http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

18 DE OUTUBRO DE 2018

61ª SESSÃO SOLENE

OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO PRESIDENTE DO INSTITUTO OLGA KOS, DR. WOLF KOS TRAMBUCH

 

Presidência: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa: Sr. Wolf Kos Trambuch, presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural; Sr. Floriano Pesaro, deputado federal; Sra. Olga Kos; e Sra. Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo de São Paulo ao Presidente do Instituto Olga Kos, Dr. Wolf Kos Trambuch". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", reproduzido pelo Serviço de Audiofonia desta Casa. Anuncia a apresentação de um vídeo institucional para a apresentação dos trabalhos realizados pelo Instituto Olga Kos.

 

2 - FLORIANO PESARO

Deputado federal, diz ser esta uma justa homenagem. Cumprimenta o deputado Fernando Capez e todas as autoridades presentes. Ressalta o compromisso do homenageado na construção de um mundo melhor e mais inclusivo. Destaca sua seriedade e dedicação. Afirma que o Instituto Olga Kos se diferencia pelas suas iniciativas inovadoras. Considera um privilégio estar presente nesta sessão, para homenagear um instituto com o qual sempre colabora e ajuda na busca de recursos. Agradece o deputado Fernando Capez pela homenagem. Parabeniza o Sr. Wolf Kos e o instituto dirigido por ele.

 

3 - ALINE CARDOSO

Secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o deputado Fernando Capez pela homenagem. Diz ter conhecido o Wolf há um ano e meio atrás, na Câmara Municipal. Afirma que sua admiração e respeito pelo instituto e pelas pessoas que participam desta instituição só cresceram neste tempo. Menciona os voluntários, colaboradores e patrocinadores do Instituto Olga Kos, que são aqueles que fazem acontecer. Considera os temas tratados pelo instituto de extrema importância para a sociedade, apesar da falta de recursos e estrutura. Informa que a pasta de Desenvolvimento Econômico busca a integração, a inserção e o acesso das pessoas aos seus direitos plenos. Discorre sobre a necessidade da inserção da pessoa com deficiência para que ela possa ser aceita na sociedade e ser feliz. Diz ser defensora destes temas, que são os primeiros a sofrerem impacto em momentos de crise. Parabeniza a instituição e as pessoas que participam da mesma. Comenta o programa Contrata SP e o mutirão do emprego, cujo tema mais forte é o da pessoa com deficiência. Cumprimenta todos os envolvidos nesta homenagem.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Faz a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo, por sua atuação na luta pela causa da inclusão, ao Sr. Wolf Vel Kos Trambuch.

 

5 - WOLF VEL KOS TRAMBUCH

Presidente do Instituto Olga Kos, cumprimenta as autoridades e todos os presentes. Diz ser este um dia magnífico, de muita emoção. Afirma que esta Casa, que representa a população de São Paulo, mostra sua grandeza ao acolher a minoria das pessoas com deficiência intelectual. Ressalta que representa toda a equipe do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, assim como os amigos e empresas que contribuem para esta causa. Demonstra seu orgulho pelo reconhecimento nacional e internacional da instituição, e por todos que se comprometeram com esta causa. Considera que a palavra mais importante desta época é a "inclusão", que faz com que imigrantes e minorias tornem-se cidadãos plenos. Agradece esta Casa pela oportunidade desta outorga e por permitir a confraternização em favor da cidadania plena. Discorre sobre as atividades do Instituto Olga Kos, desde o seu início em 2007, assim como a dificuldade na obtenção de patrocínios. Registra sua alegria com a crescente conscientização da importância dos projetos de inclusão e da consciência de que pessoas com deficiência são também cidadãos. Comenta o fortalecimento dos projetos e o crescimento e aceitação das pessoas com deficiência intelectual. Afirma que a outorga deste colar é a confirmação do alto nível de consciência da sociedade de que somos todos cidadãos brasileiros. Menciona sua origem, como filho de imigrante e sobrevivente do Holocausto. Enfatiza o apoio e a fé inabalável de sua esposa Olga Kos nesta causa, a quem agradece. Reconhece a luta do deputado Fernando Capez pela melhoria das condições de vida do povo paulista, assim como sua crença nos valores da cidadania e da inclusão. Diz que jamais os integrantes do Instituto Olga Kos esquecerão o seu gesto. Agradece a presença de todos.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Considera uma grande contradição o pai do homenageado ter sobrevivido após sua passagem em 13 campos de concentração, para que ele pudesse conhecer a mulher de sua vida e assim levar adiante este trabalho de inclusão, que é a antítese da destruição. Afirma que a política traz muitas compensações, sendo uma delas fazer com que esta Casa seja homenageada pelo Instituto Olga Kos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sessão solene com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, a mais importante comenda desta Casa, que é o segundo maior parlamento do País, ao presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Social, Dr. Wolf Vel Trambuch Kos.

A sessão se realiza no Plenário Juscelino Kubitscheck. Solicito inicialmente a entrada do nobre deputado federal Floriano Pesaro que prestigia este evento, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Solicitamos também, com a mesma calorosa salva de palmas, para ocupar um lugar na Mesa principal dos trabalhos, a Dra. Olga Kos. (Palmas.)

E agora peço que, em pé, saudemos o nosso homenageado, com a mesma a salva de palmas, o Dr. Wolf Kos. (Palmas.)

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, não é uma sessão qualquer, é uma sessão solene. E sendo uma sessão solene obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa.

Uma sessão solene só pode ser solicitada por deputado em exercício no seu mandato, e só pode ser convocada, caso deferida, pelo presidente da Assembleia.

Após ser solicitada, preenche vários órgãos, vários escaninhos da Casa, e submete-se à aprovação ou não do Colégio de Líderes, que congrega todas as lideranças. Há casos em que a sessão é solicitada e indeferida.

Essa foi autorizada pela unanimidade das lideranças desta Casa, e não é por outra razão. Ela tem por fim outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo de São Paulo, nossa mais importante comenda, ao Sr. Wolf Kos por suas ações na luta pela causa da inclusão.

Convido a todos, em pé, para respeitosamente ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Convido a secretária Aline Cardoso para ocupar também o lugar aqui na Mesa principal dos trabalhos. Neste momento assistiremos, nós e aqueles que nos assistem pela televisão, a um vídeo institucional para a apresentação dos dignos e relevantes trabalhos realizados pelo Instituto Olga Kos. Vamos acompanhar.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. (Palmas.) Você que nos assiste pela televisão, se puder, colabore. É um trabalho maravilhoso. O que a sociedade civil pode fazer, o Estado não precisa fazer por ela. Basta não atrapalhar.

Neste momento eu gostaria de ouvir, ainda que pelo prazo regimental de cinco minutos, meu querido amigo, deputado, grande companheiro, Floriano Pesaro, para fazer a sua saudação. (Palmas.)

 

O SR. FLORIANO PESARO - Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Boa noite.

 

O SR. FLORIANO PESARO - Noite de gala hoje. Noite de festa, de gala. Sessão solene. Uma justa homenagem ao nosso querido amigo Wolf Kos. Esse homem que, ao lado de sua esposa, Olga Kos, há quase... quarenta anos?

 

O SR. WOLF VEL KOS TRAMBUCH - Quarenta e cinco anos.

 

O SR. FLORIANO PESARO - Quarenta e cinco anos? Bom número, hein. Há 45 anos? Bom número.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Costumava ser um número forte, inclusive.

 

O SR. FLORIANO PESARO - Há 45 anos? Casados? É uma justa homenagem que esta Assembleia, a quem eu quero cumprimentar o presidente Cauê Macris, mas especialmente o meu amigo, o deputado Fernando Capez. Esse que foi um grande parlamentar, guerreiro, homem da Justiça, do Ministério Público, a quem eu faço sempre a minha mais profunda deferência por ser um homem honrado, um homem do Direito. E todos nós sofremos, não é, Capez? Sofremos como homens públicos, nem sempre compreendidos, mas muitas vezes sendo injustiçados, essa é a verdade. Fica aqui o registro das minhas palavras a esse grande parlamentar Fernando Capez.

A minha amiga Aline Cardoso, secretária de Trabalho e Inovação. Não? De Trabalho, não, de Desenvolvimento Econômico, e que é vereadora em São Paulo, uma grande parlamentar, mulher, primeiro mandato como vereadora, agora como secretária do prefeito Bruno Covas, tem ajudado muito em algo que para nós é muito caro, nós que trabalhamos com política, Wolf, de inclusão, é muito caro, que é nós conseguirmos, esta que é a maior de todas as inclusões da pessoa com deficiência, que é o trabalho, que é conseguir um trabalho. Por mais que nós tenhamos a legislação, por mais que nós tenhamos cotas, nosso grande desafio continua sendo a inclusão de pessoas com deficiência, especialmente aqueles que têm déficit intelectual.

Portanto, o trabalho que o Instituto faz, Capez, e hoje você presta essa justa homenagem ao Instituto Olga Kos, concedendo o importante Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao presidente, como disse, meu amigo, muito amigo, caro amigo Wolf Kos, por suas ações na luta pela causa da inclusão.

Queria aqui três parágrafos.

Primeiro, quem conhece um pouco o Wolf, como eu conheço, sabe do seu compromisso em ser parceiro na construção de um mundo melhor e mais inclusivo. Há 12 anos o Wolf, ao lado da Olga, lideram essa organização e conseguem ratificar a sua legitimidade junto ao trabalho com a sociedade. Sua seriedade, dedicação e influência só são verdades incontestes no universo do deficiente intelectual.

Conceitos como a inclusão social fazem parte do discurso de várias searas da nossa cidade por nosso estado, por nosso Brasil, mas a dicotomia entre o discurso e a ação é flagrante no caso do Instituto Olga Kos. O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural se diferencia pela atitude proativa, pelas iniciativas inovadoras, pelas parcerias abnegadas. Eu sou testemunha delas. Apenas através de uma grande rede social é que conseguiremos reduzir o impacto da exclusão social para uma população tão estigmatizada. Não são só eles, são suas famílias também, seus pais, seus irmãos, avós, todos que o cercam. É um privilégio esta noite, Wolf, deputado Capez, querida Aline, poder estar ao lado de vocês que avalizaram o Instituto Olga Kos.

Sempre que possível procurei colaborar e buscar recursos para viabilizar suas iniciativas, e continuamos - aliás, nesta próxima quarta, estaremos juntos em Brasília, Wolf, mais uma vez atrás de recursos orçamentários da União para o Instituto. Pessoalmente, posso me orgulhar de ser um parceiro do Instituto que atende atualmente cerca de 3.500 crianças, acho que já é mais, jovens e adultos com deficiência intelectual, em projetos de arte e esporte, desenvolvidos em oficinas espalhadas por mais de quarenta locais na cidade de São Paulo. Mais uma vez e, por último, quero agradecer ao meu amigo deputado Fernando Capez por essa justa homenagem e pelo convite de estar aqui nesta noite ao lado de vocês. Parabéns Wolf, parabéns Instituto Olga Kos. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Floriano. Parabéns pelo seu apoio a esse Instituto. Neste momento também quero ouvir, pelo prazo regimental de cinco minutos, nossa querida secretária e vereadora Aline Cardoso.

 

A SRA. ALINE CARDOSO - Boa noite a todos e todas. Boa noite! Achei que estavam dormindo, já. Desculpem, mas eu quando chego eu animo, não é, Floriano? Até porque hoje é dia de festa, é ou não é? Estamos aqui para celebrar, não estamos? O mundo está cheio de notícias ruins e a gente está aqui para falar de gente que faz o bem, tem que estar feliz, não tem? Ah, então está bom. Boa noite a todos os nossos colegas da Mesa também. Começo pelo meu querido Fernando Capez, nosso sempre presidente, parabéns pela iniciativa, pela homenagem, por estar aqui presidindo os trabalhos. Floriano, meu amigo do coração, meu sempre representante. Olga, prazer em conhecê-la pessoalmente, você é muito famosa, vou querer uma selfie com você depois.

E Wolf você... nos conhecemos na Câmara ano passado, lembra? Um ano e meio atrás. Nesse um ano e meio foram... (Ruídos.) Opa! Emoção. Ele lembrou aquele momento de um ano e meio atrás.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Você está impactando mesmo, hein?

 

A SRA. ALINE CARDOSO - Está tudo bem? Nos conhecemos um ano e meio atrás, eu confesso que eu não o conhecia. Já tinha ouvido falar, mas não conhecia profundamente o trabalho. Nesse um ano e meio a minha admiração e o meu respeito por você, pelo Instituto, só cresceu. Nós tivemos algumas trocas muito interessantes, muito ricas e eu realmente hoje posso dizer que sou uma admiradora do trabalho que vocês fazem, eu sou uma admiradora da sua pessoa também, porque nós somos as instituições, não é? Somos o Instituto, somos representantes parlamentares, somos uma associação, somos isso, somos aquilo, mas por trás sempre tem pessoas, seres humanos. Seres humanos que muitas vezes abdicam de seus momentos pessoais, que se esforçam, que superam as dificuldades, que também têm as suas emoções envolvidas e que se empenham pessoalmente para fazer as coisas institucionais acontecerem.

Então eu queria registrar aqui a minha admiração não só pelo Instituto, mas pelas pessoas que fazem o Instituto acontecer. Eu não sei se tem aqui a equipe, imagino que tenha, as pessoas que estão por trás, os voluntários, os colaboradores, os patrocinadores, então eu queria deixar aqui o meu registro para cada um de vocês, que faz no dia a dia isso acontecer. Também tem que ter a liderança, mas tem que ter as pessoas na ponta que fazem acontecer. Vocês estão em dezenas ou centenas de lugares espalhados pela cidade e essa capilaridade é que faz também a riqueza e a grandeza do trabalho, mas ela não seria possível se não fossem pessoas que dedicam a sua vida e o seu amor. A gente sabe que os temas com os quais o Instituto trabalha são temas muito importantes para a sociedade, mas são temas que nem sempre têm toda a estrutura que precisariam ter. Nem sempre têm todo o recurso, nem sempre têm toda a atenção e a visibilidade que mereceriam. Então as pessoas que se dedicam a esse tema têm ainda mais mérito porque superam também dificuldades, às vezes a falta de reconhecimento e a falta de sensibilidade em alguns casos. Então fica aqui o meu registro.

O Floriano falou que hoje eu estou secretária do Desenvolvimento Econômico, e é verdade. E o que é o desenvolvimento econômico, senão um dos caminhos e um dos passos para o desenvolvimento humano, para integração, para inserção e para fazer com que as pessoas tenham acesso aos seus direitos de maneira plena, não é? A gente fala de desenvolvimento econômico porque a gente precisa gerar receita, precisa gerar renda. As pessoas precisam ter dinheiro para comprar sua comida, para pagar seu aluguel et cetera e tal. Mas isso também não faz sentido se não tiver o desenvolvimento social e humano junto, se não tiver uma inserção plena, não só econômica, mas plena na sociedade. E os temas com os quais o Instituto trabalha, desde a inserção da pessoa com deficiência na sociedade para que ela possa ser reconhecida, para que ela possa ser aceita, para que ela possa ser feliz, mas também a cultura e o esporte.

Eu particularmente, Wolf, você sabe disso, a gente se conheceu, aliás, porque eu era vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte na Assembleia. Foi por isso, você lembra? Foi por causa dessa minha posição naquele momento que a gente se conheceu. Sou defensora desses temas. É porque justamente são temas... porque a gente sabe que muitas vezes são os primeiros a sofrer cortes orçamentários, são os primeiros a sofrer impactos nos momentos de crise, mas são também os primeiros a fazer com que as pessoas possam ter acesso pleno aos seus direitos, à felicidade e à inclusão. Então fica aqui o registro da minha admiração, da minha parabenização não só à Instituição, mas às pessoas, e do meu compromisso também, enquanto mulher pública, de apoiar essa Instituição e vocês. Hoje eu confesso, diferentemente do Floriano e do Capez, que já têm uma história de parceria maior, que a nossa parceria ainda é muito pequena.

Nós conversamos recentemente na Secretaria, nós temos um programa que se chama ContrataSP. O ContrataSP é como se fosse um mutirão do emprego, falando um nome mais popular, e a gente tem feito, desde que eu assumi, o ContrataSP Temático. Para vocês terem ideia, agora a gente vai fazer um do idoso, porque tem empresas que querem contratar idoso, olha que legal e que importante! Mas o mais forte dos ContrataSP que a gente tem é da pessoa com deficiência, é PCD. Nós já fizemos várias edições em parceria com o secretário Cid Torquato e têm sido um sucesso. Vêm 40, 50 empresas e centenas de pessoas, e a gente cruza, as empresas, as vagas com as pessoas. E o Wolf me chamou a atenção para uma coisa que ele tem toda razão. Que esse ContrataSP tem sido muito mais para as pessoas que têm uma deficiência física do que para deficiência intelectual. Então ficou o pedido dele para que a gente leve isso em conta, e ficou meu compromisso de analisar isso com a minha equipe, para ser já mais um passo nas nossas parcerias dentre outras coisas que virão. Um abraço a todos e mais uma vez parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, Aline, parabéns. Falou muito bem. Falou com o coração. Neste momento chegamos ao ápice, ao clímax desta sessão solene. Um momento da sua razão de ser. Neste instante convido a Dra. Olga Kos, convido a secretária Aline Cardoso e convido o deputado federal Floriano Pesaro para me auxiliarem na entrega ao Sr. Wolf Kos, da mais importante comenda da maior Assembleia Legislativa do País, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Uma salva de palmas, podem aplaudir. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento solicito ao nosso Cerimonial que acompanhe o homenageado até o parlatório oficial de uso privativo dos deputados desta Casa, mas que hoje, engalanado com a excelência do trabalho do Instituto Olga Kos, se rende ao nosso homenageado.

                                                                                              

O SR. WOLF VEL KOS TRAMBUCH - Excelentíssimo Sr. Deputado Estadual Fernando Capez; Exmo. Sr. Deputado Federal Floriano Pesaro; Exma. Sra. Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sra. Aline Cardoso; Exma. Sra. minha esposa, vice-presidente do Olga Kos; meus queridos colaboradores; senhores e senhoras e a todos os outros presentes. É muita emoção, não é? Hoje é um dia magnífico. O que ocorre neste momento? Esta Casa, que representa a população de São Paulo, mostra mais uma vez a grandeza do seu conceito de povo e acolhe minorias, pessoa com deficiência intelectual, e neste gesto inclusivo demonstra publicamente que está na vanguarda do século XXI, pois desenvolveu um humanismo exemplar, no qual cabem todos os seres humanos. E é nesses projetos espetaculares do século XXI e do futuro que nos aguarda que nós recebemos este Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Meu nome é Wolf Kos e eu aqui represento toda minha equipe do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural. E também represento simbolicamente os inúmeros amigos que nos ajudam nesta causa e as empresas que generosamente patrocinam e agregam valor ao nosso nome ao juntar sua marca prestigiosa ao nosso trabalho. É imenso orgulho perceber como nossa causa, que começou tão humildemente, ganhou essa repercussão nacional e internacional, e de como a oportunidade nos revelou tantas pessoas magníficas, capazes de se comprometer com uma causa tão nobre quanto a da inclusão.

É provável que a palavra mais importante de nossa época seja esta: inclusão. As graves questões que preocupam os países e organizações pluralistas são justamente tornar milhões de imigrantes tangidos pela guerra e totalitarismo em cidadãos plenos. É também aqueles que habitam em seus próprios países, mas por marcantes diferenças são mantidos à margem. Também estes, quando incluídos, tornam-se cidadãos plenos. Eu me lembro do hino da Resistência Francesa, país ocupado durante a Segunda Guerra Mundial, de um poema de Paul Éluard que dizia: “Liberdade, eu canto o teu nome”, e gostaria de dizer aqui mas modestamente se comparando ao grande poeta francês, “Inclusão, eu canto teu nome”. Quero agradecer a esta Casa, a verdadeira trincheira de representar a vontade e a necessidade da população paulista, a oportunidade dessa outorga de nos permitir essa confraternização em favor da cidadania plena: a inclusão dos cidadãos com deficiência intelectual.

Iniciamos as atividades do instituto em 2017. Eram 18 programas, 18 pessoas atendidas em um programa empírico que, ao longo do tempo, confirmou sua eficácia e recebeu prêmios dos ministérios da Cultura, da Saúde e do Esporte. O programa de artes empírico intuitivo se provou correto. Superamos as barreiras da comunicação e ficou a marca vitoriosa da inclusão. Em 2009, ampliamos os programas para a área esportiva. Em 2012, iniciamos a empregabilidade, e nesse ano já atendíamos 1.854 participantes. Em 2014, esse número multiplicou para 2.500 pessoas atendidas em nossas oficinas.

Parecia difícil obter patrocínios. Era de entendimento mais fácil os patrocínios destinados aos estrelados artistas e heróis do teatro, balé, artes plásticas, ginástica, futebol, Olimpíada e esporte de alta performance. Mas registramos, com alegria e orgulho, que houve crescente conscientização da importância do projeto de inclusão.  Mesmo o conjunto de leis, nas quais faltava uma específica para atividades inclusivas, paulatinamente foi e está sendo modernizado. É verdadeiramente um orgulho afirmar que, cada vez mais, é efetiva a consciência de que as pessoas com deficiência intelectual são cidadãs.

Os nossos projetos, começados com entusiasmo e intuição, tornaram-se sólidos, com uso crescente da ciência e do saber buscados, aplicados em permanente superação. Honramos uma trilha brasileira pioneira, impregnada de humanismo iniciado com a paraibana médica Nise da Silveira, no Rio de Janeiro, e brilhantemente seguida pelo médico Osório César, em São Paulo. A nossa saga se concentrou em pessoas com deficiência intelectual e a sua inclusão, e os resultados são os mais animadores, são gratificantes, pois assistimos a seu crescimento e sua aceitação social.

Daí incluímos pessoas sem deficiência intelectual que moravam no entorno da oficina para que houvesse uma socialização dos participantes. A outorga deste Colar de Honra ao Mérito Legislativo que recebo pessoalmente, e como representante de uma causa muito maior do que eu, é a confirmação do alto nível de consciência das nossas sociedades. Hoje, cada vez mais, é grande a consciência de que somos todos cidadãos brasileiros.

Quero destacar neste momento tão significativo dois fatos históricos. O primeiro é minha trajetória pessoal, importante como sinalização do percurso de uma pessoa nos tempos em que vivemos. Sou filho de imigrantes. Meu pai é sobrevivente do Holocausto e toda minha vida foi impregnada por histórias de segregação, perseguição e extermínio: o pesadelo nazista. O segundo fato é o apoio, o incentivo, a fé inabalável da minha amada companheira Olga Kos, que nunca me permitiu desistir da luta e que nos momentos mais difíceis, naqueles momentos em que não me vislumbrávamos saída, me estimulou a superar dificuldades, pois a causa merecia esse esforço extremo. Tenho certeza de que devemos o Instituto e a sua crescente contribuição à causa da cidadania e da inclusão indomável de Olga Kos. A essa parceira de toda vida, tenho duas coisas a dizer: Olga, muito obrigado. Te amo. (Palmas.)

Ao deputado Fernando Capez, cuja iniciativa ao propor essa honraria nos proporcionou esta noite tão especial, quero fazer de público esse reconhecimento. Muito obrigado. A sua elevada concepção da vida social, a sua permanente luta pela melhoria das condições de vida do povo paulista, a sua sempre presente crença nos valores de cidadania e inclusão nos fazem acreditar com mais ênfase no futuro e na grandeza de nosso País. Meu caro deputado, de público, quero lhe dizer do meu comovido agradecimento. Nesta ocasião, quero que este louvor seja assinado e seja permanente em nossa memória. Tenho certeza de que eu, o Instituto que represento, os nossos maravilhosos parceiros de equipe, jamais esqueceremos seu gesto. Do nosso lado também com gestos, fica aqui o nosso perpétuo reconhecimento. Obrigado a todos por estarem aqui e compartilhar a nossa causa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Wolf! (Palmas.) Estava pensando aqui... que grande contradição, não? Seu pai me dizia que a Olga... Em 13 campos de concentração, por uma ideologia totalitária que se voltava à supremacia de raças e ao extermínio de seres humanos. E ele sobreviveu para que você conhecesse a mulher da sua vida, a Olga, e juntos levassem adiante esse trabalho, que é exatamente a antítese daquela destruição. Eu me sinto privilegiado. Quando me licenciei do Ministério Público, sabia dos riscos que corria entrando num terreno pantanoso como o terreno político. Mas a política também traz muitas compensações. Uma delas foi ter tido o privilégio de fazer com que esta Assembleia fosse homenageada pela homenagem que presta a sua pessoa e ao Instituto Olga Kos. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades. Agradeço à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, da Secretaria Geral Parlamentar, da Secretaria Geral de Administração, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convidamos todos para o coquetel comemorativo que será servido no Salão dos Espelhos.

Deus abençoe este trabalho e todos nós! Boa noite. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 47 minutos.

 

* * *