http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

16 DE AGOSTO DE 2018

52ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO JUBILEU DE OURO DA UNIVERSIDADE SANTO AMARO (UNISA)

 

Presidência: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação deste deputado, para "Comemoração do Jubileu de Ouro da Universidade Santo Amaro (Unisa)". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Presta homenagem ao professor Antonio Veronezi, fundador da Universidade de Guarulhos e consultor da Unisa.

 

2 - DELEGADO OLIM

Deputado estadual, saúda as autoridades presentes, em especial o deputado Fernando Capez, o ex-governador Geraldo Alckmin e o médico Roberto Kalil.

 

3 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Saúda o corpo discente da Unisa. Parabeniza a instituição pelo jubileu de ouro.

 

4 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado federal, saúda as autoridades presentes e o corpo docente e discente da Unisa. Cumprimenta o professor Antonio Veronezi.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a exibição de vídeo a respeito da Unisa.

 

6 - LUCIANE LÚCIO PEREIRA

Professora e magnífica reitora da Unisa, discorre sobre as atividades educacionais da Unisa nos últimos 50 anos. Cita dados quantitativos a respeito desta atuação. Traça planos futuros da Unisa.

 

7 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia homenagem, com entrega de placa alusiva ao evento, realizada pela magnífica reitora da Unisa a diversas personalidades e entidades.

 

8 - LUCIANE LÚCIO PEREIRA

Professora e magnífica reitora da Unisa, nomeia personalidades e entidades para entrega de placa alusiva ao evento.

 

9 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega do título professor honoris causa ao ex-governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

 

10 - LUCIANE LÚCIO PEREIRA

Professora e magnífica reitora da Unisa, faz apresentação de breve biografia e entrega o título professor honoris causa ao ex-governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

 

11 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega do título doutor honoris causa ao médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Roberto Kalil.

 

12 - LUCIANE LÚCIO PEREIRA

Professora e magnífica reitora da Unisa, apresenta breve biografia e entrega do título doutor honoris causa ao médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Roberto Kalil.

 

13 - GERALDO ALCKMIN

Ex-governador do estado de São Paulo, discorre sobre a importância da Educação para o desenvolvimento da sociedade. Elogia a pessoa e o profissional Roberto Kalil. Comenta sua atuação na Unisa. Agradece a instituição pela homenagem.

 

14 - ROBERTO KALIL

Médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, declara-se honrado em receber título ao lado do ex-governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, elogiando sua gestão. Discorre sobre seu período como estudante na Unisa, considerando o sucesso em carreira devido ao ensino de qualidade da instituição.

 

15 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

          O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sessão solene com a finalidade de comemorar o Jubileu de Ouro da Universidade Santo Amaro - Unisa.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

         Esta Presidência chama para compor a Mesa principal dos trabalhos: para co-presidir este evento solene, ao lado desta Presidência, tenho a honra de chamar a nossa professora Dra. Luciane Lúcio Pereira, magnífica reitora da Unisa, para quem peço uma calorosa salva de palmas. (Palmas.) Representando o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, tenho a honra de chamar o Prof. Dr. Silvio José Cecchi, secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão de Ensino Superior do Ministério da Educação. Também uma calorosa salva de palmas. (Palmas.)

Também chamamos a mais alta autoridade do Poder Judiciário aqui presente, representando o Superior Tribunal de Justiça, Sua Excelência, ministro do STJ e professor doutor, Paulo Dias de Moura Ribeiro. (Palmas.) Além de ministro, é um excelente professor, porque logo que eu passei no concurso para o Ministério Público, chegando como promotor de Justiça substituto de Santo André, lá encontrei o juiz titular Paulo Dias de Moura Ribeiro, que me ensinou a participar da primeira audiência da minha vida enquanto representante do Ministério Público. E o primeiro professor nós nunca esquecemos.

E agora chamaremos nosso primeiro homenageado desta noite, que receberá o título de Professor Honorário da Unisa, o médico, professor universitário, professor da Unisa, ex-governador do estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin. Uma calorosa salva de palmas ao professor Geraldo Alckmin. (Palmas.)

O outro homenageado, nosso professor, Dr. Roberto Kalil, está numa cirurgia, já está terminando, e encaminha-se para cá. Ah, já está aqui? Sinal de que a cirurgia foi bem sucedida. Vamos chamar, então, o professor Roberto Kalil, professor doutor formado pela Universidade Santo Amaro, titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP. (Palmas.)

            Que orgulho para a Unisa um formado como o professor Roberto Kalil.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene. Por ser uma sessão solene, obedece à rígida forma sacramental, nos termos do Regimento Interno desta Casa. Só pode ser solicitada por deputado em exercício no mandato nesta Assembleia, que teve, como um dos seus deputados mais ilustres, o então deputado estadual Geraldo Alckmin - se não me engano, V. Exa. sentava nessa fileira, na segunda ou terceira cadeira do lado esquerdo, nosso grande deputado, que honrou esta Casa, deputado Geraldo Alckmin - e só pode ser convocada pelo presidente da Casa, no caso, o presidente Cauê Macris. Atendendo solicitação deste deputado, foi então convocada sessão solene com a finalidade de comemorar o Jubileu de Ouro da Universidade Santo Amaro.

Convido todos para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro. E podemos cantar também.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

           

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Comunicamos aos presentes que, a partir deste momento, esta sessão solene estará sendo transmitida, pela primeira vez, nesta Assembleia, ao vivo, pela TV Assembleia, pela NET canal 7 - rogamos que não caia o sinal - pela TV Vivo canal 9, pela TV Digital canal 61.2, e também pelo canal do YouTube da TV Assembleia.

Quero aqui, antes de passar a palavra ao nosso primeiro orador, fazer um agradecimento especial ao professor Antônio Veronezi. (Palmas.)

O professor Antônio Veronezi criou várias instituições de ensino pelo País. Criou a primeira faculdade particular, hoje centro universitário, em São Luís do Maranhão; a primeira instituição privada de Belém do Pará, hoje Unama - Universidade da Amazônia; a faculdade de Arapiraca, no interior do Alagoas - eu sou conselheiro honorário do Asa de Arapiraca; além das faculdades de Itatiba, incorporada à Universidade São Francisco de Bragança Paulista, que dirigiu por um tempo, criando lá vários cursos, entre os quais se destacam os cursos de medicina, com hospital próprio, odontologia e engenharia.

Criou as Faculdades Integradas Santo Antônio, faculdades da zona leste de São Paulo, hoje Unicid, e a Universidade de Guarulhos, onde tive a honra de ser diretor e professor, entre tantas outras atividades que exerceu em prol do avanço e qualificação do ensino privado.

Foi vice-presidente do Semesp, Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior de São Paulo, e criou a Anup, Associação Nacional das Universidades Particulares. Hoje, integra o Conselho de Administração, presidido pelo professor Gabriel Mário Rodrigues. O presidente da diretoria é o Dr. Janguiê Diniz.

É nesta condição que o professor Antônio Veronezi tem colaborado muito com a Universidade de Santo Amaro - Unisa. Se chegamos a este momento de realizar esta sessão solene com tantas autoridades do mundo acadêmico aqui presentes, é porque o professor Antônio Veronezi foi fundamental e se empenhou. Ele faz da educação uma missão de vida e não simplesmente uma mercadoria como outra qualquer.

Por isso, peço aos senhores, pelo grande elogio que fazemos ao professor em nosso país, mais uma salva de palmas ao professor Antônio Veronezi. (Palmas.)

Passo a palavra ao nobre deputado estadual, amigo do José Luiz Datena e grande deputado querido por esta Casa, presidente da nossa Comissão de Segurança, deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Boa noite a todos e a todas. Fico tão alegre de ver este auditório tão cheio. Os dois homenageados estão de parabéns. É difícil estar tão lotado como está hoje. Parabéns a todos.

Deputado Fernando Capez, que hoje preside esta solenidade, V. Exa. é muito bom para presidir, viu? Fica muito melhor. Parabéns. Em todas as solenidades presididas por V. Exa. parece que as coisas são mais rápidas e melhores. Vossa Excelência está de parabéns, nosso sempre presidente, eterno presidente desta Casa, que tantas saudades nos deixa. Esta Casa foi presidida por Fernando Capez, eu estava em meu primeiro ano como deputado, e só tenho a agradecer. Obrigado por tudo o que fez, desde o começo, quando entrei nesta Casa, por tudo o que me ajudou. Obrigado, Fernando Capez.

Quero também cumprimentar o nosso sempre governador Geraldo Alckmin, que hoje será homenageado por esta universidade. Quero parabenizar o Prof. Dr. Antônio Veronezi, presidente da Associação das Universidades Particulares.

Dr. Veronezi, parabéns por tudo o que o senhor faz pelas universidades do Brasil, por esta faculdade, por todos esses alunos que aqui se encontram e por pessoas formadas, como o Dr. Kalil e o Dr. Geraldo Alckmin. O senhor é um exemplo para o Brasil.

Quero cumprimentar a Profª. Dra. Luciane Lúcio Pereira, magnífica reitora da Universidade de Santo Amaro, e o Dr. Paulo Dias Moura Ribeiro, ministro do STJ. Obrigado pela sua presença nesta Casa de Leis.

Quero citar o amigo deputado Arnaldo Faria de Sá, do meu partido. Vossa Excelência está sempre em solenidades. Quero falar de sua amizade e dizer que o povo de São Paulo muito agradece por tudo o que o senhor faz, não apenas pelos aposentados, mas por todo o povo de São Paulo. Quero agradecer também o meu colega deputado federal Gilberto Nascimento, delegado de polícia, que vem fazendo um belo trabalho na Câmara dos Deputados. Obrigado por estar aqui conosco hoje, nos prestigiando nesta Casa.

Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, quero também cumprimentá-la. Agradeço ao Doutor José Sílvio Cecchi, secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do Ministério da Educação.

E o outro homenageado, o Dr. Roberto Kalil, também está aqui, no Jubileu de Ouro da Unisa. Os senhores receberão o título de honoris causa. São dois médicos: um é conhecido, que sempre vejo em todas as... O Dr. Kalil está sempre à frente do Sírio Libanês e de seu consultório. Conheço bem o irmão dele. Tenho um filho de cinco anos e foi seu irmão que fez o parto. É meu amigo pessoal e deve estar por aqui em algum lugar, com certeza, para prestigiá-lo.

O senhor é aquela pessoa que tantos, quando precisam... Amigos meus sempre dizem: “Ah, vou falar com o Dr. Kalil, vou falar com o Dr. Kalil”. E veio dessa universidade tão importante, que tantas pessoas importantes formou e colocou no mercado de trabalho.

O senhor é o exemplo do médico em que todos acreditam. Quando tem algum problema, o senhor está sempre à frente de tudo o que acontece, não só no Sírio. Qualquer coisa que vejo na imprensa, quando precisam falar com algum médico, o senhor está presente, pela sua capacidade, pelo seu jeito de ser, pelo seu trabalho com as pessoas, as mais ricas, mas também as mais humildes. Parabéns. É merecido o título que o senhor receberá hoje. Falar do ex-governador Geraldo Alckmin...  Estou aqui há quatro anos nesta Casa, peguei ele como funcionário público. Era delegado de polícia, ele era governador, aqui fui deputado. É um homem para quem dou a chave da minha casa para que ele vá lá; é pessoa séria, correta e honesta.

São poucas pessoas que você pode chamar na sua casa ou dar a chave. Para o Dr. Geraldo Alckmin eu dou, porque eu vi o jeito dele, o trabalho dele, o jeito que ele administra São Paulo. São Paulo foi administrada e não está numa crise graças a Geraldo Alckmin. Então, quero ser breve. Nada mais justo que outro médico - que hoje governa São Paulo - também ganhar esse título.

Governador, espero que o senhor endireite o Brasil como endireitou São Paulo. Contamos com o senhor lá em Brasília, como presidente da República. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos aqui a presença das seguintes autoridades que prestigiam este evento: além do meu colega deputado estadual Antonio Olim, que acaba de falar, e falar muito bem; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o deputado federal Gilberto Nascimento; a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Linamara Rizzo Battistella; a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo Maria Olívia Pinto Esteves Alves; o já citado professor Antônio Veronezi; a professora doutora Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep; o vereador da Câmara Municipal de São Paulo, Beto do Social; o professor doutor Eloi Francisco Rosa, pró-reitor de ensino a distância da Unisa; o futuro - já é o presente - da Educação, professor doutor Marco Antonio Zonta, pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Unisa; o nosso vereador Mario Covas Neto, candidato a senador, aqui representado por seu assessor Octávio Muniz; o meu querido Rogério Adib Kairalla, conselheiro regional da Odontologia de São Paulo, representando o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Dr. Marcos Capez, o lado bom da família; e Daniel Leon Bialski, presidente da Hebraica e um dos maiores advogados criminalistas de São Paulo.

Enviaram também suas missivas e congratulações pelo jubileu de ouro da Unisa o secretário municipal de Educação de São Paulo Alexandre Alves Schneider; o vice- presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Artur Marques Filho; o chefe de gabinete da Secretaria de Educação Superior (Sesu) Ataíde Alves; o presidente da SPTuris David Barioni Neto; o deputado estadual desta Casa Roberto Tripoli, deputado da causa animal; o Dr. Caio Augusto Silva dos Santos, diretor secretário-geral da OAB; o Dr. Paulo Barone, secretário de Educação Superior; o Dr. Rodrigo Ferreira de Souza Figueiredo Lyra, diretor secretário-geral da Caasp-OAB; o vice-presidente da OAB Fábio Romeu Canton Filho; o deputado federal Floriano Pesaro; o vereador Gilberto Nalini; a Sra. Gisele Flores Charmillot Germano de Lemos, diretora secretária-geral adjunta da OAB; Heloisa Proença, secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento; o magistrado Jaime de Oliveira Neto, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; Luiz Flávio Borges D’Urso, conselheiro federal da OAB; o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, eminente professor da Faculdade Direito do Largo São Francisco e presidente do Tribunal de Justiça; ministro do STJ Geraldo Og Fernandes; ministro do STJ Luiz Alberto Gurgel de Faria; ministro do STJ Ribeiro Dantas; o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, professor titular da cadeira de Direito Constitucional da Faculdade da Universidade de São Paulo; o professor doutor Vahan Agopyan, magnífico reitor da Universidade de São Paulo; e o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Rogério Luiz Zeraik Abdalla.

Passo a palavra ao deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite a todos os presentes. É uma alegria poder estar aqui nesta cerimônia, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Um abraço ao Fernando Capez, presidente desta brilhante cerimônia. Quero cumprimentar o deputado Delegado Olim, que terminou de falar. Deixo um abraço ao deputado federal Gilberto Nascimento. Cumprimento o ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro. Um abraço especial ao governador Geraldo Alckmin que, em um momento turbulento da campanha, ainda encontra oportunidade de vir aqui, prestigiar a nossa querida Unisa.

Quero cumprimentar a professora Luciane Lúcio Pereira, magnífica reitora da Unisa; o Dr. Silvio José Cecchi, do Ministério da Educação, que faz um grande trabalho; o Dr. Roberto Kalil Filho, médico renomado, aluno da Unisa, que hoje responde - quer no Sírio, quer no Incor - por uma das melhores bancas cirúrgicas, sem dúvida nenhuma. É extremamente importante o trabalho feito pelo Dr. Roberto Kalil, que enobrece o trabalho da Unisa. Cardiologia no Brasil tem um mérito nas mãos do Dr. Roberto Kalil.

Deixo um abraço ao professor Antônio Veronezi, que conheço particularmente. Sei da sua luta na Unicid, na ONG, nas universidades do norte e nordeste, e agora recuperando a nossa querida Unisa. Quero dar um abraço também em todos os alunos da Unisa. São os alunos e alunas que fazem a vida daquela universidade.

Conheço a Unisa desde a época da Osec. Sei de todas as dificuldades que passou a Osec, e depois o Oswaldo Teixeira Duarte. Eu me lembro de que, nos anos 80, até o curso de medicina estava em risco por causa da residência. Foi uma luta muito grande que conseguimos superar. E vemos hoje a Unisa completando 50 anos, cinquentenário de uma luta extremamente importante de uma marca daquela região sul do estado de São Paulo. Sem dúvida nenhuma, aquela marca está indelével marcada, nãosó naquele setor onde foi iniciada, mas hoje, já no centro de Santo Amaro, nas unidades da Unisa, mostrando a força e a pujança. Parabéns a todos. Parabéns aos homenageados, mas me perdoem, pois quero dar um abraço especial no professor Veronezi, o sonhador, o lunático que busca a educação de todos os brasileiros. Parabéns, Unisa! Parabéns, Veronezi! 

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E parabéns, Arnaldo Faria de Sá! No seu tempo de presidente a Portuguesa de Desportos conquistou os seus maiores títulos e sucessos. Volta para lá.

E agora, chamamos o nosso querido Gilberto Nascimento, deputado federal, para que dê a sua palavra, o seu estímulo.

 

O SR. GLBERTO NASCIMENTO - Boa noite a todas e a todos. Quero cumprimentar aqui, com muita alegria, o nosso exemplo de homem público a ser seguido, Geraldo Alckmin. Quero cumprimentar o meu querido deputado federal, Arnaldo Faria de Sá; nosso querido Olim, deputado estadual; nosso querido Paulo Dias, também, do nosso STJ, que temos nos encontrado sempre em Brasília; Dr. Kalil, também.

Eu fico me lembrando, Dr. Kalil, que este país já chegou num momento em que o presidente da República precisava fazer ponte de safena e saiu daqui para ir a Cleveland, nos Estados Unidos, para poder fazer as suas pontes safenas. Eu fico feliz porque, hoje, o Brasil é um país ao qual pessoas vêm do mundo inteiro para fazer as suas pontes safenas, ou as suas cirurgias, sejam as mais difíceis, nos hospitais do Brasil. Isso é a demonstração que o nosso povo é criativo, os nossos estudantes são inteligentes e V. Exa. representa bem esta figura do médico que cuida do coração dos brasileiros. Claro que não de todos. Gostaríamos que fosse V. Exa. tantos outros mas, lamentavelmente, V. Exa. é um só e cuida dos corações que cuidam deste país.

Quero cumprimentar também o meu grande companheiro Fernando Capez  que, se Deus quiser, logo em breve estará numa outra missão neste país, e será uma alegria muito grande. Quero cumprimentar, também, os alunos da nossa querida Unisa, os professores aqui presentes, os alunos que merecem essa salva de palmas. São esses alunos, professor Veronezi, que estarão escrevendo e estarão cuidando do coração de tantos brasileiros neste país, num país que precisa tanto de Saúde, num país que precisa de tantos bons médicos.

Eu tenho certeza que V. Exa., como sonhador que o é, como já disse aqui Arnaldo Faria de Sá, V. Exa. - e posso assim dizer - é um homem que tenho visto o seu trabalho ali em Brasília, junto aos órgãos, e a sua forma de ser, de forma tão querida com todos os ministros, conhecendo todo mundo, sendo citado por todos, por quem realmente escreveu uma história.

Existem pessoas que passam pela vida e simplesmente passam pela história, outros escrevem a história. E o professor Veronezi é um homem que escreveu a história, mesmo pegando faculdade, universidades com tantas dificuldades, logo depois pôs no topo das universidades deste país. E a V. Exa. que venho trazer o meu abraço nesse momento, pelos 50 anos da Unisa, e pedir a Deus que ilumine a sua vida, que lhe dê muitos e muitos anos de vida para o empreendedor, como é, poder incentivar tantos jovens brasileiros que possam, realmente, triunfar nesta nação chamada Brasil, que é um país muito maior do que a crise, e é um país que tem tudo para dar certo, principalmente como homens como Vossa Excelência.

Que Deus abençoe todos vocês! Que Deus abençoe os 50 anos de Unisa e que - eu quero lhe pedir uma coisa - quando a Unisa completar 100 anos, por favor, me convide novamente para aqui estar. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos, ainda em tempo, a presença do meu querido amigo, vereador de Guarulhos, Geraldo Celestino - a vereança é seu destino. Está aqui presente também, o meu querido amigo, foi um deputado estadual brilhante nesta Casa, vice-presidente da Cohab, Ricardo Montoro, além de tudo é também filho do nosso grande exemplo de homem público, nosso governador André Franco Montoro. Uma salva de palmas a ele, também. (Palmas.)

Nesse momento, meus queridos alunos aqui presentes, a razão de ser da Universidade, nós assistiremos a um vídeo, que será exibido aqui, para todos nós, a respeito da história da Unisa.

* * *

 

- É  exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. (Palmas.)

Peço ao Cerimonial que acompanhe a magnífica reitora da Unisa, Dra. Luciane Lúcio Pereira. No seu caso, magnífica não é apenas pronome de tratamento, mas adjetivo. Peço que a leve para ocupar o parlatório privativo dos parlamentares, mas que hoje, engalanado, cede espaço à excelência da academia da Unisa, professora que dizia: “Sou reitora, mas nunca deixei de ser estudante.”

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - Sou professora, não sou política ainda. Então, estou muito honrada por ocupar esse lugar tão especial.

Ilustríssimo deputado Fernando Capez, em nome de quem cumprimento os demais componentes da Mesa, senhoras e senhores, hoje é um dia de festa, dia de brindarmos a educação brasileira, de comemorarmos o Jubileu de Ouro de uma das mais importantes universidades do País, a Universidade de Santo Amaro, nossa querida Unisa.

Nesse cenário de tanta precariedade pelo qual nosso país está passando, particularmente na Educação, completar 50 anos numa curva ascendente de tamanho e qualidade é um grande feito.

Gostaria de, inicialmente, agradecer a Deus a oportunidade de ter sido escolhida para estar à frente da reitoria da Unisa, nesse momento de júbilo. Agradecer a mantenedora pela confiança e apoio incondicional que tenho recebido na direção dessa importante missão. E agradecer a comunidade interna, que me recebeu com tanto carinho, transformando-me rapidamente de estrangeira em nativa. A importância da universidade é refletir sobre si mesma, num processo de permanente autoavaliação. Assumindo suas contradições, reinventando-se para ser vetor das transformações que devem acontecer no mundo, tem sido um tema constante nos principais seminários que se propõem a discutir o futuro da educação.

A Unisa, ao longo dos seus 50 anos, tem mostrado perenidade, solidez e uma constante capacidade de se reinventar. A instituição tem suas raízes em Santo Amaro junto aos eucaliptos do terreno doado em 1968, mas não está presa ao passado e evolui a cada dia.

Foi, entre outros inúmeros exemplos, umas das pioneiras, em 2005, na oferta do ensino a distância no modelo satelital. E hoje comemora o absoluto sucesso da reformulação do seu EaD nesse ano com a implantação de um inovador modelo. Sem estar comprometida com modismos e certezas, avança na busca de diferenciais que possam dar sentido à experiência de aprendizagem de seus estudantes. Estamos mais alinhados à afirmação de Mário Sérgio Cortella de que convicção absoluta é loucura plena. Quem não tem dúvida faz sempre do mesmo modo; quem tem dúvida se inova, reinventa-se.

Os números da Unisa são expressivos, são quase 30 mil alunos, sendo cerca de 20 mil alunos na modalidade à distância, e dez mil em cursos presenciais; dois mil na pós-graduação e quase 28 mil na graduação.

Nossos estudantes estão distribuídos em cerca de 80 cursos de graduação, mais de 50 cursos de pós-graduação lato sensu ofertados em todas as áreas, oito aprimoramentos em Medicina Veterinária, quatro programas de residência multiprofissional em Saúde, 11 programas de residência médica e quatro programas de mestrado.

Para atender a nossa comunidade discente, contamos com o importante trabalho de mais de 500 professores formados por mestres e doutores e 700 colaboradores técnico e administrativos extremamente qualificados, distribuídos em cinco campi e em mais de 250 polos. Temos vivido um tempo de muitas conquistas, para além dos nossos números. A reestruturação da Unisa Digital, a reformulação curricular, uma profusão de ótimas notas nos diferentes processos de avaliação externa, o fortalecimento da nossa internacionalização, a abertura de dezenas de novos polos por todo o Brasil e nosso primeiro campus fora de sede.

Conquistas que só foram possíveis graças ao valoroso trabalho qualificado e comprometido de todos os seus colaboradores docentes e técnico-administrativos a quem neste momento eu solicito que se coloquem em pé e para quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

John Daniel ressalta que a Educação precisa também construir pontes entre indivíduos e comunidades. Precisa ajudar-nos a aprender a viver em conjunto, a criar redes de relações sociais e a trabalhar juntos nas comunidades, visando o bem comum.

Um dos grandes diferenciais da Unisa está nas suas atividades de extensão, extensão à comunidade e de responsabilidade social. São centenas de ações e programas que estendem um qualificado braço da universidade para a sociedade. São milhares de atendimentos à população por meio de suas clínicas na área da Saúde, do Hospital Veterinário, do Hospital Escola Wladimir Arruda, da farmácia escola, do Núcleo de Prática Empresarial, do Núcleo de Prática de Comunicação e do Núcleo de Prática Jurídica.

Como toda universidade deve ser, a Unisa tem uma expressiva produção científica, com programas de incentivo à pesquisa direcionados tanto aos seus estudantes quanto aos professores, financiados pelas agências governamentais e com financiamento próprio, resultando em milhares de publicações nacionais e internacionais. Escolher atuar na Educação brasileira, em especial no ensino superior, sempre será um ato de coragem. Estar verdadeiramente na Educação é acreditar no ser humano e na sua capacidade de fazer diferente, de transformar, de se desenvolver, de ser mais e melhor.

Nessa trajetória são muitos os desafios que se colocam. Um dos principais é o alto índice de evasão dos estudantes. Do ainda baixo número de jovens que conseguem chegar ao ensino superior, mais de 20% abandonam o curso antes da conclusão. Alguns estudos apontam e nós efetivamente vivenciamos isso na prática, como as principais causas para esta situação, a precária formação básica dos estudantes que os deixam pouco preparados à continuidade dos estudos em nível universitário.

Outro grande desafio é a revisão e desconstrução das metodologias de aprendizagem, de forma a conseguir desenvolver no ambiente universitário os mapas de um mundo complexo e a bússola que permita navegar através dele sem submergir as ondas de informações mais ou menos efêmeras e cada vez maiores que invadem o mundo contemporâneo.

A Unisa se mostra um espaço que para além das metas e números se preocupa a cada dia em discutir um fazer educação de qualidade e acessível a quem mais precisa e se preocupa em não ter um belo texto nos documentos de discursos, pois como ressalta Paulo Freire, “quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta corporeidade no exemplo pouco ou quase nada valem”. Pensar certo é fazer certo e na Unisa nós fazemos certo.

Que possamos juntos continuar formando profissionais talentosos e excepcionais, que possamos fortalecer todas as conquistas que a Unisa tem tido. Temos tudo para isso: pessoas qualificadas, infraestrutura adequada, apoio da mantenedora e a inspiração das palavras de um grande educador brasileiro. “O ideal transforma utopia em sonho e o trabalho transforma o sonho em realidade”. Continuemos sonhando, trabalhando e transformando, pois acreditamos que o futuro pode ser e será melhor.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Que lição bonita. Professora, vou solicitar que a senhora permaneça no parlatório, não apenas porque adoramos o seu discurso, mas porque nos aproximamos do clímax desta sessão. A partir deste momento nós faremos a entrega das homenagens e V. Exa., como a maior autoridade acadêmica da Unisa, o fará.

Solicito, apenas para uma questão de legitimidade, que o mecenas da universidade a acompanhe na entrega dessas homenagens, apesar de não manter vínculo formal com a universidade. Doutora Luciane, ele abriu mão. Vamos agora chamar o primeiro homenageado, Dr. Alyrio Joaquim Rosatti, membro fundador. A magnífica reitora fará a entrega da homenagem. Que beleza, que maravilha. Parabéns ao senhor. Cinquenta anos não é para qualquer casa de ensino. Parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora, como segundo homenageado, aquele que, em cujas mãos, além dos seus alunos, o São Paulo Futebol Clube viveu seus grandes momentos de glória com Waldir Peres, Getúlio, Oscar, Dario Pereira e Marinho Chagas, Almir, Renato Pé Murcho e Eriberto, Paulo César Capeta, Serginho e Zé Sérgio. José Douglas Dallora, ex-docente, vice-reitor e reitor, receberá essa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Perguntaram-me se sou são paulino. Não, eu sou corintiano. Mas depois que o São Paulo entregou a Epístola aos Coríntios, acho que são-paulinos e corintianos se dão bem. Passo a palavra à reitora, para que prossiga no comando das homenagens.

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - Uma história de sucesso na Educação Superior, com ao da Unisa, é pautada na atuação dos seus docentes, sendo eles os multiplicadores diretos da missão institucional.

Homenageando a todos os docentes, convidamos o docente mais antigo da Unisa, que é formado em Ciências Biológicas, com doutoramento em Zoologia pela Universidade de São Paulo. Leciona na Unisa há 43 anos nas disciplinas de Biologia Celular, Biologia Evolutiva e Genética, sendo responsável pela formação de milhares de alunos. Convido o professor doutor Reinaldo Cícero de Toledo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - Toda a construção perene é sempre coletiva, e depende de muitas mãos para ser sólida, sendo a universidade uma soma de todos os seus colaboradores. Em homenagem a todos os funcionários técnico-administrativos, convidamos a funcionária mais antiga da universidade. Ela veio de Natal, no Rio Grande do Norte. Conseguiu o seu primeiro emprego, em São Paulo, na Unisa, onde começou na equipe de limpeza em fevereiro de 1985. Nesses 33 anos, Cris, como é chamada pelos colegas, trabalhou também na inspetoria. Hoje, atua no Setor de Expedição. Por favor, Cristina Domingos da Silva. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

* * *

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - Para que a Unisa ultrapassasse os limites de Santo Amaro, e pudesse democratizar a Educação Superior, levando cursos de excelência para os recônditos do Brasil, ela contou com muitos parceiros. Localizado no litoral do Espírito Santo, o Polo de Marataízes foi um dos primeiros a assumir o desafio da educação à distância, junto com a Unisa. O polo foi um dos pioneiros nesta modalidade. Aberto há 12 anos, as suas primeiras turmas formaram-se em Pedagogia, Administração e Segurança do Trabalho. Desde então, milhares de pessoas tiveram a chance de conquistar o seu diploma de ensino superior.

Representando o polo, convido o seu coordenador-geral, o Sr. Juvenato Pevidor Diniz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - Toda instituição de ensino superior passa por inúmeros processos de regulação. Foi entendimento da nossa comunidade homenagear um importante representante do MEC em todo esse processo.

Chamo, para a homenagem, o biomédico Silvio José Cecchi, que formou-se no Centro Universitário Barão de Mauá, em 1982. Pós-graduado em Análises Clínicas, presidente do Conselho Federal de Biomedicina. E que, ao longo de sua vida, foi coordenador de Biomedicina em diversas instituições de ensino.

No Ministério da Educação, o professor Cecchi ocupou o cargo de diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Educação e Saúde e, atualmente, é secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

* * *

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - Iniciaremos, agora, uma representação dos inúmeros parceiros que a Unisa tem no desenvolvimento do seu trabalho. Um dos nossos parceiros de primeira ordem é a OAB, Subseção de Santo Amaro. Não teríamos como comemorar o cinquentenário da Unisa sem homenagear essa importante parceria.

A OAB Santo-Amarense tem sido importantíssima no atendimento das necessidades dessa comunidade em exercício constitucional de suas atividades como cidadãos. Sob o comando de sua atual presidente, a OAB Santo Amaro preserva seus ideais de criação na busca de uma sociedade mais justa, fortalecendo essa construção em parceria com a Unisa.

Convido a presidente da OAB Santo Amaro, Dra. Lisandra Gonçalves, para receber nossa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - Outro parceiro fundamental da Unisa é o Hospital Geral do Grajaú. A história do Hospital Geral do Grajaú e a da Unisa se confundem. Desde a sua fundação, em 1998, é o hospital escola da Unisa, traçando conosco essa trajetória para a formação de profissionais da Saúde de grande valor.

A parceria do HGG com a Unisa continua a tornar possível a formação de profissionais que fazem a diferença em nossa sociedade. Hoje dirigida por um instituto de responsabilidade social do Hospital Sírio Libanês, convido seu diretor, Clebio Aparecido Campos Garcia, para receber a homenagem. (Palmas.)

O Clebio estava aqui até agora pouco, deve ter precisado se ausentar, mas nós encaminharemos a homenagem à diretoria do Hospital Geral do Grajaú.

Outra parceria importantíssima é com a Autarquia Hospitalar Municipal. A Autarquia Hospitalar Municipal e a Unisa trabalham em estreita parceria em programas de residência multiprofissional em Saúde, sendo a instituição formadora dos programas de intensivismo de urgência e emergência.

Outros projetos se consolidaram e, hoje, os alunos dos cursos de graduação e residência da Unisa enriquecem sua formação com atividades no cenário dos hospitais Doutor Carmino Caricchio e Fernando Mauro Pires da Rocha. Em breve essa parceria irá se ampliar por meio do Hospital de Parelheiros. Representando a Autarquia Municipal, convido o Sr. Luiz Carlos Zamarco. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - A história da Unisa e da região de Santo Amaro se confundem com um profundo sentimento de pertencimento e carinho da população pela universidade.

Essa parceria e sinergia se refletem na longa e profícua relação com a Prefeitura Regional de Santo Amaro, com a qual atuamos em ações sociais pela comunidade e no desenvolvimento de estratégias para o crescimento da nossa região.

Representando a Prefeitura Regional de Santo Amaro, convido a prefeita Janaina Lopes de Martini. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - Ao longo de tantos anos, só foi possível se manter como referência na formação em Saúde reconhecendo a fundamental importância do aprendizado em serviço.

A Unisa tem a felicidade e a honra de ser a parceira mais antiga da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, que, com muito profissionalismo e também carinho, organiza e viabiliza a presença da Unisa, dos seus estudantes, nas unidades de atendimento primário, fundamentais para formação de nossos alunos.

Convidamos para representar a Coordenadoria da Regional de Saúde-Sul a senhora coordenadora doutora Sandra Maria Sabino Fonseca. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - A ideia da Faculdade de Medicina surgiu nos corredores da Santa Casa de Santo Amaro, com a liderança do professor Dr. Rubens Monteiro de Arruda, um visionário na educação médica. A Santa Casa foi parceira fundamental da Unisa durante seus primeiros anos, recebendo os alunos de medicina, que encontraram nesse hospital o seu local de aprendizado e campo de estágio.

Essa parceria viabilizou a criação do primeiro curso de medicina em uma universidade particular no município de São Paulo. Homenageando a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, convido seu procurador jurídico, senhor Roberto Magno Leite Pereira, a receber a nossa homenagem. (Palmas)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - Finalizando, homenagearemos, representando todas as instituições parceiras dos nossos programas de extensão, a Sobei, Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, que foi fundada em 31 de março de 1984.

É uma organização social sem fins lucrativos, que desenvolve projetos socioeducativos, culturais e esportivos para crianças, jovens e idosos na região do extremo sul da cidade de São Paulo.

A parceria com a Unisa iniciou em 2014, como campo de estágio supervisionado de fisioterapia e, atualmente, compartilhando de nossos ideais, a Sobei constrói com a Unisa projetos de extensão e pesquisa voltados para o desenvolvimento social.

Eu convido a senhora Débora Lopes, gerente da unidade das Imbuias, a receber a nossa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - Eu gostaria de ressaltar para todos os presentes que estas não foram homenagens definidas pela diretoria ou pela mantenedora. Elas surgiram a partir da comunidade, daqueles que fazem parte da Unisa.

Então, nós temos na Unisa pessoas que estão lá há 45, 48 anos, e pessoas que acabaram de chegar, e foi a partir do levantamento, do trabalho da discussão, da pesquisa junto à comunidade, que nós chegamos a esses importantes parceiros.

Muitos outros existem. Muitos outros são fundamentais na consecução do nosso trabalho, mas eu acho que aqui nós temos uma representação bastante importante de todas aquelas pessoas e instituições que fizeram e fazem a Unisa.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Pediria agora que a magnífica reitora retornasse para a Mesa e, aqui em cima, ela envergará a toga acadêmica para o momento da concessão dos títulos acadêmicos honoris causa, títulos esses que foram fruto de seleção criteriosa.

Neste momento, para a outorga do título de professor honoris causa a Geraldo Alckmin, passo a palavra novamente à reitora, para que faça a apresentação e justificativa do agraciado com o título de professor honoris causa da Universidade Santo Amaro.

Na ausência de um microfone móvel para reitora providenciarei o meu mesmo.

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - A concessão de um título por uma universidade, mesmo em um momento festivo como este, é um ato solene, e que foi decidido em uma reunião do mais alto colegiado da universidade, que é o seu Conselho Universitário. Foram encaminhadas as sugestões e os membros desse conselho aprovaram por unanimidade a concessão desses títulos a dois representantes do seu corpo docente e do seu corpo discente, que tem a mais alta relevância no cenário do nosso país dentro das suas áreas de atuação.

Eu passo a ler a ata formal de concessão desses títulos, iniciando pelo professor Geraldo Alckmin Filho:

“Ata da Sessão Solene de Outorga de Título de Professor Honoris Causa. Aos 30 dias do mês de junho do ano de 2018 o Conselho Universitário da Unisa, Universidade Santo Amaro, presidido por sua reitora, aprovou por unanimidade a concessão do título de Professor Honoris Causa pelo notável trabalho de eminência em seu desempenho profissional, conforme Artigo 1º do Regimento Geral desta universidade, a Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, que nesta sessão solene oficializa a sua entrega. Médico formado na universidade de Taubaté, é especialista em Anestesiologia pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Foi professor na Universidade Santo Amaro, quando exerceu papel fundamental no curso de Medicina, compartilhando seus conhecimentos na área de saúde preventiva. Iniciou a sua carreira em Pindamonhangaba, onde foi eleito vereador, e depois se tornou o mais jovem prefeito da cidade, com 25 anos. Foi deputado estadual e, por dois mandatos, deputado federal. Foi um dos fundadores do Partido Social Democrata Brasileiro, quatro vezes governador de São Paulo, Geraldo Alckmin é considerado o político que por mais tempo comandou o Governo de São Paulo desde a redemocratização do Brasil. São Paulo, 16 de agosto de 2.018.” (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do título.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Passo novamente a palavra à magnífica reitora para a outorga do título de doutor honoris causa ao nosso aluno, símbolo da Unisa, professor Roberto Kalil.

 

A SRA. LUCIANE LÚCIO PEREIRA - “Ata da Sessão Solene de Outorga do Título Doutor Honoris Causa. Aos 30 dias do mês de junho do ano de 2018 o Conselho Universitário da Unisa, Universidade Santo Amaro, presidido por sua reitora, aprovou por unanimidade a concessão do título de Doutor Honoris Causa pelo notável trabalho em prol das Ciências, Letras e Artes, conforme o Artigo 1º do Regimento Geral desta universidade, a Roberto Kalil Filho que, nesta sessão solene, oficializa a sua entrega. Filho ilustre da Universidade Santo Amaro, o médico e professor Dr. Roberto Kalil Filho formou-se na Unisa em 1985. Sua trajetória acadêmica teve continuidade na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde concluiu sua residência, doutorado e livre-docência. Atualmente é professor titular da disciplina de Cardiologia do Departamento de Cardiopneumologia pela Faculdade de Medicina da USP, onde está desde 2011. No Instituto do Coração é presidente do Conselho Diretor, diretor da Divisão de Cardiologia Clínica e membro da Comissão Complementar de Pós-Graduação. No Hospital Sírio-Libanês fundou o Centro de Cardiologia, onde é diretor-geral, criando a residência médica em Cardiologia. É uma referência acadêmica, com publicação de 12 livros e mais de 100 artigos em revistas internacionais de alto impacto. Lidera grandes projetos na área da Cardiologia, reconhecidos nacional e internacionalmente nas subespecialidades Coronariopatia, Imagem, Ressonância Magnética e Cardio-Oncologia.

Parabéns, professor Dr. Roberto Kalil Filho! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a outorga do título.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A ele que tantas vezes fez uso deste microfone como deputado, como governador e que recebe o título de professor honoris causa desta distinta e dileta universidade e recebe da população de São Paulo o de professor honoris causa de gestão pública, pois São Paulo é o único estado desta imensa nação a manter o equilíbrio fiscal ao longo de tantos anos de uma administração em que priorizar e, muitas vezes, dolorosamente, ter de dizer não implica na verdadeira arte de administrar. Com a palavra, Geraldo Alckmin, Professor Honoris Causa da Unisa. (Palmas.)

 

O SR. GERALDO ALCKMIN - Boa noite a todas e a todos. Quero cumprimentar o deputado Fernando Capez, que preside esta sessão; a Prof. Dra. Luciane Lúcio Pereira, magnífica reitora da Unisa; o Prof. Dr. Roberto Kalil, diretor do nosso Incor, Instituto do Coração; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Dias de Moura Ribeiro; o Dr. Silvio José Cecchi, do nosso Ministério da Educação; os deputados federais que estiveram conosco, o Arnaldo Faria de Sá e o Gilberto Nascimento; o deputado Dr. Olim; o Ricardo Montoro; a secretária Linamara; o vereador Beto do Social; o amigo Ricardo Veronezi; as queridas e os queridos professores, os funcionários, os alunos da Unisa.

Duas palavras. Uma primeira para destacar o Jubileu de Ouro. Cinquenta anos não são 50 dias. É uma história de luta, de trabalho, de conquistas, de serviço prestado a São Paulo e ao Brasil em um setor estratégico como é a Educação.

É a Educação que pode melhorar ainda mais a vida da nossa população, é a Educação o caminho para diminuir a desigualdade em um país tão desigual como é o Brasil, é a Educação que promove desenvolvimento do País pelos ganhos de produtividade, de eficiência, de competitividade.

A Unisa, ao longo desses 50 anos, formou profissionais altamente qualificados, ensinou, fez pesquisa, prestou serviços à sociedade, por onde esteve. É uma grande universidade: 30 mil alunos na graduação e na pós-graduação, 250 polos no Brasil todo e 3.600 colaboradores. É uma grande empregadora. Hoje, o setor de serviços é essencial em termos de emprego e renda. Então, quero dar os parabéns à Unisa por essas conquistas e, eu tenho certeza, cada vez crescendo ainda mais.

Uma segunda palavra é de agradecimento. Foram poucos anos, mas fui professor da Unisa, então é uma grande honra receber esse título de professor honoris causa. Isso aumenta a minha responsabilidade de não os decepcionar, de estar à altura da universidade e desta generosa homenagem.

Ainda é mais gratificante recebê-la o lado do Dr. Roberto Kalil, um grande cardiologista, que dirige uma instituição de renome internacional, que é o Instituto do Coração, do Governo, do SUS, para atender quem precisa. Aliás, através dos meios de comunicação, do rádio, da televisão, leva a cardiologia para toda nossa população brasileira. Além disso, Capez e reitora, ele tem uma banda de música famosíssima, chamada InCorDes. Ele é o saxofonista, é um grande saxofonista, um craque.

Então, é uma alegria, Kalil. Junto com você, grande cardiologista, e com a universidade, com esses profissionais, nós vamos passar de 100 anos de idade. As mulheres não morrerão mais. Esse é o nosso desejo. Quero dizer a vocês, família Unisa, muito, muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O exercício da cardiologia já é uma arte. Agora, também tem uma banda e é saxofonista. É uma arte dupla.

Antes de lhe passar a palavra, a minha gratidão como pai, em meu nome, em nome da minha filha, Maria Fernanda, que você, com tanto carinho e tanta eficiência, atendeu naquele momento difícil, que foi superado graças ao seu preparo, à sua calma, à sua competência. Com a palavra, Roberto Kalil. (Palmas.)

 

O SR. ROBERTO KALIL - Primeiramente, boa noite às autoridades, aos membros da Mesa e aos meus colegas de Osec/Unisa, porque eu sou osequiano. Em 1980 eu entrei nessa Faculdade de Medicina e vou contar um pouquinho disso em 30 segundos. Antes, eu quero dizer que me sinto muito honrado de receber este título junto com o senhor, governador, porque nos conhecemos há décadas. Desde que assumi a diretoria do Incor em 2011, a cátedra, no começo foi muito difícil. A situação não estava fácil e, sem a ajuda do senhor, o Incor não estaria na posição em que está hoje.

Desde aquele café da manhã em fevereiro de 2012, quando eu fui ao Palácio e contei das dificuldades que nós estamos tendo, o senhor nunca nos deixou. Na última inauguração antes de o senhor sair do governo, a InCorDes, que é uma banda que nós fizemos há quatro meses composta por funcionários do Incor, tomou conta da instituição. Nós cantamos uma música para o governador e para a instituição: “Como é grande o meu amor por você”. Essa foi a primeira música que nós tocamos.

Naquele dia, o senhor se recorda que eu disse: “O senhor está aqui como governador de São Paulo, e para o Incor o senhor sempre será o nosso governador?” Mesmo nos visitando como futuro presidente da República, o presidente vai ficar fora, na Rua Enéas de Carvalho, e vai entrar o nosso querido governador. Nas paredes do Incor estará sempre a sua imagem como governador, mesmo que o senhor vá nos visitar como presidente da República, e o senhor irá, com certeza. O senhor sabe que a nossa bancada é Geraldo Alckmin sempre. 

 Voltando à minha querida Osec, 1980 foi meu sonho. Eu demorei dois anos para entrar na faculdade de medicina, e naquela época disse a meus pais: “Eu vou ficar prestando vestibular por 50 anos”, porque eu queria ser médico, meu sonho era ser médico. Em 1980 eu entrei na 11ª turma da faculdade, 38 anos atrás, e foi um sonho. Eu aprendi muito ali. Era uma faculdade pequena, um hospital-escola pequeno, mas aprendi muito. Aprendi a ser aluno, aprendi a ser gente, aprendi a ser médico.

Meus professores na época me estimulavam. Eles diziam: “Você vai entrar e vai fazer residência médica”. Eu chegava naquele banco daquela faculdade e falava: “Será que a gente vai entrar em uma residência médica?” A Osec era tida como uma faculdade pequena, e o Dr. Veronezi transformou aquela faculdade pequena. Veronezi, você sabe da minha admiração por você, não é? Nós somos amigos, e você transformou a Osec em uma grande universidade. Então eu, como osequiano, tenho orgulho de, em nome da Osec, agradecer por aquilo que você transformou, hoje, na grande Unisa.

De qualquer jeito, naquele banco eu me perguntava: “Poxa, eu vim de uma faculdade pequena, será que vou conseguir um espaço em uma boa residência médica?”  Eu fui presidente da Atlética, com o nome do Dr. Dallora, e eu digo aos alunos: sempre se consegue quando se é determinado. E aqueles professores, um deles está aqui, inclusive, falavam: “Estude, seja honesto, seja sério e seja determinado que você vai entrar em qualquer residência médica”.

Passaram-se 30 anos, e eu me tornei professor titular da Faculdade Medicina da USP, que teoricamente é o posto mais cobiçado na vida acadêmica, vindo da Osec. Então, eu devo o meu sonho à Osec, a minha profissão à Osec. A medicina é minha vida, e eu devo minha vida à Osec. Muito obrigado. Nem sei se sou merecedor disso, mas me sinto extremamente honrado, é um sonho para mim. O sonho foi entrar na faculdade de medicina depois de três anos tentando, o sonho foi me formar, o sonho foi ser médico e continuar sendo médico, e hoje mais um sonho, que é receber este título. Muito obrigado, Veronezi; muito obrigado, reitora; muito obrigado a todos. Boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A sessão está tão agradável que eu gostaria de prorrogá-la indefinidamente, mas, como é solene, há o momento de encerrar.

Esgotado o objeto da presente sessão, quero agradecer às autoridades, a toda a minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa, da TV Alesp e das Assessorias Policiais Civil e Militar, à equipe de organização da Unisa - estivemos reunidos ontem durante muito tempo para que tudo saísse a contento -, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Não os convidarei neste momento para o coquetel que se realizará, porque a sessão é ao vivo, e seria perigoso que muitas pessoas viessem correndo para esse coquetel. Eu só anuncio quando é gravado. Boa noite, que Deus abençoe a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 06 minutos.

 

* * *