http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

9 DE ABRIL DE 2019

5ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

Secretaria: MAURO BRAGATO e SERGIO VICTOR

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - CAMPOS MACHADO

Para comunicação, questiona a pauta da sessão extraordinária de hoje. Diz não entender o motivo pelo qual não foi convocado o projeto determinado em reunião prévia.

 

3 - CAMPOS MACHADO

Solicita uma verificação de presença.

 

4 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Indefere o pedido em razão da constatação visual de quórum. Coloca em discussão o PL 1/19.

 

5 - CARLA MORANDO

Discute o PL 1/19.

 

6 - CAMPOS MACHADO

Solicita uma verificação de presença.

 

7 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido. Determina que seja feita a chamada de verificação de presença, interrompida pela constatação de quórum.

 

8 - CAMPOS MACHADO

Para questão de ordem, questiona o número de deputados no plenário.

 

9 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Responde o questionamento do deputado Campos Machado.

 

10 - CAMPOS MACHADO

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

11 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anota o pedido.

 

12 - CARLÃO PIGNATARI

Para comunicação, discorre sobre a pauta de votação da sessão de amanhã, a ser discutida entre os líderes de partido.

 

13 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Lembra a realização da segunda sessão extraordinária, a ser realizada hoje, às 19 horas e 45 minutos. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

                                                          

* * *

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu não entendi muito bem a resposta que V. Exa. deu ao deputado Barba.

Eu saí do Colégio de Líderes imaginando que teríamos uma pauta dupla hoje, com dois projetos. E V. Exa. só convocou o Projeto nº 01/19 e não convocou o outro projeto que havia sido combinado no Colégio de Líderes, ainda que fosse para receber emendas.

Desculpe, esse não foi o critério, essa não foi a resolução aprovada pelo Colégio de Líderes. Não tive condição de indagar ao deputado Barba qual foi a resposta à indagação que ele fez a Vossa Excelência. Confesso, com sinceridade, que não entendi o motivo por que não foi convocado também na extra o projeto que havia sido determinado.

Sr. Presidente, aproveitando, quero requerer uma verificação de presença.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Campos, constatamos 24 deputados presentes no plenário.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Eu não percebo 24 deputados aqui no plenário.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Temos, sim.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Vinte e quatro deputados aqui?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sim, senhor.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Não, não tem, não.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Temos mais de 24.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - É que o Carlão Pignatari virou contador agora também. Assim é difícil conversar. Tem 24?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sim, senhor.

Em discussão o Projeto de lei nº 1, de 2019. Para falar favoravelmente, a deputada Carla Morando.

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - O PL 01, eu o justifico como um projeto importante.

Acho que as pessoas precisam compreender, na mudança de todo o cenário e de tudo que, na verdade, a sociedade vem pedindo para os políticos fazerem, que é justamente melhorar o serviço, fazer com uma efetividade muito melhor e com um custo menor. Se para isso, na verdade, for preciso tirar do estado o peso dessas empresas, eu acho que a gente precisa começar a discutir, claro que sempre entendendo o lado dos funcionários.

Eles estarão dando toda essa abertura para os funcionários entrarem no PDV.

Qual o porquê disso? Hoje nós temos as empresas que são lucrativas e as empresas que não são lucrativas. A gente precisa entender que o estado não pode mais permanecer tendo prejuízo. A gente precisa fazer alguma coisa que mude...

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, requeiro uma verificação de presença. Não tem número agora.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agora sim, constatamos que não temos 24 deputados no plenário. Convido os nobres deputados Mauro Bragato e Sergio Victor para auxiliarem nos trabalhos da verificação de presença.

 

* * *

 

- É iniciada a chamada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Constatado quórum regimental, devolvo a palavra à oradora na tribuna, deputada Carla Morando.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Pela ordem, Sr. Presidente. Com anuência da nobre deputada Carla Morando, que ficou brava comigo porque ela queria falar e eu interrompi.

Uma Questão de Ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vossa Excelência tem a palavra.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Se os deputados que estão aqui respondem e saem do plenário, eles não se encontram mais no plenário.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Concordo com Vossa Excelência, não se encontram.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Então, não tem 24 aqui nunca.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - A Mesa constata quórum, deputado Campos, no momento em que entram os deputados. Foram constatados 24 deputados pela Mesa e pela Secretaria Geral Parlamentar em um determinado momento.

Se algum deputado saiu nesse momento, a sessão foi retomada, e aí uma nova verificação tem que ser requerida, conforme V. Exa., que conhece o Regimento, sabe.

Devolvo a palavra para a deputada Carla Morando.

 

A SRA. CARLA MORANDO - PSDB - Continuando, o Estado precisa, agora, enxugar. E é isso que estamos aqui propondo com esse PL 01, o enxugamento da máquina, a efetividade da máquina, com o menor custo, com a menor burocracia.

Se for preciso fazer uma privatização, uma extinção ou uma fusão, estamos aqui para discutir isso. Ficou aberto para que nós discutíssemos e é isso que estamos querendo fazer. Os senhores precisam entender a importância que temos, hoje, em definir esse projeto, em fazer esse desmembramento, em apresentar uma emenda.

É para isso que precisamos brigar e lutar. Para que a gente consiga colocar a nossa opinião e expressar a nossa vontade, a vontade dos nossos eleitores nesse tipo de projeto. E isso depende de cada um dos senhores e das senhoras para que a gente consiga entrar em um acordo e, aí sim, entrar nesse voto e conseguir fazer esse tipo de aprovação.

A fusão de empresas ou a extinção de outras está na nossa mão. Isso não depende somente do governador, depende do governador e depende dos deputados. Nós estamos aqui não para tirar emprego de ninguém, é para melhorar o serviço, é para fazer com que o serviço tenha rentabilidade.

Não dá mais para o Estado continuar no déficit que está. A gente já viu isso. O nosso deputado Bragato acabou de também ter essa fala e disse sobre essa questão das condições das finanças do Estado. A gente não pode deixar que isso corra como uma sangria desatada.

Por isso, nós precisamos, sim, olhar com todo carinho e colocar toda a nossa experiência de Parlamento no projeto, ouvindo os funcionários, ouvindo a empresa e chegando a um consenso. É isso que a gente espera que todos façam e entrem nesse acordo. Agora é hora de discutir.

Aí é quando a gente chama todos os parlamentares para que venham aqui. Falar a favor ou falar contra o projeto, não tem nenhum problema. Nós estamos aqui para isso, discutir. Eu peço que os senhores façam uso da palavra e expressem a opinião de cada um, porque é muito importante a gente chegar a esse consenso. A esse consenso a gente só chega através dessas discussões. Então não acho que é uma coisa pequena que a gente tem que discutir. É grande. Por isso, eu peço todo o apoio de vocês, tanto a favor quanto contra, para que façam o seu pronunciamento, que discutam esse projeto e não deixem isso como está. É muito importante isso e é o que eu peço para os senhores todos.

Muito obrigada.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, pelo o que eu sinto aqui, das lideranças presentes em plenário, que V. Exa. levante a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Na verdade, deputado Campos, eu fui informado aqui na mesa por V. Exa. e pelo deputado Barba, não foi essa posição...

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Desculpe, Sr. Presidente. Vamos dar uma hora por discutido o projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Perfeito. Gostaria de pedir atenção a todos os líderes. Existe entendimento entre os líderes para dar por discutido uma hora desse projeto com o levantamento da presente sessão, desconvocação dessa discussão na segunda sessão extraordinária e mantermos o acordo do projeto do deputado Barba, receber emenda de plenário na segunda extraordinária? Aí, esta semana não retomaremos a discussão desse projeto, conforme o acordo firmado.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Presidente, só para complementar. Que a gente vote amanhã o projeto do fundo, em que os deputados vão fazer uma comissão e definir para onde vai o recurso que tiver...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Com o compromisso, conforme nós acertamos no Colégio de Líderes, que exista uma conversa com todos os líderes a respeito da destinação...

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Isso. É o PT, o NOVO, a Monica, o PSL...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O deputado Paulo Correa...

 

O SR. PAULO CORREA JR - PATRI - O Patriota...

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Paulo Correa e o Sebastião. Então eles sentam e vão definir para onde vai ser destinado esse recurso.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vou perguntar novamente: existe anuência de todos os líderes para esse acordo concreto?

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Existe. Positivo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Existindo anuência entre todos os líderes, dou por levantada esta sessão. Antes, porém, retiro da pauta da segunda sessão extraordinária o Projeto nº 1, de 2019, restando à segunda sessão extraordinária a se realizar daqui dez minutos apenas o projeto de lei convocado anteriormente, do deputado José Américo, para receber emenda de plenário, Projeto 863, de 2017.

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Para combinar com as lideranças, para a gente ver se consegue amanhã, às 11 horas, sentar para fazer o acordo...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Márcia Lia, aí é um entendimento entre as lideranças o horário. Nós avançaremos no momento oportuno, e os líderes...

 

A SRA. MÁRCIA LULA LIA - PT - Perfeito.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Peço ao deputado Carlão que combine com os demais líderes.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 35 minutos.

           

* * *