http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

1 DE AGOSTO DE 2019

72ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: GILMACI SANTOS

 

Secretaria: CORONEL TELHADA

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência e abre a sessão. Cancela a sessão solene anteriormente convocada para 30/08, às 19 horas, para a "Celebração do Dia do Profissional de Educação Física", por solicitação do deputado Léo Oliveira. Altera a finalidade da sessão solene convocada para 16/08, às 10 horas, em "Homenagem à Escola Bíblica Infantil - EBI da Igreja Universal do Reino de Deus", atendendo a solicitação da deputada Edna Macedo. Convoca as seguintes sessões solenes, a realizar-se: em 26/08, às 10 horas, para fazer "Homenagem ao Hospital Israelita Albert Einstein e Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Embaixador de Israel no Brasil, Sr. Yossi Shelley", por solicitação do deputado Tenente Nascimento; em 30/08, às 10 horas, em "Homenagem ao Jurista Sepúlveda Pertence", a pedido do deputado Emidio Lula de Souza; em 30/08, às 19 horas, em "Celebração do Dia do Profissional de Educação Física", por solicitação do deputado Paulo Correa Jr; e em 02/09, às 20 horas, em "Homenagem à Comunidade Alemã", a pedido da deputada Maria Lúcia Amary.

 

2 - CARLOS GIANNAZI

Tece críticas à política educacional dos governos federal e estadual. Menciona problemas envolvendo o Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo, que tem impedido a contratação de professores aprovados em concurso, mesmo quando existem laudos comprovando que os profissionais estão em condição de assumir o cargo. Responsabiliza o governo estadual pelo caso.

 

3 - CORONEL TELHADA

Parabeniza as cidades de Piracicaba e Bauru pelo seu aniversário. Lembra que hoje é comemorado o Dia Mundial do Escotismo. Informa o falecimento do sargento Antônio Gonzalez, que fez parte da Força Expedicionária Brasileira. Elogia o desempenho de integrantes das Forças Armadas nos Jogos Pan-Americanos. Acusa a Justiça brasileira de tratar criminosos com leniência.

 

4 - EDNA MACEDO

Agradece ao secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, pelo envio de vacinas contra o sarampo para o município de Guarulhos, que sofre uma epidemia da doença. Transmite reclamações, que seu gabinete recebeu de pais de alunos da rede estadual, informando que diversas escolas estão sem merenda. Pede que o Poder Público tome providências.

 

5 - DOUGLAS GARCIA

Comemora o fato de o presidente Jair Bolsonaro ter sido criticado pela Anistia Internacional. Acusa a entidade de defender criminosos. Comenta a origem das mensagens atribuídas ao ministro da Justiça, Sergio Moro, e a promotores e juízes da operação Lava Jato. Diz que a imprensa e os partidos de oposição têm difundido mentiras contra o governo federal. Tece críticas à esquerda.

 

6 - CORONEL TELHADA

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

7 - PRESIDENTE GILMACI SANTOS

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 02/08, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização de sessão solene, às 10 horas de 02/08, em "Homenagem ao Projeto Esculpir". Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Presente o número regimental de Sras. Deputadas e Srs. Deputados, sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior e convida o nobre deputado Coronel Telhada para a leitura da resenha do Expediente.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Sr. Presidente, foram separados dois documentos aqui pela assessoria, são duas Indicações. A primeira Indicação é do prezado deputado Bruno Ganem, indicando, nos termos regimentais, ao Sr. Governador do Estado, que determine aos órgãos competentes do Poder Executivo a realização de estudos e a adoção de todas as medidas necessárias para a destinação de recursos orçamentários em parceria com o município de Barra Bonita para a construção de um hospital veterinário público para atendimento dos animais domésticos.

Temos também uma Indicação do prezado deputado Thiago Auricchio, indicando, nos termos regimentais, ao Sr. Governador do Estado, que determine aos órgãos competentes a adoção de providências em caráter de urgência e prioridade com a finalidade de liberar recursos financeiros para obras de infraestrutura na Escola Shisuko Ioshida Niwa, localizada no município de Rio Grande da Serra. É somente isso, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Obrigado, nobre deputado Coronel Telhada. Esta Presidência também aqui deseja um bom retorno a todas as Sras. Deputadas e Srs. Deputados. Que tenhamos aqui um semestre profícuo e que possamos realmente atender às necessidades do povo paulista.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo solicitação do nobre deputado Léo Oliveira, cancela a sessão solene convocada para o dia 30 de agosto de 2019, às 19 horas, com a finalidade de celebrar o Dia do Profissional da Educação Física.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo solicitação da nobre deputada Edna Macedo, altera a finalidade da sessão solene a realizar-se no dia 16 de agosto de 2019, às 10 horas, para homenagear a Escola Bíblica Infantil, IBI, da Igreja Universal do Reino de Deus.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo solicitação do nobre deputado Tenente Nascimento, convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso 1º, da letra “r” do Regimento Interno, para uma sessão solene a realizar-se no dia 26 de agosto de 2019, às 10 horas, com a finalidade de homenagear o Hospital Israelita Albert Einstein e outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao embaixador de Israel no Brasil, Sr. Yossi Shelley. Se não for assim, me desculpe, Sr. embaixador.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo solicitação do nobre deputado Emidio de Souza, convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso 1º, da letra “r”  do Regimento Interno para uma sessão solene a realizar-se no dia 30 de agosto de 2019, às 10 horas, com a finalidade de homenagear o jurista Sepúlveda Pertence.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo solicitação do nobre deputado Paulo Correa Jr., convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso 1º, da letra  “r”  do Regimento Interno, para uma sessão solene a realizar-se no dia 30 de agosto de 2019, às 19 horas, com a finalidade de celebrar o Dia do Profissional da Educação Física.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo à solicitação da nobre deputada Maria Lúcia Amary, convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso I, letra “r” do Regimento Interno, para uma sessão solene, a realizar-se no dia dois de setembro de 2019, às 20 horas, com a finalidade de homenagear a Comunidade Alemã.

Passando agora ao Pequeno Expediente, convidamos o nobre deputado Itamar Borges. (Pausa.) Nobre deputada Leci Brandão. (Pausa.) Nobre deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Deputado Carlos Giannazi, tem V. Exa. o tempo regimental no Pequeno Expediente.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público presente, telespectadores da TV Assembleia, tenho vários assuntos para tratar aqui da tribuna, para colocar em dia, na verdade. Várias denúncias para fazer, várias cobranças.

Vou falar sobre os cortes criminosos do governo Bolsonaro no orçamento da Educação; do projeto “Future-se” que, na verdade, é um projeto de privatização das universidades públicas, de desmonte das universidades estaduais, dos institutos federais de ensino.

Vou falar muito aqui, também, sobre a questão da educação estadual, do fechamento de salas, do projeto de precarização, de sucateamento, dessa última imposição do secretário da Educação, que é quase que uma escola sem partido o que ele está implantando sem lei, sem legislação, sem nada. Jogando os coordenadores pedagógicos e os diretores contra os professores. Um absurdo o que vem acontecendo.

Mas eu gostaria, Sr. Presidente, de retomar uma denúncia que eu fiz e que tenho acompanhado durante todo o nosso recesso parlamentar junto ao departamento de perícias médicas do estado. Eu já fiz essa denúncia, já acionei o Ministério Público, já acionei o Conselho Regional de Medicina e também acionei a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Refiro-me, aqui, às perícias do departamento de perícias médicas no estado de São Paulo. É o departamento de perícias que é considerado a casa dos horrores aqui em São Paulo por vários motivos. Primeiramente, porque o departamento de perícias médicas, por orientação - tenho certeza - do próprio Estado, do próprio governo, está rejeitando, através de perícias médicas, centenas de professoras que já trabalham na rede estadual. Professoras que são categoria “F”, que são categoria “O”, professoras, deputada Edna, que já trabalham há 20 anos na rede estadual, alfabetizando, sobretudo, nas séries iniciais do ensino fundamental. Essas professoras foram aprovadas no concurso público. Já trabalhavam, porque foram admitidas ainda na antiga Lei 500, de 74, ou mesmo na Lei 1.093, como categoria “O”.

Então, elas trabalham, como todas as outras professoras. Mas, no entanto, a partir do momento em que elas são efetivadas, através do concurso público de provas e títulos, o departamento de perícias médicas inventa uma doença qualquer e faz com que a professora seja reprovada. Mesmo ela tendo laudos e mais laudos do próprio Iamspe, que é o Hospital do Servidor Público Estadual.

O hospital oferece laudos, atestados mostrando que a professora tem saúde, tem condições, e mesmo assim a rejeitam. Eu entendo isso como uma orientação. Só pode ser uma orientação do governo de não efetivar professoras aprovadas no concurso público. Isso é muito sério. Estamos pedindo providências.

Como eu disse, acionei o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina, que tem que se posicionar também. Esses médicos estão sendo obrigados a dar esses laudos, a reprovar essas professoras que têm outros laudos e outros atestados mostrando que elas têm capacidade, tanto é que elas estão dando aulas há 20, 25 anos. Algumas já estão se aposentando, inclusive.

Mas, ao mesmo tempo, presidente, o Estado vem cometendo outro crime contra as professoras e os professores da rede estadual em relação à demora para a realização dessas perícias médicas não só para as professoras aprovadas no concurso, mas para todos os servidores do estado de São Paulo, sobretudo os da Educação.

São perícias demoradas, do ponto de vista da marcação. Depois, tem a publicação dos resultados. Com isso, quando um professor adoece e tira uma licença médica, ele passa pela perícia, mas enquanto ele não faz a perícia ou enquanto ele não tem a publicação dessa perícia, ele fica sem salário. O Estado desconta o salário desse professor, que não tem como sobreviver. Então, ele acaba pagando o preço e o erro da burocracia e da morosidade do próprio Estado.

Quero retomar esse tema aqui. Na nossa Comissão de Educação, nós já pedimos a convocação do secretário da Educação, pedimos a convocação do secretário da Fazenda, de Planejamento e de Gestão Pública, porque é um absurdo deixar esse Departamento de Perícias Médicas na Secretaria da Fazenda. Tinha que estar na Secretaria da Saúde, deputada Edna, mas não, é um órgão que fica subordinado à Secretaria da Fazenda, que aglutina, agora, o Planejamento e a Gestão Pública. Isso é um absurdo total.

Então, quero fazer esse registro e essa denúncia, Sr. Presidente. Nós vamos cobrar o governo, nós vamos também tomar outras medidas além dessas que eu citei agora, no plenário. Depois, eu quero retomar, durante o dia e durante os próximos dias, todos esses temas do governo federal, do governo estadual e do governo municipal, todos os ataques contra a educação pública, contra o Magistério e contra os servidores da Educação.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Obrigado, nobre deputado. Convidamos, agora, o nobre deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor. (Pausa.) Nobre deputado Coronel Telhada. Tem V. Exa. o tempo regimental.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Muito obrigado, Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados. Novamente regressamos - agora, neste segundo semestre - para reiniciarmos os nossos trabalhos. Como sempre, quero iniciar a minha fala, saudando as cidades aniversariantes neste dia primeiro de agosto.

Nós temos as cidades de Piracicaba e Bauru que aniversariam hoje, dia primeiro de agosto. Também queria lembrar que, no dia primeiro de agosto, é comemorado o Dia da Fundação do Escotismo Mundial. Falo isso porque nós temos um projeto de lei aqui, Sr. Presidente, que virou lei, que é o Dia do Escotismo, Dia Estadual dos Escoteiros em São Paulo. É a Lei 16.555/17, que fala sobre o escotismo mundial, criado por Baden-Powell no dia primeiro de agosto de 1907. Então, é uma data para nós lembrarmos também.

Infelizmente, neste mês de julho, nós perdemos muitos policiais militares. Amanhã, eu vou falar sobre isso, mas quero falar de um herói brasileiro que faleceu esses dias. Faleceu dia 30 de julho, anteontem, é o Sr. Antônio Gonzalez. O sargento Antônio Gonzalez, que foi febiano, esteve na Força Expedicionária Brasileira. Eu o conheço há muitos anos, era um querido amigo e faleceu aos 97 anos.

O Sr. Gonzalez era uma pessoa muito querida, uma família muito querida também. Infelizmente, nos deixou, mais um herói brasileiro, um homem que ajudou a trazer a paz mundial. Foi descansar agora. Um grande abraço ao Sr. Antônio Gonzalez, o sargento Gonzalez, e a toda a sua família.

Falando de militares, quero aqui lembrar que estamos nos Jogos Pan-Americanos. Mais uma vez, os atletas militares têm feito um trabalho relevante. Nós temos várias medalhas conquistadas. Uma das medalhas é a medalha masculina de ginástica olímpica. Eles conquistaram a medalha de ouro agora no dia 29 de julho.

Nas fotos, nós temos visto nos jornais e na televisão, para incomodar mesmo aqueles que não gostam dos militares, os atletas prestando a continência individual à bandeira, no momento em que é hasteada a bandeira nacional. Isso incomoda muito, porque esse ato de disciplina e ordem incomoda justamente aqueles que não gostam da disciplina e da ordem.

Nesta foto, temos os sargentos Arthur Zanetti, Arthur Nory, Lucas Bittencourt e Francisco Barreto, que foram campeões. Na cerimônia, prestaram a sua continência individual. Só para os senhores e senhoras terem noção, as Forças Armadas, nestes Jogos Pan-Americanos, têm 140 representantes, sendo 56 atletas da Marinha, 48 atletas do Exército e 36 atletas da Força Aérea Brasileira.

Só para fechar o meu discurso e a minha intervenção de hoje, eu queria falar sobre... Nós estamos sem câmera, a gente não consegue mostrar o jornal. Este é o jornal de hoje, que fala sobre a ocorrência em que o empresário foi colocado em liberdade: “Justiça manda soltar motorista do Porsche”. Eu acho que muitos de nós acompanhamos essa ocorrência no jornal. Um absurdo!

A gente vem, deputado Gilmaci, deputada Edna, deputado Douglas, diariamente falar de bandido, que precisa melhorar, de polícia, mas a nossa Justiça é uma pouca vergonha. A nossa Justiça é uma piada. Esse cidadão que matou uma mulher de 65 anos, uma mulher trabalhadora, uma mulher humilde, é o Sr. Fábio Alonso de Carvalho, de 39 anos.

Anos atrás ele matou um motoboy de 30 anos na época, o Aroldo Pereira Oliveira, um rapaz que estava trabalhando e foi atropelado por ele dirigindo um carro de luxo também. E não é que ele foi condenado à época. Olhe que pena grave: matou um trabalhador e foi condenado a dois anos e oito meses. Ou seja, não puxou cana.

Matou um trabalhador e não sofreu punição nenhuma, porque puxar dois anos e oito meses para quem mata um pai de família não é nada. Aliás, nem puxou, porque a Justiça não o colocou na cadeia. Proibiram-no de dirigir, Douglas. Olhe que “absurdo”! “Você não vai dirigir”.

Até parece que ele não ia dirigir mais. Tanto estava dirigindo que agora dias atrás, no dia 27, no sábado, ele matou a diarista Audenilce Bernardina dos Santos, de 65 anos. Uma mulher que estava trabalhando, indo para o trabalho ou voltando, não sei dizer exatamente. Ela estava na faixa de pedestres. “Ela estava no meio da rua, ela estava desatenta”.

Não, ela estava atravessando na faixa de pedestres e foi atropelada por esse criminoso, que é a segunda vez que faz isso, senhores e senhoras, e está em liberdade. Nós vimos a foto do carro, é um Porsche. Ou seja, ele está pouco se lixando para quem morreu ou não. Ele vai ser condenado a pagar uma indenização. Ele tem muita grana, para ele isso não é nada. Essa é a realidade na nossa Justiça brasileira.

É a segunda pessoa que esse cidadão mata no trânsito e já foi colocado em liberdade. Ou seja, não há punibilidade na nossa lei. Lembrando também das famigeradas audiências de custódia, que a polícia prende e a Justiça coloca na rua no dia seguinte. É uma pouca vergonha o nosso país. Precisamos de muito para melhorar isto. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Obrigado, nobre deputado Coronel Telhada. Convidamos agora o nobre deputado Gil Diniz. (Pausa.) Deputado Frederico d’Avila. (Pausa.)

Passamos então neste momento à lista suplementar. Convidamos o nobre deputado Enio Lula Tatto. (Pausa.) Nobre deputada Edna Macedo.

 

A SRA. EDNA MACEDO - PRB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Srs. Funcionários, meu boa tarde. Boa tarde a todos que nos assistem na galeria. A você, meu amigo, minha amiga, que nos assiste na TV Assembleia, meu boa tarde.

Eu venho agora a esta tribuna para agradecer ao Sr. Secretário José Henrique Germann por ter atendido o nosso pedido. Em meados de junho, Guarulhos estava com surto de sarampo e o prefeito me passou um ofício solicitando: “Deputada, por gentileza, nos ajude na Secretaria Estadual da Saúde para que nos envie 50 mil doses de sarampo”. Pois bem, eu fui até a secretaria com o ofício do Guti, que é o prefeito de Guarulhos, e conversando com o secretário Dr. Germann, ele prontamente nos atendeu.

Ao invés de mandar 50 mil, mandou 123 mil vacinas para Guarulhos. Eu quero de pronto agradecer ao Dr. Germann por ter nos atendido - muito obrigada - e é assim que a gente tem que fazer a nossa política. É conversando, é indo, visitando as coisas, atendendo aos clamores dos prefeitos. E já disse e vou repetir: quando tivermos que fazer críticas ao governo, assim o faremos. E quando tivermos que elogiar, assim faremos da mesma forma. Então fica registrado, e eu gostaria que chegasse até as mãos do secretário, o meu agradecimento. Viu, Sr. Presidente? Agradecer de coração, porque foi prontamente atendido com 123 mil vacinas.

Agora, não posso falar com referência à Educação. Hoje começaram as aulas e tivemos, no meu gabinete, várias ligações de pessoas reclamando que as escolas - não são todas, mas várias escolas do estado - estão sem merenda escolar. Muitos professores e diretoras tiveram que fazer vaquinha.

Olha que vergonha! O que é isso? Vaquinha para poder dar o alimento para as crianças, porque esqueceram delas. Começam as aulas, quer dizer, as pessoas pensam que ainda está no recesso, sei lá. Então, vai entender. Senhor secretário da Educação, por gentileza, olhe com carinho, porque as crianças estão sem merenda.

Muito obrigada, Sr. Presidente. Uma boa tarde para todos.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Obrigado, nobre deputada. O seu pedido é regimental, nobre deputada.

Dando continuidade à lista suplementar. Chamamos o nobre deputado Coronel Nishikawa. (Pausa.) Deputado Sargento Neri. (Pausa.) Deputada Carla Morando. (Pausa.) Deputado Daniel José. (Pausa.) Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Deputado Douglas Garcia. Tem V. Exa. o tempo regimental, deputado.

 

O SR. DOUGLAS GARCIA - PSL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Muito boa tarde a todos. É uma honra retornar a esta Casa após o recesso. Entretanto, no meu gabinete não houve recesso. Todos os assessores estiveram presentes nos últimos 30 dias, trabalhando incessantemente. Visitei as bases no estado de São Paulo: diversas cidades que estavam precisando de ajuda e apoio. Atendi Santas Casas, atendi escolas - sejam municipais, sejam estaduais - e muitos outros trabalhos que não poderiam deixar de ser atendidos por este mandato do deputado estadual Douglas Garcia.

Mas, senhores, quero falar do que aconteceu durante esse recesso. O que mais me impactou durante esse recesso foi principalmente o que foi veiculado pela imprensa e também dito pelos intelectuais, enfim, todos aqueles que tentam, de certa forma, denegrir o governo de Jair Messias Bolsonaro.

Recentemente, vimos que Bolsonaro foi denunciado pela Anistia Internacional. Votei em Jair Bolsonaro para isso mesmo. No dia que o presidente for homenageado por defensores de bandidos, de terroristas e de vitimistas, vou deixar de respeitá-lo. Então a Anistia Internacional é mais do mesmo. O quê? Organização das Nações Unidas e de muitas outras ONGs internacionais que só servem para proteger aquilo que não presta.

E por falar em aquilo que não presta, tivemos, também, durante esse recesso... Pensamos que o hacker viesse da Rússia, viesse de Cuba, viesse da Venezuela. Não, está aqui, no estado de São Paulo, na cidade de Araraquara, do prefeito Itambé. Que, inclusive, trouxe a relação da deputada federal do Partido Comunista do Brasil, Manuela d´Ávila. Olha só que coisa bacana, que coisa sensacional.

Aliás, temos uma - deputada federal, não - ex-deputada estadual, Manuela d´Ávila. Temos uma pessoa que detinha um cargo, um poder legislativo, envolvida em um crime ao ministro da Justiça, Sergio Moro. Isso é extremamente preocupante. Isso é extremamente escandaloso.

A esquerda só sabe mentir, só sabe roubar, só sabe trazer aquilo que não presta ao nosso País. E, principalmente, tentar denegrir a imagem de um governo íntegro, de um governo que luta contra a corrupção, de um governo que está muito, muito, muito empenhado em conseguir acabar com os desmandos de mais de 14 anos de PT. Inclusive, esse mesmo governo que está trabalhando para caramba para isso, faz, sim, com que os nossos jovens tenham esse incentivo a trabalhar.

Uma coisa que me chamou bastante a atenção durante esse recesso foi esse empenho que a esquerda teve em dizer que o trabalho infantil - meu Deus do céu! - está fazendo com que as crianças se tornem escravas. A realidade é que esquerdista nenhum gosta de trabalhar. Então, eles têm um ódio imenso por aqueles que tentam influenciar os jovens a terem amor ao trabalho; influenciar os jovens a terem autonomia, a serem independentes. Ensinar a autonomia aos nossos jovens desde cedo.

Mas olha, de tantas mentiras espalhadas nesse recesso, eu não poderia deixar de ficar surpreso, não é verdade? Porque, afinal de contas, o que não faltou foi mentira. Disseram, durante muito tempo, que o nosso presidente Jair Bolsonaro não seria eleito, não conseguiria chegar ao Poder, não conseguiria entrar no Palácio, onde ele está hoje ocupando a sua cadeira como presidente. E ele foi eleito com 57 milhões de votos. Disseram que não conseguiriam aprovar a reforma da Previdência; passou em primeiro turno com mais de 250 votos. E estão dizendo que o governo de Jair Bolsonaro será um total fracasso.

Continuem falando isso, continuem pregando isso, porque quanto mais vocês falam, mais acontece o contrário, porque vocês são falseadores da verdade. Vocês são mentirosos. Vocês são defensores de ditadores; vocês são amantes de ditaduras. Vocês não têm moral para dizer que o nosso presidente Jair Bolsonaro apoia a tortura, enquanto vocês fecham os olhos para aquilo que está acontecendo hoje lá na Venezuela.

E muito recentemente também, senhores, tivemos o caso do que aconteceu com o presidente da OAB, em que o seu pai, ex-militante da Ação Popular Marxista Leninista, que era um grupo que fazia o quê? Espalhava flores pela cidade de São Paulo, pelo estado? Não. Era um grupo terrorista, assassino, que explodia bombas em locais públicos, que sequestrava autoridades, assim como muitos outros grupos terroristas também; e faziam coisas que são atrocidades.

Então, tudo o que foi veiculado contra Jair Bolsonaro e também contra aqueles que tentam pregar a verdade, durante esse recesso, não passa de mentira atrás de mentira. Aproveitando - e já concluindo, Sr. Presidente - que nós estamos falando deste tema, peço mais uma vez ao governador do estado de São Paulo que, pelo amor de Deus, feche o Museu da Resistência. Está sendo gasto dinheiro desnecessário do bolso do cidadão paulista para aquilo ali se manter em pé.

E senhores, é um prazer estar de volta a esta Casa. Esperamos que esse segundo semestre seja muito proveitoso. Agradeço, Sr. Presidente, pelas palavras. E uma ótima tarde a todos.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PP - Sr. Presidente, havendo acordo de lideranças, eu solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças, esta Presidência, antes de dar por levantados os trabalhos, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembrando-os, ainda, da sessão solene a realizar-se amanhã, às 10 horas da manhã, com a finalidade de homenagear o Projeto Esculpir.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 57 minutos.

           

* * *