http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

30 DE OUTUBRO DE 2018

49ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: WELLINGTON MOURA

 

Secretaria: GILENO GOMES, ITAMAR BORGES, GILMAR GIMENES e ED THOMAS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - WELLINGTON MOURA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - CARLOS CEZAR

Requer verificação de presença.

 

3 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Defere o pedido. Determina que seja feita a chamada de verificação de presença, que interrompe quando observado quórum. Coloca em discussão o veto ao PL 367/18.

 

4 - CARLOS CEZAR

Discute o veto ao PL 367/18.

 

5 - CARLOS CEZAR

Requer verificação de presença.

 

6 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Defere o pedido. Determina que seja feita a chamada de verificação de presença, que não atinge quórum para a continuidade dos trabalhos. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Wellington Moura.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – WELLINGTON MOURA - PRB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                          

* * *

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Sr. Presidente, solicito regimentalmente uma verificação de presença.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - PRB - O pedido de V. Exa. é regimental. Convido os nobres deputados Gileno Gomes e Itamar Borges para auxiliarem a Presidência na verificação de presença ora requerida.

 

* * *

 

- É iniciada a chamada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - PRB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, a Presidência constata número regimental de Srs. Deputados e Sras. Deputadas em plenário, pelo que dá por interrompido o processo de verificação de presença e agradece a colaboração dos nobres deputados Gileno Gomes e Itamar Borges.

Discussão e votação - Projeto de lei nº 367, de 2018, (Autógrafo nº 32327), vetado totalmente, de autoria do deputado Marco Vinholi. Altera a Lei nº 16.646, de 2018, que orça a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício de 2018. Parecer nº 987, de 2018, da Reunião Conjunta das Comissões de Justiça e Redação e de Finanças, favorável ao projeto. (Artigo 28, § 6º da Constituição do Estado).

Para discutir contra a derrubada do veto, tem a palavra o nobre Carlos Cezar, pelo tempo regimental.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, inicialmente, quero cumprimentar a deputada Marta Costa, parabenizando-a pelo seu aniversário. Que Deus a abençoe e que seja uma data muito especial em sua vida.

Quero dizer sobre o motivo do veto. Enquanto governador, ele é obrigado a vetar um projeto como este, que trata da ação de governo, não da ação parlamentar. Existem três poderes constituídos que nós devemos seguir: Executivo, Legislativo e Judiciário. É lógico que esses poderes, embora a Constituição diga que devam caminhar de forma harmônica, têm as suas atribuições distintas.

Nesse sentido, a Procuradoria do Estado manifestou que este projeto era inconstitucional. Por dever de ofício, o governador tinha a obrigação de fazer o veto. Na discussão da derrubada ou não deste veto no Colégio de Líderes, nós falávamos que, ainda que seja derrubado o veto hoje, fatalmente será conquistada uma liminar, porque o Poder Legislativo estará infringindo uma atribuição que é única e exclusiva do Executivo.

Nesse sentido, quero manifestar que sou frontalmente contrário à derrubada deste veto neste momento, mesmo porque temos projetos mais importantes na Casa que merecem ser discutidos, entre eles, o primeiro item da pauta, que fala da extinção da carteira do Ipesp, o qual está fazendo com que mais de 17 mil advogados, entre serventuários e advogados, sejam prejudicados.

Eles não estão conseguindo fazer aquilo que precisam e que já foi acordado amplamente nesta Casa; foi acordado com todas as bancadas, dos mais variados partidos. Nós fizemos essa discussão, mas, infelizmente, ela não tem evoluído.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Sr. Presidente, solicito regimentalmente uma verificação de presença.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - PRB - O pedido de V. Exa. é regimental. Convido os nobres deputados Gilmar Gimenes e Ed Thomas para auxiliarem a Presidência na verificação de presença ora requerida.

 

* * *

 

- É iniciada a chamada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - PRB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, a Presidência constata a presença de 17 Sras. Deputadas e Srs. Deputados, número insuficiente para a continuidade dos trabalhos, e agradece a colaboração dos nobres deputados Gilmar Gimenes e Ed Thomas.

Esta Presidência, nos termos do Art. 106, inciso III, do Regimento Interno, declara levantada a sessão.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 33 minutos.

           

* * *