http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

12 DE SETEMBRO DE 2018

58ª SESSÃO SOLENE

OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SENHOR APÓSTOLO PAULO ALVES CORRÊA, POR SUA LIDERANÇA ECLESIÁSTICA NA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO DE SANTOS "A PIONEIRA"

 

Presidência: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene para realizar a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo de São Paulo ao Apóstolo Paulo Alves Corrêa, por sua liderança eclesiástica na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, "A Pioneira"", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela banda de músicos da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Santos, regida pelo maestro Paulo Araújo. Lê citação bíblica e anuncia a exibição de um vídeo sobre a história da Assembleia de Deus Ministério de Santos. Anuncia a apresentação do Coral Sinos de Belém com o hino "Ao Contemplar a Rude Cruz", sob a regência do maestro Leandro Augusto Thomás. Faz considerações sobre a história da igreja evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos. Anuncia apresentação do Coral Sinos de Belém com o hino "Jerusalém", sob a regência do maestro Leandro Augusto Thomás. Faz discurso a respeito da importância da religião a fim de coibir a criminalidade e orientar os mais jovens. Diferencia os termos laicismo de laicidade. Realiza a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao apóstolo Paulo Alves Corrêa, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, a pioneira, por sua dedicação como líder eclesiástico frente ao respectivo ministério e sua consagração para a expansão do reino de Deus.

 

2 - PAULO ALVES CORRÊA

Apóstolo e pastor, agradece os presentes. Demonstra sua gratidão aos demais membros de sua igreja e a Deus. Enaltece a figura do deputado estadual Fernando Capez. Considera que homenagem desta noite não é dirigida apenas a si, mas a todos os fiéis de sua igreja. Convida os presentes a prestar homenagem ao deputado estadual Fernando Capez com a realização de oração.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Faz comentários sobre as solenidades que realizou enquanto deputado estadual desta Casa. Destaca a humildade do homenageado, o pastor Paulo Alves Corrêa. Defende parceria entre o Estado e a Igreja, pois a Igreja conta com capilaridade, chegando a setores da sociedade onde o Poder Público não chega. Considera que foi vítima de acusações injustas enquanto presidente desta Casa. Demonstra-se grato a Deus por sua trajetória política. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo, a mais alta comenda do maior Legislativo estadual da América Latina, ao apóstolo Paulo Alves Corrêa.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta Presidência convida para integrar a Mesa principal dos trabalhos a pastora Pauliane da Cruz Corrêa, filha do homenageado. (Palmas.)

Convido a todos que puderem para que se coloquem em pé para saudarmos a entrada do nosso homenageado, por todo mérito que teve na recepção dessa comenda. Vamos receber o apóstolo Paulo Alves Corrêa com uma calorosa salva de palmas. (Palmas.)

Agradecemos também a presença da Celina Linhares, neste ato representando o meu amigo, o deputado federal Roberto de Lucena.

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene que obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. Uma sessão solene só pode ser convocada pelo presidente efetivo da Casa, e só pode ser solicitada por deputado estadual no exercício de seu mandato nesta Casa. Feita a solicitação, ela percorre todos os órgãos internos de tramitação da Assembleia Legislativa e se submete à deliberação do Colégio de Líderes para que, posteriormente, o presidente possa convocá-la.

Às vezes, uma sessão solene é solicitada e ela acaba não sendo autorizada porque só se pode pleitear uma sessão solene por motivo relevante e notório, valor público e social. Mas esta é uma sessão solene ainda mais importante por ser com objeto específico: a outorga do Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo.

Esta foi uma comenda depois de muita luta, e criada na minha gestão como presidente da Assembleia Legislativa. Não me conformava com a existência única e tão somente da Medalha Comemorativa 9 de Julho, quando esta é a segunda maior Casa Parlamentar do País - só perde para o Congresso Nacional, e o maior Parlamento estadual, ou provincial, dependendo do país, na América Latina.

Criamos, então, esta comenda. Foi estabelecida uma série de requisitos para que não fosse outorgada e acabasse tendo a sua outorga banalizada, e a Assembleia tem sido muito econômica na sua concessão. Eu mesmo concedi a dois ministros do Supremo Tribunal Federal, que são grandes juristas, professores catedráticos na sua área pelo destaque que tiveram em suas carreiras. E tenho a honra de fazer essa outorga agora a uma autoridade jurídica, sim, mas, acima de tudo, uma autoridade eclesiástica.

Por essa razão, acabei sendo atendido, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo ao apóstolo Paulo Alves Corrêa, por sua liderança eclesiástica na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, a pioneira.

Convido todos para, em pé, ouvirmos - mas, neste caso, cantarmos - o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda de músicos da Igreja de Deus Ministério de Santos, regida pelo maestro Paulo Araújo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Uma salva de palmas para a nossa banda do Ministério de Santos. Parabéns ao maestro Paulo Araújo. (Palmas.)

Primeiro, quero parabenizar a assistência à nossa audiência, porque, no momento em que se canta o Hino Nacional, comumente se comete um erro protocolar: volta-se para a bandeira. Isso não deve ser feito, porque não há hierarquia entre os símbolos da Nação. Somente se deve voltar para a bandeira durante a execução do Hino em cerimônias militares em que a bandeira fica atrás da autoridade militar. No mais, nós permanecemos exatamente dessa maneira, cantando esse Hino maravilhoso.

Nas duas estrofes que mais causam confusão, primeiro, “Brasil de um sonho intenso”, para depois “Brasil de amor eterno”. Primeiro se sonha, para depois desse sonho se amar, exatamente como os senhores fazem em seus ministérios.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida a partir deste momento, ao vivo, pela TV Web; pela TV Assembleia, quem tem a NET está nos assistindo agora no canal 7 - desde que não caia o sinal, como de costume, estará nos acompanhando até o final -, também a TV Vivo, canal 9, e a TV digital, canal 61.2.

Neste momento, nós faremos uma citação bíblica, porque este é um evento que homenageia toda uma obra eclesiástica, social e religiosa dos 94 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, a pioneira.

Então, Neemias, capítulo 7, versículo 10, na última parte: “Porque este dia é consagrado ao nosso Senhor, portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”. Eu aprendi uma coisa na minha vida: durante os maiores desafios e nos momentos em que devemos tomar decisões, em que parece não haver qualquer saída, fé e alegria. Só se sai de um túnel escuro que a vida nos coloca quando se prossegue na caminhada, e só se prossegue na caminhada quando se tem, na fé, a força propulsora de nossos caminhos.

Assistiremos agora a um vídeo sobre a história das Assembleias de Deus Ministério de Santos. Este vídeo, que já vai ser apresentado, estará aqui, à nossa direita e à nossa esquerda.

 

* * *

 

- É apresentado o vídeo.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Que obra fantástica!

Assistiremos, agora, à apresentação do Coral Sinos de Belém, com o canto do hino “Ao Contemplar a Rude Cruz”, sob a regência do maestro Leandro Augusto Thomás.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bravo!

Anunciamos também a presença do vereador de Ribeirão Pires, Danilo Afonso de Carvalho, prestigiando este evento.

No momento em que nos aproximamos do clímax desta sessão solene, e considerando que ela é transmitida ao vivo para toda a população do estado de São Paulo, faremos um breve histórico, já começando a justificar a realização desta sessão solene, a Celebração dos 94 anos do Ministério de Santos, a célula mater das Assembleias de Deus no estado de São Paulo.

No dia 05 de maio de 1924, Daniel Berg veio para a cidade de Santos, litoral sul da cidade de São Paulo. Seu primeiro culto aconteceu no dia 05 de maio de 1924, na mesma data, em um ponto de pregação do Evangelho, no bairro da Ponta da Praia, próximo ao “ferry-boat”. Com um mês de trabalho, apenas um mês de trabalho, muitos crentes já haviam recebido o batismo no Espírito Santo, que é a marca das Assembleias de Deus, e estavam determinados a propagar o Evangelho de Jesus Cristo em todo o litoral de São Paulo.

Em 1929, o trabalho em Santos já havia se desenvolvido eficazmente em todos os bairros. Em maio de 1938, já na responsabilidade do pastor Francisco Gonzaga, é inaugurado o novo templo da Assembleia de Deus, em Santos, na Rua Doutor Manoel  Torino, 351, no bairro do Macuco.

Em janeiro de 1946, o pastor Bruno Skolimowsky passou a presidir a Igreja. Homem austero, persistente - atributo sem o qual nada se consegue -, enérgico e dedicado. O pastor Bruno convidou, inúmeras vezes, o pastor João Corrêa para assumir a Igreja de Santos, porém, ele se mostrava resistente ao convite. Mas, em 1959, teve uma revelação através de um sonho.

Deus mostrou ao pastor Corrêa o que iria acontecer e, sem mais resistir ao chamado, no dia 11 de fevereiro de 1962, ele assumiu a Igreja de Santos, em 17 congregações. Com uma família numerosa de doze filhos ainda pequenos e um adotivo, o pastor Corrêa não se intimidou diante das dificuldades e desafios. Os seus passos eram dirigidos por respostas de Deus.

Na sua gestão, foi criado o Círculo de Oração, grupo de jovens, e um intenso trabalho de evangelismo nas ruas. Assim, a pioneira ia crescendo ao passo que a cidade de Santos progredia. Em janeiro de 1993, o pastor Paulo Corrêa, companheiro fiel de seu pai desde sua meninice, assume a Presidência do Ministério de Santos. Logo de início, um grande desafio: continuar a construção de um prédio de nove andares, com um templo para quatro mil pessoas.

Com muito a fazer ainda, alavancou a construção e, em nove meses, o prédio estava sendo inaugurado e se tornou um marco na cidade de Santos. Os anos se seguiram, foram de bênçãos, prosperidade e progresso para o Reino de Deus. A pioneira alargou as tendas e firmou as estacas.

Além de igrejas espalhadas em toda a Baixada Santista, litorais norte e sul, Vale do Ribeira, planalto e interior do estado, esse trabalho ultrapassou os limites de São Paulo e alcançou Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Ceará e Rio Grande do Sul. Hoje, conta com missionários na Europa e em toda a América do Sul, tem mais de dez mil obreiros, entre pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos e missionários, pregando a Palavra de Deus, levando harmonia e paz num Brasil tão violento e tão necessitado desta Palavra.

Desta forma, a Igreja Assembleia de Deus Ministério de Santos, a pioneira do estado de São Paulo, segue trabalhando e fazendo história na vida de pessoas, deixando marcas no nosso estado, no nosso país e no mundo inteiro. Com as bênçãos do Senhor, a Igreja Assembleia de Deus Ministério de Santos continua fazendo a sua história, marchando como exército de Deus.

Está justificada a homenagem? Por essa razão, nós gostaríamos de, brindando esta homenagem, ouvirmos mais uma vez o Coral Sinos de Belém, que apresentará o canto ao hino “Jerusalém”, sob a regência do maestro Leandro Augusto Thomás.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Neste momento, chegamos ao ápice desta sessão, a razão pela qual ela foi autorizada e instalada.

Quisera eu ter um Colar de Honra ao Mérito do Legislativo para, pessoalmente, outorgar a cada um dos membros da Assembleia de Deus Ministério de Santos, a pioneira. Mas, quando se outorga esta comenda ao líder, representativamente se entrega a cada um dos senhores. Não se realiza nenhuma obra, muito menos a obra de Deus, sem que haja uma boa estratégia, um plano de Deus. Sem um plano não se vai a lugar nenhum, e sem se executar o plano traçado por Deus, menos ainda.

Mas além de estratégia, é necessário determinação para vencer os obstáculos de cada dia. E essa determinação é aliada a uma boa liderança que motive os membros, que mostre o caminho, que aponte a direção. Hoje os senhores todos têm o reconhecimento do estado de São Paulo, não apenas do deputado Paulo Correa Jr., não apenas do deputado proponente desta sessão, mas dos 94 deputados estaduais desta Casa. Quem está outorgando essa comenda é a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foram todos os deputados. Isto significa que as autoridades civis, constituídas por mandato, mas antes disso constituídas por Deus, estão reconhecendo o valor social do trabalho de cada um dos senhores.

Fui promotor do júri; trabalhei na região mais violenta, à época, da cidade de São Paulo, 4º Tribunal do Júri, Fórum do Júri de Penha de França, todos os homicídios da zona leste. São Paulo tinha 37 homicídios para cada cem mil habitantes. Hoje tem menos de dez. Significa que cerca de dez mil pessoas deixaram de ser assassinadas por ano. E isso é mérito só do Estado? Isso é mérito apenas dos órgãos de segurança? Eu afirmo, por conhecimento empírico de quem trabalhou, que isso tem grande participação do trabalho da Igreja. Eu estudei um a um os processos de júri em que eu atuava, homicídios absolutamente evitáveis, ocasionais, normalmente praticados durante ou após festas de embalo regadas a drogas, a álcool. Muitos, hoje, dos jovens que poderiam estar nesses ambientes estão nas igrejas. E negar o papel da igreja como um componente fundamental para a harmonia e para a segurança, sob o argumento de que o Estado é laico, é confundir laicidade, que é a inexistência de uma religião oficial, com laicismo, que é o ódio, a adversidade, a fé e a religião. E esta Casa se recusa a render-se ao laicismo, ainda que reconheça a laicidade do Estado.

Por isso é que, neste momento - convido a pastora Pauliane para nos auxiliar -, outorgaremos o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao líder, ao presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, a pioneira, apóstolo Paulo Alves Corrêa, por sua dedicação como líder eclesiástico à frente do respectivo ministério e sua consagração para a expansão do reino de Deus.

Vamos aplaudir a obra da Igreja, em pé, com vibração. Vamos aplaudir a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao apóstolo Paulo Alves Corrêa. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Podemos sentar. E agora eu peço ao nosso Cerimonial que conduza o homenageado ao parlatório oficial da Casa, de uso privativo dos parlamentares em exercício do mandato, mas que hoje é engalanado pela justa homenagem à Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, a pioneira, que se rende à palavra do nosso apóstolo Paulo Alves Corrêa.

 

 O SR. PAULO ALVES CORRÊA - Excelentíssimo Sr. Deputado Fernando Capez, um homem que Deus constituiu como autoridade no estado de São Paulo, autoridade no Judiciário desta Nação e que teve a atitude por Deus, porque eu sei que os méritos que temos só podem vir de Deus, de nos outorgar tão grande honraria nesta Casa. Em seu nome eu quero agradecer todos os deputados desta Casa, agradecer meu filho que também é pastor, Paulo Alves Corrêa Jr., que é deputado também nesta Casa e serve com o senhor e me trouxe a esta Casa para orar no seu gabinete, na sua Presidência.

Meus irmãos, minhas irmãs, autoridades civis, militares e eclesiásticas, senhores pastores, senhoras pastoras, obreiros da obra de Deus, nesta introdução eu quero deixar bem claro que esta honra e este colar, se pudesse dividi-lo em pequenas partículas, eu daria um pedaço pequeno a cada um de vocês, mas com certeza ele estará lá na igreja sede matriz em Santos, onde todos os meus irmãos são honrados, respeitados, servidores da obra de Deus.

Antes de deixar aqui algum tipo de agradecimento, eu quero agradecer a Deus pela vida, pela saúde, pela liberdade e pelo privilégio de ter sido um dos escolhidos para este tempo para estar à frente da igreja de Deus servindo o Senhor Jesus como mestre e senhor de todas as coisas. E eu estava ali assentado ao lado de Sua Excelência, deputado Fernando Capez, e pensando: “O que é que nos traz a esta Casa nesta noite?”. O que nos traz a esta Casa nesta noite não é uma figura tão linda, tão maravilhosa que possamos olhar e dizer: “Isso é muito lindo”. Mas o que nos traz a esta Casa é o sacrifício de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

O que nos traz a esta Casa é nós termos entendido e aceitado um homem que teve as suas mãos furadas, os seus pés furados, o seu lado esquerdo lancetado, uma coroa de espinhos sobre a sua cabeça, que enfrentou a morte, que enfrentou o inferno, que enfrentou todas as adversidades, que cumpriu a lei sem ab-rogar nenhum jota e nenhum til; e que ao terceiro dia ressuscitou, dando um brado de vitória para toda a eternidade e para toda a vida humana, nos consagrando o direito de uma comunhão eterna com Deus, o Pai, e o direito de chegarmos um dia a eternidade como noiva do cordeiro e a sentarmos à direita do trono de Deus para reinarmos por toda a eternidade.

A esse Senhor Jesus, que é de eternidade em eternidade, eu trago a minha gratidão nesta Casa de Leis e quero dizer à Sua Excelência, deputado Fernando Capez, que esta Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a pioneira, ao pisar nesta Casa, nesta noite, deixa uma marca de benção inapagável, porque a glória de Deus nos acompanhou aqui e aqui adentramos para emplacar a glória de Deus nesta Casa. E esta Casa será melhor do que foi ontem para tudo quanto for decidir e resolver para o estado de São Paulo.

Quero, ainda, deixar muito claro que toda honra, toda glória, todo louvor, todo domínio, pertence a nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a ele eu tributo esta honraria toda, porque sem vocês eu jamais estaria aqui. Vocês são a razão da morte de Jesus. Nós somos a morte de sua ressurreição e estarmos aqui hoje é por conta daquele que era, daquele que é e daquele que será para todo o sempre Jesus Cristo, o Rei da Glória.

É com essas palavras de gratidão a Deus e ao Senhor Jesus, de gratidão aos deputados que formam o plenário desta Casa, e nesta noite, representados por Sua Excelência, deputado Fernando Capez. Deus colocou algo nesse homem que o diferencia. Eu não sei o que é. E se você me perguntasse: “Por que nós viemos parar aqui?” Eu vou dizer: “Deus sabe o porquê.” A Bíblia diz: “Honra a quem honra; a quem tributo, tributo; a quem honra, honra.”

E a honra que a Igreja de Santos está recebendo nesta noite, que advém das mãos dos deputados e pela iniciativa de S. Exa., que preside nesta noite, deputado Fernando Capez. Eu tenho certeza absoluta que tudo isso está dentro de um contexto da vontade e onisciência de Deus. Sabem por quê? Porque, pela onisciência de Deus, já constava, na agenda de Deus, o dia de hoje, de estarmos aqui.

A homenagem não é dirigida a um homem. A homenagem é dirigida a todos nós e a todos vocês, servos do Altíssimo, que servem comigo. Viemos aqui para honrar a Deus por recebermos o reconhecimento da Casa do Legislativo de São Paulo. Esta Casa representa o estado de São Paulo, o maior estado da federação. É aqui que o coração do Brasil bate. Tenho certeza disso porque o Brasil não seria Brasil sem o estado de São Paulo. Quero que vocês aplaudam ao Senhor Jesus por poder estar no Estado de São Paulo. (Palmas.)

Quero agradecer o pastor Lúcio, um dos pastores vice-presidentes, que mobilizou e trabalhou tanto para que nós estivéssemos aqui. Quero agradecer ao pastor Iran, de Ribeirão Pires. Quero agradecer esse lindo coral. Vocês sempre me encantam, me deixam com muita vontade de chorar ao ponto de embargar a minha voz. Quero agradecer essa linda banda que, reunida, faz a marca da Assembleia de Deus. A Assembleia de Deus, sem banda, não é Assembleia de Deus.

Quero agradecer as mulheres de oração, aos homens ministros, as pastoras, pastores, a todos que aqui estão. Quero fazer uma justificativa, sim. Eu vim hoje, de São Sebastião, e deixei a minha mulher em Juquehy, porque está fazendo uma reunião em Boraceia. Mas eu me sinto muito bem representado porque eu tenho uma filha linda que é a corda do meu coração.

É a Pauliane da Cruz Correia, a minha única filha mulher. Eu tenho mais dois filhos homens: o Rodrigo; e o Paulo Junior, que é membro desta Casa. Quero agradecer a todos vocês, meus irmãos. Faltam-me palavras de agradecimento.

Quero agradecer, também, a irmã Celina, que vem representando o pastor e deputado Roberto Lucena, que não pôde se fazer presente, mas a encaminhou aqui. Quero agradecer ao senhor que se tornou um amigo da igreja. Ele me disse uma palavra tão forte, que me marcou. Ele disse: “Quando eu chegar lá em Brasília eu serei um defensor da pioneira, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos.” (Palmas.)

Realmente, estou emocionado. Emocionado de olhar para vocês; e de ver que é um homem, filho de um pastor que serviu 63 anos, e 31 anos e meio ele serviu a nós todos. Que saiu do cabo da enxada. Um homem que passou nesta vida, 94 anos, sem deixar nenhuma marca. Sem deixar nada que o desabonasse. Que enfrentou os maiores problemas que eu enfrentei com ele. Chego aqui hoje, com essa honraria toda para dizer: “Louvado e engrandecido seja o nome o senhor Jesus para todo o sempre”.

Obrigado, querido deputado. Que toda a sorte de bênçãos venham sobre a sua vida. Que a bênção da vitória seja emplacada na sua vida. Vou explicar o porquê:

Aquele que der um copo d’água a um dos meus pequeninos não perderá o seu galardão. Aquele que der um copo d’água a um de meus profetas não perderá a honra de profeta.

Mas, V. Exa. não está dando apenas um copo d’água; V. Exa. está dando a honra de um estado para uma igreja inteira, para um ministério inteiro.

Com certeza, Deus não é injusto. É Bíblia, está escrito. Para se esquecer das nossas obras. Este ato está sendo escrito no céu; nesta Casa, estará nos anais. O papel pode-se apagar, mas o que está escrito no céu jamais se apagará.

Que Deus abençoe a sua família; que Deus abençoe a sua vida. Que Deus o cubra de vitórias, e, em todo o tempo, nós possamos caminhar juntos até que Jesus venha ou até que vamos ao encontro dele.

Quero tomar mais um minuto e pedir a todos vocês - e eu não estou quebrando nenhum protocolo porque isto é da Igreja e este momento é nosso. Que todos fiquem em pé.

Quero dar o meu agradecimento aos senhores maestros, porque vocês são o meu orgulho.

Vamos estender as mãos para cá. Vamos abençoar este deputado. É uma oração responsiva, que fará também uma marca na vida dele para todo o sempre.

Pai, em nome de Jesus, nós abençoamos o nosso irmão, deputado Fernando Capez. Pedimos que o senhor Jesus estenda as suas santíssimas mãos sobre a vida dele, guardando de todos os laços, de todos os tropeços, de todos os inimigos, de todos aqueles que procuram ocasião contra a vida dele.

Que no dia de hoje seja cravado na mente e no coração um sentimento de grande vitória em todas as áreas. Que o psicológico dele seja tomado pelo Espírito Santo. Que a partir de hoje ele possa ver o que nunca viu; que ele possa sentir o que nunca sentiu; e que o teu abraço, Jesus, ele possa receber nesta noite para a glória do teu santo nome.

Obrigado, Jesus, por esta linda solenidade, para a glória de Deus, o Pai. Diga comigo: nós te abençoamos. Em nome do Pai, em nome do Filho e em nome do Espírito Santo. Quem pode dizer “Amém”? (Manifestação nas galerias.)

Glória a Deus. Pode aplaudir. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meus queridos irmãos e irmãs da igreja Assembleia de Deus Ministério de Santos, a pioneira.

Esse é meu terceiro mandato como deputado estadual e, provavelmente, fui o deputado que mais realizou sessões solenes. Essa pode ser das minhas últimas sessões solenes como deputado estadual e, se guardo algum sentimento, é o de que esta Casa deveria fazer com mais frequência sessões solenes como essa, para abençoar obras e trabalhos como esse.

É surpreendente como uma pessoa, um homem de Deus, em um momento sublime de sua existência, de sua vida - somos todos humanos e temos nossas satisfações e realizações -, momento em que se lhe concede o lugar da mais alta honra da mais importante Assembleia Legislativa do País, momento em que se lhe outorga um reconhecimento de todos os deputados do maior e mais importante estado da federação. E ele, nesse momento singelo, faz com que os olhos se desviem da sua pessoa para demonstrar uma preocupação com outra.

Em um momento em que ele poderia falar de si com todo direito, este momento foi feito para isso, ele fala de Deus, de Jesus, ele mostra humildade e, na humildade, ele se agiganta.

Hoje, esta sessão solene aproximou mais esta Assembleia das palavras de Deus e, para que essa Assembleia Legislativa pudesse se aproximar, foi necessária a interseção da Assembleia de Deus.

Muitas brigas vi nesta Casa, muitas discussões, muita desarmonia. Por que não pode ser sempre assim? Por que, em nossas vidas, não podemos ser sempre assim? Poderemos, quando tivermos a presença de Cristo.

Que não venham me falar de estado laico. O Art. 19 da Constituição Federal, da nossa constituição laica, permite e autoriza parceria e aliança entre o estado e a igreja. A igreja tem algo que os órgãos públicos não têm: capilaridade. Ela chega aonde não chega o poder público. Quando as repartições públicas já estão fechadas, em domingos e feriados, as igrejas estão funcionando.

Nas repartições públicas se pede, muitas vezes, documento para entrar. Na igreja não se pede nada, apenas a presença. A igreja tem contribuído muito com este País. Nos presídios, quando ninguém mais se lembra daquela pessoa, que perdeu não só a liberdade, mas, muitas vezes, a dignidade, o espírito de viver, está lá a igreja trabalhando.

Eu já entrei em uma igreja encravada em um local de altíssima periculosidade, dentro de uma favela. O Luiz diz “não se fala favela, fala comunidade”. Não, favela é o nome de uma planta. Quando os soldados voltavam da guerra do Paraguai, Dom Pedro II não conseguiu dar a eles as casas prometidas e eles foram morar nos morros, e ali tinha um arbusto, uma favela. Daí veio o nome. E ali, naquele local, a igreja estava salvando vidas, mas salvando vidas durante um culto. O que vai acontecer com aqueles jovens nos dias seguintes? O estado vai abandoná-los. Por que não fazer uma aliança, não usar o trabalho voluntário da igreja para esse fim?

Eu cheguei ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa, deputado mais votado neste estado, professor, jurista, mas os laços armados pelo passarinheiro, com toda má-fé que poderia alimentar, quase me destruíram. A verdade prevaleceu, mas afirmo, ocupando um cargo em um estado laico, que foi Deus que me salvou.

Eu afirmo isso não porque eu queira agradar aqueles que me ouvem. Eu afirmo isso porque é verdade, porque é a absoluta verdade, e se hoje voltei aqui, ao ponto em que me encontrava, é porque Ele me recolocou na posição que Ele colocou, e que Ele tira a hora que Ele quiser.

Orem muito por nossas autoridades. Orem muito, mas que elas nunca percam a humildade, para que nunca se esqueçam de que são pequenos grãos de areia no imenso universo governado pelo Criador.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades presentes, aos membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, a pioneira, que lotaram este auditório, e com tanta vibração.

Aos funcionários do Serviço de Som, que hoje funcionou direito, da Taquigrafia, Ata, do Cerimonial de excelência, da Secretaria Geral Parlamentar - olha quanta coisa para fazer uma solene – da Secretaria Geral de Administração, da Imprensa e TV, das assessorias das Polícias Militar e Civil, garantindo a nossa segurança, em especial da minha assessora Delmindia Costa, que permaneceu até este horário, nos ajudando, auxiliando.

Uma gratidão especial, eterna gratidão, ao tenente Mareira e ao pastor Marcelo Gonzaga, por terem proporcionado esta aproximação, e também ao deputado Paulo Correa Jr, pelo trabalho maravilhoso que tem desempenhado nesta Casa, querido por todos, respeitado por todos. No primeiro mandato, assumiu a condição de líder, participante do Colégio de Líderes. Se querem o testemunho de alguém que foi presidente desta Casa, o deputado Paulo Correa Jr honrou o voto e a representação que recebeu, e honra diariamente neste trabalho.

Agradeço, enfim, a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Ao som do dobrado, executado pela banda da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira... Ministério de Santos. Por que Madureira? Deve ser alguma praga do Cezinha, que está aqui, porque o Cerimonial foi ele quem indicou. Um abraço ao Cezinha e também ao Samuel.

Parabéns à pioneira, Assembleia de Deus Ministério de Santos!

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e sete minutos.

 

* * *