http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

4 DE FEVEREIRO DE 2019

1ª SESSÃO SOLENE DO PERÍODO ADICIONAL - COMEMORAÇÃO DOS 65 ANOS DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE NUTRIÇÃO

 

Presidência: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - FELISBELA PINO

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, em "Comemoração dos 65 anos da Associação Paulista de Nutrição - Apan", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - FELISBELA PINO

Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação de video institucional sobre a Associação Paulista de Nutrição - Apan.

 

5 - ZAÍRA MARIA TRONCO SALERNO

Representante da Associação Brasileira de Nutrição - Asbran, destaca que a nutrição faz a diferença na saúde da população. Resume a missão, os valores e os objetivos da nutrição no País, destacando a valorização da ética profissional, da sustentabilidade, do incentivo à ciência, do senso de comunidade, da credibilidade, do respeito e da inovação. Lê comunicado da Asbran parabenizando a gestão da Apan.

 

6 - ERNANE SILVEIRA ROSAS

Presidente do Sindicato de Nutricionistas do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Parabeniza a diretoria atual, assim como as anteriores, da Apan, por esta homenagem. Relembra o apoio da Apan ao sindicato em momentos de dificuldades. Destaca a importância da união de todas as entidades ligadas à nutrição.

 

7 - DOLLY METH SIMAS

Representante do Conselho Regional de Nutricionistas - CRN, agradece a Apan pelo apoio dispensado ao Conselho Regional de Nutricionistas. Manifesta contentamento com a parceria entre as instituições.

 

8 - SILVIA COZZOLINO

Representante do Conselho Federal de Nutrição, saúda os presentes. Defende a união de todas as entidades afins em defesa da nutrição. Lembra seu período de estudante, quando já integrava o quadro de membro da Apan. Destaca a importância da nutrição em todas as fases da vida.

 

9 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Discorre sobre os desafios da área da nutrição no País. Destaca o crescimento da nutrição como área de conhecimento e setor profissional. Cumprimenta todas as autoridades presentes. Considera a nutrição uma profissão bastante atual. Fala sobre sua atuação na Frente Parlamentar do Empreendedorismo, que garante a abertura de pequenos negócios e o estímulo para que estes cresçam e prosperem.

 

10 - FELISBELA PINO

Mestre de cerimônias, faz histórico da Associação Paulista de Nutrição -Apan. Enaltece a presidente da associação, Dra. Denise Cussioli. Anuncia homenagem a diversos membros da Associação, entregues pelo presidente Itamar Borges e pela diretoria da Apan. Anuncia a apresentação de vídeo em homenagem à Dra. Denise Cussioli, presidente da Associação Paulista de Nutrição - Apan. Destaca a determinação e o comprometimento da presidente da associação, Dra. Denise Cussioli. Lembra desafios que venceram juntas na entidade. Anuncia homenagem à Dra. Denise Cussioli, presidente da Apan, entregue pelo deputado Itamar Borges.

 

11 - DENISE CUSSIOLI

Presidente da Associação Paulista de Nutrição - Apan, destaca sua trajetória como membro da Associação Paulista de Nutrição; enfatiza seu comprometimento com a profissão.

 

12 - FELISBELA PINO

Mestre de cerimônias, faz agradecimentos gerais. Convida membros da diretoria da associação para foto conjunta.

 

13 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Parabeniza a Associação Paulista de Nutrição - Apan e toda sua diretoria, equipe e associados. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Sejam muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar os 65 anos da Associação Paulista de Nutrição - Apan.

Convido para compor a nossa Mesa o Excelentíssimo Sr. Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão; a Sra. Dra. Denise Cussioli Gonçalves de Sousa, presidente da Associação Paulista de Nutrição; a Sra. Dra. Silvia Cozzolino, representando o Conselho Federal de Nutrição; a Sra. Dolly Meth Simas, representante do Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região; Sr. Dr. Ernane Silveira Rosas, presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo; a Sra. Dra. Zaíra Maria Tronco Salerno, representante da Associação Brasileira de Nutrição.

Com a palavra o deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito boa noite a todas e a todos, sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Cumprimento esta Casa, representada por deputadas e deputados e por toda a equipe de colaboradores. Cumprimento a presença de cada um que prestigia esta nossa solenidade, saudando aqui em nome da pessoa da presidente Denise. Saúdo a todos e dou as boas-vindas em nome do presidente Cauê Macris, o nosso presidente, e de todos os colegas deputados, e tenho a honra de presidir esta solenidade.

Esta sessão foi convocada pelo nosso presidente deputado Cauê Macris, atendendo à nossa solicitação, com a finalidade de comemorar os 65 anos da Associação Paulista de Nutrição.

Para iniciar convido a todos para ouvirmos, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e também será retransmitida pela TV Assembleia dia 9 de fevereiro às 21 horas, ou seja, no próximo sábado às 21 horas, a transmissão será pela TV Assembleia nos canais Net canal 7, TV Vivo no canal 185 digital e pela TV digital aberta no canal 61.2.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Para que juntos possamos acompanhar a solenidade que marca os 65 anos de empenho pela profissão, assistiremos agora um vídeo sobre a nossa entidade. É um momento de festa, pois ver a Associação Paulista de Nutrição sobreviver a todas as adversidades e chegar até aqui muito nos orgulha.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Devolvo a palavra ao deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Vamos, neste momento, registrar algumas justificativas de ausência de convidados que não puderam estar presentes e conseguiram encaminhar as suas justificativas.

Com certeza, no decorrer da semana chegarão outras justificativas, é comum acontecer, e nós encaminharemos à associação. Recebemos, então, justificativas desejando sucesso, cumprimentando a associação, pelos 65 anos, a diretoria, e desejando uma ótima sessão solene a todos nós. O Sr. Governador João Doria; o presidente desta Casa, deputado Cauê Macris; o prefeito de São Paulo Bruno Covas; deputado federal Baleia Rossi; deputados estaduais Jorge Caruso, Léo Oliveira, Coronel Telhada; a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, presidente do Tribunal Regional do Trabalho; e a Excelentíssima Sra. Célia Parnes, secretária estadual de Desenvolvimento Social.

Iniciaremos agora um momento para ouvirmos algumas manifestações, algumas palavras e começamos ouvindo a representante da Associação Brasileira de Nutrição, a Dra. Zaíra Maria Tronco Salerno. Doutora, pode falar de lá, prefere aí? Fica à vontade. Pode, o microfone vai um pouco mais?

 

A SRA. ZAÍRA MARIA TRONCO SALERNO - Boa noite a todos e a todas, eu sou Zaíra Salerno e estou aqui representando a Associação Brasileira de Nutrição. Ao assistir esse vídeo realmente, assim, eu acho que poucos aqui não arrepiaram os seus capilares, porque ele marca o início da nutrição no Brasil, que foi em 39, a primeira escola de nutrição.

Não é por nada que a primeira associação foi constituída aqui em São Paulo e eu selecionei algumas palavras, assim, que eu acho que é importante mesmo a gente ter. A gente já assistiu no vídeo, acho que é bom a gente frisar, porque todos que estão aqui presentes se doaram e se doam para essa associação, para essa nutrição que tanta gente ama, porque todos que estão amam a nutrição e acreditam que ela faz a diferença na saúde das pessoas.

Então, há palavras que é impossível a gente não salientar: ética, sustentabilidade, ciência da nutrição, qualidade, comunidade, credibilidade, dedicação, responsabilidade, respeito e inovação são as palavras que estão como missão, valores e objetivos da Apan e de todas as associações de nutrição. Parabéns, Apan. Ninguém chega com 65 anos se não foram muitas pessoas dedicando seu amor, sua disponibilidade.

Parabéns a Asbran, que se sente honrada em compartilhar com vocês. A Asbran enviou uma carta, uma carta curta, mas eu vou fazer a leitura porque ela é muito linda: “A Associação Brasileira de Nutrição agradece o convite para participar desta cerimônia e parabeniza a diretoria executiva, os conselheiros fiscais e os associados da Apan pela passagem dessa data. Esse momento traz à lembrança que há 65 anos existiram pessoas que acreditaram na importância da fundação da Associação Paulista de Nutrição e que conseguiram atingir seus objetivos, parabenizamos as gestões que fizeram e fazem parte dessa trajetória e impulsionaram com profissionalismo a Apan ao longo destes anos de existência. Fica aqui consignada a importância de que a continuidade deste trabalho levará a conquista cada vez mais significativa na defesa dos interesses culturais e científicos dos nutricionistas, técnicos e acadêmicos de nutrição e dietético. Apan, as nutricionistas paulistas precisam de você. Parabéns.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado a Dra. Zaíra, que representou aqui a Associação Brasileira de Nutrição, e deixou a mensagem. Vamos agora ouvir a mensagem do presidente do Sindicato de Nutricionistas do Estado de São Paulo, Dr. Ernane Silveira Rosas.

 

O SR. ERNANE SILVEIRA ROSAS - Boa noite a todos e a todas, desculpem a rouquidão. Cumprimento a Mesa, em nome do deputado Itamar Borges, da presidente Denise Cussioli e também todos os presentes aqui da Mesa. Eu quero agradecer, em nome do nosso sindicato, cumprimentar toda a Mesa e gostaria de parabenizar também a diretoria atual e as diretorias anteriores da Apan por esta linda festa que está acontecendo, esta linda comemoração que está acontecendo aqui hoje.

Esta comemoração só é possível graças ao trabalho realizado por todas as diretorias, a atual e as anteriores. A história da nutrição tem nas Associações Estaduais de Nutrição a execução e um papel preponderante para a nossa profissão, como a criação dos conselhos de fiscalização do exercício profissional e também a criação de diversos sindicatos de nutricionistas.

O nosso sindicato do estado de São Paulo quer reconhecer que sem a existência da Apan nós não teríamos surgido, nem estaríamos ainda existindo. Passamos por muitas dificuldades no começo e graças ao apoio da diretoria da Apan conseguimos vencer, por isso é que sempre que a diretoria da Apan nos solicita alguma ajuda, algum apoio, o sindicato está sempre pronto para ajudar.

Reconhecemos a importância da Apan e, mais ainda, reconhecemos a importância da união entre todas as entidades de nutrição. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado ao presidente do sindicato, Dr. Ernane. E agora vamos ouvir uma mensagem da representante do Conselho Regional de Nutricionistas, a Dra. Dolly Meth Simas.

 

A SRA. DOLLY METH SIMAS - Agora sim. Saúdo a todas as autoridades aqui presentes, na pessoa do excelentíssimo deputado Itamar Borges, também cumprimento a todos os profissionais da nutrição, na pessoa da Dra. Denise Cussioli, e os demais convidados para esta sessão, boa noite.

Registro também a satisfação de representar o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região nesta honrosa solenidade que marca os 65 anos da Associação Paulista de Nutrição - Apan.

Nesse sentido, eu, Dolly Meth Simas, vice-presidente do CRN-3 gestão 2017-2020, trago em minha breve fala apenas agradecimentos.

Agradeço a Apan pelo apoio dispensado ao nosso conselho em 1980. Para quem pode lembrar, a Apan foi quem nos acolheu, cedeu a sua sede para abrigar o CRN-3. Permanecemos lá por alguns anos até adquirirmos nossa sede própria.

Apan, agradecemos por estimular o desenvolvimento, a união e o conhecimento de todos nós profissionais e acadêmicos da área da nutrição. Agradecemos por contribuir com o crescimento da nossa ciência de forma imensurável ao longo desses 65 anos e, por fim, agradeço também pela parceria do CRN-3 e da Apan ao longo da nossa gestão 2017/2020.

Dra. Denise Cussioli e demais membros da diretoria, sabemos que não é fácil a tarefa de lidar com os interesses de uma categoria. Esta é uma luta coletiva, que exige empenho, comprometimento de outras instituições e pessoas. Por isso mesmo, nesse instante renovamos os votos de nossa parceria entre nossas instituições e eu saúdo: Vida longa à Apan!

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado a Dra. Dolly, representando aqui o Conselho Regional de Nutricionistas e agora ouviremos a nossa representante do Conselho Federal de Nutrição, Dra. Silvia Cozzolino.

 

A SRA. SILVIA COZZOLINO - Boa noite. Eu agradeço a palavra. Eu quero, inicialmente, agradecer a acolhida do deputado Itamar Borges e, ao mesmo tempo, saúdo a Apan em nome da Dra. Denise Cussioli e é um prazer estar aqui representado o Conselho Federal de Nutricionistas.

Eu, como o Dr. Ernane e a Zaíra comentaram, todas as nossas entidades precisam estar juntas, para que a gente consiga levantar a nutrição em todos os seus parâmetros possíveis. Eu hoje estou emocionada, porque talvez eu seja uma das pessoas que tenha mais idade aqui nessa sala e que vivenciou muito daquilo que foi falado hoje.

Eu era estudante na primeira turma de três anos da Faculdade de Saúde Pública da USP, de 67 a 69 e, como estudante, eu participava da Apan. Eu participava das reuniões que eram feitas na casa da Dra. Olga Laskani na época, Maria Helena Villar, Zary Finacli, enfim, eu estou emocionada hoje por estar aqui neste momento, nesta comemoração dos 65 anos.

Vejo aqui a filha da minha grande amiga Eliete, que foi uma batalhadora também dentro da nutrição, nós éramos colegas muito queridas. Enfim, eu me sinto emocionada de estar aqui comemorando com vocês.

Represento hoje o Conselho Federal de Nutricionistas e, com certeza, eu espero continuar lutando pela nutrição até quando eu conseguir. Então, é um prazer enorme estar aqui com vocês. Parabenizo a todos vocês nutricionistas, nós nutricionistas, que sabemos a importância da nutrição em todas as fases da vida. Então, é um prazer enorme e eu parabenizo a todos, todos nós por este momento precioso que estamos vivendo hoje. Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado a nossa representante do Conselho Federal de Nutrição, que, além de se colocar aqui como a nossa representante com mais tempo de casa, também passou para todos nós um pouco de emoção aqui nas suas palavras, nas suas colocações.

Com certeza comemorar 65 anos gera um filme na cabeça de todos nós. E quem viveu cada etapa, cada momento se emociona e sente saudade ou orgulho e prazer de tudo que ajudou a construir nessa trajetória.

Eu quero, antes de dar sequência, pedir permissão para fazer aqui algumas colocações na condição de proponente, de estar acolhendo aqui com muita honra o Conselho de Nutrição do Estado de São Paulo e a Associação dos Nutricionistas. E, mais do que os acolher, acolher a cada uma e a cada um dos senhores e senhoras que aqui vieram participar deste momento muito especial, para cada um de vocês.

Cada momento, cada etapa, cada conquista e a condição que cada um está hoje presenciou desde momentos de uma lei aprovada e vetada até uma outra quatro anos depois, que veio a ser acolhida graças a organização e o movimento de vocês, é o que o vídeo passou. E, mais do que isso, no decorrer do tempo, se voltarmos no tempo quando cada um aqui concluiu a sua faculdade e viemos até agora, com certeza vamos ver quantas coisas aconteceram e quanto a nutrição tem crescido, tem avançado e se tornado, se colocado realmente em um patamar que ela merece e que ela tem o seu valor e a sua importância, então parabéns a cada um aqui hoje.

 Cumprimento, inicialmente, a nossa presidente, a Dra. Denise Cussioli, que, ao lado da sua diretoria, com certeza preside neste momento e, como disse aqui o Dr. Ernane, todos que antecederam as diretorias ajudaram a construir toda essa história, cada página dessa história. Parabéns, Dra. Denise, parabéns à entidade, é um privilégio para a sua gestão poder comemorar esta data, este momento e para Assembleia é uma honra poder sediar essa solenidade.

A Assembleia, que é a Casa do povo de São Paulo, a Assembleia, que é a maior Casa deste estado, representa todo o nosso estado, 94 colegas deputados que por unanimidade reconheceram a importância e validaram a realização desta sessão solene em homenagem à entidade.

Cumprimento também, mais uma vez, a Dra. Dolly, que representa o Conselho Regional, eu já tinha citado; o Dr. Ernane do Sindicato; a Dra. Zaíra, da Associação Brasileira; a Dra. Silvia, do Conselho Federal. Permitam-me aqui saudar também a nossa cerimonialista de hoje, a Bela. Você sabe por que a Bela é cerimonialista hoje? Porque na entidade ela é tesoureira, então ela fez a conta, falou: “Vou eu, não vou contratar ninguém”. Parabéns, Bela, você já deve ser cerimonialista, não é só por economia não, é porque está realmente capacitada para tanto.

Cumprimento minha querida amiga que fez essa interlocução entre nós, a Rita, que é vice-presidente da Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa de São Paulo. A Rita faz um belo trabalho aqui na Casa com a sua diretoria, nos encontramos em eventos, congressos e aqui uma alegria, Rita, poder estar ao seu lado, ao lado das suas amigas e de todos participando e presidindo este momento.

Permitam-me uma breve fala, mas não poderia deixar de fazer algumas abordagens. Mais uma vez, reforço que é um grande prazer receber a todos e repito ainda mais para este momento especial que é a comemoração dos 65 anos.

Quero, mais uma vez, Denise, cumprimentá-la pela oportunidade que me dá de presidir esta sessão e de compartilhar este momento de comemoração e alegria com todos vocês.

Cumprimento, mais uma vez, as nossas representantes que compõem a Mesa e o nosso representante, da mesma forma fico muito feliz em recebê-los esta noite e conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Paulista de Nutrição. Vocês são uma associação muito organizada e o vídeo, o resultado e esta solenidade por si só já respondem, muito unida e com um nobre objetivo: estimular o desenvolvimento dos profissionais da nutrição e o crescimento do setor.

A nutrição, e venho falando isso, vou falar por mim mesmo e eu vou fazer um breve comentário aqui pessoal, é uma profissão muito atual, se coloca hoje no topo das listas de profissões da atualidade do momento. E a atuação de vocês é cada vez mais divulgada, cada vez mais entendida e, principalmente, cada vez mais valorizada pela população. A melhoria da saúde, a busca por qualidade de vida se torna um desses temas recorrentes em nossos dias e esses assuntos são frequentemente abordados em matérias da imprensa, nas conversas familiares, entre amigos, e a nutrição é um dos pilares desses sistemas.

Inclusive, eu disse e vou contar aqui agora uma história pessoal. A minha esposa Taís gosta muito de fazer exercício, de fazer ginástica, ela me arrasta todos os dias de manhã, ali antes das 7 horas para a academia e para caber na agenda, que é muito corrida como parlamentar, sempre com mudança, programa amanhã. Hoje surge um compromisso, não tem como ir, nós vamos sempre muito cedo. Essa agenda maluca também faz com que eu acabe me alimentando mal, não vale puxar orelha e ninguém vai me bater aqui hoje, mas desde quando fui prefeito, fui prefeito por 12 anos, três mandatos em Santa Fé do Sul.

Comecei na trajetória política muito jovem, vereador com 20 anos, com 24 anos eu já era prefeito lá em Santa Fé do Sul e depois fui prefeito mais duas vezes, estou no meu terceiro mandato de deputado. E desde lá muita correria, acorda cedo, dorme tarde e eu sempre tive esse péssimo hábito de não ter uma organização de horário, belisco algumas coisas dos eventos por todos que vou, deixo muitas vezes de almoçar e vou suprindo aí a alimentação durante o dia. Eu já falei que não vale me bater aqui hoje.

A minha esposa, que já vem fazendo acompanhamento com nutricionista, está me convencendo. Convencido eu sou, o duro é organizar a vida, mas eu estou indo e a gente tem que aprender. Quando ouve vocês, mais do que nunca, primeiro cuida de você, nada é mais importante do que você, essa é uma das regras que vocês trazem no primeiro bate-papo. E eu estou para retornar em breve, para passar por uma consulta já agendada, para um encontro para me disciplinar um pouquinho, nem que tenha que andar com as marmitinhas junto.

Mas, voltando aqui para a nossa sessão solene, eu presido aqui na Casa a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, conhecida como Frepen, que tem foco e apoio às micro e pequenas empresas. Constantemente recebo perguntas e sugestões de nutricionistas, percebo que empreender é um foco de muitos profissionais de nutrição, que são profissionais liberais e buscam abrir seus próprios negócios.

Isso foi uma evolução, se voltarmos muito no tempo o foco era um, foi evoluindo e hoje o foco é muito mais abrir o próprio negócio do que as outras alternativas que a profissão oferece.

E na Frente Parlamentar buscamos criar políticas públicas que facilitem a abertura dos pequenos negócios e garantam que esses empreendimentos possam se manter e crescer. Ainda agora estou retornando do Sebrae, tive lá uma reunião agora há pouco. O Sebrae tem um papel muito importante nesse sentido para empreender, para abrir empresa, para organizar o negócio. Eu tenho certeza que muitos dos profissionais de nutrição fizeram ou de alguma forma também fazem.

 Também trabalho muito com agricultura, sou presidente da Comissão de Agricultura aqui da Casa e entre os assuntos abordados dentro da comissão está a produção orgânica, um assunto que tenho certeza é muito relevante para vocês, como demonstra o cardápio que será servido no coquetel após o evento já programado por vocês. Ah, não sei, antes, era segredo? Além disso tudo, os nutricionistas e técnicos em nutrição são muito importantes para a Administração pública, seja no âmbito federal, estadual ou municipal.

Fui prefeito e sei a importância, tanto na Saúde como na Educação, através da merenda escolar, como na orientação para os servidores. Eu criei um programa para orientar os profissionais, os funcionários do município que tivessem ali uma orientação, um acompanhamento, mais coletivo porque são muitos funcionários, mas que foi de muita valia e foi muito bem recepcionado.

Quiçá todas as empresas oferecessem palestras e cursos para os seus colaboradores estaria fazendo uma grande contribuição, estimulando importantes hábitos.

Enfim, novamente eu quero, eu disse aqui com relação à solicitação municipal, federal e estadual e também digo que vocês participam de questões de suma importância, falei aqui já da merenda escolar, alimentação em hospitais, entidades sociais, presídios e etc., tantas atividades e locais que exigem a presença e o trabalho profissional do nutricionista.

Novamente, eu quero agradecer aqui a presidente Denise e toda a equipe da Apan. Estar aqui hoje, para mim, é uma grande honra, é um grande prazer. Coloco-me à disposição da associação e coloco o meu gabinete, que estará sempre de portas abertas para todos vocês e para as demandas dos nutricionistas e da nutrição onde esta Casa possa ser palco ou instrumento de atuação ou de mobilização. Parabéns, Apan, pelos 65 anos, parabéns, nutricionistas, profissionais da nutrição do estado de São Paulo. Muito obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Emoção é sem dúvida a palavra que representa este momento, por tudo que foi dito e pela minha própria vivência na Apan. São momentos de luta, choro, discussões e até brigas, afinal, são muitos hormônios juntos. Nossa Associação é predominantemente feminina, mas, ressalte-se, não exclusivamente. Porém, há momentos de muitas comemorações por feitos alcançados e por ver a nutrição brilhar. Por isso, e só por isso, vale a pena.  A paixão por essa profissão faz com que os obstáculos se tornem, na verdade, desafios a serem vencidos, e já vencemos muitos. Vivemos 65 anos “just in love”, e com alegria muitos mais virão. Cada qual que passa pela Apan deixa o seu legado.

Assim, Dra. Denise, nossa pequena, conduz hoje com pulso forte, grande coração e muita garra. Obrigada, Denise, por tanta determinação; sem ela não estaríamos aqui hoje neste evento.

Dito isso, daremos início à entrega de homenagem a ex-presidentes da Associação Paulista de Nutrição, mulheres fortes e destemidas que muito contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da entidade, valorização da nutrição e dos nutricionistas em nosso País. A verdade, eu vou relacionar todas as que já foram presidentes da Apan e peço que as presentes se dirijam à frente do plenário.

Dra. Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti.

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO – Dra. Maria de Lourdes Macedo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Celina de Moraes Passos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Olga Laskani.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Maria Helena Villar.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Olga Laskani novamente, em uma outra gestão.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Francely Jorge Pimentel.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Eliete Salomon Tudisco, representada por sua filha Adriana Salomon Tudisco.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Olga Maria Silvério Amâncio.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Sonia Tucunduva Philippi.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO – Dra. Alzira Neves Borin.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Lilian Regina Chinelli.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Neide Lopes do Carmo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Maria Lúcia Tafuri Garcia.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Nina da Costa Corrêa.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Débora Bertomeu.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Elaine Martins Bento Mosquera.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Tamara Lazarini.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Marli Brasioli.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Dra. Denise Gonçalves de Sousa.

 

* * *

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Eu já desço gente, que eu também vou, Felisbela Pino.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Peço que os colaboradores e a diretoria da Apan façam a homenagem às nossas ex-presidentes e à presidente atual.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - Peço aos membros da Mesa junto comigo para descermos e fazer a foto oficial, por favor.

Peço que voltem aos seus lugares, por favor.

Algumas infelizmente já nos deixaram, mas tenho certeza que nos ajudam de outra dimensão. Sinceros agradecimentos e nosso eterno reconhecimento.

Gente, eu fui informada de uma notícia urgente, eu preciso passar um vídeo a vocês, chegou só agora ao meu conhecimento.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - De, eu não gravei vídeo, porque eu vou falar ao vivo.

Eu tive a oportunidade de tê-la como colega de trabalho, compartilhamos a elaboração de um TCC, convivemos há algum tempo na atividade profissional, já há algum tempo na Apan, isso soma bons anos.  Eu posso afirmar que em todos os papéis a Denise é dedicada e totalmente comprometida com tudo àquilo que ela faz. Parabéns pela gestão, continue contando com o meu apoio. E foi duro convencer o Geraldo, hein.

Peço que o deputado Itamar Borges e os membros da Mesa se posicionem na frente do plenário para a entrega de uma homenagem à nossa presidente Denise Cussioli.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Concedo a palavra à homenageada Denise Cussioli, presidente da Associação Paulista de Nutrição - Apan.

 

A SRA. DENISE CUSSIOLI - Boa noite. Primeiramente eu quero agradecer ao deputado Itamar Borges, assim como a toda a Mesa aqui presente, às entidades, Asbran; Dra. Zaíra; Dr. Ernane; Sinesp; Dra. Silvia; CFN; Dra. Dolly; CRN e a todos os ex-presidentes aqui presentes, a toda diretoria presente, a todos associados, não associados, parceiros, patrocinadores que nos apoiaram nesse grande evento. Se não fossem vocês, com certeza não teria acontecido.

Bom, eu não gosto mesmo de falar muito em público, mas eu vou contar um pouquinho do porquê que estou na Apan. Alegria, sim, palavra mágica que representa a data de hoje para mim, de comemorar esses 65 anos na missão de unir profissionais, propagar o conhecimento e inspirar atitudes. Que alegria e disposição minha em atuar nesta missão voluntária na associação, em prol de uma profissão que existe há 80 anos, quando criado em 1939, o primeiro curso de nutricionistas.

Uma viagem pelo tempo. Desde quando nascemos, iniciamos a nossa jornada e nesta minha jornada a passagem nesse período é voluntariar em prol da Associação, seguindo as lições dos voluntários que antecederam a mim e aos que hoje estão aqui presentes, e em suas criações que foram deixadas como passos na minha caminhada, desde a viagem para o crescimento da Associação.

Hoje sei da importância de ser o condutor de energia desta alegria para a associação, e que energia! Se eu desejo o bem, ele vem. Se eu espalho amor, ele fica. Se eu espalho sorrisos, este eu recebo, mas pode demorar um pouco, nem sempre tenho retorno imediato. Mas tem uma coisa que a vida faz, é ser grata, desde que eu o seja com ela. E a vida tem prazo de validade? Então, só ele conhece o seu segredo, e como o segredo é o tempo de tudo, e tempo é o segredo de tudo, voluntariar precisa da disposição e de tempo que me cabe preencher de boas sementes que estou empreendendo por hora na Associação.

Portanto, como condutora desta energia e com alegria convido a todos aqui presentes a espalhar essa energia de voluntariar, pois esta positividade precisa circular e continuar o registro dessa história. Obrigada por todos aqui presentes.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - FELISBELA PINO - São tantas emoções, vivemos tantos momentos lindos, que me permita o plágio, Roberto Carlos. Mas é gratificante fazer parte dessa linda história e estar aqui comemorando.

Quero agradecer o apoio da Alesp, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; CRN 3 e 4; Fundação Mokiti Okada; Corin; Racine; Terra Frutas; Valéria Paschoal, além de um agradecimento especial a José Maria Manoel Filho, nosso incentivador nessa empreitada. Todos esses apoiadores e parceiros fizeram com que fosse possível a realização deste evento.

Gostaria de chamar para finalizar e agradecer, antes de passar a palavra ao deputado, em nome de Aline Richter, Aline Caradori, Aline Fonseca, Angélica Freitas, Cláudia Morata, peço que venham vindo para a frente do plenário, por favor. Daniela Galego, Denise Cussioli, Lucinéia Carvalho, Elizabeth Faquin, Laura Alonso, Narciso Rios, Sandra Azevedo, Simone Valvassori, Solange Malentachi, Talissa Vieira, Valéria Cesti, e eu, Felisbela Pino, que já vou descer. Esta é a atual diretoria que agradece muito a presença de vocês, que hoje é voluntária nessa caminhada que eu espero que permaneça por muitos e muitos anos.

Agradeço muito em nome de todas nós a presença nesta noite, desejando vê-los ativos em nossas próximas ações, e tenho certeza, serão muitas. Passo a palavra ao nosso anfitrião, deputado Itamar Borges, a quem mais uma vez agradeço a acolhida nesta Casa. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Obrigado, Bela. Quero novamente parabenizar a Associação Paulista de Nutrição, parabenizar a presidente Denise e toda sua diretoria, equipe, associados, profissionais aqui presentes. Também todas as homenageadas recebam meu cumprimento, com certeza não só pela importância da homenagem que receberam, mas eu tenho certeza que aqui a homenagem concedida a cada uma de vocês se estende em uma homenagem a todos os profissionais do nosso estado de São Paulo, e por que não dizer do nosso País.

Esgotado o objeto da presente sessão, quero então agradecer a presença das senhoras e senhores nesta sessão. Esta Presidência agradece mais uma vez aos componentes da Mesa, à minha equipe, à equipe da Apan, que foi muito importante na organização desta solenidade e desse momento que vivemos juntos. Agradecemos aos funcionários da Casa, aos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral, a Cristina estava aqui conosco, à Secretaria Parlamentar, à Imprensa da Casa, à TV Legislativa, às assessorias das polícias Civil e Militar, à Rita, que nos aproximou aí para esse momento, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Mais uma vez quero informar que esta sessão solene, além de estar sendo transmitida ao vivo neste momento pela TV Web, será transmitida pela Assembleia Legislativa, pela TV Alesp, dia 9 de fevereiro, sábado, às 21 horas, pelo canal NET, no canal 7, TV Vivo, no canal 185 digital e pela TV digital aberta, canal 61.2.

Em nome da presidente Denise e de toda a sua diretoria, convidamos a todos para um coquetel, que será servido no Hall Monumental. Boa noite a todos e parabéns! Muito obrigado.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 01 minuto.

 

* * *