http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

06 DE AGOSTO DE 2018

050ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO DIA DA LIDERANÇA JOVEM E OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO SÃO PAULO DIFERENCIADO, PROFESSOR EMERSON NUNES DE OLIVEIRA

 

Presidência: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para a "Comemoração do Dia da Liderança Jovem e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao presidente da Associação São Paulo Diferenciado, professor Emerson Nunes de Oliveira". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa. Discorre brevemente sobre frases constantes no Hino Nacional Brasileiro e a hierarquia entre os símbolos da Nação.

 

2 - RAMALHO DA CONSTRUÇÃO

Deputado estadual, cumprimenta o deputado Fernando Capez e as autoridades presentes. Tece elogios ao presidente desta sessão. Comenta a ausência da vereadora Adriana Ramalho. Diz ser esta uma merecida homenagem. Ressalta que todos querem ter carteira assinada e uma residência para morar. Lamenta o alto número de pessoas no Brasil sem moradia. Cita projeto de lei que destina porcentagem de arrecadação de impostos da União e dos Estados para a habitação, sendo possível zerar o déficit habitacional em 20 anos. Destaca que grande parte das pessoas não tem possibilidade de adquirir uma moradia sem ser subsidiada. Discorre sobre a renda dos brasileiros. Considera importante a dedicação à projetos destinados à obtenção de casa própria. Esclarece que o professor Emerson e sua equipe vivem tentando realizar o sonho da casa própria. Afirma que cada residência construída pelo professor Emerson gera 1,2 empregos. Enfatiza que é muito barato construir moradias. Parabeniza o deputado Fernando Capez pela iniciativa desta sessão. Parabeniza o professor Emerson pela homenagem recebida.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito, em razão de suas destacadas atuações em diversos campos de atividades, a representantes da Associação São Paulo Diferenciado; Clube dos Lojistas da Vila Matilde; Etec Itaquera II; Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira; Etec Parque Belém; Fatec Itaquera; e Etec Sapopemba. Ressalta que todos devem fazer bem feito e com seriedade o que se propuserem a fazer, qualquer que seja a atividade. Diz que sendo um dos melhores, a pessoa terá sucesso. Afirma que as pessoas devem produzir e progredir cada vez mais. Esclarece o porquê da escolha do professor Emerson para esta homenagem. Diz ser fundamental que os jovens tenham um desenvolvimento com acesso à segurança, educação, esportes, lazer e liberdade. Ressalta que sem a juventude, todo o sistema global ficaria comprometido. Discorre sobre a reconstrução de Hiroshima, Nagasaki, Dresden, Berlim e Munique após a guerra, reerguendo-se por meio da educação e do investimento em jovens. Afirma ser o jovem de hoje tecnológico, com o uso das redes sociais tanto para lazer, como para manterem-se atualizados sobre as notícias do mundo. Destaca a facilidade de aprender nos dias atuais com o uso da internet, assim como de planejar o futuro. Lamenta que o acesso às universidades públicas ainda seja restrito. Discorre sobre dados da Educação. Enfatiza a importância do jovem em nosso País. Destaca o trabalho de Tereza Nunes, mãe do homenageado, e sua preocupação com o próximo. Lembra o início da carreira de Emerson como servente de pedreiro. Relata que o Colar de Honra ao Mérito foi entregue a dois ministros do Supremo Tribunal Federal, para o deputado Antonio Salim Curiati, entre outros, e agora está sendo entregue ao professor Emerson Nunes. Pede aplausos para o homenageado. Anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao presidente da Associação São Paulo Diferenciado, professor Emerson Nunes de Oliveira.

 

4 - EMERSON NUNES DE OLIVEIRA

Presidente da Associação São Paulo Diferenciado, afirma que o deputado Fernando Capez sabe mexer com as emoções. Lembra que toda sua história é voltada para a educação, que considera como a base de tudo. Informa que em 1990 ingressou no Magistério. Esclarece que o Poder Público tem deixado a desejar em relação à Habitação. Menciona trabalhos paralisados em razão da omissão, da falta de funcionários competentes e outros problemas. Discorre sobre a sua história, até a fundação da Associação São Paulo Diferenciado. Pede uma salva de palmas aos três representados nesta Mesa, deputados estaduais Fernando Capez e Ramalho da Construção e a vereadora Adriana Ramalho, que contribuem com a associação. Afirma que o Centro de Formação será uma realidade, assim como o Centro de Referência da Juventude. Agradece seus familiares, amigos e associados. Ressalta que o trabalho está só começando. Afirma que esta honraria recebida pertence a todos os presentes nesta sessão. Diz estar plenamente realizado. Agradece os deputados Fernando Capez e Ramalho da Construção e a vereadora Adriana Ramalho.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Discorre sobre as virtudes de um professor. Afirma que além do conhecimento pleno da matéria e da didática, a principal virtude é a capacidade de amar o que ele faz e aqueles que ensina. Ressalta que o professor deve pretender que os seus alunos possam no futuro superá-lo, assim como as futuras gerações. Homenageia o professor Emerson Nunes, mas disse querer que ele pudesse homenagear os presentes nesta sessão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

 

-          Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

                                                                 * * *

 

            O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB -           Sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia da Liderança Jovem, e outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo aos jovens, na pessoa do presidente da Associação São Paulo Diferenciado, o jovem professor Emerson Nunes. Por isso estamos no principal plenário da Casa, o plenário Juscelino Kubitschek, onde são discutidos e votados os projetos de lei que vigoram no estado de São Paulo, e onde, no ano de 1989, foi votada e aprovada a Constituição do Estado de São Paulo.

  Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e  com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

            Convidamos, para integrar a Mesa principal dos trabalhos, deixando por último o nosso homenageado: o Sr. Wagner Gui Tronolone, coordenador político da vereadora Adriana Ramalho, que aqui representa a vereadora e, consequentemente, a Câmara Municipal de São Paulo. Wagner, sem timidez, venha até aqui e assuma o seu lugar. (Palmas.)

            Também gostaria de chamar aqui, pedir a compreensão da TV Assembleia, para nos liberar, e chamar o deputado estadual Ramalho da Construção. Uma salva de palmas a ele, e a nossa repórter, que vai liberá-lo. (Palmas.) Se eu pudesse definir o deputado Ramalho da Construção, em uma palavra, eu definiria: amigo, um verdadeiro e leal amigo.

            Chamo agora, para ocupar o local aqui ao lado, nosso homenageado, o jovem professor, presidente da Associação São Paulo Diferenciado, Emerson Nunes de Oliveira. (Palmas.)

            Sras. Deputadas, Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão, que é solene, e se é solene, não é uma sessão qualquer. Ela não é uma sessão comum, é uma sessão formal. Ela obedece a uma rígida forma sacramental, ditada pelo Regimento Interno desta Casa. A sessão solene só pode ser convocada, e por isso foi convocada, pelo presidente efetivo da Casa, que é o deputado estadual Cauê Macris. Mas o presidente só pode convocar mediante solicitação de um dos deputados em exercício de seu mandato nesta Casa Legislativa.

Este deputado, Fernando Capez, solicitou ao presidente da Casa que convocasse uma sessão solene, juntamente com meu amigo deputado Ramalho da Construção, para outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao presidente da Associação São Paulo Diferenciado, o professor Emerson Nunes.

Quero apenas adiantar, Emerson, que a Assembleia Legislativa é bastante econômica na concessão desse tipo de comenda. Ela não é concedida por qualquer motivo a qualquer pessoa, por uma relação de amizade ou proximidade. Há uma série de requisitos e só pode ser concedida a uma pessoa que tenha um notório, de amplo conhecimento, e relevante valor social no seu trabalho. A Assembleia Legislativa - não eu, mas a Assembleia Legislativa - reconheceu isso em V. Exa., professor Emerson Nunes.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos e - por que não? - cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - “Brasil, um sonho intenso, um raio vívido” e “Brasil, de amor eterno seja símbolo”, as duas estrofes que mais causam confusão no momento em que vamos cantar o hino. Para não esquecermos, sempre lembramos que, antes de mais nada, a gente sonha para depois amar. Primeiro o sonho intenso, depois o amor eterno. E quero também adiantar que sempre que nós cantamos o Hino Nacional, que é um dos símbolos da Nação, não há necessidade, como costumeiramente se faz, de nos voltarmos à bandeira. Nós não nos voltamos à bandeira enquanto cantamos o Hino Nacional porque não há hierarquia entre os símbolos da Nação. Somente em sessões militares, em que a bandeira fica atrás do comandante, é que ele se vira para ela para que todos a vejam.

Comunicamos aos presentes que esta sessão, que é solene, está sendo transmitida - e eu vou ler ao vivo? Ao vivo, até hesitei.  Está sendo transmitida ao vivo? Está sendo transmitida ao vivo. Parabéns a vocês, pela Net, canal 7 - e desta vez não vai cair o sinal da Net - e pela TV Vivo, canal 9, canal digital 61.2.

Neste momento eu gostaria de passar a palavra ao deputado Ramalho da Construção, para que, com sua generosidade, seu trabalho e seu conteúdo, fizesse homenagem ao nosso homenageado e a todos vocês.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Boa noite a todos e a todas. Quero cumprimentar o proponente desta sessão solene, presidente, Dr Fernando Capez, um homem que dedicou a sua vida a defender a sociedade. Tanto é verdade que ele quis ser defensor público, agora é procurador, e não se conteve com isso e se tornou um dos melhores parlamentares, dos mais votados de todas as épocas, para continuar servindo à sociedade, que é a função de todos aqueles que se dedicam à política; se não for para servir, não tem outra vantagem.

 Quero cumprimentar o Gui, que está representando a vereadora Adriana Ramalho. Tenho muito orgulho da vereadora, porque ela é melhor do que eu umas 500 vezes. É muito bom para São Paulo e para o Brasil ter alguém que se dedica à vida pública com seriedade. Quero agradecer ao Gui, que está aqui, representando-a. Agora ela está reunida com o prefeito e com os secretários; mandou mensagem, pedindo desculpas ao presidente Fernando Capez por não estar presente, mas mandou um beijo para todos vocês.

Quero cumprimentar todos os presentes e o professor Emerson. É uma merecida homenagem. O professor dedica-se a uma área pela qual tenho muito apreço, que é a da Habitação. Todos nós temos dois sonhos na vida: ter uma carteira assinada e ter uma residência, uma casa para morar.

Na minha época, quando existia o MAP, andávamos com um gibi, que se chamava carteira profissional. Aquilo evitava que fôssemos presos, porque se você estava com a carteira, um documento se colocava. No Brasil, infelizmente, ainda há sete milhões e 200 mil famílias que não têm casa para morar, e 21 milhões de famílias ainda moram em residências inadequadas.

Nós propusemos um projeto. Na época, foi apresentado pelo Paulo Teixeira. Nós pedimos, porque achávamos que isso iria facilitar. Ele ainda continua no PT, tem sido secretário. É o Projeto 285, de 2008. O que diz o projeto? É carimbar 2% da União e 1% dos estados e municípios para Habitação.

O cálculo feito pela CBIC e por todos nós era de que, se esse projeto for aprovado um dia, em 20 anos o déficit habitacional do Brasil seria zerado. Não tem outra solução, principalmente para os pobres, se não houver uma coisa subsidiada, tanto é que o projeto “Minha Casa Minha Vida”, que ajudei a fazer, beneficiou apenas 8% do pessoal que tem moradia, com renda baixa.

No Brasil, 82% das famílias têm renda inferior a três salários mínimos, 12% têm renda entre três e cinco salários mínimos, e somente 6% no Brasil ganham acima de cinco salários mínimos. Cinco pessoas no Brasil têm uma renda equivalente à renda de 105 milhões de brasileiros. Ou seja, concentra-se em cinco pessoas o equivalente à renda de metade de toda a população brasileira.

Por essa razão, é importante que nos dediquemos a projetos que ajudem a realizar o sonho da casa própria. O Emerson tem feito isso, não só na cidade de São Paulo, mas em outras cidades. Já vem da escola do pai, e não tem feito isso sozinho. Quero que esta homenagem ao Emerson seja estendida à sua equipe, que anoitece e amanhece construindo moradias, tentando realizar o sonho da casa própria.

Além de realizar o sonho da casa própria, também gera emprego na cadeia produtiva. Deputado Fernando Capez, são 187 insumos que a indústria da construção civil movimenta. Então, cada residência construída pelo Emerson gera 1,2 empregos, mas na cadeia produtiva, para cada operário na construção, gera 2,2 empregos.

E, para concluir, é muito barato construir moradias. Se você pegar um bilhão de reais e dividir por 66 mil reais, que é a média do projeto “Minha Casa Minha Vida”, nós construímos 15.500 moradias. Isso gerará mais de 60 mil empregos com um bilhão de reais, enquanto com uma indústria qualquer você investe não um bilhão de reais, mas 200 bilhões de reais para gerar 300 empregos. Então, a indústria da construção gera emprego em todas as áreas, realiza o sonho da casa própria, e tenho certeza, Emerson, de que você faz tudo isso sem nenhuma vantagem financeira. Você faz espontaneamente, é um trabalho realmente voluntário e trabalha com equipe. Não tenha dúvida de que você terá um cantinho no céu quando um dia deixar o planeta aqui.

Parabéns ao deputado Fernando Capez, esse grande político, esse grande parlamentar, pela iniciativa de propor essa homenagem ao Emerson. E parabéns, Emerson, e a toda sua equipe pela homenagem. Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Receberão, neste momento, o Diploma de Honra ao Mérito, em razão de suas destacadas atuações nos mais variados campos de atividade - os senhores podem ver que há o logo oficial da Assembleia Legislativa no diploma e portanto significa que é um documento oficial do Poder Legislativo - pessoas que honraram nosso País no exercício de suas atividades: Associação São Paulo Diferenciado; Elga Shitara-Elga Mendes; Rômulo Moreira, jornalista M2 Mídia; Eduardo Graboski, Portal Mais Mídia; Thiago Rocha, repórter da Rede TV - um abraço ao Marcelo e ao Amílcar -; Gabriel Arthur Hector dos Santos; Carla Oliveira de Paula; Andreza Patuleia de Melo; Luiz Rinhel, articulador do Movimento de Moradia Popular do Estado de São Paulo em Jaboticabal. Isto, da Associação São Paulo diferenciado,

Do Clube dos Lojistas da Vila Matilde: Lígia Refeições; Wesley Alencar Martins, da Vila Matilde, bairro da melhor gastronomia da Zona Leste; Oswaldo Cardoso e Fabiano Cardoso, Vadinho Restaurante, da Vila Matilde, bairro da melhor gastronomia da Zona Leste; e Casarão da Sogra, da Vila Matilde, bairro da melhor gastronomia da Zona Leste. Agora acho que me convenci.

Da Etec Itaquera 2: diretora professora Maria Inês Benvenuti; João Rafael Gonçalves Evangelista; Felipe dos Santos Vieira; Sabrina Souza de Sá; Juliana A. D. Silva; Gustavo Bispo; Ariovaldo Antonio; Igor Rodrigues da Silva Reis.

Da Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira: diretor professor Jonas Severino da Silva; Felipe Silva Suzart; Rubens Serafim Junior; Janaína Novais Mariano.

Da Etec Parque Belém: diretora professora Marisa Souza; Lucas Borges Junior, que é policial militar; Tiago da Rocha Fontes, também policial militar, valorosos homens e mulheres que arriscam as suas vidas nesta verdadeira selva que é o mundo de hoje, para nos dar mais segurança; João Victor Oliveira Mendonça, aluno do curso técnico em Informática para Internet, integrado ao Ensino Médio.

Agora, da Fatec Itaquera: professora doutora Ana Cristina de Carvalho; Daniele Cesar da Silva, funcionária da Diretoria de Serviços, muito dedicada a manter tudo em ordem e a motivar as pessoas a fazer o que é certo, é diretora de serviços.

Greice dos Santos Lima, funcionária da Secretaria Acadêmica, se esforça para que os alunos consigam manter a sua grade em ordem e consigam se formar no curso esperado, é diretora acadêmica.

Sidney Leal da Silva, professor do curso de Tecnologia em Soldagem, professor de Física, mestre e doutor em Física. Parabéns, professor, tem contribuído para o crescimento da área de pesquisa da Fatec Itaquera e da iniciação dos alunos na pesquisa.

David Tadami Suzuki, professor do curso de Tecnologia de Automação, de Refrigeração, Ventilação e Ar-Condicionado. Professor envolvido com a Fatec Itaquera, luta para que mais alunos possam entrar na Fatec, e motiva os alunos a desenvolverem as suas carreiras.

Luciano José Dantas, coordenador do curso de Tecnologia em Soldagem, é muito envolvido com o curso e busca novas ideias para auxiliar a melhoria do mesmo, bem como da Fatec Itaquera.

Fábio Conte Correa, coordenador do curso de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar-Condicionado, professor dedicado, envolvido com os problemas dos alunos da Fatec.

Maiaty Saraiva Ferraz, professora do curso de Tecnologia em Soldagem, coordenadora do Núcleo de Línguas da Fatec Itaquera, muito envolvida para que os resultados do núcleo sejam positivos; fez toda a organização e motivação para o crescimento do núcleo.

Etec Sapopemba: diretora professora Sandra Regina Ferraz de Campos dos Reis; Talita Araújo de Almeida; Suellen Rocha Santana; Gabriele Barros Camargo; Lucas Rodrigues da Silva; Michele da Silva Alves de Lima.

Pedimos aos nossos telespectadores, que nos acompanharam ouvindo esses nomes, para que os guardem em suas memórias. São pessoas que estão se destacando, já se destacaram e continuarão, ainda, a produzir muito, meu caro José Carlos, para a nossa sociedade paulista e brasileira.

Uma vez, eu ouvi de um professor, há muitos anos: “Não importa a atividade que você vai abraçar; que seja da mais humilde prestação de serviços à cúspide da administração, pública ou privada, pouco importa; faça bem feito aquilo que você se propuser a fazer”. Qualquer que seja a sua atividade - não importa -, se nela você se destacar, se você for a melhor, ou um dos melhores, certamente você terá sucesso. Faça com seriedade.

Recordo-me de certa vez em que, após uma palestra, numa cidade do nordeste, Petrolina, aguardava para, posteriormente, transportar-me para o aeroporto e, depois, encaminhar-me para Salvador, de onde retornaria a São Paulo. Ali, eu vi no toalete a pessoa que limpava o banheiro, que mantinha tudo em ordem, aquele capricho em tudo, um brinco, não deixando um único detalhe ali escapar. Eu o cumprimentei, e ele disse: “Doutor, nisso que eu faço, eu posso afirmar ao senhor, com muito orgulho, que eu sou o melhor”.

Que vocês consigam produzir cada vez mais, progredir cada vez mais. Mas, não importa o que vocês façam, dediquem-se.

Esta, que já foi a república dos bacharéis, que valorizou muito os diplomas das carreiras tradicionais - Medicina, Direito e Engenharia -, hoje, mais do que nunca, está desesperada por pessoas que tenham formação técnica, em produção de serviço técnico, operacional.

É disso que depende o País para crescer e se desenvolver. Essas serão - se já não são as do presente - as profissões do futuro.

É por isso que, apesar de não terem podido comparecer, encaminharam para cá a sua missiva cumprimentando o prefeito Bruno Covas, da cidade de São Paulo; o deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa; o procurador-geral de Justiça; o secretário de Justiça; o Dr. Paulo Prazak, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; o desembargador Wilson Fernandes, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; o Prof. Dr. Vahan Agopyan, magnífico reitor da Universidade de São Paulo; Dr. João Cury Neto, secretário de Estado da Educação; Sr. Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho, secretário da Fazenda do estado de São Paulo; professor Marco Antônio Zago, ex-reitor da USP, atual secretário da Saúde; deputado Rogério Nogueira, líder do Democratas; além da mais do que prestigiosa presença do deputado Ramalho da Construção, sempre construindo alianças.

Chegamos, então, ao momento que seria a razão de ser deste evento, a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao presidente da Associação São Paulo Diferenciado, professor Emerson Nunes de Oliveira.

Por que a Assembleia Legislativa de São Paulo, o segundo maior parlamento do País e a maior Assembleia estadual da América Latina, escolheu o professor Emerson Nunes para essa homenagem? Qual a razão dos 94 deputados terem voltados seus olhos e sua atenção a sua pessoa? Aguenta coração.

É fundamental que os jovens tenham um desenvolvimento com acesso à Segurança, Educação, Esporte, Lazer, liberdade e oportunidades para expor e aplicar suas ideias adquiridas ao longo de sua formação, seja como indivíduo, seja como cidadão. Sem a juventude, todo o sistema global ficaria comprometido, assim como nosso futuro.

O Brasil é um exemplo clássico do resultado causado pela negligência aos jovens. Por favor, entrem na internet e vejam como está, hoje, a cidade de Hiroshima e a cidade de Nagasaki, arrasadas por um ataque nuclear em agosto de 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial.

Se tiverem a oportunidade de visitarem e conhecer, vão, se não, consultem pela internet como está a cidade alemã de Dresden, na qual, após a guerra, só restou uma igreja. A única edificação que continuava em pé. Vejam Berlim, vejam Munique. A reconstrução em detalhes até de bonecos de porcelana de dez centímetros de comprimento.

Esses países, que estavam destruídos e destroçados, se reergueram  pela educação e pelo investimento no jovem. Daí a importância de se chamar a atenção para este momento.

O jovem de hoje é tecnológico, sempre conectado com tudo e todos: Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, entre outras redes sociais, são seu espaço de lazer e, ao mesmo tempo, lugar em que se mantém atualizado sobre todas as notícias do País e do mundo.

A tecnologia teve um impacto tão grande na vida das pessoas, ocasionando uma mudança de comportamento até mesmo na geração adulta, que, ao contrário do modelo tradicional, hoje também quer sentir-se jovem em meio a selfies, posts e likes.

Aprender tornou-se algo mais prazeroso, e com a internet é possível aprender de maneira independente, abrindo-se uma gama infinita de possibilidades. São tantos conteúdos, vídeos, que, para aprender, basta querer, desde um novo idioma até tocar um instrumento.

Pode ser quem quiser, veterinário, advogado, jornalista, médico, engenheiro, músico,  técnico etc. Ao contrário da época de nossos pais – da nossa época –, hoje o jovem pode planejar melhor seu futuro.

O mercado profissional é muito mais aberto. Existem cursos profissionalizantes, programas de jovem aprendiz e estágio de empresas. No Brasil, o trabalho é uma das maiores preocupações dos jovens. O anseio em estudar e se especializar vem crescendo.

Infelizmente, o acesso às universidades públicas ainda é muito restrito, e grande parte dos jovens sai do ensino médio e vai direto para o mercado de trabalho. Poucos vão para as Fatecs, para as universidades.

Segundo o IBGE, em 2014, apenas 58,5% dos jovens entre 18 e 24 anos frequentava o ensino superior. O percentual, segundo a pesquisa, é 25 pontos percentuais maior do que o de dez anos antes. A pesquisa ainda revelou que os estudantes brancos, e da parcela mais rica da população, ainda são os beneficiários das universidades públicas.

O perfil do jovem é variado. Os jovens precisam ser motivados com bons exemplos, histórias de decência, com valores e princípios éticos, e a conscientização política também precisa vir desde a escola, dos mestres e dos pais.

É fundamental que semeemos esse conceito, e, assim, o fortalecimento da ação política e da ação dos jovens. A importância no destaque do jovem em nosso País, fez com que a Assembleia começasse a prestar atenção na Associação São Paulo Diferenciado, e no amor que um filho nutria pela memória de sua mãe.

As suas vindas diuturnas a esta Casa, lembrando o trabalho de Tereza Nunes, para que fosse homenageada, batizando-se o nome de uma Etec. Ao mesmo tempo, a preocupação que tem com outras pessoas, como disse aqui o deputado Ramalho da Construção, homem que começou como servente de pedreiro, com muito orgulho. Hoje, desfruta da amizade – ele como servente de pedreiro – daqueles que são proprietários de grandes conglomerados, edifícios, de corretoras de imóveis, e assim por diante, como o próprio Dr. Elie Horn.

Ele, Ramalho da Construção, exemplo, um jovem que acreditou, empreendeu e venceu. Hoje é um deputado estadual brilhante, querido por todos.

Emerson Nunes, você ainda é um jovem, e será jovem por muito tempo, no físico e no espírito. Sua mãe está aqui com você, está aqui em lembrança, e é por isso que você... Nós entregamos esta comenda aqui para dois ministros do Supremo Tribunal Federal. Nós entregamos esta comenda aqui para o deputado Salim Curiati, com 90 anos e 11 mandatos, e que não falta a uma sessão sequer.

Entregamos ao Dr. Raul Cutait, que tantas vidas salvou, e estamos entregando a este jovem, em nome de todos vocês, e pelo trabalho que ele representa, estamos entregando a Emerson Lopes. Peço que, se possível, em pé, nós aplaudamos o Emerson neste momento. (Palmas.)    

Peço que, tanto o Gui quanto o Ramalho, me ajudem a prestar esta homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Êpa, perdi o roteiro. E agora? Agora vamos ouvir Emerson Nunes. Eu peço que após tomar essa aguinha, acalmar, relaxar um pouquinho, respirar, você vá ocupar o púlpito, o parlatório oficial da Casa, que é privativo de uso dos deputados estaduais, mas que hoje, engalanado com esta homenagem, se rende à juventude e à excelência do seu trabalho. Vai, Emerson! Vai, Corinthians! (Palmas.)

 

O SR. EMERSON NUNES DE OLIVEIRA - Boa noite. Vamos fazer como eu faço na São Paulo Diferenciado. Boa noite!

 

TODOS - Boa noite!

 

O SR. EMERSON NUNES DE OLIVEIRA - Não preciso falar das emoções, porque o Prof. Dr. Fernando Capez sabe mexer realmente com a emoção. Falar da minha história é muito legal, é muito bacana, porque está toda voltada para a questão da educação. Como o próprio amigo deputado Ramalho falou, a educação é a base de tudo e foi a base para que, em 1990, eu ingressasse no Magistério. Está aí a professora Andrea Pessarelo, minha amiga – nos formamos juntos no Cefam. Esse Cefam, hoje, abriga a Etec que leva o nome da minha mãe, também fundadora da Associação São Paulo Diferenciado.

O deputado Ramalho falou da questão da moradia. Realmente, o Poder Público tem deixado muito a desejar na questão de habitação de interesse social, inclusive com o programa “Minha Casa, Minha Vida” e entidades.

Nós vencemos, pela Cohab São Paulo, dois editais. Temos mais de 124 unidades habitacionais pelo programa que estão paradas, com dois alvarás de obras e execução, trabalho também acompanhado de perto pelo gabinete do deputado Fernando Capez, e que não anda. Não anda pela omissão, não anda pela falta de funcionários competentes e por infinitos problemas que todos sabem como funcionam.

Não poderia deixar hoje de mencionar isso, não seria muito a característica do professor Emerson, professor que foi lecionar na Escola Estadual Deputado Astolfo Araújo. De lá, de uma sala de quarta série, eu cheguei à coordenação pedagógica dessa unidade escolar, e de lá fui atuar na Câmara Municipal de São Paulo, assessorando politicamente, sendo assessor técnico legislativo e, na sequência, fundando a empresa jornalística “Folha da Vila Matilde”, que, no dia 21 de setembro de 2018, completa 18 anos de construir a história do bairro da Vila Matilde.

Nessa sequência, houve a fundação da Associação São Paulo Diferenciado, que desde 2008 vem trabalhando com qualidade de vida. Aqui hoje estão grande parte de meus associados. Esse trabalho também foi fortalecido com o trabalho da Fatec Itaquera, da Etec Itaquera 2, da Etec Parque Belém e da Etec Sapopemba e hoje faz parte da liderança jovem. Isso tudo foi conversado, foi encampado pelo Prof. Dr. Fernando Capez, que a gente aprendeu a admirar, porque ele faz parte hoje da história da São Paulo Diferenciado. Ele consegue pegar no íntimo mesmo, ele consegue ser amigo 100%, e essa lealdade pode ter certeza que vai durar por muitos e muitos anos.

Foi a mesma coisa quando a então líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, vereadora Adriana Ramalho, apresentou seu pai e a sua história. Ela disse: “Você precisa conhecer meu pai.” E eu conheci, e aprendi a admirá-lo. Então eu gostaria de uma grande salva de palmas. Hoje nós estamos com os três representados nesta Mesa. (Palmas.)

O trabalho não para, e o trabalho não vai parar. Então nós vamos falar agora de futuro. O Centro de Formação Profissionalizante da Associação São Paulo Diferenciado vai se tornar uma realidade, bem como o Centro de Referência da Juventude. Então, quando as pessoas achavam que eu fosse falar do passado, não, vamos falar do futuro, do que vem pela frente. Então o trabalho é para frente, ele é processual, tem começo, meio e fim.

Eu gostaria mesmo de agradecer aos meus familiares que estão presentes, aos amigos e aos associados. Podem ter a certeza de que o trabalho está só começando. Esta força, esta honraria é de todos vocês, eu divido e compartilho com todos vocês. Meu muito obrigado. Estou plenamente realizado. Muito obrigado aos deputados Fernando Capez e Ramalho da Construção e à vereadora líder, Adriana Ramalho. Fiquem com Deus. A festa só está começando. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Amém.

Qual é a principal virtude de um professor? O conhecimento pleno da matéria que ele vai ministrar? Não. Isso é apenas um pré-requisito. A didática? Essa é apenas uma das qualidades. O principal diferencial de um professor é a sua capacidade de amar. Amar o que ele faz e amar aqueles a quem ensina. O professor não pode ter a veleidade de querer parecer erudito e impressionar, pelo conhecimento, aqueles a quem ensina. Pelo contrário, ele tem que pretender que aqueles que hoje são seus alunos possam, no futuro, superá-lo e contribuir para que as futuras gerações também os excedam. É nisso que consiste a grande tarefa de ensinar.

Hoje, homenageei, juntamente com o deputado Ramalho da Construção e a vereadora Adriana Ramalho, aqui representada, o professor Emerson Nunes. Mas eu quero que, num futuro próximo, o professor Emerson Nunes possa homenagear os senhores com essa mesma comenda, porque os senhores irão fazer o que ele fez – e, quem sabe, até melhor.

Esgotado o objeto da presente sessão, que é solene e tem um ritual rígido, esta Presidência agradece às autoridades, à nossa equipe e à funcionária Delmíndia Costa, que, entre sorrisos e lágrimas, acertos e tropeços, contribuiu para que chegássemos até este momento, sempre com um sorriso maroto e um choro emotivo fora de hora. Essa é a nossa Delmíndia Costa, também chamada de Delmíndia Sorriso. (Palmas.) Agradeço, ainda, aos funcionários, aos serviços de Som, Taquigrafia, Atas, Cerimonial, Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Que Deus nos abençoe, sempre nos proteja da maldade e ilumine nosso caminho para que possamos sempre construir o bem, sem ver a quem.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 06 minutos.

 

* * *