http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

24 DE MAIO DE 2019

8ª SESSÃO SOLENE HOMENAGEM AO DIA DA COMUNIDADE TURCA

 

Presidência: BETH LULA SAHÃO

 

RESUMO

 

1 - BETH LULA SAHÃO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO

Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, em "Homenagem ao Dia da Comunidade Turca", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino da Turquia", seguido pelo "Hino Nacional Brasileiro". Menciona visita que fez a Istambul. Destaca a profundidade das relações comerciais e culturais entre o Brasil e a Turquia. Deseja que os laços entre os dois países se estreitem ainda mais. Frisa a importância da comunidade turca para o desenvolvimento de São Paulo. Anuncia a exibição de vídeo.

 

4 - HADI VARDARSU

Primeiro imigrante turco no Brasil, faz histórico de sua vinda para o País.

 

5 - SERKAN GEDIK

Cônsul-geral da Turquia em São Paulo, comemora as fortes relações entre a Turquia e o Brasil, nas quais, acrescenta, o estado de São Paulo tem participação importante. Alude à boa reputação da comunidade turca no País. Agradece a todos os que contribuíram para a realização desta solenidade. Faz discurso em turco.

 

6 - PRESIDENTE BETH LULA SAHÃO

Anuncia apresentação musical do violonista Chadash. Faz votos de que a Turquia seja bem-sucedida nas negociações para passar a fazer parte da União Europeia. Considera que tanto o Brasil quanto a Turquia são países em franco desenvolvimento. Diz que esta Casa está sempre aberta para prestar homenagens como esta, aos turcos e aos demais povos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

          - Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Beth Lula S

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Vamos dar início à sessão solene que tem a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Turca.

Comunicamos aos presentes que essa sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e será retransmitida pela TV Alesp no sábado, dia 25 de maio, às 21 horas pela NET canal 7, TV Vivo canal 9 e TV digital canal 61.2.

Convidamos para compor a Mesa a deputada estadual Beth Sahão; Sr. Serkan Gedik, cônsul-geral da Turquia em São Paulo; Sr. Hadi Vardarsu, um dos primeiros turcos que vieram para o Brasil.  Ele foi o primeiro!

Podem  sentar-se, por favor.

Com a palavra a deputada estadual Beth Sahão.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH LULA SAHÃO - PT - Senhoras e senhores, muito bom dia. Sejam muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nessa sessão solene que homenageia a Turquia pelo seu 161º ano de relações estabelecidas entre o Brasil e a Turquia.

E, antes de nós iniciarmos a nossa sessão propriamente dita, para comemorar o Dia da Comunidade Turca, já foi comunicado que essa sessão está sendo transmitida pela TV Alesp. Muito obrigada, pessoal que sempre nos apoia aqui. Já disseram que será  retransmitido na noite do sábado, e, portanto, quem gostar e quiser assistir depois, os canais estarão à disposição, transmitindo mais uma vez esta sessão.

Eu gostaria também de dizer, que nós estamos sob a proteção de Deus e dizer que dispenso a leitura da Ata da sessão anterior.

            Vamos ouvir agora o Hino Nacional da Turquia, que vai ser executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento da PM Sr. Francisco Ferreira.

Muito obrigada mais uma vez pela presença de vocês.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional da Turquia.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH LULA SAHÃO - PT - Agora ouviremos a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH LULA SAHÃO - PT - Muito obrigado ao nosso querido maestro 1º sargento da PM Francisco Ferreira, todos os componentes da Banda. Muito obrigada mais uma vez pela gentileza de aqui estarem. Obrigado e um bom dia a todos.

Queria agradecer a presença do vice-cônsul da Turquia em São Paulo, Aysenur Akdeniz, é isso? Cadê o vice-cônsul? A vice-cônsul, muito obrigada pela presença; a nossa Mihreta Gedik, que é a consulesa, muito obrigada também pela presença de estar aqui.

            O Sr. Hakan Gozalicci, é isso? Vice-cônsul da Turquia em São Paulo, também agradeço a presença; Ahmet Çanga, muito obrigada também, adido Cultural e Turismo  do Consulado da Turquia em São Paulo; Sra. Belgin Aksu Çanga, esposa do senhor adido Cultural, muito obrigada também.

Filippo La Rosa, cônsul-geral da Itália em São Paulo, muito obrigada pela presença, viu? Espero que vocês façam grandes parcerias, não só com a Turquia, mas conosco aqui no Brasil também; Luis Gerardo Hernández Madrigal, cônsul-geral do México em São Paulo, obrigada.

 E é isso aí, e a todos e todas que estão aqui nessa manhã. Queria dizer que eu já com muito...

Cônsul-geral da Suíça, muito obrigada também pela presença. E da Irlanda, obrigada também pela presença. Sinto não colocá-los à Mesa, mas a nossa Mesa aqui na Assembleia é muito pequena, viu? Mas sintam-se como fazendo parte da extensão da Mesa todos vocês. Muito obrigada.

Queria dizer, Sr. Cônsul, que eu já estive em seu país uma vez e achei maravilhoso. Infelizmente, só pude ir a Istambul, essa cidade que é bicontinental, um país que faz parte de dois continentes, o asiático e o europeu, mas uma cidade histórica. Talvez uma das mais lindas cidades do mundo, de um povo que luta há séculos para poder melhorar a sua vida, melhorar o seu desenvolvimento.

Aqui no Brasil as relações entre Brasil e Turquia se aprofundaram e melhoraram. Inclusive,  essa balança comercial, sobretudo no início do governo Lula - do presidente Luiz Inácio Lula da Silva -, que foi em seguida, ao longo de pelo menos uma década, melhorando essas parcerias, tanto de produtos que eram comprados pelo Brasil da Turquia e da Turquia também para o Brasil.

A gente sempre torce muito e faz votos, que essas parcerias se ampliem, aumentem. Porque a Turquia é o terceiro país mais populoso da Europa e, portanto, tem um mercado consumidor muito importante e o Brasil também, é o maior país da América Latina e tem um mercado consumidor bastante expressivo, bastante significativo. Então, é sempre produtivo para ambos os países estreitarem essas relações econômicas.

Mas, não só econômicas: relações turísticas, relações de parcerias importantes, relações sociais, relações na área da Educação, na área da Cultura, enfim, tudo aquilo que nós podemos contribuir mutuamente entre Brasil e Turquia.

Eu fico muito honrada de ser descendente de libaneses, mas de poder estar aqui prestando esta homenagem através do meu mandato a toda a comunidade turca instalada aqui em São Paulo, no estado de São Paulo e no Brasil.

Com certeza, vocês tiveram também um papel importante, sobretudo, no desenvolvimento desta cidade, que é uma cidade cosmopolita, que ao lado de outras nacionalidades também contribuíram para que São Paulo fosse a cidade que é hoje, uma cidade talvez das mais importantes do mundo. Claro que tem muitos problemas a serem resolvidos, mas com esforço, com trabalho, com compromisso com a população, certamente, tudo isso será resolvido. Então, sejam bem-vindos.

Nós vamos agora dizer, vamos passar aqui a palavra... vamos primeiro assistir um vídeo, não é? É isso. Então pedir para a nossa produção da técnica colocar o vídeo em homenagem a este momento que nós estamos promovendo aqui na Casa.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH LULA SAHÃO - PT - Muito bem. Quero também agradecer os requerimentos, os ofícios de agradecimento dos que não puderam comparecer a esta cerimônia: do Sr. Prefeito municipal Bruno Covas; do presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, que agradece e cumprimenta a comunidade turca por este evento; do deputado estadual Itamar Borges; do secretário da Fazenda Henrique Meirelles; do secretário da Educação do Estado Rossieli Soares da Silva e, também, do reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Vahan Agopyan.

Então,  agradecemos também os ofícios que eles nos enviaram que não puderam participar desta cerimônia.

Vamos ouvir agora... vamos à palavra primeiro, não é? Então, eu vou passar a palavra agora para um dos primeiros turcos que vieram para o Brasil, se não o primeiro, o Sr. Hadi Vardarsu. Por favor.

 

O SR. HADI VARDARSU - Em 1952 cheguei aqui. E todo mundo perguntava: De onde cheguei? Da Turquia. Ah, o senhor é sírio! Falavam.

Nós somos completamente diferentes, falamos outra língua, não somos árabes, somos mongóis de origem. Então custou um longo tempo para conseguir explicar para eles que os turcos eram diferentes, a língua era diferente, mas hoje não, hoje todo mundo vê a diferença.

Eu fiquei em São Paulo, visitei o Rio, gostaria de ter ficado no Rio. Mas falaram São Paulo, poderia trabalhar em São Paulo, era melhor.

Até agora estou aqui.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH LULA SAHÃO - PT - Até agora o senhor é casado?

 

O SR. HADI VARDARSU - Casado com brasileira.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH LULA SAHÃO - PT - Com brasileira? Tem quantos filhos?

 

O SR. HADI VARDARSU - Não tem filhos porque namoramos longo tempo.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH LULA SAHÃO - PT - Ah, está bom! Então seja bem-vindo. Muito obrigada pela presença. Uma salva de palmas para o nosso morador antigo aqui da cidade de São Paulo. (Palmas.)

Vamos agora sim assistir à apresentação. Antes vou passar a palavra, antes de assistir à apresentação, nós vamos passar a palavra ao Sr. Serkan Gedik, que é o cônsul-geral da Turquia em São Paulo, que, aliás, sempre foi muito gentil conosco, muito obrigada. Visitando o nosso gabinete e fazendo esta solicitação que nós prontamente atendemos.

Então, espero poder fazer novas parcerias com o consulado da Turquia aqui, é um prazer para nós .

 

O SR. SERKAN GEDIK - Bom dia. Exma. Deputada Sahão, presidente da sessão; autoridades presentes; meus colegas cônsules-gerais; senhoras e senhores, gostaria de dar meus agradecimentos a todos os convidados presentes neste alegre evento.

Apesar da distância geográfica, Turquia e Brasil desenvolveram fortes relações, como o centro comercial, financeiro, econômico e cultural do Brasil e da América Latina.

São Paulo tem um importante papel nas relações bilaterais. Nosso consulado é a primeira e ainda a única missão consular da Turquia na região, além de nossa função primeira de promover serviços consulares, nossas prioridades são promover negócios e relações culturais entre nossos países.

A nossa comunidade ainda tem uma população pequena, mas os turcos têm uma imagem boa aqui no Brasil, pelas razões históricas de imigrantes que chegaram no Brasil na época, como os turcos. Nós e os nossos cidadãos, que são os nossos representantes, precisamos trabalhar mais para apresentar a nossa cultura. O maior conhecimento entre dois povos ajudaria a fortalecer as relações entre dois países.

Finalmente, eu gostaria de agradecer a todos que fizeram esta sessão solene possível: Sra. Deputada e sua equipe; Sra. Pinto e a equipe do Cerimonial, e também o meu time. Depois da sessão, convidamos a todos para a abertura da exposição de fotos de “Göbeklitepe”.

E agora, com sua permissão, eu gostaria de falar em turco para dirigir-me aos nossos cidadãos.

(Faz pronunciamento em língua estrangeira.)

 

A SRA. BETH LULA SAHÃO - PT - Muito bem. Agradecemos a palavra do cônsul da Turquia. Vamos assistir uma apresentação do violinista Chadash. Por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH LULA SAHÃO - PT - Muito bem. Muito obrigada pela linda apresentação, Chadash, é isso. Muito obrigada. Como se chama esse instrumento?

 

O SR. CHADASH - Este instrumento chama-se violão, só que é um violão com muitas cordas.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH LULA SAHÃO - PT - Muitas, 11 cordas.

 

O SR. CHADASH - Onze cordas.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH LULA SAHÃO - PT - Bem, queria dizer que nós estamos chegando ao final da nossa cerimônia. Eu estava perguntando aqui para o cônsul a respeito da entrada, se a Turquia, quando eu estive lá, há alguns anos, havia uma luta muito grande, um esforço do governo daquele país para poder entrar na Comunidade Europeia, Comunidade Econômica, eu perguntei para ele se já tinha conseguido isso. Ainda não, mas vamos torcer muito, fazer votos para que o país, um país importante como a Turquia, possa também fazer parte da Comunidade Europeia, porque a gente sabe como isso pode alavancar o desenvolvimento daquele país, ajudar em vários aspectos, do ponto de vista das relações comerciais, das relações educacionais, em tudo aquilo que um país em franco desenvolvimento, como é o caso do Brasil também, nós ainda não atingimos, estamos longe de atingir ainda a nossa melhor performance.

O Brasil precisa de muita coisa, estamos passando por uma crise bastante difícil, o momento do País é muito duro, mas esperamos que a gente consiga superar isso, também torcemos para que a Turquia, cada vez mais, possa estar preparada para o seu desenvolvimento, para melhorar a qualidade de vida de seu povo em todas as áreas, seja na Saúde, seja na Educação seja na Habitação, em tudo aquilo que um cidadão merece e precisa ter para poder se desenvolver, para poder viver em estado de bem-estar junto aos seus familiares, todos aqueles que amam. Então, a gente vai ficar sempre acompanhando aquilo que a Turquia vem fazendo enquanto país e torcendo sempre para a prosperidade daquele povo.

Eu agradeço a presença do Sr. Hadi. Muito obrigada aqui pela presença. Mais uma vez, Sr. Cônsul, com a sua gentileza, quero dizer que o meu mandato como deputada vai estar sempre à sua disposição, para que a gente possa fazer edições futuras em novas comemorações, não só da Turquia, porque há vários cônsules aqui também, não é? Que fiquem sempre à vontade e possam nos solicitar para que a gente possa fazer uso deste espaço, que é um espaço democrático e que abriga não só a população do estado, mas a população do País, e eventos como este são sempre bem-vindos aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Então, muito bom dia a todas e todos. Muito obrigada mais uma vez, estamos sempre à disposição. Convido agora a todos para a abertura da exposição sobre a Turquia, aqui ao lado, no Hall Monumental. Bom dia a todos e muito obrigada mais uma vez.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 55 minutos.

 

* * *