http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

20 DE SETEMBRO DE 2018

59ª SESSÃO SOLENE

HOMENAGEM AOS 50 ANOS DA IGREJA METODISTA WESLEYANA E OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO REVERENDÍSSIMO BISPO SINVALDO CORRÊA COELHO

 

Presidência: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem aos 50 Anos da Igreja Metodista Wesleyana e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Reverendíssimo Bispo Sinvaldo Corrêa Coelho", por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Tece considerações regimentais sobre a solenidade, inclusive sobre a criação do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, durante sua gestão na Presidência desta Casa. Elogia o deputado Adilson Rossi. Lê versículo da Bíblia. Anuncia a exibição de vídeo, com mensagem do bispo Jamir Carvalho, superintendente-geral da Igreja Evangélica Metodista Wesleyana. Anuncia a apresentação da música "Aleluia", interpretada por Quézia, Dayane, Pâmela e Emanoel, músicos do Ministério de Louvor da Igreja Metodista Wesleyana de Ribeirão Preto. Anuncia a entrega de homenagem ao Sr. Ronaldo Ubiratan Cabrera dos Santos.

 

2 - RONALDO UBIRATAN CABRERA DOS SANTOS

Pastor da Igreja Metodista Wesleyana de Itaquera, saúda os presentes. Agradece a honraria recebida. Estende a homenagem aos demais membros da instituição.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação do Coral do Cefort - Centro de Formação Teológica, composto por seminaristas. Anuncia o louvor "Grande a Sua Glória", sob execução da maestrina Elysa Reinaldet Bastos do Prado. Lê histórico, inclusive curricular, e anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Bispo Sinvaldo Corrêa Coelho, superintendente da 3ª Região Eclesiástica, por sua atuação e liderança frente à Igreja Evangélica Metodista Wesleyana.

 

4 - SINVALDO CORRÊA COELHO

Bispo superintendente da 3ª Região Eclesiástica da Igreja Evangélica Metodista Wesleyana, saúda os presentes. Lê e comenta texto bíblico. Ressalta que tem responsabilidade de empregar o amor ao próximo. Discorre acerca de suas crenças religiosas. Clama a Deus que abençoe o País e que ilumine as autoridades constituídas. Faz louvor a Deus.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Informa a exibição de vídeo sobre o trabalho do Sr. Dr. Antônio Augusto Barreira, a quem anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

6 - ANTÔNIO AUGUSTO BARREIRA

Médico, saúda os presentes. Agradece aos deputados Fernando Capez e Adilson Rossi pela solenidade. Tece considerações sobre sua atividade médica dedicada a pacientes residentes em periferia. Discorre acerca de dificuldades vivenciadas na Saúde. Defende a humanização no atendimento médico.

 

7 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Informa que o Dr. Antônio Augusto Barreira salvara a vida de bispo da Igreja homenageada, em razão de infarto do miocárdio. Reflete sobre epístola de São Paulo aos Coríntios. Enaltece a lealdade do deputado Adilson Rossi. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação do deputado Fernando Capez, com a finalidade de homenagear os 50 anos da Igreja Metodista Wesleyana e outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao reverendíssimo bispo Sinvaldo Corrêa Coelho e ao Dr. Antonio Augusto Barreira, atualmente responsável pelo Centro Médico Santa Rita de Cássia.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

           Chamo para compor a mesa, ao lado do deputado Fernando Capez e do deputado Adilson Rossi, ambos na copresidência desta sessão, o Dr. Antonio Augusto Barreira. Uma salva de palmas ao Dr. Antonio Augusto Barreira. (Palmas.) Chamo também o bispo Sinvaldo Corrêa Coelho, superintendente da 3º região eclesiástica da Igreja Evangélica Metodista Wesleyana. Uma salva de palmas. (Palmas.) Anunciamos, ainda, como extensão da mesa, a honrosa presença do pastor Ronaldo Ubiratan Cabrera dos Santos, da Igreja Evangélica Metodista Wesleyana de Itaquera, belíssima igreja. Tive o prazer de estar lá. Fiquei muito feliz, muito emocionado, juntamente com o meu querido amigo, irmão, colega deputado, amigo de todos os momentos, leal, Adilson Rossi.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum. Esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene. Sendo assim, reveste-se de rígida forma sacramental, nos termos do Regimento Interno desta Casa. Somente o presidente efetivo da Casa pode convocar sessões solenes, mas ele só pode convocar mediante pedido formulado por deputados em exercício no mandato nesta Casa. Não se pode solicitar sessão solene por qualquer motivo. Não se pode fazer uma sessão solene para homenagear um amigo, simplesmente, ou uma pessoa que a gente goste. As sessões solenes só podem ser convocadas por motivo de notório e relevante valor e interesse público e social.

Quando é feito o pedido, ele percorre os órgãos internos da Casa, é submetido ao Colégio, que congrega todos os líderes de partidos, e depois se delibera pela aprovação ou não. Há casos, e não são raros, de sessões solenes solicitadas e não autorizadas, justamente porque não preencheram esses requisitos.

Esta sessão solene, com esse duplo propósito, foi autorizada pela unanimidade das lideranças desta Casa. E não é por outra razão, ela se realiza no plenário principal da Casa, Plenário Juscelino Kubitschek, nessas cadeiras em que os deputados tomam assento para votar os projetos de lei do estado e onde votaram a Constituição do Estado de São Paulo, de 1989.

É uma sessão solene com a finalidade de comemorar os 50 anos de existência da Igreja Evangélica Metodista Wesleyana de Itaquera. Não é pouca coisa. Também nesta mesma sessão serão outorgados os colares de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Bispo Sinvaldo Corrêa Coelho e ao Dr.  Antônio Augusto Barreira.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo foi criado na Assembleia Legislativa na minha gestão como presidente efetivo da Casa. Depois de muita luta, esta Casa tinha apenas a Medalha 9 de Julho, em comemoração à Revolução de 32. Nós então discutimos com a Casa, e foi muito difícil a aprovação desta comenda. Deputados temiam que logo ela se vulgarizasse com a sua concessão indiscriminada e indistinta, que atendesse a critérios políticos e não sociais. Por essa razão, foram estabelecidos rígidos requisitos para que fosse concedida a comenda mais importante da maior Assembleia Legislativa da América Latina e do segundo maior parlamento do País.

Portanto, bispo Sinvaldo Corrêa Coelho e Dr. Antônio Augusto Barreira, os senhores estão aqui por merecimento, pela história de vida de cada um, porque serviram e servem como exemplo para várias outras pessoas. O deputado Adilson Rossi, um dos mais importantes deputados desta Casa, tem, entre todas as inúmeras virtudes que o enaltecem, a lealdade e a coragem. Winston Churchill dizia: “A coragem é a mais importante das virtudes humanas, porque todas as outras dependem dela”. O deputado Adilson Rossi a preenche, assim como nossos homenageados.

Peço a todos para neste momento, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene será transmitida logo após o horário eleitoral pela TV Web; pela TV Assembleia; pela Net, canal 7 - se não cair o sinal, como de costume; pela TV Vivo, canal 09 e pela TV Digital, canal 61.2. Também está presente a Dra. Priscila Menin, grande advogada.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” - João, Capítulo 3, verso 16.

Assistiremos agora a um vídeo-mensagem do bispo Jamir Carvalho, superintendente-geral da Igreja Evangélica Metodista Wesleyana.

 

***

 

- É exibido o vídeo.

 

***

 

Quando a gente ouve “Paz do Senhor”, a gente diz: amém. Assistiremos agora à apresentação do canto da música “Aleluia”, executado pela Quézia, Dayane, Pâmela e Emanoel, músicos do Ministério de Louvor da Igreja Evangélica Metodista Wesleyana de Ribeirão Preto. É o diferencial das sessões solenes do povo de Deus - as músicas tão lindas.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

           

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns! Dizem que o Estado é laico. Eu não estou nem aí. Vamos dar umGlória a Deus”, por essa música tão bonita! Não estou nem um pouco preocupado se o Estado é laico. Vamos lá!

Vamos, neste momento, prestar uma justa homenagem ao pastor que integra também esta Mesa como extensão, Ronaldo Ubiratan Cabrera dos Santos, pastor da Igreja Evangélica Metodista Wesleyana, de Itaquera. Solicito ao copresidente desta sessão, deputado Adilson Rossi, que proceda à entrega do diploma de Honra ao Mérito. E uma salva de palmas. (Palmas.)

 

                                               * * *

 

- É entregue o diploma.

 

                                               * * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB -  Nosso homenageado irá proferir algumas palavras, em agradecimento.

 

O SR. RONALDO UBIRATAN CABRERA DOS SANTOS - Boa noite a todos, Exmos. Deputados, muito obrigado pela honraria. Em nome da Igreja Metodista Brasileira de Itaquera, gostaria de agradecer por esta homenagem. Eu não a recebo pessoalmente, eu a recebo como instituição, e eu a recebo em nome de todos os membros wesleyanos da Igreja de Itaquera, nessa história linda dos 50 anos, uma história que começou em 1968, e que dura, nesses 50 anos, e há muito chão pela frente. Então, sou grato a Deus por esta homenagem. Passo esta homenagem a todos os membros da Igreja, aos líderes. Dou glória a Deus por este momento tão importante na vida desta Igreja. Estamos 50 anos servindo à comunidade, principalmente a Deus. Desde 68, estamos pregando o Evangelho, cuidando das pessoas, cuidando de gente, anunciando as boas novas da salvação.

Então, recebo esta homenagem e agradeço a Deus e a vocês. Atribuo toda a glória, honra e louvor a Deus por este jubileu tão abençoado de nossa Igreja Itaquera de São Paulo. Deus abençoe a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, assistiremos a uma apresentação do coral do Centro de Formação Teológica, composto por seminaristas da Igreja. Será entoada a execução do louvor “Grande a sua Glória”, sob a execução da regente Elyza Reinaldet Bastos do Prado.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bravo! Bravo! Parabéns. O povo de São Paulo agradece esta exibição.

Chegamos ao clímax desta sessão solene. Neste momento em que celebramos nesta sessão solene os 50 Anos da Igreja Metodista Wesleyana, vamos outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, ao bispo Coelho, superintendente da 3ª Região Eclesiástica por sua atuação e liderança frente à Igreja Evangélica Metodista Wesleyana.

Vamos aqui à justificativa desta outorga.

Nascido em 04 de outubro de 1960, em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, o reverendíssimo bispo Sinvaldo Corrêa Coelho reside no bairro de Santana, na Capital paulista. Desde cedo desenvolveu liderança junto aos jovens da Igreja Metodista Wesleyana, em Petrópolis, onde exerceu diversas atividades, lecionando na escola bíblica dominical. Depois, ele passou a supervisionar a juventude wesleyana, nas Igrejas da região serrana do Rio, o que o levou a Diretor Nacional de Jovens, num Brasil que vitima, diariamente, seus jovens pela violência, pelo homicídio, pelas drogas, pela gravidez precoce, pela prostituição, pelo tráfico, e pelo tráfico de seres humanos. Alguém que, desde cedo, já começa a se dedicar à doutrinação espiritual da juventude, usando dos dons que recebeu e de sua determinação para transmitir os valores básicos de um cidadão, de um verdadeiro cristão. E, mais do que isso, mesmo jovem, quando maiores são os apelos para a vida, para a matéria, para a carne, ele ter a disciplina, a determinação e o sacrifício para exercer esse mister.

Tornou-se Bacharel em Teologia em 1983, jovem, aos 23 anos, pelo Centro de formação Teológica de Nilópolis do Rio de Janeiro. Foi ordenado bispo em 2003, jovem, aos 43 anos, sendo responsável pela implantação de Igrejas Wesleyanas em todo o território nacional. Atualmente é o superintendente da 3ª Região Eclesiástica, região essa que compreende todas as Igrejas localizadas no estado de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O bispo foi também superintendente distrital em Itaquera, bairro paulistano, regional nos continentes europeu e africano e também na 5ª Região Eclesiástica que ele mesmo organizou, e que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Portanto, grande é a obra da Igreja Metodista Wesleyana, e importante e decisiva a participação do nosso homenageado, bispo Sinvaldo. Também foi diretor do Centro de Formação Teológica de São Paulo, portanto alguém que procurou se graduar, adquirir conhecimentos para poder exercer a defesa de seus ensinamentos, tendo coragem, determinação, conteúdo, e substância para fazê-lo. Serviu ao seu País, serviu também às Forças Armadas por sete anos. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Por sete anos, em Petrópolis, alcançou o posto de sargento, e na verdade o sargento é aquele que tem que comandar toda a tropa, para deleite e tranquilidade dos oficiais. Desligou-se do Exército para se dedicar exclusivamente ao chamado ministerial, transferindo-se para São Paulo.

Com todos esses predicados, fez jus a receber a mais alta comenda, homenagem feita pelo Parlamento Paulista. Esta comenda é de iniciativa do deputado Adilson Rossi e do deputado Fernando Capez, mas, na verdade, ela é de nossa iniciativa, mas a outorga é dos 94 deputados desta Casa. Quem a outorga não são dois deputados; quem a outorga é o povo do estado de São Paulo, representado aqui pelo voto popular, por 94 deputados.

Por isso, peço ao deputado Adilson Rossi que me auxilie no mister de entregar a  mais alta comenda do estado de São Paulo ao nosso querido bispo Sinvaldo Corrêa Coelho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

Peço ao Cerimonial que conduza nosso homenageado ao parlatório oficial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por determinação constitucional de uso privativo dos deputados, mas que hoje, engalanado, cede honra ao nosso grande homenageado, bispo Sinvaldo Corrêa Coelho.

 

O SR. SINVALDO CORRÊA COELHO - Excelentíssimo Sr. Deputado Fernando Capez, mui digno presidente desta sessão solene; deputado Adilson Rossi, nosso amigo irmão em Cristo; Dr. Antonio Barreiro, uma alegria estarmos juntos nessa homenagem; demais irmãos em Cristo, deputados, todos aqueles que nos ouvem; desta feita, não trouxe um discurso extenso. Gostaria apenas de ler um texto bíblico que entendo ser muito propício para este momento que a nossa Nação está vivendo. Diz-nos assim o Livro de Romanos, Capítulo 13, verso 1 em diante: “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal.

Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência”.

Em outra passagem Deus ordena que devemos orar pelas nossas autoridades e neste momento em que nós nos encontramos nesta Casa de tão relevante participação no cenário da Nação brasileira e tendo apenas acima dela a própria Câmara Federal, que exerce o seu papel mais relevante por ser federal, mas estando esta Casa no Estado mais importante, de maior força política e econômica da Nação brasileira, precedendo nesse dia o dia das eleições para todos os cargos majoritários desta Nação, mais do que nunca nós, como servos de Deus, como homens do Senhor, devemos clamar a Deus por esta Nação e nos submeter às autoridades que Deus tem permitido estar à frente desta Nação.

O nosso País necessita da benção de Deus. A palavra de Deus declara em outro trecho: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. Eu me sinto honrado por esta comenda, mas acima de tudo, eu me sinto responsabilizado como homem de Deus que sou, representando a Igreja Metodista Wesleyana que está espalhada por todo o território nacional e por mais de 20 nações no mundo, representando tudo aquilo que é o fundamento desta Igreja, que nós pregamos o amor ao próximo, o cuidado do homem, o cuidado do ser, da pessoa, o louvor e adoração a Deus, o respeito, a tolerância, o cuidado do próximo, o entendimento das diferentes opiniões e pensamentos.

No momento em que vivemos ao ponto próximo de uma eleição, mais do que nunca eu sinto esse peso por estar nesta Casa, porque Deus me abre a porta mais uma vez, de poder estar num lugar que legisla, num lugar que decide, num lugar que pode mudar os rumos ao menos de um estado e que pode influenciar de forma muito forte a mudança dos rumos de uma Nação para melhor. Eu me sinto responsabilizado por estar aqui e aproveito esta oportunidade não para falar, mas principalmente para orar.

Eu creio na manifestação de Deus; eu creio num Deus que ama esta Nação; eu creio num Deus que pode mudar os rumos desta Nação; eu creio no poder do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo; eu creio na palavra de Deus, que é a única verdadeira e infalível palavra de Deus, as sagradas escrituras. E eu creio que quando uma nação tem um povo que ama esse Deus, que clama a esse Deus e que se submete às orientações da palavra desse Deus, esse povo abençoa a sua nação.

Eu creio que aonde há um homem de Deus, ali há a presença de Deus, ali há a manifestação de Deus e os rumos daquele lugar podem mudar e é por isso que me sinto responsabilizado por estar nesta noite e neste plenário. Com o compromisso de, mais uma vez, clamar ao Senhor pela nossa Nação e, de modo todo especial, pelo estado de São Paulo.

De modo ainda mais especial, pela Assembleia Legislativa deste Estado. Que estes 94 deputados, que foram colocados neste lugar como autoridades porque Deus assim o permitiu, que eles sejam iluminados pelo Espírito Santo do Senhor. Para decidir o que é melhor para este Estado e o que é melhor para o povo de São Paulo. E, quem sabe, nessas decisões, influenciar toda a Nação brasileira. Convido a todos os presentes para que, por favor, coloquemos-nos em pé. 

Pai santo, Deus bendito, sinto-me honrado por receber essa referência nesta noite, representando não somente a minha pessoa, mas toda a Igreja Metodista Wesleyana e, por que não, todo o povo evangélico que Te serve, de todo o coração, nesta Nação. Senhor, acima de tudo, quero invocar o Teu nome, nesta noite, sobre a Nação brasileira. Quero invocar o Teu nome sobre o estado de São Paulo. De um modo todo especial, quero invocar o Teu nome sobre este plenário.

Senhor, nós acreditamos na intervenção do Teu espírito nesta Nação. Nós acreditamos na intervenção do Teu espírito neste Estado. Nós acreditamos na intervenção do Teu espírito neste plenário. Nós acreditamos que Tu podes, Senhor, como fruto do clamor do Teu povo, daqueles homens e mulheres que temem ao Senhor, que acreditam no Senhor, que creem na Tua palavra nas Sagradas Escrituras.

Nós acreditamos que a oração do justo muito pode em seus efeitos. E pode atingir os céus para que Tu estendas as Tuas mãos para mudar as circunstâncias. É por isto que nós Te invocamos, para que Tu estendas as Tuas mãos para esta Nação. Que Tu venhas intervir, Senhor, a favor desta Nação.

Que Tu venhas perdoar os nossos pecados, como Nação. E ser, mais uma vez, misericordioso para com este povo, ó Deus. E, de alguma forma, de acordo com a Tua graça, com a Tua misericórdia e com o Teu amor, Tu venhas intervir no bem desta Nação.

Que Tu venhas intervir neste Estado, nesta Assembleia Legislativa, sobre aqueles que aqui trabalham, que aqui legislam e que aqui influenciam as decisões para este Estado e, até mesmo, para esta Nação. Tu podes agir a nosso favor, ó Deus. Tu podes intervir a nosso favor. É isso que, como igreja estabelecida nesta Nação há mais de 50 anos, e como igreja estabelecida na cidade de São Paulo há 50 anos, comemoramos. Suplicamos-te: Senhor, age a nosso favor.

Age a favor das autoridades desta Nação, age a favor das autoridades deste Estado. Intervém, nestas eleições, para o bem do povo, ó Pai. Não permita, Senhor, que alcancem o poder, homens que não amem o povo. Que não se preocupem com o povo. Que não desejem o melhor para o povo. Que não sirvam o povo. Que não trabalhem para o povo. Deus, tenha misericórdia de nós, tenha misericórdia desta Casa, tenha misericórdia deste Estado e tenha misericórdia desta Nação.

Estende as Tuas mãos em socorro ao clamor daqueles que Te servem, que têm dobrado os joelhos diante de Ti, que não têm se vendido ao deus deste mundo. Senhor, age por nós. Age por esta Pátria amada e querida, ó Pai. Nós cremos em Ti. Nós suplicamos a Ti e Te pedimos, ó Pai, que Tu dês sabedoria às autoridades, revelação às autoridades, que Tu capacites as autoridades desta Nação, deste estado, deste plenário.

Senhor, de modo especial, eu Te suplico uma bênção sobre o nosso companheiro homenageado, o Dr. Antônio. Senhor, que ele seja alcançado hoje, não apenas pela comenda da terra, mas que ele também receba a comenda dos céus.

Senhor, suplico a Tua bênção sobre Teus servos. Adilson Rossi e Fernando Capez, sim, são Teus servos, porque Tu és aquele que constitui as autoridades, Tu és aquele que permite as autoridades.

E, se eles foram eleitos, é porque Deus assim permitiu, e nós cremos que eles são Teus servos para Te servir nesta Casa, para abençoar o povo de São Paulo.

Oramos, Senhor, em nome de Jesus, com o perdão dos nossos pecados, e abençoamos todos aqui presentes e todos que nos assistem, em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Amém. Que Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, também, procederemos à outorga do Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Antônio Augusto Barreira.

Para justificar esta outorga, assistiremos agora a um vídeo do trabalho e da luta de Antônio Augusto Barreira.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Que maravilha, gente. Uma salva de palmas. (Palmas.)

O Dr. Antônio Barreira atende, pessoalmente, três mil pessoas todo mês, dedicando-se e exercendo, como um verdadeiro ministério, como uma vocação, ajudando a salvar vidas. Parabéns. Por essa razão, peço ao deputado Adilson Rossi, copresidente desta sessão, que me ajude a outorgar a mais alta comenda ao Dr. Antônio Augusto Barreira.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Solicito ao tenente Carlos César Mareira que acompanhe nosso co-homenageado até o parlatório oficial para que possa proferir suas palavras.

Mareira, nosso James Bond da Assembleia.

 

O SR. ANTÔNIO AUGUSTO BARREIRA - Boa noite a todos. Primeiramente, gostaria de dizer que é a primeira vez que falo em público. Nunca falei antes. Imaginem eu, pela primeira vez falando em público. Para comparar com nosso amigo bispo vai ser um pouco difícil. Incomparável. Mas vou tentar falar alguma coisa.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos deputados Fernando Capez e Adilson Rossi pela iniciativa e por esse reconhecimento do meu trabalho.

O que posso falar? Agradeço também ao bispo Sinvaldo, pela divisão, hoje, das atenções. O que posso falar é que é um trabalho um pouco difícil, vamos dizer assim. Mas nenhum trabalho é difícil se você o faz com gosto, com amor.

Você se dedicar à periferia é algo realmente surpreendente. 

            Veja bem. Eu, teoricamente, nasci na periferia, porque eu nasci no Tatuapé. Então, era considerada uma periferia, zona leste, mas, hoje, o Tatuapé já não é mais considerado dessa forma. Estudei na Avenida Paulista, no Colégio Objetivo, isso em meados de 1975, 1976. Então, quer dizer, já participava de uma certa diferença e, quando você se forma, optar por ficar na periferia é algo que tem que ser... não sei explicar. Pode ter sido alguma coisa vinda de Deus, porque realmente é uma situação delicada e, na parte que me tange, que é ser médico.

Vocês, melhor do que ninguém, sabem como é que anda a Saúde pública no Brasil. São Paulo, apesar de ser o melhor estado do Brasil, tem grandes dificuldades na Saúde. É muito difícil, a Saúde pública está, realmente, difícil. Nós tentamos, no trabalho do dia a dia, fazer o máximo dentro do mínimo. Ou seja, o mínimo que nos sobra, atendendo no consultório, atendendo na clínica, não sobra um pequeno espaço para podermos ajudar essa população. Esse é o trabalho que nós fazemos diariamente, eu, meu filho, minha nora, o assistente. Esse é o nosso trabalho.

Então, é simples você trabalhar como médico em pronto socorro, ou trabalhar em Unidade Básica de Saúde. Qual a responsabilidade que eles têm sobre vocês? Você consegue falar com o médico no dia seguinte? Ele te passa uma medicação hoje e não dá certo. Você vai conseguir falar com ele no dia seguinte? Não vai. Você mal é atendido. Quando você senta no serviço público, o médico olha na sua cara? Não olha. Então, esse trabalho diferenciado, essa humanização da medicina, graças a Deus, eu consegui implantar no meu centro médico. Deixei implantado no hospital que fundei. Agora, fica na consciência de cada um.

Agora, eu tenho só a agradecer a todos os presentes que vieram aqui para acompanhar essa homenagem que foi feita, essa comenda, e agradecer ao deputado Adilson Rossi, ao deputado Fernando Capez, e agradecer por ter conhecido o bispo. Eu não o conhecia, o bispo Sinvaldo.

Então, eu agradeço a todos. Desejo a todos uma boa noite, e muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns pelo trabalho.

Interessante como os destinos se cruzam, como existem algumas coincidências, que eu prefiro chamar de “jesuscidências”, ou “cristocidências”, como diz o nosso pastor mais graduado aqui, Adilson Rossi.

O bispo Fernando Hammes, de Ermelino Matarazzo, da Metodista Wesleyana, certa feita, passou mal, e acabou tendo um ataque cardíaco. Ele teve a vida salva pelo Dr. Barreira, e eu acabei de saber disso, e nós não sabíamos disso quando colocamos a outorga do colar de honra ao mérito legislativo ao comandante da igreja da terceira região, representando toda a igreja, e ao médico que salvou a vida de um bispo desta igreja.

Uma salva de palmas a Jesus. A Jesus, que proporcionou esta “cristocidência”, como diz Adilson Rossi. Esta sessão é solene, tem forma sacramental e não pode ter seu tempo dilatado ou restringido por vontade de quem a preside. Ela teve com o seu objeto, e esgotou-se este objeto, com a outorga dos Colares.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece a todas as autoridades; à minha equipe toda, em especial ao nosso tenente Marera; ao Sr. Dejenal; ao Sr. César e ao Sr. Davi, que foram fundamentais; à minha assessora de Imprensa, Delmíndia Costa, que hoje reclamou pouco, fotografou bastante e trabalhou bem; à minha equipe presente, Pascoal, Cláudio Basil e Odair Pujol, o Tomadinha; aos funcionários do Serviço de Som, que sempre funciona perfeitamente, e hoje funcionou perfeitamente mais uma vez, à Ata, à Taquigrafia, ao Cerimonial, à Secretaria Geral de Administração e à Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa e TV Assembleia; às assessorias das Polícias Militar e Civil; bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta sessão.

Eu, como promotor de Justiça, processei as torcidas organizadas, que se matavam. Lembro-me aqui, em conciliação sempre. A Primeira Epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios - temos um torcedor do Fluminense aqui - dizia que os três dons mais importantes da pessoa humana são: a fé, a força que propulsiona a ação humana; a esperança, o leme que a direciona no caminho correto e faz com que as vicissitudes do cotidiano possam ser superadas; e, além da força e da esperança, o amor, o combustível que move a pessoa humana. Se pudesse destacar dos três dons, ele destacaria o amor.

Eu, na minha trajetória de 30 anos de promotor de Justiça, de deputado e presidente desta Casa, conheci o ódio, a inveja, a absoluta falta de escrúpulo e de consciência, e conheci que, pelo poder, algumas pessoas são capazes das atitudes mais rasteiras, como a serpente que foi expulsa do paraíso. Mas conheci também a lealdade, o amor, a amizade. E tenho aqui ao meu lado um amigo leal, um homem justo que me apoiou em todos os momentos.

Agora que foi morto o dragão, que a verdade apareceu e que silenciaram todos aqueles que nos atacavam, formam longa fila à espera de uma audiência os mesmos que tramaram a morte. Eu olho para Adilson Rossi, vejo o amigo dos momentos difíceis, o amigo todas as horas, o amigo de uma amizade abençoada por Deus, o mesmo Deus que abençoa o trabalho dos nossos homenageados, Dr. Barreira e bispo Sinvaldo. Deus proteja a todos nós e nos guie para que o amor sempre prevaleça sobre os outros sentimentos que não provêm de Deus.

Está encerrada esta sessão. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 39 minutos.

 

* * *