http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

9 DE AGOSTO DE 2019

17ª SESSÃO SOLENE COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DA REDE TV SÉCULO 21

 

Presidência: RAFA ZIMBALDI

 

RESUMO

 

1 - RAFA ZIMBALDI

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - JOSÉ CARLOS SILVA

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE RAFA ZIMBALDI

Agradece a Deus pela oportunidade. Cumprimenta as autoridades e funcionários da TV presentes nesta solenidade. Faz agradecimentos a Camerata da Polícia Militar de São Paulo pela participação nesta sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Comemoração dos 20 anos da Rede TV Século 21". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

4 - JOSÉ CARLOS SILVA

Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação de um vídeo institucional sobre os 20 anos de atuação da TV Século 21. Informa a apresentação musical da cantora Maria do Rosário, com a música "Tomai Senhor", de autoria do irmão Lindebergh Pires.

 

5 - MARIA DO ROSÁRIO

Cantora, tece explicações sobre o significado da música "Tomai Senhor".

 

6 - EDNA APARECIDA CHICA MARTINS

Presidente do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática, agradece o deputado Rafa Zimbaldi pelo convite e a Deus por representar aqui a Arquidiocese de Campinas. Considera o padre Eduardo como um ícone. Esclarece que TV Século 21 é muito importante para o movimento da renovação carismática em Campinas e em todo o Brasil. Deseja que os frutos sejam abundantes. Afirma que muitas almas foram salvas pela TV Século 21 e muitas ainda serão. Pede que todos possam trabalhar sempre unidos e que a cultura de Pentecostes seja propagada. Agradece ao padre Eduardo, às autoridades da Mesa e outras presentes.

 

7 - MARCELO MARANGON

Presidente estadual da Renovação Carismática Católica, considera esta noite como um momento de alegria, muito importante e significativo para o movimento da renovação carismática. Cumprimenta o deputado Rafa Zimbaldi pela iniciativa. Discorre sobre o apoio do pai do deputado ao movimento, que foi um dos responsáveis pela construção da sede da televisão. Agradece Salvador Zimbaldi. Deseja vida longa a ele e toda a sua família. Destaca que o deputado Rafa Zimbaldi segue os mesmos caminhos do pai. Cumprimenta as autoridades presentes na solenidade. Informa que a renovação carismática está presente em 635 cidades, representando a maior concentração de carismáticos católicos do mundo. Elogia a voz da cantora Maria do Rosário. Agradece a TV Século 21. Lê poema em homenagem ao padre Eduardo como forma de agradecimento.

 

8 - JOSÉ CARLOS SILVA

Mestre de cerimônias, lê o currículo do ex-deputado federal Sr. Salvador Zimbaldi.

 

9 - SALVADOR ZIMBALDI

Ex- deputado federal, amigo e colaborador da Associação do Senhor Jesus, cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta que embora nem sempre reconhecido, o padre Eduardo é o primogênito da renovação carismática. Lembra momento que o padre Eduardo contou o seu sonho de realizar um trabalho de evangelização pela televisão. Discorre sobre o início dos programas da TV Século 21. Cita o apoio do padre à sua campanha para vereador e depois deputado federal. Conta sobre o seu intenso trabalho político para a obtenção da permissão para a instalação desta rede de televisão nos bastidores do Congresso Nacional. Destaca o trabalho de evangelização, mas também cultural e educacional. Diz ter sempre atuado a serviço do bem comum, dando a sua contribuição para o reino de Deus. Agradece o deputado Rafa Zimbaldi pela justa homenagem pelos 20 anos desta rede de televisão. Considera o padre Eduardo como uma pessoa do bem. Agradece todos pela presença.

 

10 - JOSÉ CARLOS SILVA

Mestre de cerimônias, lê o currículo da Sra. Irmã Luiza.

 

11 - IRMÃ LUIZA

Vice-presidente da Associação do Senhor Jesus, discorre sobre o início da TV Século 21. Destaca a fé, a força e a coragem do padre Eduardo, que fundou a Associação Jesus. Conta o histórico da fundação desta associação. Lembra as dificuldades e os problemas enfrentados durante estes 20 anos, mas sem desanimar. Considera o amor de Deus grande e maravilhoso. Agradece a Deus por todos aqueles que os ajudaram, assim como os presentes nesta solenidade e o padre Eduardo. Lembra que muitas almas já mudaram suas vidas com a ajuda da TV Século 21.

 

12 - JOSÉ CARLOS SILVA

Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação da cantora Maria do Rosário, com a música "Mãos ensangüentadas".

 

13 - EDUARDO DOUGHERTY

Padre e presidente da Associação do Senhor Jesus, demonstra sua gratidão a Deus e a todos que o apoiam. Discorre sobre os seus sonhos de criança, sua chegada ao Brasil e ida para o Canadá. Lembra sua viagem, em 1969, aos Estados Unidos, quando descobriu que o seu sacerdócio seria pregar a palavra de Deus. Relata a fundação da produtora de televisão, e depois, com a ajuda do ex-deputado Salvador Zimbaldi, a criação de um canal de televisão, que está no ar há 20 anos. Esclarece que a TV iniciou em uma garagem e hoje é um complexo com quatro estúdios. Lê passagem da Bíblia. Diz não ter dúvidas de que a TV Século 21 vai crescer. Agradece a Deus por estes 20 anos. Informa que terá, em um mês, um canal na televisão aberta em São Paulo, que irá cobrir toda a área metropolitana.

 

14 - PRESIDENTE RAFA ZIMBALDI

Cumprimenta as autoridades presentes. Conta que fez estágio na TV Século 21 logo no início de sua implantação. Agradece Horácio por esta oportunidade. Lembra que o padre Eduardo sempre esteve presente. Conta histórias da sua passagem pela TV. Diz ser esta homenagem um reconhecimento desta Casa e do povo paulista pelo trabalho realizado pela TV, de salvar vidas, levando esperança, fé, amor, perseverança e a palavra de Jesus a milhares de brasileiros. Cita a expansão da TV Século 21, em 2016, para mais de mil municípios, atingindo aproximadamente 150 milhões de brasileiros. Considera o padre Eduardo iluminado e um exemplo de vida dedicado a evangelização. Deseja saúde ao padre, para que ele possa manter firme esta importante rede de comunicação. Agradece a oportunidade, a confiança e o apoio do padre em sua campanha a deputado estadual. Parabeniza o padre Eduardo e toda a equipe da TV Século 21 pelos 20 anos. Agradece o trabalho desenvolvido, que leva o evangelho para milhares de lares brasileiros.

 

15 - JOSÉ CARLOS SILVA

Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação da cantora Maria do Rosário, interpretando a música "Consagração a Nossa Senhora".

 

16 - PRESIDENTE RAFA ZIMBALDI

Pede que o padre faça uma prece antes da finalização da sessão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rafa Zimbaldi.


* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ CARLOS SILVA - Mais uma vez, boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.  

Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar o 20º Aniversário de Fundação da Rede Século da Associação do Senhor Jesus, iniciativa do Sr. Deputado Rafa Zimbaldi.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, será retransmitida pela TV Alesp, no canal sete da NET, domingo, dia 11 de agosto, às 21 horas, pela TV digital, canal 61.2, e também, pela TV Vivo, canal nove.

Convidamos para compor a Mesa Diretora o Sr. Deputado estadual Rafa Zimbaldi; o padre Eduardo Dougherty, presidente da Associação do Senhor Jesus; já conosco à Mesa a Irmã Joventina Tecilla, conhecida como Irmã Luiza, vice-presidente da Associação do Senhor Jesus; convidamos o Sr. Salvador Zimbaldi, sempre deputado federal, amigo e colaborador da Associação; o Sr. Marcelo Marangon, presidente estadual da Renovação Carismática Católica; a Sra. Edna Aparecida Chica Martins, presidente do Conselho Arquidiocesano Estadual da Renovação Carismática; e convidamos o capitão Magno Marcouse Reges, neste ato representando o general de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, comandante militar do Sudeste.

Tem a palavra neste momento o deputado estadual Rafa Zimbaldi, para as boas-vindas e abertura desta solenidade.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFA ZIMBALDI - PSB - Boa noite a todos. Alegria estar aqui. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência já dispensa da leitura da Ata da sessão anterior.

Eu gostaria de iniciar, primeiramente, agradecendo a Deus por essa oportunidade, esta homenagem e esse reconhecimento à TV Século 21, aos 20 anos de TV Século 21. Quero cumprimentar nosso amigo padre Eduardo, fundador da TV Século 21, presidente da Associação do Senhor Jesus, em nome do qual também cumprimento todos os funcionários da TV Século 21 e também todas as pessoas, todos os colaboradores da Associação do Senhor Jesus. Quero cumprimentar e também  agradecer à Irmã Luiza, que sempre nos acolheu muito bem, vice-presidente da Associação do Senhor Jesus; meu pai, deputado federal Salvador Zimbaldi, que foi responsável - não é, padre? - na ajuda da concessão da TV Século 21; Marcelo Marangon - obrigado pela presença, Marcelo - que é coordenador estadual da Renovação Carismática Católica; a Edna Aparecida Chica Martins, que é presidente do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática, e o capitão Magno, neste ato representando o general de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, comandante militar do Sudeste.

Quero cumprimentar o nosso vereador de Campinas, Luis Carlos Rossini, obrigado pela oportunidade, Rossini que foi vereador comigo e também vereador com o meu pai, na época em que meu pai foi vereador na cidade de Campinas. Então, Rossini, obrigado. Rossini que neste ato representa também a Câmara Municipal, os 33 vereadores, que também tive a honra de fazer parte da Câmara de Vereadores por quatro mandatos e presidi a Câmara de Vereadores por dois mandatos, como presidente. Obrigado, Rossini.

E agradeço também à Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em nome do nosso maestro, 2º sargento Israel. Obrigado sargento pela oportunidade, pela presença e pela participação nessa honrosa sessão solene.

Convidamos os presentes para, em posição de respeito, para ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro, letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manoel da Silva, executada pela Camerata da Polícia Militar, maestro 2º sargento Israel.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - RAFA ZIMBALDI - PSB - Muito bem. Na sequência, assistiremos a um vídeo institucional que mostra um pouco dos 20 anos de atuação da TV Século 21.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ CARLOS SILVA - Vinte anos de TV Século 21 contados em poucos minutos. A história é muito maior.

Convidamos, neste momento, a cantora Maria do Rosário à frente para a primeira atração musical desta noite. Ela interpreta a música “Tomai Senhor”, de autoria do irmão Lindbergh Pires.

 

A SRA. MARIA DO ROSÁRIO - Antes de cantar essa música, eu gostaria de falar o que ela significa.

É o hino dos jesuítas. É a oração de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus. E tem sido - não é, padre Eduardo? - um lema na vida do padre, na vida da obra Associação do Senhor Jesus e Rede Século 21.

Quem dera, vivamos dessa oração, com essa oração, para a maior glória de Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ CARLOS SILVA - Muito bem.

Convidamos para fazer uso da palavra, neste momento, a presidente do Conselho Arquidiocesano Estadual da Renovação Carismática, Sra. Edna Aparecida Chica Martins.

 

A SRA. EDNA APARECIDA CHICA MARTINS - Boa noite a todos. Cumprimento também com a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, Amém. Eu sou muito grata pelo convite ao Rafa Zimbaldi, sou grata a Deus por poder estar aqui representando a Arquidiocese de Campinas. E quero dizer assim, neste momento, que o padre Eduardo é um ícone para nós, um ícone para a Renovação Carismática, e não tem como dissociar TV Século 21 e padre Eduardo como Renovação Carismática. O senhor tem sido muito importante para o nosso movimento, não só em Campinas, mas para todo o Brasil. Sabemos que ele trouxe o movimento para cá, e nós somos muito gratos por isso. E desejo, assim, que os frutos sejam abundantes ainda.

Sabemos que muitas almas foram salvas pela TV Século 21. Muitos homens e mulheres foram resgatados, e sabemos que muitos ainda serão, porque é um tempo novo e o melhor sempre está por vir. E nós acreditamos, e queremos, nesta unidade, pedir mesmo que o Senhor derrame toda a unção do seu espírito na vida sacerdotal do senhor. Que o Senhor derrame a plenitude do seu santo espírito nessa obra maravilhosa, que é a TV Século 21, e todos os seus membros possam ser também atingidos por essa graça e que todos, nessa unidade, possam trabalhar unidos. E nós, da Renovação Carismática, estamos juntos e queremos, nessa unidade, caminhar sempre, fazendo com que essa cultura de Pentecostes seja mesmo propagada.

E é isso. Desejo, nesta noite, que a graça de Deus possa compungir os nossos corações.

Muito obrigada, padre Eduardo. Obrigada aos meus irmãos que estão aqui compondo a Mesa: o pai do Rafa, o Sr. Zimbaldi; o meu coordenador estadual, Marcelo Marangon; a Irmã Luiza; os demais não me lembro o nome, mas gratidão a vocês, viu? E que o Senhor possa nos abençoar sempre.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ CARLOS SILVA - Obrigado à Edna.

Fará uso da palavra, neste momento, o presidente estadual da Renovação Carismática Católica, Sr. Marcelo Marangon.

 

O SR. MARCELO MARANGON - Boa noite a todos. Que a paz do Senhor Jesus esteja no coração de cada um de vocês.

Para mim, reservou um duplo encargo de alegria nesta noite. A Kátia, presidente da Renovação Carismática Católica do Brasil, não podendo estar, me incumbiu de vir, uma vez que eu já estava também convidado a estar nesse momento tão importante e significativo para o movimento da Renovação Carismática. Para mim é uma grande alegria. Então, eu trago também, antes da minha fala, padre Eduardo, Rafa Zimbaldi, o abraço também da Kátia Zavaris, a presidente do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica.

Quero cumprimentar, aqui, o Rafa por essa iniciativa. Rafa diz que uma boa árvore se conhece pelos frutos e pelas sementes que elas produzem. E penso que você aprendeu a lição com o seu pai. Seu pai foi um homem, e é um homem muito especial para a vida do nosso movimento. Talvez os mais jovens possam até não se recordar, mas nós que caminhamos, seu pai sempre esteve conosco nos apoiando, ajudando-nos. E, se hoje a Renovação Carismática Católica do Brasil tem uma sede ainda em construção, deve isso muito a seu pai, que não esperou ser convidado para ajudar, e prontamente ajudou. Salvador Zimbaldi, muito obrigado. Deus lhe pague. E eu retransmito as palavras de São João Paulo II: “Vida longa para o senhor e para toda sua família.” Rafa, estou percebendo que o seu coração segue os mesmos caminhos do seu pai. Sem esperar um convite para ajudar, já se põe à disposição da obra.

Cumprimento também o nobre vereador que também está aqui, Rossini, que está sempre conosco, e aos demais.

Padre Eduardo, falar da TV Século 21 é falar de um rastro do Espírito Santo no estado de São Paulo.

Graças a Deus, na minha primeira diocese, o senhor passou - a Diocese de Osasco, na Vila São José -, e desde lá o estado de São Paulo percorreu uma chama que o senhor acendeu e preservou essa chama.

Hoje, a Renovação Carismática do Estado de São Paulo está em 635 cidades, com aproximadamente quatro mil grupos de oração. Eu acredito que seja um dos lugares com a maior concentração de carismáticos católicos do mundo e isso nós devemos grandiosamente a Jesus, por ter colocado e enviado o senhor a nos ajudar. Deus lhe pague por essa ajuda. A chegada da TV Século 21 só veio coroar.

Nós aprendemos a rezar com a Irmã Luiza, nas suas adorações, muitas vezes nas suas exortações. A Irmã Luiza, às vezes, nos exortando, nos colocando no caminho e nos mostrando o sacratíssimo Coração de Jesus.

Choramos ao ouvir a Maria do Rosário cantar as suas lindas canções. Quanto nós cantamos, nesses grupos de oração, essas músicas! E ainda cantamos. A tua voz ainda está a ecoar dentro dos nossos corações, as suas canções nos ensinaram a orar, nos aproximaram de Jesus. Muitas vezes, entramos em comunhão com Jesus nas suas canções, o que foi proporcionado por meio das ondas da TV Século 21, que chamo de ondas do amor, que se espalharam e se espalham todos os dias com coragem, anunciando o evangelho de Jesus, tão necessário nesse mundo tão carente e ferido do amor de Jesus.

Muito obrigado à TV Século 21. Eu fiquei, padre, pensando em uma maneira de poder me expressar ao senhor, sabendo que tem tantas pessoas... Na minha simplicidade, hoje, rezei ao Senhor e, em minhas orações, junto com a Virgem Maria, eu pedi alguma coisa que eu pudesse dizer ao senhor nesta noite como gratidão. E me veio ao coração um poema de apenas sete estrofes e, com muita simplicidade, eu queria recitá-lo ao senhor como uma forma singela de agradecimento.

Ouro, prata, nós não temos. Mas temos a gratidão eterna ao senhor e ao que o senhor representa para toda a Renovação Carismática do Brasil e do mundo. O senhor é muito importante. O senhor foi e é, para nós... Não é que o senhor é da Renovação Carismática; o senhor sempre foi. Foi o senhor que nos mostrou o caminho. No meu coração, há muita gratidão pela sua vida, da TV Século 21 e da Associação do Senhor Jesus.

Gostaria de declamar esse poema para o senhor. É muito simples, porque nasce assim no meio da tarde, mas é com pureza que quero ler para o senhor:

“Padre Eduardo, quisera eu traduzir a sua vida em poesia, mas, para falar de alguém tão especial, que palavras eu usaria? A palavra ‘desafio’ já fez o senhor tremer, mas nem por isso o senhor deixou de empreender. Com muitas lutas e sofrimentos, nas batalhas sem medidas, foste tu sacerdote corajoso, instrumento de salvação a muitas vidas. O sorriso que hoje nós vemos no teu rosto estampado esconde da família Século 21 tudo o que o senhor tem passado. O que o senhor ensinou a toda a família da RCC é mais do que todos os grupos de oração do estado de São Paulo se podia querer. Queremos vê-lo sempre sorrindo com a Irmã Luiza e Maria do Rosário. O Senhor te concedeu essas fiéis escudeiras para dirigir a Emissora Século 21, que o senhor te concedeu. Sorria, padre Eduardo. Sorria. A Associação do Senhor Jesus é uma glória, embora se passaram muitos anos, a igreja das mãos ensanguentadas de Jesus se inicia agora.”

Muito obrigado. Deus lhe pague. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFA ZIMBALDI - PSB - Antes de dar sequência às falas, quero agradecer e cumprimentar as pessoas presentes aqui: o padre Robson Antônio, da Diocese de Ourinhos, colaborador e apresentador da Rede Século 21; o Sr. Sebastião Nereu da Veiga, presidente do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jundiaí; a Sra. Dolaine Coimbra Sousa, coordenadora do Núcleo de Formação Fé,  Política e Cidadania - Dom Amaury Castanho, também da Diocese de Jundiaí; a Sra. Zilda Conceição Carvalho, integrante da Renovação Carismática Católica de Jundiaí, Ministério das Crianças; Sr. Sandro Rogério de Souza, coordenador diocesano da Pastoral Fé e Política da Diocese de Jundiaí; Sra. Monica Lopes, aqui de São Paulo, coordenadora estadual da Pastoral de Fé e Política.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ CARLOS SILVA - Tem a palavra, neste momento, o Sr. Deputado Federal, sempre deputado federal, amigo e colaborador da Associação do Senhor Jesus, Salvador Zimbaldi. 

Com quatro mandatos de deputado federal, Salvador Zimbaldi teve participação importante na concessão da TV Século 21 para a Associação do Senhor Jesus, além de estar sempre ao lado do padre Eduardo nos trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade católica carismática.

 

O SR. SALVADOR ZIMBALDI - Obrigado. Boa noite a todos.

Inicialmente, gostaria de cumprimentar os membros da Mesa, iniciando pelo presidente desta sessão solene, meu filho Rafa Zimbaldi; meu amigo, grande amigo de velhas datas, padre Eduardo Dougherty, presidente da TV Século 21; Irmã Luiza, vice-presidente e principal apoiadora do padre Eduardo.

Quero também cumprimentar o Marcelo Marangon, que é nosso coordenador estadual da Renovação Carismática; a Edna Aparecida, que é a nossa coordenadora na cidade de Campinas, na Arquidiocese de Campinas; e também o capitão Magno.

Não preparei nada para falar, porque eu acho que a história já conta um pouco, padre. Inicialmente, eu gostaria de ressaltar que, embora não citado e às vezes não reconhecido, eu vou dizer que o padre Eduardo é o primogênito da Renovação Carismática Católica, é o primeiro, é a pessoa que começou. O Espírito Santo soprou nele.

Eu lembro que, quando esse movimento começou a tomar corpo, nós estávamos em um encontro em Siloé, na cidade de Vinhedo, eu e minha esposa, mãe do Rafa. E o padre Eduardo chega junto com a Irmã Cecília, a Irmã Neli e a Irmã Luiza. Ele disse: “Eu tenho um sonho e quero realizar esse sonho de fazer um trabalho de evangelização pela televisão”.

Naquele momento, ele disse: “Eu gostaria de convidar aqueles que se sentirem tocados no coração para preencher uma ficha aqui, tornar-se associado, para que nós possamos começar um trabalho de evangelização na televisão”. E eu pensei comigo: “Esse padre é louco, esse padre está doido”, porque naquele momento nós tínhamos a TV Bandeirantes, o SBT, se eu não me engano a Rede Globo e não me lembro qual outra, e o padre Eduardo, de repente, começa, logo em seguida... Como é que chama o primeiro programa, padre? Minuto com Jesus? Anunciamos Jesus. Eram 15 minutos pela rede... Eu não me lembro, pela TV Gazeta.

Naquele momento, eu disse: “Esse padre não é tão louco assim, não. Eu acho que ele é louco por Jesus”. E ele começa um trabalho muito interessante, e a gente acordava mais cedo para assistir o Anunciamos Jesus, os católicos, os membros da Renovação Carismática Católica e tudo mais.

E o padre Eduardo sempre disse: “Deixe o Espírito Santo te conduzir, deixe que Jesus conduza a tua vida”, e, a partir daquele momento, eu realmente comecei a me entregar ao Senhor. Eu senti um toque no meu coração, que era o toque para obter um espaço político, e foi naquele momento que comecei um trabalho em uma candidatura de vereador. Fui inclusive vereador, junto com Luiz Carlos Rossini, naquele primeiro momento, naquela primeira eleição.

Depois, na sequência, fui reeleito. De uma bancada de cinco vereadores, eu fui o único reeleito naquele momento, e já tinha o apoio do padre Eduardo. A partir daí, começamos um projeto, um trabalho para nos eleger deputado. Eu queria ser deputado estadual, onde está o Rafa aqui, mas infelizmente as histórias de Deus... Eu digo sempre que Deus escreve certo por linhas certas. As nossas vidas e os nossos erros fazem com que a gente enxergue as linhas de Deus tortas, mas Deus escreve sempre certo e por linhas certas.

Naquele momento, eu fui buscar dentro do meu partido de então uma legenda, e o padre me incentivando, me estimulando, “Vai, meu filho, vai, é caminho de Deus”. Naquele momento cinco legendas foram designadas para Campinas para deputado estadual, e nenhuma me foi concedida, porque eu não fazia parte de um projeto político.

 Mas Deus tinha um caminho maior para todos nós, e, a partir daí, me ofereceram uma legenda de deputado federal.  Eu disse: “Eu não quero, é muito grande, é um passo muito alto”. A partir daí, conversando com o padre Eduardo, conversando com alguns amigos, com irmãos da Renovação Carismática Católica, as pessoas diziam: “Vá, se for vontade de Deus, você será eleito”.

 Numa eleição em que se elegeram, naquela ocasião, entre PSDB e PFL, 16 deputados, eu fui o nono colocado naquela coligação. Fui eleito para a surpresa geral de todos, porque todo mundo imaginava: “Bom, quem vai ser eleito será Fulano, Beltrano...”. Meu nome não fazia parte de nenhuma conjectura, mas Deus queria o meu mandato, e depois eu vim descobrir por que Deus queria aquele mandato.

Eu fui logo para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, apesar de ter querido ir para a Comissão de Educação inicialmente, porque eu sempre imaginei que um país se torna independente quando você tem uma boa educação e você faz pesquisa. Eu acho que isso é muito importante para o País, para qualquer país, mas naquele momento não foi possível, e de repente o líder vem e me oferece: “Olha, vai para essa comissão”, e eu fui, e depois eu descobri por quê.

Aí, conversando com o padre Eduardo, o padre Eduardo disse: “Olha, eu continuo com o sonho, nós temos lá o protocolo, etc., etc.”. E eu comecei a fazer um trabalho político dentro do Congresso Nacional, dentro do governo federal para a obtenção dessa rede de televisão.

Claro que nós passamos... Eu conversava aqui com a Maria do Rosário, que chegou bastante antes também, junto conosco, e eu contava um pouco dos bastidores, das dificuldades que havia, porque tinha ministro que não queria conceder porque era católico, e o padre Eduardo sabe disso. Teve que mudar de nome a fundação, que era Brasil Cristão e virou Século 21, porque não podia constar absolutamente nada religioso para o nome da fundação, caso contrário não seria concedido.

Todas essas coisas a gente teve que ir driblando e conversando com ministro, que conversa com o presidente da República. Eu conversei com o presidente da República, que, em um determinado momento, por um determinado motivo que não cabe aqui eu colocar, determinou que fosse concedido. O ministro na ocasião, então, ficou muito bravo, e depois ele morreu. Depois veio outro ministro, que acabou fazendo essa concessão.

A Maria do Rosário ainda disse: “Puxa, tem que escrever um livro desses bastidores, não é?” O Marangon ainda disse assim: “Olha, é melhor você ouvir os bastidores às vezes”. O padre Robson também disse “É melhor você às vezes ouvir um bastidor, porque é uma coisa bonita você ver depois de tudo pronto”.  Mas não vê, por exemplo, as dificuldades que sofremos, os empecilhos que sofremos, inclusive na cidade de Campinas, por outras emissoras de televisão que não queriam a Rede Século 21.

Por que não queriam? É uma concorrência? Não. Hoje a Século 21 faz um trabalho não só de evangelização, mas faz um trabalho cultural, faz um trabalho educacional, faz um trabalho tão bonito, tão bonito, e às vezes as pessoas não reconhecem isso. Então, eu quero dizer que, durante esses mandatos, nós procuramos buscar não só a TV Século 21, como tantas outras redes de televisão, tantas emissoras, mais de cem rádios entre educativas e comunitárias, e eu me orgulho de dizer isso.

Hoje não estou com mandato, nem concorri na última eleição. Ajudei a apoiar meu filho e tal, o padre Eduardo também nos ajudou bastante. Quero dizer o seguinte: eu falo com orgulho que eu não tenho uma rádio para mim. Eu não tenho uma rede de televisão para mim. Eu não tenho sequer uma retransmissora, mas eu tenho o meu coração muito tranquilo, porque durante esses mandatos que obtive na Câmara Federal, que cumpri na Câmara Federal, eu me coloquei a serviço e a serviço do bem comum.

E eu tenho certeza que acredito, que mesmo pequeno, mesmo de uma maneira tão singela, mas acho que dei uma contribuição, ainda que pequena, para o Reino de Deus, para que pudesse, realmente, o Reino de Deus crescer, a palavra de Deus ir para os lares.

Às vezes as pessoas não têm coragem de sair de lá e ir para a televisão, ou ir para uma paróquia e tal, mas elas têm a oportunidade de ouvir a palavra de Deus, ouvir a questão do bem comum através da televisão.

Portanto, padre Eduardo, eu me sinto muito honrado. Rafa, muito obrigado, meu filho, por essa brilhante ideia de fazer essa homenagem mais do que justa por esses 20 anos de televisão. Mas não só de televisão, padre Eduardo, porque quem te conhece sabe que teu coração é muitas vezes maior do que o senhor, porque o seu trabalho vai muito além da televisão.

Tanto é que o senhor anda no meio do povo; o senhor deixa o palco às vezes, no momento de pregação; o senhor vai ao meio do povo; o senhor não precisa de segurança; o senhor não precisa de nada. Exatamente por quê? Porque o senhor é uma pessoa do bem.

Eu tenho certeza de que como o senhor iniciou este movimento, iniciou também esse trabalho de evangelização através da televisão, Deus vai te usar muito ainda, mas muitas vezes ainda, para que o reino dele possa ser pregado aqui na Terra. Muito obrigado a todos.

Obrigado pela presença de cada um de vocês e saibam que eu tenho a Século 21, o padre Eduardo e todos vocês no meu coração. Deus os abençoe. Obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ CARLOS SILVA - Muito obrigado, deputado federal Salvador Zimbaldi.

Nós convidamos, neste momento, para fazer o uso da palavra, a vice-presidente da Associação do Senhor Jesus, Irmã Luiza. A Irmã Luiza nasceu no dia 27 de outubro de 1938, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Hoje, ela reside em Valinhos, São Paulo, onde é vice-presidente da Associação do Senhor Jesus, obra pela qual dedica diariamente suas forças na missão de evangelizar. Ela entrou para a Congregação das Irmãs de São José de Chambéry aos 11 anos de idade, em Curitiba. A Irmã Luiza dedica sua vida ao carisma da congregação, de acolhida aos mais pobres e para a evangelização por meio da televisão, com palavras de conforto, mensagens, reflexões e orações.

Já viajou para muitos lugares do País divulgando a boa-nova e sendo uma verdadeira missionária. A Irmã Luiza acompanha o padre Eduardo Dougherty desde 1979, sendo uma das pioneiras no movimento da Renovação Carismática Católica no Brasil e uma das fundadoras da Associação do Senhor Jesus e da Rede Século 21. Por favor, irmã.

 

A SRA. IRMÃ LUIZA - Boa noite a todos, muito obrigada. De fato, tudo o que foi dito nesta noite eu confirmo, porque eu vi de perto todos os acontecimentos desde o início, daquele primeiro dia em que o padre Eduardo chegou a mim e disse assim: “Irmã Luiza, Jesus se estivesse aqui, teria o microfone na mão”.

E aquilo me emocionou, porque o padre Eduardo esperava. Tudo isso que aconteceu, que está acontecendo agora, há mais de 20 anos, ele já via aquele prédio construído, a evangelização, as palavras, a programação, todas as pessoas que trabalham conosco. E ouvir do padre Eduardo aquela fé, aquela força, aquela coragem, intrepidez em dizer: “Vamos para frente e vamos fundar uma Associação do Senhor Jesus”; e foi o que aconteceu em 1981.

A primeira coisa, uma produtora chamada Associação do Senhor Jesus, que seria dele, ele cuidaria. E assim, muitos amigos começaram a aparecer e nós na luta de cada dia, muitas dificuldades, muitos problemas, mas o amor de Deus estava acima de tudo. E nós caminhamos e caminhávamos lutando, rezando todos os dias.

Eu nunca vi este homem passar um dia sem celebrar a Santa Missa no amor, na caridade para com todos. Trabalhávamos em conjunto e isso nos levou a sentir a presença de Deus como Renovação Carismática, como TV Século 21, porque o Senhor Jesus estava junto conosco. E eu posso dizer a todos que o amor de Deus é maravilhoso, grande é o amor de Deus.

Por isso, tudo isso que aconteceu até hoje, 20 anos de luta, de dificuldades, mas nós não desanimávamos. Fazíamos tudo desde o início. Até mesmo o padre Eduardo como marceneiro fazia os primeiros armários da obra e nós fazíamos todo o trabalho que precisava na casa. Eu louvo e agradeço a Deus por todas as pessoas que nos ajudaram: Irmã Neli, Irmã Cecília, que já partiram para a eternidade.

Eu agradeço hoje de uma maneira muito especial a todos aqui presentes, que nos ajudaram muito. Agradeço e louvo a Deus pelo irmão padre Eduardo, que sempre trabalhamos como irmãos, bem dizendo, rezando. E eu digo mais uma coisa: muitos testemunhos acontecem, muita coisa acontece, muitas almas já mudaram de vida porque a TV Século 21 deu a conhecer Jesus Cristo, o nosso Senhor.

E agradeço a todos vocês que oram conosco, que participam conosco e que nós podemos dizer: “Obrigado, Senhor, por tudo que já temos, mas precisamos, Jesus, muito mais. Venha ao nosso encontro”. Amém. (Palmas)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ CARLOS SILVA - Muito obrigado, Irmã Luiza. Neste momento, vamos ouvir mais uma música com a cantora Maria do Rosário. Ela interpreta a música “Mãos Ensanguentadas”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ CARLOS SILVA - Muito obrigado, Maria do Rosário. Senhoras e senhores, com a palavra, neste momento, o presidente da Associação do Senhor Jesus, padre Eduardo Dougherty.

Eduardo Dougherty nasceu em 29 de janeiro de 1941, em New Orleans, Louisiana, Estados Unidos, sendo o terceiro dos cinco filhos do casal Mary e Edward. Desde garoto participou como coroinha das missas, no Colégio dos Jesuítas. Esse fato marcou e influenciou profundamente a sua vida futura.

Aos 18 anos, sentiu em seu coração um forte chamado ao sacerdócio e à vida missionária e ingressou na Companhia de Jesus. Após essa decisão, padre Eduardo trilhou uma jornada de 11 anos de estudos e formação para alcançar o seu principal objetivo, ser padre e padre missionário. Seu sonho nessa época era ser missionário na África.

Durante o período de formação para o sacerdócio, porém, esteve algum tempo no Brasil, mais precisamente na cidade de Campinas. De volta ao Canadá, passou pela fortíssima experiência de um batismo no Espírito Santo, o que o fez querer conhecer mais profundamente a Renovação Carismática Católica.

Foi ordenado sacerdote jesuíta em cinco de junho de 1970, aos 29 anos. Passou a pregar retiros para sacerdotes em muitas localidades dos Estados Unidos, porém sempre alimentando o sonho de ser missionário. Como padre de ordem, foi designado, ao contrário do que queria naquele momento, para o Brasil, onde começou imediatamente a pregar retiros por todas as capitais do País, espalhando pelo Brasil as primeiras sementes da Renovação Carismática Católica. 

Por favor, padre.

 

O SR. EDUARDO DOUGHERTY - Boa noite. Aquela música me faz chorar faz tempo. Muita gratidão, muita gratidão a Deus e muita gratidão ao povo que apoiou esse projeto de um canal de televisão. Só posso dizer: Louvado seja Deus.

Eu acho que nós tínhamos um sonho: meu sonho, desde criança, foi de estar aí no altar. Interessante. Quando estava no grupo escolar primário, não me deixaram ir ao altar como acólito, porque era muito alto, alto demais. Mas, quando entrei no Colégio de Jesuítas, sim, consegui, durante quatro anos - Colégio de Jesuítas em New Orleans -, estar lá no altar uma vez por semana.

E, no último ano do colegial, durante um retiro, o padre nos levou à capela e mandou todo mundo olhar para a cruz. E ele disse: “Olha o que Jesus fez para você. O que Jesus está fazendo com você agora? O que Jesus fará para você?” Depois, ele perguntou: “O que você já fez para Jesus?” Respondi: “Nada!” “O que você está fazendo agora para Jesus?” “Nada!” “O que você fará para Jesus no futuro?” “Eu não sei”. Naquela noite, não consegui dormir. Estava de pijama, me vesti e fui lá fora, e naquela hora Jesus me chamou para ser jesuíta, missionário e sacerdote.

Através da formação dos jesuítas, surge um sonho: um sonho do reino de Deus. Os exercícios espirituais de Santo Inácio são muito fortes, explicando o reino de Deus: “Ou Ele reina ou Ele não reina.” E, durante aquele tempo de formação, eu pedi: “Jesus, vem reinar em mim!” E daí, quando Jesus reina, o sonho que a gente tem cresce cada vez mais.

Vim para o Brasil no ano de 1966. Trabalhei em Campinas, num centro social. Durante aquele tempo, eu liderava campeonatos de esporte; cheguei a trabalhar na prefeitura de Campinas. Quem era coordenador de Esportes naquele tempo era Magalhães Teixeira, antes até de ser vereador. Mas eu tive a felicidade de ser administrador da equipe de atletismo. Interessante: a nossa equipe feminina... Durante aqueles anos todos, sempre ganhamos o campeonato estadual.

Graças a Deus, estudei em São Paulo uma teologia da libertação com os dominicanos. O Dops atacou a faculdade e fechou a faculdade. Graças a Deus, fui embora do Brasil. Fui estudar no Canadá e, logo que cheguei lá, ouvi falar de uma Renovação Carismática. Eu precisava de uma renovação. Eu não entendi o que é “carismática”... Em março de 1969, um grupo de estudantes, viajamos de carro: seis horas ou mais, dos Estados Unidos para Michigan, e fui batizado no Espírito Santo. E daí o sonho aumentou, para evangelizar.

Eu descobri que o meu sacerdócio seria de pregar a palavra de Deus, de anunciar. E, principalmente, depois, o Pentecostes da minha vida. Se Deus me usou no início da Renovação Carismática, há 50 anos, em 1969, mas... E consegui viajar pelo Brasil, consegui uma passagem livre na Varig: passagens ilimitadas naqueles anos 70. E conheci o Brasil, conheci o povo brasileiro. Interessante o que o Pentecostes faz: ele dá um zelo pela evangelização, um entusiasmo para evangelizar o reino de Deus. Realmente, desde o início dos jesuítas, no reino de Deus, Jesus Cristo é rei. Podíamos ser D’Ele.

Em 1969, veio a inspiração. Eu já conhecia meu querido amigo Salvador, já apoiei... Interessante: ele entrou na política, eu fundei uma produtora de televisão. Anunciamos: “Jesus está no ar há 36 anos sem parar”. E graças a Deus, fundamos, fizemos uma fundação: Século 21. Queria que fosse “Brasil Cristão”. “Não, melhor não, porque religião...”, como nosso amigo falou. Depois de alguns anos, conseguimos, graças ao nosso querido amigo Salvador, um canal de televisão. Está no ar há 20 anos. E é a benção de Deus, é a graça de Deus.

Começamos numa garagem; agora nós temos um complexo de televisão, com quatro estúdios, TV digital, com excelentes profissionais. Mas existe um zelo, um entusiasmo para transmitir boas notícias. Sou jesuíta; sou da turma de Anchieta. Anchieta formou uma escola, e nós, na TV, fazíamos cursos de educação, de formação de pessoas, além de evangelizar. Falamos de Deus, que é nosso Pai. Ultimamente, nos últimos dois anos, quando nós entendemos a Divina vontade, estamos promovendo isto: “Que seja feita a Vossa Divina vontade!”

É uma coisa radical: Ou queremos fazer a Divina vontade ou não. “Venha a nós o Vosso reino”, ou queremos que Ele reine ou não. Ou Ele reina ou não reina; e se Ele reina, Ele pode reinar também sobre a nossa humana vontade. Quando Ele reina sobre a nossa humana vontade, recebemos palavras de sabedoria, como nunca antes; palavras de conhecimento e passamos a ser mensageiros muito melhores.

A grande graça que tivemos foi de distribuir Bíblias no início de nosso ministério - Irmã Luiza, Irmã Cecília, Irmã Neli - pregamos em retiros, carregamos muitos Bíblias, e a Bíblia da Ave Maria pegou. Tivemos a felicidade também de montar o livro de cânticos para o Brasil, livro de cânticos “Louvemos o Senhor”, coisa que fizemos, nos anos 70, para o Brasil todo cantar as mesmas músicas.

Mas é bênção sobre benção, e tudo é feito pela força do Divino Espírito Santo. Deus quer que nós sejamos verdadeiros adoradores, Deus quer que a renovação o escute muito mais. Deus fala, e nós temos que escutar mais. A gente tem que aprender a ficar em silêncio e escutar Deus.

Deus nos dá uma fé. Eu gosto de dizer que meu Pai é rico, que o Pai nosso é rico, Ele é dono do mundo. Podemos pedir coisas grandes D’Ele. Graças a nosso arquiteto aí, construímos um complexo e agora estamos construindo uma grande igreja para sentar 3.000 ou mais, 3.500 pessoas. Meu Pai é rico, o Pai nosso é rico, entendeu? Há fé!

 Eu acho que nós precisamos de cura, muita cura. O Brasil precisa ser curado espiritualmente, psicologicamente e fisicamente. Temos que mandar embora os demônios daqui. É necessário pedir milagres, é necessário reconhecer Deus, o dom de discernimento de espíritos.

Eu acho que podemos dizer que o Senhor fez de nós maravilhas, santo é o seu nome. Eu acredito muito nesta passagem, I Coríntios, 2:6: “O que pregamos entre os perfeitos é uma sabedoria, não a sabedoria deste mundo nem a dos grandes deste mundo, que são, aos olhos daquele, desqualificados”.

Pregamos a sabedoria de Deus - o Brasil precisa da sabedoria de Deus -, misteriosa e secreta, que Deus predeterminou antes de existir o tempo, para a nossa glória. Sabedoria que nenhuma autoridade desse mundo conheceu, pois se a houvessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. É como está escrito: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Deus no-las revelou pelo seu Espírito Santo, porque o Espírito Santo penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.

O Espírito Santo penetra a profundeza de cada um de nós, se nós quisermos. Aí é que está. Mas vinha o Divino penetrando o humano. É a vontade de Deus que o Brasil seja batizado no Espírito Santo. Brasil precisa de Pentecostes, e o papa falou para nós. A TV Século 21 vai fazer todo o possível, com todos os meios de comunicação que nós temos, para levar o Brasil a experimentar Deus, experimentar a plenitude do Espírito Santo. É a Divina vontade.

Se algo é a Divina vontade, foi a Divina vontade fundar uma produtora, foi a Divina vontade de Deus dar a graça, porque a inspiração foi o seguinte, como a Irmã Luiza falou: “Se Jesus estivesse aqui, ele estaria na televisão, como nós estamos aqui agora.” Ele estaria na internet, é por isso que nós estamos muito na internet, faz muitos anos que fazemos cursos de formação pela internet.

Só posso dizer: Louvado seja Deus! Vinte anos, tudo bem, só começamos. Temos muito mais para fazer, e é a Divina vontade. Eu gosto muito de uma mulher, sou apaixonado por uma mulher: o nome dela é Luísa. Ela faleceu em 1947. Sobrenome: Piccarreta, Luísa Piccarreta. O brasileiro acha o nome estranho, mas ela escreveu esta oração, eu vou repetir só uma parte, é radical:

“ Ó Deus e meu Pai, convido tua Divina vontade a reinar em mim, tal como reinas no céu, tal como reinas no universo, e como reinaste em Jesus e em Maria, quando estavam nesta terra.”

Eu não tenho dúvida de que a TV Século 21 vai crescer, vai produzir mais, se realmente a divina vontade está reinando em nós, exatamente como a Divina vontade reina pelo universo inteiro, e como a Divina vontade reinou em Jesus e em Maria quando estavam nesta terra.

Obrigado, Senhor. Muito obrigado pelos 20 anos. Obrigado, Senhor, pelas maravilhas que já fez, pelas maravilhas que pretende fazer. Obrigado, Senhor. Eu termino só avisando o seguinte: estamos conseguindo um canal de televisão, agora na cidade de São Paulo, graças a Deus. Estamos conseguindo o canal 12, canal aberto, que vai cobrir a área metropolitana. A antena está na Paulista e, dentro de um mês, a Rede Século 21 vai transmitir para grande cidade de São Paulo.

Louvado seja Deus.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ CARLOS SILVA - Muito obrigado, padre Eduardo. Convidamos, neste momento, para fazer o uso da palavra, o presidente desta sessão solene, deputado estadual Rafa Zimbaldi.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFA ZIMBALDI - PSB - Boa noite a todos. Mais uma vez quero agradecer e cumprimentar o padre Eduardo Dougherty; a Irmã Luiza; o meu pai, Salvador Zimbaldi; o Marcelo Marangon; a Edna Aparecida; o capitão Magno; também o padre Robson, que nos prestigia; vereador Luiz Carlos Rossini, de Campinas.

Bom, gostaria de cumprimentar todos novamente, neste momento, e que temos aqui para registrar minha homenagem aos 20 anos da Rede Século 21. Em especial, claro, o padre Eduardo, a Irmã Luiza e todos os funcionários da Rede Século 21, da Associação do Senhor de Jesus.

Bom, não poderia deixar de começar, padre, este discurso falando da minha história pessoal com a Associação do Senhor de Jesus, que, aos meus 17 para 18 anos, tive a oportunidade de fazer estágio na TV Século 21, logo no início da implantação da TV. Tive como meu primeiro chefe o Horácio, aqui presente, e agradeço, Horácio, pela oportunidade.

Lá, no dia a dia, com todos aqueles que faziam parte desta família, aprendi muito. O padre Eduardo, sempre presente, não medindo esforços para que seu sonho de criar meios de comunicação para evangelizar e levar a mensagem de Jesus pudesse se concretizar. Eu me lembro, padre, que ali, na rampa, descendo junto com o Horácio, nós ficávamos lá com uma televisão, em cima de uma cadeira, regulando o canal de televisão. E, lá dentro os técnicos dando sinal, e aí corria para um lado, corria para o outro, para ver se o sinal estava bom. Isso quando não tinha que ir na torre fazer a manutenção.

Por conta do trabalho do meu pai, enquanto deputado federal, pude vivenciar todo o processo de fundação da TV Século 21, que hoje é essa importante rede de comunicação e evangelização. A Século 21, hoje, completa 20 anos, sendo a razão de estarmos aqui reunidos nesta importante solenidade, e o reconhecimento da Assembleia Legislativa, e o reconhecimento de todo o povo de São Paulo.

São duas décadas de evangelização anunciando Jesus, salvando vidas, levando esperança, soluções, alegrias, fé, amor, perseverança, presença de Jesus, a milhares de corações e lares de brasileiros, através desta televisão. Foram 20 anos de trabalho, né padre? O senhor sempre muito arrojado, determinado em conquistar mais espaço nos meios de comunicação para Jesus.

Não se limitou a utilizar somente a televisão para evangelização. A Rede Século 21 cresceu e passou a integrar novas emissoras de TV, com 24 horas no ar, tanto na TV, como no portal, além de outros meios de comunicação, como a revista “Brasil Cristão”, que tem uma tiragem de 250 mil exemplares por mês, a “Educação à distância”, a internet, o “EAD Século 21”, que oferece muitos cursos gratuitos, e já chegou a mais de 30 mil alunos. Em 2016, um grande passo na fé marcou novamente a história da emissora: uma expansão para mais de mil municípios, levando a educação e evangelização para 150 milhões de brasileiros.

Padre Eduardo, o senhor é iluminado pelo Espírito Santo. É o exemplo de vida dedicada à evangelização. O senhor trabalhou dia após dia, durante esses 20 anos, e que Deus te dê muita saúde para continuar mantendo firme esta importante rede de comunicação, fazendo com que emissora cresça, e seus colaboradores sintam orgulho de fazer parte dessa história de sucesso, como eu sinto orgulho.

Quero agradecer, padre, a oportunidade, a confiança, o apoio. Em 2017, início de 2018, o padre Eduardo esteve em nosso gabinete, lá na Presidência da Câmara, e disse: “Meu filho, você pretende ser candidato a deputado?” Eu falei: “Padre, tive quatro mandatos de vereador, eu tive duas tentativas de deputado, infelizmente, não tive oportunidade de ganhar a eleição, talvez eu pretenda sim ser candidato”. Ele me disse: “Então, você tem que iniciar a sua campanha fazendo a Novena das Mãos Ensanguentadas”.

E assim eu fiz, padre. Assim eu fiz e, graças a Deus, Deus deu a benção de nós estarmos aqui representando a população de São Paulo, em especial da nossa Região Metropolitana de Campinas, com mais de 80 mil votos, e, além do pedido do padre, da orientação do padre, em fazer a novena, aí depois vieram as orientações tecnológicas durante a campanha eleitoral. E olha que nós não tínhamos ainda a noção de como é que seria a eleição de 2018, e o padre já enxergava muito à frente, dizendo o seguinte: “O grande segredo desta campanha, desta eleição, será a internet, será a tecnologia”.

Então, padre, quero agradecer a confiança e parabenizar o senhor, toda equipe da Rede Século 21, da Associação do Senhor Jesus, que leva para toda a população bênçãos e orações. Porque, muitas vezes, como o meu pai Salvador Zimbaldi diz, muitas vezes as pessoas acabam não indo na igreja. Mas, com o controle remoto, mudando de canal, muitas vezes param na Rede Século 21 e lá recebem a sua bênção, e são batizados no Espírito Santo.

Então, obrigado, padre. Obrigado pela pessoa que o senhor é, pelo trabalho que o senhor faz, levando a evangelização, o Evangelho, a milhares e milhares de lares brasileiros. Deus continue abençoando o senhor e toda a equipe da Rede Século 21.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JOSÉ CARLOS SILVA - Palavras do deputado estadual Rafa Zimbaldi, presidente desta sessão.

Mais uma vez, convidamos à frente a cantora Maria do Rosário. Agora, para interpretar a canção “Consagração a Nossa Senhora”.

 

A SRA. MARIA DO ROSÁRIO - Estamos emocionados com essa história. Histórias de vida que se entrelaçam com a história da própria obra: Associação do Senhor Jesus. Mas a Mãe nunca esteve fora de lá. O que é do Filho é da Mãe. Não há Jesus sem Maria, nem Maria sem Jesus. Por isso, aproveitamos esse momento para renovarmos a nossa consagração à rainha do Céu e da Terra.

Eu convido você, meu irmão, minha irmã, a ficar de pé. Porque, quando falamos com uma rainha, quando nos dirigimos a uma rainha, a gente sempre fica de pé. A diferença é que essa rainha é nossa Mãe.

Tomo a liberdade de consagrar esse lugar a Nossa Senhora, essa Assembleia Legislativa de São Paulo. Mais uma vez, Irmã Luiza e padre Eduardo, renovar a consagração da obra, a Associação do Senhor Jesus, a Nossa Senhora. Renovamos, também, a consagração da nossa vida à Virgem Santíssima, aquela que cuidou de Jesus saberá cuidar de tudo o que temos, fazemos e somos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MARIA DO ROSÁRIO - Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, rogai por nós. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFA ZIMBALDI - PSB - Então, esgotado  objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito da solenidade.

Padre, quebrando o protocolo, antes desse encerramento, quero pedir que o senhor dê uma benção para desejar, a todos aqui, um bom retorno às nossas casas.

 

O SR. EDUARDO DOUGHERTY - O senhor esteja conosco.

 

TODOS - Ele está no meio de nós.

 

O SR. EDUARDO DOUGHERTY - Abençoai-vos, Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

 

TODOS - Amém.

 

O SR. EDUARDO DOUGHERTY - Vamos em paz, que o Senhor sempre vá conosco.

 

TODOS - Graças a Deus. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 39 minutos.

 

* * *