http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

27 DE AGOSTO DE 2018

054ª SESSÃO SOLENE

OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO DR. ERNESTO ZARZUR

 

Presidência: VITOR SAPIENZA

 

RESUMO

1 - VITOR SAPIENZA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE VITOR SAPIENZA

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Antonio Salim Curiati, e conduzida por este deputado, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Ernesto Zarzur". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa. Anuncia a apresentação da mensagem enviada pelo deputado Fernando Capez ao Dr. Ernesto Zarzur.

 

4 - ANTONIO CARLOS ESPER CURIATI

Filho do deputado Antonio Salim Curiati, tece elogios ao homenageado Ernesto Zarzur, fundador da empresa EZTec. Diz ser o mesmo sempre presente e disponível para ouvir e ajudar os seus amigos. Menciona o reconhecimento de Ernesto Zarzur por todas as entidades como um grande patrocinador filantrópico. Afirma que seus filhos o consideram sábio. Parabeniza o homenageado e sua esposa pela outorga do Colar de Honra ao Mérito. Ressalta que sua esposa Esther está sempre ao seu lado. Lembra episódio de falecimento de seu filho, nos Estados Unidos, quando estavam presentes o homenageado e sua esposa.

 

5 - PRESIDENTE VITOR SAPIENZA

Anuncia a exibição de um vídeo sobre o legado do Dr. Ernesto Zarzur.

 

6 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, em reconhecimento ao trabalho empreendedor desenvolvido ao longo de toda uma vida, ao doutor Ernesto Zarzur.

 

7 - ERNESTO ZARZUR

Empresário e homenageado, diz querer falar da tribuna utilizada pelos deputados para estar sempre o mais perto possível de sua família, amigos e funcionários. Afirma ter grande orgulho de ser paulista e paulistano. Ressalta que adora a cidade de São Paulo, considerando-a o melhor do País. Destaca que a cidade carrega a iniciativa do progresso e de fazer e acontecer. Diz ser agradecido a Deus por ter nascido neste Estado, onde quer estar até o fim de sua vida. Menciona que preza muito por seus funcionários, com quem tem sempre muito carinho. Esclarece que não sabe se é merecedor de toda esta homenagem. Agradece todos os presentes, e principalmente sua esposa, juntos há 67 anos.

 

8 - ANTONIO SALIM CURIATI

Deputado estadual, diz ser uma grande satisfação participar desta solenidade. Destaca o seu respeito, amizade, carinho e consideração com o homenageado. Agradece todos os membros desta Casa, o deputado estadual Vitor Sapienza pela presidência da sessão, o homenageado Ernesto Zarzur e toda a sua família, assim como a sua própria família. Tece elogios a Ernesto Zarzur, quem considera um empresário muito bem sucedido, premiado em seu setor, idôneo, correto e que construiu os seus negócios de forma ética. Afirma que suas conquistas servem de exemplo para muitos. Esclarece que é ele quem agradece a presença de Ernesto Zarzur nesta Casa.

 

9 - PRESIDENTE VITOR SAPIENZA

Lembra que, apesar de estar terminando o seu oitavo mandato e já ter sido presidente desta Casa, raramente viu um agradecimento como o do Dr. Ernesto Zarzur. Diz que o nome de Ernesto Zarzur tem grande destaque no ramo de incorporação. Lê histórico do homenageado, desde o início de sua carreira. Menciona a cautela de Ernesto em momentos de expansão, assim como de crise. Parabeniza Ernesto Zarzur pela homenagem. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Vitor Sapienza.   

  

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Sejam bem-vindos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de prestar homenagem ao Dr. Ernesto Zarzur.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV NET, no canal sete; TV Vivo, no canal nove e pela TV Digital, no canal 61.2.

Convidamos para compor a Mesa os deputados estaduais Antonio Salim Curiati e Vitor Sapienza; o Dr. Ernesto Zarzur e sua esposa, Sra. Esther Heloisa Zarzur; o Sr. Antonio Carlos Esper Curiati.

Com a palavra o deputado estadual Vitor Sapienza.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Bom dia a todos. Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de prestar justa homenagem ao Dr. Ernesto Zarzur. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV NET, no canal sete; pela TV Digital, no canal 61.2 e pela TV Vivo, no canal nove.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação do deputado Antonio Salim Curiati, e conduzida por este deputado, com a finalidade de homenagear o Doutor Ernesto Zarzur, outorgando-lhe o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - A partir deste momento esta sessão solene também está sendo transmitida pelo canal do YouTube TV Alesp.

Esta Presidência agradece a presença do deputado federal Walter Ihoshi e também agradece a presença de todos os familiares do Dr. Ernesto Zarzur, assim como a todos os funcionários e amigos da Casa, bem como os amigos e companheiros do Dr. Ernesto.

Vamos assistir agora a mensagem do deputado estadual Fernando Capez ao Dr. Ernesto Zarzur.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Com a palavra, o Sr. Antonio Carlos Esper Curiati. (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO CARLOS ESPER CURIATI - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, convidados, parentes, meu querido pai, deputado Salim Curiati, meu querido tio, Ernesto Zarzur.

O que falar de Ernesto Zarzur? Como empresário, um espetáculo. Criou uma marca, criou uma grife, criou um mundo. A EZTec tem uma participação no mercado.

O que falar de Ernesto Zarzur como amigo? É uma pessoa que está presente em todas as áreas, ouve todos os amigos e está ao lado deles o tempo todo.

O que falar de Ernesto Zarzur como benemérito? Ernesto Zarzur é reconhecido por todas as entidades como grande patrocinador, filantrópico.

O que falar de Ernesto Zarzur como parente, como pai? Um dia eu estava conversando com o Silvio, e ele estava descrevendo o pai dele. “Meu pai é sábio, meu pai sabe, ele só leva à concordância de todos”.

Então, eu queria dar os parabéns pelo colar que muito nos honra, muito honra o meu pai poder ter oferecido a ele, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, pelo grande homem que é o Ernesto Zarzur. Por trás de um grande homem sempre tem uma grande mulher. (Palmas.) Minha tia Esther está sempre presente em todos os casos, inclusive, queria fazer um testemunho.

Há 25 anos, eu tive uma infelicidade na família, quando nós estávamos nos Estados Unidos. No dia seguinte, estavam lá a tia Esther e o tio Ernesto para fazer companhia para a gente, 25 anos atrás. Infelizmente, acabou com o falecimento de um filho meu. Quando eu cheguei, estava minha esposa, minha sogra e a tia Esther segurando o meu filho no último respiro dele. Então é um sentimento de gratidão muito grande e eu só tenho a reverenciar vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Assistiremos agora ao vídeo sobre o legado do Dr. Ernesto Zarzur.

 

* * *

 

- É apresentado o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Neste momento, convidamos o deputado Antonio Salim Curiati e o Sr. Antonio Carlos Esper Curiati para fazerem a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Ernesto Zarzur, em reconhecimento ao trabalho empreendedor desenvolvido ao longo de toda uma vida.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Este presidente faz uma retificação e abre mão de ele entregar o colar, para prestar uma homenagem ao filho do Curiati. Mesmo porque ao longo dos anos, no momento em que alguém vir essa gravação, vai sentir que o filho se uniu ao pai para prestar uma justa homenagem a essa figura chamada Zarzur. Eu peço à apresentadora da Assembleia Legislativa que me desculpe, mas eu não podia abrir mão dessa possibilidade de transferir ao filho e ao pai essa iniciativa de entregar a comenda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Agora, esta Presidência, com muita satisfação, oferece a palavra ao Dr. Ernesto Zarzur.

 

O SR. ERNESTO ZARZUR - Eu pedi para falar daqui de baixo, porque quero estar sempre o mais perto possível de vocês, meus filhos, meus netos, meus amigos, meus funcionários, todos.

Eu nasci nos Jardins, que é o estado de São Paulo. Todo dia, que acordo de manhã, eu acordo no jardim, que é o estado de São Paulo. E vou morrer no jardim, que é o estado de São Paulo.

Tenho um grande orgulho de ser paulista e paulistano. Adoro São Paulo. São Paulo é aquilo que de melhor o Brasil tem. São Paulo é aquilo que pode oferecer a quem tem um pouco do que ele pode dar. Sempre São Paulo deu, nunca tomou. E vai continuar assim, por muito e muito tempo, porque São Paulo carrega a iniciativa do progresso, a iniciativa de fazer e acontecer.

Hoje temos aqui em São Paulo, no estado de São Paulo, temos um jardim. Quem tem a curiosidade de perceber isso, sobe num ônibus e vai para o interior do estado. Aí vocês vão enxergar um pouco mais para dentro da beira da estrada. É tudo plantado, é tudo bonito, é tudo bom. O povo de São Paulo é muito bom.

Então, o que temos para dizer é o seguinte: eu sou muito agradecido a Deus por ter me dado esse nascimento neste Estado e gostaria de ficar aqui até o fim, junto com minha família, com meus filhos, meus netos e bisnetos, junto com meus amigos e com meus funcionários, principalmente, a quem prezo muito. Eles sabem que eu brinco com eles ali na firma; às vezes eu passo e falo uma coisa ou outra, mas sempre com muito carinho.

Muito obrigado, não sei mais como agradecer a vocês, não sei se sou merecedor de tudo isso, mas recebo de bom grado e com muito orgulho esta homenagem deste Estado maravilhoso.

Muito obrigado e, principalmente, quero agradecer. Foi por isso que pedi para que ela viesse junto comigo. Tudo o que tenho e tudo o que fiz, está aqui: começou com ela com 12 anos e eu com 15. Estamos agora com 62 anos de casados e cinco de namoro: são 67 anos juntos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Agora teremos a palavra do nobre deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - É realmente com grande satisfação que faço parte desta solenidade. O respeito, a amizade, o carinho e a consideração têm que ser sempre uma realidade permanente. Muito obrigado.

Gostaria de encerrar esta sessão, agradecendo a todos os membros desta Casa, aos presentes, ao amigo deputado Vitor Sapienza, que presidiu esta solenidade, ao homenageado, Dr. Ernesto Zarzur, e a todos os seus. Eu e minha família temos muito respeito pelos Zarzur. Recordo-me, neste instante, do Dr. Waldomiro e de sua esposa Hilda.

Dr. Ernesto, as minhas palavras, neste momento, não são sobre economia, construção, prédios e coisas afins. Minhas palavras serão sempre simples, mas carregadas de verdadeira admiração e amizade. Como todos sabem, o Dr. Ernesto é um empresário muito bem-sucedido, reconhecido e premiado no setor em que suas amizades se desenvolveram.

Idôneo e correto, ele construiu os seus negócios eticamente, trabalhando para o bem e para a prosperidade. Sua vida, sua obra, suas conquistas servem ou serviram de exemplo para muitos. Sendo assim, Dr. Ernesto Zarzur e Dona Esther, sou eu quem agradece suas presenças nesta oportunidade. Muito obrigado. Foi motivo de extremo orgulho e satisfação tê-lo nesta Casa de Leis. Sua presença nos engrandeceu. Saúde a todos. Viva! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Meus senhores e minhas senhoras, este deputado que vos fala está terminando o oitavo mandato. Fui presidente da Casa e posso dizer a vocês o seguinte: raras vezes eu vi um agradecimento saindo do coração como o agradecimento do Dr. Zarzur. Eu só faço um reparo um pouco com bastante mágoa: ele falou 16 vezes São Paulo e não falou uma vez sequer Palmeiras.

Ernesto Zarzur, com emblemática carreira profissional, o nome Ernesto Zarzur está quase meio século enraizado no segmento da incorporação. Nascido em 28 de fevereiro de 1934, em São Paulo, cidade na qual construiu o seu legado, Ernesto começou a trabalhar na incorporadora do irmão Waldomiro, juntamente com os seus outros irmãos, Gazal, Falze, Ivo e Paulo. Chegou a assumir o cargo de gerente de vendas da companhia cujo nome na época era Zarzur e Kogan. Anos depois, após anunciar sua saída da incorporadora, em meados de 1970, criou a Vila Mário Veículos, concessionária da Chevrolet, e por mais uma vez esteve próximo a seu irmão Waldomiro, que era um dos sócios da empresa. Precisamente em 1979, ano que antecedia o início de uma nova década, e uma nova era para o mercado imobiliário, Ernesto fundou a Incorporadora EZTec, que com a ajuda dos seus filhos Flavio Ernesto, Silvio Ernesto, Marcelo Ernesto e Marcos Ernesto, bem como de seus genros Mauro Alberto e Roberto, conta com 127 empreendimentos, lançados três milhões e 600 milhões de metros de área construída e em construção, mais de 25 mil unidades comerciais e residenciais, além de um patrimônio líquido de dois bilhões e 600.

Constituída como sociedade anônima em 2007, ano em que o executivo assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração, a EZTec começou a despontar na Bolsa de Valores de São Paulo. Projetos icônicos marcaram história na carreira profissional de Ernesto, como o par de torres do projeto Ez Towers, reconhecido na categoria comercial de Prêmio Prix d'Excellence por conta da Torre A.

Gestão presente e conservadorismo estratégico integram o perfil do Ernesto Zarzur, uma vez que o executivo acompanha lançamentos, percorre plantões e averigua presencialmente terrenos antes de aquisições, sendo figura icônica para os corretores dos imóveis. Avesso a dívidas e cauteloso em momento de expansão, Zarzur atravessou a crise imobiliária sem um trimestre sequer de prejuízo e consolidou os alicerces para a tomada operacional robusta ao longo dos próximos anos. Parabéns, Ernesto.

Esgotado o objeto da presente sessão, quero agradecer às autoridades presentes, a minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, da Ata, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Secretaria Geral de Administração, da Imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos, que com suas presenças, contribuíram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 39 minutos.

 

* * *