http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

10 DE SETEMBRO DE 2018

57ª SESSÃO SOLENE

COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Presidência: HÉLIO NISHIMOTO

 

RESUMO

 

1 - HÉLIO NISHIMOTO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Comemoração do Dia do Profissional de Educação Física". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Anuncia a apresentação de um vídeo institucional do Cref4/SP.

 

4 - SEBASTIÃO GOBBI

Primeiro secretário do Conselho Federal de Educação Física, representando o presidente Jorge Steinhilber, cumprimenta o deputado Hélio Nishimoto por valorizar o profissional de Educação Física. Saúda as autoridades presentes. Diz estar satisfeito em ver vários oficiais da Polícia Militar presentes nesta sessão, já que teve a sua formação em Educação Física nesta instituição. Parabeniza, em nome do presidente do Conselho Federal de Educação Física, a iniciativa do Cref4 por criar a Comenda do Estado de São Paulo e a Medalha do Mérito de Educação Física. Afirma que estas outorgas representam a gratidão, em retribuição a atuação competente e ética dos profissionais de Educação Física. Ressalta o trabalho de valorização destes profissionais.

 

5 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega da Comenda do Estado de São Paulo Cref4 - Ordem da Educação Física às personalidades indicadas pelos membros do Conselho Regional de Educação Física. Anuncia a entrega da Comenda Benemérita às personalidades e organizações que contribuíram para o engrandecimento da Educação Física na sociedade paulista e brasileira. Presta homenagem, com entrega da Medalha de Mérito da Educação Física, aos profissionais de Educação Física indicados pelos conselheiros.

 

6 - HUMBERTO PANZETTI

Representante dos homenageados, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o comando da Polícia Militar. Lembra que a PM teve a primeira faculdade de Educação Física do País. Elogia as pessoas que batalham pelo esporte nacional. Demonstra seu orgulho em estar nesta homenagem com um grupo seleto de profissionais. Esclarece que o presidente Nelson Leme da Silva Junior busca a valorização da profissão. Agradece a Deus pela oportunidade de ter sido um dos homenageados. Parabeniza todos os homenageados. Considera que estes podem fazer a diferença e transformar a sociedade. Deseja a todos que continuem a luta para que o esporte efetivamente contribua com a inclusão e a qualidade de vida. Cumprimenta o deputado Hélio Nishimoto.

 

7 - NABIL GHORAYEB

Médico cardiologista, cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta a parceria dos educadores físicos com a medicina, em especial com a cardiologia. Diz ter lutado para que a profissão fosse reconhecida. Lembra de seu professor de Educação Física do Arquidiocesano, que disse ter marcado sua vida de estudante. Menciona sua ética no esporte, assim como a exigência com os seus alunos. Demonstra o seu orgulho em ter sua filha como educadora física. Informa que como cardiologista do Instituto Dante Pazzanese, sempre prestigiou esta profissão. Diz ter fundado um departamento ligado à Educação Física. Incentiva a prática de exercícios físicos com a orientação de um bom profissional, para evitar problemas de saúde. Agradece os profissionais de Educação Física e toda a diretoria do Conselho de Educação Física. Afirma que esta homenagem o deixou muito feliz e honrado.

 

8 - NELSON LEME DA SILVA JUNIOR

Presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo - Cref4/SP, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece a Deus e à sua família pela paciência e a aceitação de suas ausências, mas sempre dando forças para continuar a sua missão. Discorre sobre a história da Educação Física no Brasil, desde 1910, com a criação da primeira escola na Polícia Militar. Cita a criação do Centro Militar de Educação Física em 1922, e sua transformação em Escola de Educação Física do Exército durante o Governo Getúlio Vargas. Menciona sua atuação em todo o território nacional. Exibe sua Medalha do Centenário, recebida pela Escola de Educação Física da PM. Destaca os 20 anos da regulamentação da profissão. Cita diversas pessoas e instituições que desenvolveram vertentes e oportunidades de trabalho para os profissionais da Educação Física. Ressalta a importância de todos os homenageados. Lembra a atuação de várias personalidades, que protagonizaram uma luta incessante em prol do crescimento da profissão. Menciona a realização do evento anual em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. Informa que os profissionais podem atuar em muitos lugares diferentes. Diz que a entrega da Comenda do Estado de São Paulo, a Medalha de Mérito e a Comenda Benemérita tem o objetivo de reconhecer as ações meritórias de todos os homenageados, além de reconhecer publicamente as instituições envolvidas. Reverencia a profissão de educador físico.

 

9 - PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO

Parabeniza toda a diretoria do Cref4 e todos os homenageados. Agradece os presentes nesta solenidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Hélio Nishimoto.

 

                                                              * * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Por iniciativa da Comissão de Assuntos Desportivos da Alesp, neste ato representada pelo seu presidente, deputado Hélio Nishimoto.

Convidamos, para compor a Mesa, o deputado Hélio Nishimoto, presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Coronel PM Eduardo Rodrigues Rocha, comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Coronel PM Valdir Pavão, comandante da Escola Superior de Bombeiros. Coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, comandante da Escola de Educação Física da PM do estado de São Paulo. Tenente coronel PM Ricardo de Freitas Villalva, subcomandante da Cecap. Sebastião Gobbi, primeiro secretário do Conselho Federal de Educação Física, representando o presidente Jorge Steinhilber. Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, Crefi 4.

Com a palavra o deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, neste ato representada por este deputado, presidente da referida comissão, com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente PM Vilas Boas.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muitíssimo obrigado, mesmo, pela bela execução do Hino Nacional. Sabemos que é uma deferência toda especial da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo, então, nós somos muito gratos por, nesta sessão solene, podermos assistir, ouvir e participar desse momento tão importante, da execução do nosso Hino Nacional Brasileiro.

Comunicamos os presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo, sendo interrompida durante o horário eleitoral, pela TV Web; TV Assembleia; pela Net, canal 7; pela TV digital, canal 61.2 e pela TV Vivo, canal 9.

Agradecemos a todos os presentes. Hoje, como costumamos ter nesses eventos do Crefi, a Casa está cheia, e é um momento muito especial para nossa Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o dia quando nós comemoramos o Dia do Profissional de Educação Física, e podemos encontrar os amigos e também homenagear aqueles que se destacaram e aqueles que contribuíram para essa profissão.

Queremos agradecer muito a presença de cada um. Sintam-se em casa, muito à vontade. Esperamos que todos se sintam assim, e quero dizer também que nós temos os deputados da nossa Comissão de Assuntos Desportivos da Casa, dentre os quais o nosso deputado Itamar Borges, hoje aqui representado pela sua assessora, Andreia. Quero agradecer muito a sua presença.

Tivemos, minutos atrás, o comunicado de que ele não pôde chegar até a Assembleia, devido à correria e a outros compromissos de que ele participa neste momento. Não conseguindo chegar, ele designou a sua assessora, Andreia, então, para estar presente, a quem nós agradecemos muitíssimo. Transmita o nosso abraço e a nossa gratidão pela contribuição, sempre dele, da assessoria, na Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa.

Tenho também aqui uma mensagem da deputada Célia Leão, membro também da nossa comissão. “Excelentíssimo senhor deputado Hélio Nishimoto, caro amigo e líder, com alegria em cumprimentá-lo, quero parabenizá-lo pela sensibilidade e grandeza em realizar a Sessão Solene de comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, em reconhecimento desses profissionais que fazem a diferença no cuidado das pessoas, principalmente no que diz respeito à saúde física e mental.

A ausência nessa noite de homenagem é só física, mas, de coração e compromisso, estaremos juntos para aplaudi-los. Parabéns a todos, e continuem contando com nosso trabalho e amizade. Forte abraço. Célia Leão, deputada estadual.” Essa também é a mensagem que nós mandamos aqui da deputada Célia Leão, membro da Comissão de Assuntos Desportivos.

Agradecido pelo pela presença aqui do coronel PM, Eduardo Rodrigues Rocha, que é o comandante do Corpo de Bombeiros Estado de São Paulo. Eu sou bombeiro honorário, muito satisfeito. Eu fazia parte desse trabalho. Obrigado pela presença.

Coronel PM Valdir Pavão, comandante da Escola Superior de Bombeiros, também. Coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, comandante da Escola de Educação Física da PM do estado de São Paulo. Tenente coronel PM Ricardo de Freitas Villalva, subcomandante da Cecap. Sebastião Gobbi, que é o primeiro secretário do Conselho Federal de Educação Física, representando o presidente Jorge - aí é difícil, hein? - Steinhilber. Tá mais complicado do que sobrenome japonês. Steinhilber, já vou me acostumando com esse sobrenome também.

Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, Cref4.

Gostaria, também, de citar o senhor Lourival Bogolenta - espero não errar nenhum sobrenome aqui -, segundo vice-presidente da ACM São Paulo, neste ato representando a Federação Brasileira das ACMs.

Já citei a Andréia aqui, que é assessora de deputado, e temos também o Pedro Roberto Pereira de Souza, esse ícone do esporte, vice-presidente do Cref.

Todos se sintam citados e homenageados por esta Casa. Daremos continuidade à solenidade e agora vamos assistir a um vídeo institucional do Cref4, de São Paulo.

 

* * *

 

- É exibido vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Agradeço à assessoria da sessão. Agora convidamos para fazer uso da palavra algumas pessoas que gostaríamos de ouvir. Convido o Sebastião Gobbi, primeiro tesoureiro do Conselho Federal de Educação Física, representando do presidente Jorge Steinhilber.

 

O SR. SEBASTIÃO GOBBI - Muito obrigado. (Palmas.)

Gostaria de nominar o nobre deputado Hélio Nishimoto, presidente da Comissão de Assuntos Desportivos desta Casa de Leis, que cumprimento por valorizar a profissão e o profissional de Educação Física. Também nomino o presidente do Cref4, Nelson Leme da Silva Junior, mas, antes de nos referirmos à cerimônia propriamente dita, quebrando o protocolo, falo da minha satisfação em ver a participação de vários oficiais superiores da nossa Polícia Militar por aqui. É uma instituição em que tive o prazer e a honra de fazer a nossa formação em Educação Física na velha escola.

Em nome do presidente Jorge Steinhilber, nossos cumprimentos à feliz iniciativa do Cref4, São Paulo, por criar a comenda do estado de São Paulo, Cref4, e a medalha do mérito da Educação Física para homenagear profissionais de Educação Física.

Nossos cumprimentos, também, à Casa, por receber essa cerimônia.

Logicamente o profissional de Educação Física é a razão de existência do sistema Confef/Cref em sua missão de defender a sociedade. Sem o profissional de Educação Física o sistema não teria como defender a sociedade.

Entendo que as outorgas representam a gratidão do Cref4 como retribuição à intervenção profissional, competente e ética do profissional de Educação Física. Com certeza os homenageados de hoje, aos quais também cumprimentamos, representam o trabalho de valorização de milhares de profissionais de Educação Física registrados no Conselho regional de Educação Física da quarta região do estado de São Paulo.

Muito obrigado pela atenção. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Neste momento, vamos dar início às homenagens, com a entrega de Comenda do Estado de São Paulo, Cref4, ordem da Educação Física, às personalidades indicadas pelos membros do Conselho Regional de Educação Física.

Convidamos o Sr. Paulo de Aguiar Prouvot. Para fazer a entrega, convidamos o Sr.  Nelson Leme da Silva Junior.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o Sr. Alberto Bernardo Klar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - José Roberto Ribeiro Buongermino. (Palmas.)

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Paulo Sevciuc, conhecido como Paulo Russo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Nelio Alfano Moura. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Humberto Aparecido Panzetti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Fabio Kalil Fares Saba. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Sebastião Gobbi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO – Alexandre Janotta Drigo; Maria Alice Aparecida; Maria Alice Aparecida Corazza, ela foi indicada em 2017, não pôde comparecer e então não está presente nesta noite para receber sua homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Agora vamos iniciar a homenagem com a entrega da Comenda Benemérita às personalidades e organizações que contribuíram para o engrandecimento da Educação Física na sociedade paulista e brasileira. Gostaria de convidar a diretoria, o Sr. Nelson Leme da Silva Junior; Sr. Pedro Roberto Pereira de Souza; Sr. Rialdo Tavares; Sr. Marcelo Vasques Casati; Sr. José Medalha; Sr. Mário Charro e Sr. Tadeu Corrêa. Peço que todos se posicionem em frente à Mesa para a entrega das homenagens.

Gostaria de chamar os sete primeiros homenageados: Sr. Luiz Celso Giacomini, secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte; Sra. Marisia Donatelli, secretária-geral da Associação Cristã de Moços, que está acompanhada do presidente José Antônio Figueiredo; coronel PM Eduardo Rodrigues Rocha, comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo; coronel PM Valdir Pavão, comandante da Escola Superior de Bombeiros; coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, comandante da Cecap; e coronel Sebastião Alberto Correa de Carvalho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado é o Celafiscs, aqui representado pelo Dr. Victor Keihan Rodrigues Matsudo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado é o Comitê Paralímpico Brasileiro, representado pelo vice-presidente Ivaldo Brandão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O Sr. Edgard Corona. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

                                              

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A próxima homenageada é a Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cecap, representada pelo 1º Tenente Marcelo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

                                              

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Federação de Rádio Taissô, representada por Jorge Kinoshita. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

                                              

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - General de Divisão, Jorge Antonio Smicelato. (Não compareceu.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A próxima homenagem é em memória ao Sr. Gustavo Jacques Dias Alvim, e chamamos seu neto, Gustavo Alvim Cava Neto, para receber a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO -Convidamos o Sr. Ídico Luiz Pellegrinotti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

                                              

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado é o Instituto Phorte Educação, representado por Fábio Mazonette. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

                                              

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado é o vereador de Indaiatuba, João de Souza Neto, conhecido como Januba da Banca. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

                                              

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Sr, José Geraldo Massucato. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

                                              

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Irei chamar os sete próximos homenageados para virem à frente: Sr. José Geraldo Massucato; Sr. Luciano Alves Ribeiro, vereador de Itu, conhecido como Luciano do Secom; Sra. Maria Luiza Souza Dias, da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc-SP; Sr. Nabil Ghorayeb; Panathlon Internacional Distrito Brasil, quem irá receber é o Paraná, ex-atleta do São Paulo; Sr. Rubens Leite do Canto Braga; e do Sesc, o diretor regional Danilo Santos de Miranda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

   

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos a Sra. Silvana Aparecida Costa; o tenente-coronel PM Ricardo de Freitas Villalva, subcomandante do Cecap; e o Sr. Waldyr Soares. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O último homenageado com a Comenda Benemérita será o Waldir Pagan Peres, em memória. Chamamos o seu filho Márcio Rosa Pagan para receber a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Vamos agora começar as homenagens com a entrega da Medalha do Mérito da Educação Física aos profissionais de Educação Física indicados pelos conselheiros.

Solicitamos que todos os diretores do Conselho Regional permaneçam para fazer a entrega.

Vamos começar chamando Ismael Fortes Freitas Junior; Alexandre Demarchi Bellan; Ana Bianca Flores Ciarlini; Ana Maria Tertuliano Américo; Angelina Carbori;   Antônio Arruda de Oliveira; Arthur Hashimoto Inoue. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO -  Convidamos para se posicionarem Bianca Trovello Ramallo; Carla Julian de Sá Pinto Montenegro; Carlos Henrique Lopes Faustino; Cícero Tereziano Barros; Clauberto de Oliveira Costa; Cristiano Eduardo Belli; e Darci Ferreira da Silva. (Palmas.)

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO –Chamamos Donizeti de Jesus Pereira Domingues Junior, Doralice Borges Signore, Fábio Mazzonetto, Felipe Soares Moledas, Fernando Antonio Vanzella, Flory Nunes dos Santos, Irma Aida Barreto Agulha Conrado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - João Antonio Nunes, João Omar Gambini, Jorge Arcanjo da Silva, José André Bonafé, José Antônio Carmona, José Aparecido Cardoso e José Carlos Lopes Penha. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Fábio Augusto Barbieri, que aqui será representado por Marcelo Daniel Simelli, José Messias Rodrigues da Silva, Luciano da Silva, Luis Antonio Lemes Bernegozi, Luiz Reinaldo Libardi, Margarida Conte, Mário César de Oliveira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Os últimos homenageados da noite são: Paulo Cesar Leone, Peterson Alves Pereira, Rosana Pereira Domiciano Moura, Rosemeire de Oliveira, tenente coronel professor Renato de Natale Junior, Vivian Humanes Rubio e William Urizzi de Lima. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Pedimos uma grande e merecida salva de palmas a todos os homenageados nesta noite memorável. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Damos os parabéns a todos os homenageados e continuamos com a sessão solene.

Para fazer uso da palavra em nome de todos os homenageados, convido o Sr. Humberto Panzetti.

 

O SR. HUMBERTO PANZETTI - Boa noite a todos e a todas, ao deputado, nosso grande companheiro, Hélio Nishimoto, ao Comando da Polícia Militar, comando esse que merece realmente todos os parabéns pelo que ele representa, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar. Sem sombra de dúvida além de ser um grande parceiro, além de ser a primeira faculdade do País. Tem que ter o mérito, e hoje estamos conseguindo os 20 anos. Mas tudo começou com eles. Quero parabenizar todo o esforço. Meu querido amigo, representando o Jorge Steinhilber, o professor Gobbi, uma das pessoas que estiveram à frente dessa luta importante.

Hoje completamos 20 anos. Meu grande amigo de grandes batalhas, o Nelson, que é presidente, assumiu uma cadeira no Conselho Nacional e quero parabenizá-lo. É merecido. O Cref de São Paulo está, hoje, muito bem representado dentro do Conselho Nacional.

A todos, senhoras e senhores e, em especial, ao meu amigo Celso Giacomini, secretário nacional de esportes de alto rendimento, uma das pessoas que batalham muito pelo esporte nacional.

À representação do Ivaldo no Comitê Paralímpico. Estávamos dizendo, agora, que o Comitê Paralímpico é o grande legado dos Jogos Olímpicos. Infelizmente, o que tínhamos de expectativa, no legado, frustrou. E frustrou bastante. Mas o que o Comitê Paralímpico realiza, hoje, é algo que demonstra que muita coisa foi acertada.

Eu queria dizer o seguinte: primeiro, é um orgulho estar aqui com um grupo tão seleto de profissionais. Porque são vocês que criaram, estruturaram e continuam estruturando essa profissão. É uma profissão que amo, e, tenho certeza, de que cada um dos senhores ama também. Acho que, nesses 20 anos que estamos comemorando hoje, estamos conseguindo cumprir aquilo que a sociedade quer. Acho que o Conselho de São Paulo está fazendo isso com muita maestria.

Hoje, com o presidente Nelson à frente, estamos realmente levando à frente a questão da valorização da nossa profissão. Se eu fosse citar pessoas que tenho muito orgulho de serem meus amigos, professores com quem tive o prazer de conviver, e grandes profissionais... Na verdade, eu queria agradecer. E agradeço a Deus por me dar a oportunidade de, também, ter sido uma das pessoas homenageadas. Quero parabenizar cada um dos senhores.

Não tenho dúvida de que os senhores, como eu, acreditam que essa profissão que escolhemos é uma profissão que tem a força e a capacidade de transformar uma sociedade. Podemos fazer a diferença. Tenho certeza de que todos que atuam no setor acadêmico e em todos os outros setores, seja no setor privado, setor “fitness”, setor público de gestão, como temos vários representantes, fazem a diferença.

Parabéns, orgulho-me muito de fazer parte desse grupo. Desejo a todos que continuem essa luta, para que possamos, efetivamente, fazer aquilo que o esporte tem de fazer: uma sociedade de inclusão, uma sociedade que estabelece a qualidade de vida e que desenvolve a saúde, deputado. Quero parabenizar V. Exa., que é um grande defensor dessa nossa profissão.

Obrigado a todos, um grande abraço, parabéns a cada um dos senhores. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Para fazer uso da palavra, chamo o Sr. Nabil Ghorayeb, que é médico cardiologista. (Palmas.)

Aproveitamos para dizer ao Sr. Humberto Panzetti que a gratidão é da Assembleia Legislativa, por poder sediar um momento tão especial como esse: uma sessão solene em homenagem aos profissionais da Educação Física. E todo o valor que têm deve ser reconhecido. Parabéns a todos vocês. Por favor, com a palavra.

 

O SR. NABIL GHORAYEB - Boa noite a todos. Cumprimento a Mesa, em nome dos homenageados. Quero falar alguma coisa em nome da cardiologia brasileira. Há 20 anos, ajudamos e tínhamos certeza de que a profissão de educador físico, além de ser necessária, é uma grande parceira da Medicina brasileira. Da cardiologia, especificamente. Lutamos, junto com os professores, para conseguir que a profissão fosse reconhecida. Hoje temos muito orgulho disso. Eu queria lembrar duas pessoas.

Primeiro, o meu primeiro professor de Educação Física no Colégio Arquidiocesano, o professor Hudson Teixeira, nos anos sessenta. (Palmas.) Marcou a nossa vida de estudante e de garoto, dos 10 aos 12 anos, na ética do esporte, na feitura do exercício. Ele é exigente até hoje. Com seus 85 anos, é muito exigente com os seus alunos.

Também queria homenagear a minha filha, educadora física formada na USP em 2000. Também é um orgulho tê-la como educadora física.

Como médicos cardiologistas do Dante Pazzanese, que é uma instituição do Estado, tivemos muita honra de poder prestigiar o professor e, hoje, profissional de Educação Física. Dentro da Sociedade de Cardiologia, fundamos o Departamento de Educação Física Aplicada à Cardiologia. (Palmas.) Que resultou em inúmeros trabalhos científicos de pesquisa e trabalhos que enriqueceram a própria cardiologia.

Quando pegamos um relatório da Organização Mundial de Saúde, que saiu semana passada, mostrando que a falta de atividade física orientada traz mais problemas para um povo e um país, traz mais despesas e mais mortes, temos que incentivar a atividade física. Bem orientada, bem qualificada, com professores e profissionais que nos ajudem.

Eu mesmo sou um exemplo disso. Tenho meu professor, meu “personal”, três vezes por semana, e não me deixa faltar, Nem com o frio ele me deixa faltar. Eu e minha esposa estamos lá, fazendo exercícios três vezes por semana. Graças a Deus, tenho um professor. Agradeço a vocês, profissionais de Educação Física, a chance de podermos fazer uma atividade física de qualidade. E promover a saúde, como nós, médicos.

O doutor Victor Matsudo é um grande exemplo nosso e meu ídolo da promoção da saúde, usando a atividade física. (Palmas.)

Muito obrigado a vocês pela oportunidade; ao professor Nelson e toda a Diretoria do Conselho Regional de Educação Física; à Plenária do Conselho Regional. Para mim é um orgulho, e me deixou muito emocionado. Dentro da cardiologia, já fiz toda uma carreira didática e de ensino. Mas, esse presente, essa homenagem de hoje, deixou-me muito mais feliz, orgulhoso e honrado de estar aqui com vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Que boa palavra e que belo testemunho sobre a importância do profissional de Educação Física dado pelo doutor Nabil Ghorayeb, médico cardiologista. Parabéns a todos vocês. Para finalizar as palavras, chamo o presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, Cref 4, o Sr. Nelson Leme da Silva Junior. (Palmas.)

 

O SR. NELSON LEME DA SILVA JUNIOR - Bom, poderia tentar não usar os benditos óculos. Ufa. Que satisfação.

Prezados funcionários de educação física, ex-conselheiros, conselheiros, delegados do Cref, prezadas autoridades que prestigiam este nosso evento, quero nominar aqui, por favor, faço questão, e aí vou colocar os óculos.

Deputado presidente da Comissão de Assuntos Esportivos, Hélio Nishimoto; quero fazer uma referência especial, também, ao deputado Itamar Borges, que é profissional de educação física, foi detentor da nossa comenda ano passado; coronel PM Eduardo Rodrigues Rocha, comandante de Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo; comandante da Escola de Superiores de Bombeiros, coronel Valdir Pavão; coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a pioneira; tenente coronel da Polícia Militar, meu amigo, Ricardo Vilalva, subcomandante do Cecap - Centro de Capacitação Profissional.

Aqui, uma deferência especial ao meu professor na época de faculdade, foi meu treinador, meu inspirador, o responsável por eu estar no Cref hoje - a culpa é dele, sempre falo isso -, Sebastião Gobbi; ao secretário nacional Luiz Celso Giacomini, que aprendemos a respeitar, uma pessoa ímpar, que trabalha em prol da educação física, do esporte, do jogo limpo, da ética. É difícil encontrar uma pessoa que tenha esse know-how, e que esteja ocupando cargos públicos hoje em dia.

Nosso querido vice-presidente do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, representando aqui o nosso querido Misael, Ivaldo Brandão. Quem não conhece o Centro Paralímpico, por favor, faça essa visita. Ali, sim, é o grande legado das Olimpíadas paralímpicas. Ali, sim, é o nosso orgulho.

Prezados convidados, familiares, funcionários da Assembleia Legislativa, funcionários do Cref, que fizeram de tudo para abrilhantar esta festa, amigos, desejo que todos nós tenhamos, amanhã, a lembrança de um momento único que viveremos hoje, e que, mais uma vez, tenhamos um passado que sustentará o nosso presente, para que possamos ter um futuro.

Boa noite a todos.

Agradeço a Deus pela oportunidade que tenho nesta vida, pessoal e profissional. Agradeço à minha esposa, Ana Lúcia, a meu filho Gabriel, aqui presentes, que sempre estão ao meu lado. Agradeço pela paciência, aceitação das minhas ausências no seio familiar, claro, mas que sempre me dão forças para seguir a minha missão, neste momento, frente ao Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, e em prol da educação física. Muito obrigado.

Gostaria de fazer um recorte sobre a educação física no Brasil, que vai a partir de 1910, mas sem intenção nenhuma de fazer definição ou concepção sobre educação física. Apenas como um marco histórico.

O processo histórico da educação física no Brasil esteve fortemente ligado às instituições militares. A primeira escola brasileira destinada à preparação de profissionais de educação física foi criada em 1910 pela Polícia Militar, que, na época, era chamada de Força Pública do Estado de São Paulo.

Já em 1919, um grupo de oficiais de cadetes da Escola Militar do Realengo fundou a União Atlética da Escola Militar e promoveu, através do Estatuto da Cruzada Física, a sistematização da educação física nos meios militar e civil.

Aquele núcleo liderado pelo tenente Nilton Andrade Cavalcante foi a gênese da Escola de Educação Física do Exército, materializada com a criação do Centro Militar de Educação Física em 10 de janeiro de 1922 pelo então ministro de guerra João Pandiá, em nome do presidente da República à época, Epitácio Pessoa.

Em 1933, por decreto do presidente Getúlio Vargas, o Centro Militar de Educação Física foi transformado na atual Escola de Educação Física do Exército, com nova organização, atualização dos currículos e ampliação dos seus objetivos.

Desde então, a Escola de Educação Física do Exército assumiu definitivamente sua função formadora, com atuação em todo o território nacional, vocacionada a influenciar a educação física.

Após um longo processo, em 7 de novembro de 2013, através da Portaria 1096 do ministro de Estado da Educação, a Escola de Educação Física do Exército obteve sua equivalência aos demais cursos de ensino superior de graduação em educação física no Sistema Nacional de Educação.

Justiça seja feita. E neste ato, reconheço, enquanto presidente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, as influências na educação física derivadas das instituições militares, neste ato representado na figura dos comandantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Nós, do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, tivemos a honra de ter um ex-comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar, o ex-conselheiro regional e, agora, conselheiro federal de educação física, coronel Nestor Soares Publio.

Também temos uma participação muito efetiva do nosso ex-conselheiro regional e atual secretário do Conselho Federal de Educação Física, professor doutor capitão PM aposentado Sebastião Gobbi. É um grande exemplo.

É com muito orgulho que também ostento no meu peito, do lado esquerdo, a Medalha do Centenário, recebida através da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Quando comemoramos os 20 anos da regulamentação da profissão, reconhecemos também, publicamente, para ficar marcado na história do Cref-São Paulo, essas duas instituições aqui presentes como instituições beneméritas da educação física: a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através da Escola da Polícia Militar, a pioneira, e o Exército Brasileiro. (Palmas.)

Reconhecemos neste ato histórico o Celafiscs, através do professor Victor Matsudo, um instituto forte; a Associação Cristã de Moços - ACM; o Sesc; Valdir Soares; Edgard Corona; Dr. Nabil Ghorayeb, que, ao longo de suas existências, sempre renovaram, implementaram e desenvolveram as mais diversas vertentes, contribuindo para o respeito e abrindo um grande leque de novas possibilidades e opções de trabalho da profissão de educação física.

Todos os premiados nesta noite têm a sua importância, e, por isso, foram lembrados e estão aqui hoje. Em primeiro de setembro de 1998 foi promulgada a Lei 9.696/98. Vinte anos se passaram e nunca deixaremos de reconhecer e lembrar a atuação dos senhores Jorge Steinhilber, João Batista Andreotti Tojal, Flávio Delmanto, Gilberto Bertevello, Walter Giro Giordano, Hudson Ventura Teixeira, e, claro, o inesquecível Walcyr Gomes. Peço uma salva de palmas a todas essas pessoas. (Palmas.)

Juntos, esses senhores, sem sombra de dúvida, protagonizaram uma luta incessante a favor do crescimento notável da Educação Física brasileira, proporcionando-nos esse momento histórico de comemoração de 20 anos. O nosso evento anual de comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física quer ressaltar a importância de cada um que se dedicou e honrou a profissão em sua escola, em sua academia, em sua instituição de ensino superior, nas Unidades Básicas de Saúde, nas clínicas, nos campos, nas quadras, nas piscinas, nos tatames, enfim. É difícil alistar todos os locais em que o profissional de educação física pode atuar. São muitas as possibilidades.

Nós queremos proporcionar o reencontro de grandes nomes da profissão, reencontro de especialistas, mestres e doutores com seus seguidores, com seus admiradores. Vê-los unidos nos dá força.

Nessa noite, entregamos no plenário desta Casa de Leis, em sessão solene, a Comenda do Estado de São Paulo, Ordem da Educação Física, e a Medalha de Mérito. Trazemos uma novidade nesse ano de 2018, que é a Comenda Benemérita. Essas homenagens têm o objetivo de reconhecer as ações meritórias dos profissionais de Educação Física, das personalidades, das autoridades civis, dos militares, instituições e organizações da sociedade em geral que têm ultrapassado a atuação para o tradicional de seus deveres funcionais e profissionais. E, ainda, a necessidade de reconhecer publicamente essas instituições. Aqueles que se destacaram por zelo, por dedicação, presteza no trabalho ou em ações relacionadas às causas de interesse da Educação Física para a sociedade.

A Comenda Benemérita vem reconhecer uma lacuna do nosso passado; vem reconhecer que, sem a Educação Física Militar, não estaríamos hoje comemorando 20 anos. Boa noite, obrigado a todos, e minha reverência a nossa profissão. Parabéns a todos vocês! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Parabéns, Nelson; parabéns, Medalha; parabéns, Pedro; parabéns a todos da Diretoria do Cref4/SP; parabéns a todos os participantes homenageados.

Queremos agradecer a todos os oficiais do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar na pessoa do Coronel Eduardo Rodrigues Rocha, o Sr. Luiz Celso Giacomini, o nosso querido Ivaldo Brandão e demais amigos aqui presentes. Queremos agradecer a todos os presentes, às pessoas que vieram do interior - alguns terão que voltar. Desejamos um bom retorno aos queridos que vieram de várias cidades, Indaiatuba e outras cidades. Agradeço ao nosso povo de São José dos Campos, ao nosso Renato Santiago, que foi o nosso artilheiro e professor de Educação Física, ao delegado do Cref lá na região, e demais companheiros da nossa cidade de São José dos Campos. Agradecemos a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, eu quero agradecer às autoridades, aos funcionários do Cref, dos Serviços de Som, Taquigrafia, Ata, Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar e da Secretaria Geral de Administração, da Imprensa e TV, das assessorias das Polícias Militar e Civil, bem como a todos que, de alguma forma, contribuíram para o pleno êxito desta solenidade.

Agradecendo e desejando uma boa noite a todos, nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a presente sessão, convidando todos a virem aqui para uma foto de despedida. (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

            - Encerra-se a sessão às 22 horas e 12 minutos.

 

* * *