http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

25 DE FEVEREIRO DE 2019

6ª SESSÃO SOLENE DO PERÍODO ADICIONAL - CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AOS SENHORES ADALBERTO ARAÚJO CAMELO, ANTONIO CARLOS DE CAMARGO E MÁRIO LUIZ CAMARGO

 

Presidência: MÁRCIO CAMARGO

 

RESUMO

 

1 - MÁRCIO CAMARGO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - ARTHUR GALHANO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo aos Senhores Adalberto Araújo Camelo, Antonio Carlos de Camargo e Mário Luiz de Camargo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que seu mandato como deputado estadual terminará no próximo dia 15 de março. Considera a vivência nesta Casa como um grande aprendizado. Diz ter aprendido muito neste Legislativo, que considerou como uma pós-graduação. Cumprimenta o Sr. Pieter de Jong, homenageado, que de acordo com o deputado é uma pessoa do bem, que atua sempre em defesa dos mais pobres. Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa por serviços prestados em defesa da família e da cidadania, após a leitura dos currículos pelo mestre de cerimônias.

 

4 - PIETER DE JONG

Diz estar muito feliz e honrado por estar entre pessoas que sabem respeitar o próximo. Ressalta que o seu exemplo deve ser passado para os outros. Pede que as pessoas cuidem e se preocupem com os outros. Destaca que, apesar de termos tudo o que queremos, muitas pessoas próximas não tem o que comer. Agradece a homenagem e o deputado Márcio Camargo, que sempre o apoiou.

 

5 - ALAN MONTORO DE BUSTO

Cumprimenta o deputado Márcio Camargo e as autoridades presentes. Destaca a valorização da família. Saúda sua esposa e sua família, agradecendo pelo apoio sempre. Informa ser o deputado Márcio Camargo patrono de sua entidade. Lembra que o deputado foi o responsável por instituir o dia 23 de maio como o Dia do Assessor Político. Considera a placa recebida hoje como uma honra e satisfação. Divide a homenagem com amigos e parceiros. Cita a presença de uma representante indígena nesta sessão.

 

6 - SÉRGIO GIANETTI

Conhecido como Tarrachinha, cumprimenta o deputado Márcio Camargo e sua família pela amizade de 66 anos. Saúda Dona Cida, que considera muito importante. Diz ter recebido esta homenagem de coração. Discorre sobre a implantação da Justiça do Trabalho em Cotia, em 45 dias. Agradece o vice-prefeito e os vereadores de Cotia, sua esposa, filhos e netos. Congratula os Srs. Fuad e Pieter, que disse ser alguém que sempre cuidou da cidade de Cotia e região. Agradece os presentes.

 

7 - FUAD CHUCRE

Homenageado, diz estar honrado com esta homenagem, a qual agradece. Afirma que tudo o que fez foi o esperado pelo povo. Ressalta que foi ajudado por muitos amigos em Cotia. Comenta sobre preocupação com sua saúde. Saúda os presentes. Agradece tudo o que Cotia fez por ele. Coloca-se à disposição de todos.

 

8 - PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO

Faz a outorga dos Colares de Honra ao Mérito Legislativo, após as leituras dos currículos pelo mestre de cerimônias.

 

9 - ADALBERTO ARAÚJO CAMELO

Cumprimenta e agradece o deputado Márcio Camargo e as autoridades presentes. Diz ser um grande orgulho participar desta homenagem com pessoas que sempre ajudaram a sociedade. Saúda as mulheres e os seus colaboradores presentes e que fazem parte da sua história e de sua empresa. Agradece Embu das Artes por recebê-lo de braços abertos, assim como as outras cidades da região. Esclarece que a sua empresa vem fazendo história na área de panificação e conta hoje com 650 colaboradores, em um trabalho dedicado à qualidade dos produtos. Ressalta que todos deveriam ajudar o próximo. Menciona sua ajuda àqueles que jogam futebol, pois quando criança não tinha nem chuteira para jogar. Diz que o futebol é uma das grandes alegrias dos bairros mais simples aos finais de semana. Demonstra sua gratidão pela homenagem recebida.

 

10 - MÁRIO LUIZ DE CAMARGO

Agradece o deputado Márcio Camargo pela homenagem. Cumprimenta todos os homenageados, os presentes na solenidade, sua família e autoridades presentes. Diz que o deputado Márcio Camargo em breve retornará para esta Casa. Considera que quem perde com a sua saída é a cidade de Cotia, que não soube reconhecer tudo o que o deputado fez pela cidade. Esclarece que o deputado lutou muito pela vitória do governador João Doria e que coisas boas estarão reservadas para ele. Lembra a ajuda de Márcio Camargo na campanha de Fuad Chucre. Demonstra sua emoção com o recebimento do Colar de Honra ao Mérito, o qual diz que guardará em seu coração.

 

11 - PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO

Discorre sobre o próximo homenageado, seu irmão Carlão. Demonstra o seu orgulho ao falar do mesmo. Menciona sua participação em duas campanhas do irmão e de outros familiares. Afirma ser mais fácil pedir votos para os outros do que para si próprios. Diz estar satisfeito com a sua atuação nesta Casa, com a sensação de dever cumprido. Informa que recebeu um convite do governo estadual para atuar em agência metropolitana na Capital e em mais 38 municípios do Estado. Faz a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo, após a leitura do currículo pelo mestre de cerimônias.

 

12 - ANTONIO CARLOS DE CAMARGO

Demonstra sua satisfação em estar hoje nesta Casa. Agradece a Deus e ao deputado Márcio Camargo pela homenagem recebida. Parabeniza os homenageados e cumprimenta todas as autoridades presentes, sua família, assessores e amigos. Discorre sobre a emoção de acompanhar a homenagem ao seu tio Mário Luiz de Camargo, que diz estar sempre preocupado em ajudar as pessoas. Informa sua aposentadoria da política após muitos anos de atuação. Lembra tudo o que fez de bom em sua vida política, sua participação em Cotia, nesta Casa e sua luta pelo hospital da cidade. Afirma que atuou positivamente pela sua cidade e pelo Estado. Diz estar honrado de sua atuação neste Parlamento, há 16 anos. Agradece a presença de todos.

 

13 - ARTHUR GALHANO

Mestre de cerimônias, solicita a presença de todos os assessores do deputado Márcio Camargo para a entrega de uma placa de homenagem e agradecimento à ele.

 

14 - CRISTINA SOARES DA SILVA

Assessora do deputado Márcio Camargo, demonstra sua gratidão ao deputado.

 

15 - SÔNIA MARIA DA SILVA RAMOS BALLESTEROS

Assessora do deputado Márcio Camargo, lamenta a perda da eleição do deputado. Afirma que o mesmo terá uma chance muito maior, da qual é merecedor. Agradece o deputado Márcio por todo o aprendizado.

 

16 - ROBERTO FARIA DE SÁ

Assessor do deputado Márcio Camargo, informa que trabalha no gabinete do deputado. Diz que os últimos três anos foram únicos e incomparáveis. Considera o deputado um homem honesto, que sempre priorizou o bem estar da população e de sua cidade, colocando o trabalho a frente de todos. Cita diversos feitos do deputado durante o seu mandato. Demonstra o seu orgulho em ter trabalhado com ele, e coloca-se à sua disposição. Esclarece que ele levará a sua dedicação a outras áreas do serviço público. Ressalta que o Brasil e o estado de São Paulo precisam de pessoas como o deputado Márcio. Parabeniza toda a família Camargo.

 

17 - PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO

Agradece toda a sua equipe. Afirma que os políticos não são nada sem a assessoria.

 

18 - ALMIR RODRIGUES

Vice-prefeito de Cotia, agradece o deputado Márcio Camargo pela oportunidade de usar a tribuna desta Casa, considerada a mais importante do estado de São Paulo. Cumprimenta os presentes. Afirma que os dois homenageados, Carlão e tio Mário, fazem a política no dia a dia na cidade, e deram a ele conselhos fundamentais para a sua carreira. Agradece os dois. Considera que o deputado Márcio Camargo faz política comunitária, para os outros e trabalha independente de mandato. Diz que Deus está preparando desafios muito maiores ao deputado e que esta Casa é pequena para ele. Esclarece que não é preciso ser político para fazer o bem. Destaca a quantidade de famílias que tiveram as suas vidas transformadas pelos homenageados. Ressalta que a energia de vida e da família nos dão condição de fazer o bem. Parabeniza os homenageados.

 

19 - PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO

Afirma que os homenageados já foram reconhecidos em suas trajetórias de vida. Agradece a presença de todos e a sua equipe pela dedicação durante seu mandato. Diz que deixará esta Casa com a cabeça erguida e com dever cumprido. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Márcio Camargo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Esta sessão solene tem a finalidade de conceder homenagens a personalidades de destaque na defesa da família e da cidadania. Convidamos para compor a Mesa o autor desta solicitação à Mesa na Casa: o deputado estadual Márcio Camargo; o deputado estadual, ex-prefeito de Cotia, Sr. Antonio Carlos de Camargo; o Sr. Mário Luiz de Camargo; o Sr. Adalberto Araújo Camelo; o Sr. Fuad Chucre; o Sr. Alan Montoro de Busto; o Sr. Sérgio Giannetti.

Com a palavra o proponente desta sessão solene, o deputado estadual Márcio Camargo.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Meu muito boa-noite a todos, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o segundo maior Parlamento da América Latina, nós somos menores só que a Câmara dos Deputados em Brasília. É uma honra receber todos vocês aqui, nossos homenageados, cumprimentar o tio Mário Camargo, nosso parceiro, amigo; o Alan Montoro, presidente da Acaapesp; Sérgio Giannetti também, que vai ser lido o grande currículo do famoso Tarrachinha, conhecido; meu irmão, Carlão Camargo, aqui à minha direita; o Adalberto, grande empresário da nossa região também, e o Sr. Fuad Chucre.

Quero cumprimentar e agradecer a presença do nosso vice-prefeito da cidade de Cotia, Sr. Almir Rodrigues; Rafael Camargo, secretário de gestão estratégica de Cotia, e, lógico, o Sr. Pieter, que não faz parte da Mesa, mas está ali, o maior homenageado é o senhor hoje também, Sr. Pieter, seja bem-vindo à Assembleia Legislativa.

Cumprimentar o secretário de Esportes de Cotia, o Sr. Givaldo; o Sergio Folha, secretário de Habitação de Cotia; o Edson Silva, parlamentar representando todo o Parlamento de Cotia, da nossa cidade, seja bem-vindo, Edson; o Bruxão também, vereador de Itapevi, está aqui também, seja bem-vindo, Bruxão, demais autoridades presentes, meu muito boa noite a todos.

Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa, esta sessão solene tem a finalidade de conceder homenagens a personalidades de destaque na defesa da família e da cidadania.

Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Cauê Macris, atendendo a uma solicitação deste deputado com a finalidade de conceder homenagens a personalidades de destaque na defesa da família e da cidadania.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Queria cumprimentar também a presença do diretor da CET, Silvio Leme, nosso parceiro e amigo também da cidade de Cotia. Não posso deixar de cumprimentar também a minha mãe, Maria Aparecida, que está aí, já foi homenageada aqui nesta Casa, da mesma forma a minha madrinha, tia Alba, que está ao lado dela; minha esposa, Maria Tereza; meus irmãos, Cássio, Sônia, Eliana e o Carlão, que está aqui, já cumprimentei.

Um comunicado a todos também, que é importante até para avisar seus familiares que não puderam estar aqui presentes, comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Assembleia – então hoje está passando, quem sintonizar na TV Assembleia –, e será retransmitida sábado, dia 2 de março – Carnaval, aniversário da Sônia –, às 21 horas pela Net canal 7, pela TV Vivo canal 9, e pela TV Digital canal 61.2.

A gente pretende fazer uma sessão bem sucinta, bem rápida, mas eu fiz questão de homenagear essas pessoas importantes para mim e que prestaram um grande serviço para a família, para o nosso querido estado de São Paulo. Não sei se todos sabem, a gente está se despedindo também da Assembleia Legislativa nos próximos dias, nós ficaremos aqui até o dia 15 de março. Nós servimos quatro anos esta Casa com muita satisfação, aprendi muito nesta Casa, foi uma pós-graduação da pós-graduação aqui, foi muito bacana conviver com tantos amigos nesta Casa quatro anos. Mas não podia deixar de homenagear essas pessoas antes de deixar a Assembleia Legislativa.

Cumprimentar o Flávio também, está representando nosso tio Camargo. Flavinho, o tio não está muito bem hoje, mas amanhã já vai estar. Então, nós vamos começar com uma pessoa, não a mais idosa, mas a mais experiente aqui. Vamos entregar a placa de serviços prestados em defesa da família e da cidadania.

O primeiro homenageado é o meu grande amigo, Sr. Pieter, eu lembro que o Sr. Pieter me cobrou há tempo atrás, uns três anos, ele falou: “Olha, quando o Carlão era deputado eu falei naquela tribuna, e você quando vai me chamar?” Mas eu tinha guardado esse momento, Sr. Pieter, o senhor é uma pessoa super do bem, trabalhos prestados na nossa cidade em defesa dos mais pobres e oprimidos, então o senhor é uma grande pessoa, eu vou fazer questão de entregar a placa ao senhor. Enquanto isso o Antonio Arthur vai ler o currículo do Sr. Pieter.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Petrus Johannes Maria de Jong, Pieter de Jong, nascido na Holanda em 5 de fevereiro de 1924, chegou ao Brasil em 9 de julho de 1951. Teve uma vida cheia de percalços, mas nunca abandonou o sonho de ajudar a quem precisa. Casou-se em 1973 com a Sra. Lourdes, em 1974 passou a integrar o conselho da Paróquia Santo Antônio na Granja Viana.

Dona Lurdes ia sempre com ele visitar os pobres e doentes. Após o falecimento de Dona Lurdes, sua dor era suportada pelo carinho que ele levava a cada um, e desde então ele ajuda aos mais necessitados, que fazem filas em sua porta para receber os alimentos. Hoje continua com seu trabalho, tendo fundado a instituição consagrada Anuepo, que dá assistência a aproximadamente 140 famílias. Sua história pode ser lida com todos os pormenores no livro: “Menos pobreza na Terra, mais alegrias no Céu”, parabéns Sr. Petrus Johannes Maria de Jong.

 

* * *

 

- É entregue a placa de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PIETER DE JONG - Boa noite a todos. Eu me sinto muito feliz e muito honrado de estar no meio deste povo que sabe respeitar o próximo. Cotia é um lugar do qual eu tenho certeza que sempre faz o bem para o próximo, e me sinto realmente feliz no meio de vocês. Eu espero que, se eu já dei um exemplo, que esse meu exemplo vocês passem para os outros, sempre cuidem dos outros, preocupem-se com o próximo, o que eu tenho feito na minha vida é me preocupar com os outros.

Nós, em geral, temos tudo o que queremos, mas ao nosso lado, bem próximo da gente, tem muita gente que não tem nada, em Cotia também tem muita gente que não tem nem o que comer, mesmo na época de hoje, que é uma grande vergonha para nosso Estado. Eu agradeço vocês pela homenagem que vocês estão me dando hoje, e eu passo esta homenagem a todos vocês que me têm apoiado nesses anos no meu bem fazer para os outros. Obrigado e boa noite.

Não posso deixar também de agradecer, especialmente, o Márcio, que sempre nesses anos – eu em minhas loucuras de fazer bem para os pobres – sempre tem me acompanhado, ele com a família dele, ele sabe das loucuras que eu faço, ele sempre foi quem me apoiou. Obrigado, Márcio.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Vou chamar agora o segundo homenageado da noite, nosso amigo Alan Montoro. Enquanto o Alan se dirige à tribuna, não posso deixar de cumprimentar também o Gelson, representante da deputada Renata Abreu, está aqui na frente, obrigado, Gelson, abraço a nossa querida deputada Renata Abreu.

Cumprimentar também o Carneiro, assessor do Paulo Maluf por muito tempo, nosso amigo da família muito tempo, do tio Mário, o Dr. Ortiz . O tio Mário veio aqui, ele sempre traz o médico dele junto como acompanhante, não é Dr. Ortiz? Mas cumprimentar também o Deuzinho de Carapicuíba, ele que chegou agora, obrigado Deuzinho. Foi tudo bem com o PSDB ontem? Fiquei sabendo, que bom. Dando sequência agora, Arthur vai prosseguir com o currículo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Alan Montoro de Busto tem 39 anos e é casado com a Sra. Tatiana Montoro. Atual presidente e fundador, em 2011, da Acaapesp – Associação dos Consultores, Assessores e Articuladores Políticos do Estado de São Paulo –, foi eleito no ano de 2018 deputado federal da poderosa Assembleia Maçônica do Grande Oriente do Brasil, um título daquela entidade.

É tesoureiro e fundador da Acocesp – Associação dos Comerciantes e Produtores da Zona Cerealista do Estado de São Paulo –, fundador e membro da clínica de recuperação às vítimas de trânsito Shalom, de 2008 a 2009. Como empresário e empreendedor, foi sócio-fundador da empresa construtora F Bonaretti Ltda., e também prestou serviço de suporte técnico da América Online, de 1998 a 1999.

Em 2006 teve a honra de conhecer o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, onde passou a desenvolver atividades em seu escritório político e coordenando algumas funções políticas. É membro ativo e fundador da primeira loja da maçonaria que levantou a bandeira política na Ordem, a Loja Governador Mário Covas, desde 2010.

Em 2017 ajudou a fundar a mais nova aldeia indígena no Brasil, no município de Guarulhos, a Aldeia Filhos Dessa Terra. Atualmente coordena um dos maiores eventos políticos do estado de São Paulo, a Fecacesp, que reúne mais de 1.500 personalidades entre diversas autoridades políticas do Estado. Ao longo desses anos na política desenvolveu com brio e notoriedade o seu enorme talento na articulação e, principalmente, no conhecimento e no funcionamento dos órgãos públicos e políticos, tanto do Legislativo como do Executivo. Parabéns, Alan Montoro de Busto.

 

* * *

 

- É entregue a placa de homenagem.

 

* * *

 

O SR. ALAN MONTORO DE BUSTO - Boa noite a todos. Inicialmente eu quero iniciar a minha fala cumprimentando o presidente desta sessão solene, deputado estadual Márcio Camargo, quero cumprimentá-lo, e em seu nome todas as autoridades presentes que compõem a Mesa e as autoridades presentes nesta sessão única e histórica das nossas vidas.

Como é um evento que faz enfatizar em valorizar a família, deputado, quero cumprimentar minha esposa, Tatiana Montoro, uma pessoa a qual, do meu lado, vem, há muitos anos, me fortalecendo. Está escrito na Bíblia que a mulher sábia edifica o lar, e a minha esposa, ela tem, com muita sabedoria, edificado, e muito, o nosso lar. Nós, que amamos a política, nós honramos ela, mas nós iniciamos fazendo política dentro de casa, e graças a essa política que eu tenho, dentro de casa, a minha esposa; ela me apoia, apoia meus projetos, e isso faz com que eu cresça a cada dia e a cada ano mais e mais, por isso muito grato.

Quero cumprimentar os meus irmãos, os acaapespianos aqui presentes nesta sessão solene, em nome do meu amigo, meu irmão, Sérgio Osicran, diretor fundador da primeira e única entidade política que fala em nome do assessor e do coordenador político. E sou muito honrado e grato ao meu deputado Márcio Camargo, pois nós escolhemos o deputado Márcio Camargo como patrono de nossa entidade. O deputado Márcio Camargo nos honrou fazendo nesta Casa Legislativa uma lei que reconheceu pela primeira vez na história da política esse profissional, o dia 23 de maio foi instituído o Dia do Assessor Político no estado de São Paulo.

Deputado, essa placa que eu recebo neste dia é uma honra, é uma satisfação, essa placa é direcionada a mim, mas pode ter certeza que eu divido ela junto com os meus amigos, meus parceiros, companheiros acaapespianos, com os meus irmãos também, não só da Aldeia Filhos Dessa Terra, porque hoje nós temos aqui uma representante indígena, que é a Denise Caimbé, a quem eu peço uma salva de palmas a nossa irmã indígena. (Palmas.)

Aos nossos irmãos da Ayahuasca na Terra Sagrada, que também se fazem presentes aqui nesta data. E digo ao senhor que nós carregamos um lema, que é um lema do coração: a gratidão que nós levamos, eu sempre converso com a Cris, minha amiga, que a gratidão é a cicatriz da lealdade, o homem que não é grato na vida ele é bandido, é delinquente moral, esse não merece andar do nosso lado. E é por isso que todos os acaapespianos, de pé, vamos saudar o nosso líder e deputado pela nossa gratidão eterna, independentemente de o senhor estar em mandato ou não, o senhor está no nosso coração e será sempre o nosso patrono da Acaapesp. Muito grato, parabéns, deputado Márcio Camargo.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Dando sequência, o próximo homenageado, são-paulino de coração também, meu amigo, Sérgio Giannetti, o famoso Tarrachinha.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Sérgio Giannetti, mais conhecido como Tarrachinha, nascido e criado em Cotia, é casado com Iris Giannetti há 42 anos. É o pai da Natali e do Sérgio, avô da Mel e da Pietra, bacharel em Direito, escrivão, corretor de imóveis, juiz de paz e filantropo.

Hoje, aos 66 anos, Sérgio Giannetti traz na bagagem muitos amigos, divertidas e emocionantes histórias, muita admiração, respeito, e uma legião de pessoas gratas por suas mãos estendidas em momentos de sofrimento e desamparo. Tarrachinha, como é carinhosamente conhecido por todos, herdou o apelido de seu pai, o barbeiro Roque Giannetti, de quem herdou também a popularidade e o espírito batalhador. Da dona Cida veio já o caráter sensato e os pés no chão.

Hoje aposentado, Tarrachinha exerce voluntariamente a função de juiz de paz, que há quase 40 anos vem unindo tantos casais nessa função, cuja quantidade já não é mais possível numerar. Tarrachinha iniciou sua vida profissional como engraxate, foi auxiliar na Calfat, trabalhou no Cartório de Notas da cidade de Cotia.

Em 1979 fundou o “Jornal da Cidade”, que por mais de dez anos manteve-se como o mais importante veículo de comunicação da cidade. Finalmente, em 1980, entrou para a diretoria da Associação Hospital de Cotia, instituição que até hoje é referência na área da Saúde na região e no estado de São Paulo. Enquanto esteve à frente da associação, Tarrachinha não mediu esforços para angariar fundos e criar alternativas para a ampliação de leitos e do atendimento no Hospital de Cotia. Saía nas ruas vendendo rifas, promovendo jantares beneficentes e buscando voluntários. Participou ativamente da criação do plano Cotia Saúde, que deu novo fôlego e perspectivas para o hospital durante a década de 1990.

No início dos anos 1980, Tarrachinha foi eleito presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Cotia, onde foi reeleito por unanimidade pelos próximos quatro anos. Seu legado foi marcado pela criação do Varejão de Cotia, que existe até hoje, e por uma sua eleição como conselheiro da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, colocando assim Cotia no cenário da economia estadual e nacional pela sua importância como polo industrial e referência do Cinturão Verde do Estado.

No ano de 1987 entrou na política e fundou em Cotia o PL – Partido Liberal –, pelo qual foi eleito vereador por três mandatos. Sua carreira política foi tão intensa quanto sua trajetória de vida, atuou como secretário de Governo, compôs a Mesa Diretora da Câmara, deixando o importante legado para sua amada cidade.

Foi também graças ao seu bom relacionamento com políticos do Estado que o Hospital de Cotia recebeu o título de instituição de utilidade pública Cotia, assegurando assim o recebimento de outras importantes verbas e investimentos.

Agora conhecida no senado estadual e nacional, Cotia passou a receber a implantação de grandes obras, batalhadas também por Tarrachinha, e assim tivemos a construção do IML, da funerária municipal, do novo ginásio de esportes e da tão sonhada creche para os funcionários do Hospital de Cotia. Não podemos deixar de citar que a implantação do INSS também é fruto do seu mandato como vereador. Parabéns, Sérgio Giannetti, Tarrachinha.

 

 

* * *

 

- É entregue a placa de homenagem.

 

* * *

 

O SR. SÉRGIO GIANNETTI - Boa noite a todos. Eu quero agradecer ao Márcio, nosso deputado estadual; à família Camargo, pela amizade de 66 anos – trabalhei com o Carlão como prefeito, como vereador –, a família toda. Quero agradecer a presença da dona Cida aqui, que é muito importante, porque é uma pessoa que, desde quando nasci, eu conheço a família da dona Cida.

Eu quero agradecer a todos, e eu não vou saber nem falar o nome de quem está aqui, porque eu sou amigo de todos, eu estou vendo gente aqui que meu coração já está trepidando, e acabou de entrar o meu filho, que falou que não vinha, no fim chegou o filho com a nora e a neta. Então é de coração que eu recebo, Márcio, esta homenagem, o que vocês transcreveram é a realidade.

Eu não sei se eu não escutei ou eu não ouvi, foi que nós também, foi minha a autoria a Justiça do Trabalho que nós colocamos em Cotia, que foi um trabalho muito grande, que eu fiz uma homenagem ao Dr. Rubens Ferrari que foi juiz do trabalho, foi desembargador, e ele falou: “Tarrachinha, eu vou me aposentar e a coisa mais triste é eu não poder fazer pela minha cidade a Justiça do Trabalho”. E Cotia pertencia à Itapecerica da Serra, então era difícil para fazer uma homologação.

Em 45 dias nós conseguimos, com os vereadores e o prefeito, alugar uma casa e montar a Casa da Justiça do Trabalho, e foi no dia 2 de abril que nós conseguimos fazer, no aniversário da cidade.

Quero também agradecer a presença do nosso vice-prefeito; dos vereadores de Cotia que estão aqui; do Zé Roberto com a esposa que está presente, da AlvoCom; o Névio que veio de assessor hoje, e agradecer a minha esposa com meus filhos, a Natalie, o Serginho, a Nina que está presente aqui, e as minhas duas netinhas, a Pietra e a Melanie. Eu agradeço de coração, Márcio, desejo também um grande abraço ao meu amigo Fuad, que foi prefeito, foi colega, amigo da gente de todas as horas em Carapicuíba, que era nossa cidade irmã.

E não poderia deixar também um grande abraço ao Sr. Pieter, que é uma pessoa que sempre cuidou da nossa cidade de Cotia e região, porque ele sempre atendeu Jandira, Carapicuíba, Barueri e Itapevi. Então muito obrigado, isso aqui vai ficar de coração, tenho mais vereadores de Carapicuíba, de Itapevi que estão presentes, mas não vou nem citar o nome porque vai ficar difícil. Eu agradeço e uma boa noite a todos, e isso vai ficar para o resto da vida. Obrigado, Márcio.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Tarrachinha pediu para eu cumprimentar o tio Mário também, que ele falou que está muito emocionado com o São Paulo, então ele esqueceu de cumprimentar. Também quero agradecer a presença do José Roberto Cruz, grande parceiro lá de Vargem Grande Paulista, secretário do Município também; o Dr. Fábio, da Corregedoria da Assembleia Legislativa, onde nós trabalhamos juntos um bom tempo – não é, doutor? Hoje sou o atual corregedor da Assembleia Legislativa, e o Dr. Fábio que toca a Corregedoria desta Casa. Obrigado, Dr. Fábio, como sempre.

Cumprimentar também o Serginho Osicran, é um grande parceiro, amigo também, jornalista da Acaapesp. Da mesma forma não posso deixar de cumprimentar o meu amigo Kalunga, ex-vereador de São Roque, que estava aí também. Cumprimentar e parabenizar também o Álvaro Peres, o colunista, nosso amigo, que tem a maior movimentação, ponto de acesso à internet na cidade de Cotia, maior do que a Praça da Sé, o Acessa São Paulo, parabéns Álvaro, você recebeu o título acho que dois anos seguidos. Cumprimentar o Souto Maior também, é um grande amigo da família, parabéns Souto por tudo que você fez pela cidade de Embu, e pela nossa família também.

Dando continuidade, nós vamos homenagear agora esse grande homem que já foi prefeito de Carapicuíba, Sr. Fuad Chucre.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Com 79 anos de idade, filho de Gabriel Chucre, que vindo da Síria chegou ao Brasil em 1918, o grande homem público Fuad Chucre ocupou por três vezes a prefeitura de Carapicuíba, município da região oeste metropolitana da Grande São Paulo, com mais de meio milhão de habitantes.

Fuad Chucre é bastante influente e conhecido no município de Carapicuíba e em toda a região. Em todas as vezes que disputou o cargo de prefeito foi eleito no primeiro turno, sempre com larga vantagem sobre o segundo colocado. Em 2000 foi eleito com 110.737 votos, 78,87% dos votos válidos, contra 17,64% do segundo colocado, além da soma dos outros candidatos, todos somados. Ele fez 78,87% dos votos válidos, impressionante. Em 2004 foi reeleito com 82,06% dos votos válidos.

Realizou obras importantes na cidade, como a construção da Fatec-Etec, o calçadão central, a Avenida Governador Mário Covas, o Pronto Socorro da Vila Dirce, o Pronto Socorro Infantil Municipal, o Espaço da Fuca, na Vila Cretti, posto de saúde, teatro, Creche da Vila Cretti, o Capes, campos de futebol, pistas de Cooper, duplicação da Estrada da Fazendinha, recapeamento de toda a Avenida Inocêncio Seráfico, construção dos parques dos Paturis, Planalto e Aldeia, revitalização da Aldeia de Carapicuíba, construção do teatro de arena, construção do Inac, o centro de esportes com quadras, creches e pré-escolas ao seu redor, e no mesmo espaço a construção do 33º Batalhão da Polícia Militar e também da Seccional de Polícia de Carapicuíba.

E, além disso tudo, teve o Teatro Jorge Amado na Avenida Miriam, e mais de 1.700 ruas pavimentadas em todas as suas administrações, impressionante. A popularidade de Fuad Chucre é tanta, que assim garantiu ainda a eleição de seu filho Fernando Fuad Chucre como deputado federal com mais de 86 mil votos somente em Carapicuíba. Obrigado, Fuad Chucre. Parabéns, Fuad Chucre.

 

* * *

 

- É entregue a placa de homenagem.

 

* * *

 

O SR. FUAD GABRIEL CHUCRE - Muito obrigado. Eu fico muito honrado com a atitude de vocês, prestando homenagem para a gente, para os amigos. Queria dizer a vocês, não estou muito legal hoje não, mas obrigado. Eu agradeço a homenagem de vocês. Tudo que nós fizemos foi em função realmente daquilo que o povo esperava que a gente fizesse, então fizemos o que podia na época e com a ajuda do povo, também de Cotia, tive muito amigo que nos abraçou em Cotia também, inclusive você, muito obrigado por tudo que vocês fizeram.

Queria dizer que essa missão que a gente acaba ocupando, e hoje eu estou atravessando uma situação difícil que eu acabei sendo, por ser candidato em nome do povo, por muita coisa eu acabei agravando uma dor nas costas, de um tombo que eu caí, que hoje me deixa até meio confuso e me deixa realmente preocupado.

Eu dou trabalho hoje para minha mulher, coitada, aguentando o resto de saúde da gente. Queria saudar vocês todos e agradecer por tudo que Cotia fez por nós também, estivemos do lado de Cotia, e durante os anos que eu estive muito nós fizemos com a Prefeitura, que muitos trabalhos foram juntos. Então, quero deixar meus agradecimentos aqui a todos e dizer que a gente está à disposição e queria agradecer essa homenagem que vocês estão fazendo aqui, é uma homenagem que grava na verdade todos os anos que nós passamos à frente da cidade.

Muito obrigado a todos. Obrigado a minha mulher, está aqui presente, também lutou com a gente, a dona Sônia, e eu queria agradecer vocês todos de coração por tudo que Cotia fez por nós também, junto com a gente aqui nesse trajeto que nós fizemos. Muito obrigado a todos, obrigado pela homenagem.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Passamos agora às homenagens com a entrega dos Colares de Honra do Legislativo do Estado de São Paulo. Convidamos o Sr. Adalberto Araújo Camelo para receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Adalberto Araújo Camelo nasceu em Monteiro, Paraíba, em 5 de setembro de 1976. É casado com Ingrid Tatiane dos Santos Camelo e pai de duas filhas, a Maria e a Thaís. Tem uma brilhante história como empreendedor, em 1989 passou a residir no município de Francisco Morato, aqui no estado de São Paulo, onde passou a ajudar sua família vendendo cocadas frescas. Estudou na escola pública e não concluiu o Ensino Médio.

Em janeiro de 1992 começou a trabalhar como faxineiro na padaria Santa Marcelina, onde passou por diversas funções até chegar ao mês de maio de 1997 como o gerente-geral na padaria La Plaza, e depois como seu sócio, e por último hoje também dono da rede de padaria Belas Artes. Em agradecimento por todos os ensinamentos e dádivas que a vida lhe proporcionou, após anos de luta, faz questão de patrocinar diversos projetos sociais nas mais diversas áreas do conhecimento do Esporte e da Saúde.

O ser humano Adalberto Araújo Camelo, através da rede de padaria Belas Artes, prioriza o atendimento social do indivíduo nas suas mais diversas fases, visto que patrocina times de futebol de várzea no município de Taboão da Serra e Embu das Artes, escola de bailado para meninos e meninas, casas de recuperação no tratamento de álcool e entorpecentes, asilo de idoso, além de contribuir anualmente com as prefeituras da região nos eventos que visam fornecer cultura, educação e entretenimento, principalmente para a população mais carente.

É um exemplo de vida, de responsabilidade, que nos induz a pensar que o mérito não vem por acaso, que algumas pessoas podem até receber um dom superior, mas em todos os casos as vitórias para si e para os demais que lhe cercam são frutos de muita persistência, empenho pessoal e muito trabalho, planejamento de ações diárias firmes e bem coordenadas, seguidas de pequenas, mas contínuas conquistas, até a obtenção de um objetivo maior, que é a melhora da qualidade de vida dos seus, mas também da coletividade como um todo. Parabéns, Adalberto Araújo Camelo.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

* * *

 

 O SR. ADALBERTO ARAÚJO CAMELO - Boa noite a todos, gostaria de cumprimentar e agradecer ao deputado Márcio Camargo, ao tio Mário, e cumprimentar os demais da Mesa. São homens honrados e é um grande orgulho participar de uma noite de homenagens a pessoas com tamanho currículo, com tamanho trabalho prestado à sociedade.

Gostaria de cumprimentar as mulheres presentes, em nome da minha esposa Ingrid, que está aqui presente, e também gostaria de cumprimentar todos os meus colaboradores aqui presentes, que fazem parte da minha história e fazem parte da minha empresa, que fazem a minha empresa andar no dia a dia, que fazem a vida ser desse momento.

Gostaria de falar um pouco de sociedade, agradecer a Embu das Artes por me receber de braços abertos; Taboão da Serra; Itapecerica da Serra; Capão Redondo; Cotia, com a família do tio Mário, com Márcio Camargo me abraçaram e abraçaram a Belas Artes, a minha empresa, que vem fazendo história na área da panificação. É uma área bacana, é uma área que hoje eu sou apaixonado pelo que faço. Não é fácil, temos hoje 650 colaboradores, fazemos um trabalho dedicado, dando emprego todos os dias, dando qualidade ao produto, não precisa ser no bairro nobre, não importa a cidade, não importa o bairro.

Nós temos clientes, não importa a classe social, nós respeitamos eles porque eles são seres humanos que querem um bom produto, e isto nós servimos para eles, e eles também têm a gratidão de nos servir todos os dias indo ao nosso comércio e fazendo as suas compras, e dizendo: “Adalberto, obrigado por ter trazido uma padaria com qualidade para o nosso bairro”.

Na minha opinião, para mim, estou fazendo só a minha obrigação, que é o meu negócio, mas para aqueles lá do seu bairro, ficam muito gratos por essa questão de lá nós os atendermos. A parte social, todos nós deveríamos ajudar o próximo, nós estamos em um País tão rico, mas também tão pobre, de pessoas que não pensam no próximo.

Eu sempre que posso ajudar – hoje ajudo muitos times de futebol, que um dia joguei uma bola e não tinha nem a chuteira nem aquele famoso uniforme para jogar um futebol. E é muito importante você receber um uniforme, uma bola, às vezes até pagar uma inscrição para participar de um torneio. Porque a felicidade dos homens nos bairros mais simples é jogar um futebol, no sábado, no domingo, o que deixa eles muito felizes – abandonam as esposas em casa, mas a felicidade deles é muito grande.

A questão de entidades, sempre estamos ajudando o que podemos, todos os dias. Não sou de ficar publicando todos os dias porque doamos um pãozinho. Eu acho que nós fazemos isto por dever, porque Deus nos deu essa missão, se Deus nos deu essa missão, nós não temos que fazer propaganda todos os dias: “Ah, eu dei um pãozinho para alguém”. Um dia eu não tive aquele pãozinho, e hoje aquele pãozinho que chega, às vezes nas creches, nas entidades, é muito abençoado e é um pedido de Deus. Quando Deus nos manda, nós só temos uma coisa a fazer: é cumprir.

Eu poderia ficar falando aqui a noite inteira, mas o tempo é curto, muito obrigado, eu estou muito feliz, meu coraçãozinho aqui está batendo forte. Quando eu pisei na rampa lá, viu deputado, eu falei: “Aqui é minha futura casa”. Minha esposa falou: “Para com isso”. Hoje é um treino, e para subir aqui o coraçãozinho e as perninhas têm que estar firmes, mas muito obrigado, uma boa noite a todos, que Deus nos proteja.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Gostaria de registrar a presença também da Dra. Priscila Menin, do Alexandre Simon, diretor da Fatec de Cotia, do Dr. Alan também que veio aqui, grande amigo do tio Mário, de muito tempo, o Renato Dante, ex-vereador de Francisco Morato, e o nosso amigo, sempre amigo, tem uma mão muito boa para cozinhar, o Aguilar – cadê o Aguilar? –, é um parceirão, faz um carneiro como ninguém.

A gente está dentro do cronograma, estava previsto para terminar às nove horas, mas acho que vamos terminar antes até. Faltam duas pessoas para ser homenageadas, são duas pessoas muito importantes, além de fazer parte da minha vida, da minha família, são pessoas que me ajudaram desde quando eu nasci, até antes de nascer. É com muita honra, e eu não podia deixar de homenageá-los antes de sair desta Casa.

Então primeiro vou chamar aqui o meu padrinho, que é meu segundo pai também, o famoso tio Mário, Mário Luiz Camargo. O Arthur vai ler, só que pode permanecer aí mesmo. O Arthur vai ler um breve currículo do tio Mário, pessoa que ajuda todo mundo, a vida inteira, nasceu para ajudar os outros, então o Arthur vai falar um pouco sobre o currículo do tio Mário.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Mário Luiz de Camargo nasceu em São Roque, no dia 6 de janeiro de 1937. Formado em Direito, é casado com a Sra. Alba Camargo, a tia Alba, há 52 anos e tem dois filhos, a Helena Cristina de Lima Camargo e o Mário Luiz de Camargo Filho, além dos netos Marcelo e Maria Eduarda, filhos da primogênita.

 Com larga experiência na área política e gestão pública, sempre se destacou por sua enorme capacidade de gerenciamento e articulação política. De 1970 a 1990 sempre colaborou na assessoria de seu irmão, o deputado federal José Camargo. Chefe de gabinete da Subprefeitura da Vila Mariana, na capital paulista, na gestão do prefeito Celso Pitta, de 1997 a 2000. Foi conselheiro do Ipesp – Instituto de Previdência do Estado de São Paulo – na gestão do governador Orestes Quércia, de 1987 a 1990. Também foi chefe de gabinete da Secretaria de Negócios Extraordinários da Prefeitura Municipal de São Paulo, na gestão do prefeito Jânio Quadros, de 1986 a 1987.

 Assessor parlamentar na Assembleia Legislativa durante a gestão do presidente da Casa, deputado estadual Néfi Tales, de 1983 a 1985, e também foi assessor de gabinete do Ministério das Minas e Energia do Governo Federal, dos exercícios de 1979 a 1983. Esse é o tio Mário. Parabéns, Mário Luiz de Camargo.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

* * *

 

O SR. MÁRIO LUIZ DE CAMARGO - Boa noite a todos. Eu havia prometido ao Márcio que não ia falar absolutamente nada, mas é uma honra tão grande, que eu não poderia deixar de falar pelo menos algumas palavras. E as primeiras são de agradecimento ao Márcio, meu sobrinho, por proporcionar essa honra que me emociona muito. Obrigado, Márcio, obrigado aos seus pares que também votaram para que isso fosse possível.

 Cumprimentar a todos os que recebem neste momento essa honraria tão grande, cumprimentar meus amigos aqui, não vou falar nomes porque senão depois vou ficar a noite toda aqui falando, porque eu estou vendo muitos amigos aqui. Mas quero cumprimentar minha esposa, que já estamos casados há 53 anos, o Márcio falou 52, mas são 53, com a mesma mulher, é muito difícil isso hoje.

Cumprimentar minha filha Cristina; o Marcelo, meu genro; o Mário Luiz, ao lado do Mário Luiz o vereador e ex-presidente da Câmara de Itapevi, meu amigo Bruxão, que com certeza será o futuro prefeito de Itapevi. Cumprimentar o vice-prefeito, ainda vice de Cotia, o Almir, ao seu lado o Cabo Givaldo, sempre vereador Cabo Givaldo, e meu secretário de Habitação, o Sérgio Folha.

Edson Silva eu ia deixar por último, é o único entre os que estão aí presentes que é vereador. Cumprimentar a todos os familiares, o Cássio, a esposa, Mateus, ao meu sobrinho Carlão Camargo, ex-deputado estadual que me honra muito. E dizer, Márcio, você vai deixar esta Casa por pouco tempo, eu tenho certeza que, brevemente, você estará retornando. Quem perde não é você, quem perde é o município de Cotia, que não soube reconhecer tudo aquilo que você fez para a cidade e os municípios vizinhos, que você tanto ajudou com emendas, e levando o seu trabalho naquelas cidades. Com certeza, a essa altura, já se arrependeram, mas não faltará oportunidade.

E você, como lutou muito, tenho certeza disso, eu acompanhei, na vitória do nosso governador João Doria, alguma coisa boa estará reservada para você, tenho certeza disso.

Eu quero agradecer a todos, ao Gelson que está aí, a nossa deputada que eu tive a honra de votar, não recebi os agradecimentos, mas votei nela viu, Gelson, fala para ela agora. Agradecer ao Sílvio; o meu sobrinho, Flávio, grande incentivador; o Zé Paulo que estou vendo aqui. A assessoria do Márcio que fez brilhantemente esta festa.

Todos, o Alan, o Tarrachinha, o Fuad, o grande Fuad, ex-prefeito de Carapicuíba, que tive a honra de ajudar em uma campanha duríssima, juntamente com a sua esposa. Tivemos de abrir o nosso escritório e ajudamos um pouquinho o Fuad a se eleger prefeito de Carapicuíba.

Eu quero agradecer a todos, estou muito emocionado, muito honrado com este Colar e eu vou guardar ao lado do meu coração, Márcio. Agradeço a todos vocês, uma boa noite, fiquem todos com Deus.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Imagina se o tio Mário não ia falar, falou que não ia falar, fala bem para caramba o tio, que nos ensinou tudo. Muito orgulho, eu vou cumprimentar o Marinho também, se o tio Mário é meu segundo pai, você também é nosso segundo irmão, e da mesma forma a Cris, o Marcelo que acompanha a Cris sempre.

E agora o último homenageado desta noite, antes de ler o currículo do Carlão, a minha mãe até saiu. Não passou bem, Cássia? Foi tomar uma água.

Cumprimentar aos meus primos-sobrinhos – não é, Rafael? –, porque me considero tio assim, sou tio-avô já. Só cumprimentar o Rafael, brilhante sobrinho, da mesma forma a Sara, são gêmeos, da mesma forma, o Daniel, sempre no horário, a Carol, sua esposa. Cumprimentar o Carlos Eduardo, Edu também.

Cumprimentar a todos mais uma vez e dizer que o Carlão, além de ser meu irmão de sangue, é meu parceiro também. Nós caminhamos juntos muito tempo em políticas, ganhamos algumas, deixamos de ganhar outras, mas é a vida. Acho que a gente aprende muito também na derrota, não só na vitória, e a gente tem o maior orgulho. Sempre falei isso, a gente fez duas campanhas minhas e várias outras dos tios, do irmão, e é muito mais fácil às vezes a gente pedir voto para o outro que para a gente. Eu senti como é ser um candidato, ganhei uma eleição, deixei de ganhar outra eleição, mas eu estou muito contente, com a cabeça erguida, com a satisfação do dever cumprido hoje.

Nós temos sessão amanhã, importante, quarta-feira, semana que vem tem o Carnaval, depois a última semana nossa. Cumprimentar o Rubens também, Rubens Bosque, assessor do Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e nosso parceiro e amigo também, obrigado. Estamos na contagem regressiva, eu não ia falar aqui, mas como meu tio Mário já falou, cumprimentar o Dimi também, esposo da Sara, meu sobrinho. Cadê o Dimi? Dr. João, assessor da Renata Abreu também, nossa parceira, já tinha cumprimentado a Renata na figura do Gelson.

Mas como eu falei, o tio Mário já adiantou, do João Doria, a gente recebeu um convite do Governo do Estado também para ajudá-lo, vai ser criada uma agência metropolitana – capital e mais 38 municípios dessa Região Metropolitana –, uma agência controladora e o então governador nos convidou para tocar essa agência junto ao governo de São Paulo, tenho uma honra e uma satisfação. Mas vou passar aqui, senão a gente fica falando de família, vou passar o currículo aqui. O Arthur vai ler o currículo do Carlão, por favor.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Antonio Carlos de Camargo, nosso querido Carlão. Foi casado com a Sra. Silmara e teve quatro filhos, o Carlos Eduardo, o Daniel Camargo, o Rafael e a Sara, e tem os netos Bárbara, João Carlos, Antonio, Pedro e Benício. Foi vereador de 1993 a 1996, e nesse período teve cargos no Executivo e no Legislativo. Em 1994 assume a Secretaria de Governo do Município, e em 1995 foi presidente da Câmara de Vereadores. No ano de 1996 elegeu-se vice-prefeito de Cotia. De outubro a dezembro de 2000, em razão da renúncia do titular, assumiu o cargo de prefeito de Cotia.

Em 1998 candidatou-se a deputado estadual e permaneceu como segundo suplente da coligação e, assim sendo, no dia 3 de janeiro de 2001, tomou posse como deputado estadual, sendo bastante atuante nesta Casa de Leis. Assim que deixou a Assembleia, em 2003, assumiu a Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Cotia, tendo passado em seguida pela Secretaria de Governo e de Obras, função que deixou em 2008.

Foi eleito prefeito em 2008 e reeleito em 2012 com mais de 70% dos votos válidos naquele pleito eleitoral. Seu mandato foi marcado por grandes parcerias com os governos estadual e federal, para proporcionar mudanças no cenário da economia da cidade, na Educação e na Saúde para os moradores de Cotia. Foi responsável pela instalação do Poupatempo, da Etec, da Fatec e do Senai. Na área da Saúde fortaleceu a ampliação à rede pública de Saúde do Município, instituindo novos postos de saúde em bairros remotos e a instalação de UPAs e ambulatórios especializados.

Carlão, um grande abraço. Parabéns, Antonio Carlos de Camargo.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO CARLOS DE CAMARGO - Boa noite a todos e todas. É uma satisfação muito grande poder estar aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Quero agradecer em primeiro lugar a Deus, e cumprimentar com muito carinho também o deputado estadual Márcio Camargo. Obrigado, além de irmão, ter essa honra hoje de ser homenageado com os amigos. Tarrachinha, que trabalhamos juntos, quero também te parabenizar neste momento especial, eu vi que você falou que o coração, deu uma trepidada aqui na tribuna.

Queria cumprimentar também aqui o Alan Montoro, e cumprimentar também com muito carinho o tio Mário. Eu vinha no caminho, era nosso vice-prefeito, 5 horas e 22 minutos, o telefone tocando, e eu falando com o prefeito Rogério e uma, duas, três: “Carlão, vamos embora senão vamos pegar trânsito”. Quer dizer, a satisfação, o momento especial da vida dele de poder hoje ser homenageado, com mais de 80 anos e ter essa honra, a satisfação, e a gente fica emocionado, porque já passou por vários cargos, como foi dito. O tio também foi um grande assessor do seu irmão, nosso tio, Zé Camargo, sempre atuante, sempre feliz e sempre preocupado em ajudar as pessoas. E está nesse momento especial hoje, tio Mário, eu tenho a certeza absoluta, junto com a tia Alba, o Marinho, junto com Marcelo, junto com a Cristina, aqui sendo homenageado.

Queria cumprimentar também o Adalberto, empresário aqui da nossa cidade, cumprimentar o Sr. Pieter, pessoa que tenho o maior carinho, o respeito, também hoje sendo homenageado nesta sessão, pessoa que sempre diz: “Ajudando ao próximo todos os dias, é isso o que Deus pede”, que a gente participe e poder ter essa satisfação.

Cumprimentar esse grande batalhador, aprendi bastante com o Fuad, quando eu convivia como deputado, vereador, e o Fuad, sempre um prefeito atuante, falou: “Carlão, onde o prefeito tem que estar? Onde ele não tem que estar é no gabinete. É na rua”. E assim foi marcado o mandato do Fuad em Carapicuíba. Então tenho assim o maior carinho, o respeito por você, por essa pessoa que ajudou bastante Carapicuíba.

Na pessoa do nosso vice-prefeito, Almir Rodrigues, cumprimento a nossa cidade de Cotia, onde eu tive a honra, a satisfação de ter vários mandatos por aquela cidade. Cumprimento também aqui o trio: Edson, Givaldo, nosso querido Givaldo, sempre vereador, secretário, também da mesma forma o Folha. Da mesma forma, Edson, leve o nosso abraço a todos os vereadores da Câmara Municipal de Cotia.

Cumprimentar a todos amigos, amigas, que estão aqui. Cumprimentar minha mãe, tia Alba, cumprimentar meus filhos que estão aqui, a Sara, o Rafa, o Du, o Dani, o meu genro Dimi, minha nora, a Dra. Carol, nossa advogada que cuida, e a todos os amigos de Carapicuíba, Itapevi aqui no chão, cumprimentar de Osasco, Gelso, cumprimentar todos aqui assessores e dizer da satisfação.

Fazia um ano e meio, um ano e pouco, passei por um período difícil também, Fuad, na vida, mas graças a Deus, Deus me deu uma outra oportunidade na vida para estar aí, agora aposentado da política, já entrei com a minha aposentadoria também – viu, Carneiro –, 60 anos, então a gente tem que cuidar. É uma nova etapa da vida.

Mas eu queria muito, Márcio, te agradecer deste momento especial, de poder aqui pôr um terno novamente hoje, pôr o terno e estar aqui presente, junto com vocês. E aí volta a fita na memória da gente, o quanto a gente já fez de bom, muitas vezes a gente erra, política, a vida é assim, você acerta, erra. Mas nós tivemos uma boa participação de pleitos para nossa cidade de Cotia, para nossa região, quando fui deputado também por esta Casa. A questão do hospital, lutamos bastante para o hospital de Cotia, hoje está estabilizado, foi uma luta muito grande, Tarracha, passou por muitas dificuldades, então eu tenho certeza absoluta que nós fizemos muita coisa boa por aquela cidade, por este Estado. Estar aqui no meio de vocês hoje é uma grande honra, uma grande satisfação.

Queria cumprimentar também a minha irmã Eliana, minha irmã Sônia, meu irmão Cássio e a todos meus irmãos, a família do Tarrachinha que está aqui, a família hoje, que veio aqui prestigiar aos amigos, amigas, que estão sendo homenageados. Então, Márcio, tenho a certeza absoluta, Deus nunca deixa a gente na mão, Deus sempre está preparando uma coisa melhor na vida da gente, sempre preparando, sempre pensando positivo, pensando no bem e a gente muitas vezes enfrenta cada barreira, mas tenho certeza que a vida é assim, preparando para o momento especial.

Você teve a honra e a satisfação de estar neste Parlamento. Eu também já tive a honra de estar em outros cargos, então Deus está te preparando uma coisa cada vez melhor na vida, e a gente tem que estar preparado. Na vida política muitas vezes você ganha e muitas vezes você perde, faz parte do jogo, faz parte da vida. Mas ser hoje homenageado junto com toda a sua equipe, do seu gabinete, Assembleia Legislativa, a todos funcionários também, deixo o meu carinho, meu abraço, na qual eu já passei aqui, como disse, há 16 anos, é uma satisfação muito grande, junto com todos os homenageados aqui hoje, estar neste momento especial.

Então, um grande abraço a todos vocês, muito obrigado pela presença de todos vocês, e fiquem com Deus. Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Devolvo a palavra ao Arthur Galhano.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Senhores, antes de passarmos a palavra ao deputado Márcio Camargo para suas considerações finais e encerramento desta sessão solene, e a pedido de sua assessoria do gabinete, a qual chamamos à frente todos os assessores do deputado, por favor, para a entrega de uma placa de homenagem e agradecimento a Vossa Excelência, nosso deputado eterno, Márcio Camargo – quebrando o protocolo. O deputado vai descer.

Eu vou ler o que está escrito na placa: “Obrigado, deputado, receba nosso carinho, respeito e gratidão por tudo que vivemos nestes quatro anos, conhecendo, trabalhando e convivendo com você tivemos o privilégio de compartilhar das suas virtudes de homem dedicado, generoso e altruísta, que prevaleça sempre a sua nobreza. Muito obrigado, deputado Márcio Camargo”. (Palmas.)

Posso abrir uma palavra? Por favor.

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

A SRA. CRISTINA SOARES SILVA - Deputado, hoje eu poderia falar centenas de palavras bonitas, pois o senhor merece, mas eu só tenho uma para te falar: Gratidão.

 

A SRA. SÔNIA MARIA DA SILVA RAMOS BALLESTEROS - Eu acho que sou a mais inibida de todas aqui, sou a que está há mais tempo com o deputado. Realmente, eu acho que sou a que está mais sofrendo aqui, porque realmente me fez muito mal e eu não entendi o que aconteceu. Fez mal, eu não sabia que a gente ainda não aprendeu a votar. Fez mal saber que uma pessoa que sorri com os olhos e não para de trabalhar um minuto sequer na vida perdeu uma eleição dessa.

Eu também entendo que provavelmente nós vamos ter uma chance muito maior e acho que o deputado merece uma chance maior, mas para mim foi realmente assustador. Então eu só tenho a te agradecer, Márcio, muito obrigado pela experiência, por tudo que eu adquiri com você, pela tua honestidade.

 

O SR. ROBERTO - Boa noite a todos. Para aqueles que não me conhecem, meu nome é Roberto, eu tenho a honra e o orgulho de compor a equipe do deputado Márcio Camargo. Comecei como assessor no interior, o deputado depositou a sua confiança no meu trabalho, na minha pessoa e me convidou para vir para o gabinete e hoje eu estou aqui.

Estou aqui para dizer, deputado, que eu trabalho com política desde 2004, trabalhei com outros deputados, trabalhei em prefeituras, trabalhei no Governo do Estado, mas esses últimos três anos foram uma experiência ímpar e incomparável. Porque tive a honra e o prazer de trabalhar com um homem público dedicado, honesto, um homem que priorizou acima de tudo o bem-estar da população, o bem-estar da sua cidade, colocou à frente de tudo esse trabalho.

Realizou um trabalho ímpar dentro desta Assembleia Legislativa. Jamais um deputado de primeiro mandato alcançou a projeção que o deputado Márcio Camargo alcançou dentro dessa Assembleia. Tornou-se vice-presidente estadual do PSC, coordenou o crescimento do partido na parte política em todo o estado de São Paulo, fazendo um trabalho em mais de 157 municípios, destinou recursos, obras e serviços para toda a região, para todo o Estado, fez um trabalho maravilhoso no combate, na prevenção e no tratamento do câncer.

Fez um trabalho ímpar na Raposo Tavares. A Raposo Tavares teve um investimento pequeno, perto das necessidades dela, de 90 milhões de reais, graças ao trabalho do deputado Márcio Camargo, e hoje, dois anos depois desse investimento, diminuiu o índice de acidentes fatais em 37,5%, 12 pessoas por ano estão deixando de perder a sua vida graças ao trabalho do deputado Márcio Camargo, 586 mulheres estão nesse momento fazendo tratamento do câncer no estado de São Paulo graças ao trabalho do deputado Márcio Camargo.

A rodovia da morte, a Bunjiro Nakao, está sendo duplicada hoje de ponta a ponta, graças ao trabalho do deputado Márcio Camargo, entre tantos outros trabalhos e serviços prestados. Deputado, eu tenho orgulho de trabalhar, de ter trabalhado com o senhor, estou à sua disposição sempre, serei um soldado seu sempre, onde estiver, assim como toda essa equipe, porque esse trabalho é de toda essa equipe, que não permitiu em momento algum que a peteca caísse.

Nós não perdemos, nós apenas deixamos por um breve período de tempo o mandato de deputado estadual, para que o senhor possa levar o seu trabalho, seu afinco, a sua dedicação a outras áreas do serviço público. Mas eu não tenho dúvidas que daqui a quatro anos o senhor estará aqui de volta, ou se não, mais adiante, em Brasília, porque o Brasil, o estado de São Paulo, merece e precisa de um homem como o senhor. Eu tenho orgulho de ter o senhor como meu líder e quero dizer à família Camargo: meus parabéns, a todos vocês, eu tenho a absoluta certeza que todos vocês têm o mesmo orgulho que eu tenho de ter trabalhado com o deputado Márcio Camargo. Obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Belas palavras, Roberto, Sônia, Cris. Então agora vamos passar a palavra para o presidente desta sessão, o deputado Márcio Camargo.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Agradeço de coração, isso não estava previsto mesmo, foram os meninos, agradeço a todos vocês, nossa equipe. A Acaapesp mais do que ninguém sabe que nós políticos não somos nada sem assessoria. Tivemos erros, mas acho que mais acertos do que erros. Eu agradeço de coração todos que fizeram parte, a minha esposa sabe que eu convivi às vezes mais com eles do que na própria casa da gente nesses quatro anos. Eu sei que a família sofre muito mesmo, mas era uma missão.

Antes de eu terminar de ler a última frase aqui, eu gostaria de chamar o nosso amigo também para falar um pouco, eu gostaria muito que o Almir, nosso vice-prefeito de Cotia, que a gente tem uma amizade muito grande, usasse a tribuna desta Casa. Você conhece tão bem a tribuna, vereador de vários mandatos, vice-prefeito da cidade, para falar em nome de todos os nossos amigos.

 

O SR. ALMIR RODRIGUES - Boa noite a todos. Boa noite e muito obrigado, deputado Márcio Camargo, presidente da sessão, por me honrar em poder usar esta tribuna. Apesar de conhecer a tribuna da Câmara Municipal de Cotia, a gente fica realmente muito emocionado de poder ter a oportunidade de usar a tribuna mais importante do estado de São Paulo. Na minha história eu vou poder dizer isto, que o deputado Márcio Camargo me honrou e me deu esse privilégio, essa oportunidade, muito obrigado.

Eu vi aqui o Cássio e vi também o Flávio. Flávio, leve ao tio Zé Camargo os meus cumprimentos e o agradecimento por ele sempre nos receber de forma maravilhosa em todos os lugares que a gente o encontra. A dona Cida também eu vi por aqui, quero também render as homenagens a dona Cida em nome de toda a família Camargo.

Tem dois homenageados aqui na Mesa que são políticos da atualidade: o Carlão e o tio Mário, que fazem ali na nossa cidade de Cotia, no dia a dia, fazem a política, e eu tenho um agradecimento especial a fazer aos dois. Eles, ao longo da minha pequena trajetória, me deram conselhos fundamentais para que eu pudesse desenvolver meu trabalho, então eu quero agradecer de uma certa forma especial o Carlão e o tio Mário.

Quero dizer, Márcio, também, que você faz política comunitária, você faz política para as pessoas, você não faz política para você. E este político trabalha independentemente de mandato, eu tenho certeza absoluta que você continuará trabalhando, continuará fazendo o bem. Isso é um breve espaço de tempo no cumprimento de um mandato que, como eu estou dizendo, você não vai ficar de fora não, você vai ficar atuando cada vez mais.

Como bem disse o Carlão, Deus prepara, e pode ter certeza que Deus está preparando desafios muito maiores, porque ele percebeu que a Casa aqui é pequena para você. Tenho certeza absoluta que você voará alto na trajetória política.

Meus amigos que aqui estão presentes, como é bom poder fazer o bem, quando a gente dá um conselho para uma pessoa, quando a gente faz algo de bom para outra pessoa, dá uma satisfação muito grande. Não é verdade, Sr. Pieter? Mas essas pessoas que estão aqui, dá para imaginar milhares de pessoas que passaram nas mãos deles, independentemente de cargo, não precisa ser político para fazer o bem, se faz o bem para fazer o bem, como um bom ser humano.

Está aqui o Chucre, estão aqui empresários, líderes de ONGs, de associações, milhares de pessoas passaram pelas mãos deles: é um emprego, é uma cesta básica, é uma casa, é um curso, uma faculdade. Dá para ter ideia de quantas famílias foram transformadas pelas ações desses homenageados? Não dá para ter uma ideia, mas com certeza milhares de pessoas foram ajudados. Não é verdade, Tarrachinha?

Agora, como que acontece isso? Sabe por que eles conseguem fazer isso, sabe por que nós conseguimos fazer o bem? Duas energias gigantescas do universo nos dão condição de realizar: a primeira é a energia divina, é Deus que enche os nossos corações para poder fazer o bem; e a segunda, ela também é divina, que é a família. Então parabéns aos homenageados e viva a família.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSDB - Estamos chegando ao final desta sessão solene, como eu disse, eu não poderia terminar esse mandato sem agradecer essas pessoas. A palavra gratidão eu já ganhei da minha equipe hoje, mas são pessoas que eu sou muito grato. Como disse o Almir, que fizeram bem a tantas e tantas pessoas também pelo nosso querido estado de São Paulo.

Reconhecimento é uma coisa muito importante para o ser humano, acho que o Carlão, o tio Mário, Adalberto, Alan, Tarrachinha, o Sr. Fuad, o Sr. Pieter, já foram mais que reconhecidos nessa trajetória de vida, mas eu não poderia deixar esse nosso reconhecimento da Casa de Leis, da Assembleia Legislativa. Então meu muito obrigado pela presença de todos vocês.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades presentes, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Ata, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Antes de terminar, à minha equipe também meu muito obrigado a todos vocês pelos anos que passamos juntos, é uma satisfação ter todos vocês com a gente, hoje parte da equipe também já se desligou pelo final do nosso mandato, mas agradeço individualmente cada um de vocês. Obrigado de coração mesmo, a gente trabalhou, fez o que pôde pelo estado de São Paulo. Não estive sozinho, trabalhamos bastante, tivemos o reconhecimento de quase 40 mil pessoas no ano passado, então a gente está muito contente e satisfeito.

Como eu falei e volto a repetir, saio daqui com a cabeça erguida, com um dever cumprido, creio eu. Obrigado a todos pela presença.

Está encerrada a presente sessão. Muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 12 minutos.

 

* * *