http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

25 DE JUNHO DE 2019

28ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Suspende os trabalhos por cinco minutos, por conveniência da ordem, às 21h58min, reabrindo-os às 22h06min. Suspende a sessão por cinco minutos, por conveniência da ordem, às 22h06min, reabrindo-a às 22h17min.

 

2 - TEONILIO BARBA LULA

Informa que o PT romperá o acordo feito anteriormente com as demais lideranças.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Tece considerações sobre as palavras do deputado Teonilio Barba Lula. Faz apelo aos parlamentares para que dialoguem entre si. Garante que dará tratamento igual a todos os projetos de deputados.

 

4 - TEONILIO BARBA LULA

Reitera seu posicionamento. Considera que a deputada Leci Brandão está sendo prejudicada de modo injusto. Ressalta que trabalhou para que sua bancada chegasse a um consenso a respeito do PL 435/19, da deputada Janaina Paschoal. Critica a postura do PSL.

 

5 - GIL DINIZ

Defende a atitude do PSL na presente sessão. Lamenta a obstrução feita, anteriormente, ao requerimento de urgência ao PL 435/19. Frisa ter avisado com antecedência que apresentaria emendas ao PL 226/17 e ao PL 511/17. Acusa o PT de não respeitar o entendimento feito entre as lideranças partidárias.

 

6 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Considera coerente a postura do deputado Gil Diniz. Avalia que o rompimento de acordos abre um precedente negativo nesta Casa. Pede à deputada Leci Brandão que auxilie na resolução do impasse.

 

7 - LECI BRANDÃO

Destaca que nunca obstruiu projetos de seus colegas deputados. Afirma que sempre teve um comportamento respeitoso para com todos. Agradece o PT e o PSOL pelo apoio ao PL 226/17, de sua autoria. Pede ao deputado Teonilio Barba Lula que mantenha o acordo feito mais cedo.

 

8 - TEONILIO BARBA LULA

Declara que manterá o acordo feito entre as lideranças partidárias, por conta da solicitação da deputada Leci Brandão.

 

9 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PLC 29/17, e rejeitado o veto. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o substitutivo ao PL 548/16, restando prejudicado o projeto. Dá conhecimento de emendas ao PL 226/17 e ao PL 511/17, que retornam às comissões, ficando adiada a apreciação de ambas as proposituras. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PL 353/19, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda apresentada pelo congresso de comissões. Encerra a discussão do PL 532/19.

 

10 - VINÍCIUS CAMARINHA

Indaga a respeito do projeto em tela.

 

11 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Presta esclarecimentos ao deputado Vinícius Camarinha. Coloca em votação e declara aprovado o PL 532/19.

 

12 - DELEGADO OLIM

Para comunicação, agradece a todos pela aprovação do PL 532/19, de sua autoria, sobre o qual discorre.

 

13 - MARCIO DA FARMÁCIA

Para comunicação, expressa sua satisfação pelos trabalhos do dia de hoje. Elogia a postura dos deputados Teonilio Barba Lula e Leci Brandão.

 

14 - PAULO CORREA JR

Para comunicação, enaltece a deputada Leci Brandão. Agradece aos seus pares pelo apoio ao PL 353/19, de sua autoria.

 

15 - HENI OZI CUKIER

Declara voto contrário do Novo ao PL 548/19.

 

16 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Registra a manifestação.

 

17 - VINÍCIUS CAMARINHA

Para comunicação, cumprimenta seus pares pelos projetos ora aprovados, que considera benéficos para a sociedade paulista.

 

18 - ARTHUR DO VAL

Declara voto contrário ao PL 548/19.

 

19 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Registra a manifestação. Destaca seu respeito pelo deputado Teonilio Barba Lula. Reitera seu compromisso de levar a voto, no início de agosto, o PL 226/17, o PL 511/17 e o PL 435/19.

 

20 - TEONILIO BARBA LULA

Para comunicação, agradece pela confiança que recebeu de seus colegas da oposição. Discorre sobre derrubada do veto ao PLC 29/17. Afirma que os deputados não devem abrir mão de suas prerrogativas.

 

21 - CARLÃO PIGNATARI

Para comunicação, cumprimenta o deputado Vinícius Camarinha pelo seu trabalho com os projetos de parlamentares. Alude à derrubada do veto ao PLC 29/17. Enfatiza que o Legislativo é um local de diálogo.

 

22 - SARGENTO NERI

Para comunicação, parabeniza os deputados Teonilio Barba Lula e Leci Brandão por sua atitude na presente sessão. Enaltece o trabalho do deputado Vinícius Camarinha.

 

23 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Endossa os elogios feitos ao deputado Vinícius Camarinha. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Suspendo a sessão por cinco minutos, por conveniência da ordem.

 

* * *

 

- Suspensa às 21 horas e 58 minutos, a sessão é reaberta às 22 horas e 06 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Reaberta a sessão, peço suspensão por mais cinco minutos.

 

* * *

 

- Suspensa às 22 horas e 06 minutos, a sessão é reaberta às 22 horas e 17 minutos, sob a Presidência do Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Discussão e votação do Projeto de lei Complementar 29.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pelo jeito aqui não teve solução encontrada. É muito ruim fazer o que eu vou fazer aqui, mas estou rompendo o acordo realizado há alguns minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Só para registrar, deputado Barba, com todo o respeito que eu tenho a V. Exa., é um direito que V. Exa. tem, não questiono a legitimidade disso, mas, na minha concepção, acho que existe um grande erro nessa posição. Peço, inclusive, que você e todos os deputados reflitam sobre essa sua posição, essa sua ponderação, no que pese todos terem o direito.

Eu acho que, a partir do momento que se romper um acordo de horas dadas, nós não vamos mais, daqui para frente, realizar, construir nenhum tipo de acordo sobre horas nesta Casa.

E o deputado Gil Diniz avisou, antes da construção desse acordo, que entraria com uma emenda de plenário, tanto em relação ao projeto do deputado Enio Tatto, quanto em relação ao projeto da deputada Leci.

O que eu disse é que o tratamento que foi dado ao projeto da deputada Janaina Paschoal pela Presidência será o mesmo tratamento que será dado ao projeto da deputada Leci e ao projeto do deputado Enio. Ou seja, vou convocar novo congresso de comissões, vou deixar o projeto pronto novamente para que, na primeira sessão em que a gente for deliberar sobre projetos de deputados, a gente coloque os projetos deles novamente, com o mesmo tratamento e a mesma isonomia em relação a esse projeto.

E faço, inclusive, aqui, deputada Leci, um apelo a Vossa Excelência. Sei da sua história, da tua luta, que V. Exa. converse com o deputado Barba sobre a hipótese de ele não persistir nessa decisão que ele tomou em relação ao seu projeto, com o nosso compromisso de que a gente vai votar o projeto de V. Exa. no início do mês de agosto.

Esse é o apelo que eu faço à deputada Leci Brandão, sabendo da coerência, da posição, até para que a gente consiga aqui criar essa harmonia. Claro, respeitando as posições divergentes em relação aos projetos, aos temas, às votações contrárias, mas criar essa harmonia em relação à Casa, no que pese respeitar o direito de Vossa Excelência.

Então, faço esse apelo aqui. Deixo esse apelo tanto a V. Exa., deputado Barba, que é um deputado coerente, um deputado que sempre teve uma posição muito correta em relação às coisas, porque eu acho que são dois temas que a gente não deveria colocar. E também esse apelo à deputada Leci Brandão, para que a gente possa dar seguimento nesse caminho, da maneira como foi combinada.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, muito tranquilamente, eu não tenho medo de errar e errar junto com meus aliados - essa é uma coisa da qual eu nunca tive dúvida - a acertar sozinho.

Eu entendo que se o PSL pegar qualquer projeto do PT, todos os projetos que foram lá, torcer, moer, não tem problema, porque nós, do PT, batemos mesmo, não tem moleza. Agora, a deputada Leci não discutiu um minuto desse projeto, ela não se inscreveu para passar o projeto para a gente debater 15 minutos no lugar dela, ela não pediu uma verificação de votação, não pediu uma verificação. Tudo aquilo que o PT faz, o PT e o PSOL, a deputada Leci não fez. Então, não estou nem falando do projeto do deputado Enio Tatto, estou dizendo do projeto da deputada Leci.

Eu sei que não é bom para a política a gente romper acordo, mas tem momentos em que a gente é obrigado a fazer isso, romper. Eu hoje fiz uma concessão. Acho que é importante.

Trabalhei para ajudar a distensionar o tempo todo o projeto da deputada Janaina, em nome da minha bancada, junto à Comissão de Mulheres, do PT. Fomos costurando, costurando. Elas tinham negociado uma hora na semana passada. Tentei negociar duas, pediu três, pediu mais meia. Tá bom, demos três horas e meia. Nós fizemos uma... Acho que era bom.

A gente ia voltar com esse projeto. Sobrou uma hora e meia para debate, sobrou uma hora e meia. Sobrou uma hora e meia para debate lá em agosto, que a gente ia matar em uma primeira sessão. Falei: “Gil, pede pauta na primeira sessão, a gente volta mais distensionado.”.

Janaina, esse debate você ganhou no plenário, você ganhou bastante promoção. Você não precisa disso, mas ganhou nesse debate, promoveu.

Então, falta uma coisinha de nada para vocês. O que é essa coisinha de nada? Libera o projeto da Leci. O do Enio nós não vamos querer nem debater, joga lá para agosto e pronto. Entendeu? É isso o que eu estou solicitando do PSL. Fiz a concessão a pedido da Janaina, que é o aniversário dela, e a pedido do deputado Gil.

 

O SR. GIL DINIZ - PSL - Presidente, a construção do acordo não foi em cima dos projetos dos deputados. Nós respeitamos a deputada Leci Brandão, já deixei muito claro isso aqui.

Falei da tribuna algumas vezes que eu nunca vi nesta Casa obstrução em requerimento de urgência. O acordo feito em cima do projeto da deputada Janaina foi justamente para avançar nessas horas, mas em nenhum momento na construção do acordo foi colocado que estaria também inclusa essa outra discussão.

Nós fomos muito claros que apresentaríamos emenda ao projeto, emenda de plenário. Inclusive, disse ao PT: “Aprendi observando vocês aqui.”. Deixei muito claro.

Agora, não é por pouca coisa. Se for pouca coisa, vamos finalizar o projeto da Janaina hoje e vamos votar os três, o do Enio, da Leci e do Barba. Se eles estão fazendo questão de uma hora e meia, quem está fazendo briga, questão por pouco caso, como já foi feito no requerimento de urgência, não somos nós.

Faço aqui o pedido à bancada, já que faltaria em cima do acordo uma hora e meia, para que se vote. E nós votaremos aqui. Faço compromisso com a bancada do PT e com a Leci Brandão, do PCdoB. Nós votamos o do Enio, votamos o da Leci e votamos o da Janaina também. Foi uma construção de um acordo, que não está sendo respeitado pelo PT, por quem propôs o acordo.

Havia duas e meia na extra, como o senhor colocou, para serem discutidas. Nós avançamos em três horas e meia. Ganhamos uma hora na discussão, colocando a votação para agosto. O combinado não sai caro. Foi isso que eu acordei, exatamente isso. E eu vou cumprir.

Agora, se o PT quer quebrar o acordo, o ônus e o bônus são dele. Eu anunciei da tribuna isso. Quem está obstruindo o requerimento de urgência vai ter a resposta do PSL em plenário. Nós estamos fazendo isso. Acho que a Casa em si, respeitando a posição de todo mundo, tem que respeitar também a posição do PSL, que é uma bancada nova que está aprendendo aqui diariamente e tem que ser respeitada.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Registro, deputado Gil, primeiro a coerência de Vossa Excelência. Vossa Excelência está sendo coerente; a bancada do PSL está sendo coerente. Vossa Excelência firmou o acordo, e quem está rompendo o acordo - e eu disse isso ao deputado Barba - é o PT. Eu acho que isso é muito ruim para a Casa, é ruim para a relação. Aqui, muitos são antigos, mas a grande maioria é nova. A relação de confiança é uma coisa que você vai construindo com o tempo. Aí você destrói com um gesto. Confiança é assim.

Não que a gente tem que ter confiança, aqui, nas lógicas de acordos escusos; nada disso. Mas o acordo do andamento do dia a dia das coisas. Eu disse isso várias vezes a Vossa Excelência. Na semana passada, inclusive, verificou um requerimento de urgência. Eu fiz a solicitação, e V. Exa. foi lá e tirou, fez o gesto. Então, não questiono, em hipótese nenhuma - só para registrar -, a posição tanto do PSL quanto de Vossa Excelência.

Agora, eu acho que a única pessoa, neste momento, que pode salvar tudo isso que está acontecendo é a deputada Leci Brandão. Por isso que eu vou dar a palavra para ela. E eu sou uma pessoa que tenta à exaustão o equilíbrio e o bom entendimento. E, como sou crente em Deus, tenho certeza de que a fala da deputada Leci, agora, vai amolecer o coração de todos. E com certeza ela vai conseguir, pela harmonia, pela boa fala, resolver essa situação e esse impasse a que nós chegamos aqui, com a deputada Leci.

Peço que todos possam ouvir. Inclusive, deputada Janaina, era importante que o deputado Barba ouvisse também a fala da deputada Leci. Deputada Leci, com a palavra Vossa Excelência.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, eu acho que quem conhece não a minha história de vida, mas a minha história política - eu comecei nessa Casa em 2011 -, sabe que em nenhum momento eu deixei de assinar qualquer requerimento, qualquer ofício, qualquer pedido de qualquer deputado. Até porque eu já falei várias vezes, ali naquela tribuna, que eu não olho siglas partidárias, eu olho as pessoas. Sempre olhei as pessoas e sempre respeitei as pessoas.

Tem os deputados do PSDB, do PRB, enfim, de todos os partidos, que sabem como é o meu comportamento. Os que chegaram agora, entre eles o Gil Diniz... Nós tivemos oportunidade de conversar, e eu consegui, inclusive, receber dele uma explicação. Ele foi muito lúcido, conversou comigo de forma olho no olho, porque é assim que a gente conversa. Tem aqui o deputado Daniel, na Comissão de Educação e Cultura, que fala comigo, me respeita. Não posso ser leviana de dizer diferente.

Por exemplo, todo mundo sabe que eu sou a favor do povão e tal. A polícia e os militares e tal... Os militares que entraram nessa Casa são testemunhas da forma como eu os trato. Mas eu tenho que dizer, do fundo do coração, deputado Teonilio Barba: eu admiro V. Exa., tenho o maior respeito e carinho por Vossa Excelência. Quero agradecer à deputada Márcia Lia pela forma como ela defendeu nosso projeto lá no congresso de comissões, à deputada Beth Sahão, à bancada do PT, à bancada do PSOL, que são chamados de bancada da esquerda.

Eu não sei se eu sou de esquerda, se eu sou de direita ou se eu sou de centro; eu sou uma cidadã antes de estar deputada. Não sou deputada, eu sou uma artista. Mas eu estou deputada. Eu quero pedir, Barba.. Eu já pedi muitas coisas a você, mas nesse momento, mesmo sendo prejudicada... Porque eu sou uma pessoa que apresenta poucos projetos nessa Casa, mas já tive algumas leis, inclusive essas leis foram sancionadas pelo governo do PSDB - é bom que fique muito claro. Eu não tenho que enganar absolutamente nada aqui.

Então, mesmo recebendo esse prejuízo, porque afinal de contas esse projeto não é contra a religião de quem quer que seja. O deputado Wellington Moura tinha algumas palavras com que ele não concordava. Conversou comigo, foi muito leal comigo. Fizemos o que foi pedido, muito bem, mas eu acho que o deputado do Novo, ele foi ali e falou comigo de uma forma muito simples. “Converse com o Gil, peça a ele.” Fui lá e falei com o Gil, novamente.

Só que ele tem outras cabeças no partido, não é isso? Então, eu quero pedir, Barba, que mesmo essa sua amiga sendo prejudicada... Eu estou com uma vontade imensa de chorar, muito, mas eu seguro esse momento e peço a você que volte ao acordo que foi feito. Eu não quero que haja nenhum problema, nenhum deslocamento das coisas da Casa que já foram todas organizadas, politicamente, para eu ter um projeto aprovado.

Tem uma coisa chamada tempo. O tempo passa, outros tempos virão, outros dias virão. Muito obrigada. Obrigada aos senhores.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, diante da sua grandeza, Leci, eu vou manter esse acordo, em função da sua grandeza. Tenho tranquilidade que a minha bancada, toda a minha bancada, dá para discutir o tanto que quiser.

Nós já carregamos isso aqui, e eu já tomei um golpe do presidente desta Casa. Este presidente já me deu um golpe nesta Casa. No dia 28 de dezembro de 2017, ele teve que tirar da Comissão de Finanças a minha oposição e a do Enio Tatto, da bancada do PT, dar um golpe e nomear um relator especial, que eu sou contra, seja no processo de qualquer deputado.

Então, foi o jeito que eu consegui carregar o debate aqui, a bancada do PT, junto com o PSOL, junto com todo mundo. Então, como você tem essa grandeza, que eu esperaria que outras pessoas tivessem, eu vou aceitar manter o acordo em função dessa sua...

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Mantidos os acordos combinados. Parabéns à deputada Leci. Não esperava nada diferente de V. Exa., pela grandeza que tem.

Item nº 1 - Em discussão o veto ao PLC 29, de 2017.

Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis ao projeto e contrários ao veto, queiram conservar-se como se encontram. Aprovado o projeto, rejeitado o veto.

Item nº 2 - Em discussão o PL 548, de 2016.

Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo apresentado pela Comissão de Justiça, com pareceres favoráveis. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. Aprovado; prejudicado o projeto.

Item nº 3 - Discussão e votação do Projeto de lei nº 226, de 2017.

Há uma emenda de plenário sobre a mesa, com o número regimental de assinaturas, nos termos do Art. 75, II, do Regimento Interno, motivo pelo qual o projeto retorna às comissões.

Item nº 4 - Em discussão o Projeto de lei nº 511, de 2017.

Há sobre a mesa emenda de plenário, com o número regimental de assinaturas, nos termos do Art. 75, II, do Regimento Interno, motivo pelo qual o projeto retorna às comissões.

Item nº 5 - Em discussão o Projeto de lei nº 353, de 2019.

Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto salvo emendas. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. Aprovado.

Em votação a emenda apresentada pelo congresso de comissões. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. Aprovada.

Item nº 6 - Em discussão o Projeto de lei nº 532, de 2019.

Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - O Projeto nº 532 é o que institui o Fundo Especial da Polícia Civil para o Combate do Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Exatamente.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Parabéns, Sr. Presidente. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Em votação o projeto. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram conservar-se como se encontram. Aprovado.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, queria agradecer a V. Exa. e aos deputados presentes. Queria agradece também à SGP pelo apoio. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Dr. Gustavo e Dra. Raquel. O projeto de minha autoria, hoje aprovado, institui o Fundo Especial da Polícia Civil, para o combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro.

Tem por objetivo destinar para a Polícia Civil do estado de São Paulo os bens oriundos de ilícitos penais relacionados à repressão dos crimes previstos nas leis federais. Os recursos financeiros que trata esta lei serão destinados prioritariamente à infraestrutura e reestruturação das unidades policiais especializadas, aquisição e aprimoramento de tecnologia, capacitação de agentes e autoridades policiais.

Tenho certeza, senhores, quem ganha é a população de São Paulo, quem ganha são os policiais, quem ganha é a Justiça e quem perde é o crime organizado.

Obrigado, deputados, mais uma vez, pelo apoio.

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE - Pela ordem, Sr. Presidente. Queria fazer uma breve comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Marcio da Farmácia, tem a palavra.

 

O SR. MARCIO DA FARMÁCIA - PODE – PARA COMUNICAÇÃO -Presidente, gostaria de colocar aqui uma cena que eu vi hoje aqui, que me engrandeceu na minha vida, tanto politicamente como pessoalmente. Eu vi aqui vários projetos de deputado sendo votados, alguns acordos sendo feitos aqui e respeitados.

Eu fiquei muito feliz em ver essa ação de todos os deputados aqui, até esse horário da noite, para votar os projetos, tanto do estado, também projetos de deputados, e queria fazer uma consideração aqui, uma consideração especial ao deputado Barba e à deputada Leci Brandão.

Deputada, parabéns. Hoje eu aprendi aqui, mais uma vez, como se trabalha para o povo, mas o que eu mais aprendi hoje aqui é uma fatia da sua pessoa especial como ser humano. Parabéns, deputada, você é um exemplo para nós todos aqui na Assembleia, como deputados.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PATRIOTA - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Paulo Correa.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PATRIOTA - Presidente, primeiro, gostaria também de parabenizar a deputada Leci Brandão. Eu aprendi muito com a Leci. Tem o carinho de todos nós, durante os quatro anos de mandato, estivemos juntos. Hoje, eu vi a grandeza que... Eu não esperaria nada diferente da sua pessoa. Eu tenho uma autoestima, sabe, disso. Participamos de algumas comissões, CPIs, sempre buscando aqui a coerência. Sempre goza do nosso prestígio. Parabéns, uma grande aula que levamos nesta noite.

Queria também agradecer os colegas que aprovaram esse projeto hoje, nesta noite. Alguns colegas não tinham entendido muito bem o projeto, e a gente foi obrigado, pelo tempo que me escutaram, que eu pude explanar... Tenho certeza que com esse projeto a gente consegue também ajudar as pessoas menos favorecidas.

A partir do momento que o cidadão sofre um acidente nas estradas estaduais, ele será agora, na verdade, atendido pelo resgate, pelo bombeiro e, se tiver um plano de saúde, ela pode optar para ir para um hospital particular, deixando, assim, leitos, vagas abertas para as pessoas que realmente precisam, desde, claro, que ela esteja lúcida, que ela esteja consciente.

Então, muito obrigado aos colegas, obrigado ao presidente, ali, os debates que tivemos ali no Congresso de Comissões, e quem ganha é o cidadão paulista.

Obrigado.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Pela ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Heni.

 

O SR. HENI OZI CUKIER - NOVO - Queria só registrar o voto contrário da bancada do Novo ao PL 548.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto contrário.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Vinícius Camarinha.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu queria cumprimentar esta Casa, cumprimentar V. Exa., cumprimentar todos os líderes, agradecer pelo apoio na coordenadoria de projetos de deputados, mas, sobretudo, cumprimentar o bom senso do Parlamento de São Paulo, que está aprovando três projetos de interesse da população, projetos que foram aprovados por este Parlamento,  e este parlamento, sabiamente, dá resposta à altura que o povo de São Paulo precisa.

Parabéns, presidente, pela condução dos trabalhos, e a todos os líderes deputados desta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Arthur.

 

O SR. ARTHUR DO VAL - DEM - Pela ordem, Sr. Presidente. Só para registrar a gente dar meu voto contrário ao PL 548.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está registrado o voto contrário. Antes, para não ser injusto, eu queria fazer uma referência aqui ao deputado Barba. No que pese muitas vezes a gente ter algumas divergências ideológicas, e saber que o deputado Barba sempre foi um cara muito coerente nas suas posições, eu gostaria de dizer o respeito que tenho por V. Exa. como líder da maior bancada de oposição desta Casa, que é o PT. Vossa Excelência hoje teve uma atitude de grandeza por conta da posição dos companheiros que você defende no dia a dia da sua atuação. Então quero fazer esse registro.

Aqui, o meu compromisso do equilíbrio. Do mesmo jeito que tenho dado, à deputada Janaina, a garantia que em agosto vou levar o projeto dela a voto, deputada Leci, V. Exa. tem a garantia que vou levar o seu projeto a voto também em agosto. E o projeto do deputado Enio Tatto.

Esse é o compromisso que fiz. Porque acho que não podemos ter dois pesos e duas medidas. Se vale para um, tem que valer para o outro. Então, no começo do mês de agosto vou fazer um congresso de comissões dos dois projetos para que a gente possa garantir com que esses projetos voltem, o mais rápido possível, ao plenário. Se possível, na primeira sessão deliberativa de projetos de deputados do mês de agosto.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Barba, pela ordem.

 

O SR. TEONILIO BARBA LULA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Primeiro quero agradecer a toda a oposição e mais a nossa companheira Marina Helou, que trabalhou muito em cima desses debates. Quero agradecer pela confiança que toda a oposição depositou. E restabelecer o acordo que a Leci propôs foi muito importante.

Mas não sei se os deputados perceberam, passou despercebido de todos os deputados: votamos um projeto, hoje, que foi a derrubada do veto. É um baita acordo que foi assinado, a extinção do Fundo Estadual de Eletrificação Rural, que foi um acordo que foi assinado pelos 94 deputados. E foi vetado. Não sei se foi o governador ou a comissão legislativa que vetou lá. E derrubamos esse veto aqui.

É importante que os deputados prestem atenção para entender: não tem problema se é aliado do Governo ou se é oposição. Mas tem coisas, nesta Casa, que são dos deputados. E os deputados não podem abrir mão disso. Então quero agradecer por todo mundo ter aceitado derrubado esse veto.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Para cumprimentar o deputado Vinícius Camarinha. Porque acho que ele se propôs a fazer um trabalho de selecionar os projetos dos deputados estaduais. Então foi perfeito. Acho que é uma coisa que estamos construindo, nesta Casa, uma Assembleia diferente. E também quero dizer, deputado Barba, quero te cumprimentar, Vinícius, porque você fez um trabalho importantíssimo.

Lógico que, críticas, a gente acaba tendo. Mas acho que o presidente Cauê foi muito feliz quando pediu se você pudesse disponibilizar o seu tempo, na quarta-feira de manhã, estar aqui para fazer. Então, parabéns. Tenho certeza de que a Assembleia vai ser muito grata, a você, dos projetos de deputados que aprovamos nesse ano.

Também quero dizer que, quando o deputado Barba me comunicou a respeito do projeto do veto, eu disse para ele: “Pode derrubar, vamos derrubar, não tem acordo com isso. O acordo foi de a gente passar o projeto. Foi um acordo construído com quase cinco ou seis bancadas. Não interessa se foi veto do Governo ou não. O que foi é que o veto foi acordado.”

E hoje mostramos mais uma vez. Parabéns, deputado Barba e deputada Leci, de poder retirar. Que a gente continue com os acordos. Política, parlamento, fazemos de parlar, de falar, de discutir. Mas, também, de construir os grandes acordos políticos de coisa boa, de coisa do bem. Não é nada para fazer coisa irregular. Então, parabéns. Parabéns à Assembleia Legislativa.

Amanhã, deputado Barba, esperamos que, na Ordem do Dia, a gente vote a LDO. E, à noite, a gente continue as discussões que temos que fazer, para que a gente possa ter um mês para visitar as nossas bases. O que é importante, principalmente para os deputados do interior de São Paulo. Estamos aqui, o Sebastião a 500 quilômetros, o Itamar a 600 quilômetros, o Vinícius a 500 quilômetros de casa. E isso ajuda que a gente possa continuar construindo a Assembleia Legislativa, cada vez mais.

Quero agradecer a todos, e parabéns.

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - Pela ordem, Sr. Presidente. Para uma comunicação.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pela ordem, deputado Sargento Neri.

 

O SR. SARGENTO NERI - AVANTE - PARA COMUNICAÇÃO - Primeiro, quero parabenizar a Leci, pela grandeza e pela sabedoria que demonstrou hoje. Também quero parabenizar o meu amigo Vinícius Camarinha, o meu amigo da região. E falar para você que o seu trabalho fez com que esse mês nós quebrássemos um paradigma da Polícia Militar.

Se o Projeto de lei Complementar nº 40, de 2019, for sancionado, quando morrer um policial, no primeiro mês a sua família receberá o pagamento. Isso é graças a você, pelo seu trabalho. E graças ao presidente que teve coragem de fazer uma estrutura para pautar os projetos de deputados novos que nem pela comissão haviam passado.

Parabéns a esta Casa, aos 94 deputados pelo trabalho e em especial a você. E na data de hoje, Barba, eu aprendi mais uma vez com você e com a Leci. Parabéns pelo que você fez.

Eu sempre falei que jamais aqui nesta Casa eu vou lutar por ideologia e sempre eu vou pedir para os 94 deputados apoio para a minha corporação, independe se for PSL, PT, PSOL, PSDB. Não importa a sigla. Importa o que nós vamos votar e a quem vai beneficiar. É por isso que nós temos que lutar sempre.

É claro que tem algumas ideologias. Como somos de centro, não é, Vinícius, nós não vamos entrar nessas ideologias.

Mas, parabéns, Leci, parabéns, Barba, parabéns ao presidente também. E você, meu amigo, que Deus te abençoe nesse trabalho que você vem fazendo. Parabéns!

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Não me canso de elogiar sempre o trabalho do deputado Vinícius Camarinha. Mais um dia de trabalho. Parabéns à equipe de  Vossa Excelência e pela tua atuação.

Esgotado o objeto da presente sessão está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 46 minutos.

 

* * *