http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

14 DE JUNHO DE 2019

12ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS

 

Presidência: TENENTE NASCIMENTO

 

RESUMO

 

1 - TENENTE NASCIMENTO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCOS LADEIA

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, em "Comemoração do Dia da Assembleia de Deus", por solicitação deste deputado. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - MARCOS LADEIA

Anuncia a execução de um hino pela Orquestra Umadi - União dos Músicos da Assembleia de Deus do Ipiranga.

 

5 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Destaca a justeza da presente homenagem. Faz histórico da Assembleia de Deus no Brasil, que completa 108 anos. Relata a chegada da igreja ao bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo. Cita pastores responsáveis pela condução da entidade, destacando o pastor Alcides Fávaro, presente na sessão.

 

6 - MARCOS LADEIA

Mestre de cerimônias, anuncia nova apresentação musical da Orquestra Umadi.

 

7 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado federal, expressa sua alegria por participar desta solenidade. Comemora os 108 anos da Assembleia de Deus no Brasil. Enaltece o deputado Tenente Nascimento.

 

8 - GILBERTO NASCIMENTO JR

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, considera que a realização desta solenidade é uma conquista. Afirma que o Brasil tem passado por mudanças que todos desejavam. Relata episódio da vida de seu pai. Discorre sobre a tarefa da igreja perante a sociedade.

 

9 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Narra como se tornou deputado, com o apoio da igreja Assembleia de Deus e do pastor Alcides Fávaro. Anuncia apresentação musical do Círculo de Oração de Carapicuíba.

 

10 - JOSÉ LEANTI PINTO

Vice-presidente da Assembleia de Deus - Ministério Ipiranga e vice-presidente da Comoespo, alude ao crescimento das igrejas evangélicas no Brasil. Ressalta que a Assembleia de Deus é a maior entre elas. Enaltece o pastor Alcides Fávaro.

 

11 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Anuncia a exibição de vídeo institucional da Assembleia de Deus - Ministério Ipiranga. Convida todos para fazer uma oração. Anuncia apresentação musical do cantor mirim Kawê Santos.

 

12 - EDUARDO BRAVO

Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e presidente da Unigrejas, parabeniza a Assembleia de Deus pelos seus 108 anos. Comenta trecho bíblico acerca de Abraão.

 

13 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Anuncia apresentação da Orquestra Umadi, acompanhada pelo Coral Madrigal. Presta homenagem, com a entrega de placas, a diversos pastores e integrantes da Assembleia de Deus. Anuncia apresentação musical do Coral Madrigal.

 

14 - ALCIDES FÁVARO

Pastor e presidente da Assembleia de Deus - Ministério Ipiranga, agradece ao deputado Tenente Nascimento pela homenagem prestada à igreja. Lembra que está perto de completar 50 anos como pastor. Tece considerações sobre a história da Assembleia de Deus. Discorre sobre a mensagem pregada pelos fundadores da entidade no País. Destaca o crescimento da igreja desde então. Fala sobre a importância do amor a Deus e ao próximo.

 

15 - RUBENS ALMEIDA

Maestro, relata a trajetória do deputado Tenente Nascimento na igreja Assembleia de Deus. Anuncia apresentação musical da Orquestra Umadi, sob a regência do parlamentar.

 

16 - PRESIDENTE TENENTE NASCIMENTO

Expressa sua satisfação por ter realizado esta homenagem. Faz agradecimentos gerais. Convida os pastores Moacir e Alcides Fávaro para que façam uma oração. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Tenente Nascimento.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS LADEIA - Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia da Assembleia de Deus.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp, e será retransmitida pela TV Alesp no domingo, dia 16 de junho, às 21 horas pela Net canal sete, pela TV Vivo canal nove e TV digital canal 61.2.

Neste instante, convidamos para compor a Mesa o deputado estadual Tenente Nascimento; o deputado federal Gilberto Nascimento; o vereador Gilberto Nascimento Jr, da Câmara Municipal de São Paulo; pastor Alcides Fávaro, presidente das Assembleias de Deus Ministério Ipiranga e Comoespo; pastor Eduardo Bravo, relações institucionais da Igreja Universal do Reino de Deus e presidente da Unigrejas; pastor José Leanti Pinto, primeiro vice-presidente da Assembleia de Deus – Ministério Ipiranga e primeiro vice-presidente da Comoespo.

Com a palavra, neste instante, o deputado estadual Tenente Nascimento. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Podemos sentar, podemos sentar.

Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, minhas irmãs e meus irmãos, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado estadual Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Assembleia de Deus.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Orquestra Umadi - União dos Músicos das Assembleias de Deus do Ministério do Ipiranga - sob a regência do maestro Romis Bufolim.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Agradecemos a todos. Uma orquestra bonita dessa dá para ficar aqui escutando a noite inteira, não é? Agradecemos a todas as igrejas convidadas que estão conosco, Parque São Rafael, São Mateus, do pastor aqui, Moacir, nosso amigo que, gentilmente, convocou, juntamente com os nossos músicos de todo o nosso Ministério, para esta excelente orquestra que nós estamos aqui hoje.

Agradecemos a todos. Queremos aqui agradecer também a presença do Dr. Cristiano Santana Lanfredi, delegado de Polícia da Alesp, meu amigo, que há muito tempo conosco trabalha aqui representando a Polícia Civil, representando o delegado- geral Dr. Ruy Ferraz Fontes; pastor Carlos Silva, presidente da Assembleia de Deus de Cubatão e o presidente da Comadesp, meu amigo; pastor Alexandre Maximiano de Sá, pastor Alexandre, presidente da Assembleia de Deus – Ministério Casa Verde; pastor Jair Leão, vice-presidente da Assembleia de Deus – Casa Verde; missionária Dalva Alexandre Clemente Pinto, na qual eu saúdo todas as mulheres, todas as mulheres guerreiras que estão presentes aqui neste plenário; pastor Wagner Ferraz de Araújo, pastor vice-presidente do Ministério São Rafael; pastor Sérgio Fernandes, pastor primeiro vice-presidente da Assembleia de Deus – Casa Verde; pastor Daniel Vieira Chagas, 3º vice-presidente da Assembleia de Deus, nosso Ministério, setorial de Itapevi; pastor Luiz Fernandes de Oliveira. O pastor 2º vice-presidente do Ministério do Ipiranga, nosso amigo, falou “Olha, eu não vou estar porque eu vou estar com a minha esposa ao médico”, mas foi lá, voltou e se faz. Muito obrigado, pastor Luiz. Deus abençoe. José Lima Ribeiro, nosso 4º vice-presidente, conhecido por todos como Zito, um conselheiro do qual em muitas horas cheguei ali e ele “Meu filho, sê fiel que o Senhor te dará a vitória”. Obrigado, Zito. Pastor Marcos Gouveia de Freitas, conselheiro jurídico da Comaderj; pastor André Ribeiro, jovem pastor da safra nova que vem aí para nos substituir muito em breve, não é, pastor Alcides? Pastor André Ribeiro, pastor setorial lá de Botucatu, com todos os nossos jovens pastores; pastor Jorge Lopes, Assembleia de Deus – Ministério El Shaday; pastor Nilton da Silva, pastor adjunto na sede do Ministério do Ipiranga; pastor Alexandro Basto, pastor do Ministério de São Mateus; pastor João Jesus Balbino, pastor da Comadep, Ministério de São Mateus. Balbino, grande nosso amigo, não é, Gilberto? Balbino é um amigo de muitas datas; pastor Moacir de Paula Oliveira, presidente da Comadeb e Ministério São Mateus; pastor Edimar Ribeiro, adjunto também na sede do Ipiranga; pastor Rico, que eu estive uma bênção domingo retrasado de estarmos, Igreja do Evangelho Quadrangular, pensa que o pessoal é canela de fogo. Pastor Rico, muito bem-vindo.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS LADEIA - Neste momento, a Orquestra Umadi executará o hino 144 da Harpa Cristã, “Vem, Assembleia de Deus”, sob a regência de Romis Bufolim. O autor chama a atenção pela importância da Assembleia de Deus, “Ó, vem, Assembleia de Deus” ou “Louvemos ao Senhor Deus Redentor”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Amém. Não está impedido de dar glórias. Está instalada aqui a Assembleia de Deus neste lugar.

Está é uma sessão solene que celebra o Dia das Assembleias de Deus. Mas, como somos o corpo de Cristo, estamos aqui reunidos com um único propósito: é de adorar e engrandecer o nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quero aqui narrar uma história que, certamente, muitos dos senhores e senhoras já conhecem, muitos dos nossos irmãos, vocês já conhecem. Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos que, antes de chegarem ao Brasil, visitaram o movimento de despertamento e avivamento espiritual da Rua Azusa, liderada pelo William Seymour, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Daniel Berg e Gunnar Vingren atenderam à chamada missionária ao receber uma revelação de Deus acerca do Pará, porém ambos não sabiam onde ficava. Ao pesquisarem no mapa, descobriram que se tratava da região Norte do nosso País. Obedecendo ao chamado que ardia em vossos corações, se lançaram e chegaram ao Brasil em novembro de 1910.

A princípio, reuniram-se com as igrejas aqui já instaladas, mas - como traziam no peito a chama ardente pentecostal do batismo do Espírito Santo - não demorou muito para que o Senhor Jesus, através da vinda desses missionários, começasse a cumprir em nossa nação aquilo que foi predito pelo profeta Joel: “Nos últimos dias, derramarei o meu espírito sobre toda a carne. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão”. Aleluia!

Assim, a Assembleia de Deus chega aos seus 108 anos sendo uma igreja perseverante na promessa, assim como a igreja de Filadélfia, Apocalipse 2:8, em que Cristo revela que “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”.

Debaixo da promessa do Senhor, a Assembleia de Deus marcha, levando as boas-novas a todos aqueles que as receberem. As boas-novas de Cristo Jesus mostrando o caminho. A verdade que liberta, cura, batiza com o Espírito Santo e leva o homem para o céu. Aleluia!

E não poderíamos deixar de destacar a história da Assembleia de Deus do Ministério do Ipiranga. Considerado o terceiro maior ministério tradicional no Brasil, sua história iniciou com o missionário Samuel Nyström, que pastoreava a Assembleia de Deus na capital paulista e designou o evangelista Vitalino Piro, de origem italiana, para dirigir cultos ao ar livre no Parque da Independência, em 1930. Posteriormente a isso, os cultos eram realizados nos lares, com conversões de pessoas e batismo nas águas e batismo com o Espírito Santo.

Como a obra foi crescendo, foi construindo um salão na residência de um dos congregados da igreja, o irmão Francisco Cristom, na Rua Caldeira, número 12, no bairro do Ipiranga. A inauguração ocorreu em 14 de julho de 1934 e, posteriormente, no mês de janeiro de 1942, a sede provisória se instalava na Rua Bento Vieira, número 52. Cumprindo-se a palavra descrita em Filipenses 1:6, aquele que começou a boa obra, pastor Alcides, a boa obra é vocês que aqui estão aqui hoje. Vai completá-la até o dia de Cristo Jesus, aleluia!

Em 26 de julho de 1943, o pastor Alfredo Reikdal, homem de ferro e corajoso, foi direcionado para pastorear a igreja. Cumpriu sua missão e lançou-se incansavelmente ao trabalho de Deus. Assim como Josué, deputado Gilberto Nascimento, que liderou o povo de Deus após a morte de Moisés, que incentivava todo o povo e as nossas gerações de israelitas ao guardar os seus mandamentos e perseverar no Senhor, Josué 23:6: “Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da Lei de Moisés, para que dela não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda”.

Assim, também, nosso querido pastor Alfredo Reikdal arregimentou, ensinou, treinou pregadores, obreiros foram enviados para missões, congregações que foram criadas e o número de crentes aumentava à medida que a boa-nova ia sendo proclamada.

Treze anos depois de sua posse, em 29 de julho de 1956, Reikdal transfere a sede definitiva da Assembleia de Deus do Ipiranga para o local atual, Avenida Doutor Ricardo Jafet, 214, no bairro do Ipiranga. Hoje a sede está em um majestoso templo, construído por ele e por sua diretoria com uma arquitetura gótica, e a sede da Igreja Assembleia de Deus do Ipiranga é reconhecida, conhecida como Catedral Nacional da Independência.

Pastor Reikdal, direcionado por Deus, nomeou, em fevereiro de 2001,  o pastor Alcides Fávaro, que está aqui ao meu lado. Homem de fé, obediente, destemido, um italiano valente, mas também positivo. Foi levantado, como Calebe, no ministério para assumir a presidência interina da Igreja e da Comoespo, nossa Convenção dos Ministros Ortodoxos do Estado de São Paulo e Outros.

Com a morte do pastor Reikdal, o pastor Favaro foi efetivado à presidência do Campo Eclesiástico da Assembleia de Deus, no Ipiranga. Homem de grande fé, acreditou na promessa de Deus para sua vida, como Calebe, e, aos 85 anos, se dispôs a ir para a guerra - estou me referindo a Calebe - dizendo que tinha a mesma força de um homem de 40 anos. “Ainda...” - ouvi essas palavras - “... ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair tanto como para entrar“.

Ouço essas palavras e ouvi o seu chamado, pastor Alcides Fávaro, para aqui estar. Coragem? Tem de sobra. Um dia eu entrei na sala e falei: “Pastor, esse exército de missionários que aqui nós vemos, aqui, esse exército de mulheres quer trabalhar e o senhor precisa convocar essas mulheres”. Ele disse: “Estou convocando agora”. E, sem temor, em uma separação de mais de 1.200 missionárias, assim foi já estabelecido com suas carteiras para sair ao campo missionário, para visitar hospitais, para ir ao campo dizer, falar a Palavra, estar a serviço da obra.

E quero dizer a vocês, irmãs, e tem mais, já vai ter uma nova convocação muito em breve, porque vocês, esse exército não pode ficar parado. Que o Senhor abençoe, pastor. Esta noite, eu quero aqui na minha fala honrar cada irmão, cada irmã presente nesta solenidade, seja do Ministério da Assembleia de Deus ou qualquer outro Ministério, porque somos uma unidade e a parte do corpo de Cristo.

Deixo aqui os ensinamentos do livro de Efésios 4, versículo 4 ao 6, que diz que somos um só corpo, um só espírito. Assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só, há um só Senhor, há uma só fé, há um só batismo, há um só Deus, o pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. Aleluia e glória ao Senhor!

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS LADEIA - Agora a Orquestra Umadi executará o hino 51 da Harpa Cristã, “Adoração reconhecida”, sob a regência do maestro Rubens de Almeida. Nesta canção, o autor nós chama para a importância de adorarmos cada vez mais nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, que verteu seu sangue na cruz do Calvário para redimir as nossas almas.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Quero aqui, quando estávamos nos ensaios, dizer sobre família Almeida, Rubens Almeida. Pastor Levino de Almeida, pastor Alcides, pastor Leanti, os nossos ministros, foi um dos pioneiros e aqui nós temos o seu filho, Rubens de Almeida, o qual representa essa família, juntamente com pastor Silas e outros, porque ele deixou um legado abençoado. Irmão Rubens, louvemos ao Senhor. “Adoração reconhecida”, é contigo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Glória ao nome do Senhor. Aleluia! Não está proibido de dar glória a Deus não, irmão. Aqui é a casa do Senhor, aleluia!

Eu queria convidar aqui para ter a sua fala Gilberto Nascimento, deputado federal, nosso irmão, que é um dos pioneiros - aleluia - não somente das Assembleias de Deus, seu trabalho, mas também desta Casa de Leis. Atribuo a ele os ensinos nesta Casa parlamentar durante quase 28 anos. Tenho acompanhado, recebeu neste mandato um nono diploma, eu falei: “Pastor Gilberto, eu estou só começando. Vai ser duro acompanhar os seus passos, mas faremos o possível para assim fazer”. Ele está com dificuldade na fala, mas, como bom professor, ele tem o seu filho, que também está no Parlamento, vereador desta cidade de São Paulo, menino que nós carregamos no colo, íamos à escola e graças a Deus o Senhor nos trouxe até aqui. Gilberto, o senhor consegue pelo menos falar um oi?

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Eu vou cochichar com vocês, está bom, está? Louvo a Deus esta noite por estarmos juntos. Perdoem minha fala, eu ontem à noite estive em Belém do Pará, quando estávamos comemorando também ali os 108 anos da Assembleia de Deus e pegamos um ar-condicionado muito forte. O Belém do Pará é muito quente, pegamos o ar-condicionado e acabei ficando assim, mas é muito bom ver esse movimento da Assembleia de Deus, nós que nós alegramos tanto ali ontem à noite. Estivemos ali inclusive com o nosso presidente Jair Bolsonaro.

Quando cheguei a Brasília nesta madrugada já estava sem voz, mas louvo a Deus por estar aqui. Quero cumprimentar o nosso querido irmão Manoel Nascimento, que tem sido um grande deputado nesta Casa. Ele falou que eu sou um professor, trabalhou comigo 28 anos, mas ele foi um aluno sempre que aprendeu todas as coisas, e hoje, pelo contrário, já é meu professor, não é? Portanto, pastor Alcides Fávaro, que Deus abençoe, a Assembleia de Deus tem um papel muito importante neste País. A Assembleia de Deus, que começou com dois homens lá no Belém do Pará há 108 anos e só cresceu desta forma, hoje já com tantos milhões de pessoas espalhadas pelo Brasil afora, porque realmente tem algo diferente. Qualquer empresa teria terminado nessa época, qualquer negócio teria terminado nessa época, mas aqui é uma situação diferente, é um questionamento espiritual e Deus está neste caminho e o Senhor diz: “A porta que eu abrir ninguém vai fechar”. Amém.

Portanto, que Deus abençoe cada um de vocês, sabendo da responsabilidade que temos, que Jesus está por voltar, e quando a Bíblia diz em Mateus 24:14 “e quando o evangelho do reino for pregado a todas as gentes então virá o fim”. Como nós estamos dizendo “ora, vem, senhor Jesus”. Vamos ser o pregoeiro da Palavra por onde quer que for. Orem por nós ali no nosso trabalho em Brasília, ao Nascimento aqui na Assembleia, Roberto ali na Câmara Municipal e eu louvo a Deus.

Pastor Alcides, muito obrigado. Pastor Carlos, os nossos pastores de São Mateus também, a todos vocês o meu muito obrigado, que Deus abençoe. Eu realmente estou nessa condição, vou ter que sair um pouquinho mais cedo, mas eu vou contando com a oração de cada um de vocês. Obrigado por tudo. Obrigado por estarem aqui e fazer desta Assembleia Legislativa a verdadeira Assembleia de Deus, onde Jesus pode curar esta noite, onde Jesus pode batizar com o Espírito Santo esta noite, porque se não é outro lugar a não ser a casa do nosso Deus. Que Deus abençoe em nome de Jesus. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Já aproveitando o tempo, vereador Gilberto Nascimento já emenda e complementa aí aquilo que o nosso professor nos ensinou.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO JR. - A paz do Senhor. Como é bom a gente estar em uma Casa Legislativa e poder dar a paz do Senhor e ser respondido assim. Isso realmente é uma conquista. Claro que nós estamos no aniversário da Assembleia de Deus, comemorando aí 108 anos, o Dia das Assembleias de Deus, mas é tão bom, não é? É tão bom a gente sentir que aqui Deus está presente neste lugar, quantos aqui já sentiram Deus neste lugar hoje? O Espírito Santo está aqui neste lugar e é uma conquista. Essa é uma grande conquista, conquista do povo de Deus. Nós oramos tanto por uma mudança no Brasil, quantas e quantas vezes nós oramos nas nossas igrejas pela bandeira do Brasil, por uma mudança e nós estamos vendo essa mudança acontecer.

Quando, e aí vou aproveitar que meu pai falou pouco, não é? Que é meu professor, e vou usar uma história que ele sempre me contou. Que na época que ele era de escola, assim que entrou em uma primeira série, foi primeira série? Chegou à primeira série e a professora falou “Olha, quem quer ter aula de catolicismo - É isso? De catolicismo - fica, quem não quiser levanta a mão”. E aí ele, todo sem jeito, levantou a mão. Só tinha ele na sala e ele saiu e esperou lá fora. Logo depois veio o intervalo e aí os meninos chegavam nele e falavam “Você é crente?”, como se fosse um povo de terceira categoria, mas graças a Deus nós estamos vivenciando uma história de crescimento e transformação.

Hoje eu tenho prazer de, por exemplo, estou aqui com a minha filha mais nova, Elisa, e eu tenho certeza que isso já não acontece nas escolas. Porque a gente ainda vai ver um dia que a gente vai chegar aos nossos filhos, os nossos netos ainda vão chegar e falar “Você ainda não é crente?” Esse é o nosso trabalho. Essa é a nossa tarefa, como homens e mulheres de Deus, como homens e mulheres de Deus que têm a palavra, que têm a transformação no nosso coração. E a transformação e a Palavra são uma coisa tão boa, tão maravilhosa, tão magnífica que a gente não pode conter ela só na gente, só no nosso coração.

Então, que a gente continue fazendo como nós estamos fazendo aqui, que, queira ou não, deputado Tenente Nascimento, é uma honra te chamar de deputado aqui, não é? Foi um sonho de tantos anos e aqui nós estamos graças a Deus.

A gente sabe que este momento é um culto. Nós estamos fazendo realmente um culto aqui dentro, não é? E isso amanhã vai ser falado na Assembleia, segunda-feira vai ser falado, quinta-feira que vem vai ser falado, daqui a um mês vai ser falado que aqui as coisas começaram a se transformar através das nossas orações e através da Palavra de Deus. Então, que da mesma maneira que nós fazemos aqui hoje, que cada um no seu dia a dia possa fazer, levando o papel da Assembleia de Deus, levando o papel de nós como filhos do Deus Altíssimo e levando essa mensagem maravilhosa. Eu sei que já me deu os três minutos, Nascimento. Eu queria só ler um trechinho. Eu sei que todo mundo conhece, mas eu vou ler, não vou cantar.

Assembleia de Deus no Brasil chegou, cuidando das doutrinas e também dos dons. A porta que abriu, nunca mais fechou. Deus multiplicou o seu rebanho. Que Deus abençoe cada um de vocês.

Tenente, um prazer estar aqui do seu lado, um prazer estar do lado do meu pai. Eu acho que... Eu vejo aqui, não é? Um segmento de Ministério, não só na minha vida, pastor, pastor Carlos, que tanto já orou por mim, e tanto os outros pastores, amigos que eu vejo aqui, tantos que já oraram por mim também oraram pela sua vida, Nascimento. E nós estamos recebendo esse legado, nós estamos recebendo esse cajado, como você mesmo falou, ele tem nove mandatos. Nós ainda estamos no primeiro, mas se Deus quiser e cada um de vocês continuar orando e acompanhando o nosso trabalho, nós somos servos e assim nós queremos ser até o final. Que Deus abençoe cada um de vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Aleluia! Amém. É, nós somos servos. E um dia o pastor me chamou, pastor Alcides Fávaro, na sala e falou assim: “Você tem essa missão”. Eu falei: “Que missão, pastor?” “Você vai ser nosso candidato. O Ministério de Ipiranga, desta vez, nós vamos conquistar aquele lugar”. Pastor Alcides, eu tenho em mim, o senhor sabe muito bem, que eu fiquei, mas hoje eu estou vendo a unção de Deus na sua vida, que tem estendido a esse povo que aqui está. E, para confirmar essa benção, nós vamos ouvir o louvor, entoado pelo Círculo de Oração do setor de Carapicuíba e todos aqueles irmãos do Círculo de Oração que aqui estão, que tem por título “Gideão e os Trezentos”.

Essa canção, esse hino foi o tema, foi o hino oficial da nossa campanha. Nós ficávamos às vezes na estrada torcendo para chegar logo, porque a gasolina estava acabando. Para não ter mais pedágio, porque nós não tínhamos a condição nem de pagar o pedágio, para comprar um lanche e dividir entre dois, até três. Então, quando cantávamos esse hino, nós começávamos a glorificar o Senhor: “Nós vamos chegar, nós vamos chegar”. E esse hino é realmente do povo de Deus, aqueles que são chamados. Ele escolheu, honrou Gideão na batalha, porque quando Deus entra na guerra, é dele o comando, é dele a estratégia. As irmãs, os 300 de Gideão.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Aleluia! Glória ao Senhor está neste lugar, a glória do Senhor está neste lugar! Glória ao nosso Deus! Aleluia! Glória ao Senhor, a glória do Senhor está neste lugar verdadeiramente. Irmã Tânia, Deus abençoe, nossa regente. Vamos ouvir agora a palavra também com o nosso pastor vice-presidente que um dia me chamou e disse: “Fica”. Eu falei: “Não, eu ficar? Ficar para quê?” “Fica, que o Senhor tem uma grande obra para realizar”.

Pastor José Leanti, o senhor está cumprindo e é só o começo. Aleluia! Glória ao Senhor! Nosso vice-presidente da Comoespo, Ministério do Ipiranga, 1º vice-presidente.

 

O SR. JOSÉ LEANTI PINTO - A paz do Senhor para os irmãos. Quero cumprimentar aqui o presidente da Casa; também o deputado estadual Manoel Barbosa do Nascimento, também pastor ali adjunto na sede; deputado federal Gilberto Nascimento, grande amigo nosso; vereador Gilberto Jr., também; pastor Alexandre, da Casa Verde; pastor Carlos, de Cubatão, e os demais pastores e as nossas missionárias, não é? Também cumprimentar o pastor presidente, pastor Alcides Fávaro, que preside o Ministério Ipiranga e toda a nossa convenção, que Deus assim abençoe.

Meus irmãos, nós ouvimos aqui que são praticamente mais de 20 milhões de evangélicos no Brasil. Começou com 120 no cenáculo. Glória a Deus. Jesus tem promovido a sua igreja na face da Terra. Nós somos a maior denominação de evangélicos no Brasil. Nós somos pentecostais. Aleluia! Louvado seja o nome do Senhor!

Nossa atividade evangelística é educativa e social. Deus tem abençoado a Assembleia de Deus no Brasil porque muitos homens, nossos pioneiros que trabalharam, já foram citados aqui alguns nomes, como Bruno Skolimowski; Cícero Canuto de Lima; Paulo Leivas Macalão; pastor Alfredo Emílio Reikdal, e - por que não dizer? -, hoje, pastor Alcides Fávaro, que vai completar meio século, 50 anos, de dedicação ao evangelho de Jesus Cristo. E a mensagem não mudou. A mensagem é a mesma: Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará. E o resultado é vitória, vitória, vitória. Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Pastor José Leanti, o resultado é vitória.

Eu quero convidar a todos para que nós venhamos a assistir a um vídeo institucional da Assembleia de Deus. E dentro da história da Assembleia de Deus está inserido, logicamente, o Ministério do Ipiranga. Pronto?

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Eu queria convidar a todos que fiquemos em pé e levantemos um clamor pela nossa Nação. Levantemos agora um clamor pelo nosso presidente Jair Messias Bolsonaro, porque esta Nação é do Senhor Jesus. Oremos ao Senhor.

Pai celestial, eu te louvo e te agradeço, ó Deus, por essa oportunidade que temos de estarmos aqui na tua casa, Senhor, esta casa de oração que está instalada neste lugar. Que possamos, Senhor, abençoar esses homens de Deus, que têm dedicado suas vidas, os seus ministérios, essas irmãs, Senhor, pela tua causa. Nós te louvamos e te agradecemos em nome de seu amado filho Jesus, que vive e reina para sempre. Amém.

Podemos sentar. Dando sequência, eu quero chamar um menino que tem sido, desde cedo, usado nas mãos do Senhor. Quero convidar aqui para cantar o nosso querido, eu o chamo de Rouxinol, Kawê Santos. Onde está o Kawê? Está aqui embaixo, está ali. Ah, já está pronto ali. Kawê Santos vai cantar um hino, uma canção que fala sobre a igreja do tempo do apóstolo Paulo, as perseguições que aconteceu para que a igreja pudesse estar em pé. Kawê. É com você, Kawê.

 

O SR. KAWÊ SANTOS - Quero saudar o povo de Deus com a santa paz do Senhor Jesus Cristo. É motivo de muita alegria estar aqui adorando e exaltando o nome do Senhor Jesus pelos 108 anos de Assembleia de Deus. Também quero agradecer a Deus pela vida do pastor presidente Alcides Fávaro. Também quero agradecer a Deus pela vida do meu amigo, deputado estadual Tenente Nascimento. Também quero agradecer a Deus pela vida do deputado federal pastor Gilberto Nascimento. Também quero agradecer a Deus pela vida do vereador Gilberto Nascimento Júnior. Também quero deixar um versículo da Bíblia para a sua meditação, que se encontra em Josué 1:9, que se diz assim: “Não tenho eu te ordenado sê for forte e de boa coragem? Não temas, tampouco fiques desanimado, pois o Senhor teu Deus é contigo por onde tu fores.”

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Aleluia! Aleluia!

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Aleluia! A chama está ardendo mesmo, está ardendo. Glória ao Senhor.

Enquanto o Madrigal, juntamente com a orquestra, vai louvar ao Senhor com o hino 74 e, Madrigal, vai se posicionar aqui? É isso? Eu quero dar a oportunidade ao Eduardo Bravo, bispo da Igreja Universal, que hoje se dispôs a estar conosco. Muito obrigado, Eduardo. Agradece lá o bispo Edir Macedo por permitir que esteja conosco em um culto pentecostal. Eduardo.

 

O SR. EDUARDO BRAVO - A paz do Senhor a todos. Quero cumprimentar o deputado Tenente Nascimento, em nome do qual cumprimento os outros deputados e vereadores e autoridades; cumprimentar o pastor Alcides, em nome do qual cumprimento todos os pastores; cumprimentar também a orquestra, que nos abençoa aí com os louvores, e dizer, pastor Nascimento, que um pastor da Universal no culto da Assembleia de Deus, isso já é sinal da volta de Jesus, de maneira que estamos muito felizes e queremos parabenizar a Assembleia de Deus pelos 108 anos de existência.

 E eu me lembro daquilo que Deus prometeu a Abraão. Quando ele disse a Abraão: “Sai da tua terra, da tua parentela, da casa do teu pai e de ti farei uma grande nação”, e isso aconteceu com a Igreja Assembleia de Deus.

Deus fez da Assembleia de Deus uma grande nação, quer dizer que esta palavra é válida até os dias de hoje. E cada igreja, cada Ministério, cada um de nós que estamos aqui hoje, se cremos, então essa palavra se cumpre também na nossa vida. E de cada um de nós nasce uma nação, nasce uma nação de adoradores, de pessoas regeneradas pela Palavra de Deus.

Abraão olhou para as estrelas e Deus falou: “Conta as estrelas, assim será a tua descendência”. E, com certeza, uma daquelas estrelas já representava você, uma daquelas estrelas já me representava e o conjunto das estrelas representa os convertidos, e se Abraão estivesse aqui, ele veria agora as estrelas, não é? A profecia se cumpriu.

Então, que Deus abençoe a Assembleia de Deus, que na sua história tem trazido muitos heróis da fé, inclusive na revista “Renovação”, que é o primeiro lançamento, nós trouxemos a história do pastor José Wellington, um dos heróis da fé de hoje, da atualidade. Nas próximas edições, teremos também a história do pastor Alcides - já falei com ele - que também é um herói da fé. E heróis, cada um que faz ou que participa desta obra, é um herói da fé.

Então, que Deus abençoe a todos vocês e que Deus abençoe a Igreja Assembleia de Deus e parabéns pelos 108 anos de existência.

Deus abençoe. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Amém, graças a Deus. Louvado seja o Senhor, a volta do Senhor está próxima, por isso este hino que nós vamos entoar trata exatamente disso, bispo, a volta de Cristo, que ele vem em breve e não tardará. Sob a regência de Romis Bufolim e Jacilda Araújo, juntamente com o Coral Madrigal.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Aleluia! Glória ao nome do Senhor.

Dando prosseguimento a este culto, queríamos agora convidar, passar à homenagem que nós vamos fazer. É uma homenagem que nós vamos fazer, como disse, aos heróis, aos heróis deste tempo das Assembleias de Deus.

E eu queria ressaltar aqui - me mandaram um papelzinho aqui - que eu não falei da apresentação de minha família. Minha esposa, missionária Dilean Nascimento, você sabe que esse culto aqui, se fôssemos levantar os testemunhos, a Assembleia de Deus é de milagre, não é?

Nós temos milagre aqui, contar aqui é milagre, é um milagre, é milagre eu estar aqui e o nome da minha esposa é Dilean de Araújo Nascimento, milagre que o Senhor nos concedeu há cinco anos atrás.

Minha esposa,  meus filhos Fabrício, Adriano, Leonardo, minhas noras Suelen e também Juliana, e um casal de netos maravilhosos que Deus nos deu já e vem vindo um terceiro a caminho, que é a Rafaela, o Téo e um a caminho. E, representando a família, como patriarca, já que o Senhor levou meu papai há questão de 15 dias atrás, com 100 anos de idade, levou para glória e nós estamos nos preparando para encontrar lá; Geraldo Nascimento e sua esposa, minha mui digna cunhada Ester.

Volto para o cerimonial para chamar os homenageados.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCOS LADEIA - Homenageados, e pedimos que todos se posicionem à frente.

Começaremos a chamar o pastor Alcides Fávaro, presidente do Ministério Ipiranga e Comoespo; pastor Moisés Rodrigues, presidente Cieadespel; pastor Carlos Roberto da Silva, pastor presidente da Assembleia de Deus de Cubatão e presidente da Comadesp; pastor Moacir Paula de Oliveira, presidente da Assembleia de Deus São Mateus e Comadep; pastor Gilberto Nascimento, deputado federal; pastor José Leanti Pinto, vice-presidente da Assembleia de Deus – Ministério Ipiranga e Comoespo; missionária Dalva Alexandre Clemente Pinto, Assembleia de Deus Ipiranga em Carapicuíba; pastor Elon Fernando de Araújo Mello, pertencente à família Araújo, onde consta o nome no livro Assembleia de Deus; pastor Enéas Guilherme de Araújo Mello, pertencente à família Araújo, que tem o nome inscrito no livro Assembleia de Deus; missionária Dilean Araújo, pertencente à família Araújo, onde consta o nome no livro Assembleia de Deus; Dr. Geraldo Barbosa do Nascimento, presidente do Conselho Político do Ministério Ipiranga; pastor Alexandre Maximiano de Sá, pastor presidente da Assembleia de Deus – Ministério Casa Verde; representando o pastor Moacir Antônio Balotin, pastor presidente da Assembleia de Deus – Ministério Parque Rafael, pastor Wagner Ferraz,  que é o vice-presidente.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Irmãos, estamos aqui, como disse o nosso bispo, nosso amigo, verdadeiros heróis do tempo presente. Que representa a todos vocês, a pessoa do nosso pastor presidente Alcides Fávaro, que nos deu a honra de realmente termos chamado este lugar para casa de oração, para casa de Deus.

 A todos vocês que aqui estão representando uns, aqui nos livros da Assembleia de Deus, dos pioneiros, que o Senhor possa realmente continuar abençoando e com a unção sobre vocês. E que vocês levem essas recordações e que coloquem lá, que um dia, nesta Casa, foi tomada pelo povo de Deus para adorar o Senhor na beleza da Sua Santidade.

Que o Senhor abençoe e eu quero aqui uma salva de palmas a todos esses homens e mulheres de Deus. (Palmas.) Que Deus abençoe a todos e que possamos realmente, cada dia mais, glorificar aquele que aqui nos enviou, que nos colocou neste lugar e que neste lugar, aleluia, possamos glorificar cada dia o nome santo do Senhor Jesus. Deus abençoe.

Vamos agora o louvor “O meu lar”, Coral Madrigal, os irmãos podem tomar os seus lugares. Desce para abraçar cada um, podem tomar os seus lugares.

Louvor “O meu lar”.

Jeferson, vamos cá arrumar os microfones.

Esse louvor fala do novo lar mansão celestial, onde iremos morar quando Jesus Cristo vier buscar o seu povo, com a minha maestrina preferida Jacilda, a senhora sabe que eu lhe amo, que nós amamos o seu trabalho.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Louvamos ao Senhor. Agora com a palavra nosso pastor presidente, que representa aqui as Assembleias de Deus na unidade. Não temos aqui Ipiranga, não temos Casa Verde, São Mateus, São Rafael, nós temos aqui instalado um culto das Assembleias de Deus, em que glorifiquemos o nome santo do Senhor.

Pastor Alcides, com a palavra.

 

O SR. ALCIDES FÁVARO - A paz do Senhor Jesus Cristo a todos então. Amém.

Pensando aqui em ganhar tempo, não é? Ganhar tempo, porque o tempo é preciosíssimo, sabemos disso. É preciso então falar pouco e dizer muito. Os sábios falam pouco e dizem muito, não é?

Agradeço essa festa tão bonita, pastor e deputado estadual Nascimento, Manoel Nascimento, e todos quantos o ajudaram nessa organização, que trabalharam incansavelmente. E eu me lembrando dos 108 anos de Assembleia de Deus no Brasil, eu tenho 64 anos de membro da Assembleia de Deus – Ministério do Ipiranga e o ano que vem, Deus permitindo, farei 50 anos de pastorado, só pastorado, que fique bem claro.

Se a Assembleia de Deus tem 108 anos de existência, e esses 64 anos eu participei da história da Assembleia de Deus no Brasil, alguém diria assim: “Mas como esse pastor é antigo!” Quando me dizem que eu sou antigo, eu costumo dizer que eu trago no meu sapato a lama do dilúvio. Pode olhar, tem a lama do dilúvio, pronto. E apesar disso, me sinto renovado, encorajado, fortalecido pela graça de Deus e sempre pronto para servir, sempre pronto para servir.

Daniel Berg e Gunnar Vingren, os pioneiros, em 1910 aportaram em Belém do Pará e em 1911, bem no início de 1911, começaram a trabalhar pregando o evangelho de Jesus Cristo Nosso Senhor. O que eu admiro que a mensagem que eles pregaram era uma mensagem simples, muito clara, mas também muito objetiva. Eles não tinham uma retórica, como nós temos hoje, uma exegética, como nós temos hoje e, nem tampouco, um conhecimento de hermenêutica, como nós temos hoje. Fizeram curso de teologia sim, lá no país onde viveram, porém eles não usaram esses recursos na obra de evangelização. Simplicidade, humildade, objetividade, perseverança foi o que eles fizeram e Deus coroou o trabalho de evangelização daqueles dois pioneiros.

Então vamos lá, que mensagem bíblica que eles pregaram? Qual era o tema principal que eles fizeram uso?

E eu fiz questão até de anotar: “Jesus Cristo salva”, é o que eles diziam constantemente; segundo lugar: “Jesus Cristo cura os enfermos”; terceiro lugar: “Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo”; quarto lugar: “Jesus nos levará para os céus”. 

O senhor está vendo? E eles não tinham dinheiro suficiente para manter-se, uma semana Daniel Berg, evangelizava e Gunnar Vingren, trabalhava e na outra semana, Gunnar Vingren, evangelizava e Daniel Berg, trabalhava. E assim se revezavam para ganhar o sustento de cada dia.

Quando diziam que Jesus salvava, diziam isso pela fé, com convicção, e a mensagem alcançava os corações, alcançava os corações. E a cada dia o Senhor acrescentava à igreja aqueles que haviam de se salvar. Eu me lembrei de Atos, capítulo 4, versículo 12: “Em nenhum outro nome há salvação debaixo do céu, a não ser no nome de Jesus Cristo Nosso Senhor”.

Seres espirituais; a corte Celestial; os anjos, com todas as suas classes, não podem salvar ninguém; pastores, não salvam; Papa, não salva; igrejas não salvam, o único que pode salvar o homem é Jesus Cristo Nosso Senhor.

Jesus é o Senhor e Jesus é o salvador também. Quando nós dizemos que Jesus é o Senhor é porque nós somos servos, porque nós somos servos. Esta é a relação: Jesus é o Senhor e nós, servos. E quando nós dizemos que Ele é o salvador, porque nós, como pecadores, pela fé o abraçamos para ser o nosso único e suficiente salvador.

Diziam que Jesus cura os enfermos, está em Marcos, capítulo16, fala dos sinais que se seguem aos que crerem e lá temos cinco sinais e o último sinal é aquele: “E porão as mãos sobre os enfermos e os curarão”, e isso eles faziam e Jesus realmente curava. Eu tenho no meu arquivo algumas anotações dos milagres que Deus operava através de Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Também diziam que Jesus batiza com o Espírito Santo. Realmente, até os nossos irmãos da Igreja Batista que hospedaram Daniel Berg e Gunnar Vingren começaram a receber o batismo com o Espírito Santo. Causou dificuldades na Igreja Batista, porém, à medida que a oposição se levantava, que não aceitava a doutrina do batismo com o Espírito Santo, o que acontecia é que Jesus ainda mais batizava com o Espírito Santo, ainda mais batizava. Porque a obra é de Deus, não é dos homens, mas a obra é de Deus. Foi por isso que Jesus depois de ressuscitado disse: “Ficai na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”.

Em Atos, capítulo 1º, versículo 8: “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-lhe-eis testemunhas tanto em Jerusalém, na Judeia, Samaria e até os confins da Terra”. Se me perguntarem: “E quem não é batizado com o Espírito Santo sendo crente, não é testemunha?” É testemunha sim. Claro que é testemunha. Inegavelmente são testemunhas, porém aqueles que receberam o batismo com o Espírito Santo tiveram uma experiência pentecostal e essa experiência é marcante.

Falam em outras línguas, recebem os dons espirituais, variedade de línguas, interpretação, profecia, sabedoria, ciência, discernimento dos espíritos, dons de curar, dom da fé e operação de maravilhas. Então eu diria que vale a pena quem não é batizado com o Espírito Santo busque, porque o poder vem de Deus para as vossas vidas ainda. É poder de Deus, não é poder dos homens não. Aleluia!

E pregavam que Jesus nos levará para os céus. Era essa a mensagem deles, porém, ao fazer isso, já tinham orado a Deus, já tinham consagrado suas vidas. E aonde eles iam, lá em Belém do Pará, nos arredores da cidade, na população onde eles falavam de Cristo, aqueles que os ouviam não resistiam à mensagem, porque o Espírito Santo operava profundamente nos corações.

Entoamos aqui hoje o hino 74, que fala que Cristo em breve voltará, pois eles também diziam que Cristo em breve voltaria. Foi por isso que Jesus, antes de deixar este mundo falou aos seus discípulos, que estavam entristecidos, porque sabiam que ele havia de passar pela cruz, morto, sepultado, ressuscitado ao terceiro dia e ele os consolou em tempo oportuno: “Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus e credes também em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas e se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar e se eu for e vos preparar lugar, eu voltarei para vós e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

Seja louvado o nome do Senhor!

E a Assembleia de Deus cresceu. Eu não tenho aqui o último número para falar dos milhões de assembleianos no Brasil, não tenho. Não tive esse cuidado de verificar quantos milhões atualmente a Assembleia de Deus do Brasil possui. Mas deve ultrapassar a casa dos 15 milhões, daí para mais.

Aqueles dois pioneiros que vieram ao Brasil com recursos escassos, toda a mansidão e toda a humildade, trabalhando diariamente, incansavelmente, Deus coroou o trabalho deles, Deus os usou para a glória do seu Santo nome. E nós estamos aqui louvando a Deus por essa vitória, porque essa vitória veio dos céus, essa vitória veio de Deus.

Seja louvado o nome do Senhor!

Então disse bem aqui o pastor e deputado estadual Manoel Nascimento. Nós somos unidos, graças a Deus. Nós não somos desunidos, nós não vivemos em desamor, não, senhores. Cristo nos ensinou a amar uns aos outros. Os dois grandes mandamentos - estou encerrando - primeiro, amar a Deus sobre todas as coisas e o segundo, o próximo como a ti mesmo.

Mas a questão de amar ao próximo, Jesus renovou esse mandamento quando ele disse que “nós devemos amar uns aos outros da mesma forma que Ele nos tem amado”. O senhor está vendo? Isso fala da intensidade e isso fala da profundidade do amor que devemos conservar em nossos corações.

E aqui encerro a minha fala, agradecendo a todos que promoveram esta festa espiritual, 108 anos de Assembleia de Deus no Brasil e para encerrar eu diria que o Senhor Jesus está conosco e nós iremos em frente e Deus nos ajudará até o final da jornada.

Seja louvado o nome de Deus nessa noite, desde agora e para sempre. Tudo quanto tem fôlego louve o nome do Senhor. Amém. Amém. (Palmas.)

 

O SR. RUBENS ALMEIDA - Pela ordem, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Pela ordem concedida.

 

O SR. RUBENS ALMEIDA - A paz do Senhor, irmãos. Arriscando aqui a perder o meu emprego, eu peço ao Sr. Presidente para quebrar o protocolo nesta noite e o próximo hino que iremos entoar ao Senhor vai continuar falando sobre a volta de Cristo, que os sinais da vinda de Cristo estão cada dia mais evidentes, que Cristo vai voltar.

Eu quero aqui fazer um breve relato, prezados, para falar de um menino, um menino que começou lá na Vila Paulina. Ele ainda, na sua tenra idade, ia para a escola dominical, onde a sua professora da escola dominical era a irmã Edileuza e a irmã Maria Severina Barbosa, saudosa memória, o conduzia para aquela igreja.

Mas ele era meio danado, vai daqui, vai de lá, ele queria conhecer coisas novas. Mas aí o irmão dele, que está ali ao lado dele, Dr. Geraldo Barbosa do Nascimento, o pegou e o levou lá para Vila Primavera, chegando lá na Vila Primavera todas as igrejas do Ministério do nosso Ipiranga.

Chegou lá na Vila Primavera, posso falar aqui, deputado? O Neno, como ele era conhecido, eu falei que eu estava arriscado a perder meu emprego, mas se Deus quiser não vou perder não.

O Neno, como ele era conhecido, começou a estudar música. Ele ia lá no Ipiranga, cerca de uns 16 a 18 quilômetros, ele ia lá no Ipiranga aprender  a ensinar os irmãos lá na Primavera, juntamente com o nosso irmão Antônio Clementino de Oliveira. Não é isso, deputado? E aí ele começou a militar na música. E aí ele começou a se desenvolver, nos ajudou lá, eu falo nos ajudou porque ele também foi meu professor, foi meu professor de música, foi meu professor na escola dominical e agora ele é meu professor na política.

Que Deus continue te abençoando, deputado.

Agora, irmãos, nós vamos ver aquele menino, que se tornou esposo, que se tornou avô, que se tornou pastor e se tornou o nosso deputado, o nosso chefe, o nosso amigo. Sob a sua batuta agora vamos ouvir e cantar 525:

E por fim entronizado.

As nações irá julgar.

Todos, grandes e pequenos.

O Juiz há de encarar.

Os remidos triunfantes.

Lá no Céu irei cantar.

Venceu o Rei Jesus!

 

* * *

 

- É entoado o hino.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Glória a Deus, aleluia!

Aleluia, aleluia. Glória ao Senhor. Estamos caminhando para o final desse grande culto ao Senhor. Eu não poderia deixar aqui de falar de meus irmãos que vieram lá de Teresópolis, minha irmã Gilsa e também Levi, que são também filhos dos pioneiros das Assembleias de Deus.

Estamos terminando, mas eu quero dizer ao Sr. Pastor Alcides, pastor Moacir, todos os pastores, todos os ministros, todos os irmãos que aqui estão, que esta Casa conhece agora o povo de Deus.

Queria agradecer aqui e, esgotado então objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito deste culto.

Não havendo mais, nós queremos pedir, convidar o pastor Moacir para que encerre, quebrando o protocolo mais uma vez, com uma oração e, nessa oração, tenho um pedido a ser feito. E agradeço a todos aqueles que se dispuseram a estar mais uma vez nesta solene, neste culto onde o senhor foi glorificado. E tenho certeza alcançaram muitas vidas.

 

O SR. PASTOR MOACIR - Cumprimento a todos com a paz do Senhor. Ao pedido de oração pelo irmão Davi, filho do irmão João Moraes, componente da orquestra; está ausente porque foi operado e não pôde estar aqui.

Sou grato a Deus por estarmos aqui, louvo a Deus pela vida do deputado. Prazer estar aqui com todos os irmãos, mas há algo que eu gostaria de dizer a todos os irmãos.

O Brasil, já foi dito por algumas autoridades, está na UTI. Estava sob o comando grande de parte de ateus que não acreditavam que Deus existe. Hoje a realidade está na mão de direção que acredita que Deus está acima de tudo, mas tem um detalhe: Qual é o papel da nossa igreja do povo de Deus? Segundo as Crônicas 7:14: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar e buscar a minha face e deixar os seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus e sararei a sua Terra”.

Cento e oito anos. Já aprendemos a orar, já dá para nós obedecermos essa palavra, clamar ao  Senhor.  E o Senhor vai sarar o Brasil.

Bendito seja o nome do Senhor.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Eu só queria fazer aqui, o vereador Chico Alves que veio com a equipe, com a caravana de Bauru. Eu quero aqui saudar essa caravana, saúdo todas as caravanas que vieram de longe. Que Deus abençoe.

O pastor Moacir vai orar pelo Davi, a essa consideração e no final passaremos ao nosso pastor Alcides para encerrar e fazer a bênção apostólica.

 

O SR. PASTOR MOACIR - Eu convido a todos para que se coloquem de pé e vamos orar pelo Davi.

Já foi dito aqui pelo pastor Fávaro que Deus cura. E se você está aqui doente, Deus cura aqui também. A palavra foi pregada, gerou fé em nossos corações. Então você vai testemunhar lá na sua congregação da sua igreja “eu fui curado na Assembleia Legislativa”. Alguém vai dizer: “Mas como?” A Assembleia Legislativa é porque foi pregado que Jesus cura e Jesus cura aqui e você vai sair daqui curado em nome do Senhor Jesus.

Querido Deus e bondoso Pai, nós te louvamos agradecidos, Senhor, por este culto que oferecemos ao Senhor. Te louvamos pela vida do teu servo, deputado Nascimento, que comandou e dirigiu na direção do teu Espírito Santo este grande culto pelo aniversário da Assembleia de Deus do Brasil. Pai, aceita o clamor do teu povo e nesta noite oramos para que toda a sorte de enfermidade, todo o mal que esteja aqui, ó Senhor, saia.

Em nome do Senhor Jesus Cristo, vai tirando as dores, os incômodos, os mal-estares, tudo para a tua glória. Visita também o Davi, ali naquele leito hospitalar e opera um milagre da restauração e da recuperação do Davi em nome do Senhor Jesus Cristo, teu santo e amado filho, que vive e que reina para todo o sempre. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - TENENTE NASCIMENTO - PSL - Orquestra Ravel, Deus recompense o vosso trabalho. Pastor Alcides.

 

O SR. ALCIDES FÁVARO - Agradecemos primeiramente a Deus, pastor e deputado Manoel Nascimento, todos os organizadores, todos os que trabalharam de perto, de longe, todos os que vieram aqui louvar a Deus juntamente conosco. Estamos levando uma porção da Palavra de Deus desse bafejo do Espírito Santo em nossos corações.

Vamos para os nossos lares completamente felizes e os que assim concordam digam Amém. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, nosso Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todo o povo de Deus, desde agora e para todo o sempre e todos digam Amém. Amém!

Nosso abraço fraternal a todos em nome de Jesus. Amém!

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 39 minutos.

 

* * *