http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

13 DE AGOSTO DE 2018

051ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO PASTOR LUIZ HERMÍNIO DOS SANTOS

 

Presidência: RITA PASSOS

 

RESUMO

1 - RITA PASSOS

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido desta deputada, na direção dos trabalhos, para "Homenagem ao apóstolo Luiz Hermínio". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia exibição de vídeo do Mevam sobre o trabalho da instituição.

 

2 - EDSON LAPA

Pastor, vice-presidente do Mevam e vereador de Itajaí, Santa Catarina, saúda os presentes. Discorre sobre trecho bíblico acerca da educação. Tece elogios ao trabalho realizado por Luiz Hermínio. Fala a respeito da relevância da igreja evangélica, a seu ver, para o Brasil.

 

3 - HERCULANO PASSOS

Deputado federal, presidente da Frente Parlamentar Mista do Turismo no Brasil e da Frente Parlamentar Mista dos Municípios no Brasil, cumprimenta autoridades presentes. Parabeniza Luiz Hermínio pelo trabalho social e religioso que desenvolve, sobre o qual discorre. Compromete-se à colaboração com essas atividades, como parlamentar. Lê trecho bíblico acerca da mulher.

 

4 - ORLANDO NUNCIATO JÚNIOR

Apóstolo e presidente da Comunidade Vida, faz saudações. Cumprimenta o homenageado desta solenidade. Faz votos de continuidade e ampliação do trabalho desenvolvido por ele.

 

5 - PRESIDENTE RITA PASSOS

Lê breve histórico da vida do apóstolo Luiz Hermínio. Tece elogios ao homenageado. Fala acerca de sua superação da dependência química. Frisa a obra de Deus, segundo ela, na transformação das vidas das pessoas. Narra primeiras realizações do apóstolo no âmbito da caridade. Apresenta relações entre o trabalho social e a pregação religiosa. Situa a oração como movimento ativo. Deseja a ampliação das ações do homenageado. Faz cumprimentos. Entrega homenagem ao apóstolo Luiz Hermínio.

 

6 - LUIZ HERMÍNIO

Apóstolo, homenageado desta solenidade, agradece a deferência recebida, que estende a outras lideranças presentes. Canta louvores. Faz oração. Tece considerações sobre os planos de Deus, segundo ele, para o Brasil, destacando o papel das autoridades políticas e religiosas. Cita trecho bíblico acerca de fundamentos institucionais e morais da sociedade. Enfatiza que, a seu ver, a autoridade provém de Deus. Frisa a relevância da caridade. Fala a respeito da importância política do estado de São Paulo. Defende a união entre as diversas denominações evangélicas e o Estado. Aborda mudanças econômicas da Coreia do Sul implantadas, segundo ele, por homens religiosos. Fala sobre experiências familiares. Discorre acerca de suas concepções de divindade e as vinculações delas com a realidade humana. Aponta a magnitude de ser brasileiro. Lista realizações dos trabalhos sociais que encabeça. Narra visita a faculdade de Itajaí para palestra a respeito de liderança, em que abordara a importância, segundo ele, da Bíblia. Lê passagem bíblica sobre a ética política. Defende a desobediência civil a leis injustas. Declara-se esperançoso em relação ao futuro do do Brasil. Realça a necessidade de ações éticas individuais para a promoção da mudança necessária no País. Faz votos de melhorias, que enumera, para a Nação. Profere prece pelas autoridades políticas do País, com destaque à deputada estadual Rita Passos.

 

7 - PRESIDENTE RITA PASSOS

Tece considerações acerca do pronunciamento do apóstolo Luiz Hermínio e da relevância deste evento. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Rita Passos.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Bom dia, senhoras e senhores. Por favor, se puderem tomar os seus lugares. Sejam todos bem-vindos a esta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Estamos aqui com a nossa deputada Rita Passos, que fará o convite para formar a Mesa de trabalhos.

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Senhoras e senhores, bom dia. Muito bem-vindos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde iremos dar início a sessão solene em Homenagem ao Apóstolo Luiz Hermínio. Chamamos para compor a Mesa, primeiramente, o nosso homenageado, o apóstolo Luiz Hermínio. Chamamos também o deputado federal Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios.

Convido também o apóstolo Orlando Nunciato Júnior, presidente da Comunidade Vida. Foi por três mandatos consecutivos presidente do Conselho de Pastores da Cidade de Salto. Hoje, caminha junto com o Mevam no estado de São Paulo. Convido agora o pastor Mário Arruda Leite Júnior, pastor do Mevam Campinas. Integra a equipe de governo e é responsável pelo Café de Pastores de Campinas, que reúne todo mês 1.500 pastores do estado de São Paulo.

Convidamos também agora o vereador e primeiro secretário da Câmara Municipal de Salto, o Vinícius Saudino, que é uma das pessoas que acompanha também o trabalho do apóstolo Luiz Hermínio. Convidamos também o vereador pastor Edson Lapa, vice-presidente do Mevam, vereador atuante nas causas sociais no município de Itajaí, Santa Catarina.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tenham certeza que muitos adentrarão por esta Casa neste momento. Minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação desta deputada com a finalidade de prestar homenagem ao apóstolo Luiz Hermínio.

Convido todos os presentes para em pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Quero dizer que a deputada federal Pollyana Gama está aqui presente também. Seja bem-vinda, deputada. É uma deputada federal que é colega do Herculano como deputado federal também. E o marido dela, o Davi Zaia, é meu colega aqui, deputado estadual. Um grande abraço ao deputado também.

Comunico aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Assembleia, pela NET - canal 7, pela TV Vivo - canal 9 e TV Digital - canal 61.2.

Acho que antes de nós ouvirmos eu gostaria de já colocar o vídeo do Mevam. Muitos aqui já sabem do trabalho do pastor Luiz Hermínio, mas nós gostaríamos de ver agora no telão um vídeo sobre o Mevam.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Passamos a palavra ao vereador e pastor Edson Lapa, do município de Itajaí, Santa Catarina. Ele é vice-presidente do Mevam.

 

O SR. EDSON LAPA - Bom dia, Sra. Presidente, senhores e senhoras presentes, pastores, pastoras, amigos que se dispuseram a estar aqui, neste momento. Também aqueles que nos acompanham pela TV Câmara, eu gostaria, desde já, de parabenizar a presidente pela proposição e falar um pouco desse momento muito relevante, não só para a pessoa, mas para o corpo como um todo, para o corpo de Cristo como um todo.

Eu gosto muito de uma passagem bíblica em que o Senhor registra que devemos educar a criança, ou ensiná-la no caminho, no caminho que ela deve seguir, para que jamais se desvie dele.

Quando eu penso nessa passagem, sempre penso que o Senhor nunca nos pede nada que Ele não tenha feito ou que Ele não faça. Nesse tempo que tenho caminhado com o Luiz Hermínio - 21 ou 22 anos - eu tenho visto isso, o Senhor caminhando com o Luiz de mãos dadas.

Diferente de ensinar o caminho é caminhar junto. Por exemplo, quando nós viemos para cá existe o Waze, o Waze indica caminhos, mas ele mesmo não sabe o que é o caminho, ele diz “está congestionado” ou “vai por aqui e por ali”, é muito diferente do que estar nesse lugar. O Senhor passa o caminho com a gente, Ele vai nos ensinando, a gente vai vivendo com isso. É isso que eu tenho visto nesses últimos 22 anos.

Então, poder estar aqui neste momento para prestar esta homenagem ao Luiz é um momento de muita gratidão, porque ele tem sido uma grande inspiração para todos nós. Muitos aqui têm sido impactados pela sua mensagem, pelo que ele tem carregado, e isso tem sido assim desde o princípio, desde o começo, mas tem se intensificado mais e eu vejo que, nesse tempo, desde que o Senhor plantou o Luiz em nossas vidas e para a igreja do Brasil e do mundo, o Senhor tem feito algo diferente. Não sei se isso é uma percepção somente minha.

Também não sei se tenho mais tempo, porque estamos habituados a falar 2, 3, 5 minutos e não quero ultrapassar, mas sei que estamos no tempo certo. O Senhor, nesse tempo, tem mexido com sua igreja, somos uma nação cristã, 86% dos brasileiros são cristãos e sobre nós repousa a responsabilidade de fazer com que o Senhor brilhe em nossa geração, que o Senhor seja a luz em nossa geração através de nós.

Por isso o Senhor tem nos incomodado tanto. E estamos, sim, indo às Casas Legislativas e ao Executivo, porque, realmente, estamos com esse encargo queimando em nossos corações. Sabemos que, durante muito tempo, houve uma desconstrução disso. Somos testemunhas disso, não se falava na importância, na relevância do povo cristão nessas frentes. E hoje estamos vendo o que estão tentando fazer com o Brasil. O que estão tentando fazer com a geração que está crescendo agora.

Então, esse é um tempo em que Deus levanta os seus profetas e nós sermos testemunhas oculares da história é muito gratificante, por isso, estar aqui, hoje, homenageando não o apóstolo, mas o amigo Luiz Hermínio, o Mino, aquele menino da periferia do Itajaí que o Senhor tem conduzido pelas nações, é muito gratificante.

Essa seria a minha contribuição, Sra. Presidente. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Passamos, agora, a palavra ao deputado federal Herculano Passos.

 

O SR. HERCULANO PASSOS - Bom dia a todos. A paz do Senhor.

Com alegria estamos reunidos nesta sessão solene com a finalidade de homenagear o apóstolo Luiz Hermínio. Para nós é uma satisfação muito grande. Cumprimento minha esposa, deputada Rita Passos, que preside esta sessão solene, e a deputada Pollyana, minha colega em Brasília, na Câmara dos Deputados, uma deputada atuante. Que bom ver as mulheres na política, isso é importante, quanto mais mulher na política, melhor. Ficamos felizes com a presença da Pollyana aqui.

Cumprimento o homenageado, apóstolo Luiz Hermínio, que é o presidente da Mevam. Acabei de conhecer todo esse projeto maravilhoso, com sede em Itajaí, e ficamos felizes em ver a Palavra de Deus sendo propagada pelo mundo todo. Parabéns, apóstolo.

Cumprimento, também, o vereador apóstolo Edson Lapa, vice-presidente da Mevam, e o jovem vereador Vinícius Saudino, da cidade de Salto, nosso colega em Salto, amigo que anda com a gente.

Também cumprimento o apóstolo Mario Arruda Leite Júnior, do Mevam de Campinas, responsável pelo Café da Manhã com os Pastores, que reúne, todo mês, mais de 1.500 pastores no estado de São Paulo. Inclusive ele é meu conterrâneo, nascido em Itu, de grandes famílias de Itu, as famílias Leite e Arruda. A esposa é da família Francischinelli, que também é de lá. Ficamos felizes em revê-los.

Cumprimento todos os apóstolos, pastores, público presente e aqueles que acompanham pela TV Alesp e pelas redes sociais, na pessoa do meu amigo, apóstolo Orlando Nunciato Júnior, presidente da Comunidade Vida de Salto, grande amigo.

Parabenizo o apóstolo Hermínio pelos trabalhos sociais desenvolvidos no Brasil e no mundo todo. Estávamos conversando agora pouco e ele estava explicando como funciona o trabalho. Estamos aqui colocando nosso gabinete, nosso trabalho parlamentar, à disposição para que possamos, também, colaborar com esse projeto maravilhoso.

Ficamos felizes em ver que tem pessoas que são desprendidas e querem o melhor para as pessoas. Entendo esse trabalho que ele faz no mundo todo, visitando países ricos e pobres. É como ele mesmo estava falando “procuro os empresários que querem fazer o bem para ajudar aquelas pessoas menos favorecidas”. Ou seja, ele faz um trabalho meio Robin Hood, tira dos ricos e dá para os pobres.

É mais ou menos assim, mas não tirando. Ele dá porque quer, mas só que o pastor indica. Você, que tem muito, pode ajudar aquele que tem menos. Isso é evangelizar. Isso é gostar de gente, e por isso merece todo nosso respeito quem gosta de gente.

Nós, que estamos na vida, nós temos que fazer política justamente para aquelas pessoas menos favorecidas, que precisam do Poder Público, que precisam da escola pública, que precisam da Saúde Pública, do Transporte Público.

Então, parabéns, apóstolo Hermínio. Para nós é uma satisfação muito grande estar aqui neste momento. Também quero dar os cumprimentos à Iraci Ferrete Santos, e deixo aqui também um versículo às mulheres que estão aqui, a Poliana, a Rita, e a ela. “A mulher exemplar é a coroa do seu marido”, Provérbios 12, capítulo 4. Então, aqui está o apóstolo Luiz Hermínio, e eu não tenho dúvidas de que Deus tem sido grande para o ministério Mevam, e para o senhor no estado de São Paulo, e através da vida do senhor muitas obras sociais e igrejas serão restauradas.

Que Deus abençoe o Brasil e nos abençoe, e um forte abraço a todos, e parabéns à deputada Rita Passos, por homenagear o apóstolo Luiz Hermínio.

Tudo de bom para você, sucesso, e que Deus te dê muita saúde e paz, para que o senhor continue essa grande missão, esse grande trabalho. Tudo de bom, que Deus o abençoe.

Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Seja bem vindo também o deputado estadual Davi Zaia, meu colega. Neste momento eu abro para alguma autoridade, se quiser proferir algumas palavras. Está aberto. Não está em nosso planejamento, mas está aberto para quem quiser falar.

 

O SR ORLANDO NUNCIATO JÚNIOR - Bom dia a todos. É uma alegria nós podermos estar aqui nesta amanhã. Quero cumprimentar minha amiga, deputada Rita Passos, que está presidindo esta sessão, meu amigo, deputado Herculano Passos. É uma grande alegria estar com vocês aqui. Vereador Edson Lapa, apóstolo Júnior, lá de Campinas, meu amigo vereador Vinícius Saudino, apóstolo Luiz Hermínio.

Nós estamos aqui com alegria nesta manhã, para prestar uma homenagem. Muito mais do que uma homenagem, expressar a nossa gratidão, a nossa alegria pela propagação do Evangelho de uma forma tão abrangente, de uma forma tão séria, como temos visto.

Eu conheci o Mevam há uns três anos. Temos caminhado de perto, e eu estou sempre ali com o Júnior nos cafés, e eu digo para vocês, queridos, o quanto isso tem acrescentado na minha vida, na vida de muitos companheiros pastores, que estão aqui.

Nesta manhã nós nos alegramos, não somente pela homenagem, mas porque nós estamos hoje reunidos aqui nesta Casa para ouvir a palavra do Senhor também, e é muito bom podermos ouvir a palavra do Senhor.

Então, que o senhor continue abençoando. Parabenizo a deputada Rita Passos pela proposição, e eu creio que este é um tempo em que Deus, em que a igreja está se movendo de uma forma abundante.

Deus abençoe a todos vocês. Um grande abraço.

 

 A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Mais alguém gostaria de fazer um pronunciamento? Bom, agora nós vamos fazer um breve histórico da vida do apóstolo Luiz Hermínio.

Casado com Iraci Ferretti Santos, quatro filhos e seis netas. Nasceu em berço cristão em Itajaí, onde reside. Cursou teologia, sendo reconhecido com o diploma de aluno construtor teológico pela Faculdade Alfa Church, de Londres.

Vivenciou a problemática das drogas em sua juventude. Na vida adulta, converte-se e decide viver integralmente para o Senhor Jesus. Iniciou o ministério em 1996, como militante na causa da dependência química.

Após sua conversão, atuou em conexão às casas de recuperação já existentes, internando dependentes ou usuários, e os mantendo nesses núcleos, com alimentos que captava com donativos de porta em porta, com uma caixa de verduras e uma bicicleta - a viatura do amor, era chamada - já propagando o serviço de evangelização.

Seu chamado evangelístico é marcado por incontáveis milagres, viagens missionárias em 35 países. É presidente da Vinde Editora, a casa publicadora do Mevam, que destina recursos para obras sociais e assistenciais e ações comunitárias. Atua como ministério apostólico, com ênfase na ativação vocacional, o despertar para o reino de Deus, edificação da Igreja de Cristo e fundamentação bíblica da missão da igreja de Jesus.

A igreja sede conta com mais de 3.200 membros. Lidera uma equipe em Itajaí com mais de 80 pastores, e seus respectivos líderes, por área de atuação. Publicou vários livros, que se tornam obras respeitadas no meio cristão evangélico.

A visibilidade virtual de suas pregações faz com que seja requisitado em eventos evangélicos de relevância nacional. Atua na propagação do reino dos céus através dos diferentes meios de comunicação. Só no Youtube, conta com mais de 177 mil inscritos. É idealizador do Mevam Academy, escola de ministério.

Em 2001, inicia as “Missões Evangelísticas Vinde Amados Meus”, Mevam, onde é presidente em cinco continentes. A saber, Estados Unidos, na Flórida, América Latina, Peru, Europa, Portugal, Ásia e África, Moçambique, além de uma ação relevante no nordeste brasileiro.

Os projetos sociais desenvolvidos na cidade de Itajaí são fabulosos, todos mantidos com o investimento de homens e mulheres que acreditam na causa, por meio do Instituto Humanitário e Educativo SOS, Vida, que é também presidente e articulador. Seguramente, é um líder inspirador, cuja vida é exemplo de superação. O apóstolo Luiz Hermínio é uma pessoa extremamente querida. Eu o conheci na cidade de Salto, quando ele esteve na igreja do apóstolo Júnior, na Comunidade Vida. Pude conhecê-lo na sua pregação e ver o quanto ele fala com amor no coração. Porque Deus é amor, e Deus está na Vida do apóstolo Luiz Hermínio.

Nós já conhecemos a sua história  e li agora um currículo seu rapidamente. É a história da sua vida. Vimos que ele viveu por muito tempo nas drogas. O senhor me falou um dia que foram drogas pesadas e que isso estava destruindo o seu casamento. Mas a sua esposa, dona Iraci, ficou firme ali o ajudando. Tenho certeza que ela foi uma coluna para te ajudar, porque ninguém consegue sair de um erro sozinho, tem de ter uma sustentação, ter alguém que possa ajudar.

Eu vejo que quando o senhor foi tocado por Deus numa pregação, a partir daquele momento o senhor teve uma mudança de vida, porque quando Deus toca no coração da pessoa não toca mais ou menos. Deus não faz uma obra mais ou menos, uma coisa meia-boca, como as pessoas dizem. Deus faz uma obra completa, Deus é 100%, Deus é maravilhoso, e quando ele vem e restaura a vida da pessoa, restaura a vida por completo; ele cura o casamento que estava sendo destruído, cura o seu físico. Se formos ver, não era para ele estar vivo hoje, com tanta droga que acabou prejudicando o seu corpo. Mas Deus faz uma obra completa: cura a alma, o espírito, que é o mais importante, e cura o físico. Ele faz uma obra completa. Ele é Deus, não é 99 por cento, mas 100 por cento.

Deus entrou na vida do apóstolo Luiz Hermínio de uma maneira tão forte que ele falou “Eu não quero que esse Deus que conheci, que fez uma obra na minha vida, fique só comigo.” Ele foi e apresentou para outras pessoas aquele Deus maravilhoso que conheceu. Mesmo com todas as dificuldades que tinha a princípio, ele queria ajudar as casas de repouso, as casas que tinham um trabalho de recuperação, e a contribuição que ele podia fazer, além do seu testemunho de vida, era também mantê-los naquele lugar. E ele, com a sua bicicleta, passava e pedia doações. Como ele falava, a bicicleta era, como era o nome, apóstolo? “Vai que tem alguém com esse nome aqui.” Tinha então a bicicleta, que se chamava Jaqueline: “Já que ela está aqui eu vou usar essa bicicleta.” Mesmo na sua pequenez naquele momento, ele saia com a bicicleta, buscava doações, levava para esses lugares para poder manter aquelas pessoas no caminho certo. Depois ele fundou também a casa de recuperação, posteriormente.

Isso é para quem experimenta Deus 100 por cento. Deus é tão forte na vida do apóstolo Luiz Hermínio que o seu desejo de servir aumenta a cada dia, e, muitas vezes, ele deixa a família de lado, e a família o apoia porque sabe que é por boa causa. E participa do trabalho missionário no Brasil todo e em muitos países inclusive.

O testemunho de vida do apóstolo Luiz Hermínio tem de ser propagado. É por isso que eu tive a ideia, o desejo no meu coração de fazer essa sessão solene. São exemplos de vida como a do apóstolo Luiz Hermínio que temos que ver e falar “Puxa, olha como dá resultado. Ele está fazendo, eu posso fazer também, posso contribuir também.” Ou ajudando Mevam, dentro do nosso espaço, na nossa cidade. O trabalho missionário é importante, não só ajudando as pessoas a saírem das drogas, que é um dos trabalhos que ele realiza, mas também apresentando a Deus, porque quando Deus entra no coração da pessoa, ela não volta mais para o erro. Quando a pessoa experimenta Deus, ela não volta para trás, ela não abre mão mais de Deus, porque Deus preenche o coração e a vida da pessoa.

Na Bíblia, em Marcos, capítulo 16, versículo 15, diz assim: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura.” E é exatamente o que o apóstolo Luiz Hermínio está fazendo: ele está indo em todos os lugares e dizendo “Deus existe, Jesus nos salvou. Nós somos todos cristãos e sabemos que Jesus morreu e ressuscitou para nós, para que nós também pudéssemos servir, para que possamos um dia ressuscitar em Cristo.”

Ele leva essa mensagem, e quando a pessoa é apresentada a Deus, a pessoa tem a transformação de vida. Se a pessoa continua no erro e não tem a transformação de vida, ela não teve experiência com Deus. Deus transforma a vida das pessoas. E o exemplo que o apóstolo Luiz Hermínio nos dá é que é possível nós fazermos isso. “Ah, é difícil, é complicado, demanda recurso, demanda tempo”, mas é possível àquele que crê, àquele que quer fazer o que Deus manda: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura.”

E a oração - ele ora muito pelas pessoas, inclusive já orou por mim várias vezes -, se separarmos a palavra oração, fica “orar” e “ação”. Temos que orar, mas tem que ter ação. A fé, a oração, se não tiver ação, é morta. Ela tem que ter ação, e eu o parabenizo por isso. Eu sei que tinha um membro da igreja do apóstolo Júnior que vai a algum lugar em missão. Você já foi, Wellington? Aquela moça que canta foi para Chile, e cada um vai a algum lugar em missão para poder fazer esse trabalho maravilhoso. Isso é amor, Deus é amor. Decifre Deus, o que é Deus, em uma palavra só? Deus é amor.

Apóstolo, eu fico muito feliz em tê-lo conhecido. O senhor é uma pessoa que merece todo o nosso respeito, e nós precisamos, cada um de nós, fazermos, nem que seja um pouquinho, para chegarmos lá. O senhor faz bastante. Quem sabe todos nós aqui consigamos fazer algo maior? Todo mundo já faz as suas ações, mas vamos melhorar, vamos aumentar, vamos nos espelhar no apóstolo Luiz Hermínio. Se ele é capaz, nós também podemos. Ele é o exemplo, ele é uma referência para nós.

Que Deus o abençoe muito, que Deus lhe dê muita saúde, muita alegria, muito ânimo. Naqueles momentos em que o senhor se sentir triste, que Deus o toque novamente, a cada momento, e fale “vamos em frente, a sua missão é grande e vai propagar cada vez mais para tantos países”. Eu tenho certeza de que vai dobrar o número de países. Que Deus o abençoe sempre.

Fico feliz de ter conhecido o senhor. Vou tentar copiar um pouquinho. Vou tentar. Quem sabe a gente consegue? O senhor é uma inspiração para nós. Também quero que o senhor leve um abraço à Iraci, sua esposa, que também está ao seu lado fortalecendo e dando toda a sustentação para que o senhor continue esse trabalho. Que Deus o abençoe sempre. Quero estar mais perto do senhor também para pegar essa unção e fazer mais pelo nosso Estado e pelo nosso Brasil.

Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

Isto daqui, apóstolo, é para o senhor levar para a sua esposa, Iraci. É uma lembrança para ela.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Tem a palavra o nosso homenageado. Pode usar a tribuna.

 

O SR. LUIZ HERMÍNIO - Bom dia. A paz do Senhor a todos. Dê a mão para quem está ao seu lado, ajude a ficar de pé. Eu acho que esse povo daqui me conhece, porque já me deram o microfone para eu me movimentar.

Tem uma canção que diz que Ele está aqui. Amém. Deus governa onde Ele é adorado. E nós viemos com esse propósito nesta manhã, viemos adorá-Lo, embora toda a Terra seja Dele, e fique bem claro que Deus não é evangélico, Deus é Deus de toda a Terra. Seja qual for a sua religião, um dia você vai estar diante Dele, então é bom que onde você esteja o Senhor seja apresentado como Ele é.

Eu saí de casa hoje, acordei às quatro e meia da manhã. Pegamos um voo. Irmão Júnior nos trouxe com seu avião. Eu saí de casa com um objetivo. Disse: “Deus, eu quero Te adorar”. Eu Te adoro em todas as nações a que eu vou, eu Te adoro em todos os ambientes e eu vou ali, na Câmara Legislativa, adorar o Senhor. Quero louvar o meu Deus.

Quero agradecer à deputada Rita Passos por ter aberto essa oportunidade. Eu sei que essa homenagem que eu ganhei foi só uma chave para vir aqui, eu sei disso. Essa homenagem foi uma chave. Ela foi uma chave que vai virar uma chave aqui, e vai virar uma chave no estado de São Paulo, e vai virar uma chave na legislação, na sua e na dos seus companheiros.

Eu vim aqui hoje como um profeta. Interessante que na Bíblia os profetas nunca mandaram chamar os reis. Sempre foram os reis que chamavam os profetas. Eu quero agradecer a Deus, agradecer pela homenagem. Se todo mundo que merecesse essa homenagem estivesse comigo não caberia neste plenário, porque há em todos os lugares. Então eu trouxe alguns. O Edson Lapa - estamos juntos desde o início, meu amigo de infância. Meu irmão Liz, meu parceiro de Ministério também. Meu genro Charles. Nosso pastor Cristiano, nosso assessor e tantos pastores do estado de São Paulo, que a gente se reúne.

Eu estou muito feliz. Eu estou feliz pelo reconhecimento. Certamente eu não vou me embriagar com a vinha, porque nós temos uma vinha para plantar em tantos lugares. Antes de dar uma palavra, eu queria adorar o Senhor. Amém. Eu queria adorar o Senhor.

Está comigo o Reuel, que é um ministro em louvor. Hoje a gente botou roupa de crente, não é, Reuel? Só na beca hoje aqui, irmão. Aproveita para tirar foto que não é sempre que você vai me ver assim, arrumadinho, não. Aleluia. Vamos adorar o Senhor, Reuel?

Tem uma canção que diz que “Ele está aqui”. Eu sei que Ele está aqui.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. LUIZ HERMÍNIO - Eu quero agradecer a Deus, ao Senhor Jesus, que é digno de toda honra e de toda a glória. Eu agradeço, sim, a homenagem pelo reconhecimento e agradeço à deputada estadual Rita Passos. Eu sei que naquele dia, lá em Salto, Deus virou uma chave. Foi muito forte, naquele dia, nós estarmos administrando o Evangelho.

Quando você fala de Deus, o ambiente é tomado, não é? Há uma diferença entre você falar de Deus e falar com Deus. Quando você fala de Deus, Ele toma o ambiente, mas quando você fala com Deus, a Sua presença governa. Estar em um lugar destes, onde homens decidem, onde mulheres decidem, onde pessoas decidem o futuro de outras pessoas... Para mim, este é um lugar muito profético, eu não deixaria de vir nunca.

Eu louvo a Deus, e nós temos orado, deputada, temos pedido ao Senhor: “Senhor, levanta homens e mulheres justos para governar nossa nação. Todos os meios da nossa nação têm estado comprometidos: o jurídico, o Executivo, o Judiciário, o Legislativo. A nossa classe, o eclesiástico... Os homens vão perdendo a autoridade porque falam uma coisa e fazem outra. O Senhor quer nos alinhar entre a nossa boca e o nosso coração. A Bíblia diz que a boca fala o que está no coração, e, quando Deus fala aos homens, Ele não diz: “me dá o teu serviço”, ele diz: “me dá o teu coração”, porque do coração é que procedem as saídas da vida.

Eu quero agradecer também ao deputado federal Herculano Passos, que precisou dar uma saidinha, e ao meu amigo Edson Lapa, que tem se dedicado, lá em Itajaí, pela cidade. Ele não está na Câmara defendendo os nossos interesses evangélicos, de uma denominação evangélica, ele está ali defendendo o interesse da cidade, o interesse dos menos favorecidos. Deus só tem um motivo para te dar uma cadeira como esta: para vocês ser voz para quem não tem voz, para quem não tem influência, para você poder servir quem não pode estar aqui. Por isso, a prática da justiça é o fundamento do reino de Deus.

Há um texto da Bíblia que está no Salmo 11, o verso 3, que diz assim: “Se forem tirados os fundamentos, o que pode fazer o justo?”. Querido, se os fundamentos forem mexidos, fundamentos como família, como caráter, como generosidade, bondade, amor... Se forem tirados os fundamentos de um governo, por mais que aquela pessoa que está ali seja justa, ela não consegue exercer um trabalho correto, porque o fundamento foi comprometido.

Eu sempre digo isto aos empresários: Deus só tem um motivo para dar dinheiro para você: para você ser provisão para quem não tem. Deus só tem um motivo para te dar uma cadeira de autoridade: para você ser voz, ser influência para quem não tem. Há um texto da Bíblia que diz que não se coloca uma lâmpada debaixo de uma vasilha, mas no alto, para que ilumine a todos os que estão na casa.

Ninguém é mais interessado do que o Senhor em levantar você e colocar você num lugar de autoridade. Agora, autoridade não se exerce sobre pessoas. Deus nunca deu autoridade para um homem exercer governo sobre outro homem. Deus sempre deu autoridade para o homem exercer governo em favor de outro homem. Autoridade se exerce em favor do outro; não sobre o outro.

Eu brinco muito com a Iraci sobre isso, porque a Bíblia diz que o homem é o “cabeça” do lar. E às vezes o homem bate o pé e diz: “Quem manda aqui sou eu, porque eu sou o cabeça”. Às vezes, é só um cabeção grande; não entendeu o que é autoridade. Quando a Bíblia diz que o marido é o cabeça da mulher, não diz que ele manda nela; diz que ele governa em favor dela. Que bênção! Foi uma mulher que falou isso, não foi? Por quê? Porque a palavra “autoridade” vem de “autor”.

Só o autor pode dar autoridade. Você pode ser eleito para estar sentado numa cadeira dessa e não ter a autoridade de Deus. “Como assim, pastor?”. Há muitas formas de ser eleito e não ter autoridade, porque só quem dá autoridade é o autor. Então, eu vim aqui dizer aos governantes do estado de São Paulo: deixem o autor governar seu coração, deixem-no dirigir vocês como uma batuta de um maestro, conduzir os seus passos. Então, vocês vão viver em autoridade. Autoridade só ele pode dar, querido.

Há um texto na Bíblia, em Atos 26, que fala de quando Paulo estava acorrentado diante do rei Agripa, que estava sentado no trono. E se eu perguntasse a alguém assim: “Quem tinha mais autoridade naquela sala - quem estava sentado no trono ou quem estava acorrentado diante do rei?”. Talvez uma mente natural me dissesse: “É quem está no trono”. Eu diria: “Não, é quem estava acorrentado”. A autoridade Paulo não estava acorrentada ali porque queria.

Uma vez, os judeus disseram: “Paulo é nosso prisioneiro”. Os romanos disseram: “Paulo é nosso prisioneiro”. Ele disse: “Galera, chegaram tarde; eu sou prisioneiro de Cristo”. Ou seja, eu estou aqui por conta de uma causa, de um trabalho. Amém. Eu fui eleito por causa de uma vontade. Então, eu devo exercer autoridade. Como, irmãos? Eu fui liberto. Minha família foi salva. Minha filha é pastora na Europa, cuida de gente. Como não ser grato a isso? Como não viver em favor do próximo? Como não estender a mão? É muito melhor estender a mão do que o dedo. É muito mais ser mão do que pregar sermão. Porque Deus só tem um objetivo para levantar você, esteja você onde estiver. Entenda isso.

Todos os dias, eu estou com o microfone na mão e falo do Evangelho. Mas, queridos, não vim aqui defender os interesses de uma igreja evangélica denominacional. Meu trabalho, aqui, é servir o estado de São Paulo. “Mas você é de Santa Catarina”. Mas eu moro nesta Nação. O estado São Paulo é o epicentro desta Nação. Tudo acontece aqui, nasce aqui, a maior cidade da América. As decisões e o poder de influência que os governantes dessa terra têm é muito grande.

Agora, vocês imaginem se esse coração de influência está na mão correta. Eu não vim aqui agregar pessoas para o meu rebanho, porque o meu púlpito, como dizia John Wesley, não é o púlpito do Ministério Mevam; meu púlpito é o mundo, minha catedral são as nações. Eu não estou trabalhando para encher cadeiras no domingo, para contar aos outros: “olha, eu tenho tantos membros”. Não; na realidade, eu nem sei quantos são. Porque não estamos militando em causa própria. Independentemente de se eu moro em Alphaville ou em “Alphafavela”, estou militando numa causa de reino. E a causa fundamental do reino é justiça, é a prática da justiça.

Então, o Senhor diz: “Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça”. A palavra “justiça”, no original em hebraico, vem da palavra “tsedacá”, que significa dar ao outro o que lhe é direito. E qual é o direito do meu irmão? É ser amado. É uma ordem. Deus deu uma ordem. Então, não estou aqui defendendo os interesses da igreja a que pertenço, não estou aqui juntando o povo para formar uma grande denominação. Nós estamos tentando juntar as denominações para formar um grande povo. Amém. Um grande povo, com uma ideologia correta, que não vai comprometer os fundamentos da família, aquilo que Deus fez como fundamento.

Irmãos, em toda a história nós vimos integração entre a Igreja e o Estado. Sempre houve. Mas em muitas gerações isso se perdeu, porque ou a Igreja se tornou política ou a política se tornou eclesiástica. O trabalho da Igreja é influenciar, é dar condição de fundamento espiritual, porque nações como a América e a Coreia do Sul, onde Deus... A Coreia do Sul, há 20 anos, era pobre. Pessoas comiam insetos. Era uma nação muito pobre, mas homens resolveram se juntar para orar, simplesmente pelo fato de buscar a Deus.

Eles pararam de acusar, não foram à televisão dizer: “O problema é esse, é aquele”. Porque às vezes a gente só foca no problema, não na solução. Aqueles homens, na Coreia do Sul, começaram a orar, a buscar Deus. A Coreia do Sul não para de crescer, é uma nação em desenvolvimento. Querido, tudo o que nós vamos ser, vamos ter e vamos fazer, Deus já nos deu. O que estamos esperando para fazer, para levantar um altar a Deus? “Ah, pastor, Igreja é Igreja; política é política”. Não. Deus é Deus em toda a terra. Deus não amou os evangélicos. Eu nem gosto dessa nomenclatura. Porque quem me chama de evangélico é a revista “Veja”. A Bíblia me chama de filho, filho de Deus. Amém.

A Bíblia é a história de um pai e filho trabalhando juntos. Gerações que estão conectadas. Nações como a Coreia do Sul, irmãos, têm crescido porque colocaram Deus no alvo, Deus no centro. Eu vou falar de novo: Deus é prioridade. “Ah, o senhor fala isso porque o senhor é pastor”. Não. Vou dizer uma coisa a vocês: eu fui criado no cristianismo. Eu fui criado, meus avós me levavam para a igreja desde menino, desde criança. E eu sou vítima também, eu e meus irmãos, de um lar separado. Meus pais se separaram, eu tinha 13 anos de idade, o Ulisses, que está aqui, tinha 10, e meu irmão Junior tinha quatro.

Nós fomos vítimas, sim, de um lar que se destruiu. Hoje o nosso pai e a nossa mãe congregam conosco na igreja, ou seja, nós somos conselheiros deles. Como assim, pastor?

Porque a Bíblia é clara. Querido, isso aqui é uma profecia. Isso é uma profecia. Isso não é um livro de história, nem um livro de esperança. Esse é um livro de realidades.

Trate a Bíblia como livro de realidades. Aqui diz que se o pai não converte o coração dos filhos, os filhos converterão o coração dos pais. Quando eu falo em converter, eu não falo em converter a uma denominação, porque também não adianta nós termos igrejas cheias de gente vazia, que não sabe discernir a mão direita da esquerda, que não conhece o seu dever. Amém.

Nós temos deveres a cumprir. Deus nos chamou para algo, coisa pior que existe é uma pessoa viver sem saber qual é o propósito de Deus para a vida dela. Só quem pode dar o propósito é Deus. Só Ele, porque Ele é o autor. Só o autor da vida pode dar vida, independente de onde você está, independente de onde Deus te colocou, numa cadeira no Judiciário, no Legislativo, no Executivo, no eclesiástico, ou numa empresa, em qualquer lugar Deus governa onde Ele é adorado.

Eu queria muito estar aqui. Eu queria muito estar aqui, e eu agradeço a Deus. Deputada, Deus te usou. Deus te usou para nos trazer aqui, não porque somos nós. Companheiros do ministério estão aqui, eu sei que nós todos labutamos pela mesma coisa: justiça e transformação.

Não fomos chamados para umas reuniões de domingo. Somos chamados para ver filhos e pais vivendo juntos, famílias interessadas no propósito de Deus. Sim, somos chamados para isso.

Querido, a igreja deve ser influenciadora, sim. Eu estou aqui com uma igreja que influencia a minha geração. Igreja, ela foi chamada para influenciar, por menor que ela seja, porque a necessidade da maioria sempre se serve da fé da minoria.

É verdade. Na multiplicação dos pães havia cinco mil para comer, 12 para servir e um para ofertar. Mas aquele um que ofertou matou a fome de cinco mil, porque ofertou nas mãos certas. Aí, Jesus multiplicou os pães, pastor? Não, a Bíblia não diz nenhuma vez que Jesus multiplicou os pães. Ela diz que Jesus repartiu os pães, porque só multiplica aquilo que é repartido. Aquilo que não é repartido não multiplica. Deus não multiplica nada para ninguém, se aquela pessoa não tem um coração de repartir.

Então, o nosso trabalho é esse. Eu sei que é difícil. Eu sei que hoje nós vivemos uma democracia, onde todo mundo busca os seus interesses. Se todo mundo parasse de lutar pelos seus interesses e apontasse para um lugar só, quando todos apontam para um lugar só, força concentrada, isso vai virar tão intenso, tão poderoso, que aí nós vamos entender o que é evangelho.

Eu falo para você, diante de Deus. A cura dessa nação não vem da direita, não vem da esquerda, não vem do centro, ela vem de cima. Só Deus pode trazer cura à nação brasileira. Eu não estou falando de religião. Como eu disse, não vim aqui propagar uma religião.

Na realidade, Deus não é religioso. Há pessoas que pensam que Deus aceitou Jesus e foi para a Igreja Evangélica. Deus não é religioso. Deus é santo. E aquilo que é santo tem que ser reconhecido, tem que ser temido. Deus é santo.

Conversava com alguém esses dias, e, ah, pastor, “eu não acredito em Deus. Não, eu não acredito em Deus, graças a Deus que não acredito”. Você não conhece misericórdia até você precisar dela. E no dia em que eu precisei da misericórdia de Deus, Ele estava lá. Por isso, como eu vou ficar em casa, jogando vídeo-game, assistindo à televisão? Eu tenho que ir para as ruas, eu tenho que fazer alguma coisa.

Para mim, uma pessoa prova que ela é salva, que ela é abençoada pelo desejo que ela tem de abençoar os outros, pela vontade que ela tem de estender as mãos para servir os outros. Deus nos criou debaixo de uma realidade. O Senhor nos criou debaixo de uma realidade. Louvado seja Deus, eu estou carregado da palavra. Eu fico aqui até de noite, se deixarem. Se vocês gostam de ouvir, eu gosto de falar. Mas temos um horário aqui. Aleluia.

Fica tranquilo, Deus é bom. Deus criou tudo a partir de uma realidade. Mas ele criou nessa realidade muitas possibilidades de modificação. Aí é que entra o problema, porque se Deus tivesse batido o pé e tivesse dito que você não pode mexer em nada, deixa tudo como está. A Bíblia fala, no Salmo 19, que os céus proclamam a glória de Deus. O firmamento anuncia as obras das suas mãos Um dia faz declaração de outro dia, sem linguagem, sem fala.

Hoje a gente saiu de casa bem cedo, estava escurinho ainda no avião, nós vimos o sol nascendo. Até filmei o sol nascendo. Até brinquei, disse, olhe ele ali, quer se mostrar de novo. Todos os dias ele vai estar lá. Há uma canção que diz que nunca houve noite que pudesse impedir o nascer do sol e a esperança. Eu tenho esperança, sim, na nossa nação. Eu não vou para a internet falar mal do Brasil, falar mal de quem está governando.

Eu prefiro acreditar que Deus pode mudar a nossa nação. Deus pode mudar a nossa nação, se todos nós pararmos de buscar os nossos interesses pessoais, de militarmos em causa própria, sim, e dermos as mãos por uma causa, o fundamento, a justiça de Deus, a família. Amém. Porque uma família, um ministério bem-sucedido, o Parlamento bem-sucedido, uma igreja bem-sucedida, ela não substitui uma família fracassada.

Agora uma família bem sucedida, estabelecida nos princípios de Deus, em qualquer lugar que ela pisar, irmão, ela vai fazer a diferença. O Salmo 127 diz que o homem, os filhos são herança do Senhor. E diz assim ainda, Salmo 127, Espírito Santo, ajude-me aqui. Obrigado, lembrei, te amo. Ele fala: diga a alguém que está do seu lado, Deus fala. Você que não tem tempo para ouvir, mas ele fala.

O Salmo 127 diz que se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será acordar de manhã, comer pão de dores, porque o Senhor dá aos seus amados o sono. Se o Senhor não edificar a casa, em vão você trabalha. Se ele não guardar a cidade, o que vem primeiro, casa ou cidade? Casa.

Então, não dá para edificar a cidade, para guardar a cidade, se a casa não está edificada. Amém. Primeiro lugar é a casa. Deus trabalha com prioridades.

No princípio, Deus criou os céus e a... O que ele criou primeiro? Qual é a prioridade? A terra não pode curar a terra, irmão. Só o céu pode curar a terra. Por isso, atraia Deus para onde você está. O problema é que somos muito religiosos. Deus não é religioso, vou falar de novo: Deus é santo. Ele criou tudo debaixo de uma realidade.

Tem um plano original. Não tem plano B, Deus não tem plano B. Ele criou tudo dentro de uma realidade, mas nos deu a condição de modificar essa realidade. Como? Ele criou o ovo. A galinha põe o ovo. Você pode, com sua ajuda externa, transformar aquele ovo em uma omelete, mas você nunca vai transformar uma omelete em um ovo.

Deus criou os animais: você pode pegar um jumento e uma égua e cruzá-los. Nasce uma mula. Mas a mula é estéril, ela não procria. Por quê? Porque foi mexido em uma realidade. Todas as vezes em que nossas ajudas externas comprometem a realidade de Deus, o ciclo para. Você pegou isso?

Então, todos nós, que temos uma caneta na mão, um microfone na mão, uma insígnia de autoridade, seja ela em qualquer campo de autoridade, se usarmos a nossa ajuda externa e modificarmos a realidade de Deus, vamos ter problemas no futuro. Vamos ter problemas no futuro.

Quando um homem peca, Deus trata com esse homem. Mas quando esse homem tem uma caneta na mão e cria leis injustas que mexem na realidade da criação, que mexem em qualquer coisa que tira da realidade de Deus, Deus já não trata mais com esse homem, Deus trata com a terra. A Bíblia chama isso de iniquidade. O que é iniquidade? É a legalização de um pecado.

Todas as vezes em que temos uma caneta na mão - e aí eu falo aos parlamentares - e, com essa caneta, nós modificamos realidades em nome de interesses pessoais, todas as vezes em que fazemos isso, mexemos na realidade e aí... Eu não vim aqui como profeta de maldição, pois sou um homem de bênção, mas, se homens, sentados aqui nesta cadeira, começarem a praticar leis injustas que modificam a realidade de Deus, Deus não vai tratar com você, vai tratar com a terra. Ele vai tratar com a cidade de São Paulo, com o estado de São Paulo, pois iniquidades são legalizações de leis injustas.

Dirão que “uma lei pode ser injusta para um e justa para outro”. Não estou falando desse caso, pois as leis de Deus não são legais, elas são morais. Você pode legalizar o que quiser, mas, para Deus, o que vale é a moral, não o que é legal. Você vai ver Jesus sentado com leprosos, você vai ver Jesus sentado na casa de publicanos, que, segundo a lei judaica, eram proibidos. Mas até o próprio Jesus quebrou leis injustas.

Então, quando Deus nos deu autoridade com o microfone, nos deu autoridade com a caneta... Estou na internet todos os dias. Temos milhões de seguidores no Brasil inteiro, milhões no mundo inteiro. Nossos vídeos estão entre os quinze mais assistidos, todas as semanas, na internet. Poderíamos usar essa influência para levantar recursos para nós, poderíamos usar essa influência para fazer o que quiséssemos.

Eu digo assim, na igreja: “Levantem as suas mãos”. Tem três mil e quinhentas pessoas na igreja e todas levantam as mãos. Eu digo: “Agora pulem!”. E todos pulam. Por quê? Porque estão olhando ali na frente para um homem que... Na cabeça deles, eu sou um homem que estacionou sua espaçonave, que chegou do céu. Pensam que vim do céu e estacionei a espaçonave atrás da igreja. Por que estou falando isso? Porque Deus me deu a capacidade de influenciar. Posso usar isso para o bem ou para o mal. Pensem nisso antes de assinarem coisas injustas. Pensem nisso antes de tomarem decisões que vão comprometer famílias, gerações.

Hoje, temos que levar a Bíblia aos presídios, pois não a deixam entrar nas escolas. Se tivesse entrado nas escolas e as crianças, desde pequenas, entendessem quem é Deus, talvez não precisássemos levar a Bíblia aos presídios. Se trabalhássemos na prevenção, não precisaríamos ter casas de recuperação. Trabalharíamos na prevenção. Eu sou um homem que gosta de trabalhar na prevenção.

Como eu disse, não vim aqui defender interesses pessoais, nem denominacionais, nem evangélicos, pois Deus não é evangélico, torno a dizer. Mas Deus abriu uma oportunidade para estarmos aqui, irmãos. O meu recado para você é: tome cuidado para que as suas ajudas externas não comprometam a realidade de Deus. Tenho orado pelos parlamentares, tenho orado pela nossa nação.

Há dois ou três anos, ensaiei de ir morar fora do Brasil. Minha esposa e eu até compramos uma passagem para ficarmos 30 dias em outra nação, vendo isso, vendo aquilo, vendo casas. Dentro do avião, comecei a chorar. Chorei, chorei! Minha esposa, sentado ao meu lado, pegou na minha mão e perguntou se estava tudo bem. Eu disse: “Está, Deus está falando comigo”. Ela disse: “Deus está falando para nós voltarmos, não é?”. Eu disse: “É, Deus disse que o nosso lugar é no Brasil”. Nosso lugar é no Brasil. A passagem era para 30 ou 35 dias, mas eu cheguei ao aeroporto, liguei para o pessoal da agência e fiquei só sete dias. Nós amamos esta nação, irmãos. Amamos esta nação.

Tem uma curiosidade muito interessante no nome do Brasil. Os portugueses nos chamavam de brasileiros antes mesmo de o Brasil ser chamado de Brasil. Os portugueses nos chamavam de brasileiros porque éramos exportadores de pau-brasil, que é vermelho por dentro, como brasa. Então, “brasileiros” significa “exportadores de brasa”. Você tem uma profecia no nome, você é um exportador de brasa, ou seja, você pode botar fogo em qualquer ambiente. (Palmas.)

Você pode botar fogo em qualquer ambiente. Louvado seja o nome do Senhor. Quero deixar essa palavra ao nosso coração.

Queria ler mais um texto bíblico. Acho que nem li ainda, mas estou tão carregado dessa palavra de justiça! Essa palavra tem sido o nosso trabalho em todos os lugares, nas equipes que vão às escolas dar palestras sobre abuso sexual, sobre drogadição, nas pessoas que estão nas ruas de Itajaí.

Meu irmão que está aqui, o pastor Ulisses ficou dez anos trabalhando dentro de uma casa de recuperação. Meninos que saíram da rua e hoje são pessoas que estão trabalhando, alguns estão servindo ao Senhor, outros em outros ambientes. Meninos que hoje são casados, têm filhos, meninos que não tinham perspectiva. Querido, há esperança para uma árvore que quando cortada pode ser jogada do lado, ao cheiro das águas, ela brota de novo.

Eu sou um homem de esperança. O meu trabalho não é ajudar as pessoas a fazerem, é ajudar elas a se tornarem, porque se elas se tornarem, certamente elas vão fazer o que elas foram chamadas para fazer.  O meu trabalho é dizer para ela “olha, não tenho nada para te dar”. Hoje, muitos pastores do Brasil inteiro vão à nossa cidade para nos ouvir. A primeira coisa que eu faço é atirar toda a expectativa que eles têm em mim, na pessoa do Luiz Hermínio, porque eu só estou nesse ambiente por causa do Senhor. Eu digo “tudo que você vai ser, vai ter e vai fazer já está com você, está aí dentro. Deus capacitou você de atitude, capacitou você de realizações”.

 Agora, Deus tem um plano. Querido, quando Deus criou uma árvore, Deus disse “árvore nasce?”. Não, Ele disse “terra, produza árvores”. Quando você tira uma árvore da terra, ela morre. Por que ela morre? Porque ela foi desligada da sua vida, porque uma palavra foi liberada. Quando Deus criou um peixe, Ele não disse “peixe, nasce”, Ele disse “água, rios, mares produzam os seus peixes”. Quando você tira um peixe da água ele morre, porque ele é desligado da sua fonte de vida. Agora, quando Deus criou eu e você, o Homem, o ser humano, Ele não terceirizou, ele não disse “terra, produza, água, produza”, Ele disse “façamos”. E o Homem não foi criado só por uma palavra, Deus estava dizendo “façamos”. Sabe o que significa “fazer”?  É colocar a mão para deixar claro que a minha relação com o Homem é de toque, é de amor, é de ternura. Amém, querido. Então, se esse homem anda longe de Deus também, ele é desligado da sua fonte natural de vida. Se ele desliga da sua fonte natural de vida, então ele começa a buscar os seus interesses.

Um dia trouxeram uma moeda para Jesus, e perguntaram a Ele: “é lícito pagar tributo a César?”. Jesus olhou a moeda e disse: “de quem é essa imagem?”. E alguém disse: “é de César”. Ele disse “então, dai a Cesar, o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Você sempre vai terminar na mão da imagem que você representa. Por que que você acha que César colocou a imagem dele numa moeda? César estava dizendo o seguinte: “dinheiro é importante para mim”. Porque nós associamos a nossa imagem àquilo que é importante para nós. Por que você acha que Deus associou a imagem Dele a você? Por que você acha que Deus diz “façamos o Homem à nossa imagem e à nossa semelhança”? O que é que Ele está dizendo? Ele disse “eu vou associar a minha imagem àquilo que é importante para mim”. Deus não criou nada para Ele, Ele criou tudo para nós.

Agora, como diz o salmo XIX “Os céus propõem a glória de Deus, o firmamento anuncia as obras das mãos, um dia faz declaração de outro dia, sem linguagem, sem fala, ouve-se a sua voz”. Tudo que Deus criou proclama o que ele faz, mas o homem proclama quem Deus é, e a base do trono de Deus é justiça. Não mexa nos fundamentos, não deixe as suas ajudas externas modificarem as realidades em nome de direitos pessoais.

Queridos, eu quero deixar um texto aqui que está em Isaías, capítulo 10, se alguém trouxe Bíblia, se não trouxe leia no celular. Se você não trouxe Bíblia, tem um crente perto de você. Deixa o Isaías aí aberto no capítulo 10.

Uma vez, esses dias aí, nós fomos a uma faculdade, nós fomos convidados para dar uma palavra para o segundo ou terceiro ano de administração. Era uma gincana que tinha lá numa Universidade em Itajaí, e eles nos convidaram para ir levar uma palavra. E perguntaram: “Pastor vai?” Eu disse “vou”. Foi um menino lá da igreja que me convidou - nem me lembro quem me convidou - e nós levamos uma caixa de Bíblias - 100 Bíblias. Botamos a nossa roupa de crente e fomos à Universidade. Quando chegamos à Universidade, que entramos na sala a professora já me intimidou. Ela disse assim: “Você é pastor?”. Eu disse “Sou”. “Ah, eu não queria que você falasse de igreja aqui, não, nem de Deus”. Eu pensei: “Vou te dar um golpe aqui hoje”. Eu disse “Não, está bom, eu não vou falar não, pode ficar tranquila”. Mas quem é que aguenta, irmão. Senta com um político e pede para ele não falar de política, senta com um pastor e pede para ele não falar sobre a Bíblia; não tem como. Daí eu peguei o meu caderno, não tinha esses Ipads modernos ainda, meu caderno divide matéria, eu tinha escrito tantas coisas. Mas como o Pablo diz “Eu falo de Deus na presença de Deus”. Sabe o que o Pablo estava dizendo? Eu falo de Deus, e a presença Dele manifesta o que eu estou falando, a presença Dele confirma o que eu estou falando. Mas me deu uma intimidada as palavras daquela professora; a professora me intimidou. Eu disse “Não, pode deixar, eu sei, eu entendo, tem todo um protocolo, não pode falar de Deus”. Está bem.

Nos primeiros cinco minutos eu fiquei andando de um lado para o outro, parece que não vinha nada. Então, eu estou aqui para falar de liderança - cheio de gente, cheio de jovens. Eu disse “Liderança é a arte de liderar. O líder lidera, o liderado é liderado pelo líder”. E não desenvolvia. De repente eu tirei o microfone e disse “Oh Deus, me ajuda aqui”. Eu senti quando aquele ambiente foi invadido da glória de Deus. Dez minutos depois eu já estava andando de um lado para o outro dizendo “queridos irmãos...” Quando eu falei “queridos irmãos” eu olhei para a professora e ela estava assim olhando para mim. Eu disse “Quantos aqui vão ser empresários, quantos aqui vão ser administradores e vão tocar esta Nação?” E aí todos levantaram a mãos dizendo “Pastor Lapa, me dá um livro desses de administração de empresas”. Peguei uma Bíblia. Ficou todo mundo olhando a Bíblia sagrada. Eu disse “Quem vai administrar empresa?” Todo mundo levantou a mão. E eu disse “Leia esse livro; aqui você vai aprender a matar a fome de cinco mil, com cinco pães e dois peixes, aqui você vai aprender a andar 40 anos no deserto sem comprar roupas, sem comprar sapatos, sem comprar comida”. Nós não nos envergonhamos do Evangelho, irmãos, porque é poder de Deus para a salvação. Aquele dia nós distribuímos 100 Bíblias. Nós saímos de lá todos arrumadinhos, mas quando cruzamos a esquina, gritamos de alegria. Glória a Deus! Por quê?

Por quê? Irmãos! Agora, ler a Bíblia sem conhecer o autor é a mesma coisa do que comer um livro de receita e achar que vai sentir o sabor do alimento.

“Excelência, eu não entendo nada.” É claro, você não conhece o autor, você tem que conhecer o autor. Você estuda a Bíblia, mas o autor você não estuda, você o conhece. Você não pode estudar Deus, você tem que prová-lo. É por isso que, às vezes, eu estou falando de Deus, mas você diz: “Ah, eu já conheço”. Não conhece, não. Você não conhece. Deus, você tem que prová-lo.

Provai e vede que o Senhor é bom. Porque se você só ler a Bíblia, só ir a uma missa ou a um culto, sem conhecer o autor, sabe o que vai acontecer? Você vai querer comer a Bíblia. É como comer um livro de receitas e achar que vai sentir o sabor daquilo que está escrito. Não! Quando você conhece o autor, quando você lê, você sabe o que ele está querendo dizer.

Deus é bom. Para irmos embora e encerrar, Isaías, capítulo 10: “Ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades para privar da justiça os pobres e para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas e roubando os órfãos! Mas que farei no dia da visitação e da assolação que há de vir de longe? A quem recorrerei para obter socorro e onde deixarei a vossa glória, sem que cada um se abata entre os presos e caia entre os mortos? Com tudo isso a sua ira não se apartou, e a sua mão está estendida”.

Eu ponho aqui o nome de São Paulo. A mão do Senhor está estendida sobre você, São Paulo. Por favor, não deixe que a iniquidade se estabeleça no estado de São Paulo, não deixe iniquidade à regulamentação de uma lei injusta. Como dizia Martin Luther king, “Nós temos o dever moral de desobedecer a leis injustas”. Isso é um dever moral. Entendam isso.

Eu deixo essa palavra nesse ambiente de decisões. Estou aqui num ambiente de decisões. Tudo o que é dito, tudo o que é escrito, tudo o que é decidido, um dia você e eu teremos que dar conta da influência que foi nos dada, do dinheiro que foi nos dado, do poder que foi nos dado, da glória que nos foi dada, e nós não usamos em benefício, para que os fundamentos se propagassem em nome de Deus, em nome de Jesus.

Eu deixo essa palavra. O Brasil que eu queria, esse é o Brasil que eu queria. Muitos sabem o que está acontecendo nesta nação, que virou um caos, mas em toda a Bíblia, o caos sempre foi a matéria-prima de um grande avivamento. Eu não estou desesperançoso com a nossa nação. (Palmas.)

Eu tenho esperança no Brasil, tenho esperança nos homens e nas mulheres que Deus está levantando. Sim, nós estamos vivendo em tempos de transições. Nós queremos mudar o nosso país, mas não podemos mudar nada a partir do outro; sempre mudamos a partir de nós.

Se vir um papel no chão, junte. Não atravesse o semáforo quando ele estiver vermelho. Se comprou, pague. Se falou, faça. Seja justo, pratique justiça, não cobre do outro uma coisa que você não faz. Não podemos ter conserto a partir do outro, tem que ser sempre a partir de nós.

Queremos mudar o nosso país? Precisamos de uma mentalidade remida e um comportamento com base nas práticas de justiça. Vou repetir: se nós queremos mudar o nosso país, mudar o estado de São Paulo, mudar todo o Brasil, nós precisamos de uma mentalidade remida e um comportamento com base nas práticas de justiça, porque todos os sistemas de governo do nosso país estão comprometidos, mas há os remanescentes. Em toda a Bíblia, há os remanescentes.

Às vezes, eu estou sentado dentro do avião, e alguém me pergunta: “O que você faz?”. Eu digo que sou pastor. O cara já dá uma risada, porque já me associa a dinheiro, já me associa a ofertas ilícitas. Quando alguém fala que é político, já dizem que é ladrão, é corrupto ou mentiroso. Nós começamos a colocar nomenclaturas nos funcionamentos.

Vamos parar de fazer isso e vamos pedir para o Senhor nos colocar num ambiente de glória. Todos os sistemas de governo do nosso país estão comprometidos porque o governo do homem sem a presença de Deus é comprometido. Amém! Agora, o homem que pensa em Deus não pensa em si mesmo. Nossas economias estão vulneráveis. Essa cultura marxista invadiu as nossas universidades, e nós precisamos, irmãos, acordar os nossos jovens e os nossos adolescentes, acordar os pais.

Ontem, eu preguei no Dia dos Pais, eu falei aos homens. Eu disse: “Seja homem, mas seja fanático, seja um homem fanático, seja um sacerdote dentro da sua casa; vire a chave para trazer a paz, a ordem e o progresso, que estão estampados na nossa bandeira”.

Só Deus pode fazer isso. Está na mão de um povo que pratica a justiça. Amém? Amém! Está na mão de um povo. Há um texto da palavra de Deus. Eu vou terminar aqui, eu já vou terminar. Nunca acreditem em um pregador quando ele diz que já vai terminar, mas eu já vou mesmo, agora é verdade.

Crônicas, capítulo 7, versículo 3 diz assim: “Quando eu cerrar os céus e não houver chuva, quando eu enviar os gafanhotos para que consumam o produto da terra, quando eu enviar a peste, - é Deus que está falando, não é um inimigo, é Deus - quando eu enviar a peste no meio do meu povo, se o meu povo que se chama pelo meu nome, se ele orar, buscar a minha face, se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, sararei a sua terra e, desde já, as orações que se fizer deste lugar, eu as ouvirei, eu as ouvirei, eu as ouvirei. (Palmas.)

Que haja arrependimento e perdão para nós, que o Senhor nos livre de toda a corrupção, que o Senhor abençoe nossas próximas eleições, que o Senhor levante homens e mulheres dignos, íntegros, sábios para governar nosso País. E a próxima etapa, que não haja lugar para anarquia ou desordem em nosso País, mas que tenhamos paz e tranquilidade, que todos os planos das trevas para destruir a família e tirar a pureza de nossas crianças sejam aniquilados, em nome de Jesus. Que o Senhor nos dê professores, educadores dispostos a lutar pelos princípios bíblicos do ensino nas escolas. Que tenhamos leis para a Educação puras e sábias. Que o Brasil experimente a mesma benção que outras nações experimentaram. Amém! Que não se elejam e não se reelejam pessoas corruptas, pessoas que estão quebrando a dignidade em nossa Nação.

Eu declaro isso, Senhor, nesse lugar de governo. Eu piso nesse lugar como um profeta do Senhor. E eu declaro, Senhor, que nessas eleições vençam aqueles homens e as mulheres que estão com o coração nas duas mãos, independente da religião, independente, Senhor, do credo religioso. Talvez eles não te glorifiquem, porque não te conhecem. Mas eu te peço, Pai, em nome de Jesus. Alguém pode orar comigo e dizer isso? Nós declaramos: Brasil, tua terra será curada, teus filhos serão abençoados. As nações falarão bem de ti, e assim seja, em nome de Jesus. Aplaudam, Senhor, bem forte. Glória a Deus, glória Jesus.

Posso orar por você? Venha cá. Posso orar pelos parlamentares? Há algum parlamentar aqui? Eu posso orar por você também, se você me permite? Vereadores, deputados, quero orar por vocês para que Deus lhes dê sabedoria. Nós queremos orar por vocês, vocês que têm uma caneta na mão, que têm que decidir todos os dias. Que Isaías, capítulo 10, esteja estampado nos seus corações e nas suas mentes, nas suas vidas, em nome de Jesus. Estenda sua mão pra cá. Eu sei, deputada, eu glorifico a Deus, eu glorifico a Deus por tudo que você tem feito, e agradeço a Deus por essa homenagem, mas eu sei que essa homenagem foi usada por Deus para nós virmos falar aqui. Amém.

Que o Senhor te dê graça e sabedoria. E para todos vocês que são parlamentares, que de alguma forma estão servindo sua cidade, seu estado, sua nação, amém; nós abençoamos a sua vida. Pai, em nome de Jesus, abençoa a tua serva, cubra-a com o teu sangue. A Bíblia diz que os passos do homem bom estão na mão do Senhor, estão decididos pelo Senhor. Que o Senhor faça aquilo que o Senhor deseja. Em nome do Senhor Jesus, abençôo a sua casa, seu marido, seus filhos, que seja abençoada todas as vezes em que tiver que tomar decisões. Que ela seja iluminada por ti, em nome de Jesus. Amém.

Dê um aplauso ao Senhor, por favor. Obrigado por ter participado conosco nessa sessão solene. Estou muito honrado. Sinto-me muito honrado e muito agradecido, mas toda honra, toda glória, todo louvor, todo domínio, toda exaltação ao Senhor, ao Senhor dos Exércitos, o Deus de guerra. Amém. Deus abençoe. Amém!

 

A SRA. PRESIDENTE - RITA PASSOS - PSD - Que maravilha, não? Nós começamos esta manhã abençoada, nessa semana vamos começar mais forte com a presença de Deus em nossa vida, com um testemunho lindo do apóstolo Luiz Hermínio, que nos mostra que todos nós podemos ser melhores; que nós temos que ser melhores do que ontem; e que amanhã nós possamos ser melhores do que hoje, e que há muito o que cada um tem que fazer. Cada um pode fazer a sua parte. Que Deus os abençoe e nos dê força. Que nunca desistamos daquilo que nós acreditamos. Que nunca lavemos as mãos, como Pilatos fez, mas que nós possamos desenvolver o trabalho, cada um no seu trabalho, da melhor forma. E mais do que agradar aos homens, nós temos que agradar a Deus. É isso. Amém.

Quero registrar aqui também a presença - não sei se está aqui ainda - do vereador e pastor em Osasco, Daniel Matias. Bem-vindo.

Queria ficar mais. O senhor falou que poderia ficar até à noite, eu ficaria. Eu ficaria aqui. E se tivesse que dormir aqui, eu dormiria também, passaria a noite em vigília. Com certeza Deus é maravilhoso, e Deus curou muitas pessoas aqui, de sentimentos, muitas vezes de falta de perdão, de raiva, de achar que não é capaz. Enfim, nós não sabemos agora, mas ao passar dos dias aí nós vamos perceber que aqueles sintomas que nós tínhamos, nós não temos mais, porque Deus está fazendo a cura necessária no coração de cada um de nós. Em todos nós, no meu inclusive, a todos nós Deus manifestou a sua cura.

Esgotado o objeto da presente sessão, quero agradecer as autoridades, minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Secretaria Geral de Administração, da Imprensa da Casa, da TV Alesp e das Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, contribuíram para o êxito desta solenidade. E isso só foi possível porque vocês estão aqui. Toda essa alegria que nós sentimos, vocês fazem parte dela. Foi um culto maravilhoso e que nos fortaleceu muito, graças à união. A oração em comunidade nos fortalece. Sempre falo que quando oramos sozinhos, é uma coisa, mas quando oramos em conjunto, embarcamos na fé do outro. Ficamos mais fortes. Com certeza a fé do apóstolo Luiz Hermínio passou para nós também, porque também, às vezes, ficamos um pouco fracos. Cada dia é uma situação e temos que nos fortalecer. Tenho certeza de que todos saem desta manhã muito mais fortalecidos e com o mesmo objetivo: agradar a Deus e fazer o que Ele quer que nós façamos.

Que Deus abençoe a todos. Até uma próxima oportunidade e uma abençoada semana para todos. Amém! Muito obrigada.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12  horas e  12 minutos.

 

* * *