http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

26 DE ABRIL DE 2019

2ª SESSÃO SOLENE CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS DA ORDEM DEMOLAY

 

Presidência: TENENTE COIMBRA

 

RESUMO

 

1 - TENENTE COIMBRA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE TENENTE COIMBRA

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para realizar "Homenagem aos 100 anos da Ordem DeMolay". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece demais autoridades presentes, lê justificativas de ausência a esta solenidade e anuncia a apresentação de vídeo sobre a Ordem DeMolay.

 

4 - GABRIEL CAVASSINI

DeMolay ativo, faz histórico da criação da Ordem DeMolay e discorre sobre os princípios da organização.

 

5 - ENRICO ALVES

Escudeiro, explica como fazer parte da Ordem DeMolay contribuiu para sua formação. Faz histórico da vida de Jacques DeMolay, patrono da Ordem DeMolay.

 

6 - EMILIO PROIETTI

Mestre de Cerimônia Estadual Adjunto, faz comentários sobre os 100 anos da Ordem DeMolay. Enaltece os princípios de amizade e companheirismo que mantêm unidos os membros da Ordem.

 

7 - THIAGO BARIANI

Grande Mestre Estadual Adjunto, lembra projetos filantrópicos realizados pela Ordem DeMolay. Pede respeito às liberdades civis e individuais nos tempos turbulentos em que vivemos no Brasil. Destaca seu amor pela Ordem DeMolay.

 

8 - GUILHERME SANTOS

Grande Mestre Nacional, cumprimenta o deputado estadual Tenente Coimbra e os demais membros da Mesa. Destaca a importância da Ordem DeMolay para a formação dos jovens. Faz menção ao massacre ocorrido em escola de Suzano. Enfatiza a coragem dos membros da Ordem em seguirem caminhos corretos e justos.

 

9 - DANIEL BOCCA

Mestre e Conselheiro Estadual, saúda os presentes. Lista os princípios da Ordem DeMolay. Destaca as virtudes e o compromisso de sempre agir de forma correta de seus membros. Manifesta orgulho de pertencer à Ordem.

 

10 - SÉRGIO FERNANDES

Grande Mestre Estadual, rememora a história da Ordem DeMolay. Enaltece o fundador da Ordem no Brasil, Sr. Alberto Mansur. Destaca os sete princípios seguidos pelos DeMolays.

 

11 - PRESIDENTE TENENTE COIMBRA

Considera-se honrado em presidir sessão solene em homenagem ao centenário da Ordem DeMolay. Lembra que integrou a Ordem e considera que graças aos preceitos e valores adquiridos então, pode chegar ao cargo de deputado estadual. Destaca os princípios dos DeMolays. Enaltece o fundador da Ordem no Brasil, Sr. Alberto Mansur. Deseja longevidade à Ordem pelos próximos cem anos.

 

12 - SÉRGIO FERNANDES

Grande Mestre Estadual, realiza a entrega de calendário comemorativo e pin da Ordem DeMolay ao deputado estadual Tenente Coimbra.

 

13 - PRESIDENTE TENENTE COIMBRA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Tenente Coimbra.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento vamos dar início à sessão solene em homenagem aos 100 anos da Ordem DeMolay.

Convidamos para compor a Mesa: o deputado estadual Tenente Coimbra; Sérgio Fernandes, Grande Mestre Estadual; Daniel Bocca, Mestre Conselheiro Estadual; Thiago Bariani, Grande Mestre Estadual Adjunto; Emílio Proietti, Mestre Conselheiro Estadual Adjunto; Guilherme Santos, Grande Mestre Nacional; Renato Shishido, Grande Mestre Nacional Adjunto.

Podem sentar-se, por favor.

Com a palavra o deputado estadual Tenente Coimbra.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da Ata anterior.

Meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado com a finalidade de celebrar os 100 anos da Ordem DeMolay.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do 3º sargento PM Iago.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - Quebrando um pouco o protocolo, gostaria de agradecer novamente a todos os componentes da Camerata da Polícia Militar  do Estado de São Paulo.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e será retransmitida pela TV Alesp no sábado, dia 27 de abril, às 21 horas, pelo Canal 7 da NET, 9 da TV Vivo e 61.2 da TV Digital.

Gostaria de agradecer também às autoridades presentes: Sérgio Fernandes, Grande Mestre Estadual; Daniel Bocca, Mestre Conselheiro Estadual; Thiago Bariani, Grande Mestre Estadual Adjunto; Emílio Proietti, Mestre Conselheiro Estadual Adjunto; Guilherme Santos, Grande Mestre Nacional; Renato Shishido, Grande Mestre Nacional Adjunto; o coronel da Polícia Militar Luciano Luiz de Souza - nesta solenidade representando o comandante-geral coronel Marcelo Vieira Salles -  muito obrigado pela presença, coronel.

Edimilson Dupret Guimarães, Venerável Mestre Luzes da Moóca 384; Larissa Castropil, Grande e Ilustre Preceptora Adjunta; Maxwell Ferreira, secretário estadual de Planejamento, e Fabio Okamoto, presidente da Associação Alumni – 9 de Julho. E agradeço a presença de todos os presentes, todos os Capítulos que se deslocaram nesta tarde de sexta-feira – que o tempo não colaborou, com o trânsito, nem os arredores –, mas dentro da medida do possível aguardamos, esperamos todos. Eu agradeço a todos as vossas presenças.

Enviaram mensagens de pleno êxito a esta solenidade: o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; o secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles; o secretário de estado da Administração Penitenciária, Nivaldo César; e o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Dr. Paulo.

Neste momento assistiremos a um vídeo alusivo à Ordem DeMolay.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - Depois desse belíssimo vídeo, eu convido agora Gabriel Cavassini para fazer uso da palavra.

 

O SR. GABRIEL CAVASSINI - Boa noite a todos, grão-mestres, tios, irmãos, e todos os presentes. Eu quero falar um pouco sobre a Ordem DeMolay.

A inspiração – a Ordem DeMolay tem como herói-mártir Jacques DeMolay, que foi torturado e morto na fogueira, e foi o nosso último grão-mestre. Esse exemplo de luz, de fidelidade, traz ao mundo a liderança e nós nos inspiramos nele.

A criação – hoje é uma data única que a gente celebra na Alesp, comemoramos os 100 anos da Ordem DeMolay.

Criada por Frank Sherman Land, pela sua própria convicção na capacidade do jovem em transformar a sociedade, na formação de homens bons e de bem. A partir de bases estruturadas e direcionadas nos princípios da Ordem, seu foco era que esses jovens compreendessem os princípios filosóficos fraternais e filantrópicos de tal forma a aplicar em suas vidas, em seu meio familiar e social.

Com esses pilares,  tio Land tinha a certeza de que esses meninos seriam pessoas melhores em meio à sociedade contemporânea, aplicando e exercitando as boas práticas, transformando os jovens em homens e cidadãos ávidos de liderança e civismo.

Tio Alberto Mansur, ao conhecer a Ordem DeMolay no exterior, e acreditando nos pilares e ensinamentos que ela poderia oferecer aos jovens no Brasil, agarrou por suas mãos este ideal e trouxe para o nosso País. Com a fundação do Primeiro Capítulo em 1980, temos nós DeMolays de hoje e do futuro, a incumbência de entregar dedicação e esforços para a continuidade dessa obra e fortalecimento da Ordem.

O DeMolay – a Ordem DeMolay oferece para nós, jovens irmãos, espírito de família uma nova maneira de ver e entender a sociedade e as pessoas, saber que podemos contar com nossos irmãos porque eles sempre estão lá, eles sempre estarão lá.

Eles sempre estarão para nos ajudar, para reforçar os laços de uma sociedade justa e fraterna, sempre a aconselhar, direcionar e aclarar. Pode ser a qualquer hora, você pode chamar e pode ter a certeza de que um deles vai te ajudar – mesmo para conversar, qualquer coisa, eles estão lá para te ajudar.

Com as nossas bases que a gente segue, que já foram ditas, que é o amor filial, reverência com as coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo, eu sinto orgulho de dizer que eu sou um DeMolay.

O que nós somos?

 

TODOS -  DeMolay! DeMolay! DeMolay!

 

O SR. GABRIEL CAVASSINI - Assim encerro a minha palavra. Obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - Passando a palavra para o Enrico Alves, Escudeiro.

 

O SR. ENRICO AUGUSTO E SOUZA - Boa noite a todos, meu nome é Enrico Augusto e Souza, tenho 11 anos, e desde o ano passado eu faço parte da Távola Eduardo Henrique de número 100. E foi uma honra eu ser chamado para discursar em um lugar assim – como muitos meninos, como eu jamais imaginaria chegar.

E é de grande importância, ainda mais para falar o que é ser um Escudeiro, e é assim que me sinto quando me visto e vou aos encontros dos meus irmãos na sala capitular, pois lá aprendi a falar melhor, a ser melhor, a olhar o próximo e a perceber que existem muitas pessoas que precisam de ajuda, de uma palavra, e às vezes até de um simples abraço fraterno.

Fiquei muito tempo pensando em como falar sobre o Centenário da Ordem DeMolay, e atualmente é muito difícil achar pessoas com princípios, inteligência e prática para o bem. Mas, infelizmente, como sabemos, ele foi queimado vivo por não ceder, por ser fiel a seus princípios, mas seu corpo se foi e sua grandeza de espírito fez com que a Ordem DeMolay ficasse viva entre nós por todos esses anos. Ser um Escudeiro me torna mais forte para enfrentar os problemas, para vê-los de outro ângulo.

Acredito que Jacques DeMolay esteja muito feliz por ver que sua partida não foi em vão e deixou um legado de evolução, paz, humanidade e fraternidade.

Termino aqui meu discurso e agradeço a oportunidade.

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - Passando a palavra para o Emílio Proietti, Mestre Conselheiro Estadual Adjunto.

 

O SR. EMÍLIO PROIETTI - Boa noite a todos, gostaria de agradecer a presença das autoridades que estão aqui hoje, aos Capítulos do estado de São Paulo, agradecer aos membros desta Casa pela oportunidade de hoje estarmos aqui para um momento tão importante para a Ordem DeMolay. Não apenas pelo fato de estarmos todos os anos aqui, lembrando dessa causa tão nobre, a qual nos motiva a cada dia, mas sim para relembrar a história.

Algumas pessoas lá atrás, como nosso querido tio Frank Sherman Land, fundaram uma instituição que faria diferença no mundo. Mas, descobriram que o grande segredo da vida nunca foi atingido. Apenas esse, e sim, o de aproveitar a jornada enquanto se concretizava tal missão.

A amizade e a união, quando têm a mesma finalidade, fortificam e transformam o mundo a nossa volta. Marcamos hoje o encerramento de um ciclo de 100 anos de Ordem DeMolay, e começamos mais um de 100 anos. Que possamos aproveitar esse caminho com pessoas tão queridas ao nosso redor, pois a verdadeira amizade não tem preço.

Eu desejo vida longa. Vida longa ao nosso Grande Capítulo do Estado de São Paulo e vida longa à Ordem DeMolay paulista.

Muito obrigado e boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - Muito obrigado pelas palavras, passando a palavra agora ao Thiago Bariani, Grande Mestre Estadual Adjunto.

 

O SR. THIAGO BARIANI - Boa noite, meus irmãos, gostaria de agradecer ao nobre deputado Matheus, Grande Mestre Nacional, Estadual.

Ao irmão Gabriel eu cumprimento todos os DeMolays ativos, ao irmão Enrico no qual eu cumprimento todos os escudeiros do Brasil.

Essa semana eu passei a escrever e apagar diversas vezes um discurso que eu gostaria de fazer aqui. E eu percebo que depois de 18 anos participando da Ordem DeMolay, novamente eu fico com medo de falar, me dá aquela sensação: “Meu Deus, vou falar pela primeira vez”.

Cem anos se passaram e eu gostaria de lembrar algumas coisas que nós fizemos durante esses 100 anos.

No vídeo, nós citamos sobre as campanhas do Hospital de Câncer de Barretos. Meus irmãos, a Ordem DeMolay é a instituição civil que mais cadastrou possíveis doadores de medula óssea no Brasil, foram mais de 400 mil brasileiros através de campanhas de jovens de 12 a 21 anos, junto com o Hospital de Câncer de Barretos, e diversas vidas salvas.

Se a Ordem DeMolay faz um trabalho junto com a sociedade? Faz e muito, principalmente com os nossos projetos filantrópicos e pela criação de caráter de todos vocês aqui.

Hoje me faço lembrar muito do tio Mansur. É uma pena que muitos aqui não tiveram a oportunidade de conhecer. Ele entrava nos nossos congressos e parecia aquele avô nosso, que dava abraço, dava pingentinho para todo mundo, o bolso dele vivia cheio de pingentinho. E ele acreditava em vocês.

E hoje nós vivemos, como diz o nosso sermão das nove horas, época turbulenta, em que nós estamos vendo os nossos direitos civis, nossa liberdade civil, intelectual e religiosa, sendo misturada.

E nós, como DeMolays, devemos cada vez mais defender esses três baluartes. Lembrar junto com nosso irmão deputado que nós, como DeMolays, devemos aqui dentro desta Casa lembrar dos princípios da Ordem DeMolay, e assim nós conseguiremos moldar a sociedade, como diz o tio Mansur.

Eu amo a Ordem DeMolay e espero que todos vocês amem a Ordem DeMolay assim como eu. Ela muda, ela transforma, ela edifica. Que venham mais 100 anos.

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - Passo a palavra para o Guilherme Santos, Grande Mestre Nacional.

 

O SR. GUILHERME SANTOS - Boa noite, querido irmão presidente desta sessão, deputado estadual Tenente Coimbra, que muito nos honra, pois esta é uma dentre algumas sessões solenes de parlamentos estaduais, inclusive o federal, em que participei. E, notoriamente, é algo muito especial e diferente para nós ver que um dos nossos está numa posição de tanto prestígio, mas acima de tudo de tanta responsabilidade como o irmão.

É uma honra muito grande para o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil estar aqui sobre a sua Presidência, e seguramente nos dá uma perspectiva muito positiva sobre o futuro do nosso País.

Cumprimento os meus queridos irmãos Grandes Mestres, Mestres Conselheiros Estaduais do estado de São Paulo,  meu querido amigo-irmão Renato Shishido, Grande Mestre Nacional Adjunto, queridos irmãos aqui presentes. E,  de uma forma muito especial, eu cumprimento – dentre as autoridades já nomeadas – os grandes protagonistas desta sessão solene e de todas as homenagens possíveis no passado, no presente e no futuro sobre a Ordem DeMolay,  que são vocês.

Vocês, meus irmãos, que eu tenho a honra imensa de poder chamar de irmãos. Porque, assim como vocês, eu sou um DeMolay, acima de tudo um elemento desse quadro evolutivo, que nós vimos manifestado de forma tão especial através dos discursos dos irmãos que aqui se posicionam, mas de forma muito singular através do discurso do Enrico e do discurso do Gabriel.

Enrico é Escudeiro, o Gabriel, um DeMolay ativo. E a gente percebe pelas palavras que não são textos escolhidos na internet , seguramente são textos que foram elaborados pela autoria dos próprios. E, que seguramente, nos mostram como a Ordem DeMolay é importante para eles, assim como é importante para nós.

E eu tenho feito uma reflexão nas oportunidades que eu tenho tido, de estar como Grande Mestre Nacional, com muita honra dirigindo nosso Supremo Conselho, em solenidades como esta, que ser um DeMolay é uma coisa que exige muita coragem da gente.

Tanto o Enrico, como o Gabriel, como qualquer um de vocês, uma sexta-feira à noite, seguramente podiam estar em casa, jogando videogame ou desfrutando do convívio da família, dos amigos ou em alguma festa. Ou, se não fosse DeMolays, talvez em até destinos um pouco ou muito menos recomendáveis.

Em lugar disso, vocês estão aqui, trajados de roupa social, manifestando homenagem a uma organização de 100 anos e que há 100 anos consegue recrutar joias como vocês.

É preciso coragem, é preciso coragem porque, como nosso Grande Mestre Estadual Adjunto fez referência agora há pouco, a nossa cerimônia das luzes nos lembra que nós vivemos uma época turbulenta: quando o tumulto está em nossa pátria, todos os baluartes da Bíblia Sagrada, dos livros escolares, correm o risco de se afundar em um turbilhão de dúvidas e incertezas; quando os nossos sete gloriosos preceitos não são os mais cobiçados modelos sobre os quais se baseia a vida; quando a confiança, a justiça e a fraternidade não são consideradas mais as qualidades mais virtuosas.

É uma época turbulenta, mas nós podemos adaptar esse belo trecho de 100 anos à modernidade. Nós vivemos em uma época turbulenta quando a corrupção assola e destrói o Brasil, por exemplo. Ou quando nós somos testemunhas – como nós fomos aqui no estado de São Paulo, lamentavelmente, há muito pouco tempo – do que pode acontecer quando dois jovens, talvez perdidos na solidão desse mundo extremamente virtual e pouco presencial, não tendo a oportunidade de estar conosco na Ordem DeMolay, são capazes de trocar a própria juventude por monstruosidade, ceifar várias vidas dentro de uma escola.

E as pessoas, às vezes, vão dizer: “Ah, isso é culpa do Brasil. O Brasil está ruim, eu vou embora do Brasil”. Não. Isso não é culpa do Brasil. Isso acontece porque nos falta valorizar aquilo que é a essência de uma sociedade, a essência da sociedade é a juventude. Por isso é necessário, sim, reconhecer que nós somos todos corajosos.

É preciso ter coragem para ser um DeMolay, porque nós estamos enfrentando os monstros desse mundo, salvando vidas e, acima de tudo, dando uma perspectiva maravilhosa de um mundo melhor.

Em nome do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, em estreita proximidade e parceria com o Grande Capítulo do Estado de São Paulo, e aqui eu quero homenagear o nosso Grande Mestre Estadual, tem sido um verdadeiro, até professor, para mim, no dia a dia.

Nós temos que tentar ter essa coragem, coragem às vezes até de tomar decisões difíceis, mas em busca de garantir que a nossa instituição permaneça forte e focada naquilo que é o mais importante: alcançar em todos os lugares jovens como vocês, estimular o correto, o justo e, acima de tudo, o desenvolvimento pessoal.

Seguiremos desse jeito, inspirados por grandes figuras da nossa história, como nosso saudoso fundador Alberto Mansur que foi um corajoso, junto com aqueles irmãos que fundaram o Supremo Conselho. Foram corajosos em sonhar aquele sonho, e nós temos que ser corajosos hoje para defender esse sonho.

Eu quero neste momento parabenizar o Grande Capítulo do Estado de São Paulo por esta maravilhosa sessão, mas, acima de tudo, parabenizar e agradecer do fundo do coração a todos vocês. Vocês são extremamente importantes para o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Eu não tenho dúvida e gostaria que vocês também tivessem essa mesma convicção, são extremamente indispensáveis para o futuro melhor deste nosso Brasil, com a coragem de vocês de não ceder àquilo que é muito fácil, e focar no que é difícil: construir uma sociedade melhor através da prática das sete virtudes.

Contem sempre com o Supremo Conselho.

Muito obrigado pela oportunidade de estar aqui junto com vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - Muito obrigado pelas belíssimas palavras. Convido agora o Daniel Bocca, Mestre Conselheiro Estadual.

 

O SR. DANIEL BOCCA - Boa noite a todos, primeiramente gostaria de saudar o Excelentíssimo Deputado Estadual Tenente Coimbra, presidente da sessão e também nosso irmão DeMolay. Saúdo o nosso tio Sérgio Fernandes, Grande Mestre Estadual do estado de São Paulo, ao qual eu cumprimento as demais autoridades presentes e convidados.

Meus irmãos, em um momento tão expressivo e importante para todos nós DeMolays, que é o centenário da nossa instituição no mundo, permitam-me – ao invés de falar da face mais bonita da nossa história, como de praxe em nossos discursos – falar um pouco sobre as muitas faces que no decorrer de 100 anos colocaram e ainda colocam no perigo de afundar em turbilhão de dúvidas e incertezas os nossos baluartes ideais, que com uma grande periodicidade reafirmamos em nossas reuniões.

Em 1919, nosso tio Frank Sherman Land, sonhando com a construção de um mundo melhor, instituiu uma organização que teria como objetivo tutelar jovens, incutindo neles grandes e valorosos ideais, tão conhecidos por nós, como as virtudes do amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, a pureza e o patriotismo. E muito mais do que isso, fortalecer em nós, jovens, valores como caráter e ética.

Através dos anos, unicamente com o intuito de fazer com que essa chama continue a brilhar pelo mundo, passamos por diversas cisões, brigas intermináveis que perduram através dos anos. Em hora, deixam impressas em nossos trabalhos marcas que às vezes nem o tempo é capaz de apagar, onde, por vezes, continuar propagando tão valorosas lições do tio Land e do tio Alberto Mansur tornam-se um grande fardo. Fardo esse que, apesar de pesado, nos encoraja a nos lapidarmos cada vez mais, a fim de nos transformamos em pessoas diferentes e propagarmos ensinamentos opostos daquilo que não concordamos.

Através dos anos, lutamos brava e arduamente para fazer a Ordem DeMolay continuar acontecendo no coração de cada jovem da nossa nação, e isso está acontecendo.

 Aprendemos que o caminho da dor é o caminho que nós percorremos antes de nos tornarmos algo muito maior do que éramos, e que o nosso grande diferencial são essas sete grandes luzes que nos norteiam dia e noite. Continuo convicto de que desistir nunca será uma opção, lutaremos sempre em favor do que é correto, esse é o nosso diferencial.

Que nesse ano do centenário, os nossos Capítulos sejam uma linda parte desse grande livro que estamos escrevendo juntos, jamais fugiremos às nossas obrigações, jamais deixaremos nossos baluartes afundarem, jamais permitiremos que as nossas virtudes se percam, jamais deixaremos que valores pífios sejam via de regra, jamais esqueceremos que somos DeMolays, e somente por esse motivo jamais desistiremos de fazer o certo, mesmo que diversas forças queiram nos desequilibrar. Porque, afinal de contas, nós somos o presente e o futuro. Incumbidos dessa obrigação, faremos a diferença na nossa sociedade, sempre levando à frente o que é correto e bom.

Encerro, parafraseando um breve trecho de um filme que tive a oportunidade de ver, e que me faz oportuno lembrar no momento.

Homens são perseguidos pela vastidão da eternidade e assim nos perguntamos: nossas ações vão ecoar através dos séculos? Muito tempo depois de partido, vão ouvir nossos nomes, vão querer saber quem éramos, com que coragem lutávamos, com que fúria amávamos.

Se um dia contarem a minha história, que digam que andei com gigantes. Que venham mais 100 anos, pois estamos prontos para a eternidade.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - Convido agora para fazer uso da tribuna o Sr. Sérgio Fernandes, Grande Mestre Estadual.

 

O SR. SÉRGIO FERNANDES - Ilustríssimo Deputado Tenente Coimbra, ao qual peço vênia para cumprimentar todas as autoridades civis aqui presentes, irmão Guilherme Santos, Grande Mestre Nacional da Ordem DeMolay, figura na qual estendo meus cumprimentos a todos os irmãos maçons aqui presentes. Querido sobrinho, Daniel Bocca Mancini, Mestre Conselheiro Estadual, representante de todos os DeMolays ativos, essência da grandeza da nossa Ordem.

Meus irmãos maçons, sobrinhos, sobrinhas e convidados, boa noite. Estamos vivendo um momento ímpar em nossa história, que se deu início em 1919, e estendendo cada vez mais viva e forte, fazendo a diferença na vida de nossos jovens. Assistimos há pouco o vídeo do irmão Alberto Mansur, responsável pela chegada da Ordem DeMolay no Brasil, escutamos dele simples palavras de que, através de virtudes praticadas por esses jovens DeMolays, podemos mudar o mundo. Presenciamos o discurso de um jovem DeMolay e um Escudeiro, ambos ainda em formação dentro de nossa Ordem, mostrando o que realmente formamos e oferecemos para a sociedade.

Hoje, mais do que nunca, nesta sessão em comemoração ao Centenário da Ordem DeMolay, o Grande Capítulo do Estado de São Paulo mostra que a Ordem DeMolay gera bons frutos. Partindo do sonho de Frank Sherman Land, passando pelos pensamentos de vanguarda e o sonho de Alberto Mansur, que é representado pelos DeMolays ativos e líderes aqui presentes.

Formando o futuro desses jovens que ela propicia para a sociedade homens formados e forjados sobre estas sete virtudes, como uma referência aqui presente, o nosso deputado Tenente Coimbra, que teve em sua trajetória de vida a Ordem DeMolay.

Sonhamos e fizemos muito, estamos certos de que faremos ainda mais para que tenhamos um País melhor. Escudeiros, DeMolays sêniores e maçons que acreditam na causa da Ordem DeMolay continuem trabalhando, juntamente com o trabalho do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Estamos aqui pelos DeMolays e por mais nada, em prol deles e com eles conseguiremos fazer a diferença na sociedade.

Vida longa ao Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

Vida longa à Ordem DeMolay.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - Agradeço a palavra, do nosso Grande Mestre Estadual. Como não cabe aos presidentes fazerem grandes discursos, mas a presidir, mas vou quebrar um pouco e gostaria de falar algumas palavras.

Primeiro, novamente cumprimentar a Mesa, as autoridades já citadas, a todos os irmãos presentes, aos tios, a todos que nos assistem e ao “staff” da Casa. Gostaria de dizer que é uma honra, como sênior DeMolay, poder presidir esta sessão solene comemorando o nosso primeiro centenário. Uma honra dupla, na verdade, pois esta também é a primeira sessão solene à qual eu presido na Casa.

Eu que iniciei no dia 19 de setembro de 2009 na 19ª gestão administrativa do Capítulo de Hiram Abif na cidade de Santos, que faz parte da Segunda Região Militar. Então, quando eu vejo rostos não tão jovens, mas alguns próximos como o próprio Enrico, Escudeiro, isso nos remete uma nostalgia e uma lembrança muito gostosa e saudável.

E para minha surpresa, quando eu entrei nesta Casa, tomei posse no dia 15 de março, e meu primeiro dia efetivo de trabalho, coincidentemente ou não, dia 18 de março. Então, a primeira coisa que eu fui procurar – como rotineiramente, anualmente tinha na Casa –, a sessão solene em homenagem à Ordem, eu fui descobrir que ela não estava prevista. Então, tomei a frente e é a uma honra, como irmão, poder presidir esta sessão.

A Ordem foi muito presente na minha vida, inclusive, ela é responsável por eu estar aqui hoje. Durante o Capítulo, cultuando as virtudes que todos compartilhamos, foi essa mesma virtude do patriotismo que me fez entrar no Exército. E ao longo do Exército, caminhando, sendo transferido em algumas unidades, me despertou o desejo político e assim me fez chegar e estar aqui hoje. Então tudo começou na cerimônia das velas das nossas sete virtudes. Então, sou eternamente grato à Ordem DeMolay por todos os preceitos e valores adquiridos.

Poderíamos falar aqui dos milhões de jovens que tiveram a oportunidade de adquirir os conhecimentos, mas eu gostaria de falar sobre o quanto as nossas virtudes fazem falta na vida de muitos.

Vamos imaginar o quanto faz falta o amor filial – que tanto faz falta dentro das famílias; a cortesia, fazendo assim com que nosso povo se olhasse com a maior empatia e atenção, preocupado também com o bem-estar ao próximo; o companheirismo, que faria do mundo mais irmão; a fidelidade, não só aquela dentro dos relacionamentos, mas a fidelidade às nossas ideias e, principalmente, aos nossos ideais; a reverência pelas coisas sagradas, que não é apenas crer em Deus, mas também respeitar a crença do próximo; a  pureza, que faria a todos mais puros de alma e de coração e estar bem com a própria consciência. E, por fim, o patriotismo, que se fosse pregado a todos nesses 100 anos, com certeza nunca passaríamos pela situação que hoje o País passa.

Gostaria de agradecer infinitamente a Frank Sherman Land, por ter visado uma necessidade social da juventude, que tanto precisa, até os dias de hoje, de uma atenção especial. E agradecer ainda mais o nosso querido tio, que hoje não está presente fisicamente, mas com toda a certeza está entre nós, Alberto Mansur, por reconhecer a grandeza dos feitos da nossa Ordem e fazer de tudo para trazê-la para o Brasil e ser o grande responsável por todos estarmos reunidos aqui hoje.

Uma vez eu escutei de um irmão uma frase que eu levo para a vida toda: “Para ser um cidadão de bem não é preciso ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é preciso ser um cidadão de bem”.

Por fim, que continuemos pelos próximos 100 anos provando a todos os homens que nossas cerimônias não são uma fórmula vazia.

Um fraternal abraço a todos.

 

O SR. SÉRGIO FERNANDES - Quebrando, um pouco, o protocolo aqui, eu peço desculpas, peço vênia novamente para o presidente. Eu só gostaria de fazer a entrega aqui para o Tenente Coimbra da última edição do Anuário Social do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. E também aqui um pin comemorativo aos 100 anos da Ordem DeMolay.

Obrigado.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE COIMBRA - PSL - E pode ter certeza que esse pin vai me acompanhar aqui na Alesp também.

    Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe presente, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias dos policiais civis e militares, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

               Está encerrada a presente sessão.

               Convido a todos para um coquetel no Salão dos Espelhos que está à retaguarda de vocês, a entrada pelo lado direito do plenário.

               Muito obrigado e uma boa noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 17 minutos.

 

* * *