http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

8 DE FEVEREIRO DE 2019

2ª SESSÃO SOLENE DO PERÍODO ADICIONAL - CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AOS SENHORES TAKASHI MORITA E KUNIHIRO BONKOHARA E SENHORA JUNKO WATANABE (SOBREVIVENTES DA BOMBA ATÔMICA EM HIROSHIMA - JAPÃO), SENHOR ROGÉRIO NAGAI E SENHOR PEDRO YANO

 

Presidência: PEDRO KAKÁ

 

RESUMO

 

1 - PEDRO KAKÁ

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE PEDRO KAKÁ

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo aos Srs. Takashi Morita e Kunihiko Bonkohara, e à Sra. Junko Watanabe, sobreviventes da Bomba Atômica em Hiroshima - Japão, e aos Srs. Rogério Nagai e Pedro Yano", por solicitação deste deputado. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino do Japão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo do projeto "Sobreviventes pela Paz".

 

4 - PAULO NASSIF

Chefe de Gabinete do vereador Reginaldo Trípoli, saúda os presentes. Manifesta-se honrado por participar da solenidade. Elogia o projeto "Sobreviventes pela Paz".

 

5 - SATOSHI MORITA

Cônsul-geral do Japão, saúda os presentes. Agradece o convite para participar da solenidade. Parabeniza os homenageados.

 

6 - YOSHIHARO KIKUCHI

Presidente do Comitê Executivo da Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, cumprimenta os presentes. Discorre acerca da importância da paz mundial. Tece considerações a respeito da bomba atômica, em solo japonês. Ressalta a necessidade da união entre os povos.

 

7 - PRESIDENTE PEDRO KAKÁ

Anuncia a apresentação de taiko, em homenagem aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

8 - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA

Mestre de cerimônias, tece considerações a respeito do taiko. Faz leitura de biografias e anuncia a entrega das comendas aos homenageados.

 

9 - ROGÉRIO NAGAI

Ator, saúda os presentes. Manifesta-se honrado por receber a comenda. Estende a homenagem a todos que pleiteiam a paz no mundo. Afirma que conhecer sobreviventes de Hiroshima mudara sua maneira de viver.

 

10 - TAKASHI MORITA

Sobrevivente de Hiroshima, cumprimenta os presentes. Faz breve relato de sua chegada ao Brasil, em 1956. Lembra que mesmo ferido salvara pessoas, em Hiroshima. Ressalta a fraternidade vivenciada no Brasil.

 

11 - KUNIHIKO BONKOHARA

Sobrevivente de Hiroshima, saúda os presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Estende a todas as vítimas a honraria recebida. Discorre acerca da explosão e dos riscos das usinas nucleares no mundo, além dos malefícios das radiações. Comenta a diminuição da taxa de natalidade no Japão.

 

12 - JUNKO WATANABE

Sobrevivente de Hiroshima, cumprimenta os presentes. Agradece a homenagem recebida. Informa que somente aos 38 anos de idade soubera ser sobrevivente da bomba atômica. Discorre acerca do fatídico dia. Clamou pela paz entre os povos.

 

13 - PEDRO YANO

Presidente da Federação Sakura e Ipê do Brasil, saúda os presentes. Agradece ao deputado Pedro Kaká a iniciativa da solenidade. Reflete acerca dos riscos inerentes às usinas nucleares. Comenta a apresentação de taiko, resultante de trabalho em equipe e de colaboração.

 

14 - PRESIDENTE PEDRO KAKÁ

Anuncia apresentação de taiko. Faz agradecimentos gerais. Lembra visita a Hiroshima. Destaca a influência da cidade na defesa da paz e da união entre os povos. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Pedro Kaká.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA - Bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de conceder o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, a maior honraria do Legislativo paulista, aos Srs. Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e à Sra. Junko Watanabe, sobreviventes da bomba atômica em Hiroshima, Japão, e também aos Srs. Rogério Nagai e Dr. Pedro Yano, solicitação do ilustre deputado líder do Podemos, Pedro Kaká.

Chamaremos dando sequência para compor a nossa Mesa o ilustre deputado que convocou a presente sessão solene, deputado líder do Podemos, Pedro Kaká. Na sequência, representando o vereador Reginaldo Trípoli, o chefe de gabinete Paulo Nassif. Representando o Consulado-Geral do Japão em São Paulo, o cônsul Satoshi Morita, que nos prestigia hoje. Na sequência chamaremos o presidente do Comitê Executivo da Comissão para Comemoração dos 110 anos de Imigração Japonesa no Brasil, Sr. Yoshiharu Kikuchi, carinhosamente conhecido como Kikuchi-san.

E agora, passando a palavra para o ilustre deputado líder do Podemos, Dr. Pedro Kaká.

 

 O SR. PRESIDENTE - PEDRO KAKÁ - PODE - Bem, cumprimentando a todos e também aqui ao Paulo Nassif, chefe de gabinete, representando o vereador Reginaldo Trípoli, ao Satoshi Morita, cônsul do Japão, Yoshiharu Kikuchi, presidente do Comitê Executivo da Comissão para a Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Quero iniciar os trabalhos, sob a proteção de Deus. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras deputadas, deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de conceder o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo aos Srs. Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e à Sra. Junko Watanabe, sobreviventes da bomba atômica em Hiroshima, Japão, e também aos Srs. Rogério Nagai e Pedro Yano.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos primeiro o Hino do Japão e em seguida o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Seção de Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Eliseu.

 

* * *

 

- É executado o Hino do Japão.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO KAKÁ - PODE - Este deputado agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como sempre, nos honra e presta essa grande homenagem cívica. O nosso muito obrigado

Gostaria também de fazer as citações às pessoas, o Koniti Wada, secretário-geral da Federação de Sakura e Ipê do Brasil; Horacio Yoshio Asanuma Misawa, presidente fundador do Rotary Club de São Paulo Paraíso; Milton Missaka, representando o deputado Campos Machado; o jornal Diário Nippak, ao Sr. Aldo Shiguti, redator-chefe.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e será transmitida pela TV Assembleia no dia 10, domingo, às 21 horas pelo canal NET canal 7, pela TV Vivo canal 9 e pela TV digital canal 61.2.

Agora assistiremos ao vídeo do projeto “Sobreviventes pela Paz”, que pela primeira vez na história coloca no palco sobreviventes da bomba atômica através da arte cênica e passa a mensagem de paz para todos.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO KAKÁ - PODE - Eu gostaria de passar aqui a palavra para o Sr. Paulo Nassif, que é chefe do gabinete do vereador Reginaldo Trípoli, por favor.

 

O SR. PAULO NASSIF - Boa noite, senhores e senhoras. É com muita honra vim representar o vereador Reginaldo Trípoli a convite de um amigo, Rogério Nagai, por esse projeto lindo dele, o pessoal está nessa luta pela paz no mundo. Isso é uma coisa muito importante para o planeta. Só tenho que agradecer, Nagai, você merece um parabéns. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO KAKÁ - PODE - Obrigado. Agora quero passar as palavras para o nosso cônsul, cônsul do Japão, o Sr. Satoshi Morita.

 

O SR. SATOSHI MORITA - Boa noite a todos. Primeiramente, gostaria de agradecer à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo convite a esta cerimônia em homenagem às vítimas da bomba atômica. Parabenizo as senhoras e os senhores da Associação pela a realização desta cerimônia e pelo trabalho ao desenvolver palestras, exposições e teatro em diversos lugares do País.

Observo que este acontecimento tem ficado no esquecimento e, por isso, apesar das dificuldades, gostaria de ressaltar a importância de transmitir para as próximas gerações.

Finalizo desejando muito sucesso à Associação das Vítimas da Bomba Atômica e meu profundo respeito à Alesp, que honrou o esforço dessa Associação. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO KAKÁ - PODE - Agora convido o senhor Yoshiharo Kikuchi, como presidente do Comitê Executivo desse ano marcante que foi 110 anos da nossa imigração nipônica aqui para o Brasil.

 

            O SR. YOSHIHARO KIKUCHI - Boa noite a todos. Solenidade de deputado Kaká e mais autoridades, e todos presentes. Hoje cerimônia de bomba atômica, a gente grito de paz mundial. Sr. Morita, presidente de bomba atômica e Bonkohara, meu amigo de meu grupo de imigração e Sra. Watanabe e Sr. Nagai também e todos os presentes.

            Importante paz mundial, na Segunda Guerra Mundial aconteceu muita tristeza, mas todos os presentes sempre precisam de felicidade, saúde e alegria. Essa bomba atômica, desgraças, e todos, saúde e muita tristeza para as famílias e o povo mundial.

            Continua, Sr. Morita e todos os presentes, paz mundial sempre importante, aqui no Brasil também tem muitos problemas que tem, mas todas as pessoas, união faz a força, para cada vez progredir a país melhor.

            Eu não sei muito falar português, mas todos presentes, todo povo brasileiro e mundialmente, feliz para todos. Muito obrigado.  

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO KAKÁ - PODE - Aproveito aqui para mencionar a honrosa presença do Yasuo Yamada, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil - Kenren; Celso Norimitsu Mizumoto, diretor institucional da Associação Cultural e Esportiva Piratininga.

Agora veremos uma apresentação bastante nipônica, o taiko, composta pelos grupos Ten Yo Wadaiko, Sakura Fubuki, Mika Taiko, Akau Taiko, Arujá Taiko, Ykon Taiko, com a música “Tsumugu”, que significa agradecimento aos antepassados, valorização da cultura japonesa, o laço de amizade entre Brasil e Japão e a continuidade de propagar a cultura para manter viva a chama das tradições japonesas.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA - Curiosidades da Parada Taiko: quando estava no Kenren, a gente, quero agradecer a presença mais uma vez do Yamada-san, que muito prestigiou sempre a arte do taiko e sempre incentivou os jovens, o Festival do Japão carecia de novidades, então a diretoria abriu para os organizadores e os coordenadores trazerem as novidades. Então, foi uma ideia de fazer a Parada Taiko, mas a grande questão era: quem poderia instrumentalizar a união de onze a treze grupos de taiko? Surgiu somente um nome na cabeça dos coordenadores, e esse nome era do Dr. Pedro Yano. Eles conseguiram juntar onze grupos a treze grupos e idealizar a primeira Parada Taiko na história do Brasil. Parabéns, doutor.

Agradecimento especial ao fotógrafo sempre presente nos eventos da comunidade nikkei, Jiro Mochizuki.

Dando sequência, neste momento chamamos o homenageado Sr. Rogério Nagai para receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Rogério Nagai. Ator profissional formado pelo Teatro-Escola Macunaíma, bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Santa Cecília, cursou pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes – Unesp. Estreou profissionalmente com o espetáculo “A boa alma de Setsuan”. Em 2005 eleito pela revista Veja entre os dez melhores da capital.

Na Rede Globo fez o quadro “1 dos 3”, do Fantástico, dirigido pelo Jorge Furtado, e na novela “Morde e Assopra”, diretor Pedro Vasconcelos, e no SBT a novela “Amigas e Rivais”, dirigido por Pedro Henrique Martins.

Atuou em inúmeros espetáculos e filmes publicitários. Em teatro encontrou a sua verdadeira vocação, atuando importantes nomes como teatro nacional e internacional. É responsável pelo roteiro e direção do espetáculo-documental e projeto “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, o espetáculo esse realizado com três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima, inédito em todo mundo.

É idealizador e coordenador do projeto “Sobreviventes pela Paz”, que tem por objetivo colocar em cena sobreviventes das grandes tragédias ou genocídios com objetivo de propagar a cultura de paz para que esses crimes contra a humanidade nunca mais se repitam. Atualmente pesquisa sobreviventes do Holocausto.

Neste momento, o deputado Pedro Kaká entrega a maior honraria do Legislativo Paulista ao Rogério Nagai.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA - Escutaremos agora as palavras de agradecimento de Rogério Nagai.

 

O SR. ROGÉRIO NAGAI - Boa noite a todos. Boa noite, deputado, ilustres presentes aqui na Mesa, amigos, companheiros de trabalho, de jornada. Para mim é uma honra e um prazer muito grande receber esta comenda, que é a mais importante do estado. Eu acredito que esse prêmio, esta homenagem não é só para mim, mas de todos que lutam pela paz, não só aqui no Brasil como no mundo, que estão muitas vezes desconhecidos e que acreditam que o mundo é melhor através da paz.

Então, fico muito emocionado, muito agradecido e muito honrado por esta homenagem e pela presença também de vários amigos muito queridos que estão aqui, que nós, artistas, fazemos espetáculo para vocês, não é isso? Um grande amigo que está aqui, o João Signorelli, Gerson Conrad, estou vendo aqui, então eu fico muito feliz com esta homenagem e dizer que minha vida se transformou muito quando eu conheci os sobreviventes da bomba. Foi a partir daí que surgiu esse projeto.

Então, eu quero demonstrar a minha gratidão a vocês três que nunca reclamam de nada e sempre estão comigo nos ensaios, nas viagens que nós fazemos para fora de São Paulo, para fora do estado também, propagando essa mensagem de paz.

Então, muito obrigado, obrigado também pela paciência que vocês têm comigo por dirigir vocês, pela permissão e pela confiança que vocês tiveram em mim ao longo desses muitos anos que nós estamos juntos, mais de cinco anos caminhando com esse espetáculo, com esse lindo trabalho que, não só eu fiz, mas como todos nós fizemos. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA - Neste momento, chamaremos o Sr. Takashi Morita para receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Takashi Morita tem 94 anos, nasceu em Hiroshima em 24 de fevereiro de 1924. Nasceu morto e foi ressuscitado pelo pai. Aos 20 anos entrou para a Academia Militar e foi aprovado para fazer parte de um pelotão especial que foi transferido para a capital do Japão, Tóquio. Em Tóquio, sobreviveu ao bombardeio incendiário que ocorreu em maio de 1945.

Para estar perto da família, voltou para Hiroshima, uma semana antes do ataque com a bomba atômica. No dia da explosão, marchava com um pelotão pelas ruas acerca de 1200 metros da explosão. Viu um clarão e logo em seguida foi golpeado pelas costas e arremessado ao chão. Mesmo ferido, continuou por dois dias ajudando na cidade. Após a guerra durante, o verão sofria com problemas da radiação, desenvolveu leucemia. Em busca de condições de vida melhores e um clima mais favorável para a sua saúde, partiu para o Brasil em 1956 junto de sua família.

Em 1984 teve conhecimento da ajuda do governo japonês oferecida aos sobreviventes da bomba atômica e fundou a Associação dos Sobreviventes da Bomba Atômica no Brasil, que depois passaria a se chamar Associação Hibakusha Brasil pela Paz.

Em 2008 fez parte do grupo que viajou no Peace Boat (navio da paz) da ONG japonesa e participou de um congresso na ONU. A antiga Etec Santo Amaro passou a receber seu nome em sua homenagem. Em 2015, recebeu o título de cidadão paulistano na Câmara Municipal de São Paulo e em abril deste ano lançou a sua obra “A Última Mensagem de Hiroshima” pela Universo dos Livros. Desde 2013 e até hoje protagoniza com louvor o espetáculo de biodrama (teatro-doc) “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” dentro do projeto “Sobreviventes pela Paz” com mais dois sobreviventes da bomba de Hiroshima.

E neste momento, o deputado Pedro Kaká faz a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a maior honraria do Legislativo paulista ao Sr. Takashi Morita.

 

            * * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

            O SR. TAKASHI MORITA - Boa noite. Meu nome é Takashi Morita, idade 94, dia 2 de abril, 85 anos. Graças a Deus, eu vim aqui ao Brasil em 1956, já 60 anos, por aí. Também não falo bem o português, não tem jeito, então também aqui 21 anos pegou na bomba atômica em Hiroshima, 1.300 metros do lugar, machucado tudo também, salvou muita pessoa também, aquilo muito triste mesmo; 73 anos e eu não esqueço. Cidade inteira, muito roubo, pessoa tudo machucado de morto.

Aquele tempo eu não pensava, nunca mais guerra, por isso, depois, 11 anos depois, eu vim aqui para o Brasil, também, antes, pegou na bomba atômica vida só dois anos. Esse pensamento muito duro. Também eu vim aqui para o Brasil. Aqui o Brasil é paraíso mesmo. Japão sempre aquele tempo durante muitos horrores mesmo. Também aqui no Brasil chegou, aqui em São Paulo muito tempo bom, por isso vítima de bomba atômica eu falando sempre: “Vem para o Brasil, paraíso mesmo”. Eu falando até hoje.

Graças a Deus, povo brasileiro bom coração. Graças a Deus, a ter vida muito contente. Muito obrigado mesmo falando, mas hoje ganho de esse, esse não, aquele tempo junto, vida de perdeu muito japonês, Hiroshima, Nagasaki, pessoas. Esse pensamento tem muito, muito coração hoje, eu penso muito. Obrigado mesmo, imensamente. Obrigado, obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA - Na sequência, chamamos o Sr. Kunihiko Bonkohara para receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Kunihiko Bonkohara tem 78 anos, nasceu na província de Shizuoka e se mudou para Hiroshima quatro meses antes do lançamento da bomba atômica. Tinha cinco anos no dia da explosão, estava no escritório do pai, que ficava a 2 quilômetros do epicentro da explosão. Ao ver o clarão, o pai o empurrou embaixo de uma escrivaninha e o protegeu com o corpo. Os dois foram feridos com os estilhaços de vidro, voltaram para casa, que estava destruída e foram atingidos pela chuva negra radioativa. A mãe e a irmã mais velha de Bonkohara, que haviam sido convocadas para trabalhar no centro da cidade, morreram e seus corpos nunca foram localizados.

Cresceu com a saúde muito frágil. Aos 11 anos teve tuberculose e na adolescência sofria os efeitos da radiação, como feridas pelo corpo, tontura e fraqueza. Aos 20 anos foi diagnosticado com problema cardíaco. Acreditando que viveria pouco, partiu para o Brasil. Em 2000, entrou para Associação Hibakusha Brasil pela Paz. A partir de 2005 começou a fazer palestras contando a sua história em prol da paz. Em 2010, embarcou no Peace Boat (barco da paz) ministrando palestras em vários países voluntariamente. Em 2013 e até hoje atua no espetáculo de biodrama (teatro-doc) “Os Sobreviventes de Hiroshima” dentro do projeto “Sobreviventes pela Paz”, atuando com mais dois sobreviventes da bomba de Hiroshima

E neste momento o deputado Pedro Kaká entrega o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Kunihiko Bonkohara.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. KUNIHIKO BONKOHARA - Boa noite. Estou muito contente em receber esta homenagem. Agradeço a todos pela presença. Quero oferecer esta homenagem a todas as vítimas de bomba atômica que faleceram em Hiroshima, Nagasaki no tempo de Segunda Guerra.

Eu muito preocupado essa radiação. Primeira bomba atômica explodiu em 1945, dia 7 de julho, Nova México dos Estados Unidos. Aquele explodiu poeira, levou vento, virou o mundo inteiro. Daquele dia para cá, tudo: terra, água, ar estavam contaminado.

Depois Estados Unidos invadiram a França. Muito bomba atômica experiência, aí depois usina nuclear também. Primeira explosão Estados Unidos, depois Chernobyl, depois seis anos atrás Fukushima. Fukushima, Chernobyl não terminou ainda, todo dia saindo contaminado de radiação: ar, mar. Essa radiação não some, acumulado. Por isso, 1945 agosto para cá terá inteiro bastante radiação contaminada. Por exemplo: Fukushima explodiu. Antes de explodir, o povo japonês aumentou a população, depois de explodir, diminuiu a população, diminuiu cada ano, cada ano até agora, diminuindo.

Ano passado centro de Fukushima, perto de usina nuclear, Ynamisoma, hospital municipal, parou depois de explodiu usina nuclear de Fukushima câncer, todos os câncer balançado tem, mas muito, 32 vezes mais, leucemia também, criança com tireoide. Já passou duzentas e poucas pessoas e criança com câncer de tireoide operou Fukushima. Brasil também talvez alegou radiação, aumentando Fukushima, câncer, por isso tem que parar, bomba atômica tem que parar, usina nuclear, bomba atômica agora 15 mil tem agora mundo inteiro. Usina nuclear mais ou menos 450 tem mundo inteiro. Brasil Angra I, Angra II, Angra III construído, muito perigoso, tem que parar agora mesmo. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA - Neste momento chamaremos a Sra. Junko Watanabe para receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Junko Watanabe tem 75 anos, tinha apenas dois anos de idade em 6 de agosto de 1945. Estava a 18 quilômetros do epicentro, ponto zero da explosão. Foi atingida pela chuva negra, chamada chuva radioativa, enquanto brincava com seu irmão no pátio de um templo. Aos 60 anos, depois de se aposentar, conheceu o trabalho da Associação Hibakusha Brasil pela Paz e começou a participar de suas atividades.

A partir do trabalho da associação obteve mais conhecimento sobre os horrores da bomba atômica e suas consequências. Em 2005 fez palestras em escolas contando a sua história. Em 2008 fez parte de um grupo de 103 sobreviventes que embarcaram no projeto Peace Boat (barco da paz) e viajaram pelo mundo contando suas histórias e divulgando a cultura de paz. Em 2013 e até hoje atua no espetáculo de biodrama “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, dentro do projeto “Sobreviventes pela Paz”, atuando com mais dois sobreviventes da bomba de Hiroshima.

Neste momento, o deputado Pedro Kaká entrega a maior honraria do Legislativo paulista, o Colar de Honra ao Mérito do Legislativa do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

* * *

 

            A SRA. JUNKO WATANABE - Boa noite a todos. Muito obrigada e hoje, esta noite, esta homenagem para nós, a presença de todos. Muito obrigada por homenagear nosso Hibakusha, tanto essa noite honra, agradecimento, felicidade e muito, muito obrigada mesmo.

            Eu tinha dois anos quando caiu a bomba atômica de Hiroshima, eu tinha dois anos então eu não tenho memória o que aconteceu aquele dia, mas depois de 38 anos meu pai falou “você era vítima de bomba atômica”. Com 60 anos de idade, Sr. Takashi Morita, presidente da associação, convidou ajuda na associação e eu não sabe de nada sobre bomba atômica, o que aconteceu aquele dia, mas eu entrei na associação ajudando. Este ano, 15 anos, 16 anos este ano, mas aprendi quando tinha, entrei na associação 60 anos de idade. Então, eu não sabia de nada, mas muitas testemunhas vítimas de bomba atômica aqui moram no Brasil, e eu ouvindo, eles falam o que aconteceu em Hiroshima.

            Aquele dia, perdeu mais, perdeu muitas coisas, vida completamente mudou, mas tem que viver. Então, vendo, imigrou no Brasil, mas aquela saúde e sofrimento muito, muito, mas está vivendo, educados filhos, mas agora está idade média 83, 84 anos e eu com 76 anos agora, ainda nova. Então, eu não tenho memória, mas eu tenho que falar, transmitir aquele dia o que aconteceu, mas eu senti, eu senti mesmo o que aconteceu, o que sentiu aquela embaixo do cogumelo, eu tenho aqui porque hoje em dia o mundo está muito perigoso, aquela usina nuclear, arma nuclear, índice de radiação tem em vários lugares. Essa radiação é muito perigosa porque não sente, não enxerga, não cheira, todo mundo não sabe aqui no Brasil aconteceram 130, 137 ou Santo Amaro índice de radiação no clima.

Essas coisas ninguém sabe, mas nós Hibakusha sente o que é essa radiação estragando nossa vida, nossa saúde, nossa comida, nossa terra. Então, tem que saber da própria boca que vítima de bomba atômica que está falando, que tem experiência. Principalmente, rapazes, tem que transmitir essa verdade, essa realidade, o que aconteceu, bomba atômica. Nós Hibakusha sente. Por favor, não repete, não esquece aconteceu aqui no mundo. Vou lutar com menina Sadako Sasaki tinha dois anos, pegou na bomba atômica, eu também, mas ela doze anos morreu de leucemia e eu estou viva, mesma idade dela. Era tanto que viver. Paz. Mas eu vou carregando esse sentimento da Sadako, vou lutar paz. Muito obrigada.

  

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA - Nesse momento chamamos o Sr. Pedro Yano para receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Pedro Yano, atual presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil e ex-presidente da Associação Brasileira de Taiko (ABT) será homenageado pelo desenvolvimento social, cultural, econômico e esportivo do estado de São Paulo. Um dos responsáveis pela introdução do ensino do taiko no Brasil, com a ajuda da Associação Fukuoka do Brasil e do governo da província de Fukuoka, obteve a doação de um conjunto de taikos (cinco tambores), talvez os primeiros do Brasil. Essa mesma parceria proporcionou a vinda, do Japão, de um professor/instrutor de taiko. Esse trabalho culminou com a participação de 1.200 percussionistas no Sambódromo do Anhembi nas Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. Até hoje o recorde de tocadores de taiko.

Além disso, Pedro Yano ocupou diversos cargos nas associações e entidades. Foi duas vezes presidente da Associação Cultural e Desportiva Nikkei de São Miguel Paulista e duas vezes presidente da Associação Fukuoka do Brasil.

Em 2004, Pedro Yano sucedeu a Hiroshi Nishitani, o idealizador do Bosque das Cerejeiras no Parque do Carmo – com atualmente cerca de quatro 1.200 pés de cerejeiras – e assim assumiu a presidência da Federação Sakura e Ipê do Brasil, entidade organizadora da tradicional Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo, que costuma atrair mais de 100 mil visitantes todos os anos.

E neste momento, o deputado Pedro Kaká entrega a maior honraria do Legislativo paulista, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Pedro Yano.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PEDRO YANO - Boa noite a todos aqui presentes. Inicialmente agradeço aos nossos antepassados de todas as etnias, os pioneiros, os presentes e notadamente o nobre deputado Pedro Kaká por ter convidado à outorga desta magnífica medalha, medalha, não é? Colar de Honra ao Mérito do Estado de São Paulo e agradeço também esta oportunidade pelo presidente, o nobre deputado Cauê Macris, presidente desta Casa. E o chefe de gabinete, o Sr.Paulo,  do vereador Trípoli.

Agradeço também a presença do cônsul do Japão aqui em São Paulo, muito obrigado. E o presidente da Comissão dos 110 anos, o ilustre Sr. Kikuchi, que sempre nos conduziu, orientando para nós, muito agradecido. E outro? Há mais alguém? E agradecer também o Takeda-san, que também organizou esta oportunidade para nós e eu ouvi pela primeira vez esse comentário e o teatro muito bem elaborado deste Hibakusha.

Nós precisamos refletir porque eu também quando era criança, mas senti o perigo da Segunda Guerra Mundial, no caso da bomba atômica. E, atualmente no mundo inteiro, tem tantas bombas, tantas usinas atômicas, então é um perigo mesmo que nós precisamos refletir, para que nunca aconteça a contaminação do nosso planeta, porque senão acaba tudo mesmo. Então, é uma homenagem que os senhores estão fazendo em paz, é uma coisa muito significativa e eu fiquei muito contente por esta iniciativa, muito obrigado.

E por parte da minha apresentação sobre o taiko, esse não é meu mérito, mas sim o mérito é do, aqui no Brasil, eu citaria primeiramente a Associação Fukuoka do Brasil e todos os organizadores, colaboradores do Shibucho que ajudaram para divulgar a fazer os timbres. Então, foi um grande trabalho de equipe, de todos. E em outra parte, seria na parte do Japão, que até hoje Nippon Taiko, presidente Kazuko Shiomi e que também tem dado bastante colaboração e patrocínio também, dando apoio a todos para nós podermos crescer com a cultura milenar do Japão. E a Jica, que também patrocina o nosso trabalho, então eu também no ano de 2002 a comissão do governo da província de Fukuoka, o governador Asso Wataru também ajudou bastante, e a comissão que organizou a doação de seis tambores que vieram do Japão. Eles, conseguiram fazendo o pedido a doação de mais de 40 empresas e eles pagaram a própria passagem e com muita dificuldade, mas trouxeram para o Brasil esse instrumento e entregaram para a nossa Associação Fukuoka do Brasil.

Então, tem todo esse trâmite e todos esses esforços não são meus, mas de toda a comunidade lá do Japão aqui no Brasil e de todos os senhores que também até hoje ajudam para essa divulgação. Então, com essas palavras eu, com muito sentimento de gratidão a todos os presentes, essa medalha, não é? Colar, desculpa, colar é o produto que nós recebemos, não é para mim, mas para todos os senhores. Muito obrigado pela presença. Obrigado muito. Agradeço de coração a todos que apoiam a nossa divulgação dessa cultura milenar do Japão através do taiko. Muito obrigado. Boa noite.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA - Dr. Pedro, o senhor acertou porque tecnicamente o colar é considerado uma medalha.

Queremos agradecer a sempre carismática presença do casal Mikan que nos prestigia hoje aqui. Muito obrigado pela presença de vocês, que sempre fizeram muito pela comunidade e continuam fazendo.

Quero agradecer também a presença do Shinji Yonamine, da Cida Guenka, que sempre está atuando, já fez muito pela comunidade e continua também. Parabéns pela presença de todos vocês, pelo trabalho brilhante.

Agradecemos também a presença da Silvia Maria Ferrara de Almeida, que representa o ilustre deputado Carlos Giannazi, que tem um brilhante trabalho, e é bem aguerrido no trabalho, sempre levando a sério.

Antes do taiko, a gente só vai pedir, é um pedido até da Imprensa Oficial, que os homenageados venham aqui à frente para tirar uma foto primeiro com o deputado, é um pedido da Imprensa, todos os homenageados junto com o deputado primeiro. Lembrando que esta sessão solene está sendo transmitida pela TV Alesp, pela internet e pela televisão.

Agradecemos também a presença do sempre presente redator e jornalista Aldo.

Agora chamaremos as autoridades aqui presentes para descerem e tirar umas fotos juntos com os homenageados.

Pouco mais para o meio, por favor, pouco mais para o meio, para cá. Jiro, um pouco mais? Um pouquinho mais para cá por favor. É que nós temos um grupo extenso de autoridades e homenageados aqui. Aldo, o.k? Daniel? Jiro? Mais alguém da Imprensa? Tudo ok? Pessoal do jornal?

Pedimos às autoridades e ao deputado que retornem à mesa de solenidade.

Lembrando que nós vamos ter depois um “coffee break”, vocês podem tirar fotos também com todos os homenageados.

Dando sequência, veremos agora uma apresentação de Taiko com a música “Sakura”, que significa cerejeira.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de taiko.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - AUGUSTO HIDEATO CIMINO TAKEDA - Uma das curiosidades desta presente sessão nos bastidores, toda semana, o deputado Pedro Kaká despacha com os assessores e os assessores vão com as suas demandas, é uma espera, assim, quando cada assessor vai lá, ele começa às 2 e a gente sai daqui umas 11 horas da noite, mas sempre ele tem uns insights inteligentes.

Quando a gente teve essa ideia, o Rogério Nagai explicou o que é, o produtor Nagai explicou o que era o projeto “Sobreviventes pela Paz”, a gente viu todo o currículo do Dr. Pedro Yano e a gente apresentou essa ideia ao deputado Pedro Kaká expondo e explicando. É muito difícil fazer uma resenha do que todas essas pessoas fizeram e alguns demanda muito mais que uma capacidade de síntese e o deputado olhou bem para a minha cara, tirou os óculos, assim, naquele momento, aí eu fiquei um pouco espantado. Bom, quando ele tira os óculos... Eu falei: “Aí vêm novidades”. E ele olhou, fechou o olho: “Takeda, eu não acredito. Você tem certeza que essas pessoas, com tudo que fizeram, não foram, ninguém homenageou essas pessoas?” Eu disse: “Olha, deputado, eu fiz uma pesquisa e eu acredito, até onde eu sei, o estado da arte ninguém tinha feito nada”. Ele coçou a cabeça e falou: “Nossa, o Legislativo às vezes é muito complicado e às vezes é simples”. Deu um tapa na mesa e falou: “Vamos homenagear a todos e rápido”. Eu disse: “Deputado, nós precisamos de 60 dias pelo menos pelo cerimonial, para trabalhar não é”. Ele disse: “Rápido, próximo”.

A gente agradeceu a brilhante atitude e graças a essa atitude do deputado, a gente conseguiu realizar esta sessão solene. Parabéns, acho que todos os assessores presentes, todo, a gente só tem agradecer ao senhor por sempre ter atitudes inovadoras, foi um excelente deputado.

E neste momento passo as palavras para vossa excelência, meu mentor.

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO KAKÁ - PODE - O Takeda tem uma irreverência tipicamente itálica, mas a seriedade nipônica. Essa combinação, junto com os demais da equipe, fez, nesse curto período, deixar muitas lembranças já, e resgato aqui uma pequena parte da minha memória: em 96, eu fui convidado pelo governador da província de Tottori, pois meu pai é tottoriano, e fui visitar o meu tio casado com uma natural de Hiroshima e lá visitei o mausoléu da bomba atômica. É triste, é impactante. Retornei mais quatro vezes e todas as vezes eu passei por lá.

Levei a minha filha com sete anos de idade, meus filhos, meus sobrinhos e todos aqueles que eu pude levar até a Terra do Sol Nascente, fiz questão de levar até Hiroshima. Hiroshima e a palavra fala “hiroi”, amplo, ele não é mais uma pequena ilha, é uma grande, enorme, no sentido mais do que emblemático.

Ele alcançou todos os quadrantes desse planeta em prol da paz, da união dos povos, que se Deus criou essa terra ele e nos deu o privilégio de estar aqui, só tem sentido viver em irmandade e quando a senhora falou: “Muito obrigado”. Quem deve agradecer somos nós, somos nós, Sr. Pedro, por ter uma presença viva e marcante que os senhores representam aqui. É uma história viva, tão viva quanto aquela que eu, quando fui recebido pela minha tia, e lá ela contou toda a história, a dificuldade, a dor.

Só os senhores sentiram na carne esse sofrimento. Nós, que somos, e acredito, ricos espiritualmente sabemos o quanto importante tem sido essa contribuição que o Morita, e os demais integrantes, faz aqui pelo Brasil e os demais fazem pelo mundo.

Então, nós prestamos aqui a nossa homenagem, o estado de São Paulo, através da Assembleia do Estado São Paulo, os meus pares, agradecendo aqui o Cauê Macris, o nosso presidente, concedemos aqui aos senhores o Colar que representa a mais significativa, o mais brilhante reconhecimento que alguém, um paulistano pode estar fazendo, e os senhores são paulistanos e brasileiros e por que não, com caráter universal, levando essa mensagem de paz.

É sim fundamental que nós não esqueçamos, mas mais do que isso, o voto pela vida, a vida tem que continuar com alegria, com paz e com a verdadeira irmandade que nós temos que deixar para os nossos herdeiros e descendentes.

E com essas palavras, esgotando aqui o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, ao Takeda, ao pastor Everaldo, ao Carlos Zappi, ao Daniel Macário, ao seu pai e a todos aqueles que juntos puderam dignamente representar o sentimento e o povo paulista.

Também quero registrar aqui os meus agradecimentos aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Agradeço aqui também ao Aldo e ao Nippak, ao Jiro, à Imprensa como nosso diretor tem transmitido efeito um trabalho importante na divulgação dos bons trabalhos e finalizo convidando todos os presentes para um coquetel comemorativo que será servido no Salão dos Espelhos. Meu muito obrigado, uma boa noite e que Deus abençoe a todos. Muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 29 minutos.

 

* * *