http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

24 DE JUNHO DE 2019

13ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO IMIGRANTE

 

Presidência: DR. JORGE LULA DO CARMO

 

RESUMO

 

1 - DR. JORGE LULA DO CARMO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - REGINO BARROS

Comendador e mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE DR. JORGE LULA DO CARMO

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Roque Barbiere, para a "Comemoração do Dia do Imigrante". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

4 - FAUSTO PINATO

Deputado federal, agradece a presença de todos. Parabeniza o deputado Roque Barbiere pela solenidade. Saúda as autoridades presentes. Diz ser hoje um dia importante. Ressalta que defende a história do País no Congresso Nacional. Lembra a miscigenação de raças no Brasil. Repudia a briga com ideologias e raças diversas. Afirma ser o País acolhedor e que está se desenvolvendo e crescendo graças à pujança dos imigrantes, que fizeram aqui suas vidas. Defende ações do governo Jair Bolsonaro. Agradece, em nome do Congresso, os imigrantes, que ajudaram o Brasil e São Paulo a serem o que são hoje. Menciona a cultura, o conhecimento e tecnologias, trazidas por imigrantes, auxiliando a formação de nossa identidade. Pede que os imigrantes não percam a esperança em nosso País. Parabeniza todos pelo dia dos imigrantes. Agradece a oportunidade de participar desta sessão.

 

5 - REGINO BARROS

Comendador e mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo enaltecendo a presença do imigrante. Ressalta que os estrangeiros fazem parte da nossa família. Lembra os 130 anos da República em 15 de novembro. Diz ser o Brasil um País que acolhe, abraça e gera oportunidades a todos. Esclarece que os imigrantes vêm para cá para trabalhar, fugir da guerra ou da opressão em seus países. Diz ser o coração do brasileiro o melhor lugar para plantar a semente da integração. Presta homenagem, com entrega de medalha e certificado, a Associação do Centro Islâmico do Anhangabaú, representado pelo Sr. Salisu Seidu. Anuncia apresentação do grupo de dança grega "Apolo". Presta homenagem, com entrega de medalha e certificado com o título de Personalidade na Imigração Grega no Brasil, ao Sr. Augusto Cesar Vassilopoulos Natal, fundador do grupo Apolo de Danças Gregas. Presta homenagem, com entrega de certificado e medalha aos Srs. Reinaldo Dultra, adido cultural da Itália; e Luis Gerardo Madrigal, cônsul-geral do México. Anuncia a exibição de um vídeo da comunidade asiática. Presta homenagem, com a entrega de certificado e da Cruz do Mérito da Fraterna Integração, ao Srs. Ito Takeshi, representado por Daniel Takaki; Okuno Takashi, representado pela Sra. Suzana Goto; Sra. Tangue Setsuko, representada pela Sra. Suzana Goto; e Srs. Wong Chiu Ping; Chan Kowk Wai; Sra. Chang Shiow Huey Wong; Sr. Young Jong Kim; Sras. Young A Dokko e Jakeline Conde Roque.

 

6 - THOMAS LAW

Presidente do Instituto Ibrachina, representando a comunidade asiática, agradece o presidente Cauê Macris, todos os deputados desta Casa e os integrantes da Mesa. Afirma ser este o dia de reconhecimento do imigrante que vem para o Brasil. Ressalta estar o Brasil em outro rumo hoje, como oitava economia mundial. Lembra que a reunião da cúpula dos Brics será realizada no Brasil. Menciona o progresso e a renovação política, que está sendo feita nesta Casa hoje. Considera os imigrantes como novos atores no crescimento do Brasil e na geração de empregos. Agradece a oportunidade de participar desta solenidade.

 

7 - REGINO BARROS

Comendador e mestre de cerimônias, presta homenagem, com entrega de certificado e da Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, ao Sr. Ademir Antônio de Morais, presidente da Apecc - Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras. Anuncia a exibição do vídeo "Criatividade", sobre o empreendedorismo. Presta homenagem, com entrega de medalha e certificado com Selo Diamante para a empresa Derbak Foods; e de certificado de selo sustentável para o projeto "Comemos!", representados por Yoav Nevo. Diz ser este um projeto ambiental, inovador, israelense-brasileiro e único no mundo. Afirma ser Israel líder mundial em vários campos, entre eles a tecnologia de alimentos e meio ambiente. Cita a cooperação entre os dois países. Relata ser este o primeiro Selo Verde eleito pelo Brasil, um projeto que vai alimentar o mundo.

 

8 - YOAV NEVO

Empreendedor da Derbak Foods, agradece a homenagem. Diz ser gratificante receber este reconhecimento por suas contribuições. Destaca a receptividade do povo brasileiro e o fortalecimento da relação entre Brasil e Israel. Considera ambos parecidos, por serem países de povos calorosos, sol e de pensamentos criativos.

 

9 - REGINO BARROS

Comendador e mestre de cerimônias, presta homenagem, com entrega de certificado e medalha para a empresa Kalunga, representada pela Sra. Michele Auada e pelo Sr. Dornele; ao Sr. Damião Garcia, in memoriam, pela fundação da Kalunga; à empresa Hasson Sayeg Advogados, representada pelo Dr. Rodrigo Campos; à Cervejaria Cerpa, representada por Rubens Bifulco; e à Estética Silvana Galvan, representada pela Sra. Silvana Galvan. Presta homenagem, com entrega de medalha e do certificado Top 100, aos imigrantes empreendedores Sunsky Eletrônicos, representada por Hassan; Restaurante Gaúchos da 25, representado por Sidnei Sebastiany; e René César Barrientos Consultoria, representada por René. Anuncia a exibição de apresentação do Grupo Apolo de Danças Gregas.

 

10 - AUGUSTO CESAR VASSILOPOULOS

Fundador do Grupo Apolo de Danças Gregas, agradece a presença de todos e a comenda recebida. Diz nunca ter imaginado que poderia um dia levar a dança grega para todo o Brasil. Lembra lugares visitados anteriormente. Esclarece que seu grupo realiza um trabalho pedagógico e social, não apenas folclórico. Informa que estudam grego, inglês e buscam fontes para desenvolver os figurinos e os trabalhos. Destaca a alegria em levar sorrisos para as pessoas e preencher o vazio social através da arte e da dança, ajudando a transformar a sociedade. Lembra sua esposa Marina, também dançarina do grupo. Apresenta as dançarinas do grupo. Faz explicações sobre as danças exibidas hoje nesta Casa.

 

11 - REGINO BARROS

Comendador e mestre de cerimônias, anuncia a apresentação da música "Aquarela do Brasil", por Robson Miguel.

 

12 - ROBSON MIGUEL

Violonista e mestre, apresenta a música "Aquarela do Brasil". Afirma que o Brasil passou a ser a nova civilização. Considera o País como um caldeirão de culturas, línguas e raças. Esclarece que, para Deus, só existe a raça humana, não há diferença entre os indivíduos. Diz que o novo DNA do povo brasileiro é que forma a Aquarela do Brasil.

 

13 - REGINO BARROS

Comendador e mestre de cerimônias, faz agradecimentos a todos os presentes e ao deputado Roque Barbiere.

 

14 - PRESIDENTE DR. JORGE LULA DO CARMO

Anuncia a presença do deputado Marcio da Farmácia. Agradece e congratula o deputado Roque Barbiere por ter proporcionado este momento especial. Parabeniza todos os homenageados. Reconhece a importância dos imigrantes e de todos os homenageados. Diz ter sido uma honra presidir esta sessão solene. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Dr. Jorge Lula do Carmo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Bom dia, senhoras e senhores. Muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no tradicional Palácio 9 de Julho, onde daremos início à sessão solene em comemoração ao Dia do Imigrante, em conformidade com o Decreto-Lei nº 30.128, de 14 de novembro de 1957.

Vamos agora compor a honrosa Mesa que presidirá os trabalhos. Chamo à Mesa o nobre deputado estadual Jorge do Carmo, que presidirá os trabalhos, representando o deputado Roque Barbiere.

Ao lado esquerdo do deputado, chamamos o deputado federal Fausto Pinato, presidente das frentes parlamentares Brasil-China, Brasil-Brics e presidente da Comissão da Agricultura.

Ao lado esquerdo do deputado, ao lado direito de quem está nos assistindo, chamamos o chanceler nacional da Educação, representando a comunidade grega, o comendador professor Stavros Panagiotis Xanthopoylos.

Representando a Associação Brasileira dos Coreanos, o seu presidente, o Sr. Marcelo Choi, que ocupará o lado direito, ao lado do deputado Fausto Pinato. Chamamos ao palco o presidente do Instituto Sociocultural Ibrachina, representando a comunidade asiática, o Dr. Thomas Law.

Composta a Mesa, abrimos oficialmente os trabalhos. Com a palavra o deputado Jorge do Carmo.

 

O SR. PRESIDENTE - DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Bom dia a todas e a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta solenidade foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Cauê Macris, atendendo a solicitação do nobre deputado Roque Barbiere, que, impossibilitado, me transferiu a função de presidir os trabalhos e, juntos, comemorarmos o Dia do Imigrante.

Quero, neste momento, agradecer as presenças do nobre deputado federal Fausto Pinato; do comendador professor Stavros Panagiotis Xanthopoylos; do Sr. Marcelo Choi e do Dr. Thomas Law.

Neste momento, convido a todos para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional; sob a regência do maestro subtenente Eliseu Batista do Nascimento, da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Dando continuidade à solenidade, tenho a honra de passar a palavra para o nobre deputado Fausto Pinato.

 

O SR. FAUSTO PINATO - Bom dia a todas e a todos. É um prazer imenso estar nesta Casa de Leis do nosso estado de São Paulo. Queria em nome nosso presidente, deputado Jorge do Carmo, agradecer a presença de todos. Em seu nome, também, parabenizar a iniciativa do deputado Roque Barbiere, que, com um gesto único, pediu a este plenário de leis para a gente comemorar o Dia do Imigrante no nosso estado.

Queria fazer uma saudação especial também ao Dr. Thomas Law, presidente do Instituto Ibrachina, representando a comunidade asiática, e parabenizar pelo brilhante trabalho de integração não só com a comunidade chinesa, mas com todos aqueles que, de certa forma, deixaram seus avós, bisavós e vieram fazer história em nosso País. Parabéns pelo teu trabalho, Dr. Thomas Law.

Ao presidente da Associação Brasileira dos Coreanos, Marcelo Choi, parabéns. Obrigado pela honrosa presença. Aliás, tem algum artista famoso de TV, dos filmes da Coréia que às vezes eu assisto na Netflix, que é Choi e deve ser teu parente.

Ao comendador professor Stavros, chanceler nacional da Educação, representando a comunidade grega, mas, acima de tudo, também representando um novo paradigma da nossa Educação brasileira. Educação essa que, muitas vezes, ficou em cima de uma ideologia que nós temos a obrigação de tentar consertar pelas futuras gerações. Parabéns pela sua incansável luta, comendador professor Stavros.

Queria deixar meu abraço - peço desculpa, que eu vou ter que sair, vou ter outro compromisso -  mas dizer ao nosso cerimonialista, Regino, que faz um grande trabalho; a Dra. Pricila, a tantos outros amigos que eu estou vendo, que hoje é um dia importante. Muitas vezes as pessoas não dão valor, mas é através da nossa história que podemos prever o nosso futuro.

Recentemente, eu tive uma briga muito grande no Congresso Nacional, onde eu defendo a história do nosso País. O nosso País é um país cuja formação biológica é feita por uma miscigenação de raças. Nós temos sangues africanos, japoneses, chineses, espanhóis, italianos, portugueses, russos, judeus, árabes. E desculpe-me ao excesso dos idealistas, mas o nosso País é um país de paz.

É um país onde sentam judeus e árabes na mesma mesa. É um país aonde sentam americanos e chineses na mesma mesa. Repudio veementemente qualquer tipo de compra de briga com aquela ou essa ideologia, com aquela ou outra raça.

O nosso País, o Brasil, é um país de amor, um país acolhedor. Um país que vem se desenvolvendo e vem crescendo graças à pujança dos imigrantes que aqui resolveram fazer suas vidas, resolveram ter seus filhos, seus netos, muitos já indo para a quarta, quinta geração, e esse é o caminho que eu defendo.

Defendo o meu governo e aplaudo quando corta a relação com a Venezuela. Não com o povo, mas com um governo ditatorial, porque o povo são nossos irmãos. Aqueles que vierem à fronteira é obrigação, sim, nossa, acolhermos. Aplaudo o nosso governo quando corta relação com o governo de Cuba, porque levou o nosso dinheiro do BNDES embora, mas os cubanos são nossos irmãos.

Aqueles que estiverem aqui são bem amados e bem recebidos, mas não justifica tamanha falta de estratégia. Muitas vezes tentar ficar amigo de americano e brigar com os chineses; ficar amigo de judeu é brigar com árabe. Nem Jesus Cristo deu conta de resolver essa briga entre judeu e árabe e não vamos ser nós que vamos entrar nesse vespeiro.

Pelo contrário, o nosso caminho é tentar procurar a pacificação, a harmonia entre esses povos e dizer que todos eles, em nosso País, são nossos irmãos e fazem parte da sociedade brasileira.

Aplaudo porque muitos desses países levaram o dinheiro do nosso BNDES embora. Recentemente, o presidente demitiu o presidente do BNDES e eu aplaudi porque, realmente, nós temos que abrir a caixa preta do BNDES, porque nós temos que emprestar dinheiro para quem precisa e não para quem não precisa. E me desculpem aqueles que pensam diferente de mim, mas nós vivemos num sistema democrático.

Você pode não concordar com que eu falo, e muito menos eu em relação a vocês, mas sempre vou poder brigar para ouvi-los; porque isso é democracia, ponto de vista, mas não uma política de ódio: nós contra eles, preto contra branco, rico contra pobre.

Estamos chegando a um momento no nosso País em que os excessos de ideologia estão levando a termos ódio um dos outros, mesmo pensando diferente.

Fico preocupado, porque isso de certa forma pode interferir nas nossas futuras gerações e na nossa identidade pessoal de um povo trabalhador, feliz e que abraça todos os povos. A vocês, imigrantes; eu, em nome do Congresso Nacional venho dizer: muito obrigado, muito obrigado mesmo.

Talvez se não fossem vocês, - muitos deixaram lares por causa de guerra, outros vieram procurar oportunidade - São Paulo ou o Brasil não seriam o que são. Muitos trouxeram as suas culturas, tecnologias, conhecimentos, de países hoje muito desenvolvidos. Outros mais, outros menos, mas todos aqueles dão a sua colaboração para que possamos formar a nossa identidade no decorrer desses milênios que, se Deus quiser, estarão por vir.

Peço a todos vocês que não percam a esperança no nosso País. É um momento difícil. Um momento em que nós estamos separando o joio do trigo. Um momento em que muitos perderam a esperança, mas a partir do momento que um povo perde a esperança, a gente perde a coragem de lutar.

Por isso a esperança tem que ficar permanentemente no coração de cada um de nós, brasileiros natos, brasileiros naturalizados, imigrantes que residam aqui, para que possamos, talvez, com muita luta, muito afinco, construir um futuro melhor aos nossos filhos, aos nossos netos e futuras gerações.

Aos católicos, que rezem; espíritas, prece de luz; evangélicos, que orem, para que possamos fazer o correto, termos a coragem de enfrentar muitas vezes tudo e todos. Queria dizer que parlamentar tem mulher, briga com esposa, tem filho, sofre, muitas vezes fica sem comer.

Sabemos que em todas as profissões têm bons e têm ruins. Infelizmente, chegamos num momento hoje em que a generalização é total, deputado Jorge, e muitas vezes confesso que a gente perde a vontade de lutar, mas eu queria dizer uma coisa: eu prefiro o sabor amargo de uma derrota do que a coragem de não ter lutado.

Por isso, nós vamos lutar, sim, sempre, para manter essa harmonia, essa paz, a todos vocês imigrantes, irmãos imigrantes, filhos de imigrantes, porque vocês são brasileiros. Vocês são nossos irmãos. Tenham olhos puxados, azuis, cor de pele, não interessa. Vocês são nossos irmãos. Parabéns ao vosso dia, uma salva de palmas a vocês e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Agradecemos a presença do Dr. Arlindo Negrão, que está representando o delegado de polícia da Alesp, o Dr. Ruy Ferraz Fontes, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Agradeço também, em nome de todos os membros da Academia, ao comendador Dr. Cláudio Dachevsky, cirurgião plástico e de origem argentina, a quem eu peço uma salva de palmas e acuse a sua presença. (Palmas.)

Em nome de todas as mulheres presentes, eu agradeço à comendadora Dra. Letéia Pricila Gomes Menin, que representa, sem dúvida nenhuma, a mulher empreendedora, a força da mulher em todas as áreas de domínio do conhecimento da humanidade, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Vamos iniciar oficialmente os trabalhos e vou pedir para que ocupe o posto que foi deixado pelo deputado Fausto Pinato para compor a Mesa, o Dr. Ademir Antônio de Morais, presidente da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Abrindo os trabalhos, vamos assistir agora ao vídeo enaltecendo a presença do imigrante.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Eu peço uma salva de palmas, pois o objetivo é homenagear toda a comunidade afro-brasileira, os africanos que ajudaram a construir este País e vieram trazendo a riqueza da sua cultura.

Nós somos um país multirracial. Nós somos um país que é um grande caldeirão cultural e - como país laico - aceitamos todas as manifestações religiosas, as respeitamos, nos integramos e permitimos que se integrem à nossa sociedade.

Todo estrangeiro no Brasil não é alguém intruso. Ele é um convidado que está fazendo parte da nossa família, porque o Brasil não tem uma identidade facial. Qual é o rosto do Brasil? Se nós formos nos olhar, nós temos que nos lembrar de um fato histórico: no dia 15 de novembro deste ano, teremos 130 anos da nossa República. Apenas 130 anos, meu professor Ademir.

Com certeza, seu avô estava neste País quando aqui era Império, sob o comando ainda da nossa madrinha Portugal. Mais do que uma mãe, é uma zeladora da nossa cultura, que nos emprestou a língua e a conquista nossa territorial.

Hoje, olhamos em 360 graus e vemos todos os países representados. Se um país pudesse ser eleito para representar a Organização das Nações Unidas, eu não tenho dúvida nenhuma que esse país seria o Brasil. É um país que acolhe, que abraça, que gera oportunidade; e o imigrante que vem ao Brasil vem com uma diferença dos demais.

Ele vem atrás de espaço para poder trabalhar, de conquista de dignidade. Ele quer trabalhar; ele quer fugir da guerra; ele quer fugir da opressão e encontrou no Brasil não só solo fértil para nos ajudar a conhecer as técnicas da agricultura, mas encontrou no coração do brasileiro o melhor lugar para plantar a semente da integração. Muito obrigado.

Caminhando nessa direção, eu vou pedir para que o Dr. Cláudio Dachevsky me ajude na primeira homenagem, por favor. E vou pedir para a Dra. Pricila Menin também fazer às vezes nesse primeiro bloco da integração, ajudando a entregar a homenagem à Associação do Centro Islâmica do Anhangabaú.

O Ilmo. Sr. Salisu Seidu vem receber a Medalha Sérgio Vieira de Mello e o Título de Guardião da Fraterna Integração Brasil-Nações Irmãs - Guardião da Paz e da Justiça.

Eu vou pedir que a homenagem aconteça ali no centro, para que possamos ter visibilidade a todos. Uma salva de palmas, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Peço para que a Dra. Pricila e o Dr. Dachevsky continuem neste momento aqui ao lado, mas neste momento teremos a apresentação do Grupo Apolo de Danças Gregas, comandado pelo Sr. Augusto Cesar Vassilopoulos. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Bravo. Eu peço somente que o professor Stavros Panagiotis Xanthopoylos esteja - em - no momento da homenagem que vamos fazer ao nosso fundador do grupo.

Recebe neste momento o Título de Personalidade do Ano na Imigração Grega para o Brasil o Sr. Augusto Cesar Vassilopoulos Natal, fundador do Grupo Apolo de Danças Gregas. Pelas mãos do Dr. Cláudio Dachevsky, Dra. Pricila e o professor Stavros. Por favor.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Uma salva de palmas. Uma salva de palmas para o Grupo Apolo de Danças Gregas e o seu fundador, Sr. Augusto Cesar Vassilopoulos. (Palmas.)

Uma salva de palmas. Muito obrigado. (Palmas.)

Chamamos agora os seguintes representantes da comunidade. Chamo, para receber o Título de Personalidade do Ano na Integração Brasil-Itália, o comendador Reinaldo Dultra, adido cultural do consulado italiano. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 Para o centro, por favor, porque faremos duas homenagens nesse primeiro bloco. E chamo também o Exmo. Sr. Cônsul-Geral do México, Luis Gerardo Madrigal, para receber o Título de Personalidade do Ano na Integração Brasil-México. Pode vir junto, por favor, para que na foto estejam ambos.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Vamos posar para as fotos. É importante lembrar que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web; e será transmitida pela TV Assembleia Legislativa no dia 29, às 21 horas, pelo canal sete, na Net, pela Vivo, no canal nove e pela TV digital no canal 61.2.

 Dr. Claudio Dachevsky, Dra. Pricila, podem sentar. A Mesa agradece. Peço para que meu amigo, Oto, agora prepare o vídeo que antecede as homenagens à comunidade asiática. Por favor.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Este  bloco, que homenageia a comunidade asiática e imigrantes no entorno do projeto do Instituto Sociocultural Brasil-China, é um oferecimento do Ibrachina. Eu peço para que esteja à frente do palco, para fazer a honrosa homenagem, o presidente do Ibrachina, o Dr. Thomas Law. Por favor.

Peço também para que o presidente da Associação Brasileira dos Coreanos esteja acompanhando o presidente do Ibrachina, o Sr. Marcelo Choi. Faremos, neste momento... Eu peço para que a Mesa, ajudando... E peço, inclusive, para que o Dr. Thomas Law ajude no início das homenagens.

Eu vou pedir para que... A homenagem próxima não poderá ser colocada na pessoa, pois ela está sendo representada. A medalha que será entregue é a Cruz do Mérito da Fraterna Integração Sino-Brasileira, a primeira medalha promotora da integração no Brasil, criada há 15 anos atrás, no ano de 2004, por iniciativa da embaixada da República Popular da China.

Criou-se uma peça para homenagear todos os imigrantes. A China tem mais de 200 anos de relacionamento como imigração. Ela veio junto com Dom João VI para o plantio de chá, isso há mais de dois séculos. É uma das primeiras integrações que o Brasil promoveu, e já oficialmente, e Dom João VI, desta forma, trazendo plantadores de chá, trouxe o primeiro grupo oficial de chineses para o Brasil, em carta documentada historicamente.

Esta medalha é uma iniciativa da Embaixada da China e da Soberana Ordem da Fraterna Integração Sino-Brasileira. Esta medalha já condecorou três presidentes da República e, recentemente, neste mês, o vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão; e vai ser entregue à comunidade asiática e aos membros que, no entorno do Instituto Sociocultural Brasil-China, promovem a integração brasileira junto com os imigrantes e as nações irmãs.

A próxima homenagem será para o Sr. Ito Takeshi, que será representado pelo Sr. Daniel Takaki. A medalha não deve ser colocada, só entregue em mãos, e já com o seu saquinho de guardar. Por favor.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Aproveito também para chamar... Eu quero uma salva de palmas, primeiro, ao Sr. Ito Takeshi, imigrante japonês que tornou-se famoso através do seu empreendimento gastronômico, abrindo o renomado restaurante Aska Lamen, no tradicional bairro da Liberdade. Eu quero uma salva de palmas, e peço para que Daniel fique ao palco. Uma salva de palmas ao Sr. Ito Takeshi. (Palmas.)

Peço também para que acompanhe o Sr. Ito Takeshi, representado pelo Sr. Daniel neste momento, a Sra. Suzana Goto, pois ela representa o Sr. Okuno Takashi. Por favor, uma salva de palmas para a senhora Suzana Goto, representante do Sr. Okuno Takashi, empreendedor gastronômico especializado em iguarias exóticas, como os peixes nobres, inclusive o bluefin. Por favor, permaneçam ao palco.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Peço também que seja passada para as mãos da Sra. Suzana Goto a homenagem da Sra. Tangue Setsuko, imigrante japonesa também.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Nascida em Tóquio em fevereiro de 74, chega ao nosso Brasil acompanhada pela mãe, a renomada atriz Tangue Kiyoko; e o que era para se tornar uma turnê provisória tornou-se permanente. Em 1974, cria o grupo Tangue Setsuko, em comemoração aos 10 anos da atividade artística, destacando-se não só na comunidade nipo-brasileira, mas também, com notoriedade, na sua terra natal, o Japão.

Neste bloco foram homenageados o Sr. Ito Takeshi, o Sr. Okuno Takashi e a Sra. Tangue Setsuko, a quem eu peço uma calorosa salva de palmas, por representar a comunidade japonesa no Brasil, a comunidade nipo-brasileira. (Palmas.)

Neste momento, o Cerimonial não acusou a presença do Sr. Wong Chiu Ping. Presente? Presente. Então, vamos fazer as homenagens. Recebendo a Cruz do Mérito da Fraterna Integração Brasil-China, o Sr. Wong Chiu Ping, médico cardiologista e professor de medicina.

Nasceu em Nanjing, China, emigrou aos 15 anos de idade. Entrou em São Paulo e graduou-se na Faculdade de Medicina da USP. Pós-graduado na Universidade de Harvard. Retornou ao Brasil e ingressou no corpo docente da Faculdade de Medicina da USP, e hoje é consultor de cardiologia do hospital Sírio-Libanês. Uma salva de palmas ao médico, ao Dr. Wong Chiu Ping, personalidade do ano na imigração chinesa para o Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Chamamos ao palco agora o Sr. Chan Kowk Wai, imigrante chinês da província de Cantão, mais conhecido como mestre Chan. Sessenta anos desenvolvendo a arte do kung fu em nosso país. Um dos mais tradicionais praticantes desta arte, e renomado em todo o território nacional e na China. Uma salva de palmas para o mestre Chan. Sessenta anos da prática da arte do kung fu no Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Agradecemos o representante do deputado estadual Marmo Cezar, o Sr. Loro. Uma salva de palmas. (Palmas.) Agradecemos o jornal “Nippak”, através do Sr. Daniel Takaki.

Chamamos também para acompanhar essa próxima homenagem a Ilma. Sra. Chang Shiow Huey Wong. Uma salva de palmas, por favor, para a senhora Chang. (Palmas.)

Professora de mandarim, nasceu em Taipei, imigrou para o Brasil com toda a sua família aos 16 anos de idade. Aprendeu com velocidade o português, ingressando na faculdade. Formada em biomedicina, trabalhou como microbiologista em renomado laboratório de análises clínicas. Aposentou-se em 2005 e, desde então, se dedica a ensinar o idioma chinês e difundir a cultura do seu país de origem para estudantes de todas as faixas etárias. É personalidade do ano da imigração chinesa a Sra. Chang Shiow Huey Wong. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Podemos sentar este grupo, por favor, e chamamos agora para receber a Cruz do Mérito da Fraterna Integração Brasil-Nações Humanas, o Ilmo. Sr. Young Jong Kim. Uma salva de palmas à personalidade do ano da imigração coreana para o Brasil. (Palmas.)

Chegou em 1963 no Brasil. Tem o visto número três, guardando que os vistos números um e dois são somente para os representantes do país. Atuou como representante do Kotra. O Kotra é a agência de investimento da Coreia do Sul no Brasil. O Sr. Young Jong Kim é personalidade do ano na imigração coreana do nosso país. Uma salva de palmas, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Vou pedir para que o Sr. Young continue, porque vamos chamar também uma outra personalidade da imigração coreana para Brasil, a Ilma. Sra. Young A Dokko. A Sra. Dokko chegou ao Brasil em janeiro de 1972. De 73 a 1981, trabalhou em tabacaria. De 1982 a 2017, trabalhou no ramo de confecção infantil. Com recursos do seu comércio, sempre financiou obras missionárias da igreja que frequenta há mais de 15 anos. Faz parte do Coral das Mães Coreanas, e serve como presidente do coral há quatro anos. Uma salva de palmas à Sra. Young A Dokko. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - A comunidade japonesa foi reconhecida, a comunidade chinesa, agora a comunidade coreana, no bloco Ibrachina. Uma salva de palmas. (Palmas.) Podemos sentar.

Chamamos agora para receber a Cruz do Mérito da Fraterna Integração a Sra.  Jakeline Conde Roque. Por favor. É personalidade do ano na imigração peruana para o Brasil. Por favor, uma salva de palmas. (Palmas.)

Natural de Cusco, professora de espanhol com 19 anos de experiência, nove de trabalho no Brasil. Bacharel em economia, pós-graduada em ensino espanhol como língua estrangeira pela fundação Funiber, Fundação Universitária Ibero-Americana. Examinadora do diploma de espanhol como língua estrangeira no Instituto Cervantes de São Paulo. Tradutora freelancer, autora de material didático do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Atualmente, professora in company, na escola de línguas Seven Idiomas. Uma salva de palmas à Sra. Jakeline Conde Roque, personalidade do ano na imigração peruana para o Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Permaneça no palco, pois teremos agora um novo membro das personalidades que promovem a integração entre o Brasil e as nações irmãs. Chamo agora ao palco o ilustríssimo senhor... Não constamos presença, mas quero um registro para parabenizar o Sr. Francesco D’Ippolito, imigrante italiano. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Encerramos, então, com a Sra. Jakeline o bloco de imigração brasileira, através do Instituto Ibrachina, e peço e peço que o professor Dr. Thomas Law faça uso da palavra, neste microfone mesmo, para saudar o seu bloco.

 

O SR. THOMAS LAW - Bom dia, bom dia a todos. Primeiramente, quero agradecer o presidente da Câmara dos Deputados Estaduais, Dr. Jorge, e também os demais integrantes da Mesa, e dizer que hoje é um dia importante. Hoje é o dia de um reconhecimento, o reconhecimento do imigrante que vem para o Brasil.

A gente trabalha, todo mundo trabalha. Está todo mundo no automático. Às vezes, ninguém percebe a construção do Brasil. Do que o Brasil foi feito? Neste final de semana, eu encontrei um livro muito interessante sobre a criação do Brasil, e é datado de 1600 a 1700, e agora eu vejo que o Brasil está seguindo outro rumo. O Brasil é a oitava economia mundial. Este ano, a gente tem a reunião dos Brics, a cúpula dos Brics. A reunião vai ser no Brasil.

Os presidentes da China, da Rússia, da Índia e da África do Sul virão para o Brasil. E o que é o Brasil? Eu vejo que o Brasil hoje é uma nova construção, é uma nova plataforma. Não é mais o extrativismo, não é mais só a venda de commodities. A gente precisa ir para um outro patamar, e o patamar que a gente está pensando, junto com todas as colônias aqui em São Paulo, é um patamar de progresso, não é um patamar de regresso. É um patamar novo, uma renovação política, que está sendo feito aqui nesta Casa hoje, e que tá sendo liderado pelo deputado Fausto Pinato a nível federal, no Congresso Nacional.

Então, o fortalecimento da agricultura do Brasil para fora vai ser realmente um trabalho que a gente tem que desenvolver em conjunto, mas não só isso. A gente tem que fazer o processamento dos produtos no Brasil. Então, eu vejo como novo fator para o Brasil crescer é realmente gerar empregos de forma inteligente, inovadora e trazer aspectos tecnológicos para dentro do nosso país; e isso junto com a nossa imigração toda que a gente tem hoje aqui em São Paulo e também no Brasil.

Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Uma salva de palmas. (Palmas.) Eu peço para que o Dr. Thomas Law permaneça à frente da tribuna, e peço também para que o professor Marcelo... Pode ocupar o seu espaço, por favor. Pode ocupar a sua cadeira. Eu peço para que o Dr. Thomas seja acompanhado pela Dra. Pricila Menin para próxima homenagem, por favor.

Neste momento, abrimos o bloco dos empreendedores. Se temos alguns legados que devemos registrar, é a importância do imigrante quanto ao empreendedorismo em terras brasileiras. Meu nobre deputado, eles nos emprestam sabedoria milenar, eles nos emprestam seus talentos, eles vêm para cá trazendo as suas culturas, compartilhando conosco, e nós viramos um pedacinho de cada país deste planeta. Cada um desses países tem uma representação aqui. Tem um coração que pulsa, que bate e que se mistura com os nossos.

É uma história de empreendedorismo. Este bloco é aberto agora com a entrega da Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek. É considerada a mais alta condecoração da sociedade brasileira, pois ela empresta a estrela da República - cravejada com 27 pedras preciosas. São 22 rubis e cinco esmeraldas, que representam os nossos estados e o Distrito Federal, e ela é outorgada àqueles que promovem o empreendedorismo.

O bloco seguinte é só de empreendedores imigrantes, olha que coisa maravilhosa. Mas abre-se o bloco condecorando aquele que hoje preside a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras. Neste momento, eu tenho a honra de passar a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, no grau cavalheiresco de comendador, ao Sr. Ademir Antônio de Morais. Por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - A Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek foi outorgada pela primeira vez no centenário do Presidente Juscelino Kubitschek, aos doze dias do mês de setembro do ano de 2002, quando estava presidente o professor Fernando Henrique Cardoso. Uma salva de palmas ao professor Ademir, que, doravante, entre seus pares, será reconhecido como comendador Ademir Antônio de Morais. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Podemos subir, por favor.

Neste momento, que estamos falando de empreendedorismo, eu gostaria que víssemos o vídeo “Criatividade e a Base da Alimentação Mundial”. Por favor.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Uma salva de palmas. (Palmas.)

 Iniciamos agora, neste bloco de empreendedorismo... A Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, entidade que tem o privilégio de ser mantida pelo Centro de Integração Cultural Empresarial de São Paulo, hoje reconhece que estamos na 100ª Edição do Prêmio Top Qualidade Brasil, qualidade empresarial com responsabilidade social, em uma edição absolutamente especial: imigrantes.

Ao longo dessa relação do Prêmio Top, nós temos as categorias Selo Ouro e Selo Diamante. Diamante só ostenta a indústria que promove serviços e produtos em cinco anos consecutivos com excelência máxima de qualidade. Neste momento, eu tenho o privilégio de chamar o primeiro Selo Diamante da gastronomia, que vai ser entregue à empresa Derbak Foods. Uma salva de palmas ao meu amigo Yoav Nevo. Yoav Nevo recebe o Selo Diamante. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Por favor, no centro do palco. Por favor, eu peço para que seja homenageado Yoav Nevo, imigrante de Israel que veio ao Brasil não por conta de guerra, não por conta... Certo... De que teve pressões internas, mas por conta do seu amor por uma brasileira.  É o amor que trouxe um piloto de caça de Israel para o Brasil. Empreendeu na área gastronômica. Hoje, as principais pastas árabes servidas nos principais estabelecimentos são da Derbak Foods, de empreendimento do nosso querido Yoav Nevo.

Mas não é somente este o principal motivo para, por quatro anos consecutivos, ser identificado como a melhor pasta árabe. É porque ele alcança a excelência ao receber o Selo Verde do Brasil. É uma decisão da ONU, que decidiu que, no dia 17 de junho, meu nobre deputado, deve-se celebrar a gastronomia sustentável. Yoav, acompanhado do apoio do governo de Israel, lança o mais importante projeto de gastronomia sustentável do país: o projeto “Comemos!”. Selo Verde da gastronomia nacional. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - O acesso à comida, água e ar limpo é um direito básico de todas as pessoas. No Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, que deve ser celebrado por todos os seus pares no dia 17 de junho, as Nações Unidas declaram que é hora de repensar como crescemos, como distribuímos e como consumimos os nossos alimentos. Os efeitos da fome e, por outro lado, o desperdício de alimentos, ameaçam a capacidade da indústria de alimentos e do meio ambiente de atender às necessidades da crescente população mundial.

Este ano, o Comitê decidiu - por unanimidade, excepcionalidade - outorgar o reconhecimento a excelência do projeto ambiental “Comemos!”, o projeto israelense-brasileiro, único no mundo, que consegue, num curto período de tempo, através das inovações tecnológicas e intelectuais, oferecer soluções práticas com potencial excepcional para lidar com os desafios globais da alimentação e do meio ambiente. A ONU decidiu que até 2030 vai erradicar a fome no mundo. É uma decisão fundamental e importantíssima.

A FAO acabou de receber o seu novo signatário, seu novo representante, que é da comunidade chinesa. Um chinês, hoje, está substituindo um brasileiro que estava na presidência da FAO. E hoje a grande batalha é eliminar e erradicar a fome. Nós temos milhões de pessoas que ainda morrem por conta da fome. E esse projeto, “Comemos!”, uma parceria de Israel com o Brasil, capitaneado por Yoav, é uma grande esperança de fazer isso, em primeiro lugar, no território brasileiro, com ajuda de Israel e o talento dos israelenses, como é Yoav Nevo.

O projeto se destaca de uma forma original, criativa e inovadora, características de Israel, que é um país que, apesar dos seus recursos limitados, se tornou líder mundial em vários campos: na química, na genética, na cibernética e, agora, em parceria com o Brasil, tecnologia de alimentos e meio ambiente. O projeto “Comemos!” consegue abarcar pesquisadores, acadêmicos e muitos ativistas ambientais. Expressa a importante cooperação entre os dois países, valorizando as vantagens exclusivas de cada um; a iniciativa privada, como está nascendo do encontro de pessoas que procuram fazer uma diferença no mundo, buscando a sua maneira de agir, criam comunidades e partem para uma transformação.

Os países, as organizações mundiais e a sociedade como um todo deveriam apoiar e valorizar estas ações, que demonstram a grandeza e o poder da responsabilidade mútua e sua capacidade de levar a humanidade adiante. Parabéns ao projeto do ano, o primeiro projeto Selo Verde eleito pelo Brasil, o projeto “Comemos!”. Uma salva de palmas. (Palmas.) Com a palavra, Yoav Nevo, por favor.

 

O SR. YOAV NEVO - Muito obrigado a todos, ao Regino e a essa Mesa importante. Você me pegou de surpresa agora com as palavras. Não vou falar muito, porque Regino já falou muita coisa. Mas é muito gratificante estar aqui e receber esse reconhecimento, sabendo que estou trazendo uma coisa de Israel para um país enorme e incrível como o Brasil. Conseguir contribuir dessa maneira, além de ser gratificante, eu sinto esse dever e estou me sentindo muito abraçado aqui. Eu já estava recebendo outros prêmios. Já falei isso: sempre me sinto muito abraçado pelos brasileiros.

Já falaram hoje, aqui, que tem uma coisa muito especial mesmo, que só vi no Brasil: é essa receptividade. E acho que a relação entre Brasil e Israel só está se fortalecendo com o tempo. Eu acho que tem muita coisa em comum entre os países: países de imigrantes, países com um povo caloroso, que tem sol e pensa de uma maneira criativa. Eu vejo muito futuro nesse caminho junto de Israel e Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Uma salva de palmas à Derbak Food e ao projeto “Comemos!”. (Palmas.) O projeto que vai alimentar não só o Brasil; vai alimentar o mundo.

Continuando no bloco empreendedorismo. Chamamos, para receber o Selo Diamante, receber a sua placa do Selo Diamante, a medalha do Selo Diamante, aquela que foi, por 10 anos consecutivos, eleita a melhor prestadora de serviço em sua área: chamo, para receber a medalha, a empresa Kalunga. Por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS -  Eu acho até que a Kalunga tem que ter um auxiliar, porque tem que carregar todas as homenagens. Vou pedir para que o Rogério ajude a empresa Kalunga. Kalunga vem do dialeto africano - “tudo de bom”. Foi à vida pela primeira vez em maio de 1972, por iniciativa do seu fundador, o Sr. Damião Garcia, de origem espanhola, que recebe também, in memoriam, o título de Personalidade do Ano na Imigração para o Brasil.

A Kalunga, hoje, tem mais de 100 lojas. É um marco na evolução da tecnologia no país. Fortalece a categoria de informática e os seus primeiros passos no varejo. A empresa realiza consideráveis investimentos em tecnologia e modernização, aplicação integrada em tempo real. A Kalunga, hoje com mais de 200 lojas, é, sem dúvida nenhuma, uma referência no empreendedorismo nacional. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Agora sim. Temos também o Selo Diamante para Hasson Sayeg Advogados. Por favor, chamo o Dr. Rodrigo Campos para representar a Hasson Sayeg Advogados. Uma salva de palmas. (Palmas.) De abrangência internacional. Estabelecido no Brasil e no Distrito Federal. Fundada, em 1977, pelo seu advogado, Mário Jackson Sayeg, “full service”, especializado em contencioso estratégico, de todas as jurisdições. Causas de alta complexidade, elevada exposição de risco, com forte atuação nos tribunais superiores. Hasson Sayeg, pelo quarto ano consecutivo, Selo Diamante. Pelo oitavo ano consecutivo, Top Qualidade Brasil. Uma salva de palmas para Hasson Sayeg. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Lembrando: todas as empresas que estão recebendo os seus selos diamante são empresas que há mais de cinco anos se mantêm com excelência máxima dentro do seu campo de ação. Como é também a melhor cerveja premium do Brasil. Oito anos consecutivos a melhor cerveja premium do Brasil: Cervejaria Cerpa, a Cervejaria Paraense S.A., representada pelo nosso amigo e irmão Rubens Bifulco. Uma salva de palmas à empresa Cerpa, fundada em 1966 pelo alemão Konrad Karl Seibel, que achou a água da região de Belém ideal para fabricar a melhor e uma das melhores cervejas do mundo.

A Cerpa é uma cerveja regional de sucesso por décadas, chegando a ter a principal parceria do mercado do Pará: em torno de 65% do consumo. Ganhou o público do sudeste. A indústria brasileira de bebidas com base na Amazônia tem a qualidade e a tradição que já perfazem 50 anos. Uma salva de palmas à Cerpa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Chamamos, também, para receber o Selo Ouro na área da estética, moda e beleza, a Estética Silvana Dalvan. (Palmas.) Por favor, venha ao palco. Silvana Dalvan, referência na estética nacional. É, pelo terceiro ano consecutivo, Selo Ouro do Prêmio Top Qualidade Brasil. E está entre os tops dos tops da organização. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Peço agora para que estejam presentes o comendador Ademir e o Dr. Thomas Law, para o último bloco de homenagens. Estaremos homenageando o bloco dos empreendedores imigrantes, que fazem associação com a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras. Será entregue o Certificado Top 100 aos seguintes estabelecimentos... Poderão perfilar todos os estabelecimentos: estabelecimento de origem libanesa, representado pelo Sr. Hassan, o Sunsky Eletrônicos, por favor. Uma salva de palmas a Hassan, que hoje nos emprestou sua simpatia, seu brilho e sua generosidade, ajudando-nos aqui no nosso evento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Chamo também o restaurante Gaúchos da 25, representado pelo Sidnei, de origem alemã. Por favor, Sidnei. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Chamamos também o Sr. René César Barrientos, consultor de origem boliviana. Por favor, uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Não acusei a presença do Sr. Chen Shichun. Está presente? E o Sr. Tang Hui Xian. Está presente? Ok. Então nosso bloco, empreendedores imigrantes, Apecc, está formado. Uma salva de palmas para Sunsky Eletrônicos, restaurante Gaúchos da 25 e René César Barrientos Consultoria. Uma salva de palmas aos nossos homenageados; muito obrigado, em especial a você, Hassan. (Palmas.)

Chamamos, agora, para encerramento do evento, o Grupo Apolo. Por favor, pode ocupar. O Grupo Apolo de Danças Gregas.

 

O SR. AUGUSTO CESAR VASSILOPOULOS - Gostaria de agradecer a todos pela presença, pela comenda, pelo reconhecimento. Falo isso em nome de toda a comunidade grega, com muito orgulho, à qual aqui represento; e também dos bailarinos, familiares e da comunidade de forma geral. Gostaria de dizer a vocês que quando eu abracei essa escolha, quando eu abracei a dança grega, ainda muito pequeno... Eu já fui pequeno um dia, já fui pequenininho. E quando eu ia dançar no salão da igreja, por obrigação, ainda pequeno, eu não imaginava que a maturidade me permitiria levar a dança grega para todo o Brasil, inclusive para comunidades carentes.

A gente já dançou no sertão do Ceará; a gente já foi para lugares com realmente bastante dificuldade compartilhar a arte, compartilhar cultura, desenvolver trabalho com dança circular, com cirandas. Então, tem todo um trabalho pedagógico, social que a gente desenvolve, não apenas folclórico. A gente tem um tratamento folclórico muito sério, muito minucioso, com base em pesquisas, antropologia. Nós estudamos grego, inglês; buscamos fontes, vestuário, figurino. Tem todo um trabalho por trás.

Mas, como eu falo para vocês, o mais gostoso de tudo é poder levar um sorriso para as pessoas, poder preencher a invisibilidade, poder preencher o vazio social através da arte e, especificamente, da dança. Então, eu peço, nesse instante, ao Grupo Apolo de Danças Gregas e a todos os dançarinos que me acompanham nesse sonho que virou realidade, se concretizou em algo que funciona, que transforma a sociedade, que gera a inclusão... Eu peço a todos eles, e particularmente também à minha esposa, que não pôde vir porque está trabalhando. Ela também é dançarina do grupo, meu braço direito, esquerdo e outros braços que ninguém consegue definir. Uma grande dançarina, uma grande parceira, que é a Marina.

E apresentar para vocês as dançarinas que hoje puderam estar presentes. Muitos estão no trabalho ou na escola ou na faculdade, não puderam vir. Então, apresentar a vocês a Juliana, de marrom, ali no canto direito. (Palmas.) A Gisele, no centro, de preto. (Palmas.) Gabriela, ao meu lado, de branco. (Palmas.) E eu sou o Augusto Cesar Vassilopoulos. (Palmas.) Muito obrigado. Obrigado a todos; obrigado, professor.

A última informação: a gente começou com o “balos”, que é uma dança comum de toda a Grécia, das ilhas da parte continental; uma dança folclórica de todo o povo grego. E não é diferente: a gente escolheu, para fechar, uma outra dança com essas características, que é o “kalamatianos”. Eu estou falando grego? Estou mesmo?  (Pronuncia-se em língua estrangeira.)

Então, é o seguinte: a primeira dança é o “balos”; fomos no embalo do “balos”. A dança que começou ali próximo a Atenas, depois ganhou as Ilhas Cíclades, onde estão, por exemplo, Míconos e Santorini; são as ilhas das Cíclades mais conhecidas por nós. E vamos fazer o “kalamatianos” para encerrar, que nasceu em Kalamata, no Peloponeso, que é da região de Esparta, dos 300. E depois ela se espalhou por toda a Grécia.

Então, hoje, tanto o “balos” quanto o “kalamatianos” não são mais danças específicas de uma única região. São danças de todo o povo grego, e por isso que nós trouxemos as duas para essa apresentação. Muito obrigado pela oportunidade. Grupo Apolo de Danças Gregas. Bravo! (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação de dança.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Bravo! Grupo Apolo de Dança Grega. Uma salva de palmas agora. (Palmas.) Eu agradeço a todos vocês. E tivemos a música grega encerrando o bloco dos imigrantes. E peço Aquarela do Brasil para encerrar o evento musical. Depois, finalizando com a palavra do nosso presidente, o deputado. Por favor.

 

O SR. ROBSON MIGUEL - (Pronuncia-se em língua estrangeira.) Eu disse “bom dia a todos, eu estou falando com vocês na primeira língua falada aqui nesse local, antes chamado Pindorama Brasil, hoje Brasil”. (Pronuncia-se em língua estrangeira.) “Deputado Fausto, deputado Jorge.” (Pronuncia-se em língua estrangeira.) “Comendador Regino Barros.” (Pronuncia-se em língua estrangeira.) “Importante.” (Pronuncia-se em língua estrangeira.)

E dizer que hoje, nesse dia memorável, o Brasil não deve ser visto mais como uma simples nação. Meu querido presidente Regino Barros, depois de uma mistura de povos e raças, o Brasil passa a ser uma nova civilização. Nação era quando o sangue era somente dos povos indígenas. Mas quando os portugueses chegaram aqui - óbvio, os mais inteligentes -, vieram trazendo para cá os negros, que são crioulos porque Deus assim “criou-los”. Esses crioulos, vendo que os índios usavam a madeira verdolenga chamada biriba, fizeram então um instrumento chamado berimbau, cujo som era assim...

Pera aí que esse caldeirão de culturas, povos, línguas, raças, arianos, orientais, afrodescendentes, nativos e aborígenes da América leva-nos a olhar que para Deus só existe uma raça - a raça humana, independentemente de ser chinês, japonês, argentino, negro, branco. Mas os italianos de pele mais clara trouxeram um instrumento de quatro cordas que era feito de um cavaco de madeira. E o som do cavaco era assim... E da cuia do índio fizeram a cuíca, cujo som era assim...

Da África, trouxeram o bumbo; da Alemanha, trouxeram a caixa de guerra, que também entrou. Opa! Aí a coisa ficou boa. Foi assim, meu presidente Regino Barros, comendador das ordens honoríficas, que esse caldeirão de culturas lançou para o mundo um novo DNA, que é o DNA do povo brasileiro. Juntos, formamos as cores da nossa Aquarela do Brasil. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Bravo!

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. ROBSON MIGUEL - Brasil!

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Bravo! Bravíssimo! Maestro Robson Miguel. (Palmas.)

Quero agradecer ao deputado Roque Barbiere por ter permitido que essa sessão pudesse ser apresentada a todos os imigrantes que estão aqui presentes e representam os milhares de milhares de milhões de imigrantes que estão no nosso Brasil. Agradeço ao Centro de Integração, à equipe do Centro de Integração Cultural Empresarial de São Paulo e aos membros da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito. E, neste momento, entendo que a missão foi cumprida.

Passo a palavra ao deputado Jorge do Carmo para as considerações finais.

 

O SR. PRESIDENTE - DR. JORGE LULA DO CARMO - PT - Obrigado, comendador Regino Barros, pela condução maravilhosa dos trabalhos. Antes de fazer o encerramento, eu quero anunciar aqui a presença do meu colega deputado Marcio da Farmácia, do Podemos.

Quero agradecer e parabenizar o deputado Roque Barbiere por ter me proporcionado esse momento muito importante e rico, das culturas. Parabenizar a todos os homenageados, agradecer e reconhecer a importância dos imigrantes no Brasil. E falar da honra que foi, para mim, presidir essa sessão. Eu saí daqui e aprendi muito mais, comendador, com vocês.

Esgotado o objeto da presente sessão, em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, eu quero agradecer às autoridades presentes, a todos os componentes da Mesa, aos funcionários da Casa e a todos os que colaboraram para o êxito dessa sessão. E assim encerramos a nossa sessão. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - REGINO BARROS - Muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 24 minutos.

 

* * *