http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

12 DE AGOSTO DE 2019

18ª SESSÃO SOLENE  EM  CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO GRANDE ORIENTE PAULISTA

 

Presidência: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MAURO CALLÓ

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão solene, em "Celebração do Aniversário do Grande Oriente Paulista", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - FERNANDO FERNANDES

Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, agradece pela homenagem prestada à entidade. Dá as boas-vindas a todos os presentes.

 

5 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Anuncia apresentação do grupo musical Monte Castelo, após leitura do currículo da banda. Dá conhecimento de mensagens de diversas autoridades, relativas à presente celebração. Expressa sua satisfação por presidir esta solenidade em comemoração do aniversário do Grande Oriente Paulista. Parabeniza a entidade pelos seus 38 anos. Faz breve relato de sua trajetória na política, frisando que sempre adotou os ideais maçônicos. Destaca o papel da Maçonaria na história do País e a contribuição que ela pode dar à sociedade brasileira. Enaltece Wellington Nogueira, que receberá a Medalha Mérito Maçônico por conta do seu trabalho à frente dos Doutores da Alegria. Cumprimenta todos os homenageados desta sessão. Anuncia nova apresentação da Banda Monte Castelo.

 

6 - FERNANDO FERNANDES

Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, presta homenagem ao Sr. Wellington Nogueira, fundador dos Doutores da Alegria, com a entrega da Medalha Mérito Maçônico - Nível Paulista, após leitura de breve explicação acerca da condecoração e do currículo do homenageado.

 

7 - WELLINGTON NOGUEIRA

Recipiente da Medalha do Mérito Maçônico - Nível Paulista, agradece pela homenagem recebida. Discorre sobre os objetivos dos Doutores da Alegria, entidade que dirigiu por 25 anos. Informa que a instituição inspirou diversas iniciativas semelhantes no Brasil e no mundo. Ressalta que um trabalho como o dos Doutores da Alegria só é bem-sucedido em virtude da cooperação de inúmeros profissionais, aos quais faz agradecimento. Fala sobre a importância de fomentar a arte, a Cultura e a Saúde pública.

 

8 - MAURO CALLÓ

Mestre de cerimônias, anuncia apresentação do grupo musical Monte Castelo, seguida pela entrega do 3º Prêmio de Literatura Maçônica "Adair Peres de Carvalho", nas categorias Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom.

 

9 - FERNANDO FERNANDES

Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, presta homenagem, com a entrega de uma placa, à Banda Monte Castelo. Comemora os 38 anos do GOP. Informa que a instituição assinará um tratado de reconhecimento com uma Loja de Portugal. Tece considerações sobre os valores da Maçonaria. Faz histórico da organização para-maçônica Shriners International, dedicada a atividades filantrópicas, em especial a criação e manutenção de hospitais. Lê e realiza a assinatura de ato por meio do qual o Grande Oriente Paulista reconhece a Shriners International. Presta homenagem à organização, com a entrega de uma placa ao seu potentado Raul Audi.

 

10 - RAUL AUDI

Potentado da Shriners International, agradece pelo reconhecimento feito à organização. Discorre sobre o trabalho filantrópico da entidade.

 

11 - FERNANDO FERNANDES

Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, pede a contribuição de todos ao trabalho da Shriners International.

 

12 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Anuncia apresentação musical da Banda Monte Castelo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.


* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Senhoras e senhores, digníssimos irmãos de potências coirmãs e irmãos do Grande Oriente Paulista, muito bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento solene, daremos início à sessão com a finalidade de celebrar o Aniversário de 38 Anos do Grande Oriente Paulista.

 E, para iniciarmos a nossa sessão, eu quero chamar os integrantes da Mesa principal. Gostaria de chamar o Exmo. Sr. Deputado Itamar Borges, o proponente desta sessão; o Sereníssimo Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, o nosso irmão Fernando Fernandes; o Sereníssimo Grão-mestre Adjunto do Grande Oriente Paulista, o nosso irmão Paulo Roberto de Moraes; o Exmo. Sr. Wellington Nogueira, o homenageado desta noite com a Medalha Mérito Maçônico - Nível Paulista.

 Vou chamar também as autoridades que compõem a Mesa auxiliar, que já ocupam os seus lugares, porém farei as citações. Sereníssimo Irmão Pascoal Marracini, Grão-mestre de honra do Grande Oriente Paulista; João Gomes, representando o Exmo. Sr. Caio Miranda Carneiro, vereador da Câmara Municipal de São Paulo; o Sereníssimo Irmão Jurandir Alves de Vasconcelos, Grão-mestre de Honra do Grande Oriente Paulista; o representante do Parlamento Italiano, “onorevole” deputado Fausto Guilherme Longo; o Ilustre Irmão Mário Antônio Bento, presidente da Mútua Maçônica Paulista; o Venerável Irmão José Ribamar Dantas, representante da poderosa Assembleia Legislativa do Grande Oriente Paulista; o Eminente Irmão Ronaldo Guedes Koyama, representante do Tribunal de Justiça do Grande Oriente Paulista; o Ilustríssimo Irmão Raul Audi, potentado do Shriners International; Soberano Irmão Vitorino Augusto do Nascimento Morgado, Grande Comendador do Supremo Conselho dos Graus Filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito; o coronel da Polícia Militar, Martinez, representando o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Salles; e o Irmão José Miguel Encarnação, Grande Oficial da Grande Loja Legal de Portugal, Grande Loja Regular de Portugal.

Passo a palavra neste instante ao presidente da Mesa, o Exmo. Sr. deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito obrigado. Boa noite a todos e a todas. Bem vindos à Assembleia Legislativa de São Paulo. É uma honra ser o proponente desta solenidade aprovada pelos meus colegas, e aqui trago um abraço do presidente da Casa, deputado Cauê Macris, e, claro, desta Casa, que aprovou por unanimidade esta sessão solene para homenagear o nosso GOP – Grande Oriente Paulista pelos 38 anos. Sejam todos bem-vindos. É uma honra a Casa do Povo de São Paulo recebê-los e poder prestar esta justa e merecida homenagem, que é muito pouco pelo que merece a tradição e a história do nosso Grande Oriente Paulista.

Quero também, sob a proteção de Deus, do nosso Grande Arquiteto Do Universo; nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, como disse, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa, Cauê Macris, atendendo nossa solicitação com muita honra – Irmão também – para celebrar o Aniversário de 38 Anos do Grande Oriente Paulista.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos ao Hino Nacional Brasileiro, executado pelo nosso sobrinho Phillipe Antunes, que hoje abrilhanta a nossa festividade.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Esta Presidência agradece ao nosso sobrinho Phillipe Antunes pela brilhante e comovente execução do Hino Nacional Brasileiro. Parabéns e muito obrigado.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no sábado, 17 de agosto, às 21 horas, pela Net canal sete, pela TV Vivo no canal nove e pela TV digital aberta canal 61.2.

Passo a palavra para o Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Fernando Fernandes, para dar as boas-vindas. Boas-vindas do Grão-mestre Fernando Fernandes.

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - Excelentíssimo Presidente, em primeiro lugar, agradecemos a sua disposição em estar conosco mais uma vez celebrando o aniversário do Grande Oriente Paulista. Agradecemos também a presença de todos, especialmente os nossos sobrinhos e as nossas sobrinhas, DeMolays e Filhas de Jó, e ficamos muito orgulhosos de tê-los aqui conosco. Meus queridos irmãos, como sempre nossos parceiros de luta, de aspirações e de sonhos, estamos juntos e agradecemos a presença de todos. Sejam todos muito bem vindos.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Apresentamos o grupo musical Monte Castelo, que também abrilhanta e prestigia a nossa festividade. Devolvo a palavra ao mestre de cerimônia, que vai fazer a apresentação.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Eu convido nosso Irmão Rogério Eduardo Tacani para que faça a leitura do currículo da Banda Monte Castelo.

 

O SR. ROGÉRIO EDUARDO TACANI - A Banda Monte Castelo, como um tributo à Legião Urbana, foi idealizada inicialmente pelo cantor Dario Aaron e o guitarrista Phillipe Antunes. Amigos, músicos e profundos admiradores da obra da lendária banda de Brasília, compartilhavam o desejo de resgatar e preservar o momento musical que marcou a história de suas famílias, assim também como de toda a sua juventude. Após algumas formações, juntam-se definitivamente ao grupo o baterista Denis Gonçales e o baixista Célio Izzi, que também compartilhavam os mesmos ideais.

Todos, vindos de uma geração que não pôde assistir a um show de seus ídolos, somaram os seus talentos com a vontade de realizar um espetáculo que resgata no palco a essência do fenômeno do rock brasileiro dos anos 1980 e 1990. Em pouco tempo, desenvolveram um show marcado pela atuação e musicalidade eletrizantes, uma grande sintonia com o público e um repertório que abrange as diversas fases da discografia da Legião Urbana e dos trabalhos do seu líder.

Atualmente em turnê pelo Brasil, conquistam o prestígio das plateias por onde passam e são citados com frequência em diversas mídias como um dos principais tributos à Legião Urbana, emocionando fãs de várias faixas etárias, dos contemporâneos à Legião – que muitos dos quais tiveram a oportunidade de assistir à banda ao vivo –  aos que só agora são apresentados ao legado dos eternos garotos de Brasília.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Então, agora vamos deixar de delongas e ouvir a Banda Monte Castelo, com a música “Será?”.

 

O SR. DARIO AARON - Boa noite, queridos irmãos, sobrinhas e cunhadas. Então, um pouquinho, como foi descrito, do que a gente tem feito. Mais ou menos assim.

 

* * *

 

- É realizada a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Parabéns. Iniciativa para realmente deixar um ar diferente e moderno a todos. Parabéns aí pela iniciativa e bom gosto da bela apresentação.

Nós queremos justificar aqui algumas ausências que gostariam de estar presentes, mas não puderam: o Sr. João Doria, governador de São Paulo – todas essas justificativas externando o cumprimento, parabenizando pela oportunidade, pela comemoração dos 38 anos aqui ao nosso Grão-mestre Fernando Fernandes, extensivo a todo o Grande Oriente Paulista –, João Doria, governador de São Paulo; Rodrigo Garcia, vice-governador; Bruno Covas, prefeito; Cauê Macris, presidente da Casa; Henrique Meirelles, secretário da Fazenda; Paulo Dimas, secretário de Justiça; Paulo Prazak, presidente do Tribunal de Justiça Militar; Paulo Skaf, presidente da Fiesp; Baleia Rossi, presidente estadual do MDB; Jorge Caruso, Léo Oliveira, Delegado Olim, Leci Brandão, Adriana Borgo, Estevam Galvão – deputados estaduais.

Também quero, neste momento, agradecendo aqui a oportunidade de presidir esta solenidade, deixar aqui uma mensagem a todos os irmãos e a todos os convidados, cumprimentando, claro, aqui essa Mesa, dizendo, Sereníssimo Irmão Fernando Fernandes, da satisfação que tenho em mais uma oportunidade poder conduzir esta homenagem, esta solenidade, presidindo esta sessão. Parabéns por todo o trabalho realizado. É uma honra recebê-lo e receber a todos do nosso Grande Oriente Paulista. Da mesma forma, me permitam saudar aqui o Sereníssimo Irmão Paulo Roberto Moraes, Grão-mestre adjunto, que também representa aqui, neste momento, o nosso GOP. E não poderia deixar de saudar a todas as nossas autoridades maçônicas que compõem aqui a extensão da Mesa, saudando o Sereníssimo Irmão Pascoal Marracini, Grão-mestre de Honra do Grande Oriente Paulista. É uma satisfação e alegria estarmos juntos novamente, aqui, nessa noite.

Saudar, ainda nesta Mesa, o homenageado, um dos nossos homenageados. E eu tive o privilégio de reviver um pouco com ele ali agora, o Wellington Nogueira, que é o homenageado da Medalha Nível Paulista. Na hora que o Sereníssimo Grão-mestre me apresentou ele, eu falei: “Já conheço.” E aí eu lembrei, me recordei. Eu estava no meu terceiro mandato de prefeito, lá em Santa Fé do Sul, quando fui convidado pelo Sebrae para ficar uma semana aqui em São Paulo,participando de um curso fantástico, em que eu aprendi muito, que é o Amana-Key. E ali eu tive o privilégio de, em uma das manhãs, conviver  com o Wellington e a sua equipe nos passando o belo ensinamento, bela experiência, belos exemplos e fatos ocorridos, e resultados alcançados com o trabalho dos Doutores da Alegria.

Tanto foi que implantei lá, implantei em Santa Fé do Sul, e realmente nasceu. Comecei com os alunos da faculdade, e foi um trabalho que até hoje se estende e faz a diferença nos hospitais, nos postos de saúde, na terceira idade e em todos os lugares. Portanto, o Grande Oriente Paulista cresce e se enobrece ainda mais quando presta homenagens como esta, reconhecendo o valor do seu trabalho, Wellington. Parabéns, é uma alegria estar aqui contigo esta noite. Já receba como meu cumprimento e minha saudação. Rapidamente, saudar na extensão da Mesa esse grande parlamentar do Parlamento italiano, meu amigo, deputado federal, deputado do Parlamento italiano, Fausto Longo. Uma alegria, meu querido Fausto Longo, tê-lo aqui.

Da mesma forma, o representante do delegado-geral, Dr. Cristiano Lanfredi, representando aqui o Dr. Rui; o coronel Martinez, representando o coronel Salles, representando o nosso comandante-geral da Polícia Militar – o coronel Salles está em Brasília hoje; o tenente Aldo Bastos, representando o comandante militar do Sudeste, o Marco Antônio Amaro dos Santos. Aqui os representantes de deputados, me permitam saudar aqui porque eu recebi o registro: do deputado Wellington Moura, o Antônio Carlos de Camargo; do vereador Caio Miranda, o João Gomes. E, assim saudando essas autoridades políticas e as autoridades maçônicas, me permitam estar saudando e cumprimentando a todos os senhores e senhoras.

Irmãos, autoridades e família maçônica, autoridades legislativas, senhoras e senhores, como Mestre Maçom iniciado na Loja XV de Novembro, Sexto Oriente de Santa Fé do Sul, mas também como deputado estadual, é um grande prazer recebê-los na Assembleia Legislativa esta noite para celebrarmos os 38 anos do Grande Oriente Paulista. É uma grande honra poder atender ao pedido do Sereníssimo Grão-mestre Fernando Fernandes e de todos os irmãos do Grande Oriente Paulista em propor e presidir esta sessão solene.

Entrei na vida pública muito cedo, aos 20 anos, como vereador em Santa Fé do Sul, e aos 24 anos fui prefeito, em meu primeiro mandato. Depois, como disse já em outra oportunidade que tivemos juntos aqui, mais duas vezes prefeito. Administrei Santa Fé por três mandatos. Em 2010, fui eleito deputado estadual pela primeira vez. Este ano assumi mais um mandato como deputado estadual, completando o meu sétimo mandato na vida pública. Conto isso não só para dizer a minha história, mas para dizer que, desde o início da minha trajetória política e no exercício de meus mandatos, adoto os preceitos e postulados maçônicos para melhor corresponder aos anseios da população.

A Maçonaria é minha referência e deve ser, também, uma das referências para o nosso País. E tem sido, e tem contribuído muito para esse momento, para a retomada. Aqui, na Assembleia Legislativa, tivemos uma iniciativa importante aprovada recentemente: a inclusão da disciplina “Estado, Cidadania e Ética” no ensino fundamental e médio da rede pública e privada do Estado – um projeto de lei de minha autoria e dos ex-deputados Aldo Demarchi e Coronel Camilo, criado em parceria com a Maçonaria. Saúdo - eu vi o Roque aqui - e assim saúdo a todos os amigos e irmãos que ajudaram a construir esse trabalho. Foi criado com a intenção de valores de referências que contribuíram para desenvolver o senso de cidadania, além de valores morais e éticos, aos nossos jovens, preparando cidadãos capazes de contribuir com o País, possibilitando, assim, a formação de uma sociedade democraticamente mais justa e consciente de seus direitos e deveres.

Nós, maçons, ajudamos a construir a história do Brasil. A Maçonaria vem reafirmando, constantemente e em cada importante ato, o compromisso de se manter sempre agindo em prol da sociedade. Como maçons, temos o dever de participar, defender e divulgar as nossas ideias e os nossos ideais, sempre em busca do aperfeiçoamento do homem dentro dos princípios e postulados maçônicos universais e da liberdade, da igualdade e da fraternidade; e liderarmos o nosso País para o caminho da ética, da retidão, do crescimento e do desenvolvimento. Com essa consciência, todos nós, maçons vinculados ao Grande Oriente Paulista, mas também os Irmãos de todas as potências, seguiremos juntos e de mãos dadas.

Para finalizar, quero parabenizar novamente o Grande Oriente Paulista pelos 38 anos, e o Grão-mestre Fernando Fernandes, que tomou posse agora em julho, e desejar um brilhante mandato, assim como todos os Irmãos. Meus parabéns também ao Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, que será homenageado com a Medalha Mérito Maçônico pelo brilhante trabalho que tem realizado. Parabéns aos ganhadores do Prêmio Literário do GOP – “Adair Peres de Carvalho”, que está em sua terceira edição e será mais uma vez entregue nesta sessão solene. Deixo aqui um tríplice fraternal abraço a todos, e que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine e guarde e nos dê sempre saúde, força e união. Parabéns pelos 38 anos do nosso GOP. Parabéns aos homenageados. Parabéns à família maçônica. Boa noite a todos e muito obrigado.

Vamos, agora, a mais uma apresentação, e passo a palavra ao Irmão Mauro Calló, que eu quero cumprimentar e agradecer, porque esteve brilhantemente representando aqui, na interlocução com esta Casa, os preparativos e organização mais uma vez desta bela solenidade. Parabéns, Irmão Mauro Calló, pela sua liderança e habilidade em conduzir também.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Muito obrigado, ilustre deputado. Eu convido mais uma vez ao palco a Banda Monte Castelo, para que nós possamos ouvir a música “Pais e Filhos”.

 

O SR. DARIO AARON - Eu não preciso nem dizer aos sobrinhos e cunhadas, principalmente, que essa música é para vocês.

 

* * *

 

- É realizada a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. DARIO AARON - Muito obrigado, eu queria dividir com vocês todos que essa música me lembra exatamente o meu pai, talvez o maior maçom que eu conheci, porque ele pediu para eu prestar atenção nisso, essa frase, quando eu era criança. Ele está vivo, muito vivo. Eu sigo fielmente essa ideia de que é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Então, eu faço questão de homenageá-lo, já que ele não está aqui hoje, ele mora no Oriente de Santa Catarina, e eu agradeço.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Parabéns à Banda Monte Castelo.

E chegou a hora de falarmos do nosso homenageado. A condecoração Mérito Maçônico foi criada através da Lei 02/85, de 21 de novembro de 1985, e ela tem três níveis. Nesta cerimônia nós entregaremos a Medalha Nível Paulista, concedida a maçons e não maçons indicados por contribuição honorífica no plano do seu desenvolvimento social, artístico, político, profissional ou científico que se distinguirem por serviços prestados à Ordem e à humanidade.

 Então, neste momento é que nós faremos a entrega da Medalha Mérito Maçônico Nível Paulista ao homenageado Wellington Nogueira. Eu peço ao nosso grande secretário de ritualística, o Irmão José Francisco Miguel Ferraz, que faça a leitura do currículo do homenageado.

 

O SR. JOSÉ FRANCISCO MIGUEL FERRAZ - Wellington Nogueira. Ator, cantor, palhaço, criador. Paulistano, empreendedor social e palhaço, Wellington Nogueira é conhecido por fundar, em 1991, a Associação Doutores da Alegria. Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da Saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. O programa de palhaços em hospitais, coração da organização, já realizou mais de um milhão e 700 mil visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Nos encontros semanais com as crianças, as duplas de palhaços transformam a rotina hospitalar e propõem novos sentidos para a experiência de internação.

Wellington Nogueira iniciou sua história quando decidiu estudar na Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova Iorque, descobrindo o impacto da atuação do profissional no hospital e resolvendo trazer essa experiência para o Brasil. Atualmente, percorre o Brasil dando palestras de formação de profissionais da área de Saúde, executivos, estudantes de medicina e enfermagem e outras áreas. Esse é um breve relato da magnífica trajetória do nosso homenageado, sendo um exemplo e inspiração para todos nós.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - E eu peço ao nosso Sereníssimo Grão-mestre e Irmão Fernando Fernandes que faça a entrega da comenda ao nosso homenageado.

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - É com muito orgulho, é com muita alegria e com muita admiração pelo trabalho que você tem desempenhado que nós rendemos esta pequena homenagem. Que o seu trabalho ainda possa dar muitos frutos, porque, nessas horas em que estamos fragilizados, em que os doentes se encontram na mais baixa altura da autoestima, você e seus seguidores vão lá para dar um pouco mais de esperança, de conforto, e reavivar e reanimar todo o pessoal. Receba, em nome do Grande Oriente Paulista, essa medalha e esse diploma.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - E, nesse instante, eu passo a palavra ao nosso homenageado, o Sr. Wellington Nogueira.

 

O SR. WELLINGTON NOGUEIRA - Muito obrigado. Bom, em primeiro lugar, eu quero agradecer esse reconhecimento. Eu fundei o Doutores da Alegria em 1991 e fiquei na frente da organização até 2016. Foram 25 anos onde eu busquei criar condições para que esse trabalho crescesse, mas, principalmente, que, como um artista, como um representante da área da Cultura, a gente pudesse levar a arte para promover mudanças, oportunidades de esperança, de alegria dentro de um momento tão difícil como é o da internação. E a maneira como a organização se desenvolveu aqui no Brasil é hoje exemplo para o mundo, porque inspiramos mais de 1.000 iniciativas semelhantes e que criou, então, uma iniciativa chamada “Palhaços em Rede”, porque, desde o princípio, ficou muito claro que esse trabalho não era meu, o trabalho era do público.

E, pensando nisso, eu também preciso agradecer São Paulo, porque São Paulo acolheu e abriu espaço para esse trabalho de uma maneira inesquecível. E outro aspecto, também, que eu gostaria de trazer é exatamente que nada disso se faz sozinho. Então, é fundamental compartilhar esse momento com os artistas que fizeram a organização, com a atual diretoria, com os médicos, com as enfermeiras, os profissionais de saúde, as famílias.

E, neste momento também, que se continue investindo em Arte, Cultura e Saúde, porque essa fusão da Arte e da Cultura na Saúde está apenas começando a trazer tanto os resultados que são bons para o paciente, os profissionais de saúde, para um redesenho e um repensar da instituição hospitalar e na nossa relação de saúde com a vida.

Então, que esse momento hoje e essa oportunidade de fala que me está sendo dada possam servir também como uma reiteração de um compromisso de todos aqueles que trabalham para o público, de fomentar a Cultura, a Arte e a Saúde pública para que a gente possa ver cada vez mais avanços e o Brasil possa ser cada vez mais um exemplo muito afirmativo para o mundo inteiro como ele é hoje, a partir desse trabalho. Eu agradeço a todos vocês esse reconhecimento e podem ter certeza que vou continuar trabalhando para honrá-lo, porque São Paulo é enorme, o Brasil é enorme. Tem muita alegria para ser levada, muitas crianças, muitos pacientes para serem visitados e muitos hospitais para serem alegrados. Nós estamos apenas começando. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Ouviremos agora a música que deu nome à banda: “Monte Castelo”.

 

O SR. DARIO AARON - Puxa. Essa vai especialmente para o Wellington. Cara, eu te admiro profundamente, a Banda Monte Castelo te admira. Que trabalho incrível, maravilhoso. Obrigado por tudo o que você tem feito. Eu fico muito orgulhoso da nossa Ordem render essa homenagem tão merecida. Então essa música veio a calhar, ela é especialmente para os “Doutores da Alegria”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Obrigado, Monte Castelo; obrigado, Wellington Nogueira, por levarem o amor a tanta gente.

Nessa noite tão especial em que comemoramos o 38º Aniversário do Grande Oriente Paulista, temos a honra em anunciar os ganhadores do “3º Prêmio de Literatura Maçônica Adair Peres de Carvalho”. O Prêmio Adair Peres de Carvalho é dividido em três grupos, de acordo com os graus: de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom.

Neste momento, eu gostaria de convidar os sobrinhos e as sobrinhas, os DeMolays e as Filhas de Jó, as Meninas do Arco-Íris, porque nós vamos fazer a entrega dos prêmios aos vencedores.

Eu gostaria de chamar nesse momento os “Aprendizes Maçons” que ganharam o prêmio: em 1º lugar, eu gostaria de chamar o irmão Daniel Trivellato Perina e o irmão Victor Augusto Rebech, da augusta e respeitável Loja Simbólica Acadêmica Terra do Sol, do Oriente de Araraquara. Meu querido irmão Flávio, os irmãos não estão presentes?

Vamos chamar então, em 2º lugar, o irmão Antônio Ronaldo Tavares Bandeira, da augusta e respeitável Loja Simbólica Sete de Setembro, de Diadema. Uma salva de palmas (Palmas.) Eu peço ao sobrinho e a sobrinha que, quando o contemplado se levantar, vocês, por favor, possam conduzi-lo aqui para receber o prêmio. Está bom?

Em 3º lugar, o irmão Elson Luís de Oliveira Streb, da augusta e respeitável Loja Simbólica Cavaleiros da Luz, do Oriente de Campinas.

Vamos agora chamar os ganhadores da categoria de “Companheiro Maçom”: em 1º lugar, o irmão Frederico Gonçalves Costa, da augusta e respeitável Loja Simbólica Cesarino Nalin, de São Paulo. Uma salva de palmas ao irmão (Palmas.). Peço à sobrinha e ao sobrinho que busquem, por gentileza, o contemplado e o traga aqui para receber o prêmio.

Em 2º lugar, o irmão Dalton Augusto Infanti, da augusta e respeitável Loja Simbólica Labor, do Oriente de São Roque, uma salva de palmas ao irmão (Palmas.).

Em 3º lugar, o irmão Almiro José Andrade Júnior, da augusta e respeitável Loja Simbólica Cavaleiros da Luz, Oriente de Campinas. Uma salva de palmas ao irmão (Palmas.)

Passamos agora à premiação da categoria de “Mestre Maçom”: em 1º lugar, o irmão Kleiton Kuhn, da augusta e respeitável Loja Simbólica Trolha da Lapa, Oriente de São Paulo.

Em 2º lugar, vamos premiar um grupo de irmãos que se compuseram para realizar o trabalho, esse grupo é formado pelos irmãos: Darcy Bittencourt das Chagas Filho, o irmão Maurílio Antonio Correa Humberto e o irmão Rafael Loureiro, todos da augusta e respeitável Loja Simbólica Marrey Junior, Oriente de Porto Ferreira. Uma salva de palmas (Palmas.).

Em 3º lugar, uma dupla de irmãos: Armando José Gabriel e Neoclair José Morales, da augusta e respeitável Loja Simbólica Fraternidade Fernandopolense, do Oriente de Fernandópolis. Infelizmente, os irmãos não compareceram.

O Sereníssimo Grão-mestre vai abrir um parêntese na cerimônia?

 

* * *

 

- São entregues os prêmios.

 

* * *

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - Em nome do nosso Grande Oriente Paulista e também, se me permite, em nome do nosso deputado, eu queria agradecer à espetacular Banda Monte Castelo. Gostaria que vocês viessem aqui para eu entregar essa pequena lembrança a vocês, que muito nos alegrou e muito contribuiu para a beleza...

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Após a foto, eu solicito às autoridades que recomponham a Mesa para darmos reinício à solenidade.

Eu devolvo a palavra ao presidente da Mesa, o Ilmo. Deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Para ouvirmos aqui o pronunciamento do nosso Sereníssimo Grão-mestre Fernando Fernandes, eu passo aqui a palavra, que vai fazer o seu discurso referente ao Ato e também ao Reconhecimento Internacional com assinatura de Ato. Com a palavra, o Sereníssimo Grão-mestre Fernando Fernandes.

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - Exmo. Deputado Itamar, querido amigo Wellington Nogueira, meus queridos irmãos. Tenho uma notícia boa e uma notícia ruim: a notícia ruim é que eu não trouxe nada escrito, a notícia boa é que espero que o discurso seja curto. Embora alguns já devam estar assim: “Meu Deus!” O deputado disse que tenho até às 22 horas para devolver a palavra.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Até as 22 horas e 30 minutos.

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - Meus queridos irmãos, especialmente o nosso homenageado de hoje, o Sr. Wellington, nosso amigo Wellington. A Maçonaria sempre vem revestida com suas vestes muito tradicionais, o seu caráter muito vetusto, mas hoje nós queremos enfatizar aqui nesta nossa noite de alegria, porque estamos comemorando 38 anos numa perspectiva totalmente nova, uma perspectiva em que o Grande Oriente Paulista se descobre para o mundo.

Tivemos a satisfação de receber aqui um representante da Grande Loja Regular de Portugal, no qual eu tenho a felicidade e a satisfação de comunicar a todos que no dia 19 de setembro, estarei em Lisboa assinando o nosso tratado de reconhecimento e amizade com a Grande Loja Regular de Portugal – a primeira Loja Continental Europeia a nos receber de braços abertos lá. Muito obrigado pela presença.

A Maçonaria trata essencialmente de valores. Em todas as vezes que pegamos um candidato, um homem do mundo profano – um homem profano no sentido de estar do lado de fora da porta do templo, esse é o sentido da palavra, antes que alguns convidados se assustem –, nós procuramos transmitir nossos os valores de ética, de moral, de trabalho, de exemplo para toda a sociedade numa tentativa que, embora algumas vezes possa parecer uma guerra vencida, mas nós não nos damos por satisfeitos e reincitamos novamente os nossos trabalhos, no sentido de deixar àqueles que vêm depois da gente o mundo um pouco melhor, um pouco menos sofrido. E trabalhamos das mais diversas maneiras.

Hoje, homenageamos os “Doutores da Alegria”, que têm um fundo maçônico lá atrás, meus queridos irmãos. Em 1874, se não me falha a memória, irmão.

 

O SR. - (Fala fora do microfone.) - Você estava lá?           

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - Não, não estava. Eu não estava, mas me contaram. Alguns mestres maçons criaram os “Shriners International”. E essencialmente a história dos “Shriners” é aquele grupo de mestres maçons que atravessaram o deserto para trazer um pouco mais de alegria – o deserto da ignorância, o deserto dos preconceitos, vários desertos que nós temos na nossa vida – e procurou dar um atendimento às crianças que necessitavam de atendimento hospitalar.

Na década de 1920 - eu também não estava lá, mas me contaram -, esses mestres maçons que fundaram os “Shriners” queriam fazer alguma coisa um pouquinho mais alegre, um pouquinho mais participativa, não só naqueles hospitais que eles começavam a criar, a construir, a sedimentar, mas também em outros, que foi o “International Shriner Clown Association”, o ISCA.

Esse trabalho, graças à bondade do Grande Arquiteto do Universo, frutificou. Esse trabalho deu exemplos, e esse exemplo nas mãos do nosso querido irmão Wellington, que veio aqui para o Brasil na forma dos “Doutores da Alegria”. Então, nós somos solidários, porque nós temos culpa lá no passado por esse trabalho que você viu lá no Estados Unidos, se encantou e quis trazer aqui. E eu quero dizer que nós queremos reanimar essa ideia, e alguns mestres maçons, membros dos “Shriners International” - que é uma pequena potência paramaçônica que tem apenas 325 mil membros nas três Américas – querem também trazer para o Brasil, isso é muito importante para a gente. Levar consolo, levar um pouco de esperança àqueles em estado de internação e alguns até num desconsolo muito mais profundo. Então, temos esse orgulho aqui e queremos compartilhar com todos essa alegria, essa fraternidade.

Eu gostaria de pedir licença a você, irmão Mestre de Cerimônias, porque neste ato junto com esta homenagem ao nosso irmão – não é um irmão, é um irmão de coração – Wellington Nogueira, eu gostaria também de prestar homenagem a esse trabalho que vem crescendo cada vez mais aqui no Brasil. Já tem um pré-projeto de uma clínica para crianças em Santa Bárbara d’Oeste, mas nós já temos enviado algumas crianças para tratamento hospitalar completo nos hospitais do “Shriners”, nos Estados Unidos. Então eu gostaria de, neste Ato - com uma caneta que eu ganhei de um Shriners -, uma caneta especial do “Shriners”, assinar o Ato nº 29, de 12 de agosto de 2019, reconhecendo o “Shriners International” como entidade paramaçônica.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Eu peço a todos os irmãos que representam o “Shriners International” que se revistam do seu fez.

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - Considerando que a formação do homem maçom construtor social é uma das finalidades da nossa Ordem, e dessa administração em particular; considerando que o “Shriners International”, fundado em 1872, com base nos mesmos princípios que guiam a Maçonaria Universal: investimento a longo prazo para aperfeiçoamento intelectual, moral e ético de todos os membros da instituição, fortalecimento dos laços familiares e sociais, bem como ações de benemerência, tudo com alegria e bom humor; considerando que para poder pertencer aos quadros do “Shriners” os postulantes devem obrigatoriamente ser mestres maçons ativos de potências regulares; considerando que o “Shriners” possui 194 divisões, 325 mil membros nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México, Panamá, entre outros países na América Latina.

Considerando que o “Shriners” mantém o sistema de saúde com 22 hospitais pediátricos nos Estados Unidos; considerando que esse sistema de hospitais também realiza a pesquisa científica de excelência relacionada a enfermidades ortopédicas, queimaduras, tratamento de lesão medular, lábio leporino e fissura palatina; considerando que a instituição se dedica a propósitos claramente defendidos pelos nossos antecessores medievais, e que já se encontram registrados nas nossas antigas obrigações, as nossas “Old Charges”, resolve: o “Shriners International”, especial a unidade estabelecida no estado de São Paulo, é reconhecido como entidade paramaçônica.

 Que o “Shriners Internacional” possa contar com o mesmo apoio que as demais entidades paramaçônicas abrigadas no seio do Grande Oriente Paulista. Este Ato entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as discussões em contrário. Assino com a caneta presenteada pelo “Shriners International”.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Uma salva de palmas, meus irmãos. (Palmas.)

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - Eu gostaria de convidar o nosso Potentado Raul Audi, para que receba também esse marco dessa noite. Salaam Aleikum.

 

O SR. RAUL AUDI - Aleikum Essalam.

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - Receba essa Láurea de Reconhecimento. Fazemos saber a todos os maçons espalhados pela superfície da Terra, que a partir desta data, o Grande Oriente Paulista reconhece como entidade paramaçônica o “Shriners International” - em especial a sua unidade do estado de São Paulo, Amal -, passando a contar com o mesmo que as demais entidades abrigadas no seio da nossa potência.

 

* * *

 

- É feita a entrega da Láurea de Reconhecimento.

 

* * *

 

O SR. RAUL AUDI - Muitíssimo obrigado. Sereníssimo Grão-mestre Fernando Fernandes; querido deputado Itamar Borges, a quem eu cumprimento as demais autoridades aqui nessa noite; nosso homenageado Wellington. Boa noite a todos.

Hoje eu tenho duas grandes alegrias e dois grandes orgulhos. A primeira alegria, é poder servir ao Grande Oriente Paulista como grande secretário de Comunicação e orgulho de estar na sua equipe. E a outra grande alegria, é poder estar presidente do “Amal Shriners”, neste Ato de Reconhecimento. É para nós uma grande alegria. Como disseram já os irmãos que antecederam, o “Shriners” está presente em 198 templos, neste que compõem 22 hospitais e atendem crianças com essas especialidades aqui citadas.

Então, Sereníssimo, em nome dos nossos nobres irmãos, que aqui estão revestidos também como muito orgulho com nosso Fez, queremos agradecer esse reconhecimento. E tenha certeza que esse Ato sela e realmente fortalece a nossa união fraterna e, assim, conseguimos promover a fraternidade e a filantropia, que é o nosso maior objetivo. Viva o Grande Oriente Paulista, 38 anos! E viva o Amal! Salaam Aleikum, meus irmãos!

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - O irmão Raul falou aqui não só do “Shriners”, mas da Maçonaria em geral, na benemerência, que é um dos grandes pilares. E, com a anuência do nosso querido irmão Itamar - como a Maçonaria jamais pode deixar de ser útil -, eu gostaria de solicitar, em nome do “Amal Shriners”, que os nossos irmãos corressem um Fez de Benemerência em prol da Casa do Maçom, que hoje é representada pelo nosso presidente da Mútua Maçônica Paulista, o nosso irmão Mário Antônio Bento. Então, eu pediria que em cada coluna, se os irmãos pudessem – apenas para os irmãos que contribuíram com o Fez da Benemerência.

Eu gostaria de devolver a palavra, mais uma vez agradecendo ao nosso querido irmão Itamar Borges, pela sua... Não só a sua disposição de trabalho, mas principalmente pela sua simpatia, pela sua amizade em estar sempre disposto a nos auxiliar aqui. Muito obrigado e que o Grande Arquiteto do Universo o abençoe sempre.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Vamos ouvir agora a música “Quando o sol bater na janela do seu quarto”, apresentada aqui pela nossa brilhante banda.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - Banda Monte Castelo, que hoje abrilhanta a nossa festividade de 38 Anos do Grande Oriente Paulista.

 

O SR. DARIO AARON - Bem, que honra, não é? Essa honra eu divido com os meus colegas de trabalho, e não só os que estão aqui no nosso pseudopalco, mas também o Guilherme Balas está aqui, o fotógrafo, que é nosso fiel escudeiro há muito tempo. O Edson Victoriano, que eu não sei onde está, está por aí – está lá no fundo também, tirando foto com o celular dele –, que é a nossa equipe de trabalho. E eu tenho um pedacinho aqui, e esse pedacinho eu queria dedicar aos irmãos da minha Loja, Vigilantes 34.

Muito obrigado por tudo, pelo acolhimento, por tudo até hoje. Meu padrinho, o Lima, Alexandre Lima. Eu tenho muito orgulho de fazer parte da nossa Loja, e que depois eu levo um pedacinho – dá um trabalho para cortar, mas eu levo. Então a próxima canção é exatamente sobre isso. Sobre a esperança e sobre as coisas que a gente espera plantar no coração das pessoas. E entender que, por mais negra que pareça a situação, existe um caminho e ele é um só.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Parabéns, mais uma vez. Muito obrigado pelo belíssimo espetáculo proporcionado a todos nós.

Mais uma vez, muito obrigado pela presença de todos. Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe – destacando aqui, junto com o Mauro, representando o GOP, a Samantha e a Diana, que conduziram aqui com a Kátia, com a Fabiana, o Carlos e todos que ajudaram a proporcionar esse momento; à equipe da Casa, do Cerimonial. Agradecer ao Sereníssimo Grão-mestre Fernando Fernandes, já disse do Mauro Calló e todos os irmãos do Grande Oriente Paulista. Aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito da solenidade.

E aqui, em nome do Grande Oriente Paulista, convidamos a todos para o coquetel, que será servido no Hall Monumental. Parabéns ao Grande Oriente Paulista pelos 38 anos de brilhante história e contribuição à sociedade paulista e para a Maçonaria!

 Boa noite a todos e muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIA - MAURO CALLÓ - A Banda Monte Castelo fará sua última apresentação na noite festiva de hoje. Agora é por conta deles, eu estou fora do roteiro e não sei qual é a música.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - É escolha livre da banda.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Oi, oi. Cadê o Otávio, prefeito de Auriflama, que acabaram de me passar que ele está aqui? Ele não se identificou aqui? Registrar a presença do irmão Otávio, que é prefeito da cidade de Auriflama. Não se identificou no protocolo, e acabei de ficar sabendo que ele está por aqui.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas.

 

* * *