fazer uma pergunta ao deputado Marco Vinholi, para que ele respondesse no momento oportuno. Gostaria de saber se ele é a favor do sexo explícito, se ele é a favor das drogas, dos rachas que acontecem nos postos de combustível devido ao consumo de bebida alcoólica nas redondezas dos postos.

Gostaria de perguntar ao deputado Marco Vinholi, e também ao deputado Caio França, se eles são a favor da prostituição, pois isso ocorre também dentro dos postos de combustível devido ao uso de bebidas alcoólicas. Gostaria de saber também se eles são a favor de todos os crimes que acontecem ali, como roubo e tráfico. Tudo isso acontece devido ao uso de bebidas alcoólicas dentro dos postos de combustível.

O deputado Jorge Caruso conversou comigo. Debatemos muito sobre esse assunto, sobre a possibilidade de ser colocada uma emenda que faria com que, dentro das lojas de conveniência, a bebida alcoólica pudesse ser consumida. Entramos em um consenso, já que há postos de combustível que tem áreas, como restaurantes e lanchonetes, que fazem um cercado. Entramos em um consenso para colocar essa emenda, que faria com que o consumo continuasse nessas lojas de conveniência e nesses restaurantes.

Acho incabível um deputado ser contra esse projeto. Em outras palavras, ele está sendo a favor do sexo explícito, das drogas e da prostituição. Ele está sendo contra os comerciantes que têm um posto de combustível e que deixam de vender. Eles dizem que não vão deixar de vender. Ah, não vão?

Vamos colocar um vídeo no telão. Deputado que nunca viu isso, ou mora em um apartamento, ou mora em uma cobertura, para esse som nunca ter chegado à sua casa. Mas, para essas pessoas... Vejamos no vídeo o que acontece. Vejam o que acontece! Um dos lugares em que isso acontece é o posto de Parelheiros, no extremo da zona sul de São Paulo.

Fico imaginando o comerciante. Ele deve vender muito combustível nessa hora. Ele está tão feliz que deve estar patrocinando esse evento em seu próprio posto de combustível. Não é possível, deputados. Vamos abrir os olhos. Eu realmente quero enxergar e procurar saber quem vai ser a favor dessas imagens que estamos mostrando no telão. Fico muito admirado, deputado Marco Vinholi, que V. Exa. seja a favor disso, de  uma situação como essa, a favor de um comerciante que tem um posto de gasolina sofrer com isso.

O que estamos fazendo? Estamos deixando toda a regulamentação desse projeto com o Poder Executivo. Não cabe a nós, do Legislativo, dizer como vamos executá-lo. Mas isso tem que acabar.

Por isso, peço o apoio dos deputados. Muitos já se mostraram favoráveis ao projeto e não tenho como deixar de agradecê-los. Então, agradeço aos deputados que são a favor do comerciante. Não estamos proibindo, de forma nenhuma, a venda. Não estamos proibindo. Hoje, é proibido fumar dentro de um restaurante, dentro de qualquer ambiente fechado, porque ali você está atrapalhando, fazendo que outros fumem como você. Quando você bebe num posto de combustível, a loja de conveniência não é lugar para consumir, é lugar para vender.

Mas, mesmo assim, nós, deputados, entramos num consenso, para que pudesse continuar o consumo das bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis, e situações como essa não acontecerem.

Aliás, não acontece só isso. Gostaria de mostrar mais imagens, porque, além de tudo isso, acontecem situações como essas. Começa uma confusão, devido ao uso de bebidas alcoólicas. Se essa lei tivesse sido aprovada, vocês vão acompanhar por esse vídeo, começa uma discussão, tudo porque há pessoas no posto de combustíveis bebendo.

O dono e os frentistas não podem fazer absolutamente nada. Eles não podem chegar e falar que está proibido, que não podem consumir na área onde os carros são abastecidos. Ele não pode fazer isso.

Assim como hoje existe a Lei do Pancadão, uma lei que foi aprovada aqui na Assembleia, que proíbe o pancadão, queremos aprovar isso. Vejam as brigas, tudo tem uma origem, e a origem é no momento em que a pessoa vai consumir nos postos de combustíveis. A pessoa vai consumir, e começa uma pequena discussão, um falatório. O motorista foi embora. Aparentemente, acabou tudo ali. O rapaz está com um copo de cerveja, e tudo acontece.

É lamentável vermos deputados que são favoráveis ao consumo de bebidas alcoólicas nos postos. Queremos impedir isso. Claro que respeito a opinião dos deputados, mas não temos como não ser contra, nesse caso, a forma de violência, o pancadão, a prostituição, o racha. É daí que se inicia, muitas vezes, o racha.

Nossa lei vai acabar com isso. Nossa lei não vai mais permitir que crimes como esse continuem acontecendo no nosso estado de São Paulo. Por isso agradeço aos deputados que estão sendo favoráveis a nossa lei, e estão na aprovação do nosso projeto 215/18.

Muito obrigado.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Sra. Presidente, quero fazer uma retificação no que falei. Confesso que não tinha assinado a emenda que foi apresentada pelo deputado Caruso, em conjunto com outros deputados, mas entendo que a partir da emenda, que cria e garante que dentro dos estabelecimentos e também próximo, no interior, na conveniência, é possível fazer o consumo da bebida.

Portanto, eu entendo que essa emenda melhora bastante o projeto. Respeito e concordo. Obviamente sou contra, todas as cenas que eu vi. É claro que aquilo ali é o extremo. Existem outras milhares de lojas em que não acontecem ações como essa, mas entendo a iniciativa e a vontade do legislador, do deputado Wellington Moura.

Com a emenda do deputado Jorge Caruso e demais deputados, votarei favoravelmente.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - PARA COMUNICAÇÃO - Sra. Presidente, num primeiro momento, eu também não era favorável ao projeto de autoria do deputado Wellington.

Mas essa emenda resolveu todos os impasses. Digo isso porque eu trabalho também com postos de gasolina. E entendo que no pátio do local onde se abastecem os carros, realmente, é um risco muito grande.

O deputado Wellington acabou mostrando no vídeo. Portanto, com essa emenda, que corrige e torna esse projeto perfeitamente exequível, quero dizer que sou favorável.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Em votação o projeto 215/18, salvo emenda, de autoria do deputado Wellington Moura.

As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Sra. Presidente, solicito uma verificação de votação.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - O pedido de V. Exa. é regimental. Esta Presidência vai proceder à verificação de votação pelo sistema eletrônico. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “não”.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - PARA COMUNICAÇÃO - Sra. Presidente, apenas para dizer que o deputado Marco Vinholi acredito que, com essa atitude agora, todos os acordos relativos a projetos de deputados estão sendo quebrados e eu não posso segurar o meu deputado que está tendo o seu projeto prejudicado. Infelizmente, sou obrigado a concordar com V. Exa., quando dizia aqui que verificará todos os projetos pelos acordos não terem sido cumpridos.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sra. Presidente

em exercício, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, eu deixei claro, desde o início, que eu não bloqueei o projeto no Colégio de Líderes porque a bancada não tinha consenso sobre isso. Mas, uma vez o projeto vindo a plenário, eu como deputado tenho todo o direito de obstruir e colocar-me contrário a ele; e é isso que estou fazendo.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - PARA COMUNICAÇÃO - Eu gostaria de pedir ao deputado Marco Vinholi para que retirasse o pedido de verificação de votação. Acho que nesta Casa o que falta é acordo de cavalheiros, acordo de deputados. E não está tirando deste deputado, mas está tirando de tantos trabalhadores o desejo de trabalhar como frentistas, que estão sendo prejudicados por isso. Eu pediria ao deputado Marco Vinholi que revisse a atitude que tomou hoje, que não foi a atitude de um parlamentar que está no Colégio de Líderes e tem assumido um papel de brilhante importância aqui no Legislativo. Só que agora demonstra que não pode ser cumprido acordo desse projeto. Já que não tem acordo do nosso projeto, é impossível que possamos dar continuidade aos trabalhos e votar qualquer outro projeto aqui, Eu vou obstruir todos os projetos. Isso não pode acontecer Sra. Presidente.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - PARA COMUNICAÇÃO - O deputado Wellington Moura  está pedindo ao deputado Marco Vinholi para retirar o pedido de verificação. Eu não peço isso. Eu quero fazer um apelo ao líder, deputado Marco Vinholi para retirar a verificação. Esta Casa está tendo uma dificuldade muito grande para andar. Isso aqui é uma desordem. Ninguém está discutindo, ninguém está debatendo. Todos nós estamos aqui apenas obstruindo. Temos que produzir nesta Casa. No momento em que você verifica um projeto bom dessa natureza, claramente bom, que evita uma série de incidentes e acidentes. E fica naquela história: você é contra o meu, eu sou contra o seu. Esta Casa vai acabar não funcionando, vamos acabar não votando nada.

Então, é um apelo que eu faço ao deputado Marco Vinholi. Por favor, vamos retirar esse pedido de verificação de votação, V. Exa. registra o voto contrário e vamos fazer esta Casa andar. Temos que dar satisfação não apenas à imprensa, mas temos que dar satisfação à sociedade, à comunidade, à população.

 

O SR. ENIO LULA TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sra. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esse pedido de verificação desse projeto de um deputado que era consenso, ele não é o pedido de verificação simplesmente para esse deputado, tem muito coisa por trás disso. O principal é o seguinte: esse pedido de verificação feita pelo líder do PSDB, que está aqui falando em nome do João Doria  e do Geraldo Alckmin, é um pedido que inviabiliza, inclusive, o PL nº 31 de amanhã, que os ativistas protetores dos animais colocaram tanta esperança no dia de amanhã. Eu alertei que esse projeto pode ser parado lá no congresso de comissões. Significa que não tem acordo nem para o 31. Então, deixar bem claro, para quem está nos ouvindo, para os defensores do PL 31, os protetores, que esse pedido de verificação, se não for retirado, inviabiliza todos os projetos de deputados. Tem também o Ipesp. Ele para a Casa.

E quem está fazendo isso? O PSDB. Por quê? Porque está orientado pelo Alckmin e pelo Doria para parar o Estado, para não se fazer nada aqui na Casa. Parou. Quebraram o Estado e agora aqui na Assembleia - pela imprensa, que não está cobrindo hoje, que teve uma reportagem da “Folha de S.Paulo”, hoje - dá para perceber o seguinte: que eles não sabem ser oposição. Ficaram tanto tempo no poder que não aguentaram 60 dias na oposição. Eles têm que parar o Estado, inviabilizar tudo.

Repetindo: quem está pedindo verificação de votação de um projeto que é consenso, e tem muitos outros que são consenso, é o líder do PSDB. A mando de quem? Do Doria e Geraldo Alckmin. Esse é o comportamento republicano do PSDB.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Sra. Presidente, eu imaginava que iria terminar meus mandatos sem jamais concordar com alguma coisa que o PT falasse aqui. Hoje eu tenho que concordar, mas mesmo assim não integralmente, em parte. Eu retiraria o Geraldo Alckmin dessa história. É lógico! Estamos vendo aqui, estão obstruindo um projeto que o ex-governador Geraldo Alckmin mandou para esta Casa, que é o projeto do Ipesp. Não é projeto do Márcio França, não. Deputado Enio Tatto, suas palavras foram, assim, bem colocadas. Vamos retirar o Geraldo Alckmin, vamos deixar somente o João Doria, porque aqui está sendo um puxadinho do João Doria depois que o Geraldo Alckmin deixou o Governo do Estado de São Paulo. Essa é a verdade, verdade nua e crua.

Nunca vi, na história desta Assembleia, durante meus cinco mandatos, o que estamos assistindo aqui hoje. Já passamos por várias eleições, eleições para governador, para presidente, nós nunca vimos um ranço tão grande contra um governador do Estado como estamos vendo nesta Assembleia por parte do PSDB.

Então, não adianta fazer apelo, não adianta. Eu lamento o que está acontecendo aqui. Eu, como ex-tucano, sinto-me envergonhado pelo que está acontecendo nesta Casa.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Sra. Presidente, gostaria de informar que a bancada do DEM está em obstrução.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Esta Presidência registra a manifestação de obstrução da bancada do DEM.

 

O SR. RAUL MARCELO - PSOL - Sr. Presidente, gostaria de informar que a bancada do PSOL está em obstrução.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Esta Presidência registra a manifestação de obstrução da bancada do PSOL.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Sr. Presidente, gostaria de informar que a bancada do PSD está em obstrução.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Esta Presidência registra a manifestação de obstrução da bancada do PSD.

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO – PT - Sr. Presidente, gostaria de informar que a bancada do PT está em obstrução.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Esta Presidência registra a manifestação de obstrução da bancada do PT.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Sra. Presidente, declaro a obstrução da bancada do PCdoB e voto “sim”.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Registrada a declaração de obstrução da bancada do PCdoB.

 

O SR. JORGE CARUSO - MDB - Sra. Presidente, declaro a obstrução da bancada do MDB e voto “sim”.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Registrada a declaração de obstrução da bancada do MDB.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Sra. Presidente, declaro a obstrução da bancada do PRB e voto “sim”.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Registrada a declaração de obstrução da bancada do PRB.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Sra. Presidente, declaro a obstrução da bancada do PSB e voto “sim”.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Registrada a declaração de obstrução da bancada do PSB.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Sra. Presidente, declaro a obstrução da bancada do PV e voto “sim”.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Registrada a declaração de obstrução da bancada do PV.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PSOL - Sra. Presidente, voto “não” ao projeto. Posteriormente, encaminharei a declaração de voto.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - A Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Sra. Presidente, declaro a obstrução da bancada do PSDB.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Registrada a declaração de obstrução da bancada do PSDB.

 

* * *

 

- É feita a verificação de votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, participaram do processo de votação 36 Srs. Deputados: 29 votaram “sim”, cinco votaram “não”, um se absteve e esta deputada na Presidência, quórum insuficiente para deliberação do projeto.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Uma vez não tendo quórum para deliberar o projeto, eu gostaria de saber se o Projeto 215 continua como item número um da pauta.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Continua como item número um da Ordem do Dia.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Ok. Muito obrigado, Sra. Presidente.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Eu ouvi atentamente a fala do querido nobre deputado Enio Tatto, e depois do nobre deputado Caramez.

Entendo que talvez, da mesma forma que vocês classificam que nós não sabemos ser oposição, vocês também têm certa dificuldade em ser Governo. Entendo a ânsia, a vontade, de aprovação dos projetos, mas eu coloquei desde o primeiro momento a minha opção pessoal quanto ao projeto do deputado Wellington Moura.

Registro aqui, mais uma vez: como a maioria da bancada não era contrária ao projeto, eu não poderia barrá-lo no Colégio de Líderes. Mas, disse desde o primeiro momento: “Esse projeto indo ao plenário eu serei contrário e solicitarei verificação de votação”. Desde o primeiro momento.

Então, o que eu fiz aqui foi avisado desde o início da votação desse projeto. Desde o início. Não vou verificar outros projetos. A esse projeto sou contrário; peguem todos os Colégios de Líderes em que eu afirmei categoricamente o que eu faria.

Então, eu tenho uma posição pessoal clara sobre esse projeto, e isso não tem relação alguma com qualquer líder nem com qualquer quadro do PSDB.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Para restabelecer a ordem, a sessão está suspensa por um minuto.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 21 horas e 07 minutos, a sessão é reaberta às 21 horas e 09 minutos, sob a Presidência da Sra. Maria Lúcia Amary.

 

* * *

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Sra. Presidente, considerando que não estamos conseguindo construir um acordo entre nós, considerando que o PSDB puxou a fila na obstrução daquilo que havia sido acordado, e havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Só queria responder ao deputado Marco Vinholi que nós não temos nenhuma dificuldade em ser Governo ou não, muito pelo contrário. O maior exemplo disso é a minha presença e a presença dos deputados Barros Munhoz e Roberto Engler no partido que hoje é governista.

Ficamos aqui 23 anos, defendendo as políticas públicas do PSDB. Não temos nenhuma dificuldade. O que está existindo nesta Casa é o não cumprimento dos compromissos assumidos no Colégio de Líderes. Falta de palavra! É exatamente isso que está ocorrendo. Lá se decide uma coisa, mas, aqui ao microfone, fala-se outra.

Pelo que entendo, houve a concordância de todos os líderes para todos esses projetos, independentemente de ser a favor ou contra. Quem for contra, que venha ao microfone de aparte e vote contra. Então, o que está faltando é cumprir a palavra. Isso é muito ruim não só para os parlamentares, mas, sobretudo, para a Casa.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Realmente, eu estava me referindo ao PT no governo, deputado João Caramez. Vossa Excelência é do PSB e, evidentemente, é Governo.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência dá por levantada a presente sessão.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 21 horas e 11 minutos.

           

* * *