http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

10 DE MAIO DE 2019

5ª SESSÃO SOLENE HOMENAGEM AOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA (CONSEGS)

 

Presidência: CAUÊ MACRIS e DELEGADO OLIM

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - SERGIO EWERTON

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que convocara a presente sessão solene, em "Homenagem aos Conselhos Comunitários de Segurança - Consegs", por solicitação do deputado Delegado Olim. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Cumprimenta o deputado Delegado Olim por propor esta solenidade. Destaca o seu trabalho, nesta Casa, em prol da Segurança Pública. Ressalta a justeza da homenagem aos Consegs.

 

4 - DELEGADO OLIM

Assume a Presidência. Comemora os 34 anos dos Consegs. Discorre sobre a importância dos conselhos para a Segurança Pública. Elogia o governo de Franco Montoro, responsável pela criação dos Consegs. Agradece a todos pela presença. Defende a união entre as forças da Segurança e a sua valorização salarial. Anuncia a exibição de vídeo sobre a história dos Consegs.

 

5 - TENENTE NASCIMENTO

Deputado estadual, parabeniza os Consegs pela intermediação entre a população e o Poder Público com respeito às questões de Segurança. Menciona a cartilha "Vizinhança Solidária", que, a seu ver, é uma das principais ferramentas dos conselhos no combate à violência. Informa que várias demandas relacionadas à Segurança Pública foram apresentadas ao governador João Doria, em reunião nesta Casa.

 

6 - ADALBERTO FREITAS

Deputado estadual, comenta o período em que foi presidente do Conseg de Capela do Socorro. Frisa a justeza da presente homenagem. Coloca-se à disposição dos conselhos.

 

7 - EDUARDO TUMA

Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, faz citação sobre a necessidade de aprender com o passado. Alude à longevidade dos Consegs e à experiência acumulada por seus integrantes. Enfatiza a relevância dos conselhos para a comunidade. Afirma que lutará pela valorização dos trabalhadores da Segurança Pública. Parabeniza os Consegs.

 

8 - RICARDO MONTORO

Diretor vice-presidente da Cohab São Paulo, agradece pelas homenagens prestadas a seu pai, Franco Montoro. Considera que os Consegs promovem a participação popular e a descentralização, ideias caras a Montoro. Elenca medidas pioneiras tomadas por seu pai, em diversas áreas, quando governou São Paulo.

 

9 - TENENTE NASCIMENTO

Deputado estadual, anuncia a presença do deputado Coronel Nishikawa. Tece elogios ao Conseg de Piracicaba.

 

10 - EVALDO ROBERTO CORATTO

Coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, agradece a todos os integrantes da instituição, cujo trabalho, ressalta, é voluntário. Comenta que o País tem passado por um período econômico difícil, o que afeta a Segurança Pública. Discorre sobre o aspecto comunitário da atuação dos Consegs e sobre a sua parceria com as forças policiais. Pede o apoio desta Casa à entidade, para que ela possa aumentar sua presença no interior. Menciona as dificuldades que os conselhos enfrentam. Fala sobre a realização da Semana de Cidadania e Segurança. Expressa seu desejo de prestar uma homenagem com a presença de todos os conselhos, em 2020. Cita diversos projetos dos Consegs.

 

11 - CORONEL NISHIKAWA

Deputado estadual, descreve sua experiência como presidente de Conseg. Informa que esta legislatura tem muitos parlamentares dedicados ao tema da Segurança Pública.

 

12 - MARCIO DA FARMÁCIA

Deputado estadual, elogia o deputado Delegado Olim pela realização desta solenidade. Parabeniza os Consegs pelo seu trabalho. Defende a valorização da instituição por parte do Poder Público.

 

13 - GENERAL PETERNELLI

Deputado federal, comenta medidas em prol da Segurança que podem ser tomadas em âmbito nacional. Presta homenagem aos Consegs.

 

14 - PRESIDENTE DELEGADO OLIM

Anuncia a exibição de vídeo. Presta homenagem, com a entrega de um certificado, ao Sr. Evaldo Roberto Coratto, coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança. Informa que os certificados para os representantes dos Consegs presentes nesta solenidade serão entregues posteriormente. Faz breve histórico dos conselhos. Destaca o papel da participação popular na promoção da Segurança Pública. Ressalta a justeza da homenagem prestada nesta sessão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Olá, primeiramente, um bom dia a todos. Senhoras e senhores, sejam todos bem-vindos aqui à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os 34 anos dos Consegs, os Conselhos Comunitários de Segurança.

Eu quero também fazer aqui um comunicado a todos, esta sessão está sendo transmitida neste momento, ao vivo, aqui pela TV Assembleia, e também lembrá-los que amanhã, no dia 11, esta sessão será retransmitida a partir das 23 horas, tudo isso pelo Canal 7 da NET, pela TV aberta canal 61.2 e pela TV Vivo digital canal 9.

Eu quero, a partir deste momento, compor a nossa Mesa. Primeiramente eu chamo o presidente desta Casa, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Cauê Macris. Chamo também para a Mesa o Delegado Olim, nosso deputado estadual que é o proponente desta sessão solene. Tenente Nascimento, deputado estadual aqui, coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Pública. Vereador Eduardo Tuma, presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Evaldo Roberto Coratto, que é o coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança – os Consegs. Ricardo Montoro, diretor vice-presidente da Cohab São Paulo, que é a Companhia Metropolitana de Habitação do Estado de São Paulo. Chamo também o secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira; Joaquim Dias Alves, representando o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Ruy Fontes.

Ao nosso lado aqui também, na extensão da Mesa, a Dra. Raquel Gallinati, que é presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Capitão Louzada, representando o comandante-geral de apoio, tenente-brigadeiro do ar Paulo João Cury. Chegou também, neste momento, aqui na nossa sessão solene, o deputado Adalberto Freitas. Continuando a composição da Mesa, o coronel da PM Daniel Augusto Ramos Ignácio, secretário municipal de Segurança de Mairiporã.

Com a palavra, a partir de agora, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Bom dia a todas, bom dia a todos. É um prazer muito grande receber cada um de vocês aqui na sede do nosso Legislativo estadual. Gostaria, em nome do Tenente Nascimento, em nome do Delegado Olim, proponente desta sessão solene, e do meu amigo, presidente da Câmara Municipal, Eduardo Tuma, de cumprimentar todos os presentes, dizer que é sempre um prazer recebê-los aqui.

Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente, atendendo à solicitação do deputado Delegado Olim, com a finalidade de homenagear os 34 anos dos Conselhos Comunitários de Segurança – os conhecidos Consegs.

Convido a todos para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Eliseu.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Por tradição da nossa Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e até por força do Regimento Interno, toda vez que o presidente da Assembleia está em uma sessão solene, obrigatoriamente ele é que tem de presidir os trabalhos. Então, por essa tradição, a gente tem por costume – usos e costumes aqui –, o presidente sempre abre a sessão e passa depois a condução dos trabalhos para o proponente da sessão solene. Então quero cumprimentar aqui pela iniciativa o meu amigo Delegado Olim, ele que tem sido um grande representante aqui da Segurança Pública no Legislativo, tem feito um trabalho extraordinário aqui, não só com a Polícia Civil, a quem representa, mas também todas as forças policiais – Polícia Militar, Polícia Científica, os Bombeiros, as Guardas Civis.

Essa interação, Edvaldo, você que é um lutador pelos Consegs já de tantos anos que a gente se conhece, a gente tem a clareza da importância que têm os Consegs no dia a dia da Segurança Pública. Então, é importantíssima essa data, é importantíssima essa proposição do deputado Olim e de outros deputados que subscrevem, de poder trazer essa comemoração, que é mais do que uma comemoração, é uma integração entre os Consegs.

Parabéns a todos vocês, e neste momento gostaria de passar a Presidência dos trabalhos ao deputado Delegado Olim. Um bom dia e um bom trabalho a todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Antes, porém, de passar a Presidência ao deputado Delegado Olim, eu quero fazer um agradecimento a todos os presidentes dos Consegs aqui do estado de São Paulo. Presidente da Vila Jacuí, de Diadema, de Mauá, do Centro, Piracicaba, Jardim Miriam, Mogi das Cruzes, Ermelino Matarazzo. Conseg do Centro de São Paulo, Conseg também da Vila Prudente, da Vila Formosa e de São Miguel Paulista. Agradeço a presença de todos nesta sessão solene.

Com a palavra, a partir de agora com a Presidência dos trabalhos, o deputado Delegado Olim.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Delegado Olim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Bom dia a todos, meus amigos. Sala cheia, plenário lotado, muito difícil ver aqui tanta gente junta, tanta segurança, as pessoas aqui, pessoas de bairros, pessoas do bem que vêm aqui, todos que são ligados à Segurança Pública e todos que são ligados também, contamos muito também com a Prefeitura de São Paulo, os problemas não são só de segurança nos bairros. Tanto é que aqui o nosso Tuma, presidente da Câmara dos Vereadores, sempre nos ajuda, sempre quando precisamos de alguém lá da Prefeitura – porque às vezes as regionais não mandam nos Consegs, e olha quem nós cobramos aqui. No outro dia tem uns cinco lá para nos atender, porque aqui manda, aqui sabe mandar e aqui está junto com a gente.

Então, primeiramente, queria agradecer a todos, quero começar aqui os nossos trabalhos para que possamos dar prosseguimento, e nada mais que uma linda sexta-feira dessa, os 34 anos de Consegs, 34 anos trabalhando pelo povo de São Paulo, e sempre ao lado da população mais carente – não só carente –, bairros nobres, todos têm Conseg, todos trabalham juntos com as forças de Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais, todos somos só uma família, e parabéns a todos que estão aqui.

Agradeço a presença de todos nesta sessão de homenagem ao Conselho Comunitário de Segurança. Celebrar o sucesso dessa instituição e reviver a sua história é uma forma de reconhecer o trabalho e firmar o futuro. Devemos sempre  incentivar as boas iniciativas, e nesta homenagem quero exatamente isso, parar um pouco no tempo e nos lançar na trajetória vitoriosa desse Conselho. Cada um de nós deve se sentir agraciado por esta oportunidade de juntos festejarmos o Conseg.

Nós vamos assistir agora a um vídeo que conta a história dos Consegs - Comunitários de Segurança. Por gentileza, se possível, vamos colocar numa altura para que todos ouçam, e a luz, se puder apagar um pouco.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Quero agradecer aqui ao nosso presidente desta Casa, que abriu esta sessão solene, Cauê Macris. Quero agradecer aqui meu colega deputado Tenente Nascimento, aqui da Assembleia Legislativa juntamente comigo, está hoje aqui fazendo esta grande festa dos 34 anos dos Consegs. Aliás, parabéns a quem fez esse vídeo, uma entrada maravilhosa do nosso sempre saudoso Franco Montoro.

Quero agradecer o deputado Adalberto Freitas também por estar aqui presente, prestigiando este evento. Quero agradecer o nosso presidente vereador Tuma, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, apoiador dos Consegs, apoiador de tudo o que for ligado à Segurança Pública, tudo o que for ligado ao bem da população de São Paulo, podemos sempre contar com ele. Quero aqui também agradecer ao grande Evaldo Roberto Coratto, nosso grande coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, esse homem batalhador, que briga pela Segurança Pública, não tem uma em algum evento da Segurança Pública que ele não seja o primeiro a chegar. Parabéns pela sua postura e parabéns por esses Consegs serem tão fortes, tão unidos e poderem ajudar a Segurança Pública.

Quero aqui fazer uma saudação ao Ricardo Montoro, vice-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo, filho do saudoso governador Franco Montoro. Este homem que – eu não sou do tempo do Governo Franco Montoro, mas o Dr. Joaquim tem muitos delegados que estão aqui, eu estou vendo muitos delegados aqui, o Dr. – deu branco agora – Marchi de Queiroz, meu professor quando eu entrei na Academia.

O Dr. Marchi de Queiroz é do tempo do Franco Montoro, tem muitos delegados aqui que são do tempo do Franco Montoro, policiais civis, policiais militares, coronéis, lá em cima tem gente abanando para mim também, eram os melhores salários que as polícias tinham: São Paulo. Nós tínhamos o melhor salário do Brasil, as nossas forças de Segurança. Governador Franco Montoro deu dignidade ao funcionalismo público, por isso toda vez que fala o nome de Franco Montoro, nós temos que bater palmas e temos que, em seu nome, que está aqui presente, saudoso Franco Montoro, que tanto fez não só pela Segurança Pública, pelos policiais, mas por todos os funcionários públicos, dando valor ao trabalho de todos que trabalharam com ele.

Então quero deixar aqui o meu abraço, estou muito feliz, e fizemos abertura com seu pai, nada mais justo que ser homenageado quem foi, quem já pensava lá na frente sobre Segurança e colocou aqui os Consegs. Parabéns e aceite um abraço de todos aqui dos Consegs. Graças a seu pai que a Segurança está onde está, não está melhor, mas se não houvessem os Consegs eu imagino o que seria da Segurança Pública de São Paulo.

Quero aqui agradecer também o nosso Dr. Joaquim Alves, representando o delegado-geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, meu amigo Dr. Ruy Fontes, não pôde comparecer, mas mandou um representante à altura, que é o Dr. Joaquim, esse é do tempo do Montoro, pode ter certeza. Quero aqui também agradecer o meu amigo, o secretário estadual de Segurança Urbana, o coronel José Roberto Rodrigues – coronel, vamos mudar as cores da Guarda Municipal, aquelas cores das viaturas estão muito feias, coloca uma cor para chegar assustando. Vocês são tão fortes quanto qualquer área de Segurança, então muda essas cores, porque a polícia tem que chegar chegando, intimidando e respeitando as pessoas, mas com viaturas que possam chegar – não viatura colorida de parque, vê se você muda isso aí que é coisa passada.

Vamos lá. Também a Sra. Dra. Presidente do Sindicato dos Delegados, minha amiga Dra. Raquel, e Dr. Gustavo aqui presente, do Sindicato dos Delegados de Polícia, a Associação dos Delegados de Polícia, que estão aqui, que fazem parte da Segurança Pública, podemos contar com eles, também tem muitos delegados, são associados, e todos que vão à delegacia serão recebidos por investigadores, policiais, agentes e delegados na qual eles fazem parte do Sindicato e da Associação. Obrigado, pela presença dos dois.

O capitão Louzada, representando o comandante-geral de apoio, tenente-brigadeiro do ar Paulo João Cury, meu amigo, gosto dele, brigadeiro do ar da Aeronáutica, quero agradecer aqui a sua presença, manda um abraço para ele. Tudo que a Polícia Civil, tudo que esta Assembleia precisa, falamos com ele, é de primeira, ele ajuda, ele está junto conosco.

Aliás, nós temos aqui, preciso avisá-lo, agora a CPI do Táxi Aéreo na Casa, sou eu o presidente, vou precisar muito do apoio dele. Tem muito táxi aéreo fazendo transporte sem ser táxi aéreo, levando com aeronaves que não têm manutenção para cobrar mais barato. E aquele empresário que investe, que paga seus impostos, perde na concorrência para que aconteçam acidentes como aconteceu lá com o grande repórter da TV Bandeirantes. Então fizemos uma CPI, e vou precisar muito do brigadeiro Cury, como vou precisar do Damasceno, que está em Brasília, que também é ligado à Aeronáutica, aliás, sempre as Forças Armadas, a Aeronáutica e a Marinha presentes nesta Assembleia Legislativa.

Quero agradecer o maestro da Banda da Polícia Militar, subtenente Eliseu Valente, quero dar uma salva de palmas para ele e agradecer a chegada, pelas músicas tocadas, pelo Hino Nacional. Nosso vereador Julinho Lopes, líder dos Progressistas na cidade de Rio Claro, quero cumprimentar todos os vereadores aqui presentes, obrigado pela sua presença, dos Progressistas. Aqui os Consegs presentes, tem um monte de Consegs, depois eu vou pedir para o próprio Cerimonial falar aqui os nomes de todos os Consegs.

O coronel da PM Daniel de Augusto Ramos Ignácio, secretário municipal de Segurança de Mairiporã presente, obrigado pela sua presença. Guardas fortes também, lá do interior, ajuda a Polícia Militar e ajuda a Polícia Civil. Tem um projeto de lei meu que foi aprovado nesta Casa, já foi sancionado pelo governador, que é a união da Polícia Militar, Polícia Civil e Guardas. Guardas são polícia, então os senhores têm de estar todos juntos para podemos trabalhar pela população. A população não quer saber quem é, quer ver uma viatura com a luzinha, pôr a mão e saber que vai ser ajudado, que vai estar com uma viatura boa, com armamento de primeiro mundo para poder atendê-la. Então somos só uma Segurança, não tem essa: “Porque é Guarda”, Guarda é polícia, Guarda é segurança, e tem cidade no interior que a Guarda é muito maior que a Polícia Militar e maior que a Polícia Civil.

Quero agradecer aos meus colegas, meu professor sempre querido, muito obrigado pela sua presença. Aqui tem o Paulo Pilz, estou vendo o Carlos Castiglioni, o homem que mais entende de sequestro em São Paulo, ficou por mais de 14 anos no sequestro, ninguém sabe mais de sequestro do que esse delegado. Na época dos 54 sequestros por mês estava lá chefiando, que eu tive o prazer de trabalhar com ele. Ninguém entende mais de sequestro que ele e a equipe dele. Hoje ele é titular do 78º DP, dos Jardins, mas já fez muito pela Segurança Pública, sequestro zero em São Paulo hoje. Parabéns, doutor, o senhor merece. Parabéns Paulo Pilz, parabéns Dr. Marchi de Queiroz, nosso sempre professor, maravilhoso, da Academia de Polícia.

E agradeço, como estou por último aqui, as Guardas Municipais. Estou vendo um monte de policial militar, obrigado pela presença, os senhores podem contar comigo, como a Polícia Civil, que está aqui presente, todos que estão aqui nessa união. É uma união de força, nós fazemos a democracia, nós policiais, eu falo nós porque eu falo: policial militar, guardas, bombeiros, a nossa Polícia Científica, todos que são ligados. Os guardas penitenciários, que são uma segurança, que saem de dentro dos presídios e vão para casa, têm que estar armados, porque eles também passam o dia a dia e correm risco de vida. Se juntar com a polícia, que são mais forças de Segurança, como eu digo: nós unidos não temos para ninguém.

Temos que estar sempre juntos, tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar. Aqui ninguém é mais do que ninguém, todos somos só uma força de Segurança. E vamos ter, se Deus quiser, esse compromisso e esse apoio do governador de São Paulo, que teremos os melhores salários do Brasil – porque de São Paulo nós somos o mais baixo, do Brasil.

Quero aqui agora passar a palavra ao nosso deputado estadual Tenente Nascimento. Tem a palavra o senhor. Se o senhor quiser falar lá de baixo, acho que é até melhor. O senhor não acha melhor, o senhor quer falar aqui? O senhor é quem manda, está junto comigo nesta sessão solene, fique à vontade.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Bom dia a todos. Eu quero aqui manifestar o agradecimento à pessoa do deputado Olim, o qual nos convocou, nós fomos convocados aqui para juntos fazermos este ato solene aos Conselhos Comunitários de Segurança pelos seus 34 anos. Quero aqui também falar do nosso querido Ricardo Montoro, o qual representa muito bem aquele que foi um dos melhores governadores que nós tivemos neste estado. Servi, sim, na Polícia Militar, quando os salários eram realmente equiparados e dava muita dignidade aos nossos policiais, aos nossos agentes de Segurança como um todo.

Quero também, neste momento, falar ao nosso Carlos Alberto Machi, que teve o pai oriundo da Força Pública do Estado de São Paulo. Estava me explicando aqui, do qual somos muito gratos pela sua participação neste evento. Quero também agradecer a presença do meu colega de bancada, colega de partido, deputado Adalberto Freitas e também ao nosso capitão Louzada, que representa aqui o Comando da Polícia Militar.

Para sermos sucintos e ter oportunidade de outros também se apresentarem, eu quero dizer aos Conselhos Comunitários, conhecidos como Consegs, criados em 1985 – neste 10 de maio, 34 anos. Poucos projetos ou programas de Governo duraram tanto tempo, passam por tantos governos e permanecem tão atuais e atuantes como os Consegs. Desde a instituição desses Conselhos Comunitários, a sociedade civil organizada passou a ter uma forma eficiente e eficaz para dialogar com as autoridades responsáveis pela Segurança Pública e pela sociedade. Os Conselhos se revelam a melhor forma de o cidadão se reportar ao Poder Público, expondo os problemas relacionados às questões de segurança que ele, cidadão, vivencia e muitas vezes sofre juntamente com sua família.

O Sr. Evaldo Coratto, coordenador desses Consegs, tivemos o privilégio de estar com eles lá na Secretaria de Segurança, e ali eu aprendi que nós temos e podemos fazer muito mais se estivermos unidos, se estivermos sintonizados. Quero fazer um agradecimento nesta fala ao Coronel Camilo, que gentilmente nos cedeu essa Cartilha da Vizinhança Solidária, a qual quase todos recebem, que é o primeiro passo e é uma das ferramentas mais importantes dos Consegs, porque através da Vizinhança Solidária conseguimos evitar vários intentos contra a segurança nossa e de nossa família.

A Vizinhança Solidária, juntamente com a Polícia Militar, juntamente com a Polícia Civil, estamos integrando também as Guardas Municipais e os agentes penitenciários. Eu quero dizer aqui a vocês que, se tivesse uma Vizinhança Solidária próxima ao nosso saudoso cabo Fernando – hoje sargento Fernando, porque ele será promovido sim – que foi brutalmente assassinado quando encostou um carro às cinco horas da manhã, ou cinco e meia, que fosse, aguardando a saída de um agente de segurança, alguém que defende realmente o nosso povo. A Vizinhança Solidária teria comunicado, entrando em contato, e com certeza estaria evitando um crime bárbaro como foi aquele.

Então a Vizinhança Solidária é um instrumento importante sim, mas de pessoas como vocês, voluntários como vocês, que estão atuando e procurando levar conhecimento a toda a vizinhança. Pasmem! Tem prédios que o vizinho de baixo não conhece o que está na cobertura. Entra no elevador e você não sabe nem se mora ali realmente. Então a Vizinhança Solidária veio para corrigir isso, e corrigir isso sim, através de vocês, do voluntariado, dos Consegs.

Então quero dizer aqui, para ir já para o final da nossa fala, que o governador esteve aqui ontem, aos profissionais de Segurança, e foi cobrado sim, Delegado Olim, que ele viesse reparar não somente a reposição salarial, que nos dê uma data para que isso aconteça, mas também que verifique as nossas delegacias que estão sendo sucateadas, que estão sucateadas. Hoje, eu recebi de uma agente, de uma presidente de um Conseg, a Rita, que antes de vir para cá, lá na 5ª Companhia de Piracicaba, foram pedidos aos Consegs dois pneus. Não é possível isso, nós temos que ter uma resposta imediata para as nossas delegacias, para os nossos profissionais de Segurança, para que juntamente com o Conseg venha trazer o efeito que aqui estão.

Parabéns a vocês que hoje estão aqui trabalhando e atuando de uma forma ímpar, para que nós possamos sim ajudar ao governador, mas ele precisa dar uma resposta imediata, para que os nossos policiais tenham uma melhor condição de trabalho, para que nossos agentes de Segurança possam dar uma resposta também imediata a nosso povo. Mas, enquanto isso, eu parabenizo a vocês, porque vocês não pararam, vocês não param, vocês estão atuando, vocês estão indo buscar, vocês estão dizendo: “Olha aqui o meu trabalho. Olha aqui a minha força, eu quero participar sim”.

Então conclamamos e agradecemos, principalmente a vocês, para que possamos, Evaldo, levar essa mensagem mais adiante, abrir mais Conselhos. Vemos aqui essa cartilha, que foi distribuída a todos vocês, um instrumento de trabalho importante para todos nós, para que possamos mais e mais atender os anseios da população, a segurança da nossa família e a segurança do povo paulista.

Meu muito obrigado ao Delegado Olim e parabéns pela iniciativa de trazer aqui esses que realmente representam o povo paulista, que está muito grato a vocês. Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Quero aqui chamar o nosso deputado e meu amigo Adalberto Freitas, que tem o uso da palavra. Veja se o senhor quer falar aqui? É melhor falar lá embaixo. É o seu direito, porque quem tem voto tem o direito de falar neste plenário.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Lembrando mais uma vez, Delegado Olim, que a nossa sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a TV da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e que amanhã, dia 11 de maio, esta sessão será retransmitida a partir das 23 horas.

 

O SR. ADALBERTO FREITAS - PSL - Bom dia a todos. Agradeço à Mesa, ao nosso amigo deputado Olim, grande amigo do passado, que trilhamos caminhos juntos, na época eu era assessor do deputado Arnaldo Faria de Sá, que muito ajudou os Consegs também, as polícias, e lá nos conhecemos. Faço menção também aqui ao nosso amigo deputado, colega deputado Nascimento, meu colega de bancada. Cumprimentando o Nascimento cumprimento todos os parlamentares aqui presentes.

Cumprimento aqui também o meu amigo Evaldo, mas eu o chamo sempre de Magrão, que o pessoal conhece ele, eu falo isso porque eu fui presidente do Conseg da região da Capela do Socorro, região do 102º DP, Capela do Socorro, Companhia do 27º Batalhão de Polícia Militar. Eu fui presidente do Conseg por cinco anos lá, de 2008 a 2012, e foi uma experiência muito importante na minha vida. Na época também trabalhava como assessor parlamentar, mas foi onde eu conheci realmente os problemas que a população realmente precisa que sejam resolvidos. E o Conseg tem essa situação muito importante, que é levar num determinado dia do mês as reuniões onde vários setores da sociedade se reúnem e levam as demandas para lá. Isso é muito importante.

Graças a Deus os Consegs estão aí, como foi comentado por um colega, é uma instituição que é recorrente, há muitos anos está aí, e está se tornando cada vez mais forte. Eu vejo aqui alguns amigos meus da época, aqui está o Calixto está por aí, que é lá do Joaniza, o Ronaldo lá do Jardim Miriam, saúdo também o Amaury, que é presidente do Conseg da Capela do Socorro, e hoje à noite estarei lá no Jardim Miriam, no 85º DP que o Diogo toma posse hoje, e estarei lá, se Deus quiser, mais à noite.

Eu quero ser breve para não alongar muito, que eu sei que tem muita gente para falar, mas eu só quero saudar todos os presidentes dos Consegs, estão aí batalhando, já estive no front lá com vocês há cinco anos, sei tudo o que precisa, e agora como deputado estadual, estou aqui na Assembleia e deixo o meu cargo à disposição, meu gabinete à disposição de vocês para ajudar no que for preciso. Muito obrigado e um bom dia a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Obrigado, deputado. Queria aqui também cumprimentar, agradecer a presença do nosso ex-deputado federal William Woo pela sua presença. Nosso agente policial civil sempre presente, ajudando as forças de Segurança. Nosso vereador também aqui chegando a Casa, obrigado pela sua presença, é importantíssimo para os Consegs, como também quero saudar o coronel PM Martinez, comandando o Policiamento da Área 2, aqui também presente, está sentado aqui ao nosso lado. O coronel PM Luciano, Comando e Policiamento da Capital, obrigado pela presença, o homem forte da Polícia Militar prestigiando os Consegs.

Está aqui o major PM Alves, do Policiamento Militar, ele é da Segurança Pública, assessor da Polícia Militar da Secretaria de Segurança, também presente prestigiando os Consegs. E aqui também tem o major PM Júnior, do Comando de Policiamento do Interior, também está aqui prestigiando os Consegs do interior. Os Consegs hoje são São Paulo inteiro. E aqui o nosso delegado Dr. Mieza, que também foi assessor especial de trabalho nos Consegs, assessor do Conseg.

Falar que o nosso delegado aqui Carlos Castiglione é do 3º DP, esqueci, o 78º é muito pequenininho para você, irmão, seu negócio é muito grande, que o 3º, é um dos maiores distritos de São Paulo, e um dos maiores problemas também. Deve fazer uns 80, 90 BOs por dia, Deus que me livre. Quero passar longe dali, viu, irmão. E também quero cumprimentar aqui o nosso cabra bom, esse aqui foi vereador, que também é delegado de polícia, que está aqui nos prestigiando nos Consegs.

Agora com a palavra o nosso presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Eduardo Tuma. O senhor também tem voz, o senhor tem o plenário à sua disposição. Eu não sei se eu falei, mas o major Joel, que pertence ao Conseg, Joel Rocha que está aqui também presente, todos prestigiando o Conseg. Então queria aqui deixar agora a palavra ao nosso grande presidente da Câmara, jovem vereador. É o segundo mandato já?

 

O SR. EDUARDO TUMA - Segundo mandato.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Segundo mandato e mais votado de São Paulo. E outra, já chegou sendo presidente, já pegou o bonde e não foi na janelinha, já está dirigindo o bonde. É para poucos o cara conseguir ser presidente de uma Câmara tão grande como a Câmara Municipal de São Paulo, que tem mais força que muitas Assembleias Legislativas do Brasil. Com a palavra o nosso grande vereador, presidente, Tuma.

 

O SR. EDUARDO TUMA - Bom dia a todas e a todos. Bom dia. Coloquei o celular aqui porque eu vou me cronometrar, vou falar cinco a sete minutos. Eu quero lembrar uma frase do nosso saudoso cientista – nosso não, não é? – Albert Einstein, que dizia que: “Nós devemos aprender com o passado, viver para o presente e acreditar no futuro”. Nós aprendemos muito e esse foi o legado, um dos legados, deixado pelo saudoso advogado Franco Montoro, governador do estado de São Paulo, que foi o criador dos Consegs, como nós pudemos ver ali no vídeo.

Quero honrar o nome do teu pai, Montoro, porque ele ajudou a trazer o estado de São Paulo à condição que nós temos hoje, o maior Estado, o Estado mais pujante desta Federação. Aprendemos também com o presidente Cauê Macris, reeleito presidente da Assembleia Legislativa aqui, pois é filho do presidente Vanderlei Macris, também desta Assembleia.

Aprendi eu com o meu tio, o senador Romeu Tuma, com meu primo, o deputado Romeu Tuma Junior e com meu pai, Renato Tuma, que foi o criador aqui da Guarda Civil Metropolitana da cidade São Paulo. Aprendi com o Evaldo, são 34 anos de Conseg, ele à frente dessa instituição grandiosa. Calma que eu chego lá não se preocupe. E aprendi muito com o Delegado Olim. Gente, o nosso País precisa daquilo que vocês trazem, que não é só a segurança efetiva, mas é a sensação de segurança.

Eu lembro quando lia e assistia o Olim nas suas operações, nós tínhamos certeza de uma coisa – na verdade de duas –, uma eu vou deixar de lado, mas uma eu tinha certeza: o cativeiro ia ser estourado, o ladrão, o bandido, ia ser preso, se não tivesse um fim pior do que esse. Sozinho apreendeu mais de 800 pessoas. Eu queria pedir uma salva de palmas ao Olim, porque não só nos ensinou no passado, como no presente tem ações como esta. (Palmas.) Eu quero, e louvo a Deus por isso, por ele estar nessa posição hoje na Assembleia Legislativa, e eu acho, como ele disse ao doutor delegado, é pequena a Assembleia para você, Olim. A minha esperança é que você aceite o desafio de ir para a Câmara Federal, e eu tenho certeza que o teu futuro não é menor do que chegar a um Ministério da Justiça, por exemplo, e colocar de vez ordem neste País. Então, muito obrigado pela contribuição.

O filósofo alemão Schopenhauer falava o seguinte: “Os primeiros 40 anos dão o texto, e os outros 30 trazem os comentários a esse texto”. O Conseg, com seus  34 anos de existência, dá uma lição, uma lição pelo menos aqui no estado de São Paulo, competência estadual de garantir a Segurança Pública, mas o Conseg ultrapassa essa barreira conceitual, essa barreira legal, porque o Conseg vai no local, na comunidade, no bairro, trazendo segurança para a comunidade. E não só isso, o Conseg não fala só do tema Segurança Pública, porque entende que também extrapola essa limitação.

Quando no Conseg ou os Consegs são polos catalisadores, ali você tem a discussão de outros temas. Por que não levar as demandas daquela comunidade à Subprefeitura? Às vezes uma demanda – e eu vou, porque acredito assim, dizer, afirmar – de iluminação pública que chega em um Conseg traz segurança para aquela rua mal iluminada, e ali é local de consumo de drogas, prostituição, e por que não da bandidagem agindo de forma livre. Iluminação também faz parte, tantos elementos que o Conseg ajuda na solução desses problemas, trazer essa sensação e a segurança efetiva aqui na cidade de São Paulo.

Então aqui fica o meu reconhecimento, a minha homenagem a vocês, que se doam, como disse o Tenente Nascimento. Aliás, nós temos um delegado de polícia, um tenente, o economista Montoro, filho de um advogado, que era o André Franco Montoro, e a Constituição mesmo fala no 133 que “sem advogado não há administração de justiça neste País”. Nesta Mesa não pode ter coisa errada, esta Mesa tem que garantir segurança e esta Mesa honra vocês, nesta manhã.

Manhã de sexta-feira, um plenário lotado, o assunto deve ser bastante importante. Falei cinco minutos, caminho para o meu encerramento. O dramaturgo William Shakespeare falava o seguinte: “que aquele que não vive dos seus sonhos ou não alimenta os seus sonhos envelhece rapidamente”. Mas nós não envelhecemos rapidamente, nós alimentamos os nossos sonhos independente da idade natural que nós temos, nós alimentamos um sonho de uma sociedade segura, fraterna, solidária. Nós alimentamos o sonho da polícia comunitária que é a Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Civil, da Polícia Militar valorizada, bem remunerada. E essa foi a promessa do governador João Doria aqui ontem no Colégio de Líderes desta Assembleia. Esse é o sonho que tem que se transformar em realidade, como falou o Tenente Nascimento. E nós vamos brigar por isso também.

Então, quero aqui agradecer muitíssimo a oportunidade, deputado Olim, quero agradecer a vocês, cidadãos de bem, da nossa sociedade que com espírito altruísta se doam para o próximo, cumprindo o primeiro – e eu sem querer interferir na sua religião ou na sua fé –, cumprindo um dos mandamentos: amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Quando você se doa, você está num ato de amor desejando a ele aquilo que você deseja a si mesmo: paz.

Encerro a minha fala cumprindo uma promessa de político, hoje em dia cumprir promessa é obrigação, não é virtude – não é isso? Encerro a minha fala dizendo o seguinte: a paz que vocês garantem, exatamente no sentido da acepção da palavra,  que é a ausência de conflito. Só uma sociedade sem conflitos pode prosperar, pode progredir e pode avançar por uma vida melhor.  Muito obrigado, bom dia a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Parabéns ao nosso presidente, que veio aqui prestigiar o Conseg. Ele é o vice-prefeito de São Paulo – todas as vezes que o prefeito de São Paulo sai e viaja, o nosso prefeito é o Tuma. Então, para vocês terem uma ideia, a grande homenagem que ele está fazendo aos Consegs de vir hoje aqui participar dessa solenidade. Muito obrigado, nosso presidente da Câmara dos Vereadores. Obrigado pelas palavras, porque a verdade é esta: uma simples iluminação. Então é juntos, correndo com as regionais, junto com a Prefeitura, e temos aqui ao nosso lado o presidente da Câmara para nos ajudar.

Agora, eu quero que o Dr. Ricardo Montoro, por gentileza, desça ao plenário. O senhor também teve voto, e o que o senhor fale aqui, se o senhor quiser falar daqui, está aqui à sua disposição. O senhor aqui é um dos nossos grandes homenageados, graças a seu pai que existe isso aqui, que é o Conseg. Com a palavra, Ricardo Montoro.

 

O SR. RICARDO MONTORO - Muito obrigado, bom dia a todos, bom dia especialmente ao presidente da Mesa, o coronel Olim, Delegado Olim, que se tornou amigo de muito tempo, e que bravamente está liderando essa questão dos Consegs.

Eu queria contar uma pequena história, que era uma filosofia de vida do governador Montoro, meu pai, que com certeza está presente, ele e a Dona Lucy, estão presentes neste plenário ouvindo emocionados esta homenagem. Que realmente surpreende a todos, me surpreende muito, ver numa  sexta-feira às 10 horas da manhã o plenário lotado de pessoas tão ilustres que representam a sociedade.

O Montoro sempre gostou e pregava a questão da participação e a questão da descentralização, e os Consegs não são nada mais do que isso. É exatamente isso, é o espírito do governo Montoro, pode estar estampado na existência dos Consegs, que hoje completam 34 anos. Chama a população, não são só assuntos de segurança que são tratados, Olim, são uma representação, e que o Tuma falou de iluminação, mas são outras reinvindicações que a população acaba utilizando. Os Consegs não são especificamente para a questão da segurança, que é a sua grande tarefa, mas fala também de outros problemas da população e por isso tornou-se o canal de comunicação entre a população e o governo.

Queria lembrar também em termos de Segurança, essa homenagem que eu não esperava, fiquei realmente emocionado, Olim. Em termos de Segurança, também foi no governo Montoro, tenho que dizer isso com muito orgulho, que foi a primeira Delegacia da Mulher, a Delegada Rose. Ela foi deputada nesta Casa e foi a primeira delegada da Delegacia da Mulher.

E também com relação ao meio ambiente, que hoje é tão falado, queria só lembrar para vocês também em nome do Montoro, que foi no governo Franco Montoro que  criou- se  a primeira Secretaria Estadual de Defesa do Meio Ambiente. Hoje, não tem nenhum Estado que não tenha a Secretaria do Meio Ambiente, e com certeza, não tem quase nenhum município que não tenha ou a secretaria ou algum departamento que defenda o Meio Ambiente. Criou também o Consema, e eu sempre chamo e falo isso com muito orgulho, eu sempre achei o Montoro um visionário – não é? Ele era um servidor público, ele sempre dizia: “Eu quero servir a população, não ser servida dela”, portanto, esta homenagem que vocês estão fazendo ao Conseg choca profundamente.

Eu, em nome do Dr. André, da dona Lucy, que estão nos assistindo lá do céu, de toda a família, que continua a trabalhar aqui em São Paulo, agradeço muito a presença de vocês e, quero salientar, que na direção ou no comando do Delegado Olim, eu tenho certeza que nós vamos voltar aos 800 Consegs que nós chegamos a ter, então, com o apoio de todos vocês.

Queria dar um abraço no meu amigo Tuma, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, aos deputados, a todas as autoridades presentes e cumprimentar especificamente a todos vocês pela presença. Viva os Consegs!

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Tenente Nascimento, rapidamente mais dois agradecimentos. Vamos para a palavra final depois do Sr. Evaldo. Faça o favor.

 

O SR. TENENTE NASCIMENTO - PSL - Queríamos agradecer a presença do nosso deputado Coronel Nishikawa, da nossa bancada, nosso decano, e queremos agradecer aqui no qual – esse agradecimento é o Márcio, onde está o Márcio do Conseg de Piracicaba, onde é que está ele? Levanta, Márcio. Ele saiu às cinco da manhã para estar conosco aqui, e o Márcio tem uma história importante. Então estamos homenageando a todos os presidentes dos Consegs, a todos vocês, ele tem uma história importante. Ele chegou à delegacia um dia e tinha uma goteira pingando em cima da mesa ali do escrivão. E eu quero dizer que ele começou a falar assim: “Eu posso fazer alguma coisa”. E está fazendo, temos a companhia do Conseg lá em Piracicaba, fruto do trabalho do Conseg. Então, Márcio, mais uma vez nossos parabéns. Muito obrigado a todos vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Agora com a palavra o Sr. Evaldo Roberto Coratto, coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, por gentileza. O senhor também pode descer e fazer o uso da palavra. Obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON – Queremos  mais uma vez agradecer aqui a presença dos presidentes de todos os Consegs do estado de São Paulo.

 

O SR. EVALDO ROBERTO CORATTO - Bom dia a todos. Sempre quebrando o protocolo do meu jeito. Então eu vou agradecer sempre até o fim da vida o voluntariado, que vocês são: homens e mulheres do estado de São Paulo, que em parceria com as nossas forças policiais – Polícia Militar do Estado de São Paulo com seus 187 anos, e a não menos centenária,  nossa querida Polícia Civil do Estado de São Paulo. Agradeço pelo fato de que eu estou lá há sete anos e, tem dias que eu estou muito chateado, muito triste, e quando chego lá e vejo que um Conseg está sendo extinto, que um Conseg não consegue reunir gente em torno de vocês, que possam estar propondo um projeto inteligente, um projeto de prevenção. É a palavra de ordem.

Eu quero agradecer toda a bancada, agradecer ao Ricardo Montorinho, amigo, os nossos deputados, e agradecer as duas melhores forças policiais. Eu digo o seguinte, eu vivo querendo prestar contas do que eu faço. Por quê? A gente lá na Coordenadoria é um grupo muito pequeno, mas a gente tem que cuidar e ao mesmo tempo, deputado Olim, ao mesmo tempo o papel de psicólogo. A gente viajava anteriormente, esse ano que passou eu não viajei quase nada – eu ia falar um palavrão aqui. Por quê?

A gente está passando por um período extremamente difícil na parte de economia, e a gente é colaborador na Secretaria de Segurança, e devido a essa restrição nós temos que simplesmente buscar alternativas. E alternativas eu busco sempre em vocês, presidente do Conseg ou a diretoria. Com vocês, por isso que eu fico triste –, quando eu chego lá e me dizem: “Olha, o delegado não quer que exista Conseg, o tal capitão acha que não é necessário ter Conseg”.

Mas, quando a Polícia Civil precisa que alguém faça um chamamento de apoio, são os Consegs. Colocando em ata todo mês, durante 11 meses do ano as suas necessidades. E não estamos falando em necessidades para o Estado, lembrando Montoro, nós não moramos no Brasil, nós não moramos no Estado, até mais baixo, nós moramos na nossa cidade, nós moramos no nosso distrito, lá no chãozinho.

E, quando a gente faz uma ata e aparece lá falta de viatura – isso me dói –, falta de efetivo – mais ainda. Então, às vezes eu chego à Secretaria,  é um dia muito triste, porque eu não sei falar diferente, se alguém souber. Em todas as atas lidas, está lá a necessidade da Polícia Civil, a necessidade da Polícia Militar, da Técnico-Científica, das Guardas Municipais – estava aqui presente o secretário municipal, o nosso querido Zé Roberto. Essas atas tinham que ser muito mais vistas pelos nossos deputados, pelo Executivo, sim, mas muito mais pelos nossos deputados. Nossos Consegs precisam o tempo todo de apoio. E a minha tristeza é porque eu não consigo fazer isso. Eu não tenho mecanismos para fazer isso.

Major Gilmar, sargento Aline, cabo Laurer, Dr. Nelson Munhoz, nosso delegado Dr. Wagner que passou, a gente fica imaginando, o que fazer para colaborar. O que fazer? Vamos chegar no dia de hoje, são dois meses de reuniões frequentes – nosso grupo, dentro da Coordenadoria com a equipe do Olim e do Nascimento: nós vamos fazer o quê? Para que a lei que foi constituída e aprovada nesta Casa, a Lei da Cidadania e da Segurança Pública, o que fazer para ir mais próximo da população se não se tem recursos.

A gente fica imaginando, eu fico assim: “Poxa, que eu vou fazer para levar uma mensagem para aquele pessoal?” Enfim, por isso que eu digo que às vezes a gente é psicólogo, ouviu doutor? Você já me conhece há mais tempo, a gente ouve as necessidades e se torna um inútil. Eu me sinto um inútil, não tenho aquilo que eu precisaria ter para ouvir mais. Porque são os Consegs os olhos e os ouvidos das nossas polícias. São esses voluntários, são eles que estão o tempo todo na rua, ao mesmo tempo que têm que conviver com a bandidagem ao lado e não poder falar. Isso tudo me deixa muito triste e muito preocupado.

A minha idade já não me permite mais eu sofrer tanto com essa questão, mas não tem jeito, eu sou assim e não vou mudar, até porque meu pai dizia que depois dos 60 você fala o que você quer, você realiza o que você quiser. Eu tenho 68, então eu já ganhei oito anos para falar o que eu penso. E quando eu vejo essas dificuldades, a gente senta, a Ângela, a Kátia, a Sônia, o Silvio, o Gevaldo, o Flávio – quem mais? Todos – lá dentro da Coordenadoria – passam a sofrer junto comigo, porque cada um dos nossos assistentes cuida de uma determinada região. Agora, o Conseg nasceu, a Coordenadoria nasceu com oito assistentes, assistentes técnicos, que agora foram levados os assessores. Esses assistentes têm por obrigação ouvir os Consegs dentre Capital e Grande São Paulo. E eles vêm até nós, sentamos: o que nós vamos fazer para a Semana de Cidadania e Segurança?

Não posso esquecer de agradecer o cara que passou aqui, deputado chamado Celino Cardoso, foi um grande incentivador. O nosso Coronel Camilo, um incentivador, mas a gente fica pensando: o que eu estou fazendo que eu não consigo chegar mais próximo de vocês? Ouvir, e na sequência solucionar o problema. E aí eu vou para casa às vezes, muito triste. Têm pessoas, todos estão convivendo comigo há sete anos, algumas percebem: “Pô, hoje o senhor está com algum problema?” É que eu venho no caminho pensando em alguma coisa: “Nós vamos chegar agora na Semana da Cidadania, caramba, o que a gente pode fazer muito rápido com a equipe que o Olim disponibilizou para mim?”

Vamos fazer quatro encontros na Capital: norte, sul, leste, oeste, junto com Santos. Para quê? Vamos levar a mensagem junto para eles que é o que eu tenho. Não tenho mais nada. Por isso que o Dr. Carlos Marques estava falando ontem, por isso que o Coronel Camilo foi para o centro, foi comigo lá para a zona leste, foi para a zona norte comigo, para dar uma palavra de estímulo, de incentivo – inclusive o Arruda, que foi o maior incentivador do nosso Conseg. Aqui eu o conheci ainda como capitão, hoje major, que é o Junior. E eu, o major, o Nelson, os assistentes, a gente ficava discutindo: “Poxa vida, o que a gente faz esta semana?” Fizemos quatro encontros, maravilha, altos e baixos, pouca gente, mais gente. Enfim, para nós não importa.

Então eu quero pedir aos nossos deputados, nada de brincadeira de bancada da bala. Ninguém é bandido aqui. O que é importante? Que é isto que nós estamos fazendo aqui. Este plenário está lindo, eu nunca peguei em quatro sessões plenárias aqui, para agradecer os “conseguianos”, um plenário tão lotado.

A gente, no último encontro com o secretário lá no “Rebouças Convention”, no Centro de Convenções, eu queria falar muito mais para ele. O que eu pude dizer foi o seguinte: se o senhor não entende 600 pessoas dentro do Rebouças, 400 voluntários, por que não dar autonomia, recurso para a gente sair batendo na porta do CPI 1, CPI 2, 3, sucessivamente, até chegar no 10  em Araçatuba, com alguma proposta de um ano que já está programado para no dia 10 de maio de 2020 fazer a maior festa democrática agradecendo a todos vocês? A gente tem uma planilha pronta. Para onde a gente aponta o dedo e vê lá: precisa de recurso, corta. Isso não pode fazer.

Então, isso nos preocupa, simplesmente isso. Eu quero ir para o interior, eu quero conversar com o plenário de qualquer Câmara, de qualquer cidade deste estado, ver o plenário cheio e levar alguma coisa para vocês. Então, às vezes eu fico um pouco fora do prumo porque não existe uma organização com tanto tempo em atividade, criado pelo Montoro, fazendo 34 anos de vida. Eu digo que nós já vivemos metade daquilo que a gente quer. Então o meu pedido, sinceramente, Olim, Nascimento, e todos os nossos deputados, nós somos parceiros das nossas polícias, sabendo o que está acontecendo na base. Está certo? Mas a gente fica aí na Capital. Sai para a Capital, fica aqui, quando a criminalidade está atuando mais no interior. Está indo lá para o fundão, e a gente não sabe o que fazer.

Então eu quero encerrar, pedindo à bancada que faça alguns outros encontros, mesmo que seja na Capital, Grande São Paulo, CPI 1, CPI 2, e assim sucessivamente. Não por mim, é valorização das pessoas, valorização desse voluntariado, que é único, que é um voluntariado que na reunião do Conseg fala direto com quem manda lá na Segurança. Com o delegado, com as dificuldades que estão vivendo, um delegado tem que tomar conta de quatro, cinco municípios, e ainda eu vou pedir para ele para fazer reunião do Conseg. Está errado. Concordam? Está errado. A polícia encolhe, não se repõe. A Polícia Militar encolhe, e não se repõe. E quem ouve isso? Somos nós.

Então, eu peço, sim, ajuda para que a gente consiga de alguma forma. Nascimento é o seu primeiro mandato, o senhor esteve comigo e o senhor percebeu a minha tristeza em algumas questões. A minha validade está  encerrando. A gente, o corpo não aguenta mais, a cabeça raciocina, mas o corpo não vem junto.

Mas a gente tem uma programação extensa - o secretário já conhece -  para que em 10 de maio de 2020, nós tenhamos todos 500, 600, 700 Consegs na Sala São Paulo, e fazer uma grande homenagem a todo esse voluntariado que nós temos. Minha gente, sem fazer muita conta, nós somos sete mil voluntários apoiando as forças policiais. Questiono, claro, é o papel nosso. É o meu salário. Então, o que acontece? É mais um recado. Está tudo pronto – ouviram, senhores? –, está tudo prontinho, uma programação extensa. Vamos ver se vamos ter recursos, vamos ver se a gente consegue fazer uma belíssima homenagem de agradecimento a todos vocês.

Esse é o meu papel, discutir com o secretário é o meu papel, eu vou ter que discutir com ele e provar para ele que é importante. Porque eu digo assim: “quem esquece o passado dificilmente vivencia o presente, o futuro então, menos ainda”. Mas, enfim, aqui hoje eu estou menos triste porque recebi o apoio impecável que eu não pedi. Se alguém disser, aqui dentro, que eu fui até o Olim para falar “Deputado, me ajude”, está mentindo. Eu não uso o Conseg para política, mesmo tendo sido convidado a ser candidato. Não o faço, simples e objetivo. Eu não vim pedir nada, não. Chamaram-me um dia e falaram: “Magrão, o que você quer fazer na Semana de Cidadania e Segurança?” É lei, aprovada aqui. Aí é que começou a fluir: nós vamos fazer o quê? Fizemos coisas pequenas, mas para mim valeram muito.

Ouviu, Olim, esse é o meu posicionamento com relação a isso, o Nascimento também. Sem vocês, sem o que manda no município, qualquer cidadezinha, Borá com 500 habitantes, se não houver a presença do Executivo em parceria conosco, ajudando os Consegs, a gente não tem o que fazer, mas eu estou muito feliz, porque já estamos fechando um acordo com os escoteiros do Brasil. É um projeto belíssimo, para que os Consegs e esse grupo de escotismo cheguem até as escolas, que é o mais importante. Tem tanta gente boa nas escolas sendo cooptada, sendo conquistada para o crime.

Olim, eu costumo dizer que a criança, o jovem, quando sai de casa, por qualquer motivo: pai e mãe brigando, ou ele próprio apanhando, ele sai com a roupa do corpo, se tiver roupa, e dobra a primeira esquina, não tem ninguém do bem para acolhê-lo, mas imediatamente tem aquele cara que vai conquistá-lo para o crime. Começa com um aviãozinho. Meu Deus do céu, Educação, pelo amor de Deus. Os pais – pelo amor de Deus –, o que é que nós conseguimos fazer para exatamente evitar isso?

Nascimento, é o teu primeiro mandato, nós vamos ter que conversar muito antes da minha saída, da minha partida, vamos ter que conversar muito porque a minha valorização apenas com palavras não está dando certo. A sobrecarga da Polícia Civil, a sobrecarga da Polícia Militar, esse resultado não está dando certo para mim. Mas nós fizemos a Semana de Cidadania e Segurança, e tenho a plena convicção, se vocês ajudarem, sem politicagem, nós vamos fazer o melhor evento de todos os tempos na comemoração de meia vida da gente: será em 2020.

Então, eu conto com todos, mas muito mais com nossos deputados, tem que achar algum mecanismo. Não sei qual é, mas se eu puder mostrar rapidamente, dentro de alguns dias, o nosso projeto para 2020, criado dentro da Secretaria, dentro da Coordenadoria, mesmo pequenininha como ela está. Começamos com oito assistentes técnicos, hoje estamos com cinco.

Eu estou acompanhando o desmonte da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Coordenadoria. Pois bem, estamos com cinco, quando deveríamos estar com 12. Conta simples, dez CPIs, Demacri e Decap, CPC e CPM. Esse tinha de ser o objetivo de qualquer secretário que passasse ali pela Secretaria de Segurança Pública, mas não tem sido.

Eu estou abrindo o meu coração para vocês, porque a gente sofre muito lá dentro, até psicologicamente. Eu agradeço mesmo a todos, eu nunca fechei a porta da minha sala, porque eu sou um simples “ad nutum”, só isso, mais nada e, quem vê algumas soluções, que dificilmente a gente consegue implementar. Mas, eu conto com vocês. E a todas as forças policiais, seja Guarda Civil, seja Polícia Civil, seja Polícia Militar, a nossa querida Técnico-Científica, temos que dar valor a eles também. Temos que usar de alguma forma essa junção de forças para que o estado de São Paulo continue sendo o mais seguro do País. Mesmo ganhando mal, sofrendo na rua com falta de alguma coisa, somos os primeiros, nossos índices são baixíssimos, mas isso se for tirado da média. Vai para Parelheiros, vai para o Capão Redondo. Estão me entendendo? É isso que nos preocupa.

Minha gente, desculpe o desabafo, mas eu só tenho esta Casa para falar. O Toninho já foi embora. Nós tínhamos uma câmara de discussão, uma comissão de discussão na Câmara de São Paulo, a maior Câmara do País. Sumiu, igualzinho como sumiram os meus três cargos, que eram oito e agora são cinco, sumiram, não tem mais essa comissão. Está errado, está totalmente errado, chega de problema. Minha gente, ao mesmo tempo que eu fico triste, no final, eu fico alegre. É tanta gente legal, e tem tanta gente ainda. Lá de Rosana, que gostariam de estar aqui, me perguntam quando é que ela vem. Só se for de jegue, e assim mesmo o jegue tem que comer, senão ele não chega aqui, são 680 quilômetros.

Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Agora só para os cumprimentos, rápidos cumprimentos, o deputado Coronel Nishikawa, por gentileza, porque já passamos do horário e os deputados já falaram. Mas deputado é sempre deputado.

 

O SR. CORONEL NISHIKAWA - PSL - Antes de começar a falar me cortaram, mas tudo bem. Bom dia a todos, coronel da Polícia Militar com muito orgulho, meus irmãos de farda que aqui estão, meus cumprimentos, pessoal da GCM, policiais civis, vejo aqui um oficial da Aeronáutica, meus cumprimentos. Meus irmãos “conseguianos”,  eu fui presidente do Conseg no período de sete anos e de dois Consegs. Eu vou falar rapidamente.

Dentre os quais, num dos Consegs a gente conseguiu construir um quartel para a Companhia da Polícia Militar em São Bernardo do Campo. E com isso nós fomos ganhadores do Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária, que parece que não está havendo mais. Não sei, não vou discutir isso agora. A valorização dos “conseguianos”, começando, senhor coordenador, pelo menos um subsídio, um pequeno subsídio. Nós estamos encaminhando algumas pautas aqui. Diria, contem conosco, Polícia Militar, Polícia Civil, Técnico-Científica, agentes penitenciários e Guardas Municipais, nós estamos aqui para ajudá-los, nós somos em 16. Essa é a maior bancada de segurança, não de bancada da bala, a maior bancada que se fez nesta Casa.

Se nós não conseguimos nesta legislatura ajudá-los, vai ficar muito difícil. Cumprimento novamente os voluntários “conseguianos”. Eu sei as dificuldades, sem dinheiro, locomoção com dinheiro próprio, eu sei que tem muita gente aqui do interior, eu sou da região do ABC e lá a gente fez um trabalho junto com o Conseg. Eu fui também membro do Conseg aqui do Ipiranga.

Eu vivo isso, eu respiro Conseg também. E a Polícia Militar, não preciso nem falar, são meus irmãos, estarei aqui, a bandeira da Polícia Militar acima de tudo. Nós apresentamos um projeto de lei para que vocês possam ajudar o pessoal do Proerd, acho que é uma iniciativa válida, é um dos melhores programas que a Polícia Militar tem para poder tirar jovens do vício.

Muito obrigado, tenham um bom dia, fiquem com Deus. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Mais uma rápida fala para o cumprimento de todos, o deputado estadual aqui da nossa Casa, Marcio da Farmácia.

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Bom dia a todos e a todas. Quero começar agradecendo a Deus pela permanência de nós todos aqui com saúde, queria parabenizar o deputado Olim, Delegado Olim, pela iniciativa do projeto que conseguiu reunir essa quantidade de conselheiros aqui dentro da Assembleia Legislativa. Queria cumprimentar a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Polícia Civil, Exército, pela união e a força que vêm fazendo junto com o Conseg. Você sabe que o Conseg só consegue atuar – e hoje, graças a Deus, cada dia o Conseg cria um valor de referência em cada município – devido à união das polícias e a prestação de serviço e o resultado que ali traz. O Conseg hoje é maneira e é o parachoque da população. Hoje o Conseg é receptivo a todos os problemas dos bairros de cada município.

Engraçado, deputado Olim, não recebe um centavo pela prestação do serviço. Faz como voluntariado, faz pelo coração e para ver a ordem e o progresso de cada cidade, de cada bairro. Faz para a qualidade de vida da população. Eu acho que isso é muito importante e tem que ser valorizado. Então eu queria aqui imensamente agradecer a todos vocês pela permanência aqui, agradecer mais uma vez o deputado Olim pela iniciativa de ter reunido vocês. Eu acho que nesta Casa, a bancada que hoje se põe aqui  - do PSL, como o nosso deputado acabou de falar -, mas todos os deputados aqui conhecem o trabalho de vocês, que valoriza e quer ajudar para que o Conseg continue progredindo e sendo cada vez mais valorizado e colocado dentro da cidade, como deve ser colocado.

Eu acho que cada deputado que conhece tem que ajudar, tem que arregaçar as mangas e vir também para participar. Escuta, eu nunca fui do Conseg, mas sempre participei das reuniões do Conseg, e muitos resultados de criminalidade, bocas de droga, foram acabados pelo Conseg na informação que lá chega. Então, o que eu quero dizer para vocês é: muito obrigado por vocês dedicarem o tempo de vocês, a vida de vocês para nós, que somos simples seres humanos. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - E por último, também para cumprimentar a todos, o deputado federal General Peternelli.

 

O SR. GENERAL PETERNELLI - Um bom dia a todos, Delegado Olim, em nome de quem cumprimento todas as autoridades presentes, a Sra. Patrícia do Conseg Bela Vista, em nome da qual cumprimento todos esses integrantes do Conseg. Nesse rápido cumprimento, Delegado, eu quero colocar a estrutura que nós podemos desenvolver em termos de legislação no âmbito federal para contribuir para o resultado da Segurança no nosso País, em especial, São Paulo.

Eu tenho a plena convicção de que a responsabilidade pela Segurança ela não pode ser restrita somente à Polícia Civil e à Polícia Militar, responsáveis pela Segurança somos todos nós. E o que melhor traduz esse pensamento são os senhores e senhoras presentes que integram os Consegs. Meus parabéns a todos, hoje nós temos vários “Apps” de celulares, comunidades que podem estar integrando. De tal forma que todos nós possamos colaborar com as nossas polícias para que tenhamos a segurança que nós desejamos. Muito obrigado e felicidades a todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Mais uma vez agradecendo aqui o deputado Olim, não dá para agradecer a todos porque são muitos Consegs em São Paulo. Então eu agradeço a presença de todos em nome do presidente, em nome desta Casa, em nome também do deputado Delegado Olim. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Parabenizo a todos os Conselhos Comunitários de Segurança pelo exemplar trabalho e desempenho, e com muito apreço eu quero rapidamente, um minuto, homenageá-los com o vídeo que será exibido.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Neste momento quero prestar uma homenagem ao coordenador estadual dos Consegs como ministério de Segurança Pública, Sr. Evaldo Roberto Coratto. Vamos entregar para ele uma placa.

 

* * *

 

- É entregue o certificado.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Sr. Evaldo Coratto recebe o certificado das mãos do deputado Delegado Olim ao lado do Tenente Nascimento, pela participação nesta sessão solene em homenagem aos 34 anos dos Consegs, que são os Conselhos Comunitários de Segurança, realizada hoje, dia 10 de maio de 2019, aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - DELEGADO OLIM - PP - Após a solene, no Café São Paulo, que é aqui atrás, serão entregues os certificados para os representantes dos Consegs aqui presentes. Não poderia deixar de homenagear também as mães aqui presentes, já que dia 12 de maio será interinamente dedicado a elas. Na saída vocês serão presenteadas, todas as mulheres, mães aqui, com uma rosa como forma de mostrar o nosso muito obrigado por vocês. A assessoria aqui funciona.

Bem, meu discurso final é muito rápido, depois vamos dar como encerrado. Mais uma vez quero agradecer a presença de todos, poucas vezes – eu estou aqui há quatro anos, vou para o meu segundo mandato –, eu nunca vi esta Casa tão cheia, com pessoas tão importantes e pessoas que querem o bem de São Paulo. Estão no dia a dia, como todos disseram aqui, sem ganhar nada, sem interesse nenhum, e na verdade fazem pelo amor ao próximo, fazem para ajudar a todos.

Agradeço a todos nesta manhã que se dispuseram a vir para a nossa sessão solene. Com certeza foi algo que valeu a pena, pois tivemos a oportunidade e ouvimos uma síntese de um grandioso trabalho comunitário que deu certo, a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança. Conhecemos um pouco da história dos Consegs e como uma ideia nasceu e se tornou realidade, vimos que a participação de todos que acreditaram, investiram na união das forças de segurança e população, foi fundamental para a consolidação desse trabalho. A dedicação de seus fundadores permitiu que o Conselho saísse do papel e se efetivasse como o Conseg. Implantado, começou o trabalho concreto, e sem o comprometimento das pessoas envolvidas, a missão teria naufragado, mas, ao contrário, a ideia cresceu, despertou, as comunidades parecem importante ferramenta social. Descobriu-se a potência que existe na união da população com o Poder Público.

Hoje, com 34 anos de existência, mais de 700 unidades implantadas em todo o estado e outras tantas em implantação, a seriedade e a determinação do trabalho desenvolvido pelos Consegs traduzem-se em ações e em um exemplo do exercício da cidadania. Por isso é visível todo o sucesso dessa empreitada, por isso essa merecida homenagem. Tenho muito orgulho de estar aqui, de poder proporcionar esse momento de rever a história de sua fundação e comemoração com vocês do sucesso de todos.

Esse trabalho deixará um legado, foi uma das fontes de inspiração para o desenvolvimento do nosso projeto: Segurança para viver feliz. Além da Segurança Pública, esse tipo de iniciativa pode e deve ser estendido a todas as áreas de nossas vidas. E o propósito desse programa que estamos lançando é que a segurança abrange a vida de todos, esse é o objetivo que eu, como legislador e delegado de polícia, ambiciono e trabalho arduamente. Coloco o meu mandato e a minha experiência nessa missão. Juntos somos mais fortes. Muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, a minha equipe, a equipe aqui do nosso Tenente Nascimento, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa – ao vivo hoje para vocês, isso é um prestígio muito grande – e das assessorias policiais Civil e Militar, sempre empenhadas,  – quando os deputados chegam aqui, o carinho com que somos recebidos, carinho os todos os dias que prestam continência, esse carinho é para poucos. Então são essas polícias que se encontram e, todos com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Obrigado, declaro a sessão encerrada.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SÉRGIO EWERTON - Obrigado a presença de todos aqui, agradecendo também aos vereadores dos municípios aqui presentes. E mais uma vez convido a todos aqui também para uma frente parlamentar, o lançamento da Segurança Pública, que vai acontecer no dia 6 de julho a partir das 9 horas da manhã.

Quero agradecer a presença de todos, quero também dizer aos nossos telespectadores da TV Assembleia que continuem assistindo a nossa programação. Até uma próxima vez.

 

* * *

 

- É encerrada a sessão às 12 horas e 07 minutos.

 

* * *